sexta-feira, 15 de março de 2013

Depoimento - mãe e filha

Todos os dias recebo depoimentos de resultados impressionantes. Resolvi dividir com vocês este depoimento de uma leitora que decidiu perder o medo e seguir o estilo de vida low carb / paleo, juntamente com sua filha. A história e as fotos abaixo falam por si:




"Em outubro/2012 eu estava com 91.9 Kg, com glicemia a 120 em jejum, sentindo muita indisposição, azia, dores de cabeça. Comecei a procurar uma dieta me que ajudasse a baixar a glicose no sangue, pois estava morrendo de medo de ter que tomar remédios para diabetes.

Na minha busca, encontrei o blog "Dieta Low Carb e Paleolítica" e fiquei lendo vários artigos e postagens sobre insulina, diabetes, etc.
Já tinha decidido cortar açúcar e pães, mas continuava comendo normalmente todos os outros alimentos.....até que encontrei no Facebook um Grupo sobre a Dieta Atkins.
Mas fiquei em dúvida...como assim, comer só proteína??...comer gordura??...comer manteiga?? E o meu colesterol? E os rins?

Enviei um email ao Dr. José Carlos Souto perguntando se a dieta realmente funcionava.
A resposta que obtive foi: "Funciona sim. Faça a dieta por 4 semanas, e depois refaça seus exames."
Então vamos lá...entrei no grupo e comecei a seguir à risca a dieta. Não satisfeita, voltei a enviar um email ao Dr. José Carlos sobre os possíveis efeitos prejudiciais da cetose, já que minhas filhas também iriam fazer a dieta comigo, estava preocupada com a saúde delas.

Mais uma vez ele me respondeu e me tranquilizou sobre o fato de cetose (um estado fisiológico normal) não ter nada a ver com cetoacidose (um estado de doença, que nunca acontece apenas por modificações na dieta).

Começamos a dieta comendo somente carnes, verduras, a gordura natural dos alimentos, 
gelatina diet, etc...

Foi fácil??...Não!!!
Um corpo viciado em carboidratos, na falta dele vai reclamar...nos primeiros 5 dias senti muita falta de um pãozinho, de um bombom, de um doce....mas isso sumiu como num passe de mágica logo
que meu corpo se adaptou.

A partir dai foi só alegria...a fome sumiu, minha disposição melhorou em 90% e comecei a emagrecer. Sou compulsiva com comida e nenhuma dieta tinha dado certo, pois eu não sei comer pouco, principalmente doces...mas com a dieta low carb essa compulsão sumiu e a quantidade de alimentos que eu precisei comer pra me sentir bem foi diminuindo e, quando tinha fome, podia comer a vontade!

Foi assim que hoje eu consegui emagrecer 15 quilos....sem sentir fome, comendo super bem, pois a gordura dos alimentos é gostosa... e um churrasco é sempre uma delicia!

O mais impressionante, foi a melhora no meu humor, senti minha pele melhorar muito, nunca mais tive azia, dor de cabeça ou indisposição - e meus exames estão normalizados.
Minha filha mais nova (foto, acima) me acompanha na dieta, e já tinha tentado emagrecer com um endocrinologista sem ter o resultado que teve com a dieta low carb. Com o endocrinologista, ela ficou 4 meses fazendo reeducação alimentar (basicamente aprender a comer pouco), e até conseguiu perder algum peso, mas reclamava de fome o tempo todo, pois ela adora carne, adora churrasco e ficava muito brava por não poder comer... Com low carb, não tem esse problema, ela "se esbalda" de comer o que gosta, e está muito feliz porque, além de perder muito peso, mudou completamente as medidas - teve que trocar todo o guarda-roupa!


Queria agradecer aos moderadores do grupo do Facebook que faço parte, principalmente a Thalita Lana, Anderson Luz e ao Eduardo Goy por disponibilizarem seu tempo, carinho em ajudar, apoiar, orientar todos que precisam conquistar um corpo mais bonito e saúde.

E ao Dr. José Carlos Souto pelo trabalho que faz com o blog e por ter respondido todas as minha dúvidas.

Hoje tenho 50 anos e muito mais disposição do que tinha aos 40!  Minha determinação é nunca mais comer açúcar, farinhas, etc..."

208 comentários:

  1. Fatima Aparecida Rocha Guimara16 de março de 2013 00:11

    Muito Obrigada Dr. José, por tirar minhas duvidas e todo medo que tinha da dieta.....só tenho que agradecer, pois muito além da aparência, minha saúde e dsposição melhoraram em 100%, minha glicemia normalizou, colesterol normalizou, fígado 100% (apesar de comer muita gordura..rsrs), pressão super normal ....pena não ter começado bem antes...mas como dizem|:- nunca é tarde!!!!

    ResponderExcluir
  2. que grupo do Facebook é esse que ela mencionou?

    ResponderExcluir
  3. Fátima e Rafa, lindas!!!! Adoro vcs , parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Dr. José, na dieta paleolítica pode-se consumir alimentos como chia, linhaça, quinua, amaranto, aveia, etc, em forma de farinhas ou sementes? Em geral, revistas e sites na internet dizem que estes alimentos possuem inúmeros benefícios para a saúde e que até emagrecem (caso da chia, por exemplo. Gostaria que o Dr. comentasse sobre esses alimentos.

    ResponderExcluir
  5. Fatima Aparecida Rocha Guimara16 de março de 2013 08:50

    Oi Thomaz..o Grupo é "A Nova Dieta Revolucuonária do Dr. Atkins", vc precisa ter um amigo lá pra te add....é um grupo fechado.

    ResponderExcluir
  6. OI DR.JOSÉ, faço dieta dr.Atkins desde 03/12/13 qdo comecei estava com 106,900 kl no primeiros 45 dias emagreci cerca de 10 kls, dai parei de perder peso e medida sigo corretamente a dieta , faço so caminhada por não poder fazer mais exercicios por problemas de saude. tenho 1,73m e precisaria emagrecer mais uns 20 kls.. o que poderá estar acontecendo por eu não perder mais peso..... também faço parte do grupo do facebook (A nova dieta revolucionaria do dr.Atkins) e eles me ajudam bastante. como tenho hipertensão faço exames de rotina a cada 4 meses e esta tudo normal. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Vim aki através deste canal conta meu relato e perdi uma sugestão também.
    Pois bem comecei a dieta a 2 meses e nos primeiros 45 dias perdi 6 kilos sem fazer nenhum exercício físico ,pois eu estava proibido de fazer exercícios pelo meu medico pois tinha um cisto pilonidal que estava inflamado e tal ,pois bem na segunda agora eu fiz a cirurgia para retirada desse cisto e a parti dai que começaram meu problemas ,vo enumera-los por tópicos:
    # Fiz a cirurgia as 6 da manha ( com anestesia ráqui medular) pois bem acordei por volta das 2 da tarde e fiquei sem me alimenta ate as 11 e meia da noite , e na hora da alimentação eles se recusaram alimentos sem carboidratos , então resolvi pedi uma fruta e não me deram então na fome comi o que estavam me oferecendo mesmo incluindo uma gelatina super doce, rsr.
    #Tipo voltei para casa na terça ( meu tio desde que comecei a dieta só sabe critica fala que vo morre do coração com 24 anos e coisas e tal), e voltei a minha dieta com muitas criticas tipo vc ta no pros-cirurgia e que deveria come carbo para pode recupera e tal.
    #No prós operatório não senti dor nem nada, dai que a parti de quinta-feira comecei a senti um poko de dor no local, na quinta eu senti uma forte dor de cabeça dia todo(sou uma pessoa privilegiada posso conta nos dedos quantas vezes ja tive dores de cabeça.Hoje (sabado) acordei bem cedo e ao ir ao banheiro senti tontura e quase cai e passei parte da manha me sentindo fraco , fui ao hospital antes do almoço faze curativo( vo ter que faze curativo durante 10 dias no hospital,dps disso volto no meu medico).Porem depois disso a pressão de familiares para que me alimente com carboidratos ate um medico amigo da minha mae crucifico a dieta).


    DIante disso por pressões e tal resolvir aumenta a quantidade de carbo na dieta provisoriamente, porem mantendo fora da dieta industrializados,grãos(arroz,feijao,trigo). E gostaria de sabe quais seriam as melhores opções de carbo para usar? Estava pensando em frutas(banana,frutas vermelhas,acerola,manga,abacate), salada(todas), carnes( de figado a carnes bem gordurosas) e amidos( mandioca e bata doce,esses seriam os melhores?) , chocolate(55% cacau) e suplemento de magnésio e omega 3.Gostaria de sabe por parte do doutor se essa tontura que tive é normal? e se vc recomenda algum alimento ou suplemento em especial para ajuda na cicatrização.


    E digo que estou gostando muito da dieta e estou animado para que minha recuperação se der rápido,para que eu possa volta a faze musculação.
    ABÇS

    ResponderExcluir
  8. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/nao-e-tao-simples-o-set-point.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns doutor, mesmo sendo ovolactovegetariana, foi lendo o seu blog que parei de comer de comer tantos produtos industrializados e batatas fritas. Não tenho problema com meu peso, mas tinha uma barriguinha chata, que não me largava. Então, larguei o pão integral, o óleo de soja e etc... aumentei o consumo de ovos na manteiga e abacate e +, a barriga se foi. Muito obrigada, por me fazer me alimentar de forma mais natural e sem o trigo. Faço meu iogurte em casa. Estou acrescentando peixes a minha dieta. E prefiro essas proteínas, ovos, cogumelos, queijo, iogurte e peixe. Posso seguir a paleo/ low carb assim? E após a musculação como o que? Ahh e agora só musculação, chega de dor no joelho de tanto correr na esteira. Um grande beijo, Adriana.

      Excluir
  9. Breno: sou cirurgião, e consequentemente opero pacientes em low carb com frequência, e eles se recuperam muito bem.

    O problema é apenas o preconceito das pessoas que desconhecem este estilo de vida. Se chover no final de semana, vão culpar a sua dieta.

    Se vc quiser aumentar os carbs para não ter que aguentar pressões por enquanto, apenas evite o trigo.

    Cefaleia pós-raqui é um fenômeno conhecido, e não tem nada a ver com dieta. E cirurgia de cisto pilonidal pode inflamar, independentemente do que vc come.



    Mas é isso, vc muda seu estilo de vida, emagrece, e lhe dizem que vc vai morrer. Para qualquer pessoa que tenha uma unha encravada, é azar, mas para vc, a unha encravou por falta de carbs. Não tenho muito paciência para isso. A informação está toda aqui no blog, para quem quiser se informar (inclusive médicos).

    ResponderExcluir
  10. Dr. José, na dieta paleolítica pode-se consumir alimentos como chia,
    linhaça, quinua, amaranto, aveia, etc, em forma de farinhas ou sementes?
    Em geral, revistas e sites na internet dizem que estes alimentos
    possuem inúmeros benefícios para a saúde e que até emagrecem (caso da
    chia, por exemplo. Gostaria que o Dr. comentasse sobre esses alimentos.

    ResponderExcluir
  11. Amigo, pesquise por "quinoa" (quinoa com "o") no motor de busca em cima e à direita desta página (no retângulo PESQUISAR ESTE BLOG), e qualquer outra palavra que vc quiser, que essas dúvidas já foram respondidas. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. pensando em acrescentar abacate a minha dieta, alguém tem alguma dica de como consumir abacate? ele puro é palatável? ou tem que fazer alguma receitinha? qual? qual a quantidade que deve ser consumida por dia?

    ResponderExcluir
  13. Thomáz, oi, tudo bem? :)
    O abacate puro é super gostoso! Não precisa acrescentar nada, não...
    Pelo menos é o meu gosto, né, rs...

    ResponderExcluir
  14. Saudações a quem ler este comentário e felicitações ao dr. J. C. Souto pelo blog. É meu primeiro comentário por aqui e tenho uma dúvida que talvez seja bastante ingênua, é a respeito da "Dieta do tipo sanguíneo", dos naturopatas James D'Adamo e Peter D'Adamo. Eu fico com receio de consumir carnes vermelhas e nata, por exemplo, por o meu sangue ser do tipo A. Eu estava pensando até em mesclar as duas dietas, a Paleolítica com a do tipo sanguíneo, evitando os alimentos "proibidos" da Paleo e igualmente evitando os alimentos "proibidos" da outra. Dr. Souto, o que faço, rs? Gostaria de saber a opinião do senhor a respeito do livro de Peter J. D´Adamo. E se alguma outra pessoa puder me esclarecer algo, ficarei grata.

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião, a dieta do tipo sanguíneo não tem base científica.

    Sent from Galaxy S3
    Em 17/03/2013 19:28, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada pela atenção, dr. Souto!
    Sigo lendo as postagens do blog. Uma boa noite!

    ResponderExcluir
  17. Chia e linhaça são diferentes. Linhaça menos de 10% das calorias de carboidratos. Chia tem menos de 5% de carboidratos é a coqueluche do momento no mundo paleo, as pessoas consomem e falam bastante sobre.

    Porém é preciso ter cuidado.

    Grãos via de regra não são considerados paleo porque são produtos estritamente agrícolas, contém fitotoxinas, fito hormônios, e não foram o que os humanos evoluíram pra comer.

    Quinoa e Amaranto tem mais de 60% de carboidratos e assim como macarrão, arroz, batata, feijão, etc, se consumidos em excesso podem provocar choque glicêmico, tudo que você quer evitar numa dieta paleolítica.

    Nestes posts o Dr. Souto fala sobre grãos:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/02/dieta-e-inflamacao.html

    Em especial a aveia contém gluten. Do ponto de vista do mal que pode causar, talvez empate com o trigo, veja:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html.

    E sinceramente, não dê ouvidos ao que o povo fala na televisão sobre grãos. Se você coloca na ponta do lápis eles são pobres em nutrientes. Não passam uma fonte de amido. Se você baseia a sua dieta em grãos, é mais provável que tenha carência de vitaminas, gorduras e aminiácidos essenciais.

    Este video explica por que de forma simples, direta e objetiva:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/video-legendado-j-bailor-emagrecer-e.html

    ResponderExcluir
  18. Eu experimentei a dica do Dr. Souto e achei muito refrescante!!! Pingue umas gotas de adoçane e suco de limão sobre o abacate, fica uma delícia.

    ResponderExcluir
  19. quais substâncias os proponentes da dieta paleo acham que faz mal ao organismo? essas substâncias estão presentes na manteiga, na nata ou no creme de leite?

    ResponderExcluir
  20. Meu marido é tipo A. Faz páleo a 3 meses e já emagreceu bastante, sem passar fome e se sente muito bem.

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto de abacate com sal, limão e um pouco de azeite.

    ResponderExcluir
  22. Olá Thomáz.
    Minha dica é... experimente! Eu faço guacamole e todos aqui em casa gostam. Tbm misturo com óleo de coco, cacau (100%), creme de leite, fica delicioso. Até com whey eu já fiz! Vai do seu paladar. Tem gente que só gosta do abacate "doce" e tem gente que prefere "salgado".
    Eu como quando tenho vontade. Não é todo dia. Mas tem pessoas que comem 1 por dia! Meu marido come 1/2 todos os dias.

    ResponderExcluir
  23. Batido no liquidificador com 1 ovo cru, whey de baunilha e água fica uma maravilha: garantia de ausência de fome por muitas horas. Bom café da manhã.
    Sent from Galaxy S3
    Em 18/03/2013 13:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o
      Perigo de Salmonela com o ovo cru???

      Excluir
  24. Olá Thomáz.

    Se você não é intolerante a lactose, não tem nenhuma substância na manteiga, nata ou creme de leite que vai te fazer mal. Mas fique atento se, o que você esta comprando é realmente manteiga pura, nata pura e creme de leite puro. Olhe os rótulos. Por exemplo, o único creme de leite que eu conheço que é realmente puro é o Nestlê de LATA.

    E também não sei se você tem alguma intolerância a outros alimentos. Mas desconheço quem tem alergia alimentos tão naturais quanto os que são propostos pela páleo /low carb. Intolerância a trigo eu conheço, a glúten também, mas a carnes, verduras, frutas é bem raro. Intolerância a frutose existe.



    Acho muito difícil existir uma alimentação mais natural do que a páleo.

    ResponderExcluir
  25. Fiquei apaixonada pelo café com manteiga! O marido e o filho já perguntam: tem café com manteiga hoje?!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Gilberto.

    Gergelim e Linhaça tem relativamente poucos carbs (além de não conterem glúten e antinutrientes). Não ajudam, mas em quantidades não muito grandes, não atrapalham. Quinoa, menos ainda.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    Aveia nem pensar. Duas colheres de sopa de aveia já devem ter mais carbs do que vc deveria comer em um dia inteiro. Centeio tem glúten.

    Mas veja bem Gilberto, essas informações acima são sugestões. Isso de 'pode ou não pode' é relativo. Eu não sei quais são seus objetivos com a dieta páleo. Nem sei qual a sua tolerância aos carbs. E isso só você pode testar! Veja esta postagem do Dr. "Se você comer aipim e batata doce todos os dias e começar a ficar com fome demais ou desejo de comer doces, ou começar a ganhar peso, é sinal que os carboidratos estão em excesso, e isso está provocando flutuações de glicose (que causam fome) e excesso de insulina. Meu objetivo é que as pessoas usem a cabeça e montem o cardápio que lhes dê o melhor resultado. Regras rígidas podem até ser mais fáceis de seguir num primeiro momento, mas são inviáveis no longo prazo - é preciso regras gerais, a partir das quais demos raciocinar e fazer nossas escolhas de risco e benefício.


    O que é preciso são apenas os princípios básicos:

    1) Açúcar faz mal e deve ser evitado;
    2) Glúten é tóxico e deve ser eliminado;
    3) Gordura natural dos alimentos não faz mal;
    4) Óleos de sementes não são aconselháveis;
    5) Amido se transforma em glicose no corpo;

    Pronto. Nada é proibido, é só usar a cabeça. !
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    ResponderExcluir
  27. Fui expulso desse grupo pq comentei que pra me livrar das cãibras acrescentei sal à minha dieta... por indicação do Dr Souto.

    Eles são absolutamente Atikns e não aceitam grande parte do que é dito aqui nesse blog e jamais deixaram que eu colocasse um link direcionando pra cá.
    Tenho receio desse radicalismo, em especial pela forma como me trataram. Fui taxado de maluco (não estou exagerando) e a falta de respeito me indignou.
    Parece uma religião onde qq dica fora do livro do velho Atkins é um pecado digno de ser apedrejado.

    ResponderExcluir
  28. Frequentemente uso como café da manhã :-) Com um pouco de cacau em pó, vira cappucino low carb

    ResponderExcluir
  29. O mais curioso é que a dica de consumir mais sal é originalmente do PRÓPRIO dr Atkins...

    ResponderExcluir
  30. aí então... além de falta de educação são recorrentes de falta de conhecimento tb.
    Minha orientação é lowcarb, é mente aberta, pronto pra aceitar o novo com base na ciência e dissernimento.
    Perdoem o desabafo mas quando alguém se dispõe a dedicar parte do seu tempo pra responder uma dúvida, na net ou fora dela, deve-se agradecê-la e, caso discorde, apresentar razões pra isso sem agredi-la.
    Obrigado pelo comentário, Dr.

    ResponderExcluir
  31. Olha só, isto está no site da Cia Atkins (http://www.atkins.com/Program/Phase-1/How-to-Do-Induction-Right/SMOOTHING-THE-TRANSITION-TO-FAT-BURNING.aspx):

    (...)However, in those first few weeks, as your body makes the transition to burning primarily fat for energy, you might encounter a few symptoms. The most common are headaches, dizziness, weakness, fatigue—sometimes referred to as Atkins flu—and constipation. Fortunately, all are pretty easy to avoid.

    Cutting Carbs Flushes You Out

    Consuming lots of carbs makes you retain water, but shifting over to fat-burning has a diuretic effect. As a result, you excrete salt along with fluid. If you used to feel bloated and no longer do, that’s a good thing. And if you have high blood pressure, the diuretic effect may mean that your numbers will come down nicely in the first few days or weeks. But for many of the rest of us, fluid loss can be too much of a good thing.

    Salt Is Not a Bad Thing

    Salt is essential to life and well-being. The symptoms described above are not the result of the diet—too little carbohydrate, too much protein, or whatever. The real problem is the lack of just a daily pinch of sodium. Yes, individuals who are sensitive to salt may experience bloating and high blood pressure if they eat lots of salt. But interestingly, these conditions are most pronounced when people eat high-carb diets—in part, no doubt, because so many processed foods are extremely high in salt. Adapting to the low-carb state fundamentally changes how your system handles nutrients that might cause problems in a high-carb setting.

    How to Manage the Problem

    To restore the balance of fluids and salt—and stop most symptoms before they begin—in addition to consuming 12 to 15 of your daily grams of Net Carbs as foundation vegetables, simply drink plenty of water and consume adequate salt. Normally salting food to taste is not adequate. Instead:

    Don’t wait until you experience symptoms. Beginning on your first day on Atkins, follow one of the regimens below and continue it until your carb intake exceeds 50 grams of Net Carbs.

    If you opt for broth, drink one cup in the morning and another in the midafternoon. Ideally, make your own chicken, beef or vegetable broth, but otherwise use regular (not low-sodium) canned or tetra pak broth or a bouillon cube dissolved in water. If you’re going to be exercising vigorously, drink one portion about an hour beforehand.

    If you opt for salt instead, measure out the 1/2 teaspoon in the morning and sprinkle it on food throughout the day, being sure to use it all.

    ResponderExcluir
  32. Fatima Aparecida Rocha Guimara18 de março de 2013 15:25

    Eu adoro abacate e fico feliz por hoje poder comer sem problemas...antes tinha o mito que abacate engordava....eu gosto de bater um pedaço de abacate com agua e leite de coco + adoçante...fica um creme delicioso....na verdade como até puro sem nada..rsrsrs...experimente!!!

    ResponderExcluir
  33. Fatima Aparecida Rocha Guimara18 de março de 2013 15:32

    Patricia, fale so bre o amendoim...eu faço Atkins, e é permitido, mas já li alguma coisa em algum lugar...rsrsrs....sobre o amendoim ser tóxico ao nosso organismo....Bju

    ResponderExcluir
  34. eita... e pra mim o resultado foi ótimo.
    Acabava meus treinos de bike com cãibras horríveis e depois de incluir sal elas passaram a diminuir até zerar.
    Hoje cuido da salga dos alimentos colocando uma pitada a mais nas saladas e outros. Passei a tomar suplemento de potássio com magnésio e nada mais.
    Ontem fiz a prova mais dura que já havia experimentado, 200km com vento de até 45km/h contra num circuito de terra e paralelepipedo, com duração de 11 horas. Tive espamos musculares que qq pessoa teve na prova e as cãibras ficaram só na ameaça.
    Sou um ex-gordo feliz!

    ResponderExcluir
  35. A huge dick in my pussy,a warm wet tounge up my personal arse and cum and also pussy juice all over me.
    Fuck, ozzy

    my blog post ... hcg injections

    ResponderExcluir
  36. Amendoim é um legume por isso não muito recomendado. além do que é muito alergênico. Várias pessoas tem intolerância e não sabem, assim como os feijões. E ainda tem o problema dele desenvolver um bolor que produz uma toxina chamada aflotoxina, que causa intoxicações neurológicas. E vai saber a procedência do que estamos comendo...

    ResponderExcluir
  37. Meu tipo sanguíneo é A, sigo paleo + lowcarb, já emagreci 12kg, parei de tomar remédio controlado pra dormir e agora tenho minha menstruação regulada. :)

    ResponderExcluir
  38. Que café é esse Patrícia?

    ResponderExcluir
  39. Patrícia, essa eu não sabia... é só colocar um pedaço de manteiga no café e um adoçante?

    ResponderExcluir
  40. Eu aumentei o sal, mas acho que ainda não foi suficiente... Ainda tenho cãibras. =/

    Vou ter que aumentar mais! hahahaha

    Ontem tb pedalei. 5h fora (tivemos um problema com a bike de um do nosso grupo, o esticador quebrou, aí já viu, 35km viraram 5h. rs) e sem fome, cheia de pique, nenhum cansaço. Estou amando essa dieta também!!!!
    Sou uma futura-Bikini feliz. =)

    ResponderExcluir
  41. Para cãibras, não esqueça o magnésio: óxido de magnésio 200 a 400mg à noite.

    ResponderExcluir
  42. Com limão e umas gotinhas de adoçante: imbatível.
    Amanhã no café vou incluir meu iogurte caseiro nessa receita. NHAM!

    ResponderExcluir
  43. Não Daniel, assim não fica bom! Essa receita o Dr. Que ensinou!
    A receita dele: Uma xíc de café de água + 1/3 ou 1/4 de uma barrinha de manteiga. Esquenta no microondas. Bate no liquidificador com café solúvel, adoçante e cacau em pó. Se precisar aquece de novo no micro.
    Aí eu 'inventei' mais umas coisas... Uma caneca de café (feito na hora) + 1/4 de uma barrinha de manteiga + adoçante a gosto + 1 col chá de cacau em pó 100% + gotas de essência de baunilha + canela em pó. Bato no mixer e sirvo na hora. As vezes ainda coloco uma colher de óleo de coco. Sustenta a manhã e o almoço!

    ResponderExcluir
  44. Olha aí Letícia!

    ResponderExcluir
  45. Dr. Souto, como comprar óxido de magnésio? Achei que o Slow k era melhor.

    ResponderExcluir
  46. Assim mesmo, Patrícia, se encontra com este nome, em comprimidos de 200 mg. Parece q o Mg tem às vezes mais a ver com as cãibras do q o potássio.

    Sent from Galaxy S3
    Em 18/03/2013 19:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  47. Obrigado, Patrícia, vou experimentar... Só não entendí a quantidade de manteiga, seria em torno de uma colher de sopa?

    ResponderExcluir
  48. Sabe a manteiga em tablete? Pois é, 1/3 ou 1/4 dela. Se uma barrinha tem 200g, seria + ou - 50g. Acho que deve dar umas 2 ou 3 colheres de sopa. Eu faço com manteiga com sal. Já experimentei com a sem sal e não senti muita diferença.

    ResponderExcluir
  49. Leticia, muito obrigada pelo seu depoimento! :)

    ResponderExcluir
  50. Patrícia, muito obrigada por esclarecer. :)
    Vou me jogar mesmo na páleo.

    ResponderExcluir
  51. Luiz Vinicios Mielniczuk Seeli18 de março de 2013 23:05

    E os cremes de leite frescos em garrafas, que são mais líquidos que o da lata da Nestlé. Mas comprar se resume a olhar rótulos.

    ResponderExcluir
  52. Fatima Aparecida Rocha Guimara19 de março de 2013 00:41

    Obrigada Patricia, muito esclarecedor....vou abolir os amendoins...

    ResponderExcluir
  53. Fatima Aparecida Rocha Guimara19 de março de 2013 00:44

    Gostei....mas eu faço com creme de leite...fica muito bom também...vou experimentar com manteiga amanha

    ResponderExcluir
  54. faço meu café com 50gr manteiga e 1 colher de chá cacau em pó sem liquidificador, misturando com a colher mesmo. fica em duas fases, a gordura em cima e o café embaixo mas dá pro gasto rs! as vezes troco a manteiga por óleo de coco.



    com duas colheres de creme de leite de caixinha junto, a mistura até que fica legal porque tem as porcarias artificiais que ajudam a dar liga!


    seria ideal ter gema em pó pra colocar. acho que aí ficaria um super café e bem misturado pq gema é emulsificante. tenho procurado igual louco pra comprar e não acho.

    ResponderExcluir
  55. Sim Luiz, leia os rótulos. Como diz o Dr. Souto, "não compre nada que sua avó não entenderia se lesse" :)!

    ResponderExcluir
  56. Bata no liquidificador, e vc não vai vai querer de outro jeito. É simples. Derreta a manteiga em água na xícara no microondas, bote no liquidificador, acrescente o café e o cacau, bata, e aqueça novamente no micro para ficar na temperatura ideal. Não fica em duas fases, fica espumoso e perfeito!
    Sent from Galaxy S3
    Em 19/03/2013 09:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Já vi na chocolândia a clara pasteurizada. Vou procurar pra ver se tem a gema!

    ResponderExcluir
  58. Eu tbm faço com creme de leite Fátima, e fica bom mesmo, vc tem razão! Mas a manteiga tem mais gordura, por isso estou optando por ela. ;)

    ResponderExcluir
  59. Estava tomando de manhã. Vou passar pra noite então! Obrigada, doc!

    ResponderExcluir
  60. Boa Tarde Dr Souto.
    Escrevo de Portugal. Muitos parabéns pelo seu blog! É extraordinário! Eu tenho um glucosímetro porque a minha mãe é pré-diabética e tem de controlar a glicémia. Quais são as variações de glicémia aceitáveis para garantir que ocorre perda de peso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  61. Obrigado.

    1h após a refeição, sua glicose deverá ficar abaixo de 120, preferencialmente abaixo de 100 se o objetivo é perda de peso

    Sent from Galaxy S3
    Em 20/03/2013 09:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Dr Souto.
    É verdade que cafeína acelera o metabolismo? Se eu tormar duas xívaras grandes de café com nata e sucralose ao dia, pode ajudar em algo?
    Estou a duas semanas em cetose, me sinto muito bem perdi 5 kg e pretendo perder mais 30.
    Abraços e Obrigado.

    ResponderExcluir
  63. Olá! Alguém a que grupo do facebook a senhora da materia se refere? Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Há alguns estudos nesse sentido. Tenho minhas dúvidas de que seja algo significativo na prática. Mas, enfim, ao menos não atrapalha - e é tão bom! E parabéns pelos resultados.

    ResponderExcluir
  65. Parabéns! A quantidade de carboidratos que é possível comer e ainda continuar perdendo peso é individual e variável, e só há um jeito de descobrir - testando.

    ResponderExcluir
  66. Dr. Souto...creio que o senhor seja, em breve, alvo de uma denúncia junto ao CRM.

    Na qualidade de médico deveria combater os vícios, mas criou um Blog extremamente viciante.....kkkkk.

    Brincadeiras a parte, a simples paixão que o senhor apresenta pelo assunto já deixaria, por si só, qualquer neófito com vontade de tentar.

    Seu conhecimento e embasamento científico dirimem qualquer dúvida, deixando-nos prontos e seguros para mergulhar de cabeça nessa transformação,

    Parabéns pela iniciativa. Em que pese ter abraçado o estilo há dez dias, quando conheci o site, posso dizer que me encontrei. Depois posto meus resultados.

    PS. Não poderia deixar de fazer uma menção honrosa à Patrícia, que abrilhanta ainda mais esse espaço.

    Que Deus abençoe a todos.

    Fabio

    ResponderExcluir
  67. Puxa, fiquei até corado com essa :-) obrigado :-)

    ResponderExcluir
  68. Nem sei o que dizer...! O prazer é todo meu! É realmente viciante Fábio, eu que o diga!
    PS. Amém!

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde Doutor

    Gostaria de esclarecer uma dúvida.. Fiz a dieta low carb e
    emagreci 10 quilos aproximadamente, ainda quero emagrecer mais 4, tenho 1,69 de
    altura e estou pesando 64, agora 65 e meio pois saí um pouco do regime no final
    de semana. Tenho 25 anos, já lhe escrevi anteriormente. Fiquei muito feliz com o
    resultado, porém depois de um certo tempo comecei a notar que meu cérebro
    estava "falhando", memória muito fraca, raciocínio lerdo, sendo que
    sempre tive o raciocínio bem rápido mais que o normal inclusive, além de muito
    mau humor.. Sou arquiteta e trabalho todo dia no computador com projetos e obra
    e utilizo muito o cérebro, inclusive por isso tenho dor de cabeça seguido ao
    final do dia, além disso faço academia no mínimo 3 vezes por semana. Um dia me
    assustei pois a dificuldade de prestar atenção em qualquer coisa estava muito
    grande. Como o combustível do cérebro é glicose, comecei a comer uma fatia de
    pão integral pela manhã e uma barrinha de cereal no meio da tarde. Depois disso
    a atividade cerebral melhorou muito, porém tenho medo de engordar de novo. Qual
    sua opinião e seu posicionamento diante disso? Certa de sua atenção, fico no
    aguardo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  70. Não sei o quanto disso pode ser psicológico, mas se vc se sente bem com mais carboidratos, não sou contra. Mas escolha melhor seus carbs - por favor, não grãos/cereais! Vá de frutas, arroz, batata doce, mas não de pão. Quanto ao cérebro, precisa de glicose, mas não precisa que você coma glicose.

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pra mãe e filha e pro vc Dr.! Eu já disse que vc é lindo e que eu te amo rsrsrsr! Eu comecei fazendo atkins e tive uma excelente perda (20kg), mas eu tinha vergonha de falar que fazia essa dieta, por influência das ideias mais comuns sobre Reeducação Alimentar e principalmente por não não conhecer mais a fundo essas questões de nutrição (dr. Atkins injustiçado rsr). Eu até pensava que qdo emagrecesse ia voltar a comer de tudo, mas com moderação. Lendo seu blog eu entendi de fato os fundamentos da alimentação low carb e agora tenho orgulho de dizer que me alimento de uma forma mais parecida com a dos nossos ancestrais e que comer assim só me faz bem, como comida de verdade, simples assim! Obrigada!

    ResponderExcluir
  72. queria saber o seguinte: dr.Souto diz que contar calorias não adianta, mas como é que michael phelps grande ganhador de medalhas teve sua dieta divulgada nas olimpiadas de pequim e o cara só comia ""junk food"" mas treinava forte 4 a 5 horas de nado diário e sempre se mantém magro!!!!!!

    ResponderExcluir
  73. Francinara Rezende20 de março de 2013 21:14

    O grupo é o Atkins Flex, fantástico!!!!

    ResponderExcluir
  74. Fiz no multiprocessador. Ficou muito bom mesmo, bem homogêneo e cremoso. Obrigado pela dica =)

    ResponderExcluir
  75. Olá Fábio.

    Contar calorias para quem quer emagrecer não adianta mesmo. Se você ler a totalidade desse blog vai entender isso.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-comer-menos-nao-funciona.html
    "A insulina, como qualquer hormônio, não age no vácuo. Os hormônios atuam sobre enzimas e receptores celulares. E a distribuição destas enzimas e receptores (geneticamente determinada) é responsável pelas diferenças de acúmulo de gordura entre partes do corpo e entre diferentes pessoas. Se o paradigma do balanço calórico fosse verdade, as pessoas deveria engordar de maneira uniforme - igualmente em todas as partes do corpo, e igualmente entre si, desde que comessem (e dispendessem) a mesma quantidade de calorias. Todos sabemos que não é assim. Alguns engordam na barriga, outros abaixo da cintura, e outros simplesmente não engordam por mais que comam. " http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-com-mesma-dieta-uns-engordam-e.html

    Você está falando de um atleta! O percentual de gordura dele deve ser pouquíssimo, e por isso ele tbm deve queimar muita gordura nos seus treinos, mesmo comendo junk food. Este tipo de pessoa não pode servir de base para comparação! Uma pessoa saudável, não precisa fazer dieta. Mas, se qualquer pessoa já detonou seu pâncreas, seu fígado, está acima do peso, diabetes e/ou síndrome metabólica, vai ter que restringir os carboidratos.

    Mas tem um exemplo bem legal de um documentário onde Tom Naughton resolve provar que pode emagrecer comendo fast food, apenas evitando os carbs. Assista! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/fat-head-documentario-legendado.html

    ResponderExcluir
  76. O Phelps é a prova viva de que a matemática das calorias não funciona da forma que tradicionalmente se acredita. Se fosse assim, ele deveria ser obeso, pois consome 12 mil calorias por dia, e mesmo levando em conta toda a sua rotina de treinos, ele não teria como gastar nem perto de tudo isso. Ou seja, é um bom exemplo de como contar calorias é inútil. Leia aqui um artigo sobre uma explicação possível (a exposição à água fria por muitas horas): http://abcnews.go.com/Health/Wellness/nasa-scientist-chills-body-shed-pounds/story?id=12000983

    O que a história de Phelps nos ensina? Que se VOCÊ for o Michael Phelps, e tiver genética e a idade dele, você pode comer toda a junk food que quiser. Mas, E DAÍ? Nem você nem ninguém é o Michael Phelps, ele é uma exceção mundial, quase um mutante - se eu estivesse errado, eu me lembraria de VOCÊ no podium nos últimos jogos :-). E eu lhe faço mais duas perguntas: 1) Você tem alguma coisa em comum com o Phelps, em termos de genética, intensidade de treino, etc? 2) você acha que ele estará saudável aos 50 anos comendo assim? Acho pouco provável (veja a história do corredor Tim Noakes: http://www.mh.co.za/nutrition/healthy-eating-tips/the-tim-noakes-diet).


    Eu comia todo o tipo de lixo na adolescência, e era magro. Aos 23 anos (mais velho, com mais resistência à insulina) estava beirando a obesidade, embora estivesse comendo a mesma quantidade das mesmas coisas. O que isso prova? Que aos 16 anos a maioria de nós (mas não TODOS) pode comer qualquer coisa, e continuar em forma (mais uma contradição da contagem de calorias - montes de adolescentes magros que consomem 4000 calorias por dia e só jogam video-games - como têm metabolismos jovens e funcionantes, o corpo livra-se das calorias irradiando calor, e não engordam). Mas, e daí? Que implicações isto tem para aqueles de nós que estamos na meia-idade? E que implicações isto tem para aqueles que não tem uma genética privilegiada, e que engordam na infância e na adolescência? Nenhuma.


    O fato de o Phelps poder comer uma tonelada de junk food e manter-se magro tem a mesma implicação para nós, pessoas comuns, do que os tempos que ele faz na piscina, ou seja, nenhuma, pois nós nunca conseguiremos fazer nenhuma das duas coisas. Ou, dito de outra forma: bom pra ele.

    ResponderExcluir
  77. Fatima Aparecida Rocha Guimara21 de março de 2013 00:09

    Erica, também comecei Atkins, imaginando que depois que emagrecesse voltaria a comer tudo de novo os carbos que eu gostava...digo "gostava", porque to tão acostumada com a dieta e me sentindo tão bem, que hoje não me vejo mais comendo de outra forma que não seja o estilo low carb.
    Dá pra gente comer tantas coisas gostosas que adotei como estilo de vida mesmo...Bjussss

    ResponderExcluir
  78. Fatima Aparecida Rocha Guimara21 de março de 2013 00:13

    Oi Rossana....eu segui o Livro da Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins, e também muitos dos conselhos deste Blogue...o Grupo tem o mesmo nome do Livro....

    ResponderExcluir
  79. pergunto pq os derivados do leite não fazem parte da Dieta paleo, por isso perguntei da manteiga, da nata e do creme de leite, entende?

    ResponderExcluir
  80. Dr, n sei se você já assistiu o documentário "In search of the Perfect Human Diet", achei super interessante e fala exatamente o que o sr discute aqui no blog

    Aqui o Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=8N-VC6xh1BI

    ResponderExcluir
  81. Obrigada Doutor! Parece, realmente, que a Paleo Low Carb funciona para mim! Tenho perdido uma média de 300g por dia e sinto as medidas alterando também, junto com bem estar e saciedade, mudança positiva no humor. Minha pergunta, nesse momento, é se existe alguma forma de controlar a quantidade de carboidratos ingerida: algum app ou lista. Somar a quantidade de carboidrato consumida por dia é muito cansativo, tanto quanto contar caloria. Tem alguma opinião sobre isso?

    ResponderExcluir
  82. Ótimo. Existem app's, sim, mas eu não sei quais são bons, pois não uso. E não uso pois não conto carbs, nem calorias. Como comida de verdade sem açúcar e sem grãos. Se o peso aumenta, diminuo um pouco as frutas doces e raízes. A vida tem que ser simples, não é mesmo? Acho que medir as coisas pode ser útil para pessoas que não estão tendo resultados - às vezes as pessoas subestimam as quantidades que consomem. Mas você está tendo sucesso, então pra que se preocupar?


    Em 21 de março de 2013 08:03, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  83. segundo o documentário então , eu posso comer fast food tão somente limitando os carbs!!! bom saber!!!

    ResponderExcluir
  84. Se vc cortar uma perna, vai perder uns 15 Kg de um dia para o outro - garantido. Pode não ser bom para sua saúde, mas é eficaz. O que o Naughton fez, no documentário, foi responder à outro documentário chamado Supersize it no qual o documentarista dizia que a culpa do engorde era o fast food. O Naughton apenas mostrou, com muito bom humor, que mesmo com fast food é possível perder peso se vc cortar carbs. Se vc ler o blog do Naughton verá que ele defende uma abordagem de comida de verdade, e nada de fast food. Mas, ao fim e ao cabo, cada um de nós é dono do seu nariz para fazer o que quiser. Se o meu objetivo fosse apena emagrecer, mesmo que SEM saúde, bastava mandar as pessoas fumarem - a nicotina é ótima para emagrecer.

    Em 21 de março de 2013 10:28, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  85. e como sei a quantidade exata de carbs que posso comer durante o dia??????

    ResponderExcluir
  86. eu posso comer 1 fatia de pão integral por dia? apenas uma? com 5 gramas de carbo^?
    agradeço...

    ResponderExcluir
  87. Só se vc andasse com uma balança de precisão no bolso. E quem disse q precisa? Coma comida de verdade, sem açúcar e sem grãos, evitando batata e arroz. Pronto! Não precisa complicar o que é simples.

    Sent from Galaxy S3
    Em 21/03/2013 11:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  88. Pode, mas eu não recomendo. O menor problema do pão são os carbs. Ser integral ou não é irrelevante. Faça um pão com farinha de amêndoas, se a vontade é tanta.

    Sent from Galaxy S3
    Em 21/03/2013 11:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Já vi e realmente é muito bom!

    ResponderExcluir
  90. Thomáz, a verdade é que não existe isso de algo ser proibido ou não. Se vc quiser se proibir, tudo bem! Leia isso: "Meu objetivo é que as pessoas usem a cabeça e montem o cardápio que lhes dê o melhor resultado. Regras rígidas podem até ser mais fáceis de seguir num primeiro momento, mas são inviáveis no longo prazo - é preciso regras gerais, a partir das quais demos raciocinar e fazer nossas escolhas de risco e benefício. "
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    ResponderExcluir
  91. Eu tenho o DVD original em casa, comprei em pré-venda na época :-)

    Sent from Galaxy S3
    Em 21/03/2013 12:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  92. Tem tradução?

    ResponderExcluir
  93. Pra variar, não...

    Sent from Galaxy S3
    Em 21/03/2013 12:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  94. Verdade Dr! Odeio essa neurose de contar calorias, pontos, qualquer coisa...Vou seguindo comendo bem e de verdade. Está sendo muito, muito divertido perder peso assim, cuidar da minha enxaqueca e ainda por cima sem sentir fome! :) Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  95. Dr. Souto , entendo que a dieta paleo traz muitos benefícios, mas convenhamos que não dá pra ficar sem muitas coisas que são consideradas erradas, exemplo: uma coke bem gelada ao menos de vez em quando!!! amo d+++++ rsrs , portanto só perguntei a quantidade de carbs. por conta da perda de peso e não tanto para seguir digamos um estilo de vida que em parte é oque se prega aqui , como é o caso do Mark Sisson!!!

    ResponderExcluir
  96. Porque o Queijo não está entre os alimentos "liberados" na dieta de indução junto com as carnes e ovos? tava olhando aqui a tabela do "MANUAL OFICIAL DE CONTAGEM DE CARBOIDRATOS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE" da Sociedade Brasileira de Diabetes e eles classificam o queijo como tendo 0 de carboidratos, perguntei para minha mãe que é nutricionista e ela confirmou que queijos não tem carboidratos a menos que acrescentem amido.

    ResponderExcluir
  97. Indução é um conceito de Atkins, e eu não prego dieta Atkins. Mas, se bem me lembro, mesmo na indução de Atkins queijo é liberado. E onde no blog eu disse que não se deveria comer queijo? Eu como e recomendo para todos que toleram bem os laticínios.

    Sent from Galaxy S3
    Em 21/03/2013 21:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  98. corrigindo: "como tendo 0 de carboidratos", eu coloquei um o =P

    ResponderExcluir
  99. Olá Fábio!

    Você já leu este post? "Proibido é uma palavra forte. Afinal, isto aqui não é religião. Se eu fosse um judeu ortodoxo, eu lhe diria para não misturar carne com queijo, porque é PROIBIDO. Se você comer aipim e batata doce todos os dias e começar a ficar com fome demais ou desejo de comer doces, ou começar a ganhar peso, é sinal que os carboidratos estão em excesso, e isso está provocando flutuações de glicose (que causam fome) e excesso de insulina. Meu objetivo é que as pessoas usem a cabeça e montem o cardápio que lhes dê o melhor resultado. Regras rígidas podem até ser mais fáceis de seguir num primeiro momento, mas são inviáveis no longo prazo - é preciso regras gerais, a partir das quais demos raciocinar e fazer nossas escolhas de risco e benefício."
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    Acho que a última coisa que o Dr. Souto faz é pregar um estilo de vida e radicalizar! Ele falam muito que "o bom não pode ser inimigo do ótimo". Se você não vive sem sua coca, vá em frente, viva com ela! Quanto a questão da quantidade de carbs, isso é realmente muito individual. Faço a dieta a 5 meses e ainda não achei meu ponto ideal! A gente tem que ir 'testando' mesmo os alimentos. O problema é que a maioria das pessoas não está acostumada a se perceber, a se ver como um organismo que NÃO é igual a outro. A maioria não quer nem ler, nem pesquisar, nem entender o que está acontecendo com seu corpo... Então querem fórmulas prontas que nem qualquer dieta. o Dr. Souto não faz isso. Ele quer mesmo é que as pessoas aprendam e entendam o que lhes faz bem e o que não faz. Se você passa a ter esse conhecimento... pra que médicos? "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" - Hipócrates

    ResponderExcluir
  100. Recentemente eu larguei todos os refris zero, mas demorei mais de ano para chegar lá. Refri com açúcar eu acho impensável, não tomaria nunca e não tomo desde a adolescência, mas, enfim... Se eu resolvesse comer açúcar, não seria Coca-Cola, seria um sorvete dos bons, ou um quindim.

    Uns emagrecem com 50g de carbs por dia, outros com 80, outros com não mais de 30. Só testando. Esse é o dever de casa de cada um de nós.

    Sent from Galaxy S3
    Em 21/03/2013 21:38, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  101. Acho que peguei a idéia da coisa, testo uma ou duas semanas com uma certa quantidade e assim por diante, estava meio """imediatista""" perdão!!! é que não é fácil moderar carbs. diabólicamentes manipulados para seduzir meu pobre cérebro rssrsr!!! abraços!!

    ResponderExcluir
  102. Só queria deixar claro que não quis ser perjorativo quando falei do possível estilo de vida que a dieta paleo prega!!!!

    ResponderExcluir
  103. Boa noite Dr Souto.

    Em primeiro lugar gostaria de lhe agradecer por tantas informações importantes contidas neste blog, que na minha opinião é o melhor de todos.

    Cheguei aqui, através daquele podcast que o senhor fez com o Rodrigo do Emagrecer de Vez. Desde então não fico um dia sem visitar.

    Tenho 29 anos e de 7 anos pra cá comecei a engordar e viver fazendo dietas(passando fome), tomando fórmulas, me matando na esteira para perder alguns quilos, tudo isso sem sucesso.

    Porém desde que cheguei aqui(eu sei que faz pouco tempo) minha vida mudou.

    Eliminei o trigo, açúcar e os grãos e acrescentei gordura na minha dieta e desde então já perdi 8 quilos, tinha problemas com rinite, refluxo gastroesofágico e gases que desapareceram, enfim minha qualidade de vida melhorou muito.

    As mudanças são tantas que já decidi que tudo que estou aprendendo aqui será levado para o resto da vida.

    Só para constar: Tenho 1,74 de altura e estava com 91kg, 97cm de cintura e 105cm de quadril. Quatro semanas depois estou com 83kg, 90cm de cintura e 99cm de quadril e o melhor de tudo, comendo bem, sem tomar nenhum remédio e sem me matar na esteira. Meu objetivo é chegar aos 72kg.

    ResponderExcluir
  104. não disse que o sr não recomenda, estava falando especificamente da dieta de indução do Atikins xD

    no livro "A nova dieta revolucionária do dr. Atikins" tem na parte sobre indução:

    "QUEIJOS:

    Permitidos todos os queijos curados e frescos, de leite de vaca e cabra. Todos, porém, contêm algum carboidrato e as quantidades são determinadas por esse fato. (Ver Contagem de Gramas de Carboidratos.)Nada de queijo de dieta, queijos pastosos ou queijos feitos de soro de leite. Os que já tiveram infecção comprovada provocada por leveduras, alergia a produtos lácteos ou intolerância a queijos devem evitá-los. Tampouco são permitidos produtos que imitam queijo"



    porém queijo não tem carboidratos, tem?

    ResponderExcluir
  105. VC INGERIU QUANTO DE CARBS. EM MÉDIA?????

    ResponderExcluir
  106. Não sei te dizer, eu não conto. Minha alimentação tem sido basicamente: Carne bovina e suína, frango, peixe, brócolis, cenoura, abobora, acelga, repolho, alface, tomate, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e whey protein. Tenho feito o jejum de 18 horas nestas duas últimas semanas dia sim, dia não. Janto as 20h e almoço as 14h do dia seguinte.

    ResponderExcluir
  107. Esqueci do queijo, azeite e dos ovos, tenho feito muitos omeletes

    ResponderExcluir
  108. Quando se retira a gordura do queijo tem que colocar alguma coisa no lugar, neste caso, amigo, goma, sei lá! E isso tudo é cabo. Leia os rótulos desse light. Aliás, leia o rótulo dos outros tbm. Tem alguns que tem sim. Como a indução só permite 20g de carbs, qualquer pouco é muito.

    ResponderExcluir
  109. Queijo de verdade tem muito pouco carboidrato. Queijo light, esta aberração na qual a deliciosa gordura, que é a alma do queijo, foi parcialmente removida, teria textura de argamassa e gosto de papelão se não acrescentassem carboidratos na forma de soro do leito, gomas, etc. Queijo branco tem mais carbs (ao contrário dos curados). Imitações de queijo não são comida.

    Esqueça tudo isso, coma comida de verdade e as coisas se ajeitam naturalmente.


    Em 21 de março de 2013 22:54, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  110. "alma do queijo"!!!! Ri alto e to rindo até agora! kkkkk

    ResponderExcluir
  111. EM ATKINS SÃO 20 GRAMAS DE CARBS NA INDUÇÃO???

    ResponderExcluir
  112. Sim. Para vc fazer Atkins, vc precisa ler o livro do Dr. Atkins - não tente tocar de ouvido. Compre o livro aqui: http://www.estantevirtual.com.br/q/robert-c-atkins-a-nova-dieta-revolucionaria-do-dr-atkins
    Sobre minhas considerações a respeito de Atkins, leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html

    2013/3/22 Disqus

    ResponderExcluir
  113. Estou fazendo a dieta há uma semana, porém ainda não perdi nenhuma grama sequer, acredito que meu organismo esteja se "auto-protegendo" pelas grandes mudanças na dieta. Ainda não comecei as rotinas de exercício HIIT, o que pretendo fazer à partir de amanhã. Nos primeiros dias senti muita dor de cabeça, irritação, falta de sono e prisão de ventre, em resumo todos os sintomas de abstinência :-) Vamos ver o que acontece nas próximas semanas. Por enquanto parabéns pelo blog e um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  114. Semana passada fiz a besteira de ceder aos pedidos do meu marido e fomos num restaurante árabe, já q ia sair da dieta, eu enfiei o pé na jaca, me arrependi amargamente. Trigo pra todo lado... Fiquei 5 dias me sentindo péssima, minha rinite veio forte, meu corpo ficou dolorido, disposição zero, faltei a academia dias, me senti realmente doente, inchada, embrulhada e muito mal humorada. Não sei dizer se foi pelos carboidratos ou pelo glúten ou pelos 2 mas um kibe nunca saiu tão caro. E não foi comida ruim pois meu marido comeu as mesmas coisas e não se sentiu diferente do normal, ele não faz low-carb.

    ResponderExcluir
  115. Fábio, leia o livro que vale a pena. E leia TODO este blog. A base pra qualquer coisa na vida dar certo é informação. Você está falando do seu corpo, isso é sério! Páleo / Low Carb é sinônimo de autoconhecimento.

    ResponderExcluir
  116. Aconteceu-me o mesmo! Fiquei tão desmotivada que acabei por me consolar a comer todas as coisas que não devia! Afinal, devia ser a única pessoa à face da Terra que não emagreceu 1 única grama na 1ª semana (a semana em que costuma haver maior perda de peso). Com os farináceos, o mau humor, a irritação e a obstipação passaram, mas sentia que estava no caminho errado. Acho que depois de se ler e interiorizar o conceito deste blog já não se consegue voltar à alimentação "moderna". Resolvi fazer uma segunda tentativa. Hoje é só o 2º dia, mas espero que daqui a alguns dias possa contar uma história diferente!

    ResponderExcluir
  117. Dr, eu estou seguindo a dieta Atikins e estou a 4 dias na fase de indução, e estou sentindo muitas dores nas pontas dos dedos das mão e na sola do pé, como se fossem pontadas, o que tem me deixado acordado a noite. Estou comendo ovos no café da manhã e bife com uma ou duas folhas grandes de alface no almoço e jantar, o sr tem ideia do que pode estar ocorrendo?

    ResponderExcluir
  118. O DR. FALA QUE O EXERCÍCIO NÃO EMAGRECE, E POR QUE O MARK SISSON PARECE PRATICAR MUITO EXERCÍCIO??????

    ResponderExcluir
  119. Dr., então desculpa a ignorância, só pra confirmar, queijo mussarela, chedar, coalho, são os mais indicados?

    ResponderExcluir
  120. Fábio, não é bem assim...
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html

    ResponderExcluir
  121. Olá Maria Raquel.

    Como você pode ver pelo depoimento do Luis Otávio, você não é a única pessoa na face da Terra que não emagreceu 1 única grama na 1ª semana...

    Leia mais, leia todos os dias. As informações são vitais para você se manter firme, porque bem informada você SABE o que está acontecendo. Recomendo os seguintes posts:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/chave-de-tudo-insulina.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/sensibilidade-e-resistencia-insulina.html

    ResponderExcluir
  122. Olá Luis
    Pelo que vejo, você está bem informado sobre as crises de abstinência! Isto é bom, informação é o principal nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  123. Olá a todos!
    Estou aqui mais uma vez pois surgiu-me uma dúvida ao ler o rótulo da embalagem do bacon que comprei.

    Ingredientes: Barriga suína, água, sal, condimento bacon (difosfato de sódio (estabilizante), sal, açúcar, nitrito e nitrato de sódio (conservadores)), açúcar e aroma de fumaça.
    A tabela nutricional indica que 30g desse bacon tem 0g de carbs.
    A minha dúvida é: Como assim AÇÚCAR?! Posso consumir assim mesmo? Quais marcas de bacon e carnes em geral vocês costumam usar?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  124. Dizer que exercício não emagrece não é o mesmo que dizer que exercício não serve para nada.

    ResponderExcluir
  125. Aí dr. , que angústia, estava pesando 86,95 e depois de 5 dias me pesei e estou com 87,60,poxa vida dá uma tristezinha, pois estou no mesmo rítmo, não comi nada diferente, tô com medo, help!

    ResponderExcluir
  126. Oi Patricia, qual marca desse cacau 100%, POIS PROCUREI UM DA NESTLE, DO FRADE E VI UMA QUANTIDADE CONSIDERÁVEL DE CARB.

    ResponderExcluir
  127. Olá Priscila.

    Fique tranquila! leia isto: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/bacon.html

    ResponderExcluir
  128. Olá Mônica.

    Essa alteração é tão pequena... nem conta né? Sabia que stress engorda, faz o colesterol subir, altera os hormônios, faz a gente reter líquidos? 600g??? Se vc se pesar de manhã e a noite vai ver que as vezes tem diferença de 1kg. Se vc se pesar e imediatamente beber 200ml de água estará pesando 200g a mais...


    Medo? Do que?

    veja isto aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    ResponderExcluir
  129. Olha uma resposta do Dr. Souto pra esta questão:

    "Jose Carlos Souto • 6 meses atrás

    Olá. Você até pode se pesar todos os dias, mas precisa saber que o peso pode variar até 2Kg para mais ou para menos por motivos que pouco tem a ver com emagrecimento (retenção de líquido, período menstrual, quantidade de fezes presentes no cólon, etc).
    O ideal é Vc usar uma média. Por exemplo, anotar o peso todos os dias, e fazer a MÉDIA da semana, e comparar as médias. Por exemplo, a média da primeira semana e a média da segunda, terceira, etc. Vc não tem que pensar em dias, tem q pensar em meses. Não é uma corrida de quem emagrece mais rápido. É um estilo de vida, vc vai segui-lo o resto da vida, então não tem pressa, não é mesmo?"

    ResponderExcluir
  130. Para ter saúde, para criar músculo, para se sentir bem.

    Sent from Galaxy S3
    Em 23/03/2013 10:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  131. É o Cacao Barry Plein Arôme. Cacau 100% com somente 2,6g de carbs por 20g. Compro na Chocolândia, mas tem pra vender on line. Olha este post do Adolfo http://adolfoneto2.blogspot.com.br/2013/02/cacau-em-po-com-menos-carboidratos.html

    ResponderExcluir
  132. De tudo de útil que li nesse blog, e olha que ele é inteiro útil, o mais significativo foi: "Não é uma corrida de quem emagrece mais rápido. É um estilo de vida, vc vai segui-lo o resto da vida, então não tem pressa, não é mesmo?".


    Perfeito...estilo de vida!!!!!

    ResponderExcluir
  133. Também fiz. estou 12 quilos mais magra. meu colesterol baixou
    100 pontos!! de 290 ( horror) para 190 ( normal).. as pessoas não entendem. só digo "não obrigada" para toda a farinha e acúcares e tal.. já me acostumei. Pelo contrário, me dá certo nojo bolos, tortas, salgados, e etc. parei e tentar explicar.

    ResponderExcluir
  134. Se vc quer mesmo tentar atkins (eu entendo, pq muita gente tentou e se deu bem) este resumo aqui tira as dúvidas mais imediatas, a pesar de não substituir o livro:

    http://diarioatkins.wordpress.com/2008/11/13/resumo-do-livro-a-dieta-revolucionaria-do-dr-atkins/

    ResponderExcluir
  135. Obrigada pela atenção, Patrícia.
    Li o artigo, muito útil.
    Mas agora fiquei com receio do bacon porque hoje senti muitas dores na região abdominal e eu tenho pedra na vesícula, será que a páleo é realmente para mim? Também tenho pedra nos rins.
    Grata.

    ResponderExcluir
  136. Assistam a essa série de vídeos no YouTube e procurem orientar o dono do site Jacaré Banguela a fazer a coisa certa. Porque os vídeos mostram exatamente o que não se deve fazer para emagrecer (com exceção talvez, de algumas poucas dicas do personal trainer dele). É patético. Sinceramente, tenho pena do Rodrigo Fernandes.

    http://www.youtube.com/playlist?list=PL4EyHBO00mRuT1Jv4B8LYoT2sL746hWU3

    ResponderExcluir
  137. Dr eu sei que a galera da paleo gosta de usar o moto do título do artigo do Dobzhansky "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution" para ressaltar a importância da Evolução para compreender qual seria a melhor dieta para nós seres humanos (e para qualquer animal).

    Gostaria de sugerir usar também outro moto conhecido como Orgel's second rule:

    "EVOLUTION IS CLEVER THAN YOU ARE"



    ;D

    ResponderExcluir
  138. oook, agora eu oficialmente li todos os posts do seu blog dr. MT obrigado por partilhar essas informações com a gnt =]


    Eu gostaria de fazer algumas perguntas
    o pessoal aqui de casa gosta de usar o Maggi Gril para temperar a carne(pq ele tem menos sal que os outros temperos), só que a coisa tem glúten e o segundo ingrediente é amido --' alguém conhece um jeito saudável de temperar carne (sempre como um bife no almoço e as vezes no jantar ;s)


    o pessoal aqui de casa também compra "presunto cosido sem capa de gordura", como eu gosto de beliscar um presuntinho no meio das refeições quando eu sinto fome eu queria saber qual tipo de presunto v6 recomendam? esse daí é bom?


    abraços

    ResponderExcluir
  139. Olá Thomáz.


    O sal não precisa ser evitado! Meu marido é churrasqueiro de mão cheia e faz um sal que fica delicioso. Ele coloca ervas frescas picadinhas (manjericão, alecrim) no sal grosso e deixa desidratar no próprio sal. Fica maravilhoso. Fora isso gosto muito de usar cominho, pimenta rosa, vermelha, sal rosa. Também fica muito gostoso vc deixar marinando no vinho tinto seco de um dia pro outro. Zatar fica maravilhoso em quibes e carne moída.

    ResponderExcluir
  140. Patrícia, eu não evito, o povo aqui de casa que usa essa desculpa para comprar essa porcaria com amido e glúten. Eu tava procurando algo para usar num bife (tipo passado na frigideira) no dia a dia sabe? e n num churrasco xD vc tem alguma dica assim pra mim? =DD

    ResponderExcluir
  141. Parabéns - não sei nem se EU teria saco para ler tudo se eu mesmo não tivesse escrito :-)


    À medida que vou ficando mais xiita, vou me livrando de algumas coisas, eu uma delas são os temperos prontos. Eu uso sal e tempero, igual à Patrícia (abaixo). O pouco de amido de um tempero pronto não interessa, pela pouca quantidade, mas não quero nenhum glúten. E também não quero glutamato monossódico. Se vc quiser ser realmente excêntrico (e tiver 30 reais pra gastar), compre sal rosa do himalaia. Ao invés de NaCl refinado, é um sal fossilizado do antigo oceano que ficava onde hoje fica o himalaia. Contem uns 20 minerais diferentes, me parece dar um sabor especial, e lhe fornece aquelas coisas tipo molibdênio que vc não encontra em qualquer comida. AVISEI que ia pegar pesado na excentricidade!


    O presunto que eu recomendo é o fatiado na hora, de preferência com uma capa de gordura (pra quem gosta). Os pré-embalados e pré-fatiados de fábrica (esses que duram uns 60 dias na embalagem) tem uma lista assustadora de ingredientes.

    ResponderExcluir
  142. Procurando bem, vc encontra. A vida, claro, é sempre mais fácil quando se é gaúcho. Assim como há meia dúzia de marcas de nata no supermercado, há também o tempero pronto da marca Fritz & Frida (http://www.consumidor-rs.com.br/rs2/inicial.php?case=2&idnot=12668) - 100% natural, apenas sal, algo, cebola, coentro, etc - que uso lá em casa. Mas, falando sério, acho que procurando bem, vc encontra.

    ResponderExcluir
  143. Dr. Souto, acho que você já pode fazer uma associação com essas empresas aí do sul e começar a 'importar' essas coisas pra gente né??? kkkk

    ResponderExcluir
  144. Esse sal que te falei com as ervas é delicioso! E todos os outros temperos tbm! Eu uso isso aí no dia a dia.. Se vc picar uma cebola e colocar 'dentro' do vidro do azeite com uns ramos de alecrim e alho fica delicioso tbm.
    Vc frita com banha? Porque a banha 'tempera'! Dá um gosto especial! A manteiga tbm... Daqui a pouco o Dr. vai abrir a seção de receitas aqui no blog! kkkk

    ResponderExcluir
  145. Ácido úrico elevado, gota, cálculos renais, esteatose hepática ("gordura no fígado"), cálculos de vesícula biliar, são associados à síndrome metabólica... O Dr. Souto me corrija, mas penso que a páleo é o melhor pra você.


    Leia aqui:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html

    ""Estou convencido que o maior vilão do ácido úrico não são as carnes, frutos do mar e embutidos, e sim a frutose
    (presente no açúcar). E há pesquisas científicas que embasam isso. Além disso, quando você emagrece e resolve a síndrome metabólica, o ácido úrico tende a
    cair".
    Este é um comentário do Dr. Souto:
    "A vesícula serve para armazenar a secreção biliar oriunda do fígado, que por sua vez é um detergente natural que permite ao intestino emulsificar e digerir as gorduras. Assim, não surpreende que o grande desencadeador da contração da vesícula seja a presença de gordura no intestino. Quando um cálculo obstrui a saída da bilis acumulada na vesícula, vem a cólica biliar. Faça a sua dieta do jeito que lhe for possível (reduza os carbs, mesmo que não possa aumentar muito a gordura).... as populações de estilo de vida tradicional simplesmente não têm (nunca) pedras na vesícula. Graças as suas dietas naturalmente ricas em gordura e pobres em carbs refinados, estas populações usam a sua vesícula diariamente, evitando a "estase" (o acúmulo por longo tempo) da secreção biliar, que acaba levando à formação dos cálculos. " http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/09/dieta-balanceada.html

    ResponderExcluir
  146. Por mais q eu queira, não consigo te corrigir, Patrícia :-)

    Sent from Galaxy S3
    Em 25/03/2013 15:10, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  147. Isso é um bom sinal!! :)!!

    ResponderExcluir
  148. seria uma boa uma seção de culinária, e não é nem receitas requintadas não é pra ensinar o básico mesmo, eu por exemplo soh fui aprender a passar um bife com uns 17-18 anos (tenho 21). E tenho certeza que muitos compartilham da minha falta de jeito na cozinha (principalmente da minha geração acostumada a comer fora ou comida congelada). Agora que estou mudando para uma dieta de Comida de Verdade vejo como é importante essas habilidades culinárias rsrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  149. E como "alimentar' o cérebro com glicose, sem ingerir glicose? Obrigada!

    ResponderExcluir
  150. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/o-cerebro-nao-precisa-de-glicose-o.html
    Sent from Galaxy S3
    Em 25/03/2013 23:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  151. Olá Roberta.

    leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/o-cerebro-nao-precisa-de-glicose-o.html

    ResponderExcluir
  152. Muito obrigada pela atenção, Patrícia!

    ResponderExcluir
  153. Alguém saberia me dizer se nata tem potencial de causar espinhas? Estou com umas espinhas bem feias!

    ResponderExcluir
  154. Olá Priscila.

    Penso que nata só te trará problemas se tiver algum tipo intolerância. Sei que low carb / páleo é TRATAMENTO para espinhas!

    ResponderExcluir
  155. É verdade. Algumas pessoas têm intolerância à caseína (uma proteína do leite) - neste caso, leite, nata, queijo e iogurte podem não ser a melhor opção. Além do que, laticínios contém IGF-1 (insulin-like gowth factor-1) que é uma substância envolvida no problema das espinhas. Troque por manteiga, é é praticamente só a gordura (muito pouca caseína, por isso não é branca).

    Olha isso: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22870349

    "The role of Western diet in acne can only be fully appreciated when all stimulatory inputs for maximal mTORC1 activation, i.e., glucose, insulin, IGF-1 and leucine, are adequately considered. Epidemic acne has to be recognized as an mTORC1-driven disease of civilization like obesity, type 2 diabetes, cancer and neurodegenerative diseases. These new insights into Western diet-mediated mTORC1-hyperactivity provide a rational basis for dietary intervention in acne by attenuating mTORC1 signaling by reducing (1) total energy intake, (2) hyperglycemic carbohydrates, (3) insulinotropic dairy proteins and (4) leucine-rich meat and dairy proteins."

    ResponderExcluir
  156. Culinária é comigo mêeees! Mineira né? Sacomoé... kkkk
    Mas a cozinha low carb / páleo é das mais simples!

    ResponderExcluir
  157. 1 fatia de pão tem mais ou menos a mesma quantidade de carbs que um copo de refrigerante, já chequei isso uma vez.
    E incrivelmente, o pão tem um indice glicemico superior ao do refrigerante e mesmo o do açucar de mesa.
    Isso sem contar a questão do gluten e demais anti-nutrientes que tem naquilo.
    Trigo é o seu pior inimigo. Se for algo que vc gosta muito, coma, mas não faça disso um habito.

    ResponderExcluir
  158. Coma o que vc gosta, eu por exemplo não gosto de abacate e isso não me faz qualquer falta. Palatabilidade é questão de gosto(redundante, mas é verdade) embora existam algumas preferencias naturais por certos tipos de alimentos. Coma comida de verdade e o que vc gosta

    ResponderExcluir
  159. Me corrija se eu estiver errado, mas acho até que se vc está comendo poucos carbs a chance de inflamação é menor.

    ResponderExcluir
  160. Sim. A insulina é pró-inflamatória. Assim como a hiperglicemia. O glúten é extremamente pró-inflamatório.


    Em 2 de abril de 2013 01:05, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  161. Preciso falar sobre isso: Tenho pedras na vesícula descobertas em 2007. Tive uma crise, inflamação, febre, etc...
    O médico disse que eu teria que operar senão eu iria morrer.
    Bom, como nunca fiz uma cirurgia e a idéia de ser cortado não me agrada, resolvi aguardar. Pesquisando na Internet (os médicos detestam isso), descobri que o Brasil é recordista de retirada de vesículas e que, em muitos países, isso só é indicado em último caso.
    Bom, mas o que quero falar é o seguinte:
    Estou há 3 meses adotando o estilo páleo, low carb e como muita gordura e carnes.
    Nesse meio tempo, tive algumas recaídas (mas já perdi 11 Kg). Notei que, quando como a gordura junto com carboidratos - Ex: Pizza, Lanches, etc..., sinto dor na vesícula.
    Mas quando como apenas proteína e gorduras e carboidratos complexos (apenas vegetais e algumas frutas), por mais gordura que eu coma, nada acontece.
    Dr. Atkins diz que o que causa pedras na vesícula é a baixa ingestão de gorduras, pois como o consumo é baixo, a vesícula não tem força para expulsar o líquido bilear e acumula as sobras, que, com o tempo se solidificam e viram pedras.
    Bom, no período paleolítico ninguém estirpava as vesículas (claro que considero a hipótese, em último caso).
    Creio que até nisto, os carboidratos tenham sua parcela de culpa.
    Dr. Souto: Sou seu fã.

    ResponderExcluir
  162. Que depoimento FANTÁSTICO!!!

    ResponderExcluir
  163. Mauro - de fato, problemas de vesícula são INEXISTENTES em populações que não são expostas à dieta ocidental. Isto está bem claro na obra de pesquisadores que viveram em meio a estas populações (Thomas L. Cleave, Weston A. Price, Staffan Lindeberg para citar alguns). Mas, porém, contudo... no seu caso que JÁ tem uma vesícula doente por anos de exposição à dieta ocidental rica em carboidratos refinados, acho pouco provável que sua vesícula vá ficar completamente boa ou que as pedras irão desaparecer. Em outras palavras: se você começar a ter crises de cólica biliar, ou se tiver uma colecistite aguda - opere e retire a vesícula, ok?

    Dito isso, é fascinante este seu relato. A cada dia eu me surpreendo com benefícios inesperados de uma dieta "limpa". Parabéns e - enquanto a vesícula não lhe incomodar - acho que não há problemas em deixá-la quieta.

    Em 13 de abril de 2013 04:28, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  164. Meu nome é Rosangela estou fazendo a dieta Atkins faz 5 meses perdi 20kg, faz mais de 1 mês que não consigo emagrecer, faltam uns 5 kg para chegar no peso indicado pelo médico, o que posso fazer para voltar a emagrecer? Obrigada!

    ResponderExcluir
  165. 20 Kg, meus PARABÉNS!!
    Leia isso: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/nao-e-tao-simples-o-set-point.html
    Depois isso: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html


    2013/5/2 Disqus

    ResponderExcluir
  166. Dr. Souto, já tem tradução!!

    ResponderExcluir
  167. Patrícia, notei que ao final da postagem vc mencionou o quibe. Tem como fazer o quibe sem trigo?

    ResponderExcluir
  168. Eu faço com a carne moída, ovos e temperos. Mas esse normalmente faço de bandeja. Mas, pensando bem, meus hamburgues faço assim tbm! E frito na banha! Se dá pra fazer hamburguer deve dar pra fazer quibe.

    ResponderExcluir
  169. Dr. eu comecei a dieta a 6 dias. Nem de longe estou acima do peso (tenho 1,64m 57kg), só quero perder uns 4 a 5kg, talvez por eu já ser "magra" demore mais para alcançar meus resultados. Mas li bastante seu blog e quero seguir como um estilo de vida. Sempre vivi em dietas hipocalóricas, contando calorias de tudo, e ficava contando os minutos pra comer de novo. Resultado, mantinha uma RA durante a semana e chegava no fim de semana eu comia como se o mundo fosse acabar, principalmente muitoooo doce! Esses seis dias sem contar calorias e comendo proteínas em todas as refeiçoes têm me feito muito bem! Pela primeira vez nao estou fazendo uma dieta rezando pra acabar logo. Faço somente uma hora de exercicio por dia, pois estou estudando pra concurso. Divido em aeróbico e musculação em casa mesmo, com pesos e caneleiras. Queria saber se posso tomar caseína pré-sono como suplemento, e acabaria sendo também meu docinho do dia, que é oq mais me faz falta. Pesquisei e vi que tem em torno de 4g de carbo. Atrapalharia na dieta essa suplementação? Me engordaria? Queria saber tambem quanto a pasta de amendoim integral (0,9g de carbo). Muito obrigada, e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  170. Olá Juliana.

    Eu não sei te falar sobre caseína. Mas sobre sua vontade de doce, aguarde mais um pouco e verá que ela vai desaparecer! Capriche mais nas gorduras boas (manteiga, banha, azeite, óleo de coco) que ajuda muito. Coma abacate e coco. Não creio que 4g de carbs vai te atrapalhar, mas a tolerância aos carbs é muito individual, vc vai ter que testar pra ver.

    Quem faz páleo / LC não precisa muito de suplemento, ainda mais pra vc, que malhando em casa, não deve pegar muito pesado. Mas um que gosto de usar, por ser bem prático é o Whey (0 carbs). Fica muito gostoso com nata! Tbm pode bater com ovos.http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/whey.html

    "Amendoim é um legume por isso não muito recomendado. Além do que é muito alergênico. Várias pessoas tem intolerância e não sabem, assim como os feijões. E ainda tem o problema
    dele desenvolver um bolor que produz uma toxina chamada aflotoxina, que causa
    intoxicações neurológicas."

    ResponderExcluir
  171. Juliana, concordo com a Patrícia, 4g não vai fazer diferença, especialmente para vc que não tem sobrepeso. Não sou fão do amendoim, não pelos carbs, mas sim pelas lecitinas que contém. Mas se não te faz mal e substitui uma sobremesa, é válido. É mais importante fugir do amendoim (e soja, e feijão, e lentilha) para quem tem problemas auto-imunes e/ou digestivos.

    ResponderExcluir
  172. Obrigada Dr. Souto. Vou esperar atingir minha meta primeiro, com uma
    restrição maior, e aos poucos vou acrescentando e testando outras opçoes
    e vendo como meu corpo reage. Estou apenas no 7 dia de dieta low carb/
    paleo, acho que gordura e peso nao perdi ainda, mas vou continuar como
    um metodo pra vida mesmo. Me sinto bem melhor em não precisar contar
    calorias e ingerir proteínas em todas as refeiçoes. Acredito que seja
    normal meus resultados virem a longo prazo, e não imediato como vejo
    muitas pessoas perdendo, né?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  173. Meu tipo é A, emagreci 7kg com a paleo, e eu nem estava acima do peso! =)

    ResponderExcluir
  174. Dr. Souto, estou começando a Low Carb agora. Preciso emagrecer e não estava conseguindo sair do ciclo vicioso do carboidrato e açucar sem tomar uma atitude drástica, por isso resolvi abolir totalmente.Tem apenas dois dias que estou fazendo, e ainda tenho algumas dúvidas. Por exemplo, posso consumir creme de leite e polenguinho na versão light? Ou seria melhor ambos integrais? Pergunto porque notei que não há diferença em relação a quantidade de carboidratos nos dois alimentos, entre a versao light e a versao integral. As gorduras que tenho consumido, basicamente, são manteiga e azeite de oliva. Tenho dúvidas a respeito de iogurte, pois sou louca por iogurte! Posso consumir todos os dias um pote do integral natural sem açucar (aquele industrializado) adicionando morangos picados (a fruta in natura mesmo)? Tentei visualizar o link que você postou sobre como fazer o iogurte em casa, mas estava fora do ar. Outra coisa, posso consumir o sorvete de iogurte frozen sem açucar, se a tpm atacar, no shopping? Por fim, castanhas, abóbora, cenoura e maxixe podem ser consumidos livremente?
    Estou lendo todas as postagens e me surpreendendo cada vez mais. Espero poder mandar as minhas fotos do antes e depois daqui a alguns meses.
    Um abraço.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  175. Olá Fernanda,

    Não consuma nada light, prefira os integrais. Nas versões light o que normalmente é retirado é a gordura. Use banha para cozinhar, refogue seus vegetais nela ou no bacon. A gordura é o que garante a saciedade! Pode consumir iogurte natural integral com morango, coco ralado, abacate. Melhor mesmo é fazer em casa!

    Já castanhas é bom tomar cuidado. Se o objetivo é emagrecer, limite a uma porção por dia (umas 50g). Cenoura, se não for um purê, ok! Abóbora e maxixe, ok.

    Já leu esta postagem? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    ResponderExcluir
  176. Obrigada pelas informações. Estou lendo todas as postagens, com uma velocidade alta..rs Já tinha lido essa sim, mas tenho algumas dúvidas pois eu ainda tô muito no início e quero mudar minha alimentação e perder peso - confesso que o objetivo inicial era apenas perder peso, mas depois de tudo que estou lendo, já tenho um pensamento diferente a respeito do impacto dos carboidratos e açucar em minha vida. E como eu me esbaldava, e aliado a isso veio um hipotireidismo, por isso estou 30 kg acima do peso! Mas vamos em frente!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  177. Bom saber! Então o amendoim e o feijão, em pequenas porções, não faz TÃO mal assim... Se bem q o amendoim torrado e moído q comprei CONTÉM GLÚTEN, pelo processo de fabricação. Só vi depois...

    ResponderExcluir
  178. Ola Dr. Souto,


    Sei que o post é antigo, mas preciso saber se cloreto de magnésio tb pode ser em substituição ao Oxido de magnésio.
    E qual o melhor horário para consumo.
    Fico grato.

    ResponderExcluir
  179. Olha Patricia, a nata seria de excelente ideia pq TA DIFICIL encontrar aqui rs. Vou procurar na cidade de Americana e Campinas. Não vejo a hora de fazer aquela do morango com nata e vou começar o Whey com nata tbm.

    ResponderExcluir
  180. Olá Juliana, desculpe a intromissão Dr Souto e Patricia, mas eu preciso falar sobre a caseína. Vi estudos científicos dizendo que a caseína nao é tolerada por humanos. É o imenso resíduo que sobra na fabricação do whey, e para eles nao jogarem fora e nao perderem dinheiro inventaram a caseína. É somente para enganar e adoecer as pessoas. Leia esta postagem do Dr Barakat, mas vc pode ter acesso aos estudos facilmente pela internet. http://rspress.com.br/health4life/caseina/
    Espero que ajude!

    ResponderExcluir
  181. Não vou entrar em detalhes pois escrevo do celular.

    Mas a caseína é usada como suplemento com objetivos diferentes do Whey. Sua absorção é mais lenta, de modo que usa-se para manter níveis constate de aminoácidos durante longo período. O próprio leite materno contém caseína, que, claro, é diferente da humana. A maior parte das referências do texto dizem respeito ao fato (óbvio) de que a caseína de vaca não é ideal para bebês.

    Volto a dizer que a maioria dos adultos tolera bem os lacticínios. Há que fazer auto-experimentação.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/10/2013 06:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  182. Luís André Botura10 de novembro de 2013 15:08

    Parabéns.... a você e sua filha... Fui apresentado ao Blog por um fisioterapeuta aqui de São Carlos - SP, e estou adorando..... Daqui uns meses postarei meu depoimento com certeza.... Ah sem me esquecer parabéns Dr. Souto....

    ResponderExcluir
  183. Fatima Aparecida Rocha Guimara17 de novembro de 2013 18:36

    Oi Luis, que bom que conheceu um profissional adepto ao estilo low carb...ainda não é tão comum
    Força que vc consegue ir longe, e adotar como estilo de vida...hoje não sinto mais falta do que comia antes e a disposição é tão boa que a gente não quer mais perder....vai dando noticias sim...abraços

    ResponderExcluir
  184. Giovanna Rocha Guimarães Sales17 de novembro de 2013 21:02

    disseram pra mim que a minha pedra de 0,3 mm ou cm...é a mais perigosa pq pode mover e aí cair num tal de duto ou ducto... será q é verdade??? pq estou me matando de comer gordura.. rsrsrs

    ResponderExcluir
  185. Por um lado, é verdade. Por outro, se não incomoda, talvez seja melhor deixar quieta.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/11/2013 20:02, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  186. Giovanna Rocha Guimarães Sales17 de novembro de 2013 22:20

    certo....ate hj nao incomodou..descobrimos por um US do abdomem....sou a outra filha da Fatima irmã da Rafaella..e em pesquisa pra saber algo do rim e das bacterias q estou tendo....é verdade q pode repentinamente então cair nesse duto ou ducto e aí eu ter que ir pra cirurgia??? pois pela explicação lógica e que eu pesquisei...as pedras são por falta do uso da bili...agora com o uso de gordura estarei usando a bili e assim a pedra com certeza estara em grande movimento.... podendo escapar..seria isso??? sei não o que faço.... :(

    ResponderExcluir
  187. Há relatos de cálculos pequenos que desaparecem com Páleo. Nada científico, apenas relatos. Risco há em tudo na vida. Risco em retirar a vesícula, e depois sentir falta, risco de não retirar e ter uma colecistite aguda ou, pior ainda, uma pancreatite. Mantenha seu plano de dieta, e pense nas alternativas.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/11/2013 21:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  188. Dr souto. estou na induçao a 2 semanas comendo tudo certinho, mas nao desce a balança. nao sei oq faço esyou desanimando! nao como nem 15 de carbo por dia. e a balanca nao desce...vejo gente emagrecendo comendo o basico. ..e eu uso oleo de coco, omega 3 e ta brabo??

    ResponderExcluir
  189. http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    2014/1/16 Disqus

    ResponderExcluir
  190. Estou fazendo essa dieta ! Mas quero fazer por pouco tempo e depois fazer uma reeducação p comer um pouco de tudo...será q vou engordar quando mudar p reeducação??
    Não aguento mais comer enroladinho de presunto e queijo de manha...tô sem ideias...
    Tem como publicar seu cardapio??
    Obrigada !

    ResponderExcluir