sábado, 10 de agosto de 2013

Revista Época - reportagem sobre o livro Barriga de Trigo

Recentemente divulguei o lançamento do livro Barriga de Trigo no Brasil.

A revista Época desta semana traz reportagem sobre o livro, incluindo a história de um paciente meu, que perdeu 19 Kg, e de seu filho que perdeu 25 Kg apenas seguindo a dieta do pai!

Mais um passo na divulgação das ideias deste blog (e do próprio blog, já que cita o meu nome).

Acabei de comprar a revista, que já está nas bancas. Comprem seus exemplares, e escrevam para a seção de cartas elogiando a reportagem (e a jornalista responsável, Natália Spinacé) e, por que não, contando suas histórias de sucesso com dieta sem grãos e sem açúcar para que sejam publicadas na semana que vem.







141 comentários:

  1. Existem muito mais livros a serem traduzidos, o resultado disso pode ser maior que imaginamos, será que podemos nos juntar e criar uma editora independente? existe muita publicação de qualidade que poderia estar ajudando muitos no Brasil. Isso pode inclusive trazer retorno financeiro, o que hoje definitivamente não é a prioridade. Mas acho que podemos ajudar mais pessoas de outras formas. As vezes fico pensando, não precisamos inventar a roda... só aproveitar o que já existe. Cada vez que estudo mais o assunto vejo o quão sério e preocupante é...

    ResponderExcluir
  2. Dr. José Carlos, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo
    blog, muito bem escrito. Sei que esse post não é o lugar ideal para fazer essa pergunta, mas, como não consegui encontrar outra forma de entrar em contato com o senhor, vou tentar esclarecer uma dúvida sobre outro post aqui mesmo. O senhor
    disse que o álcool "não eleva a insulina, portanto não engorda". Minha
    pergunta é: os destilados (como uísque, vodka etc.), embora não tenham açúcar nem carboidratos, são bem calóricos.
    Mesmo assim, não engordam? Ou não engordam somente quando se está
    seguindo uma dieta low-carb? Nesse caso, não entendo, porque, até onde
    sei, o álcool é "proibido" na dieta Atkins (uma das mais famosas
    low-carb). O senhor poderia explicar um pouco mais esse ponto? Agradeço
    desde já! Cordialmente, Marcos.

    ResponderExcluir
  3. Flávio Ricardo Custódio10 de agosto de 2013 18:57

    Concordo plenamente Thiago , mas a luz no fim do túnel já está sendo vista por outros , e a luta continua amigo .

    ResponderExcluir
  4. Flávio Ricardo Custódio10 de agosto de 2013 19:09

    Bem amigos venho aqui hoje muito feliz dizer que hoje faz uma semana de alimentação LOW CARB , HIGH FAT , me pesando hoje constatei que perdi 2 kilos em uma semana , e posso dizer que minha disposição é melhor , e sinto tudo mudar , já inclui exercícios de alta intensidade , e hoje me senti disposto a fazer um jejum intermitente de 12 horas , agóra que estou escrevendo o post já faz 9 horas de jejum intermitente , falta 3 horas para completar essa primeira experiência , posso dizer que não estou com fome , estou bebendo bastante água e café com adoçante de sucralose , só também , a 9 horas atrás meu café da manhã foi ovos mexidos com bacon , mais tarde posto aqui para dizer se consegui completar esse primeiro jejum intermitente , mas acredito que consigo sim , abraços a todos e persistam que vocês conseguem, valeuuuuuuu .

    ResponderExcluir
  5. Que legal, dr. Souto. Parabéns por mais uma história de sucesso :)

    Estou com uma dúvida (que já pode ter sido esclarecida em outro post e, como estou com vários pendentes, posso não ter visto). Há restrição para alguém que realizou colecistectomia fazer uma dieta high fat?

    Vejo que muitas pessoas acabam ficando com intolerância à gordura. Fiz a cirurgia em fevereiro e, graças a deus, não tive que fazer nenhuma alteração na alimentação. No entanto, sei de muita gente que passa mal ao comer qualquer coisinha com gordura.

    Será que pode me ajudar?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Boa pergunta, Beatriz. Eu também extraí a vesícula, mas há mais de 3 anos... Que eu tenha percebido, não tive qualquer alteração. Mas é bom saber se com a dieta low carb/ high fat eu corro algum risco.

    ResponderExcluir
  7. Nenhum risco. Sem vesícula, apenas começar o LCHF mais devagar para o intestino ir se acostumando.
    Em 10/08/2013 19:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Dr., parabéns pela citação. Mais uma conquista merecida pelo seu esforço incansável.

    ResponderExcluir
  9. Peça para exemplificar o que seria essa "coisinha com gordura". Geralmente quando escuto isso, a pessoa diz que a coisa gordurosa que ela comeu foi batata frita do McDonald's. Ou comem um big sanduíche e culpam aquele hamburguer de 90g de carne.

    ResponderExcluir
  10. É, realmente. Bem pensado. Geralmente as pessoas pensam da forma como você falou mesmo, né?


    Muito obrigada pela sugestão!

    ResponderExcluir
  11. Marcos, geralmente ouço reclamações daquelas pessoas que aboliram "gordura" após a cirurgia e voltaram a ingerir aos poucos.


    Não sei como foi para você, mas assim que saí do hospital já estava em casa comendo normal. Na verdade, minha nutricionista me orientou a continuar com minha alimentação normal, sem cometer exageros.


    Então quando falo que no 3º dia de PO já estava comendo ovo inteiro as pessoas se assustam, achando que a coitada da gema seria prejudicial!


    E ah, como já faz um bom tempo da sua cirurgia, acredito que não corra risco não hehe

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, dr Souto!

    ResponderExcluir
  13. Risco não há. Na pior das hipóteses, um desarranjo até que o fígado aumente a secreção de sais biliares.
    Em 10/08/2013 20:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  14. E o que você definiria como "desarranjo"? Porque, coincidentemente, em abril tive um problemão com meu fígado que, no final, os médicos sugeriram ter sido causado por algum vírus. E na época até pensei ser devido à cirurgia, mas o cirurgião disse que não tinha nenhuma relação.

    ResponderExcluir
  15. Diarreia, gases, cólicas, fezes que boiam por excesso de gordura não digerida, esse tipo de coisa.
    Em 10/08/2013 20:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  16. uhuuuu!!!!!!!! Vitória!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Também agradeço, Dr. Souto. Mas, sem querer ser chato, o senhor pode dar uma olhada na minha pergunta lá embaixo, sobre destilados, álcool, insulina etc.? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  18. Adolfo Neto (UTFPR)10 de agosto de 2013 20:43

    Merecia ser a capa! Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Estou tomando muito álcool (Pinot Noir) no momento para responder qualquer coisa que requeira mais de uma frase na tela do celular. A resposta curta é que álcool com moderação é um pouco menos ruim q açúcar (por isso cerveja engorda mais q vinho seco embora tenha menos álcool - tem muito mais açúcar), mas, para quem quer emagrecer, álcool dificulta sim (pelas calorias e pela toxicidade hepática, não pela insulina).
    Em 10/08/2013 20:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  20. Bebo muuuita caipirinha e pinga, e continuo emagrecendo sem parar... maravilha esta low carb- paleo.

    ResponderExcluir
  21. Sim, claro. Eu comecei a dieta, e só penso em voltar a beber depois de atingir minha meta. Mas, depois, pretendo voltar a beber nos finais de semana. Sempre gostei muito de cerveja, mas, como o senhor falou que ela é o "pão líquido", que engorda muito e tal, depois da dieta pretendo beber só vinho e destilados, nos finais de semana, e manter o LCHF durante a semana. Minha preocupação é se o álcool vai me atrapalhar muito. Ah, e obrigado pela resposta (apesar da Pinot Noir!).

    ResponderExcluir
  22. Júlio, bota adoçante na caipirinha :-) Mas já que é um fórum público, fica aqui registrado que eu não aconselho a beber muito...
    Em 10/08/2013 20:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  23. Mal posso esperar até atingir minha meta...! Mas isso só me dá mais determinação para seguir em frente. A recompensa valerá a pena, com certeza! Vou comemorar com caipirinha(s)! ;-)

    ResponderExcluir
  24. Flávio Ricardo Custódio10 de agosto de 2013 21:42

    É meus amigos , acabei de fazer 12 horas de jejum intermitente , até que não foi tão difícil , mas confesso que agóra a barriga começou a dar sinais , bem já é hora de colocar alguma coisa dentro do estomago , pernil frito , alface americano , tomate cereja , brócolis , tudo regado com muito azeite extra virgem , se alguém aqui já teve experiência com esse jejum de 12 horas também , quem quiser comentar me diga , abraços .

    ResponderExcluir
  25. Flávio Ricardo Custódio10 de agosto de 2013 21:43

    Drº José , meus parabéns , por mais essa vitória , sinto que muitas coisas vai mudar , vamos com essa luta junto com o senhor , abraços

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Dr. Souto,
    Parabéns!!
    E com toda a Certeza, serão muitas outras vitórias, suas e de tantos.
    Aproveito a oportunidade para te Agradecer ainda mais, pelo bem que faz a tantos.
    Sou Muito Grato ao Senhor,
    Abraço e ótimo final de semana.
    Bernard (MD)

    ResponderExcluir
  27. Flávio Ricardo Custódio10 de agosto de 2013 23:21

    BEM PASSOU UM MÊS E SÓ TENHO QUE COMEMORAR , 11 KILOS FOI EMBORA DE MIM , RSRSRS , E AGÓRA ESTOU CADA VEZ MAIS FOCADO , DETERMINADO E FELIZ , A RESISTÊNCIA É OUTRA , O ESTILO DE VIDA
    " LOW CARBO , HIGH FAT " ( MENOS CARBOIDRATO E MAIS GORDURA ) NA VERDADE É UM SUCESSO , RECOMENDO A TODOS , HOJE CONSEGUI FAZER O JEJUM INTERMITENTE DE 12 HORAS , E NÃO SENTI UM PINGO DE FOME , AGÓRA DE NOITE QUE VIM COMER , E PRA COMEMORAR , ESSE PRATO AI CHEIO DE PROTEÍNAS , CARBOIDRATOS NATURAIS , TUDO O QUE A NATUREZA NOS DEU , É ISSO AI AMIGOS , COMO EU DISSE , ABRAÇOS E DEUS ABENÇÕE A TODOS .

    SÓ PARA CONSTAR NESSE PRATO , PERNIL GRELHADO.....TOMATE CEREJA....ALFACE AMERICANO......BRÓCOLIS......AZEITONAS......PIMENTA MALAGUETA.....TUDO REGADO NO AZEITE EXTRA VIRGEM , TUDO DE BOMMMMMMM

    ResponderExcluir
  28. Flávio Ricardo Custódio10 de agosto de 2013 23:36

    SÓ PARA CONSTAR NESSE PRATO , PERNIL GRELHADO.....TOMATE CEREJA....ALFACE AMERICANO......BRÓCOLIS......AZEITONAS......PIMENTA MALAGUETA.....TUDO REGADO NO AZEITE EXTRA VIRGEM , TUDO DE BOMMMMMMM

    ResponderExcluir
  29. Legal Dr Souto, obrigado, mas caipirinha somente com adocante, lógico... Apenas queria compartilhar com os amigos do blog minha experiencia, e agradecer pelos conhecimentos adquiridos. Se for beber não beba cerveja, e sim caipirinha com adocante ou vinho seco. Pronto falei...

    ResponderExcluir
  30. Dr. Souto meus Parabéns!! Como já disse inbox no seu face: Eu sonho com o dia em que o Sr. assumirá a cadeira do Ministério da Saúde!!

    ResponderExcluir
  31. Hahah


    2013/8/11 Disqus

    ResponderExcluir
  32. Dr. Souto, parabéns! Vc é brilhante e não poderia ser diferente. Sou estudante de Nutrição e tenho um pré-projeto de iniciação científica: Glicose; a chave para prevenção e cura de doenças. Carecidamente gostaria de pedir opniões e dicas porquê ainda estou meio perdida. Já tenho um estoque de livros enorme por aqui, incluse li "Why we get fat" é simplesmente fantástico! Estou a procura de profissionais que possam me auxiliar no trajeto, que será longo. O que o Doutor acha de um projeto como esse? Agradeço desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  33. Acho maravilhoso, e quero te ajudar pessoalmente no projeto! soutopaleo@gmail.com
    Em 11/08/2013 11:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Ah, entendi. Bom, o que tive não foi isso! haha

    Muito obrigada pelas respostas!

    ResponderExcluir
  35. Crisógenes Pacheco11 de agosto de 2013 15:53

    Caro, Dr. Souto, e demais moderadores deste espaço maravilhoso de saúde, conhecimento e extrema felicidade.

    Comecei pensando escrever várias linhas, mas percebi que o melhor é ser direto e mostrar os números, já que contra fatos não há argumentos. Realizei exames no dia 22/05/2013 e no dia 06/06 iniciei a dieta.

    Início: 06/06/2013

    - Peso: 130,4 kg.;
    - Ácido úrico: 8,6 mg/dL;
    - Colesterol total: 439 mg/dL;
    - Colesterol HDL: 34 mg/dL;
    - Triglicerídeos: 804mg/dL;

    Refiz os exames, 06/08/2013, dois meses de dieta.

    - Peso: 115,4 kg.;
    - Ácido úrico: 7,6 mg/dL;
    - Colesterol total: 259mg/dL;
    - Colesterol HDL: 39 mg/dL;
    - Triglicerídeos: 181 mg/dL;

    Exames que não foram feitos antes, mas seguem os dados:

    - Hemoglobina glicada: 5,6% (Método: cromatografia líquida de alta performance - HPLC-).
    - TGO/AST (Aspartato Aminotransferase)- Método enzimático/automatizado: 19 U/L;

    - TGP/ALT (Alanina Aminotransferase) -
    Método enzimático/automatizado: 26 U/L;

    - Amilase (sangue) - Método
    cinético/targa 3000: 33 U/L.

    Gostaria, por favor, de saber se esses
    índices dos exames solicitados pela primeira vez estão bons?

    Os exames que foram refeitos, seguem as diferenças percentuais:

    - Peso: Redução de 11, 5 % do peso corporal;
    - Ácido úrico: redução de 11,6 % do valor inicial;
    - Colesterol total: redução de 41 % do valor inicial;
    - Colesterol HDL: acréscimo de 14,7 % do valor inicial;
    - Triglicerídeos: redução de 77,5% do valor inicial;

    Há cerca de vinte dias joguei minha sinvastatina no lixo, com muito prazer. Há cerca de quinze dias não tomo mais remédios para hipertensão. Tomava uma losartana de 50 mg pela manhã e no final da tarde e um hidroclorotiazida de 25 mg. pela manhã, isso para me manter com a pressão arterial em 14x10. Passo o dia com a pressão 12x8 e a noite fica 11x7. Hehehehe

    Dr. Souto, estou indo bem? Estou muito feliz!

    De quebra, durante este período ganhei duas das pessoas mais importantes da minha vida para este novo estilo de viver: minha
    noiva começou a dieta desde o dia 21 de julho e minha mãe começou a dieta em 08 de julho. Para a minha mãe preciso muito da sua ajuda Dr. Souto.
    Clarinha, minha filha, que está com sete anos de idade, está com uma alimentação muito melhor. Hoje, quando Clarinha acordou, disse à
    avó que estava com fome e a avó lhe ofereceu uma maçã, e Clarinha respondeu da seguinte forma: vovó, se eu comer maçã, vou ficar com mais fome, você não já sabe disso? Hehehehehehehe

    Doutor Souto, minha mãe começou a dieta no dia 08 de julho.

    Nesse período, por duas vezes ela passou muito mal, vomitando e tendo diarreia ao mesmo tempo. Da primeira vez, há duas semanas, ela comeu muito antes de dormir e da última vez, há uma semana, ela havia tomado 80ml de chá de sene por duas vezes, por conta do intestino preso.

    Nas outras dietas que ela já havia tentado fazer (que não eram LCHF), o problema de prisão de ventre era recorrente e ela tem se dado muito bem, defecando algumas vezes ao dia na Páleo, mas ingere 80ml de chá sene por dia, para se manter equilibrada.

    Por conta dos dois episódios, no final de semana passado ela não quis se alimentar e parou a dieta por acreditar que pode ser por conta da gordura. Sentiu muitas dores na região do fígado e muita náusea.

    Gostaria da sua ajuda para o caso da minha mãe, ela tem depressão e estava se sentido a pessoa mais feliz do mundo com a dieta, o senhor tem alguma sugestão? Ela quer voltar, quer continuar. Abaixo os dados dos exames dela:

    - Glicose – método, enzimático: 120 mg/dL;
    - Ureia – método, cinética: 42 mg/dL;
    - Creatinina – método, cinética: 1,4 mg/dL;
    - Ácido úrico – método, enzimático colorimétrico: 10,3 mg/dL;
    - Colesterol total – método, enzimático colorimétrico: 385 mg/dL;
    - Colesterol HDL – método, enzimático colorimétrico: 72 mg/dL;
    - Triglicerídeos – método, enzimático colorimétrico: 387 mg/dL;
    - TGO – método, cinética (UV): 54 U/L;
    - TGP – método, cinética (UV): 72 U/L;

    Muito obrigado por tudo e muita felicidade para todos!!!

    ResponderExcluir
  36. Maravilha!!!!
    Já posso vislumbrar o dia em que poderei contar a todos qual é "a minha dieta", sem ter que apresentar um atestado de sanidade mental em seguida...
    A você, Dr. Souto, o que dizer?
    O "mais do mesmo" que nunca é demais:
    Parabéns!!!!
    Merecidíssimo; esses são os frutos do seu infatigável e excelente trabalho.
    Abraços, com admiração.
    Clarissa

    ResponderExcluir
  37. Olá Dr. Estou há mais de um mês e meio seguindo o estilo de vida low carb embora tenha perdido apenas 3 quilos nas primeiras 2 semanas e estagnado o peso. O caso é que o psiquiatra falou que essa dieta está sobrecarregando meus rins por ser a base de proteínas e a endocrinologista disse que meu corpo está consumindo massa magra mais q gordura... É complicado procurarmos profissionais da saúde sem poder confiar neles e o pior, a preocupação do que é falado fica... Então minha pergunta é ; quais os erros a se cometer em uma dieta low carb que a torna uma dieta de risco para a saúde ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  38. Nenhum.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html
    Prova de que o que se perde é músculo: http://ajcn.nutrition.org/content/24/3/290.long
    Em 11/08/2013 17:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  39. Verdadade, bola pra frente!!!

    ResponderExcluir
  40. Flávio Ricardo Custódio11 de agosto de 2013 19:04

    PARABÉNS MEU AMIGO , CONTINUE NA LUTA , ESTOU NO MESMO PASSO QUE VC , ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  41. Olá Dr Souto, será que o sr consegue traduzir esta receita? Alguns itens não entendi como por exemplo fiberhusk e psyllium... Esta é uma receita de uma espécie de pão sem trigo que existe publicada no site Diet Doctor.

    Oopsies
    6–8 depending on size.
    3 eggs
    100 grams (3.5 ounces) of cream cheese
    a pinch of salt
    ½ tablespoon fiberhusk / psyllium seed husks (can be excluded)
    ½ teaspoon baking powder (can be excluded)
    Separate the eggs, with the egg whites in one bowl and the egg yolks in another.
    Whip the egg whites together with the salt until very stiff. You should be able to turn the bowl over without the egg whites moving.
    Mix the egg yolks and the cream cheese well. If you choose, add the psyllium seed husk and baking powder (this makes the Oopsie more bread-like).
    Gently fold the egg whites into the egg yolk mix – try to keep the air in the egg whites.
    Put 6 large or 8 smaller oopsies on a baking tray.

    Bake in the middle of the oven at 150° C (300° F) for about 25 minutes – until they turn golden.

    You can eat Oopsies as bread or use them as a bun for a hotdog or hamburger. You can also put different kinds of seeds on them before baking them, for instance poppy, sesame or sunflower seeds. One big Oopsie can be used for a swiss roll: Add a generous layer of whipped cream and some berries. Enjoy.

    Less strict: some bread
    Can’t live without real bread? Then have a thin piece of bread and add lots of butter and toppings. The more butter and toppings the less bread you need to feel satisfied.

    ResponderExcluir
  42. Gordura saturada causa dano aos neurônios e aumenta a fome?

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/08/gordura-saturada-em-excesso-afeta-o-cerebro-e-pode-diminuir-saciedade.html


    Li essa reportagem e gostaria de saber se isso é verdade.

    ResponderExcluir
  43. É CLARO que não.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/08/restringir-gorduras-ou-carboidratos-o.html Em 11/08/2013 22:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  44. Crisógenes Pacheco12 de agosto de 2013 06:08

    Valeu, Flávio! Vamos em frente.

    ResponderExcluir
  45. Parabéns Dr. Espero que essas informações se dissipem cada vez mais.
    Estou nessa alimentação há um mês, mas ainda não consegui achar uma maneira de fazer meu intestino funcionar. O Sr. teria um probiótico para me indicar?

    ResponderExcluir
  46. Faço jejum diario de 16h e 1 ou 2 vezes na semana de 24 horas. Faço isso desde 2009

    ResponderExcluir
  47. A sensação que tenho é que estou sempre pronto para a caça. Não sinto fome alguma. Sou treinador de atletismo e minha atividade diária é intensa,nao sinto qualquer tipo de fraqueza, inclusive agora que todos irão almoçar eu irei na academia e farei 20 rep de agachamento completo com 140 kg

    ResponderExcluir
  48. Nosso trabalho primal era a busca pelo alimento. O que motivaria um animal a trabalhar estando saciado? Quando estou em jejum me sinto atento, alerta e muito mais disposto.

    ResponderExcluir
  49. Crisógenes Pacheco12 de agosto de 2013 12:10

    Patrícia Ayres, quero estender meus agradecimentos também a você: pela presteza e prontidão para esclarecer minhas dúvidas. Obrigado!

    Ah! Amigos, têm dados que não passei, mas creio que sejam importantes:

    - Diminuição de 10 cm do perímetro abdominal;
    - Diminuição de 5 cm do perímetro de cada coxa;
    - Diminuição de 1 cm do perímetro de cada braço;
    - Diminuição de 1 cm do perímetro de cada panturrilha;



    Flacidez nenhuma, parece que estou malhando!!!

    ResponderExcluir
  50. Flávio Ricardo Custódio12 de agosto de 2013 13:22

    Nossa Tiago , que legal , todos os dias 16h , incrível , vc acha que já entrou em estado de cetose , ou acha que não precisa isso para emagrecer , vou aos poucos tentando aumentar a hora dos meus jejuns também , vamos no falando ok , abraços

    ResponderExcluir
  51. Olá Doutor Souto! Conheci o seu blog através dos podcasts do "Emagrecer de Vez" Vi quando você, o Rodrigo e o Geosh falaram do livro "Barriga de trigo". Como assino a época vi a reportagem e reconheci o seu onome como participante da mesma. Meus Parabéns! Precisamos dessas informações de qualidade para tomar as rédeas de nossa saude. Há pouco mais de 1 mês criei a coragem pra ingressar na dieta low carb. Nesse período, me sinto ótima, com uma disposição incrível, meus episódios de "fome Noturna" desapareceram e eliminei 4,5 kg.

    ResponderExcluir
  52. :-) muito bom!


    Em 12 de agosto de 2013 14:12, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  53. Puxa, obrigada! Eu agradeço todos os dias por este espaço Crisógenes, e ele incluí você tambem!

    ResponderExcluir
  54. Olá Bruna.

    Intestino preguiçoso na Páleo / LCHF pode ser vários fatores: Pouco sal, pouca água, falta de boas gorduras. Olhe estes comentários do Dr. Souto: "Pode comer abacate todos os dias.
    Além disso, compre um bom probiótico (p.ex. Probiatop), misture com iogurte natural feito em casa ou batavo integral natural e umas 3 ou 4 colheres de sopa de linhaça moída, por 1 mês." http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html#comment-982145365

    O que precisa mudar é a flora intestinal (acostumada com açúcar, fica escassa quando muda a dieta)

    Minha sugestão é, além do que disse a Patrícia:

    Iogurte natural feito em casa (pois tem lactobacilos vivos)
    Linhaça moída na hora (compre um moedor de café, e moa um belo punhado de cada vez)
    Um bom probiótico (tipo Probiatop)
    Misture tudo, 2x ao dia, até regularizar, e depois 1x ao dia por 1 mês.
    Se precisar de um laxante em algum momento, use a lactulona, que é pré-biótica (serve de alimento aos probióticos)" http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html#comment-967918152

    "Precisa adaptar a flora intestinal. Faça o seguinte: compre um bom probiótico na farmácia, tome todas as noites misturado em um iogurte natural (feito em casa ou Batavo natural integral) com farinha de linhaça. Isso mais uns abacates. E não economize no sal. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html#comment-966404594

    "Yakult de supermercado é puro açúcar.

    Leia esta postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    Minha colaboradora Patricia Ayres faz Yakult em casa:

    "Sou adepta dos probióticos. Penso que a melhor opção é fazer o iogurte ou yakult em casa. O yakult principalmente porque não existe esse tipo de probiótico sem açúcar e com gordura no mercado. Todos são feitos com leite parcialmente desnatado ou desnatado e açúcar. Nesta postagem ( http://lowcarb-paleo.blogspot.... )
    ensina a fazer o iogurte caseiro. Lembre de usar sempre o leite INTEGRAL de boa qualidade. Para o yakult é só substituir o iogurte por 2 yakults (ou actimel). Se a lactose for fermentada já é considerado LC, pois os lactobacilos consomem o açúcar. Eu gosto de variar os 'bichinhos'. As vezes faço iogurte, as vezes actimel, as vezes yakult..."

    ResponderExcluir
  55. Acabei de ler a reportagem e é sobre o HIIT sim! Nada de novo com relação ao que já foi apresentado neste blog, mas vale a pena por estar sendo divulgado nacionalmente.

    ResponderExcluir
  56. Tatiana, por coincidencia, fiz esta receita no sabado... aliás fiz 1/3 dela pra testar e ficou gostoso... mas parece um pão de ló salgado. Eu traduzi pelo google: Oopsies

    6-8, dependendo do tamanho.

    3 ovos

    100 gramas (3,5 onças) de cream cheese

    uma pitada de sal

    ½ colher de sopa de fiberhusk / psyllium cascas de sementes (pode ser excluído) (eu usei linhaça dourada)

    ½ colher de chá de fermento em pó (pode ser excluído)

    • Separe os ovos com as claras em uma tigela e as gemas de ovos em outra.

    • Bata as claras em neve junto com o sal até ficar bem firme. Você deve
    ser capaz de virar a tigela sobre as claras, sem se mover.

    • Misture as gemas e o queijo creme bem. Se você preferir, adicione a
    casca da semente do psyllium e fermento em pó (o que torna o Oopsie mais parecido com pão).

    • dobre delicadamente as claras em neve à mistura de gema de ovo - para tentar manter o ar nos ovos brancos.

    • Coloque 6 grandes ou 8 oopsies menores em uma assadeira.

    • Asse no meio do forno a 150 ° C (300 ° F) durante cerca de 25 minutos - até ficarem dourado.(eu assei por 20 min e acho que é lagal por sobre um papel manteiga, pois mesmo untando a forma ele meio que grudou)

    • Você pode comer Oopsies como o pão ou usá-los como um pão para um
    cachorro-quente ou hambúrguer. Você também pode colocar diferentes tipos
    de sementes sobre eles antes de assá-los, por exemplo papoula, gergelim
    ou sementes de girassol. Uma grande Oopsie pode
    ser usado para um rolo suíço: Adicione uma camada generosa de chantilly
    e algumas frutas. Aproveite.

    ResponderExcluir
  57. Ah, psyllium é um "farelo" (fibra derivada de uma semente?) que parece vidro em pó que eu odiei quando provei, rsrsrs

    ResponderExcluir
  58. Obrigada Ilca, eu sinto muita falta do pão e esse aí não chega nem perto :-(
    Fiz agora para a janta mas ficou super mole a massa e realmente parece um pão de ló. Achei que ficaria crocante.... Mó decepção!
    Eu comprei a farinha de Psyllium, pois no Diet Doctor fala que o pão fica mais parecido com pão mesmo. Estou pensando em trocar o cream cheese pelo catupiry para ver se fica uma massa mais grossa. Além disso achei bem salgado. Da próxima vez não vou colocar sal.

    ResponderExcluir
  59. Tatiana, você já conhece este site? http://maisgorduramenoscarboidratos.com/ Tem receitas muito boas, inclusive uns pães (que eu ainda não testei pois aqui onde moro é dificil achar farinha de coco e de amendoas, estou esperando encomenda que fiz numa loja de produtos ecológicos). Mas todas as outras receitas que expermentei ficaram ótimas: sopas, carnes, sufles, tortinhas... a massa carbonara feita de repolho é MARAVILHOSA!

    ResponderExcluir
  60. Flávio Ricardo Custódio13 de agosto de 2013 11:02

    oi Tatiana segue ai a tradução ok

    OPÇÕES

    6-8, dependendo do tamanho.
    3 ovos
    100 gramas (3,5 onças) de cream cheese
    uma pitada de sal
    ½ colher de sopa de fiberhusk / psyllium cascas de sementes (pode ser excluído)
    ½ colher de chá de fermento em pó (pode ser excluído)
    Separe os ovos com as claras em uma tigela e as gemas de ovos em outra.
    Bata as claras em neve junto com o sal até ficar bem firme. Você deve ser capaz de virar a tigela sobre as claras, sem se mover.
    Misture as gemas eo queijo creme bem. Se você preferir, adicione a casca da semente do psyllium e fermento em pó (o que torna o Oopsie mais pão-like).
    Misture delicadamente as claras em neve à mistura de gema de ovo - para tentar manter o ar nos ovos brancos.
    Coloque seis grandes ou 8 oopsies menores em uma assadeira.

    Coza no meio do forno a 150 ° C (300 ° F) durante cerca de 25 minutos - até ficarem dourado.

    Você pode comer OPÇÕES como o pão ou usá-los como um pão para um cachorro-quente ou hambúrguer. Você também pode colocar diferentes tipos de sementes sobre eles antes de assar

    eles, por exemplo, de papoula, gergelim ou de girassol. Uma grande Oopsie pode ser usado para um rolo suíço: Adicione uma camada generosa de chantilly e algumas frutas. Aproveite.

    Menos rigoroso: um pouco de pão
    Não pode viver sem pão real? Então, um pequeno pedaço de pão e adicionar lotes de manteiga e coberturas. Quanto mais manteiga e coberturas a menos pão que você precisa para se sentir satisfeito.

    ResponderExcluir
  61. Crisógenes Pacheco13 de agosto de 2013 14:13

    Doutor Souto, não me entenda mal, mas gostaria de saber se o senhor pode responder os meus questionamentos acima. Sei que o senhor deve estar ocupado, mas como o vejo responder outros comentários, resolvi perguntar. Eu já aconselhei minha mãe a continuar a dieta, mas o senhor sabe que existem pessoas que só acreditam nas palavras de um médico, por isso, todos os dias quando acorda, pergunta. e aí? Doutor Souto respondeu?. Repito sei que o senhor não tem obrigação de responder, mas caso não possa, por favor me avise para que possa encontrar ajuda em outro lugar. Moramos em Pernambuco e ainda não temos profissionais nessa linha.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Estou usando o abacate, a linhaça e o iogurte caseiro. Está dando certo.

    ResponderExcluir
  63. Eu respondo antes coisas que são rápidas, que posso responder entre uma consulta e hoje. A sua saúde melhorou MUITO. Vou deixar para a Patrícia te responder sobre prisão de ventre (estou com o consultório cheio agora), mas já te adianto que acho que a tua mãe de beneficiaria muito de LCHF, pelos exames dela. Apenas diga para ela ir devagar, para ir se acostumando.

    ResponderExcluir
  64. Olá Crisógenes, tenho um palpite a respeito da sua mãe, o chá de sene é extremamente forte e percebi que ela faz um uso bem frequente dele. Será que o chá não está irritando o aparelho digestivo dela? Desculpa me intrometer, mas conheço pessoas que tiveram reações adversas com o uso deste chá. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  65. Crisógenes Pacheco13 de agosto de 2013 18:48

    Gisele Monteiro, pode ser. Estou buscando respostas. Não precisa se desculpar. Obrigado. Não tenho certeza, mas suspendemos o chá!!!

    ResponderExcluir
  66. Dr. Souto, eu li o livro de William Davis e fiquei apavorada. Desde hoje (li o livro no domingo) retirei o trigo da dieta que substituí por hora - como período de adaptação - por tapioca. Mas senti dor de cabeça o dia todo, assim como fome, esotu tentando ir aos poucos, esse é um primeiro passo. Há alguma medida que possa diminuir essa sensação ou ela desaparece com o tempo? Desde já, obrigada

    ResponderExcluir
  67. Se vc leu o livro, sabe que isso é abstinência (o trigo vicia, é sério). Substitua por gordura. Gordura com proteína é o que mata a fome. Tapioca eleva a glicemia e a insulina, depois a glicemia cai e a fome vem. Experimente comer uns ovos cozidos ou um queijo derretido para ver se ainda dá fome depois.


    Em 13 de agosto de 2013 20:29, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  68. É pra já!
    Crisógenes, já li tbm sobre o chá de sene tal como a Gisele falou. Experimente suspender e leia abaixo
    comentários do Dr. Souto e meus abaixo:

    "Intestino preguiçoso na Páleo / LCHF pode ser vários fatores: Pouco sal, pouca água, falta de boas gorduras. Olhe estes comentários do Dr. Souto: "Pode comer abacate todos os dias.
    Além disso, compre um bom probiótico (p.ex. Probiatop), misture com iogurte natural feito em casa ou batavo integral natural e umas 3 ou 4 colheres de sopa de linhaça moída, por 1 mês."
    "O que precisa mudar é a flora intestinal (acostumada com açúcar, fica escassa quando muda a dieta)
    Minha sugestão é, além do que disse a Patrícia:
    Iogurte natural feito em casa (pois tem lactobacilos vivos)
    Linhaça moída na hora (compre um moedor de café, e moa um belo punhado de cada vez)
    Um bom probiótico (tipo Probiatop)
    Misture tudo, 2x ao dia, até regularizar, e depois 1x ao dia por 1 mês.
    Se precisar de um laxante em algum momento, use a lactulona, que é pré-biótica (serve de alimento aos probióticos)"
    "Precisa adaptar a flora intestinal. Faça o seguinte: compre um bom probiótico na farmácia, tome todas as noites misturado em um iogurte natural (feito em casa ou Batavo natural integral) com farinha de linhaça. Isso mais uns abacates. E não economize no sal.http://lowcarb-paleo.blogspot....

    "Yakult de supermercado é puro açúcar.

    Leia esta postagem: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    Minha colaboradora Patricia Ayres faz Yakult em casa:

    "Sou adepta dos probióticos. Penso que a melhor opção é fazer o iogurte ou yakult em casa. O yakult principalmente porque não existe esse tipo de probiótico sem açúcar e com gordura no mercado. Todos são feitos com leite parcialmente desnatado ou desnatado e açúcar. Nesta postagem ( http://lowcarb-paleo.blogspot.... )
    ensina a fazer o iogurte caseiro. Lembre de usar sempre o leite INTEGRAL de boa qualidade. Para o yakult é só substituir o iogurte por 2 yakults (ou actimel). Se a lactose for fermentada já é considerado LC, pois os lactobacilos consomem o açúcar. Eu gosto de variar os 'bichinhos'. As vezes faço iogurte, as vezes actimel, as vezes yakult..."

    ResponderExcluir
  69. Crisógenes Pacheco13 de agosto de 2013 22:20

    Obrigado, Patrícia Ayres.
    Então é cuidar da flora intestinal, não é?
    Seus comentários gerou uma dúvida:
    1 - Quantas vezes por dia ela pode comer iogurte ou tomar o leite fermentado? Lembrando que ela precisa perder peso. Ela tem 1,49m. e 74 kg.
    2 - Alguma fruta pode ser usada para auxiliar neste processo também?

    Obrigado, Patrícia!

    ResponderExcluir
  70. Considerando que precisa perder peso:


    1- não acho que precise mais de 100 ml (que é mais ou menos a medida de um yakult). Misture coco ralado com o iogurte / yakult. Se precisar, adoce.

    2- abacate é o que mais funciona. E Coco! esqueci de falar do óleo de coco que também é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  71. Crisógenes Pacheco13 de agosto de 2013 22:58

    Obrigado, Patrícia!!!

    ResponderExcluir
  72. Flávio Ricardo Custódio14 de agosto de 2013 00:46

    Patrícia e doutor , tudo bem , tenho algumas duvidas , olha gostaria de saber qual a maionese é a mais adequada para consumir , vi em muitas marcas inclusive na hellmanns , que contém açúcar , qual vcs indicariam , e gostaria de saber se podemos consumir a bala halls light , não atrapalharia em nada , estou consumindo todos os dias pedaços de coco , isso é bom todo dia , obrigado amigos

    ResponderExcluir
  73. Olá Flávio


    A maionese eu costumo fazer. "Eu faço tudo meio no olho! mas aí vai:

    3 gemas
    1 col sopa de Suco de Limão (ou vinagre)
    130g de Manteiga com Sal (ou mais...)
    Azeite (mais de 100 ml)
    Sal e temperos a gosto.

    Faço assim:
    Derreter a manteiga no micro sem deixar ferver. Ou em banho maria. Na batedeira, ou no mixer (ou no liquidificador) bata as gemas com o limão até ficar cremoso e firme
    Acrescente a manteiga de colher em colher sempre batendo. Adicione lentamente o azeite, batendo sempre até ficar homogêneo e encorpado."
    Adicionar sal, orégano, pimenta, cominho, etc."



    Halls diet não vejo problemas, como tbm não tem problema, outra fruta boa de consumir todo dia é o abacate.

    ResponderExcluir
  74. Oi Patrícia,


    queria saber se o azeite que você usa é o de oliva?

    ResponderExcluir
  75. quando falo em azeite sempre penso no de oliva, mas esqueço de escrever! É sim !

    ResponderExcluir
  76. Flávio Ricardo Custódio14 de agosto de 2013 12:45

    Oi Patrícia , muito obrigado , esse final de semana mesmo já vou fazer a mainonese , muito obrigado pela receita , sobre o halls achei legal porque adoro essa bala , eu como abacate uma vez por semana , e o coco rende mais e demora mais para estragar por isso como todo dia , mas obrigado Patrícia , até mais , abraços .

    ResponderExcluir
  77. Crisógenes Pacheco15 de agosto de 2013 08:05

    Patrícia, bom dia!
    Além do iogurte caseiro e do leite fermentado, gostaria de saber se minha mãe poderia tomar um composto natural que fazia o intestino dela funcionar como um reloginho antes da dieta. A seguir vou colocar a composição dele para você me dizer se ela pode:
    - Extrato concentrado de cáscara sagrada;
    - Extrato concentrado de ruibarbo;
    - Extrato concentrado de amora preta;
    - Extrato concentrado de ameixeira;


    O que você me diz Patrícia?

    ResponderExcluir
  78. Obrigada, dr. Souto. Hoje é o terceiro dia e a dor de cabeça está passando. Eliminei a tapioca mas ainda bate aquele desânimo básico e muita vontade de comer trigo mas estou resistindo e indo aos poucos com a gordura, por causa da extração da vesícula.

    ResponderExcluir
  79. Flávio Ricardo Custódio16 de agosto de 2013 11:14

    Bom dia Patrícia e Drº Jose , lendo alguns posts aqui , fiquei meio intrigado sobre a carne e ovos , sobre sua origem , hoje em são Paulo temos muitos açogues , avícolas , então a minha duvida é , será que essa carnes que compramos são saudáveis ? , os gados e as galinhas comem do pasto ? , ou ainda temos esperanças que são alimentados da pastagem dos campos , e não com rações industrializadas , para forçar a engorda para o abate , nós que temos uma dieta low carb , paleo , high fat , devíamos nos preocupar com as carnes que compramos nos açougues e galinhas e ovos , o que vcs sugerem ou tem como experiência sobre isso , quero comer o alimento mais saudavel possível , fico agradecido mais uma vez .

    ResponderExcluir
  80. Flávio Ricardo Custódio16 de agosto de 2013 11:17

    AAAA esqueci de perguntar se posso fazer minhas carnes e frangos grelhado com muito azeite extra virgem , pois lembro de ter lido que o azeite extra virgem depois de quente vira a gordura ruim , isso seria verdade , pois ainda não comprei banha e nem óleo de coco , só to usando o azeite mesmo , com salsa , cebolinha , cheiro verde e coloral natural , mais uma vez obrigado amigos

    ResponderExcluir
  81. Olá Flávio


    Eu uso banha. O azeite perde suas propriedades quando muito aquecido.

    ResponderExcluir
  82. Flávio eu não sou tão purista assim... Seria ótimo viver em um mundo onde nada tivesse agrotóxicos, poluição, doenças, etc... mas... esse mundo não existe! E como o Dr. Souto mesmo diz, 'o bom não pode ser inimigo do ótimo'. Se puder escolher, ótimo mas se não puder, coma o que pode! E qualquer carne será melhor do que comer grão e açúcar.

    ResponderExcluir
  83. Flávio Ricardo Custódio16 de agosto de 2013 11:55

    Isso é verdade , fico menos incucado , rsrs , obrigado mais uma vez Patrícia

    ResponderExcluir
  84. Flávio Ricardo Custódio16 de agosto de 2013 11:56

    Vou ver se compro segunda feira a banha , obrigado

    ResponderExcluir
  85. Já tentaste consumir café com manteiga? Digite na "janela" superior e leia........É o MÁXIMO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  86. Flávio Ricardo Custódio17 de agosto de 2013 16:05

    Oi Patrícia , tudo bem , acabei de fazer hoje meu terceiro jejum intermitente , o primeiro dia foi 12 horas , o segundo 13 horas , e hoje consegui fazer 17 horas , sem sentir fome , só uma leve tontura que passou rápido , agóra acabei de comer uma fatia de mortadela e apresuntado , Pátricia acabei de fazer em casa coalhada com o leite em pó integral que tenho aqui , e também fiz iogurte com o iogurte integral da nestle , esses dois alimentos , a coalhada e o iogurte por ser consumida por nós sem problemas , agóra que aprendi faço tudo caseiro , peguei a receita deles no you tube , vc tem a receita do seu para mim ver se fiz certo , obrigado mais uma vez Pátricia , vc tem me ajudado muito , aaaaaa hoje completo 2 semanas de
    LOW CARB / HIGH FAT e perdi 3 kilos e 300 gramas , nestas 2 semanas , estou super feliz , agóra estou tentando motivar meu filho de 14 anos também , ele come muita bobeira , obrigado amiga .

    ResponderExcluir
  87. Miriam Barg Gonzalez21 de agosto de 2013 15:52

    Caro Dr. Souto,
    Tenho lido muitos dos seus artigos e aprendido muito.
    Meu marido e eu já começamos o novo estilo de vida com a alimentação de verdade, e estamos vendo ótimos resultados,
    porém estou com uma dúvida relacionada a hipertensão..
    Não achei nenhum artigo que falasse especificamente sobre isso, só achei alguns que mencionam o assunto.
    Mas a minha dúvida é a seguinte:
    Minha avó tem diabetes e hipertensão(acho que ela tem 70 anos), e estava com 2 veias comprometidas, uma em 90% e outra em 80%.
    Foi realizado o procedimento para colocação da mola na veia mais entupida, porém a melhora não foi 100%, ela se cansa muito em subir escadas, morro, etc.Dá uns passos e precisa parar para descansar.
    Os médicos aconselharam ela a colocar a segunda mola, porém para isto ela precisa realizar um exame na esteira, e para a realização do exame ela precisa ficar sem tomar os remédios para hipertensão, o que é impossível, pois a pressão vai nas alturas imediatamente...
    Isso já es arrasta a meses, tentaram trocar os remédios, e nada funcionou.
    Seria possível com essa alimentação saudável e correta baixar a pressão ao ponto de estabilizar por uns dias e conseguir realizar o exame?
    Desde já agradeço a sua atenção e o seu trabalho, que tem sido muito proveitoso para mim.
    Grata,
    Miriam

    ResponderExcluir
  88. Penso que sim, mas não posso prescrever nada específico para alguém com problemas complexos de saúde via internet.
    Em 21/08/2013 15:52, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Miriam Barg Gonzalez21 de agosto de 2013 16:55

    Ok. Obrigada Dr.Souto.

    ResponderExcluir
  90. Olá, Dr. Souto!

    Estou lendo o livro. É maravilhoso, a gente não consegue parar de ler. Como já li os livros: "Dieta do Metabolismo" e "Dieta do Abdomen" achei fácil entender os termos mais técnicos.

    ResponderExcluir
  91. Patricia, qual é a banha q vc compra? Comprei uma da Sadia mas ando tão preocupada com tudo que é industrializado que penso que comprar esse tipo de banha deve fazer mal também ... é seguro comer?

    ResponderExcluir
  92. Dr. Souto, bom dia! Comecei há 2 semanas me alimentando sem trigo. Tenho feito omelete no café da manhã com queijo parmesão e prato, almoço legumes como berinjela, cenoura, abobrinha, couve-flor, tomate, brócolis e alface incrementando com pedacinhos de queijo, bacon, salaminho além de frango e carne grelhados na manteiga. Muitas vezes não tenho fome para jantar. Quando bate a vontade de doce como creme de leite de lata com cacau em pó, ou morangos ou abacate adoçados com sucralose. Tomo uma pequena xícara de manhã com café, pingo de leite e uma colher de óleo de côco. E tomo muita água ... Engordei 35 quilos depois que tive filhos e virei uma sanfona e hoje tenho muita dificuldade para perder peso. Com essa nova alimentação que tenho feito emagreci somente 1 quilo e meio. Estou no caminho certo? Alguma erro no meu cardápio ou alguma dica pra que eu não desanime com o peso? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  93. Já usei Sadia, Aurora, Seara... banha é banha! Pode usar.

    ResponderExcluir
  94. Está muito bom. É um estilo de vida permanente, não precisa ter pressa Em 23/08/2013 11:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  95. Patricia, a gema é crua ou cozida?

    ResponderExcluir
  96. Que felicidade descobrir o seu blog, vou ler tudo com calma, assinar o RSS (leio nos minutinhos de folga no trabalho rs) e marquei para receber emails. O seu blog tem as respostas que procuro.
    Li o livro Barriga de Trigo e cortei o trigo, só mantenho a aveia, sei que pode estar contaminada com glúten. Já se foram 4 kg e só falta 2 kg para a minha meta. Cortar o trigo faz um bem enorme. Adore o post das frutas, não sabia se estava comendo certo. Vi que estava comendo demais e de forma errada. Agradeço por compartilhar seu conhecimento.
    Abs.
    Tatiane

    ResponderExcluir
  97. Bom dia Dr.Souto,
    Após 30 dias de dieta, e totalmente dentro dos princípios low-carb, os 3kg perdido na 1º semana foram recuperados (não acrescentei nada de diferente).
    Hoje ao total foram 1,5kg de perda. Estava tendo uma perda de 200, 300 até 600g, mas depois de 3 dias, a balança aumentou 1,5kg e agora não se mexe..
    Já sei que existe a síndrome metabólica, tenho gordura visceral, acredito que tenho muita resistência à insulina, porém sempre perdi peso com qualquer outra dieta quantitativa.
    Perdi medidas apenas na 1º semana também, estacionou tudo, achei que fosse TPM, intestino, mas depois de tudo resolvido o quadro continua o mesmo, já li seu artigo 'realidade x expectativa', mas minha dúvida é: existem casos da pessoa não emagrecer com essa dieta? o que pode ser feito para melhorar.
    Me sinto extremamente estufada todos os dias, mesmo quando não como sinto a barriga 'grande'.
    Obviamente não vou desistir, mas confesso que desanima 30 dias corretamente (ovos, torresmos, carne, saladas, leite de coco e esporadicamente um bolinho de caneca feito com 1 colher de farinha de coco) e além de não emagrecer como a maioria recuperar a metade do que foi perdido.
    Muito obrigada mais uma vez,
    Legiane

    ResponderExcluir
  98. Sim, existem pessoas que não emagrecem com qualquer dieta. Uma coisa que pode ajudar (teste de 4 semanas) é a retirada dos laticínios - eles são muito insulinogênicos para algumas pessoas.
    Minha sugestão seria apenas dar mais tempo. Pense assim:

    1) com a dieta prévia eu vinha engordando;
    2) com a dieta prévia eu continuaria engordando, a não ser que passasse fome todos os dias para o resto da vida, e MESMO assim talvez continuasse engordando;
    3) com paleo low carb eu não passo fome, não ganho peso, me sinto melhor e previno doenças;
    4) mesmo que nunca mais perdesse um quilo sequer, seria vantagem continuar comendo páleo, ou voltar à dieta prévia?

    Se a opção for manter páleo (que, claro, é o que eu sugiro), você terá feito uma opção de LONGO prazo. E o que provavelmente acontecerá é que depois de 2 ou 3 meses vc verá uma nova queda na balança, sem pressa, sem stress, porque será um brinde de um estilo de vida mais saudável. Porque, se vc pensar nas outras opções... Por exemplo: fazer uma dieta de baixíssima caloria por 30 dias - vc perderá peso, não há dúvida, mas, e depois?? Poderá manter isso para sempre? Não. Voltará a comer com antes? Ganhará tudo de novo e mais um pouco. Num mar de opções inadequadas, mesmo que páleo não seja aquilo que você sonhou, é sem dúvida a melhor opção - viver sem fome, sem contar calorias, comendo alimentos naturais (e, muito provavelmente, perdendo mais uns quilos, na hora em que seu corpo cicatrizar do ponto de vista metabólico).

    Dito tudo isso, um jejum intermitente (ver a postagem sobre isso) pode ajudar, e muito.


    Em 9 de setembro de 2013 09:34, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  99. Dr.Souto, obrigada como sempre por ser tão atencioso.
    É muito frustrante, eu dei várias dicas para as amigas que resolveram seguir, e emagreceram muito mais do que eu.
    É bem desanimador, hoje, comi carbo, não por vontade, mas por raiva mesmo, muita raiva!!!!...sei que só eu me prejudiquei, apenas fiquei péssima com tanto esforço e dedicação para ter um resultado tão ruim.
    Tenho plena certeza de que estava em cetose, pois nunca passei dos 20g de carbo por dia nestes 30 dias.
    Porém, hoje foi tive um ataque de fúria, amanhã retirarei o único laticínio que como: QUEIJO (geralmente prato, mas nunca passei dos 120g por dia, as vezes nem comia), vou parar de usar o leite de coco e também retirarei as 2 xícaras de café que tomo por dia (manhã e a tarde), talvez nem sejam esses os vilões de minha dificuldade para emagrecer, mas farei o teste.
    Sinceramente, não busco um consolo, nem motivação, pois eu sei o que quero e o caminho a seguir, apenas me sinto mal por ser tão diferente de outras pessoas que mesmo comendo muuuiiiito mais carbo que eu, emagrecem.
    Quero ter saúde sim, mas quero me beneficiar do emagrecimento, foi esse o motivo que me fez mudar de conceito...esperar 3 meses para começar emagrecer é bem desanimador, mas não vou desistir...
    Caso possa me dar outras dicas, agradeço.
    Obrigada,
    Legiane

    ResponderExcluir
  100. Legiane, melhor é manter as expectativas quanto ao emagrecimento bem baixas, assim vc não fica frustrada.
    O corpo realmente precisa de tempo pra se adaptar. 30 dias não são nada comparados a uma vida de abusos e estragos.... O vilão do seu emagrecimento é o seu metabolismo que está 'quebrado'.
    Não retire o café e acrescente a manteiga nele (procure a receita de café com manteiga).
    Use óleo de coco, que é um excelente alimento.
    Tbm não acho que deva retirar o leite de coco...
    Não adianta ficar irada! Isso causa estresse que vai piorar sua situação!
    Mas as expectativas quanto a saúde vc verá que serão ótimas. Vc não notou nenhuma melhora na pele, cabelo, intestino, sono???
    É preciso mudar o foco para que o seu caminhar seja melhor.

    ResponderExcluir
  101. Querida Patricia, (sempre tão preocupada com todos os leitores).
    Meu intestino travou, antes era regulado, o que sinto que mudou foi a disposição, a sonolência durante o dia diminui.
    Eu tomo café com manteiga sim, aliás adoro, sempre coloco uma colher (meu pai fazia muito isso, aprendi com ele), mas falam que café pode prejudicar o emagrecimento e descafeínado ainda não consigo tomar...mas se está dizendo que não tem problema, eu não vou deixar de tomar quando sentir vontade, não sou muito fã de café e quando tomo, costumo não usar nem adoçante, depois da gravidez (o médico proibiu o uso e liberou apenas o Estévia, odiei, então me acostumei ao café amargo).
    O leite de coco eu uso apenas para fazer alguma receita substituindo o leite, mas esporadicamente.
    Uso sempre para bater com abacate (como meio todos os dias+agua+ gelo+leite de coco+adoçante).
    Sei que o foco é a saúde, tenho consciência disso, mas confesso que minha descoberta Lowcarb foi primeiro pensando em emagrecer.
    Sinto-me as vezes 'alienada', pareço viver em um mundo onde apenas eu e mais alguns acreditam neste estilo de vida, não consigo comer carbo (parece que estou pecando), e acho isso bom, pois me mantenho firme no propósito, porém, 99% dessas pessoas se beneficiam e eu acabei sendo a escolhida para ter tantas dificuldades.
    Minha expectativa era emagrecer até o final do ano, meu marido é personal trainner, você deve imaginar como é a cobrança né? claro que tem o lado bom, mas emagrecer menos de 2kg com tanto esforço, é realmente bem desanimador...
    Um grande beijo,
    Legiane

    ResponderExcluir
  102. Já tentou chá (mate, preto) com manteiga? Fica muito bom!

    Vc não está alienada, acredite! E tem muita gente que custa a emagrecer. É bem mais comum do que imagina....

    Se seu intestino ainda está travado pode ser falta de sal, pouca água, falta de boas gorduras. Vc toma iogurte ou yakult (natural feito em casa)? Probióticos tbm ajudam. Coma abacates todos os dias!
    Acrescente 3 ou 4 colheres de sopa de linhaça moída na hora (coloque num moedor de pimenta). Quando a flora intestinal acostumar a ausência do açúcar, tudo volta ao normal.



    bjim procê moça!
    Não desanime!!

    ResponderExcluir
  103. Como torresmos fritos na banha sadia todos os dias no início da noite, já sou fã de sal, me policio tomar pelo menos 3 litros de água por dia.
    Não tomo yakult nem iogurte caseiro, nem faço uso da linhaça...vou procurar essas receitas e experimentar...
    Amanhã é um novo dia, e espero que tenha melhores resultados esse mês.
    Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir
  104. Queridos Dr.Souto e Dra.Patricia,
    Fiz uso de Victoza (indicado por meu endocrinologista) ano passado com intuito apenas para emagrecer. Usei 6 canetas, minha perda de peso foi muito pequena pelo que eu e ele esperávamos, ainda mais por ter feito uma dieta 'equilibrada', 2 meses e pouco menos 3kg.
    Minha dúvida é, por ter usado esse medicamento e hoje tendo dificuldade para emagrecer na lowcarb, conclui-se que realmente posso ter a síndrome metabólica e alta resistência a insulina ou não tem nada a ver?
    Estou tentando de alguma forma (sem exames específicos) saber se faço parte desse grupo.
    Obrigada mais uma vez,
    Legiane

    ResponderExcluir
  105. Não tem nada a ver.
    Em 09/09/2013 23:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  106. Obrigada Dr.Souto, a propósito, é contra esse medicamento com o intuito de emagrecimento?
    Acredito que sim, mas gostaria de sua opinião.
    Abs
    Legiane

    ResponderExcluir
  107. Sim...
    Em 09/09/2013 23:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  108. Olá Patrícia e Dr. Souto,


    estou sofrendo bastante com essa questão do intestino preso. Sigo a sugestão dada acima há 1 mês mais ou menos (iogurte feito em casa com probiótico e farinha de liinhaã 2x por dia) e nada de resultados ainda! Vou experimentar agora o óleo de coco, mas como tomá-lo, puro?


    Obrigada
    Abraços
    Priscylla

    ResponderExcluir
  109. Priscylla, as boas gorduras são fundamentais e ajudam muito.
    Óleo de coco pode tomar como quiser. Experimente batido com café e manteiga.

    ResponderExcluir
  110. luiz carlos rezende13 de outubro de 2013 15:31

    dr souto. boa tarde. ao fazer 30 dias da dieta, c/ bastante radicalismo, passei a ter constipação intestinal. fui ao médico e estou medicado c/ laxante e mais fibras. está ficando o desconforto no abdomen. o que fiz de errado ou está precizando de algum ajuste na dieta ? muito agradecido.

    ResponderExcluir
  111. Voce já encontrou algum profissional( medico ou nutricionista ai em Pernambuco?) Moro em João Pessoa e gostaria muito de ter um acompanhamento. Obrigada

    ResponderExcluir
  112. Olha eu fiz a farinha de coco em casa e ficou maravilhosa, sim, dá um pouquinho de trabalho mas vale viu

    ResponderExcluir
  113. hahaha.... Perfeito.

    ResponderExcluir
  114. Ainda bem que nao retirei minha vesicula. Depois de paleo, adeus problemas....

    ResponderExcluir
  115. Calorias nao engordam. Alcool não engorda. e não contem glutem. http://www.vidasemglutenealergias.com/whisky-vodka-e-gin-dentre-outros-destilados-nao-possuem-gluten/1389/

    ResponderExcluir
  116. E qual seria a resposta longa para a questão do álcool, doc? Ele é tóxico mesmo em pequenas quantidades? Eu não bebo cerveja, mas bebo vinho muito de vez em quando, de uma a duas taças, no máximo. "Forrar o estômago" antes de beber é menos prejudicial, ou para o fígado é indiferente?

    ResponderExcluir
  117. Olá Jussara,

    Comentários sobre o assunto:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/reportagem-no-jornal-zero-hora.html#comment-1034709788

    Vinho é uma boa opção! Além dos benefícios (polifenóis, antioxidantes) vinho é considerado alimento funcional. "Embora a cerveja tenha menos álcool que o vinho, é cheia de açúcar! O vinho não tem açúcar. Esta foi toda consumida na fermentação."



    Explore o blog! Digite 'vinho' ou 'álcool' na barra "pesquisar este blog" e leia os comentários!

    ResponderExcluir
  118. Parabéns pelos resultados! só estranhei vc jogar a sinvastatina no lixo tendo ainda um colesterol total de 259, bem acima do limite de 200. Nunca passei de 240 mas tomo a sinvastatina há duas décadas o que o mantem na casa dos 160 e por questão de histórico familiar o médico quer assim. Pretendo seguir a paleo e deixar os remédios somente se sem eles o valor estiver abaixo de 200, conforme pediu meu cardiologista.

    ResponderExcluir
  119. Olá Renato,

    última vez que medi meu colesterol era 205. Mas 104 era o HDL! Vê como essas medidas não podem são relativas?
    Faça as contas:

    1) Colesterol / HDL = (ideal < 4/5)

    2) Triglicerídeos/HDL = (<2 é ótimo)

    3) HDL acima de 40 - ótimo

    Lembrando que, METADE dos pacientes que
    infartam têm colesterol normal. Os maiores fatores de risco cardiovascular são inflamação e síndrome metabólica, e não colesterol, muito menos o total e o LDL.

    ResponderExcluir
  120. Leia as NOVE postagens sobre colesterol aqui no blog.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 08/01/2014 16:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  121. Olá Patrícia,
    eu gostaria de tomar um probiótico. Já faco iogurte em casa, mas gostaria de fazer com actimel. Pode comprar o com acúcar mesmo, pois as bactérias o consomem, é isso? Não tenho acesso á Kefir, onde eu moro só dá pra comprar os grãos e mesmo assim é caríssimo. Pensei em optar pelas capsulas, mas não sei como escolher. Tem tantos diferentes, vi uns que podem conter tracos de soja, maltodextrina e por aí vai. Mas também tem uns que nõ contém porcarias mas fico em dúvida com esse negócio de famílias de lactobacílos aí fica a dúvida, como escolher??? :-/

    ResponderExcluir
  122. Olá Ligiane,
    Pode ser o actimel sim! use 2 potinhos para 1 litro de leite. As vezes faço com o Yakult, mas prefiro o Actimel.
    Tbm não entendo desses probióticos. Melhor se ater ao que conhecemos. Vc vai gostar bem do Yakult caseiro.

    ResponderExcluir
  123. Obrigada Adriana!
    Vou fazer hoje mesmo. :-)

    ResponderExcluir
  124. Obrigada Patrícia!
    Vou fazer hoje mesmo. :-)

    ResponderExcluir
  125. Oi Patrícia, td bem?
    Eu fiz o actimel com 2 potinhos em um litro e ficou grossíssimo. Duro mesmo dava até pra desenformar, mas ficou muito cheiroso e gostoso. É assim mesmo? Ficou igual á iogurte normal.

    ResponderExcluir
  126. Sim, é normal! Bata no mixer ou no liquidificador se quiser mais líquido.
    Penso que isso acontece porque fazemos com leite integral. O Actimel, Yakult e outros leites fermentados são todos feitos com leite desnatado.

    ResponderExcluir
  127. Então deu certo, deve ser por causa do leite mesmo. O negócio é cuidar pra não exagerar, fica muito bom! rs

    ResponderExcluir
  128. Depede dos seus objetivos. Se for emagrecer, não exagere na quantidade. Se não precisa emagrecer, pode!
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    ResponderExcluir
  129. Oi Patricia, muito obrigado pela resposta.

    Seria para emagrecer mesmo, mas nem digo pra comer sempre, digo de vez em quando. A batata nem é problema, consigo ficar sem comer tranquilo.

    Eu estava vendo algumas coisas na internet e fiquei com mais algumas duvidas.

    A PIS (proteina isolada de soja) posso usar pra fazer algumas receitas? polvilho, damasco, grao de bico, lentilha pode ser consumido?

    Desculpa pelas duvidas e agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  130. nada de PIS

    2014-02-19 14:37 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  131. Ola Patricia, voce teria algum lugar onde eu possa ter acesso as receitas que voce partilha. Tais como: yogurt caseiro, yakult, actimel....Obrigado!

    ResponderExcluir
  132. Oi Patrícia...
    Vi que a lactulona tem lactose, galactose e frutose... como será usado esporadicamente não teria maiores problemas para quem não tem intolerância???
    Muito obrigada!!!
    Andrea

    ResponderExcluir
  133. Pode usar. Ela não contém esses açúcares simples, e sim em combinação não digerível - é um pré-biótico

    Farmacocinética/Farmacodinâmica:
    A *Lactulona*® apresenta como princípio ativo a lactulose, um dissacarídeo comum, formado por uma molécula de galactose e uma de frutose, também denominada quimicamente como 4-O-ß-D-galactopiramosil-D-frutose.
    Uma vez ingerida, a lactulose não é absorvida pelo trato gastrintestinal e nem é hidrolisável pelas enzimas intestinais, devido à ausência da enzima específica - a lactulase. Desta forma, chega ao cólon praticamente inalterada, onde é fermentada pelas bactérias sacarolíticas, produzindo o ácido lático e pequenas quantidades de ácido acético e ácido fórmico. A acidificação do meio que ocorre na degradação da lactulose desencadeia mecanismos responsáveis pela sua ação na constipação e na encefalopatia hepática.
    A acidificação do conteúdo intestinal e o aumento na pressão osmótica causam um afluxo de líquidos para o interior do cólon, o que resulta em aumento e amolecimento do bolo fecal, acelerando dessa forma o trânsito intestinal.
    A *Lactulona*® também reduz a concentração sangüínea de amônia (de 25 a 50%), uma vez que, estando a acidez do conteúdo colônico superior à do sangue, ocorre uma migração de amônia do sangue para o cólon, formando o íon amônio (NH4+) que, por não ser absorvido, é eliminado nas fezes. Dessa forma, o medicamento melhora o estado de consciência, observado no eletroencefalograma e, aumenta a tolerância às proteínas da dieta em pessoas com encefalopatia hepática.
    A *Lactulona*®, por sua ação fisiológica e não-farmacológica, está indicada especialmente nos casos em que se busca facilitar ao máximo a evacuação, evitando-se o esforço, como por exemplo, em cardíacos e hipertensos. É também indicada na constipação associada a problemas pediátricos, no puerpério, em idosos e acamados, pessoas submetidas a cirurgia e com condições dolorosas do reto e ânus, como fissuras, hemorróidas e após hemorroidectomia ou quando a constipação é conseqüência do tratamento com determinados fármacos, como hipnoanalgésicos e obstipantes, bem como para dependentes de laxantes estimulantes.
    A *Lactulona*® não é um medicamento laxante e sim um agente fisiológico que restabelece a regularidade intestinal, podendo levar de 3 a 4 dias para que se obtenham os primeiros efeitos. Por sua ação fisiológica, a *Lactulona*® não induz o hábito, podendo ser utilizada a longo prazo.


    Em 27 de junho de 2014 10:45, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  134. Obrigada Dr.Souto

    ResponderExcluir