terça-feira, 20 de agosto de 2013

Doce Vício - reportagem sobre açúcar na National Geographic

De tempos em tempos, alguma reportagem realmente diferenciada sai publicada em Português. Exemplos notáveis foram a reportagem da revista GQ sobre o fato de que os carboidratos viciam, uma sensacional reportagem da Revista Istoé sobre dietas sem glúten, outra reportagem da VEJA Rio sobre uma moça que perdeu 45 Kg com low carb, e a recente reportagem da revista O2 com entrevista exclusiva de Gary Taubes.

Há várias semanas li uma matéria excelente na National Geographic americana, mas era muito longa para traduzir. Mas hoje a leitora Camila Marquetto fez a gentileza de me trazer pessoalmente a National Geographic brasileira - um primor de reportagem, capa da edição de agosto - que reproduzo abaixo (se a letra ficar pequena para ler, basta clicar com o botão direito sobre a imagem e abri-la em outra página ou copiá-la e abri-la no seu computador):

P.S.: está também na íntegra aqui: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/acucar-doce-vicio-crise-de-saude#8












99 comentários:

  1. Ainda não li, mas está belíssima a edição de imagens. O design é lisérgico. Sensacional. Consumi sorvete no domingo e o resto na segunda, resultado: hoje fiquei mal, sem açúcar, sem aquela inundação de domingo...:P Ploft para mim. Amanhã lerei. Thanks.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler a reportagem achei ótima. Só uma pequena ressalva. Na pagina 38 e 39 (xarope) a Dra Marion diz que não há uma diferença digna de nota entre o consumo de xarope de milho com alto teor de frutose para o açucar (a não ser que o primeiro é mais doce e mais barato). Só que as diferenças não param por aí. Enquanto o açucar leva a picos de insulina que para o bem ou para o mal ainda ao menos é metabolizado e eleva os níveis de leptina produzindo saciedade, o xarope de milho com alto teor de frutose não estimula a insulina, logo não há ação da leptina e não há limites de fome com o mesmo (a pessoa não fica saciada, continua com fome). E isso é grave (como se o problema do açucar já não fosse muito grave!) levando em conta que esse xarope está presente em diversos produtos como refrigerantes, molhos prontos, barras energéticas, cereais adoçados etc. Portanto é importante ficar atento aos rótulos se for consumir essas porcarias...

    ResponderExcluir
  3. Patrick, o HFCS é cerca de 55% frutose e 45% glicose, e a sacarose é 50% frutose e 50% glicose, portanto para todos os fins são exatamente a mesma coisa e o corpo responde (mal) da mesma forma. Diferente de agave, por exemplo, que é 90% frutose e, aí sim, é especialmente deletério, como você falou.

    Em 21 de agosto de 2013 08:08, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Drº Souto por nos permitir acesso a tal reportagem. E parabéns mais uma vez por seu blog... Amoooooooo.
    E pensar no quanto sou criticada por não permitir que meus filhos ( tenho dois meninos) comam açúcar à " vontade". Aqui em casa não compro bala e se tiver que comer algum doce fins de semana. E é apenas um mesmo; por isso a critica: " tadinhos, que que tem? Apenas umas balinhas não fazem mal!"; então se querem comer doce que seja das frutas!!rsrs. Já retirei também há algum tempo os "sucos" prontos. Ainda bem!! E agora é água mesmo, que bebíamos bastante; só que agora é mais consumida ainda...
    Abraços Drº Souto. O senhor é muito prestativo a nós que necessitamos de informações saudáveis.
    Grata Kalrem.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Souto, encontrei essa notícia a respeito de pesquisa da Unicamp sobre o uso do whey protein no controle de diabetes.

    http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/08/15/proteinas-de-soro-de-leite-podem-combater-hiperglicemia-revela-unicamp.htm


    Seria uma luz na escuridão que vivemos atualmente no mundo acadêmico?

    ResponderExcluir
  6. Uma luzinha. O main stream já está aceitando que açúcar faz mal; e já está aceitando que mais proteínas ajude no controle do peso e do metabolismo. Mas eu só vou festejar mesmo quando aceitarem que gordura saturada é boa para a saúde (ou no mínimo neutra), e que colesterol é completamente secundário na doença cardiovascular. E, neste ponto, estamos ainda imersos na escuridão.


    2013/8/21 Disqus

    ResponderExcluir
  7. Excelente reportagem... O trecho que cita a constatação "logo abafada" do nutricionista John Yudkin de que alto consumo de açúcar acarreta alto nível de gordura e insulina no sangue é revelador, mas por pouco destaque pode passar desapercebida pelos leitores menos atentos. Deveria ter um destaque maior.

    ResponderExcluir
  8. Flávio Ricardo Custódio21 de agosto de 2013 13:44

    Drº Souto ou Patricia , estou colocando algumas gotinhas de essência de baunilha no meu iogurte natural caseiro , tem alguma problema a essência , e o iogurte natural posso comer pelo menos umas 3 x ao dia sem problemas , obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  9. Flávio, se prejudicar a perda de peso, coma menos iogurte.
    Em 21/08/2013 13:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Flávio Ricardo Custódio21 de agosto de 2013 13:52

    ok doutor , vou vigiar , obrigado

    ResponderExcluir
  11. Nesse blog sempre temos acesso às informações mais atualizadas e verdadeiras sobre saúde no geral... E só tenho a agradecer ao Dr. Souto por isso! O senhor está fazendo um grande serviço para a humanidade! Já recomendei a leitura do blog para todos os que eu conheço, mas ainda é difícil para algumas pessoas desafiarem o "senso comum" de "tudo um pouquinho" e fazer elas entenderem que há mais do que engorda/emagrece nos doces...
    Sei que aqui não tem muito a ver com a postagem, mas hoje fui "vítima" do pavor ao colesterol da minha endócrino, e, confesso, mesmo sabendo que estou fazendo as escolhas mais acertadas, ainda assim fiquei com medo dela, pois ela está pensando em me receitar aqueles remédios para o colesterol baixar! Os meus exames ficaram assim:
    Colesterol total: 239mg/dL
    Colesterol HDL: 59 mg/dL
    Colesterol VLDL: 18 mg/dL
    Colesterol LDL: 162 mg/dL
    Triglicérides: 90 mg/dL


    Ela disse que o Colesterol LDL está muito alto, que está aumentando, aliás. Desconsiderou que meu triglicérides, em janeiro deste ano, era de 130 mg/dL e hoje é de 90 mg/dL.



    Pergunto: está alto mesmo? Devo me preocupar com placas coronarianas, como ela me disse? Não penso em mudar em nada a minha alimentação atual... Talvez apenas trocar o óleo comum por banha e tirar o amendoim (são coisas que ainda não abandonei, admito).



    Se o senhor ou alguém puder me esclarecer melhor sobre o que posso fazer, ficarei agradecida!

    ResponderExcluir
  12. O colesterol é bobagem, mas o óleo comum só perde para o cigarro em risco cardiovascular. Banha já!
    Em 21/08/2013 15:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  13. Dr Souto, estou com uma dúvida enorme. Estou tirando aos poucos o gosto pelo doce de meus filhos, 9 e 6 anos. Parei com refris, sucos de caixinhas, sucos naturais (as vezes uso o de uva integral). Em casa e na escola só água.
    No entanto, estou perdida nas opções de lanches para eles levarem, pois lancham 2 vezes (manhã e tarde) na escola. Pode me dar uma dica, ou me indicar algum site confiável em que possa ter uma noção melhor sobre alimentação infantil segura e saudável? Seria interessante eu fazer algumas preparações como bolos e bolachas caseiras sem glúten, por exemplo?
    Grata
    Andrea

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado por compartilhar Doutor.

    Doutor, tenho uma dúvida um pouco fora do post. É uma questão boba, mas como não encontrei resposta, aí vai:

    Temos algum limite de absorção de nutrientes por refeição?
    Explico:
    Quanto mais gorduras e proteínas consumirmos, mais tempo levará até que tenhamos fome? Ou há um limite? Claro, nada que extrapole a saciedade, porém, ando pensando nisso, para tentar trazer para a minha rotina. Vejo que alguns dias almoço no trabalho e só tenho fome a noite, quando chego em casa, acho isso bom, porém não sei como e se posso controlar isso.

    Desde já obrigado por todo o material disponibilizado.

    ResponderExcluir
  15. Compreendido! Uma dúvida Dr Souto, o que acha da sucralose como adoçante? Vi uma palestra do Dr Ítalo Rachid que falou que a mesma causa problemas porque apresenta cloro em sua composição que poderá competir com o iodo no metabolismo.

    ResponderExcluir
  16. Não precisa controlar nada. Siga o corpo (tem fome, coma, não tem, não coma) Em 21/08/2013 16:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  17. Pior que nada, melhor que açúcar
    Em 21/08/2013 16:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  18. Mais uma vez, muito obrigada pela presteza em responder! Eu vou repetir os exames daqui a 90 dias e ver no que vai dar... Talvez eu desobedeça minha médica, pois afinal, vários outros indicadores melhoraram muito (cortisol baixou, plaquetas aumentaram, TSH, T4 e T3 muito bons - tomo medicamentos, mas me sinto ótima, só o cromo está baixo e o resto está ótimo). Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  19. Bacana Doutor, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Flávio Ricardo Custódio22 de agosto de 2013 14:28

    Oi Drº , Patrícia e amigos do blog , queria tirar algumas duvidas , se alguém já passou por isso e puder me ajudar , ja faço LOW CARB E HIGH FAT FAZ a 19 dias , já perdi 4 kilos , mas pela primeira vez desde ontem a noite estou com uma diarreia , de ontem até agóra já fui no banheiro umas 6 vezes , cólica não tive , ai me passou pela cabeça 4 coisas que poderiam estar me levando a essa diarreia que é :
    1º Ontem eu comecei a usar a banha de porco , fritei uns torresmo com a banha .
    2º Desde sábado estou comendo iogurte natural que eu fiz , como umas 2 x por dia .
    3º Desde Domingo comprei uma barra de mussarela para fazer meus ovos mexidos , e comer durante o dia , quando desse alguma fome .
    4º Será que essa diarreia pode ser que entrei em cetose , li em algum post que pode dar um pouco de diarréia no começo da cetose , e a 7 dias eu diminui muito os carboidratos das frutas que comia , como agóra só alguns morangos e alface , acho que nem chegando a 15 gr por dia d e carboidratos .
    E faz 3 dias que não sinto muita fome , café da manhã estou comendo 3 pedaços de mussarela e uma xicara de café , ai não tenho fome para o almoço e só vou comer la pelas 17:00 hs , isso acontece com alguém aqui também .
    Então será que uma das 4 coisas que citei acima pode estar fazendo isso , fora essa duvidas está tudo bem , to sem tontura , estou fazendo meus exercícios normalmente . espero que me ajudem , obrigado a todos .

    ResponderExcluir
  21. Não tem nada a ver com a cetose. O intestino está se adaptando à gordura. Reduza um pouco, depois pode aumentar novamente.

    Em 22/08/13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Flávio Ricardo Custódio22 de agosto de 2013 15:26

    Ok Drº , entendi , vou reduzir um pouco a gordura , obrigado .

    ResponderExcluir
  23. Como sempre, um ótimo post!
    Dr, mudando um pouco de assunto, gostaria de saber se há necessidade de uso de polivitamínicos? Já vi o senhor falando que a dieta páleo nos supre, mas eu ainda não estou 100% paleo, ainda não consegui. Estou fazendo low car certinho, hj faz 17 dias e estou sentindo um certo cansaço físico. Vejo nos grupos que participo, o pessoal falando para fazer uso dos polivitamínicos, mas fico meio receosa. O que o senhor acha? Caso seja necessário, o senhor pode indicar algum?
    Outra coisa, em relação a atividade física, tenho 2 hérnias de disco na lombar e fui proibida por todos os ortopedistas que já passei, de fazer musculação, sendo indicado somente hidro e pilates. O meu problema é conseguir um horário fora do meu horário de trab e ainda tenho um bebê. Gostaria de me exercitar, mas em algo que goste. Gosto muito dos treinamentos funcionais com faixas e os exercícios com corda tipo TRX. Minha pergunta, são bons? Trazem bons efeitos junto a Low car?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde Dr


    Sou portuguesa e confesso que pouco ou nada sei sobre este modo de avida. Tenho experimentado mas não tem corrido nada nada bem. Posso colocar-lhe algumas questões via blog?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde Dr

    Sou portuguesa e confesso que pouco ou nada sei sobre este modo de avida. Tenho experimentado mas não tem corrido nada nada bem. Posso colocar-lhe algumas questões via blog? Tais como que alimentos devo comer, como a mandioca e a Tapioca. Assim como o facto de eu me sentir realmente bem com fruta
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Dr., mais um relato acompanhado de quantidades generosas de queijo. Não pode ser intolerância à alguns laticínios?

    ResponderExcluir
  27. Dr., Ontem precisei ficar sem comer no almoço, não tomo café da manhã, então minha ultima refeição foi às 20h do dia anterior, quando cheguei em casa a noite lá pelas 20h, estava completando vinte e quatro horas sem comer então fiz o teste de cetona no sangue e acusou 1.0, claro que fiquei super feliz, após o teste fiz minha refeição (duas sobrecoxas de frango assadas e uma omelete com dois ovos e uma gelatina zero da marca lowcucar) e fui dormir. hoje de manhã quando acordei fiz o teste de cetonas novamente e só acusou 0,3.
    eu achei estranho principalmente porque as duas únicas vezes em que consegui entrar em cetose foram nos dias em que fiquei sem almoçar, fazendo esse jejum intermitente de 24h, mas já no dia seguinte não estava mais, mesmo sem consumir carboidratos acime de 15g.
    Dr. tem alguma explicação para isso? será que sou metabolicamente hiper super resistente?

    ResponderExcluir
  28. E o Açúcar Mascavo Dr, pode?

    ResponderExcluir
  29. 1 - não precisa estar em cetose para perder peso
    2 - o que deve ter te tirado da cetose foi a gelatina (olha se não tem maltodextrina)


    Em 22 de agosto de 2013 18:28, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  30. Tanto quanto o comum.


    2013/8/22 Disqus

    ResponderExcluir
  31. Eu estou tentada a usar banha, mas confesso que ainda estou com medo por causa de anos e anos e anos de ensinamentos "equivocados". Talvez falta eu me entregar ao estilo Paleo de vida pra começar a ver resultados tão bons quanto os que aparecem aqui no blog... Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  32. Incrível como só uma gelatinazinha acaba com a cetose! Disciplina total, então =P

    ResponderExcluir
  33. Também fiquei intrigada com o elevado consumo de mussarela diariamente, até porque este queijo está meio longe dos queijos gordos e naturais recomendados. Iogurte 2x por dia também não é muito?


    Pode ser também a combinação de alimentos, não?

    ResponderExcluir
  34. Ou então larga a neura da cetose!


    Em 22 de agosto de 2013 23:04, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  35. Olá Cristina,

    comece por aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    ResponderExcluir
  36. Pelo menos em mim o Iogurte não causa problemas. Os meus nêmesis lácteos são queijo e manteiga. Os relatos de desconforto gástrico que tenho lido acompanham, no mínimo, queijo e/ou manteiga. Então esses dois são sempre os meus primeiros suspeitos.

    ResponderExcluir
  37. ou maltitol, né? já vi muitos produtos low ou zero açúcar que utilizam o maltitol...e com a palavra "Diet" na embalagem!!

    ResponderExcluir
  38. Saiu um documentário sobre açúcar excelente. Foi incluído no ultimo post do dietdoctor.com, pra quem entende inglês, imperdível!!!

    ResponderExcluir
  39. Dr. Verifiquei o rótulo da gelatina:
    (Gelatina; Sal; Acidulante Ácido Fumárico; Edulcorantes Artificiais Aspartame e Acesulfame de Potássio; Aroma Artificial de Abacaxi; Estabilizante Citrato de Sódio; Corantes Artificiais Amarelo Crepúsculo e Amarelo Tartrazina.)
    entendi que não precisa estar em cetose para emagrecer, só acho estranho que com todo esse esforço eu não consiga entrar e fico me perguntando se não tem algum outro problema que me atrapalhe na minha perda e peso, já que ela é muito, muito lenta mesmo.

    ResponderExcluir
  40. Quem sabe não é o uso de adoçantes? Há teorias de que o cérebro se prepara para o açúcar que não chega, e como as calorias não chegam, aumenta a fome para OUTRAS coisas e a pessoa come mais.


    Em 23 de agosto de 2013 09:59, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  41. Não entendo como posso perder peso em LCHF sem estar em cetose Dr.

    ResponderExcluir
  42. Menos fome, menos insulina.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html Em 23/08/2013 14:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  43. É tanta informação que fica difícil compilar tudo de uma forma prática.. eu já tinha lido o artigo, obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Sobre a nova orientação nutricional na Austrália, citada no final do vídeo:
    http://www.abc.net.au/news/2013-02-19/new-diet-guidelines-spark-debate-on-sugar/4526174



    É engraçado ver o lobista da indústria alimentícia tentando criticar a medida do governo australiano.

    ResponderExcluir
  45. Esse site não é 100% paleo, mas é excelente! http://pat.feldman.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Poderia ser também falta de exercício? Ou talvez exercícios errados (como horas de aeróbicos?)?? Não foi mencionado se fazia algum.

    ResponderExcluir
  47. Concordo. Acho que quem não é atleta ou modelo ou precisa do corpo como forma de profissão não devia ficar neurótico com esse tipo de coisa. É comer comida de verdade e pronto, sem tabelas, sem contagem de pontos, sem picadas no dedo diárias etc.

    ResponderExcluir
  48. Vão ficar morrendo de medo mesmo...

    ResponderExcluir
  49. Sidnei Leal Pércilla Mendes23 de agosto de 2013 22:04

    Dr. estou seguindo a alimentação LCHF há 3 semanas, e não tenho vistos muitos resultados em termos de redução de medidas. Será que se eu retirar os laticinios e as castanhas consigo acelerar meus resultados? Ou o consumo deles, mesmo tendo um pouco de carbo, não alterará em nada?

    ResponderExcluir
  50. Cardápio típico do seu dia?
    Em 23/08/2013 22:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  51. Dr. Fiz o teste: depois do jejum de 24h que contei acima fiz um dia de alimentação normal em loecarb e nada de cetos(ontem) , etão hoje fiz novamente o jejum (dessa vez foi de 22h) e o medidorde cetose acusou 0,7, então fiz minha refeição (400g de peito de frango preparado com banha e três ovos, dessa vez sem a gelatina) e duas horas depois da refeição fiz novaente o teste de cetona e o resultado foi de 0,3.

    ResponderExcluir
  52. Eu nunca medi minha cetose - muito menos nossos antepassados paleolíticos. Pra que isso?
    Em 23/08/2013 22:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  53. Tens razão Dr., vou parar com essa neurose. Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Oi Tereza, faço apenas musculação 3x na semana...ainda nã comecei a fazer HIITT pretendo introduzir nessa semana.

    ResponderExcluir
  55. Sidnei Leal Pércilla Mendes23 de agosto de 2013 23:52

    Obrigada pelo pronto retorno... segue meu cardápio:
    Café da manhã - 2 ovos na manteiga ( alguns dias acrescento queijo, ou peito de peru, ou azeitona). Geralmente não faço lanche da manhã, quando faço tomo um iogurte caseiro ou queijo com chá. No almoço, salada verde com azeite, legumes (as vezes na manteiga) e algum tipo de carne. O lanche da tarde geralmente faço e aí como queijo e peito de peru com chá, ou iogurte com castanhas, ou abacate com creme de leite. No jantar repito o almoço e antes de dormir tomo chá novamente. Na ultima semana q introduzi o creme de leite e aí tb fiz alguns legumes gratinidos com queijos... senti que nessas duas semanas não reduzi nada... queria saber o que posso melhorar pra conseguir perder gordura de verdade.

    ResponderExcluir
  56. Sidnei Leal Pércilla Mendes23 de agosto de 2013 23:55

    Dr. não sei se isso muda alguma coisa... + eu realizei gastroplastia há 7 anos. Não voltei ao peso... quero emagrecer uns 5 kg apenas, e ficar sem um peneuzinho aqui. Quero mesmo adaptar essa alimentação para a qualidade de vida... e nunca mais voltar a ser obesa. A cirurgia ajudou bastante + agora sei que é sempre comigo e com as minhas escolhas.

    ResponderExcluir
  57. Dr.Souto, gostaria de saber sobre adoçantes como stevia e erythritol, se causam danos, criança pode consumir, aguenta altas temperaturas como forno? Obrigada por toda informação, (1 mês, 6 quilos a menos)!

    ResponderExcluir
  58. É quase inexplicavel a minha felicidade ao ver todas essas informações pipocando em revistas de média a grande circulação no pais; Esse mês, na Galileu, qual não foi minha surpresa ao me deparar com algumas péginas dedicadas à Gestão Holística discutida em uma maravilhosa palestra do TED que o senhor fez o favor de compartilhar por aqui.

    Venho agradecer, tambem, pelo tanto de informações que vêm sendo disponibilizadas aqui e que me fazer as pazes com o meu corpo.

    Tenho 19 anos e, ao longo de ótimos cinco meses, com muita calma, perdi 15kg que vinham me incomodando há um bom tempo, ganhos com meu sedentarismo universitário, complicações com a tireoide e anos de bombas hormonais usadas para o tratamento da sindrome de ovários policísticos. O problema com a tireoide se mantem, mas como nunca me dei bem com o uso de anticoncepcionais (enjoos frequentes com doses hormonais altas, dor de cabeça constante com doses baixas, libido zerada, retenção de líquidos absurda, humor oscilante e, por consequência, compulsão quase desenfreada por porcarias comestíveis para me distrair), resolvi parar de tomá-los e iniciar a dieta páleo, depois de muito pesquisar e ver que outras mulheres com o mesmo problema tiveram bons resultados; qual a minha surpresa ao perceber que, alem de me ver livre dos problemas do anticoncepcional, meus ovários, antes co mquase o triplo do tamanho de um ovário normal, praticamente voltaram ao tamanho normal. E, como bônus, meu sobrepeso se foi.

    Devo dizer que foi muito bom me ver livre de açúcar e de outras coisas que me causavam certa obsessão (como massas), mas, agora, com o peso normalizado e o corpo cheio de energia, voltei a comer alguns carbs com cautela, dos quais eu sentia mais falta, mas evitando os industrializados, como milho (a espiga, não aqueles nas conservas nojentas), tomates e batata (essa ultima, com pouca frequência), além de cerca de meio litro de leite por dia, que é uma quantidade razoável de carbs, mas me sinto tão bem como quando estava sem eles; considerando-se o aspecto saudável de tudo isso, teria alguma problema a inclusão desses alimentos a minha dieta? Depois de tanto tempo a base de gorduras e proteínas, são os únicos carbs que realmente me fazem falta. O resto se tornou completamente dispensável~

    Agradeço mais uma vez pelo trabalho de excelente qualidade!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  59. Você comentou que queria fazer a dieta para perder apenas alguns quilos, certo? Pelo jeito, você está bem próxima do seu peso ideal e tem conseguido manter os bons resultados após a cirurgia, então não há porque ter pressa :) Você pode estar no seu "setpoint", seu ponto de equilíbrio, na falta de uma definição melhor (há uma postagem do blog sobre isso, procure-a! É bem interessante), por isso a perda de peso é bem lenta, ou nula.
    Mesmo em uma dieta low-carb, nosso corpo tem alguns mecanismos de defesa que nos impedem de perdermos peso até nossos órgãos pararem de funcionar, e isso varia bastante de pessoa para pessoa. Se o seu interesse é perder gordura, você está no caminho certo e de maneira saudável; o que pode ser feito para acelerar a perda dessa pneuzinho indesejado é tentar fazer um jejum intermitente (há, tambem, um post completo sobre isso aqui :) ), observando-se que ele apresenta resultados melhores em mulheres, num geral, quando feitos durante 18h, não 24h.
    Mas é uma questão de teste! E de paciência ;)
    Há tambem há musculação, ou HIIT, que tambem dão resultados bem legais e que, por experiencia propria, funcionam melhor com pneuzinhos quando estamos em um peso legal do que a dieta em si.

    ResponderExcluir
  60. Ana, que lindo seu depoimento! obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  61. Flávio Ricardo Custódio24 de agosto de 2013 13:31

    Dr. Souto e Patrícia uma duvida sobre o chocolate que comprei hoje, foi uma barra de chocolate da cacau show de 85% , e lendo os ingredientes atras fiquei confuso , os ingredientes contém
    MASSA DE CACAU , CACAU EM PÓ , AÇUCAR , MANTEIGA DE CACAU , EMULSIFICANTE LECITINA DE SOJA , E AROMATIZANTE .
    PODE CONTEM TRAÇOS DE CASTANHA DE CAJE , AMENDOIM , AVELÃ E LEITE . CONTÉM GLÚTEN .
    ai fiquei com dúvidas desse glúten e o açúcar , será que pode atrapalhar na dieta , nos valores nutricionais tem até carboidratos , essas são minha dúvidas .
    obrigado mais uma vez amigos .

    ResponderExcluir
  62. Flávio Ricardo Custódio24 de agosto de 2013 18:07

    ALGUÉM AQUI DO BLOG CONSOME O MESMO CHOCOLATE , E PODERIA COMENTAR SE ATRAPALHOU SUA DIETA , OBRIGADO AMIGOS

    ResponderExcluir
  63. Sidnei Leal Pércilla Mendes24 de agosto de 2013 18:44

    Obrigada Ana, ainda não estou fazendo exercícios... + vou dar um jeito de incluí-los logo no meu dia a dia. Estava pensando em retirar os laticínios pra ver se é alguma intolerância, sei lá...rss + vc está certa, o segredo é paciência!!! Tudo de bom...

    ResponderExcluir
  64. Dr. Souto, o senhor já viu esse vídeo sobre o homem mais gordo do reino unido?

    http://www.youtube.com/watch?v=JwRGdOuk7zE



    Duas coisas me chamaram atenção:
    1) Mesmo pesando mais de 400 kg, o vídeo mostra ele consumido comidas feitas com batata! Também mostrou o consumo de pães e torradas com geléia!
    2) O médico que foi analisá-lo criticou o hábito atual de lanchar entre as refeições. Ele disse "lanchar entre as refeições é um conceito alienígena para outros animais que não o ser humano, você não vê um leão lanchando antes da próxima refeição".

    ResponderExcluir
  65. Dr. Souto, por favor, gostaria de saber se há um número mínimo necessário de refeições por dia. Estou fazendo paleo há mais ou menos um mês e ainda não senti o peso diminuir legal e estava pensando que, talvez, fosse porque faço 3 refeições por dia mesmo sem ter fome. É aquela coisa né, fui bombardeado a vida toda com afirmações do tipo "você precisa fazer no mínimo 3 refeições por dia" ou "se você ficar longos períodos sem comer, seu corpo vai consumir seus músculos" e etc. Bem, são mais ou menos esses os meus temores, tendo em vista que eu não faço musculação. Tenho receio de ficar muito tempo sem comer e perder os poucos músculos que me restam rs ou, então, de pular uma refeição e ficar com muita fome antes do horário da próxima refeição, enfim, essas coisas. Como eu viso um emagrecimento, acho que não é bom comer mesmo sem fome né? pra mim isso não é nenhum sacrifício, mas acho que pode atrapalhar. Enfim, meus receios são infundados? posso fazer 2 ou, até mesmo, 1 refeição por dia sem ficar preocupado com baixar metabolismo/perda de músculo essas coisas? Obrigado desde já Dr.! e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  66. Sidnei Leal Pércilla Mendes25 de agosto de 2013 17:02

    Aguardo a opinião do sr. sobre o meu cardápio. Obrigada! Estou procurando diminuir o consumo de queijos e iogurtes p ver se eu consigo acelerar a queima de gordura.

    ResponderExcluir
  67. Dr, minha mãe costuma comprar Fava de Baunilha e deixar de molho numa garrafinha cheia de Vodka. Isso vira essência para colocar em bolos e doces. Resolvi colocar umas 5 gotinhas na minha janta (meio abacate, um pouquinho de creme de leite, - de caixinha mesmo - canela em pó e 8 gotas de adoçante. Isso tem pouco carb, certo? Canela está liberado?
    Cravei nos 57Kg, mas acho que é porque abusei um pouco de geleias no café da manhã e as vezes na janta também.. Tirei o mamão do café da manhã e substitui pelo pão low carb (oopsie) com manteiga e geléia. Melhor voltar pro mamão com frios de manhã? Obrigada!

    ResponderExcluir
  68. Dr, conhece Xarope de Agave?? Abaixo a descrição, mas me pareceu baboseira pelo fato der ser bom para diabetes e ao mesmo tempo hipoglicemia (???):

    O xarope de Agave é um néctar extraído de um tipo de cactos muito comum no México chamado Agave Azul (o mesmo da tequila) parente da babosa (aloé vera).
    E é um adoçante 100% natural, rico em frutose (90%), sendo bom para o controle de diabetes e hipoglicemia, regulando a taxa de insulina.
    Tem poder adoçante maior do que a sacarose (40% a mais com menos calorias), e também é rico em sais minerais.
    Estudos indicam que ele estimula o crescimento da flora intestinal e impede o crescimento de bactérias nocivas como E.coli, listeriose e salmonela e as produtoras de cáries. Sendo apontada também por aumentar a absorção de cálcio, magnésio, ferro e potássio.
    Tem a vantagem de ter um sabor neutro o que não é o caso do mel por exemplo, sendo mais liquido do que este, se dissolvendo facilmente em líquidos frios.
    O xarope é absorvido lentamente pelo corpo, ao contrário do açúcar branco. O seu índice glicémico é de 40-45.
    O xarope pode ser em quase todas as aplicações como o açúcar. Como é cerca de 25% mais doce que o açúcar pelo que é necessário reduzir as quantidades em conformidade com o pretendido; uma chávena de açúcar será ¾ de xarope. É necessário reduzir também os líquidos na receita para 1/3.

    ResponderExcluir
  69. Veneno. 90% frutose. Veneno total.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/livro-fat-chance-de-robert-lustig-o.html

    Em 25 de agosto de 2013 22:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  70. José Carlos, os últimos 3 dias que sai completamente da dieta. achei q pq era meu aniver'sario podia me dar essa chance, mas dps a compulsao veio c tudo e nao consegui controlar.acabei me entupindo de porcarias e eu estava no meu peso certinho, agora sinto que engordei e estou péssima! hj voltei pra dieta e gostaria de saber que com a volta da alimentação paleo o meu corpo volta a usar a gordura como energia e eu volto a perder peso? isso serviu p ver que não tem como fazer exceções, principalmente no meu caso que tenho compulsão.

    ResponderExcluir
  71. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html

    Em 26 de agosto de 2013 09:51, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  72. Alice prestes araldi26 de agosto de 2013 16:59

    Boa tarde Dr. Souto

    Tenho a obesidade como um problema familiar: marido: 35 anos, 131 kg, 179 cm; eu 43 anos, 78 kg, 156 cm e minha pequena 9 anos, 61 kg, 142cm e uma luta diária com isso desde os 4nos, tendo o pediatra, especialista em obesidade infantil, estar indicando amato e metformina pela dificuldade em alcançar resultados com as dietas e controles convencionais, o q me apavora e aumenta a minha frustração e sensação de incompetência.

    Como posso introduzir essa teoria na minha prática? Crianças podem? Ela faz três refeições em casa e dois lanches oferecidos pela escola 1 de manhã e 1 de tarde.

    ResponderExcluir
  73. Olá Alice.

    O negócio é começar!

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    Páleo é para mulheres grávidas, amamentando, crianças e pra qualquer pessoa que busque mais saúde. Nada melhor do que comida de verdade!

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html

    Comentário do Dr. Souto

    "Eu não faria uma dieta low carb radial para uma criança em crescimento. Mas é evidente que uma dieta de estilo paleolítico é saudável para crianças. E o é por definição: qual a melhor dieta para um animal, senão aquela com a qual a espécie evoluiu?"

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/a-dieta-dos-esquimos-aventuras.html

    ResponderExcluir
  74. Oi Tatiana, vou tentar ajudar.


    Canela é otima! Tem propriedades anti-inflamatórias e faz muito bem. Evite o creme de leite de caixinha, tem espessantes que não contribuem em nada. Prefira a lata de creme de leite da Nestle (uns centavos a mais que vão te ajudar no longo prazo).


    O Pão low carb deve ser encarado como uma guloseima esporádica, não acho que seja bom consumir diariamente.

    ResponderExcluir
  75. Assino em baixo
    Em 26/08/2013 23:43, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  76. Flávio, estou na dieta a 5 dias e hoje, pela primeira vez, medi minha cetona com teste de urina de farmacia. Fiquei feliz em constatar que havia entrado em cetose. Entretanto, agora a noite fui arrebatado por uma diarréia. Logo q saí do banheiro, minha noiva (que iniciou a dieta junto comigo) correu para ocupar meu lugar, com a mesma diarréia. Ontem comemos carnes, ovos e verduras, castanhas e queijos (a mesma comida para ambos). Hoje apenas carnes, ovos e verduras (comidas diferentes, cada um preparou a sua em sua casa). Tudo no azeite, nada de banha e iogurte.
    Fiquei preocupado. Não havia visto qualquer relato de diarréia.
    Espero que seja apenas uma adaptação do corpo à gordura.
    Muito me impressionou a simultaneidade das ocorrências.

    ResponderExcluir
  77. Buáááááá! Mas o pão low carb que faço vai 3 ovos inteiros, farinha de psyllium (10g) e creme de ricota (zero carbs e 4g de proteína)... isso é guloseima? Entendo que o que passo no pão pode ser prejudicional (geléia por exemplo), mas seu eu comer com manteifa pura, não seria um aliado?

    ResponderExcluir
  78. :-) Quando fazemos receitas low carb muito gostosas e calóricas, com adoçantes, aromatizantes, corantes, etc, acabamos ludibriando o sistema de saciedade do corpo. Nosso sistema de saciedade evoluiu para lidar com os sabores naturalmente existentes na comida de verdade, e não mas misturas de açúcar e gordura por exemplo. Se vc retira o açúcar e troca por adoçante, não terá a elevação da glicemia e da insulina, mas terá o gosto doce que irá lhe dar o desejo de comer muito (isso é um exemplo). Assim, CupCakes low carb, pizzas low carb, pães low carb, etc, são interessantes, mas não devem ser a base da dieta (a base deve ser comida de verdade), caso contrário, a ingesta calórica fica elevada devido ao estímulo suprafisiológico dos centros de prazer do cérebro, da mesma forma que acontece com a dieta ocidental.


    2013/8/27 Disqus

    ResponderExcluir
  79. Alice prestes araldi27 de agosto de 2013 12:10

    Já começamos!
    Vou intensificar o "desmame" do pão lá em casa,
    liberar os ovos, carnes, manteiga, nata, a maionese caseira (que faço com 2 ovos, azeite de girassol, mostarda e suco de limão) e azeites, que já consumíamos mas com moderação e culpa, pelas orientações anteriores, e assim espero conseguir diminuir a vontade do café com pão e farináceos.
    Também vamos registrar e acompanhar as medidas atuais e, principalmente, abrir a válvula da neura e despressionar!
    Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  80. Ótimo. Só uma coisa Alice: NADA de óleos extraídos de sementes (girassol, canola, etc). Fique apenas com azeite de oliva, manteiga, banha e gordura de coco, ok?

    Souto

    Em 27/08/13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  81. Dr. Souto, estou seguindo o estilo de vida LCHF há 50 dias, no primeiro mês consegui eliminar 4,8 Kg, reduzindo meu peso de 89.4Kg para 84.6Kg, no entanto desde o dia 08/08 não tenho conseguido baixar desse valor, embora eu esteja fazendo tudo certinho. No café da manhã como ovos fritos na manteiga, queijo, bife, presunto , meu almoço é repleto de salada, azeite e carnes (geralmente preparadas no óleo vegetal), porque almoço na fábrica, e não tenho aonde armazenar alimentos até o horário de almoço, à noite como quase nada, um pedaço de linguiça, carnes, ou abacate. Não consigo fazer atividade física, pq tenho uma bebê de 1aninho que demanda minha atenção total logo que chego em casa. Gostaria que vc me desse uma ideia de onde eu posso estar errando, e o que eu poderia fazer para continuar queimando gordura, e chegar a um peso saudável para os meus 1.63m de altura.

    ResponderExcluir
  82. :-) Um perguntinha difícil agora. Depois de tudo o que já foi dito sobre o açúcar,
    Sacarose = Glicose + Frutose
    Maltose = Glicose + Glicose
    Lactose = Glicose + Galactose
    1) Do que é composta a sucralose?
    2) Manitol
    3) Maltitol

    ResponderExcluir
  83. Flávio Ricardo Custódio27 de agosto de 2013 20:14

    Oi amigo Heitor , eu fiquei uns 2 dias com diarreia depois que acrescentei banha nas minhas carnes , me preocupou um pouco , mais o Dr. disse era meu intestino se adaptando , agóra to de boa , banha a vontade ecarbes mais suculentas, qualquer duvida vamos trocando experiências . Uma pergunta , quanto de carboidratos vc consome por dia , e o que vc consome , abraços amigos.

    ResponderExcluir
  84. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html


    Em 27 de agosto de 2013 19:11, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  85. Você faz o possível dentro das circunstâncias. Não pode querer comparar seus resultados com um jovem de 20 anos, do sexo masculino, que mora em casa com os pais, cujo único stress é a próxima balada, e que treina pesado na academia 3x por semana, tomando suplementos. Veja o resultado que vc já conseguiu dentro de toda a dificuldade!! E pense no looongo prazo.

    Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/nao-e-tao-simples-o-set-point.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html


    Em 27 de agosto de 2013 18:29, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  86. Boa! Tinha perdido essa aula!

    ResponderExcluir
  87. Uma dica: Para quem só sabe comer abacate com açucar como eu, se dê uma chance e experimente Guacamole. Mas faça com o abacate do tipo avocado bem maduro. É muito bom! Minha janta ontem foi guacamole, ovos cozidos regados com bastante azeite e sal e bacon (que deixo no microondas por 5 min e ficam crocantes).
    Ontem acordei com 56,7 e depois de várias regalias como café com meia lata de creme de leite e essa janta maravilhosa, fui dormir com 56,3 :-)

    ResponderExcluir
  88. Obrigada pela atenção, e pelas palavras de motivação! Acompanho o seu blog e todas as suas participações nos podcasts do emagrecerdevez.com, todas são muito esclarecedoras. Comprei o livro Barriga de Trigo, e já comecei a ler, incrível como agora consegui me livrar das falácias que me cegavam. Aqui na empresa, meu novo estilo de vida já influenciou 8 pessoas, e juntos estamos tentando fazer a diferença, e tenho absoluta certeza que vamos conseguir. Em breve foi postar meu "Antes e depois" inclusive com resultados de exames, tenho certeza que irá ajudar a motivar outras pessoas!

    ResponderExcluir
  89. Não, creio que não muda nada, exceto as eventuais deficiências nutricionais que podem surgir por causa da cirurgia, e devem ser acompanhadas com exames.

    2013/8/23 Disqus

    ResponderExcluir
  90. Guacamole é um dos meus pratos preferidos na VIDA.
    Eu não gostava de abacate até 2011, pois a forma como ele é comido no Brasil - com açúcar e leite - me dava enjôo, pois eu não gosto e não tomo leite desde criança, e nunca fui de comer nada puro com açúcar (como algumas pessoas fazem com o abacate).
    Mas em 2011 viajei e "conheci" o guacamole e simplesmente me apaixonei (hoje eu adoro comida mexicana).
    Agora eu faço pra mim em casa, as pessoas acham estranho, mas eu acho delicioso (embora não fique tão bom quanto o original; penso que a pimenta influencia no sabor).
    Costumo comer com frango e nada mais, e me sacia bastante. Pra mim tanto faz o tipo de abacate, eu acho bom do mesmo jeito. Hoje posso dizer que gosto de abacate, como puro e acho uma delícia. :)

    ResponderExcluir
  91. Olha que legal esse infográfico...

    ResponderExcluir
  92. Olha que bacana esse infográfico...

    ResponderExcluir
  93. Infográfico bem bacana sobre consumo de açúcar pelos americanos


    http://foodbeast.com/2013/10/01/an-unforgiving-breakdown-of-how-much-sugar-america-consumes/

    ResponderExcluir
  94. Alguém pode me dizer a quantidade diária segura podemos ingerir. Ainda não consegui abrir mão do meu café com açúcar e de uma sobremesa em media três vezes por semana.
    Preciso emagrecer 25kls .

    ResponderExcluir
  95. Bem, como comecei a pouco tempo ainda não da pra saber, mas estou prevendo que não vai dar certo e esta mais difícil do que o resto.

    Tenho uma dúvida. O endocrinologistas que me acompanha me disse que no meu caso ( hipertireodismo) a ingestão de gorduras é mais prejudicial que o doce. Será possível?

    ResponderExcluir
  96. Acostume-se ao fato de que os médicos dirão sempre que gordura faz mal para qualquer condição humana.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 08/10/2013 00:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  97. injusticedbeauty881420 de janeiro de 2014 17:44

    Só que a banha tem que ser orgânica e alimentada à pasto né. Porque do
    que adianta trocar os tóxicos causadores de diabetes óleo de milho,
    soja, canola, etc transgênicos por uma banha que foi alimentada à base
    de milho e grãos de soja?!

    Nossa se é até difícil achar carne
    orgânica imagine banha orgânica!! E além disso, aqui no Brasil, uma
    marca de ovos orgânicos tinha no rótulo que as galinhas eram alimentadas
    com cereais integrais (grãos) orgânicos, tsc. MUITO menos prejudicial
    que os populares, mas... esses grãos aí são cheios de ômega 6, um dos
    piores causadores dessas doenças crônicas que vemos aí.

    Nos
    Estados Unidos, ser Paleo é um sonho, diversas marcas orgânicas, que até
    tem na embalagem escrito que o animal foi alimentado À pasto, grama;
    grass-fed, que não têm GMOs (organismo modificados, etc), agora aqui no
    Brasil, esse sonho tá LONGE!
    Tem grão enfiado em tudo que é produto! Até nos nossos sabões de louça! TUDO!!!

    ResponderExcluir
  98. Se puder ter banha orgânica, ok. Mas se não puder, Melhor banha de supermercado do que ficar sem a banha!
    O bom não pode ser inimigo do ótimo.

    ResponderExcluir
  99. :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/02/2014 15:10, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir