domingo, 5 de agosto de 2012

Típico almoço low-carb

A dieta lhe parece sofrida?


11 comentários:

  1. Jose Carlos, um empecilho em seguir uma dieta low carb, para mim e para algumas pessoas seria em relação aos custos.
    Por exemplo, 1KG de Arroz e mais barato que 1 kg de carne.

    Posso estar falando bobagem mas acredito que uma dieta low carb não seja muito fácil de se manter pelas pessoas com menor poder econômico.

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    1. Olá amigo. Não é bobagem, é uma colocação muito importante! As fotos acima são motivadoras, servem apenas para mostrar que é possível fazer uma dieta low carb com muito sabor e variedade. Obviamente, não é possível comer nestes padrões a cada refeição. Mas vamos a alguns comentários.

      1) De fato os carboidratos são as calorias mais baratas que existem. Isto explica por que a obesidade concentra-se nas camadas mais desfavorecidas da população. E isto é um fenômeno verificado em todo o mundo.

      2) Por outro lado, com um pouco de criatividade, é possível consumir proteína barata e saudável. Vejamos:
      a) os melhores cortes de frango são os mais baratos. Esta é uma dieta em que a gordura natural dos alimentos é liberada. Assim, coxas de galinha (com pele!), por exemplo, são deliciosas e bem em conta. Deixe os peitos de frango secos para quem segue o paradigma antigo. Um frango inteiro custa muito menos do que um filé.
      b) Ovos são uma fonte muito barata (e deliciosa, e nutritiva) de proteínas. Omeletes, ovos mexidos, ovos cozidos...
      c) carne moída de segunda é acessível (preferimos a de segunda, pois tem mais gordura) e dá para fazer muitas receitas (com vegetais, almondegas, lasanha de beringela com carne moída, presunto e queijo), etc.

      3) Você está gastando um pouco mais agora, e poupando em despesas médicas ali adiante. Lembre-se de descontar os gastos que você deixará de ter (pão, leite, cereais matinais, sucos de frutas, doces e porcarias de todo o tipo, cerveja...).

      Dá para fazer - o mais difícil não é o dinheiro, é a força de vontade, mas quem frequenta este blog já tem isso de sobra.

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    2. Dr. não acho a dieta Low Carb uma dieta cara não, comparando com minha alimentação antes cheia de comida "lixo" a dieta low carb é até barata mas a principal diferença q eu vejo hj é com relação a cetose, pq estando em cetose consequentemente o apetite cai drasticamente, não sei se lí aqui no blog mas acho q sim acho q o sr. msm fala q é normal vc se tocar q já havia passado mais de uma hora do almoço, as x me pego com uma dorzinha de cabeça chata e daí me lembro q não almocei, tenho q literalmente por o relógio pra despertar, alias hj como pra viver e não o contrário ;) e saliento ainda q na dieta acaba q comemos uma qtdd mínima e já estamos saciados e como não há picos de insulina nada de ficar com aquela fome pouco depois do almoço ou jantar, ainda temos as várias opções como o sr. mencionou acima o frango, ovos e como é aqui o meu caso os peixes e mariscos q são mais em conta e quem já está na fase das frutas eu por ex. q faço Atkins uso maracujá, ameixa fresca, morango q alias está na época e ontem msm na feira paguei 1 real a caixinha (comprei logo 7 e hj msm farei geléia de morango com chantily pra me deliciar com meus filhos), então, pouco apetite, pouco comida porém muita energia, saúde e qualidade de vida, nunca me alimentei tão bem como me alimento hj, legumes frescos q compro na feira, minha hortinha sempre me presenteando e olha q sou super versátil na cozinha, sempre inventando e variando o cardápio rss enfim msm q fosse uma dieta cara X a qualidade de vida q temos hj, puxa como foi bem dito ai em cima pelo sr. gastando um pouco mais agora, e poupando em despesas médicas ali adiante ;)

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  2. DR. José Carlos, minha dúvida é em relação aos queijos. Quais os tipos mais saudáveis a serem consumidos?

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    1. Olá. Queijos amarelos, isto é, queijos com muita gordura e quase sem carboidratos. Fuja dos queijos brancos, ditos "light", nos quais a gordura é substituída por soro de leite, leite em pó, goma xantana e outras coisas cheias de carbs. Gosto muito do Minas Padrão (não confundir com minas frescal, que é branco!). Na dúvida, veja o rótulo, ok?

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  3. Boa noite Dr. Jose Carlos, estou começando hoje a dita Low Carb, cheia de dúvidas. Tenho acompanhado seu blog e estou adorando, parabéns.
    Tenho dificuldades com o leite, já não uso a muito tempo, fiz acompanhamento com nutricionista que é completamente avessa ao uso do leite e derivados.. por isso nem quero falar c ela a respeito. Estou um pouco nervosa com o uso de NATA, BACON, leite do coco, coco ralado, etc... Mas estou disposta a experimentar com disciplina. Ninhas dúvidas moram nos lanches, no pré treino por exemplo pois sou praticante de CrossFit,.. e c a Low Carb, o que comer antes do treino?? Até hoje normalmente eu comia 100gr de batata doce cozida e assada com um ovo e uma clara cozidos, isso uma hora e meia antes do treino.
    Affff.... ansiosa!! haha
    gostaria de queimar uma camadinha de gordura em cima do músculo, principalmente no abdomem e "flancos" , por isso estou aderindo a dieta ;)
    grata,
    Adriana

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  4. Mais queima de gordura = menos carboidratos
    Mais performance no cross fit = mais carboidratos (batata doce, por exemplo)
    Laticínios são uma OPÇÃO, não uma necessidade.


    Em 11 de novembro de 2013 21:38, Disqus escreveu:

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  5. Grata pelo retorno, entendi...
    e qto as porções e aos números de refeições, como devo me guiar??
    Adriana

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  6. Pela fome

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
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    Em 11/11/2013 23:40, "Disqus" escreveu:

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  7. Parece ótimo

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
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    Em 07/05/2014 12:27, "Disqus" escreveu:

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  8. Bom, eu moro com meu esposo e dois filhos, que não toparam aderir a nova forma de se alimentar comigo. Então posso dizer por experiência, meu gasto mensal de alimentos aumentou e muito!!! pois compro produtos saudáveis para mim mas ainda tenho que comprar pão, feijão, arroz e tudo mais. Tem sido difícil, mas minha meta é convencê-los á aderir , então estou procurando receitas saborosas para café e lanches que são o desafio (tirar o pão deles). pra ver se fica mais barato. Financeiramente, no geral acho cara sim, porque mesmo que se pare de comprar pão, arroz, etc... o queijo, a carne, e qualquer receita vai cream cheese, amêndoas, e itens mais caros. Mas vale muito a pena, a minha saúde melhorou drasticamente, comecei a seguir o estilo páleo-low carb depois de chegar em casa com várias receitas de remédios pro estômago (um deles era 8 comprimidos por dia) rasguei a receita (aprox. R$ 350,00) e mudei meus hábitos, então se financeiramente parece caro, no quesito saúde fica até barato demais.

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