domingo, 18 de dezembro de 2011

Estamos negando a termodinâmica?

Por anos eu acreditei (e repeti incontáveis vezes) que as leis da física determinam que a causa da obesidade é o consumo excessivo de calorias acoplado ao sedentarismo. Mais especificamente, a primeira lei da termodinâmica, que trata da consevação de energia, determinaria este fato. Ninguém seria louco de negar a veracidade da 1a lei da termodinâmica. Mas esta lei não diz NADA a respeito da CAUSA da obesidade.
A 1a lei da termodinâmica explica, por exemplo, que alguém que engordou 10 Kg teve de consumir 75 mil calorias a mais do que gastou. Mas isso não explica em NADA a CAUSA deste ganho de peso, apenas estabelece uma obviedade. É tão sem sentido (e pouco informativo) como afirmar que a causa do alcoolismo é o consumo de álcool.  Em lógica, diz-se que tal lei não contém nenhuma "informação causal".
Farei mais uma analogia para clarear mais ainda este ponto. Um paciente diabético (não tratado) produz grandes quantidades (4 ou 5 litros) de urina e tem muita sede. Poder-se-ia dizer: "ele bebe muita água, por isso urina tanto". Ou "ele urina muito, por isso bebe muita água". Ou ainda "para urinar tanto, ele necessariamente precisa beber muito". Ou então "Urinando desse jeito, ele necessariamente precisa beber água o tempo todo". Agora pense: alguma dessas frases diz algo a repeito da CAUSA do problema? Sabemos que a causa é o diabetes. Seria ridículo afirmar que a causa do excesso de urina é o fato de beber demais - ambos são consequências. Tentar curar um obeso restringindo a ingestão de calorias é como tentar curar o diabetes, com sua quantidade excessiva de urina, restringindo a ingestão de água - pense nisso.

8 comentários:

  1. Agora já sei o que argumentar quando me perguntarem sobre contagem de calorias na dieta.

    ResponderExcluir
  2. Se vc gostou deste texto, leia este aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/04/resposta-afirmacao-de-que-basta-comer.html

    ResponderExcluir
  3. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/04/resposta-afirmacao-de-que-basta-comer.html

    ResponderExcluir
  4. Já li também! Excelente texto!

    ResponderExcluir
  5. Depois de trabalhar com tanta obesidade, e obesidade alta (120, 150, 200 Kg) um fato fica muito claro para nós no consultório.
    A grande maioria dos pacientes são mulheres, comedoras compulsivas principalmente por carboidratos refinados como o trigo e açúcar acompanhados de gordura (que vira uma bomba, literalmente). Os homens está mais ligado ao alto consumo de cerveja (carbo também).
    Entendi perfeitamente a bioquímica e a fisiologia do processo de engorda (ação da insulina no acúmulo da gordura), e concordo que se não houver a insulina, não teremos acúmulo nos adipócitos.
    Mas o fato da lowcarb proporcionar um "jejum" alimentado, na prática, não sei até que ponto pode dar certo com esses pacientes, mesmo após a cirurgia bariátrica.
    Como disse, são pacientes compulsivas, que não comem por fome. Questões emocionais, psicológicas e psiquiátricas estão fortemente ligadas a obesidade que apresentam. O sucesso que temos em pós operatório tardio são exatamente naqueles pacientes que adotaram novo estilo de vida e padrão alimentar. Alguns pacientes voltam a ganhar peso após 2 ou 3 anos de cirurgia, mas são aqueles que permanecem sedentários e com os velhos hábitos.
    Existe sim uma questão individual hormonal, metabólica e genética, mas pelo o que temos acompanhado, nos parece que boa parte da causa da obesidade está ligada a uma questão emocional e até mesmo psiquiátrica. Vocês tem alguma opinião a este respeito ?

    ResponderExcluir
  6. Olá Vinicius,


    paleo/LCHF é bem diurética, é normal sim!

    ResponderExcluir
  7. Há prestigioso mérito em sua elucidação, muito obrigado.
    HCLF --> baixa diurese devido a grande concentração de glicogênio e água nos músculos.
    HFLC--> alta diurese devido a baixa disposição dos elementos citados acima.
    Procede a afirmação?

    ResponderExcluir
  8. Perde-se água e sal nos túbulos renais com insulina baixa.

    Sent from mobile phone
    Em 02/08/2014 07:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir