quarta-feira, 5 de junho de 2013

Herbívoros e a desertificação

Algumas pessoas têm uma objeção moral à dieta paleolítica, pois afirmam que não é ecologicamente sustentável. Particularmente, penso que o que não é ecologicamente sustentável é manter 7 bilhões de seres humanos na terra. E, além disso, mesmo que isso fosse verdade, os grãos continuariam não sendo saudáveis, ou seja, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, enfim, é um assunto que eu não domino, e sugiro a leitura do livro The Vegetarian Myth: Food, Justice, and Sustainability para uma discussão mais aprofundada do tema.

Desde que assisti a palestra abaixo, penso em legendá-la. Felizmente, o pessoal do TED já legendou. Já achava os herbívoros saboroso, e já sabia que eram bons para a nossa saúde. Com este vídeo, aprendi que são bons para a natureza também.

Aproveitem:


26 comentários:

  1. Regina Nercolini5 de junho de 2013 23:38

    Nossa, fantástico...como deve ter sido difícil para ele admitir essa verdade. Mas é isso, o verdadeiro cientista se rende às evidências e não fica teimando em ajustar os fatos às próprias hipóteses, como é o caso dos mitos sobre a alimentação X obesidade que tanto é falado aqui no blog. Muito bom. E vamos comer carne sem culpa gente.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Souto

    Faço lowcarb a pouco mais de 2 meses e já se foram 9 kilos embora, me tirando do sobrepeso. Ontem fiz meus exames e segue em anexo o perfil lipídico. Só vou levar meus resultados na semana que vem pra minha cardiologista, mas me parecem bons números. Gostaria de saber se preciso me preocupar com o LDL 130 (limite máximo) e HDL 40 (limite mínimo). Os triclicerides cairam bastante (antes era 81).


    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá estou iniciando o processo de low carb, gostaria de saber eu posso comer vários tipos de gordura e proteína por refeição? Ou eu devo escolher 1 gordura, 1 proteína e 1 legume?? Sobre o iogurte sendo ele integral posso consumir ou não? Tô meio perdida....(desculpa se porventura tem algum post no blog sobre isso, se puder me indicar)....agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o iogurte, aqui ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html) ensina a fazer em casa e fica ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Dr. Souto, fantástico este vídeo do Allan. Agora ainda não acreditei que a vegetação voltou a brotar sem gastar nada com alimentos para o rebanho. Foi isso mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Viram o video da internet em que o garotinho se recusa a comer o polvo? Quando a argumentação dele vence e a mãe se emociona, ela fala: "tá bom, filho... Não come o polvo não (não coma animais), come só o arroz e a batata..." hahaha...

    ResponderExcluir
  7. Eu vi este vídeo do menino e fiquei triste. É triste ver que existe pessoas tão cegas e ignorantes sobre a natureza da vida, sobre como funciona o ciclo da vida... é preciso ter maturidade pra entender que cada coisa, seja vegetal ou animal, tem suas funções no ciclo da vida. E que morrer faz parte desse ciclo.

    ResponderExcluir
  8. Essa discussão me interessa!
    Estou desde 25/03 fazendo low-carb (por um mês foi quase zero de carb, a partir de então adiciono carboidrato somente uma vez por semana).
    Estou prestes a ir ao médico para solicitar um exame...

    ResponderExcluir
  9. Amilton Bandeira7 de junho de 2013 15:50

    Sobre o povo himalaio Hunzas, sempre defendido pelos vegetarianos, como exemplo de longevidade sem o consumo de carne: Como relacioná-los com com a saúde/longevidade dos esquimós/inuits ?

    Essas alegações dos vegetarianos podem ter algum fundamento:

    - a alimentação dos Hunzas é um modelo a ser seguido;

    - a alimentação dos Inuits levaria a uma baixa longevidade e depressão pelo excesso de proteínas;

    - vários canceres seriam causados pelo uso excessivo do corpo na digestão de proteínas;

    Ex.:

    http://www.medicinapreventiva.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=2

    http://colunameioambiente.blogspot.com.br/2010_02_01_archive.html

    Tudo isso são achismos e má-ciência?

    Grato

    ResponderExcluir
  10. Eles comem proteínas animais também (leite e queijo), acho que se nessa quantidade de leite e queijo estiverem pelo menos o mínimo dos aminoácidos essenciais eles não teriam a necessidade de comer carnes (fonte de proteína completa) todos os dias, apesar de comerem, poderiam complementar o restante do consumo de proteínas de outras fontes.

    Longevidade não está relacionada somente com a alimentação, mas um conjunto de fatores entre eles a alimentação.

    Aqui uma reportagem sobre dieta cetogênica (alta de gordura, moderada de proteína e baixa de carboidrato) no combate ao câncer.
    http://www.youtube.com/watch?v=dHng1zcuDJI

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso, principalmente para mim, criador de gado e que tambem adora um bom churrasco. E agora eco-terroristas?

    ResponderExcluir
  12. Dr Souto e equipe: A proteina isolada de soja tem zero carbs. Pode ser utilizada para fazer Pizza. Mas nao sei se eh saudavel. Posso consumir? Veja como parece deliciosa.
    http://www.papomagro.com/2013/01/pizza-deliciosa-low-carb.html

    ResponderExcluir
  13. Parece que o esterco ajuda muito, e o gado e' retirado para outras areas, entao o capim nasce e o solo se recupera.

    ResponderExcluir
  14. Olá Júlio.

    PIS realmente não tem carbs mesmo. Se a busca é APENAS o emagrecimento, ok. Mas o problema é que é soja. Só isto já basta para ser anti-páleo. É altamente processado, tem anti-nutrientes e tem efeitos hormonais imprevisíveis sobre o corpo. Leia:

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/Proteina%20de%20soja.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/leitedesoja.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/sojaosegredosinistro.htm

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos/soja/darksoja.html

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr. Souto,

    Comprei óleo de peixe, cada softgel contém 1000mg, com 120mg de DHA e 180mg de EPA.

    Qual seria a recomendação diária? Na sugestão do fabricante seria apenas um. Está correto?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Patricia.

    ResponderExcluir
  17. Sugiro 2 cápsulas, nos dias em que vc não comer peixe.


    2013/6/10 Disqus

    ResponderExcluir
  18. Marcio P. de Souza10 de junho de 2013 22:03

    Olá caríssimos. Estou há 8 meses seguindo uma dieta sem carboidratos e eliminei 35 quilos. Nos últimos 3 meses tenho pesquisado a respeito da Paleo Diet e tenho a adotado como estilo de vida. Mas gostaria de sanar uma dúvida e agradeço se alguém puder me ajudar: nos últimos dois meses tenho percebido no período da noite momentos de fraqueza (não vinha sentindo até então). Será que pode ser o fato de ter pouca gordura a ser queimada para fornecer energia ao cérebro? Notei também, averiguando minhas anotações, que minha dieta não possui muitas gorduras, então passei a tomar omega 3 para complementar esta falta. Resumindo a minha dúvida: na dieta paleo o baixo consumo de gordura pode ser a causa dessa fraqueza?? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Vá de dieta Primal (versão do Mark Sisson para páleo), que favorece o consumo de bastante gordura. Se eu tivesse que adivinhar, acho que isso pode ser o que está faltando. De resto, parabéns!!!


    Em 10 de junho de 2013 22:03, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  20. Só mais uma observação Dr. Souto: Faço musculação entre 3 e 5 vezes por semana e eventualmente um hiit na esteira. Meu HDL não deveria estar mais alto?

    ResponderExcluir
  21. Na verdade Dr. não houve muita variação nos números de Janeiro pra cá, veja em anexo. Comecei academia final de fevereiro e lowcarb no final de Março. Mas de fato a vida muda completamente. Mais energia, disposição. Tenho dormido muito menos e acordo mais disposto, sem falar na forma física completamente diferente. De fato não me preocupo muito com números, mas estão servindo pra mostrar as pessoas do meu convívio que menos carbs e mais gordura não vão me matar do coração.

    Mais uma vez obrigado por tantas informações valiosas Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  22. Captou o espírito, Luciano!!


    Em 11 de junho de 2013 17:15, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  23. Perca o medo das gorduras na dieta, elas são boas pra você.

    ResponderExcluir
  24. O vídeo é excelente, mas não devemos confundir, recuperar uma região degradada com desmatar para criar gado. Esse Allan Savory é demais, mil aplausos para ele, eu como biólogo tive uma aula excepcional!

    ResponderExcluir
  25. Suas palavras são muito sábias, Patrícia Ayres! "pessoas tão cegas e ignorantes sobre a natureza da vida, sobre como funciona o ciclo da vida... é preciso ter maturidade pra entender que cada coisa, seja vegetal ou animal, tem suas funções no ciclo da vida. E que morrer faz parte desse ciclo." Sintetizou TUDO aqui. :) Mas, de fato, muitos vão continuar sem enxergar. :/ Paciência... Esse blog é uma das maiores fontes de conhecimento real que vi na vida. Agradeço ao Dr. Souto e todos que aqui colaboram!

    ResponderExcluir
  26. Concordo Patrícia! Alguns até parecerem esquecer que eles mesmo são seres humanos...Nada contra defender outras espécies, mas escolher prejudicar a sua própria espécie (e mais, sua descendência) porque não aceita comer aquilo que é da sua natureza comer não tem sentido nenhum.
    Seria como um leão recusar-se a dar carne a seu filhote, para proteger zebras. Anti-natural e sem sentido.

    ResponderExcluir