segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Creme de mamão papaya

Este não é um site de receitas. Bem, ao menos não era. Afinal, no canto direito há uma lista de blogs que se dedicam à arte culinária - e com muito mais competência do que eu jamais poderia.

Dito isso, minha inépcia culinária tem uma - e apenas uma - vantagem: na cozinha, só faço coisas muito simples e muito rápidas.

Assim, de vez em quando, vou deixar aqui algumas dicas de coisas que faço no meu dia-a-dia - podem ser úteis para quem está recém engatinhando neste estilo de vida.

Creme de Papaya.

Ingredientes:


  • 1/2 Papaya
  • 2 ou 3 colheres de sopa de nata (ou creme de leite, para vocês não-gaúchos)
  • 1 copo com gelo e água
  • Adoçante: a gosto (nenhum, para quem já descostumou o paladar ao açúcar)

Bata tudo no liquidificador e pronto: um creme de Papaya com textura de sorvete, e baixo índice glicêmico devido à nata. Se quiserem fazer de conta que estão em um restaurante, podem colocar um pouco de licor de cassis (sim, eu sei que tem açúcar, mas é pouca quantidade):


Simples, rápido, e delicioso.

P.S.: eu não sei se fica tão bom com creme de leite, pois eu não uso creme de leite, uso NATA. Eu imaginava que nata era acessível para todo mundo, pois em Porto Alegre a seção de natas no supermercado é assim:


Talvez seja mesmo mais fácil viver um estilo de vida low carb no Rio Grande do Sul :-) 

A nata tem menos proteínas do leite (caseína, etc) e mais gordura do que o creme de leite, sendo mais próxima da manteiga (50% de gordura versus 25% de gordura):


Outra coisa importante: a única marca de creme de leite (da qual eu tenho conhecimento) que contém apenas creme de leite em sua composição, é o Nestlé DE LATA. Mesmo o Nestlé de caixinha contém grande quantidade de aditivos (carragena, gomas, etc).

Experimente, e deixe aqui sua impressão.

239 comentários:

  1. Humm... ótima ideia. Testarei quando puder.
    Finalmente achei a tal da nata aqui em Brasília! Após muito andar pelos supermercados, acabei achando na feira (CEASA). É realmente muito saborosa.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que o mamão com creme de leite ou nata teria seu indice glicêmico reduzido... porquê isso ocorre?
    Uma dúvida cruel: Odeio aquelas dietas que tem que contar pontos ou calorias, porém entrei na neura de contar os carbs e acho q estou consumindo mais do que 20g.... Mas a verdade é que é impossivel saber o quanto foi ingerido de carbs num dia... comida de verdade não tem rótulo. E então dr, me ajuda, como restringir a alimentação a 20g de carbs por dia? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. AAAAA Dr. Souto... essa seção de nata MATOU DE INVEJA!!!. Aqui em SP a nata fica escondida nos cantinhos....

    ResponderExcluir
  4. A gordura sempre reduz o índice glicêmico de qualquer alimento (retarda a absorção).
    Não conte nada. Apenas coma comida de verdade, sem grãos, sem açúcar, e sem um MONTE de frutas doces. Meio mamão não é um monte. E eu não prego Atkins ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html). E com 50g de carbs por dia vc ainda vai emagrecer.


    Em 26 de agosto de 2013 15:37, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  5. Porto Alegre = Capital Nacional do LCHF :-)


    2013/8/26 Disqus

    ResponderExcluir
  6. Só uma coisa a dizer...Quanta inveja dessa prateleira. Aqui no interior do Rio isso não existe e eu tenho que me contentar com creme de leite fresco com 35% de gordura. Gostei da receita!

    ResponderExcluir
  7. Está aí mais uma opção simples e que nos ajudará em variar o cardápio! obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Souto, se tiver outras receitas simples e rápidas como essas, pode postar que vai fazer sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Pode deixar!


    2013/8/26 Disqus

    ResponderExcluir
  10. Alice prestes araldi26 de agosto de 2013 16:43

    Gostei muito da ideia e do resultado, sabor e aceitação em casa. Posso usar com papas de outras frutas? Maçã, goiaba, morango, framboesas e banana?

    ResponderExcluir
  11. Já falei anteriormente, comecei a dieta em 2011 com o corte dos seguintes alimentos, diga-se de passagem, dos quais muito gostava. Tirei o Arroz, Batata Inglesa, Pão, Massa, Doces/Açúcar. Passei a comer comida de verdade, ou seja, feita em casa, inclusive simplificou muito a cozinha, é tudo muito simples e muito rápido de preparar, acabou as paneladas de arroz, feijão e etc.
    Hoje, usamos como gordura, azeite extra virgem de oliva e ou côco, banha e manteiga. Comemos carnes de boi, porco, aves, peixe, comemos ovos, brócolis, couve e tantas variedades de verduras e frutas.
    Como somente quando sinto vontade de comer e o bom de tudo isso, não se tem fome.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom!
    Em 26/08/2013 16:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  13. Sim! Dessas, banana é a que tem mais açúcar. Mas também não é pra consumir o tempo todo, não é mesmo?
    Em 26/08/2013 16:43, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. Souto,
    Posso fazer uma pergunta sobre diabetes II?
    Eu continuo a controlar minha glicemia, que permanece ótima.
    Percebi, no entanto, o seguinte: após um mês de dieta, a glicemia oscilou entre 71 e 85 (incluindo pós-refeições). Após 3 meses de dieta, a glicemia parece ter estabilizado entre 81 e 95. Percebo também maior incidência do dawn phenomenon. Há sempre alguma elevação. Eu sei que são bons resultados, mas fiquei curiosa. Será com o metabolismo mais corrigido a produção de insulina diminuiu e a glicemia estabilizou num patamar ligeiramente mais elevado do que no início?
    PS. Também fiquei com inveja da seção de natas. Aqui perto de casa só encontro nata Balkis...em embalagem bem pequena.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
  15. Fatima Aparecida Rocha Guimara26 de agosto de 2013 18:08

    Eu amoooo nata...qdo estive em poá adorava comer de manha com açucar..rsrsr ( não estava na dieta), mas aqui na Bahia tenho que me contentar com o creme de leite mesmo...fora que só temos morangos frescos muito raramente...rsrsr...outro dia comprei framboesas congeladas...delicia...foi a primeira vez que comi framboesas...coisa que no sul não falta né??....talvez seja mais gostoso fazer low carb ai no sul mesmo..hehehe

    ResponderExcluir
  16. Hum!!! Vou provar...
    Mas já que estamos falando de receitas...
    Experimente essa. É uma delícia.
    2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
    3 colheres de sopa de cacau em pó
    adoçante a gosto
    Leve ao microondas em potência máxima por 40s só pra derreter um pouco a manteiga.
    Misture 1 lata do creme de leite Nestlé.
    Corte uma caixinha de morangos dentro e leve para gelar.
    Delícia!!!

    ResponderExcluir
  17. Humm gostei!!dr. chimarrão eh liberado né?

    ResponderExcluir
  18. Vai ser a seção "Dr. Souto Gourmet"!!!

    ResponderExcluir
  19. Vou abrir uma loja aqui somente de páleo/LCHF!

    ResponderExcluir
  20. Ótimo saber disso!
    Acabei de receber o resultado do exame de anticorpos da tireoide e o Peroxidase está em 332,0 UI/ml.... Muito alto! Isso é diagnostico de Hashimoto?
    Se for, gostaria de entender porque minha família é tão predisposta a doenças autoimunes. Será que o glúten isoladamente é o vilão? Existe algum exame que detecte anticorpos para o Gluten para quem não é celíaco? Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr. Souto. Há 3 semanas comecei a dieta paleolítica e, a principio, notei várias melhorias no meu organismo. Entretanto, desde sábado estou sentindo fortes dores na parte superior esquerda do abdômen. Pesquisei na Internet e um diagnóstico que encontrei está relacionado ao pâncreas. Como não bebo álcool, associei a essa mudança na minha alimentação. Podes me auxiliar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Mas por aí não falam peixes e frutos do mar!


    Em 26 de agosto de 2013 18:08, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  23. Nilza, o importante é a glicemia média (aferida pela Hb gligada) e a pós-prandial (aferida 1h após a refeição). A glicemia de jejum aumenta com low carb, em função do dawn phenomenon que você citou, pois os músculo desenvolvem uma resistência à insulina fisiológica para poupar glicose para o cérebro (na medida em que ele, músculo, está queimando gordura e não glicose).


    Em 26 de agosto de 2013 17:16, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  24. Essa sua deliciosa mistura fica ótima com coco ralado (gosto de choquito)

    Em 26 de agosto de 2013 18:08, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  25. Claro, tchê!


    2013/8/26 Disqus

    ResponderExcluir
  26. Huuummmm!!! Boa idéia!
    ;)

    ResponderExcluir
  27. Tatiana, sim, é sugestivo de Hashimoto.

    Leia a série sobre tireoide do Chris Kresser. http://chriskresser.com/thyroid

    E sim, a causa principal e o glúten e a soja (não adianta dizer isso ao endócrino, ele não vai saber isso, e dirá que é loucura). Além da eliminação total do glúten, é necessário eliminar completamente as leguminosas (soja, amendoim, feijão, etc). Em cerca de 90 dias, você pode repetir os exames, e provavelmente estará muito melhor.

    Quem não é celíaco não costuma ter anticorpos contra o glúten. Mas o glúten, ao alterar a barreira intestina, faz com que antígenos presentes na luz intestinal cheguem à corrente sanguíneo, gerando anticorpos que reagem contra antígenos próprios, o que leva à auto-imunidade. E enquanto a permeabilidade intestinal não for resolvida, os auto-anticorpos seguem sendo produzidos (e isso não tem NADA a ver com doença celíaca) .


    Em 26 de agosto de 2013 18:35, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  28. Pode ser qualquer coisa, mas não parece nada com sintomas de pâncreas, que por sua vez não têm nada a ver com nenhum tipo de dieta (e sim com a presença de cálculos biliares ou álcool).

    "Se persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado" - independentemente de qualquer dieta.


    Em 26 de agosto de 2013 18:44, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  29. Maravilha, Dr. Souto... Adoro receitas fáceis e gostosas e essa é nota 10!

    ResponderExcluir
  30. Vendo essa seção de natas tão variada, fiquei pensando, pq não tem em todo lugar? Todo lugar tem vaca nesse país! Vou preencher aquele papelzinho que fica no caixa do pão de açúcar, pedindo nata.

    ResponderExcluir
  31. Ola doutor, gostaria de saber sua opiniao a respeito do resultado desse exame de sangue.
    Colesterol total 348mg/dl
    Triglicerideos: 90mg/dl
    HDL: 62mg/dl
    VLDL: 18mg/dl
    LDL: 268mg/dl

    Devo me preocupar com o valor do LDL ?

    ResponderExcluir
  32. Miriam Barg Gonzalez26 de agosto de 2013 19:59

    Dr.Souto, essa foto de nada me deixou até triste. Sou gaúcha mas moro na Bahia, e aqui já andei em todos os supermercados atrás de nata, já entrei em contato com todas as laticínios e não teve jeito. Aqui não se vende nata. De vez em quando aparece uma versão baiana por R$ 14,68 o que é de cortar o coração já que no Rio Grande do Sul custa no máximo 20% desse valor...

    ResponderExcluir
  33. Adolfo Neto (UTFPR)26 de agosto de 2013 20:16

    Aqui no Paraná tem bastante Nata!
    Gostei da receita. Um dia experimento.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Ok! Então se entendi direito, não precisarei de medicação como anti inflamatórios, corticoides ou outros imunossupressores. Basta aliar a alimentação retirando glúten e leguminosas que a inflamação tende a desaparecer sozinha. Verdade? Se o médico receitar anti inflamatórios, melhor não tomar, certo?
    Minha mãe desenvolveu Aplasia de Medula e desconfio que seja pelos anti inflamatórios que ela tomou por conta da tireoide de Hashimoto. Por isso sempre tomo cuidado com anti inflamatórios.
    Aplasia tb é auto imune, mas ainda não consegui convencer ela a fazer a dieta a risca. Um dia chego lá! Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Aqui em São Paulo achei uma única marca Balkis 45% de gordura, mas que tem espessante carragena na composição, e uma consistência homogeneizada parecendo com queijo polenghinho e também uma coloração mais amarelada. Geralmente tenho usado creme de leite fresco 35% gordura, aquele que 'bate chantilly', que aliás, quando preparado assim é uma delícia.

    ResponderExcluir
  36. Dr. Souto quero fazer esta dieta, preciso emagrecer pois tenho problemas na coluna, não sei por onde começar, como me alimentar, poderia me ajudar neste início, preciso de orientações. Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Mauro Palhares Junqueira Leite26 de agosto de 2013 20:43

    Duas coisas muito difíceis de achar em São Paulo, são a NATA, mas, mais ainda, a banha de porco.

    ResponderExcluir
  38. Mauro Palhares Junqueira Leite26 de agosto de 2013 20:44

    Em compensação, na Bahia, vai achar manteiga de garrafa em tudo que é lugar.

    ResponderExcluir
  39. Olha que coincidência, nesse último sábado estava procurando um queijo caipira no supermercado do interior do MS, onde estou no momento, e encontrei um pote dessa nata, lí o rótulo: 0 carb. Levei pra casa sem conhecer e sem saber o que iria fazer com ela. Experimentei puro, gostei, congelei e joguei um pouco de mel (bem pouco mesmo), virou um sorvete, consistência e tudo, diria que essa receita é até complexa em vista da minha, kkk. Comi um pote inteiro, nem da cetose saí, na balança, emagreci mais um pouquinho. Essa dieta é impressionante mesmo...

    ResponderExcluir
  40. A banha de porco eu comprei no supermercado, da sadia, nunca tive dificuldade de encontrar. Ficava perto da gordura hidrogenada. Tinha de outras marcas tbm. Agora, a tal da nata, realmente, acho que só no Sul mesmo...

    ResponderExcluir
  41. Míriam, um pote de 300g custa uns 2,60!


    Em 26 de agosto de 2013 19:59, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  42. Vejamos: segundo as diretrizes, você estaria em alto risco.

    Se fossem MEUS exames, eu veria assim:

    1) Colesterol / HDL = 5,6 (ideal < 4,5)
    2) Triglicerídeos/HDL = 1,45 (<2 é ótimo)
    3) HDL acima de 50 - ótimo

    Eu faria exames de carótida (eco doppler) e tomografia de tórax com escore de cálcio nas coronárias. Se ambos exames dessem normais, eu não faria nada. Mas isso sou EU.

    Uma outra alternativa seria uma dieta páleo não cetogênica, com um pouco menos de gordura saturada e um pouco mais de gorduras monoinsaturadas, frutas e raízes.

    2013/8/26 Disqus

    ResponderExcluir
  43. Adolfo, é que no Paraná tem bastante Gaúcho ;-)


    2013/8/26 Disqus

    ResponderExcluir
  44. A ideia é essa mesmo. Mas, dependendo do grau de dano de sua tireoide, pode ser necessário usar hormônios, nem que seja por um tempo.


    Em 26 de agosto de 2013 20:28, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  45. Inveja!


    Em 26 de agosto de 2013 20:44, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  46. Comece aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    2013/8/26 Disqus

    ResponderExcluir
  47. Olá, Dr.
    há tempos tenho uma dúvida sobre a nata. Moro em uma cidade do interior do RS, encontro várias marcas de Nata, algumas tem como ingredientes:Creme de leite e estabilizante carragena, outras estabilizante gelatina. Já vi em outra postagem que carragena deve ser evitado, mas e gelatina?( procuro optar por esta última, por exclusão). Sempre tomo o café que a Patrícia faz com manteiga, só que uso nata e uma colher de cacau em pó, e canela em pó para polvilhar. É o mais parecido com capuccino que já consegui com ingredientes lowcarb, fico horas sem sentir fome e me sinto muito bem.
    Obrigada, pelo excelente trabalho de conscientização em relação à saúde que fazes no teu blog.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  48. Ah! Esqueci de comentar. A função da tireoide estava normal no primeiro exame, mas o TSH estava elevado, indicando um início de descontrole (TSH estava em 5,84). Agora a função continua normal e o TSH caiu para 2,33, ou seja, está ótimo, não?!

    ResponderExcluir
  49. Opte por gelatina, com certeza!


    Em 26 de agosto de 2013 21:25, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Sim, ÓTIMO!! Você já está colhendo os frutos.


    Em 26 de agosto de 2013 21:25, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  51. Opa, sempre rapido na resposta, obrigado pela orientacao.

    ResponderExcluir
  52. Dr. Souto, achei muito interessante e fiquei curioso após sua afirmação da relação glúten e soja com hashimoto. O site acima tembém parece bem interessante. Gostaria de saber mais. Tem como me passar os artigos (ao menos as referências) sobre o tema? Tá difícil é de achar tempo pra ler tudo...

    ResponderExcluir
  53. Aqui no Pará, acredito que dá pra se substituir a nata pelo açaí nas receitas cremosas com frutas. Pela composição do açaí puro : http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Acai/SistemaProducaoAcai/paginas/composicao.htm acredito que ainda é low carb. Sem falar que pode ser um ótimo substituto ao cálcio pra quem odeia leite...

    Ps: Açaí puro, aqui, é mais fácil de se achar do que água pura ...eheh

    ResponderExcluir
  54. Mas aí, falta a gordura...
    Em 26/08/2013 21:37, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  55. Mas o açaí puro não é composto em sua maior parte de lipidios (segundo a informação nutricional do site que postei)? Ah, ia me esquecendo de parabenizá-lo por este blog. É, disparadamente, o melhor sobre o assunto em português. Ao menos no que diz respeito aos meus interesses.

    ResponderExcluir
  56. Obrigado :-)
    Interessante, eu não tinha lido! Não tinha ideia!
    Em 26/08/2013 21:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Miriam Barg Gonzalez26 de agosto de 2013 22:19

    Verdade Mauro, mas prefiro a nata, já que manteiga é mais fácil de fazer em casa

    ResponderExcluir
  58. Aqui no Paraná, a seção da NATA também me mata de orgulho! rsrs

    ResponderExcluir
  59. Aqui em Brasília nunca vi
    :(

    ResponderExcluir
  60. Bruno, só achei Nata aqui em Brasília no CEASA. Tem a industrializada, que postei acima e a que os produtores vendem na feira orgânica aos sábados.

    ResponderExcluir
  61. Amei Dr. Souto. Farei em breve!!!!

    ResponderExcluir
  62. Meu Deus, dr Souto!!! Adoro creme de papaya e fico evitando por conta do sorvete. Que solução linda! :D
    Pena que aqui na Bahia nata do supermercado é que nem o caviar do Zeca ("nunca vi, nem comi, eu só ouço falar..."). Mas vou tentar com creme de leite! :D

    ResponderExcluir
  63. Pra quem mora em São Paulo e quer achar a Nata, variadas marcas, eu, por exemplo, compro a Piá - é só ir ao Supermercado Zaffari no Shopping Bourbon, na Pompéia. Aliás, adoro comer a nata com camadas de mirtilo, framboesas e morango com uma pitada de cacau em pó - 100%, fica delicioso!

    ResponderExcluir
  64. O Zaffari é também um lugar maravilhoso para se comprar carnes - tem de tudo do sul e uma picanha Rereford (acho que é assim que escreve), que é dos deuses - saborosissima!

    ResponderExcluir
  65. Patrícia, eu topo ser sócia!

    ResponderExcluir
  66. De ONDE é mesmo este supermercado, Abadia? ;-)
    Em 26/08/2013 23:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  67. Hehehe.... Eu esqueci de dar os créditos aos gaúchos né Dr. José Carlos?

    ResponderExcluir
  68. Valeu pela dica, e pertinho da minha casa. Muito Obrigada!!!

    Cintya

    ResponderExcluir
  69. Camila, obrigado pela dica.
    Vou passar depois na Super Adega pra comprar um chocolate 70% e aproveito e vejo se tem nata tb.
    :)

    ResponderExcluir
  70. Infelizmente, em Sao Luís-MA também nao tem, o que nao é novidade, mas em Fortaleza a oferta é boa.

    ResponderExcluir
  71. Natalie Semanovschi27 de agosto de 2013 09:08

    POxa! Isso é uma sessão de nata? Aqui em Salvador não conheço um supermercado que venda nata, a maioria vende somente creme de leite, e olhe lá! hehehehehe

    Gostei muito da dica, mas vou substituir o mamão por morangos, hehehehe!

    ResponderExcluir
  72. Verdade, Dr Souto. Estive em Porto Alegre nas férias de julho e dava gritinhos de alegria quando encontrava essas coisas nos supermercados! Aqui onde moro, Roraima, não existe nada disso....

    ResponderExcluir
  73. Não encontrei a qtd de carboidratos do açai....

    ResponderExcluir
  74. Oi Miriam, talvez isso possa te ajudar. Se tiver leite de saquinho (vigor, cpl, ou outra marca), ferva e logo aparece a nata. Aí é só tirar com a colher e guardar para o uso. Honestamente, eu nunca fiz isso. Peguei essa dica na web. Se fizer, conta o resultado depois :-)

    ResponderExcluir
  75. Tatiana, isso só funcionava na nossa infância, quando leite de saquinho ainda era leite completo, e não passava pelos modernos métodos de homogenização. http://pt-br.uht.wikia.com/wiki/Homogeniza%C3%A7%C3%A3o

    Em 27 de agosto de 2013 09:36, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  76. Deve ficar uma delícia também com abacate.

    ResponderExcluir
  77. mmmmm..... Verdade dr.... Lembro que o leite fazenda logo que começou a ser vendido tinha uma nata na tampa de alumínio. Era uma briga em casa para decidir quem ia comer essa nata.... Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  78. Luiz Antonio Lazarini27 de agosto de 2013 11:10

    Olá Drº Souto, procurei informações em diversas paginas do seu blog, mas não encontrei resposta para minha dúvida. Se for possivel me esclarecer, serei altamente grato por sua gentileza e bondade.
    Acho que o fato é simples para o senhor, que é sobre a cetose. Eu uso o teste Keto-Diabur Test 5000 da roche, para verificação de cetose, e meus bastões estao dando 2,5 de cetose na escala de 1 a 3, mas não tenho tido perda de peso, esta amostra de 2,5 de cetose, pode estar informando algum outro problema de saúde que não seja a perda de peso por conta da dieta low carb?


    Agradeço desde já
    Luiz Antonio

    ResponderExcluir
  79. Estar em cetose não garante perda de peso (a cetose pode vir toda da oxidação das gorduras da dieta, sem que você oxide as suas). E para perder peso, não há necessidade de estar em cetose. Você está recém começando, ou já perdeu bastante peso e está em platô, qual é a situação?


    Em 27 de agosto de 2013 11:10, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Dr. Souto.
    Primeiramente, quero parabeniza-lo pelo excelente blog, muito elucidativo e baseado em evidências e estudos sérios. Estou seguindo a dieta Páleo a 10 dias e já notei grande diferença no ânimo, e também perdi 3Kg até agora, sem dificuldade.
    Minha única dúvida é a seguinte: fiz uma endoscopia ontem e verificou-se gastrite + esofagite + pequena hérnia de hiato de 2cm.
    Há alguma restrição alimentar da dieta Páleo em relação a estas patologias citadas acima? A gordura saturada seria um problema? E o chimarrão e café?
    Um grande abraço.
    Rafael

    ResponderExcluir
  81. Sua gastrite desaparecerá com páleo. Gordura saturada nunca é um problema, ela é solução. Café e chimarrão: deixe para depois que sua gastrite estiver resolvida e a mucosa normalizada pela ausência de grãos e óleos de sementes.

    Em 27 de agosto de 2013 11:36, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  82. Moro em SP e nunca vi uma embalagem de nata. Outra coisa que estou atrás feito uma maluca para comprar é gordura de coco. Não acho também em lugar algum !

    ResponderExcluir
  83. Luiz Antonio Lazarini27 de agosto de 2013 11:48

    Olá Drº Souto, sou muito agradecido pelo esclarecimento do qual não encontrei nem mesmo buscando outras fontes pela internet. Estou em low carb, seguindo a diéta cetonica, a 7 dias, houve uma "perda" de peso nos 4 primeiros dias de 2kg, que acredito ser por estar urinando de mais, por isto me preocupei e comprei a Keto-Diabur, a principio achei que fosse a cetose, isso a três dias atrás, mas depois de se passar 3 dias e o peso continuar, fiquei preocupado em ser outra coisa sem estar ligado a diéta. Pode haver alguma outra patologia ligado a este estado de cetose alto?

    ResponderExcluir
  84. http://www.coprasul.com/t/oleo-de-coco/extra-virgem/



    Já comprei bastante deste site. Minha última aquisição foi o balde de 3,6L. Entregaram em 3 ou 4 dias.

    ResponderExcluir
  85. Patricia, essa seção existe em SP??? Pois ainda não encontrei!!!

    ResponderExcluir
  86. Miriam Barg Gonzalez27 de agosto de 2013 13:21

    Vou pro rio Grande do Sul semana que vem, e a primeira coisa que comprarei no super será nata, já estou até contando os dias...Eu amo nata...
    Estou pensando num jeito de trazer no avião e congelar, será que é possível?

    ResponderExcluir
  87. Poxa... já procurei NATA em todos os supermercados aqui de Salvador e nada... ninguem nem sabe o q é!!! rs... Será q NATA é "comprável" via internet?!

    ResponderExcluir
  88. Natalie, tb sou de Salvador e não encontrei NATA em supermercado nenhuma, mas sabe onde não olhei?! Perini... se não tiver lá... não vamos encontrar em nenhuma lugar por aqui!!!

    ResponderExcluir
  89. Miriam, vou querer comprar na sua mão!!! kkkkkk... aqui em Salvador é complicado. Ainda não procurei na Perini!!!...

    ResponderExcluir
  90. Dr Souto..estou seguindo esse estilo de vida à quase 5 meses, pois aprendi bastante com o Rodrigo do emagrecer de vez e claro demais com o Sr. Só que as vezes sinto desanimada pois eliminei 6 kilos nos primeiros 2 meses, mas agora não engordei mas também não consigo emagrecer mais, e ainda falta uns 4 ou 5 k, sempre tive uma alimentação bem balanceada, já não comia muitos doces, e deixei o pão da manhã e da janta que jamais pensei ficar sem....estou orgulhosa de mim rsrsr. Outra coisa meu intestino funciona de 4 em 4 dias estou tomando 4 cápsulas de óleo de cártamo já faz 20 dias mais nem assim funciona legal, seria esse o motivo de não estar emagrecendo mais?Sserá que estou me alimentando errado, De manhã como queijo minas padrão ou requeijão em barra com 2 fatias de peito de peru e café com adoçante ou 2 ovos mexidos com queijo, almoço carne verdura e legumes na manteiga ou com creme de leite, jantar omelete ou igual ao almoço, intervalo amêndoas e alguma fruta de vez em quando.
    JI acho que não posso fazer pois não faço musculação, só faço hidroginástica e caminhada. Dr me dê uma luz por favor, sempre tive dificuldade em emagrecer e estava tão feliz no começo vendo resultado toda semana, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  91. Zaffari

    2013/8/27, Disqus :

    ResponderExcluir
  92. Quanto à musculação, é só começar. Além disso, qualquer dieta, inclusive a que você já fez, lhe fará perder um pouco de massa magra sem musculação. Vc já mudou sua alimentação, mude agora seu exercício.
    Leia isso: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
    Quanto à constipação: iogurte natural feito em casa + farinha de linhaça (se for moída na hora, melhor ainda) + um probiótico tipo lactofos ou probiatop - todos os dias (o probiótico por apenas 15 a 30 dias, o resto pode usar sempre.). E maisa sada, mais vegetais veredes (couve refogada, espinafre, esse tipo de coisa).

    Em 27/08/13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  93. Não há necessidade de tomar CLA. Óleo de cártamo = CLA = ácido linoléico conjugado contido na carne e na manteiga.
    Óleo de côco também alivia na constipação. Caprichar no azeite também. Faça um teste junto com a excelente solução do Dr. Souto.
    Eu e algumas pessoas temos problemas com alguns laticínios. Um dos problemas manifestados é a dificuldade em perder peso e medidas. Sugiro testar isso também.

    ResponderExcluir
  94. Muito Obrigado Dr. pela atenção, vou seguir todas suas recomendações, que Deus te abençoe sempre.



    Subject: Re: New comment posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica: Creme de mamão papaya

    ResponderExcluir
  95. Natalie Semanovschi27 de agosto de 2013 15:13

    acredite Daniela, Não achei nem na Perine, mas só olhei em duas lojas: a da Bonocô e a da Pituba. :(

    ResponderExcluir
  96. Olá Dr. Souto, boa tarde! Conheci o seu blog através do emagrecerdevez e estou devorando todas os artigos, sou biomédica e cientista na área de ciências farmacêuticas e ainda estou de boca aberta com tantos paradgmas errados que aprendemos na faculdade. Eu e meu marido estamos seguindo uma alimentação low-carb e precisamos preder bastante gordura, então queria saber se essa receita maravilhosa é indicada nessa fase de emagrecimento (falo por causa do mamão). Obrigada pela atenção e sempre meus parabéns!

    ResponderExcluir
  97. Luiz, é normal a perda rápida de peso nos 3 primeiros dias, vc perdeu água retida no corpo pelo carboidrato (glicogênio), a partir de agora o que você perder será gordura, beba bastante líquido que dieta cetogênica é diurética, estou a 6 meses em cetose e com 20kg a menos, urino umas cinco vezes ao dia.

    ResponderExcluir
  98. Aqui na minha cidade parece mais uma seção de "NADAS" fiquei com uma inveja branca......

    ResponderExcluir
  99. Luiz Antonio Lazarini27 de agosto de 2013 15:55

    Poxa Thiago, me tirou uma grande dúvida, pois estou urinando muito mesmo e bebendo muita agua, e estando com a cetose alta sem a mesma perda de peso do inicio, fiquei preocupado que pudesse ter algum outro problema anterior, e que por conhecidencia iria descobrir agora rsrsrs. Obrigado, e meus parabens pela perda, eu preciso perder 30kg que os achei em 8 anos, durante um tratamento de sindrome do pânico e depressão. Hoje aos 38 parece tudo mais dificil rsrsrs

    ResponderExcluir
  100. Eu também nunca vi! :(

    ResponderExcluir
  101. Dr., quais frutas podem ser consumidas que não atrapalhe um emagrecimento (15kg a emagrecer)???? Vi que você usou papaya, mais não me arrisco. Só tenho usado o coco desidratado sem a adição de açúcar, abacate, limão e morango, isso em pouca quantidade pra não estagnar o peso.

    ResponderExcluir
  102. Dê uma olhada na postagem sobre frutas - as vermelhas (morangos, ameixas, etc) são especialmente boas. De uma foram geral, uma fruta de sobremesa de vez em quando não trava ninguém...

    2013/8/27, Disqus :

    ResponderExcluir
  103. Aquela da Graça é maior... mas, se não tinha nas outras... dificil ter nela!!! :(

    ResponderExcluir
  104. Miriam Barg Gonzalez27 de agosto de 2013 17:43

    Se fosse possível trazer no avião...Traria uma mala cheia.Kkkkkk. Entrei em contato com a Santa Clara porque tem todos os produtos deles aqui, menos nata. Mas me informaram que não tem representante deles na cidade, portanto não tem como vender nata aqui... Acho que terei que comprar uma vaca.kkkkk

    ResponderExcluir
  105. Dr. acha que para quem tem intolerância aos laticínios (em especial queijo e manteiga) a nata poderia ser prejudicial também? E quanto ao creme de leite?

    ResponderExcluir
  106. Eu encontro óleo de coco em outros mercados também (Varanda do Shopping Vila Olímpia), Empório São Paulo, Yaya etc). Nas unidades do Empório encontro apenas nata Balkis. Adoro o Zaffari, mas fica um mais longe para mim (o trânsito só piora...).Também já comprei naquela loja "Mundo Verde". Nem sempre estes produtos ficam perto dos óleos vegetais e azeites. Já achei os frascos escondidos nas prateleiras naturebas ou próximos aos doces. Pergunte aos vendedores do mercado. Os preços não são bons. Acho que compensa mais comprar um balde na Coprasul.

    ResponderExcluir
  107. só compro de balde...

    ResponderExcluir
  108. Tatiana, procure por "frutose", "glicose" e "sacarose" na tabela. Esse são os carboidratos. E pode acreditar, o açaí (puro) não é doce. Tanto que aqui a gente come acompanhando comidas salgadas. Algumas pessoas adoçam, claro...

    ResponderExcluir
  109. Assai e Sonda tbm!

    ResponderExcluir
  110. Pode deixar! kkkk

    ResponderExcluir
  111. Assim não tem, mas nata aqui em SP e no ABC tem no Zafari, Assai (Frimesa) e Sonda (só essa marca Santa Clara)

    ResponderExcluir
  112. Muito bom o açaí!
    Uma das frutas mais lowcarbs de todas, junto com abacate, avocados e coco!
    Pena que aqui em São Paulo ele chega 'batizado'.
    Alguém achou açaí puro por aqui??

    ResponderExcluir
  113. E leite de coco!?
    Para sobremesas é saboroso, mas tenho achado apenas com muitos aditivos, alguém conhece uma opção menos 'aditivada'?

    ResponderExcluir
  114. mmmmm..... Estava cometendo o erro de achar que carboidrato é diferente de açúcar! :-)

    ResponderExcluir
  115. Sim.


    2013/8/27 Disqus

    ResponderExcluir
  116. Também já procurei em Salvador e não achei! Minha ultima esperança era Perini, nem lá tinha..

    ResponderExcluir
  117. Rs.. só agora tô vendo esses comentários. Sou de Salvador também e foi justamente na Perini da Graça que olhei e não tinha...

    ResponderExcluir
  118. Oi Dr. Souto! Ja sou fã do blog ha tempos e adorei a receita! Pena que vou ficar so com agua na boca já que papaya é coisa muito dificil de se encontrar aqui na Bélgica onde eu moro atualmente. Ja na sessao de natas estão bem servidos, influencia da culinaria francesa, muita nata e creme de leite com alto teor de gordura. Bom, mas a minha questão hj é sobre o adoçante. Esse é um produto que eu evito ao maximo na minha alimentação, as vezes mais que o açucar. Sempre achei que entre usar adoçante e diminuir o açucar a segunda opção seria a melhor, por isso nao acrescento mais açucar em bebidas, mas nas receitas eu ainda prefiro usar menores quantidade de açucar mascavo. Será que adoçante é mesmo a melhor opção? Se sim, quais os que voce recomendaria?

    ResponderExcluir
  119. Dr. Souto e todos, Bom dia! Não pude deixar de mostrar à vocês essa imagem. Recebi o cardápio da escola integral do meu filho. Detalhe, escola cara que tem nutricionista planejando todas as refeições. MEU DEUS! Alguma coisa tem que ser feita pelas nossas crianças, porque isso deve acontecer em muitas escolas, vamos fundar um movimento nacional LOW CARB_PALEO galera?!

    ResponderExcluir
  120. Então não nos resta esperança!!! rs

    ResponderExcluir
  121. Você pode fazer o leite de côco em casa. Tire o coco seco da casca, e bata no liquidificador com água quente (sem estar fervendo). Coa no coador de pano de café ou em um pano de prato. Fica ótimo e menos espesso.

    ResponderExcluir
  122. Amanda Antunes Petuba28 de agosto de 2013 08:29

    Moro no interior de Minas e tenho algumas facilidades: o gado aqui é alimentado com pasto e no dia do abate é só encomendar as peças que você quer que eles entregam fresquinhas na sua casa. As galinhas caipiras também são alimentadas pastando pelas roças e é só encomendar que você tem os ovos, ou mesmo a galinha, para saborear, tudo muito fresquinho. Fora as verduras e frutas... meu único problema são as bananas... tão gostosas e ganho tantas... mas vou controlando. Aqui não tem supermercado, tem mercearias bem pequenas e como vim de Belo Horizonte no início achava ruim porque não tinha nada (industrializado), mas na verdade no interior a gente tem tudo o que precisa para viver uma vida saudável. Não tem nata para vender no mercado, mas como pego leite da roça todos os dias para meus filhos, colho a nata que fica por cima (era um costume para fazer biscoito de nata, agora é um costume para fazer lowcarb). Não dá para fazer isso com leite pasteurizado. E só para constar: queijo minas frescal da roça... não tem nada melhor!

    ResponderExcluir
  123. É Dr. ... acho q vou entrar no probiotico pq nem o iogurte feito em casa deu jeito!... Na verdade, já tinha intestino preso fora da dieta low-carb!... E olhe q sempre comi muita salada (principalmente vegetais verdes)!... Ir ao banheiro no máximo 2x por semana pode ser prejudicial à saúde de alguma forma?!

    ResponderExcluir
  124. Que bom, obrigada pela ajuda \o/

    ResponderExcluir
  125. Estou com dificuldade em encontrar a GORDURA de coco. Queria experimentar umas receitas. Esse, eu nunca vi. Havia uma marca antiga (Carioca, se não me engano era esse o nome), mas soube que foi tirada do mercado. Alguém tem receita de como fazer gordura de coco em casa ?

    ResponderExcluir
  126. Natália: mas frutas vermelhas não faltam por aí :-) Já testei, fica ótimo com morangos, mirtilos, framboesa, etc.

    Quanto a adoçantes, tenho uma postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    Tendo a favorecer a sucralose. No caso do Papaya, nem precisa adoçar. Para quem começou sua jornada com Atkins (a maioria de nós), é difícil colocar açúcar em alguma coisa - é como um sacrilégio. Mas meu lado "páleo" está crescendo rapidamente. Talvez um pouquinho de açúcar (POUQUINHO) não tenha problema! Afinal, se o consumo de até 100g de chocolate 85% (outra coisa que não falta por aí!) - que tem um pouquinho de açúcar - não tira as pessoas sequer da cetose...


    Em 28 de agosto de 2013 04:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  127. Mauro, tenho visto banha no supermercado Pastorinho (não sei se tem algum perto de você).

    ResponderExcluir
  128. Sensacional - é completamente ISENTO de gordura este cardápio! Mas é assim em TODO o lugar - vá se acostumando!

    ResponderExcluir
  129. Luiz, já sei do seu problema com a manteiga e o queijo, mas e como você reage à nata ou creme de leite?

    ResponderExcluir
  130. Solução: Acabo de voltar da escola e retirar ele do integral. Agora ele só come o que eu der! Não tem outro jeito, infelizmente...

    ResponderExcluir
  131. Fiz testes com creme de leite na sobremesa, mas não passei de 3 colheres (quase 1 lata inteira) em 1 dia. Não tive problemas. Vale lembrar que é bem diferente comer de estômago vazio e cheio.

    ResponderExcluir
  132. Souto, o creme de ricota (http://www.tirolez.com/novo/pt-produtos_queijos-creme-ricota.asp) é uma boa variação da nata ou creme de leite?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  133. Dr, bom dia. Poderia explicar porque nesse caso o Sr. sugeriu uma dieta não cetogênica? Aparentemente também com aumento de carbs não refinados (frutas e raízes)? E nesse caso de menor consumo de gordura saturada, podem ser consumidos ovos (sem bacon) à vontade? Grato.

    ResponderExcluir
  134. Dr., quero deixar meu reconhecimento para quem me apresentou low carb: Silvio Santos. Foi por causa deste vídeo que eliminei pães, massas, arroz e batata há 3 anos. Perdi 25kg de gordura em 18 meses.

    http://www.youtube.com/watch?v=sGLasCdU2mc

    ResponderExcluir
  135. Marcelo, uma dieta paleolítica não é cetogênica (com exceção dos esquimós talvez). E há vários estudos mostrando que não é preciso estar em cetose para obter benefícios. Leia http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html
    Cetose não faz mal, e não tenho nada contra, apenas é desnecessária para a maioria das pessoas.
    Em 28/08/2013 11:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  136. Ok, doutor. É que lendo o post fiquei com a impressão de que no caso da pessoa ter altos níveis de colesterol, a dieta cetogênica poderia fazer mal de alguma forma. Eu que interpretei mal. E ovos à vontade? Grato novamente.

    ResponderExcluir
  137. Obriga pela resposta e por partilhar o artigo! Tb sou do grupo que desacostumou do gosto de açucar, ainda mais morando na Bélgica fiquei muito exigente com chocoltae, nao como mais nada abaixo de 75%! hahaha... mas para fazer bolo por exemplo eu acho que interfere na textura da massa o uso de adoçantes, sem contar que não confio mto nos sintéticos tb, prefiro usar um pouco de agave, mel ou açucar mascavo, minha tatica é sempre reduzir pela metade td quandtidade de açucar de qlqr receita. Das frutas vermelhas eu tenho usado e abusado, pena que o verão já esta perto do fim. Agora estou namorando as nozes da nossa nogueira que esta carregada, vamos colher no outono!

    ResponderExcluir
  138. abusando mais um pouco da sua paciência Dr., tenho pesquisado sobre a tagatose. o que o senhor acha?

    ResponderExcluir
  139. Não há quase nada que não melhore com uma dieta cetogênica. E não há quase nada na saúde que não melhore com mais ovos.


    Em 28 de agosto de 2013 12:50, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  140. Agave é uma opção muito ruim - 90% frutose. Uma opção boa, para manter a textura do açúcar nas receitas (não disponível no Brasil), é Xilitol. Na verdade, eu simplesmente não faço mais substituições, simplesmente não como mais bolos, etc. Mas para algumas pessoas, é importante.


    Em 28 de agosto de 2013 13:32, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  141. Natália, eu não conhecia. Olhei no google - parece interessante, mas é algo muito novo. Não achei nada nos locais em que normalmente eu pesquiso (Marks Daily Apple, etc.)


    Em 28 de agosto de 2013 14:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  142. A feira orgânica da CEASA a que você se refere são as banquinhas de orgânicos da feira comum ou é uma outra feira? Pois nunca vi nata nas banquinhas =(

    ResponderExcluir
  143. Na super adega vende pacotes de côco ralado sem açúcar de 50g cada! (=

    ResponderExcluir
  144. bom saber sobre o agave! ja dei uma olhado no xilitol tb, parece uma boa opçao, a não ser pelo preço. mas sou da mesma opniao, prefiro cortar inves de substituir, a nao ser nesses casos raros que quero comer um bolo ou coisa assim, ai ainda prefiro ir na receita original. obrigada pela atençao e nao deixe de escrever!

    ResponderExcluir
  145. Não tenho o conhecimento do Dr. Souto, mas vou deixar minha opinião. Não é, não. Uma vez (nem conhecia o mundo low-carb/paleo ainda) fui comprar e olhei a tabela nutricional, ele não tem um bom índice de gordura e principalmente de proteína, e nos ingredientes é cheio de "porcarias industrializadas".

    ResponderExcluir
  146. Se vc viu o rótulo e é cheio de porcarias, então não é mesmo.
    Em 29/08/2013 07:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  147. Não tem nada especialmente tóxico na fórmula, penso. Mas é feito com leite desnatado... ( Ricota Fresca (Soro de Leite, Leite Pasteurizado Desnatado, Acidulante Ácido Lático e Conservador Sorbato de Potássio), Creme de Leite, Cloreto de Sódio (Sal), Estabilizantes Goma Guar e Goma Xantana e Acidulante Ácido Cítrico.)
    Em 29/08/2013 07:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  148. Comprem pacotes de coco ralado sem açucar de 1k ou 500g. Sai bem mais em conta. Conseguem encontrar em casas que vendem coisas para confeitaria, doceria.

    ResponderExcluir
  149. Na feira, a nata é vendida nas banquinhas de queijo por R$5. Tem uma lojinha lá dentro, próxima a uma loja de embalagens que também vende, mas a R$8.

    ResponderExcluir
  150. Patrícia, eu moro sozinha! Daí os pacotes de 50g são ótimos, porque eu uso um por semana (: E eu passo muito tempo fora de casa também =P

    ResponderExcluir
  151. Obrigada (:

    ResponderExcluir
  152. Eu achei nata no big box e no pão de açúcar! Não é todo dia que tem, porque sempre tem poucas unidades, daí quando acaba demora um dois dias para estocarem mais. É só você fuçar bem a seção de laticínios. Não lembro se fica perto do creme de leite fresco ou do queijo cottage...

    ResponderExcluir
  153. Eu costumo falar que sou diabético para escapar da maioria das situações que envolvem carbs, mas provavelmente a escola pediria um atestado ou laudo. O "não" você já tem. Poderia sugerir à direção uma alimentação sem amido ou trigo, substituí-los por vegetais e ovos. Por favor, desconsidere isso caso já tenha tentado algo similar.

    ResponderExcluir
  154. Creme de leite é um salvador de vidas, vida! Uso diariamente com morangos, mas vou experimentar essa receita!

    Aproveitando a dica, esses dias estava procurando opções para lanche e achei esta receita de barrinha de coco com chocolate:

    /2 Chávena de Proteína My Whey de Baunilha Ice Cream (66g)
    1/4 Chávena de coco ralado (30g)
    1/4 Chávena de farinha de coco (36g) e
    1 Colher de sopa de farinha de avelã (avelã moída) (10g)
    Leite de coco (85ml)
    50g de chocolate negro

    http://mastermusculos.blogspot.com.br/2013/02/barras-de-proteina-low-carb-baunilha-e.html

    ResponderExcluir
  155. Olá, Dr. Souto!

    Também estou "roxa de inveja" !!!!
    Aqui só tenho encontrado o "Creme de leite pasteurizado".
    Envio a tabela nutricional e peço, por favor, que compare com a nata que você usa, para que eu saiba se é uma substituição "viável":

    Creme de leite pasteurizado

    Ingredientes: creme de leite pasteurizado

    Teor de gordura mínimo: 35%

    15g (11/2 coher de sopa)

    valor energético:

    49 kcal

    carboidratos :0

    Proteínas :0

    Gorduras Totais: 5,4 g

    Gorduras Saturadas: 4g

    Gordura Trans: 0

    Fibra alimentar: 0

    Sódio: 8 mg

    Muito obrigada,

    Clarissa

    ResponderExcluir
  156. O meu é mais gordo :-) (48%)

    2013/8/29, Disqus :

    ResponderExcluir
  157. Tanto melhor!

    Fico feliz porque, no restante, é igual.

    Fiquei pesquisando aqui e encontrei a tabela nutricional da "sua" nata:


    http://www.coopsantaclara.com.br/produtos/detalhe/294/nata-(350g)


    Minha dúvida era, principalmente, quanto à pasteurização x "nata fresca". Encontrei informações bem completas aqui:


    http://www.queijosnobrasil.com.br/cremenata.html



    Muito obrigada pela pronta resposta.
    Abraços,

    Clarissa

    ResponderExcluir
  158. Oi Luiz, é a ideia seria muito boa, se eles não tivessem uma nutricionista que se diz especializada em alimentação infantil e que preza por uma alimentação natural e saudável, kkkk, desculpa rir, mas é que parece mais uma piada. Eu tirei mesmo ele do horário integral. Hoje é o último dia dele, e aí ele vai se livrar totalmente do trigo, o que vai ser muito bom pra ele, como é pra todos nós, mas principalmente por ele ser especial e ter Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor generalizado. Depois de uns 3 meses sem ele comer trigo até posto pra vocês aqui o que aconteceu com ele. P.S. Ele tem 8 anos. :)

    ResponderExcluir
  159. É uma pena, imagino o nível da nutricionista pelo cardápio que ela montou. Pior é a arrogância de achar que sabe tudo e não pode aprender coisas novas.

    ResponderExcluir
  160. Aqui em João Pessoa -PB, difícil encontrar o supermercado que tenha nata para vender...

    ResponderExcluir
  161. Oi pessoal, eu tou com uma dúvida sobre frituras...


    Eu me adaptei a comer gordura, acredito que mais do que devia...


    Tou com uma mania de refogar (Leia-se fritar!) vejetais (reponho, couve, couve-flor, brocolis e principalmente cebola) na manteiga que preparei a carne.


    a cebola eu frito mesmo rsrsrsrs



    Podemos comer esse tipo de frituras feitas com manteiga?
    Com óleo de coco?
    De jeito nenhum?

    ResponderExcluir
  162. Pode. Deve.
    Em 30/08/2013 19:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  163. Obrigado Dr., eu precisava dessa confirmação...
    Eu como uma porção pequena de vegetais por refeição, porém, refogados e as vezes fritos na manteiga, porém, duas vezes ao dia, almoço e janta... Eu estava ficando preocupada...

    Agora estou mais tranquila...
    A propósito, suas postagem são magnificas... Ando ocupada porque estou perto da minha defesa de tese, mas continuo acompanhando o blog...

    abraço

    ResponderExcluir
  164. Eu fui hoje na banquinha de queijos! Mas já tinha acabado, levei só o queijo de manteiga (queijo requeijão), já experimentou? É uma delícia!


    Comprei a nata lá na lojinha, 7,75 - 500g =P ouch!

    ResponderExcluir
  165. Que pena! Geralmente vou bem cedinho e sempre tem nata. Esse queijo é uma delícia mesmo, conhecia por queijo requeijão.

    ResponderExcluir
  166. Vou mais cedo na semana que vem (;


    Tem uma banquinha de orgnânicos muito boa que vende 300g de morangos, folhas, legumes etc a 2,50 cada!

    ResponderExcluir
  167. Daniela, se der, mande um email para a nutricionista e a direção da escola com o link do Blog do Dr. Souto. Eu sempre espalho por aí, e é bom fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fizessem, tem muita gente precisando saber desses detalhes - acredito que um dia, saberemos o resultado de nossas ações! Mas enfim, é só uma sugestão... :)

    ResponderExcluir
  168. Eu também adoto essa tática, corto radicalmente no dia-a-dia, o que não me impede de EVENTUALMENTE comer um pedaço de bolo em um aniversário, por exemplo - mas em seguida, já voltando à alimentação saudável. Mas essas ocasiões estão cada vez mais raras, pois sinceramente já não sinto mais aqueeela vontade...

    ResponderExcluir
  169. Dr. Souto, um parênteses: Não encontrei nenhum tópico relacionado a água, mas segundo uma dica de um amigo forista, "...Eu diria pra tomar especial atenção com as águas. Tentem evitar as com PH inferior a 6, e procurem beber aquelas acima de 7. Muitos sintomas como dor de cabeça, cansaço etc são nosso corpo tentando equilibrar a acidez no sangue, então tomar água alcalina é uma excelente ajuda para o organismo. ..." - fica a sugestão para abordar esse assunto.

    ResponderExcluir
  170. Isso já respondo aqui mesmo: não tem muito fundamento.
    Em 02/09/2013 21:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  171. http://chriskresser.com/the-ph-myth-part-1
    Em 02/09/2013 21:27, "Jose Carlos Souto" escreveu:

    ResponderExcluir
  172. OK, muito obrigado pelo link e pelo esclarecimento, Dr. Souto!!

    ResponderExcluir
  173. Em Manaus, nunca vi nata em supermercado nenhum. Pode creme de leite light? Tem proteínas nessa refeição?

    ResponderExcluir
  174. Não Light!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 17:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  175. Creme de leite nestlê de lata!

    ResponderExcluir
  176. Uhumm, fiquei com vontade de provar essa nata, parece saboroso! Aqui no Rio de Janeiro eu nunca vi nata para vender! Nem uma vez. Os mercados da zona norte então quase não tem esses laticínios, creme de leite fresco já é muito difícil de achar.

    ResponderExcluir
  177. Mauro Palhares Junqueira Leite27 de setembro de 2013 02:34

    eu topo ser cliente

    ResponderExcluir
  178. Daniela, pior sao as sugestões de lanche que NÓS temos que mandar na lancheira: chocolates, balas, salgadinhos de pacotinho, bolos, bolacha recheada, refrigerante etc etc.
    Eu tenho tentado mudar os hábitos dos meus em casa, mas é uma tarefa quase impossível, pode terei que fazer o mesmo que vc, tirar meu filho do integral, para começar.
    Vejo meu filho tendo ataques de furia pq nao dei o chocolate ou a bala que ele pediu no supermercado, vejo o desespero no choro 3 nos olhinhos dele e fico com tanta raiva de mim por ter permitido que ele se acostumasse com essas porcarias e ainda mais raiva dessa tirania das indústrias alimentícias e da covardia desses supermercados que seduzem as crianças com aquelas gôndolas cheias de porcaria no caixa.
    Deveria existir uma lei que proibisse isso.

    ResponderExcluir
  179. Michelle, eu consegui vencer a gula do meu filho por porcarias fazendo lanches saudáveis pra ele, biscoitinhos coco, bolinho de caneca do Dr. Souto, creme de chocolate... todas essas receitas são low carb/paleo. Pra você ter uma ideia como tudo é hábito antes da "dieta" ele acordava e falava: Quero papinha. Agora depois de 2 meses de paleo/low carb ele acorda e diz: Quero ovinho, hahahaha.
    Força que você consegue, mande lanches pra escola que você mesma faça em casa, é meio trabalhoso mas tudo tem um preço nessa vida, ahhh e se ele gosta assim de chocolate compra 70% ou mais de cacau que não tem tanto carbo e dá pra comer até todo dia se for o caso. Força que você consegue. Pesquisa os sites de receitas que você vai ter várias ideias legais de lanches pra ele. Abraço

    ResponderExcluir
  180. Olá Doutor... comecei esta dieta a uma semana quase, porém, devido as várias informações e controvérsias tenho algumas dúvidas que gostaria muito que o senhor tirasse:
    1)Café preto impede a cetose?
    2)Asparteme e sorbitol impedem a cetose? Uso um adoçante que contém ciclamato, estévia e sacarina, pode ser usado?
    3)As natas daqui ou contém soro de leite em pó(creio que tenha lactose) ou carragena, alguma impede a cetose, qual seria a melhor? E a nata pode ser consumida a qualquer hora e em qualquer quantidade?
    4)Mortadela, salsicha, linguiça calabresa e salame podem ser consumidos?
    5)As gelatinas podem ser consumidas em qualquer quantidade e a qualquer hora? E elas realmente não podem ter aspartame ou maltodextrina? Esta última também impede a cetose?
    6)Tomo whey protein que tem 5,2% de carbs, mas os computo nos meus 20g de carbs diários, tem algum problema, ele não é isolado, será que a quantidade de lactose impede a cetose?
    Muito obrigada...

    ResponderExcluir
  181. Olá Paula, deixa ver se te ajudo!

    1) Não! Mas não é preciso estar em cetose para emagrecer.
    2) Sobre adoçantes: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    3) Nata é bem vinda. Coma sempre até a saciedade, é isso que determina o tanto que deve comer.

    4)São ótimos como lanches! Não devem ser a base da sua alimentação.

    5) melhor não ter maltodextrina.

    6) Excesso de proteína pode impedir a cetose. Mas novamente digo, não se preocupe com cetose, não é preciso estar em cetose para emagrecer.

    ResponderExcluir
  182. Oi Patrícia, muito obrigado, me ajudou um monte, achei que necessitasse entrar em cetose... obrigado novamente pela atenção viu, eu estava cheia de dúvidas!!!

    ResponderExcluir
  183. Prezado Dr.
    Comecei anteontem a LOW CARB diet e já a tinha experimentado há anos. Gosto muito. Mas agora preciso e vou ajustar meu setpoint para bem mais magro.
    Já tive um infarte apesar de colesterol normal, açucar normal, e outros indicadores que há mais de 15 anos venho controlando.
    Insistem em me colocar Liptor e outras estatinas que eu, realmente, não tomo!
    Nunca usei a nata sugerida aqui, mas experimentei e para minha surpresa, é uma grande indicação! Combina até com saladas.
    Meu problema era o pão de manha com café, mas uma colher de nata e o café tradicional pela manha sem açúcar ficou melhor!
    Estou acompanhando seu blog e desde já parabéns!

    ResponderExcluir
  184. Ótimo!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/10/2013 11:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  185. Olá Izabel! Também sou de João Pessoa e nunca encontrei nata nos supermercados daqui. Tristeza! Uso o creme de leite em lata da Nestlè. Você conseguiu encontrá-la?
    Ficaria muito feliz com essa informação. :)
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  186. nao tem som o video?

    ResponderExcluir
  187. Tem sim, mas está bem baixo. A gravação é péssima. Tente aumentar bastante o volume e chegar perto da caixa de som, mas com cuidado :-)

    ResponderExcluir
  188. hehehe verdade, com o ouvido bem colado no fone consegui ouvir...silvio santos eh foda..hehehehe

    ResponderExcluir
  189. ele é completamente sem noção, mas se a gordinha for esperta, hoje ela está magra. hahaha
    Eu sei que eu estou.

    ResponderExcluir
  190. Gente tem nata sim nos supermercados. Mas bom mesmo é na feira, ou em padarias. Eu encontro, e não comprava mais antes por ignorância...

    ResponderExcluir
  191. Olá Gabriela! Você também é de João Pessoa? Olha, ainda não consegui encontrar nata nos supermercados daqui. Só consigo nata na feira, mas é batida com sal e essa consumo desde sempre. Me diz o supermercado que você encontra. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  192. Sou de João Pessoa, sim. Fazer "merchan" mesmo? Encontrei no Pão de Açúcar. Mas é mais fácil mesmo, em padarias e feiras. Também tem no Koisas do Sertão, e creme de leite fresco. Tudo produtores locais e artesanal, acho uma delícia.

    ResponderExcluir
  193. Que maravilha, Gabriella! Me ajudou muuuuuito. No Pão de açúcar acho que foi o único supermercado que não procurei e acredito que só deva ter lá mesmo. Fui no Carrefour, Extra, Hiperbompreço e nada! Sempre quis encontrar o creme de leite fresco também e a nata sem sal. A que compro sempre é a nata batida com sal que vende em feiras e vem direto do sertão. Onde fica essa loja "Koisas do Sertão"? Agradeço demais mesmo. :)

    ResponderExcluir
  194. Que maravilha, Gabriella! Me ajudou muuuuuito. No Pão de açúcar acho que foi o único supermercado que não procurei e acredito que só deva ter lá mesmo. Fui no Carrefour, Extra, Hiperbompreço e nada! Sempre quis encontrar o creme de leite fresco também e a nata sem sal. A que compro sempre é a nata batida com sal que vende em feiras e vem direto do sertão. Onde fica essa loja "Koisas do Sertão"? Agradeço demais mesmo.

    ResponderExcluir