domingo, 18 de dezembro de 2011

O tecido gorduroso não é o local onde o excesso de calorias é guardado, passivamente.

O comportamento do tecido gorduroso (assim como outros tecidos do nosso corpo) é altamente regulado. Não é, ao contrário do que alguns pensam, o local onde o excesso de calorias é guardado, de forma passiva. O fato de que algumas áreas de nosso corpo permanecem livre de gordura (o dorso das mãos ou a testa, por exemplo) é prova de que fatores locais influenciam o comportament do tecido gorduroso. O mesmo ocorre, por exemplo, com pelos e cabelos. O fato de a obesidade ter um caráter hereditário, e que a própria distribuição da gordura no corpo tenha característimas hereditárias, atesta o alto grau de regulação deste tecido (de que outra forma a não ser através de enzimas e hormônios nossos genes poderiam determinar tais características?).
Alguns animais são mais gordos (hipopótamos e baleias, por exemplo), outros menos. Mas no ambiente selvagem, independentemente de quanto alimento esteja disponível, não há obesidade, isto é, acúmulo de gordura com consequências danosas à saúde. A quantidade de gordura nos animais é cuidadosamente regulada para servir como vantagem evolutiva (fornecer um fluxo contínuo de energia nos intervalos entre refeições, isolamento térmico, etc), nunca como fonte de doença.
Exemplos fabulosos do grau de regulação do tecido groduroso podem ser vistos nos roedores hibernantes, como algumas espécies de esquilo. Em poucas semanas no final de cada verão, estes animais dobram de peso às custas acúmulo de gordura. Assim como os ratos de Wade (ver post anterior), estes esquilos engordarão da mesma forma, mesmo que sejam colocados em dieta hipocalórica desde que acordam da hiberanção até a época de hibernar novamente - nem que para isso tenham de ficar completamente sedentários. Eles queimarão a gordura durante o inverno, independentemente de permanecerem acordados e aquecidos em um laboratório com comida à vontade ou de estarem hibernando e vivendo exclusivamente desta gordura, sem comer ou beber absolutamente nada. A regulação do tecido gorduroso nestes esquilos depende exclusivamente de variáveis biológicas (alterações cíclicas de hormônios e enzimas), independentemente das manipulações dietéticas impostas pelos pesquisadores.
Concluir que os seres humanos são os únicos animais em que o tecido gorduroso é passivo, desregulado, e que acumulará quantidades descomunais de gordura enquanto houver comida disponivel significa ignorar tudo o que sabemos sobre evolução. Por fim, não seria um pouco ingênuo, sabendo-se que todas as funções do corpo humano são cuidadosamente reguladas (quantidade de água e eletrólitos no sangue, por exemplo), acreditar que o tecido adiposo é o único que e comporta de forma passiva, como um lata de lixo onde são jogadas as calorias excessivas?

30 comentários:

  1. faço aktins a 5 mes eliminei 19 kilo ,mas a balança parou preciso eliminar mais 10 fui num endocrinologista ele me disse parabenss pela dieda e 10 otima so recomendou depois dos 6 mes d uma diminuida nas gorduras e fazer manutençao conhecia a dieta ate falou o nome atkinss meu hormonio abaixo ele disse que t normal pois e so um .se fosse 2 alterado era problema e passou uns exames de hormonio p mim fazer daqui 3 mes
    fiquei bem tranquilaTSH-H.TIREOESTIMULANTE 0,316uUl/ml v.ref 0,350 a 5.500

    T4 livre-tiroxina livre 0,96 ng/dl v.ref0,70 a 2,00 minha ureia deu 40 um clinico geral me disse que estou acabando com meus rins mas p mim nao funciona outra dieta s essa tira minha fome me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta curta? Continue com seu endocrinologista, e troque de clínico. A pessoa se esforça e perde VINTE quilos, pra ouvir uma bobagem dessas? Vc tem que ouvir é elogios! Não há nenhum problema para os rins. Leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html

      Procure uma academia e diga ao professor que vc está interessado em 2 tipos de atividade: HIIT (High Intensity Interval Training) e musculação. Vai te ajudar a eliminar o resto da gordura (o peso pode não mudar muito, pois vc ganha músculo, mas as medidas mudam bastante).

      Excluir
  2. Ola!

    Eu estava lendo um blog que refuta alguns principios basicos do Taubes.

    Primeiramente eu gostaria de te perguntar a respeito daquele hormonio que eh usado para estocar gordura quando a insulina nao esta presente! Como o Taubes explicaria isso?



    Se simplesmente a insulina pode ser trocado por outro hormonio, onde fica toda a teoria?

    ResponderExcluir
  3. Desconheço qualquer hormônio que permita estocar gordura quando a insulina não está presente. Com a insulina completamente ausente (o que acontece exclusivamente no diabetes tipo I), a lipólise é tão violenta que ocorre a cetoacidose diabética, devido à queima desenfreada de gordura, podendo levar à morte. Acontece que, em que não é diabético tipo I, a insulina SEMPRE está presente. Podemos apenas modulá-la, através de nossa dieta. Nestes casos, há uma interação com muitos hormônios; o cortisol ajuda a estocar gordura; a adrenalina baixa ajuda a estocar gordura; o GH baixo ajuda a estocar gordura; os estrógenos e a testosterona baixos ajudam a estocar gordura; a leptina baixa ajuda a estocar gordura. Claramente a insulina não e o único hormônio a modular os depósitos de gordura, é apenas o mais importante e o mais fácil e simples de ser manipulado com dieta. Mas, por exemplo, se uma pessoa colocar todos estes outros hormônios que citei trabalhando contra (stress, pouco sono, menopausa, falta de exercício intenso), a manipulação pura e simples da insulina pode ser insuficiente.

    2013/5/29 Disqus

    ResponderExcluir
  4. OLá!
    Como estudante de medicina e amante do método científico baseado em evidências - e também como "cheinha" durante boa parte da minha vida -, tenho que lhe parabenizar pelo blog!

    Está bem escrito, bem explicado e mega interessante para qualquer um que queira entender melhor sobre a regulação do peso no ser humano.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado! Estudante aonde?
    Em 14/06/2013 23:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Lola - vc está prestes a enfrentar uma situação complexa - ir contra 95% do que vão lhe ensinar. É importante estar por dentro da literatura, poder citar artigos na ponta da língua - intimidar as pessoas com o seu conhecimento. Vá na postagem sobre livros, e compre e leia os livros do Taubes e o Smarter Science of Slim. Parta dali - é a minha sugestão. E parabéns!


    2013/6/16 Disqus

    ResponderExcluir
  7. Nossa!! Lendo isso me dei conta que no momento estou somando todos os fatores que trabalham contra minha dieta - stress, pouco sono, menopausa, falta de exercício intenso - o que será que posso esperar se apenas fizer alimentação low carb??

    ResponderExcluir
  8. Apenas uma curiosidade: animais castrados geralmente engordam. Ao (pouco) q entendo, pq é algo totalmente NÃO natural...

    ResponderExcluir
  9. alias, tomo anti concepcional pelos ovarios policisticos... oq me diz sobre isso doutor? obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Provavelmente não vai mais precisar depois de low carb sem laticínios.

    2013/9/3 Disqus

    ResponderExcluir
  11. O leite tem alguma ligação com isso? Bebi leite a vida toda e oq os médicos me falaram sobre isso foi apenas 'menos sedentarismo, melhor alimentação' e eu nem era obesa, apenas gordinha (desde o nascimento...).

    ResponderExcluir
  12. Sim, precisa eliminar o leite. Além de 15 de açúcar por copo, estimula a IGF-1 que está relacionada causalmente com ovários policísticos


    Em 4 de setembro de 2013 09:23, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  13. Vou fazer um teste. Se funcionar eu conto e vou agradecer demais! Sempre, é só parar o remédio e o ciclo fica uma loucura... Muito obrigada doutor!


    P.S.: espero q isso ñ valha para queijos, creme de leite e maionese, q ñ possuem lactose. Ou vale?

    ResponderExcluir
  14. E o mundo continua mentindo em td... http://mdemulher.abril.com.br/blogs/karlinha/geral/7-alimentos-para-tratar-a-sindrome-dos-ovarios-policisticos/


    Preciso msm tirar queijos e creme de leite ou só reduzir?

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente, vale. Não é pela lactose, é pelo estímulo da proteína do leite à IGF-1


    Em 4 de setembro de 2013 09:36, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Ok. Vou retirar e conto se deu certo... A verdade as vezes doi ne? kkkk mas é necessario.

    ResponderExcluir
  17. Dr. Souto, estou aos poucos lendo todos os textos do blog, e cheguei a este. Lendo os comentários, vi que respondeu para a Priscila que é preciso eliminar os laticínios para tratar a SOP. Eu não tenho SOP, mas tenho micro cistos nos ovários, e na última vez em que fiz ultrassom eles tinham aumentado. Nunca fui obesa, mas tinha acne persistente e sinto muita cólica todo mês, do tipo que me atrapalha por 3 dias, mas meu ciclo sempre foi super regulado. O médico que fez o ultrassom até me explicou que tenho apenas alguns sintomas da SOP e blá blá blá, mas sinceramente já esqueci a explicação.


    Então penso que a dieta poderá me ajudar também nisso, mas que vou ter que retirar os laticínios (comecei a paleo há poucos dias). Eu não como carne vermelha nem derivados, então minha fonte de proteína vem dos ovos, frango e peixe. Eu estava comendo queijo em quantidade razoável, até pq a maioria das receitas low carb leva queijo, e usando o creme de leite nas omeletes e no café.
    O que posso comer para substituir a gordura desses laticínios? Eu não uso banha nem bacon pq não gosto de nada que venha do porco, desde criança, nunca gostei, me faz mal. Aumento a quantidade de azeite e óleo de coco? A manteiga também deve ser retirada?

    ResponderExcluir
  18. Quem sabe vc faz a dieta com laticínios por uns 60 dias para depois decidir se precisa retirá-los? De qualquer forma, a manteiga pode continuar usando. É mais impornta essa questão para SOP mesmo, com sintomas abundantes.

    Em 05/09/13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  19. Hmm, vou fazer isso então. Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Anna Beatriz Friedl11 de setembro de 2013 17:56

    Dr. Souto,
    Então quem tem SOP não deve comer queijo?

    ResponderExcluir
  21. Melhor evitar laticínios no sop
    Em 11/09/2013 17:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  22. LÍVIA COUTINHO MEGALE18 de outubro de 2013 17:48

    estou fazendo a dieta há 5 dias. ainda não notei diferença de peso tendo em vista a perda de 1,5kg em media. Mas estou ansiosa pra ver depois da segunda semana. Estou me adaptando ainda à dieta. No primeiro dia tive dores de cabeça, no segunda indisposição, a partir do terceiro, muita mas muita disposição!
    Estou comendo de tudo o que se pode comer, mas confesso que tenho peso na consciencia por exagerar na gordura. Como, mas com peso na consciencia. Volto a fazer comentários no decorrer da dieta.

    ResponderExcluir
  23. Patrícia Gonçalves17 de junho de 2014 20:11

    Boa noite Dr. Souto.
    Ainda não li todos os posts, se estiver claro em outro, por favor, me desculpe e indique em qual.
    Mas já que o tecido adiposo não armazena de forma independente o excesso consumido, onde ele vai parar quando regulamos a insulina através da dieta?

    ResponderExcluir
  24. Se houver excesso, há mecanismos extra-insulina para armazenamento. O difícil é que haja excesso, visto que a fome diminui.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html Em 17/06/2014 20:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  25. Há também a possibilidade de que o "excesso" não seja excesso ou seja, que produzas mais calor e/ou que te movimente muito mais. Tudo isto aumentará o consumo (e não a armazenagem). Obesidade e sedentarismo são manifestações de desequilíbrio hormonal, em geral causada pela ingestão de comida-lixo (qualidade, e não quantidade dela). Resolvendo a causa - substituindo comida-lixo por comida de verdade - armazenamos menos gordura e temos mais disposição. Estamos dando paz para nosso sistema hormonal. Dr. Souto, por favor me corrija se estiver errado.

    ResponderExcluir
  26. Misty Mountain Hop13 de outubro de 2014 18:02

    Bom, isso vai melhorar muito a minha vida... hahahahahah obrigada, Dr. Souto! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  27. Dr.Souto,
    Eu como várias vezes ao dia.Toda vez que eu como meu organismo para de queimar gordura do meu corpo e passa a queimar daquilo que estou ingerindo?

    ResponderExcluir
  28. Sim, especialmente se for carboidrato. Aos poucos, na medida que sua fome for desaparecendo com low carb, você irá comer cada vez menos vezes.

    2014-10-15 16:03 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir