domingo, 5 de agosto de 2012

Blog Páleo / Low Carb de médico português

Interessante blog de médico português abordando vários dos assuntos aqui tratados, e outros tantos. Recomendo:

http://consultadopeso.blogspot.pt/

6 comentários:

  1. Alguém que queira se aprofundar no assunto deveria fazer qual curso de graduação? Nutrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, nenhum. O caminho é estudar bem o inglês, pois aí sim você poderá ter acesso a toda a literatura original desta área. Obviamente, os cursos mais afins a esta área são nutrição, medicina e educação física. Contudo, tenha BEM presente que você aprenderá o OPOSTO de tudo o que lê aqui. É preciso ter pensamento crítico e filtrar as coisas que você aprenderá na faculdade. Aliás, um curso superior deveria ser o local onde você desenvolve o senso crítico, e não um local de onde se sai bitolado. Cabe ao aluno escolher o seu caminho.

      Excluir
  2. Uma dieta low carb esculpiria um corpo parecido com esse?
    http://www.science-facts.com/aborigines.jpg
    Observe que sao extramamentes enxutos, baixissimo percentual de gordura. E nem por isso sao fracos fisicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dieta low carb pode produzir um baixo percentual de gordura. Mas os aborígenes da foto não apenas consomem (por definição) uma dieta paleolítica, eles também caminham em média 7 a 10 Km por dia e matam a sua dieta com as próprias mãos. Em outras palavras, para esculpir o corpo de um caçador-coletor, a dieta é fundamental, mas exercício físico também é importante.
      No mundo moderno, adotar uma dieta baseada em comida de verdade (http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html) e praticar exercícios de resistência (musculação) pode levar ao mesmo efeito.

      Excluir
  3. Dr, por favor me esclareça uma dúvida, é necessário fazer essa dieta por 14 dias sem nenhum carboidrato? em alguns artigos eu li que são permitidos 20 gr de carbo nesses primeiros 14 ou 15 dias, em outros, que temos que fazer 3 dias sem nenhum carbo e depois poderemos acrescentar os carbos aos poucos, estou com dúvida em relação a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe UMA forma de fazer low carb, existem várias. 20g de carbs por 14 dias (sendo que esses 20g são oriundos de salada) é a fase de indução da dieta Atkins. Mas a pessoa pode tentar ir cortando os carbs aos poucos, primeiro o açúcar e a farinha, e só depois o resto, se necessário. Eu particularmente gosto da dieta Atkins. E recomendo que as pessoas LEIAM o livro (http://www.estantevirtual.com.br/q/A-Nova-Dieta-Revolucionaria-do-Dr-Atkins- ).
      MUITAS vezes escuto gente dizendo que tentou Atkins e não teve sucesso e, quando pergunto, nunca leram o livro - o sujeito fez aquilo que o vizinho (que também nunca leu) disse que era a "dieta da proteína".

      Excluir