quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Comentários, perguntas e respostas

Prezados leitores:

O blog cresceu muito desde seu humilde começo há cerca de 1 ano. E o crescimento é exponencial. Somente nos últimos 30 dias, já foram cerca de 50 mil acessos. Isto, é muito bom, e me traz grande satisfação, pois o objetivo primeiro deste blog é tornar pública a mensagem de uma visão alternativa de nutrição e saúde.

Contudo, está difícil dar conta da quantidade de comentários e perguntas. Tenho feito grande esforço para responder a todos, mas isto está-se tornando inviável nos últimos dias.

Assim, tomei uma decisão: vou começar a liberar todos os comentários e perguntas (atualmente eu libero apenas quando tenho tempo de responder), mas vou responder apenas algumas, de acordo com minhas possibilidades. E gostaria de contar com a colaboração daqueles leitores que já dominam o assunto e já têm experiência pessoal com este estilo de vida, no sentido de responder os questionamentos dos novos leitores. Sempre que necessário e possível, continuarei dando minhas opiniões e respostas nos comentários - mas isso poderá levar dias.

Isto se faz necessário até para que eu possa criar mais conteúdo e novas postagens, visto que meu tempo é muito limitado, e boa parte das perguntas são repetidas e já estão respondidas no blog.

Espero contar com a compreensão e colaboração de todos.

76 comentários:

  1. Apoiado Dr. Seus artigos já são super esclarecedores!

    abs
    Turi

    ResponderExcluir
  2. Dr., tô achando que chegou a hora do seu livro, no sentido de sistematizar e compilar o material tão bem disponibilizado aqui no blog. Keep up the good work!

    F.Raeder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. F. Raeder,

      se o Dr. José Carlos autorizar, podemos tentar fazer uma compilação e organização de alguns dos posts e publicar como um ebook (p/Kindle, Kobo, etc).

      Excluir
    2. O blog é público :-)

      Acho que a ideia de criar um FAQ com as respostas às perguntas é uma boa.

      Excluir
    3. Além do FAQ, já que leitores como a Patrícia Ayres estão fazendo uma compilação dos artigos para leitura offline (eu também tenho esse problema, quero que minha família também leia os posts), sugiro essa compilação publicada no Google Docs, ao acesso de todos, e de forma que o Dr. Souto possa editar se desejar.
      No final, acabaria sendo um guia de referência do blog.
      O que acham?

      Excluir
  3. Seria maravilhoso ter acesso a algum tipo de busca. Os posts são maravilhosos, mas nas perguntas/respostas existe uma infinidade de informações valiosas!
    Obrigada por seu trabalho, Doutor Jose!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém souber como implementar isso no blogger, me avise.

      Excluir
    2. Doutor, meu marido me pediu para imprimir seus post (ele não gosta de estudar no PC!). Estou copiando tudo em word, desde o seu 1º post, porque a sequência é valiosa. Se o Doutor achar que ajuda em alguma coisa...
      Tem outra coisa que estou fazendo, quer dizer, pedi a meu filho pra fazer. Ele tem boa fluência no inglês e pedi que ele traduzisse aquelas 7 Lições do Mark Sisson. Eu gostei muito do conteúdo da 1 e 2 que vc já traduziu, por isso quero a sequencia!

      Excluir
    3. Traduzi até o terceiro. Me mande a tradução dele, ok?

      Excluir
    4. Já imaginava que o Doutor estaria traduzindo alguns, então pedi ao meu filho que começasse pela 6ª lição. Já está pronta, como posso te enviar?

      Excluir
    5. Claro! Mas não traduzi o resto ainda. Justamente me faltava tempo. Agora vou ter mais tempo, em função da ajuda dos amigos. Use o Google Plus para enviar, ok?

      Excluir
    6. Tenho todas as postagens salvas e impressas também. Porém, acredito que as respostas nos comentários são extremamente valiosas. Vou pesquisar sobre a busca, pois realmente temos muitas perguntas repetidas (e algumas sem noção! rs).

      Excluir
    7. Isso é muito simples Dr.

      É só o senhor ir em Adicionar Gadget, na parte de Configuração do Layout, e escolher a ferramenta Pesquisar.

      abs
      Turi ;)

      Excluir
    8. Isso eu já fiz ontem, mas não pesquisa nos comentários e respostas.

      Excluir
    9. Acho que dá sim Dr. Agora mesmo fiz uma pesquisa com os termos: "emagreci 10 kg" , e linkou alguns comentários ;)

      abs
      Turi

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. OK dr. Vou aproveitar e tirar uma duvida sobre o indice glicemico o que o doutor acha?Ele tem a ver com a qualidade dos carbs não é?A fonte dos carbs influencia ou carbo é carbo não importa sua origem? KARLA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla. Eles são diferentes. segue o link do post do Dr. José.

      http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/secrecao-de-insulina-e-completamente.html

      Excluir
    2. Ah legal vou agora dar uma olhada obrigada Reiner

      Excluir
  5. Dr. José Carlos, talvez seja o momento de estudar a criação de um site, como um amigo sugeriu em um post anterior... quem sabe nomeando alguns voluntários daquí para ajudar no funcionamento do mesmo...

    Mas estou feliz por tanta gente estar tendo acesso a essas informações, e que poderão ter vidas mais saudáveis!!

    E também estou feliz pelo Sr. estar compartilhando informações tão preciosas assim com o próximo, sem esperar nada em troca, muito obrigado!!! Gostaria de dedicar esse video ao Sr.: http://vimeo.com/13654694

    Grande abraço!!! Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor, sou uma dessas leitoras recentes e já sou fã do teu trabalho (o sr. foi muito atencioso em me responder sobre o colesterol e me ajudou muito). Concordo com o Anônimo aqui de cima: fico feliz que cada vez mais pessoas tenha acesso a essas informações. Um post de FAQ seria maravilhoso. :) Parabéns pelo teu trabalho!

      Excluir
  6. Olá Dr José Carlos!
    Eu faço parte desses novos leitores. Descobri seu blog em novembro passado e não passo um dia sem entrar pra ler alguma matéria ou perguntas e respostas (que são muito esclarecedoras tb).
    Não digo que consegui adotar totalmente essa nova forma de viver, mas estou me esforçando muito para ir mudando aos poucos os hábitos e a cabeça! O mais difícil é tentar explicar (quem dirá convencer!) as pessoas ao seu redor de que o que vc está fazendo é certo e esta te fazendo bem!!! No meu caso então que sou casada, meu esposo até concorda com algumas coisas, mas não consegue colocar em pratica, 'abrir mão' de certos 'prazeres gastronômicos'... mas aos poucos vou conseguir conscientizá-lo.
    Nesses 2 meses foram 2 kg e estou mto feliz! (Até porque nos 'benditos' eventos e comemorações, para mim ainda é quase impossível resistir algumas coisas, e o cardápio da sociedade atual não te ajuda em nada!!)
    Bom, resolvi escrever hoje nesse seu 'recado' pq estou de acordo com o F.Raeder, não seria pertinente o Sr. lançar um livro? Claro que demanda tempo, o que justamente está te faltando, mas seria ótimo para todos nós, principalmente para esses novos leitores assim como eu, que estão engatinhando nessa nova vida....
    É isso!
    Um abraço!
    Angelita

    ResponderExcluir
  7. Vinicius Alves Toco1 de fevereiro de 2013 10:14

    Dr. Souto!!

    Primeiramente muito obrigado, pela sua atenção!!

    Sei que seu tempo é escasso, mas já pensou em escrever um livro? Só com essas perguntas do blog, já se somariam várias páginas, aliadas com conceitos, e sua opinião pessoal/científica. Tenho certeza que venderia muito bem!!

    A minha pergunta de hoje refere-se a vitaminas, pratico Crossfit, e a dieta em nada me prejudica pois meu rendimento tem se mantido normal! Adquiri um Polivitamínico/Polimineral (Pharmaton + Panax Gingseng), e esqueci de observar as informações acerca de carboidratos/lactose. Você poderia avaliar e expressar suas considerações? Segue abaixo a informação sobre cada cápsula.
    Obrigado

    ---------------------------------------------------------------
    O valor nutricional do Pharmaton Cápsulas foi determinado da seguinte forma:

    1 Cápsula tem 7 kCal (equivalente a 28 kJ), que advém de:
    293 mg de proteínas;
    463 mg de lipídos;
    308 mg de carbohidratos.
    ---------------------------------------------------------------

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius,
      tomo o mesmo mas mandei manipular pra ficar mais barato e pra forçar um pouco mais no cálcio. Existem estudos que mostram grande perda desse mineral em ciclistas e mesmo sendo amador achei por bem carregar mais na ingestão dele.
      Se sua preocupação é o carbo das cápsulas, relaxe...
      No mais, ela é ótima.

      Excluir
    2. Não sou fã de reposição de cálcio como suplemento (aliás, uma dieta páleo é naturalmente rica em nutrientes). Já não é de hoje que se sabe que o cálcio na forma de suplementos está relacionado com aumento da mortalidade (ele se deposita nas artérias) - diferente do cálcio na dieta (espinafre, couve) que REDUZ o risco.

      http://www.medicinanet.com.br/conteudos/artigos/3636/suplementacao_de_calcio_aumenta_o_risco_cardiovascular.htm

      http://well.blogs.nytimes.com/2012/05/24/taking-calcium-may-pose-heart-risks/

      Excluir
    3. Souto, mesmo tendo uma perda excessiva nos treinos e provas?

      Já li em outros artigos mais interessantes ainda e com dados que mostravam a necessidade de suplementação.

      Veja:
      Outro dado interessante apresentado foi a perda mineral óssea encontrada em ciclistas.

      Esta perda se dá provavelmente porque a perda de cálcio pelo suor que ocorre normalmente, no ciclismo é mais intensa uma vez que esta atividade é realizada por horas pelos atletas desta modalidade, levando a um grande volume de suor perdido. A perda de cálcio na transpiração é um processo fisiológico, mas promove redução das concentrações de cálcio no plasma, estimulação da PTH (paratireoide) que por sua vez promove reabsorção óssea de cálcio, liberando cálcio para circulação a fim de normalizar a concentração do mesmo no sangue. Este processo ocorre em todas as atividades físicas que promovem transpiração, a diferença é que quando a atividade tem impacto, após o processo de reabsorção decorrente da sudorese, há um estímulo intenso para formação óssea. Nestes casos o balanço ósseo é positivo, isto é, o estímulo para síntese é maior que para reabsorção, levando a aumento da densidade mineral óssea. No entanto, no caso do ciclismo, como não há impacto o estímulo para reabsorção promove perda da densidade mineral óssea a longo prazo.

      Fonte: http://totalmedminas.com.br/atividade-fisica-e-saude-ossea/

      Excluir
    4. Pode ser, Luciano. Mais uma vez, um bom motivo para fazer musculação e não apenas endurance. Parece que o problema é mais importante nas mulheres.
      http://www.jissn.com/content/2/1/43

      Excluir
    5. Mas se há perda de cálcio em razão do esporte e vc deseja fazer reposição, não seria o caso de repor magnésio, que vai ajudar na fixação do cálcio que já é injerido pela alimentação?
      Pergunto porque minha mãe está em tratamento para osteoporose e o reumato destacou justamente a importância do magnésio nessa função, até para evitar a superdosagem de cálcio que, como o Dr. Souto falou, acaba se depositando nas artérias.

      Excluir
    6. É, tendo a concordar! Observem que o que o Luciano está falando não é andar de bicicleta no parque com as crianças, é pedalar 140 Km em competição. Não sou especialista em medicina do esporte, e não posso dar muita opinião nisso. Mas para os restante de nós, vegetais verde-escuros e exposição solar em geral bastam em termos de cálcio. E o magnésio costuma vir nos mesmos vegetais - e talvez este seja um dos motivos pelos quais as mulheres que obtém o cálcio via dieta tiveram menos mortalidade no estudo WHI.

      Excluir
  8. É, Vinicius, quem sabe...

    308 mg (miligramas) de carboidratos são 0,3 gramas de carboidratos. Isso responde a sua pergunta, certo?

    ResponderExcluir
  9. Dr., se me couber responder com segurança colaborarei.

    Conte comigo e responda as minhas, por favor... kkkk

    ResponderExcluir
  10. Dr, uma pessoa com Síndrome do cólon irritável pode mudar a alimentação para paleo + lowcarb? Pois os médicos falam que quem tem essa sindrome tem que reduzir drasticamente o consumo de gordura. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você excluir o trigo de sua vida, as chances são GRANDES de que, se o problema não for embora completamente, haja grande alívio dos sintomas.

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Poucas coisas são tão eficientes para cólon irritável quanto páleo (estrito, SEM trigo, SEM leguminosas - feijão, etc, e, se necessário, sem laticínios). A gordura natural dos alimentos é irrelevante.

      Excluir
  11. Vinicius Alves Toco1 de fevereiro de 2013 14:18

    Luciano Tambosi, Dr. Carlos.
    Obrigado pelas respostas!! (muito legal essa troca de informações)

    ResponderExcluir
  12. Dr. tenho tido dificuldade para fazer frituras simples ou imersão, pois a banha altera muito o sabor e a manteiga é muito cara para utilizarmos para IMERSÃO, por exemplo.

    Gostaria de saber sobre a possibilidade de usar óleo de CANOLA ou GIRASSOL. Eles fazem parte da dieta paleolítica / low carb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nenhum dos dois é paleo. Oleos provenientes de grãos prensados não são considerados paleo. São uma inovação na nossa dieta (pós-anos 70) e fazem mal. Mas se for pra ficar com um menos pior, Canola com certeza, por ter menos gordura polinsaturada. No contexto de uma dieta low-carb gorduras polinsaturadas devem ser evitadas. Inda mais pra fazer fritura, porque em altas temperaturas a gordura polinsaturada vira veneno. As melhores opções pra fritura são, de longe, banha de porco e gordura de coco, por resistirem melhor a altas temperaturas e por terem gosto melhor. Esta aqui é uma otima opção, não encontro pra comprar na minha cidade mas se vc conseguir vale a pena http://www.chocoexpress.com.br/gordura-de-coco-1kg/

      Excluir
    3. Amén! Há quem pense que os óleos extraídos de sementes sejam um dos grandes contribuidores para o aumentos das doenças cardiovasculares. A gordura saturada é estável para a fritura. Precisa acostumar com o sabor que, na minha opinião, é muito melhor.
      Dito isso, frituras por imersão não são exatamente saudáveis...

      Excluir
    4. Acabei de fritar um peixinho aqui, semi imerso na banha! hummmmm!

      Excluir
    5. O ideal é colocar um fundo de gordura (manteiga, gordura de côco ou banha), e "chapear" o alimento, como é feito com hamburgueres, evitando frituras por imersão. Aliás, até ovo estou fazendo dessa forma, e fica muito bom...

      Excluir
    6. Hmmmm é porque eu estava a fazer almondegas! Pensei logo em todos os tipos: boi, ave ou peixe! Quando fritamos por imersão ela fica frita uniformemente... já não sei se salteando acontece o mesmo, MAS VOU TENTAR!!!

      Hoje fiz carne de panela na banha E TODOS DA MINHA CASA COMERAM! rsrsrsrsrsrs. :)

      Obrigada pela colaboração de todos!

      Excluir
    7. Quando disse "semi imerso" acho que é o mesmo que o seu "fundo de gordura"!

      Excluir
    8. Patrícia, com "fundo de gordura", quis dizer no sentido de untar a frigideira mesmo (uma lâmina fina de gordura, talvez um pouquinho mais - eu disse "pouquinho"... rs...).

      Excluir
  13. Dr. tenho uma boa notícia! Consegui encontrar a resposta sobre os óleos utilizando sua nova barra de pesquisa no menu à direita!!!

    Vi que possui muito ômega 6 (atualmente na proporção 10 a 20:1), mas gostaria de saber se EVENTUALMENTE, posso utilizá-lo, já que venho seguindo a dieta paleo+lowcarb (faço paleo + lowcarb).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar: ELA PESQUISA NOS COMENTÁRIOS TAMBÉM!!!

      Excluir
    2. EVENTUALMENTE vc pode fazer o que quiser. O importante é que façamos nossos excessos de forma consciente. Não vejo problemas em um adulto esclarecido optar por fazer algo que SABE que lhe faz mal de vez em quando. Fico chateado quando as pessoas fazem um mal para si mesmas, achando que estão fazendo um bem, pois foi o que o governo/médico/nutricionista ensinou.

      Excluir
  14. Dr.,

    Permita me insistir...hahaha!: um livro, por mais simples que seja, no qual estariam sistematizadas e compiladas as respostas REPETIDAS, das perguntas REPETIDAS aqui no blog, basicamente um FAQ, pouparia muito do seu tempo futuro...e alçaria o lifestyle LowCarb-Paleo a novas alturas aqui no Brasil.
    Podemos combinar, vc lança uma versão bem tosca, sem foto e de capa mole...todos nos leitores compramos e ajudamos a divulgar, daí com os lucro$ vc publica uma segunda edição DeLuxe...que tal?!??

    Vamos lá pessoal, campanha "Dr., lança o livro!" Já tá toda a matéria prima aqui no blog, só tem que organizar.

    F.Raeder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe qual é o problema? Já há coisas TÃO boas escritas, e eu seria tão exigente comigo mesmo (referências bibliográficas originais, etc), que seria um inferno. Faça outra campanha: tradução de Gary Taubes, Mark Sisson e Robb Wolf JÁ.

      Excluir
    2. Apoio a campanha (do teu livro e das traduções rs)! Acabei comprando o Why We Get Fat, do Gary Taubes, em inglês mesmo (versão Kindle) e estou adorando mas uma tradução ajudaria a divulgação dessas ideias aqui no Brasil.

      Excluir
    3. Se não rolar a oficial, até mesmo uma tradução extra-oficial seria válida.

      Excluir
    4. Apoiado... será que pode essa tradução extra - oficial??

      Excluir
    5. Outro livro muito bom, bastante didático e moderado no entusiasmo, é o "Diet 101: The Truth About Low Carb Diets", de Jenny Ruhl. Acho que o Mark Sisson sofre do omesmo problema do Arthur deVany: a síndrome do "vovô-garoto", além de ficar dando uns pitacos de filosofia de vida que eu, sinceramente, dispenso!

      F.Raeder

      Excluir
    6. Esse livro é SENSACIONAL. Ganhou uma postagem só para si: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

      Excluir
    7. Legal, não sabia ou lembrava dessa postagem...mas só vou ler depois de terminar o livro, pra não influenciar o senso crítico durante a leitura!

      Grato,
      F.Raeder

      Excluir
  15. Em tempo, alguns resultados animadores, após 5 meses seguindo dieta "semi-paleo"...pois ainda não abri mão da pizza e cervejinha semanais(hahaha!)... e provavelmente não abrirei totalmente, mas restrinjo bem os carbs durante a semana, e agora o tal ômega-3 virou padrão, pelo menos 1g por dia:

    Colesterol total: de 290 para 174
    Triglicerides: de 334 para 181 (esse foi alto a vida inteira)
    LDL: de 179 para 96
    VLDL: de 67 para 36
    Ac. Úrico: de 8.6 para 6.1
    Glicose: de 85 para 93 (essa deu uma subidinha!)

    Vale observar que praticamente nesses 5 meses desde o último exame estive meio sedentário, mudei de cidade, vida ainda não voltou ao normal (horários, academia, etc...)

    É isso,
    F.Raeder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional.

      1) se vc fizer low carb MESMO, você derruba estes triglicerídeos para menos de 100 (garantido ou seu dinheiro de volta)

      2) A glicose em jejum, coletada pela manhã, de quem faz low carb tende a ser mais alta. Isso é normal, e se sua hemoglobina glicada está ok, isso é que importa. Para uma explicação absurdamente complicada sobre este chamado Dawn Phenomenon ("fenômeno do amanhecer"), leia http://high-fat-nutrition.blogspot.com.br/2008/05/physiological-insulin-resistance-2-dawn.html

      Excluir
    2. Pergunto ao amigo anônimo: o que fez para reduzir seu colesterol? Seguiu páleo sem incrementações ou prestou atenção especial em algo?

      Pergunto porque meu colesterol total (como o Dr. Sabe) ficou em 279, e quero baixar. Vou trazer para a minha dieta cápsulas de ômega 3, óleo de linhaça e muito, mas muito azeite de oliva extravirgem.

      Alguma outra sugestão?

      Excluir
    3. Daniel, o colesterol melhora em quase todo mundo que corta os carbs e aumenta a gordura na dieta. Mas há pessoas com uma doença hereditária chamada hipercolesterolemia familiar, e há pessoas com uma mutação genética chamada Apo-E4 que tem uma piora do perfil lipídico com high-fat. Ômega-3 e azeito de oliva e abacate podem ajudar, mas se você tiver um desses problemas, precisará de medicação e acompanhamento médico.

      Excluir
    4. Daniel,

      Sem querer servir de parâmetro pra ninguém, até porque cada pessoa tem seu próprio organismo, mas se servir pra fomentar o debate, basicamente o que venho fazendo é:

      - ELIMINAR os carbs totalmente desnecessários (no meu ponto de vista): açúcar do café, refrigerantes, borda de pizza, batatinha-frita naquela lanchonete, molho pronto de salada, etc...
      - REDUZIR a quantidade dos carbs nem tão fáceis de eliminar: arroz + feijão, escolher iogurtes com menos carbs, 1 sanduíche com bastante recheio ao invés de vários menores, sobremesa doce tipo 1 vez na semana somente, etc...
      - INCLUIR alguns “aditivos”: ômega-3 diário, muito azeite, multi-vitaminas com fitoesteróis umas 3 vezes na semana (mas esse o Dr. recomendou parar de tomar!);
      - EXERCÍCIOS variados de alta intensidade e baixa frequência: musculação 3 vezes na semana e corrida 1 ou 2.

      Comparando com Formula-1, os estudos/leituras são como os treinos; agora essa dieta “semi paleo/low-carb” que tô fazendo é como se fosse a volta-de-apresentação, pra esquentar os pneus e ver se o “carro” não tem nenhum barulho estranho; a fase de indução seria a largada...ainda não estou lá, daqui a pouco tomo coragem pra começar!

      É isso,
      F.Raeder

      Excluir
  16. Dr., vou fazer um novo teste em um mês, antes de sair de férias, e vamos ver como as coisas vão se dar. Errei em começar meu palio sem ter feito exame, pode ser que eu esteja evoluindo e não saiba.

    Em um mês, vamos ver o que ocorre!

    ResponderExcluir
  17. Dr. primeiramente queria agradecer a riqueza de conteúdos que encontramos aqui sobre a dieta. Estou querendo iniciar a dieta mas não estou conseguindo encontrar profissionais para me acompanhar (nutricionista e urologista), já que os mesmos têm muita resistência a baixa ingestão de carboidratos. Como tenho cálculo renal entendo que seja necessária um acompanhamento rigoroso da dieta. Já fiz todos os exames de sangue e queria saber se tem algum exame específico que deveria fazer em relação ao acompanhamento dos cálculos. O senhor tem algum médico pra me indicar em Belo Horizonte MG ou Juiz de Fora MG pra me acompanhar na dieta. Desde já agradeço. Cândida

    ResponderExcluir
  18. boa noite Dr,acho incrivel e surpreendente esse blog,eh maravilhoso o teor de conhecimento q ele traz,muito bom esse espaço que nos ajuda a tirar algumas duvidas,uma delas se da pela fato de que ouvi dizer(desculpa naum lembro onde foi) que gordura atrapalha o oxido nitrico de circular pelo corpo,isso pra quem faz musculaçao atrapalharia o aparecimento de veias dilatadas?e pro corpo melhor absorver nutrientes no chamado "pump" muscular do treino?

    so mais uma bcaa antes do treino com uma colher de oleo de coco elevaria a insulina (por causa do bcaa) e poderia atrapalhar os hormonios testo e gh? obrigado desde ja e obrigado pelo blog!!

    ResponderExcluir
  19. olha eu denovo,eh verdade que corpos cetonicos geram intoxicaçao??

    http://bloglowcarb.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html

    ResponderExcluir
  20. 1º passo é eliminar os grãos isso é o mais importante. Borda da pizza? elimine toda a massa. todo pão, tudo que tiver farinha de trigo. Elimine tb o Milho e tudo que for feito com milho.
    Arroz e feijão são muito fáceis de eliminar, basta não colocá-los no prato. Arroz não serve pra nada. Sanduiches? pra que colocar o recheio no pão? coloque num prato e coma ou então envolva com duas folhas de alface fazendo as vezes do pão. Como carnes gordas, coma manteiga, gordura é o seu principal combustivel, Iogurte, procure os integrais, que não tenha tido a gordura removida.
    Corrida? faça sprints, muito melho que ficar correndo em rítimo de trote.

    ResponderExcluir
  21. Olha o post desse blog que vc citou o que fala. Elas criam uma situação hipotetica de uma dieta composta por 100% de lipídeos.
    O que convenhamos ninguém faz e nem vai fazer(espero). E os problemas previstos na tal situação hipotetica se devem ao não consumo de proteínas, bem como o de micro nutrientes. Ora, qualquer dieta cetogenica razoável inclui o consumo mais do que suficiente de proteínas. E em uma dieta de comida de verdade, os micronutrientes serão certamente mais abundantes que nas dietas ocidentais contemporâneas

    ResponderExcluir
  22. Desculpa tomar mais do seu tempo, obrigado pelas respostas, é só pra avisar a quem interessar que no momento o livro recomendado pelo Dr. Souto, dieta TNT está sendo vendido de 35,00 por 9,90 com frete grátis na Saraiva e pelo buscapé tem mais desconto ainda ficando a menos de R$9,00 Grato http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2650790/?pac_id=25371&utm_term=Livros&utm_content=conteudo&utm_source=buscape&utm_medium=buscape&utm_campaign=buscape

    ResponderExcluir
  23. Muito bom este livro


    2013/4/26 Disqus

    ResponderExcluir
  24. doutor, desculpe usar mais do seu tempo e da sua inteligencia, mas se eu faço a dieta com menos de 50g de carb/dia ou seja entro em estado cetonico, uma unica refeição no meu final de semana, por exemplo um sabado a noite comer um sorvete ou algo assim, ultrapassando mais de 50g de carb, eu perderia meu estado cetonico pros próximos dias, tendo qeu fazer uma nova cetoadaptação? obrigado!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Hugo.


    Penso que não tem jeito de te dizer com precisão o que vai acontecer, pois cada organismo é único, respondendo também de forma única a qualquer estímulo.
    Se você comesse um chocolate amargo (+ de 70%) ou tomasse vinho, provavelmente não sairia da cetose. Eu pude comprovar isso! Mas sorvete é muito doce e tem umas gorduras muito ruins! Teve ter saído sim, mas basta voltar a sua ingesta usual de carbs.

    ResponderExcluir
  26. Leia isso:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html Em 04/07/2013 23:37, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  27. Doutor, a farinha de banana verde e a PIS são autorizadas?? E o moyashi?
    Grata

    ResponderExcluir
  28. Soja não!

    Farinha de banana verde estou estudando ainda. Se for crua, pode, mas o gosto é horrível. Cozida creio que fique com índice glicêmico alto, mas não tenho certeza.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/02/2014 22:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir