sexta-feira, 12 de julho de 2013

Chocolates fake

Obrigado ao Aglair Lopes por indicar esta reportagem:

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/10/1-em-3-chocolates-nao-e-chocolate-real-por-falta-de-cacau-diz-produtor.htm

Cada vez mais eu aprecio a comida de verdade. Sabe por quê? Porque ela não tem rótulos.


1 em cada 3 chocolates vendidos não é chocolate real, diz associação

Armando Pereira Filho
Do UOL, em Ilhéus (BA)

  • Armando Pereira Filho/UOL
    Cacau de fazenda de Ilhéus (BA); para ser considerado chocolate, produto precisa ter ao menos 25% do fruto
    Cacau de fazenda de Ilhéus (BA); para ser considerado chocolate, produto precisa ter ao menos 25% do fruto
Um em cada três chocolates comuns vendidos no Brasil, produzidos pelas grandes indústrias, não pode ter esse nome de chocolate porque não é feito com o percentual mínimo de cacau exigido pela legislação.
Segundo as regras, para ser considerado chocolate, é preciso que o produto tenha pelo menos 25% de cacau, mas muitos não chegariam nem a 5%.
A denúncia é de Marco Lessa, 43, produtor de cacau, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (BA) e organizador de feira de chocolate, que reúne agricultores e pequenas indústrias.
"O que o brasileiro encontra nas prateleiras de supermercados, vendido como chocolate, é apenas doce, não chocolate", afirma. "Estimo que um terço dos chocolates estejam nessa situação. Esses não devem ter nem 5% de cacau."
Lessa também diz que muitos chocolates amargos, com suposto alto teor de cacau (de 50% a 70%), produzidos pelas grandes indústrias e vendidos no mercado nacional por preço maior não têm esse percentual declarado.
"Dizem que têm 70%, mas não têm. Não existe fiscalização para confirmar esse percentual", declara. Ele não apresentou nenhuma pesquisa ou teste que comprovem essa avaliação, mas diz que o problema se manifesta no próprio sabor dos produtos.
"Basta comer algumas vezes um bom chocolate para saber que muitos dos vendidos por aí não têm o teor de cacau prometido." Além do  sabor considerado melhor e menos doce pelos especialistas, os chocolates com maior teor de cacau também são tidos como benéficos à saúde. Por terem porcentagem reduzida de gordura, açúcar e leite, fazem bem bem para o coração.
A Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) emitiu uma nota, dizendo que os produtos feitos com menos de 25% de cacau são considerados doces com "sabor de chocolate".
"A Abicab reforça que, de acordo com portaria da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], somente é chocolate o produto que possua pelo menos 25% de cacau. Abaixo disso, o produto é considerado com sabor de chocolate", registra o documento.
A entidade, que representa as grandes indústrias, como Nestlé e Garoto, não comentou a suposta irregularidade no percentual de chocolates amargos informado nos produtos nacionais.

Falta informação nos rótulos, conclui pesquisa do Idec

Pesquisa divulgada em março deste ano pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) conclui que falta informação nos rótulos dos chocolates brasileiros.
Entre 11 marcas de chocolate ao leite pesquisadas, apenas uma informou o percentual de cacau na embalagem. As outras dez não fizeram nenhuma menção à quantidade.
De acordo com o Idec, ainda não existe nenhuma lei que obrigue as empresas a colocarem esse dado na embalagem, mas, para o instituto, seria "razoável que essa iniciativa partisse dos próprios fabricantes".
"Seria muito importante que o teor de cacau viesse impresso no rótulo. Fica a sensação de que essa informação é uma estratégia de marketing, usada apenas quando isso é conveniente aos fabricantes", afirma Ana Paula Bortoletto Martins, nutricionista do Idec, em documento divulgado na época da pesquisa.
O teor de cacau também não é estampado nas embalagens de muitos chocolates meio amargo e amargo. Segundo o Idec, dos oito chocolates meio amargo pesquisados, apenas três têm a informação indicada no rótulo.

Definição oficial de chocolate não limita gordura estranha ao cacau

A definição oficial de chocolate da Anvisa é a seguinte: "Chocolate: é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau (Theobroma cacao L.), massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25 % (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados".
Uma regra anterior, de 1978, exigia um percentual maior de cacau (32%), mas isso foi mudado em 2005 para os 25% atuais.
Para o Idec, a regra atual tem uma outra falha, que é não limitar a adição de "gorduras equivalentes" (gorduras com propriedades físicas e químicas muito parecidas com as da manteiga de cacau, mas que não são de cacau). (SOUTO: seguramente soja, etc)
A norma anterior proibia qualquer adição de "gordura e óleos estranhos" ao chocolate.
(O jornalista Armando Pereira Filho viajou a convite da MVU Eventos, organizadora do 5º Festival Internacional de Chocolate e Cacau de Ilhéus)

104 comentários:

  1. Seria interessante a gente conseguir fazer uma pesquisa para saber quais chocolates daqui (e do exterior) prestam de verdade ...

    ResponderExcluir
  2. Lindt presta.
    Em 12/07/2013 19:02, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  3. Ofereci pra um colega hoje a tarde um pedaço de lindt 85%, que quase chega a ser salgado. Quiz saber onde encontrar...
    Há anos, antes mesmo de aderir a low-carb, não conseguia comer os chocolates comerciais que temos aqui no BR.. Agora explicado..

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe dizer se esses da Cacau Show (70% e 85%) prestam?


    Eu já comi os dois e pareceram "bons". Mas entre ingredientes deles têm gluten e lecitina de soja (essa lecitina de soja tem muitas coisas, parece praga, rs)


    Eu não conheço outras marcas nacionais que sejam 70% ou mais (tirando a Kopenhagen) ...

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de nenhum desses... o nacional que é MENOS pior, na minha opinião, é Nestlê 70%.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar em um chocolate chamado AMMA, fabricado na Bahia. Um amigo meu provou e disse que é muito bom. Procurei os ingredientes e, segundo o site da Casa Santa Luzia, são: cacau, açúcar biodinâmico e manteiga de cacau orgânico. http://www.ammachocolate.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também detesto Kopenhagen Paty. Tem gosto de essência barata, ECA!

    ResponderExcluir
  8. Teresa Cavalcanti13 de julho de 2013 10:23

    Não gosta do sabor?


    Eu acho o 85% da cacau show tão gostoso! Só que fiquei bem preocupada agora se tem realmente 85% de cacau.


    Infelizmente comprar lindt não é realidade, custa o dobro do preço de uma barra da cacau show =//

    ResponderExcluir
  9. Teresa, Cacau show custa 9,00. No Sonda comprei Lindt em oferta a 11,00.

    ResponderExcluir
  10. Pura fama Ada, não gosto de nada da Kopenhagen. Pagamos a 'etiqueta' do chocolate...

    ResponderExcluir
  11. Metade do preço de uma garrafa de vinho.
    Em 13/07/2013 10:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  12. Teresa Cavalcanti13 de julho de 2013 12:46

    Eu não tomo vinho nem nenhum álcool (:

    ResponderExcluir
  13. Teresa Cavalcanti13 de julho de 2013 12:57

    Aqui em Brasília aparentemente é vendido! Vou no Iguatemi dar uma experimentada =D

    ResponderExcluir
  14. Teresa Cavalcanti13 de julho de 2013 12:58

    O Lindt 85% mais barato que achei aqui em Brasília foi a R$ 12.50, na Scotch House.


    E nesse site que você faltou não tem Lindt 85% =/

    ResponderExcluir
  15. É só pra colocar em perspectiva. As pessoas gastam facilmente 15 reais em cerveja e petiscos, mas para comprar algo realmente saudável, 15 reais é caro. É como a metáfora da gasolina: o sujeito tem um Porsche ou uma Ferrari e decide que só vai colocar gasolina premium. Mas, se for um fusca, pode colocar o combustível mais barato que houver afinal, mesmo que seja um combustível batizado, não é nenhuma Ferrari. Até aí, tudo bem. A questão é: seu corpo é, para você, uma Ferrari ou um Fusca? Veja, mesmo o dono de uma Ferrari, se tivesse de escolher entre seu corpo ou seu carro, escolheria seu corpo, pois nosso próprio corpo e nossa própria saúde são nossos bens mais preciosos. Assim, se Lindt é caro (e, no Brasil, é mesmo, embora nos EUA seja o equivalente do nosso Nestlê), fique sem chocolate por uns dias e coma só de vez em quando mas, quando comer, coma o melhor.

    O Cacau Show é estranhamente doce.
    Em 13/07/2013 12:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Teresa Cavalcanti13 de julho de 2013 16:36

    Sim, eu concordo! (: Quem sade daqui há um mês ou dois eu consiga comer um chocolate vez ou outra.


    Mas estou sem tempo para cozinhar devido à monografia e ainda preciso de um teco de doce diariamente. Mas vamo que vamo, chego lá!

    ResponderExcluir
  17. Tente whey com nata
    Em 13/07/2013 16:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  18. O Sonda é um supermercado de SP! Não sei se vende pelo site

    ResponderExcluir
  19. Dr., foi o 85% da Cacau Show que vc experimentou?
    Eu achei ele bem interessante. Muito amargo, como eu esperava.

    Concordo que Cacau Show, em geral, é um chocolate medíocre.

    ResponderExcluir
  20. É. Mas eu comparei com o 85% da Lindt.
    Em 13/07/2013 16:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  21. E quanto ao azeite extra virgem, doutor? Estava pesquisando na internet e achei essa matéria: http://www.dcomercio.com.br/index.php/opiniao/sub-menu-opiniao/77492-azeite-falsificado-rende-como-cocaina


    Fiquei com muito medo, pois na matéria diz que algumas marcas misturam ao azeites óleos de soja e canola. E eu rego minha salada sem dó! Já tinha ouvido falar que ao colocar o azeite na geladeira dava pra saber se é falso, pois a gordura solidifica o frio. Então pus o meu azeite borges de um dia pro outro, mas ao tirar ele continuava beeem líquido. Fiquei super preocupada! O que o senhor acha disso?

    ResponderExcluir
  22. Eu ACHO que o Borges é bom.
    Em 13/07/2013 17:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  23. Parece que o Borges é bom, veja os testes:

    http://www.bahianegocios.com.br/sem-categoria/pro-teste-descobre-venda-de-azeites-falsificados-no-brasil-andaluzia-e-cocinero/

    Eu usava o Galo, também comprei o Andorinha e o Serrata...

    Nas próximas compras vou de Borges.

    ResponderExcluir
  24. Teresa Cavalcanti14 de julho de 2013 10:37

    O problema não é em casa, dr. Souto! Eu geralmente passo o dia na biblioteca. Como a nata e o creme de leite fresco estão na geladeira, não sei se a mistura aguentaria horas até ser consumida.

    Andei pensando em fazer coisas algo assim:

    http://mastermusculos.blogspot.com.br/2013/02/barras-de-proteina-low-carb-baunilha-e.html

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante!

    Eu atualmente não sinto fome entre as refeições, mas lembro que no início sentia.

    Quer uma receita realmente fácil? Coco ralado e leite de coco, misturar até ficar uma pasta moldável, misturar adoçante a gosto, assar no forno comum. Fica uma cocada low carb. Como não tenho grandes talentos culinários, minhas receitas são sempre muito básicas - mas resolve! Pode incrementar com ovos para aumentar a saciedade e deixar com gosto de quindim...
    Em 14/07/2013 11:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Teresa Cavalcanti14 de julho de 2013 14:09

    Eu também não sinto fome! Eu atualmente como no café da manhã (ovos ou panqueca com legumes e peito de peru) e janto (peixe, legumes, cogumelos). No almoço eu geralmente tomo chá, como algumas castanhas e morangos . À noite (21h), mesma coisa (mas só nos dias de cursinho, caso contrário, não tenho fome).

    O problema é na tpm. A fome é zero e minhas refeições são trocadas. Café da manhã vira abacate com cacau, a janta vira creme de leite fresco, whey e cacau (e isso porque eu me forço a comer).


    Entende? Mas eu acho que é porque ainda estou no "início" da vida paleo/low carb. Desde cedo, as tpms eram reguladas com doce. Imagino que nos próximos meses a vontade se reduza, até porque, hoje já está sendo mais tranquilo, afinal antes eu comia um pote de sorvete hagen dazs fácil na tpm.

    ResponderExcluir
  27. É isso aí, Teresa, acho q é por aí mesmo!
    Em 14/07/2013 16:01, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  28. Teresa Cavalcanti14 de julho de 2013 17:18

    Gente, receitinha que fiz hoje no café da manhã para saciar a vontade terrível de doce que veio com a tpm. Usei tâmara no lugar de adoçante, não é lá muito low carb, mas adoçante não reduz minha vontade de doce =/

    Meio abacate (+/- 250g)
    2 colheres de coco ralado
    1 tâmara (em média, 5g de carboidrato)

    Misturei o abacate com o coco, com um garfo mesmo, até ficar bem homogêneo. Cortei a tâmara em pedaços minúsculos, entre 20 a 25 pedacinhos e juntei à mistura. Eu comi 12h e fiquei tão saciada que almoçei só agora e apenas uma saladinha de shimeji, queijo brie (só 10g), alface e couve. #amoraoabacate

    ResponderExcluir
  29. E pensar que tem uma loja inteirinha LIndt aqui perto da minha casa...

    ResponderExcluir
  30. Ufa, estou mais tranquila. Vamos de Borges, então!!

    ResponderExcluir
  31. Não sinto vontade nenhuma de comer chocolate. Agora eu salivo com vontade de comer cuscuz de milho ou tapioca quentinha com manteiga derretendo. Oh Deus!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá dr Souto.. comecei a low carb há 15 dias e perdi aprox 2, 500 kg. Achei pouco dentro da média do que tenho lido.. mas enfim me sinto bem, feliz e de fato saciada. Mas chegou a tpm e sou ansiosa e nesse período fico mais ainda, então fico com medo de comer demais ou comer errado e isso me prejudicar. . Ontem (domingo) tomei mto chimarrão e belisquei uma porção de amendoins, ate ai acho q tudo bem, mas hj comecei meu dia mto bem com meu omelete com queijo e bacon. . Ao meio dia bife e saladas, mas minha tarde foi puxada e n consegui me alimentar direito, foram somente alguns poucos amendoins, só que passaram umas três horas e me senti extremamente ansiosa.. na janta em casa comi queijo colonial com salame e salada de pepino com chuchu.. e ainda embarquei numa sobremesa de iogurte natural com gelatina diet.. senti um peso horrivel na consciência, a fome nao era tanta assim isso e fato, mais a ansiedade e é como se eu tive que estar mastigando toda hora.. sinto como se eu estive colocado td por água abaixo, espero n ter feito isso.. a força d vontade esta grande. O que eu posso fazer nesses momentos de ansiedade dr Souto?? Agradeço desde já. .

    ResponderExcluir
  33. Olá Paula.

    Primeiro, parabéns pelo emagrecimento e esqueça isso de 'média'... cada um tem seu ritmo!

    Se tem lido como diz, percebeu que não é a única a ter esses ataques de ansiedade, né? :)!! Fora que, 15 dias é NADA para educar o cérebro, fique calma que esse controle virá. Melhor ser descontrolada com LCHF/páleo que o prejuiso no mínimo é bem menor. Pode não emagrecer, mas tbm não vai engordar.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html
    'Penso que todos que tem problemas com peso tem algum distúrbio compulsivo. Quando começamos a páleo /LCHF tbm tratamos os alimentos páleo/LCHF da mesma forma que tratávamos os outros alimentos: de forma doentia, compulsiva, compensatória, etc. Afinal, estamos viciados! O que penso que acontece é que, mesmo comendo compulsivamente LCHF (além de, pelo menos não engordar), o cérebro não vai mais receber o elemento viciante (gordura+açucar, carbs). Ou seja, a compulsão está sendo alimentada apenas mentalmente e emocionalmente (psicologicamente?), mas não mais quimicamente. Com o tempo, o cérebro vai 'desintoxicando'. Quando a dependência química vai diminuindo somos capazes de passar a identificar a fome e o 'comidostato' é acionado.' http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/se-voce-ainda-duvida-que-carboidratos.html#uds-search-results

    ResponderExcluir
  34. Poder até que pode né? o caso é o que vc vai fazer com essa vontade... se é magra e não tevprejudica, vá em frente, mas se quer emagrecer, substitua o cuscuz por ovos e queijo. E passe a manteiga na hora que for comer! kkk

    ResponderExcluir
  35. Obrigada Patricia pela ajuda.. hoje ja me sinto melhor.. tenho usado trident qdo muita ansiedade de mastigar algo.. (ouvi comentarios q pelo fato d ser sem acucar nao teria problema) mas enfim tenho minhas dúvidas se isso interfere no processo de emagrecimento da LCFH??? Mais uma vez muito obrigada pela atenção. .

    ResponderExcluir
  36. Paula olha o que o Dr. Souto falou sobre : "O problema do chiclete não são as 2 g de carbs. São os falsos sinais que fornece ao corpo: seu corpo "pensa" q vc está comendo um alimento rico em carboidratos. O alimento nunca chega ao estômago, mas o gosto doce faz vc salivar, e o cérebro faz seu estômago secretar um monte de suco gástrico (um paciente que vai fazer cirurgia não pode mascar chiclete, pois o estômago fica tão cheio de suco gástrico que é como se não estivesse em jejum). Resultado? Aumento da fome (e, em geral, da fome por carbs!!). Assim, não é proibido, mas eu não recomendo." http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html#comment-927107016

    ResponderExcluir
  37. Obrigada Patricia pelas ricas informações. . Com certeza vou mudar isso, vou evitar sim é só mais um vicio e vou me dedicar. Voltarei com notícias.. =)

    ResponderExcluir
  38. Gente qual a quantidade de chocolate acima de 75% de cacau que pode ser consumida? e existe um horário melhor?

    ResponderExcluir
  39. Bruna, não sei! Acho que isso só experimentando. Sei que como chocolates acima de 85% e não saio da cetose. Cacau em pó 100%¨como sempre com nata e não me tira da cetose.

    ResponderExcluir
  40. Eu como uma barra inteira de 100g de 85% e só ganho saúde.


    Em 23 de julho de 2013 22:02, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  41. Tatiana de Oliveira Vendramin25 de julho de 2013 16:43

    Patricia, como você sabe que não sai da cetose.
    Eu comprei as tiras reagentes e mesmo consumindo pouquissímo carboidrato, não mais do que 20g diárias, elas não escurecem. Estou preoucupada, será que tem alguma coisa errada comigo. Será que não conseguirei emagrecer nem com a dieta low carb. Fico tão triste. Um exemplo da minha alimentação: não tomo café da manhã, no almoço como carne vermelha ou branca, entre 200 a 300g, e uma omelete com dois ovos, 60g de mussarela, pimenta, orégano, manjericão e salsa, e a noite basicamente repito o almoço com outra omelete e outra porção de carne, uma vez ou outra incluo uma salada ( que pode ser um pouco de pepino ou repolho), no meio da tarde e a noite tomo sempre um chá de camomila ou erva doce. E nem com essa alimentação as tiras reagentes escurecem.

    ResponderExcluir
  42. Eu meço todos os dias pelo sangue. Pode ser que você esteja em cetose. O que deve ter acontecido contigo pode ser o seguinte: depois de um certo tempo fazendo LCHF nosso corpo está cetoadapitado e não eliminamos mais as cetonas, elas são absorvidas nos túbulos renais enão vão aparecer nas tiras reagentes de urina. Faz quanto tempo que vc está em LCHF? Tem gente que demora muito mesmo. Cada organismo responde de um jeito.

    ResponderExcluir
  43. Tatiana de Oliveira Vendramin26 de julho de 2013 14:40

    Então, não sei se esse é meu caso, pois não estou há tanto tempo em LCHF, só há um mês e vinte dias. Nem todos os dias fico no consumo abaixo de 20g de carboidratos, fiquei nessa média de consumo por uns quatro ou cinco dias umas duas vezes nesse tempo todo, nos outros dias o consumo de carboidratos tem sido um pouco mais, pois acrescento legumes e verduras e um pouco mais de queijo, mas nos dias em que usei as fitas reagentes o consumo era abaixo de 20g. Houve uma única vez em que a tira reagente se mostrou roxa, foi quando fiz o jejum intermitente por dois dias consecutivos (só jantei, pulei o café da manhã e o almoço), então no segundo dia, a noite, usei as tiras e ela ficou roxa nesse segundo dia e nop dia seguinte, mas no próximo, ainda com 20g de carboidrato, já votou ao bege normal. Não sei como medir pelo sangue, poderia me ensinar e me indicar onde conseguir o equipamento necessário?
    Só para desabafar: tenho tanto medo de comer gordura (manteiga e azeite), inclusive, ´para acrescentear, nesses dias em que fiquei abaixo de 20g e nos outros também, não fazia minhas comidas com manteiga e nem usava azeite ou qualquer outro tipo de óleo, e como não gosto da gordura das carnes também não as como, será que meu consumo de gordura é muito baixo?Só ontem, depois de ter lido alguma coisa aqui no comentário do site é que introduzi a manteiga e o azeite na minha alimentação, passei a refogar os legumes na manteiga e a usar o azeite na salada, pois vi que a gordura é importante no processo de queima de gosrdura, estou certa? será que isso, de comer as coisas em gordura me atrapalhou?
    Não esqueça de me ensinar como medir a cetose no sangue. Desculpe pelo comentário enorme. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Pelo que disse, tbm não creio que está em cetose. Se as únicas vezes que a fita ficou roxa foram quando fez jejum, provavelmente não está mesmo. Mas não dá pra afirmar com certeza... só no sangue mesmo.
    Mas... pra que vc quer ficar em cetose?


    Tatiana, pelo que vejo, vc não faz LCHF e sim somente LC. E isto não é bom! ficar sem gorduras boas prejudica tantas coisas... pra nós mulheres por exemplo, interfere no ciclo menstrual, na libido, nos hormônios. Quem não come gordura tem sérios problemas hormonais. Até a absorção de vitaminas é prejudicada. E quem faz dieta cetogênica precisa contar mais ainda com a gordura para manter a saciedade.
    Acho mais fácil a falta da gordura atrapalhar. Use banha, manteiga, para preparar seus alimentos sem medo! Acrescente azeite depois de pronto. Coma abacate e coco que tbm são cheios de boas gorduras e, se possível, use óleo de coco no café, chá, doces, etc.

    O aparelho que uso é este: http://www.drogarianovaesperanca.com.br/equipamentos/glicosimetros/comprar-optium-xceed-kit-para-controle-diabetes-12651/

    As tiras para medir cetonas no sangue são estas: http://www.drogadiet.com.br/produto/optium-cetona-strips.html



    Neles mesmo tem as instruções e forma de uso. Mas se quiser ver como é, digite no google 'como usar o optium xceed'. Tem vídeos mostrando, não tem nenhum segredo!

    ResponderExcluir
  45. Teresa Cavalcanti30 de julho de 2013 15:12

    É incrível como o nosso gosto apura.


    Consegui achar Lindt por R$12,00 no supermercado bigbox aqui do lado de casa. Resolvi dar o braço a torcer e comprar, mesmo sendo R$3,00 a mais que o da Cacau Show. Acaba que como o sabor do lindt é bem mais forte, se come menos =P


    O 85% é forte DEMAIS, quase assustei quando comi. Realmente, o 85% da cacau show é dociiiiinho docinho se comparado! Para contornar o sabor forte, eu misturo 2 quadradinhos do Lindt 85% com creme de leite fresco e morangos, nossa, sucesso, bom demais, nem sinto mais vontade de doce depois (:

    ResponderExcluir
  46. O gosto da gente muda, e muda muito - mas leva muitos meses - é muito legal. Ontem comi cenouras cruas ("baby carrots") e achei doces :-)

    2013/7/30, Disqus :

    ResponderExcluir
  47. Teresa Cavalcanti30 de julho de 2013 16:23

    Eu sempre achei cenoura doce hehe e falando nela, esses dias comi bolo de cenoura e tudo que senti foi gosto de farinha =P


    Noutro dia provei um pudim e só consegui sentir gosto de açúcar (uma pena, porque a textura do pudim é boa demais). Eu me sinto quase uma alien provando os alimentos!

    ResponderExcluir
  48. Teresa Cavalcanti1 de agosto de 2013 17:48

    Comprei o chocolate AMMA 85% hoje! Achei o sabor bem parecido com o do Lindt 85%, ambos bem fortes. Numa próxima, comprarei o 70% para experimentar. Mas o preço é MUITO salgado, doeu muito no meu bolso! R$18,00 por 80g. Vou continuar alternando Lindt e Cacau show por enquanto (;

    ResponderExcluir
  49. Teresa Cavalcanti3 de agosto de 2013 14:12

    Pessoal de Brasília, para quem está em busca de chocolate 70% e 85%, feito apenas com cacau, manteiga de cacau e açúcar, segue algumas marcas e onde comprei:

    LINDT (100g)
    - super adega, ao lado da ceasa, (9,90) (super barato, fiz estoque hoje)
    - big box 409 norte (12,90)



    AMMA (80g)
    - 102 norte, bloco b, num café virado para a residencial (18,90)
    - Grenat Café, no Iguatemi e na 202 sul

    ResponderExcluir
  50. Aline Doce Gonçalves12 de agosto de 2013 21:55

    Carésimo o Lindt 70% aqui em Curitiba. Mas eu amei, acabei comendo a barra inteira (100g), inclusive. Ainda senti doçura, por isso da próxima vez vou experimentar o 85%. Mas me preocupei com a lecitina de soja, o açúcar e a quantidade de carbs (33,2g em cada 100g). Gostaria de saber de qual maneira esses componentes podem interferir na dieta e na cetose. Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. A lecitina é mínima. Tem q subtrair as fibras dos carbs. 85% pode comer a barra toda todos os dias.
    Em 12/08/2013 21:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  52. Aline Doce Gonçalves12 de agosto de 2013 22:41

    EEEEEEEEEEEEEEEEEE! ai que felicidade! onde encontro informações sobre essa conta das fibras? ainda não tinha visto... Ah, e o açúcar?

    ResponderExcluir
  53. Eu li algo muito interessante no blog do Mark Sisson. A vontade de doces muitas vezes pode ser o corpo precisando de "carnes gordas".

    Eu já notei que quando janto duas postas de salmão ao invés de uma posta acompanhada por legumes, por exemplo, eu costumo não querer um doce depois :o pode ser psicológico, é claro. Hoje eu estava super afim de algo doce e crocante como um biscoito waffer ou um kitkat, mas quando comi duas colheres de creme de leite fresco com alguns morangos e coco ralado, a vontade sumiu! Impressionante :D imagino que meu corpo precisasse de gordura e o creme de leite fresco supriu essa necessidade!

    O post original:

    (...)
    2. You’re missing something from your diet and your modern self is misinterpreting the ancient cravings.

    What about sweet cravings? Paul Jaminet thinks that sugar cravings might actually be fatty meat cravings. It sounds crazy on the face of it, but he makes some salient points. First, certain amino acids are actually slightly sweet. These sweeter amino acids are also hydrophobic, which means they are found inside cells with fats, and they repel water (fat doesn’t mix with water). Hydrophilic amino acids, which are water-soluble, do not associate with fat, and trigger the umami tastebuds, are not sweet. A leading theory of sweetness even suggests that in order for a compound to be sweet (to interact with sweetness receptors), it must be hydrophobic. Paul suggests that in a Paleolithic environment with ample prey, bland (rather than sweet) tubers and less abundant/seasonal fruits, cravings for sweets drove us to eat calorie-dense, nutrient-rich fatty meat.

    It’s possible, yet again, that our animal bodies are confused by the modern (and totally understandable) conflation of sweet with sugar and misinterpret what is actually a need for fat. Perhaps those sweet cravings turn into sugar binges because sugar isn’t actually what your body wants.

    Read more: http://www.marksdailyapple.com/8-reasons-why-you-act-against-your-own-better-judgment/#ixzz2cATpv5H6

    ResponderExcluir
  54. Concordo 100%
    Em 16/08/2013 18:02, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  55. Não tem lecitina no Lindt, tem? Pelo menos não no de 85%!

    ResponderExcluir
  56. Achei esse AMMA também e comprei para experimentar. Achei super-caro (R$ 22,50 a barra de 80g, 75% de cacau). Dá pra pra comprar quase 2 Lindts (que já são caros, rs), pois o ultimo que comprei custou R$ 12,00.

    Comparado com o Lindt 70%, achei os sabores parecidos, mas acho que o Lindt é melhor. Esse AMMA não vale o preço (apesar de se apresentar como "orgânico").

    ResponderExcluir
  57. Pois é! Eu agora compro Lindt a 9,90, então para mim sai quase a preço de cacau show (8,90). E acho o Lindt um teco mais gostoso, sinto um gosto de sal no AMMA, não sei. E a textura do Lindt é melhor, meio que derrete, o AMMA é seco. Confesso que fico seduzida por tudo orgânico, mas quem sabe a Lindt chega lá.

    ResponderExcluir
  58. Dr. Souto, li nos ingredientes do chocolate 70% da cacau show que tem açúcar. Devo procurar uma versão sem açúcar (e existe?), ou a quantidade é mínima e posso consumir? Meu objetivo é perda de peso, mas tenho forte vontade de comer doce quando na tpm, então pensei que pode ser um paliativo em caso de emergência. Qual o melhor tipo de chocolate e quanto posso consumir num dia como esses? Tem algum chocolate branco que se salve?

    Abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  59. Tem açúcar, mas é pouco. Chocalate branco não é chocolate, é leite com muito açúcar e manteiga de cacau.
    Pode comer meia barra de 100g de 70% ao dia, ou 1 barra inteira de 85% - a quantidade de açúcar é pouca, e a gordura retarda a absorção.

    2013/8/22, Disqus :

    ResponderExcluir
  60. Muito obrigada pelas informações, Dr! Você não sabe o alento que é ao coração saber que, num momento de muita vontade, posso comer um pouco desses chocolates.. Claro que sei que não devo exagerar (por conta da perda de peso com low carb). Além de que, o que o paladar não sente com frequência, costuma ser mais saboroso!

    Um abraço!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  61. Aos puristas, pasta de cacau 100% cru, é uma massa que esfarela quando comprimida, direto da fazenda cacaueira baiana!!!
    Tem um sabor marcante e fortíssimo. Pouca quantidade do pó aquecido em banho maria, derrete e vira uma pasta, a cerca de 50ºC.
    Misturado com creme de leite fresco, ou NATA(aos gaúchos) fica muito bom.
    http://www.dietacrua.com.br/alimentos/chocolates/pasta-liquor-cacau-cru-organico-gourmet-planeta-cacau-280g.html

    ResponderExcluir
  62. Outras opções nacionais que achei:
    http://www.nugali.com.br/

    http://www.chocolatelugano.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Dr. Souto, é verdade que a vontade por doces na tpm pode ser baixo nível de magnésio?


    Andei lendo em um fórum paleo que algumas mulheres que passaram a ingerir magnésio diariamente se sentem melhores durante o período. O que acha?

    ResponderExcluir
  64. Não sei. Mas ingerir umas 400 a 500mg de óxido de Mg não é má ideia para todo mundo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/09/2013 15:13, "Disqus" escreveu:

    **
    [image: Disqus] Settings
    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica ------------------------------ *Teresa Cavalcanti*
    Dr. Souto, é verdade que a vontade por doces na tpm pode ser baixo nível de magnésio?

    Andei lendo em um fórum paleo que algumas mulheres que passaram a ingerir magnésio diariamente se sentem melhores durante o período. O que acha?
    2:13 p.m., Sunday Sept. 15
    * Reply to Teresa Cavalcanti *
    Moderate this comment by email

    Email address: *teresadiangelis@gmail.com* | IP address: 189.51.0.67

    Reply to this email with “Delete”, “Approve”, or “Spam”, or moderate from the *Disqus moderation panel*.


    Teresa Cavalcanti’s comment is in reply to *J. C. Souto*:
    Concordo 100%
    Em 16/08/2013 18:02, "Disqus" escreveu:

    Read more ------------------------------

    You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about activity on threads authored by jcsouto.

    You can unsubscribe from emails about activity on threads authored by jcsouto by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings.

    [image: Disqus]

    ResponderExcluir
  65. Uma vez procurei comprar um chocolate amargo (70%+ cacau) mas me deparei com a presença de glúten no mesmo. Devo supor que é uma quantia relevante ou não? Qual o melhor exame para saber se sou intolerante ao glúten?

    ResponderExcluir
  66. Tem exame para doença celíaca, não para intolerância. Eu tenho dermatite herpetiforme e sei exatamente quando comi glúten ou não. E com chocolate 70% não me dá nada. Em geral é porque nas mesmas máquinas eles processam coisas com glúten, então acabam colocando isso na embalagem. Olha os ingredientes no rótulo, que por ali da pra saber. Quem tem doença celíaca é diferente. Mínimas quantidades podem ser desastrosas.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/09/2013 13:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  67. Regiane Afonso Ramos17 de setembro de 2013 17:21

    Dr. fui comprar um chocolate 70% cacau e reparei que todos tem açucar...até achei um que não tem lactose e nem gluten, porem tem açucar. Podemos comer qualquer chocolate 70 ou 85% de cacau?

    ResponderExcluir
  68. Sim, eles têm açúcar. Mas é pouco. Especialmente 85%, é BEM pouco.


    Em 17 de setembro de 2013 17:21, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  69. Não acho Lindt aqui na minha cidade (só os ao leite), e comprei um tal Casino, marca francesa, 85%. Não gostei muito, mas quebrou o galho. Kopenhagen só vende barrinhas de 25 gramas por quase 5 reais, um abuso! Cacau show eu boicoto por causa do atendimento ruim (kopenhagen também, mas tive sorte de pegar uma atendente simpática). Queria experimentar esse AMMA, mas aqui também não tem e eles não vendem online. Eu acho uma pena precisarmos comprar chocolates importados, quando temos um estado produtor de cacau.

    ResponderExcluir
  70. Eu adoro tâmara, estou sofrendo na páleo sem poder comer a quantidade que eu gostaria. Já experimentou colocar um pouco de cacau nessa receita? Fica muito bom. Não sou muito fã de abacate na versão doce, então acho que o cacau dá uma quebrada (eu coloco duas tâmaras, sem medo de ser feliz ; dá pra colocar algumas amêndoas ou nozes no lugar do coco também).


    Como anda sua vontade por doces na TPM agora que você já tem mais tempo na páleo? A minha diminuiu, mas eu ainda sinto vontade (mas tem pouco tempo que estou fazendo). Eu não sinto falta do trigo, mas sinto falta do sabor doce (e eu costumava comer brownie nessa época ou bolo de chocolates simples mesmo).

    ResponderExcluir
  71. Oi Jussara! Eu coloco cacau às vezes, mas acho mais fácil pegar um quadradinho de chocolate e colocar picado (: Se você não curte muito, procura avocado para comprar. Eh uma versão menorzinha do abacate, o sabor é mais suave, super recomendo! Eu também faço muito creme de chocolate com avocado (cacau, uma laranja e adoçante).


    Olha, eu comecei a dieta páleo em maio, mas eu roubava algumas vezes comendo um doce aqui ou ali e ainda consumia bastante sushi. E eu tinha muita vontade por doces diariamente, porque antes da dieta páleo eu comia MUITO doce. Sorvete, bolo, chocolate toda hora!!


    Posso dizer que desde julho venho seguindo a páleo rigorosamente em relação à doces, massas, salgadinhos, bebidas e etc. A única coisa que como às vezes é sushi (tem arroz), mas é bem raramente. E eu não sei como, mas a vontade por doces é muito pequena. Eu passo dias comendo morango com creme de leite fresco, isso é doce para mim. Quando quero mais doce, coloco umas 5 uvas para adoçar ou 1/3 de uma banana. Acho hoje tâmara doce demais, não consigo mais nem usar em receita (e olha que antes eu comia umas duas, três de boa!).


    Dê tempo ao tempo, aprenda a fazer receitas páleo, vá cada dia mais comendo mais comida de verdade que aos poucos você identifica que a vontade por doces é puro costume de comer diariamente. Ainda, eu postei em algum lugar no blog um post do Mark Sisson explicando que muitas vezes a vontade por doce ou carboidrato é falta de carne gorda, daí estou tentando sempre comer peixes gordos na tpm e tem funcionado =D

    ResponderExcluir
  72. Eu achei o 85% deles muito amargo, mas eu provei bem no início da minha dieta páleo. Vou provar novamente esses dias (:


    Fica caro quando se está no início da páleo, mas depois, quando se come menos que uma barra por semana, não sai tããão caro, considerando a qualidade e etc.

    ResponderExcluir
  73. Já pensou em comprar Lindt pela amazon? Eles tem ótimos pacotes de 10 ou mais unidades, sai uns 2, 3 dólares cada barra!

    ResponderExcluir
  74. Dr. Souto, então é melhor investir no Lindt e deixar o da Cacau Show de lado? Vinha consumindo um pouco desse último, mas suspeito que tenha me tirado de cetose, não tenho certeza... Melhor o Lindt? Obrigada é parabéns pelo blog!

    P.S.: Louca para que o senhor venha fazer uma palestra em Recife!

    ResponderExcluir
  75. Confio mais no Lindt.


    2013/10/7 Disqus

    ResponderExcluir
  76. luiz carlos rezende10 de outubro de 2013 11:42

    dr souto, bom dia. quando o sr me respondeu que após 90 dias conversaríamos sobre o emagrecimento, ficou uma dúvida. por que o processo demora tanto ? abraços.

    ResponderExcluir
  77. Porque levou tempo também para acumular. Vejo páleo low carb como um estilo de vida, algo para sempre - ou seja, pressa zero.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    ResponderExcluir
  78. E quanto ao CACAu em pó 100%?
    Na embalagem diz que é feito apenas com cacau, é verdade mesmo ou tem alguma pegadinha ai?

    ResponderExcluir
  79. É verdade

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/01/2014 23:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  80. Vou além.. que marca de cacau?

    Recomendo Mavalério.

    ResponderExcluir
  81. Eu uso da marca APTI no Rio Grande do Sul, pois não encontro outra marca. Em São Paulo eu encontrei um chamado "Dona Jura"

    ResponderExcluir
  82. O chocolates com 70% para cima, da Lindt ou cacau show, podem causar espinhas?

    ResponderExcluir
  83. Em geral é o açúcar que causa, portanto é mais comum com chocolates doces.
    2014-02-27 16:26 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  84. Comprei um chocolate 70% cacau em gotas (Unique, orgânico, sem glúten) e derreti com uma quantidade de manteiga de cacau (fiz quase meio a meio). Ficou mais fino, mais parecido com os ao leite, bem saboroso, embora a intenção tenha sido justamente diluir a quantidade de carboidratos em uma mais um pouco de gordura. Com certeza dará muito certo para cobrir um bombom (como marzipan) com uma camada finíssima de chocolate. Também tentei fazer um falso chocolate branco, misturando manteiga de cacau, manteiga de leite, creme de leite e salpicando coco (esqueci de colocar baunilha). Deu uma barrinha de gordura até saborosinha, bem saciante, mas acho que funcionaria melhor cobrindo um bombom.
    O melhor de tudo é sempre: nem se eu tentar eu daria conta de comer muito desses 'chocolates'

    ResponderExcluir
  85. Patricia aonde posso achar esse cacau 100%,será que o da zona cerealista é?

    ResponderExcluir
  86. Quando me da vontade de chocolate,coloco umas quatro colheres de nata e uma colher de sopa de cacau,umas gotinhas de adoçante fica uma delícia,ai me da vontade de comer mais,ai mora o problema....

    ResponderExcluir
  87. Gostei dessa sua cocada,e quantas posso comer e não comprometer a minha dieta?porque comcerteza deve engordar Não?

    ResponderExcluir
  88. Oi Tereza adoro panquecas,você faz sem farinha de trigo? me ensina !!!

    ResponderExcluir
  89. Esse chocolate Lindt é vendido no Sonda,pois eu nunca vi,junto com os outros de marcas mais conhecidas?

    ResponderExcluir
  90. Tem mil receitas no google de panqueca low carb! Eu troco a farinha de trigo por farinha de castanha ou amêndoas. Vamos supor que a receita pede 1 xícara de farinha de trigo. Daí eu pego 1 xícara de castanhas e trituro e ponho na receita (: daí você ao experimentar, tem uma ideia se precisa por menos ou mais. Por exemplo, farinha de amêndoa é meio seca enquanto farinha de coco é mais umida (:

    Aqui uns links que já fiz:

    http://maisgorduramenoscarboidratos.com/2012/06/27/panquequinhas-americanas-com-ricotta-e-cardamoma-sem-farinha-sem-acucar/

    http://maisgorduramenoscarboidratos.com/2012/02/28/mini-panquecas-lchf-com-chantilly-de-mirtillos/

    Essa abaixo você troca a aveia por farinha de coco/castanha/amêndoa:
    http://saboridades.net/2011/03/25/receita-de-panqueca-dukan/

    ResponderExcluir
  91. Patricia,comprei uma barra de chocolate 75% cacau da Neugbauer,mas no rotulo diz que tem açucar...nao devo consumir esta marca?Só acho está aqui em minha cidade

    ResponderExcluir
  92. Comprei uma barra de chocolate 75% cacau da Neugbauer, mas no rotulo diz
    que tem açucar...nao devo consumir esta marca?Só acho esta aqui em minha
    cidade

    ResponderExcluir
  93. Priscila, quase todos os chocolates tem alguma açúcar, salvo os que vem escrito 'sem açúcar'. Mas os que tem no mínimo 70% cacau, tem bem menos açúcar que os outros.

    ResponderExcluir
  94. Obrigada.E os diet não seria melhor?Digo em termos de carbo?

    ResponderExcluir
  95. Não. Leia aqui! http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    ResponderExcluir
  96. Drº Souto, uma barra inteira do Lindt, 85% cacau e não compromete a dieta? Se for, será minha salvação!!!!

    ResponderExcluir
  97. Bem, talvez seja melhor ficar em meia barra :-)


    2014-05-12 17:10 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  98. Eu tenho quase certeza que o da Cacau Show não é tão confiável. Há uma diferença de sabor MUITO grande entre o 85% da Cacau Show e o 85% da Lindt. O da Cacau Show é BEM mais suave, para mim isso é indício quase certo que ele tem menos cacau, não é possível que seja a mesma concentração.
    Eu já tinha consumido o 85 da cacau algumas vezes, em uma viagem recente provei o 85% da Godiva e assustei de tão amargo que era, uma sensação completamente diferente do que eu estava acostumada. No Brasil acho que os da Lindt são os mais fáceis de achar que sejam confiáveis.

    ResponderExcluir
  99. Comprei agora há pouco o cacau em pó 100%, marca Dona Jura. Queria o da Garoto, porém não acho.

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde,
    Estou fazendo a low carb paleo faz uma semana e já sinto a diferença, porem tenho algumas dúvidas.
    Quanto de queijo amarelo( apenas os gordurosos ) e creme de leite( nestle em lata) posso consumir por dia?
    Tenho dificuldades apenas nos lanches, mas estou adorando!
    Desde já Agradeço!
    Valeu...

    ResponderExcluir
  101. Olá Salomao


    depois de um tempo, os lanches deixam de ser necessários. Se precisa emagrecer, fique atento aos carboidratos. Creme de leite Nestlê de lata tem 9g de carbs por lata. Olhe os rótulos dos queijos pra ver a quantidade de carbs. Coma quando tiver fome e até ficar saciado, você vai ver que a fome diminuirá muito!

    ResponderExcluir