segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Globo, Jornal Hoje: dieta sem glúten

Estamos vivendo tempos interessantes. Primeiro, foi a revista Veja em junho absolvendo a gordura. Depois, a reportagem do SBT em agosto, na qual a Sociedade Brasileira de Cardiologia admite que não é preciso restringir a gordura na dieta nos níveis que a mesma apregoava até então. Então veio a EXCELENTE reportagem da revista IstoÉ sobre os benefícios da dieta sem glúten mesmo para quem não é celíaco. Fora do Brasil, a qualidade do jornalismo é outra (veja aqui e aqui), mas parece que a tampa da panela de pressão está quase saltando, e não há mais como manter a informação suprimida em vista da número cada vez maior de pessoas que obtém sucesso e do peso das evidências científicas publicadas.

Agora é a vez da Rede Globo. Eu sei, na maior parte do tempo eles se dedicam a recitar a sabedoria convencional sobre nutrição. Mas só posso me alegrar com uma reportagem como esta (obrigado ao leitor Edison Morais):

Importante: você não deve, ao contrário do que sugere a reportagem, substituir o glúten por outras fontes igualmente repletas de carboidratos. Mas é verdade que, como escreve o Dr. William Davis (ver entrevista do mesmo aqui), o trigo atual é tão deletério que sua simples eliminação sem nenhuma outra alteração na dieta já é suficiente para produzir perda significativa de peso e melhora dos marcadores de risco cardiovascular em muitas pessoas. Para aquelas que toleram menos os carboidratos, vale o que já sugerimos neste blog.


54 comentários:

  1. Ótimo!!!
    A mídia ajuda a esclarecer os fatos, pois no consultório repetimos extensas explicações, depois o paciente lê ou vê outras informações que confundem todo o entendimento...

    ResponderExcluir
  2. Dr. Seu blog é ótimo! Venho fazendo dieta low carb já há 8 meses e minha vida mudou mto para melhor. Já perdi 18kg e me sinto mto mais disposta em todos os aspectos. Não pretendo voltar a me alimentar como antes, entretanto ainda uso mto farelo de trigo, coisa que pretendo abandonar, mas ainda não consigo abrir mão de coisas parecidas com bolo e pão. A farinha de coco e a de amendôas são caras, o que o sr. acha do coco ralado na versão integral e sem açucar, dá usar tranquilamente, tipo umas 3 ou 4 colheres de sopa por dia? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, as alternativas são caras. Minha opção pessoal foi simplesmente abandoná-las todas - não faço bolinhos ou substitutos de pão. Dito isso, se lhe ajuda, o coco ralado é uma ótima opção. Experimente com leite de coco e adoçante (com ou sem nata): ótima sobremesa.

      Excluir
    2. Se sódio retem líquido e nos deixa inchados, nao entendo como caldo de galinha ira ajudar na prisão de ventre, poderia me explicar dr? Fico na duvida se tomo ele ou lacto-purga. Li no livro do Dukan que ele recomenda uma colher de oleo mineral. Isso funciona na do atkins? E onde
      Possoe ncontrar? Grata

      Excluir
    3. O que retém líquidos e nos deixa inchados é uma dieta com muitos carboidratos refinados (a insulina atua sobre os rins retendo água e sódio - veja http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/07/dieta-atkins-aumenta-o-risco.html).
      Quando restringimos os carbs, o fenômeno contrário ocorre, e perde-se MUITO sódio e água. Isso pode levar a quedas de pressão, tonturas, dor de cabeça e constipação (pela desidratação dos intestinos). Desde a década de 70 é sabido que a reposição de sódio alivia estes sintomas e pode até mesmo evitá-los, se feita desde o início da restrição de carbs. Laxantes (lactopurga, óleo mineral, etc) podem ser úteis num primeiro momento, mas não deverão ser necessário se a dieta contiver (COMO DEVE CONTER) muitas fibras (dieta low carb tem MUITA salada).
      Óleo mineral é usado como laxante desde o tempo de nossos avós e se encontra em qualquer farmácia.

      Excluir
    4. Muito obrigada pela resposta! Tomei um caldo de galinha diluído em 100ml de agua e realmente me senti elhor, mas da uma ansia de vomito danada tomar isso puro rsrs
      Os 20g de carbs (permitidos em forma de salada e legumes) oferecem fibras suficientes para evitar a constipação? Pois queria passar mais de 15 dias na indução e n precisar ficar recorrendo a caldo d galinha ou laxantes. Após os 15 dias se eu continuar na inducao sera q isso some??

      Excluir
    5. Olá. 100 ml é muito pouco, pudera que deu ejôo!! Era para fazer como uma sopa, pelo menos uns 400 ml imagino (a gente mede a quantidade de água experimentando a sopa enquanto prepara). Esqueça esse negócio de indução - coma toda a salada que quiser, isso não vai lhe engordar (não estou falando de cenouras e batatas, ok, são folhas!). A constipação pode ocorrer com QUALQUER mudança de dieta, e passa completamente depois de umas 2 ou 3 semanas.

      Excluir
  3. Olá Doutor a duas semanas conheci o blog e estou encantada, já tinha ouvido falar sobre a dieta paleo, mas graças a si, estou a entender e conhecer melhor, e a praticar :) ainda nao me pesei, mas ja sinto algumas roupas folgadas!Mas hj ouvi uma observaçao e fiquei curiosa, é verdade que o consumo de proteínas animal, faz o sangue ficar em ambiente ácido, fazendo assim com que o organismo nao funcione bem...Gostava de algum feedback!Ah e chamo-me Danielle, tenho 25 anos e estou cada vez mais interessada pela nutriçao de verdade! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Danielle.
      Se a pessoa consumisse APENAS proteínas, isso teria um fundo de verdade. Por outro lado, os vegetais são alcalinizantes. E uma dieta páleo / low-carb é REPLETA de vegetais. Nosso corpo regula o pH de forma muito precisa (com precisão decimal, entre 7,35 e 7,45). Assim como vc não controla conscientemente sua frequência cardíaca ou respiratória, vc não precisa se preocupar com o seu pH a não ser que vc tenha insuficiência renal. Além disso, por que a dieta com a qual nossa espécie evoluiu seria prejudicial?

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Dr. Hoje estive a falar com uma recem formada estudante de medicina, que me disse que a longo prazo este estilo paleo era das piores coisas que poderia fazer, além da perda de massa magra que segundo ela é imensa, os rins e o figado a longo prazo ficariam completamente danificados, e disse-me também que a esperança média de vida no paleolitico era de 20 anos.Confeço que fiquei um pouco assusta, e realmente nao é fácil fazer um reset em tudo que aprendemos( que gordura faz mal principalmente)nao tenho sentido fome, e fico tao feliz quando como o meu queijinho, mas as vezes sinto-me culpada, parece que nao to a fazer o certo!Enfim, obrigada pela disponibilidade!

      Danielle

      Excluir
    3. Antes de abril de 2011 se você me perguntasse, eu diria a mesma coisa. Eu me considero uma pessoa razoavelmente bem informada e inteligente, mas na verdade era completamente ignorante sobre nutrição. Então, não posso criticar a nossa doutora, ela apenas está repetindo o que aprendemos na faculdade de medicina (ou seja, nada no que toca a este assunto). Mas tudo que está escrito neste blog tem embasamento científico e as referências bibliográficas estão todas à disposição.

      Sobre rins, bem, sou especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia, e posso lhe afirmar que não há NADA na literatura que sustente a ideia levantada pela sua conhecida. Leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html

      Quanto ao fígado há menos ainda publicado. Não há NADA na literatura sugerindo que uma dieta low carb seja tóxica para o fígado.

      Eis um estudo sugerindo uma dieta low carb como TRATAMENTO para esteatose (fígado gorduroso): http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22652776

      Eis outro estudo sugerindo uma dieta hiperprotéica como TRATAMENTO para pacientes com cirrose grave:
      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16200232

      E eis um estudo mostrando que, em ratos, uma dieta de ALTO carboidrato é tóxica para o fígado: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22436699

      Os hominídeos passaram 2 milhões de anos consumindo uma dieta low carb, 10 mil anos consumindo uma dieta com grãos e 40 anos consumindo horrores de carbs refinados, e por que o fígado deveria estar adaptado ao que nunca viu antes e não àquilo com o que evoluiu?

      Quem sabe vc consegue induzir sua amiga a ler Gary Taubes?

      Excluir
    4. Eu tentei explicar o que já li aqui,enfim...sigo firme no meu novo estilo, claro que ainda tem um pouco de coca cola zero e farelo de trigo(pao induçao atikins) e cada vez mais noto que nao sinto fome...o que me agrada mt, pois em dietas anteriores mal me aguentava de tanta fome que sentia!Estou c uma pequena lesão nas costas o que me tem impossibilitado de fazer musculaçao que tanto gosto, espero continuar a me sentir bem:) e qnd faço Yoga e pilates (para fortalecimento da lombar e regiao abdominal) me sinto mt bem!Se calhar esteja a exageram mt no queijo, mas acho que é uma fase de adaptação...Obrigada pela incrivel disponibilidade e rapidez das respostas!

      Danielle.

      Excluir
    5. Sugestão p/Danielle: impime essa resposta do Doutor e dê pra ela. Tenho certeza que, caso ela seja uma pessoa ávida por informações sobre nutrição, vai se sentir desafiada/estimulada a compreeder mais pra rebater ou concordar com o Dr. ( a tendência é que concorde e assine embaixo)

      Excluir
  4. Dr.José Carlos, minha pergunta é meio crítica na urgência. Estou fazendo uma Indução perfeita, como estou em casa, estou conseguindo controlar todas as medidas com perfeição, tanto que a fitinha tem ficado roxa forte, mas esta acontecendo algo inédito que me deixou preocupada pq nunca havia ocorrido antes:

    Fezes verdes escuras que eu sei não vem de verduras pq estou comendo dentro da faixa sugerida pelo Dr.Atkins e as vezes até menos. Gostaria de saber se pode ser algo relacionado aos rins e a bílis que ele excreta e se for porque ocorre e qual o procedimento? Ah! Eu tenho tomado muita água. Será que o sr poderia me dar uma orientação?

    Muito Obrigada Dr.
    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea: quando fazemos qualquer mudança súbita na dieta, é normal que o intestino desregule por muitos dias, até que se adapte. Fezes de coloração biliar podem ocorrer durante esta adaptação. Não se preocupe, normalizará em 1 ou 2 semanas.

      Excluir
    2. Muito obrigada Doutor! Era a minha maior preocupação pq o resto esta perfeito!

      abrs
      andrea

      Excluir
  5. Depoimento de uma iniciante:
    Estou no 5 dia de indução. No primeiro dia foi ótimo. No 2 e 3 tive MUITA dor de cabeça e insônia. Mas fiquei firme e forte e lembrava de tudo que li aqui no blog sobre os incômodos e que com o tempo sumiria. No 3 dia so tinba comido ovo no café e como estava mto calor e fui a uma missa num
    Lugr mo
    Fechado suei frio e acho q tive hipoglicemia mas fiquei forte e assim q cheguei em casa comi uma fatia de queijo minas padrao e mta agua. Pra dor de cabeca tomei um neosaldina. Nao comi nada de aalada ate o dia 3.
    Ontem e hj inclui brocolis e bastante folhas .fiquei surpresa pq estou no meu período
    Menstual e mesmo assim emagreci . 2,5kg em 5 dias. Sei q a perda inicial eh de líquido, mas se geralmente nesse período menstrual retenho líquido e engordo 1kg, ter esta perda na balança e visível nas roupas ja folgando é animador e motivante!
    Ontem eu estava uma fraqueza só!Ontem dormi super bem e hj,j por incrivel q pareça, estou ligada no 220v! Estou super bem disposta. Hj iniciei o centrum, o cloreto de magnesio e fiz um pão atkins(com fibra de trigo). Pretedo não usar mais,
    No entanto, como esse período de transição é difícil pra evitar qq deslize eu optei por este pão
    Utilizando td permtido, só não a fibra de trigo( 2 colh sopa 1,2g de carbo (ja descontados das fibras).
    Tenho certeza q vou atingir meus objetivos. A partir de amanha iniciarei meu treinamento funcional + aerobico.
    Força gente!! E obrigada doutor por nos fornecer tantas informações valiosas, conteúdo de qualidade e atenção gratuita!
    Que Deus te abençõe sempre e mantenha essa sua inteligência a favor do bem! Nao tenho duvidas que num futuro proximo , qd a mídia ,os profissionais e autoridades da saúde valorizarem as dieas low carb. e paleo o sr terá seu nome como um profissional
    Influente, pioneiro e colaborador nesse novo
    Olhar para a saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eu sugeriria que as pessoas já começassem desde o início a comer mais sal - isso muitas vezes evita esse mal estar completamente. Sei que os substitutos de pão são necessários no início, assim como coca zero, etc. Só quero dizer que, com o tempo, deve-se ter o objetivo de "desmamar" dessas coisas (penso eu).

      Excluir
  6. Acaaaabei de ver o vídeo e Acabei de eliminar o gluten da minha vida!!!
    to fora! Vou investir na farinha de amendoas como
    Fora
    Indicado
    Por aqui!
    Ah! Oq mais vejo nos blogs de receitas de low carb eh a galera fazendk tudo com fibra de aveia ou PIS (proteína isolada de soja) que conforme o Dr Jose Souto disse, tbm é terrível! O chocolate amargo (70% pra cima) contem gluten???
    E eu comia aveia com leite(lactose)odo dia de manha. Me achava a saudavel mas passava o dia me sentindo inchada! N imaginava q era devido ao gluten!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocolate de boa qualidade não deve conter glúten (seria engrossar a coisa com farinha - coisa de chocolate de segunda categoria). Basta olhar no rótulo, por lei tem que constar.
      Quem de nós nunca comeu aveia achando que estava sendo saudável que atire a primeira pedra.

      Excluir
  7. Outra reportagem sobre o Glúten.

    http://globotv.globo.com/rede-bahia/rede-bahia-revista/v/portadores-da-doenca-celiaca-falam-sobre-o-problema/2261304/
    (Olha o absurdo aos 03:48 minutos ao desaprovarem a eliminação do glúten aos não celíacos)

    É triste que a questão o Glúten não esteja tão difundida quanto à dos alimentos dietéticos, e que os valores de alimentos sem glúten sejam tão caros e não cheguem facilmente a todos os cantos do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, para cada reportagem boa são 20 ruins... Apenas discordo quanto à questão do acesso aos alimentos sem glúten: eles estão disponíveis em qualquer recanto do Brasil e do mundo: são as carnes, frutos do mar, aves, ovos, frios, saladas, frutas...
      O que é difícil de achar e caro é o Junk food sem glúten - mas nós sabemos que não precismos disso.

      Excluir
  8. Doutor,
    Pelo amor de Deus me ajuda?É assim,tenho 24 anos e estou 10kg a cima do meu peso,fora isso comia muito doce e carbo e estava cada vez me sentindo pior,dores de cabeça,cansaço,desanimo e etc.Resolvi mudar drasticamente sempre quando quis emagrecer fazria a tal da reeducação alimentar e sempre me dei bem.Mas agora faz uma semana que estou quebrando a cabeça com tantas informações sobre dietas Low Carbs.Estudando muito,resolvi fazer a Paleo,comendo 2 frutas por dia e um copo de leite desnato ou um iogurte,estou me sentindo ótima,disposta e etc,resolve acrescentar o leite pois li e reli artigos que achei que nao iria me comprometer e iria fazer com que eu ficasse mais tempo na dieta.Em primeiro lugar gostaria saber se tudo bem as 2 frutas e o leite,se tudo bem a minha outra dúvida é as quantidades de proteínas e gorduras continuam a vontade ou por estar ingerindo leite essa regra muda? Ou eu estou fazendo tudo errado?!!e n posso tomar leite nem comer fruta diariamente?me ajuda doutor!!!

    Flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, não existe certo e errado, o certo é o que funciona pra você. Se você se sentir bem e continuar perdendo peso, ótimo. Caso contrário, vá diminuindo os carboidratos (leite e frutas). Escolha frutas com menos açúcar (ver http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html). Se você come um monte carbs refinados vc não pode comer gordura à vontade, mas se vc retirou açúcar e amidos e está comendo apenas umas poucas frutas e um copo de leite, não precisa nem deve ficar controlando quantidades do resto: coma de acordo com a fome, e deixe que seu organismo regulará o resto, ok?

      Excluir
  9. Boa noite doutor. Conheci ontem sobre a Dieta do Dr Atkins e hj seu blog. Estou amando tudo e antes de me apixonar mais e me decepcionar, gostaria de saber se posso fazer estas dietas uam vez que se consome mais gorduras e derivados das mesmas, tenho 43 anos e estou com o triglicerios alto, tenho tiroidite e tomo 175mr de Puran,tenho hipoglicemia sem ter diabetes. Tenho restrições ? Aguardo resposta anciosa pra mudar.Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. De uma forma geral, NADA baixa tanto os triglicerídeos quanto uma dieta low carb. A hipoglicemia se resolve também, após a fase inicial de adaptação. Continue controlando sua tireoide com seu médico.

      Excluir
  10. Bom dia Dr.!
    Tenho uma dúvida enorme: estou na primeira semana de indução e gostaria de acrescentar exercícios. Como numa dieta normal comemos carboidrato para ter energia para malhar e na de jejum nos exercitamos sem carbo, como devo proceder nessa? Meu horario de malhacao é qd acordo. Devo comer antes de malhar ? Malhar depois q comer ovo e queijo? E esperar qt tempo dpois q comer?to super perdida qt a isso!
    E depois de qt tempo sem carbo o organismo se acostuma a ter a gordura como energia pra malhar ? Tendo em
    Vista q quero ficar uns 3 meses na inducao ate 20g de carbo.
    Aguardo sua resposta! Obg!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A energia virá das gorduras e proteínas - é uma falácia esta história de que precisamos de carbs como fonte de energia. Leva 2 a 4 semanas para se adaptar (ceto-adaptação). Você não precisa parar de malhar neste período, apenas não se assuste se o desempenho cair um pouco, pois é temporário e depois o desempenho volta com tudo. Tem pessoas que preferem treinar em jejum de manhã. Eu prefiro comer antes, mas isso sou eu. Mas consumir proteínas (umas 30g) após o treino é importante. Você pode ficar 3 meses na indução, se quiser, mas não precisa.

      Excluir
    2. Certo, supomos que não estou mais em indução e ja acrescentei frutas. Como me baseio q meu organismo estara uilizando a gordura como fonte de energia e nao
      O carboidrato? Existe alguma qtdade de carbo q referencie isso? Fico achando q so estara utilizando gordura como fonte de energia caso eu esteja em
      Cetose. (Ainda confusa rsrs)
      Ah : nao consegui registrar meu nome aqui, ental escrevi como anonima.
      Flavia., 30 anos.

      Excluir
    3. Flávia: não, vc não precisa estar em cetose para queimar gordura. O número mágico parece ser algo em torno de 110 a 120 gramas de carbs por dia - acima disso vc começa consumir carbs demais e tranformá-los em triglicerídeos, baixar o HDL, etc. Mas varia muito da sensibilidade individual aos carbs. Há uma forma simples de medir isso. Você mede os triglicerídeos: se estiverem acima de 100 mg/dl, é provável que vc ainda esteja consumindo muitos carbs, a ponto de o fígado precisar transformá-los em gordura pois vc já terá enchido os "tanques" de glicogênio e já terá queimado carbs para energia e ainda estão sobrando carbs. É nesta situação que o consumo de gorduras na dieta é prejudicial.

      Na prática, o que quero dizer é o seguinte. Se vc não estiver em cetose, mas não consumir farináceos e açúcar, apenas frutas e vegetais em abundância, isso ainda é bastante low carb, e provavelmente lhe deixará com triglicerídeos abaixo de 100 e HDL elevado, mesmo comendo bastante gordura natural dos alimentos.

      Excluir
  11. Ah! Outra duvida: se eu passar esses 3 meses com 20 a 30 g vou perder muita massa magra? Como fazer pra so perder gordura sem risco de massa magra? Pois se musculos eh q aceleram o metabolismo nao queria perde-los e emaagrecer ficando flacida! E o o mau halito ocasionado pela cetose diminui? Ainda preciso continuar tomando o suplemento vitaminoco nesses 3 meses? E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem faz dieta de restrição calórica perde massa magra. A única dieta que permite preservar e AUMENTAR a massa magra ao mesmo tempo em que se perde gordura é a low-carb associada a exercícios de musculação. Este problema do hálito cetótico é mais mito do que outra coisa. Se vc consumir muitos vegetais (e você deve fazer isso), acho que precisa suplementar apenas o sal.

      Excluir
    2. Joia! Obrigada! Qual o nome do livro q o sr. Citou em algum
      Post referente a dietas low carb com exercicios (q nao foi o TNT) , um explicativo sobre os lites verdades algo assim

      Excluir
    3. Não sei se entendi a pergunta (saiu truncada), mas recomendo muito o livro The Art and Science of Low Carb Performance.

      Excluir
  12. Olá Dr. Estou com uma dúvida. Fiz a indução e fiquei na Atkins por um mês. Como já dito, tudo melhorou. Eu havia emagrecido 5kg! Mas fui viajar com meus pais e fiquei um mês fora da dieta... Pra minha surpresa, emagreci 2kg nesse mês! Não sei como!!!

    Fato é que agora estou de volta e já cortei os carbs assim que cheguei, claro! Minha dúvida é: é necessário fazer a indução novamente?

    Gostaria de deixar claro que minha intenção é mudar a dieta pra vida toda, mas eu tenho vários quilos extras por aqui...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto apenas prova que não é preciso estar em cetose para perder peso. Desde que vc continue restringindo os carbs refinados, vc pode perder peso com um cardápio menos restrito. Experimente. Não vejo motivo para fazer a indução de novo se vc estiver perdendo peso - vá experimentando e ajustando a dieta que serve para você.

      Excluir
  13. Doutor pesquisando encontrei isso


    http://www.mundodastribos.com/dieta-atkins-pode-elevar-risco-de-avc-em-mulheres.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Conheço o estudo, e ele é ridículo. Já postei sobre ele aqui. Dê uma lida: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/07/dieta-atkins-aumenta-o-risco.html

      Abraço.

      Excluir
  14. Oi doutor, ja fiz varias perguntas aqui, mas em posts mais antigos e não deve ter visto.
    Estou atualmente na dieta atkins, porem acho ela meio pesada em termos de gordura. Qual a diferença da dieta paleo, low carb e atkins que muitos dizem hightfat...No seu quadro de como acham que eu como, tem até o que o hightfat acha.
    A dieta paleo tem fases? Eu adorei o blog e o estilo de vida paleo, queria saber como começar se alimentos proibidos em fases como a do atkins...
    E no atkins não pode leite de coco na indução, vi em varios sites de receitas paleo que usam muito o leite de coco como ingrediente, o que acha? pode usar?
    Agradecerei muito se puder matar essas duvidas! E parabens!

    ResponderExcluir
  15. Oi doutor, venho comentando e fazendo algumas perguntas.Mas não obtive respostas, deve ser por ter comentado em postes antigos....
    Tenho umas duvidas,agredeceria muito se pudesse esclarecer...
    Qual a difereça do atkins, paleo e low carb e hightfat?
    Eu gostei muito da dieta paleo, atualmente estou tentando seguir a do atkins, mas acho ela meio pesada em termos de gordura.
    A paleo tem fases como a do atkins, em que alimentos são proibidos ou liberados gradualmente?
    O leite de coco é proibido na indução do atkins, porem em sites de receitas paleo ele é usado...O que acha? e sobre farinha de linhaça, amendoas, farelo de soja posso usar para fazer paes e etc?

    Muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alana, verifique bem, pois eu costumo responder sempre.
      Páleo tem um foco na QUALIDADE dos alimentos, e não apenas na contagem de carbs. Por exemplo, não consumir óleos de sementes, não consumir soja, etc. E páleo tem mais carbs. Na verdade, eu não defendo nenhuma dieta específica com fases, etc. Quando sugiro Atkins para as pessoas, é apenas por que está traduzido para o português e dá para seguir como uma receita de bolo. Mas, na verdade, o que eu defendo é bem simples, e não tem fase nenhuma, e se baseia em princípios básicos a partir do qual cada pessoa deverá adequar a alimentação às suas preferências e necessidades:

      1) Comida de verdade. Isto exclui proteína de soja, por exemplo. E inclui MUITA salada.
      2) Cortar açúcar
      3) Cortar farináceos
      4) comer mais ou menos carbs naturais (frutas e raízes) de acordo com o quanto VOCÊ tolera (se não consegue perder peso, reduza estes carbs - tentativa e erro, simples assim)
      5) farinha de linhaça, de amêndoas, de coco, pode.
      6) Leite de coco, na minha avaliação, vc pode comer até na indução de Atkins. Não confundir com água de coco, que é água com açúcar.

      Excluir
    2. Leia também: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/02/diferenca-entre-low-carb-e-paleo.html

      Excluir
    3. Uma dieta low carb é, naturalmente, high fat. Mas vc não precisa comer toucinho (não que eu seja contra). Vc apenas não vai evitar as gorduras naturais dos alimentos. Isso, por si só, já vai deixar sua dieta high-fat. Hoje, por exemplo, eu comi creme de abacate no café da manhã (fruta gorda), depois almocei salmão com salada (peixe gordo), depois comi nata com morangos de sobremesa (nata é 50% gordura), e pretendo jantar um bife com ovo. É ou não é high-fat?

      Excluir
  16. Olá Dr. Aqui estou mais uma vez...Será possivel a abordagem atikins/low carb/paleo nao funcionar com alguem?é que nestas 3 semanas a seguir esta linha aumentei 2 kg.Claro que fiquei triste e preocupada, mas uma coisa me chamou atençao, o percentual de gordura nao aumentou, continua o mesmo, mas nao acredito ter aumento de massa magra, uma vez que nao tenho praticado musculação, apenas algumas aulas de pilates e yoga, pois estou com uma lesao nas costas que me impossibilita de treinar!Na verdade minha procura por uma dieta que nao me fizesse passar fome e que conseguisse emagrecer foi mesmo por isso, por estar parada!De qualquer forma posso está a fazer algo mal?Acabo por jogar a culpa no queijo e nas natas...Nao sei se deveria cortar estes itens...enfim qual será a opiniao do Dr.?
    Obrigada,
    Danielle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle: você já leu esta postagem? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

      Eu penso que TODOS se beneficiam da abordagem, mais alguns bem mais do que outros. Na postagem referida acima, escrevi que outras coisas além de gordura fazem o peso oscilar até 2 Kg para mais ou para menos. E, sim, a massa magra pode aumentar mesmo sem exercício formal, quando vc passa a se alimentar melhor com mais proteínas e uma dieta saudável. O critério de como a roupa está vestindo às vezes é melhor do que a balança.

      Tenha calma, deixe o tempo passar, e revise se não há carboidratos escondidos em coisas insuspeitas (como molhos de salada, sucos de frutas, etc.). Eu duvido que seja a nata e queijo, mas vc pode experimentar diminuir as porções. Vá experimentando - pense em um estilo de vida permanente, que não precisa dar resultado em 30 dias.

      Excluir
  17. O Dr. tem toda a razão, mas não é fácil nao culpar aquilo que é considerado vilao a vida toda(natas e queijo), mas pretendo continuar este estilo, ja a algum tempo vinha reduzinho carboidratos, por isso nao me custou tanto assim...Enfim vou esperar e vê o que acontece,realmente é um processo...Espero atingir os meus objetivos com saúde, e tentar nao desanimar na caminhada...Obrigada!:)

    ResponderExcluir
  18. Olá, obrigada, além destas posso acrescentar as : de linhaça, de chia, amaranto, quinoa, psyllium, farelo de arroz ?
    Att, Benigna

    ResponderExcluir
  19. "Gergelim e Linhaça são das poucas exceções em
    termos de grãos que podem ser consumidos por conterem relativamente poucos carbs (além de não conterem glúten e antinutrientes). Não ajudam, mas em quantidades não muito grandes, não atrapalham."

    Arroz??? Não!

    Banana verde e psyllium - não sei!

    Sobre Chia "Quanto à Chia, são 7 mg de ferro por 100g da semente SECA. E isso vem às custas de 42g de carbs (menos 34g de fibras, ainda são 8g de carbs).
    Veja, prefiro comer 2 ovos e matar minha fome e me nutrir MUITO mais (além de comer algo mais gostoso!), e uma xícara de espinafre com carne moída ou mesmo no contexto de um suflê também oferecem mais nutrição com menos carbs.
    Dito tudo isso, CHIA ainda é melhor do que muita outra coisa - preferível viver à base de chia do que à base de farináceos, não é mesmo?"

    Explore mais o blog. Use a barra de pesquisas no canto superior direito "Pesquisar este blog". digite, por exemplo "chia" e leia!

    ResponderExcluir
  20. Olá Patrícia, gostei do q lí, obrigada. Uso estas farinhas unicamente p/ fazer o "pãozinho" do café da manhã (dão aquele empurrão no intestino) é limitado a esta refeição apenas. Ñ me abituei c/ ovo e carne logo cedo, nas demais refeições verduras, carnes/ovos e azeites...A tarde castanhas e fruta (tudo medido na balança c/ contagem de carbos)

    Att, Benigna

    ResponderExcluir
  21. oi, estou fazendo a atkins indução e gostaria de saber se posso usar o OxyElite Pro que tem Caféina anidra 320mg por cápsula?

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia Doutor, já faz algum tempo que estou seguindo a alimentação paleo - low carb, eu tinha alergias nas mãos, dedos que eram extremamente ressecados que chegavam a cortar que tentei tratar com dermatologista sem sucesso e estava tambem com acnes, após algum tempo seguindo essa alimentação comecei a sentir algumas melhoras, porem eu estava a 1 mes e meio mais ou menos sem consumir o chocolate que sempre foi uma das minhas maiores paixoes mas me fazia ser compulsiva, então por esse motivo, decidi dar um tempo do mesmo para me ajudar na perda de peso q era meu objetivo principal, nesse período me dei conta que minha pele estava limpa como nunca, minhas alergias nas mãos que tanto me sairam caro com pomadas e remedios sem resultado desapareceram. Porém exatamente há 6 dias eu voltei a consumir chocolate, apenas chocolate 85% ou cacau em pó, e já estou cheia de espinhas e minhas mãos coçando e alergias... Agora pergunto, pode haver ligação? o chocolate 85% contem gluten, mas embora eu tenha consumido chocolate todos esses ultimos dias as quantidades não foram elevadas, será possivel, ou devo pesquisar melhor se pode ser algum outro fator? lembrando que a unica alteração q fiz na minha alimentação nos ultimos dias foi incorporar o chocolate novamente. E eu não consumo nenhuma outra fonte que contenha gluten, e nunca me considerei com nenhum tipo de intolerancia em relação a ele ( que eu saiba).

    ResponderExcluir
  23. "que eu saiba"...
    Compre o Lindt 85% (que não contém glúten e tem menos de 5g de açúcar por cada 25g) e veja se faz diferença


    Em 6 de dezembro de 2013 09:55, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  24. obrigada pela atenção !

    ResponderExcluir