Introdução à dieta páleo/primal – Mark Sisson – Aula 3

Introdução à dieta páleo/primal  – Mark Sisson – Aula No.3

Tradução: José Carlos Souto



Para a aula de No.1, clique aqui

Para a aula de No.2, clique aqui

Por que comer animais torna tudo mais fácil

steak2

Na última aula, eu desmontei o paradigma falho de carbs em que vivemos

Caso você precise, aqui vai um rápido resumo:

Pessoas acima do peso, com o metabolismo de carboidratos defeituoso, são orientadas (pelos médicos, pelos governos, pelos nutricionistas) a comer mais carboidratos e menos gordura.

E elas fazem exatamente isso (o consumo de carbs como percentual das calorias totais aumentou juntamente com a epidemia de obesidade, e aumentou mais do que o consumo de gorduras e proteínas). Elas comem carbs e reduzem o consumo de gorduras.

E, como seus corpos resistentes à insulina não lidam bem com os carbs, elas produzem muita insulina para compensar. Qual o problema? Estes carbs não são absorvidos pelos estoques de glicogênio dos músculos, pois estes músculos estão resistentes à insulina. Enquanto isso, o excesso de insulina impede a queima da gordura, e todos os carbs e gordura em excesso da dieta acabam sequestrados pelo tecido adiposo (gorduroso). E as pessoas ficam mais gordas.

Uma vez que a comida não está sendo usada e, ao contrário, está sendo armazenada para uso posterior, o corpo “pensa” estar em estado de privação, e produz sensação de fome como resultado. E as pessoas? Comem mais carbs.

O ciclo continua, ininterruptamente.

Mas chega. Isso termina aqui. Eu acho que está na hora de trocarmos para um novo paradigma. É, na verdade, uma paradigma bem antigo, clássico, e que caiu no esquecimento – mas continua tão válido como sempre.

Chegou a hora do Paradigma da Gordura. Está na hora de começar a queimar gordura como combustível. Está na hora de parar de queimar açúcar.

Você percebe? – a gordura é o combustível prefeito para nós. É eficiente. Sua queima é limpa. E é o tipo de combustível que nosso corpo gosta de queimar. Caso contrário, por que nós o acumularíamos em nosso corpo justamente para os momentos de privação?

E isto é o que as pessoas não se dão conta quanto à gordura corporal. Ela não está apenas “parada ali” pois fizemos bobagem e nosso corpo não tem mais onde colocá-la. Gordura corporal, ou tecido adiposo, é energia acumulada. Os obesos, é claro, têm gordura corporal demais, mas o fato é que nossos corpos desenvolveram evolutivamente esta habilidade de colocar gordura dentro das células adiposas pois a gordura é um combustível eficiente.

O problema é que muitos de nós estamos com defeito. Vidas sedentárias, toxinas dos alimentos modernos, stress, pouco sono, e uma evidente falta de brincar apenas por brincar (falaremos mais sobre isso mais tarde, caso você esteja confuso sobre o porquê de eu elencar “brincar” juntamente com o resto) mudaram de forma fundamental a forma como nós processamos o combustível. Muitos de nós sequer conseguimos ter acesso à gordura acumulada, funcionando (e funcionando mal) à base de açúcar. Toda essa energia acumulada – a gordura – sendo desperdiçada.

Assim, se você tem sobrepeso ou se é obeso, há grande chance de que você esteja com defeito. E – ao menos por enquanto, até que você esteja consertado – carboidratos em excesso apenas pioram o problema.

Você pode ser consertado. Você não precisa de médicos, medicamentos ou tratamentos caros. Você apenas precisa começar a acessar sua gordura corporal e queimá-la como combustível.

Ao converter-se para um metabolismo baseado em gordura animal, você estará retornando à fonte ancestral de combustível humano. E a melhor forma de passar a queimar gordura é começar a comer mais animais juntamente com a gordura que vem deles.

A gordura animal, especialmente de ruminantes como carne de gado, cordeiro e bisão, vem com quantidades aproximadamente iguais de gordura saturada e mono-insaturada, e um pouco de gorduras poli-insaturadas ômega 6 e 3. É interessante notar que a nossa própria gordura – a gordura depositada em nossos corpos, gordura essa que estamos evolutivamente desenhados para queimar durante os períodos de escassez – tem proporções muito similares. Ou seja, ao que parece a gordura animal é boa para nós 🙂

O que me traz ao ponto principal do artigo de hoje: comer animais simplesmente torna tudo mais fácil.

Com animais, você consegue a saudável gordura animal. Você consegue proteína, importante para formar músculos e mantê-lo saciado. Você consegue todos os micronutrientes, vitaminas e minerais que o próprio animal comeu, e em uma forma química que seu corpo consegue absorver. É o pacote nutricional perfeito para um queimador de gordura.

Agora, veja, eu não odeio carboidratos. Eles podem ser úteis e até benéficos em certos casos. Coma carbs quando você precisar de combustível para atividades de endurance. Não coma carbs apenas por comer; coma-os porque você precisa da energia, pois você é muito ativo e eles não serão desperdiçados (e transformados em gordura, N.T.)

De resto?

A gordura é sua amiga

A gordura será o combustível de suas atividades diárias: caminhar, fazer compras, ler. A gordura pode inclusive fornecer o grosso da energia necessária para o seu cérebro. Seu cérebro ainda precisará de glicose, mas quando se está metabolicamente saudável é possível acessar ambos, glicose e gordura, como fonte de energia (N.T.: e o fígado é capar de sintetizar glicose mesmo que você não coma nenhum carb).

Em resumo: se você está acima do peso, significa que você não está utilizando a energia acumulada em seu corpo. Trocar para o Paradigma da Gordura e para uma dieta baseada em gordura irá destravar esta gordura acumulada, permitindo que você use aquilo que já possui (além de carboidratos, quando e se você consumi-los). Mas se você permanecer entrincheirado na Paradigma dos Carbs, seu corpo jamais recebe a mensagem para começar a acessar a gordura corporal e usá-la como combustível.

Se você precisa perder peso, comece cortando carbs e comendo mais animais (e sua gordura). Isto é tudo que é necessário para entrar no Paradigma da Gordura e começar a queimar gordura, e é tão fácil (e delicioso) quanto parece.

Na próxima vez, darei mais detalhes sobre o que e o quanto comer mas, por enquanto, simplesmente coma animais.

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo