domingo, 16 de dezembro de 2012

Atkins, ou não Atkins?

Nos comentários das minhas postagens, são comuns perguntas sobre a dieta Atkins. Se tal coisa pode se consumida na fase de indução, se quem furou a dieta um dia precisa começar novamente a indução, etc.

A dieta Atkins é uma forma de fazer dieta low carb, mas não é a única. E, definitivamente, não são todas as pessoas que precisam seguir as etapas da dieta Atkins.

A ideia do Dr. Atkins era interessante: restringir quase completamente os carboidratos por no mínimo 14 dias a fim de precipitar o estado de cetose, que leva à redução da fome e, acreditava ele, a uma perda de peso mais rápida. Mas isso implica cortar os carbs para menos de 20g por dia, o que deixa o cardápio bastante restrito. Além disso, após esta chamada "fase de indução", a dieta torna-se menos rígida, o que motiva a pessoa a continuar ("é ruim, mas depois melhora").

Bem, como já disse em outra postagem, você não precisa estar em cetose para perder peso em dieta low carb. Cada um de nós é diferente, e cada um de nós pode tolerar uma certa quantidade de carbs. Para alguns, esta quantidade é 40g. Para outros, é 100g por dia. Diabéticos se beneficiam de manter a ingesta sempre muito baixa.

O grande motivo para seguir a dieta Atkins é simples: é o único livro decente de low carb traduzido para o português (embora esteja esgotado, mas encontra-se em sebos e pode ser comprado online). E, se você não pode contar com uma nutricionista que siga esta linha, ter um livro é importante.

Mas eu, pessoalmente, penso que a maioria das pessoas não precisa fazer a indução de acordo com o livro. Eu não vejo motivos para restringir saladas verdes em nenhum momento. E não vejo necessidade de restringir morangos, mirtilos e framboesas, tampouco nozes. Aliás, para a maioria das pessoas, mesmo ameixas, melão, maçã, nectarinas, etc, podem ser consumidos como sobremesa sem prejudicar a perda de peso. Eu digo isso o tempo todo, mas não custa reforçar: a eliminação total do trigo e do açúcar (e, em menor grau, da batata e do arroz) são responsáveis por 80% do benefício. O resto é secundário.

Não há necessidade de complicar com fases, regras detalhadas, etc. aquilo que, no fundo, é simples:

1) Cortar açúcar
2) Eliminar grãos
3) Evitar raízes ("tubérculos")
4) Optar por comida de verdade
5) Não consumir azeites extraídos de sementes
6) Perder o medo da gordura natural dos alimentos.

Pessoal, no fundo é só isso!! Precisa de um doce? Coma uma fruta.
Tá difícil perder peso? Elimine um pouco as frutas. Cada um é diferente. Cada um precisa testar em si mesmo o que funciona, e aquilo que lhe torna possível seguir com o estilo de vida de forma continuada. De que adianta o livro dizer que você não pode comer frutas, se você não aguenta ficar sem?

Numa próxima postagem, vou recomendar os livros REALMENTE bons sobre dieta low carb. Se você ainda não lê inglês, é um bom motivo para se matricular em um curso.

84 comentários:

  1. Vc realmente é ótimo médico, orador, escritor e incentivador. Parabéns!! Concordo plenamente com tudo oq disse neste artigo! e estou ansiosa pelas indicacoes dos livros, principalmente os que falarem de low carb para praticar exercícios com intuito de emagrecer e hipertrofia, pois eh dificil tirar aquela linha q nos foi ensinada para emagrecer: "coma meia hr antes de se exercitar para ter energia " , ja q na low carb n podemos carbs e e organismo se ceto-adapta com a gordura como energia. Nesse quesito ainda fico confusa...
    e em relacao as quebradinhas na dieta. Complica para quem quer q o organismo utilize gordura como energia e tenha bom rendimento e perfomance, nao é? Ja q vi em posts seus q levamos 2 a 4 semanas para nos adaptarmos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Estando cetoadaptado, vc pode treinar em jejum sem problemas. Por outro lado, segue sendo verdade que consumir umas 40g de proteína dentro de 30 a 60 minutos do treino ajuda na hipertrofia. Carbs para o treino? Só se você for um triatleta, por exemplo.

      Sim, melhor é não quebrar a dieta, mas se a quebra for de UM dia (não mais do que 1 dia por semana), os efeitos ruins não vão tão longe. Se fosse assim, seria inviável, não é mesmo? Só pessoas "perfeitas" teriam sucesso? E lhe digo mais, há variações de dieta low carb (especialmente para quem treina para hipertrofia) que RECOMENDAM um dia de "carb loading".

      Excluir
  2. Prezado DR.
    Iniciei a reducao dos carbs, mas na medida que se aproxima a tpm, começo a sentir muita falta de,carbs. Alguma dica, além do óbvio sabido epreconizado?

    Avuardo os titulos dos,livros em ingles, por favor,
    Obrigadq,
    Ge wolf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ge,
      No futuro, isso vai desaparecer, juntamente com a própria TPM! Por enquanto, te recomendo esta postagem de um dos autores que recomendarei na postagem sobre livros: Dr Eades, autor de Protein Power (aproveita e já compra o livro!):
      http://www.proteinpower.com/drmike/saturated-fat/tips-tricks-for-starting-or-restarting-low-carb-pt-ii/

      O trecho interessante pra ti é o seguinte:

      5-hydroxytryptophan

      The last supplement I’ll mention is one I’ve had much success with in treating people who tend to have carb cravings late in the day. 5-hydroxytryptophan (5-HTP) is the precursor to serotonin. Most people who have carb cravings have them because their serotonin levels fall. Taking 5-HTP will bring them back up. It also helps with sleep. Best time to take it seems to be about 4 or 5 PM for those who go to bed at the standard 10-12 PM. You can move the dose around to find a time that helps the most with your carb cravings yet doesn’t make you sleepy other than when you want to be. I usually recommend 50-100 mg. It’s available at most health food stores and natural food grocers.

      Excluir
  3. Ola Dr.

    Fiquei 3 dias sem carboidrato, mas fui em um aniversário e não resisti, comi um brigadeiro e um beijinho...reiniciei a dieta...

    Estou ha 4 dias fazendo a dieta do Dr. Atkins, ainda não consegui comprar o livro e não encontrei para baixar, por isso ACHO que estou sem carbos, pois várias vezes achei que estava sem e descobri que o que estava comendo continha carboidrato !!! Tive que recomeçar vária vezes....mas faz parte da adaptação.

    Agora estou sentindo muito cansaço, sinto muito sono e um desanimo fora do comum, e olha que eu sou acostumada a acordar as 04h50 da manhã para ir a academia, corro 10 km de 2 a 3 vezes por semana (amo correr !!!) e essa semana não consegui fazer nada disso.

    Será que está faltando suplementação??? Já tomo ha um bom tempo vit. C 500mg , Vit. E 400mg, Complexo B, e Acido folico. O que mais posso acrescentar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O livro custa uma ninharia e vc pode comprar aqui: http://www.estantevirtual.com.br/q/robert-c-atkins-a-nova-dieta-revolucionaria-do-dr-atkins

      2 docinhos em um dia não liquidam a sua dieta (2 docinhos TODOS os dias já é outra conversa...)

      Não se faz exercício pesado em indução de Atkins. Diminua bastante, e só volte a aumentar depois de no mínimo 14 dias de Atkins.

      Suplemente com sal (ao menos 2 gramas a mais por dia) e óxido de magnésio (2 comprimidos de 200mg à noite todos os dias).

      E compre o livro!

      Excluir
    2. Mas se a pessoa quiser continuar na inducao por mais uns dois meses, apos esses 14 dias ja da pra acrescentar exercicio tipo hiit e musculacao?? Ou so pode exercicio pesado qd incluir frutas??

      Excluir
    3. Depois que você estiver completamente cetoadaptado, pode correr 10Km em jejum - o corpo usa gordura, e não precisa de carbs. No início da indução, contudo, o corpo fica sem carbs e ainda não consegue usar gordura com eficiência. Vá retomando os exercícios gradualmente até normalizar.

      Excluir
  4. Doutor Souto,
    nas promeiras 48horas de inducao eh possivel emagrecer algo ou so apenas depois??
    e caso eu fique em uma dieta equilibrada mas fazendo apenas dois dias na semana de 20g de carbs sera q tbm da resultado? Vi em alguma pesquisa q fazia mais efeito do q a semana toda de dieta equilibrada.grata desde ja desejo boas festas para l senhor e sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortar um pouco de carbs é sempre melhor que não cortar. Se você quer alternar low carb com high carb e ainda assim emagrecer, compre o livro Carb Nite (http://carbnite.com/). Já te adianto que trata-se de 6 dias de 30g de carbs seguido de uma noite de um MONTE de carbs.

      Excluir
    2. Ai, ai...agora já não gostei!! Comprei o livro (the new Atkins for a new you), li tudinho e comecei Atkins direto na fase 2 há 3 semanas. Já tinha conseguido botar na cabeça que seria pra vida toda...nem tô mais pra paozinho e arroz!! Agora me vem essa de comer carb 1 vez por semana!! Fui lá no site do CarbNite, li tudo que tinha pra ler lá e agora estou numa dúvida cruel...mais cruel que foi (no começo) me acostumar com a idéia de dar tchau pra pão, massas e afins!! Que vida!!
      Ai, Dr. José Carlos, me dá uma opinião: fico na Atkins ou faço a tal de CarbNite? Pra mim as 2 vão ser igualmente "fáceis", já que eu estou abaixo de 30g por dia...só não quero comprometer meu sucesso!! E como fica o carb craving no dia depois da "matança" semanal??
      Obrigada!
      Abraços,
      Patrícia

      Excluir
    3. Patrícia: calma! Não há um certo e um errado, e cada um de nós é diferente. Vou te confessar que testei o CarbNite, e o resultado foi o ganho de 1Kg por semana por 3 semanas de teste - e foi ganho de 3 Kg de gordura - os abdominais estavam sumindo. Obviamente, para algumas pessoas deve funcionar muito bem, mas não para mim. O craving aumenta um pouco depois do dia liberado - é outro problema. Por fim eu, que não comia glúten a mais de ano, voltei a apresentar a dermatite herpetiforme que tinha na época em que comia glúten. Eu citei esse assunto aqui apenas para explicar que há formas alternativas de fazer a coisa. Talvez para algumas pessoas a única forma de levar um estilo de vida low carb é comer carbs uma vez por semana. Bem, melhor isso do que comer carbs todos os dias da semana. Voltei ao meu low carb, e perdi os 3 Kg - espero que isso responda sua pergunta.

      Excluir
    4. Oi Doutor,
      Responde, sim! Resolvi fazer o teste, como o senhor...mas um pouco mais pra frente, quando eu já tiver perdido um pouco mais de peso e não for ficar doida se não der certo pra mim e eu engordar um pouco de volta!
      Mais uma vez, obrigadíssima!!
      Abraços,
      Patrícia

      Excluir
  5. Dr, aumentar um pouco a ingestão de carbos pode travar o emagrecimento? Gostaria de aumentá-la de 20g pra 30g, mas tenho medo de parar de perder peso. Se eu migar por algumas semanas para uma dieta hipocalórica e depois retornar aos 30g low carb pode funcionar melhor? Já adotei o low carb como estilo de vida, mas infelizmente preciso perder peso de forma não muito lenta...pois me caso em julho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral, qualquer coisa abaixo de 30 dá na mesma. Neste momento, eu simplesmente manteria o plano (com 30g) - temos vários meses até lá!

      Excluir
  6. Olá dr.,
    Sou apaixonada por frutas e não sou a maior fã da maioria das folhas (embora adore saladas de brócolis, cenoura, couve-flor, entre outros), então meu consumo de carbs está em torno de 30/40g por dia. Estou emagrecendo dessa forma e vi em algumas oportunidades o sr. Comentar que, havendo perda de peso, não há obrigatoriedade na cetose. Não entendi, no entanto, como o corpo faz o processamento do que eu como. Se é a cetose que ativa a lipólise, isso significa que a energia que meu corpo está usando vem dos poucos carbs que estou ingerindo? Caso esse raciocínio esteja certo, isso significa que os 'efeitos colaterais' do período inicial não passarão, pois jamais ficarei ceto-adaptada? Desculpe se minha pergunta for impertinente para quem possui maior conhecimento do assunto, mas realmente não entendi como o metabolismo funciona nessas situações.
    Desde já agradeço pela atenção e pelo altíssimo nível de informação difundido pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, NÃO é a cetose que "ativa" a lipólise. O que ativa a lipólise é a insulina baixa, e isto depende de cortar açúcares e farináceos. A cetose é simplesmente uma consequência de lipólise acelerada (seja dos lipídios do próprio corpo, seja dos da dieta), na vigência de uma insulina muito baixa. Os efeitos colaterais iniciais são muito menos prováveis se vc consome um pouco mais de carbs. Qualquer mudança de dieta requer algum tempo para adaptação. A dieta que vc está seguindo (páleo) é, na minha opinião, a mais saudável de todas. Eu nunca disse que Atkins é a dieta mais saudável. É apenas o livro traduzido em português que as pessoas seguem na falta de algo melhor. Continue assim, vc está no caminho certo.

      Excluir
  7. Olá Dr, em dezembro começei a dunkan vi q a perda de peso p mim é lenta abaixei mais ainda os carbo da dieta e mesmo assim tenho uma dificuldade enorme de abixar o peso.Só q adoro leite ,yogut etc mas uso o leite só p sujar o café (menos de meio copo).Será q o leit ta dificultando ?até a gelatina troquei pq disseram q só doce menor não tem carbo kk.
    10/12/2012 84.6 kg
    23/01/2013 80 kg
    Durante todo esse tempo nem frutas ,pães ,doces etc,etc.Obrigado me dê uma luz ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, duas coisas. Primeiro, não faça Dukan. Ou siga a dieta como sugerida aqui no Blog, ou então compre o livro do Dr. Atkins. Segundo: me parece que a dieta está funcionando bem direitinho - leia esta postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

      Excluir
    2. Olá Dr. José Carlos,
      Por que o senhor foi tão enfático em desaconselhar Dukan? Me parece que também é uma dieta que limita carboidratos. Pra ser sincera, ainda não entendi porque não devemos limitar as gorduras em Atkins (já que, no fim, as calorias ingeridas contam) e me parece que essa Dukan faz isso. O senhor desaconselha por causa da restrição de gordura ou por causa da volta dos carbos depois de atingir o peso ideal?
      Obrigada,
      Patrícia

      Excluir
    3. Patrícia, as gorduras são saciantes e saudáveis. Coma peito de frango grelhado com salada verde no almoço e veja a fome que dará às 15h; coma coxa de frango com a pele e salada regada a bastante azeite, com uns ovos picados e uns pedacinhos de bacon - não apenas é MUITO mais gostoso, mas a fome só aparecerá na hora da janta. Vc precisa de alguma fonte de energia - se não for carbs, terá que ser gordura. Sem nenhum dos dois, vem a fome (óbvio). Além disso, você estará perdendo os benefícios de comer gordura (aumentar o HDL, aumentar os níveis de vitamina A, D, E e K).
      Mas a reintrodução de grãos é INACEITÁVEL. Glúten é o pior veneno natural que vc pode colocar na boca. Aqui, nem se trata de low carb ou não. É preferível comer carbs na forma de frutas e batata doce em quantidade, mas jamais tocar em grãos. Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

      Excluir
    4. Tá bom, tá bom... :)))) Sobre ser saudável, já entendi que é a combinação gordura + carbs que faz mal! É que é duro se acostumar com a idéia de emagrecer comendo bacon, creme de leite e outras gostosuras! :)
      E sobre o trigo, glúten e seus comparsas...nossa, nem tinha idéia de que era isso tudo: pior do que açúcar!! Vixi!!
      Ah, adorei o post sobre os livros; vou tentar comprar alguns.
      Obrigada!
      Abraços,
      Patrícia

      Excluir
  8. Ana Paula Moreira Lemes8 de abril de 2013 23:24

    Dr, sei que atkins não é sua ~especialidade~, mas eu tenho uma pequena dúvida e gostaria q o sr me esclarecesse. Eu faço uso de 2 medicamentos controlados (amato e sertralina), e ambos possuem lactose e amido como excipientes (dentre outros). Eu pretendo começar a fase de indução logo, minha dúvida é se essa quantidade mesmo tão pequena pode impedir que eu entre em cetose..

    ResponderExcluir
  9. Indução de Atkins permite 20g de carbs por dia. Por maior que seja o comprimido, não deve pesar mais do que 1g.


    Em 8 de abril de 2013 23:24, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelo site, tem sido esclarecedor,por favor, eu queria muito saber se PIS "quebra" a dieta de low-carb, ja li aqui que soja não é uma boa para a saúde mas sinceramente neste começo estou mais preocupado em me adaptar do que em cortar refri zero e PIS caso ela não crie uma quebra no processo low-carb. Grato

    ResponderExcluir
  11. É ruim para sua saúde, e vc pode usar farinha de amêndoas, farinha de coco, e Whey protein. Mas PIS não tem carbs, neste sentido, ok. Mas só neste sentido.


    2013/4/17 Disqus

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito! Esclareceu grande parte das minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  13. Sabrina Gurgel Amaral19 de julho de 2013 22:58

    Dr. Estou muito animada com todas estas informações!! Parabéns pelo profissionalismo!!!!
    Abraços!!
    Sabrina

    ResponderExcluir
  14. Dr. Souto, quais os sinais que o meu organismo sinaliza que está cetoadaptado (utilizando gordura como fonte de energia)?

    ResponderExcluir
  15. Menos fome, capacidade de ficar muitas horas sem comer (pois está usando a própria gordura com desenvoltura). E, claro, cetonas séricas (beta-hidroxibutirato) acima de 0,5 nmol, se você quiser MESMO saber.


    2013/7/21 Disqus

    ResponderExcluir
  16. Doutor, estava lendo por aí quando encontrei esse blog: http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2013/08/finalizando-primeira-fase-da-dieta.html
    Olha como ela quebrou um platô ENORME que nem o jejum intermitente resolveu... Achei interessante e, bom... meio sem explicação para mim. Eu diria psicológico, já q ñ consigo explicar de outro jeito hasuhsusah. Mas achei interessante e gostaria de saber sua opinião sobre o relato.

    ResponderExcluir
  17. Priscila, para algumas pessoas funciona: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html

    Em 5 de setembro de 2013 09:47, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  18. Tinha lido. Bom, vamos ver para mim como vai ser. Semana passada foram bons resultados. Já essa, não valeu a pena. Talvez ainda esteja inchada ou seja algo pra se fazer de 15 em 15 dias.... Vou experimentando e contando

    ResponderExcluir
  19. Dr. Souto eu uso aquelas tiras da bayer ketostix, eu fazia a dieta que se faz o carb load nos finais de semana e as tiras nunca ficaram tão roxas quanto agora fazendo paleo, mesmo após beber água ;)

    ResponderExcluir
  20. Desisti das frutas (que amo). Basta um inocente moranguinho pra ficar varada de fome!

    ResponderExcluir
  21. Coma com nata. O que dá fome é fruta em jejum.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/12/2013 15:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela disposição em ajudar. Seu blog mudou minha vida e meu peso. Pra melhor. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde, estou consumindo no café da manhã um pão que vi a receita se não me engano aqui no site. Nele consta Farelo de Aveia como um dos ingredientes. Isso é um problema para a minha dieta?

    Desde que comecei a paleo faço muita musculação pesada todos os dias (Inclusive aos domingos) perdi ao todo 7kg (em 2 meses) e vejo que não está tao facil de perder peso mas a minha dieta anda bem equilibrada conforme a dieta paleo. Como basicamente comida de verdade com este pao pela manha de vez em quando. Minha média de carb/dia fica de 20 a 40g, alguem pode me dar uma luz? Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Olá Wallace,

    O índice glicêmico da aveia é alto, apesar do farelo ter menos carbs, tem glúten. Use farinha de coco ou de amêndoas. (procure aqui http://nutridaspanelas.blogspot.com.br/ a receita do pão de farinha de amêndoas).
    Uma mísera colher de sopa de aveia tem 5g de carbs... Eu não como! Mas não posso afirmar com certeza de que é isso que está te travando. Retire por 2, 3 semanas e veja se melhora. Fora isso, pode ser que falte mesmo é tempo!

    ResponderExcluir
  25. Ok, eu vou tentar ficar sem por um tempo! Só acho estranho só este alimento ja melar com a perda de peso. O único outro carboidrato que eu como no dia é um copo de iogurte integral ou seja...minha média diária de carboidrato é de 13g juntando a colher de sopa de aveia e o iogurte que tem 8.

    ResponderExcluir
  26. Veja bem, Wallace, não falei que era a aveia! Não posso afirmar mesmo! Não sei a quanto tempo está em LCHF, mas a maioria leva mais tempo para emagrecer.
    Vc tem comido boas gorduras?

    ResponderExcluir
  27. Ando comendo gordura de carne, ovos, azeite extra virgem, queijos amarelos. Sem muita frequencia como castanhas e acho que é isso basicamente o que eu ando comendo de gordura. Estou em LCHF a 2 meses.

    ResponderExcluir
  28. Eu faço minhas carnes na banha, uso bastante óleo de coco e manteiga. Tem pessoas que precisam diminuir os queijos e laticínios, outras emagrecem com eles. Mas 7k em 2 meses não é pouco!

    ResponderExcluir
  29. Prezado Dr,
    Estou seguindo a dieta recomendada pelo Tim Ferris. É uma low-carb com um pouco mais de restrições. Por exemplo, ele recomenda cortar o leite e todos os derivados. Ele justifica dizendo que este, apesar do baixo indice glicemico, elevam o pico de glicose por motivos ainda não muito claros. É mesmo necessário cortar o leite e derivados?

    Outra questão: Tim Ferris recomenda cortar absolutamente todas as frutas, exceto limão, tomate e abacate (esse último moderadamente). Tudo bem com essas frutas? Estou constipado desde o começo da dieta: teria algum problema em inserir suco de mamão sem açucar um dia sim, um dia não para regularizar meu intestino?

    ResponderExcluir
  30. Olá Franz,

    Leite tem 10 g de açúcar por 200ml. Não é aconselhado. Já os fermentados (iogurtes, queijos) e a gordura do leite (manteiga, nata) podem ser consumidos pra quem os tolera. É preciso testar!

    Quanto as frutas, não vejo porque restringir o coco. Frutas silvestres tem baixo IG e tbm podem ser consumidas - http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    Para melhorar a constipação, aumente o consumo de água, sal e das boas gorduras (óleo de coco, manteiga, bacon, banha, azeite). Pode comer abacate todos os dias. Iogurte/Yakult natural costuma ajudar tbm "Penso que a melhor opção é fazer o iogurte ou yakult em casa. O yakult
    principalmente porque não existe esse tipo de probiótico sem açúcar e com
    gordura no mercado. Todos são feitos com leite parcialmente desnatado ou
    desnatado e açúcar. Nesta postagem paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html ensina a fazer o iogurte caseiro. Lembre de usar sempre o leite INTEGRAL de boa
    qualidade. Para o yakult é só substituir o iogurte por 2 yakults (ou actimel)."

    ResponderExcluir
  31. gente ele não está tendo pouca perda de peso porque está ganhando massa magra não? ele disse que malha pesado todos os dias!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Dr. Souto, não recomenda PIS em paleo, é isso?

    ResponderExcluir
  33. Dr. Souto, estou consumindo quase 50 grs de carbs por dia, tenho hipo, será que assim consigo emagrecer, pois estava consumindo apenas 20 gr, e soube que quem tem hipo, uma dieta muito restritiva não dá certo, o que acha Doutor??

    ResponderExcluir
  34. Olá Juliana,

    PIS é soja. Só isto já basta para ser anti-páleo. É altamente processado, cheio de anti-nutrientes e tem efeitos hormonais imprevisíveis para nós.

    ResponderExcluir
  35. Pois é, e agora descobri que quem tem hipo não deve consumir soja, vc sabe me dizer porq temos que evitar raízes (tubérculos) se são paleo? minha amiga faz paleo e diz que comeum tubérculo tds as noites na janta, agora fiquei na dúvida, Patrícia Ayres.

    ResponderExcluir
  36. Ninguém deve consumir soja.... ( http://www.umaoutravisao.com.br/secoes/Soja/soja_page.HTML )

    Não precisa evitar raízes se não quer emagrecer. E mesmo comendo um pouco, pode ser que emagreça. Precisa testar. Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    ResponderExcluir
  37. Deus me livre, tenho 20 kls pra emagrecer ainda, não vou comer então, só não sei como vou conseguir comer 50 grs de carbos comendo só saladas e verduras, pode me dar uma ideia?? vou ler os links que me passou, e obrigada por responder Patrícia.

    ResponderExcluir
  38. Se precisa controlar assim, use o fatsecret!

    ResponderExcluir
  39. Eu uso sim, obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Amelia Schwarzeluhr1 de abril de 2014 19:02

    Dr ando me sentindo muito irritada e meu apetite aumentou. Um exemplo de um dia da minha alimentação: 6:00 tapioca com manteiga e café / 10:00 1 ovo cozido / 12:30 200 gr proteina

    ResponderExcluir
  41. Amelia Schwarzeluhr1 de abril de 2014 19:03

    18:00 omelete de 4 claras com 2. colheres de sopa de farinha de coco! O que vc acha Dr??

    ResponderExcluir
  42. Amelia Schwarzeluhr1 de abril de 2014 19:05

    Ah, no almoço junto com a proteína sempre tem um prato de alface e tempero com mostarda .

    ResponderExcluir
  43. Amelia, se você come às 6 e às 10 já tem fome pra comer de novo e às 12:30 come novamente, tem algo muito errado...
    Veja, uma das características da paleo/LCHF é que te deixa satisfeita. Não é pra comer toda hora, pelo contrário.
    Dito isso, não vejo muitas gorduras na sua alimentação. Coloque mais gorduras boas às suas refeições - óleo de coco, manteiga, azeite, banha. Coma abacate e coco.
    Pra que separar as claras das gemas? Não separe a gordura da proteína - a gordura é o que garante a saciedade!

    ResponderExcluir
  44. Amelia Schwarzeluhr2 de abril de 2014 10:59

    Obrigada Patrícia! Realmente tem algo errado! Eu morro de fome! Vou seguir sua dica! Bjo

    ResponderExcluir
  45. Perder 7 kgs em 2 meses e ainda fazendo musculação, sabe o que de errado? Nada, isso é tudo o que queria. 3,5 kgs por mês, pouco? Eu sonho com isso rssss abraços

    ResponderExcluir
  46. Fernanda Oliveira19 de abril de 2014 21:14

    Dr. Souto, estou há 2 semanas em Atkins, perdi em torno de 4,5 Kg nas duas primeiras semanas mas nesta última estacionei. Fiz teste com as tiras e estou em cetose (foto anexa). O problema é que acho que estou comendo demais (nesta última semana), mesmo sendo dentro de tudo o que é permitido: picanha com 2 dedos de gordura e panceta infinitamente!!! Creme de leite, muita coca zero (por enquanto não consegui abandonar, sou viciada), salada, tomate, ovos, carne moída, linguiça, atum, salmão, shoyu, gengibre. Então acabo meio duvidando de poder comer à vontade pois estacionei, mesmo ingerindo no máximo 20g de carbo por dia. E também não me sinto perfeitamente bem. Não vou dizer que estou cansada ou indisposta, mas acordo quase todos os dias com dor de cabeça e sinto como se fosse uma cãimbra nos músculos quando subo escadas, pego algo pesado ou faço um movimento repetitivo. E uso bastante sal na salada e em tudo, por isso não estou entendendo tudo isso. O que pode estar estacionando minha perda de peso e causando estes sintomas? Só esqueço de beber os 2L de água por dia às vezes. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  47. Juliana Moura Xavier24 de abril de 2014 02:26

    brocolis com batata doce e frango e low carb? eu como salada c carne nao me satisfeito. agora se eu acrescenta batata doce com brocolis fico satisfeita

    ResponderExcluir
  48. É páleo. Batata doce não é low carb, mas pode comer se não lhe travar o emagrecimento.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/04/2014 02:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  49. Juliana Moura Xavier24 de abril de 2014 15:31

    Eu gostaria de saber se posso consumir pao de amendoas no comeco da dieta ?

    ResponderExcluir
  50. Juliana Moura Xavier24 de abril de 2014 15:32

    Posso comer bastante brocolis c frango

    ResponderExcluir
  51. Juliana Moura Xavier24 de abril de 2014 15:46

    Eu faco Interval training" eu queria saber qual a dieta mais indicado p mim ? Tou em duvida entre low carb e paleolîtica.bjus

    ResponderExcluir
  52. Pode sim. Mas se travar o emagrecimento, modere. leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    ResponderExcluir
  53. Oi doutor, iniciei a dieta a 4 meses , com algumas jacadas, perdi 8 kilos, tem semanas que fazendo tudo direitinho não perco uma grama, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  54. FERNANDA FERRAZ LEMOS2 de julho de 2014 14:27

    Que belo blog! Encontrei por acaso numa dessa "googladas". Fui diagnosticada com SOP e a prolactina está nas alturas, 43,52, estou tentando engravidar há 3 anos. Pretendo adotar este estilo de vida o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  55. Alessandro Amaral14 de julho de 2014 13:58

    Doutor, boa tarde! Com relação à literatura, já existem alguns títulos sobre dieta paleo e low-carb em espanhol (facil ára quem não lê inglês) e português na Amazon ( www.amazon.com.br ). Aliás, fica aí a sugestão: publique o seu lá também!

    ResponderExcluir
  56. Quais?

    Sent from mobile phone
    Em 14/07/2014 13:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Alessandro Amaral14 de julho de 2014 14:13

    La Solucion Paleolitica: La Dieta Humana Originaria (Spanish Edition) por Robb Wolf (13 Mar 2014) - eBook Kindle, Além de "Barriga de Trigo", "Dieta da Mente" em português e outros.

    Tem vários livros de receitas também em espanhol e muitos, muitos em inglês.

    ResponderExcluir
  58. La Solucion Paleolitica: La Dieta Humana Originaria (Spanish Edition) por Robb Wolf
    Grande dica, vou postar


    2014-07-14 14:13 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  59. "Precisa de um doce? Coma uma fruta." Mas como faz quem O-D-E-I-A profunda e visceralmente toda e qualquer fruta e vomita se tentar comer alguma? A única exceção, a única que eu *tolero* comer (não gosto, apenas tolero) é banana - que tem toneladas de carboidrato. Gosto dos sucos cítricos e de maracujá, mas só mesmo o suco, e *coado* - não consigo comer a fruta (os fiapos do bagaço me dão aflição e acabo tendo náuseas). Gosto de coisas com sabor de morango e framboesa, mas não consigo comer a fruta. O resto, nem pensar. De algumas, como melão, mamão, abacate, jaca e manga, só o cheiro já é capaz de me provocar ânsia de vômito. Total e absoluta revulsão e repugnância, mesmo! :-(

    ResponderExcluir
  60. Bom, talvez vc tenha que recorrer a coisas como pó de gelatina de morango diet com nata, etc.

    Sent from mobile phone
    Em 15/07/2014 07:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  61. Dr Souto, na sua opinião, emagrece-se melhor em cetose?
    Já li o Sr. falando que não precisa entrar em cetose para emagrecer... Mas fica essa dúvida.
    Grata!

    ResponderExcluir
  62. Bolinho páleo do Dr Souto! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/o-bolinho-mais-facil-do-mundo.html

    ResponderExcluir
  63. Em geral, penso que sim.


    2014-08-19 11:11 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  64. Dr. Tenho uma dúvida, não posso tomar café devido a enxaquecas que tenho, eu posso consumir a nata tipo 2 a 3 colh de sopa? Ou é muito? As vezes como um pedaço de queijo ou ovos ou só a nata com canela, lembrando que o meu objetivo é emagrecer!

    ResponderExcluir
  65. Amélia, porque APENAS as claras? Coma um omelete com ovos completos... A gordura e as proteínas do ovo completo que darão muito mais saciedade!!!!! Aproveite e faça seu omelete numa base de manteiga (tipo uma colher de sobremesa de manteiga, derretida na frigideira que será feito o omelete).... Vc precisa adicionar gordura pra se satisfazer por mais tempo.... Outro ponto, tapioca é carbo simples, de rápida absorçao que causará um aumento de insulina no seu organismo... Que tal trocar a tapioca por algo com mais gorduras e menos carbos? Por exemplo coco, abacate, ovos fritos, bacon..... Espero que tenha te ajudado!

    ResponderExcluir
  66. Dr. Evitar raízes... tranquilo. Porém, como substituí totalmente o trigo da minha alimentação, como o aimpim. Mau negócio?

    ResponderExcluir
  67. É trocar 6 por meia-dúzia. Sim, aipim é melhor por não ser inflamatório. Mas é amido igual.

    Sent from mobile phone
    Em 02/10/2014 22:03, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir