sábado, 17 de dezembro de 2011

Por que comer menos não funciona?

No início da década de 1990 foi lançado nos EUA um grande estudo sobre tópicos da saúde da mulher, o Women's Health Initiative (WHI). Quase 50 mil mulheres foram recrutadas para este estudo, e um dos tópicos abordados era o impacto de uma dieta pobre e gorduras sobre a saúde. Cerca de 20 mil mulheres foram escolhidas aleatoriamente e foram instruídas a comer uma dieta pobre em gorduras, rica em fibras, com bastante frutas e vegetais. Além disso, recebiam acompanhamento nutricional para garantir que continuassem na dieta. Este grupo comeu em média 360 calorias a menos por dia do que comia antes de iniciar o estudo. Se nós acreditamos que as pessoas engordam um pouco a cada ano pois comem um pouco de calorias a mais todos os dias, deveríamos acreditar que estas mulherer que comiam um pouco a menos todos os dias (cerca de 20% a menos do que as autoridades dizem que uma mulher adulta deveria comer) deveriam emagrecer significativamente com o passar do tempo.

Qual foi o resultado? Após 8 anos comendo menos, as muheres perderam em média 1 (um) Kg. E, ao mesmo tempo, a circunferência abdominal aumentou (ou seja, o pouco peso perdido foi de massa magra, e não de godura!).


Se apenas fizéssemos a matemática do balanço calórico (1 Kg de gordura contém cerca de 7.000 calorias), e SE o paradigma do balanço calórico fosse verdadeiro, estas mulheres deveriam ter perdido mais de 1 Kg de gordura não em 8 anos, mas na primeiras 3 semanas (7000 calorias dividido por 360 calorias = 19 dias). Os livros "Why we get fat" e "Good Calories, Bad Calories" contém inúmeros outros exemplos de estudos científicos controlados, mas a mensagem é clara: restrição calórica leva a perdas de peso modestas, apenas nos primeiros meses, e em 1 ano quase todos os pacientes ganham (ou excedem) novamente o peso perdido.
Mais uma vez, se comer menos não cura a obesidade, não estaria na hora de questionar se comer mais é realmente a causa?

34 comentários:

  1. Eduardo Alves Correia27 de junho de 2012 11:41

    P.S. teclado desconfigurado...

    SENSACIONAL dr.

    A causa e o que comemos e nao a quantidade. Ate porque se comermos corretamente, a quantidade e regulada pela nossa FOME, assim como sede, ja mencionada pelo Dr.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma experiência assim com a dieta dos pontos em comparação com a francesa. A qualidade dos alimentos não conta na dieta dos pontos e isso é um grande erro nesta dieta.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Muito bom seus post, quando terá palestra em SP, sou nutricionista e nunca trabalhei na aérea pois achava tudo muito básico, agora a mais de 11 meses faço protocolo de lean gains e junto controlo quantidade e qualidade de carbo e vou voltar a trabalhar como nutri para ajudar as pessoas a parar com esse história de contar calorias.

    ResponderExcluir
  4. Quando me convidarem!
    Que bom!! Me avise quando estiver atendendo, para eu colocar vc na lista do blog


    Em 12 de novembro de 2013 19:27, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  5. Dr. Souto, por favor, veja o que um profissional; pesquisador; Coordenador de um laboratório em uma grande Universidade; formador de opinião; e palestrante afirma em uma entrevista... ou ele é louco, ou nós:
    http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2013/309/pdf_aberto/entrevista309.pdf
    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  6. E o mais atual comentário em vídeo, "Dia Mundial do Diabetes", hoje... muito triste que não consigam ver o óbvio:

    http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/alimentacao-correta-e-exercicios-sao-fundamentais-para-prevenir-diabetes/2955236/

    ResponderExcluir
  7. Ele só esqueceu de dizer 2 coisas: que a pesquisa dele é em ratos (que, ao contrário dos humanos, engordam com dieta gorda) e que os ratos dele comem gordura E carboidratos.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/11/2013 22:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Dr Souto,


    Preciso da sua ajuda! Sigo a dieta Paleo a 3 meses. Busco a saúde, mas inegavelmente emagrecer também. Tenho 1.67 metros e meu peso está oscilando entre 64 e 65 quilos. Meu peso regularmente fica entre 58 e 60 quilos (já pesei menos). Lanço tudo que como no programa Fat Secret e como em média 100 gramas de proteína por dia e a gordura fica em torno de 75%. Não emagreço de jeito nenhum. Só consumi nesse período uma lata de creme de leite e de queijo consumo umas 30 gramas por dia. Normalmente me alimento por volta de 20 horas, no café da manhã tomo 2 colheres de óleo de coco e vou almoçar por volta de 13 horas. O Sr consegue imaginar o que estaria impedindo meu emagrecimento?

    ResponderExcluir
  9. Idade? Medicamentos?


    Em 21 de novembro de 2013 19:17, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Prezado Souto...
    No que diz respeito a abstinência do açúcar, uma vez que o tema é importante. Li no livro "ano novo corpo novo" que o período é de 28 dias. Há referências em torno disso?
    Abraços e muitíssimo obrigado. Seu blog é um foco de luz no meio das trevas em torno do redemoinho emagrecimento-Lucro

    ResponderExcluir
  11. :-) É chute. Na verdade, varia de uma pessoa pra outra. Em geral é bem menos do que isso.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 06/01/2014 00:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  12. Dr Souto, estou fazendo a dieta LCHF mas ainda tenho certo medo de exagerar no consumo de gordura e de alimentos gordos pois geralmente são muito calóricos. Eu sofro de compulsão alimentar e quando isso acontece como muito mesmo e nada me sacia. Comer grandes quantidades de gordura, mesmo tendo retirado o carboidrato, os grãos e o gluten vão me fazer engordar?

    ResponderExcluir
  13. Em geral, não. E poder comer sem culpa é parte da cura da compulsão. Só pense nisso (quantidade) se vc não estiver tendo bons resultados.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 07/01/2014 12:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Dr Souto! Ontem eu fiz exatamente isso e me senti muito bem! Vamos ver se a balança vai reclamar daqui a um tempo!
    Estou muito preocupada com minha constipação intestinal. Faz quase uma semana que não consigo ir ao banheiro. Como 2 folhas de couve batidas, além de salada de alface diariamente. Será que ainda assim falta fibras? Bebo mais de 3 litros de água por dia e já fui ao gastro, onde descobri a alergia a gluten, que já cortei completamente há um mês...
    Já tomei AP 46 e óleo mineral mas até agora nada!

    ResponderExcluir
  15. Tenho 44 anos diabética há 6, atualmente uso 8mg de glimepirida em jj + 10 UI de insulina detemir e a noite 14 UI de insulina detemir. Além disso uso insulina ultra rápida para correções ao longo do dia quando necessário. Sigo a dieta básica para um diabético, fibra, baixo consumo de carboidratos, etc, acontece que não emagreço e minhas glicemias são de assustar: em jejum não baixam de 200mg, após almoço passam de 350mg. Dr. será que essa dieta é a ideal pra mim?

    ResponderExcluir
  16. Olá Sandra,

    essa dieta é ideal para todo mundo mas para diabéticos é IDEAL! Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/low-carb-e-diabetes.html

    Mas é necessário ficar atenta, pois LCHF é MUITO eficaz. Pra quem usa insulina assim, é MUITO importante fazer o controle com o glucosímetro várias vezes ao dia pra ajustar as doses. Fique atenta já no 1º dia de dieta, abaixa mesmo! Seria bom fazer isso junto com seu médico.

    ResponderExcluir
  17. ola Dr como normal a dieta tomo café depois almoço e janto como 3 refeições grandes mas a noite me dá uma fome monstruosa queria saber se é normal eu sou obesa grau 3 e estou lutando para emagrecer comecei a dieta a 3 dias mas já fiz uma semana de atikins e dukan durante 4 meses comecei em setembro pesava 145 hoje fico intercalando entre 133 e 135 kg eu sei já devia estar bem mais magra mas não tava seguindo direito a dieta mas agora tomei uma decisão séria e tava meia em duvida se iria emagrecer mesmo mas tenho certeza que essa é minha dieta

    ResponderExcluir
  18. Quando vc sentir fome, coma. Depois de um tempo, a fome diminui. Só vamos nos preocupar com isso se vc não perder peso no decorrer dos meses.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/02/2014 01:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  19. obrigado Dr minha fome tá diminuindo já kkkkkk nossa esses dia esqueci de almoçar fui almoçar lá pelas 4 continuo fazendo 3 refeições por dia . isso tá me animando

    ResponderExcluir
  20. estou a 20 dias nessa dieta, estou adorando! como faço musculação todos os dias, incluo batata doce e tapioca no cafe da manha, pode?

    ResponderExcluir
  21. Olá Amelia,


    Batata doce e tapioca são amidos seguros. Significa que não fazem mal, mas não significa que não vá engordar. Portanto, veja como seu corpo reage.

    ResponderExcluir
  22. José Mauricio Gonzales Praxede1 de março de 2014 12:11

    Bom eu fazia musculação ( e pretendo voltar a fazer ) mas eu percebo q a insulina de fato é muito anabólica e qdo estou em indução ( Atkins ) e treino não sinto os músculos se incharem, mas se eu comer algo de carbo no pós treino com proteínas eles incham. enfim a insulina é , de fato , uma faca de 2 gumes ... Atkins e Paleo seguramente são as melhores dietas para perder gordura, mas pra ganhar massa acho q não ...

    ResponderExcluir
  23. O que incha é o glicogênio e a água nos músculos. Mas quanto a hipertrofia, olha isso: https://docs.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDWXUzZWo4RGNoTHJJTW1FN3E5c09fSWdidkpr/edit?usp=docslist_api
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 01/03/2014 12:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  24. Doutor Souto,
    Já sou adepta a dieta low carb desde 2012 e consegui emagrecer alguns kilos desde então. (22 anos, 1.59cm, 58kl). O problema é que percebi que eu apenas consigo emagrecer com restrição calórica e notei também que o único jeito de conseguir fazer restriçao calorica é com dieta low carb, afinal, não tem como comer pouco se a dieta for rica em carboidrato, pois sinto fome toda hora.
    Também notei que se eu fizer low carb por certo período de tempo e se voltar a comer carboidratos a sacidade não vem nunca, nem com comida saindo pela boca eu fico "conscientemente" satisfeita (desenvolvo compulsão em dieta low carb). Na verdade eu perdi peso, mas não estou magra como gostaria de estar e parei de perder peso mesmo comendo muito pouco. Sempre engordo nessas épocas de compulsão e que a saciedade não chega nunca, mas depois de 1 mes comendo carboidratos a compulsão cessa. Chego a um certo peso e estaciono ali. Como normal sem compulsão. É como se o meu corpo parasse de pedir carboidratos quando chego a um certo peso.

    Gostaria de saber se a dieta low carb pode afetar de alguma maneira a minha sensação de saciedade, pois mesmo após um mês na dieta, a vontade de carboidratos não passa, ela só cresce. Por que será que eu não consigo me livrar da compulsão?

    ResponderExcluir
  25. Troque carboidrato por cigarro no seu texto, e leia novamente. É difícil mesmo se livrar de um vício.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 03/05/2014 02:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Coca zero não vai atrapalhar a perda de peso (não que seja saudável). Mas tapioca pode atrapalhar, sim. (amido =glicose)
    Em 08/06/2014 17:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  27. Hmm it looks like your site ate my first comment (it was really long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m really enjoy your blog.
    I as well am an aspiring blog blogger however I’m still new to the entire
    thing. Have you got any tips and hints for rookie blog writers?
    I’d definitely value it.

    Also visit my webpage: Best Acne Treatment Products (bestacnetreatment82.soup.io)

    ResponderExcluir
  28. Olá comecei ler o blog agora e estou meia perdida no meio disso tudo. Tem muita informações que é bem dificil de acreditar mais que realmente faz sentindo. Então quer dizer que eu posso comer a hora que eu quiser quando sentir vontade ?

    ResponderExcluir
  29. Sim, como todo o ser vivo.
    Em 14/06/2014 12:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  30. Juliana , eu sou igual a você , sofro de compulsão alimentar , Você precisa se conhecer tratar esse mal , perder o medo de comer , e acreditar que realmente carboidratos fazem mal a saúde e causam compulsão , Eu já fiz várias dietas , infinitas , já cortei açucar , doces , mas mantinha o pão integral com queijo bramco e frutas e grãos ( grão de bico ) minha dieta estava toda errada , eu não comia gordura , sabe o que aconteceu ? Quse fiquei doido , Na verdade nunca fui normal . Mas enfim , trato esse distúrbio alimentar hoje em dia , porém na minha dieta , aliás no meu estilo de vida , ninguém se mete onde me trato , apeas me aconselham lá , ou eu sumo de lá . A compulsão é como uma droga , eu sei o que é isso . Eu te entendo . Já passei por isto , e sei o quanto é horrível , depois de privações , disso , daquilo e mais um pouco , enfim .... Corte essa porcaria toda , veja o que sabota a sua dieta , coloca na sua cabeça que você vai emagrecer e que vai ficar bela . Se você não tiver emdo da gordura , deu fome bata um omelete , esta coisa segura a fome , mas aprenda a ser honesta com vc , não saia inventando motivos pra comer . entenda que tudo tem seu preço . Você não terá o corpo dessas modelos , porque elas tem tudo pra poder ter e muitas , mas muitas delas sofrem de diversos distúrbios . Eu tenho compulsão , algumas são bulimcas , anoréxicas , vc quer isso pra vc ? Antes de ser magra , vai ser saudável , e claro não passe fome . passar fome é uma Merda . Eu odeio isso . isso não existe , experimenta cortar logo , se livrar de tudo isso , vai numa nutricionista que trabalhe com isto , aqui no site tem endreços de várias e pronto , pode ser cara , aos poucos vc vai ver que não precisa ir sempre e vai a luta ser feliz , agora se vc tem compulsão vai tratar , eu estou tratando , eu corri atrás querida porque eu sei onde esta doença maldita me levou . Se eu contar meus relatos com compulsão aqui , vc vai chorar , mas tem de uma amiga que é pior e ela ficou CURADA e um dia ela vai postar aqui . MAs ela ficou com a ATKINS , comendo gordura , bacon , ovos e foi ela quem me ajudou ,mas eu é que fui idiota e não fiz do jeito certo há um tempo atrás . Ela tinha compulsão vergonhosa , de dar pena mesmo, e hj está curada , NO CARBS , inteligente e auto didata . beijos

    ResponderExcluir
  31. Caro colega Souto, em outro post você citou que uma das causas da obesidade seria comer demais e neste questiona este fato, de acordo com o estudo acima. Fiquei confusa.
    No outro post, havia entendido que a dificuldade para perder peso era estar comendo demais. Seria interessante, quando o objetivo é a perda de peso, reduzi a quantidade de alimentos na dieta low carb?

    ResponderExcluir
  32. Meu pensamento ATUAL sobre o assunto (prepare-se para leitura longa): http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html
    Sent from mobile phone
    Em 10/09/2014 00:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  33. Assim é um profissional que se atualiza, se renova e sempre faz uma boa
    pesquisa. Há poucos desse jeito, a maioria talvez tenha medo de admitir
    quando muda de opinião, e de ser questionado, e o resultado disso é a imensidão de
    profissionais passando informações desatualizadas ou equivocadas para o
    resto da vida. Só confio em médicos e nutricionistas que têm coragem, que evoluem, se aprofundam e que mudam paradigmas. O Dr. Souto é um que se atualiza, e um dos poucos em que dá para confiar.

    ResponderExcluir