sábado, 13 de julho de 2013

Ômega-3 e câncer de próstata

Tenho recebido muitos questionamentos, de pacientes e de leitores do blog, em virtude de notícias como esta, veiculada pela BBC Brasil:


Cápsulas de ômega-3 aumentam risco de câncer de próstata

Atualizado em  11 de julho, 2013 - 15:12 (Brasília) 18:12 GMT
Salmão | Foto: AP
Consumo superior ao equivalente a duas porções semanais de salmão eleva risco da doença
Suplemento usado por milhões por conta dos supostos benefícios à saúde, o ômega-3 em cápsulas pode estar associado ao aumento do risco do tipo mais letal de câncer de próstata, afirmam pesquisadores americanos.




Veja - a PRIMEIRA coisa que você deve fazer é ler a matéria com um objetivo bem claro: descobrir se o estudo científico em questão é prospectivo e randomizado, ou se apenas traçou uma CORRELAÇÃO.
Por exemplo: os pesquisadores deram cápsulas de óleo de peixe para 3000 pessoas e cápsulas de placebo para 3000 pessoas e as seguiram por, digamos, 7 anos para ver quem viria a desenvolver câncer? NÃO. Eles apenas viram quem tinha câncer e quem não tinha, e compararam com os níveis de ômega-3 no sangue. Correlação, nada mais do que correlação. A manchete está ERRADA, pois a análise sintática da frase implica causa e efeito, e estudos desta natureza NÃO PODEM estabelecer causa e efeito. ENTENDA: nada impede, em tese, que o câncer de próstata pudesse aumentar os níveis séricos de ômega-3, ou que o consumo de ômega-3 pudesse ser um marcador de algum comportamento que fosse a real causa - simplesmente não dá para saber.
Releiam minha postagem sobre carne vermelha: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/04/o-pecado-da-carne.html - o mesmo raciocínio se aplica aqui.

Se este estudo fosse um estudo prospectivo randomizado de ômega-3 versus placebo, poder-se-ia sugerir que o ômega-3 foi responsável. Mas não é o caso. As pessoas usavam o suplemento e/ou comiam peixe conforme queriam. Assim, quem garante que aquelas pessoas que tinham doença maior risco (por terem PSA mais alto, por terem história familiar) - não resolveram tomar ômega-3 pois ouviram falar que era bom para evitar o câncer? Quem garante que não é ômega-3 oxidado (rançoso) que estaria causando isso? Muitos deixam seus ômega-3 pegando luz e calor. Há inúmeros exemplos destes vieses de confusão na literatura. Os mais conhecidos/citados são a correlação entre pílula e câncer de colo uterino na década de 1960 - depois se descobriu que não tinha nada a ver com a pílula: simplesmente o que ocorria é que mulheres que usavam pílula tinham vida sexual mais ativa e, portanto, maior chance de contrair HPV que, hoje sabemos, era a real causa. Tem também o famoso exemplo da reposição hormonal em mulheres. Estudos de correlação sugeriam que a reposição hormonal protegia contra câncer e doença cardiovascular. Depois os estudos randomizados provaram o contrário. O que houve? É o HEALTHY USER EFFECT, o "efeito do usuário saudável". Mulheres que se importavam mais com a saúde tinham uma série de hábitos saudáveis (exercício, não fumar, etc) e usavam os hormônios. Os hábitos saudáveis eram suficientemente saudáveis para COMPENSAR os efeitos negativos dos hormônios, de modo que A PESAR de usarem os hormônios, elas ainda assim morriam menos. SOMENTE os estudos prospectivos e randomizados, nos quais todas demais variáveis são controladas pela randomização, podem TENTAR começar a estabelecer causa e efeito em situações de tal complexidade.

Diga-se de passagem, este mesmo estudo exonerou a gordura saturada - esta não teve nenhuma correlação com câncer de próstata. Por que a manchete não foi "Gordura saturada não aumenta o risco de câncer"?

Outro problema é a falha em colocar a situação dentro de uma perspectiva maior. Sim, pois não somos uma próstata ambulante. Embora o câncer de próstata seja muito comum, é relativamente pouco letal. A chance de morrer do coração é 10x maior do que a de morrer da próstata. MESMO que fosse verdade, que a suplementação de ômega-3 aumentasse em 70% o risco de câncer de próstata, e mesmo que reduzisse em apenas 10% o risco de morrer do coração, o número de vidas salvas seria ainda muito maior do que o número de vidas perdidas. Pessoal: de alguma coisa a gente sempre morre...

Para quem quiser análises não-rasteiras sobre o assunto, não perca tempo procurando em nosso idioma. Sugiro aqui e aqui.

22 comentários:

  1. Doutor, venho acompanhando seu blog a alguns meses e acho incrível seu trabalho. O conteúdo fornecido é espetacular, muito obrigado por isso. Mas agora tenho uma dúvida! Já que tocou no assunto... Como você guarda o seu ômega 3 em cápsulas??

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Na geladeira. Quanto mais insaturada uma gordura, mais instável. Gordura saturada pode ficar no armário, não oxida e não estraga. Já as poliinsaturadas (como é o caso do ômega-3) são frágeis.


    2013/7/13 Disqus

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Doutor Souto. Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Dr Souto, ainda bem que podemos contar com seus sabios comentários. Muuuuuinto boooooom. Valeeeu. A imprensa tambem é triste.

    ResponderExcluir
  5. Boa, nao sabia.

    ResponderExcluir
  6. Doutor muito obrigado, compro bastante Omega nos EUA para uso próprio e para os amigos, no site que compro perguntei aos donos sobre este assunto e me passaram até algumas matérias a respeito tranquilizando, mas a sua foi bastante explicativa, inclusive vou tomar a liberdade de passar o link desta matéria em alguns foruns.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo, obrigado
    Em 17/07/2013 20:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Gustavo Molina Buzz18 de julho de 2013 15:03

    ω3 se oxida muiito facilmente. Nem adianta deixar em geladeira, provavelmente quando você consumir já vai estar oxidado. E isso não é ruim.Pelo contrário. os efeitos anti-inflamatórios vêm do ω3 oxidado e NÃO do não-oxidado. http://atvb.ahajournals.org/content/24/9/1621.short oxidized EPA and DHA but not unoxidized EPA or DHA inhibit cytokine-induced endothelial expression of monocyte chemoattractant protein (MCP)-1 and, to a lesser extent, IL-8. http://www.karger.com/Article/FullText/79178 ω–3 fatty acids, such as EPA, are highly polyunsaturated and readily undergo auto-oxidation. ...Conclusions: These studies show that the beneficial effects of fish oil in chronic inflammatory diseases, including IgA nephropathy, may result from the inhibitory effects of oxidized ω–3 fatty acids on pro-inflammatory events in endothelial cells via inhibition of NF-ĸB activation.

    ResponderExcluir
  9. Interessante, Gustavo, vou explorar isso um pouco mais.
    Em 18/07/2013 15:03, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Gustavo Molina Buzz18 de julho de 2013 15:09

    Também é interessante: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0009308408000315

    ResponderExcluir
  11. Olá Dr. Souto,
    Gostaria de saber se existe uma referência confiável a respeito de suplementação. Existe muita informação cruzada e dispersa, ainda não achei um consenso ou algo próximo disso. Quais suplementos recomendaria utilizar? em qual quantidade? existem marcadores séricos para monitoramento?

    ResponderExcluir
  12. Voce chegou a ver o estudo que está sendo citados nos jornais gringos?http://jnci.oxfordjournals.org/content/early/2013/07/09/jnci.djt174.abstract

    ResponderExcluir
  13. Gabriel:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/omega-3-e-cancer-de-prostata.html Em 26/07/2013 12:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  14. Doutor,
    O senhor recomenda o uso dos suplementos? Existe a necessidade da ingestão de cápsulas? Tenho muito receio dessas substâncias "manipuladas". Tento fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos (entre 4 a 6 vezes na semana)! Já consumo azeite extra virgem, castanhas, salmão importado (dizem que os de cativeiro não possuem ômega 3). Com tudo isso, como sei que essas cápsulas (imagino que possuem concentração elevada), não afetarão a minha vida aparentemente saudável. Como posso mensurar se a quantidade ingerida é suficiente ou se preciso dessas cápsulas?
    Desculpe pelo e-mail esquisito, pelo menos ele é gratuito
    grato

    ResponderExcluir
  15. Numa dieta páleo rica em vegetais, não vejo necessidade de suplementação. Talvez com exceção da vitamina D, SE ela estiver abaixo de 40 (exame de sangue: 25-OH-Vitamina D)


    Em 5 de agosto de 2013 17:55, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Ok, obrigado doutor!

    ResponderExcluir
  17. tenho cancêr de mama mais tirei tormor mais 17 sinfolo posso tomar omega 3

    ResponderExcluir
  18. No máximo 1 cápsula por dia.
    Em 28/08/2013 19:46, "Disqus" escreveu:

    **
    [image: Disqus] Settings
    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica ------------------------------ *sueli maria*
    tenho cancêr de mama mais tirei tormor mais 17 sinfolo posso tomar omega 3
    6:46 p.m., Wednesday Aug. 28
    * Reply to sueli maria *
    Moderate this comment by email

    Email address: *sandra_dias2019@hotmail.com* |IP address: 187.38.221.219

    Reply to this email with “Delete”, “Approve”, or “Spam”, or moderate from the *Disqus moderation panel*.


    ------------------------------

    You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about activity on threads authored by jcsouto.

    You can unsubscribe from emails about activity on threads authored by jcsouto by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings.

    [image: Disqus]

    ResponderExcluir
  19. Sempre compro omega 3 e outros suplementos diretamente dos USA através do site iherb. O frete é baratinho e o produtos nem se fala! Demora uns 20 ou 30 dias mas chega sem problemas! Utilize este link com meu codigo de referencia para obter ou u$ 5,00 ou u$ 10,00 de desconto dependendo do valor da compra. http://www.iherb.com/?rcode=JTV717 espero ter contribuído abçs

    ResponderExcluir
  20. Dr. Souto, fiz um exame de vit D e o resultado deu 25. A médica me receitou Depura/ 5 gotas/ 6 meses. Lendo algumas coisas sobre vi que essa dosagem é insuficiente para repor. É mesmo? Outra coisa, comentei no grupo paleo do FB que vinha tendo câimbras na panturrilha e deram a dica de tomar o sumo de um limão com um pouco de sal para repor sais minerais. No início achei receita da vovó, mas fiz e as câimbras sumiram, tb deram a dica de suplementar com ox. de magnésio. Outra coisa, estou nessa alimentação há um mês e meio e tenho bebido muita água (no mínimo 2,5 litros) mais 1 litro de limonada suiça, mesmo assim sinto minha pele, principalmente do rosto, muito seca. Será que estou desidratada?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Doutor Souto! O Doutor Rondó também abordou esse assunto no blog dele. Achei a abordagem dele também muito interessante.
    http://www.drrondo.com/omega-3-envolvido-na-formacao-de-cancer-de-prostata/

    ResponderExcluir
  22. Olá! ñ cheguei a fazer nenhum exame, mas estou pensando em suplementar ômega 3 e magnésio. Acha uma boa ideia? Pq consumo pouco peixe e o solo está pobre em magnésio... a dose seria 2g de ômega-3 e 250mg de quelato de magnésio por dia... é o suficiente? Obrigada!

    ResponderExcluir