sábado, 2 de fevereiro de 2013

Adoçantes - e rótulos

Vários de vocês têm perguntado sobre adoçantes. Eis um tema espinhoso, em que o conceito de low carb e de dieta paleolítica divergem. Vejamos.

Os adoçantes podem ser divididos em naturais e artificiais, calóricos e não calóricos.

Do ponto de vista de uma dieta Low Carb, como Atkins por exemplo, os adoçantes não calóricos estão liberados, afinal eles não elevam o açúcar no sangue e, portanto, não estimulam a insulina (mais sobre isso adiante).

Do ponto de vista da dieta paleolítica, bem, é evidente que não havia aspartame ou sacarina na dieta de nossos ancestrais. É, por conseguinte, evidente que nossos genes não estão preparados para lidar com estas substâncias.

Feita esta introdução, vamos analisar os diferentes tipos de adoçantes.

Adoçantes não calóricos. 

Sacarina - o mais antigo dentre os adoçantes não calóricos artificiais, foi descoberto em 1878, e passou a ser utilizado durante a primeira guerra mundial devido à falta de açúcar. A partir dos anos 1960, tornou-se popular por ser não calórico. Tem um gosto amargo no final, o que faz com que normalmente seja misturado com outros adoçantes (como o ciclamato). A sacarina produziu câncer de bexiga em ratos. Contudo, as doses utilizadas eram muito superiores às utilizadas no ser humano, e a química da urina do rato é diferente da nossa, o que leva a sacarina a cristalizar-se na bexiga dos mesmos, sendo que a irritação crônica causada pelos cristais é que está associada ao câncer. Com mais de 100 anos de uso, não há evidências científicas de que seja prejudicial à saúde.
MINHA IMPRESSÃO: se puder viver sem, melhor. Mas certamente é MENOS tóxica do que o açúcar. O fato de ser antigo é bom - são mais de 100 anos de uso.

Ciclamato - Descoberto em 1937, foi banido dos EUA em 1969 depois que estudos em ratos (com uma dose equivalente de ciclamato e sacarina a 350 latas de refrigerante por dia) provocou câncer de bexiga. Permanece banido nos EUA. É aprovado em mais de 55 países, inclusive na comunidade europeia (e no Brasil). Tem um gosto amargo no final, assim como a sacarina. Sua combinação com a sacarina (numa proporção de 10:1) faz com que um cancele o amargo do outro, sendo esta a fórmula dos adoçantes mais vendidos no Brasil.
MINHA IMPRESSÃO: se puder viver sem, melhor. Mas certamente é MENOS tóxica do que o açúcar. O fato de ser antigo é bom.

Aspartame - Sintetizado em 1965, aprovado pelo FDA em 1974. Tem o gosto mais parecido com o do açúcar, e não costuma deixar gosto amargo na paladar da maioria das pessoas. É composto de 2 aminoácidos (fenilalanina e aspartato). É metabolizado pelo organismo em seus aminoácidos constituintes. Assim, tecnicamente,  contém calorias. Mas como é 200 vezes mais doce do que o açúcar, é utilizados em doses tão pequenas que suas calorias acabam sendo efetivamente zero. O aspartame tem sido acusado como causa de inúmeras doenças, desde câncer até esclerose múltipla. Há um email que circula pela internet há anos, falando dos males do aspartame. Na verdade, tal email é um "hoax", um email falso com citações inverídicas. Os estudos epidemiológicos não conseguiram estabelecer nenhuma correlação entre o consumo de aspartame e nenhuma doença.
MINHA IMPRESSÃO - com a quantidade de conflitos de interesse da indústria, não podemos ter certeza de que é tão seguro assim. Na dúvida, atualmente, eu evitaria - acho cliclamato e sacarina mais seguros.

Sucralose - Sintetizada em 1976 a partir da sacarose, a qual é quimicamente modificada com o acréscimo de átomos de cloro, dando origem a um composto 600 vezes mais doce do que o açúcar; como não pode ser metabolizado, é considerado não calórico. É talvez o adoçante artificial não-calórico considerado mais seguro. O fato de não apresentar gosto amargo, e de ser estável a altas temperaturas (permitindo seu uso no preparo de receitas) o tornou muito popular. A maior parte é excretada nas fezes. Um estudo em ratos (empregando uma dose 10 a 100x superior à recomendada para seres humanos) provocou uma redução de 50% da flora intestinal dos animais, levantando a possibilidade de que possa provocar alterações indesejáveis desta flora em humanos, o que não foi demonstrado até o momento.
MINHA IMPRESSÃO: se puder viver sem, melhor. Mas certamente é MENOS tóxica do que o açúcar. O fato de ser um composto mais novo preocupa um pouco, no sentido de poder avaliar as consequências de seu consumo no longo prazo.

Acessulfame-K (ou Acessulfame potássico) - Descoberto em 1967, é 200x mais doce do que o açúcar, e tem um leve gosto amargo no final. Estudos em animais, com o equivalente à dose presente em mais de 1000 latas de refrigerante ao dia, não indicaram potencial carcinogênico. Costuma ser associado a outros adoçantes.
MINHA IMPRESSÃO: se puder viver sem, melhor. Mas certamente é MENOS tóxico do que o açúcar. O fato de ser um composto mais novo preocupa um pouco, no sentido de poder avaliar as consequências de seu consumo no longo prazo.

Estévia - A estévia é uma planta da família dos crisântemos, natural do Paraguai. O esteviosídeo é a substância doce extraída da planta, sendo cerca de 300 vezes mais doce do que o açúcar. É, portanto, um produto natural. A estévia, contudo, tem um pronunciado gosto amargo para algumas pessoas - a sensibilidade a este gosto parece ser geneticamente determinada. Há relatos de alterações de fertilidade em ratos - mais uma vez com concentrações elevadas.
MINHA IMPRESSÃO: é um produto natural (embora veneno de cobra também seja) e, em geral, na natureza, o sabor doce evolutivamente indica as plantas seguras para consumo. O que limita seu uso é o gosto, desagradável para muitas pessoas.

Adoçantes Calóricos
Preste atenção - a maior enganação dos rótulos mora aqui!

Os adoçantes calóricos são compostos que apresentam calorias, isto é, são metabolizadas pelo corpo fornecendo energia - em geral são transformados em glicose pelo fígado. Contudo, são (em geral) menos calóricos do que o açúcar.

O principal grupo são os POLIÓIS, conhecidos como "sugar-alcohols", ou "alcoóis de açúcar", pois tratam-se de modificações químicas de moléculas de açúcares simples que, do ponto de vista da química orgânica, lembram tanto a estrutura dos açúcares como dos alcoóis. Estes compostos ocorrem naturalmente em algumas plantas, em pequenas quantidades, mas maioria dos utilizados industrialmente são sintetizados a partir de açúcares simples ou amido.

Diferentes POLIÓIS têm metabolismo, calorias e impacto glicêmico completamente diferentes. Muitos são absorvidos de forma incompleta no intestino, sendo então metabolizados pela flora intestinal podendo provocar gases, estufamento e diarreia.

Segue, abaixo, um comparativo dos vários polióis:


IngredienteDoçuraGICal/g
Sacarose (açúcar de mesa)100%604
Xarope de Maltitol75%523
Hidrolisado de Amido Hidrogenado33%392.8
Maltitol75%362.7
Xilitol100%132.5
Isomalte55%92.1
Sorbitol60%92.5
Lactitol35%62
Manitol60%01.5
Eritritol70%00.2


PRESTE ATENÇÃO: ESTA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DESTA POSTAGEM:

Quase todos os produtos DIET como chocolates e "doces" diet contém POLIÓIS, e o mais comum é o MALTITOL.
O maltitol tem 75 do impacto glicêmico do açúcar, mas tem apenas 75% da doçura do açúcar, ou seja, são elas por elas. Acontece que, pela lei, o produto pode receber a palavra DIET no rótulo e pode receber a expressão ZERO AÇÚCAR no rótulo, mesmo que seja CHEIO de maltitol. Mas o maltitol eleva a glicose no sangue quase (75%) tanto quanto o açúcar!! Sim, mas, tecnicamente, não é um açúcar, portanto não é ilegal afirmar que o produto contém zero açúcar. Entendeu??

Eu vou repetir, para que não reste nenhuma dúvida:

Se eu tiver um chocolate com 100g de açúcar, e outro com 100g de matitol, o chocolate com 100g de maltitol equivale, em termos do efeito na glicose no sangue, a 75g do chocolate com açúcar. MAS o chocolate com maltitol pode, por lei, ser vendido como DIET e ZERO açúcar.

Por que a indústria faz isso? Bom, tenho minhas hipóteses. Primeiro, é preciso entender que o açúcar não serve apenas para adoçar (e viciar). Ele também fornece a TEXTURA de muitos alimentos. Assim, por exemplo, a textura do leite condensado é dada pelo açúcar. Se você adoçar leite com sucralose, você terá leite doce, e não leite condensado. O mesmo vale para doce de leite, geleias e, claro, chocolates. Assim, há um imperativo - uma necessidade - do emprego de substitutos que tenham características semelhantes às do açúcar.
Mas há uma interpretação mais cínica. A de que trata-se de uma forma explorar os furos da lei. Ou seja, vamos fazer um chocolate que tem o mesmo gosto do normal - porque no fundo É a mesma coisa, e eleva a glicose no sangue quase da mesma forma - mas que podemos fazer de conta que não é, pois a LEI permite dizer que é ZERO açúcar e DIET.

Talvez agora você entenda por que a MELHOR COISA que já aconteceu para a indústria alimentícia é a ideia de que só o que importa são as calorias. Isso permite que eu fabrique um chocolate (ou geleia, ou doce de leite, etc.) usando maltitol e sucralose no lugar do açúcar, que vai elevar a glicose no sangue e a insulina 75% do que o original faria, terá o mesmo gosto, custará o DOBRO, engordará tanto quanto, mas será consumido por pessoas que querem emagrecer (e por diabéticos - pior ainda), pois tem 25% menos calorias!

Por isso eu insisto, evitem o junk food low carb - os rótulos são peças de ficção com o objetivo explícito de lhes passar a perna. Comida de verdade não tem rótulo e, portanto, não mente.

Quer um chocolate?? Consuma um com mais de 70% de cacau e com açúcar de verdade. Como o sabor é forte, come-se pouco. E, pelo menos, é de verdade.

Quanto aos demais polióis:

  • Sorbitol: é muito pouco absorvido, praticamente não tem impacto na glicemia e insulina, mas por isso mesmo dá gases e diarreia se consumido em quantidade. Por este motivo, em geral é usado apenas em balas diet.
  • Isomalte: encontrado em raros produtos diet no Brasil, é um dos polióis mais adequados (baixo índice glicêmico)
  • Eritritol: é o melhor de todos os polióis - sendo absorvido (portanto não costuma dar diarreia) e excretado intacto. Nunca vi em nenhum produto brasileiro.


MAIS UM ALERTA:

Há mais algumas coisas que você deve saber.

Os adoçantes artificiais, por serem 200 a 600x mais doces do que o açúcar, precisam vir diluídos em alguma coisa. Caso contrário, a quantidade de sucralose, por exemplo, necessária para adoçar um café seria quase invisível a olho nu. Então, os fabricantes misturam o princípio ativo (o adoçante) em algum outro pó para preencher o espaço do pacotinho. Acontece que este pó é, em geral, um carboidrato!!! Isso mesmo, você leu bem. Ocorre o seguinte: no pensamento corrente entre médicos e nutricionistas, só o que importa são as calorias. Assim, se você tiver um pacotinho de sucralose diluído em 1g de lactose, isso corresponde a apenas 4 calorias - ou seja, quase nada. Mas e se você usar vários pacotinhos por dia? Digamos que você use 2 pacotinhos no seu café/limonada/chá, 5x ao dia. Serão apenas 40 calorias, mas serão 10 gramas de puro açúcar que você pode facilmente esquecer de contabilizar.

Os dois diluentes mais usados em adoçantes em pó são maltodextrina e lactose.
Ambos são carboidratos e devem ser considerados como açúcar.

IMPLICAÇÕES:

1) Cuidado com sucos artificiais e gelatinas diet em pó - boa parte do pó contido no envelope costuma ser maltodextrina, ou seja, açúcar. Lembre-se, as pessoas só se importam com calorias e, ao contrário de você, não estão controlando gramas de carboidratos.

2) Cuidado com substitutos de açúcar em pó - aqueles que você pode usar A MESMA QUANTIDADE nas receitas que requerem açúcar. SÃO UMA FARSA. A indústria usa o mesmo estratagema já descrito acima para os chocolates diet: usar maltodextrina, que não tem gosto doce e não é considerado um açúcar por lei - embora 100% se transforme em açúcar no organismo - para dar o volume e as propriedades físicas do açúcar (afinal, na prática, é um açúcar), e adoçar com um adoçante não-calórico (em geral ciclamato e sacarina). Assim, podem - sem quebrar nenhuma lei - encher um pote de um pó branco doce que aumenta a glicose no sangue e escrever bem grande no rótulo: ZERO açúcar!

Considerações Finais
Nenhum adoçante é "páleo" (isto é, condizente com os princípios de uma dieta paleolítica). Mas nenhum de nós é perfeito. Assim, com isso em mente, tenho as seguintes considerações a fazer:

  • Use adoçantes como um ex-fumante usa adesivos de nicotina: para tentar largar o vício do açúcar;
  • O objetivo é usar menos adoçantes com o tempo;
  • Alguns adoçantes parecem bastante seguros, especialmente quando comparados à toxicidade já bem estabelecida do açúcar;
  • Se for para comer algo com maltitol, melhor comer logo o produto original com açúcar e assumir a bronca, sem autoengano;
  • Use os adoçantes não-calóricos em formulação líquida (gotas), pois os mesmos são diluídos em água (certifique-se, leia o rótulo); os adoçantes em pó são diluídos em carboidratos.

P.S.: adoçantes artificiais podem elevar a insulina mesmo sem elevar glicose (apenas por terem o gosto doce)? A resposta curta é que, de uma forma geral, não. A maioria dos estudos mostra que não, e alguns poucos mostram pequenas elevações que, na prática, não teriam impacto. Quem quiser se aprofundar no tema, pode consultar o excelente artigo de Mak Sisson sobre o assunto.

232 comentários:

  1. Só uma palavra pra descrever esse texto: PERFEITO!
    Foi uma verdadeira aula!li, imprimi e repassei por e-mail a amigos e familiares.
    Lembro wue fui numa loja de produtos naturais , estilo mundo verde e, como a maioria dos publicitários, me fixei nos rotulos e embalagens dos produtos. Na sessão de chocolates me deparei com alguns rotulos que destacavam : " zero açúcar, não contem gluten" , "zero açúcar, zero lactose e com colágeno". Todos eles continham maltitol ou poliois, inclusive os amargos 55%.
    triste saber que somos enganados pelas próprias leis que deviam ser baseadas na promoção da saúde e prevenção de doenças, não apenas no bolso das indústrias.

    ResponderExcluir
  2. É por isso que os chocolates diet tem mais carboidratos que que os 85% cacau!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Obrigada por compartilhar conosco essas informações.
    Marcela

    ResponderExcluir
  4. Exatamente!! E, como 95% das vezes o que usam é maltitol, é pura enganação!

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente perfeito. Recentemente caí no truque do maltitol, ainda bem que o tal do chocolate zero não tinha mais que 12 gramas de maltitol. Se tem uma coisa que me aborrece é chegar de manhã medir minhas cetonas no sangue e dar abaixo de 1 mmol/L rsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. Leandro, onde vc conseguiu as tiras? No Brasil?

    ResponderExcluir
  7. No Brasil sim! Achei em outras lojas online mas aqui foi o mais barato. Inclusive mais em conta que em site estrangeiro.

    http://www.farmagora.com.br/cat/diversos/18476.html

    ResponderExcluir
  8. SENSACIONAL, há HORAS eu estava querendo isso!!! Vou comprar!

    ResponderExcluir
  9. Dr. Souto, pesquisei e li muita coisa aqui no blog, mas ainda fiquei com dúvida sobre diabéticos, se puder responder, agradeço desde já. Minha mãe tem 63 anos e é diabética tipo II, faz uso de metformina. Além disso, tem problemas de refluxo, já tendo realizado cirurgias no esôfago e estômago, que apenas diminuíram o problema, sendo necessário o uso de remédios diários e constantes. Por causa deste problema, ela deixa de comer muitos alimentos - o que não tem resolvido nada, pois o trigo continua presente. E ainda, sofre síndrome de retirada de remédios para dormir, que usou por mais de 30 anos. Resumindo, vive em consultórios médicos, usando vários medicamentos, e tem uma péssima qualidade de vida! Gostaria de ajudá-la introduzindo-a na alimentação paleo low-carb, e ela está muito interessada. Li o post que fala sobre o que comer, e a necessidade de restringir frutas para os diabéticos, mas ainda fiquei com dúvida sobre a metformina: ela pode parar de usar, precisa esperar algum tempo? E quanto ao problema do refluxo, já li que a dieta ajuda também neste aspecto, mas como o caso dela é mais complicado, não há problema no aumento de consumo de proteínas e gorduras? Se houver algum artigo ou orientação para diabéticos, poderia me indicar? Obrigada... Ah, depois de mim, esposo e filhos iniciarmos a dieta e com a "propaganda" que tenho feito dos benefícios e de seu blog, a família toda (irmãos e agora mãe) ficou interessada na dieta paelo low-carb... como é bom influenciarmos positivamente as pessoas!

    ResponderExcluir
  10. Dr, tenho visitado seu blog regularmente há alguns meses e gostaria de agradecer todo o trabalho que tem feito para divulgar a dieta paleolítica aqui no Brasil. Este post veio em boa hora pra mim, pois tinha acabado de comprar uma caixa de sucralose em pó, achando que tinha ganhado na loteria. =)

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por compartilhar este link! Eu também estava procurando essas tiras há um tempão.

    ResponderExcluir
  12. Mais um post revelador! As vezes me pergunto se o senhor não recebe ameaças de morte. Rs! Fiquei pasmo com a enganação nos números em termos de Impacto Glicêmico e vou ler melhor sobre as composições dos adoçantes. Mas creio que a marca mais popular do mercado está dentro dos conformes, já lera o seu rótulo mesmo leigo e pesquisei pelo açúcar nela usado. Agora o pior é mesmo o senso comum que culpa ignorantemente o adoçante por câncer e não tem a mínima noção da quantidade necessária para tal (e em ratos). Obrigado por mais um post que passarei adiante para meus companheiros de esporte e dieta controlada de carbs.

    ResponderExcluir
  13. Pode usar sua sucralose em pó, apenas lembre-se de contabilizar os carbs que vem junto em cada pacotinho (são poucos).

    ResponderExcluir
  14. SENSACIONAL, há HORAS eu estava querendo isso!!! Vou comprar!


    2013/2/3 Disqus

    ResponderExcluir
  15. Pauline:

    Uma dieta low carb é a melhor coisa que você pode fazer para um diabético tipo II, não resta a menor dúvida. Você não deve suspender a medicação sem o conhecimento do médico. Dito isso, a metformina é a única das drogas orais para DM que pode ser mantida com segurança enquanto se corta os carboidratos. As demais medicações, que aumentam a secreção de insulina, podem provocar hipoglicemia. Se você ainda não tem um glucosímetro, vá logo comprar - é barato e muito útil para saber se e quando o médico poderá descontinuar a medicação depois de algumas semanas em low carb. Meça a glicemia em jejum pela manhã e 60 a 90 minutos após as refeições, anotando os valores e qual foi o cardápio. Comece medindo com a dieta quela tem atualmente - isso permitirá mostrar para ela os benefícios, o que ajuda a estimular.

    Não há aumento significativo da proteína em uma dieta low carb, há um certo aumento da gordura. Na minha experiência, a retirada total do trigo ACABA com as queixas gástricas - depois nos conte.


    Em 3 de fevereiro de 2013 23:33, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Dr. Souto, como sempre, suas dicas são preciosas. Vou providenciar o glucosímetro e fazer o acompanhamento. Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Ref. reportagem cbcnews , sobre carbs e colesterol as enemy

    Oi Dr. Jose Carlos,
    Sou geni wolf, sigo seu blog ha alguns meses e tento manter os carbs baixos . moro em vancouver no canada e por aqui se fala muito sobre baixa de carbs em geral.
    Srgunda feira, 4 de fevereiro a seguinte reportagem saiu na cbcnews , falando sobre inflamacao e nao colesterol como inimigo. A reportqgem estah sucintq, nao tomarah muito do seu tempo e estah boa, na minha opiniao. Repqre o que falam do lobby das empresas de corn syrup e fqrmqceutica do liptor.
    Achei ue gostariq de ver e talvez compartilhar com seus leitores. Estah em ingles, mas qcho que nao estah dificil de entender.
    Aproveite,
    Um abraço,

    http://www.cbn.com/cbnnews/healthscience/2013/February/Forget-Cholesterol-Inflammations-the-Real-Enemy/

    ResponderExcluir
  18. Obrigado - vou ver sim!

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, muito obrigada. Comprei um "leite condensado" de poliol e não tinha certeza do que pensar sobre ele... Vou ver em casa qual é o poliol usado na fórmula.
    Obrigada por compartilhar!

    Estou me preparando pra competir na Bikini Fitness e me livrar do doce é a missão mais difícil da dieta...
    Se quiser dar uma olhada: www.sonhandofitness.wordpress.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Que texto esclarecedor! Obrigada por essas informações valiosas!

    ResponderExcluir
  21. Joao Paulo Pereira2 de abril de 2013 17:01

    Não comprei ainda, mas essas da Roche são mais baratas por unidade (50 unidades):



    http://admin.farmadelivery.com.br/index.php/keto-diabur-test-5000-c-50-tiras-reagentes

    http://www.ultrafarma.com.br/produto/detalhes-11758/tiras_keto_diabur_test_5000_50_un.html

    ResponderExcluir
  22. Mais um texto maravilhoso e esclarecedor! Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Adorei o artigo! Muito esclarecedor! A indústria alimentícia é um grande logro e, pior, ainda com conivência do governo. Conhecimento é poder e não tem preço. Obrigada por divulgar essas informações a nós, leigos.

    ResponderExcluir
  24. A propósito disso, sobre chocolates com 85% de cacau, onde posso achá-los?

    ResponderExcluir
  25. Não é muito fácil Marcela... em alguns supermercados tem. A Cacau Show tbm tem.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. Jose Carlos,
    fiquei em dúvidas em relação a lactose.

    Como ela pode elevar a glicemia do sangue, qual é a quantidade
    segura do consumo de queijo ?
    Desde já gradeço

    ResponderExcluir
  27. Olá Neto.

    Os queijos gordos quase não tem lactose. No processo de fermentação do queijo os lactobacilos já consumiram a lactose e produziram ácido lático, que NÃO É UM AÇÚCAR. Quanto mais curado (envelhecido, amarelo) o queijo, menos lactose. Já no caso do iogurte, a fermentação não é completa (ao contrário do que ocorre nos queijos amarelos)

    Eu penso que a quantidade segura de queijo seja tal qual a quantidade segura dos carbs, ou seja, essa tolerância é individual.

    ResponderExcluir
  28. Andreza Barbosa Peixoto29 de maio de 2013 13:27

    Pati, Boa Tarde, Tudo bem/?
    Li aqui q o Dr disse q o Iogurte feito em casa pode justamente por causa dos lactobacilos terem feito o papel de consumir a lactose, achei isso mto interessante, eu amo fazer iogurte em casa, mas faço com o leite desnatado, nessa dieta seria melhor entao fazer com o Integral? (por conter mais gordura?)

    ResponderExcluir
  29. Isso mesmo Andreza!
    A gordura é nossa amiga! Faça com o integral, de boa qualidade. Experimente tbm fazer com o Yakult. Fica delicioso!

    ResponderExcluir
  30. Andreza Barbosa Peixoto29 de maio de 2013 18:39

    q maximoooo!!! e se faz com 1 Yakult só?? pra 1 litro de leite/?

    ResponderExcluir
  31. uso 2 pra 1 litro. Ou 2 actimel - muito bom tbm! É bom variar os 'bichihos' hehehe!

    ResponderExcluir
  32. Andreza Barbosa Peixoto29 de maio de 2013 19:26

    kkkk, q máximo!!! Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
  33. ultima dica: essência de baunilha!

    ResponderExcluir
  34. Teresa Cavalcanti4 de junho de 2013 17:08

    Excelente artigo!!


    A minha (ex) nutricionista me passou sucralose líquida para usar ao adoçar sucos ou cafés. Mas como não consumo nenhum dos dois, uso para adoçar algumas massas que quero doce, como panqueca (low-carb, claro). Devo substituir? Pelo quê? Consumo 1 ou 2x por semana, no máximo.

    ResponderExcluir
  35. Eu acho uma boa alternativa, pode usar.


    2013/6/4 Disqus

    ResponderExcluir
  36. Dr. Souto, li hoje essa matéria sobre a estévia e adoçantes em geral:

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/adocante-estevia-ganha-popularidade-e-vendas-avancam,5ad3ad7924a0f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  37. Então consumir um adoçante de sacarina e ciclamato, mas que tenha sorbitol na composição é uma furada???

    ResponderExcluir
  38. Olá Paula.


    Depende! Se for pouca a quantidade do sorbitol, penso que não causará nenhum incômodo. Tudo depende de como seu organismo reage.

    ResponderExcluir
  39. Dr. Souto,

    minha filha de 6 anos vem acompanhando minha alimentação lowcarb-páleo desde o início do ano e a um tempinho ela vem pedindo muito para adotar alguns costumes da minha alimentação. Ela está utilizando mel para adoçar sucos e agora eu quero saber se você acha seguro uma criança consumir stévia (sem combinação, aquele que chamam de 100%). Não é por questões de doença, as taxas dela e o peso são "normais". O que é mais adequado para adoçar a alimentação de uma criança? Quando ela era bem pequena, perguntei a uma pediatra e ela me indicou Nidex (maltodextrina), mas não tive coragem de usar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Isabel, eu não faria low carb para uma criança normal não obesa. Mas tentaria fazer o mais páleo possível. Ou seja, tentar adoçar o mínimo possível, beber água para matar a sede, evitar sucos de fruta, mas comer frutas sem restrição. Evitar adoçantes artificiais (ninguém sabe seus efeitos no longo prazo). Estévia deve ser mais seguro do que o resto, mas eu acho que ela pode muito bem beber uma laranjada de laranja espremida, diluída com água - ao invés de sucos de caixinha (mais açúcar do que refri) ou mesmo de suco de laranja puro - para não acostumar o paladar ao açúcar - com o tempo ela achará as coisas doces demais, e o próprio paladar controlará as coisas. Maltodextrina É açúcar. O melhor é não adoçar as coisas. Mas, quando for adoçar, adoce pouco. Com açúcar mesmo. Se ela não ficar se entupindo de bolachinhas, pães e biscoitos recheados, ela nunca ficará obesa e nunca precisará restringir tanto os carbs quanto nós que já cometemos os erros no passado. Lembre-se: páleo não é completamente low carb. E low carb é uma intervenção terapêutica para aqueles de nós que, tendo abusado de carbs a vida toda, agora temos que restringi-los para perder peso e tratar nosso metabolismo.


    Eu também não me preocuparia com eventuais escapadas em festinhas. Mas manteria a CASA glúten-free.

    ResponderExcluir
  41. Obrigada! Venho utilizando a alimentação low-carb principalmente para controlar o meu hábito de Comfort food. A partir da sua resposta, do jeito dela querer me imitar e pelo fato de eu também possuir peso e taxas "normais" vou adotar de forma assumida apenas o páleo, para ficar mais fácil dela me acompanhar. A parte mais difícil é que pela curiosidade natural de criança ela fica me perguntando tudo que pode e não pode, no sentido inicial de uma dieta (venho tentando convencê-la de que é apenas uma alimentação mais saudável), mas é difícil de explicar as bases. Até porque anteriormente eu a ensinava o senso saudável que a maioria da população ainda tem - pouca gordura e tudo integral liberado (inclusive a farinha e as sementes). Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Perfeito!


    Em 7 de junho de 2013 10:29, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  43. Teresa Cavalcanti1 de julho de 2013 11:51

    Eu fui procurar algum adoçante para forno e achei um a base de stévia, o Stevita. Entretanto, ele, assim como TODOS os adoçantes para forno que vi na prateleira, continha maltodextrina =//

    E ainda, fui dar uma olhada na minha sucralose:
    http://www.enkantosdiet.com.br/alimentos-diet/adocantes/sucralose/linea.html

    Tem acessulfame-k!! E agora? Eu não preciso de adoçante para nada, já que raramente tomo café e não tomo suco. Mas faço sobremesas!


    A stévia normal de mesa pode ir ao forno? Se não, devo por uma pitada de açúcar mesmo? Na maioria das receitas eu posso por uva-passas ou tâmaras, mas tem algumas que alteraria a consistência e o sabor significativamente ):

    ResponderExcluir
  44. Nada de maltodextrina: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    Pode usar sucralose, ciclamato e sacarina, e acessulfame-K nas suas receitas. Não é páleo, mas também vc não vai consumir isso o tempo todo, vai?


    Em 1 de julho de 2013 11:51, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  45. Teresa Cavalcanti1 de julho de 2013 12:16

    Todos os adoçantes para FORNO que achei tinham maltodextrina (e alguns ainda tinham lactose).

    A minha dúvida é: posso usar adoçante de mesa para forno? Porque se sim, tem essa opção de stévia, sem lactose, sem maltodextrina:

    http://www.lightsweet.com.br/produtos/ficha/liquido_sostevia.pdf

    ResponderExcluir
  46. Eu uso doçurinha ou suquinha para forno e fogão. Indicado para diabéticos.

    ResponderExcluir
  47. Olá Dr. José Carlos. Comecei a fazer a dieta Low Carb dia 03/06/2013 e já perdi 6 quilos. Sigo corretamente e posso dizer seguramente que de fato é MELHOR dieta a se seguir. Dr. gostaria que me esclarecesse o seguinte, Alfarroba, eu posso consumir no lugar de chocolate 70 % cacau? Eu gosto muito mais de Alfarroba, mas se não for bom , deixo-o de lado sem problema algum. Obrigada por responder.

    ResponderExcluir
  48. Nem imagino o que seja isso, mas botei no google e olha o que encontrei:
    "Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba tem 0,7% de gordura e alto teor de açucares naturais (glucose, sucrose e frutose) de 38% a 45%."

    Ou seja, é um produto que não tem o que você QUER (gordura) e é metade açúcar puro! Do ponto de vista nutricional, parece um picolé...

    Eu já acho cacau 70% muito açucarado, e costumo consumir chocolate 85 ou 90% cacau. Não sei que gosto tem a alfarroba, mas com 45% de açúcar, só pode ser agradável - e ruim para uma dieta low carb.


    2013/7/5 Disqus

    ResponderExcluir
  49. Fabíola Oliveira17 de julho de 2013 12:55

    Excelente artigo!!!! fiquei surpresa com toda sua explicação...consumo bem pouco adoçante (sucralose) já tentei largar...mas ainda não consigo. A um pouco mais de 1 mês eu e meu marido tiramos o glúten, a aveia ainda uso em algumas receitas , mas de vez em quando. Estou sentindo uma diferença incrível!!!! muito menos sono, meu humor melhorou horrores, minha compulsão por doces SUMIUUUUU, até a banana que eu era fissurada perdi a vontade de comer toda hora. Comprei o livro barriga de trigo e estou lendo e adorando. obrigada por toda contribuição que o S.r. realiza.

    ResponderExcluir
  50. Fabíola Oliveira17 de julho de 2013 12:58

    Tenho a seguinte dúvida: para variar na alimentação venho fazendo receitas sem glúten ( panquecas; cupcakes; tortas;....) uso farinha de linhaça dourada, farinha de arroz; farinha de quinoa, farinha de coco,..... não como todos os dias, mas meu marido sim ( mas ele já está e ótima forma com 11% de gordura) existe algum problema???/eu deveria parar? posso comer às vezes???

    ResponderExcluir
  51. Farinha de coco, amêndoa e linhaça são preferíveis (menos carbs).
    Em 17/07/2013 12:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde Patrícia!
    Já li em outras matérias que devemos reduzir o adoçante, enfim eliminar , diminui bastante mas ainda não consegui deixar de vez . Gostaria de sua opinião entre as marcas zero cal, lowçucar e stévia qual seria o mais indicado?

    ResponderExcluir
  53. Aluana, como o Dr. Souto diz "o bom não pode ser inimigo do ótimo". Eu tbm não eliminei o adoçante.
    Eu e o maridão usamos sucralose. Meu filho usa estévia e zero cal. Mas é pura questão de paladar. Pra quem gosta, estévia é uma boa.
    Já leu o post sobre adoçantes? Leia e escolha o seu!!! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    ResponderExcluir
  54. Para contribuir, eu uso um da optim xceed, o medidor já mede glicose e cetonas NO SANGUE (tiras diferentes). foi único que achei no brasil. Esses outros em geral é na urina. enfim fica a dica.

    http://www.docevidadiabetes.com.br/produtos/medidor-de-cetona.html

    ResponderExcluir
  55. Obrigada pela dica, Patrícia! Tem limite para o consumo de iogurte?

    ResponderExcluir
  56. Cristine, esse limite é pessoal. Eu não passo de 100 ml. Meu marido, quando toma, passa de 300 ml! Tem que experimentar pra ver. Se seu objetivo é emagrecimento, limite mais.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Dr. ! Tenho uma dúvida: Praticamente quase todos os adoçantes líquidos contém "Sorbitol", sendo este um POLILÓL, ou seja, é metabolizado pelo organismo, qual é o nível seguro para consumo destes, para que não afete a minha dieta?

    ResponderExcluir
  58. Olá Vinícius.

    Sobre adoçantes, leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    ResponderExcluir
  59. O índice glicêmico do sorbitol é 9, ou seja, ele praticamente não é absorvido (não confunda com maltitol, que é 75).
    Em 10/08/2013 00:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  60. Dr, estou evitando o aspartame por conta das suspeitas a cerca da Esclerose Multipla, da qual sou portadora. Usar um adoçante com os componentes abaixo é mais seguro que o Aspartame? Obrigada!
    Maltodextrina; Edulcorantes Artificiais Ciclamato de Sódio, Sacarina Sódica e Natural Glicosídeo de Steviol; Antiumectante Dióxido de Silício.

    ResponderExcluir
  61. O ideal é livrar-se dos adoçantes. Dito isso, eu sugeriria estévia em gotas, com água como diluente - nada de maltodextrina. Você conhece o trabalho da Dra Terry Wahls?
    Em 21/08/2013 17:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  62. Não conheço Dr. Se puder indicar alguma literatura sobre o trabalho dela, agradeço!
    A idéia é acostumar a ficar sem adoçante (já acostumei a ficar sem o açucar branco), mas ainda não consigo comer bolo low carb sem açucar... Acho que fica sem graça.... É como comer comida sem sal. Mas acredito que seja uma fase transitória. Quando acostumar, tudo estará resolvido.

    ResponderExcluir
  63. Assiste isso: https://www.youtube.com/watch?v=KLjgBLwH3Wc&feature=youtube_gdata_player
    E compra o livro dela.
    Em 21/08/2013 18:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  64. A-DO-REI Dr!!! Ela é a prova viva de que a doença pode ser controlada pela alimentação! Eu decidi parar de tomar remédios para EM porque me sentia muito mal. Tudo o que eu puder fazer para evitar tomá-los novamente, vou fazer!

    Mudando de assunto, estava lendo o site http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1366 e fiquei preocupada se de repente não estou ingerindo muitas proteinas. Qual sinal o corpo dá de que estamos exagerando? A Patricia já me disse que leva um tempo para estomago e intestino se acostumarem a nova dieta, mas estou desconfortável com os gases no estômago e esôfago (chega a doer o peito). São 3 semanas de dieta. Isso pode ser um sinal de ingestão desequilibrada de proteinas? Abraços, Tatiana

    ResponderExcluir
  65. Dr. Souto: tenho feito esta dieta e estou satisfeito, mas ainda não consegui entender muito bem a lógica dela. Eu preciso NECESSARIAMENTE comer bastante gordura? A intenção de comer gordura é saciar a fome ou agente precisa comer para conseguir emagrecer? Eu, por exemplo. tolero muito bem a fome, então não sinto necessidade de comer muita gordura para não sentir fome. Eu não sinto vontade de comer banha, manteiga, bacon, creme de leite, leite de coco, etc. Se eu comer apenas salada, legumes, carne, peixe, ovo, frango, azeite, chocolate amargo, castanha do para, coco ralado, iogurte feito em casa, queijo prato, requeijão, café com adoçante (sacarina e ciclamato) e chá mate, vai ser mais difícil eu conseguir emagrecer? Se eu comer, além disso, outros alimentos com bastante gordura, vou emagrecer mais rápido? Muito obrigado

    ResponderExcluir
  66. Se você comer o que acabou de descrever, estará comendo cerca de 60-65% de suas calorias em gordura - e está ótimo assim.
    Em 23/08/2013 13:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  67. Dr Souto, no meu caso que passei 5 anos comendo junk food adoidado e engordando e agora estou ha meio ano low carb e no peso ideal com boa % de gordura, preciso me preocupar e restringir o maximo o carbo, ou depois de entrar no peso ideal posso dar uma eventual escapada? digo isso pq no meu dia a dia eu faco low carb, mas uma vida social low carb eh dificil, parece que o mundo gira em torno de trigo e acucar, entao sigo a regra dos 80/20, mas em vez de fazer um dia de lixo, guardo meus lixos para eventos sociais, digamos que umas 3-4x refeicoes por semana, isso eh muito ruim??

    ResponderExcluir
  68. Bom, se der certo pra vc, pode ser. Eu não faço tão low carb mais, mas meus carbs são páleo (frutas, raízes). Não boto trigo na boca. Mas isso sou eu. Em 01/09/2013 14:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  69. Natalie Semanovschi2 de setembro de 2013 14:52

    Dr. Souto, isso foi realmente maravilhoso! Sempre corri de adoçantes e os usava apenas em caso de extrema "necessidade", mas agora percebo que é tudo farinha do mesmo saco. hehehehhe


    Minha dúvida é referente ao Mel (mel de verdade, tenho um tio que produz, e me dá um pouco de vez em quando), ultimamente resolvi substituir açucar por mel. A maioria das coisas consumo sem adoçar, como: sucos, café, leite, etc. Mas as vezes dá aquela vontade de doce, aquela que "comer uma fruta" não resolve então ponho um pouquinho de mel com algumas castanhas e a vontade, geralmente, passa.



    Você teria algo a declarar a respeito do mel? visto que eh um produto encontrado "in natura".


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  70. A açúcar também é natural (cana), seu pâncreas não vê diferença, só vê glicose. Mel é açúcar. Use com parcimônia.


    Em 2 de setembro de 2013 14:52, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  71. Natalie Semanovschi2 de setembro de 2013 15:35

    Entendido! Obrigada Dr. Souto!

    ResponderExcluir
  72. Claudia Alessandrini3 de setembro de 2013 17:22

    muito complicado

    ResponderExcluir
  73. Por isso a comida de verdade é melhor. Se for BICHO ou PLANTA, mas não for GRÃO, pode comer. A comida de verdade não tem rótulos e não quer te enganar.

    ResponderExcluir
  74. José Allan Domingues Marques4 de setembro de 2013 15:43

    Dr. Souto, alguma restrição em relação ao Guaraná Antártica Zero ou Coca-Cola Zero?

    ResponderExcluir
  75. São como adesivos de nicotina, algo temporário para finalmente largar o vício


    2013/9/4 Disqus

    ResponderExcluir
  76. A indústria anda lado a lado com as leis (governo).. eles sabem muito bem como aproveitar as brechas e o consumidor leigo compra gato por lebre.. Ótimo post, esclareceu muitas coisas.
    OBS - vou ali comer um potinho de gelatina diet, mas é simplesmente para não devorar um brigadeiro, e ciente de que a maltodextrina vai "virar açúcar", hoje o meu consumo é muito mais consciente..

    ResponderExcluir
  77. Cristiane Pickler Schipmann16 de setembro de 2013 12:46

    Olá Dr. Souto,

    Nesse final de semana assisti a um vídeo de um outro médico, onde ele falava muito mal dos adoçantes, dizendo inclusive que a Sucralose foi descoberta durante o desenvolvimento de um inseticida. Fiquei muito chateada, estou lendo bastante sobre nutrição, quero praticar a dieta low-carb, mas como vou administrar todas essas opiniões ?
    Obrigada pela sua atenção e parabéns pelo blog...

    Cris

    ResponderExcluir
  78. Forme sua própria opinião baseada nas fontes primárias, e não no que eu falo ou no que o Dr. fulano fala. Olhe na wikipedia, por exemplo. Obviamente o objetivo deve ser parar de consumir o que não for natural. Mas eu usei adoçantes por mais de um ano e meio até parar. É melhor do que açúcar. Mas o objetivo deve ser diminuir. É como um adesivo de nicotina, para ajudar a largar o cigarro. A ideia não é usar adesivo de nicotina para sempre.


    Em 16 de setembro de 2013 12:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  79. Cristiane Pickler Schipmann16 de setembro de 2013 14:44

    Obrigada! Partilhamos da mesma opinião...

    ResponderExcluir
  80. Não costumo adoçar sucos e chás, mas gosto de fazer panquecas e bolinhos doces. Quais as marcas recomendadas de adoçante culinário (ou líquido caso seja possível utilizá-los na cozinha)?

    ResponderExcluir
  81. Dr, onde encontro essa informação sobre o maltitol, sobre a ação dela com a insulina?

    ResponderExcluir
  82. No observable differences in glycemic response to maltitol in human subjects from 3 ethnically diverse groups.

    AuthorsPratt M, et al. Show all Journal
    Nutr Res. 2011 Mar;31(3):223-8. doi: 10.1016/j.nutres.2011.02.002. Epub 2011 Mar 22.
    Affiliation
    Functional Food Centre, School of Life Sciences, Oxford Brookes University, Gypsy Lane Campus, Headington, OX3 0BP Oxford, UK.
    Abstract
    Consumption of a low glycemic index (GI) diet may be helpful in the management and prevention of diabetes and cardiovascular disease. The investigation of GI has been predominantly confined to white subjects. We hypothesized that differences in glycemic response (GR) may be observable in subjects of different ethnic origin. The objective of the present study was to determine GR to a high GI (glucose) and low GI (maltitol) test drink in subjects of different ethnic origin. In a randomized, single-blind crossover trial, 10 whites, 10 South Indians and 10 Chinese subjects consumed either glucose or maltitol test drink containing 50 g of one of the test products on different occasions. Capillary blood glucose samples were taken at 15 and 10 minutes before and 0, 15, 30, 45, 60, 90, 120, 150, and 180 minutes after consumption of the test drink. The incremental area under the curve of glucose and maltitol were not significantly different between the 3 groups. The mean GR for maltitol was 33.5% in whites, 32.9% in Chinese, and 23.1% in South Indians. The results presented here confirmed that there are no observable differences noted in GR to a high-GI or low-GI test drink between the 3 ethnically diverse groups. We conclude that different ethnic groups exhibit similar GR to low- and high-GI drinks, and GR to maltitol is similar irrespective of ethnic background.

    Crown Copyright © 2011. Published by Elsevier Inc. All rights reserved.
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/09/2013 19:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  83. Muito obrigada, tão necessário esse post! Ajuda demais a nós leigos! Obrigada, mesmo!

    ResponderExcluir
  84. Dr. Souto, por gentileza, qual é a sua opinião sobre a influência dos adoçantes na compulsão alimentar? E o sal deve ser cortado da dieta?
    Desde já agradeço pelas respostas.

    ResponderExcluir
  85. Amei o artigo! Maravilhoso! Mt obrigada Dr!

    ResponderExcluir
  86. Este texto foi muito útil, bem oq eu estava procurando mesmo. Muito revelador. O bom que a dieta ajuda a própria dieta, desde que parei de comer açúcar, uma vez ou outra quando vou comer/tomar qualquer coisa q tenha açúcar/adoçante, eu acho tão, mas tão doce, que já nem sinto vontade de ficar bebendo/comendo aquilo mais vezes.

    ResponderExcluir
  87. Dr Souto, eu comprei esse entre outros livros na Amazon. Demora muito para chegar?
    Eu sei que tem Kindle, mas "sou do tempo antigo"e gosto de grifar, anotar e levar para qualquer lugar o bom e velho exemplar!
    obrigada
    Karla

    ResponderExcluir
  88. Se for o shipping mais barato, leva até um mês


    2013/12/5 Disqus

    ResponderExcluir
  89. Muito obrigada, não é por acaso que seu blog é um sucesso, sempre prestativo!
    Meus livros devem estar chegando!

    ResponderExcluir
  90. :-)
    Sinceramente, eu sempre me espanto que tanta gente leia isso!!


    2013/12/5 Disqus

    ResponderExcluir
  91. Tatiana, Sobre a esclerose múltipla...
    Assista a estes videos
    http://www.youtube.com/watch?v=v4E4_vCdo-0

    http://www.youtube.com/watch?v=erAgu1XcY-U

    Tratamento com vitamina D3

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  92. E o Agave?Ele é doce,muito parecido com o mel,porém com baixo índice glicêmico, poderia ser um substituto do açúcar,para redução do peso corporal?

    ResponderExcluir
  93. É 90% frutose. É, literalmente, a pior coisa que você pode usar. Açúcar (sacarose), em comparação, é saudável.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 31/12/2013 13:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  94. Ok,muito obrigado pela orientação e agilidade da resposta,muito bom o seu blog,estou lendo todas as matérias,realmente muito esclarecedoras.Obrigado! André..

    ResponderExcluir
  95. Adorei este texto como td o seu blog.
    Ja sou adepta a varios habitos ha algum tempo...tenho o costume de ler os rotulos de td q eu compro...nada de msg, gmo, numeros, siglas e varios outros ingredientes....tenho uma foto com uma lista no celular rsrsrs
    Claro q as vezes nao da pra ser 100% mas faço o possivel...enfim...
    Ja faz muito tempo q nao uso açucar pra nada e uso adoçante...
    Se preciso usar o açucar mesmo uso brown sugar q acho q deve ser o açucar mascavo.
    Ha uns anos tenho consumido xilitol, sp achei q seria uma opçao mais saudavel, pois tentei muito stevia mas nao dá....nao suporto o paladar.
    O xilitol é muito pareceido com açucar mas tem um pouco de carbo e caloria.....se usar apenas uma colher de cha nao tem problema mas se consumir numa quantidade maior...
    Porem ha mais ou menos2 meses...desde q comecei atkins comecei a procurar um adoçante q nao tivesse carbo e q fosse bom, "natural".
    Encontrei um otimo q se chama Norbu...nao é muito conhecido...vem de uma fruta q se chama monk fruit, fruta monge na traduçao direta...é uma fruta chinesa e q tem aki na Australia.
    Nos ingredientes diz monk fruit e eritritol...
    Ando consumindo diariamente e bastante..alias apenas a uma semana estou consumindo umas 50g por dia...
    Devido ao meu problema com a dieta (uma longa historia) eu estou viciada em "sorvete" de suspiro....acabo comendo de 4 a 5 claras de sorvete rsrsrsr
    Vc acha q o uso assim pode me prejudicar?/
    é só uma fase...vou parar...é q tenho muita fome e nao sei o q comer e acho q suspiro "mata" a fome...mais q comer cozida....o sorvete consiste em claras de ovo e adoçante...coloco no freezer e ta pronto....
    Alias se vc pudesse me ajudar com minha dieta eu super agradeço pois ninguem consegue rsrsrsr mas isso escrevo em outra msg :)
    Só queria saber se o Norbu é bom :)

    ResponderExcluir
  96. Ah....gostaria e fazer outro comentario...Tds as barrinhas de "cereais" e chocolates do Dr Atkins contem Maltitol :-/

    ResponderExcluir
  97. São lixo - junk food low carb.


    2014/1/1 Disqus

    ResponderExcluir
  98. Não conhecia - parece muito interessante!


    Em 1 de janeiro de 2014 11:07, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  99. Boa noite!
    Nossa...eu já li tanto na internet procurando um adoçante ideal para mim,que estou gestante , cada vez fico mais na dúvida.Meu obstetra disse pra eu usar adoçante,mas não disse qual.Poderia me ajudar?Pesquisei sobre o stevia mas dizem muito mal do gostinho que ele deixa.Me da uma luz?rs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  100. Se vc gostar de estévia, seria o ideal.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 05/01/2014 22:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  101. Posso concluir que o glicosídeo de esteviol (princípio ativo do adoçante estévia) não conta como carboidrato e não interfere na dieta?

    ResponderExcluir
  102. Que não conta como carboidrato, é fato. PROVAVELMENTE não interfere na dieta.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 09/01/2014 18:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  103. O stevine da Jasmine é muito bom. Uso e recomendo. É feito de Stevia.

    ResponderExcluir
  104. Ola Dr. Souto!!
    Estou nesta dieta a uma semana, estou adorando. Tenho que me livrar do acucar, entao estou iniciando no adocante ate largar de vez o doce. Onde vivo nao tem adocantes liquidos, entao comprei Truvia, mas na composicao quimica tem um ingrediente que nao conheco chamado erythritol. Ja pude perceber nao deve ser bom, porque um saquinho tem 3.5g, sendo que 3g de carbohydrate e 3g de erythritol, me ajude porque a maioria aqui tem maltitol. Um abraco

    ResponderExcluir
  105. Olá Marilia,


    Erythritol é um excelente adoçante!

    ResponderExcluir
  106. Ola Patricia,
    Obrigado por me ajudar, eu ja percebi que tu participas muito no blog, tu tens facebook ou um blog para que eu possa tirar as minhas duvidas contigo? Vivo em USA e descobri um mercado so de produtos naturais, se tu souber de algum produto que existe aqui que possa me ajudar, ficaria muito feliz. Um abraco!!

    ResponderExcluir
  107. Marília, tem esse grupo no face: https://www.facebook.com/groups/dietapaleolowcarbhighfat/

    ResponderExcluir
  108. Nossa me senti enganada...muitas vezes não entendemos por que a dieta da proteína dá uma estabilizada. Muito obrigada pelas informações. Então qual adoçante forno e fogão seria ideal para a dieta sem carboidratos?

    ResponderExcluir
  109. Nenhum

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 06/02/2014 07:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  110. Dr Souto, uso um adoçante no Japão que contem
    O eritritol, adoçante (sucralose), espessante (goma xantana), ácido cítrico, ácido benzóico conservantes (Na). Tudo isso é aceitável ?

    ResponderExcluir
  111. Tudo isso é melhor que açúcar

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/02/2014 01:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  112. Dr. Souto, bom dia! Tenho me interessado em saber os potenciais impactos do consumo prolongado de sucralose em nossa saúde. Não há nada conclusivo e há muita controvérsia. Porém, um dos artigos me chamou atenção pois utiliza dosagens compatíveis com as recomendações diárias nos EUA e Europa (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18800291
    Splenda alters gut microflora and increases intestinal p-glycoprotein and cytochrome p-450 in male rats) e ainda assim verificou redução em níveis significativos da microbiota benéfica em RATOS. Outro texto cita estudos (Three independent labs showed that sucralose undergoes thermal decomposition at temperatures used in baking (Hutchinson, 1996;Hutchinson et al., 1999; Bannach et al., 2009; Rahn and Yaylayan, 2010) que verificaram a decomposição da sucralose em cloropropanóis mesmo a temperaturas compatíveis com as que cozinhamos um bolo, por exemplo. Normalmente o que se encontra nos textos por ai contradizem estas duas verificações. Eu optei por não utilizar mais há algum tempo. Mas você tem alguma recomendação em relação a como aprofundar o tema? Abs

    ResponderExcluir
  113. Eu tenho usado cada vez menos adoçantes.

    http://www.marksdailyapple.com/artificial-sweeteners/#axzz2smJgYgMP

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/02/2014 12:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  114. Caramba!! usei o tal e qual achando que estava certo!!!

    ResponderExcluir
  115. Patricia, vc usa qual adoçante?
    Posso usar esse?http://www.lightsweet.com.br/produtos/ficha/liquido_sostevia.pdf

    ResponderExcluir
  116. Achei esse artigo ótimo

    Vejam http://emagrecerdevez.com/estevia-a-planta

    ResponderExcluir
  117. Uso sucralose, Suquinha, Doçurinha. Este parece ser estévia pura. Pode usar sim. leia:http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    ResponderExcluir
  118. Dr Souto, quem faz a dieta sem carboidratos pode tomar energil C?

    ResponderExcluir
  119. Dr Souto,
    Com relação ao leite de côco Serigi e outros engarrafados, podemos usar?

    ResponderExcluir
  120. obrigada




    Em Segunda-feira, 17 de Março de 2014 13:56, Disqus escreveu:

    Settings

    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica

    ResponderExcluir
  121. Os que eu já vi, sim. Só olhar o rótulo

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/03/2014 12:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  122. Obrigado.
    Fiquei com pé atrás por conta de tantos aditivos químicos que li no rotulo. Um abraço e mais uma vez, obrigado.


    2014-03-19 8:24 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  123. Olá!! O que me diz do açúcar do coco??

    ResponderExcluir
  124. É açúcar.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 26/03/2014 15:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  125. Falta o melhor adoçante de todos. açúcar de coco, xarope de yacon, xarope de quinoa

    ResponderExcluir
  126. Esses são AÇÚCAR.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/04/2014 10:42, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  127. Dr. é verdade que eritritol é maltodextrina? onde eu vivo vende-se
    stevia com eritritol e me disseram que é maltodextrina. Mas se é maltodextrina não seria recomendável consumir,
    certo? Eu quase não consumo adoçante mas não tenho interesse em que o
    pouco que consumo me faça engordar. O Dr. desaconselha?

    ResponderExcluir
  128. Eritritol é ótimo!

    ResponderExcluir
  129. Maltodextrina é açúcar. Eritritol é um poliol que não é metabolizado e não eleva a glicemia ou a insulina.


    2014-05-05 14:12 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  130. Bom dia Dr.Souto,e sobre o Yacon,o indice glicemico dele é elevado? Obrigado.

    ResponderExcluir
  131. Que bom. É que tem tanta desinformação que uma pessoa fica perdida. Obrigada Patrícia e Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  132. Olá, estou usando estévia, mas vi na embalagem que está misturada com dois outros ingredientes: benzoato de sódio e sorbato de potássio. Esses ingredientes também engordam? Grata e parabéns pela matéria excelente.

    ResponderExcluir
  133. São apenas estabilizantes

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/05/2014 19:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  134. oi, tomar café com adoçante (adoçil - sacarina) tiraria do jejum intermitente? obg

    ResponderExcluir
  135. que otimo, agora ficou simples.

    ResponderExcluir
  136. Não

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/05/2014 16:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  137. Entre um adoçante que é sacarina + ciclamato e a estévia, a estévia é mais segura de ser saudável?


    Como parece que não há certeza sobre o efeito de nenhum deles na saúde, alterná-los é algo que faz sentido? Para manter o consumo de cada substância mais baixo.

    ResponderExcluir
  138. Até pode ser. Só fuja do aspartame, que parece ser o mais problemático.
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/05/2014 02:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  139. Mirella Dell Arno27 de maio de 2014 08:53

    Dr Souto, existe alguma restrição da dieta paleo para pessoas com histórico de câncer de mama?

    ResponderExcluir
  140. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-cancer.html
    http://www.cavemandoctor.com/2012/09/27/carbohydrate-reduction-for-breast-cancer/

    2014-05-27 8:54 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  141. Bianca Fattibene30 de maio de 2014 16:56

    Quando usava aspartame tinha "síndrome das pernas e braços inquietos". Passei para a sucralose e continuava com a mesma coisa. Parei de usar adoçantes e qualquer produto adoçado com adoçantes (light e diet) e nunca mais tive. Nunca testei a sacarina.

    ResponderExcluir
  142. Prezado Dr. Souto:


    Gostaria de saber suas considerações sobre a Taumatina.
    Assisti a um vídeo em que o Dr. Victor Sorrentino afirma que apenas a Stevia e a Taumatina são adoçantes seguros, porém ele não faz referência ao impacto na insulina.


    Grata!

    ResponderExcluir
  143. Esse eu desconheço

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/06/2014 14:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  144. Fernanda Somenauer5 de junho de 2014 22:34

    Stévia é ruim no começo, mas no começo todo adoçante é. Depois de um tempo vc acostuma. Eu também uso o da Jasmine, ele é bem bom. Depois de me acostumar com stévia, reparei que ele não distorce o gosto natural dos alimentos.

    ResponderExcluir
  145. Que texto maravilhoso Dr. Souto! Não me canso de ler e compartilhar!
    Tenho usado uma técnica que esta funcionando muito pra mim.
    Só utilizo adoçante liquido no café e vou diminuindo as gotas da mesma forma que elevo o peso na musculação.
    Me guio pelo paladar. Quando sinto que me acostumei, que o sabor do café esta no ponto, baixo uma gota.
    Com essa técnica meu café com manteiga de 200 ml que antes levava 15 gotas, agora leva apenas 8.
    E assim vou, até me libertar do adoçante que até ler esse texto pela primeira vez ha uns 3 meses atras era sucralose(Línea-caro pacas), agora é o 'magro' de humilde e tá ótimo. rs

    ResponderExcluir
  146. Dr. Souto com base nesse texto passei a usar um adoçante com essa fórmula
    "Água, Sorbidol, Edulcorantes Artificiais: Sacarina Sódica e Ciclamato de
    Sódio e Conservadores: Ácido Benzóico e Metilparabeno. NÃO CONTÉM
    GLÚTEN."

    Me pareceu "menos ruim", concorda?

    ResponderExcluir
  147. Olá Regis,


    o bom seria estévia, eritritol(não existe no Brasil). Mas eu, por exemplo, não gosto do gosto da estévia de jeito nenhum... Então nos resta os 'outros'. Veja o que vc mais se adapta e use pensando que seu paladar vai mudar muito e que ainda vai deixar isso de lado. Mas sem neuras, sem estresse!

    ResponderExcluir
  148. Dr Souto ou Patricia,


    Quanto ao doce de leite DIET, como sempre gostei muito de doce de leite, hoje fui ao supermercado e achei um da marca DELAKASA, que segue os ingredientes :
    " Leite integral e/ou leite em pó reconstituído, edulcorante natural sorbitol, estabilizantes (pectina e citrato de sodio) conservador sorbato de potássio, regulador de acidez bicarbonato de sódio, edulcorante artificial sucralose"


    Quanto aos ingredientes, causam algum impacto para quem faz LOW CARB ? eu poderia come-lo quando estiver com muita vontade ?


    Obrigada,
    Franciele

    ResponderExcluir
  149. Dr. Souto, li em diversos sites que o isomalte, usado como 'liga' na fabricação das barras de proteina Questbar, é basicamente um prebiótico, pois é digerido no intestino, é verdade? No caso então, apenas dele ser praticamente só carbo, posso considera-lo um amido resistente? Pergunto pq cada barra questbar tem uns 60g, sendo q uns 40g seriam só de isomalte. Será q prejudicaria a cetose ingerindo essa dose diária do isomalte? Obrigada. Obs: a palestra em SP foi ótima!

    ResponderExcluir
  150. Olá Ivana,

    até onde sei isomalte é um poliol, chega a 50% do efeito glicêmico que tem o açúcar. Não penso que funcione como AR. Olhe aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    Provavelmente se usar, vai sair da cetose. Mas não é necessário estar em cetose pra emagrecer.

    ResponderExcluir
  151. Oi Patricia, obrigada pelo retorno.

    Na tabela dos polióis, o impacto glicêmico e representado pela coluna "doçura" (55%) ou GI? Sobre o isomalte como AR, no site de um marca canadense (VitaFiber™) li o seguinte: "A soluble dietary fiber, a prebiotic and a low-calorie sweetener (2kcal/g). It can be used as a sugar replacement". Por isso me surgiu o questionamento. PS: sinto q meu corpo é hiper resistente à perda de gordura corporal. Só vejo leves diferenças na balança qdo estou em cetose. Triste viu.

    ResponderExcluir
  152. Ivana, eu entendo que a 50% da metabolização do isomalte vai acontecer semelhante ao açucar comum!
    Tem gente que só fica bem em cetose! Mas faça uns testes com poucos carbs à noite! Já testou amido resistente?

    ResponderExcluir
  153. Correto Patrícia. 100g de isomalte são 50 de açúcar.

    Sent from mobile phone
    Em 24/06/2014 11:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  154. Obrigada pelo retorno Dr.Souto e Patrícia! :-)

    ResponderExcluir
  155. Já li em alguns posts aqui no blog que a lactose presente no leite integral ou em pó se transforma em açúcar no sangue, elevando a insulina, portanto acredito que não seria recomendado para uma dieta low carb.

    ResponderExcluir
  156. Franciele Ballin1 de julho de 2014 22:14

    Obrigada por responder !!!

    ResponderExcluir
  157. Esse texto é ótimo. Porém queria tirar umas dúvidas. Eu já tentei usar adoçante, tanto sacarina quanto stevia (stevine da Jasmine, que pelo que li, é so stévia) mas percebi que engordo usando adoçante, é impressionante. Então não sei o que fazer pq mel, mascavo e açucar no final é tudo açucar e os adoçantes disparam a minha balança. To tentando não consumir açucar mas as vezes faz falta um docinho, principalmente no iogurte que gosto muito. Nesse caso o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  158. Vai reduzindo o uso aos poucos

    Sent from mobile phone
    Em 03/07/2014 20:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  159. Obrigado pela resposta Dr. Estou tentando reduzir :)

    Tenho uma dúvida sobre a nata/creme de leite que ja vi vcs falando aqui no blog. O creme de leite fresco feito em casa tbm é bom? Na receita vai gema, leite integral, manteiga e gordura vegetal hidrogenada. Prefiro fazer em casa mas fiquei na dúvida devido a gordura vegetal. Desde já agradeço pela ajuda de vcs!

    ResponderExcluir
  160. Gordura vegetal hidrogenada = excremento do diabo

    Sent from mobile phone
    Em 03/07/2014 21:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  161. Melhor continuar comprando pronta então rs! Obrigado!

    ResponderExcluir
  162. eu ri muito!

    ResponderExcluir
  163. Olá, li em algum lugar (pode até ter sido aqui no blog, não me lembro!) que o açúcar de côco tem baixíssimo índice glicêmico. Isso quer dizer que podemos usar com moderação na low carb? Se alguém souber agradeço!

    ResponderExcluir
  164. É açúcar.

    http://authoritynutrition.com/coconut-sugar/

    Sent from mobile phone
    Em 10/07/2014 19:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  165. Dr souto, o fato de o indice glicemico ser 9 quer dizer que ele nao eh absorvido devido ao baixo estimulo a insulina? Mas nao existem outras formas de absorcao sem ser por insulina, como ocorre com as gorduras por exemplo?

    ResponderExcluir
  166. Tudo trocado, Felipe!

    Índice glicêmico é uma escala na qual 50g de xarope de glicose são consumidos e o efeito na glicemia de voluntários sadios (aferido pela ÁREA curva de elevação e queda glicose) é arbitrariamente definido como 100.
    Se você consumir 75g de manteiga, papel picado ou areia, a glicemia (glicose no sangue) não subirá NADA, ou seja, um índice glicêmico de zero.
    Se você consumir pão integral 12 grãos, será 70, ou seja, o pão eleva a glicemia cerca de 70% tanto quanto xarope glicose puro. Já o açúcar de mesa (sacarose, a coisa branca do açucareiro, que é metade glicose, metade frutose), tem índice glicêmico de 65 aproximadamente.

    Insulina não tem NADA a ver com absorção de açúcar pelo intestino. Mas, obviamente, alimentos de alto índice glicêmico levam a grandes secreções de insulina, a fim de baixar o nível glicose sangue. E, como você sabe, esses níveis elevados de insulina armazenam gordura e desencadeiam síndrome metabólica (quando CRONICAMENTE elevados).

    O sorbitol tem índice glicêmico de 9, o que vale dizer que seu impacto glicêmico é desprezível. Ele não é absorvido porque o intestino não tem moléculas transportadoras eficazes específicas para a sua absorção. Assim, ele permanece nas fezes, junto com outras coisas inúteis e mal cheirosas (por isso o consumo excessivo de balas diet dá diarreia: é o efeito osmótico do sorbitol no intestino, puxando água).

    Como ele não é absorvido, não tem oportunidade de ser transformado em glicose no fígado, portanto a elevação da glicemia é mínima, portanto não há necessidade secreção de insulina pelo pâncreas, e por ESTE motivo não engorda (só dá gases, cólicas e diarreia).

    Eritritol, por exemplo, é diferente. Ele é absorvido, mas não é metabolizado pelo organismo, sendo excretado 95% intacto. Então, embora seja absorvido, como ele não é convertido em glicose, não eleva a glicemia nem a insulina.

    A gordura é absorvida na sua totalidade (e, repito, a insulina não tem NADA a ver com absorção de coisa alguma). Mas a gordura eleva gordura no sangue, e não glicose. Acontece que é a glicose elevada que produz a secreção de insulina. Assim, gordura é neutra do ponto de vista endócrino, não elevando a insulina. E esse é um dos motivos pelos quais uma dieta LCHF emagrece (consumo de alimentos de baixo índice glicêmico mantém a insulina baixa o que facilita a queima da sua própria gordura).

    Sent from mobile phone
    Em 13/07/2014 10:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  167. Marcela B. Azevedo Constâncio22 de julho de 2014 20:02

    Ouvi em algum lugar que alguns adoçantes podem causar compulsão, é verdade? Se sim, qual seria?

    ResponderExcluir
  168. Marcela B. Azevedo Constâncio22 de julho de 2014 20:44

    E xarope de Agave é açúcar , como o mel?

    ResponderExcluir
  169. Marcela B. Azevedo Constâncio22 de julho de 2014 20:45

    Adoçante provoca compulsão?!

    ResponderExcluir
  170. É muito pior que o mel. É 90% frutose.

    Sent from mobile phone
    Em 22/07/2014 20:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  171. Olá Marcela,


    isso parece ser individual, tem pessoas que relatam compulsão. Para outras, não.

    ResponderExcluir
  172. Marcela B. Azevedo Constâncio23 de julho de 2014 16:20

    Mto obrigada!

    ResponderExcluir
  173. Marcela B. Azevedo Constâncio23 de julho de 2014 16:22

    Muito obrigada! Quase cai em uma armadilha midiatica!

    ResponderExcluir
  174. Eu tenho síndrome das pernas inquietas e minhas tia, diabética, também tem. Será que é por causa do adoçante???? Se for, eu vou cair das nuvens! Que coisa maldita!!!

    ResponderExcluir
  175. Existe no Brasil, algum chocolate 100% cacau?

    ResponderExcluir
  176. Pela minha experiência pode ser sim!

    ResponderExcluir
  177. Mas tem carboidrato no energil C?

    ResponderExcluir
  178. acabei de comprar isomalte purinho no supermercado... €3,50 e achei eritritol na net, 500g por €7,50. finalmente vou poder comer merengue!!

    ResponderExcluir
  179. No Brasil?


    2014-08-06 15:36 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  180. Foi a primeira coisa que fiz!!!!!!! Porém, muitas das vezes, como diz o texto do doutor ai acima, as bulas e rótulos dos alimentos e de alguns remédios usam uma linguagem técnica para embutir algum elementos de sua formula. Então se alguém pudesse me ajudar com uma coisa menos óbvia eu ficaria agradecido!!!!!

    ResponderExcluir
  181. Na Itàlia... tem vàrios sites que vendem, estou dando uma olhada se acho algum que entrega no Brasil. Se achar, posto o link.

    ResponderExcluir
  182. http://br.bodybuilding.com/store/now/ery.html?&_requestid=1905487

    ResponderExcluir
  183. Dr eu faco doces diets no Brasil eu usava o tal e qual, agora estou nosEUA na Florida , por qual eu poderia subistituir?

    ResponderExcluir
  184. Tal e qual não é indicado - tem lactose e carbs. Use Eritritol, xytitol.

    ResponderExcluir
  185. esse podem ir ao fogo?

    ResponderExcluir
  186. Podem. O tal é qual É AÇÚCAR (MALTODEXTRINA).


    2014-08-25 14:25 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  187. Esse blog é assim: nos comentários encontramos preciosidades! Me descobri compulsiva e estou na luta contra o vício do açúcar. Essa informação foi fundamental porque entrei aqui hoje decidida a resolver isso. Vou procurar por eles amanhã mesmo. Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  188. Pois acredite! lemos tudo! =)

    ResponderExcluir
  189. Oi Marcela, eu também. Mas no meu caso foi com açúcar de coco. =/

    ResponderExcluir
  190. Maria Aparecida Thiago4 de setembro de 2014 12:24

    Muito obrigada pelo texto acima, consumi adoçante a base de maltodextrina durante anos...parei. Agora só uso sucralose esporadicamente...

    ResponderExcluir
  191. Dr Souto, minha maior pergunta é: e o açucar de coco? Se o senhor pudesse escolher, ficaria com Eritritol ou Açúcar de Coco? Ou Xylitol?

    ResponderExcluir
  192. Açúcar de coco é açúcar.

    Ficaria com eritritol em primeiro lugar, e xilitol em segundo; http://authoritynutrition.com/coconut-sugar/


    2014-09-06 14:25 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  193. Dr Souto, já procurei este Eritritol, você sabe onde posso encontrar?
    Muito Obrigado!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  194. Nos EUA

    2014-09-10 23:38 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  195. http://www.megacurioso.com.br/medicina-e-psicologia/45672-estudo-revela-porque-alguns-adocantes-elevam-a-taxa-de-acucar-no-sangue.htm

    ResponderExcluir
  196. Estudo revela porque alguns adoçantes elevam a taxa de açúcar no sangue. Link abaixo.

    ResponderExcluir