terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Por que as dietas "low carb" não são o padrão recomendado pelo médicos?

Se você leu todos os posts até aqui, deve estar fazendo-se a mesma pergunta? Dada a pletora de evidências em favor da restrição de carboidratos, por que a sabedoria convencional não as recomenda, tratando-as como "modas passageiras"? Primeiramente, pode lhe surpeender esta informação, mas isto já foi a sabedoria convencional até os anos 50. Remeto o leitor aos livros "Good Calories, Bad Calories" e "Why We Get Fat?" para uma descrição detalhada das recomendações dietéticas dos livros médicos e da literatura leiga daquela época. Para nós aqui, mais importante é enteder por que a restrição de carboidratos deixou de fazer parte da sabedoria convencional no que diz respeito à perda de peso.

Para mim não resta dúvida de que a culpa recai sobre a teoria lipídica das doenças cardiovaculares, isto é, de que a gordura na dieta seria a causa das doenças cardíacas e vasculares. Afinal, se as gorduras são perigosas, uma dieta que aumente o consumo de gordura poderia nos matar, mesmo que perdêssemos peso no processo.

Por incrível que pareça, nenhum estudo científico sério (e houve vários) conseguiu reduzir a mortalidade com a restrição de gorduras na dieta, de modo que a recomendação neste sentido não é baseada em evidências. Veremos adiante este assunto em detalhes. Abordaremos tanto a falha da confirmação experimental da eficácia da restrição de gorduras na dieta, quanto os motivos evolutivos pelos quais esta hipótese era improvável desde o seu nascimento.

49 comentários:

  1. Recomendar não é prescrever!

    ResponderExcluir
  2. Eu eu trabalho em conjunto com uma nutricionista, Polyana Freitas, a quem encaminho todos os meus pacientes, como já disse várias vezes aqui no Blog.

    2013/4/29 Disqus

    ResponderExcluir
  3. alguma informaçao sobre a dieta dukan ? na verdade e uma versao atualizada com carnes mais magras !

    ResponderExcluir
  4. Atualizada??? eu diria bem desatualizada...

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/03/dieta-pobre-em-gorduras-mais-derrames.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/scientific-american-carboidratos-e-nao.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/afinal-gordura-faz-mal-consideracoes.html

    ResponderExcluir
  5. Doutor. Estes supostos estudos científicos que, surgem a "torto e a direito", tentando de qualquer jeito provar a "meleficidade" da gordura em relação ao corpo humano, não seriam por acaso financiadas pelo " Junk food Market " e, por isto não teriam seus resultados de certa forma "manipulados" pela mesma?

    ResponderExcluir
  6. Pode ser. Eu acho que é mais ignorância do que qualquer outra coisa. Falta de pensamento crítico, de boa formação científica, dificuldade em diferenciar associação (estudos retrospectivos e de coorte) de causa e efeito (experimentos).


    2013/7/31 Disqus

    ResponderExcluir
  7. Incrível, tem uma lei de ato nutricional e não tem lei do ato médico. Prescrever dieta é privativo do nutricionista e prescrever remédios é privativo de qq profissão que o queira fazer, como farmacêuticos que querem criar a tarja azul e dos enfermeiros.

    ResponderExcluir
  8. gente eu li que dieta low carb é proibida para quem tem problemas cardiacos, para hipertensos, o que hipertenso? eu tinha a pressao 16/10 mesmo tomando mais de 10 comprimidos ao longo do dia pq tomava 3 tipos de remedios diferentes, oa medicos nao sabiam mais o que passar para eu tomar ja que nada baixava e eu passava super mal depois que comecei uma dieta Low carb minha pressao normalizou e perdi 25kg, e minha saude melhorou 100% e o que dizer disso? a dieta lowcarb me fez tao bem que to aqui viva para contar essa historia, faz mal? faz é muiiiiiiiiiito bem

    ResponderExcluir
  9. Me passa esse relato por e-mail?
    Em 04/09/2013 19:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Onde encontro a lista de profissionais que trabalham com low carb/paleolitica? Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Tudo que você quiser encontrar, coloque na caixa de busca (topo do blog ou coluna lateral direita).

    A lista está aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/04/lista-de-profissionais-de-saude-paleo.html

    2013/9/14 Disqus

    ResponderExcluir
  12. qual o meu que deixei aqui ou o que li que fala que esta dieta nao e boa para hipertensos?

    ResponderExcluir
  13. Aqui você não leu, pois é boa para hipertensos: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/o-mais-alto-nivel-de-evidencia.html

    2013/9/18 Disqus

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. Souto tudo bem? tem lido seus posts e cada vez mais fã da low carb, tenho deixado de lado o trigo, arroz e diminui muito açúcar, uso o adoçante linea/sucralose, emagreci uns 10 k mas agora estacionei, estava tomando leite no café mesmo sendo pouco não sei se isso que tem atrapalhado de fato, mas vi uma receita sua e até já comprei a nata para tirar de vez o leite. Mas Dr. gostaria de sua ajuda, no período de tpm fico muito ansiosa e uma fome terrível, como pode essa fome descontrolada se praticamente nem como mais as tais farinhas brancas??

    ResponderExcluir
  15. Olá Miriam.

    Não é somente a farinha que causa essa fome louca, qualquer pico de insulina causa fome! ... fora que, demora um tempo pra esse vício ir embora. Para matar qualquer fome, seja de TPM ou não, capriche nas boas gorduras. Misture nata com cacao + óleo de coco + coco ralado + adoçante. Quanto mais gordura maior a saciedade e zero de fome.
    No canto direito do blog tem blogs de receitas que são especiais para 'estes dias'.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/doce-vicio-reportagem-sobre-acucar-na.html

    ResponderExcluir
  16. É possível fazer uma dieta low carb e ao mesmo tempo treinar para uma maratona?
    Marcello

    ResponderExcluir
  17. É sim. Mas o período de cetoadaptação pode levar de 4 a 6 semanas. Olhe este site:http://www.bengreenfieldfitness.com/


    2013/10/4 Disqus

    ResponderExcluir
  18. Há profissionais em Recife?

    ResponderExcluir
  19. Oi Patrícia, obrigada pela resposta. Eu estou usando a nata para tomar com café e para fazer o bolo de caneca que o Dr. Souto ensinou e troquei o café normal pelo descafeinado, diminuiu a ansiedade e a fome mas mesmo assim não estou vendo resultados na balança e nem nas medidas, Porque??Abs.

    ResponderExcluir
  20. Miriam, não sei há quanto tempo faz páleo/LCHF, mas já adianto que o que você precisa agora é ter paciência. Cada organismo tem um tempo, mas como não estamos numa corrida, não há motivos para ter pressa, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  21. Patrícia eu estava fazendo a Atkins em 2 meses emagreci 10 kg mas ai estacionei, pesquisando achei este blog e como disse antes fiquei fã da paleolítica pq não pretendo voltar comer carbs, estou me sentindo muito bem sem eles, então fazem mais ou menos 8 dias que estou seguindo esta, talvez tenho que ter paciência mesmo apesar de não ter perdido peso nem medidas estou me sentindo ótima e vou seguir. quando conseguir resultados venho aqui contar para vocês.

    ResponderExcluir
  22. Mas como pode todas as universidades de nutrição desse país trabalhem sem base científica?
    Como pode a grande maioria dos nossos nutricionistas, se entrassem nesse site e lessem TODOS os estudos científicos sobre, continuariam afirmando que low carb é perigoso e que gordura faz mal? (acredite, já tentei mostrar pesquisas a muitos)...

    Acho que a o problema educacional do Brasil extrapola os limites do primário mesmo....

    ResponderExcluir
  23. Não é só no Brasil...


    Em 21 de outubro de 2013 16:36, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  24. Que bacana Vilma. Essas coisas não podemos deixar de relatar aqui. Só irá nos fortalecer.

    ResponderExcluir
  25. que maravilha!!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Dr. Souto,
    Muito interessante seu blog, sou nova adepta da dieta Low carb.
    Gostaria de saber se há alguma contra indicação para quem está gestante?
    Desde já agradeço.
    Cláudia Alves

    ResponderExcluir
  27. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html

    ResponderExcluir
  28. Cristian Luís Litwin27 de dezembro de 2013 18:05

    Parabéns vilma pela sua coragem e persisntencia em mudar...imagine se tivesse seguido as recomendações errõneas a que somos constantemente expostos...

    ResponderExcluir
  29. A escola médica é extremamente atrasada no que diz respeito a obstetricia, também. Já ficou comprovado por A+B os maleficios de um moooonte de práticas que são de rotina no momento do parto, mas ainda assim elas são feitas... (junto com uma boa dose de violência obstérica pra coroar a ignorância médica sobre as necessidades do atendido, é claro)

    ResponderExcluir
  30. alguem tem algum livro para indicar ?

    ResponderExcluir
  31. Experimente usar a caixa de busca do blog. Hoje vou lhe dar "de bandeja":
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/livro-nova-dieta-da-evolucao.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/barriga-de-trigo-novo-livro-trraduzido.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/livro-em-protugues-sobre-dieta.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/12/livro-eletronico-gratuito-em-portugues.html

    2014/1/16 Disqus

    ResponderExcluir
  32. Bom dia, comecei a dieta há 6 dias, tenho estado bem mas ontem comi frango e muita couve ao almoço, só voltei a comer às 22h. Quando fui dormir notei que o meu coração estava acelerado e dura até hoje de manhã. Sinto como se ele fosse saltar do peito. É normal?

    ResponderExcluir
  33. Oi Eliane,
    Eu tbm tem Fibromialgia...que bom saber que vc melhorou com dieta...Não está mais usando medicamentos nenhum?
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. O que dizer de pessoas vegetarianas, que em sua maioria são magras? O consumo de proteínas por estas pessoas é geralmente muito baixo.

    ResponderExcluir
  35. http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/11/vegetarianismo.html

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/03/2014 12:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  36. Quis dizer: como explicar o fato de pessoas vegetarianas não serem gordas, uma vez que comem quase apenas carboidratos...

    ResponderExcluir
  37. Porque elas têm 20 anos, e seriam magras mesmo comendo milkshake. As raras que continuam isso na maturidade, terminam no meu consultório, não apenas com sobrepeso, mas diabéticas. Pois sua dieta não é de saladas (essa é a MINHA dieta, que tem horrores de saladas e cujas calorias provêm de gorduras). O vegetal da maioria dos vegetarianos é pão, massa, arroz, batatas e doces, pois folhas verdes não tem calorias.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/03/2014 12:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  38. Obviamente não posso dar opinião vai internet sobre isso, muito menos interferir no tratamento do seu cardiologista


    Em 18 de março de 2014 13:49, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  39. HDL de 71??? Se o seu cardiologista aumentar a estatina ou recomendar qualquer alteração nutricional ele é um IMBECIL

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho uma grande dúvida. Todos os relatos que eu vejo sobre pessoas que aderiram à dieta contam que a pessoa perdeu alguns quilos. No meu caso, eu tenho apenas 64kg e estou querendo, de fato, aumentar a massa muscular. É grande o risco de eu perder peso seguindo a dieta?

    ResponderExcluir
  41. Olá Lucas,


    faça paleo sem restrições para frutas e raízes.

    ResponderExcluir
  42. Eu amo essa dieta, esse estilo de vida! Eu queria saber disso quando era mais novo mas estou feliz assim mesmo! Ando tendo algumas recaídas de três em três dias me da uma loucura de comer pão e doce, ontem comi dois misto quente e um copo de leite com toddy mas vou abolir de vez isso, eu fiquei pensando são mais de 40 anos se alimentando errado mas vou conseguir!

    ResponderExcluir
  43. Quando tiver esses acessos de 'loucura', vá de boas gorduras (nata, abacate, bacon, cacau 100%, coco, manteiga, óleo de coco, etc)

    ResponderExcluir
  44. Obrigado! Como é essa nata? Aonde vende isso?

    ResponderExcluir
  45. Lirton, é nata do leite. Em SP encontra no Zafari, Assaí, Coop. Vende em potes. Se não tiver acesso pode usar creme de leite fresco e bata pra virar chantilly!

    ResponderExcluir
  46. A NATA -> http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/creme-de-mamao-papaya.html

    2014-07-17 11:34 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  47. OK, obrigado pela informação!

    ResponderExcluir
  48. Prezado Drº Souto, outro estudo combatendo a gordura! Eles colocaram os ovos, manteiga e leite na forca!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir