sábado, 17 de dezembro de 2011

O dilema da dieta de fome

Como vimos no último post, uma dieta balanceada e levemente hipocalórica não funciona. Mas, e uma dieta com restrição calórica severa? Aquilo que em inglês se denomina de "semi-starvation diets", ou "dietas de quase jejum" ou "dietas de fome", são dietas com restrições calóricas severas, na faixa de 1200 ou mesmo 600 calorias por dia. Há relatos históricos de índices elevados de sucesso com estas dietas, no entanto as mesmas tem sido  abandonadas (inclusive pelos autores que as idealizaram) pois levam a grandes perdas de massa magra (massa óssea e muscular), evidentemente não são saudáveis, requerem uma sensação permanente de fome e, principalmente, levam a um dilema: o que fazer após a perda de peso? A resposta "permanecer com fome pelo resto da vida" simplesmente não é aceitável. Passar fome não é a cura para o problema da obesidade, é apenas uma maneira de reduzir temporariamente o seu sintoma mais óbvio.

9 comentários:

  1. Isso é verdade! Tive a experiência uma vez perder 6kg com dieta de 600kcal por dia, mais caimnhada de uns 20km por dia, mais alguns outros exercícios (em um spa)... Isso quando ainda tinha uns 13 anos... Perdi horrores de massa muscular...Mais que a metade do peso perdido era massa.

    ResponderExcluir
  2. Verdade faz sentirdo. Eu mesmo fiz uma dieta restritiva comia 1 ou 2 refeições por dia em muito pouca quantidade. Perdi 7 kg e já reculperei 5

    ResponderExcluir
  3. Dr. Souto, no seu caso, como médico, praticante de musculação e "low carber", o Sr. tem alguma refeição já pré estabelecida com nutrientes necessários tipo carne e salada no almoço e ovos pela manhã? (mesmo que não esteja muito afim). Ou o Sr. "respeita" seu corpo se caso 1 ovo cozido te satisfazer a fome? pergunto pq as vezes faço omeletes com 2 ovos e atum a noite depois da academia e só consigo comer a metade. Desculpe a pergunta meio confusa, é que as vezes tenho receio de ficar desnutrida comendo pouco, perder massa, pois qdo estou com estomago vazio e como 1 pedaço de queijo, folhas e legumes ou castanhas, já me satisfaço e não quero mais nada. Existe uma regra para o corpo humano ou ele se vira com o que vem desde que seja saudável?

    ResponderExcluir
  4. Michele, se o objetivo for hipertrofia e vc estiver com dificuldade de manter a ingesta proteica por falta de fome, use Whey, é uma ótima solução,e não precisa ficar comendo sem vontade.

    Em 22 de outubro de 2014 15:51, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  5. Dr.!!!! O Sr. é muito rápido! Essa semana de folga do trabalho estou lendo todos os seus posts (acho q deu pra notar né com tantas perguntas..rs.) Obrigada por tudo e gostei da resposta. :) um beijo.

    ResponderExcluir
  6. ;-)

    Em 22 de outubro de 2014 16:01, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dr. Souto comecei o jejum este sábado a noite e segunda de manhã terça e hoje fui para a academia para preservar a massa magra estou tomando polivitamínico, Carnitina, ALA, CLA, Oleo de coco e Omega 3 será que continuo no jejum ou é muito arriscado... Obrigado!

    ResponderExcluir