sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ninguém te obriga

Respirar e comer são duas atividades sem as quais não podemos viver. Mas há uma grande diferença, uma diferença fundamental. Você não pode ficar mais do que alguns segundos (talvez alguns minutos se você for um mergulhador treinado) sem respirar. Assim, se você está em uma cidade poluída, você não pode parar de respirar. Se alguém está fumando do seu lado, você fumará junto, não é possível prender a respiração por muito tempo. Mas ninguém te obriga a comer. É isso! Comer é uma atividade tão básica e, no entanto, está completamente sobre nosso controle consciente. É por isso que existe greve de fome, mas não existe greve de respiração.

Estão chegando as festas de fim de ano. Confraternizações, amigos secretos, natal, ano novo... E todas giram em torno de comida e bebida. Mas, espere - ninguém te obriga! Ninguém te obriga a comer carbs - eles não são como a fumaça que entra em seus pulmões contra sua vontade - VOCÊ PRECISA FAZER O ATO CONSCIENTE de pegar o docinho, a torta, o salgadinho, e colocar na boca. Diferente da fumaça, você pode estar cercado por todos os carbs do mundo, mas entre todo aquele açúcar/amido e a sua corrente sanguínea existe você - uma pessoa com vontade própria, capaz de tomar suas próprias decisões.

Ontem, eu fui a uma dessas celebrações. O cardápio? Rodízio de pizza. E agora, o que fazer?? Ir embora? Comer pizzas e jogar tudo tudo para o ar?

A primeira coisa que um "low carber" experiente faz nestas situações é matar a fome ANTES, e eu fiz isso, já que não sabia o que seria servido. Na minha opinião, o objetivo destes encontros é a confraternização, o contato humano, e não encher a barriga. Do contrário, seria mais prático ir comer sozinho num buffet. Assim, tendo comido antes de sair de casa, fica fácil resistir a seja lá o que for.

A segunda coisa é o improviso. Rodízio de pizza? Deu vontade? Simples, coma o recheio! Eis o resultado:

Isso foram 10 fatias de pizza - calabresa, muzarela, coração, quatro queijos, marguerita, etc... O mais interessante, contudo, foi a observação de um amigo que, ao meu lado, comeu a mesma quantidade de fatias, mas COM a massa. Ele disse: "nossa, fico imaginando toda essa massa de pizza empilhada no meu estômago". Pois é, uma imagem diz mais do que mil palavras...

Assim, lembre-se: no Natal, no ano novo, você sempre encontrará uma opção (peru, lombinho, presunto, regado a espumante brut ou vinho seco, opções não faltam). Você PODE terminar esta época do ano mais leve do que começou. Pois VOCÊ determina o que entra na sua boca. Ninguém te obriga.

23 comentários:

  1. Você foi acompanhado? Se eu fizesse isso minha esposa me mataria :)

    Mas é uma boa ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, fui sozinho :-)

      Mas prefiro a esposa me matando do que minha refeição fazendo isso :-)

      Excluir
  2. Sensacional, doutor. A gente fica arrumando mil e uma desculpas pra sair da dieta, mas, como o senhor mesmo disse, ninguém nos obriga.
    Não somos coitados, pelo menos quanto à alimentação, a escolha é sempre nossa.

    ResponderExcluir
  3. É doutor, a prevenção é o melhor negócio. Na dieta Atkins são poucos os lugares em que precisaremos ficar sem comer nada ou nem sequer entrar. Sempre haverá opções, mesmo que seja preciso pedir para tirar alguns itens do preparo, mas sempre teremos opções. Muito bem colocada esta postagem, muito apropriada para o fim de ano e suas festas. Vou passar uns dias de férias em um hotel que servirá as três refeições, mas como é um apart hotel, levarei meus itens indispensáveis e deixarei na minha geladeira: pão da indução pronto, ovos, queijos, azeitonas, nata e alguma sobremesa preparada, pronta em potinhos com tampa - pra não sucumbir as tentações dos sorvetes, que sou apaixonada. Sei que o café da manhã tem aquela variedade imensa de pães, mel, geléias, cucas, iogurtes - ai meu Deus... - mas vou conseguir resistir. Afinal, me sinto tão bem como estou, sem carboidratos, sem todos os efeitos que ele causa em meu organismo, que fico feliz em abrir mão dele. Em 2013 será um dos raros anos em que não começarei fazendo promessas de perder peso e iniciar uma dieta milagrosa, toda arrependida do excesso de peso. Esta virada de ano será apenas uma continuação, onde o fato de fazer dieta nem entrará na minha lista de objetivos a alcançar, porque já está assimilada, incorporada na minha mente. Passou a ser natural conviver com ela. Ela é fantástica. Parabéns pela idéia deste alerta. Mais uma vez sua postagem foi certeira. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as suas palavras Susanna! Ja emagreci 6kg em 16 dias de atkins. Estou me sentindo super bem, nao estou deixando de sair, e sempre escolho comer oq esta dentro da dieta. Nao tenho fome, apenas vontade. Tipo doces e chocolate, mas ser magra é muito melhor, entao sempre resisti.
      O ruim eh ouvir as pessoas me chamando de radical, dizendo q to me alimentando mal e etc, mas os resultados ja estao deixando-as mais caladas.
      Tbm vou estar na sua caminhada, fim de ano sem alcool e sem carboidratos. Romper o ano "continuando" a dieta , sem falsas promessas , ja me deixa feliz e sabendo q to no caminho certo.
      Vamos q vamos! Nao estamos sós nessa caminhada!
      Fé!
      Abraços

      Excluir
  4. É por isso que eu não deixo de acompanhar esse blog. Toda postagem é um grande incentivo e nos mostra que estamos no caminho certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, acho que para promover uma mudança tão grande no seu estilo de vida, quando todo mundo a volta faz tudo tão diferente, é importante mobilizar todos os sentidos. Procuro ler sobre a dieta SEMPRE, ver videos no youtube e ouvir podcasts. Ouço os podcasts do Jimmy Moore, são muito bons. Assim, fazendo esta "imersão total" me sinto menos ET e mais seguro. Creio que com o tempo, as decisões se incorporam na rotina e você começa a fazer o que é bom para você no automático.

      Excluir
  5. Já cansei de fazer esse truque da pizza hahahaha. Ontem saí pra tomar chopp com os amigos e resisti bravamente. Boa sorte pra todos!

    ResponderExcluir
  6. Emagreci 7kg em 17 dias de indução atkins e vou continuar ate arkngir meu objetivo (10 a 20kg). No começo minha mae ficava me empurrando arroz, reclamando pq eu so comia carne e saladas e nada de frutas e eu nem aí; fazia cara de paisagem.
    Hoje, minha mae ja tinha lreparado uma omelete pRa meu almoço, me incentivando pq ta vendo os resultados no meu corpo e bem estar.
    Tomar mta agua virou um habito q nem escovar dentes. E antes eu nao tomava. A dieta incentivou.
    Hj quase xinguei o garçom. Fui jantar num rodizio de comida japonesa e dispensei os fritos e com arroZ, so comi polvo na manteira, sashimis e pedi temaki sem arroz, so com salmao e cream cheese. Qd coloquei um pequeno rolinhode salmao na boca e ja tinha engolido pq era pequeno vi q tinha arroz dentro.morri de raiva! Pq fiz td certinho sempre e engoli esse arroz sem ser culpa minha . Espero q nao estrague a dieta. Mas fiquei feliz pq antes eu chutava o balde, tipo" ja quebrei agora vou comer td " e hoje nao; hj relevei, nao vou encucar com esse arroz pq nao eh dieta temporaria ,eh um estilo de vida. Nunca mais quero ter compulsoes e farras alimentares. Emagrecer me da muito mais prazer . Se abaixar sem esforço, sair sem calça apertando na barriga, eh muiiiiito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí! Quem nunca comeu acidentalmente um crouton perdido numa salada Caesar?...hahaha Mas com certeza não é isso que vai afetar o seu resultado. Siga em frente, seja persistente e verá os benefícios!

      Excluir
    2. Com certeza não será um crouton ou um pouquinho de arroz que irá "estragar" a dieta. O problema é comer um pouquinho todos os dias. Não existe esta coisa de estragar a dieta em um único dia, podem ficar tranquilos.

      Excluir
  7. Realmente ninguem nos obriga a comer, mas todos ficam nos tentando, la em casa por exemplo, meu marido chega a colocar as coisas praticamente dentro da minha boca, dizendo: come um pedaço... outro problema é quando voce vai a lugares onde as pessoas cozinham apenas alimentos nao permitidos... as vezes nao adianta comer antes de sair de casa...

    Infelizmente vivemos em uma sociedade que gosta de comer carbs e açucar, apesar de conseguirmos mudar em nossa casa, nao é possivel mudar a alimentacao na casa dos outros...

    Tenho certeza que terei problemas no Natal e Ano Novo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me permitir tenho uma idéia: caso vá passar o Natal ou Ano Novo na casa de outras pessoas que não cozinham low carb, eu sugiro que você se ofereça para levar um prato para colaborar com a ceia, digamos... como quem não quer nada, aí você aproveita e leva um prato que facilmente poderá acompanhar as aves da ceia. Você não ficará tentado a comer o que não deve e tá feito. Todos compartilharão do seu "prato secreto" sem saber. Uma bela salada com nozes, morangos, alfaces suculentas, pedacinhos de queijo gruyére, rúcula. Leve um molho a base de nata com ervas finas, tanto para a salada como para colocar sobre as carnes que as vezes ficam secas ao assar. É isso e seja feliz. Só tente se controlar com a sobremesa. Se não houver como resistir, opte pelas frutas vermelhas in natura. Um abraço.

      Excluir
  8. Simone Soares

    Dr.José Calos

    Muito boa sua colocação, estou sempre acessando seu blog, me sinto muito motivada lendo suas postagens. Termino o ano com menos 5kg se bem que ainda faltam 21 dias, até lá tenho esperanças de eliminar algumas graminhas, ainda faltam 5kg para meu objetivo inicial, poderia ter sido diferênte se não tivesse burlado tanto a dieta. Começei atkins em Março 2012 com 70kg, já cheguei aos 62kg porém, engordei 3kg entre set/out comendo horrores, agora não quero mais isso para minha vida, não consigo ser feliz gorda, tenho certeza que encontrarei opções para não burla a dieta nessas festividades, está no meu peso ideal, será sem dúvida meu maior objetivo,

    ResponderExcluir
  9. Imagine que você é portadora de uma doença e precisa de uma alimentação especial. E aí, vc comeria pra agradar aos outros e prejdicar sua saúde??
    Meu pai qd precisou emagrecer por doença ia a festas familiares e casamentos com uma "marmita" pronta de casa. E qd ele emagreceu foi super elogiado e ate serviu de inspiracao para outros. Da mesma forma, tenho uma amiga super saudavel e super sarada q leva a musculacao com super disciplina e viajou agora de ferias pra um cruzeiro com o namorado, e ambos levaram barrinhas de proteína e wheh protein com nata justamente pra nao sucumbirem aos lanches engordativos do navio. Para alguns eles parecem neuroticos, mas para eles eh disciplina e bem estr. E o motivo do fim do ano eh celebrar junto a familiares e amigos e celebracao n precisa ser baseada em comidas proibidas.
    o importante é vc se sentir bem. So vc pode avaliar como se sente em ralacao a si mesma. E como Dr disse, depende da gente oq vamos levar ao nosso corpo.

    ResponderExcluir
  10. Dr, estou há 16 dias na atkins/indução e me sentindk super bem, não tenho vontade de incluir carbs agora. A salada esta me satisfazendo. Pretendo continuar ate atingir meu peso desejado. So estou fazendo HIIT, mas em janeiro retornarei a academia. As vezes acho q ja estou ceto-adaptada , pois o intestino esta super bem e me sinto super disposta.
    Duvida um: acredio q esteja comendo apenas umas 500 a 800 cal diarias , pois n sinto fome. Isso deixa a perda de peso mais lenta e favorece o platô?
    Duvifa dois: se eu incluir execicios como treinamento funcional com faixa elastica + esteira me ajudara a evitar flacifez e contribuira para acelerar a perda de peso?
    E duvida 3: posso consumir chocolate diet/zero acucar? Comprei um da cacau show. Tem 12g de carbs, sendo 8,6 de polióis (???)
    Ingredientes: maltitol,manteiga de cacau, leite integral em po, massa de cacau e corantes em geral.
    Seria apenas um pra matar a vontade rs
    Sera q isso quebraria a minba cetose? Eu teria q reiniciar td do zero? E minha estrategia seria comer uma hr antes dr malhar pq ai acredito q o corpo utilizaria esse carb na hr da esteira...
    Agradeço imensamente se puder me esclarecer estas duvidas.
    Desde ja desejo-lhe um natal maravilhoso e um ano novo de muiiito sucesso e bençãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Coma de acordo com a fome, e não conte calorias - a cetose diminui a fome naturalmente. Os poliois em geral tem o mesmo efeito que a metade da quantidade de açúcar. Assim, 10 de maltitol = 5 gramas de açúcar. Sugiro que você coma chocolate amargo (mínimo 70% de cacau) não-diet. Tem açúcar, mas é pouco, e não vai quebrar a cetose. E sim, é verdade que é melhor consumir os carbs logo antes ou logo depois do exercício, pois eles serão usados para fazer glicogênio (que você usa no exercício) e não gordura.

      Excluir
  11. Final de ano chegou e pela primeira vez não fico tensa pensando nas festas e ceias. Acabei de voltar de uma viagem ao Chile com meu marido, passei a semana comendo ovos mexidos no café da manhã, camarões no almoço, e fazendo degustação de vinhos e queijos. Resultado = emagreci na viagem!
    Temos muito a nosso fazvor no Natal e Réveillon, aves assdas com manteiga e bacon, saladas, mesa de frios, castanhas, nozes, frutas vermelhas! Vinho e espumantes secos para comemorar! Viva 2013! Viva 2012 que tivemos uma ótima iniciativa para nosso corpo e nossa vida! Nesse ano que iniciará, poderemos usufruir de uma rotina mais saudável e já começar com o pé direito e livre de carbos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post!!!!!! Expressa exatamente o que penso, mesmo quando ficam me criticando!! Semana passada comi só o recheio das pizzas tbm!! rsrsrsrsrs Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia de comer só o recheio da pizza! \0/

    ResponderExcluir
  14. Ontem me chamaram de última hora pra ir a um rodízio de pizza, e me lembrei desse post (ainda bem que já tinha lido). Falei que não estou comendo trigo. "Lá tem risoto". Tampouco estou comendo arroz, mas daí lembrei do post e da história de comer só o recheio. Como foi de última hora não deu pra eu comer antes, e pra não dar uma de chata eu fui.

    Como a base de toda pizza é a muçarela (que estranho escrever dessa forma), acabei comendo mais isso que qualquer outra coisa. Tirava o recheio e colocava a massa no pratinho. Minha amiga uma hora falou "está tão esquisito você comendo só o recheio". Daí lembrei de um outro post onde o dr. Souto diz que na páleo "os outros que se explodam". Então falei pra ela justamente isso, que eu não posso me importar com que os outros vão pensar.

    Milagrosamente ontem fez um friozinho inesperado na minha hell city, e eu pedi uma taça de vinho seco. Dei o primeiro gole e achei doce. Pedi pra minha amiga experimentar, já que ela detesta vinho seco e ela disse que era seco sim. Ainda perguntamos pro garçom e ele confirmou. Então fiquei espantadíssima, pois achei o sabor "adocicado". É incrível como o nosso paladar muda!

    Mesmo comendo só o recheio me senti extramente cheia. Mas no fim não resisti às pizzas doces, e mesmo tirando a massa, acabei comendo os recheios das de banana com canela, banana com merengue (glicose pura na veia, hehehe) e chocolate com morango (parece muito, mas as fatias de pizza de rodízio equivalem a menos da metade de uma fatia normal).

    Isso posto, gostaria de saber o que é mais maléfico: o trigo ou o açúcar?

    Hoje acordei como se tivesse sido atropelada por um trator. Já nas semanas em que fiz a páleo sem furar eu vinha acordando super bem, mesmo nos dias em que dormia pouco ou mal. Noite passada dormi bem, mas acordei com essa sensação ruim.

    Daí fico pensando em como as pessoas conseguem fazer o tal dia do lixo semanal, pois o "day after" , pelo menos pra mim, não foi nada agradável.

    Comigo não rola fazer dias do lixo, até porque me sinto bem e até hoje não tive grandes desejos por doces, e os carboidratos é como se não existissem, não tenho mesmo vontade, o que acho até estranho. E sei lá, se eu ficasse abrindo exceções uma vez por semana, acho que fatalmente eu voltaria pra vida bandida de carbos e açúcar, coisa que não quero fazer. :-)

    ResponderExcluir