sábado, 25 de maio de 2013

Ovários policísticos melhoram com Low Carb

Nada do que está escrito no artigo que vou traduzir mais abaixo é novidade. Já em 2005 Eric Westman e colaboradores publicavam um estudo sobre dieta low carb e ovários policísticos com resultados muito bons:


The effects of a low-carbohydrate, ketogenic diet on the polycystic ovary syndrome: A pilot study


Conclusion

In this pilot study, a LCKD led to significant improvement in weight, percent free testosterone, LH/FSH ratio, and fasting insulin in women with obesity and PCOS over a 24 week period.

Para os leitores leigos: síndrome dos ovários policísticos é uma das principais causas de infertilidade feminina. Como o nome diz, formam-se múltiplos cistos nos ovários, e perturba-se a ovulação. Além disso, há um aumento da testosterona (hormônio masculino) nestas mulheres, o que pode provocar o crescimento de pelos indesejáveis, e espinhas. Por fim, a síndrome está associada com obesidade, síndrome metabólica e diabetes.
O detalhe interessante é que todos os cientistas que trabalham com ovários policísticos sabem há MUITOS anos que o hiperinsulinismo está por trás desta patologia. Tanto é verdade que se prescreve metformina, uma droga que reduz a resistência à insulina, como tratamento. E você, leitor deste blog, sabe que NADA é melhor para o tratamento de hiperinsulinismo do que cortar os carboidratos - e isso deveria ser ÓBVIO, já que a glicose é o maior estímulo para a a secreção da insulina. É só pensar um pouco para ver que o que causa o excesso de peso não são os ovários policísticos ou vice-versa, e sim que é o excesso de insulina que causa ambos, excesso de peso e ovários policísticos.
O fato de low carb não ser (ainda) o tratamento padrão para ovários policísticos é no mínimo estranho. Imagine uma pessoa que não tolera lactose. O que você faz? Remove a lactose. Imagine uma pessoa que não tolera fenilalanina (fenilcetonúrico). O que você faz? Remove a fenilalanina. Imagine uma pessoa com hiperinsulinismo e que, portanto, não tolera a glicose. O que você faz? Remove a glicose? NÃO!!! Dá metformina, manda passar fome, manda fazer exercícios físicos, manda fazer fertilização assistida - QUALQUER coisa exceto remover a glicose que é a CAUSA do distúrbio... É, realmente não faz nenhum sentido.
Mas é muito bom ver que a ficha está finalmente caindo para a  mídia (norte-americana) de saúde:

General Endocrinology

Latest NewsVideos



Low-Carb Diet's Effect on Insulin May Ease Ovarian Syndrome

210 comentários:

  1. Eu posso atestar que SOP é totalmente tratável com dieta de baixo carboidrato. Desde sempre tive ciclos irregulares, problemas de pele, pelos causados pela SOP. Desde que comecei a dieta LCHF, tudo isso desapareceu quase que como passe de mágica ao ponto dos meus ciclos serem de EXATAMENTE 28 dias, sem TPM fortes, cólicas ou enxaquecas.

    ResponderExcluir
  2. É incrível, não é mesmo? Um problema tão complexo, um tratamento tão simples e tão pouco utilizado.
    Em 25/05/2013 05:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!!!

    ResponderExcluir
  4. Chayenne Gonçalves25 de maio de 2013 12:37

    Mais incrível ainda é que problemas que muitos médicos/pacientes tratam como um "grande problema"pode ser tratado de forma tão simples e eficaz. A alimentação é a base de tudo, como um carro que se colocarmos gasolina de má qualidade, vai andar mas não terá o mesmo desempenho, agora se colocamos combustível bom, o desempenho será bem melhor. Bom final de semana a todos!Chayenne

    ResponderExcluir
  5. Fez todo sentido pra mim depois de ler a simples explicação "Imagine uma pessoa que não tolera lactose. O que você faz? Remove a lactose." combindo com o fato que eu faço dieta de baixos carboidratos e que "me curei" da SOP.
    Usei anticoncepcionais orais por muitos anos e até passei por cirurgia pra remover os cistos dos ovários e nada adiantava. Bendito seja o momento que eu descobri a Atkins e depois meios pra evoluir para uma dieta LCHF mais de acordo com o modo que costumo me alimentar.

    Grazielle
    (a postagem como guest é minha, não sei pq não saiu com meu perfil)

    ResponderExcluir
  6. Sim, é verdade, também sou a prova disso: a dieta de baixo carboidrato trata não só a síndrome de ovários policísticos como também qualquer outro cisto no ovário, mesmo daqueles bem grandes! Acho que os cistos morrem de fome...

    Com low-carb, eu "matei" um cisto de 6 cm no ovário esquerdo; depois de muito tratamento, remédios, exames complicados e o medo de aquilo evoluir, foi com a minha dieta natural de baixo carboidrato que a ameaça simplesmente desapareceu.

    Claudia Vilaça
    http://claudiafitblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho ovários policísticos há séculos. Lembro que muito nova fiz um tratamento com a dermatologista por causa da acne e da oleosidade e com a ginecologista que me receitava pílulas anticoncepcionais, mas não tendo vida sexual ativa à época. Com isso e junto com a hereditariedade desenvolvi hipertensão, parei com a pílula e nunca consegui engravidar.


    De todo modo, fiquei sabendo que quem tem ovário policístico não necessariamente tem a Síndrome de Ovário Policístico. Não entendi isso. O senhor explica melhor, por favor, Doutor?


    Outra coisa, antes de voltar definitivamente para Atkins e apesar de não gostar de doces, mas de massas sim, passei a ter o açúcar alto. A recomendação médica foi a metformina. Me recusei e voltei para Atkins. Em dois meses tudo normalizou.


    Agora com o ácido úrico no limite, o médico mandou beber o que ele chamou de água de limão, já conhecido e usado em Atkins. Meio limão para meio litro de água. E não é que baixou incrivelmente em pouquíssimo tempo?


    abrs e obrigada!
    andrea

    ResponderExcluir
  8. Eduardo:

    Pipoca, como vc mesmo viu, tem um monte de carboidratos e pouca gordura - grandes picos de insulina, baixa saciedade - e ZERO de nutrição (puro amido).

    Amendoim, como já expliquei em outras partes do blog, seria uma boa alternativa, não fosse o fato de ser legume, ou seja, vir de vagens e conter lecitinas que alteram a permeabilidade intestinal, podendo provocar inflamação crônica. Mas, afora isso, é um bom lanche, se vc não tem problemas relacionados a alergias e doenças auto-imunes.

    Caju tem sim seus carbs. Mas sacia muito mais do que pipoca, por ter muito mais gordura, o que é bom. A gordura retarda a absorção da glicose e, portanto, atenua o pico de insulina. É é nutritivo, em um sentido amplo.

    Quanto ao chocolate, bem, estou com uma barra do Lindt 90% cacau na MINHA MÃO neste momento:

    4 quadradinhos, o que equivale a 40g (a barra tem 100g), têm 12g de carbs, dos quais 5g são fibra, o que dá APENAS 12-5=7g de carbs. Assim, se eu detonar a barra inteira numa sentada, o que é difícil pois 90% é FORTE, ainda assim seriam apenas uns 15g de carbs (descontadas as fibras), ou seja, quase nada.

    Pra ter os resultados do Jimmy, precisa comer chocolate de qualidade, não leite com açúcar sabor chocolate, que se encontra por aqui.

    Sim, páleo pode ir até 100 e poucos gramas de carbs (dependendo da necessidade e dos objetivos de cada um), mas é para ser carbs nutritivos (frutas, batata doce, cenoura, abóbora, salada, chocolate) e não amido puro que te dá insulina sem nutrição. E, repito, o problema do amendoim não são seus carbs, e sim suas lecitinas e suas aflatoxinas.

    Qualquer coisa que venha de um blog de anorexia/bulimia deve ser encarado como parte de um comportamento não-saudável. Coma seus amendoins e, se concordar com meus argumentos, troque-os no futuro por amêndoas, castanhas e nozes.

    Chocolate (cacau) é uma das coisas mais saudáveis e gostosas que existem - por isso é incluído. Não seria incluído se fosse apenas gostoso (mas não saudável).

    Quanto a ser "páleo" ou não, nada do que comemos hoje existia há 20 mil anos atrás. Nem as frutas, nem as saladas. As plantas que comemos hoje são cultivadas, muito diferentes do que comiam nossos antepassados, Não estamos tentando comer como um homem das cavernas. Estamos tentando simular, com os alimentos modernos, uma alimentação mais parecida com aquela com a qual evoluímos, ou seja, sem grãos, sem açúcar, sem óleos de sementes e com o mínimo de coisas artificiais - e rica em comida de verdade. Voltando o chocolate Lindt 90% cacau. Composição:

    Cacau, manteiga de cacau, açúcar, baunilha natural.
    É só. Nada de lecitinas, nada se leite, nada de aromatizantes, corantes, nada de nada. É apenas cacau natural, baunilha NATURAL, e uma quantidade minúscula de açúcar (40g de chocolate têm 5g de açúcar). Ou seja, é um alimento minimamente processado.

    ResponderExcluir
  9. Grande Cláudia, fazia um tempo que não via vc por aqui!

    ResponderExcluir
  10. Dr. Souto

    Desculpe por essa pergunta
    aqui, fiquei sem saber onde fazer. O que o Dr. acha da suplementação de
    vitaminas para quem segue Atkins e ainda não chegou no peso aceitável saudável?
    Embora seja um plano para o futuro adequar a uma dieta paleolítica. No momento
    preciso ainda perder peso e não consigo... fazendo uso das frutas, emagrecer só
    com níveis de carboidratos bem baixo. A minha preferência é sempre comida de
    verdade. Não sou adepta aos derivados de trigo e soja. Também tenho intolerância
    a lactose, deficiência da enzima aldeído desidrogenase 2. O Dr. Poderia indicar algum artigo, livro? Confio
    imensamente nos seus conceitos, informações e fontes.

    Antecipadamente agradeço o
    espaço e suas postagens que são um grande referencial. Obrigada, Ana

    ResponderExcluir
  11. Estou sempre por aqui, Doutor!
    Não passa um só dia que não venha aprender e me inteirar das novidades.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado :-)
    Em 26/05/2013 00:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  13. Varia de acordo com o local. Eu compro no Zaffari quando acaba os que eu trago de fora. No Nacional já vi também, o que significa que deve ter na rede wall mart. Na cacau show tem também.

    ResponderExcluir
  14. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html

    ResponderExcluir
  15. Laís Zimmermann27 de maio de 2013 14:31

    Boa tarde Dr.,

    Não sei se há algum estudo sobre isso e não consegui encontrar nada no google, mas a relação da SOP com a alimentação me fez pensar em uma possível relação da endometriose com a dieta.

    Se tiveres conhecimento de algum estudo nesse sentido, seria imensamente grata se puderes compartilhar.

    ResponderExcluir
  16. Sobre estudos, não sei, mas há inúmeros relatos de melhora de endometriose com páleo.
    Veja http://www.paleoforwomen.com/auotimmunity-hormone-imbalance-and-inflammation-endometriosis-as-the-standard-american-diet-triple-threat/

    2013/5/27 Disqus

    ResponderExcluir
  17. Laís Zimmermann27 de maio de 2013 14:46

    Obrigada pela rápida resposta!
    Já imaginava que poderia haver relação, mas me sentia insegura de parar de tomar o anticoncepcional de uso contínuo (que é o 'tratamento' tradicional após a vídeolaparoscopia).
    Farei o teste para ver como meu organismo se comporta com a alimentação páleo/low-carb associada ao tratamento fitoterápico (uxi-amarelo e unha-de-gato).

    ResponderExcluir
  18. Já vi no Extra e no Sam's Club e na Chocolândia. Dá pra pedir tbm on line. Cacau 100% na chocolândia tem. Sicau e Mavalério.

    ResponderExcluir
  19. Laís Zimmermann27 de maio de 2013 21:54

    Oi Patrícia! Eu uso hormônios desde muito cedo, primeiro em razão da SOP e depois por causa da endometriose e de uns tempos prá cá observei que isso acaba influenciando em outras coisas (tireóide por exemplo).
    Tinha outras 'condições' com as quais eu vivia e eram ditas incorrigíveis (rinite e problemas de digestão) e melhoraram muito com a mudança na alimentação, então pensei em tentar um tratamento fitoterápico aliado à dieta páleo/low carb para me livrar dos hormônios sintéticos.
    Se não observar resultados, o mirena é a minha próxima opção. Só estou tentando dar uma chance pro meu organismo se livrar de vez das drogas sintéticas e encontrar um equilíbrio natural.

    ResponderExcluir
  20. Laís, eu sou suspeita pra falar da páleo / LCHF. Eu tinha rinite e sinusite. TINHA! Depois de 5 meses acabou! Enxaqueca? Acabou! Sem falar na disposição...

    ResponderExcluir
  21. Sério? 100% caucau na Chocolândia? Irei lá!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Na cacau show só encontrei o de 75% :(
    Obrigada Dr.

    ResponderExcluir
  23. Doutor, tenho uma queloide no ombro esquerdo (apareceu há 20 anos atrás), e tenho notado que ele diminuiu de tamanho, hj parece só uma mancha, o caroço que tinha dentro sumiu, e não uso mais protetor solar. Uma dermatologista tinha me indicado uma cirurgia, agora vou esperar e de repente a mancha some também :P
    Não sei se tem a ver com a dieta, acredito que sim...

    Muito obrigado pelas informações :D

    ResponderExcluir
  24. Patrícia,
    O Mavalério que v. diz é o Black?
    Se for, olha a composição: Açúcar, gordura vegetal fracionada, cacau em pó, emulsificantes (lectina de
    soja e poliglicerol polirricinoleato) e sal. NÃO CONTÉM GLÚTEN. Informações
    sobre alergênicos: pode conter traços de leite.

    ResponderExcluir
  25. Não é o chocolate, é o cacau em pó 100%. ele é puro cacau. O chocolate deles não é bom.
    http://www.mavalerio.com.br/produtos03.asp?id_produto=139&subcategoria=&categoria=Mistura%20em%20Po

    ResponderExcluir
  26. não é 100% cacau - é Cacau 100% é o cacau em pó. As melhores opções nacionais são os da cacau show e o nestlê a 70%. Sempre procure de 70% para mais.

    ResponderExcluir
  27. http://www.cacaushow.com.br/produto/tablete-85-cacau

    ResponderExcluir
  28. Joao Paulo Pereira29 de maio de 2013 17:49

    Os chocolates Lindt são encontradas online na Americanas e Submarino ao preço de cerca de R$14,00 100g.

    Uma boa alternativa é no Pão de Açúcar onde barras Casino e marca Valor (importadas da França e Espanha) custam de R$ 7 a 10 os 100g e tem vários sabores: 85% cacau com amêndoas, 70% cacau com frutas silvestres, 70% cacau com café ... todos a menos de R$10 o tablete de 100g.

    JP

    ResponderExcluir
  29. Melhor que nada!


    2013/5/28 Disqus

    ResponderExcluir
  30. José, eu não duvido de mais nada - tenho visto coisas melhorarem que eu não sabia que podiam melhorar.


    Em 28 de maio de 2013 08:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  31. Comprei no Extra de 85%, :)

    ResponderExcluir
  32. Obrigada!
    Encontrei o Casino de 85% no Extra :)

    ResponderExcluir
  33. Simone Nascimento3 de junho de 2013 23:23

    Eu também sou prova viva de que a SOP é tratável com a dieta low carb. Passei mais de trinta anos tomando hormônios para tentar regular o ciclo menstrual. Todas as vezes que parava de tomar a pele ficava horrível, cheia de espinhas. Após alguns meses de dieta tomei coragem e parei o anticoncepcional. Meus ciclos passaram a ser regulados em 28 dias e agora, após três anos de dieta estão controlados em 26 dias, como um relógio. Não tive problemas com espinhas, o hirsutismo não voltou e praticamente não tenho cólicas. No final do ano, por conta de uma virose saí da dieta e meu ciclo menstrual desregulou novamente até eu retomar a rotina low carb.

    ResponderExcluir
  34. Sensacional
    Em 03/06/2013 23:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  35. Náira Rosenstiel8 de junho de 2013 10:22

    Estou cada vez mais decidida a tentar me adaptar a dieta paleo, pois tenho exatamente os sintomas descritos acima. Depois dos 25 anos estou cheia de espinhas, inclusive na cabeça, minha pele está horrível. Meu ciclo está totalmente desregulado, além da dificuldade imensa em perder peso e da queda acentuada de cabelo!
    Vou hj mesmo no supermercado comprar os ingredientes para dar inicio.

    ResponderExcluir
  36. Doutor, como relatei no grupo no FB, e quero faze-lo aqui para que outros também tenham acesso a uma eventual discussão, meu médico retornou com a medicação METFORMINA, mas solicitou que eu permanecesse com a alimentação LOWCARB, o que é ótimo. Tenho SOP, que estava OK sem medicação, mas efeitos secundários retornaram.

    Não entendo muito ainda de Bioquímica, mas isso é possível?
    No meu entender, a MET 'abaixa' a insulina, e aumenta a sensibilidade do corpo à ela, e com isso se elimina alguma gordura abdominal (meu caso comprovadíssimo).

    Não consumindo carbos, se não vegetais, verduras e algumas frutas (morango, mirtilo, abacate), o que como de proteína será minha fonte de glicose para os músculas. Mas a MET vai impedir a fabricação de glicose pelo fígado.

    Estou indo pelo caminho errado? Podes me orientar nesta questão?

    ResponderExcluir
  37. Sim, é isso mesmo. Se vc tem alguma resistência à insulina, isso faz com que níveis mais altos de insulina sejam necessários. Se vc usa metformina, diminui a fabricação de glicose pelo fígado, sendo necessária menos insulina para usar a pouca glicose que consome na dieta. Menos insulina, menos SOP, e menos gordura acumulada.


    Em 14 de junho de 2013 10:17, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  38. Bem, não corro risco de passar mal, já estando em cetose?

    Vou emagrecer mais rápido que o uso anterior, com a péssima dieta padrão em integrais que praticava?

    ResponderExcluir
  39. Bem, se vc fizer uma dieta cetogênica e tomar metformina, PODE acontecer uma hipoglicemia pois vc está bloqueando a síntese de glicose pelo fígado. Questiono até que ponto seja necessário o uso do medicamento se vc não for diabética. A dieta cetogênica em si já lhe ajuda a emagrecer mais rápido.

    Em 18 de junho de 2013 10:00, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  40. Meu medo são as crises de Hipo. Li muito material que indica que MET+dieta cetogênica induz cetose mais rápido, e em níveis mais altos. Estou medindo a cetose pela fita (urina), e levando óleo de coco e queijo junto para emergências.

    Se emagrecer muito rápido, diminuo os exercícios e aumento a proteína, porque não acho saudável emagrecer muito em pouquíssimo tempo. Corro esse risco?

    Não sou diabética, mas com a prolactina alta, quero evitar a medicação para baixa-la (porque já tive crises de cefaleia severa e preocupante com outras duas medicações para o mesmo fim, e estou com receituário de uma terceira tentativa). Não posso com AC por risco vascular.

    Com SOP, meu melhor tratamento foi com a MET; e agora, com dieta cetogênica apoiada pelo médico. Só que estando em cetose, não sei como o corpo vai reagir.

    ResponderExcluir
  41. Eu pararia a metformina. Adiante, se for necessário, reinicie.


    Em 18 de junho de 2013 10:31, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  42. Só para testar a baixa da insulina "à força", Dr.?

    ResponderExcluir
  43. O remédio baixa "a força". A dieta baixa naturalmente.

    2013/6/18, Disqus :

    ResponderExcluir
  44. Obrigada pela atenção e pelas explicações.
    Vou fazer um período de teste, com, e quando entrar a próxima medicação para a prolactina, na data marcada para tal, suspendo a MET. Estou aumentando as gorduras também.

    ResponderExcluir
  45. ola Dr. Souto, adorei saber mais sobre ovario pilicistico, eu tenho 31 anos e tenho SOP desde dos meus 15 anos, estou fazendo o MR do livro Emagrecerdevez e estou com duvida se preciso diminuir os carboidratos como os legumes, vegetais e folhas para que eu possa ter sucesso na melhora da minha SOP, tenho tambem resistencia a insulina e ja tive com Diabets alta que no momento esta controlada com minha alimentacao e desde que eu comecei fazer esta mudanca do MR esta aparecendo muitas e muitas espinhas que eu nunca tive mesmo tendo SOP, nao sei o que fazer se devo ou nao restringir mais os carboidratos.
    Desde de ja agradeco .

    ResponderExcluir
  46. Não precisa restringir saladas. Experimente eliminar laticínios.
    Em 06/07/2013 20:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  47. Cristiane Vianna Silva9 de julho de 2013 13:58

    A alimentação faz toda a diferença. Hoje percebi que um fenômeno aconteceu na minha vida depois que passei a me alimentar corretamente. Primeiro porque estou neste exato momento vestida em uma bermuda que não cabia em mim desde 2009 e agora está larga, segundo porque fazem 5 meses que menstruo sem nenhum problema, sem nenhum atraso e sem nenhuma dor. Coincidência ou não, é exatamente o tempo que estou seguindo o blog e as dicas de alimentação. Passei dos 78 para os 71kg e me sinto muito bem.

    ResponderExcluir
  48. Não é coincidência!
    Em 09/07/2013 13:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  49. Tenho todos os sintomas da SOP (irregularidade do ciclo menstrual, ganho de peso, acne...) embora ainda nao tenha tido a oportunidade de fazer um exame medico (estou fora do Brasil) para tal comprovacao. O fato e que com apenas 5 dias do inicio da dieta low-carb minha menstrucao que estava atrasada a 2 meses deceu, sem colicas, ou anormalidades. Eu ainda estou bem no inicio da dieta, que resolvi aderir para perda de peso e estilo de vida mais saudavel. Ainda nao notei significante perda de gordura (no meu caso, principalemte abdominal), mas minha disposicao diaria certamente esta muito melhor, outra coisa interessante e que nao tenho sentindo tanta fome entre as refeicoes. Dr Jose Souto com quanto tempo o organismo vai estar adaptado a nova dieta e bons resultados, como a perda de gordura, comecam a aparecer?

    ResponderExcluir
  50. Muito bom. Varia, mas 1 mês eu diria
    Em 13/07/2013 15:03, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  51. Laís, eu tenho endometriose e bloquear minha menstruação é um parto!!! Nenhum anticoncepcional consegue bloquear 100% minha menstruação. A unica coisa q a bloqueou totalmente foi o uso de Zoladex (injeção q induz a menopausa), mas foi um tratamento antes de uma cirurgia. Não da pra usar continuo pelos inúmeros efeitos colaterais. Já testei vários anticoncepcionais sem sucesso efetivo pois permaneço com muito escape. Aconteceu, inclusive, com o implante de gestrinona (do Dr. Elsimar Coutinho q tem incidência mínima de mulheres q menstruram com ele - menos de 0,1%); implante na pele (EVRA); vários ac´s via oral, Gestinol, Yasmin, Cerazetti... Nada da jeito!!! Atualmente uso Nuvaring (um anel vaginal) e estou a cerca de 63 dias com escape. Enfim, como seu comentários tem certa de 3 meses, gostaria de saber como está sua endometriose? Mais controlada? Desistiu das medicações?! Gostaria muito q esta dieta pudesse "curar" isso!!! Pq acho q esta dieta curou meus miomas q não retornaram depois da cirurgia... Nossa, seria fantástico demais não precisar mais de hormônios!!!!

    ResponderExcluir
  52. Oi Daniela, tudo bem? Desde que recebi o diagnóstico consigo cortar o fluxo com o gestinol, então minha situação parece um pouco mais fácil que a sua. Depois do meu comentário fiz a experiência dos chás com uma alimentação páleo e senti MUITA diferença. Não posso dizer que não tive cólicas, mas uma cólica totalmente tolerável e o mais incrível, sem inchaço abdominal (as cólicas me deixavam quase incapacitada e minha barriga parecia um balão). Fiquei sem tomar hormônios por 2 meses, então não me parece um tempo suficiente para avaliar, mas tenho a impressão que os resultados seriam ainda melhores se eu tivesse continuado. Infelizmente tenho dificuldade de fixar ferro e o fluxo descontrolado ( que meu médico afirmou ser normal por algum tempo quando a pessoa para de tomar anticoncepcional de uso continuo) acabou me causando uma bela anemia. No momento, voltei a tomar o gestinol enquanto durar o tratamento de anemia e depois tentarei passar para um anticoncepcional com pausas para só depois cortar totalmente e fazer uma transição menos brusca. Acho que cada organismo reage de uma forma, mas se fores fazer a experiência, sugiro que se informe sobre os chás. Eles ajudam a "afinar" o endométrio, o que reduz bastante os sangramentos internos, e parecem ter bom efeito em miomas também.

    ResponderExcluir
  53. Oi Laís, obrigada pelo rápido retorno. Bom, me resta então fazer o teste com esses chás de nome esquisito né?! rs... Quem sabe da certo!!!... Minha próxima tentativa será o Mirena, mas pelo q tenho lido na internet a maioria das mulheres sentem muita cólica e continuam com escape (inclusive uma amiga minha bem próxima retirou o Mirena depois 2 meses pq mesmo com medicação não parava de sentir cólica, sem falar q tinha escape tb!!!)... eu tenho escape contínuo, mas pelo menos não sinto cólica... então, acho q to no lucro ainda!!! rs... Agradeço a dica!!! Valeu, bjusss :)

    ResponderExcluir
  54. Anna Beatriz Friedl3 de setembro de 2013 23:07

    Doutor,
    Sei que já faz certo tempo que o senhor escreveu este post, porém só encontrei seu site agora. Que pena! Estou há horas lendo todos os posts!
    Minha pergunta é: fazer a dieta low carb e tomar a metformina podem causar apenas hipoglicemia? A combinação de ambos pode atrapalhar a perda de peso?
    Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  55. Não - e a metformina pode até ajudar, num primeiro momento. Depois, provavelmente não precisará mais dela.


    Em 3 de setembro de 2013 23:07, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  56. Anna Beatriz Friedl3 de setembro de 2013 23:34

    Jura?!?! Meu sonho!
    Muito, muito obrigada!
    PS: ainda estou no blog lendo TODOS os posts!

    ResponderExcluir
  57. Doutor Souto tenho SOP desde os 11 anos de idade, mesmo tratando com Diane 35 e Espironolactona por anos, tenho acne, hirsutismo, gordura abdominal, anovulação e por ultimo, agora aos 27 anos estou ficando careca (tenso). Nem 3 meses de Pantogar e Minoxidil me ajudaram na queda de cabelo. Abandonei toda a medicação e estou fazendo LCHF.
    Gostaria de saber se com essa ingestão de gorduras toda a minha pele e cabelos não ficarão mais oleosos ainda?
    Outra questão, se me permite, por que tendo todos estes problemas, meus exames hormonais estão ok e minha testosterona não acusa estar elevada?
    Parece que sou alérgica a essa hormona ou hipersensível.
    Isso acaba com qualquer mulher, e os médicos não estão preparados para lidar com isso. A primeira coisa que deveriam prescrever era cortar carboidratos, porém a fórmula universal deles se resume em Diane 35, Metformina e Espironolactona.
    A prova que esses remédios não servem pra nada sou eu. Sempre me tratei com ginecologista, endocrinologista e dermatologista e estou cada vez pior.
    Desculpa o desabafo. É que estou ficando careca mesmo. Agora eu me detenho em antidepressivo e em conversas com o psiquiatra.

    ResponderExcluir
  58. Gabriela, a gordura dos alimentos não é a que fica na sua pele. É a fabricada pela própria pele, por influência da insulina e do IGF-1. São estes os hormônios que estão desregulados, os outros são só consequência. Não esqueça de cortar laticínios também para melhores resultados (manteiga eu penso que pode manter).


    Em 13 de setembro de 2013 20:33, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  59. E a carne doutor? A carne de vaca também não seria rica desse homônio IGF-1? Alguns estudos afirmam que a carne causa câncer também por conter IGF-1, dentre outras coisas.
    Obrigada por responder. Eu sempre consumi leite em excesso, foram 27 anos tomando leite todos os dias, será difícil, mas vou cortar da minha dieta.

    ResponderExcluir
  60. Laticínios mais. Não é o IGF-1 do leito, é p SEU IGF-1 que é estimulado
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/09/2013 22:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  61. Olá doutor! Sou DM1 de difícil controle, tenho hipotiroidismo, SOP, taquicardia, pressão baixa e SII. Se seguisse essa dieta melhoraria? E os níveis da glicose? Ficariam ok?

    ResponderExcluir
  62. Muito obrigada.

    Tô chocada como não tenho mais fome, depois de 3 semanas sem comer carboidratos. Estou fazendo jejum sem me dar conta. Só sinto vontade de almoçar bem tarde e não tenho jantado. Fiquei 2 semanas fazendo Dukan e estou há 1 semana fazendo LCHF. O único problema é a prisão de ventre, na Dukan eu comia 2 colheres de farelo de aveia e 1 de farelo de trigo. Isso está me matando, acho que terei que recorrer a linhaça, o que não é mau.

    Já que a linhaça é a melhor fonte de Omega3, ainda mais que o salmão. Comparativamente temos em 100 mL de: óleo de linhaça = 53,3 gramas de ômega-3; óleo CANOLA e soja = 6,3 e 6,8 mg; óleo de salmão = 16 gramas de Ômega-3.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93mega_3.

    A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6. A relação ideal entre Ômega 3 e Ômega 6 é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. Essa presença balanceada entre o Ômega 3 e o Ômega 6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha%C3%A7a

    ResponderExcluir
  63. Eu tenho desde os 15 anos... Menstruei mt cedo (uns 11 anos...) e sempre desenvolvi rápido e fui gordinha. Mas sempre comi de td (inclusive porcaria... mas coisas saudáveis tbm) e fui mt ativa. O motivo para ter SOP? Sedentarismo, segundo a médica. Em uma criança q praticava exercícios desde nova e adorava... Nem haver com o peso tinha, para ela.


    Só a low carb, msm com laticínios, pode melhorar? Ou só retirando os laticínios tem-se 'a cura'? Ainda estou nova (19 anos) e parei de tomar o anticoncepicional algumas vezes. Mas depois de 3 meses todos desregulados, tinha q voltar... E segundo os médicos, ñ há cura. É tomar o remédio para o resto da vida, q controla. Mas ñ cura. Fala sério...

    ResponderExcluir
  64. Pode curar só com LCHF. Se não ficar perfeito, tire os laticínios. Vais ficar curada.


    Em 24 de setembro de 2013 17:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  65. Não sabe como estou feliz! Não faz ideia! Minha mãe tbm tem e um dia q ñ tomou o comprimido o ovário já trabalhou, segundo o médico. Vc tem ajudado mt gente, e eu tenho tentado espalhar o máximo possível. Estou passando para médicos, farmaceuticos, enfermeiros (q conheço)... mts ñ dão apreço e nem leem, mas cada dia, o tempo q tenho e passo nesse blog, me surpreende mais! Muitíssimo obrigada. Acho que é algo q ñ tem como demonstrar ou pagar. Pode parecer sentimentalismo barato, mas ñ sei nem como ou o que falar. Em 2 semanas estão todos tão melhores aqui e ainda vem mais essa notícia boa! Desejo mt saúde (q o LCHF vai ajudar a dar) e sucesso. Não só para vc, mas para o LCHF. Precisamos espalhar isso! Odeio biologia e afins, mas penso em fazer nutrição (estou em física...) como forma de tentar ajudar um pouco mais. Q Deus lhe abençoe e ajude. Abraços e obrigada pelas informações e principalmente a atenção com cada pessoa q passa aqui precisando de ajuda. E sem querer nada em troca. Parabéns e de coração, obrigada.

    ResponderExcluir
  66. ;-)
    Obrigado

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/09/2013 18:37, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  67. Eu q agradeço. E como xD


    O senhor ñ sabe oq é se conformar com 'algo comum entre os jovens', 'sem uma causa aparente', q o máximo q vc podia fazer era 'não ser sedentário' e usar um remédio com vários efeitos colaterais (já estava aparecendo vazinhos e manchas na pele) q apenas 'controlaria' desde os 15 ANOS. Eu não pensava mt sobre, mas sabia q o SOP levava ao câncer e sabe-se lá como seria uma gravidez minha... e o anticoncepcional leva a perda das trompas, entre outros incômodos... ñ pensava mt sobre, mas o alívio foi ENORME!

    ResponderExcluir
  68. Olá Gabriela! Estou na mesma situação que você, principalmente quanto a queda de cabelo. Você teve melhora na queda e na SOP? Obrigada

    ResponderExcluir
  69. Nada Daniela. Continuo na dieta, mas não obtive nenhuma melhora, nem mesmo cortando laticínios. Quem sabe daqui a uns meses.

    ResponderExcluir
  70. Olá!

    Eu tenho somp já a algum tempo. Mas não sofro com hursutismo, calvice, obesidade... Nenhum desses problemas. Não sei minha porcetagem de gordura corporal, mas o imc está bom. Eu tomo faço uso metformina pois estou tentando engravidar.

    Fiz um exame e o resultado foi: Insulina 15.40 uU/mL. A médica disse que está bom. Será?

    ResponderExcluir
  71. Está bom para a média de pessoas doentes que ela atende. Quem faz low carb costuma ter valores abaixo de 5.


    Em 15 de outubro de 2013 16:37, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  72. Dr. Souto, o hiperinsulinismo eh sempre a causa de PCOS? Porque minha irma e uma amiga minha sao bem magrinhas (eu sei que isso nao prova nada, mas fica aquela duvida) e nao consegui saber quanto que ficou a insulina delas no exame..
    Mais importante, se a PCOS melhorar com lowcarb/ketogenic diet (estou pedindo por favor pra minha irma fazer dieta) precisa continuar tomando anticoncepcionais? A endocrino falou que tem que tomar "o resto da vida", mas eu nao gosto dessa ideia...

    ResponderExcluir
  73. Alice prestes araldi16 de outubro de 2013 19:40

    Dr Souto estamos fazendo adieta em família a 1 mês e pouco. Meu marido fernandojá eliminou 12 kg, eu 3,5 e a Mel, 9 anos, 4 nas três primeiras semanas, depois aumentou um (havia começado a furar a dieta com sucos adoçados, pães e biscoitos nos lanches da escola) e já perdeu esse 1. Mesmo assim estamos encantados com os resultados em geral: 20 kg ao menos no total de todos. finalmente algo que faz sentido, funciona e é muito bommm!!!
    Eu confesso que frente ao sucesso do Fernando eu acho a minha perda de peso muito lenta, será que se deve ao hipotiroidismo que tenho a 5 anos?


    Ou o onde posso estar errando?


    Outra dúvida, com o risco da Mel não resistir as tentações e acabar comendo carbs na escola devo diminuir a quantidade da gordura que ela come em casa? Preciso encontrar uma estratégia que funcione com ela, eu dava café com nata e/ou ovos na esperança de não sentindo fome ela resistisse melhor, mas não funcionou.

    ResponderExcluir
  74. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/sindrome-metabolica-o-flagelo-moderno.html
    O mesmo que em todo mundo, menos a obesidade

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/10/2013 20:43, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  75. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    Alice,

    Eu também vejo alguns comentários e às vezes gostaria que meu progresso fosse mais "eficiente". Perdi mais ou menos 9,5 Kg em 2 meses, ou seja, menos que seu marido (eu tinha 115,3 e estou com 106,1 para 1,84 m de altura).

    Então me lembro que é uma "filosofia" para a vida toda e não uma corrida contra o tempo (o ser humano é inerentemente competitivo, tendemos a fazer isso) e prossigo.

    Também penso que em muitos casos não nos é informado o cenário completo então essa perda pode ser muito, mas muito mesmo, relativa. Por exemplo, alguém de 1,85 m com 200 Kg perder 15 Kg em um mês não é comparável a alguém de mesma altura com 85 Kg perder 1 Kg no mesmo período. Muitas pessoas podem estar próximas de se peso "ideal" e reclamarem de perdas pequenas. Considerando-se a imensa parcela de bombardeamento do ideal de "magreza" que a sociedade nos impõem (não se pode relevar isso) muitas pessoas já magras se consideram gordas e querem perder peso. Isso às vezes não é informado mas, certamente acontece.

    Cada um é cada um, os progressos individuais não são exatamente comparáveis.

    Há muitas outras coisas em jogo, não é simples... dorme o suficiente? Stress?...

    Você sente-se melhor, no geral? Eu sim, então vamos continuar! Bola para frente, não desista e não desanime!

    _____
    42

    ResponderExcluir
  76. Também podem lhe ajudar:
    http://paleodiario.blogspot.com.br/2013/10/17-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html
    http://paleodiario.blogspot.com.br/2013/10/mais-9-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html


    ______
    42

    ResponderExcluir
  77. Alice prestes araldi18 de outubro de 2013 11:50

    Oi André,
    Concordo com vc qto ao ritmo pessoal de cada um.
    Mas o que quis saber melhor é se o meu hipotireoidismo afeta esse ritmo ou onde estou errando já que fizemos a mesma dieta e o meu marido está perdendo muito peso bem mais rápido que eu. Estou super feliz com as mudanças e melhorias na nossa vida e é claro que tbm quero ver meu corpo voltando a sua normalidade saudável como o Fe, e ao tomar consciência de onde posso melhorar alcançarei minhas metas.
    Obrigada e força aí tbm!!

    ResponderExcluir
  78. Alice prestes araldi18 de outubro de 2013 16:56

    Li os post, me ajudaram a identificar algumas situações que podem estar segurando meus resultados´.
    A 1ª estratégia q vou adotar é diminuir o queijo.
    Gracias

    ResponderExcluir
  79. Estou querendo saber se realmente é mito ou verdade que mesmo com o uso do anticoncepcional corro risco de engravidar seguindo apenas o consumo de proteína... responda pelo meu e-mail: guimaraesnayara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. Se você consumir apenas proteína (por exemplo, claras de ovo puras), você vai acabar num hospital. Agora, se consumir comida de verdade, como o que é defendido aqui no blog, com muita salada, algumas frutas de pouco açúcar, carnes, peixes, aves, ovos e bastante gordura (o que se aumenta é a gordura em uma dieta low carb), não vejo porque deveria haver qualquer mudança no que diz respeito ao anticoncepcional.


    2013/11/5 Disqus

    ResponderExcluir
  81. Olá Dr. Souto
    Lendo seu post sobre SOP fiquei com uma dúvida. Se a Low Carb reduz os níveis de insulina e também de testosterona, seria a Low Carb uma dieta ruim para ganho de massa muscular? Pra quem quer hipertrofia, é importante ter níveis mais altos de testosterona certo? Até que ponto essa diminuição de testosterona influencia negativamente no ganho de massa muscular estando em low carb?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  82. Reduz a testosterona anormalmente alta (que dá pelos e acne) na mulher, aumenta testosterona em homens. Ou seja, regula AMBOS sexos. Olha o blog da Cláudia Villaça


    Em 6 de dezembro de 2013 12:38, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  83. ISSO É A MAIS PURA VERDADE. EU FAÇO A DIETA DA PROTEINA E CORTO TOTALMENTE O CARBOIDRATO E ENGRAVIDEI SEMPRE QUE FIZ A DIETA. TENHO OVARIOS POLICISTICOS

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde Dr. Souto, primeiro
    gostaria de lhe agradecer por ser tão bom e compartilhar seus conhecimentos
    conosco, Deus lhe abençoe sempre! Vou tentar resumir minha história...estou a
    30 dias seguindo diariamente seu blog e a dieta LCHF, encontrei seu blog
    enquanto navegava na internet procurando mais informações sobre SOP, e enquanto
    me recuperava de um aborto espontâneo sofrido 06/11/2013, decorrido deste
    distúrbio. Em 2011 eu e meu esposo resolvemos engravidar, após um ano sem
    sucesso, o médico solicitou ultrassom para ver a possibilidade de SOP. Antes
    mesmo de pegar o resultado já sabia que tinha, pois pesquisando na internet,
    percebi que aqueles sintomas eram o que vinha sentindo a minha vida toda, passando
    de médico em médico sem uma solução. Ok. Doença diagnosticada. Voltei ao
    consultório com a ultra, esperando que o médico solicitasse exames hormonais e
    tal, que nada foi extremamente grosseiro quando eu o questionei e disse que eu
    estava achando problemas onde não existiam...12 kilos acima do peso, muitas
    manchas causadas pela resistência a insulina, hipoglicemia noturna (estavam me
    tratando de síndrome do pânico), cabelo caindo muito, pele oleosa, sono insuportável,
    se para ele isso não era problema...o que seria então? Receitou Metformina 850
    mg 1x ao dia, depois de eu questioná-lo, muito exercício e dieta. Troquei de
    médico. Procurei uma endocrinologista, que dosou os hormônios, todos
    ALTERADÍSSIMOS, aumentou a Metformina para 2 vezes ao dia, juntamente com
    outras medicações para baixar a testosterona, mas a dieta sempre a mesma (comer
    de 3 em 3 horas, pão integral, frutas, arroz integral, pouca gordura...), mas
    enfim me ajudou a emagrecer 6 kilos, depois de muito tempo e
    sacrifício. Engravidei quando perdi esses 6 kilos, que já era Setembro/2013, (descobri
    a SOP em Setembro/2011), mais ainda continuava 6 kilos acima do peso, hiperinsulinismo,
    hipoglicemia noturna, manchas no corpo...o médico então suspendeu na gravidez a
    Metformina e os exercícios, só continue com a dieta..."coma certinho"...bom o resultado
    disso tudo foi que perdi meu bebê, por minha ignorância de continuar seguindo a dieta certinha do médico, eu sempre falava
    pra ele quero engravidar, MAS COM SAÚDE...mas pelo que percebo a qualidade de
    vida das pessoas não importa para muitos médicos...Mas Deus me mostrou a VERDADE através de
    seu blog, pois já estava sem esperanças de emagrecer um dia, e de não ter mais
    crises de hipoglicêmicas noturnas...e quando menos espero...após 30 dias de LCHF:
    menos 3,5 kilos, (principalmente gordura abdominal) hipoglicemias noturnas
    sumiram, disposição que não havia sentido antes na vida, humor melhorou, unhas
    fortes (eram sempre quebradiças), diminuiu a oleosidade do cabelo e pele, sei
    que vou melhorar ainda mais, mais pra mim já é uma vitória, sem contar que meu
    esposo emagreceu 6 kilos seguindo a dieta comigo! A única coisa é que as manchas
    continuam, ainda fortes, e é por elas que venho sempre me orientando, quanto ao grau
    da resistência a insulina, e de uns dias pra cá a fome aumentou, e o peso aumentou um pouco. Após o aborto o médico mandou continuar com a
    Metformina, mas eu não continuei. Doutor talvez pra mim fosse melhor Metformina
    + LCHF? Se tiver de tomar eu tomo sem problemas mas só tenho medo de que voltando a tomar o remédio eu tenha crise de
    hipoglicemia...O que o Doutor acha? Pode me dar uma luz? Não quero voltar a
    engordar...


    Mas estou tão feliz porque sei que agora estou no caminho certo. Abraços

    ResponderExcluir
  85. Prezada leitora. A metformina não causará hipoglicemia - o que causa hipoglicemia é a dieta cheia de carboidratos (elevação da glicemia é seguida de queda abrupta). É muito provável que vc não precise da medicação, mas teria que medir insulina e glicemia para poder avaliar seu grau de resistência à insulina. A acantose - as manchas - pode levar bem mais tempo para desaparecer. No caso da SOP, moderar (ou eliminar) queijos e iogurte pode ser uma boa também (leite então, nem pensar). Tenho certeza que vc está no caminho certo, e que terá belas notícias para nos dar em alguns meses. Sem fazer exame nenhum, minha impressão é que está dando muito certo, e o que está dando certo não precisa ser modificado por enquanto, ok?


    Em 12 de dezembro de 2013 15:09, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  86. Ok Doutor...vou fazer isso, eliminar os queijos e iogurte, leite já não tomo...e seguir a dieta. Vou voltar a fazer musculação. Em fevereiro tenho consulta marcada e farei novos exames...voltarei mostrando os resultados. Um grande abraço e mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
  87. Fiquei muito feliz em encontrar este site (minha irmã quem encontrou na verdade). Tenho uma grande dúvida, Desde bem nova eu tenho ovários policisticos e tive muitos problemas por conta disso, Hoje eu tenho cinquenta anos e ainda mesntruo, nessa idade eu ainda posso ter ovários policisticos? Muito obrigada por sua ajuda!!!

    ResponderExcluir
  88. Sim

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/12/2013 12:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Bom dia! Acho que estou com sop e meu cabelo esta caindo muito será que corro o risco de ficar careca?

    ResponderExcluir
  90. Boa Tarde! Tenho 22 anos recentemente fiz tratamento com roacutan por causa da pele oleosa e acne. Nesse período meu cabelo começou a cair e desde então não parou mais, também estou com sintomas da sop. será que corro o risco de ficar careca? Estou meio desesperada.
    Desde já agradeço


    Ps:Comecei a tomar pantogar tem duas semanas.

    ResponderExcluir
  91. Como prometido a um tempo atrás, vim dar 'meu testemunho' aqui... desde nova (12 anos) minha menstruação era desregulada. No início me falavam q era normal e regularia com o tempo. Bom... 3 anos depois o mesmo problema. Ficava semanas seguidas menstruada (meus pais tinham até medo deu ter anemia) ou então, meses sem menstruar. Com 15 anos, o diagnóstico: SOP. Algo hereditário que melhoraria (jamais acabaria) com anti concepcional e exercícios (e eu sempre fui bem ativa). Foi oq fiz... quando ficava um tempo sem o veneno (AC), os sintomas voltavam rápido. Enfim, encontrei o blog. Encontrei visões diferentes e alguém disposto a nos ajudar a ver essas visões e prová-las. E com paciência para perguntas as vezes até besta e que queria ajudar. Queria ver os outros melhorarem... Eu passei por muita restrição calórica e, sem AC simplesmente não menstruava. Comecei a LCHF. Com um mês de dieta larguei o AC. No mês seguinte, exatos 26 dias, a menstruação desceu sozinha! Mais 26 dias depois e ela estava ali de novo. Durando 4 dias no máximo. Enfim... nenhum sintoma, me sinto melhor e sem medicamento. E há cura! \o/ Meu pai abaixou o triglicerídeos de 400~500 pra 150. Perdeu 12Kg e a gota nunca mais deu sinal (e ele tem comida carne...). Minha mãe, 5Kg e as dores nos rins sumiram. Sem contar parentes e amigos que melhoraram... minha avó baixou a glicose em 2 semanas (não continuou porque não quis...). Enfim, só tenho a agradecer e desejar tudo de bom. Que o blog prospere e espalhe, junto com a paleo. Que sem dúvida é o caminho pra saúde e bem-estar. Obrigada Dr. Souto e todos colaboradores daqui e dos grupos do face. Fizeram mais uma família feliz e saudável! xD

    ResponderExcluir
  92. Sensacional. Formata isso da forma que quiseres (mais algum detalhe?) e eu publico, se quiseres.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 09/01/2014 10:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  93. que maravilha!

    ResponderExcluir
  94. Uai... a minha mãe sempre foi magricela quando jovem. Mas quando eu estava com uns 10 anos (9 anos atrás) ela começou a engordar (subiu uns 10Kg). E há cerca de 3 anos atrás descobriu que também tinha SOP. Ela já tinha feito um regime da cabeça dela msm (cortou pães e arroz durante a semana... mulher esperta ela xD ) e abaixado o peso. Mas com a LCHF/paleo (ela sempre da umas escapadinhas em carbs paleo) ela voltou pro peso q tinha quando se casou (o mesmo para o meu pai). E ela largou o anticoncepcional junto cmg e a menstruação dela tbm regulou com apenas um mês (regado a mt gordura...) e a TPM diminui drasticamente os sintomas. só q agora o ciclo esta de 26 em 26 dias.. antes era 28 em 28 (o dela né, q um dia já foi regulado.. diferente de mim). Meu pai tinha gordura no fígado, q no exame feito 2 meses apos o inicio da dieta, já havia sumido. o colesterol total meu e da minha mãe esta em 220~230 (oq é ótimo para mulheres, né?), onde o HDL é ~75. Todo tipo de dor (nas costas, pernas, etc...) sumiu. Alergias, sinusite e etc ñ dão sinal a tempos. e minha mãe era MUITO alérgica (até desodorante e perfume faziam ela chorar. literalmente) a mão do meu pai antes sempre descascava. não mais. unhas mais fortes. pele melhor. disposição... lá no céu. dor de cabeça? ñ lembramos oq é. Ah!!! meu pai tinha uma mancha preta q ele enxergava... ñ sei bem como explicar. tipo um borrão na visão. como se a visão fosse o para-brisa de um carro e ele estivesse sujo do lado de dentro. a gente ñ via, mas ele sim. Um dia do nada ele falou q percebeu q sumiu. ele nem viu sumir, pq ele era acostumado com a macha e quando 'foi olhar' ela, ñ tava lá mais. Sei q ele tem um problema incorrigível de visão, mas ainda ñ fizemos exames para ver se tem alguma relação. Meu pai vinha de 'dieta de nutricionista', como diz ele... estava estagnado há tempos... aliás, estava engordando (mesmo indo na academia, com muito sacrifício. pois ñ tinha força ou disposição. ele praticamente se arrastava. e se fazia esteira antes da musculação, no 1º exercicio já desistia e ia embora de fraqueza. e o humor dele... TENSO). Com o nutricionista ele perdeu 5 Kg (entre perder e ganhar... de 99Kg para 94Kg em uns 6 meses... chegou a 92, mas o peso subia de novo - dá pra ter uma ideia de como ele deve ter perdido massa magra né?). Com a LCHF, em 2 meses: 82Kg. Ultimamente, se mantem em 80, 81... mas a cintura continua diminuindo. eu tive um ganho espetacular de massa magra (uns 4 ~5 Kg em 2 meses) e força. e agora q estou pensando, meu dente siso estava 'travado' há anos. pronto pra nascer, mas sem se mover. 2 meses depois da dieta ele apontou (oq pra mim foi ruim, pq tive q extrair os 4. oq entra em outra questão: todos esses beneficios aconteceram MESMO com 7 dias regados a medicamentos - prednisona, nimesulida, amoxilina...). eu vinha de restrição calórica forte e com a LCHF, apesar de não ter emagrecido, recuperei a auto-estima, o bom humor e minha compulsão alimentar simplesmente sumiu. bom... acho q é 'só'... o senhor pode formatar como preferir. ou, se quiser, eu posso reescrever tudo mais organizado e juntando os textos e enviá-los depois. fica a seu critério. posso até pedir para cada um aqui em casa fazer seu depoimento... vai demorar um tempo, mas... do jeito que o senhor achar melhor. enfim, mt obrigada msm por nos ajudar. foi uma benção na nossa família e algo q mudou nossas vidas pra MUITO melhor. me ver livre dos anticoncepcionais é algo q nunca imaginei q aconteceria. enfim... obrigada e me diga a forma q prefere q eu faça esse relato incrível q eu tentarei fazê-lo o mais rápido possível. ou o senhor pode formata-lo tbm, se eu lembrar de algo, acrescento aqui. é TANTA coisa q msm q ñ vá dar pra usar esse texto, é bom q uso pra lembrar dos detalhes. pq se for parar pra pensar de novo ñ lembro nem metade hahaha (memória é algo q ñ muda mt no meu caso hasuhaush se bem q a atenção, concentração e absorção, para estudos, melhorou mt tbm... acho q nunca vou lembrar de td hahaha)

    ResponderExcluir
  95. Maravilha msm! Nunca achei q iria ficar bem sem AC. é quase um sonho \o/

    ResponderExcluir
  96. ah, antes q eu esqueça, mt obrigada a vc tbm Patrícia! vc respondeu sempre com informação e paciencia todas as duvidas (ñ só minhas...). enfim, obrigada!

    ResponderExcluir
  97. desculpe a resposta enorme... empolguei e sou péssima em fazer resumos....

    ResponderExcluir
  98. Pra eu postar, pode ser comprida!:-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 09/01/2014 19:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  99. Me ajudaria se vc me mandasse por email. É uma história incrível

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 09/01/2014 19:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Ok, vou entrar em contato.

    ResponderExcluir
  101. bom dia dr souto comecei a dieta pela segunda vez e aconteceu a mesma coisa depois de 4 dias de dieta minha mestruação desceu depois de 6 meses sem menstruar faço uso de remedio de uso continuo por causa da endometriose,isso é normal?
    ]

    ResponderExcluir
  102. Pode acontecer sim - já vi outros relatos aqui mesmo no blog, e já questinei a Dra. Maria Cristina Barcellos (ginecologista páleo aqui de POA), que me confirmou que pode ocorrer e não é problema.


    Em 10 de janeiro de 2014 08:45, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  103. Bem, porquê não tentar?! Mal não vai fazer!


    _______
    42

    ResponderExcluir
  104. Fiquei em dúvida agora... doutor, a dieta paleo que você recomenda para magros é com carboidratos paleo, mas eu tenho PCOS e sou magra... e agora, faço low-carb ou não? Meus sintomas estão controlados porque tomo anticoncepcional há vários anos,

    ResponderExcluir
  105. Melhor deixar os carbos abaixo de 50g, por hora.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 27/01/2014 13:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  106. Dr. Souto, eu tenho problema de alopecia androgenética feminina, e também ovários policísticos. Faço tratamento com minoxidil e flutamida tópico, avicis, e suplemento com pantogar, mesmo fazendo a dieta páleo já há uns 2 anos.
    Antes tomei por muitos anos (dos 15 aos 30) o anticoncepcional Diane pra ajudar no problema dos ovários e na queda, mas me dava depressão (e na verdade demorei esses 15 anos pra descobrir que estavam relacionados!)
    Não vejo que tenho melhora com esse tratamento, e gostaria de saber, será que isso tudo da medicina alopática ajuda, atrapalha, ou é indiferente para o corpo com uma dieta páleo?
    Como tomo anticoncepcional (Belara) para prevenção da gravidez, não saberia dizer se minha menstruação estaria normalizada. Seria bom fazer uma ultrassonografia pra saber como estão meus ovários, certo?

    ResponderExcluir
  107. Tenho certeza que pode melhorar com paleo. E no que começar a melhorar, eu testaria parar com os remédios tópicos.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 28/01/2014 07:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  108. Assim como a maioria de vcs também ja passei por tudo isso, exesso de acne, tratamento com Roacutan, sobrepeso, queda de cabelo, colicas fortíssimas, falat de ovulação etc.
    A cerca de 20 dias comecei uma dieta chamada DUKAN (dieta a base de proteina, 0 acuçar e 0 carboidrato) está sendo otima ja perdi 4kg, minha pele melhorou muito mas tenho sentido dores nos 2 ovarios. Queria saber se o fato de estar me alimentando basicamente so de proteina pode estar causando as dores. ?

    ResponderExcluir
  109. Olá Neila,

    O problema da Dukan é que é contra as boas gorduras...
    Dukan pra mim é sinônimo de fome... fora que é contra gorduras, o que é péssimo, principalmente para nós
    mulheres. As boas gorduras são importantíssimas pra nós, influem inclusive nos hormônios. Acho melhor mesmo é comer comida de verdade e boas gorduras sem problemas. a proposta do blog é LCHF/páleo que se baseia em alto consumo de gordura, médio de proteína e baixo de carbs.

    Pra quem tem problemas com espinhas, SOP, ovário policístico deve eliminar laticínios.

    ResponderExcluir
  110. Caro Dr. Souto
    Tenho ovários policisticos e tento, há um ano e meio, engravidar sem sucesso. Tenho lido muito sobre a lchf e paleo e seus beneficios para quem possui a SOP. Gostaria de saber se as orientações de consumo de gordura animal para quem possui SOP é a mesma de que para todos os demais, ou se tem alguma diferenciação. Obrigada.
    Tatiana

    ResponderExcluir
  111. Mesma

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 08/02/2014 19:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  112. Obrigada. Iniciei lhcf há uma semana e tenho confiança que conseguirei engravidar me alimentando adequadamente, ao invés de com medicamentos.
    Obrigada doutor. :)

    ResponderExcluir
  113. Eu também TINHA SOP, já postei sobre minha experiência aqui anteriormente mas agora há mais uma novidade. Iniciei em abril de 2013 e após dois meses minha menstruação já tinha regularizado e hoje me encontro grávida de 11 semanas e, apesar de muitas reprovações de amigos, familiares e médicos, continuo com a alimentação LCHF, aumentando um pouco a quantidade de frutas, legumes e verduras, e não ganhei nenhum mg de peso até agora, me sinto ótima e o bebê está super bem, simplesmente espetacular!!!!

    ResponderExcluir
  114. PARABÉNS!!

    2014-02-13 15:29 GMT-02:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  115. Estou muito feliz por ter achado seu blog. Obrigada pela dedicação! Você certamente ajuda a melhorar a vida de muitas pessoas.

    Gostaria de uma ajudinha, se possível.

    Tenho 34 anos e peso 69kg, 165cm de altura. Nos últimos 5 anos engordei 13kg e meu percentual de gordura está em 40%. Eu costumava ter uma boa massa magra, mas agora ela está abaixo do desejável. Tenho resistência a insulina diagnosticada há 2 anos e desde então venho tomando Metformina (Glifage XR) na dosagem de 1,5 g. Com este remédio minha menstruação se regulariza.

    Fiquei 1 mês sem tomar a medicação e testei a alimentação LCHF pelo mesmo período. Os blogs indicados aqui me foram muito úteis e já aprendi várias novas receitas. Perdi 3kg neste período e ainda estou 10kg acima do peso que eu costumava ter há 5 anos. Minha frequência de atividade física é leve e de 2 a 3 vezes por semana, pois estou estudando muito e não dá tempo de fazer mais.

    Nunca engravidei e estou tentando há 3 anos. Das 2 vezes que tentei indução de ovulação não deu certo. Assim, fui a uma ginecologista/ortomolecular que me passou várias reposições por meio de cápsulas de vitaminas e minerais, em Outubro/2013, pois estava com deficiência de vitamina D, cromo e outras coisas mais.

    Fiz vários exames para acompanhar o progresso e estou com dúvida em alguns deles, principalmente os que estão marcados em vermelho. Nas consultas com a médica não estou conseguindo entender muito bem a evolução/diminuição da resistência a insulina.

    Por favor, o senhor poderia dar a sua opinião sobre a evolução dos exames? Este mês de mudança já deu algum resultado positivo?



    Obrigada!

    ResponderExcluir
  116. Eu tenho SOP desde... nem me lembro quando!!! E NUNCA um médico sequer comentou sobre isso. Teve alguns que me falaram que eu precisava emagrecer, e que isso resolveria o problema. O que me levou a endocrinologistas, o que me levou a tomar sibutramina o que me levou a emagrecer e depois engordar o dobro, e o que me levou finalmente a nutricionista, que não me levou a lugar algum a não ser passar muita fome.

    Estou há dois meses seguindo a Paleo Low carb (não muito bem, tive algumas recaídas pois tenho compulsão por doces) mas está cada vez mais fácil de voltar aos trilhos a cada recaída, sinto que me corpo já se acostumou com a dieta, tanto que toda vez que tenho recaídas e como trigo ou açúcar, passo mal, tenho sintomas horríveis como dores no intestino, dor de cabeça, tontura e suor frio. E a SOP? Não fiz exames, mas minha menstruação está regular de novo, coisa que nem a Metformina tinha conseguido resolver. Eu parei com a Met assim que comecei a dieta, pois fiquei com medo de ficar hipoglicemica (principalmente nos primeiros 3 dias que são TENSOS). Semana passada perguntei ao meu endocrino como quem não quer nada o que ele achava da dieta lowcarb, e se ele achava que me ajudaria. O discurso dele: "Toda dieta dessas que vendem livros e fazem sucesso, como Atkins, Dukan, etc, funcionam no começo, mas a pessoa volta a engordar depois. E você tem que ver que nós somos seres onívoros, ou seja, temos no nosso corpo a capacidade de metabolizar os carboidratos, por isso o ideal é uma dieta com 65% de carboidratos.... e nesse momento mais ou menos eu acho que parei de escutar"

    Doutor, sei que o Sr. é médico, mas é nessas horas que eu não consigo acreditar na maneira em que a medicina é feita hoje. É um comércio que apenas visa o lucro dos médicos, planos de saúde e indústrias farmacêuticas. E o que mais me assusta é a ausência de perspectiva em ver esse cenário mudar. Pare pra pensar, quantas indústrias não fechariam se a dieta Paleo se tornasse a dieta da maioria? Assustador.

    ResponderExcluir
  117. Me empolguei no depoimento, sorry! rs

    ResponderExcluir
  118. _:-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/02/2014 18:01, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  119. A maioria dos bons laboratórios coloca as referências ao lado para se ter uma noção. Esse não tem?!
    _____
    42

    ResponderExcluir
  120. Olá André.
    Tem a referência no resultado dos exames, mas acredito que os índices, isoladamente não fazem tanto sentido. Prova disto é que a referência para resistência a insulina é Homa IR>2,7 e nunca tive um valor tão alto. No entanto, no ano passado, eu só tinha ciclo menstrual regular quando tomava Glifage.
    Não estou encontrando um médico que me passe muita segurança nas informações a respeito da resistência, infelizmente. Parece ser bem mais complexo do que apenas o valor de referência de um índice ou outro, por isto vim buscar ajuda aqui no blog. :)

    ResponderExcluir
  121. Fabiana,

    Entendo o que você está dizendo. Eu não sou da área da saúde mas, pelo que sei (posso ter entendido errado), parece que é meio complicado de te darem esse tipo de informação "personalizada" por aqui, soa meio que uma consulta pela internet sujeita a problemas com o conselho de medicina.

    Você pode tentar uma visita pessoal à um médico da lista: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/04/lista-de-profissionais-de-saude-paleo.html na sua região. Acho que vale tentar.

    A outra opção é ir lendo tudo (inclusive os comentários dos posts) e ir formando sua própria opinião. A visita pessoal tende a ser mais rápida, precisa e esclarecedora a pontos específicos.
    Sinto muito, creio que não é bem o que você queria ler mas espero ter ajudado ainda assim.
    _______
    42

    ResponderExcluir
  122. É verdade, André. Não havia pensado por este lado. Obrigada e desculpe.

    ResponderExcluir
  123. Fabiana,
    Não há porquê se desculpar. :-)
    _____
    42

    ResponderExcluir
  124. Acho que meu texto pode ter soado de forma negativa, mas não foi essa intenção! Eu só tenho a agradeçer por toda a informação que o Dr Carlos está nos disponibilizando nesse blog, pois isso está mudando minha vida!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  125. Eu até gostei!


    2014-02-21 13:59 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  126. Olá Dr. Souto,
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelas informações fornecidas no blog, que estão sendo realmente valiosas pra mim e pra tantos outros.
    Diagnosticaram minha SOP aos 11 anos de idade e desde então (hoje tenho 27 anos) tomo anticoncepcional Gracial. Já parei algumas vezes, mas não menstruo por meses quando o faço.
    Estou iniciando a lchf agora e pretendo levar pra toda vida, até porque além de uma vida saudável tenho o sonho de ser mãe um dia.
    Nesta fase da minha vida não tenho interesse em engravidar, apenas em 2 ou 3 anos, então devo continuar usando o anticoncepcional de sempre ou há algum mais indicado para quem faz esse tipo de dieta?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  127. Fernanda Bragança16 de março de 2014 20:54

    Dr. Souto, eu tenho ovários policísticos e amenorréia desde os 12 anos e tomo anticoncepcional desde então. Sempre sofri com queda de cabelo, aumento de peso e pelos no corpo. Desde Outubro do ano passado iniciei um tratamento tomando metformina. Iniciei a LCHF em Janeiro, perdi 10Kg e refiz os exames esse mês. Apesar das taxas estarem normalizadas, apareceu uma alteração no colesterol e no TSH, acusando Hipotireoidismo. Minha endocrinologista quer começar um tratamento com Puran. Poderia ter relação com a LCHF? Se eu aumentasse a quantidade de carboidratos o TSH poderia normalizar mesmo sem tratamento?
    Muito obrigada por compartilhar conosco suas opiniões e pesquisas.

    ResponderExcluir
  128. Tente usar amido resistente (fécula de batata Aminna) e, após uma ou duas semanas, começar a aumentar carbs páleo até uns 100g/d.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/03/2014 20:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  129. Fernanda Bragança23 de março de 2014 13:27

    Obrigada, vou fazer exatamente o que recomendou.

    ResponderExcluir
  130. Gostaria de mencionar que há dois meses suspendi o uso de anticoncepcional, que usei a vida toda, para tratar ovários policísticos. Tudo está correndo +/- bem, mas ainda pode ser um pouco cedo para perceber as mudanças no que diz respeito aos sintomas que sempre tive, especialmente a cólica, a dor de cabeça fortíssima. Ainda passo por isso. Mas, o que mais está me afetando é a queda de cabelo. Hoje li um artigo que mencionava a queda de cabelo como ação da SOP. Gostaria de saber se pode ser isso. Muita gente fala que o cabelo começou a cair depois que aderiu a Paleo ou a low-carb, mas não acredito que seja devido à dieta, estou nela há mais de seis meses, e o anticoncepcional parei há dois. Nunca tive de queda de cabelo. Gostaria de uma luz, gostaria de saber o que preciso investigar, devo fazer um exame hormonal com a ginecologista ou um exame de vitaminas com a dermatologista? rsrsrs Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  131. Sobre esse assunto: http://www.proteinpower.com/drmike/metabolism/hair-loss-and-kimkins/

    Em 03/04/14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  132. Olá boa noite, alguém pode me passar esta dieta ''milagrosa'' também tenho ovário policisticos, morria de dores e a um mês estou sendo medicada com metformina 500mg e a dor se foi finalmente, mas mesmo na academia meu peso não dimunui, quero fazer essa dieta.
    Obrigada
    Meu email : fabioladinizv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  133. gente, vou começar a traficar lindt a 90%... €1.49 a barra, vi hoje pela manha.

    ResponderExcluir
  134. wooow, arrepiei!! Tudo de bom pra vocês e parabéns!!

    ResponderExcluir
  135. Caro Dr. Souto,
    estou no terceiro dia de LCHF e li um muita coisa recomendada pelo senhor antes de começar. Também tenho ovário policístico, depois da adolescência minha menstruação regulou. Nunca tomei nenhum remédio ou fiz algum tratamento pq me achava muito nova (na época eu tinha 15 e hoje tenho 22) pra começar a tomar remédio pra vida toda, depois de uns dois anos a menstruação regulou mas a queda de cabelo, espinhas nas costas, pelos em excesso e muita cólica menstrual eu ainda tenho. Não lembro em qual post que o senhor fez que alguém comentou sobre lactose e derivados do leite, a sua resposta dizia que se a pessoa não tivesse intolerância, não era necessário a restrição dos derivados e logo depois citou IGF-1 e colocou ovário policístico entre parênteses. (Posso ter entendido errado, estou ainda nos efeitos inicias e sofrendo no momento de muita "lerdeza" mental no momento.)

    ResponderExcluir
  136. Caro Dr. Souto,
    estou no terceiro dia de LCHF e li muita coisa recomendada pelo senhor antes de começar. Também tenho ovário policístico, depois da adolescência minha menstruação regulou. Nunca tomei nenhum remédio ou fiz algum tratamento pq me achava muito nova (na época eu tinha 15 e hoje tenho 22) pra começar a tomar remédio pra vida toda, depois de uns dois anos a menstruação regulou mas a queda de cabelo, espinhas nas costas, pelos em excesso e muita cólica menstrual eu ainda tenho. Não lembro em qual post que o senhor fez que alguém comentou sobre lactose e derivados do leite, a sua resposta dizia que se a pessoa não tivesse intolerância, não era necessário a restrição dos derivados e logo depois citou IGF-1 e colocou ovário policístico entre parênteses. (Posso ter entendido errado, estou ainda nos efeitos inicias e sofrendo no momento de muita "lerdeza" mental .)

    ResponderExcluir
  137. Quem tem ovários policísticos, espinhas, SOP deve evitar todos derivados de leite justamente por que esses problemas estão associados ao IGF-1. O Dr. Souto já falou sobre isso aqui. "É possível que ela não tolere direito ovos ou laticínios, por exemplo, e ao aumentar drasticamente o consumo de queijo e ovos passe a apresentar retenção hídrica, espinhas, etc. Eu tentaria retirar estes dois grupos de alimentos (por que são os que mais comumente provocam intolerância) por 3 semanas, e depois reintroduziria um a um, para descobrir qual é o
    culpado. "

    "O Dr. Cordain, um dos pioneiros de dieta paleolítica, conduziu um estudo sobre low carb e espinhas e comprovou que é extremamente eficaz. A insulina, através do IGF-1, estimula as espinhas. Ele fez este estudo após constatar que adolescentes de populações de estilo de vida tradicional (índios, esquimós, aborígenes, etc), não sabem o que são espinhas."

    ResponderExcluir
  138. Margrit Willerding6 de maio de 2014 20:49

    Ola Dr. Souto! Em 2011 Descobri um cisto hemorragico em meu ovario direito. Infelizmente tive todo o ovario direito retirado, portanto possuo somente o esquerdo. Nessa cirurgia (videolaparoscopia), foi comprovado que tenho endometriose. Desde entao trato a endometriose com uso continuo de anti concepcional Allurene, e nao vejo melhora nem piora de nada.
    Entrei na dieta paleo em marco, aproximadamente, e ja vejo os beneficios desse novo estilo de vida. Pele mais bonita, meus cabelos pararam de cair, e claro, 4 Kg mais magra.
    A minha pergunta é: Quais os riscos de minha endometriose piorar, caso nao faca mais uso do anti concepcional?
    Quero muito ter filhos, mas morro de medo de ser uma pessoa com infertilidade!

    ResponderExcluir
  139. Olá Dr. Souto,
    Gostaria de saber se é possível, ou se já existe, uma dieta lowcarb para vegetarianos com intolerância a lactose, com possibilidade de inserção de peixe, mas pouco ovo. Tentei essa dieta uma vez mas no terceiro dia tive uma hipoglicemia tão forte que não deu para continuar. Recentemente adquiri intolerância severa a lactose e como a pílula anticoncepcional que uso par tratamento de ovários policísticos tem lactose como excipiente, tive de abandoná-la. Não existem muitas alternativas para quem reúne essas particularidades e a maioria dos médicos não sabe lidar com lacto-intolerantes e vegetarianos, sempre agem com muito preconceito e desinformação. Chega a desanimar...
    A minha esperança é poder abandonar de vez a pílula e tratar a SOP de outra forma, sem me intoxicar com a lactose que pode gerar problemas mais graves no intestino e sem sofrer com os sintomas da SOP.

    ResponderExcluir
  140. Olá Juliana,

    leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/11/vegetarianismo.html

    ResponderExcluir
  141. Obrigada pela indicação Patrícia. Li com carinho. Realmente ser vegetariano não é pros fracos, tem que ter determinação e saber comer direito e lidar com o preconceito que é grande por causa da desinformação. Há mais de 10 anos sou vegetariana e conheço gente que tentou ser vegetariano, mas teve que largar porque não se adaptou. Acho que é tudo questão de vencer os próprios preconceitos e saber cuidar de si mesmo sem ser muito dependente de médicos. Faço exames regularmente e doo sangue, sou forte igual um touro e como mais coisas que o touro, que só come grama. Espero não precisar depender de AC prá controlar a SOP e viver cada vez mais saudável. :)

    ResponderExcluir
  142. Tenho ovario policisticos desde da adolescencia que minha menstruação não veio e fui ao ginecologista e desde 16 anos começei a tomar diane para controlar os ovários. Tenho 37 anos e Minha menstruação nunca veio sem medicação. Tenho hirsutismo, pele oleosa, queda de cabelo etc etc ...desisti de fazer tratamentos p engravidar após 10 anos de tentativas e adotei dois filhos. Hoje parei com o diane e meus ovarios aparentemente estavam normais mas minha menstruação não vem. começei a fazer dieta das proteínas e emagreci mas meus cabelos cairam muito, meu rosto encheu de espinha, meus pelos no rosto aumentaram muito e minha menstruação veio pela primeira vez. Parei com a dieta pois não aguentei segui-la. Minha menstruação não veio mais. Depois de algum tempo resolvi fazer novamente a dieta das proteínas a menstruação voltou a vir pela segunda vez e continuando a dieta ela veio de novo no outro mes. Mas os pelos aumentaram. cabelo caindo mais e rosto cheio de espinhas. Li uma reportagem a respeito e gostaria de uma luz que seja pois consultei médicos e ninguém que passei associou a dieta de proteinas com meus ciclos vindo...pelo que li a dieta proposta é bem menos rígida que a somente de proteínas que eu estava seguindo. Me indiquem textos p ler por favor. Preciso perder mais peso, me adaptar a uma vida saudável e melhorar esse descompasso que estou passando. Abraços.

    ResponderExcluir
  143. Comece aqui http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.htm
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/05/2014 23:19, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  144. Muito Obrigado pela atenção. Já havia copiado e lido ontem esses links. Fiquei em dúvida quanto ao crescimento e aumento dos pelos...pois com meus ovarios controlados teoricamente e já comprovei meus pelos no rosto diminuem, porém li depoimentos dizendo da eficácia da dieta em aumentar os pelos. Após a dieta dunkan meu rosto está puro espinhas, oleosidade e pêlos.

    ResponderExcluir
  145. Para ovários policísticos e espinhas, pode ser necessário abolir completamente os laticínios


    Em 15 de maio de 2014 16:31, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  146. Andei pesquisando e lendo muita matéria a respeito e acredito pelo que
    li que essa crise de aumento dos meus pelos no rosto, espinhas e queda
    de cabelo tem haver com minha parada com a dieta das proteínas. Pelo que
    li quando estamos em cetose e quebramos isso, como no meu caso parei
    totalmente a Dunkan, os sintomas que haviam melhorado voltam muito
    piores. Em relação aos laticínios não posso incluir iogurt e nenhum
    tipo de queijo...

    ResponderExcluir
  147. E as barrinhas de alfarroba de coco?

    ResponderExcluir
  148. açúcar


    2014-05-20 17:02 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  149. Isso que diz na embalagem "sem açucar, sem gluten e sem lactose" - (11g de carboidrato, sendo 1,1 g de açúcar ....


    Obrigada Dr.!!

    ResponderExcluir
  150. Sim, o resto é amido = açúcar


    2014-05-20 17:34 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  151. Ontem passou no Fantástico uma reportagem interessante sobre um experimento feito por dois médicos, o primeiro seguia uma dieta rica em açúcar e carboidrato, o segundo seguia a dieta rica em gordura, sem nenhum açúcar. O que me surpreendeu foi que a glicose do segundo aumentou, revelando sobrecarga no pâncreas que reagiu produzindo uma sobrecarga de insulina no corpo. Tecnicamente é o mesmo efeito que ocorre com outros tipo de dietas restritivas, o corpo tenta suprir uma carência forçando os órgãos a produzir mais do que está faltando, por isso gostaria de saber a opinião do Dr. Souto sobre essa sobrecarga, pois ela põe abaixo a ideia de que cortar açúcar faria baixar o nível de insulina e possibilitaria o controle da SOP.

    ResponderExcluir
  152. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/05/programa-fantastico-e-o-teste-dos-gemeos.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/05/ainda-sobre-o-fantastico-de-250514.html

    Em 26 de maio de 2014 14:41, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  153. Doc, eu voltei a ter espinhas depois de meses na páleo; eu tinha voltado a comer laticínios, na forma de pão de queijo, e parei. Iogurte eu não gosto, e queijo eu já não vinha comendo. O único laticínio que ainda uso é a manteiga no café. Será que só ela me faria ter espinhas? (eu tirei por uns dias e não melhorou nada). Está saindo demais, principalmente na testa, e uma espécie de "casquinha" no couro cabeludo, que lembra espinha também. Eu não tenho mais idade pra ter acne, e já fiz tratamento pesado com Roacutan. O ovo também pode provocá-las? Tenho comido bastante, e todos os dias. Se eu tiver que tirar o ovo, minha fonte de proteína vai ser só o frango, que eu já nem como todo dia por achar enjoativo, e não sei o que vou comer no café da manhã; estou ferrada (tanto o ovo quanto o frango que compro são orgânicos/caipiras). Eu vinha tomando whey também, mesmo detestando, para alcançar mais facilmente a dose de proteína diária, mas já parei há mais de mês e não resolveu a acne. Tirei até o chocolate amargo, que eu vinha comendo demais, e os suplementos que eu tomo (vitamina D e Mg) numa atitude de desespero, por não saber mais o que fazer (também não resolveu, claro).
    Alguma luz?

    ResponderExcluir
  154. Se for algo alimentar, talvez precise de exame para descobrir: http://www.exameemcasa.com.br/intolerancia-alimentar-109-alimentos

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/06/2014 23:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  155. Acredito que seja alimentar, pois não passei por estresse nesse período (quando fico estressada o que aparece é dermatite nas mãos :/). Nos exames que fiz em janeiro os hormônios estavam em ordem, e mesmo antes nunca deram alteração. Valor do exame salgado, mas vou dar uma lida com calma. Obrigada!

    ResponderExcluir
  156. "Sou forte igual um touro e como mais coisas que o touro, que só come grama". Achei a frase ótima! :)
    Dá para se livrar da SOP com a dieta sim, além do estudo do artigo, há vários relatos de leitoras aqui do blog que se livraram dela com a dieta, mas alguns estão espalhados, e não necessariamente neste post; apesar de serem relatos, acho que servem como exemplo. A pílula não trata a SOP, apenas mascara os sintomas.

    Sobre SOP:
    http://www.paleodiario.com/2014/04/a-surpreendente-verdade-sobre-sindrome.html

    Sobre pílula:
    http://www.larabriden.com/the-pill-is-bad-medicine-7-ways-that-hormonal-contraception-harms-women/


    http://www.larabriden.com/ode-to-ovulation/

    ResponderExcluir
  157. Ola doutor fui diagnosticada com SOP a pouquissimo tempo e como sempre o médico passou anticoncepcional, de cara rejeitei Pois apesar de ter 22 anos ja tomei 4 anos e não quero tomar pois pretendo engravidar logo,logo.
    Fiquei tao feliz depois de saber disso, quería saber se vc pode mandar por email a dieta Pra eu poder começar logo (daizynobre@hotmail.com) !
    De ja obrigada por tudoooo Deus te abencoe sempre !

    ResponderExcluir
  158. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    Em 3 de junho de 2014 08:22, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  159. Doutor mto Obrigada, creio que irá me ajudar bastante, mais como é esse negocio de nao poder consumir o suco de fruta, mesmo sendo suco natural?
    Eu não consumo outra coisa e agora!? Rsrs

    ResponderExcluir
  160. É açúcar

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/06/2014 13:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  161. Boa Noite! Tenho ovário policistico, sou magra, e estou tentando engravidar, mas não estou ovulando, e pesquisando um pouco na internet descobri o seu blog, e tenho dúvidas sobre a dieta... Mesmo magra essa dieta resolve? Tenho cálculo renal e o médico pediu para cortar toda a proteína, o que devo fazer nesse caso? Fico aguardando retorno...

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  162. Sim, mesmo magra. Mantenha o consumo protético dentro do recomendado (1g/kg de peso/dia), e faça low carb.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/06/2014 23:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  163. Olá Daizi. Avalie o tema sob a perspectiva da densidade nutricional, quanto nutriente tem um alimento, por caloria. O suco de uma laranja tem bem menos nutrientes por caloria do que a laranja. O suco é a parte mais calórica - muito do açúcar da fruta (frutose), sem as fibras da fruta (o bagaço e a polpa restante). O que procuramos é densidade nutricional. Faça sua escolha!

    ResponderExcluir
  164. Márcio, eu não sei porque não fiz isso antes, mas estou te ungindo (com espada e tudo) como moderador no disqus.com.


    Em 5 de junho de 2014 15:38, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  165. Tenho uma amiga que está fazendo Fertilização in vitro por causa de SOP. Falei claramente da dieta, e tal. A resposta dela foi: Como viverei sem frutas? :O

    ResponderExcluir
  166. Da mesma forma que se pode viver sem filhos - são escolhas

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 06/06/2014 12:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  167. Pois é... Daí respondi a ela: Vc prefere maçãs à filhos? Sei que fui dura, mas tb sei que ela sofre por querer filhos e não poder. Incentivei - a ler seu blog, mas ela disse não compreender bem o português (ela é equatoriana). Então estou enviando alguma coisa em inglês pra ela. Conhece algum bom blog em espanhol?

    ResponderExcluir
  168. Opa, que legal! Será uma honra poder ajudar desta maneira, eu que tenho sido tão ajudado por aqui. Não sei bem o que devo fazer, ainda, mas logo descobrirei ;) Vou acessar o site e dar uma olhada. Que fase esta minha! ungido com espada e tudo pelo Dr. Souto ;) Abraços

    ResponderExcluir
  169. Doutor, após um ano em tratamento, devo anunciar que, contrário à médica, vou suspender a MET. Vejo meu peso baixando com LC, incluí algum jejum com gorduras, deixo os carbos e o chocolate amargo para à noite, etc.

    Alguma recomendação especial ref. à SOP? (além dos laticinios, de quem estou tentando me livrar)

    ResponderExcluir
  170. Dia desses eu li isto (http://www.larabriden.com/treatment-for-4-types-of-pcos-treat-the-cause/) e percebi que ainda 'estou' nos tipos 1 e 3.
    O índice LH/FSH ~ 4
    Médica insiste na MET mas eu queria ter continuar a LC sem ela.

    ResponderExcluir
  171. Eu deveria ter lido sobre isso ha uns 15 anos atras. Tenho SOP, consequentemente infertilidade, fiz inúmeros tratamentos para engravidar, engordei, usei metformina sem saber porque indicado por uma medica, fiz uma redução de estomago, emagreci, tive um filho por induçao/clomid apos 8 anos, estou tentando o segundo filho ha 3 anos e nao tive ainda, e so agora comecei a ler sobre alimentaçao e fertilidade, e me deparo com a tal da Insulina x carboidratos, pq nao soube disso anos atras, teria sido um caminho menos árduo.

    ResponderExcluir
  172. Tenho SOP e minha mestruação sempre foi desregular desde os 12 anos, logo que iniciei a dieta ela desceu e faz umas 2 semanas que não pára. Alguém passou por isso?? É normal?

    ResponderExcluir
  173. Olá Dr. Souto, que pena não ter conhecido essa visão antes. Fiz 4 Fivis, só engravidei na 1ª mas tive pre- eclampsia e o bb nasceu prematuro e não resistiu. As proximas fertilizações não deram certo. Eu SOMP e marido com sptz muito ruins. Agora que já desisti de engravidar de novo ( 42 anos), quero pelo menos me livrar da herança de 30 kgs em excesso. Conheci seu blog " abençoado" e estou iniciando a caminhada, aonde está o link da dieta lowcarb com lista de alimentos e "possíveis quantidades". Me ajuda, por favor!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  174. Boa sorte nesse recomeço ;-)

    Sent from mobile phone
    Em 20/08/2014 00:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  175. O Dr. Pode me mandar o link da orientação para perder peso, com a relação dos alimentos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  176. Dr. Souto estou no 10º dia de indução(atkins) pela proposta de uma profissional do RJ, alinhada ao seu blog. Eu eliminei 2,200 kg. Neste caso são só líquidos, ou já estou queimando gordura? percebo que na dieta de "nada branco à noite" coisa que antes tentei fazer, com 10 dias já tinha eliminado um pouco mais. Gostaria de ter uma luz se estou no caminho certo. Preciso perder peso MESMO! tenho uma prova no quartel pra fazer e quero muito passar!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  177. Olá Regina,

    não tem como saber... cada um tem um período de adaptação que normalmente vai de 7 a 15 dias. Não sei se sua indução by Atkins é de no máximo 20g carbs/dia.Se for, é cetogênica. Cetogênica exige um contínuo - 3 a 6 semanas - para o corpo ficar eficiente usando corpos cetônicos. Mas também não é garantida de emagrecimento rápido....
    Sobre Atkins: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html

    ResponderExcluir
  178. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    ResponderExcluir
  179. Obrigada Patrícia,


    Então é como se fosse um início de organização para fazer o corpo iniciar a queima? É de 20 gr/carb sim. Na verdade qq dieta faz perder não é? a questão é o que se perde e como fica o processo de saúde e manutenção da perda. É isso?


    Abraços!

    ResponderExcluir
  180. Obrigada ! lerei tudinho! :)


    Em 20 de agosto de 2014 11:44, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  181. Em uma dieta cetogênica o nível máx de carbs é individual. Mas geralmente é sempre abaixo de 50g carbs/dia. Fica difícil dizer se você vai ou não entrar em cetose em 10 dias, se vai 'iniciar a queima' ou se vai precisar de mais tempo. Mas veja, nem sei se isso é necessário, entende? Tem muitas pessoas que usam cetogênica sempre, outras não se dão bem. Mas isso requer tempo, experimentação e medições pra saber. Dieta cetogênica não é garantia de emagrecimento rápido - isso é fato!


    Regina, não sei se qualquer dieta faz perder... Melhor entender que, em LCHF não passamos fome e estamos comendo o que, geneticamente e evolutivamente, fomos programados pra comer. É fato que não fomos preparados pra comer de 3 em 3 horas ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/06/comer-de-33-horas-ma-ideia.html ), que sempre fizemos jejuns ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/jejum-intermitente.html ), e que nunca existiu árvore de pão e biscoito.

    Dá pra emagrecer apenas reduzindo calorias? As vezes sim e as vezes não. Tem gente que NÃO emagrece apenas reduzindo o aporte calórico. O que significa que tem muito mais coisas envolvidas no processo de emagrecimento do que a ciência dita. Calorias são calorias e pronto - certo? Sim, mas... o que acontece com cada caloria não é uma conta matemática, são processos BIOLÓGICOS.

    Mas algumas coisas não tem como escapar:

    - Existe uma vantagem metabólica em comer LCHF de umas 300 calorias por dia ( http://www.cavemandoctor.com/2012/06/27/new-jama-article-supports-the-metabolic-advantage-of-low-carb-diets/ ).

    -Com insulina baixa, a gordura será retirada dos adipócitos. Com a insulina alta, será armazenada nos adipócitos. Mas emagrecer não se resume apenas ao controle da insulina! ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/para-alem-da-insulina.html )

    - É muito mais fácil e saudável cortar os carbs refinados, óleos de sementes, açúcar, etc - SEM FOME!

    ResponderExcluir
  182. Olá Regina. Boa sorte e conte conosco aqui no blog para te ajudar!

    ResponderExcluir
  183. Dr Souto, quanto eu mais leio so eu blogger, mais quero ler. Mais tenho o que descobrir. Sinceramente eu passo por isso, quando pedi novos exames depois de 03 anos fazendo uso de anticoncepcional eles "sumiram" - porém eu estava diante de outras informações a respeito do uso, resolvi ir em uma nova ginecologista, ela até achou ótimo cortar, mas alertou que o meu "problema" é justamente o açúcar... E foi difícil no começo, ela me deu 03 meses para ver a diferença. E nesse intervalo não sabia nada sobre a vida Lowcarb - Aí vez ou outra caia em tentação e comia docinhos... guloseimas... rs Até que um grande amigo me apresenta uma vida nova, foi então que comecei a ler, estudar (como ele disse) - A 1 mês estou diante da minha nova família - novos hábitos, os doces não são mais a prioridade, eles aparecem, não recuso ainda - porém não é como antes.
    Voltarei agora em setembro como combinamos, mas diante do que estou vivendo, posso dizer que logo logo terei também as consequências desse novo hábito que tomei pra vida.
    Estou sem o ciclo nesse intervalo, vou aguardar - conversarei com a médica sobre - Porém o que tenho lido de cada amigo amiga low' é o meu corpo logo vai responder.
    Se ele sofreu por tantos anos comendo mal, tenho que aguardar os efeitos de comer bem, rs.

    ResponderExcluir
  184. Obrigadíssima! :)

    ResponderExcluir
  185. Que maravilha Amelia!

    ResponderExcluir
  186. Amelia Schwarzeluhr31 de agosto de 2014 13:52

    Te amo tb Paty linda e magra!!!

    ResponderExcluir
  187. Boa tarde,eu tenho SOP,e sou magra,se eu fizer uma dieta paleo,vou
    perder peso?Cortei leite da minha dieta,porém ainda consumo
    derivados,como manteiga e iogurte caseiro as vezes ,a manteiga passei a
    consumir diariamente,no lugar da margarina que descobri ser horrível pra
    saúde,e pelo fato de ter cortado leite,percebi melhoras nos
    sintomas,isso e o fato de ter substituído cosméticos convencionais por
    orgânicos/naturais,o que melhorou expressivamente a oleosidade da pele e
    cabelos,e acne.Minha preocupação seria perder peso de mais,pois já sou
    bem magra.E apesar dos meus exames nunca terem acusado resistência a
    insulina,percebo piora dos sintomas quando consumo muito açúcar.Como
    poderia estar equilibrando uma dieta para o meu caso? Obrigada.

    ResponderExcluir
  188. Pode até perder peso, mas será pouco.

    Sent from mobile phone
    Em 21/09/2014 13:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  189. Boa noite Dr. Souto! Descobri que tenho SOP aos 16 anos (hoje tenho 28), iniciei tratamento (com Diane) e fiquei anos sem apresentar os desagradáveis sintomas da síndrome. Iniciei a dieta Atkins em abril de 2013 e, no final do mesmo ano, apesar de ter emagrecido 7 quilos (fui de 64kg p/ 57kg em 1,60m alt), os sintomas reapareceram. Fiz exames e os cistos haviam voltado. Tomava o anticoncepcional Yas na época que os sintomas retornaram (troquei o Diane pelo Yasmin e depois Yas ao longo dos anos), a ginecologista trocou pelo Elani, não houve melhora do quadro em 7 meses, então trocamos novamente, agora pelo Gestinol. Meu retorno é somente em dezembro. Porém, o que me deixa pensativa é que, apesar dos estudos mostram que dietas low carb são benéficas para SOP, eu tive essa "crise" justamente após aderir uma alimentação low carb. Gostaria, se possível, de uma opinião, já que me adaptei muito bem a esse estilo de alimentação.

    ResponderExcluir
  190. Experimentou retirar os laticínios também?

    Sent from mobile phone
    Em 22/09/2014 21:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  191. Na verdade não. Seria basicamente creme de leite e queijos. Vou tentar! Porém o que me intriga, é o fato dos sintomas terem retornado com o inicio da dieta. Pode ser coincidência, mas, quando iniciei a dieta, começaram escapes menstruais e depois os sintomas da SOP retornaram.

    ResponderExcluir
  192. Se vier ao sul, recomendo uma consulta com a Dra Maria Cristina Barcellos.
    Sent from mobile phone
    Em 22/09/2014 22:37, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  193. Bom dia, Dr!

    Sempre tive menstruação regular, até que um mês ela simplesmente não veio e ficou assim por mais 3 ciclos, na época eu acreditei que isso tinha acontecido por conta de uma vitamina que eu havia tomado (Pantogar), inclusive esse remédio me fez ganhar 6kg em 40 dias!

    Demorei cerca de 7 meses até ir na ginecologista e fui diagnosticada com SOP. Desde que meu peso aumentou pela primeira vez me dediquei MUITO a dieta (na época não era Low Carb) e academia, mas a única coisa que consegui foi aumentar 6kg (acredito que ganhei massa muscular devido a academia, mas tenho certeza que ganhei gordura também), contabilizando 12kg no total, consegue imaginar como foi frustrante?

    Comecei o tratamento com pílula (Iumi) há 6 meses. Há 4 meses descobri a dieta low carb e a aderi. Confesso que sim, perdi peso, mas não cheguei a minha meta ainda.

    O senhor considera a perda lenta de peso normal? Meu organismo já está acostumado há tanto tempo com dieta e exercícios que acho que não responde mais! Quero muito voltar ao meu peso ideal e todas as tentativas que faço para atingir a meta e falho são frustrantes. Confesso que não cortei o leite da minha alimentação, até mesmo porque o considero meu alimento favorito e tomo desde sempre, o senhor acha que cortá-lo seria fundamental para que eu voltasse ao meu peso? Estou há mais de 1 ano nessa luta e só gostaria de voltar a me sentir eu mesma de novo! Espero que o senhor me responda! Obrigada.

    ResponderExcluir
  194. Olá Géssica,

    Pra pessoas que sofrem com SOP é importante retirada de laticínios (menos manteiga). Além de 15g de açúcar por copo, estimula a produção do IGF-1, que relacionado à SOP.

    Cada pessoa tem um ritmo de emagrecimento, pode ser bem lento sim.

    Leia:http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html

    ResponderExcluir