sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Colesterol VIII - é melhor ter um colesterol mais alto ou mais baixo?

Na postagem anterior, eu disse que não pretendia mais escrever sobre isso. Mas é mais forte do que eu...

Em Colesterol I, eu expliquei como surgiu a ideia de que colestrol pudesse ser algo ruim: uma combinação de má ciência básica e de um estudo epidemiológico mal feito da década de 1950.

Em colestrol II, eu mostrei que até 1957 nem mesmo a Associação Americana de Cardiologia estava convencida de que se deveria mudar a dieta das pessoas por causa de colesterol. No entanto, apenas 4 anos após, a maré começava a mudar, por motivos políticos, e não científicos.

Em colesterol III, eu detalhei os grandes estudos prospectivos e randomizados que demonstraram que reduzir a gordura na dieta não tem NENHUM impacto na mortalidade em homens e mulheres. Além disso, que estudos epidemiológico mais bem feitos sugerem que quanto maior o consumo de gordura per capita, menor a incidência de doenças cardiovasculares.

Em colesterol IV, vimos como o colesterol é um marcador de risco sofrível, como a redução de colesterol não traz benefício para a maior parte das pessoas, como a indústria manipula as estatísticas para nos convencer de que intervenções que têm o potencial de ajudar apenas 1 em cada 250 pessoas seriam "essenciais", e como modificações de estilo de vida podem ter impacto superior ao das drogas, sem o custo e efeitos colaterais.

Em colesterol V, vimos como o reducionismo feriu de morte o pensamento científico, levando-nos à crença ingênua de que podemos efetivamente dominar a complexa teia de causas e efeitos que compõem sistemas infinitamente complexos como o organismo humano. E citamos o ilustrativo exemplo da droga torcetrapib, que aumentava o HDL (colesterol "bom") e diminuía o LDL (colesterol "ruim"). E, no entanto, os pacientes morreram MAIS com esta droga - estes exames de sangue são apenas isso: exames de sangue, e o que queremos é viver mais e MELHOR, e não apenas mudar os números impressos no papel, apenas para morrermos com resultados "normais".

Na postagem denominada Conflitos de Interesse, abordamos o grau extremo com que os vultuosos interesses financeiros contaminam de forma decisiva (e infundada) as diretrizes que estabelecem que o colesterol "normal" seja abaixo de 200 e o LDL abaixo de 130 (ou 100, ou mesmo 70 como se fala agora!).

Em colesterol VI mostramos um vídeo curto para salientar que não existe correlação entre os níveis de colesterol e doença cardiovascular em nível populacional (diversos países).

Em colesterol VII, legendei uma longa palestra do Dr. David Diamond, que faz um belo sumário de todo este assunto.


Hoje, vamos avaliar um dos fatos mais elementares relacionados à essa discussão. Afinal, o que é colesterol "alto", e isso é bom ou ruim?


A pergunta parece meio absurda: "todos sabem que colesterol alto é ruim". Será?

Famingham é uma pequena cidade nos EUA. Qual sua importância? Como diz o "portal do coração, do site UOL":

"Cerca de 60 anos atrás, uma cidade dos Estados Unidos, Framingham (estado de Massachusetts), foi selecionada pelo governo americano para ser o local de um estudo cardiovascular. Foram inicialmente recrutados 5.209 residentes saudáveis entre 30-60 anos de idade para uma avaliação clínica e laboratorial intensa. Desde então a cada 2-4 anos, esta população e, atualmente as gerações descendentes, é reavaliada cuidadosamente e acompanhada em relação ao desenvolvimento de doença cardíaca.
O consagrado estudo de Framingham foi o primeiro a demonstrar a importância de alguns fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardíaca e cérebro-vascular (derrame cerebral)."
Este estudo continua até os dias de hoje - já são várias gerações de moradores de Framingham minuciosamente acompanhados.

A seguinte figura, publicada há mais de 40 anos, mostra os níveis de colesterol de pessoas com doença coronariana e sem doença coronariana no estudo de Framingham:


Observem o seguinte:



  1. O colesterol médio das pessoas era em torno de 220. Não é curioso que o número defendido como "normal" (200) seja, de fato, abaixo da média??
  2. A linha contínua corresponde ao colesterol das pessoas saudáveis. A linha pontilhada, corresponde ao colesterol das pessoas com doença coronariana. Observe que há pessoas com colesterol "baixo" e "alto" em AMBAS categorias.
  3. O colesterol médio de AMBAS populações é de 220;
  4. As curvas só começam a divergir em níveis de colesterol acima de 290.

Outra coisa importante, e que frequentemente é esquecida por quem olha estes estudos, é que nenhum de nós sairá vivo deste jogo. Ou seja, todos morreremos de ALGUMA coisa. Assim, o desfecho mais importante de qualquer intervenção é a chamada mortalidade por todas as causas ("all cause mortality"). Além disso, a mortalidade por todas as causa é imune a questões de classificação ou à subjetividade. Muitos dos estudos sobre mortalidade cardiovascular baseiam-se em atestados de óbito. E atestados de óbito são notoriamente imprecisos. Veja, a grande maioria das pessoas que morre não sofre uma necrópsia. Assim, o médico que atende aquela pessoa, escreve o que lhe vem na cabeça, a coisa mais provável naquela circunstância. E nunca teremos certeza do que realmente foi a causa da morte. 

Mas a mortalidade por todas as causas não sofre desses vieses. Afinal, não há ambiguidade - ou você está vivo, ou está morto - é o diagnóstico menos sujeito a erro que existe. Ou seja, o desfecho que mais importa dentre todos é, ao mesmo tempo, o único cuja aferição é 100% precisa - MORTE.

Um autor português, Ricardo Carvalho, que infelizmente desativou seu blog em 2011 por falta de leitores, montou uma inacreditável compilação de dados de mortalidade por todas as causa versus níveis de colesterol, com dados de todos os países do mundo.


É um gráfico incrivelmente rico em informações. Cada ponto corresponde a um país (vermelho para mortalidade cardiovascular, azul para mortalidade por todas as causas), com seus níveis médios de colesterol. A escala vertical é a mortalidade; o eixo horizontal é o colesterol total. As curvas de diferentes cores correspondem à mortalidade por diferentes causas.

Chamo sua especial atenção para algumas curvas:

Em vermelho pontilhado (-----), a mortalidade cardiovascular
Em vermelho contínuo (______), a mortalidade por doenças não transmissíveis
Em verde (______), mortalidade por infecções e mortalidade materna
Em azul (______), mortalidade por todas as causas.

Olhe com atenção - observe todas as curvas (clique aqui para ampliá-lo):




Olhou o gráfico com atenção? Então, responda às seguintes perguntas:


  1. Qual o nível de colesterol associado com a menor mortalidade por TODAS as causas?
  2. O que acontece com a chance de morrer do coração à medida que o colesterol DIMINUI abaixo de 200?
  3. O que acontece com a chance de morrer de infecção na medida em que o colesterol diminui?
  4. O que acontece com a chance de morrer de câncer na medida em que o colesterol diminui?

Caro leitor, estes não são dados isolados. Veja, por exemplo, este estudo recente:



Tradução: "Será o uso do colesterol nos algoritmos de risco de morte nas diretrizes válido? Dados prospectivos de 10 anos do estudo norueguês HUNT 2"



Conclusão: nosso estudo fornece uma indicação epidemiológica atualizada de possíveis erros nos algoritmos de risco cardiovascular um muitas diretrizes clínicas. Se nossos achados forem generalizáveis, recomendações clínicas e de saúde pública no que diz respeito aos "perigos" (aspas no original) do colesterol deveriam ser revistas. Isto é especialmente verdadeiro para mulheres, para as quais níveis moderadamente elevados de colesterol (de acordo com os padrões atuais) podem ser não apenas inofensivos, mas até mesmo benéficos.

Mais uma vez, vou respeitar a inteligência dos leitores e vou me abster de fazer recomendações. Os dados estão aí - para que você possa estudá-los e tirar suas próprias conclusões.

122 comentários:

  1. Sensacional. A cereja do bolo. Depois que conversamos, sinceramente vejo que o nosso medo do tal colesterol dito alto com 230, 240, vem da grande lavagem cerebral por qual passamos por anos e anos nos médicos que nos atendem. Essa frase ficou na minha cabeça: Não pilote por instrumentos se você consegue ver o horizonte pelo vidro do avião.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mt bom! por isso que não faço exames.

    ResponderExcluir
  3. Mais claro que isso é impossível!

    ResponderExcluir
  4. Dr., as castanhas-de-cajú, e outras semelhantes, que são TORRADAS e SALGADAS, podem ser consumidas ou apenas as naturais. Qual seria o problema das castanhas torradas?

    ResponderExcluir
  5. Apenas o óleo de soja que usam no preparo

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 17:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Boa Noite Dr., estou na dieta a 3 meses e apenas no primeiro q emagreci (7quilos), depois disso meu peso tem oscilado bastante e não tenho mais emagrecido, mas i maior problema e q por conta disso acabei quebrando a dieta algumas vezes, hj por exemplo acabei quebrando, e ainda preciso perder 27 kilos. O Sr. acha que devo recomeçar a atkins do zero ou devo partir para a reeducação?

    ResponderExcluir
  7. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 18:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Ola Dr Souto, existiria um patamar seguro de colesterol para mulheres? Qual sua sugestão de colesterol total para mulheres? Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Doutor, a minha duvida nem é tanto pq sai da dieta e sim pq mesmo em dieta nao emagreço mais, sendo q nao como nem frutas nem creme de leite, como apenas proteina pura além de algumas verduras e folhas.

    ResponderExcluir
  10. Colesterol praticamente não tem relação com saúde em mulheres. O patamar mais seguro seria 200. Abaixo disso pode indicar uma dieta deficiente em gordura.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 19:02, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  11. E a gordura?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 19:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  12. Se for somente proteína, faltam boas gorduras (manteiga, banha, azeite)

    ResponderExcluir
  13. "Cholesterol in range 200-240 mg/dl Lowest all cause mortality" - sensacional!

    ResponderExcluir
  14. Bao noite Dr. Souto
    Nesta semana, foi notificado pelo Conselho de Cardiologia de nosso país, que a taxa de LDL considerada limite baixou de 100 para 70!!!!! As Industrias farmaceuticas ficarão ainda mais fortes, com esta nova "notícia". Sorte Deles. E Sorte nossa, que não estamos nesta corrente contrária!!
    Quanto à mim, estou melhor, mais disposto, e sempre muito Grato pelo meu atual estado de Saúde. Que melhora a cada dia!!
    Bom final de semana
    Abraço
    Bernard (MD)

    ResponderExcluir
  15. Excelente!!!!

    ResponderExcluir
  16. A coisa anda escancarada, não é mesmo?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 20:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  17. Concordo. Escancarada. Triste. Mas um blog com quase 1 milhão (parabéns), muito acrescenta e muito ajuda.
    Henfil, antes de falecer, nos deixou uma linda estória: - A floresta estava em chamas, queimando em fogo ardente, e um beija-flor, tentando apagar o fogo com o seu pequeno mas verdadeiro esforço, foi questionado à respeito do pouco que poderia solucionar o problema, pelo leão da floresta. E respondeu então, desta maneira: "estou fazendo a minha parte!"
    Abraço,

    ResponderExcluir
  18. :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 21:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  19. Boa noite DR. Souto
    Eu procurei no blog, porem não achei sobre, algo que não é em si mortal, porem é um pouco preocupante


    Existe alguma correlação entre Calvice (Masculina) e Dietas LCHF !? Paleo !?
    Eu tentei procurar em fontes no pubmed, mas sou muito amador nisso e não consegui correlacionar os dois assuntos.
    Notei que minha queda de cabelo diminuiu, inclusive não tenho mais caspa logo depois que comecei a dieta...
    Porem a Calvice em si , é algo resultante de ação de hormino DHT( não tenho certeza, mas é o que dizem)

    ResponderExcluir
  20. Os cabelos são formados, entre outras coisas, por proteína e colesterol, por isso é normal o cabelo ficar mais forte com dieta páleo. Você não é o primeiro a relatar redução da caspa por aqui.

    ResponderExcluir
  21. Minha alimentação é basicamente proteína e a gordura da proteína. Tudo que como tem bastante gordura, como carne de porco e manteiga tbm, então não entendo pq parei de perder peso e sempre estou inchada.

    ResponderExcluir
  22. Talvez pelo acréscimo do ovo, outra coisa que percebi são mucosas mais secas, e pele menos oleosa .


    Ali Luiz, você quem é de santos, onde tem comprado coisas paleo por aqui!?
    Achei a nata no porãozinho, e no assai também tem, da frimesa...
    E óleo de coco, já comprou !? Onde

    ResponderExcluir
  23. elimine os laticínios por uns 10 dias, eu também ficava inchado...manteiga, queijo, creme de leite

    ResponderExcluir
  24. *Acho* que a pele fica menos oleosa por conta da restrição dos grãos e do açúcar.


    Legal a dica da nata no Assai, vou passar lá. e

    Óleo de côco já comprei em vários lugares, mas gosto do site da coprasul. Minha última aquisição foi o balde de 3,6 litros :-)

    http://www.coprasul.com/t/oleo-de-coco/extra-virgem/

    ResponderExcluir
  25. Em santos/são vicente qual lugar mais barato !?

    ResponderExcluir
  26. Vou fazer o teste então, pq a manteiga eu como bastante mas o creme de leite muito raramente. A banha de porco posso usar?

    ResponderExcluir
  27. http://www.marksdailyapple.com/17-reasons-youre-not-losing-weight/#axzz2fO8Mq44K, dá uma olhada nisso Pessoa

    ResponderExcluir
  28. O assunto colesterol é interminável mesmo... nem o Sr. resistiu a publicar outro post kkk. Talvez seja das grandes barreiras no convencimento das pessoas de seguir uma dieta Paleo/Low-carb, o medo do colesterol (Total e LDL), ainda mais com essas novas diretrizes sendo publicadas.
    Parabéns Dr. Souto mais uma vez. Só com esse material sobre colesterol já dá pra fazer um ótimo livro em português...O kindle aceita publicações sem editora... Parabéns, mais uma vez, pelo excelente e incansável trabalho!!

    ResponderExcluir
  29. Sensacional.Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Falando em colesterol... Dr. Há algum estudo que mostre o resultado de uma dieta só de ovos? Algo semelhante ao que foi feito com uma dieta só de carne...

    ResponderExcluir
  31. Bom dia.

    Conhece esse aqui?

    http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM199103283241306

    ResponderExcluir
  32. Acho que não (nunca procurei). Mas tem um leitor que está tentando (por sua conta e risco), e vai me mandar os resultados


    2013/9/21 Disqus

    ResponderExcluir
  33. Luiz, eu comprava o extra virgem, mas pode comprar o virgem , é igual e mais barato.

    ResponderExcluir
  34. A gordura é a grande 'sacada'! Eu quero estudar mais sobre isso, mas sei que mulheres com um índice de gordura muito baixo param de menstruar e pode até chegar a infertilidade.

    ResponderExcluir
  35. Muito bom! Naquele vídeo sobre o colesterol, que não sei se foi tu que traduziste, tem um depoimento que me marcou muito. Uma médica do Texas, que usou o medicamento para baixar o colesterol e ficou com a saúde péssima, embora com a boa numeração de colesterol...Ela abandonou o remédio e melhorou muito. Disse que o colesterol é fundamental para o pensamento.

    ResponderExcluir
  36. Acho que você se refere ao Statin Nation. A melhor definição que encontrei foi no depoimento da Dr. Natasha McBride: "Qualquer que seja o seu nível de colesterol, ele é o correto para você. Não mexa com ele!"

    ResponderExcluir
  37. Mantenha-nos informados. eheh. Obrigado!

    ResponderExcluir
  38. óleo de abacate nunca provei!
    Os outros dois tem o gosto idêntico! Olhe no site a diferença = nenhuma! E eu ainda enviei a composição dos dois pro Dr. Souto que gentilmente avaliou os dois e não viu diferença - Só marketing...
    Olhe o que diz no próprio site: "Quanto as diferenças entre o EXTRA VIRGEM e VIRGEM estas estão basicamente no aroma, cor e sabor pois que sendo resultado da prensa a frio que envolve a pelicula marrom que encobre a copra(carne) do coco e torna-se mais amarelo e tem gosto e sabor menos acentuado. As propriedades medicinais estão presentes nos dois tipos e o ÓLEO VIRGEM é mais indicado para a culinária por interferir menosPodem ser usados como coadjuvante na dieta de emagrecimento e podemos afirmar que se ingerido conforme orientação dos especialistas, sem sombra de dúvida vai contribuir muito com a redução de peso, com a eliminação de pelo menos 4 a 5 quilos de toxinas que normalmente temos estocadas nos intestinos. Tambem por ser termogênico aumenta o metabolismo facilitando a queima de gordura. Vale lembrar aqui que o ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM e VIRGEM não se acumulam no nosso organismo, portanto não engordam e não tem contra indicação."

    ResponderExcluir
  39. O melhor negócio foi numa farmácia de manipulação, a Sais da Terra: 250ml por uns R$25. Proplastic e mundo verde empatados em segundo lugar.
    Em SV não procurei.

    ResponderExcluir
  40. http://www.marksdailyapple.com/healthy-oils/

    Avocado Oil
    Eu tenho, não é ruim. Mas o sabor do azeite é bem melhor.

    ResponderExcluir
  41. Alguém conhece essa marca? Achei muito barato, e encomendei um balde desses:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508839367-oleo-de-coco-naturally-r3000l-balde-36l-frete-gratis-_JM

    ResponderExcluir
  42. Noooossa! não conheço, mas conte pra gente quando vc provar!

    ResponderExcluir
  43. Se forem aquelas industrializadas vendidas nos supermercados tem que ficar também de olho pra ver se não tem açúcar e otras cositas más... Eu já comprei gato por lebre: uma vez comprei umas que além de sal continham pimenta, que eu adoro; achei o sabor delicioso além do normal e desconfiei, mas só li o rótulo depois que já tinha comido. Além do sal e da pimenta elas continham açúcar e mais um monte de coisas.
    Agora só compro castanhas, amêndoas e nozes in natura que é pra não correr o risco.

    ResponderExcluir
  44. Ao comprar o condimento mostarda, reparei que o rótulo do produto mostra zero carb, zero proteinas, zero calorias, zero tudo. Porém, ao ler os ingredientes encontrei entre eles açúcar, óleo de soja, amido de milho, proibidos na dieta. Eu não estou entendendo como um produto pode ser zero em tudo e ter tantos ingredientes nocivos na fórmula?

    ResponderExcluir
  45. Olá Dr. Souto, tive câimbras horríveis esse fim de semana, sempre de madrugada. Chego a acordar com a dor que é desesperadora. A batata da minha perna está tão dolorida que parece que levei uma paulada (só de encostar dói). Fazia muito tempo que eu não tinhas essas câimbras e pensei se não poderia ser falta de algum nutriente por conta da dieta (estou fazendo sozinha, sem acompanhamento e por isso posso estar errando em alguma coisa). Alguma dica?

    ResponderExcluir
  46. "Para cãibras, não esqueça o magnésio: óxido de magnésio 200 a 400mg à noite." http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/03/depoimento-mae-e-filha.html#comment-833898401

    ResponderExcluir
  47. Por lei, qualquer coisa abaixo de 0,5 pode ser colocada no rótulo como sendo zero. Acontece que um produto pode ter 0,49 gramas de carbs em uma PORÇÃO de 20g. No rótulo vai aparecer ZERO. Mas se vc comer 200 gramas, que são 10x mais do que 20, estará comendo 10x 0,49 0 4,9 gramas de carbs. Assim, fique atento ao tamanho das porções na tabela nutricional (que é a forma de o fabricante dissimular coisas).

    Procure coisas de melhor qualidade, tipo uma mostarda Dijon, dessas importadas, que arde o nariz de tão fortes - usa-se bem pouco, portanto - e não tem essas tranqueiras (óleo de soja, francamente!).


    Em 22 de setembro de 2013 19:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  48. Eu APOSTO que é falta de Magnésio.

    Tome 2 cápsulas de óxido de magnésio 200 ou 250mg cada, à noite, umas 2 horas antes de deitar.


    Em 22 de setembro de 2013 19:57, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  49. :-) Obrigada! Existe algum alimento (fonte de magnésio) que posso estar me esquecendo de consumir?

    ResponderExcluir
  50. Obrigada Patrícia!

    ResponderExcluir
  51. Ola Dr. Souto,


    O que o Sr. me diz da suplementação com cloreto de magnésio? qual o melhor horário de uso?
    E sobre o iodo, o que o Sr. tem a dizer?


    Fico grato.

    ResponderExcluir
  52. Ola Dr. Souto,

    O que o Sr. me diz da suplementação com cloreto de magnésio? qual o melhor horário de uso?
    E sobre o iodo, o que o Sr. tem a dizer?

    Fico grato.

    ResponderExcluir
  53. Pode ser. 2h antes de dormir. Iodo? Se a pessoa tiver problemas de tireoide, pode ser uma boa. Não tenho experiência, apenas li.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 23/09/2013 00:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  54. Obrigada Jussara, vou ficar atenta. Abraços

    ResponderExcluir
  55. Alimentos verdes,

    No centro da molécula de clorofila está um átomo de magnésio, semelhante à hemoglobina onde no centro da molécula está um átomo de ferro, na clorofila está o maestro dos minerais - Magnésio. Sendo assim todas as foliaginosas, hortaliças, principalmente as crucíferas (couve, repolho etc...).

    A semente de abóbora é muito rica em magnésio.

    Os alimentos que mais contém magnésio são os frutos do mar, que não são frutos, e sim proteínas...

    http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-magnesio/

    ResponderExcluir
  56. Olá Dr. Solto,

    Meu marido e eu estamos fazendo a dieta low carb a 2 semanas, e estamos adorando. Em breve colocarei meu depoimento aqui. Mas vou focar agora na saúde dele (29 anos, obeso desde a infância).

    Os exames dele, de data 31/08/2013, resultaram em:
    Glicose: 233,0 mg/dL
    Triglicérides:153,0 mg/dL
    Colesterol Total: 203,0 mg/dL
    Colesterol HDL: 37,6 mg/dl
    Colesterol LDL: 134,8 mg/dl (calculado pela médica, pois não saiu no exame)
    creatinina: 1,0 mg/dl
    TGO: 40 U/L
    TGP: 61 U/L
    Hemoglobina Glicosilada: 10,2%
    TSH: 3,016
    (a médica não pediu o exame de insulina)

    Ressaltando que estes resultados foram anterior ao início deste estilo de vida, e que nestes últimos resultados houve uma redução em todos os itens exceto glicose e hemoglobina glicosilada.

    A médica, após ver estes resultados, falou que ele não deve consumir açucares e doces. Eu questionei como que fica os carboidratos, já que viram açúcares, e obtive como resposta que ele deverá comer sim carboidratos e que se conseguir trocar pelos integrais melhor.
    Ou seja, se conseguir trocar, caso negativo continua nos carboidratos simples mesmo...
    E ainda receitou 2 medicamentos:
    Diamicron (gliclazida) - a grosso modo ela disse que a insulina dele estava "sem qualidade" por isso esse remédio fará com que ele produza mais insulina.
    Janumet (sitagliptina/metformina) - este vai "melhorar a qualidade" da insulina. Esta sitagliptina é nova no mercado, e os médicos "acreditam que funciona".
    E para fechar com chave de ouro, deu amostras grátis dos remédios e um cartão de uma farmácia, dizendo que se ele se cadastrar nesta farmácia terá um desconto de 50% no Janumet, ou seja, algo em torno de R$ 100,00 ao mês.
    Bom com isso, tive a certeza de que fazendo tratamento com esta médica, ele nunca deixará os remédios e a saúde continuará ruim.

    Estamos pensando seriamente em ele não tomar os remédios, pois acreditamos realmente que com esta nova alimentação não será necessário os remédios. Prova disto é que ontem a glicose dele em jejum deu 141 e após 2 horas do almoço deu 112.

    Gostaria que o senhor me falasse um pouco destes remédios, e o que o senhor faria se estivesse no lugar dele, quanto a tomar ou não tomar.
    Os remédios aumentam a insulina, mas como eu já vi aqui no blog, o negócio é não aumentar a insulina.
    Quanto à sitagliptina, vi na net que pode comprometer o pâncreas, e não se sabem ao certo a eficácia deste remédio.
    A médica ainda falou que após 3 meses fará encaminhamento ao oftalmo e cardio, pois com os remédios o diabetes terá controlado até lá. E o LDL deve ficar abaixo de 70 (Mas este último, com seus artigos de colesterol, não restam mais dúvidas).
    Esta semana começaremos a fazer caminhadas, e me interessei pelo HIIT, quando é recomendado que ele inicie esse treinamento? Acredito que à princípio não é aconselhado,ele ainda nem passou pelo cardio.
    Um obeso pode praticar corridas (mesmo em períodos curtos), não sobrecarrega os joelhos?

    Sinto tanta falta de não ter um profissional na minha cidade para nos apoiar. Pelo menos temos o senhor. Te admiro muito pelo seu brilhante trabalho. Espero um dia conhecê-lo pessoalmente.

    ResponderExcluir
  57. Fernanda, vc já entendeu TUDO, e está no caminho absolutamente CERTO. Não posso interferir no tratamento via internet, mas repito, você entendeu TUDO correto e está fazendo tudo certo.

    Tenho uma postagem sobre diabetes na qual deixo bem claro o que penso que seja o manejo adequado desta patologia.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 23/09/2013 18:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  58. Esse video sobre colesterol também é bacana...

    http://www.youtube.com/watch?v=hVnyI7IRNlk&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  59. Dr., agradeço pela resposta, em breve colocarei aqui meu depoimento pessoal e de meu marido.
    E quanto ao HIIT, quando será aconselhável à ele?

    ResponderExcluir
  60. Depois da esteira, se o cardiologista liberar.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 23/09/2013 21:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  61. Patrícia, boa noite. Chegou hoje esse balde de óleo de coco marca Naturally. Porém, essa é a primeira vez que compro óleo de coco, então desconheço como é o produto, não tenho base para comparação. Posso dizer que tem cheiro de coco, e vem na forma pastosa, não líquida. Coloquei uma colher dele na boca e derrete rapidamente, e aí parecendo óleo mesmo. Infelizmente não tenho como dizer se é bom ou ruim. A embalagem é bem simples, inclusive sem aquelas informações nutricionais. Abraço.

    ResponderExcluir
  62. Ola,
    Comprei um da Copra Alimentícia e é conforme vc descreveu esse da Naturally só que bem mais caro.

    ResponderExcluir
  63. Marcelo, obrigada! Você me animou a experimentar!
    O óleo de coco fica sólido abaixo de 25º , isso é normal. Se a temperatura ambiente estiver acima de 25º ele se liquefaz.

    ResponderExcluir
  64. Em algum lugar li que ele é importado acho que da Índia. O preço é realmente inferior a outros que pesquisei, e nesses R$105 está incluso o valor do frete. Agora não dá pra saber se o produto é virgem, extra virgem, extraído a frio, etc. O vendedor diz ser, mas não sei como comprovar isso. Se experimentar, me conte o que achou. Grato.

    ResponderExcluir
  65. Obrigada novamente doutor.

    ResponderExcluir
  66. Olá Dr. Souto, recebi agora meus exames e meu LDL me preocupou um pouco, devo me preocupar?

    Glicose: 84 mg/dL
    Triglicérides: 74,0 mg/dL
    Colesterol Total: 283,0 mg/dL
    Colesterol HDL: 91 mg/dl
    Colesterol LDL: 177 mg/dl
    Colesterol VLDL: 15 mg/dl
    creatinina: 0,8 mg/dl
    Insulina: 10,4 uUl/mL

    ResponderExcluir
  67. Carol, tudo o que vc precisa saber sobre o assunto já está nestas 7 postagens. Quanto à insulina, ainda vai precisar baixar mais (dar tempo ao tempo)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 25/09/2013 12:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde Dr. Souto, Parabéns pelo Blog!

    Depois que eu descobri o seu blog, comecei a reeducar a minha alimentação e já senti muitas diferenças. Pena que a minha esposa não concorda (ainda) com esse tipo de consumo de alimentos (bacon, manteiga, queijos...)

    Navegando pela internet eu achei um estudo recente que vai contra a diretriz da Soc. Bras. Cardiologia (reduzir o LDL para menos de 70).

    http://sbhci.org.br/artigos-comentados/hdl-colesterol/

    Uma pena, porque gostaria de ler os argumentos (desculpas) técnicos-científicos para reduzir o LDL.

    Parabéns pelo blog!

    Diogo

    ResponderExcluir
  69. http://www.amazon.com/Great-Cholesterol-Con-Disease-ebook/dp/B0078XGXQM/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1380144134&sr=8-1&keywords=kendrick+cholesterol

    Em 25 de setembro de 2013 18:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  70. http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2013/09/nova-diretriz-altera-os-limites-considerados-saudaveis-de-colesterol-no-sangue-4282222.html

    A indústria da mitologia em novo ataque contra nossa saúde.

    ResponderExcluir
  71. Dr. Souto...ainda fiquei com uma duvida especifica relação ao assunto. O colesterol alto não causa Ateromatose / Aterosclerose? Essa condição não causa problemas cardíacos por entopimento das artérias? Caso esse tema específico tenha sido discutido, peço desculpas, pois não encontrei. Desde já gradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  72. Leia as outras 6 postagens sobre o tema

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 07/10/2013 16:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  73. E aí? Já chegou? é bom? estou querendo comprar deles tbm. Vc já comprou outros pra saber se é óleo de coco puro msm?

    ResponderExcluir
  74. Não comprei outra marca para comparar, então não tenho parâmetro para saber se o que comprei é bom ou não. Com certeza não deve ser o melhor, pelo baixo preço. Percebi que não tenho muita utilidade para o óleo de coco, pois uso bacon, banha e em menor quantidade, manteiga. Até agora só fiz ovos e frango usando esse óleo, e ele deixa bastante cheiro e gosto de coco. Pra mim não tem problema, mas minha esposa, que não pratica LCHF, reclamou.

    ResponderExcluir
  75. Olá, Dr. Souto! Tenho lido muito sobre colesterol e o risco de doença coronariana, mas sempre surgem dúvidas. Eu moro com uma colega que tem 21 anos de idade, pesa uns 48kg e tem histórico de dislipidemia (LDL alto, HDL baixo), fazendo uso de sinvastatina. A dieta high fat é indicada para ela? Há algum risco de se alimentar de gordura animal? Há alguma restrição alimentar que deva ser feita?? Obrigada!

    ResponderExcluir
  76. Dr. Souto,

    Mais um estudo constatando que a gordura não é a vilã de nossa alimentação...

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/gordura-saturada-nao-e-a-vila-para-o-coracao-diz-estudo.html

    ResponderExcluir
  77. Tá postado!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 23/10/2013 11:00, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  78. Obrigada, Patricia!

    ResponderExcluir
  79. Dr Souto, por que a dieta da proteína aumenta o colesterol total?

    ResponderExcluir
  80. 1 mês de amido resistente + 1 dente de alho descascado ingerido como comprimido (sem mastigar) por 30 dias, e repita exames e me conte.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/03/2014 17:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  81. Quais os benefícios de suplementar com o dente de alho? Estou curioso

    ResponderExcluir
  82. Tem estudos no Pubmed em animais e em humanos. E eu vi um resultado incrível em paciente recentemente.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/03/2014 20:38, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  83. Dr. Souto, realmente está alto ou fora do padrão? Notei o aumento da testosterona também. Iniciei o uso da banana verde há 4 dias. Vou incluir o alho a partir de agora! E esperar a bronca do médico que pediu os exames! E volto depois de 1 mês pra contar o resultado! ;)

    ResponderExcluir
  84. Vc não vai infartar, mas seu médico vai. Melhor levar apenas o próximo exame, que vai mais baixo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/03/2014 22:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  85. Dr., por que "sem mastigar"?

    ResponderExcluir
  86. Pode mastigar se for solteiro, ermitão e gostar muito de alho.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 10:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  87. nenhuma das anteriores : )

    ResponderExcluir
  88. Comecei paleo em out/13 hj peguei o resultado do exame de sangue hj e fiz uma comparação:

    19/02/2013

    ct 154mg/dl

    hdl 46mg/dl

    ldl 108mg/dl

    triglicerídeos 102mg/dl
    ===================
    17/03/2014

    ct 225mg/dl

    hdl 69mg/dl

    ldl 156mg/dl

    triglicerídeos 78mg/dl

    ResponderExcluir
  89. Dr. Souto! Voltei com novos exames depois de tomar amido resistente + 1 dente de alho todos os dias.
    Colesterol total - 315 (antes 348)
    Triglicerideos - 64 (antes 59)
    HDL - 75 (antes 70)
    LDL - 227 (antes 266)
    Por mais incrivel que pareça meu médico disse que até 300 de colesterol total ele considera aceitável (eu pesquisei muito até achar um médico que aceitasse alguns dos meus conceitos 'de vida', em Brasília). Considerou todos os outros resultados de exames, disse que estou 'super bem', mas decidiu me passar T3 (resultado do exame: T3 livre - 2,7), pois achou baixo e disse ajudar no controle do colesterol. Dr. Souto, gostaria de saber a sua opinião, no que for possível. Inicio o uso do T3? Posso ficar tranquila quanto ao colesterol?

    Outros resultados, talvez relevantes:
    Glicose: 71
    Glicose pós prandial: 84
    Insulina basal: 3,8
    Insulina pós prandial: 14,5
    Homocisteína: 8,0
    Proteína C Reativa: 0,07

    Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  90. Já melhorou bastante!

    Vamos acrescentar https://docs.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDRFdKSVRaM0pMOHhqMVZXUzRHUWk2a210MHJn/edit?usp=docslist_api
    Quanto ao T3, se seu médico (de grande bom senso) julga interessante, pode ser uma boa.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 29/04/2014 22:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  91. Isabel Cristina Santiago30 de abril de 2014 10:22

    Dr. Souto, por que o senhor recomenda alho como remédio, gostaria de experimentar, meu esposo que tem diabetes tipo 2 pode tomar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Pq há vários estudos no Pubmed que indicam eficácia, e fica ótimo no linguado. Quanto ao diabetes, alho não tem açúcar nem é feito amido.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 30/04/2014 10:22, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  93. Isabel Cristina Santiago30 de abril de 2014 10:36

    Vou os artigos sobre colesterol, já li vários, mas nenhum desses, estou viciada em ler seu blog. Quanta informação,obrigada Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  94. Isabel Cristina Santiago30 de abril de 2014 10:44

    Bom dia, Dr. Souto!
    Obrigada pela atenção, como sempre tão solícito. Já tomei o meu alho hoje e amido resistente (4 colheres (sopa) de polvilho doce Yoki), daqui uns 15 dias vou fazer exames. Marquei consulta com a doutora Amanda A. Calil, conforme me aconselhou. Meu marido que é diabético também mudou a alimentação e está observando que a glicose está baixando a cada dia. O conhecimento nos liberta e fico grata porque existem pessoas como você que doam sua sabedoria para abençoar a muitos, estou encantada.Tenha um dia ótimo, com muita saúde. Isabel Cristina

    Subject: Re: New comment posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica: Colesterol VIII - é melhor ter um colesterol mais alto ou mais baixo?

    ResponderExcluir
  95. Que ótimo!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 30/04/2014 10:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  96. Meu colesterol total sempre foi limítrofe, colesterol total de 225, e um médico me receitou estatinas, tomei um dia e senti muita fraqueza, quando li a bula, resolvi não tomar. Fui em outro médico após fazer novos exames com o mesmo resultado mesmo com dieta low fat, e o novo médico por sinal muito gordo, quase não falava direito com falta de ar, me disse que se eu não tomasse o remédio receitado não precisava voltar. Não tomei, tenho saúde perfeita, apesar desse limítrofe, pratico exercícios regularmente e não iria conseguir com aquele remédio que me dava fraqueza muscular. Estou agora fazendo a dieta Low Carb High Fat, a dois meses, se eu voltasse ao consultório dele mandaria me prender, rs.
    Estou sob a minha conta e risco, Dr. Souto, sou sua fã, apesar de ter medo de médicos, hahahaha.
    Daqui a alguns meses repetirei os exames.

    ResponderExcluir
  97. perfeito


    Em 4 de junho de 2014 08:04, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  98. Impossível eu entender isto , Já tentei , mas ninguém me responde , ok minha glicemia caiu absurdamente , mas meu colesterol consideravelmente relacionado ao ultimo exame e todo seu histórico , Por exmplo , meu Triglicerídeo era 37 e foi pra 78 dobrou , meu LDL 67 para 94 Hdl 71 para 65 colesterol total de 145 para 175 e A glicose de 80 para 65 ( como é bom ver isto ) sei que não é legal , mas dane- se ! já estou querendo subir com ela , ela sempre esteve na casa dos 80 . Hemoglobina glicada 5.0

    CONTAGEM DE HEMACIAS

    :5,00 milhoes/mm3

    DOSAGEM DA HEMOGLOBINA

    :14,8 g/dL

    AVALIACAO DO HEMATOCRITO

    :42,0 %

    VOLUME GLOBULAR MEDIO

    :84,0 fL

    HEMOGLOBINA GLOBULAR MEDIA

    :29,6 pg

    CONCENTRACAO DA HEMOGLOBINA GLOB MEDIA

    :35,2 g/dL

    INDICE DE ANISOCITOSE (RDW)

    :13,4 %

    PROTEINAS TOTAIS E FRACOES

    PROTEINAS TOTAIS

    :7,9 g/dL

    ALBUMINA

    :4,9 g/dL

    GLOBULINA

    :3,0 g/dL





    Vitaminan b12 foi pra 1169 , foi um avanço isto , pois a minha era baixa quase 3 vezes que aumentou e o resultado do meu testosterona foi de 802 , Tudo melhorou , a única coisa que não gostei foi este colesterol que disparou em 1 mês e detalhe não me empaturrei de eovos não , comia com gema sim , com azeite , mas não comia como as pessoas dizem aqui e posso afirmar , a gordura dá uma certa segurada na fome SIM . E olha que eu não me entupi das gorduras que todos aqui mandam comer pois como já disse ainda tenho receio . Um passo de cada vez . Sou ex obeso então ... Sabe como é né? Eu nunca tive um colesterol e triglicerideo tão alto assim . Deve ter sido uma reação do meu organismo , ou porque sempre que terminava um jejum , não comia fruta , comia comida de verdade . Alguém ode opinar , algum médico ou algum moderador sobre os exames ou esse colesterol ter aumentado ; juro não ter entendido , foi a única coisa desanimadora , volto a dizer não comi tanta gordura assim .

    ResponderExcluir
  99. Seu colesterol está muito melhor agora do que antes, quase tudo mundo pagaria por exames assim.
    Em 20/06/2014 19:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Obrigado pela resposta ! Esqueci de dizer que no penúltimo exame a insulina era 3 e a glicose deu 80 com jejum de 6 horas . Olha ! Eu se que tá tudo ok , mas espanta e trava uma pessoa que vai entrar nessa onda de aumenta gordura . Confesso aqui , não minto , diminui com os ovos , continuei com o azeite , sem medo , mas voltei pro Frango e voltei a comer carne vermelha depois de anos , porque li e aceitei que a carne vermelha tem muito mais aminácidos , vitaminas , minerais e tem uma proteína que só ela tem , então 2 vezes por semana vou comer . Vou devagar , não vou me jogar igual um louco , prefiro ir entrando , tá dando certo . talvez meu medico implique com a Vitamina D que está muito baixa mas o calcio nem tanto . Eu também não pego sol , mas comia queijo branco que agora cortei , zerei lactose . Até gelatina Diet , adoçante parei , Não sinto falta da gelatina diet , ela tá la na geladeira , se me der vontade eu como . Eu gosto mesmo é de comer meu saladão com muita azeitona , e vou colocar aminha cenoura e um pouco de beterraba porque essa Glicose a 65 não dá né . O pão , esse eu me livrei , depois de anos , e anos , do integral .... Alegria de viver !!!! Meu queijo branco , eu sinto falta , mas não tenho mais sindrome de Intestino irritável , por hora não tenho do que reclamar . Enfim ... como disse ex obeso é um problema ainda se jogar nas gorduras , até porque não é pra se jogar e sim comer até se sentir satisfeito . Estou certo ou errado , obrigado pela resposta , mas eu demorei muito pra entrar no low carb total , e me achei , me encontrei mesmo

    ResponderExcluir
  101. Que legal :-)
    Em 20/06/2014 20:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  102. Sabe ! Eu sofro de compulsão , sou ex obeso , e acho que muitas pessoas confundem uma frase dita aqui , Comer a vontade com comer até se sentir satisfeito . Por favor ! A vontade não é comer 10 mil calorias de gordura , e ainda querer perder peso e sem fazer atividade física e ainda querer que o colesterol esteja baixinho , não há orgão pra processar isso tudo , Comer frutas paleo livre ou frutas livre não quer dzieer comer 20 frutas , gente a vontde é uma coisa , empanturra-se é outra Eu vejo pessoas inventando receitas de pão low carb , que loucura ! Ora bolas , Pão não é comida , ou seja , pão não foi feito pra comer , então não se inventa pão . Isso é passar uma maquiagem em cima do problema , há pessoas que nasceram com um mega metabolismo , outras não , Aceite isto ! Comigo dr souto funciona assim .Não tem outro jeito , se não hj vc come um pão assim , amanhã de outro jeito , depois tá todo ferrado . o senhor sabe do meu histórico confidencial , sabe que já tive histórico de compulsão e outras coisas e digo Paleo me devolveu a vida , me tirou d euma dieta low carb errada , me tirou de uma compulsão , a única coisa que eu aceitei da minha nutricionista que me trata , ela não mexe na minha dieta , ela trata da minha compulsão , ela me falou , cara ! vc quer viver assim , viva low carb , mas viva como gente , seja normal , saia com seus amigos e não vire um louco neurótico , se permita , sair e comer sim uma pizza , 2 3 , 4 fatias sei lá o que vc quiser de pizza já que vc gosta e sem tirar a massa , come normal , se permita , você é gente ( não faça disso um hábito ) e na manhã seguinte , volta pro seu estilo homem das cavernas , assim ela me chama , ela só não gostou dos jejuns intermitentes , mas ficou perplexa com o resultado dos exames , não conversamos sobre a dieta pois ela não apoia e não condena . Por exemplo ela me parabeniza por não comer várias coisas há naos e agora por ter cortado várias , porém me aconselhou , apenas uma única vez sobre o que eu cortei , eu ouvi e resolvi segui o que li aqui , ela tá lá pra me apoiar E eu resolvi aceitar esse conselho e não estou errado , nem ela , eu não preciso comer igual a um bicho no dia em que sair da dieta que em nada irá alterar minha glicose muito menos me engordar , O SENHOR DISCORDA de alguma coisa , acho que muita genete fala mal , diz que não perde peso ou algo mais pelo fato de não fazer direito , gente hello !!!! Perder peso não é tão simples se fosse não teria gordo no mundo , claro que carbos viciam e aceitar que a gordura não é a vilã é complicado porque eu ainda tenho medo dela , mas estou perdendo aos poucos , lendo e muito , Livro das férias será todos que o dr aqui recomendou , em português e inglês , Sorry if you don´t know english , guys but I do . LOL

    ResponderExcluir
  103. Só morre assassinada

    Sent from mobile phone
    Em 27/06/2014 20:46, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  104. Hahaha. Sabe o que a minha medica disse? Que os resultados estao excelentes e que nunca viu hdl tão alto. Quando eu expliquei que eh td por conta da alimentação, ela ficou surpresa e disse que eu tenho que cuidar, pois, quando ficar mais velha, meu colesterol pode aumentar e, nesse caso, eu terei q rever o que como. Simplesmente ignorou as evidências! :(

    ResponderExcluir
  105. Se isso acontecer, seria SORTE sua. Afinal, todos - eu disse TODOS - os estudos indicam que pessoas mais velhas (especialmente mulheres) vivem MAIS com colesterol mais ALTO.

    Sent from mobile phone
    Em 27/06/2014 22:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  106. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24611005

    Clin Interv Aging. 2014 Feb 13;9:293-300. doi: 10.2147/CIA.S53754. eCollection 2014.

    *Serum total cholesterol concentration and 10-year mortality in an 85-year-old population.*

    Takata Y 1, Ansai T 2, Soh I 2, Awano S 2, Nakamichi I 1, Akifusa S 3, Goto K 1, Yoshida A 2, Fujii H 1, Fujisawa R 1, Sonoki K 3.

    *Author information*

    *Abstract*

    Little is known about the association between totalcholesterol (TC) and all-cause mortality in the elderly(especially the very elderly). Here we examined the association between TC and all-cause mortality in 207 veryelderly (85-year-old) participants. In 2003, we performed a baseline laboratory blood examination, and blood pressure (BP) and body mass index (BMI) measurements, and lifestyle questionnaires were completed by the participants. The participants were followed for the subsequent 10 years. As of 2013, of the 207 participants in 2003, 70 participants had survived, 120 individuals had died, and 17 were lost to follow up. The TC values were divided into high-TC (≥209 mg/dL), intermediate-TC (176-208 mg/dL), and low-TC (≤175 mg/dL) categories. With the Kaplan-Meier method, we found that both the high-TC and intermediate-TC participants survived longer than the low-TC participants. The men with high TC survived longer than those with low TC, but no corresponding difference was found for the women. A multivariate Cox proportional hazards regression model, with adjustment for gender, smoking, alcohol intake, history of stroke or heart disease, serum albumin concentration, BMI, and systolic BP, revealed that the
    total mortality in the low-TC group was 1.7-fold higher than that in the high-TC group. Mortality, adjusted for the same factors, decreased 0.9% with each 1 mg/dL increase in the serum TC concentration and decreased 0.8% with each 1 mg/dL increase in the serum (low-density lipoprotein) LDL-cholesterol (LDL-C) concentration. Our results indicate an association between lower serum TC concentrations and increased all-causemortality in a community-dwelling, very elderly population.Mortality decreased with the increases in both TC and LDL-C concentrations, after adjustment for various confounding factors. These findings suggest that low TC and low LDL-C may be independent predictors of highmortality in the very elderly.

    Sent from mobile phone
    Em 27/06/2014 22:31, "Jose Carlos Souto" escreveu:

    ResponderExcluir
  107. Seu colesterol não é alto.


    Em 19 de julho de 2014 11:57, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  108. No site da ABC os 2primeiros episódios foram removidos pelo próprio site por contrariar a política de isenção do mesmo....o que não invalida de todo essa questão.

    ResponderExcluir
  109. Ola Dr. Souto, eu e minha mãe estamos fazendo a dieta. Ela tem um histórico de colesterol BEM alto na família, mas resooveu parar de tomar os remédios e seguir com low carb, mas ela ficou muito assustada, pois no último exame seu colesterol total foi de 392! HDL: 92,3 LDL:278,1 VLDL: 21,6 não HDL: 300 TRIGLICERIDEOS: 108. Gostaria de saber se é seguro fazer a dieta, pois não encontrei referências para um colesterol tão alto nos posts, e o colesterol dela sempre fica acima de 300 sem os remédios, com remedios fica entre 250 e 300. É melhor ela tomar os remédios, ou não faz diferença?

    ResponderExcluir
  110. Não posso fazer consulta pela Internet, mas esse nível de colesterol provavelmente está além do aceitável, mesmo com HDL de 90.

    Leia: http://authoritynutrition.com/low-carb-diets-and-cholesterol/

    Se ela tem hipercolesterolemia familiar, nada impede que ela use estatina e faça low carb ao mesmo tempo, com as devidas modificações do artigo acima.

    Sent from mobile phone
    Em 06/08/2014 13:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  111. Boa Tarde Dr. gostaria de saber se posso começar a dieta Paleo mesmo com o colesterol e triglicerídeos altos

    ResponderExcluir
  112. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/08/sobre-importancia-de-compreender.html

    2014-08-30 16:12 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  113. Deve! Paleo /LCHF é solução pra isso.

    ResponderExcluir
  114. Olá Dr. Souto, sei que esse não é o propósito do blog, mas fiquei muito assustada com meus últimos exames e queria pelo menos uma luz sobre o assunto. Eu tenho 19 anos e aderi à paleo há mais ou menos 1 mês, antes fazia a clássica "dieta saudável" com comida de verdade, mas com grãos e controle de gordura. Tenho 1,64m e 58kg, faço exercícios de 5 a 6x na semana e tenho histórico de colesterol alto na família, meu avô já teve infarto e minha mãe toma remédio para controlar. Eu estava fazendo o controle somente com a dieta e vinha tendo melhoras, de 230 meu colesterol havia baixado para 190, mas nos últimos exames que fiz me assustei, estava em 350. Apesar de os trigliceridios estarem em 87 e o HDL em 109, e já tendo lido sobre o assunto que essa relação é extremamente importante, achei que estava alto demais (o LDL está em 224). Não sei o que faço, se paro com a paleo ou não. Agradeço sua ajuda desde já!!

    ResponderExcluir
  115. http://authoritynutrition.com/low-carb-diets-and-cholesterol/

    Em 9 de setembro de 2014 10:54, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  116. Dr., meu último exame, feito 20 dias após iniciar a paleo, indicou os seguintes valores:

    COLESTEROL TOTAL - 255 mg/dL
    HDL - 60 mg
    LDL - 183
    Colesterol Não-HDL - 195 mg
    VLDL-Colesterol - 12 mg
    TRIGLICERIDES - 59 mg
    Glicose - 88 mg/dL



    o que acha? devo me preocupar com o LDL nesse caso?

    ResponderExcluir
  117. http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/08/sobre-importancia-de-compreender.html
    2014-09-29 11:00 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir