terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PODCAST

Nas últimas semanas, tive o prazer de conhecer o Rodrigo Polesso, autor do site emagrecerdevez.com. O Rodrigo segue a mesma linha em termos de dieta e exercício que seguimos aqui, e tem em seu site uma comunidade vibrante e participativa. Conheça o site:



A  novidade é que fui convidado pelo Rodrigo e seu colega Geosh para participar de um PODCAST (para quem não sabe, um programa gravado em áudio).  Ficou muito bom, acredito que todos vocês vão gostar. Clique na imagem abaixo para baixar o Podcast em que o eu, o Rodrigo e o Geosh batemos um papo de uma hora sobre alimentação, pirâmide alimentar, insulina, etc...

PodcastPodcast Emagrecer de Vez No.5: "Tudo está errado".

Ou clique no play, abaixo, para ouvir agora mesmo:




Os podcasts estão também no iTunes, para quem preferir.

E fiquem ligados, pois é provável que estas participações venham a se repetir no futuro.

Aproveito ainda para comentar que o Rodrigo é autor de um livro eletrônico chamado Emagrecer de Vez, que pode ser adquirido no seu site:


Não tive ainda tempo de ler o livro, mas não tenho dúvidas, pelo que já pude conversar com o autor, de que vale a pena!

57 comentários:

  1. Olá, Dr.
    Conheci seu blog hoje pelo podcast do Emagrecer de vez, que assino. Adorei tanto o podcast quanto o blog porque bem feitos, bem escritos, cheios de clareza. Apenas gostaria de saber o seguinte: desde que tive meus dois filhos(o menor com uma ano e dez meses), ganhei alguns quilos que estão resistentes, difíceis de eliminar. Não aceito me acostumar a ter 3 ou 4 kgs a mais para sempre. Mas iniciei a dieta proposta pelo emagrecer de vez e não tive resultados em 20 dias. É pouco tempo para saber se dá resultado? É muito difícil enfrentar a resistência da minha família, que insiste em comer pizza e pão, me dizendo que é normal engordar com o passar dos anos e que apenas deveria me concentrar em não engordar mais. Não sou gorda, mas não aceito deixar de ser magra como era. Estou errada? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Graziela!

    Eu concordo contigo. Não aceito isso de engordar ao passar dos anos. O corpo humano foi projetado para ser magro e ágil. Também estou numa batalha pra eliminar uns quilos bem resistentes! Mas felizmente, minha família entendeu e já aderiu ao estilo Low Carb -Páleo, o que fica bem mais fácil.

    Eu não sei qual a quantidade diária de cabs que vc se limitou, e isso é o essencial para emagrecer. E para vc saber qual é o seu ideal, somente experimentando. Copio aqui um comentário do Doutor: "A tolerância individual aos carboidratos é MUITO variável. Já escrevi neste blog que ninguém irá engordar por consumir dietas tradicionais ricas em carbs tradicionais (arroz, mandioca, frutas). Mas, UMA VEZ QUE tenham adoecido após décadas de abuso, o TRATAMENTO envolve uma dieta com restrição de
    carboidratos."

    Leia isso: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/nao-e-tao-simples-o-set-point.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

    ResponderExcluir
  3. Dr. Souto, já estou divulgando! Que maravilha!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado :-)

    Sent from Galaxy S3
    Em 26/02/2013 13:02, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  5. Doutor, que maravilha sua participação neste podcast. Foi tudo de bom, super proveitoso. Parabéns ao site Emagrecer de Vez, espero que o senhor participe de muitos mais. Na verdade, são aquelas "palestras, debates ou fóruns" que sentimos falta de participar e que há alguns meses atrás seguidores do seu blog sugeriram. Esses meio de passar a informação é fantástico. Fiquei meu horário do almoço escutando e foi muito legal. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Leia isso também:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    ResponderExcluir
  7. Estava dando uma olhada no blog Emagrecer de Vez, e parece meio inconsistente. Quero dizer, tem algumas coisas desatualizadas lá. Vi postagens recomendando pão integral, mas vi uma mais atualizada mostrando os muitos malefícios do trigo. Vi também uma postagem sobre o cálico, falando que um ponto fraco do leite é que contém grande quantidade de gordura saturada. Bem, o leite pode não ser a melhor das opções (pasteurizado, não fermentado), mas não pelo fato de ter grande quantidade de gordura saturada; afinal, sabemos que esse bicho-papão não existe, se é que me entendem.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Souto, uma dúvida. Sempre procuro por nata, pois vc sempre fala que é uma ótima sobremesa. Nunca acho nos supermercados aqui em Campinas! Ontem achei um potinho escrito Nata e fui olhar o rótulo: creme de leite!!! Por acaso a nata é um tipo de creme de leite?!?!


    É que quando eu ia pra minha avó, que morava na fazenda, ela fazia biscoitos de nata. Mas a nata era fresca, retirada do leite mesmo! Agora, não sei se, industrialmente, ambos são a mesma coisa (creme de leite e nata)...


    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  9. É essa mesma: diz nata e creme de leite entre parênteses. Nata tem cerca de 50% de gordura, e o creme de leite (que não diz nata na embalagem) tem cerca de 20%. E creme leite industrializado tem um monte de ingredientes (emulsificantes, carragena, soro de leite, leite em pó, etc). Nata é só nata, e eventualmente 1 conservante do tipo sorbato de potássio.
    Vá de nata, é a coisa mais próxima do que sua vó usava.


    Em 28 de fevereiro de 2013 08:13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Acho que a participação do Dr. Souto no blog deles foi um grande salto em qualidade para as pessoas que acompanham o blog lá, muito maior do que do blog de cá.

    ResponderExcluir
  11. Dr., castanha-de-cajú TORRADA e SALGADA é recomendável na Dieta Paleolítica?

    ResponderExcluir
  12. Sim, pode comer. Num mundo ideal, eles não usariam óleo vegetal no processo. O mundo NÃO é ideal, mas também vc não vai comer isso todos os dias. Eu como de vez em quando - e adoro.


    2013/2/28 Disqus

    ResponderExcluir
  13. Olá Andrea!

    Sabe que meu primeiro contato com essas coisas de dietas erradas foi pelo Emagrecer de Vez? Foi lá que me despertou a vontade de entender mais sobre nutrição e processos metabólicos. O Rodrigo é categoricamente contra dietas de fome e contagem calórica! Fui pesquisar sobre o assunto e descobri o Dr. Souto.
    Imagine que, nós aqui no blog do Dr., ganhamos vários parceiros. Isso fica muito rico em termos de troca de informações, isso é valioso!
    Existem públicos variados para várias abordagens. E se estamos falando a mesma 'língua páleo/ low carb' isso é que importa! Quanto mais pessoas divulgando as falácias que o mundo prega sobre emagrecimento melhor. Alertar para esses absurdos é que é importante.

    ResponderExcluir
  14. Tbm gostei demais Daniel! Divulgue! Tem muita gente que prefere ouvir a ler!

    ResponderExcluir
  15. Amém!

    Sent from Galaxy S3
    Em 28/02/2013 11:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Sigo Dr Souto há uns bons meses e seu blog, papos que tive o prazer de ter com ele, livros e artigos me ajudaram a formar uma consciência clara sobre lowcarb.
    Esse podcast resume alguns bons meses de leitura e se vc quer dar um bom presente a alguém mande o link e, quem sabe, vc estará salvando vidas… pode parecer exagero mas não é.

    ResponderExcluir
  17. concordo, temos de formar um coro e há muito a se explorar sobre esse tema, estamos engatinhando e toda e qq atitude que exponha lowcarb deve ser vista com bons olhos.
    No mais, agradecer pelo trabalho do Souto que traz fontes ricas.

    ResponderExcluir
  18. qq dia vamos gravar um e jogar aqui. Tenha certeza, eu te exploraria muito mais, Souto... kkkk... era só ter tempo de preparar uma sabatina inquisitiva.
    Foi uma grande oportunidade de ver como seu blog nos prepara bem.

    ResponderExcluir
  19. vale lembrar que a partir dos 25 anos nossas fibras musculares passam a morrer, colocá-las em uso é de suma importÂncia.
    O que faz gastar energia é músculo e isso ajuda a regular o peso e diminui-lo.
    Não estou falando de ficar bombada mas sim ativa. Se não faz ainda, experimente puxar peso com intensidade.
    O livro Dieta TNT (disponível em português) ajuda muito e tem um roteiro fácil e progressivo.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pela informação, Dr. Souto! Não vou negar que aprecio muito a guloseima... de vez em quando...

    ResponderExcluir
  21. Dr.Souto, hoje fui no mercado e comprei nata pela primeira vez (anteriormente comprei creme de leite de lata, pois não tem carragena). Me chamou a atenção que muitas dessas marcas tem "carragena" em sua composição; comprei da marca Piá, que usa gelatina e soro de leite em pó como aglutinante. Só um toque...

    ResponderExcluir
  22. Verdade, Patrícia, é uma ferramenta importante para a divulgação.

    ResponderExcluir
  23. Estou pensando em começar com natação, pois mexe o corpo inteiro e dá uma base inicial mais homogênea, penso eu...

    ResponderExcluir
  24. Pra perda e manutenção da silhueta trabalhar com peso ou intensidade é um caminho melhor. Não recomendaria natação apesar de ser algo bom tb.

    ResponderExcluir
  25. Concordo com vocês. Dr. Souto, como sempre, dá um show de conhecimento e gentileza. Mas do entrevistador não gostei tanto assim. Não só por esquecer alguns plurais, mas sobretudo pelo viés extremamente comercial. Estou enganada ou, pelo final da entrevista, só pode participar da comunidade quem compra o livro DELE? Exatamente o contrário do que faz o Dr. Souto, que divulga a melhor informação científica para o maior número de pessoas. Prefiro esperar (sonhar não custa nada) e comprar o livro do Dr. José Carlos, um dia, quem sabe...

    ResponderExcluir
  26. Piá já é anos-luz melhor do que creme de leite de caixinha. Pode apreciar esta iguaria, com morangos é a GLÓRIA.


    Em 28 de fevereiro de 2013 15:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  27. Não foi minha intenção causar esse discussão ou mesmo uma segregação. Só comentei que a qualidade das informações do blog do Dr. Souto é incomparável e sua lisura também.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado pela dica, Luciano!! Vou então por esse caminho...

    ResponderExcluir
  29. Dr é verdade q caminhada não ajuda em nada?:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caminhada tem efeito pífio. Intensidade ou musculação eh o caminho

      Excluir
  30. Olá Cláudia.

    Se você GOSTA de caminhar, vai ajudar porque vc está fazenso algo que te dá prazer. Mas se você está caminhando com o objetivo de emagrecer, não ajuda nada. Leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    ResponderExcluir
  31. Estou com o Luciano. Não recomendo natação. Ela não oferece resistência muscular adequada para o desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  32. Dr. Como é que eu posso emagrecer comendo gordura? Eu entendo que reduzindo drasticamente o consumo de carbs o corpo vai começar a queimar gordura como energia... Mas deve-se haver uma quantidade de gordura máxima que eu deva comer para que não coma mais gordura do que vou gastar, correto?

    ResponderExcluir
  33. Leo, te desafio a comer gordura num ritmo parecido com a ingestão de carbo.
    Fique tranquilo, teu corpo, tua fome, vai regular isso.

    ResponderExcluir
  34. Ajuda na saúde e no bem estar. Se vc está falando de emagrecimento, estamos falando de DIETA.


    2013/3/1 Disqus

    ResponderExcluir
  35. Vale exercício de resistência com faixa elástica(q tem varios níveis de intensidade) , fit ball e funcional (peso do proprio corpo)??? tipo aqueles programas p90x e insanity? ou só o peso de halteres e maquinas de academia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente. Sendo feitos com intensidade darão tônus muscular.

      Excluir
  36. Sou fã dos dois sites. Ambos agregam conhecimento e valor. Cada um, claro, com sua linguagem própria. Adoro porque os autores nos passam segurança e são bastante acessíveis, sempre respondendo nossas dúvidas. Um ponto muito positivo que observei nos dois sites/blog é o fluxo de artigos. Nunca fica desatualizado,tem novidades em um espaço curto de tempo e os comentários oferecem uma rica troca de experiências entre os leitores, o que dá mais vontade de continuar acessando e motivado no novo estilo de vida. Não acho errado o Rodrigo cobrar por um produto que demandou tempo e que passa verdades em uma linguagem simples e acessível(apesar dos muitos erros gramaticais no livro rsrs). Quantas vezes já pagamos por uma pizza, por uma roupa em promoção(que nunca usamos) ou por revistas que só nos enganam? Tempo e dinheiro gasto em conhecimento deve ser reconhecido como um bom investimento. Quem não quer vender seu peixe, que atire a primeira pedra. E quando se é com honestidade e com uma boa finalidade, não é nenhum pecado, não é mesmo?.:))

    ResponderExcluir
  37. Olá Leo.

    Vou tentar te responder, se falar alguma besteira Dr. Souto me corrija por favor!!

    Você disse que entende que reduzindo os carboidratos o corpo vai queimar gordura. Mas você entende que, são os carbs que fazem os níveis de insulina subir? Porque a chave de tudo realmente é a insulina. O que é preciso ser controlado é a diminuição nos níveis de insulina. Quanto mais baixa a insulina mais difícil será estocar calorias no tecido adiposo. Veja bem, sem a insulina é IMPOSSÍVEL armazenar gordura.

    A gordura não tem carboidratos e por isso não aumenta os níveis de insulina. Você tem energia sem ter estocagem no tecido adiposo. O seu ‘máximo’ deve ser ditado por sua fome. Está com fome, coma! A
    gordura sacia rápido, ninguém consegue comer uma barra de manteiga, mas consegue comer 2, 3 ou até mais pães, ou vários brigadeiros...

    Essas contas de “ingestão X gasto” é coisa de contar calorias, e isso já vimos que não funciona... http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/falacia-original-tudo-depende-do.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-comer-menos-nao-funciona.html

    "O tecido gorduroso não é um depósito de calorias no qual o excesso é estocado para ser utilizado um dia no futuro quando houver uma
    situação emergencial de fome. Trata-se de um tecido metabolicamente ativo, no qual a deposição e mobilização da gordura ocorre de forma contínua, independentemente do estado nutricional do animal. O acúmulo ou perda líquida de gordura neste sistema depende de alterações no equilíbrio entre deposição e mobilização, ou seja, do equilíbrio entre estímulos que favorecem a deposição versus aqueles que favorecem a mobilização." http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/regulacao-do-tecido-adiposo.html

    ResponderExcluir
  38. Dr. qual a sua opinião sobre gorduras no pós treino ? Como malho de manhã, a minha refeição pós-treino é o café da manhã que geralmente são dois ovos mexidos com bacon e cafe com creme de leite. Devo reduzir a gordura por se tratar de refeição pós-treino ? E na janta, devo reduzir a gordura para melhorar a liberação de GH durante o sono ?

    ResponderExcluir
  39. Gosto de gorduras a qualquer hora do dia. SE você for consumir carbs, parece ser vantajoso fazê-lo antes de dormir. Mas não vejo motivo para reduzir gorduras.

    ResponderExcluir
  40. é isso mesmo...na verdade eles estão mudando algumas idéias sobre emagrecimento por isso os posts tem algumas diferenças e contraadições

    ResponderExcluir
  41. Ana Aline Campos Gueler3 de fevereiro de 2014 08:11

    Olá gente, estou muito motivada com as informações e começando a colocar em prática, realmente estou aprendendo com tudo e descobrindo como meu organismo reage aos alimentos. É incrível ter acesso a essas informações!

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, Dr. Souto. Aqui em Brotas/SP onde moro comprei um "balde" rs de nata (3 litros) por R$10,00 numa senhora que produz queijos caseiros. Posso consumi-la sem problemas? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Pode mergulhar nela, sairá mais feliz e saciada lá dentro!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 21:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  44. Risos... Muitíssimo obrigada, estou aprendendo muito com o blog. 🌹

    ResponderExcluir
  45. Olá Dr. Souto, tudo bem?

    Iniciei minha vida low carbs, e tenho algumas dúvidas com relação ao leite.

    É verdade que fervendo o leite, posso toma-lo, pois aí terei eliminado a lactose do leite?
    Existe alguma forma de tomar leite, ou algum tipo especifico (marca) que o consumo é seguro, ou seja, baixo teor de glicose?
    Fruta na primeira fase de emagrecimento é melhor eliminá-la?
    Tenho receio da carência de ferro no alimento? QUais alimentos, vegetais, carnes, etc, possam suprir essa necessidade do ferro na alimentação?

    ResponderExcluir
  46. Olá Kelly,

    a lactose do leite não é eliminada pela fervura e sim pela fermentação. "O leite, seja ele integral, desnatado ou sem lactose, tem açúcar do leite que é a lactose. A lactose é formada por 1 molécula de glicose, e outra de galactose, que são 2 açúcares simples. No leite que é chamado de 'sem lactose' os fabricantes usam uma enzima para transforma a lactose em glicose e galactose. Se você toma um
    copo de leite sem lactose está consumindo 10 gramas de açúcar, só que 5 gramas serão galactose e 5 gramas serão glicose. Se você tomar um copo de leite integral você estará tomando 10 gramas de lactose (que é a açúcar do leite). Se você tomar um copo de leite desnatado você estará tomando 10 gramas de lactose do mesmo jeito porque neste leite foi retirada a gordura (que é a melhor parte).
    Tome iogurte natural, feito em casa, tem quase nada de lactose, principalmente se deixar fermentando pr 24h.
    Coco e abacate são frutas que são virtualmente pura gordura. Pode comer.
    Carência de ferro em paleo não deve existir! Carnes são ricas em ferro.

    ResponderExcluir
  47. Obrigada, Patrícia Ayres pela resposta, vou fazer isso! Abraços

    ResponderExcluir