domingo, 16 de dezembro de 2012

Whey

Este blog costuma recomendar fundamentalmente produtos naturais - comida de verdade, como se costuma dizer nos círculos páleo. Mas hoje será uma exceção. Vamos falar sobre um suplemento alimentar que pode ajudar muito em uma dieta low carb, o WHEY.

Mas o que é Whey? Whey, ou "Whey Protein", é a proteína isolada do soro do leite. Trata-se de uma proteína rica em aminoácidos essenciais, e é facilmente digerível (o que é compreensível, por tratar-se de um produto presente na natureza como fonte de proteínas para mamíferos recém-nascido). A proteína, em si, é natural, mas obviamente os adoçantes e corantes não são. Mas, bem, ninguém é perfeito...

Para aqueles que praticam musculação, o Whey é um velho conhecido. Para você que não é do ramo, trata-se daqueles potes enormes que se vê nas lojas de suplementos alimentares. Não se trata de uma coisa barata. Os potes grandes (3Kg) custam cerca de 250 reais (mas duram muito). Potes menores, cerca de 100 reais.



Existem várias marcas de Whey. Algumas contém carboidratos, outras não - OLHE O RÓTULO! O Whey é vendido em vários sabores - em geral chocolate, baunilha e morango.

O Whey de chocolate, misturado com nata, forma a coisa mais parecida com uma musse de chocolate que você poderá comer um uma dieta low carb. E é COMPLETAMENTE low carb.





O Whey pode ser misturado com água para fazer um Shake low carb - melhor ainda com água e 2 colheres de nata. Isso basta como um café da manhã, quando se está com pressa. Com leite fica ótimo, mas vem com uns 15g de carbs de brinde.

O Whey de baunilha, com seu sabor mais neutro, pode ser misturado com abacate e água no liquidificador - fica delicioso, e incrivelmente saciante.

ADVERTÊNCIA: Whey não é Nescau. Cada medida de potinho dosador de Whey contém cerca de 23 a 30g de proteína pura, dependendo da marca. Não é recomendável consumir mais do que 2g de proteína por Kg de peso ideal. Assim, se você pesa 100Kg, e seu peso ideal seria 80, você não deve consumir mais do que 160g de proteínas por dia (incluindo tudo o mais que você come). Assim, USE COM MODERAÇÃO. Para fazer um Whey com nata, uso 1/3 ou metade de um potinho dosador para 3 colheres de sopa de nata.

Mas pronto, confessei. Esta é a minha sobremesa preferida, pelo sabor e facilidade.

115 comentários:

  1. Boa dica a do Mousse!

    Às vezes gosto de fazer um Smoothie com Whey, Creme de Leite (Nata), alguma fruta (morango, mirtilo, abacate), gelo (no calor), iogurte integral, leite de côco, entre outras coisas. Claro, o iogurte e as frutas tem carboidratos, não vai ser bom para quem precisa restringir mais os carboidratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, são ótimas dicas. O iogurte natural, como já disse em outra postagem, tem muito poucos carbs (pois a lactose foi consumida pelos lactobacilos), e coisas como mirtilo ou morangos também têm pouco. Só não daria para quem está em indução de Atkins - e eu não acho que as pessoas tenham que necessariamente restringir seus de forma tão radical.

      Excluir
  2. Nunca provei whey, mas, depois desse post, vai para a minha lista de compras...
    Que vontade de comer doce num domingo à noite!!! hehe
    Aproveitando o comentário, embora não tenha muito a ver com o assunto, gostaria de tirar uma dúvida.
    Ando lendo em vários posts que as pessoas sentem pouca fome fazendo uma dieta low-carb. Eu, porém, embora esteja seguindo uma dieta com menos de 50g de carboidrato há mais de 30 dias, não notei diminuição da fome. Pelo contrário: continuo fazendo lanches no meio da manhã e da tarde, a fome não me permite aguardar até a próxima refeição. Será que não estou cetoadaptada ou a fome é algo muito pessoal?
    Obrigada pela atenção!
    Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela:

      De fato, a fome é muito pessoal. Olha o que diz o livro "The New Atkins for a New You", página 68:

      "VOCÊ DEVE COMER REGULARMENTE. É isso mesmo, nada de passar fome! Independentemente de em que fase você se encontre, você deveria comer 3 refeições de bom tamanho (com sua escolha de até dois lanches) todos os dias. Você pode se surpreender com o quão rapidamente aquele demônio - a fome - diminui quando você elimina a montanha russa do açúcar no sangue. Um motivo pelo qual queremos que você coloque algo no estômago ao menos 3 vezes ao dia é para fornecer proteína suficiente para evitar a perda de massa magra, e diminuir os fortes desejos que podem tentá-lo a agarrar aquela rosquinha no escritório. Além disso, um lanche low carb no meio da tarde, talvez meio abacate ou umas 50 gramas de queijo, o deixarão menos faminto e diminuirão a chance de você comer tudo o que vir pela frente na hora da janta. Os lanches são obrigatórios? Não se o seu apetite estiver sob controle nas refeições e se você não está sentindo muita fadiga. Tente cortar um ou ambos lanches, veja o que acontece, e proceda de acordo. Ou simplesmente coma um pouco menos nas refeições principais e mantenha os lanches. Algumas pessoas se dão melhor com 4 ou 5 pequenas refeições. Faça o que funcionar melhor para você"

      Excluir
    2. Muito obrigada, doutor! Devo estar fazendo tudo certo então... hehe
      Abusando da sua boa vontade, queria pedir sugestões de lanches que eu possa levar na mala (literalmente).
      Farei uma viagem de carro durante 10 dias, com paradas de um ou dois dias em cada lugar, e fico em dúvida do que levar para comer, já que não terei um refrigerador. Pensei em levar castanhas, nozes e uma ou outra fruta com menos açúcar. O senhor teria alguma outra sugestão?
      Obrigada pelo blog e, principalmente, pela atenção dispensada.
      Abraço,
      Marcela.

      Excluir
    3. Estas suas sugestões são muito boas. Acrescente aí: Polenguinho (embalado individualmente e não precisa refrigeração), ovos cozidos (não esqueça de levar sal!), salame. Outra coisa: vc sempre pode parar no meio da estrada e destruir um lanche: comer a salsicha de um cachorro quente, desmontar um BigMac e comer a carne, os picles e a salada, comer o recheio do pastel, comer o recheio da pizza. Quem quer, consegue.

      Excluir
    4. hahahaha. Se eu "destruir o lanche", meu pai - que é gringo - infarta... Onde já se viu pagar "x" reais por um lanche e comer só o recheio! Além do mais, o que eu faço se o pastel for de vento? hehehe
      Estou acostumada a fazer isso, mas a preocupação é se ficarmos muitas horas sem achar um lugar decente para comer e minha família resolver comer no carro mesmo. Mas, juntando as nossas ideias, sobram opções. Muito obrigada pelas dicas!

      Excluir
  3. Dr, que consequências o uso de "dois dosadores" em vez de meio podem trazer? Prejudicam o emagrecimento? Sobrecarregam os rins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do total de proteínas no dia. Se você comeu um espeto corrido e consumiu 680 gramas de pura carne (cerca de 160 gramas de proteína), não convém comer 2 dosadores (50g de proteína) de sobremesa, certo? Claro que isso é um exagero, acho pouco provável que alguém conseguisse comer mais de meio quilo de carne numa refeição, muito menos comer Whey depois sem vomitar. Mas você entendeu o que eu quero dizer.

      Agora, se vc tomar um Shake de Whey com 2 dosadores como sendo seu café da manhã ou seu lanche da tarde, tendo comido uma quantidade mais "normal" de proteína naquele dia, tudo bem.

      A dose de Whey para hipertrofia em musculação é, de fato, uns 2 dosadores. Quando falo em 1/3 de dosador, me refiro ao uso "recreativo" do Whey, como sobremesa. 1/2 dosador é mais que suficiente para fazer uma musse, e contém apenas 12g de proteína - tipo "Danoninho, vale por um bifinho" (entreguei minha idade).

      Excluir
  4. Caro José Souto. Quero felicita-lo pela seu blog. Eu dou consultas de nutrição há vários anos e sigo desde sempre o programa de low-carb. Funciona! Todos os meus pacientes alem de perderem peso melhoram (e muito) os níveis de colesterol e de glicemia ! Infelizmente ainda muito gente olha de forma "desconfiada" para este modo de vida (eu prefiro chamar assim). Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  5. tem uma receita de "mousse" que eu uso e também funciona

    50 gramas de manteiga sem sal derretida quente
    100 gramas creme de leite de caixinha morno.
    2 colheres de óleo de coco (opcional)
    meia colher de café de essencia de baunilha
    adoçado a gosto (uso stevia com sucralose porque por tentativa e erro são os que ainda não me fizeram mal)


    daí pode misturar o que quiser e botar pra gelar que fica parecido com mousse low carb:

    meio limão
    uma colher de chá cheia de cacau em pó (fica uma delícia!)
    morangos inteiros ou batidos no liquidificador,
    150 gramas de abacate.
    suco de maracujá
    etc..

    alem de servir como sobremesa, é uma receita que facilita muito pra quem como eu está na fase de manutenção de uma dieta cetogênica e quer ficar entre 65% e 85% de gordura por dia, por ser muito calórica, só gordura e não muito cara. então vc não precisa ficar comendo várias vezes por dia. no meu caso eu posso preparar uma bomba logo de manhã e esquecer de comida por várias horas. daí se precisar comer um bife com salada no almoço, não tem problema, não vou precisar comer demais porque não vou estar com fome, e não tem risco de sair da minha meta de 70-85% de gordura.

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr. Souto,

    Gostaria de ter a sua opinião acerca da caseína junto com o whey ou separadamente... o que me diz? É mais interessante pela absorção mais lenta da proteína?
    Grata por tantas fontes de conhecimento...
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia: a maioria dos problemas relacionando aos laticínios diz respeito à caseína. Há autores que dizem que a caseína, desde que consumida junto com o Whey, não faz mal. Outros dizem que faz. Mas todos concordam que o Whey é saudável. Eu ficaria só com o Whey.

      Excluir
  7. Caro doutor Souto
    Gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo do blog e saber sua opinião sobre o consumo do cacau em pó 100% e do farelo de aveia. não me preocupo muito com a quantidade de carboidratos ingeridos mas sim com a qualidade deles, no caso, as frutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacau em pó 100% é ótimo, grande fonte de fitoquímicos, além de ser delicioso. Farelo de aveia (ao contrário dos flocos de aveia, q são puro carb), imagino que tenha muito pouco glúten - não creio q haja nenhum problema.

      Excluir
  8. as barras de proteína (whey) não podem ser um lanche? no rótulo elas tem 9g de carb, o mesmo q um iogurte.

    ResponderExcluir
  9. barao_si@hotmail.com22 de março de 2013 13:29

    Dr.Souto,

    Embora este post seja um pouco "antigo", estou com uma dúvida no quesito "absorção de proteínas pelo organismo".

    Há alguma limitação de absorção de nutrientes, (sendo mais específico de proteínas) em uma só refeição?

    Estou querendo testar, o fato de fazer somente 1 refeição dia(sendo almoço), e como peso 90kg o consumo dito como "ideal" seria algo como 180gr de proteínas. Isto eu consumiria com alimentação(como bons cortes de carnes todos os dias) + a WheyProtein.

    A idéia é fazer um jejum nos outros períodos, inclusive fazendo atividade física a noite em jejum(consumo 1 colher de óleo de coco antes e 1 colher pós).

    Quero verificar os benefícios do jejum(massa magra) e ao mesmo tempo deixar meu corpo bem nutrido. Porém li em algum lugar (não encontrei mais a fonte), que há uma velocidade do organismo em processar a proteína algo em torno de 1,8g/h e o receio é que o "excesso" seja jogado fora ou estocado como gordura.


    O que me diz ?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Prezado, ouça este podcast, que vai lhe esclarecer várias dúvidas: http://www.askthelowcarbexperts.com/2012/08/24-all-things-protein-protein-101-dr-donald-layman/

    ResponderExcluir
  11. barao_si@hotmail.com22 de março de 2013 14:23

    Dr!!!


    MUITO OBRIGADO!!

    Incrível quanto material!!!
    Estou realmente surpreso e muito feliz (como uma criança que recebe um primeiro brinquedo).
    Meus períodos ociosos serão recheados de artigos!!! :)


    []s

    ResponderExcluir
  12. Dr. Souto, whey no pré treino para ganho de massa é necessário que tenha carbs na composição?

    ResponderExcluir
  13. Não


    2013/5/3 Disqus

    ResponderExcluir
  14. A pergunta não foi direcionada a mim e já foi respondida, todavia, aí vai uma resposta:

    Não acelera a absorção, apenas impede que a proteína seja utilizada na neoglicogênese, como energia...

    Mas não é carboidrato da composição do Whey, porque isso seria Lactose, o que é péssimo, o ideal seria outro carboidrato...

    Leia essa postagem:

    http://luizsergio-nutricionista.blogspot.com.br/2013/04/janela-de-oportunidade-pos-treinoexiste.html

    e essa:

    http://luizsergio-nutricionista.blogspot.com.br/2013/06/hipertrofia-muscular-e-carboidrato.html

    ResponderExcluir
  15. Olá José! O que você tem a dizer sobre o suplemento Creatina?

    ResponderExcluir
  16. Olá Andre.

    O Felipe Piacesi já respondeu isso por aqui. Veja: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html#comment-938885374
    Você pode explorar mais o blog digitando "creatina" no campo Pesquisar este blog (superior direito)
    "O campo dos suplementos é de domínio dos nutricionistas e médicos. Os professores de educação física como eu, não podem, de maneira alguma, indicar o que e como tomar. Se algum que conheça tem esse "hábito", por favor denuncie-o para o conselho regional de educação física do seu estado. Dito isso, tentarei ajudar com leituras. Não há muitos sites para se obter informações cientificamente embasadas e sóbrias sobre exercício físico e nutrição na internet. Particularmente indico apenas 3, em português. O lowcarb-paleo, do Dr. Souto, ohttp://www.trustsports.com.br/ gerenciado pelo Felipe Nassau, e o http://www.gease.pro.br/ presidido Paulo Gentil. Quando me perguntam sobre creatina, sugiro a leitura destes textos.

    http://www.gease.pro.br/artigo...

    http://www.gease.pro.br/artigo...

    http://www.gease.pro.br/artigo...

    http://www.gease.pro.br/artigo...

    http://www.gease.pro.br/artigo...

    http://www.gease.pro.br/artigo...

    Espero ter ajudado!
    Abraços
    Felipe"

    ResponderExcluir
  17. E os demais suplementos como caseina, albumina, aminoacidos da cadeia ramificada, carnivor etc?


    Eu tenho alguns myoplex, creio que tem muitos carbs. :(

    ResponderExcluir
  18. Leia a formulação, e veja quantos carbs tem.


    2013/8/18 Disqus

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, doutor: acabei de encontrar este blog e adorei, mas já fiquei bem surpreso ao me deparar com este artigo. Eu não entendi este lance de 2 gramas de proteína por kilo de peso. Qual é o problema de comer mais do que isso? Faz mal? Eu iniciei com a dieta da proteína, e com certeza comia muito mais do que isso. Alem disso, se tem que restringir bem o carboidrato, só resta comer proteína e gordura. Se não puder comer muita proteína, começa a complicar para mim. Só de carne ou frango como pelo menos meio kilo por dia, fora os ovos (4 ou 5 por dia), whey (que como sempre que tenho vontade de comer chocolate, que eu adoro) e demais alimentos. Isso significa que estou fazendo tudo errado?
    Também gostaria de saber como faço para saber se estou cetoadaptado e se estou conseguindo usar minha gordura como fonte de energia. Eu estou fazendo esta dieta desde junho e perdi 5 cm de abdômen (de 89 para 84, mas as vezes parece que estou meio inchado e aumenta para 85, mas depois diminui de novo) e 5 no adipometro (de 25 para 20). Estou fazendo a dieta sozinho, porque não achei nenhum medico ou nutricionista em Ubatuba para me orientar, por isso estou pedindo sua ajuda.
    Parabéns pelo blog e obrigado pela ajuda
    Antonio

    ResponderExcluir
  20. Não recomendo, e nem sei o que é, uma dieta "da proteína". Uma dieta paleo low carb é muito mais do que isso, mas se fosse definir com "dieta DE alguma coisa", seria "dieta da gordura", e não da proteína. Uma dieta definida por comida de verdade, sem grãos, sem açúcar e sem óleos estraídos de sementes, rica em saladas, frutas de baixo índice glicêmico e sem medo da gordura natural dos alimentos, e com carnes e ovos à vontade.

    Meio quilo de carne são apenas cerca de 115 a 125g de proteína. Se seu peso ideal for 75 Kg, você estaria ainda BEM ABAIXO de 2g de proteína por Kg de peso. E diga-se de passagem, 60% das calorias de meio Kg de carne são gordura, e não proteína.


    Em 28 de agosto de 2013 15:07, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  21. Dr: depois de ler este artigo pesquisei uma marca de whey na internet. Achei uma que dizia não ter carboidratos (Iso Whey V3 da Nutrilatina). Liguei na farmácia, comprei por quase 200 reais e tomei. Depois fui ler o rotulo e la diz que tem gluten e 1,3 g de carboidratos por porção (que é de 3 medidas e meia). Minha dúvida é: posso tomar isso? Nem falo tanto pelo 1,3 de carboidrato, mas pelo contem gluten. Na verdade, eu não como nada de carboidratos, apenas salada de alface americana, um pedaço de tomate e umas garfadas de couve ou mostarda refogada. Nem fruta eu como. Chocolate amargo eu comia mas estou tirando. De resto só como proteína e gordura (mais manteiga e azeite), e mesmo assim sinto fome e estou com dificuldade para emagrecer. Tenho medo de comer isso e piorar a situação. Mas, como tenho fome de tarde, pensei em comer um pouco disso com iogurte feito em casa. café da manha já cortei. O que o senhor acha?

    ResponderExcluir
  22. Veja se tem trigo na composição. Pode dizer que tem glúten apenas por que é processado numa máquina que processa trigo para produzir outra coisa - neste caso não tem problema.

    Eu não vejo necessidade de restringir tanto os carbs - pode comer umas frutinhas de baixo índice glicêmico (morangos). Precisa caprichar na gordura para passar a fome. Whey com NATA é muito melhor que whey com iogurte.

    Em 29/08/13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  23. Dr. Souto, o senhor podia esclarecer sobre o uso de whey protein e aumento da insulina. Andei lendo que por causa da alta concentração de leucina, o whey ocasionaria pico de insulina e consequentemente dificuldade na perca de peso ou no minimo um aumento da fome. Procede essa informação?

    ResponderExcluir
  24. Toda a proteína aumenta um pouco a insulina, e o whey é de fato rico em leucina. No contexto pós-musculação isso é BOM, pois a insulina é anabólica e a leucina também. Nesta situação, um shake de whey com 30-40g é uma boa pedida (para ganhar massa muscular). Mas comer whey o dia inteiro não seria uma boa ideia. No entanto, se vc usar uns 10-15g de whey para misturar com nata e fazer uma sobremesa, isso não travará emagrecimento nenhum


    2013/9/4 Disqus

    ResponderExcluir
  25. RuydeFreitasMartinsBarbosa20 de outubro de 2013 13:41

    Bom dia, tudo bem?
    Alguém saberia me dizer quanto de nata e quantos morangos para fazer morangos e nata batidos no liquidificador, para ficar parecido com um mousse, com a consistencia maior que a de um shake?
    Eu não encontrei essa informação nem aqui e nem no nutri das panelas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. RuydeFreitasMartinsBarbosa22 de outubro de 2013 16:40

    Patrícia,
    Agora deu um nó na minha cabeça: arroz branco melhor que o integral??? Mais uma paradigma para quebrar?
    De gordura, estou usando nata, creme de leite, gordura das carnes e a manteiga para fritar a comida. Precisa de mais alguma?
    Mais duas dúvidas:
    1- Em que horário fica melhor para comer castanhas?
    2- Eu já vi em algumas postagens o dr. Souto se referir a batata doce como um carbo paleo. Ela tem baixo indice glicêmico? Ela está liberada para a alimentação paleo? Falando nisso existe algum post mostrando os alimentos "permitidos" e os "não permitidos"?
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  27. Pois é Ruyde! Arroz branco é um ‘safe Starchy’ (amido seguro). O arroz integral NÃO! O arroz integral (assim como grãos) tem defesas químicas contra predadores (presentes principalmente na casca e no farelo dos grãos). Entre essas defesas químicas está o ácido fítico ou FITATO. Assim como mandioca, batata doce, o arroz branco é seguro. Não significa que não vá engordar...

    Banha pra cozinhar e óleo de coco também fazem parte!

    1- num lanche, se precisar. Pra dar um toque em saladas, pratos, etc.

    2- Se quer emagrecer, mantenha os níveis de carbs baixos. Portanto, isso de 'liberado' é relativo. Se não precisa emagrecer, batata doce é muito boa.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    ResponderExcluir
  28. RuydeFreitasMartinsBarbosa22 de outubro de 2013 22:36

    Patrícia,
    Muito obrigado,
    Um abração!!

    ResponderExcluir
  29. Dr Souto, vc eh uma figura...me acabo de rir com os comentarios :)

    ResponderExcluir
  30. Olá Dr. Souto, comecei a usar whey há pouco tempo, mas olhei na composição e tem oleo de soja. Isso não é ruim? todos tem oleo de soja na composição?

    ResponderExcluir
  31. Não. Já várias marcas, com qualidades bem diferentes.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/11/2013 18:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  32. Renata Ponciano Gomes Chaves5 de novembro de 2013 16:54

    Dra, isso do arroz me surpreendeu tb. Vale pro macarrão integral? Arroz ou macarrão, qual a melhor opção?

    ResponderExcluir
  33. Não renata. Arroz não tem glúten, é uma "Safe Starch", um amido seguro (seguro por não conter toxinas, pois açúcar tem igual).Macarrão é feito de trigo - está fora. Se for integral é pior ainda, pois tem mais glúten e aglutinina ainda.


    Em 5 de novembro de 2013 16:54, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Teria alguma contra indicação do whey para diabéticos tipo 2?

    ResponderExcluir
  35. Só se fosse whey com carboidratos

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 08/11/2013 17:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  36. Renata Ponciano Gomes Chaves11 de novembro de 2013 11:29

    Obrigada pela resposta! Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  37. Olá @J. C. Souto Estou com dúvidas pois vou começar trieno de hipertrofia muscular e estarei utilizando whey hidrolizado 0 carb. Verifiquei que o meu consumo de proteína diário gira em torno de 110g. Meu peso atual é 84kg, venho em LCHF a 4 meses e a perda de medidas estabilizou. A minha pergunta é se seria interessante no pós treino consumir 2 a 3 colheres de arroz para dar um up na insulina e melhorar no ganho de massa? O outro momento que consumo carbo é no almoço, em torno de 2 colheres de arroz também, tirando a salada. Eventualmente consumo um copo de iogurte integral à noite.

    ResponderExcluir
  38. Qual o OBJETIVO principal no momento?


    Em 12 de novembro de 2013 18:13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  39. Perder massa gorda e melhorar a composição corporal.

    ResponderExcluir
  40. Não dá pra ter tudo na vida. Eu sugiro não comer arroz na refeição, apenas no pós-treino. E, talvez, NEM no pós treino, se perder gordura for mais importante para você.


    2013/11/13 Disqus

    ResponderExcluir
  41. Ou seja, o Sr. orienta nesse caso que eu esteja em cetose ?

    ResponderExcluir
  42. Ou perto disso.


    2013/11/13 Disqus

    ResponderExcluir
  43. Ok. Última pergunta. Já que teoricamente não vou ganhar músculos desta forma a musculação me trará algum benefício na perda de massa gorda ?

    ResponderExcluir
  44. Vai te impedir de PERDER músculos. Mas talvez vc ganhe. Apenas deve escolher sua ÊNFASE.


    2013/11/13 Disqus

    ResponderExcluir
  45. Doutor há uma grande polêmica sobre as marcas de Whey, algumas, dizem, falseiam a quantidade real de carbs. Qual marca vc usa?

    ResponderExcluir
  46. Biowhey

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/11/2013 10:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  47. Olá.
    Parabéns, gostando bastante do blog.
    Não pretendo perder muito peso, mas gostaria de manter uma dieta saudável.
    O whey que contém carboidrato, contém algum carboidrato ruim?
    Ou é saudável para quem não deseja perder peso,e até ter algum anabolismo?
    Grato

    ResponderExcluir
  48. Olá Iuri,


    Leia os rótulos para saber de onde vem os carbs. Procure no youtube o Felix Bonfim - ele testou várias marcas de Whey.

    Tudo indica que Whey é uma boa opção para pós treino. Precisa testar pra ver se funciona bem pra você!

    ResponderExcluir
  49. Dr. Souto, tente chocolate amargo derretido com creme de leite. aliás, pra vc q é do Sul, com nata! Fica muuuuito bom. se qr mais 'mole' é só colocar mais creme de leite. se qr mais sorvete, congelador... garanto q fica melhor! e acho q mais saudável, dependendo do chocolate... mas bom saber q whey é de boa... deve ser ótimo pra substituir leite em pó em algumas receitas...

    ResponderExcluir
  50. Desculpe dar `pitaco´ na resposta, mas esse também é o meu problema. como substituir o arroz no almoço?

    ResponderExcluir
  51. Marcelo, se o objetivo é emagrecer, não coma. Substitua por mais gordura (manteiga, banha, óleo de coco, azeite), ovos, carnes, bacon, vegetais, etc...

    ResponderExcluir
  52. Quando o pessoal fala em comer whey com nata, que nata é essa? É alguma comprada em supermercado? Procurei no blog mas não achei nada a respeito. Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  53. Agora fui reparar na foto e vi que é creme de leite pasteurizado, também chamado de creme de leite fresco. Desculpe pela desatenção!

    ResponderExcluir
  54. Este Cacao Whey, é bom? Ou melhor o Bio Whey????http://essentialnutrition.com.br/cacao-whey-essential?gclid=CNrFsomirbsCFahj7AodARAAKw

    ResponderExcluir
  55. Olá Juliana,


    Sugiro pesquisar sobre o Felix Bonfin (youtube, face). Ele manda várias marcas de Wheys para análise e publica os laudos, verificando quais são bons ou não.

    ResponderExcluir
  56. ola Souto, não sei se ja sabia disso mas existem algumas reportagens e movimentos por ai contra a indústria de suplementos nacional, principalmente em relação aos suplementos de whey protein, existem muitos laudos feitos que demonstram que varias marcas adulteram o whey e a quantidade de carboidratos por dose é muito maior que o anunciado na embalagem e a de proteínas ( que é uma matéria prima mais cara) é bem menor que a anunciada....


    Aproveitando também, estão surgindo muitas suplementos de proteína que usam carne bovina (beef protein) como matéria prima, a maioria marcas gringas na verdade...


    abraços



    JC

    ResponderExcluir
  57. Sei sim. O que eu uso passou no teste.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/12/2013 19:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  58. Dr. Souto, sofro de Síndrome de ovário policístico (ou talvez eu só tenha cisto no ovário, e não a síndrome propriamente dita, ainda estou para descobrir um bom profissional com interesse em fazer um bom diagnóstico). E fui orientada por minha antiga nutricionista a não tomar Whey devido a SOP. Realmente existe algum tipo de complicação nesse caso? Há 1 mês que estou seguindo uma dieta LCHF Paleo. Estou com obesidade nível I e tenho esperança que os cistos desapareçam assim que eu emagrecer. Será que quando isso acontecer poderei voltar a tomar Whey? Ou eu poderia já voltar a tomar? Eu faço musculação 3x por semana e HIIT 3x por semana também, e o Whey me ajudaria muito. E qual o melhor Whey? Concentrado, Isolado ou Hidrolisado? (esse último é muito caro!)

    ResponderExcluir
  59. O principal, de LONGE, é low carb. Se ainda assim o PCOS não ceder, aí sim reduzir os laticínios pode ser importante.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 26/01/2014 03:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  60. Doutor, me informaram que na Dieta LowCarb, o melhor Whey para estar fazendo o uso, é o VPX-SRO, do qual á fiz a compra. No momento, não estou fazendo academia, apenas caminhada.
    Sinto muita falta de tomar shakes e leite no café a manhã.
    Posso estar fazendo o uso do whey como "café da manhã"? Quantas vezes você indica fazer o uso no dia?

    ResponderExcluir
  61. Qual a sua opinião sobre o Whey: VPX-SRO ?

    ResponderExcluir
  62. Pode usar sim. Experimente misturar um ovo. E nata.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 05/02/2014 08:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  63. Já uma lista circulando na internet com as quantidades reais de carbs de cada marca. Desde que seja pouco, está Ok.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 05/02/2014 08:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde Dr.! Adoro seu blog, baita serviço que o sr presta!
    Então, estou seguindo a dieta Atkins há 4 dias, ou seja, ainda estou na fase da indução.. comprei este Whey ontem afim de fazer alguns doces pois sinto muita falta de chocolate.. o sr sabe me dizer se posso consumir este ou é melhor evitar?
    Obrigado!

    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/v/t34/1016440_597907500298802_631325427_n.jpg?oh=804766ca2858adf133d236a00ba7dcfa&oe=53057DF1&__gda__=1392873520_4baa4b536c9f6e2018d91c8af98caf49

    ResponderExcluir
  65. ops.. parece que falhou..
    aqui está a imagem: [IMG]http://i62.tinypic.com/4kxshc.jpg[/IMG]

    ResponderExcluir
  66. Olá,


    pode consumir chocolate amargo (mínimo 70% cacau).

    ResponderExcluir
  67. Parece bom. Se o que está escrito no rótulo for fiel ao conteúdo.

    ResponderExcluir
  68. Dr., bom dia.

    Esse whey (http://www.madrugaosuplementos.com.br/100-pure-whey-900g-probiotica) contém os seguintes ingredientes: Prebiotic (frutooligossacarídeos(FOS) e inulina, Absormax (fibra de abacaxi (bromelina) e papaína).



    Pelo que pesquisei esses compostos não são digeridos, servindo como alimento para flora intestinal. É isso mesmo ou só mais um golpe da industria nacional?


    Se for verdade o que prometem, achei que esse whey tem um composição excelente, e sempre passas nos laudos.


    Grato.

    ResponderExcluir
  69. Mas que maravilha! Fui pro Google procurar o whay na Paleo e claro, voltei para o seu blog.
    Gostei muito de saber o valor referencia para a proteína. Vou procurar uma maneira de organizar essas receitas. Continuo só tendo a agradecer.

    ResponderExcluir
  70. Olá, em conversa com um colega formado em educação física ele me falou o seguinte:

    "Whey protein sem o consumo carboidrato é desperdício pq seu corpo vai usar as proteínas necessárias pra construção muscular como fonte de energia, então eu sugiro que voce compre um carboidrato de alto IG"

    Gostaria de saber se quando se esta em cetose ao ingerir whey protein a proteína ao invés de ser utilizado na construção muscular é queimada como fonte de energia?

    ResponderExcluir
  71. Ele está errado. Leia isso, e dê uma cópia pra ele: https://drive.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDWXUzZWo4RGNoTHJJTW1FN3E5c09fSWdidkpr/edit?usp=sharing

    Em 2 de julho de 2014 15:39, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  72. Podectomar viitamina c efervescente sem açúcar na dieta paleo low carb? Qts pastilhas por dia?

    ResponderExcluir
  73. Olá Renata,


    a questão não é nem se pode ou não, é se precisa. Paleo/LCHF é muito saudável, há não ser que haja alguma carência diagnosticada, não vejo necessidade de suplementar.

    ResponderExcluir
  74. Pode tomar whey zero carboidrato sem fazer atividade física? Engorda?

    ResponderExcluir
  75. Depende do whey e da quantidade que vai tomar. Muita gente usa como o Dr. Souto sugeriu: um pouco com nata, não vai engordar ninguém!

    ResponderExcluir
  76. Olá Dr. Souto, tudo bem? É uma satisfação, para mim, poder conversar com o Sr.
    Há vários nutrólogos que não recomendam a Whey Isolada por causa dos processos químicos, aquecimento do produto e os adoçantes.
    Encontrei uma Whey concentrada importada. É de leite integral de vacas criadas a pasto, que produzem o leite A2, processado a frio em meio não ácido. São somente dois ingredientes: whey concentrada e lecitina de girassol. Há pouquíssimos carboidratos e gorduras.

    O Sr. tem alguma opinião a respeito??
    Abs!!

    ResponderExcluir
  77. Obrigado pela gentileza em responder.
    Vou importar agora a Whey.
    Abs e felicidades em seu caminho...

    ResponderExcluir
  78. heitor robinson da silva28 de agosto de 2014 09:44

    Dr.Souto muito obrigado pela reposta,por favor tire mais uma duvida, caso eu volte a fazer musculação e queria ganhar massa posso suplementar com whey low carb normalmente, tenho a duvida porque comecei o estilo de vida lowcarb/paleo a pouco tempo

    ResponderExcluir
  79. Infelizmente além de não sabermos o que realmente há nos nossos suplementos de Whey Protein (alguns com até 800% de carboidratos a mais do que consta na tabela nutricional) vejo que a maioria deles, contém proteína da Soja, não especificando quanto do total de proteína provém da soja e do soro do leite. Os "menos piores", não adicionam a proteína da soja, mas sim a Lecitina, sem contar ainda, os que estão entupidos de maltodextrina (proveniente do milho). Ou seja, nem o Whey Protein está livre dos grãos, ou pelo menos a maioria deles. Acredito que para quem queira seguir fielmente a dieta paleolítica, seria mais jogo utilizar os beef proteins, é claro, sempre cuidando sua tabela nutricional e ingredientes.

    ResponderExcluir
  80. Atenção pessoal, parece que olhar o rótulo não é suficiente, de 15 marcas testadas pelo Inmetro, somente 1 foi aprovada, a Met-Rx. Tinha marca com 300% mais carbs do que o rótulo indicava. Não adianta, paleo de verdade não tem rótulo. O teste está aqui http://g1.globo.com/fantastico/quadros/inmetro/noticia/2014/08/marcas-de-whey-protein-sao-reprovadas-no-teste-do-inmetro.html

    ResponderExcluir
  81. A Body Action tambem eh segura. Soh tiveram problemas com o rotulo que ja foi resolvido.

    ResponderExcluir
  82. Ganhei um pote de whey que contem proteina hidrolisada do trigo, mas não contem glúten. Tenho a intenção de consumir 3 x na semana, após a musculação. Por ser derivado do trigo, pode ser prejudicial na minha dieta?

    ResponderExcluir
  83. Se vc tiver qualquer patologia auto-imune, não use.

    2014-09-15 17:44 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  84. Nao tenho nenhuma. Minha preocupacao seria somente a interferencia na queima da gordura. Já cheguei no meu set point. Agora gostaria de ganhar mais massa magra.

    ResponderExcluir
  85. Boa pergunta. TAmbém gostaria de saber. Estou meio cansado de ovos, e as carnes que faço ficam sem gosto. Comprei hamburguer e linguiça picante ontem. Na lista de ingredientes tem "proteína de soja". Fará mal ao processo de cetogenia?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  86. Hamburguer industrializado acredito que nao seria recomendado, por conter muitos aditivos. A linguica se nao for aquela artesanal tambem acho que seria melhor manter fora da dieta.

    ResponderExcluir
  87. Comprei porque as carnes que eu tenho preparado estão muito ruins. Sem gosto, sei lá. Daí pensei na linguiça pois já são temperadas. Vale usar temperos prontos para carnes, como knor? Acho que essa é a saída, então.


    E eu tenho sentido muito desejo de doce. To improvisando. 1 colher de cacau em pó, duas colheres de coco ralado, um pouco de leite de coco e adoçante. O que acha?

    ResponderExcluir
  88. Não creio que quantidade pequena de proteína vegetal que tem nesses embutidos interfira no processo de emagrecimento. Mas o caso da soja é que é péssima... óleo de soja não tem carbs, não engorda, mas é altamente inflamatório. Novamente ressalto que, é pouca quantidade em vista de uma alimentação que está bem equilibrada. Carnes sem gosto se resolve com temperos naturais: cominho, alecrim, alho, cebola, pimenta, ervas e claro, feita na banha!

    ResponderExcluir
  89. seu docinho está ótimo!

    ResponderExcluir
  90. E tá gostoso pacas, viu! rsrs

    ResponderExcluir
  91. Pois é. Comi porque senão eu ia endoidar. Tava sentindo muita falta de algo 'temperado". Mas realmente senti que não deveria. Aqueles temperos Know seriam uma boa? Ou melhor mesmo eu aprender a fazer um tempero natural?

    ResponderExcluir
  92. Knor não é bom... cheio de glutamato monossódico. Usa temperinhos naturais mesmo,sô! Não tem erro e de quebra, vc vai ficar mais criativo! Não tem que fazer um único tempero e deixar pronto. O bom de ter vários temperos é que vc vai descobrindo combinações e sabores.

    ResponderExcluir
  93. Entendi. Uma coisa que tenho muita dúvida é sobre presunto, salame, bacon...


    Lendo a lista de ingredientes, encontramos açúcar, algumas coisas vegetais, soja e até maltodextrina. Por isso nunca mais comi presunto. Mas vejo em várias receitas o Dr. Souto recomendar presunto e bacon. Pode, mesmo tendo esses ingredientes?

    ResponderExcluir
  94. A única vez que vc me viu escrever sobre presunto foi no contexto do café da manhã, pois preciso ajudar os iniciantes (se você já é faixa preta, pode comer de fígado no desjejum). Para um iniciante, o presunto mais industrializado será MUITO melhor do que o trigo mais integral.

    Sent from mobile phone
    Em 18/09/2014 12:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  95. Olá Gustavo. Tentando ajudar complementando. Experimente fazer hambúrgueres, preferencialmente de carne de segunda (agulha é otima). É mais barata e mais gostosa. Moa você mesmo ou peça para moerem no açougue. Pique alho, cominho e/ou noz moscada. Óregano, alecrim e/ou tomilho. Sal. Congela em porções generosas. Frita na hora de comer, congelado mesmo. Se acertares a espessura, fica crocante por fora e delicioso por dentro (eu gosto crú por dentro). Frita na banha ou na manteiga. Se não achares saboroso isto, pede um x-burguer então ;) Quanto ao tema embutidos e as porcarias, são os dilemas. Procure os que tem menos porcarias, principalmente as proteínas vegetais. Açúcar nestas coisas em geral é mínimo, não o suficiente para valer a pena privar-se delas. Eu compro coisas da marca Majestade, fuçando me pareceram as melhores. Em vez de presunto, mando ver na copa, que é bem melhor de gosto e não tem boa parte das porcarias daquela massa que nos vendem como presunto nos mercados (os nitritos e nitratos, melhor não pirar muito nisto). Presunto, é carne de porco e sal! A questão é, se não fizeres algumas "concessões" (que podem nem ser concessões reais) para te dar prazer comendo, é provável que não sustentes tua alimentação. Equilíbrio, este é o ponto.

    ResponderExcluir
  96. O fato de muitos whey proteins conterem adocantes, o meu no caso é o mesmo do da foto desta postagem Bio Whey, ( contem sucralose) é problema ou sabota de alguma maneira uma dieta paleo, para quem consome o produto quase que diariamente devido a musculação?

    ResponderExcluir
  97. https://umano.me/c/GAyYQ/study-artificial-sweeteners-may-trigger-blood-sugar-risks
    Sent from mobile phone
    Em 21/09/2014 00:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  98. Obrigado pelo esclarecimento... É, parece que vou ter que retornar p meu guizado c batata pos treino... Abs, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  99. Obrigado pela dica, Márcio. Só vi seu comentário hoje. Vou tentar fazer esse hamburguer, sim. Ultimamente tenho comido apenas ovos e carnes, como alcatra bovina e colchão mole. Encho de cebola e fica dez.

    ResponderExcluir
  100. Verdade. Fui leviano em meu comentário. Peço desculpas. Nem sinto mais tanta falta de presunto ou essas coisas. Estou lendo o TNT e talvez a partir do terceiro mês eu passe a utilizar um dia livre de carbo. Como eu malho muito, e meus estoques de glicogênio estão sempre depletados (malhar assim é cansativo pacas!!), uma dose de carbo por semana parece não afetar muito a preferência do organismo à gordura.

    ResponderExcluir
  101. Eu vi várias marcas (baratas) de whey que o primeiro ingrediente da composição é maltodextrina. É uma vergonha. Parece que esses produtos não têm qualquer tipo de controle.

    ResponderExcluir
  102. É de propósito, e não com má fé. Dentro do paradigma vigente, carbos são bons e necessário para o exercício.

    2014-10-16 15:51 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir