domingo, 18 de dezembro de 2011

Consumo versus gasto calórico - variáveis dependentes ou independentes?

Isso é tão básico, que é realmente supreendente que muitos pesquisadores em obesidade ignorem este "detalhe". Quando se afirma que "basta comer menos" e "basta fazer mais exercício", parte-se do pressuposto que essas duas variáveis - consumo e gasto - são independentes. Será mesmo?

Pense nisso: pessoas (e animais de laboratório) sob restrição calórica severa (em guerras, ou grandes fomes) não apenas ficam famintas, mas também ficam letárgicas, sonolentas, e gastam o mínimo de energia física. Da mesma forma, pessoas que aumentam muito o nível de sua atividade física ficam naturalmente mais famintas - não existe forma mais eficaz de aumentar a fome do que uma atividade física intensa e demorada!

Isso quer dizer que as variáveis são dependentes, isto é, somente na cabeça de alguns teóricos será possível devinculá-las. A 1a lei da termodinâmica continua tão válida quanto sempre foi. O que não é realista é a crença de que uma pessoa poderá aumentar a atividade física e passar fome ao mesmo tempo, e fazer isso para o resto da vida, como se estas variáveis fossem independentes. Afora o óbvio: se estas variáveis fossem independentes, emagrecer seria extremamente fácil, não?

7 comentários:

  1. Os tipos de alimentos que consumimos também influenciam nosso grau de atividade física e e nossa fome. Um recente artigo publicado na revista Wired aborda mais um mecanismo deste tipo ( http://www.wired.com/wiredscience/2011/12/why-sugar-makes-us-sleepy-and-protein-wakes-us-up).
    Há um neuropeptídeo secretado por um conjunto de neurônios no hipotálamo denominado Orexina. Níveis baixos de orexina levam à obesidade e à sonolência. Uma dieta rica em carboidratos diminui a orexina, e uma dieta rica em proteínas eleva este peptídeo. Este é mais um mecanismo através do qual a dieta influencia o comportamento ("preguiça e gula" são consequências, e não causas do problema).

    ResponderExcluir
  2. Nossa, estou fazendo um trabalho de Administração, e nunca o meu medico deu uma explicação tão facil para emagrecer.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. E quem tem uma deficiência física que impede de se movimentar faz o que?

    ResponderExcluir
  4. Faz só a dieta - afinal, 80% do benefício vem da mudança nos hábitos alimentares. Alem disso, a não ser que estejamos falando de uma pessoa tetraplégica, penso que quase todos podem se beneficiar de atividade física adequada para sua idade e condição física, orientado por profissionais da área. Quanto ao tipo de atividade, ver http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu estou fazendo a dieta há apenas alguns dias e, mesmo lendo esse blog (pretendo adquirir alguns livros também), ainda tenho muitas duvidas e gostaria que me ajudassem.
    Meu objetivo imediato é diminuir meu pequeno sobrepeso, de uns três quilos, e reduzir a gordura localizada. Praticava corrida porque gosto muito e musculação porque acho necessário na minh idade (45), entretanto, em virtude de uma lesão parei de correr, estou apenas com a musculação. Volto a correr quando curar.
    Sei que se demonstrou que atividade física nao emagresse, mas pergunto: se eu comer muito, mesmo que numa dieta paleo, eu nao vou engordar? Se o CHO faz com que nao se queime a gordura estocada, quando eu ofereço ao corpo gordura essa gordura nao vai inibir o consumo da estocada?
    Outra coisa: a síntese da gordura e da proteína, com pouco ou nenhum CHO nao fará mal a nenhum órgão?
    Espero ter sido claro.
    Grato,
    Samaroni Maia
    samaronimaia@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. É muito triste aquele olhar de repulsa que as pessoas magras esboçam quando olham para gordas, como se dissessem "É gorda porque quer, porque é preguiçosa e só sabe pensar em comer"

    ResponderExcluir
  7. t truly acquire thhe game determined by strategy іtself.
    Buut for video games enjoy Scrabble, factors ɑrent for tҺat reason grayscale.

    Ƭhis ρarticular Nintendo 3DS mobile іs among the mοst innovative аs wеll ɑs ingenious game playing consoles, featuring game enthusiasts ѡhen it cοmes to enhanced knowqledge like eyeglasses-free autostereoscopic 3d images, analogue adhere, responsive display, ߋn the web
    performance plu mսch more.

    My blog free Scrabble download

    ResponderExcluir