domingo, 21 de outubro de 2012

A midia se rende II - Dieta sem glúten - revista Istoé

Há alguns meses a revista veja publicou reportagem em que começava a admitir que as gorduras podem ser saudáveis.

Aquela reportagem, embora representasse um avanço, estava longe de ser perfeita.

Já a revista IstoÉ, contudo, acertou na mosca com a reportagem abaixo. É perfeita, e fecha 100% com o conteúdo deste blog e com a experiência clínica.

No artigo sobre trigo, escrito meses atrás, a seguinte frase aparecia com destaque :

É possível que a retirada total do trigo represente a intervenção isolada mais importante de toda a dieta paleolítica.

De fato, ao poucos, a mídia se rende às evidências.

P. S.: Como já coloquei em outras partes do blog, a quantidade de carboidratos que cada um tolera é variável. Para alguns, apenas cortar farináceos é o bastante para perder peso. Para outros, é necessário cortar os demais carboidratos. E, de uma forma geral, não adianta substituir farinha de trigo por farinha de arroz, etc. As pessoas da reportagem substituíram massa e pão por peixe com salada, ok?



Medicina & Bem-estar
|  N° Edição:  2241 |  19.Out.12 - 21:00 |  Atualizado em 21.Out.12 - 23:47

Mais magros sem glúten

Dieta que restringe o consumo de alimentos que contêm a proteína conquista cada vez mais adeptos com a promessa de emagrecimento rápido e saudável

Monique Oliveira

Chamada.jpg
BELEZA
Juliana Paes limitou a ingestão do composto e sentiu melhora no metabolismo
A lista de seguidores famosos é longa. No Brasil, celebridades do porte de Juliana Paes, Luciana Gimenez, Camila Morgado e Alice Braga. Lá fora, gente do calibre das atrizes Halle Berry, Rachel Weisz e Miley Cyrus. Todas aderiram à dieta do glúten, a mais nova febre entre quem pretende emagrecer e manter a silhueta desejada. Só nos Estados Unidos, cerca de 1,6 milhão de pessoas estão seguindo o regime, de acordo com levantamento recente realizado pela Clínica Mayo, prestigiada instituição de pesquisa daquele país. Os relatos de sucesso de quem se submeteu a esse método alimentar são impressionantes: dão conta da perda de cinco quilos já na primeira semana e até 15, 20 e 30 quilos meses depois. A apresentadora Luciana Gimenez, por exemplo, comemora cerca de 32 quilos a menos depois de aderir à restrição do glúten e aliar a estratégia a uma rotina intensa de exercícios. “Deu para perceber a diferença de resultado em relação a outros regimes”, conta. Juliana Paes reduziu a ingestão da substância depois do nascimento do filho, Pedro. A tática a ajudou a voltar à bela forma – e a mantê-la. “Comecei na época em que o estava amamentando”, conta. “Senti que melhorou muito o meu metabolismo, deixando-o mais acelerado, e também observei que diminuiu a sensação de inchaço e desconforto abdominal”, disse.
IEpag82a88_Gluten-2.jpg
Na contabilidade dos especialistas que estão indicando o regime, o saldo também é positivo. “A pessoa percebe uma mudança imediata, para melhor, em todo o seu estado geral, além do declínio do peso corporal”, afirma o endocrinologista Tércio Rocha, do Rio de Janeiro, integrante da Academia Brasileira Antienvelhecimento. “Após duas semanas já é possível notar nitidamente uma redução de inchaço”, diz a médica nutróloga Vânia Assaly, de São Paulo. “E o emagrecimento torna-se bem visível 45 dias depois do início da dieta”, completa.
IEpag82a88_Gluten-3.jpg
O glúten é uma proteína sem valor nutricional e sem calorias. Está presente no trigo, na cevada, no centeio e no malte. É ele que proporciona o aspecto viscoso e confere elasticidade a bolos, pães e massas. Na indústria de alimentos, é adicionado a embutidos e até aos chocolates, justamente por conta dessa propriedade. A dieta consiste em diminuir sua ingestão, como fez a atriz Juliana Paes, ou bani-lo do cardápio. Portanto, seus seguidores ficam sem comer a maioria dos carboidratos presentes à mesa, devem se manter longe da cerveja e do uísque e, na dúvida, precisam ficar de olho nos ingredientes contidos nos alimentos vendidos nos supermercados. “No Brasil é obrigatória a indicação, no rótulo, da ausência ou da presença da substância”, diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
IEpag82a88_Gluten-4.jpg
O principal desafio dos adeptos do regime é encontrar substitutos à altura do trigo e dos produtos com ele produzidos. Aos poucos, porém, crescem as opções para quem deseja tirar o glúten da dieta. A Mundo Verde, empresa consolidada no setor de alimentação saudável, com 170 lojas no País, por exemplo, tem um catálogo de três mil itens livres da proteína. A Rede de Farmácias de Manipulação Officilab, do Rio de Janeiro, criou 12 produtos isentos de glúten. Vários restaurantes também estão incluindo no menu pratos sem o composto. É o caso do Biocarioca e da Delicatessen Zona Zen, no Rio, e do Outback, do América e do badalado Quattrino, em São Paulo, que possui opções no cardápio (leia receita à pág. 86). “Conheci os efeitos da retirada do glúten porque estudo muito sobre nutrição”, explica Mary Nigri, dona do Quattrino. “Fiz um teste comigo, vi resultados e resolvi criar as receitas”, lembra. Nos EUA, o mercado para atender à crescente demanda, o chamado “gluten-free market”, já gira na casa dos US$ 2 bilhões anuais. Entre as alternativas para substituir a farinha de trigo estão as farinhas de arroz e de amêndoas. “Outra substituição pode ser feita usando mandioca e batata”, explica Aline Möller, dona da consultoria Fit Gourmet, em São Paulo. A empresa presta consultoria àqueles que querem adotar uma alimentação livre de glúten “Ensinamos o cliente como seguir o regime”, diz
GLUUTEN-03-IE-2240.jpg
RESULTADO
A apresentadora Luciana Gimenez perdeu 32 quilos após iniciar
o regime e encarar um plano intensivo de exercícios físicos
Há algumas explicações para o êxito desse plano alimentar. A primeira é a mais óbvia: as pessoas emagrecem porque, ao riscar do cardápio os alimentos que contêm glúten, deixam de comer pães, bolos e massas brancas. Desse modo, não ingerem mais uma enorme quantidade de calorias. “Grande parte desses alimentos é bastante calórica”, explica Vânia Assaly. A segunda razão – e as outras também – é mais complexa. A proteína está associada a reações de intolerância. A mais intensa desenha um quadro conhecido como doença celíaca. Trata-se de uma resposta genética grave ao composto que pode deflagrar diarreia crônica, desnutrição, fadiga e, em crianças, também pode levar a distúrbios do crescimento. “É uma reação do sistema imunológico. Um anticorpo é criado contra o glúten”, explicou à ISTOÉ o gastroenterologista Joe West, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido (leia mais no quadro à pág. 86). Estima-se que um a cada 214 brasileiros seja portador da enfermidade. A atriz Isis Valverde, 25 anos, descobriu que tinha a doença aos 19 anos. “Sentia dores abdominais, tontura, boca seca e perdi cabelo”, diz. Desde que tirou o glúten do cardápio, não manifesta mais os sintomas.
IEpag82a88_Gluten-45.jpg
Intolerâncias mais brandas também acontecem, e em número expressivo. “São mais frequentes do que a doença celíaca”, afirma o médico Luiz Carneiro, chefe do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. “Hoje sabemos que a sensibilidade ao glúten é dez vezes mais comum que a doença celíaca”, disse à ISTOÉ o nutricionista Tom O’Brien, da Universidade de Chicago (EUA). Nesses casos, o que ocorre é que, em vez de reações imediatas e mais fortes, como nos celíacos, há a deflagração de um fenômeno conhecido como reação alérgica tardia. “O indivíduo acumula anticorpos mais amenos ao glúten”, explica o microbiologista Bruno Zylbergeld, estudioso do tema. “Com o passar do tempo, isso pode desencadear os sintomas da intolerância”, diz. O fato é que essas respostas – mais ou menos severas, não importa – provocam no corpo inchaço, dificuldades digestivas e processos inflamatórios que contribuem para o acúmulo de peso. “A retirada do glúten evita essas reações”, explica a nutricionista Lucyanna Kalluf, de São Paulo.
GLUTEN-P1-IE-2241.jpg
Intolerância desde o nascimento
O médico cirurgião Gustavo Mattos, 31 anos, de São Caetano do Sul, é celíaco.
Embora esteja bem adaptado e nunca fuja da dieta, ainda sofre para encontrar
pratos livres do composto em restaurantes. “Os funcionários não sabem
informa os clientes sobre esse tema. Falta informação.”
De acordo com o endocrinologista Tércio Rocha, entretanto, não ingerir glúten traz benefícios para a silhueta de todos, intolerantes à proteína ou não. “As pessoas apresentam redução do inchaço abdominal, observam melhora no funcionamento do intestino e também têm diminuição da compulsão alimentar”, assegura. Este último benefício seria resultado da baixa ingestão de carboidratos vindos de alimentos produzidos com farinha de trigo não integral – pães e massas brancas, por exemplo. Por mecanismos complexos, essa categoria de alimentos agrava o impulso de comer além da conta. Há também indicações de que a ausência da proteína na dieta promoveria mudanças no perfil metabólico que favoreceriam a queima calórica e elevariam a sensação de saciedade. Sobre esse ponto, porém, não há consenso médico. “A literatura científica não descreve essas interações”, ressalva o endocrinologista Freddy Goldberg, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
GLUTEN-26-IE-2241.jpg
CUIDADO
A atriz Isis Valverde é portadora de doença celíaca. Por isso, não ingere mais a substância
Embora um dos maiores apelos da dieta seja a perda de peso, a restrição do nutriente é vista como uma maneira de melhorar a saúde de um modo mais amplo. Há muitos registros na ciência dando conta da associação da proteína com várias doenças. Um estudo da Universidade Karolinska, em Estocolmo, Suécia, por exemplo, relaciona o ingrediente à piora da artrite reumatoide, doença que deflagra um processo inflamatório crônico sobre as articulações. “Há evidências de que a saúde pode se beneficiar de mudanças alimentares e a dieta livre de glúten é uma delas”, disse o reumatologista Johan Frostegärd, da universidade sueca. Ele comprovou os benefícios do regime em pacientes que sofrem de artrite reumatoide.
GLUTEN-10-IE-2240.jpg
Cardápio familiar
O casal Rosa Araújo, 34 anos, e Marco Alberto Silva, 43, mudou as refeições da
família por conta do sobrepeso de Silva, que chegou a 126 quilos. Agora, não 

mais alimentos com glúten. Com o regime e uma rotina pesada de exercícios de duas a três
horas por dia, o empresário perdeu 38 quilos. Rosa acabou adotando a estratégia. Eles também
fornecem a mesma alimentação à filha Olívia, 3 anos. “É mais saudável”, explica Rosa
A ingestão do glúten está ainda vinculada à ocorrência de depressão, dores de cabeça e déficit de atenção. As pesquisas dão como hipótese mais provável para a relação entre a proteína e as doenças o processo inflamatório desencadeado pelo composto. Na opinião da nutricionista Lucyanna Kalluf, são os resultados em vários aspectos da saúde que acabam fazendo com que as pessoas mantenham a dieta. “Elas melhoram tanto que não querem mais voltar a ingerir a proteína.”
IEpag82a88_Gluten-6.jpg
O abandono do nutriente, porém, não seduz todos os especialistas. Há médicos que acreditam que a restrição total de glúten é radical demais e desnecessária. “Pessoas que não têm alergia ao composto dispõem de outras maneiras de perder peso”, opina o nutrólogo Durval Ribas Filho. O nutricionista Tom O’Brien é outro que chama a atenção para os problemas que a exclusão da proteína pode oferecer. “Os indivíduos podem ter dificuldade de encontrar alimentos substitutos e correm o risco de ter uma alimentação desequilibrada”, diz. No entanto, o aquecimento do mercado mostra que esse cenário está mudando. “Hoje é bem mais fácil substituir os alimentos com glúten por versões sem o nutriente, pois as lojas de produtos naturais já têm bastante variedade”, diz Juliana Paes, que optou pela moderação, reduzindo a presença da proteína à mesa, mas sem se privar dela por completo.
IEpag82a88_Gluten-7.jpg

IEpag82a88_Gluten-77.jpg

 
Colaboraram: Mônica Tarantino e Simone Blanes
Foto: Felipe Lessa
Fotos: André Schliró; João Castellano/ag. istoé
Fotos: Kelsen Fernandes; João Castellano/ag. istoé; Steven Lawton/Getty Images; Marcus Mam/Madame Figaro/laif; Michael Tran/FilmMagic; Jen Lowery/Splash News

83 comentários:

  1. É Dr. realmente eles não vão ter como correr, só msm admitindo pq os resultados são visíveis e estão ai pra quem quiser ver... em low carb temos sim qualidade de vida e esbelteza como diria o Dr. Atkins rs
    Agora veremos se as autoridades de saúde se manifestaram...
    Abraços e obrigada mais um x estou compartilhando!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.! Adoro o seu blog e aderi a dieta há 3 semanas, já sinto bastante diferença. Eu comia muito pão e macarrão, e estou sentindo muita falta de um pãozinho de vez em quando (principalmente de manhã). Gostaria de saber se é permitido fazer as vezes (1 ou 2 vezes por semana) aquele pão ou panqueca Dukan (com farelo de trigo e farelo de aveia). Esses farelos fazem muito mal? Grata, Natascha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro farinha de amêndoas ou de coco - coisas sem glúten. Dê uma olhada no site http://cozinhandoematkins.blogspot.com.br/ para algumas receitas.
      Em breve vc nem precisará mais desses substitutos, mas até lá, é melhor do que sucumbir ao pão!

      Excluir
    2. Muito obrigada Dr.!!! Seu blog mudou minha vida!
      Tenho 22 anos e em 3 semanas, apesar do peso não ter mudado tanto devido a musculação, consegui perder 7% de gordura corporal! Ainda falta 9% pra chegar no 20%. Estou amando a dieta e quero nunca mais voltar aos carbs! Meu corpo agora considera comer um pratão de massa ou um pacote de batata frita tão "grave" e prejudicial quanto cheirar cocaína.
      Acredito que nunca mais voltarei à vida de antes.
      Obrigada mesmo!

      Excluir
    3. Já ganhei meu dia!!
      Passei pela mesma experiência, sei como é fantástico.

      Excluir
    4. Se um dia o negócio apertar por doce também... A Cacaushow vende uns quadradinhos de chocolate de 85% de cacau... Antes eu achava extremamente amargo, hoje virou um meio amargo para mim, e o de 70% um chocolate doce.

      O quadradinho de 85% (5g), tem apenas 1g de Carb.

      Excluir
    5. Concordo plenamente - eu como de vez em quando. O Jimmy Moore, um famoso low carber americano que mede e publica seus níveis de corpos cetônicos no sangue, se mantém altamente cetogênico mesmo comendo 30 a 60g de chocolate amargo 80% todos os dias. É muito melhor comer chocolate de verdade, amargo, com um POUCO de açúcar, do que uma barra de chocolate "zero", que não tem açúcar mas tem maltitol, que se transforma em açúcar no sangue.

      Excluir
    6. Dr.José!Iniciei a dieta em julho/2012 com quase 73kg e hoje 14/11 estou com 62kg!Muito obrigada pela quantidade de dicas e motivação,pois, sem elas não teria conseguido!Meus exames clínicos antes não eram bons e hoje estão ÓTIMOS!Me sinto MUITO BEM!Meu cérebro, depois do café da manhã com os cokies de nozes/linhaça/castanhas/ovos etc etc nem lembra mais o que é pão!Estou muito feliz!Não sinto falta dos grãos e farinhas!Me sinto com mais energia!Mais uma vez MUITO OBRIGADA!O Sr.Dr.José foi e é a peça fundamental nesta minha nova maneira de VIDA!Abraço e beijo para o Sr.!

      Excluir
    7. Rosângela - puxa, muito obrigado, já ganhei meu dia!!

      Excluir
  3. desculpe, não tinha visto sua resposta.
    meu blog é: http://brasilpaleo.blogspot.com.br/
    abs! otimo blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá dr. Teria como comentar ou enviar algum link sobre os efeitos desta dieta para a saúde intestinal, se tiver algum... Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      http://chriskresser.com/pioneering-researcher-alessio-fasano-m-d-on-gluten-autoimmunity-leaky-gut

      Excluir
  5. Oi Sr, estou pesquisando sobre a dieta Atkins e sobre esse novo (para mim, pelo visto) método de alimentação. Vi que atendes em Porto Alegre, gostaria de saber se acompanha casos que se enquadrem nesse processo além da sua especialidade em urologia.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também gostaria desta informação. contatei você no google plus.

      Excluir
  6. Infelizmente não consegui fazer isso! :(
    Desculpe, posso contatá-lo de outro jeito?
    Se preferir, nem aceite esse meu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. No Plus é bem fácil. Outra forma é pelo twitter: twitter.com/jcsouto.
      Estou evitando colocar o email aqui, para evitar spam e coisas piores.

      Excluir
  7. Doutor,
    além da retirada do gluten temos os picos de insulina no engordamento. Acredita que só a retirada do gluten pode trazer uma vida magra?
    Vale a pena fazer um teste pra Gluten e, se for o caso, fazer um teste retirando-o da alimentação e ver no que dá?
    Pergunto pq se for possível ter saúde comendo um arroz integral, feijão, aipim com frango e tapioca a coisa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, tudo se resume ao grau de sensibilidade à insulina de cada um de nós. Tenho certeza que restringindo os farináceos e os açucares, já se tem 80% do benefício da dieta low carb. Para alguém ativo como vc, acho que dá perfeitamente para ter uma vida saudável com arroz integral, feijão, aipim com frango e tapioca. O único jeito é chegar ao peso ideal e começar a experimentar. A dieta páleo não é completamente low carb. Eu tendo a uma versão mais low carb da dieta páleo mas, ao contrário do que acredita o governo, não há uma orientação nutricional que seja perfeita para todo mundo - somos todos diferentes.

      Excluir
    2. P.S.: o trigo provoca picos de insulina maiores do que o do açúcar puro; uma dieta sem glúten tende, portanto, a ser uma dieta low carb - por isso emagrece.

      Excluir
  8. Olá Doutor.
    Desculpe a ignorância, mas tenho uma duvida, ou melhor dizendo...medo!
    Fiz exames e estou com a glicemia em 120, e o colesterol total em 216.
    Meu médico é contra a Dieta Atkins, mas estou com vontade de fazer porque não quero tomar remédios.
    Por favor, o senhor me aconselha a fazer para baixar esses numeros??
    Se puder, mande email com a resposta para fatimaguimaraes62@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima:
      Uma dieta Atkins comprovadamente é a MELHOR opção para baixar a glicemia. Seu colesterol nem é muito alto, mas provavelmente baixará um pouco também. Os estudos que comprovam o que estou dizendo estão todos publicados e citados neste blog (http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/09/novo-estudo-comprova-que-as-dietas-low.html e http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/08/restringir-gorduras-ou-carboidratos-o.html).

      Não posso lhe prescrever nada via internet, apenas posso indicar os estudos que provam estas afirmações do ponto de vista científico. O que sugiro a TODAS as pessoas é que testem por si mesmas, façam uma dieta low carb / páleo por 30 dias, e repitam os exames para ver o que acontece, pois contra fatos não há argumentos, não é mesmo?

      Excluir
  9. José, sou medica aqui SP e tb vivo e prescrevo dieta low carb. É incrível como depois que estudamos a fundo os fundamentos da dieta, como realmente ela é a que mais faz sentido tanto evolutiva com metabolicamente falando. É uma pena como existe tanto preconceito e tanta, mas tanta informacao distorcida sobre o tema. Espero q reportagens como essa ajudem a nossa pratica, no sentido de fazer com q as pessoas percebam q é sim, totalmente possível viver com menos carbo. Seria interessante q nos, médicos adeptos do low carb, nos uníssemos para criar uma linguagem única e clara q esclarecesse os princípios e os benefícios desse estilo de vida. Que tal fundarmos uma associação?
    Um abraço e parabéns pelo blog!
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, entra em contato comigo pelo google+ ou pelo twitter.com/jcsouto
      Temos, sim, que nos mexer!

      Excluir
    2. Dr. José Carlos, parabéns pelo blog. Eu e meu marido estamos fazendo a dieta low carb desde meados de setembro, e perdemos muito peso. Meu marido perdeu 15 kgs; eu perdi menos (cerca de 6kgs) , mas me exercito muito e notei uma grande diminuição das medidas (só de abdomen foram 10 cm). Ambos nos sentimos bem mais dispostos e eu tive uma diminuição drástica na frequência e intensidade das minhas crises de enxaqueca.

      Dra. Mariana, estou procurando médicos aqui de SP (capital) que trabalhem com a dieta low carb, mas está difícil de achar. Gostaria muito de entrar em contato com você.

      Excluir
    3. Email da Dra Mariana, que sabe MUITO sobre o assunto: mariana_muniz@ig.com.br

      Excluir
  10. Opa JC. Vale a leitura da Superinteressante deste mês hein. Eles utilizaram como fonte de dados o GCBC do Taubes. Única pena foi a escorregada sobre a gordura aumentar colesterol.

    Em tempo. Estou estabilizando o peso. Perdi 16 kg em três meses e agora estou tentando fechar em 80g de Carbs senão continuo perdendo peso.

    Estou muito satisfeito e disposto após esta curta jornada.

    ResponderExcluir
  11. Só para registrar. A Super interessante está com matéria de Carbs na capa. Deram uma escorregada pequena na matéria atrelando aumento de colesterol com consumo de gordura saturada, mas regra geral a matéria é bem interessante. Citaram o GCBC do Taubes como referência.

    Registro também que após três meses e menos 16 Kg, estou tentando chegar aos 80-100g de carbs pois estou com dificuldade de parar de perder peso com a dieta cetogênica... os colegas já estão dizendo que estou parecendo o salsicha do desenho Scooby-doo.

    As digas deste blog me auxiliaram bastante na angústia do início da dieta e é sempre a referência principal quando mando para os que se interessaram pela reeducação que fiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :-)
      Está na hora de malhar para repor um pouco de peso na forma de massa muscular - barbada fazer isso com uma dieta low carb.
      Às vezes o colesterol aumenta, but who cares?? Os triglicerídeos estando baixos, e o HDL aumentando, não há problema nenhum em um pequeno aumento do LDL.

      Excluir
    2. Calma lá Dr... Peguei um martelo dia destes e achei muito pesado, brincadeiras a parte, iniciei exercício leve, mas so para marcar figurinha mesmo. Exercício é igual a salada... tem que fazer/comer por obrigação.

      Mas... Colesterol total está de boa... aumento do HDL e queda no LDL... fim do ano faço o tira teima para ver como estou após reinserir um pouco de carbs.
      Daí vou pedir a contagem da apoli-B.

      Excluir
  12. Doença celíaca é uma doença rara. O que ocorre é que esse pessoal acaba culpando o glúten (proteína totalmente low carb) "inocente" e que só faz mal pra quem é celíaco ou tem outras doenças do trato intestinal, como chron e síndrome do intestino irritável, e emagrece restringindo os carbos. Queria ver a proeza de emagrecerem com farinha de trigo high carb e sem glúten!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razão no sentido de que as pessoas emagrecem por abandonarem o amido (açúcar) do trigo, e não o glúten. Mas eu discordo da "inocência" do glúten para os não celíacos. Dê uma olhada aqui:
      http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

      Excluir
  13. Doutor, nao consegui entrar em contato pelo Google Plus, deixei mensagem no Twitter pra ver se acompanhas as dietas aqui em Porto Alegre...Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Onde esta a receita de Cookies de nozes linhaça castanhas ovos? obrigada!

    ResponderExcluir
  15. You саn also buу bundle ԁeals, whіch most гadio ѕtatiоnѕ offer, to dесгeaѕе the oνerall aԁ
    сoѕt. Whilе the effects of antenna polагizаtion may be
    interpretеd аѕ а геduction in
    the quality of some radio links, some radiο
    designeгs οften make use of this ρгopeгty to tune an antenna to
    their needs bу restricting tranѕmission οr гесeption tо sіgnаls οn
    a limited number of νectors. The Publіс Raԁіo Tunеr from
    Americаn Public Media maу bе one of the best
    raԁio аpplicаtionѕ уou can get.


    Tаke a lоok аt my webpage .
    .. myvideo downloader

    ResponderExcluir
  16. There are many different kinds of tools and techniques required to deliver an
    exceptional SEO India results. Spend some time
    to design a good-looking 404 page, site offline page, etc.
    Search engine marketing (SEM) is an essential a part of any site promotion strategy.
    Working with an SEO expert in your country can help as SEO experts within the same country generally
    know how to optimize websites for a specific country's audience more effectively. It's so important because once customers begin seeking your product or service you will want to have favorable words making your search results optimized.
    There are so many good blogs out there, and if you're one of those writers, you definitely know how important it is that your site gets heard through all of the noise. The tips are as follows:-. The thing that needs to be emphasized is to create text of your website in such a way that the algorithms find them easily. The businesses have understood the need to take SEO services for attaining good search engine placement. Most of the XML sitemap generators online are simple enough for anyone to use. organic search, frequency of blog posts, frequency of on-page optimization, the relative importance of links, the use of social media, the best way to measure results, etc. If the comments are created for solely promotional purposes, they will probably get deleted. Advertise by Selling Branded Products. An SEO strategy should combine a number of elements that work together to get results for you. And, as more and more companies move larger portions of their advertising budgets to internet marketing, there is an even greater demand for their skills. The sooner a site is presented in the search result, or the higher it “ranks”, the more searchers will visit the site. In fact, soon, not using RDFa could put a site at a disadvantage. SEO is becoming the most rewarding career nowadays. The website serves as a way for customers to find the business and be able to see what services are offered. Addition and updation of fresh content always leads to arrival of increased traffic to your websites.

    Here is my webpage; np.xnz.me

    ResponderExcluir
  17. The fact that Toyota chose to uρgгade the eхterior styling, іnterior quality and іnterior roominess of the
    redesigned 2012 Υaris hatсhback rather than upgrading the pοωertrain says a lot about hoω Toyota views the neeԁѕ
    оf smаll car buyers. Yеt anοther waу to
    construct а device to harnеss
    energy from radio waves іs using an antennа, connected to a seriеs of dіоdеѕ and a capaсitor bank that is eагthed.
    It is a more reliable choice when compaгеd
    to tradіtional conсretе or wooden barriers for several reasons.


    My web pagе :: bharatjanani.com
    Also see my website :: video downloader

    ResponderExcluir
  18. People whose body mass indexes are in between thirty five and thirty nine may
    also qualify for the surgery if they are suffering from weight
    related health risks like diabetes or high blood pressure.
    Darin liegt der Unterschied zu normalem Lida Dai Dai Hua Kaffee Geeignet ist der Kaffee nicht nur für <. beheben Sieniemals die eine Stoerung und Sie werden hoechstwahrscheinlich wieder zunehmen oder gar nicht erst - Gewicht verlieren.

    Also visit my weblog Simply click the up
    coming internet page

    ResponderExcluir
  19. The Federal Emergency Management Agency (FEMA) has made available to communities literature which provides guidance and
    technical information educating communities on how to become disaster resistant in
    the face of natural disasters. An alternate electrical power source reduces the probability that the access technique will turn out
    to be inoperable via strength reduction and aid conserve battery lifestyle.
    Although, sound card is integrated device, it functions similar to brightness of the screen when talking
    about power consumption.

    Feel free to surf to my homepage; radiosender - wiki.theavoraproject.org
    My page: http://youmob.com/mob.aspx?cat=1&mob=http://perfectsoul.com/blogs/entry/Have-You-Created-A-Website-That-No-One-Visits-Read-These-Tips

    ResponderExcluir
  20. Along with cheese and cookware shops, the streets will be filled with a number of vendors selling
    a diverse range of food items specially prepared for the festival.
    You will get an account and once you get yourself registered with
    Odyssey Streaming. If your looking for something dark and different or maybe light and lucsious, chances are you'll find it on one of these stations.

    my page :: online radio

    ResponderExcluir
  21. If you haven't already checked out Insights, I recommend doing it immediately. Although we can relax a bit on the side of the numbers still have to pay attention to them and what we may be saying. The like button on Facebook has created one of the biggest fundamental shifts in the way we use the Internet in the last ten years.

    Here is my blog :: http://arduino.org/GlennRous

    ResponderExcluir
  22. Unfortunately, this country is not blessed with consistently good weather so we can't always sit outside, much as we'd love to.
    The early reviews of the Play - Book are mostly glowing, and if RIM really does have a hit
    device here, it would be smart to get it onto as many carriers as possible.

    You may want to use a carpenter's square to verify this.

    Feel free to visit my web-site: click the following website

    ResponderExcluir
  23. She is likely a WARRIOR PERSONALITY I talk about in the KWML Mastery Course on women,
    dating, love, and friendship. Don't leave the landscape designing and terrain optimization to the last moment. We carry R4 SDHC, DSTT, R4i SDHC, Acekard 2i, EZFlash Vi, M3i Zero, and now the i - Edge.

    my web page :: http://www.spielespielen24.de

    ResponderExcluir
  24. Oneway links already obtain invariably obtained some effect on exactly just precisely
    the way good an affiliate site posted from search powerplant end sheets (SERPs).
    Having said that, up until recently, the particular sets of rules were not that can consider
    many most families doing this to taken advantage of features by way of fitness treadmill high on backlinks to your site as a
    result of sites that have it will always be hyperback backinbound one-way one way back-shortcuts with them, no subject matter of any authentic significance.
    These web sites as soon as possible started to be known as "hyperwebsite url farms" also have been dealing with website
    to rise all these grade of their an array of internet webinternet pages.

    Also training, online marketers frequently constructed 1 website page specifically to house reciprocal connections referred to as a web resources website document.
    It was utilized men and women creating reciprocal urls to higher leveraging the
    website looking site improvement however delivered hardly
    any normal content material. Typically, reciprocal web resources happen to be also replace relating to sites which in fact have little or no
    more redirectly importance to one another so.
    Which means, withinside of a urls web often a hyperlink to a purchase page the
    moment the hosting the hyperlink revolved around the aged.
    The idea evidently created certainly basically little awareness
    commonly award any such behind the curtain being ranked adjustments!

    Aol came to be the first steps of leading search engines
    like yahoo to start with exploring learn methods to praise quality links who had significance coupled with
    put on written information to a resource location contrary to rewarding wise,
    however a little unprincipled procedures involved with attempting to cheat the search engine end successes with installation bargains also white baseball baseball cap hints.
    People held having inbound links in the form of determinant among standing, but in addition increased
    your criteria to locate precise high-good links and even penalizing backwebrelationship farms
    and various other ebony chapeau maneuvers.

    A fabulous inlink is usually simple. Anytime some other online business different
    web sites some sort of Website domain site on web pages the fact
    which will urls immediately oh no - your site, simply some sort of backlink.

    Skincare products back link valuable? As they assist create visitors to your blog, in addition
    to while they enable increase your webweb web-home page's web engine standing up.
    All this from easliy found . common check out your webblog? Yes !! And yet on condition that you know typically that variation relating to varieties links and then understand how to benefit from the best mixture of varieties to discover the a good number visitors to your blog. seo link building
    Warning, but, seeing as there are a number of pros and cons to each and every sort of one-way link, and if that you use them improperly or in the wrong formula it is possible to find the truth is charge card optimisation in error.

    ResponderExcluir
  25. The reason is - video-on-demand market is the only model that works on subscriptions.
    Amongst initial releases will be Nixon and
    the Twilight movies. This is useful if your TV is connected to an audio system, as you can browse
    your i - Pod library and select songs wirelessly from the handheld device.


    Feel free to visit my web site :: roku

    ResponderExcluir
  26. The system also can acknowledge up to 500,000 distinct landmarks so you may get
    in excess of just a site name and a few figures.
    This battery really surprised me with how
    much work I could get done in a single day. In appearance,
    Samsung Galaxy Note 2 takes some design riffs from the S3, which feels crystal clear.


    Here is my blog post: samsung galaxy note 10.1

    ResponderExcluir
  27. Samsung Galaxy S3 is the latest version of Android, a whopping 4.
    Note 2 adopts the same cover material of samsung galaxy s3 to make its rear cover, hence strengthening
    fashionable aesthetic feelings, but devoid of flexibility that Note has.
    The design of the phone with slightly round configuration makes it common to the looks of the Samsung Galaxy Nexus.

    ResponderExcluir
  28. On can buy these online as well as form the retail stores as well.
    This phone feels just as solid in hand as any other phone you will hold this year.
    It runs in very smooth and customized way to keep its users satisfied.


    Feel free to surf to my blog - galaxy s4

    ResponderExcluir
  29. It also offers optimum exposures when you're shooting backlit with the help of HDR mode. A few in-camera retouching options are also available, including image cropping and red-eye correction. The portal has been packaged with all these lenses and is an effort towards making it a single stop shop for photographers looking for Nikon camera lenses.

    Feel free to visit my blog post; nikon d7100

    ResponderExcluir
  30. Providing great deals for the customers and full service.
    TUAW was even claimed that a product will be launched in last year's Christmas shopping season. From left to right along the front edge of the Mac - Book Pro are.

    Also visit my web-site ... macbook pro

    ResponderExcluir
  31. I was wondering if you ever thought of changing the layout
    of your site? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.

    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

    Feel free to visit my website cellulite treatment cream

    ResponderExcluir
  32. Greetings I am so happy I found your weblog, I really found you by error, while I was looking on Bing
    for something else, Anyways I am here now and would just like to say cheers for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design),
    I don't have time to read through it all at the minute but I have bookmarked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the awesome work.

    My website; click here

    ResponderExcluir
  33. Many homes have fireplaces for both warmth and
    decor. This removes mold, dirt, fungi or other debris from
    entering the home. With higher gas prices, limit the daily driving you do.


    My web page: nest learning thermostat

    ResponderExcluir
  34. For the better experience of audio-listening, HTC Desire
    C provides you with Beats Audio. Interestingly, the rise in sales of smartphones will come at the expense of declining cell phone sales, currently 90% of the market.

    You may be able to find systems that are priced at a much lower level than that but
    you want to be careful of counterfeit systems that may not work as well as you would expect them to.


    Feel free to visit my web page - samsung galaxy s4

    ResponderExcluir
  35. what exercises hurt tennis elbow

    Review my blog post - what dr to see for tennis elbow

    ResponderExcluir
  36. Hey! I just want to give an enormous thumbs up for the good
    data you’ve gotten here on this post. I might be coming again
    to your blog for extra soon.

    Feel free to surf to my site :: professional seo services usa

    ResponderExcluir
  37. Howdy! I just want to give a huge thumbs up for the nice info you may
    have here on this post. I will likely be coming back to your weblog for
    more soon.

    Look at my web site: bring me the horizon sempiternal stream

    ResponderExcluir
  38. Hello! I just would like to give a huge thumbs up for the nice information you will
    have right here on this post. I might be coming again to your blog for extra
    soon.

    Here is my web site - semi automatic .308 tactical rifle

    ResponderExcluir
  39. Good day! I just want to give a huge thumbs up for the
    great data you have right here on this post. I might be coming back to your blog for extra soon.


    my website :: use of semicolon vs comma

    ResponderExcluir
  40. Hiya! I just would like to give an enormous thumbs up for the
    nice data you will have right here on this post.
    I shall be coming again to your weblog for more soon.


    Check out my site new seoul korean restaurant memphis tn

    ResponderExcluir
  41. Hi there! I simply wish to give an enormous thumbs up for
    the nice info you have got here on this post. I will probably be coming again to your
    blog for extra soon.

    Feel free to surf to my web-site - kpop radio seoul fm

    ResponderExcluir
  42. Howdy! I just want to give a huge thumbs up for the good data you could
    have here on this post. I will be coming back to your blog
    for extra soon.

    Review my weblog ... ost the great queen seondeok free download

    ResponderExcluir
  43. Hi there! I just want to give a huge thumbs
    up for the great information you may have right here on this post.

    I might be coming again to your weblog for extra
    soon.

    Feel free to visit my webpage :: affordable seo services brisbane

    ResponderExcluir
  44. Hey! I just would like to give a huge thumbs up for the good data you may have
    here on this post. I will probably be coming again to your weblog for
    extra soon.

    Have a look at my blog proper use of semicolon however

    ResponderExcluir
  45. Hi there! I just want to give an enormous thumbs up for the nice information
    you’ve got right here on this post. I can be coming again to your
    blog for extra soon.

    my webpage ... bosch semi integrated dishwasher reviews

    ResponderExcluir
  46. Howdy! I simply would like to give an enormous thumbs up for the nice info you have
    here on this post. I might be coming back to your blog for extra soon.


    My web-site seoul south korea airport bus

    ResponderExcluir
  47. Dr Souto: Estou muito preocupado com minha saúde. Minha família é toda cardíaca. Meu pai está neste exato momento internado no Incor para fazer cirurgia de desobstrução de 3 artérias. Sempre me cuidei muito e meu colesterol sempre foi baixo (tanto o bom quanto o ruim). Tenho feito low-carb há 3 meses e hoje peguei os resultados dos meus exames que tenho que fazer a cada 6 meses. Para minha surpresa, e desespero, meu colesterol, pela primeira vez em 35 anos, deu alto. Os resultados foram: Triglicerideos 59 mg/dl, colesterol total 234, HDL 57, LDL 165, LDL dosado 140 e VLDL 12. O que eu faço? Estou bem assustado.
    Obrigado
    Luiz

    ResponderExcluir
  48. Leia todos os artigos sobre colesterol no blog (são pelo menos 5). Se você continuar acreditando que colesterol nestes níveis é problemático, volte a comer como antes. Observe que os dois maiores preditores de risco cardiovascular estão ótimos (colesterol total / HDL = 4,1) (triglicerídeos / HDL = 1), o HDL está ótimo, e que METADE dos pacientes que infartam têm colesterol normal (pois os maiores fatores de risco cardiovascular são inflamação e síndrome metabólica, e não colesterol, muito menos o total e o LDL). Mas a decisão é sua e de seu médico.


    Em 12 de agosto de 2013 16:03, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  49. Agradeço muito por sua resposta, doutor. Já fiquei bem mais tranquilo. Não vou mudar de dieta não, apenas queria ter certeza de que está tudo bem. aproveito para refazer uma pergunta que fiz há um tempão aqui no site, mas não sei o que deu errado, porque ate hoje não recebi a resposta, acho que não ficou gravada, não sei. Peço desculpas pelo abuso e agradeço a atenção. A pergunta foi:

    tenho dificuldade para ganhar massa magra, principalmente nas coxas(especialmente parte interna e parte de tras da coxa. Tenho as coxas bem mais magras do que o restante do corpo) . Alem disso, minha família tem sérios problemas cardíacos, de modo que meu cardiologista recomendou o trabalho cardio-respiratorio na esteira ou bicicleta. Tenho feito o seguinte treino (feito por um professor da academia do meu predio), e agradeço muito se você puder avalia-lo para mim. O treino é sempre feito em 2 aparelhos alternados, por isso coloco o sinal de +, porque faço uma serie de um e uma de outro sem descanso:

    1)Terça e sexta: 2 de 10 de cadeira extensora + 2 de 10 de cadeira extensora com os pés bem afastados (para trabalhar mais a parte interna da perna) , 2 series de 10 repetições de afundo (sem intervalo entre as pernas), 2 de 10 de agachamento para parte interna da coxa + 2 de 10 de stiff,, 2 de 10 de leg horizontal + 2 de 10 de leg horizontal para parte interna da coxa, 2 de 12 de corda (tríceps), 2 de 12 com peso (tríceps) e 4 de 25 de abdominal.

    2)Quarta e sábado: 2 de 10 de supino + 2 de 10 de remada, 2 de 10 de bíceps com peso + 2 de 10 para ombro com peso e 3 de 25 para cintura. Alem disso faço 20 minutos de esteira ou bicicleta, sendo 4 tiros de 30 segundos e o restante do tempo ando ou pedalo lentamente.
    Quando vou viajar no sábado acabo fazendo somente um treino para tronco e 2 de perna, sendo que faço a esteira, que faria no sábado, em um dia de perna.
    agradeço muito se puder me ajudar.
    abraços

    ResponderExcluir
  50. Agradeço muito pela resposta, já fiquei bem mais tranquilo. Não vou mudar a dieta, apenas queria ter certeza de que esta tudo certo. Aproveito para refazer uma pergunta que fiz há um tempão aqui no site, mas não sei porque não recebi a resposta ate hoje, acho que não ficou gravada no site. Peço desculpas pelo abuso e agradeço a atenção. A pergunta foi:
    tenho dificuldade para ganhar massa magra, principalmente nas coxas(especialmente parte interna e parte de tras da coxa. Tenho as coxas bem mais magras do que o restante do corpo) . Alem disso, minha família tem sérios problemas cardíacos, de modo que meu cardiologista recomendou o trabalho cardio-respiratorio na esteira ou bicicleta. Tenho feito o seguinte treino (feito por um professor da academia do meu predio), e agradeço muito se você puder avalia-lo para mim. O treino é sempre feito em 2 aparelhos alternados, por isso coloco o sinal de +, porque faço uma serie de um e uma de outro sem descanso:

    1)Terça e sexta: 2 de 10 de cadeira extensora + 2 de 10 de cadeira extensora com os pés bem afastados (para trabalhar mais a parte interna da perna) , 2 series de 10 repetições de afundo (sem intervalo entre as pernas), 2 de 10 de agachamento para parte interna da coxa + 2 de 10 de stiff,, 2 de 10 de leg horizontal + 2 de 10 de leg horizontal para parte interna da coxa, 2 de 12 de corda (tríceps), 2 de 12 com peso (tríceps) e 4 de 25 de abdominal.

    2)Quarta e sábado: 2 de 10 de supino + 2 de 10 de remada, 2 de 10 de bíceps com peso + 2 de 10 para ombro com peso e 3 de 25 para cintura. Alem disso faço 20 minutos de esteira ou bicicleta, sendo 4 tiros de 30 segundos e o restante do tempo ando ou pedalo lentamente.
    Quando vou viajar no sábado acabo fazendo somente um treino para tronco e 2 de perna, sendo que faço a esteira, que faria no sábado, em um dia de perna.
    agradeço muito se puder me ajudar.
    abraços

    ResponderExcluir
  51. Doutor; não consigo fazer buscas no blog há dias. No link " pesquisar este blog" só aparece "carregando". Não sai disso há dias. Obrigado

    ResponderExcluir
  52. Luiz, acabei de testar e consegui. Tente mudar de navegador e veja se persiste!

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde, gostaria de saber se a aveia contém glúten (aveia em sua forma natural)


    Obrigado

    ResponderExcluir
  54. Doutor, depois de ler seus posts resolvi aderir a dieta low carb, e quando fui comer arroz e feijão novamente tive uma diarréia súbita, e sempre tive histórico de anemia inclusive na gravidez, sem explicações. Acabei descobrindo que sou celíaca..... Comecei nessa pra perder uns poucos quilos, mas você acabou me livrando e me ajudando a descobrir esse problema. Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  55. Pessoal, vamos pesquisar mais.
    Já sabemos que a aveia não contem glúten, mas facilmente se contamina no processo de industrialização. Já existem no mercado marcas que prometem trabalhar apenas com ela, garantindo assim um produto longe dessa contaminação.

    ResponderExcluir
  56. Ok, mas o índice glicêmico continua elevadíssimo, e continua contendo outras proteínas homólogas. E por que fazer esforço para achar uma marca sem glúten de um alimento nutricionalmente inferior?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/04/2014 08:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Muito obrigada pelo esclarecimento Dr. Por favor, o sr. poderia nos falar mais sobre a aveia? Nas minhas pesquisas ela continua sendo uma das mocinhas na perda de peso.
    E tenho aprendido demais com todas as suas aparições pelos blogs a fora, parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  58. Juliana, dê uma olhada à direita, mas postagens marcadas como base teórica. Aveia é amido. Amido é açúcar. Açúcar eleva a insulina.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 23/04/2014 07:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  59. Remarkable! Its in fact amazing piece of writing, I have got
    much clear idea regarding from this paragraph.

    my site - best wireless headphones for tv

    ResponderExcluir