quarta-feira, 19 de junho de 2013

Barriga de Trigo - novo livro traduzido

Finalmente saiu a tradução para o português de Wheat Belly:


Já mencionei este livro e seu autor na postagem sobre trigo em janeiro do ano passado.

O livro está disponível em todas as livrarias. Para comprar online, clique aqui ou aqui.

Recomendo FORTEMENTE. Compre, leia, e compre para dar de presente. Compre especialmente para dar de presente se você conhece alguém com doenças auto-imunes, alergias, cólon irritável, asma, enxaqueca, artrite reumatoide, esclerose múltipla, etc. Não se trata apenas de perder peso - vai MUITO além disso.

167 comentários:

  1. Esse é para comprar para si e para presentear... :)

    ResponderExcluir
  2. Encomendei 5 para dar de presente
    Em 19/06/2013 12:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  3. Dr. Souto, boa tarde.

    Não conheço nada sobre doenças auto-imunes, mas uma amiga possui a doença de Crohn. Você conhece sobre essa doença? Pode estar relacionada ao trigo? Na dúvida já indiquei o livro pra ela.

    ResponderExcluir
  4. SIM!
    Em 19/06/2013 13:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  5. Poxa..esse deve ser bom..mas caramba será que não vai sair tradução do livro do Gary Taubes Why we get fat?esse sim é digno de coleção..mas ja é um avanço esse pelo menos..rs

    ResponderExcluir
  6. está começando a surgir na grande mídia...mas infelizmente não explicaram o tipo de gordura ruim e a boa, ou a própria pesquisa falhou em separá-las corretamente


    Dieta pobre em gordura e carboidratos podem alterar a quantidade de proteínas causadoras do Alzheimer
    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/luis-fernando-correia/LUIS-FERNANDO-CORREIA.htm

    ResponderExcluir
  7. É, acho que não... Mas o início deste blog é quase que isso, uma tradução do Taubes. Mas compre este livro, ele vai bem além dos carboidratos.


    2013/6/19 Disqus

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, Dr. Souto. Não faço dieta Low Carb (ainda!!), nem nunca fiz. Mas ano passado fiz uma dieta de "desintoxicação" (como chamada pelos nutricionistas), com 15 dias sem glúten, sem "açúcar" e sem lactose (hoje estou apenas restringindo lactose e tentando voltar a ficar sem o açúcar - confesso que tem dias, TPM, que um docinho é irresistível!). A diferença no corpo é incrível: pele mais bonita, barriga mais sequinha, bem menos retenção de líquido...Além disso, a sensação de bem estar é indiscutível :)

    Bom, você já falou em alguns posts sobre as doenças auto-imunes e o glúten, mas gostaria de saber mais especificamente sobre a esclerose múltipla. Você sabe algo sobre essa relação ou tem algum material para me indicar?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Compre o livro, e procure na internet por "Terry Wahls"


    Em 19 de junho de 2013 15:51, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Ok, a primeira coisa a fazer é comprar um glucosímetro e medir a glicose durante as crises: preciso que vc documente estas hipoglicemias, que valor de glicose vc tem durante as crises. Vc não vai gastar nem 70 reais para comprar o aparelho.


    Em 19 de junho de 2013 16:36, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  11. Ok, vou fazer isso! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Dr. Eu já vi mais de uma vez o senhor falar na lactose quando perguntam sobre leite, então: mesmo o leite "sem lactose" (ñ estou falando de leite "desnatado") é mau negócio no ponto de vista low-carb?

    ResponderExcluir
  13. Lactose = galactose + glicose
    1 copo de leite = 16g de lactose
    1 copo de leite sem lactose = 8g de glicose + 8g de galactose
    A galactose é transformada em glicose no fígado.


    2013/6/19 Disqus

    ResponderExcluir
  14. E depois me conte.


    2013/6/19 Disqus

    ResponderExcluir
  15. É um ninja mesmo, obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Ninja é ótimo :-) Faz o seguinte, joga umas bactérias no leite, deixa que elas consumam esse açúcar todo (e deixa que ELAS morram no processo), e o produto será algo bem gostoso e saudável (tipo queijo, iogurte, etc).


    2013/6/19 Disqus

    ResponderExcluir
  17. não entendi. se galactose + glicose = lactose, e o leite é SEM lactose, como ele pode ter 8g de glicose + 8g de galactose? de onde elas vem? ou não existe leite sem lactose? Juro que agora fiquei muito confusa...

    ResponderExcluir
  18. Ele é tratado enzimaticamente para transformar a lactose em glicose e galactose. Ele fica sem LACTOSE, mas não sem açúcar.
    Em 19/06/2013 18:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  19. Dr., então um leite sem lactose poderia ser consumido (moderadamente por causa dos carbs) por quem tem intolerância à lactose?

    ResponderExcluir
  20. Sim, vai engordar igual, mas não vai dar cólicas e gases.
    Em 19/06/2013 19:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  21. Pode indicar uma fonte sobre a correlação entre Crohn e trigo? ou o próprio wheat belly descreve isso?

    ResponderExcluir
  22. Dr., eu já havia postado que o iogurte natural integral da batavo parecia ser muito bom comparado com os concorrentes do supermercado, especialmente as bebidas lácteas. Comparando com o iogurte no site do USDA, me parece que o da Batavo é realmente bom. O que acha? Podemos nos poupar o trabalho de fazer iogurte em casa e tomar esse mesmo?

    Yogurt, plain, whole milk, 8 grams protein per 8 ounce
    http://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/104

    Batavo - Iogurte Natural Integral - 170 g
    http://www.batavo.com.br/produto.cfm?area=99&codigo=537

    ResponderExcluir
  23. O livro descreve isso em detalhes
    Em 19/06/2013 20:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  24. O batavo natural integral é bom.
    **
    [image: Disqus] Settings
    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica ------------------------------ *Luiz S*
    Dr., eu já havia postado que o iogurte natural integral da batavo parecia ser muito bom comparado com os concorrentes do supermercado, especialmente as bebidas lácteas. Comparando com o iogurte no site do USDA, me parece que o da Batavo é realmente bom. O que acha? Podemos nos poupar o trabalho de fazer iogurte em casa e tomar esse mesmo?

    Yogurt, plain, whole milk, 8 grams protein per 8 ounce http://ndb.nal.usda.gov/ndb/fo...
    Batavo - Iogurte Natural Integral - 170 g http://www.batavo.com.br/produ...
    7:19 p.m., Wednesday June 19
    * Reply to Luiz S * Moderate this comment by email

    Email address: *bangelomeg@bol.com.br* | IP address: 177.148.160.165

    Reply to this email with “Delete”, “Approve”, or “Spam”, or moderate from the *Disqus moderation panel*.


    Luiz S’s comment is in reply to *J. C. Souto*:
    Ninja é ótimo :-) Faz o seguinte, joga umas bactérias no leite, deixa que elas consumam esse açúcar todo (e deixa que ELAS morram no processo ...
    Read more ------------------------------

    You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about activity on threads authored by jcsouto.

    You can unsubscribe from emails about activity on threads authored by jcsouto by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings.

    [image: Disqus]

    ResponderExcluir
  25. Dr. Souto, existe possibilidade de se utilizar a gordura como fonte primária de energia mantendo apenas uma dieta baixa em carboidratos sem, no entanto, entrar em cetose?

    ResponderExcluir
  26. Sim
    Em 19/06/2013 21:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  27. Sou totalmente a favor do leite fermentado, seja como iogurte ou kefir, que é o que uso há vários anos. Aboli o leite por recomendação do meu homeopata para combate a uma candidíase persistente, tem mais de 10 anos. E não me arrependo. Uso para vitaminas e todos os preparos que pedem leite. Depois que conheci a Atkins, eliminei carbos, e me livrei de rinite e artrite, que era um problema grave na minha vida (minha irmã é aposentada por invalidez devido à artrite reumatoide). Agora, com a paleo, me sinto tão bem que não me vejo mais em outro tipo de alimentação...e passo muito bem, no dia-a-dia, viagens, trabalho. E pratico montanhismo, escalada e mergulho. E levantamento olímpico 3 x por semana...Nunca estive em tão boa forma.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Dr. Souto. Meu pai tem diabetes tipo 1, insulino dependente, e fico com receio de indicar a dieta low-carb. Você recomendaria? existe alguma referência bibliográfica que discorra sobre o assunto? Ele tem a legitima barriga de trigo e preciso ajudá-lo de alguma forma.

    ResponderExcluir
  29. http://www.amazon.com/gp/aw/d/0316182699/ref=mp_s_a_1_1?qid=1371692882&sr=8-1&pi=SL75 Em 19/06/2013 22:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  30. Dr. pensando sobre o creme de leite, qual processo o faz ser o carbs? Seria o mesmo do iogurte? Então ambos têm as mesmas qualidades? Ou qual seria a diferença deles? Dúvida pertinente! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  31. Blz, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  32. Perfeito!! Dr., o sr. é demais! sempre trazendo tudo em primeira mão. :D Vou atrás desse livro. Preciso muito. Minha mãe tem artrite e enxaqueca, meu sogro é um diabético com a barriga de trigo, este é mais difícil de convencer do que a minha mãe, mas com o livro em mãos terei mais argumentos.

    ResponderExcluir
  33. Olá Mônica.
    Creme de leite é feito a partir da gordura do leite, a nata. Quando o creme de leite tem carbs, normalmente é pq foi adicionado goma xantana, amido, etc. O iogurte é totalmente diferente. São adicionados bactérias que vão fermentar o leite. Essas bactérias consomem a lactose, que é o açúcar do leite, fazendo o processo de fermentação.

    ResponderExcluir
  34. Prezado Dr. Souto,

    descobri seu blog através de um podcast do emagrecer.com em março deste ano e desde lá venho acompanhando e lendo tudo que eu posso. Comecei meu estilo de vida Low Carb em 11/3/13. Antes de começar a contar o resultado, gostaria de dizer que fui diagnosticado como diabético em junho de 2009 e por 2 meses tentei seguir a dieta de Endocrinologista e tomando remédio Galvus e Metformina, consegui emagrecer 4 kilos com a dieta dela, mas passava muito mal com os remédios. Tenho 1,80m e pesava na época 102kg, fiquei com 98, fraco e sem ânimo pra nada. Bom, larguei a dieta e os remédios e de vez em quando controlava minha glicose em casa com aparelho, ficava sempre na faixa dos 120/130. Nada assustador. Mas no começo deste ano começou a bater 160 e eu cheguei aos 104kg, tava difícil! Encurtando hoje após 3 meses de Low Carb estou pesando 88kg e me sinto cheio de energia e vitalidade. Tinha muitas cólicas ,gazes, azia e má digestão, isso tudo desapareceu com simples eliminação do trigo. É INACREDITÁVEL!!!! Minha glicose em jejum no aparelho em casa fica na casa de 75/85.

    Fiz 2 exames de sangue, o primeiro em 11/4/13, ou seja, 1 mês após a dieta, os números: Hemoglobina Glicada 5,6%, glicose 101, triglicerideos: 194, Col.HDL: 30, LDL: 160, VLDL: 39.

    O segundo fiz semana passada em 11/6, ou seja, 3 meses após o inicio:
    Hemoglobina Glicada 5,2%, glicose 100, triglicerideos: 120, Col.HDL: 39, LDL: 193, VLDL: 24.



    Apenas o LDL subiu, mas por tudo que já li não devo me preocupar com ele, correto?
    Desculpe a longa mensagem, mas graças ao seu blog, ao seu trabalho, minha vida mudou de rumo e pra melhor. Só tenho a agradecer!
    MUITO OBRIGADO!
    Forte abraço,
    Felipe

    ResponderExcluir
  35. Dúvida sanada, interessante né! Antes para mim, creme de leite, nata, manteiga, bacon, azeite, carne, abacate...Eram vilões. Muito libertador compreender cientificamente, diria responsavelmente o real impacto que os alimentos têm, já comprei o livro e não vejo a hora de devorá-lo. Nos considero um grande grupo de estudo liberados por vcs, e gostaria de agradecer a iniciativa e a continuidade desse blog, pois todos os dias procuro ler e não canso de buscar mais informações. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  36. Janaína Severo Dias20 de junho de 2013 13:28

    Dr. Souto, gostei muito de tudo que li a respeito da dieta Low - Carb, preciso perder peso, cerca de 15 quilos, porém estou amamentando (meu bebê tem 2m17dias), teria alguma contra indicação ou algo que devo priorizar na minha dieta. Grata .

    ResponderExcluir
  37. Olá Janaína.

    Se mulheres celíacas, esquimós e mulheres grávidas fazem páleo, penso que só vai fazer bem pra você e o bebê. Para ficar mais tranquila, leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/a-dieta-dos-esquimos-aventuras.html

    ResponderExcluir
  38. A Patrícia costuma dizer que esta dieta é excelente para adquirir autoconhecimento e acabei de comprovar isso. Descobri que desenvolvi intolerância à lactose, algo que nunca imaginei que eu pudesse ter. Após 2 semanas sem laticínios, perdi 1,5 kg de peso total, 2 cm de abdomen e 2cm de cintura. Além disso, não me sinto mais inchado.
    Foi ótimo descobrir que eu não estava over-eating. Estou até comendo mais do que antes.

    ResponderExcluir
  39. Se a editora WMF Martins Fontes se interessou em publicar o Wheat Belly, podemos mandar um email para ela pedidndo o Why we get fat. Que tal?

    ResponderExcluir
  40. Encontrei o livro na Livraria da Folha com um desconto bacana. RS31,90
    http://livraria.folha.com.br/catalogo/1204581/barriga-de-trigo

    ResponderExcluir
  41. Janaína Severo Dias20 de junho de 2013 15:53

    Obrigado Patrícia!!

    ResponderExcluir
  42. É uma ideia!

    2013/6/20, Disqus :

    ResponderExcluir
  43. O ponto de fumaça da manteiga é realmente baixo? Agora fiquei preocupada! Então porque se recomenda cozinhar na manteiga? Fiquei confusa...

    ResponderExcluir
  44. Mais uma vez, obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  45. Pq é gostoso e não é óleo de sementes. Óleo de coco é ideal, mas é caro. Uso banha sempre.
    Em 24/06/2013 22:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  46. Certo, mas tem algum problema para a saúde este ponto de fumaça da manteiga ser baixo? É difícil achar banha no supermercado, mesmo em supermercados grandes, só tenho visto gordura vegetal, e não tem nenhum Makro ou Assai perto de onde moro. Uso bacon ou barriga de porco...

    ResponderExcluir
  47. Legal, obrigada, dr. Souto!

    ResponderExcluir
  48. Teresa Cavalcanti27 de junho de 2013 11:40

    Que fumaça é essa? Agora que parei para pensar, eu faço meus ovos na manteiga e nunca observei isso! Não vejo nenhuma fumaça.. =o

    ResponderExcluir
  49. Teresa Cavalcanti27 de junho de 2013 11:43

    Eu também tenho hipotireoidismo e controlo com Puran 125mg! Vou fazer exame de sangue em 2 meses e checar como andam meus t3 e t4. É possivel que eu possa reduzir a dosagem depois de muito tempo de paleo?

    ResponderExcluir
  50. Possível é...
    Em 27/06/2013 11:43, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  51. Sensacional o livro!

    ResponderExcluir
  52. Este livro é simplesmente fantástico! realmente, todos deveriam ler. Muitas informações e descobertas, e a cada capitulo vc tem a sensação de que, além de passar a ter novos hábitos e portanto uma saúde melhor, também pode ajudar outras pessoas a conquistar uma vida mais saudável. Como Dr Souto falou no VideoCast do Emagracer de Vez (aliás, Dr. Souto, depois disponibilize o vídeo aqui - muito bom!) nós nos preocupamos em colocar gasolina de qualidade em nosso carro novo (até mesmo no velho) mas não nos preocupamos com o que colocamos pra dentro do nosso corpo.


    Sem o trigo = mais saciedade, nenhuma compulsão por alimentos, sem fome, mais saúde...só benefícios.


    Estou muito feliz e satisfeita de sentir os bons resultados desse novo estilo de vida! :D


    Obrigada sempre Dr. Souto pela disponibilidade de nos manter informados.

    ResponderExcluir
  53. Dr. Terminei o livro. E uma visão do autor me deixou um pouco preocupado, não unicamente pelo fato de fazer, mas com certo receio de estar fazendo, mas do modo errado. Diz respeito às frituras, pois segundo o autor, elas aumentam muito os AGE ("advanced glycation end products" ou "Produtos finais da glicação avançada"), pela alta temperatura e pela fritura por imersão. O sr mesmo aqui nos comentários do blog, falou do óleo de coco, banha e azeite, como "ideal", "bom" e "nunca", respectivamente, quando utilizados para frituras, mas aí fiquei confuso. Eu como ovos com bacon quase todos os dias no café da manhã, então, seria mais interessante que fossem preparados, por exemplo, no microondas (também fica bom!) do que com o óleo de coco? Pois mesmo com a alta temperatura, ou seja, um dos fatores, estaria livre da questão da fritura por imersão (o segundo fator)...ah ainda tem um agravante com relação ao bacon...o autor fala que o bacon é uma "carne curada" e por esse motivo contém muitos AGE. Por favor, dê dua opinião sobre o assunto...[ufa! Terminei :) ]

    ResponderExcluir
  54. Minha opinião é que é melhor não fritar nada nunca, mas eu GOSTO de ovo com bacon, e do meu bife tostadinho por fora e cru por dentro. Se eu comer páleo COM fritura, viverei até os 85. Se eu não fritar nada nunca, viverei até os 93. Opto por viver até os 85.
    Em 12/07/2013 21:47, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  55. Vishh..um minuto para responder!...ehehe rápido e mortal. Obrigado mestre, acho que viveremos até os 85 então..

    ResponderExcluir
  56. Obrigado..deu certo mesmo, tanto na banha como no coco.

    ResponderExcluir
  57. Agora adiciona bacon. Fica muito melhor!

    ResponderExcluir
  58. Jose Carlos Souto (@jcsouto) tweetou às 9:38 PM on sex, jul 12, 2013: http://t.co/31j2ETseQf Bacon Bacon!
    Em 12/07/2013 22:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  59. Eu como até chocolate com bacon... Lindt com bacon é delicioso... e com salame italiano tbm!

    ResponderExcluir
  60. "Saturday Night Live" even joked about it during “Weekend Update.”



    fiquei curioso para ver a piada do SNL

    ResponderExcluir
  61. achei

    Bacon Bacon on SNL's Weekend Update
    http://www.youtube.com/watch?v=D3C4jO7pmRw

    ResponderExcluir
  62. Gabriella Moreira13 de julho de 2013 17:56

    Boa noite! Gostaria de saber se esse eh o livro mais indicado pra quem esta interessado em entender o " estilo paleo de ser." Esse mundo eh todo muito novo pra mim. Sempre fiz a South Beach diet, que tb eh low carb, e desde que encontrei esse blog estou fascinada pelas novas ideias e muito interessada em entender melhor e talvez adotar esse novo jeito de se alimentar, ate pq tenho doenca auto-imune (tireoidite de hashimoto) e tudo que puder ajudar no conbate a ela me eh interessante. PS: Parabens pelo blog, eh muitoooo bom. Estou viciada nele :)

    ResponderExcluir
  63. Traduzido para o português, sim.

    Se vc lê inglês, há um MUNDO para descobrir: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html


    Em 13 de julho de 2013 17:56, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  64. Gabriella Moreira13 de julho de 2013 19:46

    Leio inglês sim e já tenho aprendido bastante pelas minhas pesquisas na internet, fóruns de discussão etc. Quanto mais leio sobre o assunto mais me interesso. Obrigada pelo link, vou dar uma vasculhada lá. Ainda não tinha chegado nessa parte aqui no blog. :) Que bom que esse blog existe e assim temos também alguma coisa disponível sobre o assunto em português. Acho esse universo tão fascinante mas acho que ainda falta muita informação sobre o assunto aqui no Brasil. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  65. É verdade, Gabriella: faço o que posso. Leia o livro do Jonathan Bailor. Em 13/07/2013 19:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  66. Acho que este novo estilo de vida low carb é uma "seita". Quando vejo alguem gordinho na rua, com bastante gordura localizada, sinto vontade de parar e recomendar este site, kkkkkk. Isso é bom demais...

    ResponderExcluir
  67. Fabíola Oliveira17 de julho de 2013 13:07

    Comprei e já comecei a ler, estou adorando!!! excelente dica.

    ResponderExcluir
  68. Fabíola Oliveira17 de julho de 2013 13:08

    Resolvi fazer o teste proposto: tirar leite e derivados....acho que tenho algum problema com a lactose tb...vamos ver....

    ResponderExcluir
  69. Fabíola Oliveira17 de julho de 2013 13:12

    Seria uma ideia excelente!!!!

    ResponderExcluir
  70. 35% da população tem algum nível de intolerência à lactose. Somado a algum percentual que desconheço de intolerância à caseína, há uma grande probabilidade que você sinta uma melhora significativa ao remover os laticínios.
    Conte sua experiência para nós daqui uma semana para incentivar outras pessoas a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  71. Dr. Souto, conhece alguma marca de bacon q n leva os sais nocivos pros intestinos? Pode-se substituir essa gordura pela manteiga orgânica?

    ResponderExcluir
  72. Lya, manteiga sempre será mais saudável que bacon.

    Sobre bacon, leia aqui: http://primalbrasil.com.br/bacon-o-novo-alimento-saudavel/

    E aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/bacon.html
    Em 20/07/2013 21:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  73. Olá Pedro, td bem? Eu sou de sp e vc? Se for daqui, indico a vc comprar manteiga orgânica, q pode encontrar na feira de orgânicos no pq da água branca, aos sábados, domingos ou terças-feiras, até umas onze horas da manha. Eu adoro bacon, mas como sei q faz mal pro intestino, vou adotar essa manteiga, assim como os ovos e frango orgânicos tb. Os ovos tem la na feira tb, já frango orgânico, uso da marca Korin, encontro no supermerdado Sonda e na vila mariana onde tem a loja da Korin.

    ResponderExcluir
  74. Frito na banha! Banha é ótimo para cozinhar, fritar, refogar.

    Oleo de sementes NUNCA use.

    Na manteiga tbm é bom. Eu prefiro a banha pq o ponto de fumaça da manteiga é muito baixo.

    ResponderExcluir
  75. Meu livro chegou, estou aprendendo muito, os detalhes sobre o trigo são interessantíssimos!

    ResponderExcluir
  76. Fui procurar algumas receitas low carb e me assustei com a presença do glúten puro em várias delas. Como assim? Não é prejudicial? Fiquei confusa...

    ResponderExcluir
  77. Paula, muitas pessoas usam sim, principalmente quem faz Atkins que olha apenas o que é low carb, afinal glúten não tem carbs. Mas o blog do Dr. Souto é páleo / LCHF - não indica uso de glúten, pois preza pela saúde.

    ResponderExcluir
  78. Dr. o livro é maravilhoso...bem, sem falar na perda de peso que tive desde que cheguei por aqui ( 8 kg em 25 dias), e mais mudei totalmente o treino (graças a Deus vcs existem, rsrsr), mas por favor, sem a minha cervejinha já estou (pãezinhos né? afff), mas e uma caipirinha, caipvodka sem açúcar?????????????? Sinceramente , sofro demais nos fim de semana..... Parabéns pelo blog a todos! Minha vida mudou e todos nós chegaremos lá!

    ResponderExcluir
  79. Lya eu sou de maringá-PR, ja comecei a usar manteiga tb, não sabia dessa de manteiga organica e frango organico, quais as vantagens que vc viu??
    valeu =)

    ResponderExcluir
  80. Dr. estou lendo o livro e uma questão interessante e gostaria que o senhor comentasse sobre, que é em relação ao desequilíbrio do pH do corpo quando só consumimos carne sem a combinação com as verduras tornando o meio mais ácido. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  81. Comer só carne não parece trazer nenhum problema aos esquimós ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/a-dieta-dos-esquimos-aventuras.html), mas ainda assim eu defendo consumir muita salada, em várias partes do blog.

    2013/7/24 Disqus

    ResponderExcluir
  82. Ah tá... tenho uma outra dúvida. Estou procurando receitas novas porque senão fica meio chato,, né?! Eu encontrei algumas com farelo de trigo. É aceitável? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Paula, eu não aconselho. Usa linhaça, farinha de coco ou farinha de amêndoas.
    Em 26/07/2013 14:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  84. Luiz, engraçado que fui reler este post e me deparei com seu comentário sobre ficar sem laticínios.


    Final do ano passado tive uma experiência tipo a sua. Passei por 15 dias sem glúten, lactose (e eu adorava leite! tomava 2 vezes ao dia, no mínimo) e doces. Nesses 15 dias perdi cerca de 2kg ou 3kg! Também tive a sensação de não estar mais inchada. Após esses 15 dias, voltei a comer alimentos com glúten (ok, voltei a minha dieta normal) e continuei restringindo laticínios.
    Fiquei surpresa pois não aumentei o peso e acho que perdi mais 1kg. Nunca imaginei ter intolerância a lactose, pois não apresentava "nenhum" sintoma aparentemente.
    Mesmo assim, resolvi seguir com a restrição de laticinios e, com o tempo, percebi melhora na pele e manutenção do peso. Aquela sensação de inchaço não voltou e parece que o "buchinho" diminuiu.


    Cada vez mais tenho me deparado com pessoas como nós, que se surpreendem com os efeitos da vida sem lactose. E acabo "indicando" aos colegas que querem emagrecer, desinchar, etc, a retirada da lactose, pelo menos como teste. ;)

    ResponderExcluir
  85. Eu tenho indicado a retirada de grãos, açúcar e lactose. E ir adicionando lactose aos poucos após alguns dias para ver até onde dá para chegar. A maioria (65% das pessoas) não precisa restrigir lactose.


    Ah, não precisa se privar do iogurte natural integral. Como o Dr. Souto explicou, as bactérias transformam a lactose em outra coisa. Tenho comido todos os dias o da batavo.

    ResponderExcluir
  86. Pois é, não tneho me privado do iogurte natural não.
    Apenas estou um pouco deosrganizada com a alimentação mesmo...


    Só uma coisa, você se a restrição dos sucos é devido ao açucar extra ou os da própria fruta? Será que os naturais estão liberados, pelo menos para quem quer manter o peso?

    ResponderExcluir
  87. O suco da maioria das frutas contém muita frutose. Um copo de suco de laranja tem tanto açúcar quanto uma lata de refrigerante.
    O limão é liberado.

    ResponderExcluir
  88. Qual a diferença desse livro "Barriga de Trigo" para o "Sem trigo, sem barriga"? Pelo o que vi, ambos são do William Davis

    ResponderExcluir
  89. Barriga de trigo é o nome no Brasil, o outro é em Portugal


    2013/8/19 Disqus

    ResponderExcluir
  90. Cheguei ao seu blog pelo grupo "Viva Sem Glúten". Aos 38, prestes a ingressar no infeliz grupo dos hiperinsulínicos, retirei o glúten da minha vida e só acumulei ganhos. Agora, estou lendo o "Barriga de Trigo" e vivendo aquela máxima: A VERDADE LIBERTA. Seu blog está me trazendo a informação que faltava para eu aderir à dieta low carb. Obrigada por compartilhar seu conhecimento!!!

    ResponderExcluir
  91. :-)


    Em 22 de agosto de 2013 16:39, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  92. Hahahahahaha!


    Ótima!


    ______
    42

    ResponderExcluir
  93. Oh... My... God...!?


    Lindt com Bacon?!


    Santa heresia, Batman?!


    ______
    42

    ResponderExcluir
  94. Alice prestes araldi7 de setembro de 2013 10:51

    Pois é, ontem na fila do caixa do mercado, fiquei reparando na pilha inacreditável de 8 pacotes grandes de macarrão miojo, fora os biscoitos, 10 kg de açúcar e outras q foram banidas do meu carrinho, e as 3 pessoas da família q estava junto eram o próprio tipo papo e barriga de trigo. Pensei: nossa que vontade apresentar o blog do Dr Souto p eles, pois estou olhando p eles da mesma forma que olhavam p minha família...

    ResponderExcluir
  95. luiz carlos rezende9 de setembro de 2013 11:47

    patrícia, bom dia. como bom mineiro estou acabando c/ meus carbos p/ começar. já lí o livro e conto c/ v/c.estou muito entusiasmado e falando p/ todos. estou passando por maluco. luiz carlos rezende

    ResponderExcluir
  96. Loucos?? E quem é norma??? ;)

    ResponderExcluir
  97. luiz carlos rezende9 de setembro de 2013 14:40

    dr souto. boa tarde. tenho dúvidas sobre o presunto. obrigado

    ResponderExcluir
  98. É gostoso, e não deve ser a base de sua alimentação, mas dá um ótimo lanchinho,


    2013/9/9 Disqus

    ResponderExcluir
  99. Otávio Campos Velho Gloria11 de setembro de 2013 10:34

    RECOMENDADÍSSIMO

    Pessoal,
    a uns 6 meses já venho acompanhando o blog do Dr. Souto e outros
    sites de dietas low-carb e paleo. Já tinha conhecimento dos
    problemas que o trigo causam mas confesso e volta e meia comia algo
    com ele. Mas após comprar o livro realmente foi muito
    esclarecedor.

    Ontem
    comprei o livro acima e confesso que já li umas 100 página (quando
    começo a ler algo acabo em 2 dias kkkk) e o livro é simplesmente
    uma obra de arte. Abrange todos os pontos do trigo:

    1.
    Porque faz mal

    2.
    Se é ruim porque é amplamente utilizado

    3.
    Abstinência

    4.
    Hormônios

    5.
    Inflamações

    6.
    Diabetes (Meu pai corre o risco de ficar cego por causa dessa
    #$&!*%)

    7.
    Problemas intestinais

    8.
    Artrite

    9.
    Osteoporose

    10.
    Como mudar de hábitos

    11.
    Várias páginas de referências bibliográficas

    12.
    E muitas outras

    ResponderExcluir
  100. luiz carlos rezende17 de setembro de 2013 20:30

    alguém de uberlândia ? me ligue 8805-8028

    ResponderExcluir
  101. luiz carlos rezende17 de setembro de 2013 20:34

    patrícia, idade faz diferença p/ perder. tenho 69.
    quero dizer adaptação na perca.obrigado

    ResponderExcluir
  102. luiz carlos rezende22 de setembro de 2013 08:34

    DR SOUTO. bom dia. como tinha lhe perguntado, ricota e requeijão cremoso, pode? grato

    ResponderExcluir
  103. Sim. Só olhe o rótulo para ver se não tem porcarias junto.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/09/2013 08:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  104. Que bacana, fico tão feliz quando leio relatos de cura, porque pra mim, é isso, é muito mais do que perda de peso, é a saúde de volta!
    Parabens!!!

    ResponderExcluir
  105. Conta, conta, conta, rsrsrs esses depoimentos são tão estimulantes e inspiradores...please!

    ResponderExcluir
  106. É isso aí, Valéria! A saúde de volta não tem preço, o emagrecimento vira consequência . Obrigado pelo post! Abs

    ResponderExcluir
  107. nossa!!!!sinto amesma vontate Ana Elisa

    ResponderExcluir
  108. Onde está essa explicação sobre o iogurte, por gentileza? Obrigada

    ResponderExcluir
  109. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    ResponderExcluir
  110. Desculpe Sandra, não vou conseguir encontrar isso depois de tanto tempo. A mim não afeta, mas eu acho melhor testar se o iogurte te afeta. Vai que...

    ResponderExcluir
  111. Fui no site da Editora e no espaço do Fale Conosco enviei o seguinte texto:

    "Bom dia. Gostaria de sugerir que fosse traduzido e comercializado o livro "Why we get fat". Seguem os dados abaixo.

    WHY WE GET FAT
    AND WHAT TO DO ABOUT IT

    Autor: TAUBES, GARY
    Idioma: INGLES
    Editora: RANDOM HOUSE
    Assunto: MEDICINA E SAÚDE - NUTRIÇÃO

    Comprei o livro "Barriga de trigo" da WMF, que foi traduzido do livro "Wheat Belly". Por isso, sugiro a tradução do livro "Why we get fat".

    Agradeço desde já pela atenção."

    ResponderExcluir
  112. estou apaixonado pelo blog... maravilhoso! Pessoal alguem pode me ajudar? posso tomar café, não achei ainda post sobre. Uso adoçante zero cal SACARINA E CICLAMATO. Devo parar? Devo parar com o leite também? Uso com abacate. Muito brigado!!!

    ResponderExcluir
  113. Café sim.
    Se o objetivo é emagrecimento, talvez o açúcar do leite atrapalhe. Substitua por creme de leite nestlé de lata. Abacate pode.

    ResponderExcluir
  114. Dr. Souto, comecei há duas semanas a dieta paleo, com a Nutri Polyana Freitas, por recomendação médica: níveis de B12, D e Ferritina muito baixos.

    Causa: vegetarianismo por quase 14 anos, sendo os últimos 6 meses, convertidos ao veganismo. Resultado: baixa energia, indisposição e dispersão das ideias. Como "Só os idiotas não mudam de ideia", acredito que só agora, aos 45 anos de idade, descobri a relação mais verdadeira e eficaz com os alimentos (e eu fazia exatamente o oposto!). Como nunca é tarde para recomeçar, cá estou, me sentindo confiante e entusiasmada com essa nova maneira de viver. Obrigada por compartilhar seu conhecimento e um obrigado especial ao Dr. José Carlos Brasil Peixoto, que me "abriu os olhos" para a vida e ao meu amigo, conselheiro espiritual e astrólogo, Beto Zaquia, que me recomendou uma consulta ao Dr. Peixoto. Um abraço. Fabiane Cidade.

    ResponderExcluir
  115. O suco de maracujá também é liberado. Abs.

    ResponderExcluir
  116. Eu que agradeço ;-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/10/2013 01:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  117. Sim

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/10/2013 01:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  118. Caro Dr. Souto, obrigada pela prontidão de seu comentário. Acabei não mencionando duas questões, das quais gostaria da sua resposta: 1ª) Tenho o hábito, no café da manhã, de tomar suco verde (couve+suco de limão+maçã), intercalado com outro suco (maçã+beterraba+cenoura). Posso continuar com eles? e 2ª) O que o senhor indicaria para comer antes de uma atividade física? Costumava tomar uma vitamina de banana+mel+canela+água, porém fica muito doce, certo? Agradeço mais uma vez. Abs.

    ResponderExcluir
  119. Sugiro comer ovos no café da manhã, sugiro não comer nada antes do exercício (e queimar sua própria gordura ao invés do açúcar ingerido)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/10/2013 09:38, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  120. Super agradecida, doutor, seguirei suas recomendações. Felicidades!

    ResponderExcluir
  121. Dr. Souto,

    Parabéns pelo Blog.
    Sugiro que coloque o livro "Barriga de Trigo" em forma de ebook. Ficaria mais barato e evitaria despesas com frete. Obrigado. Edson...

    ResponderExcluir
  122. Sugira para a editora Martins Fontes :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 05/11/2013 12:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  123. EStou sem comer pao a uns 30 dias nao emagreci nem 100 gramas e parece que eu engordei..

    ResponderExcluir
  124. Olá Eugênio,


    O que está comendo?

    ResponderExcluir
  125. Ayowa Aromas Da Terra20 de novembro de 2013 19:31

    bem legal
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=196837610503975&set=a.196486517205751.1073741828.196485600539176&type=1&theater

    ResponderExcluir
  126. Caros Patrícia e Dr Souto!
    Já comentei nos grupos que antes de seguir a dieta paleo eu estava em transição para a dieta vegana. Acho que hoje eu sou VegaPaleo sem dó de comer animais. Tirando os animais e ovos, eu continuo com alguns hábitos que já tinha adquirido, principalmente os cuidados pessoais de higiene e a forma como preparo vegetais.
    Gosto muito de alimentos probióticos como o beet kvass e gostaria de saber à respeito de alimentação viva, germinados e principalmente sobre o rejuvelac.
    O rejuvelac é um fermentado de grãos integrais, e não contém gluten. O grão não é consumido, só a água fermentada. Li em alguns foruns internacionais que seguidores paleo fazem até queijo e yogurt usando rejuvelac e leite de amêndoas, mas ninguém me falou se é seguro consumir o rejuvelac.
    Alguém poderia me dar esta informação?


    Obrigada!

    ResponderExcluir
  127. Minhas unhas estão como aço, cabelo e pele então nem se fala :)

    ResponderExcluir
  128. Polly, não faço idéia. Mas se está funcionando pra vc, por que não? Já deu uma olhada no marksdailyapple.com ? Lá tem tudo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 04/12/2013 04:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  129. Vou olhar sim.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  130. Sofro há muito tempo com sinusite crônica,asma e rinite, faço uso de bombinhas e corticoídes frequentemente e antibióticos. Fiquei sabendo a respeito do seu livro há quatro dias atrás e além de compra-lo já iniciei com a dieta enquanto ele não chega. No momento estou numa crise com estas doenças já há quinze dias com toda medicação que descrevi,espero que esta dieta venha curar meu sofrimento,pois tenho quarenta e seis anos e desde os quatro anos que sou prisioneira destas doenças, oque o senhor tem a me dizer sobre o meu problema, já houve relatos de cura neste aspecto. Um braço Carla.

    ResponderExcluir
  131. Além deste e do "Eat Stop Eat", que outros livros são úteis como guia de orientação?

    ResponderExcluir
  132. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/livro-nova-dieta-da-evolucao.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/livro-em-protugues-sobre-dieta.html

    2013/12/9 Disqus

    ResponderExcluir
  133. Muito obrigada! Amanhã mesmo já começo a encomendá-los.

    ResponderExcluir
  134. Boa noite! Será que este livro esta a venda em Portugal.

    ResponderExcluir
  135. Está sim, mas o nome é outro. Esqueci agora, mas basta procurar pelo nome do autor.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/02/2014 20:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  136. Será que este esta a venda em Portugal.

    ResponderExcluir
  137. http://m.wook.pt/ficha?id=14828337

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/02/2014 20:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  138. eu amo agua com gas e limao, bem forte e sem açucar... bem gelada tomo uns 3 litros por dia!

    ResponderExcluir
  139. Nem me fale... e a cara das pessoas quando estou colocando minhas compras na esteira do caixa: bacon, creme de leite, ovos, coco, amendoas, queijos e... coca light? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  140. Mas Patrícia, Lindt não tem açúcar? Eu ando muito a fim de comer um chocolatinho, mas até os que são 85% cacau tem um percentual de açúcar! Esses pode?

    ResponderExcluir
  141. Azeite de dendê e óleo de palma pode? São paleos? Azeite de dendê aqui na minha terra tem em abundância e é barato, óleo de palma também!!!

    ResponderExcluir
  142. Patrícia fui fazer café com manteiga e foi um desastre, coloquei em um agitador e sacudi o café quente e o vapor fez a vasilha "explodir" e acabei me queimando com café quente :( Como é que vc bate o café quente com a manteiga pra ficar cremoso? Quais cuidados toma por causa do vapor? Qual a proporção de manteiga para uma xícara de chá de café, pode ser uma colher de sopa de manteiga para uma xícara de chá? Tem que ser a manteiga sem sal né? Coloca primeiro o café e depois a manteiga ou é o contrário? Obrigada e desculpa tantas perguntas, é que virei uma paleo convicta e quero fazer as coisas certas, rsrsrs. Beijinho querida!

    ResponderExcluir
  143. NÃO, não faz desse jeito!
    Derrete numa xícara, mistura com o café e bate no LIQUIDIFICADOR.
    Sim, sem sal. E pode colocar o quanto quiser, a gosto.


    Em 13 de maio de 2014 13:35, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  144. Muitíssimo obrigada por sua resposta Dr. Souto! Um abraço e que Deus continue te iluminando nessa empreitada pela verdade e sobretudo pela ajuda que o Sr. dá a essas pessoas que como eu, vem aqui ao seu blog em busca de saúde e de uma vida melhor!

    ResponderExcluir
  145. Azeite de dendê é óleo de palma, e são ótimos.

    ResponderExcluir
  146. Pouquíssimo. Acima de 70% cacau, pode.

    ResponderExcluir
  147. Mas tem um óleo de palma que não parece dendê, é menos denso, que bom que podemos usar, é mais uma opção para nós, que seguimos a dieta paleo. Obrigada por me responder Patricia, abraço.

    ResponderExcluir
  148. Li agora que o Miguel Falabella descobriu este livro e perdeu nove quilos. Tirou toda a farinha e o açúcar. Mais uma alma se salvou!!! :)))


    http://glamurama.uol.com.br/miguel-falabella-9-quilos-a-menos-e-memoria-de-infancia-na-ilha-do-governador/

    ResponderExcluir
  149. É verdade

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/05/2014 16:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  150. Eu achei que ia me dar mal na lowcarb pq atribuía minhas azias e as dores de vesícula(não tem cálculo) às gorduras. Pode até pelas gorduras 'erradas'. O fato é que estou no 4º dia lowcarb e nada de desconforto! Obrigada por vcs do blog viabilizarem esse entendimento pra nós leigos.

    ResponderExcluir
  151. Meses atrás ele estava criticando a Angélica pq o bolo de aniversário dela era sem glúten e ela não come glúten. Disse ele: comeu glúten a vida inteira e agora vem com essa "moda". Quem diria não?

    ResponderExcluir
  152. LDL subiu? Não se preocupe! isso é o de menos, leia "A dieta da Mente" do DR. David Perlmutter, acabou de lançar no Brasil, está bombando lá fora, sendo que até mesmo lá fora acabou de ser lançado.
    Dr. David Perlmutter garante que o colesterol "ruim" beneficia muito o nosso organismo, fique tranquilo! Quando puder, compre esse livro!

    ResponderExcluir
  153. Olá Dr. Souto, aproveitando que o livro fala sobre glicação, gostaria de saber se conhece alguma literatura confiável a respeito do PQQ (pirroloquinolina quinona). Gostaria de suplementar, mas é muito caro, então gostaria de ter referencias. Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  154. Não. De qualquer forma, minha filosofia é voltada a resolver sempre que possível via alimentação.


    2014-06-17 9:52 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  155. Eu tenho comido todos os dias pela manhã ovos com bacon. E estou perdendo minha barriga. Que loucura, né??? Jamais pensei que isso poderia acontecer!!! Abs

    ResponderExcluir
  156. Dr souto , chegou o Livro , impossível parar de ler . Eu não fazia ideia de que era assim . Eu vou acabar de e reler tudo aquilo . Vou marcar as partes mais importantes e emprestar a todos os meus amigos . Ás vezes , eu tinha que ler em voz alta pra acreditar em tudo que estava lendo . deveriam traduzir outros livros . Mesmo com anos de inglês , creio que possa existir ums certa dificuldade em alguns termos , mas existe o google to help us out . A propósito , Ansiosos pelo seu lançamento e sua vinda ao Rio para uma palestra .

    ResponderExcluir
  157. Dr. Souto, o suco verde então não é indicado no caso de quem quer perder peso? Pergunto pois ele contém frutas e normalmente é batido com água de coco. Obrigada.

    ResponderExcluir
  158. O ideal é zero carbo no café da manhã. Usa isso à noite.

    Sent from mobile phone
    Em 06/08/2014 08:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  159. Uau, outro mito desvendado! Sempre me falaram que o ideal é não comer carboidratos à noite e sim de manhã. Obrigada doutor!

    ResponderExcluir
  160. Curiosidade: Muitas vezes vejo as pessoas no Brasil dizerem "lá fora". Como moro fora do Brasil há muito tempo, sempre fico admirada de ver que resumem tudo que é fora do Brasil como "lá fora", como se fosse tudo igual. Como viajei por muitos paíse e continentes, posso afirmar que não existe um "lá fora" como uma unidade, mas uma diversidade enorme (sob todos os pontos de vista). Por isso pergunto a quem escreveu a mensagem acima; o que entende por "lá fora" ?
    Outra pergunta; como pode confiar tanto neste Dr Perlmutter (friso que não conheço, portanto não estou julgando seu mérito) ao ponto de dar um conselho de ordem médica e tão importante baseado num livro ? Não se pode acreditar em tudo que se lê - publicam tantas opiniões contraditórias ! só um alerta.

    ResponderExcluir
  161. Este autor, William Davis é sensacional!

    ResponderExcluir
  162. Alessandra Centurione17 de outubro de 2014 10:33

    Acabei de comprar. Não vejo a hora de receber para me aprofundar mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir