sábado, 14 de setembro de 2013

Comida de verdade não tem corante Caramelo IV

O vídeo a seguir mostra uma história muito bizarra. Mas a parte mais importante começa aos 2 minutos e 53 segundos - a parte que fala do corante Caramelo IV.


Mas, no final - ufah! - diz que a Anvisa considera seguro. Puxa que alívio...

Ironias a parte, isto é um lembrete de que há mais coisas no rótulo do que a quantidade de carboidratos. Aliás, comida de verdade não tem rótulo!

71 comentários:

  1. Realmente muito bizarra a história! Mais bizarro ainda é o cinismo da poderosa empresa que se ampara na Anvisa e muito triste a situação que ficou o rapaz...

    ResponderExcluir
  2. Que coisa terrível!!! E a empresa tenta minimizar!!!
    Mas penso que as cabeças de ratos sejam eventuais, mas o açucar não é!!
    O melhor é eliminar definitivamente o consumo de qualquer refrigerante.
    Dr. Souto, estou seguindo a dieta LCHF há 25 dias e até o momento já eliminei 6Kg. Sem passar fome alguma. Inclusive nem lembro mais de comer chocolates e demais alimentos doces, os quais eu sentia necessidade anteriormente.
    Tenho comido proteína (1,5Kg/cada quilo de meu peso), gordura natural e vegetais e verduras (nunca mais de 70g/dia de carbs). Eventualmente alguma fruta vermelha de baixa quantidade de carbs e chocolate 85%( 20g, quando muito).
    Fiz o teste das tiras/urina para verificar se estava em cetose e o resultado foi positivo. Contudo, sei que este teste não é muito fidedigno.
    Comprei o medidor optium xceed e algumas tiras para medir cetonas no sangue. Hoje pela manhã fiz o teste e o resultado foi somente 0.3mmol/l.
    Fiquei um pouco intrigado e na dúvida: o que devo restringir na alimentação para atingir níveis realmente interessantes de cetose nutricional, algo em torno de 1.5-3.0mmol/l?
    Reduzir os carbs para quanto? E as proteínas, as quais também são metabolizadas gerando glicose, devo restringir para que quantidade afim de atingir um nível de cetose conforme sugeri acima?
    Um abraço e parabéns pelo blog
    (tenho lido também dietdoctor.com e eatingacademy.com)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado.

    Pra que exatamente vc quer estar em cetose?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/09/2013 19:47, "Disqus" escreveu:

    **
    [image: Disqus] Settings
    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica ------------------------------ *Christian*
    Que coisa terrível!!! E a empresa tenta minimizar!!!
    Mas penso que as cabeças de ratos sejam eventuais, mas o açucar não é!! O melhor é eliminar definitivamente o consumo de qualquer refrigerante. Dr. Souto, estou seguindo a dieta LCHF há 25 dias e até o momento já eliminei 6Kg. Sem passar fome alguma. Inclusive nem lembro mais de comer chocolates e demais alimentos doces, os quais eu sentia necessidade anteriormente.
    Tenho comido proteína (1,5Kg/cada quilo de meu peso), gordura natural e vegetais e verduras (nunca mais de 70g/dia de carbs). Eventualmente alguma fruta vermelha de baixa quantidade de carbs e chocolate 85%( 20g, quando muito).
    Fiz o teste das tiras/urina para verificar se estava em cetose e o resultado foi positivo. Contudo, se i que este teste não é muito fidedigno. Comprei o medidor optium xceed e algumas tiras para medir cetonas no sangue. Hoje pela manhã fiz o teste e o resultado foi somente 0.3mmol/l. Fiquei um pouco intrigado e na dúvida: o que devo restringir na alimentação para atingir níveis realmente interessantes de cetose nutricional, algo em torno de 1.5-3.0mmol/l?
    Reduzir os carbs para quanto? E as proteínas, as quais também são metabolizadas gerando glicose, devo restringir para que quantidade afim de atingir um nível de cetose conforme sugeri acima?
    Um abraço e parabéns pelo blog
    (tenho lido também dietdoctor.com e eatingacademy.com)

    6:47 p.m., Saturday Sept. 14
    * Reply to Christian *
    Moderate this comment by email

    Email address: *crresener@gmail.com* | IP address: 177.132.44.190

    Reply to this email with “Delete”, “Approve”, or “Spam”, or moderate from the *Disqus moderation panel*.


    ------------------------------

    You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about activity on threads authored by jcsouto.

    You can unsubscribe from emails about activity on threads authored by jcsouto by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings.

    [image: Disqus]

    ResponderExcluir
  4. Chocante! E tem gente que toma isso no café-da-manhã. O entrevistado nunca mais vai conseguir recuperar a saúde, isso é o mais triste (e dificilmente vai ganhar a ação contra a toda-poderosa).

    ResponderExcluir
  5. Passei o link do vídeo para amigos que ainda bebem esse refrigerante... Absurdo! Vou prestar mais atenção a esse corante caramelo IV quando for às compras. Ainda prefiro a minha água! A da torneira mesmo, que a fonte da minha cidade é boa e não confio nessas águas vendidas...

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Dr. Souto.
    Quero atingir a cetose para acelerar a perda de peso.
    Também gostaria de vivenciar as sensações descritas pelo Dr. Andreas e Dr. Peter.
    Mas o mais importante seria para perda de peso mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Dr. Souto.
    Quero atingir a cetose para acelerar a perda de peso.
    Também gostaria de vivenciar as sensações descritas pelo Dr. Andreas e Dr. Peter.
    Mas o mais importante seria a perda de peso mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Refrigerante é só hábito. Em 2006, eu era tão viciada em coca-cola que quando eu estava com sede, a primeira coisa que eu pensava em tomar era coca-cola e não água, olha que absurdo!


    No dia 31 de dezembro, vieram as promessas de final de ano e resolvi abolir. Desde então não consumo mais nenhum refrigerante. Alguma vez ou outra tomo um gole de guaraná de alguém porque bate a vontade, mas só de sentir o gás do refrigerante eu já me arrependo imediatamente. Já coca-cola eu não gosto mais nem do cheiro =P

    ResponderExcluir
  9. Sim, porque emagrecer vc já está emagrecendo mesmo sem cetose. Agora, se vc quer fazer um experimento, então precisa falar com a Patrícia, que é expert em cetose. Além de ficar abaixo de 30g de carbs, precisa comer bastante gordura, especialmente triglicérides de cadeia média (coco e manteiga).
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/09/2013 21:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Também acho que é só hábito. Nunca fui de tomar refri direto, todos os dias, porque minha mãe sempre foi meio rígida sobre isso. Mas a gente cresce e adquire hábitos ruins. De todo modo, eu tomava só de vez em quando. Uma vez fiquei um ano sem, e depois voltei (realmente a gente estranha o gás quando volta a beber). Ultimamente bebia esporadicamente, e desde que comecei a páleo cortei de vez. Sempre gostei mais do guaraná (antarctica, o kuat tem gosto de remédio) do que da coca, mas tenho amigas viciadas no líquido preto. Acho que pra quem não bebe álcool, tomar refrigerante acaba se tornando um vício, e em dias muito quentes a vontade de tomar uma coca, de preferência de garrafa de vidro, vem à cabeça, assim como quem bebe álcool pensa imediatamente numa cerveja "bem gelada". ;D

    ResponderExcluir
  11. Olá Doutor Souto a pouco mais de 3 meses tive contato com o seu site e respectivamente com os conhecimentos aqui apresentados e não demorou muito a mudança dos meus próprios paradigmas em relação a tudo que eu acreditava ser verdade sobre nutrição.Confesso que ao longo desse tempo venho tentando colocar essa dieta ou melhor esse estilo de vida no meu cotidiano porém reconheço que dei muitas pisadas de bola e me desvie para os tão maléficos glútens e afins sabotando o meu próprio objetivo e por isso engordei enquanto deveria ter emagrecido.Minha mãe é irredutível em acreditar que tudo isso possa ser realmente a verdade de uma vida saudável, e acabei dando certa "razão a ela" por ter desviado do caminho dessa dieta e enfim como disse acabei engordando mais.Por isso, eu, agora com raiva de mim mesma por ter me deixado engordar sabendo que eu poderia já ter emagrecido consideravelmente, ainda mais porque faço o treino de alta intensidade na academia e quando faço, faço bem feito.Propus a ela que em um prazo de 1 mês seguindo a dieta a risca não me desviando mais, poderia provar a ela que comendo sim (ovos com manteiga, carne com gordura, bacon etc...) substituindo a minha velha dieta do pão integral, carne sem gordura e leite desnatado, posso estar emagrecendo consideravelmente não havendo mudanças no nível de colesterol, pressão enfim nos possíveis exames que ela marcará para mim em exatos 30 dias. Obs: tenho uma certa facilidade em emagrecer QUANDO FAÇO AS COISAS CERTAS.Então você acha possível que eu consiga de uma vez por todas mostrar para ela que o SAUDÁVEL que ela acredita ser em dietas convencionais pode estar errado.Será que em 1 mês já estando ceto adaptada e fazendo os meus exercícios diários eu consigo emagrecer e provar a ela que isto tudo tem base cientifica e lógica e isso comprovado nos resultados do exames sem alteração.Peço perdão pelo texto longo mas a questão é se isso não acontecer neste prazo ela disse que não vai me permitir mais chegar perto de ovos kkkk, ela realmente os considera ograndes vilões.Aguardo uma resposta sincera com base nas suas experiências pois eu sei que pode dar certo devido a lógica e as razões apresentadas.A e mais uma coisa o leite integral para maior eficiência deveria ser retirado-não tenho intolerância a lactose- ???
    Abraços e como eu gostaria que o senhor como médico pudesse explicar a ela, tudo isso, com seus argumentos infalíveis e ciência de qualidade é claro!Beijoss...

    ResponderExcluir
  12. Triste demais a história desse homem. Espero que ele consiga ganhar esse processo!

    ResponderExcluir
  13. Há grande chance de que você obtenha resultados em 30 dias, embora não seja garantido.

    Quanto a exames, o colesterol total provavelmente vai subir (o que não é problema), o HDL vai subir (bom) e os triglicerídeos vai baixar (bom).
    Não espere contar com a aprovação dos outros, é perda de tempo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/09/2013 23:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  14. Mas enquanto a esse relativo aumento do colesterol o próprio médico avaliando o exame, considerará bom.Enfim não entendo muito sobre isso mas sempre o que escutei, inclusive dos próprios médicos é que o aumento do colesterol nunca é algo positivo e minha mãe então acredita veementemente nessa afirmação, gostaria de entender.
    Enquanto a provação das pessoas certamente concordo com você, mas ainda sou sustentada pela minha mãe e caso algo der errado ela simplesmente vai me proibir de seguir essa dieta e sabendo agora dar verdade sobre nutrição vai ser um verdadeiro sacrifício par mim buscar o emagrecimento por métodos convencionais!

    ResponderExcluir
  15. Assista o vídeo em colesterol VII.

    Se subir - sim, vão achar ruim. Discordo completamente, mas fazer o que? Vc está na situação de alguém cujo pai não aceita o namoro, e que tem q esperar sair de casa para poder namorar quem bem entender.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/09/2013 00:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Verdade (= quase todos os meus amigos bebem cerveja com muita frequência, fico preocupada, mas não posso fazer nada, pois é "bebida social". Agora, imagina anos de "bebida social" 3/4x por semana, religiosamente, diversas latas por mês? =/

    ResponderExcluir
  17. Não pude deixar de pensar nessa do corante... não sei nos EUA mas aqui na Europa a Fanta tem uma cor completamente diferente da que tem no Brasil, é um amarelo bem clarinho, parece com a cor do suco de laranja mesmo. Nunca havia pensado que o fato da Fanta no Brasil ser aquele alaranjado intenso pudesse ter a ver com permissao pra utilização de corantes. Cada dia fico com mais medo de comida industrializada..

    ResponderExcluir
  18. corante amarelo é um veneno!!
    mas adoçantes são saudáveis!!!

    adoçante dr souto. 0g de carbo, doce igual carboidrato!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia dr. Souto, estou postando aqui porque não sabia que local seria mais adequado, mas encontrei essa reportagem hoje (http://minhavida.uol.com.br/alimentacao/galerias/15492-batata-yacon-controla-diabetes-colesterol-e-aumenta-a-saciedade) e fiz uma pequena pesquisa. Parece que esta batata é uma ótima pedida para quem faz low-carb. O sr. conhece esse produto? Gostaria de saber se os benefícios são reais ou se é apenas midiatismo. Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá Christian,

    Se é apenas para emagrecer talvez seja interessante permanecer como está. A potencialização do emagrecimento pela cetose é relativo: tem pessoas que perdem peso rapidamente, outras não. Pode ser que não acelere tanto seu emagrecimento. Mas eu sou suspeita pra falar, gosto bastante de estar em cetose!


    Tem gente que não consegue restringir demais os carbs. Para conseguir um nível acima de 1,5 tive que reduzir a no máximo 15g de carbs. Mas percebi que, depois de 90 dias em cetose, o corpo tende a permanecer em cetose mesmo quando chegava a comer 50g de carbs. No dia a dia mantenho entre 20 e 30g. Mas descobri que, acima de 1,0 fico muito bem. Tbm é necessário descobrir em que período do dia os níveis de cetose são mais baixos. "Durante 1 mês medi pela manhã e a noite, variando um pouco os horários até entender que, no meu caso, a cetose de manhã era maior que noite. Então passei a medir a noite, pois se a noite está alta, sinal de que o dia todo fiquei em um bom estado cetogênico." De vez em quando ainda meço quando como um pouco mais de carbs pra ver até onde chega.


    Já leu isto? http://www.carbsmart.com/10-healthy-high-fat-foods-perfect-for-nutritional-ketosis.html

    http://www.carbsmart.com/10-healthy-high-fat-foods-perfect-for-nutritional-ketosis.html

    ResponderExcluir
  21. Será?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/09/2013 10:18, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Laís, eu já 'testei' a yacon... não funcionou pra mim. Nem foi o caso dos carbs, provocou azia, má digestão, travou intestino.... Já a batata doce comum não me faz mal! Mas precisa testar mesmo, tem gente que gosta.

    ResponderExcluir
  23. Oi patrícia! Obrigada pelo retorno. Nesse caso nem vou testar. Meu interesse era mais pelo controle da insulina mesmo, pq o gosto da batata doce é bem melhor. Provei a yakon há algum tempo e lembro de ter achado a textura um pouco estranha e só voltei a me interessar pela possibilidade de ajudar na lowcarb

    ResponderExcluir
  24. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1043276013000878

    ResponderExcluir
  25. Laís, eu gosto da yacón para fazer suco, cozida eu já não curto. Quando encontro para comprar eu coloco no meu suco de couve, fica maravilhoso. Isso me fez lembrar que no México eles comem uma batata que lembra a yacón (me esqueci do nome), mas a comem crua, com limão, sal e pimenta, por supuesto. Fica deliciosa. Acho que a yacón é da mesma família, e é melhor se consumida crua também. Mas isso é na minha opinião e paladar. Quanto a ser boa para controlar a insulina eu não sei, mas tomei conhecimento da existência dela há alguns anos por causa dessa fama, porque meu pai é diabético.

    ResponderExcluir
  26. É, a sociedade faz vistas grossas para o álcool, é "cool" tomar cerveja e encher a cara (tirar foto com cerveja e postar no Facebook então, faz a pessoa receber muitas curtidas...). Mas depois a mesma sociedade vira as costas para os alcoólatras. Também tenho amigos que bebem, mas aí entra o livre arbítrio, né? O que se há de fazer? Os próprios médicos liberam o "consumo moderado" de cerveja para pessoas hipertensas. ¬¬
    O que me incomoda mais no consumo excessivo do álcool é o estrago que ele faz no trânsito, tirando vidas de inocentes todos os dias.

    ResponderExcluir
  27. Dr. Souto, conversei com um docente na área de bioquímica e ele me disse que ocorre há bastante tempo essa polêmica referente a LC e HC. Entretanto, ele me disse que é bastante contraditório que o Dr. Atkins morreu de implicações cardíacas...

    ResponderExcluir
  28. Angela, o post anterior do Dr. Souto mostra a nota de falecimento do Dr. Atkins. Ele escorregou no gelo e bateu a cabeça.

    ResponderExcluir
  29. Ele está mal informado: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/veja-de-11-de-abril-de-2001-gordura-nao.html

    2013/9/15 Disqus

    ResponderExcluir
  30. Morreu do que mesmo?

    ResponderExcluir
  31. Me parece que sim. Agradeço pela informação. Na verdade, ele nem sabia quem era Banting. Gostaria de transmitir tais conhecimentos a alguns entes próximos, porém há muita resistência e relutância com a quebra de paradigmas do LC. Pretendo abrir um restaurante LC em SP, num futuro próximo. Quem sabe daqui alguns anos a teoria já esteja mais aceita. E gostaria de lhe pedir indicações de livros a respeito. Conheço o Barriga de Trigo só, e o eat stop eat

    ResponderExcluir
  32. De acordo com o meu conhecido de bioquímica, provia que suas teorias seriam invalidadas pelo ocorrido

    ResponderExcluir
  33. Antes de qualquer coisa, leia bastante e se informe (antes de abrir um empreendimento, vc deve ser especialista no assunto, certo?):
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html

    ResponderExcluir
  34. E assisti a um documentário bastante interessante sobre o assunto, não sei se já assistiu! http://www.youtube.com/watch?v=3vr-c8GeT34

    ResponderExcluir
  35. Não invalidaria nada. Isto seria a mesma coisa que dizer que aquele avô que fumou até os 95 anos e morreu de velho prova que o cigarro não faz mal.

    ResponderExcluir
  36. Nenhum estilo de vida é garantia de longevidade. Pessoas podem desenvolver doença cardíaca com qualquer dieta, QUALQUER.

    A única coisa que poderia PROVAR algo não é nada que acontece com um indivíduo em particular, e sim em um estudo prospectivo randomizado (nesta postagem eu explico o que é isso: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/o-mais-alto-nivel-de-evidencia.html)

    ResponderExcluir
  37. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/colesterol-vii-video-legendado-sobre.html

    ResponderExcluir
  38. Eu tomava isso no café da manhã...

    ResponderExcluir
  39. Achas que mostrando/imprimindo artigos científicos de alta confiabilidade pode ter alguma chance em mudar a opinião de alguém que influencie diretamente na sua liberdade de escolha de alimentos (ex. sua mãe)? Pode ser que não, mas se sim, tem muitos por ai, inclusive falando as alterações que ocorrem no HDL, LDL, triglicerídeos dos examinados etc. E apesar de possivelmente o LDL subir temporariamente caso perca muita massa gorda, o risco cardiovascular, por aumento de HDL e descida de triglicérides, normalmente abaixa.

    Existem também livros (principalmente em inglês) escritos por profissionais de renome (que apresentam diversos achados científicos) como Art and Science of Low Carbohydrate Living, que faz com que qualquer cético pense duas vezes.


    Apenas algumas sugestões para tentar convencer alguém!

    ResponderExcluir
  40. Você concorda com o seu conhecido bioquímico ou agora desconfia que ele, além de mal informado sobre o Dr. Atkins, ainda é uma pessoa que tira conclusões precipitadas sem nenhuma base científica?

    ResponderExcluir
  41. Dr., descobri que os estabilizadores de computador prejudicam a fonte do computador e que a melhor solução é utilizar um bom filtro ou ligar direto na tomada. Mostrei para um engenheiro todo o esquema elétrico do estabilizador. Ele, sem saber que tenho formação em eletrônica, disse que eu estava errado porque ele é engenheiro e manja muito sobre o assunto. Nem ao menos leu o material que eu disponibilizei, ele disse que ele não precisa disso.
    Parece que não são apenas os médicos e nutricionistas que precisam descer um pouco do pedestal, em todas as áreas encontramos pessoas arrogantes. Parece ser um problema inerente do ser humano, ou de alguns deles, de continuar repetindo o conhecimento convencional sem questionar.

    ResponderExcluir
  42. Bom gostaria que através de artigos científicos de qualidade convencer sim alguém da minha nova descoberta sobre esses conhecimentos e o que é nutrição de verdade.Porém tudo que é dito pela mídia, pelos próprios médicos e principalmente pelo governo ainda têm um peso muito grande sobre a opinião dos outros-incluo a minha mãe e ANTES eu nessa parcela-.Não podemos culpar ninguém por ter essa linha de pensamento, são definitivamente paradigmas que já vêm de um longo tempo e vai ser preciso muita luta por parte de quem já foi despertado para essas novas idéias, convencer alguém que tais paradigmas podem sim ser quebrados a partir de ciência comprovada, randomizada e através de longos questionamentos do que é nutrição e vida saudável.Basta agora divulgarmos da melhor maneira possível para pessoas que aceitam se abrir para a reciclagem de seus conhecimentos.
    Gastei kkk mas é isso aí valewww!

    ResponderExcluir
  43. Luiz, sensacional o exemplo. Tenho certeza de que isso é um fenômeno universal - dá até medo, não é mesmo??

    ResponderExcluir
  44. Camila, estes conhecimentos já foram publicados:

    - duas vezes na revista veja, em 2001 e em 2012;
    - na Folha de São Paulo, em 2012;
    - nas capas das revistas O2, National Geographic, e do jornal Zero Hora somente neste ano;
    - mês que vem na capa da revista Runners;
    - em diversos jornais americanos, inclusive no NY Times.

    Se os críticos ainda precisam de uma lista de profissionais de saúde que trabalham com low carb/páleo, o Dr. Souto disponibiliza aqui ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/04/lista-de-profissionais-de-saude-paleo.html )



    O que os críticos precisam agora é humildade para ler isso. Mas eles não têm. Vão te chamar de vários nomes, mas não irão ler nada. Eles abominam novos conhecimentos, acham que já sabem tudo. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  45. A reportagem da O2 está aqui: http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2013/06/estamos-todos-errados.html

    ResponderExcluir
  46. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/o-mais-alto-nivel-de-evidencia.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/livros.html

    http://www.dietdoctor.com/science

    http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1471-4159.2008.05460.x/full

    http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1471-4159.2007.04483.x/full

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20683785

    http://archive.ispub.com/journal/the-internet-journal-of-nutrition-and-wellness/volume-4-number-2/arguments-in-favor-of-ketogenic-diets.html#sthash.nA8N17GS.dpbs

    Se precisar de mais avise!

    ResponderExcluir
  47. Tente 50g de carbs por dia ou menos (menos que 20 não precisa). Nas proteínas calcule pensando no peso ideal, por exemplo se pesa 100kg mas acha que eventualmente chega em 70, calcule 2x70=140g. Ou 1.5x70=105g. Lembre-se de primeiro reduzir os carbs o máximo pra apenas depois abaixar proteínas SE precisar (aumentam a insulina mas tem diversas outras funções). O único macronutriente que sobra para preencher a fome que restar no dia eh gordura, que não atrapalha a cetose. Tente por exemplo fazer essa receita no cafe da manha - http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/o-cafe-que-mata-fome.html - e não esqueça que água também não altera insulina. Crie um padrão de medir cetose de manha em jejum. Cetose nutricional segundo S. Phinney e J. Volek se encontra entre 0.5 e 5. 1 pra cima eh ideal. Se forem suas primeiras 2 semanas de cetose vai ser obrigado a aumentar a ingesta proteica e sódio se não quiser perder um pouco de massa magra.

    ResponderExcluir
  48. Bom dia Patrícia.
    Muito obrigado pelas explicações.
    O que não comentei nos meus post anteriores é que há 20 dias fiz um US de abdome total e descobri que tenho esteatose hepática moderada (gordura no fígado).
    Seria possível reverter mais rápido este quadro atingindo cetose nutricional, pois dessa forma não haveria mais metabolização de carbs pelo meu fígado, acelerando assim o retorno do órgão ao estado normal, ou essa hipótese não tem fundamento algum?
    Caso não altere em nada, talvez seja legal manter a minha dieta como está, LCHF sem cetose mesmo, pois estou perdendo peso satisfatoriamente.
    Ainda não li os links que tu me indicaste, mas farei ainda hoje.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Arthur. Tenho 1,89m e peso de 100Kg.
    Quero atingir 85Kg, então, sabendo que as carnes de uma forma geral possuem 20 a 25% de proteínas em suas composições, vou ingerir diariamente de 500 a 640g. Correto?
    Minhas únicas fontes de carbs são alguns vegetais e verduras, os quais estou comendo em pequenas porções. Obrigado pelas dicas. Um abraço

    ResponderExcluir
  50. Christian, dieta cetogênica reverte esteatose. Especialmente se tiver bastante ovos (por causa da colina) e nada de óleos de sementes.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/09/2013 08:56, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  51. Ó, ceus! Estudos mostram que estou no grupo de risco que tem mais chances de tropeçar no gelo, bater com a cabeça no meio-fio e morrer. O que faço agora, doutor?

    ResponderExcluir
  52. Dr. Souto, no exame de sangue é possível medir as partículas pequenas de LDL? Como é feito?

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Christian.

    Tudo certo! Tente inserir gorduras (ex. azeite de oliva, manteiga, etc) nas refeições pois na media aritmética elas abaixam o índice glicêmico da refeição (o IG das gorduras em si sendo quase nulo), pra não baixar muito a cetose. Lembre que os carbs que excedem a reserva de glicogênio vão diminuir a lipolise, então se quiser (não precisa!) facilitar cetose, poderia fazer um HIIT ou musculação. Lembre que álcool "pausa" (não tira) de cetose, mas se comer muitos carbs junto do álcool vai obrigar o corpo a armazená-los como gordura (o álcool é mais tóxico que o carb, nesse sentido). Qualitativamente sua alimentação está correta, o que é o mais importante (paleo, lowcarb). Só resta quantificar se quiser uma cetose aumentada (já pensou em contabilizar as proteínas dos vegetais?)! Não sei de suas preferências gastronômicas, mas considero ovos uma boa pedida, tipo um omelete (com vegetais e temperos, se quiser, talvez até com carnes ou peixe) na manteiga ou óleo de coco. Pessoalmente, considero uma das refeições mais nutritivas (e cetogênicas). Distribuição ótima de macros (6g de proteína, 6g de gordura, cerca de 75~80% água por ovo) e muitos micronutrientes, pode substituir alguma refeição com carne, se assim desejar. Se for escolher entre as partes, prefira a gema! hahah.
    http://nutritiondata.self.com/facts/dairy-and-egg-products/111/2

    Dúvidas, só pedir!

    ResponderExcluir
  54. Christian: que eu saiba, isto não está disponível no Brasil. Mas tem uma forma de ter uma ideia: quanto menor for a relação triglicerídeos/HDL, maiores serão as partículas de LDL (portanto melhor será). Relação inferior a 1 é altamente correlacionado com perfil de LDL A (partículas grandes, não aterogênicas)

    ResponderExcluir
  55. Ouvi falar que exames de Apolipoproteínas A e B seriam bons pra complementar com aqueles de HDL, LDL, mas nem sei se o fazem já. Conhece?

    ResponderExcluir
  56. Sim, em qualquer laboratório. É mais preciso do que o painel lipídico padrão

    Em 16 de setembro de 2013 12:33, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Antigamente eu NUNCA achei que conseguiria tomar mais água que refrigerantes, tinha quase repulsa de água. Veja só, isso me lembra daquela palestra do Peter Attia na TED talks. Agora costumo pensar o oposto daquela época: nada nunca fica como está...muito mais mente aberta :)

    ResponderExcluir
  58. Vou dar uma pesquisada, obrigado!

    ResponderExcluir
  59. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  60. Parabéns a Record por ter a coragem de publicar estas informações, o poder econômico sempre fala mais alto e ninguém tem coragem de enfrentar estas corporações que sempre colocam o dinheiro acima de tudo, custe o que custar.. empresas americanas sempre usaram dos meios mais sujos para se tornar potencias econômicas.. espalham o veneno para vender o remédio..

    ResponderExcluir
  61. Isso aconteceu em fevereiro: quando iniciei a dieta low-carb, 3 semanas depois tive episódio de cálculo renal no ureter (o médico disse que já estavam se formando há tempos no rim) - será que a dieta "expulsou" o cálculo ou foi coincidência?. Sei que a reincidência de cálculo renal é relativamente alta, e gostaria de saber se sabes de alguma informação relacionando a dieta com cálculos renais? Acho que quando mudei de dieta, meu passado veio me assombrar um pouco...Tanta coisa ruim eu comia :(

    ResponderExcluir
  62. Dr. Souto, pensando que é sempre válido ouvir todas as partes, eu escrevi para a Coca-Cola perguntando sobre a quantidade de corante caramelo IV no produto brasileiro e recebi resposta. Compartilho abaixo:


    Olá Carlos,

    A Coca-Cola agradece a sua visita ao nosso site!

    A Coca-Cola Brasil esclarece que o uso de corante caramelo IV em seus produtos observa rigorosamente os critérios definidos internacionalmente pela Comissão do Codex Alimentarius, e nacionalmente pela ANVISA. Assim, a quantidade de 4-MI ingerida pelo consumo de refrigerantes não é considerada significativa ou indicativa de risco à saúde humana.

    Em entendimento compartilhado pelas autoridades sanitárias dos EUA (FDA) e da Europa (EFSA), a ANVISA define que uma pessoa adulta teria que consumir diariamente 80 litros de refrigerante que contenha corante caramelo IV para ultrapassar os limites estabelecidos pelos comitês científicos internacionais e pela agência brasileira.

    Alimentos e bebidas que contém o corante caramelo são submetidos à avaliação toxicológica do Comitê de Especialistas em Aditivos Alimentares da Organização das Nações Unidas para Alimentos e Agricultura (FAO) e da Organização Mundial de Saúde (JECFA) desde 1972, e foram reavaliados no ano passado. Os níveis de 4-MI encontrados em cafés, por exemplo, são maiores que os obtidos em refrigerantes, segundo a ANVISA. Apesar de os cafés não terem adição de corante caramelo, o 4-MI pode ser formado durante a torrefação dos grãos, bem como em outros alimentos submetidos a aquecimento, inclusive no preparo caseiro.

    Para mais informações acesse o informe técnico sobre o assunto no site da ANVISA através do site:http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/f681d6804adf50d7ae71afa337abae9d/Informe_Tecnico_n_48_de_10_de_abril_de_2012.pdf?MOD=AJPERES

    Nós, da Coca-Cola Brasil, buscamos um elevado padrão de qualidade e segurança nos nossos produtos. Essa é a nossa mais alta prioridade!

    Coca-Cola
    Brasil. Abra Felicidade!

    ResponderExcluir
  63. Estar dentro dos limites considerados seguros pelo FDA e pela Anvisa não me tranquiliza NEM um pouco...


    Em 19 de setembro de 2013 17:04, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  64. Isso me tranquiliza. Obrigado :)

    ResponderExcluir
  65. Encontrei esse estudo sobre o assunto:

    http://www.nature.com/ki/journal/v73/n2/full/5002700a.html

    "The main dietary sources of fructose in the study by Taylor and Curhan4
    were sugar-sweetened soft drinks, fruit juices, and fruits. The intake
    of fructose was independently associated with an increased risk of
    incident kidney stones."

    ResponderExcluir
  66. Boa!
    Em tem outros artigos - agora, também é verdade que Atkins pode aumentar os cálculos, pois a urina fica muito ácida. Precisa muitos vegetais (páleo)

    2013/9/21 Disqus

    ResponderExcluir
  67. Mais chocante ainda! hehehe. ;-) O bom é que pessoas inteligentes mudam de hábito e de conceitos. Já o amigo de uma amiga, quando a discussão sobre o corante surgiu no Facebook escreveu:
    "Eu tomo Coca Cola com bastante frequência e com certeza esse vídeo não me fará parar. Coca Cola é muito boa e gostosa, tem gente que não gosta mas é minoria. O que aconteceu com esse cidadão foi uma fatalidade que não desmerece o produto da Coca Cola."

    ResponderExcluir
  68. Sim, o rato ou seja lá o que for cáustico que o tinha na coca cola do sujeito foi uma fatalidade. Mas é o RESTO? E, por exemplo, o corante? E tantas outras coisas que nem sabemos?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/09/2013 01:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  69. Entendo que pessoas desenformadas não vejam mal algum em beber o líquido. Desde que fiquei sabendo que usavam Coca Cola para tira ferrugen de carros eu parei de tomar. Mas foi depois, analizando os rótulos de vários refris que eu eliminei totalmente o consumo, pois não tem nada de bom. É até assustador pensar no significado de todos aqueles ingredientes desconhecidos.

    ResponderExcluir