segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dieta Low Carb e Paleolítica no Facebook


Não frequento muito o Facebook pois meu dia só tem 24 horas, nas quais é preciso conciliar consultório, cirurgias, blog e família. Ah, sim, e pelo menos 7 horas de sono!

Mas há uma comunidade palpitante no Facebook, na qual pessoas mais experientes ajudam os que estão dando os primeiros passos, trocam-se receitas, enfim, algo extremamente dinâmico. Na verdade, não é UMA comunidade, e sim VÁRIAS!

Muitos dos moderadores aqui do blog são ativos nestas comunidades.

Quanto a mim, bem, às vezes passo por lá quando o tempo permite.

Os endereços das comunidades no Facebook são os seguintes:


Paleo – Primal – LCHF – Saúde & Ciência:
https://www.facebook.com/groups/524620751016517/


Dieta Paleolítica LowCarb (2o Grupo):
https://www.facebook.com/groups/dietalowcarb/


Dieta TNT (low-carb / hi-fat / Paleo / Primal):

Participe!

P.S.: Não sou pessoalmente responsável por nenhum desses grupos, e as opiniões expressas nos grupos do Facebook não são necessariamente as minhas.

114 comentários:

  1. Dois grupos excelentes no Face, aprendi muito lá! Ótimas receitas e dicas!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessado :)

    ResponderExcluir
  3. esse grupo é um horror. só tem pseudo diabéticos e obesos obsessivos por alimentos gordurosos. tô fora.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.Dr, José!


    Achei seu blog muito bom, com informações valiosas.
    Vim aqui pra dizer que preciso de ajuda, realmente meu corpo e minha saúde estão pedindo socorro, tenho 1,70 e 94 quilos, sedentária...
    Já tentei diversas dietas sem sucesso e percebo que carboidrato, leite e doces me faz muito mal e mesmo assim continuo comendo, pois amo doces e leite.
    Quero mesmo essa dieta Low-Carb porém não sei por onde começar!
    Poderia me dar uma dica. Tenho dúvidas se posso consumir iogurtes, leite desnatado e gelatina diet.
    Grata

    ResponderExcluir
  5. Marco Antonio Maciel17 de setembro de 2013 10:16

    Dr. Souto, que D'us lhe dê saúde e paz para continuar realizando com coragem e inteligencia seu trabalho

    ResponderExcluir
  6. Mesmo gostando muito da discussão aqui do blog facebook não da para mim.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Elisabete.
    Primeiramente leia os seguintes tópicos:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

    Iogurte, pode comer de vez em quando, melhor se for feito caseiro. Leite desnatado é pior que o integral, que já não é muito aconselhável (compre apenas para fazer iogurte, preferencialmente) - leia o segundo link. O leite desnatado não sacia nada, e tá cheio de lactose...uma abominação. Quanto à gelatina diet não posso lhe dizer, eu pessoalmente como bem raramente se vou fazer alguma sobremesa de fim de semana, mas uso aquela sem adoçante, que uso à parte. Use adoçantes como se fossem um "adesivo de nicotina" para ex-tabagistas, sabendo que eventualmente a melhor coisa é parar de usar o adesivo, mas você vai saber a hora.

    Quanto à sua dificuldade, sugiro que aproveite dos pontos-chave da restrição de carboidratos, que é o consumo LIVRE (até a saciedade) principalmente de gorduras (menos de óleos de sementes - soja, milho, etc - e trans vegetais) monoinsaturadas, saturadas e ômega-3 - manteiga, banha, azeite de oliva, óleo de coco, creme de leite, abacate, etc; e de proteínas, além de ter liberdade para comer diversos vegetais e oleoginosas, nas proporções adequadas. Pra soar menos complicado: comidas de VERDADE (primeiro link).

    Noto que é bastante apegada a laticínios. Não se preocupe, pois o leite em si que é mais prejudicial (muita lactose, pouca gordura). Manteiga, nata, creme de leite, sour cream, são apenas a gordura do leite diluída, então pode usar à vontade. Queijos, cream cheese, caso não possua intolerância, também. Veja por exemplo, o meu atual café da manhã se baseia nesse post: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/o-cafe-que-mata-fome.html , misturo uma colher de cacau em pó, canela, e se quiser, adoçante.



    Note que o primeiro mês é uma situação peculiar, caso você restrinja bastante os carboidratos repentinamente. Pode sentir fraqueza, ou irritabilidade etc. (nesse caso, se hidrate bastante, e suplemente 1 ou 2g de sal, e deve maneirar na atividade física) principalmente devido à natriurese e também perda de água associada à quebra do glicogênio armazenado. A retirada do trigo da dieta também pode dar sinais de abstinência temporários. Mas vale a pena persistir. Exercício não é necessário para perda de peso. Tem alguns posts sobre isso mais especificamente sobre HIIT, musculação x aeróbios etc.


    Dê uma pesquisada aqui no blog, passando o olho por cima dos títulos que lhe interessam, pois há muita coisa para esclarecer outras dúvidas que possam lhe surgir. Existe também o sistema de Procura de palavras-chaves para facilitar, ali na direita.



    Tudo de bom pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Nas poucas vezes em que me senti enjoada e sem fome, mesmo nas horas em que supostamente devia estar com fome, atribuo ao fato de ter comido pouca gordura, tanto que o mal estar passava com uma colher de sopa de óleo de côco. Na ânsia de perder em poucas semanas o que ganhei em anos de má alimentação, às vezes me pegava tentando comer menos propositalmente. Acho que não confiar que meu corpo é capaz de controlar a ingesta de alimentos através da fome é um vício que adquiri depois de tantos anos adotando como ideal a brilhante pirâmide alimentar clássica. Será que vc não está passando por algo parecido? Querendo emagrecer mais rápido, fica ansiosa e regula as gorduras e, consequentemente, se sente mal?

    ResponderExcluir
  9. Dr. Souto, o que o senhor pensa sobre a suplementação de ômega 3?

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho mudado um pouco minha opinião sobre isso. Já fui mais favorável. Hoje, penso que um bom prato de camarão por semana é melhor. Acho mais importante diminuir o ômega-6 do que aumentar o ômega 3.


    2013/9/17 Disqus

    ResponderExcluir
  11. Arthurrr, valeu mesmo!
    Entendi tudo, agora o que pega mesmo é esse período de abstinência, mas vou resistir sim.
    Obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  12. Tem algum link sobre? (Algo que lhe fez mudar a opinião!) E que alimentos posso ter certeza que tem quantidades razoáveis de ômega3? O que eu sei sobre ômega3x6 é basicamente o que tem no livro do Phinney e Volek, mas não estou esclarecido se os "benefícios do ômega3" na verdade só são evidentes quando há muito ômega6 pra dar malefícios (pra "anular"). Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Compra o The Perfect Health Diet, do Paul Jaminet. Tem um capítulo inteiro sobre isso, muito bom!


    Em 17 de setembro de 2013 14:35, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  14. Sem problemas...ao surgimento de demais dúvidas, procure algum post no blog ou pergunte! :)

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado!! :D

    ResponderExcluir
  16. Flavia Ortiz Rodrigues Garcia17 de setembro de 2013 14:54

    Oi Dr., meu cardápio é bem variado, não como todos os dias as mesmas coisas, mas é mais ou menos assim:
    Café da manhã: 1 ou 2 ovos mexidos na manteiga ou com bacon ou meio abacate batido com 50ml de leite ou creme de leite com adoçante (sucralose) ou 1/2 mamão papaia com 2 colheres de semente de linhaça e coco ralado qdo o intestino não quer colaborar. As vezes estou sem fome e não como nada, apenas toma uma xícara de cha mate.
    Almoço: legumes refogados na manteiga ou no óleo de coco (varia entre couve-flor, brocolis, vagem, aspargo, cenoura, cogumelos, couve de bruxelas, abóbora) e/ou salada verde (alface, rucula, agrião, repolho, broto de feijão, escarola, pepino), com azeite e sal ou molho de salada (maionese, ovo cru, queijo ralado e mostarda) com 1 bife ou duas colheres grandes de strogonoff ou 2 hamburgueres feitos em casa com paleta ou acem ou 3 coxinhas de frango assado com pele ou 2 fatias de picanha assada no forno ou uma posta de salmão.
    Tarde: quando necessário como 2 ou três fatias de queijo ou azeitonas ou castanhas ou pedaços de coco fresco.

    Jantar: variação dos legumes citados no almoço ou salada verde, conf almoço. Como à noite tenho mais de tempo para cozinhar procuro receitas low carb na internet: lasanha de berinjela ou abobrinha com queijos, omelete de forno, "macarrão de abobrinha com molho de creme de leite fresco ou alguma das proteínas do almoço.
    Umas 3 ou 4 vezes por semana como chocolate 70% ou 85% cacau (30 a 50g).
    Obrigada mais uma vez Dr.

    ResponderExcluir
  17. Flavia Ortiz Rodrigues Garcia17 de setembro de 2013 15:20

    Oi Taís, obrigada! Vou observar se pode ser isso! Abs.

    ResponderExcluir
  18. Agora que foi publicado em um portal feito para pessoas alienadas, será que os alienados acordam?




    http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/fotos/trigo-e-o-vilao-dos-alimentos-elimine-cerveja-paes-e-massas-da-dieta-e-perca-30-kg-em-seis-meses-17092013#!/foto/1

    ResponderExcluir
  19. Lá ainda apoia grãos e etc, mas já é um passo ENORME falar q integrais estão errados.

    ResponderExcluir
  20. Também reparei neste detalhe, mas só de divulgar para o povão que pão integral não é nem um pouco saudável, já é um progresso gigante.

    ResponderExcluir
  21. E ainda falar q o trigo vicia? UAU. Só q a maioria fala 'vou tirar o pão e comer o que...?' aiai... como se carne ñ fosse bom o bastante '.' ficaram viciados, mal informados e mal acostumados. Mas vai mudando...

    ResponderExcluir
  22. A primeira coisa q abro qdo chego no trabalho todos os dias é o blog do Dr. Souto.... Fico triste quando não tem post novo ;-(

    ResponderExcluir
  23. Não faltam ideias, falta tempo...

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/09/2013 20:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  24. Isso é bom. Quanto mais pessoas tiverem acesso a boa informação, melhor.

    ResponderExcluir
  25. http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJM199103283241306

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20683785: More importantly, Dietary Cholesterol reduces circulating levels of small, dense LDL particles, a well-defined risk factor for CHD.

    :(

    ResponderExcluir
  26. Genial, cara! HAHAH

    ResponderExcluir
  27. Dr. Souto, podemos confiar que os camarões e salmões que ingerimos são realmente ricos em omega 3? Nosso gado é provavelmente quase todo alimentado com pasto, mas tenho grandes dúvidas a respeito dos frutos do mar que consumimos... Existe alguma marca confiável de procedência?

    ResponderExcluir
  28. Só falta agora minha mãe usar essas estatinas que comprou, seguindo recomendações de uma Endócrino...Pois falei pra ela que era melhor não usar. O HDL dela está acima de 70, triglicérides abaixo de 100...eu vi os exames dela, tudo normal... Quem não ficaria nervoso vendo que estão tentando matar seus parentes, fazendo eles PAGAR pra isso? Meu pai não aceita de jeito nenhum os meus argumentos sobre dieta etc, pois é médico e parece ter complexo de saber mais que os outros (não é único da profissão, sei que tem gente mente aberta, de primeira mão), ele acha que só não tenho problemas por ser jovem. Formado há mais de 30 anos, não aceita que eu lhe mostre artigos científicos nem nada, está certo e acabou. Diz que é isso que aprendeu na faculdade e ponto. Mas calma aí...HOJE tem 1 semestre de nutrologia (que acredita no paradigma das calorias etc, já conferi) aqui na minha faculdade em medicina...e na época dele??

    ResponderExcluir
  29. Salmão, complicado. Acho camarão mais confiável

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/09/2013 21:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  30. Gente, descobri que nos todos que praticamos LCHF estamos ferrados e mal pagos, pois olhem essa matéria:


    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/09/medicos-reduzem-ainda-mais-o-limite-aceitavel-de-colesterol-ruim-no-sangue.html


    O jeito é rir para não chorar.

    ResponderExcluir
  31. :(
    junto contigo...

    ResponderExcluir
  32. O que acho que mais acontece é a falta de compromisso da emissora (e das outras, no geral): anunciam algo pra ganhar Ibope, mas nunca fazem um follow-up. Fazem jornalismo meia-boca, que não mostra prós versus contras. Querem enfiar opinião goela abaixo.

    Sim, poste o vídeo se achá-lo, por favor :)

    ResponderExcluir
  33. Não há uma linha editorial. É comum q revistas publiquem coisas opostas até no mesmo número.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/09/2013 00:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Exclui meu facebook há uns meses, mas quando voltar vou participar, com certeza (:


    Alguém já experimentou algum problema estomacal/intestinal com a dieta low-carb? Nunca tive problemas, mas esse fim de semana viajei e comi páleo apenas 80% do tempo.


    Nos outros 20%, tomei um suco de maracujá (da polpa, com aspartame), tomei iogurte danúbio (sem lactose nem açúcar), duas fatias de torrada (que vem junto com sopa) e aquele lanche terrível da TAM.


    Voltei para casa na segunda, mas já me sentindo mal. As dores abdominais/fígado (?) vieram na terça e persistem até hoje. Minha mãe teima em dizer que é do leite de coco que tomei no aeroporto enquanto esperava o avião =P


    Alguma ideia do que possa ser?

    ResponderExcluir
  35. Que horror!
    Pode dar diabetes ou problemas musculares, mas os benefícios superam os riscos?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Dr tenho lido seu blog diariamente e fiquei muito interessada e animada com tudo que tenho visto aqui.
    Tenho hipotireoidismo a cerca de 1 e meio, e após esse diagnóstico tudo mudou para pior na minha saúde, sempre estive acima do peso mas isso se complicou ainda mais, apareceram SOP, esteatose e agora começaram umas crises hipoglicêmicas, já entendi que quanto mais carbo e mais açúcar eu ingerir essa situação vai piorar.
    Mas o que eu faço nessa fase de digamos "adaptação", se caso tiver uma dessas crises de hipoglicemia, uma fruta talvez poderia ser a solução ?
    Obrigada e parabéns pelo superblog !

    ResponderExcluir
  37. Sugiro 1 colher de sopa de óleo de coco puro - vai chegar nas suas mitocôndrias mais rápido do que o açúcar de uma fruta, e não vai ficar perpetuando o problema da dependência de carboidratos.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/09/2013 09:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  38. Aqui no blog tem uma lista de profissionais de saúde que adotam a low carb/paleo... será que não é o caso de vc tentar levá-los em um desses profissionais? Sabe como é, na maioria dos casos o "argumento da autoridade" se sobrepõe à "autoridade do argumento"...

    ResponderExcluir
  39. Comece sim, Elisabete. Eu comecei no sábado, estou me sentindo ótima, como há muito não acontecia. Se informe, leia o blog. Eu consultei uma médica, que segue essa linha também, fiz exames e vou lá na semana que vem. Mas já comecei meio que por conta própria pesquisando na internet. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  40. Muito bom, Arthur! Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Essa médica já está listada aqui no blog?

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/09/2013 10:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  42. http://www.livescience.com/8981-study-statins-prescribed.html

    ...In an article appearing in the medical journal the Archives of Internal Medicine in June, Dr. Michel de Lorgeril of the Joseph Fourier University in France and others reanalyzed the JUPITER data, and concluded, "The results of the trial do not support the use of statin treatment for primary prevention of cardiovascular diseases and raise troubling questions concerning the role of commercial sponsors."

    ResponderExcluir
  43. Ola,

    Hoje adquiri um desses aparelhos que mede glicemia.

    Para minha surpresa medi minha glicemia as 8:00 hs após um jejum de 15 hs, pensando que ia dar em torno de 78 e deu 98.

    Lembro que o Dr. Souto disse que pela manhã realmente da elevado, mas eu estou sem carboidrato a um bom tempo e em jejum de 15 hs, não entendi essa.

    ResponderExcluir
  44. Interessante! Não poderia ser utilizado (substituindo carbos) antes/após musculação/HIIT?

    ResponderExcluir
  45. Iremar, esse resultado é esperado. Procura a explicação na caixa busca com as palavras-chave "resistência à insulina fisiológica"

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/09/2013 11:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  46. Obrigado Mestre.

    ResponderExcluir
  47. Luiz Antonio Lazarini18 de setembro de 2013 16:31

    Não gostaria de incomodar ao Drº Souto, se alguem puder me esclarecer, não sei se devo escrever aqui, e se este é o lugar certo, no post mais recente, ou seria no de jejum intermitente. O fato é, os médicos me tiraram a paroxetina da qual eu tomava a 3 anos e acho que ela era a vilã que me fez ganhar 30kg, claro que eu me ajudei comendo carbo e açucares em excesso. Hoje estou com a venlafaxina, 150mg a 15 dias, comecei a ficar sem fome, como se não quisesse comer mesmo, resolvi então domingo entrar na dieta low carb, ja que como eu passo mau por conta da adaptação do remédio, passar mau por falta de carbo é café pequeno.


    Só que estou comendo com intervalos da janta até o horário em que vou comer, mesmo que empurrado, de 14-16 horas, e ai eu como por 8-10 horas a cada 2-3 horas e paro novamente, isto esta sendo como jejum intermitente, mas como não faço academia, estou preocupado em perder massa muscular, pois eu perdi de domingo a hoje, 3,5kg, passei de 103,5 para 100kg, tudo bem que pra quem estava desesperado com 108kg, estar com 100kg e perder 3kg, deveria ser de grande alegria, mas estou é preocupado com esta taxa alta de perda de peso diários. Tem explicação?


    Obrigado novamente antecipadamente.
    Luiz Antonio

    ResponderExcluir
  48. Vou abrir uma fábrica de estatinas e parar de trabalhar.

    ResponderExcluir
  49. Espero que me aceitem no grupo... Vivo em Portugal e achei por acaso o blog, tirei imensas dúvidas e resolvi seguir a dieta Low Carb,heis que desde 24 de junho, mais disposição e menos 12 kg sem sacrifici ou fome, apenas compromisso e satisfação. Estou a recomendar a muitos amigos, mas ainda há alguns paradigmas que estou a tentar fazer com que entendam. Enfim, tenho de o dar os Parabéns pelo trabalho.

    Cumprimentos,

    Rafael Campos

    ResponderExcluir
  50. Pro bolso de quem vende elas, com certeza sim.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ry1Z8buyd8I

    O filme é muito bom.

    ResponderExcluir
  51. Se tiver que recorrer à isso, vou tentar sim. Boa dica.

    ResponderExcluir
  52. Talvez em quantidades maiores, pessoalmente acho que sim. Eu uso.

    ResponderExcluir
  53. Dr. Souto, o que acha desse estudo:

    http://qjmed.oxfordjournals.org/content/96/12/927.full.pdf+html

    Parte da conclusão:
    "...the lack of exposure-response in the trials
    between changes in LDL-cholesterol and clinical
    and angiographic outcome, the inverse association
    between change of cholesterol and angiographic
    changes seen in the observational studies, the
    significant increase in complicated atherosclerotic
    lesions in the treatment group after cholesterol
    lowering by diet, and most of all, the fact that high
    cholesterol predicts longevity rather than mortality
    in old people, suggests that the role, if any, of high
    cholesterol must be trivial. The most likely explana-
    tion for these findings is that rather than promoting
    atherosclerosis, high cholesterol may be protective,
    possibly through its beneficial influence on theimmune system."

    :)

    ResponderExcluir
  54. Oi Teresa, desconfio que as dores abdominais sejam do aspartame. Eu sou muiiiito sensível a vários alimentos e aos adoçantes mais ainda, não posso consumir nada com aqueles álcoois( sorbitol, maltitol, malitol...) e se tomar um cafezinho com aspartame, após algumas horas fico com dores abdominais insuportáveis, que leva mais do que 24horas para diminuírem. Se você permanecer na dieta mais estrita, com menos laticínios, as dores desaparecem. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  55. Aposto na torrada, no iogurte sem nada de bom e no maracujá... e tbm na total ausência de boas gorduras

    ResponderExcluir
  56. Patrícia, eu comi bastante gordura! O normal. Meu almoço foi regrado de peixes gordos, bastante azeite, ovos de codorna e salada. No café da manhã não pude comer ovos, daí comi avocado, iogurte (sem lactose e sem açúcar) com morango, amêndoas e coco ralado.

    Só que comi errado nos vôos e torrada ou pão no jantar (uma fatia por dia por 3 dias).

    O suco de maracujá é tão ruim assim? O nível de carboidratos é baixo :P

    ResponderExcluir
  57. Eu usei aspartame no café algumas vezes desde que comecei a dieta páleo e nunca notei problema. Mas confesso que fazia bastante tempo que não usava. Mas acho que por toda a minha vida, nunca usei mais que 10 vezes =p


    Eu costumo andar com sucralose na bolsa, mas estava sem na hora. Mas vou ficar esperta, obrigada pela dica (:

    ResponderExcluir
  58. Maracujá (sem açúcar) é um bom suco


    2013/9/19 Disqus

    ResponderExcluir
  59. Dei uma olhada, não está não. Vou indicar o blog para ela, com certeza.

    ResponderExcluir
  60. Fernanda Aguiar Ferreira20 de setembro de 2013 22:59

    Eu aposto no lanchinho da Tam. Desde q entrei na dieta comi trigo uma vez e tb passei mal...

    ResponderExcluir
  61. Pois é (:
    Eu fui parar de ter dores hoje! Ainda estou enjoada, mas pelo menos as pontadas no estômago foram embora.


    Só que aumentei a ingestão de frutas e de sashimi, não ando conseguindo comer peixes gordos nem ovos ainda =/

    ResponderExcluir
  62. Não no nível de carbs do maracujá, mas pra mim, fruta sem gordura é terrível!

    ResponderExcluir
  63. Teresa, as particularidades de cada organismo são fantásticas, né? Pra mim, suco de limão pode ser a qualquer hora, tomo até em jejum! Já maracujá, se não for com alguma gordura, o estômago queima! Já morei em BSB, e sei como é a 'quentuuuura'! ;)

    ResponderExcluir
  64. Olá Dr. Eu aderi a dieta de baixo carb e exercícios de crosfit, entretanto não emagreci, mesmo mantendo uma dieta de1200 calorias. Peso 89 kcal e segundo a tabela emagrecerdevez tenho 45% de massa gorda. Tenho problemas na tireiode mas segundo meu medico, os niveis tanto da tireoide quanto da glicemia agora estao normais. O que pode estar errado?
    Ah... o que vc diz sobre doce de ovos, doce de queijo, doce de abóbora, receita da vovó?

    ResponderExcluir
  65. Olá Nubia,

    Você falou apenas em 'baixo carb". E as boas gorduras (manteiga, azeite, óleo de coco, banha)?? Estas são essenciais para garantir o emagrecimento.

    Calorias não são o foco. Leia:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/falacia-original-tudo-depende-do.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/o-grande-significado-de-apenas-20.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/o-dilema-da-dieta-de-fome.html

    Sobre exercícios físicos:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html

    Doces = açúcar.

    Leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/doce-vicio-reportagem-sobre-acucar-na.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/03/o-acucar-causa-diabetes.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/02/saiu-na-revista-nature-desta-semana.html

    ResponderExcluir
  66. Nubia, acho q tambem naum esta certo vc restringir suas calorias. Se estah com sobrepeso, pode ser que vc precise restringir mais carbs e açucar (alguma frutas mais doces por exemplo deveriam ser evitadas). Naum passe fome! Experimente remover todos os carbs ficando apenas com aqueles que existem naturalmente nas verduras. Como qtas vezes quiser e na qtd q achar necessario, mas naum coma carbs. Faça o teste e veja se estah perdendo mais peso :-)
    Tatiana Carli
    (taticarli@gmail.com)
    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  67. Olá pessoal, a cada dia aprendo coisas novas sobre o meu novo estilo de vida.
    Ainda estou com duvidas sobre o quanto de açúcar mascavo eu poderia ingerir diariamente sem comprometer meu emagrecimento e qual o adoçante que faz menos mau?
    Eu ainda não consegui abrir mão do café adoçado com açúcar.
    Eu também gostaria de saber se posso comer quitandas e sobremesa com carb inferior ao que eu estava acostumada,
    Ex.quindim, bolo queijadinha, doce de ovos, doce de abóbora polvilhado com coco.
    Nao como muito doce mas depois de uma semana com a dieta senti vontade de comer algum tipo de quitanda g sem prejudicar quUeima de gordura.
    É muito bom poder dividir isso com gente que sabe o que estou falando, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Muito obriga pela resposta. Não esperava tão rápido.Foi muito esclarecedor. Eu não vou pagar para ver. O que é mesmo difícil pra mim é o café, mas estou determinada e sei que vou conseguir abrir mão assim como abri dos farináceos e e grãos.

    ResponderExcluir
  69. ola doutor.
    a pouco dias conheci seu blog , até agora estou sem palavras , simplesmente fantástico, queria muito sugerir uma postagem sobre o que devemos comer , acredito que essa seje a grande pergunta de todos que conhecem a dieta low carb.....
    as traduções que o senhor esta fazendo são magnificas, por favor não pare...
    Obrigado por me ajudar... Deixe dicas de livros nacionais sobre o tema low carb..
    atenciosamente Jeferson

    ResponderExcluir
  70. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.htm http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/barriga-de-trigo-novo-livro-trraduzido.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/01/livro-nova-dieta-da-evolucao.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/10/livro-em-protugues-sobre-dieta.html
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/10/2013 21:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  71. Maria Claudia Carvalho23 de outubro de 2013 22:38

    Prezado Dr. Souto,

    Ainda não consegui tomar vergonha na cara, porém acho o seu blog sensacional!!!! Como tenho que tomar uma atitude, comprei o livro Barriga de trigo. E hoje recebi o link sobre algumas mudanças científicas, rsrsrsr

    Segue o link para aqueles que ainda não acreditam:

    http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2013/10/1360847-gordura-saturada-nao-e-a-vila-para-o-coracao-diz-artigo.shtml

    ResponderExcluir
  72. Dr Souto, sou gaucha, mas, moro em João Pessoa, Paraiba - há 3 anos - Fa um mês que decidi ad ererir ao modo de vida low carb, comecei a me exercitar, eliminei 4 kg.Entretanto, no último domingo a noite tive um enfarte bem significativo. Estou muito perdida, porque parece que aqui em JP nãp existe nenhum profissional que conheça a dieta, estava me sentindo tãpo bem e sei o que o acontecido nada teve a ver com a dieta. Pode me ajudar de alguma forma?

    ResponderExcluir
  73. Um infarto é algo que reflete hábitos de ANOS passados e não semanas passadas. Mas, obviamente, neste momento você deve seguir as orientações dos médicos a que tem acesso. Inclusive as estatinas podem estar indicadas (o pós-infarto é uma das situações em que elas têm benefício comprovado).

    Em 24 de outubro de 2013 09:53, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  74. Muito obrigada por responder, o que eu gostaria mesmo seria encontrar aqui em ,João Pessoa -Paraíba
    um medico cardiologista ou uma nutricionista que me desse uma orientação mais especifica neste pós infarto - ou seja que acreditasse numa vida low carb - se alguém souber deste profissional, peço a gentileza de contactar-me-

    ResponderExcluir
  75. Dr, jah ouviu falar do medico Victor Sorrentino?
    Visitei o blog dele e fiquei horrorizada com o que ele conta sobre o leite!! Se nao conhecer, de uma passadinha no blog dele para atestar se eh mesmo serio (na minha leiguisse, me pareceu serio sim, mas nao sou medica neh): www.blogdodrvictorsorrentino.com

    Tatiana Carli
    (taticarli@gmail.com)
    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  76. Conheço sim. Não acho que precisemos evitar os queijos, mas não considero leite UHT uma coisa saudável


    Em 25 de outubro de 2013 10:55, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  77. Dr Souto, li com atenção seu blog e fiquei muito motivada a começar esta dieta. Na minha cidade não tem profissionais páleo e gostaria de algumas orientações. Tenho 37 anos, 1,63m e 98 kg. Não tenho problemas de saúde e faço caminhadas de 30min 6x por semana e pilates 2x. Mesmo assim não consigo emagrecer, mantenho esse peso a pelo menos 6 meses, mesmo tendo aumentado minha atividade física. O sr. acredita que esta dieta pode me beneficiar? Teria problema em começar sem acompanhamento de um profissional? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  78. Cristiane,
    Depois de ler o blog, você consegue decidir por si mesma. Eu estou há 2 meses sem acompanhamento médico. Perdi peso e me sinto muito bem.
    O Dr. Souto costuma dizer em algumas respostas que praticamente desconhece caso em que essa dieta não seja a mais adequada.
    Leia e decida por si mesma. Se tiver dúvidas, poste aqui! Se ainda achar que o seu caso vale a pena consultar um médico, veja como procurar um da lista de recomendados aqui do blog, ainda que lhe dê algum trabalho ou gasto.
    Na minha opinião, um dos maiores inimigos que temos que vencer no início é a nossa própria ansiedade. Com o tempo, você vai entendendo a teoria, compreendendo melhor como funciona o seu próprio corpo e domando a ansiedade com os resultados (que, são rápidos!).
    _______
    42

    ResponderExcluir
  79. jose roberto Salla27 de outubro de 2013 22:19

    Dr. Há 03 dias aderi ao modo de vida low-carb. Estou me sentindo muito bem. Li logo acima: "Inclusive as estatinas podem estar indicadas (o pós-infarto é uma das situações em que elas têm benefício comprovado)". Só que meu infarto foi há 17 anos e a revascularização há 08 meses. Meu colesterol é muito baixo tomando rosuvastatina 20 mg. A estatina ainda é indicada? Grato.

    ResponderExcluir
  80. André, obrigada pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  81. elexandra marcasso2 de novembro de 2013 11:23

    Sou Ele xandra Marcasso, e tenho síndrome metabólica, quando comecei o tratamento os médicos s assustava minha pressão era 24 x 13 o triglicérides 1.956 diabetes altíssima não me lembro bem.... e colesterol não deu para ver... tenho gordura no figado, cálculos renais, cistos nos ovários e tudo mais da síndrome... tomo muita medicação e agora estou fazendo exercícios (poucos) em maio agora sofri um AVC Temporário e dai comecei a me cuidar mais.. o que para mim é mais difícil é a alimentação ... amo massas principalmente pães.... o que posso substituir pão no café da manha ... da tarde o lanche da noite.....
    achei muito interessante seu blog
    obrigada
    xandinha

    ResponderExcluir
  82. Eu também, Tati! cheguei aqui pelo emagrecer de vez, pq escutei ele num podcast, depois disso nao consigo deixar de ler este blog... Leio sempre no metrô pelo celular e quando nao tem post eu leio os comentários dos posts hahaha... acho engracado que cuando penso em uma pergunta alguém já fez e ele ou a Patricia já responderam!

    ResponderExcluir
  83. Também adoraria vê-lo no Jo Soares, mas o tempo lá é curto pra falar sobre tudo. Legal vai ser quando ele for, dar uma introducao do assunto e divulgar o blog, né?

    ResponderExcluir
  84. Confesso q ainda nao li todo o blog, mas gosto das novidades!! :-)

    Tatiana Carli
    (taticarli@gmail.com)
    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  85. O link não abre...

    ResponderExcluir
  86. Legal vai ser quando ele tiver um programa na tv aberta pela manhã todos os dias, para começar só a explicar tudo...teria que tirar meia dúzia desses lixos que passam cedo na TV de culinária chatos que só veio assiste isso sim.

    ResponderExcluir
  87. Katia Maria de Medeiros21 de janeiro de 2014 23:17

    estou com duvidas sobre a questão das raizes : mandioca, inhame podem ser ingeridos nesta dieta paleo?

    ResponderExcluir
  88. Paula Centenaro Matos27 de janeiro de 2014 17:07

    Boa tarde, Dr!

    Procurei em algumas postagens mais antigas e também nas mais recentes, mas não encontrei nada falando sobre Maracujá. Ele se encaixa em qual grupo ? Posso comer à vontade, posso comer pouco? É a minha fruta preferida, está dificil ficar sem ele. Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  89. Eu ainda sou nova nessa vida low carb, porem não entendo muito,quantas dietas low carb existe? por que eu vejo umas siglas estranhas e não entendo o que SIGNIFICA. tipo eu não gosto de coisas que levem muito tempo então eu não conto carb e tbm meu cel é java não roda esses apps que contam carb eu como 1 xícara de legumes refogados e 2 de salada e proteína qualquer no almoço, de manha 2 ovos a noite como o mesmo que no almoço ou como sopa e tals qual dieta eu faço? eu como bastante manteiga não tomo leite, quando to com vontade de comer doce como iogurte ou gelatina qual melhor dieta pra eu seguir? tipo high fat ,lccd brincadeira essa sigla ai kkkkk eu não tenho a minima o que seja essas dietas em formas de sigla e aquele chocolate do padre presta da caixinha vermelha ?

    ResponderExcluir
  90. O principal ingrediente do chocolate do padre é AÇÚCAR

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 11/03/2014 17:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  91. Roberta Sanjuliano12 de abril de 2014 06:36

    Também cheguei aqui pelo site emagrecer de vez e estou alterando minha alimentação há quase um mês. Tenho obtido bons resultados, mas tenho uma dúvida. Ano passado tive um quadro isolado de labiritite e meu médico (que não é especialista) me disse que além de stress, tem a ver com o fígado também. E essa semana voltei a ter um pouco de tontura. Gostaria de sua opinião a respeito, pois tenho feito a alimentação à risca. Semana passada também tive uma situação em que mesmo tendo comido apenas o que tem nas indicações, me senti mal à noite, após ingerir ovo com legumes na manteiga. Os sintomas era de quando exageramos na gordura. Nesse dia passei a tarde comendo apenas amêndoas. Será que houve excesso de gordura?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Dinastia Maromba8 de junho de 2014 09:54

    Doutor passei a dieta a um amigo e ele não consegue parar de comer carbo e consequentemente engordando e então ele me disse como para a dieta, procurei em vários sites e blogs e não encontro uma solução você poderia me ajudar? Grato

    ResponderExcluir
  93. Maria Aparecida de Aquino9 de setembro de 2014 14:06

    Olá Dr. souto, tentei acessar os dois links acima e não me foi permitido....que penaaaa!

    ResponderExcluir
  94. http://livinlavidalowcarb.com/blog/popular-portuguese-low-carb-paleo-blogger-blacklisted-by-facebook/23430
    2014-09-09 14:06 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  95. Gostaria de tirar uma dúvida ; estou me preparando para correr maratona .

    a ingestão de carb pre corrida 30 G e a cada 1 h de corrida .

    Como isso pode ser aplicado nesta dieta LOw carb?

    ResponderExcluir
  96. https://docs.google.com/file/d/0BwtrwUCsRkDDelRJSEd4dUV5OFk/edit?usp=docslist_api
    Sent from mobile phone
    Em 30/09/2014 22:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  97. Muito obrigado !!! Irei ler e depois tiro minhas duvidas

    ResponderExcluir
  98. Bianca P. B. Hackbart7 de outubro de 2014 21:12

    Eu não consigo participar dessas comunidades, acho que é algum problema com o link. :(

    ResponderExcluir
  99. Bianca, tivemos problemas com as comunidades... veja http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/09/facebook-bloqueia-o-blog.html

    Tente esta: https://www.facebook.com/groups/524620751016517/

    ResponderExcluir
  100. Bianca P. B. Hackbart7 de outubro de 2014 22:37

    Oba! Agora consegui fazer a solicitação para participar do grupo! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  101. Eu acredito piamente que todos os relógios que cercam o Dr. Souto (não importa onde estejam) levam 2 segundos para passar 1.

    ResponderExcluir
  102. hummm... Mago?... rsrsrsrsr!

    ResponderExcluir
  103. Sim, tenho certeza que foi um grupo secreto que provocou isso. Aliás, está bloqueado até hoje. só funciona pq eu troquei de domínio

    2014-10-14 11:36 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  104. Olá Dr. Por acaso o Sr, já viu esse estudo http://europepmc.org/abstract/MED/7743984 ?
    Interessante, que se eu tivesse lido isso antes de entrar na dieta talvez ficasse em dúvida.
    Mas depois de perder 12kg com ela. Sendo que eu fazia quase sempre uma refeição rica em gordura após meus treinos, a pesquisa perde totalmente a credibilidade.
    Mas onde o Sr, acha que possa estar o erro, em uma análise mais técnica?

    ResponderExcluir
  105. Eugênio, o erro é simples: é acreditar que exercício emagrece. Isso tudo é irrelevante quando sem tem quase 30 ensaios clínicos randomizados mostrando que low carb emagrece mais que high carb (e você mesmo é testemunha pessoal disso), por outros efeitos (insulina, saciedade, etc). O artigo que vc referiu está focado no balanço calórico, que é o que este blog inteiro critica. O foco deve ser nas mudanças HORMONAIS induzidas pela dieta e pelo exercício, e não em "queimar" calorias.

    Releia: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html
    Em 14 de outubro de 2014 15:26, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  106. Realmente, é que existem coisas que falam tanto, que fica difícil tirar da cabeça, estamos sempre duvidando.
    Se eu fosse considerar contagem de calorias somente, na minha dieta, por essa lógica eu não deveria NUNCA ter perdido nenhuma g, pior deveria era ter ganho.
    Obrigado pelo esclarecimento e excelente blog.

    ResponderExcluir
  107. Realmente, é que existem coisas que falam tanto, que fica difícil tirar da cabeça, estamos sempre duvidando.
    Se eu fosse considerar contagem de calorias somente, na minha dieta, por essa lógica eu não deveria NUNCA ter perdido nenhuma g, pior deveria era ter ganho.
    Obrigado pelo esclarecimento e excelente blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  108. Entrei na primeira comunidade. Obrigado pelo link.

    E boas notícias:
    "Ao contrário do que diz o senso comum e os conselhos de muitos médicos
    dos últimos anos, comer mais gordura pode ser benéfico para a saúde."
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/10/141014_alimentos_gordura_mdb

    Vamo que vamo doutor!!!

    ResponderExcluir
  109. Parabéns a todos os profissionais sérios e comprometidos. Parabéns Dr. Souto pela passagem do Dia do Médico.

    ResponderExcluir
  110. :-)

    2014-10-18 16:34 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir