quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Fluxograma paleolítico - genial

Não sei a autoria da tradução, mas é muito engraçado (e, de uma forma geral, correto!)

O original está neste site: https://thenutribox.com/being-paleo-or-buying-paleo, inspirado no trabalho de Nicole Voelzke


E a versão original de Nicole Voelzke você confere aqui:


81 comentários:

  1. Fantástico!
    Bom pra imprimir e pregar na geladeira...

    ResponderExcluir
  2. Diga-se de passagem foi a Patrícia que me passou!


    2013/9/18 Disqus

    ResponderExcluir
  3. Umas dúvidas quanto à tabela em inglês, que andei guardando há tempos: Nata e creme de leite não seriam paleo também (por ter quase nada de proteína e carb)? Dá pra considerar queijo algo "quase-paleo" pra quem tolera lactose bem?

    Soja, quando fermentada, ainda é ruim? Pois não está diferenciado ali. Japoneses comem soja fermentada.

    Eu sei que amendoim é legume, e não é paleo, mas tipo manteiga\pasta de amendoim não pode comer de vez em quando? Ou a questão das lectinas (ainda mais aqui no Brasil, que acho que não regula isso) e outras coisas faz ser prejudicial em qualquer hipótese?

    Feijões e leguminosas certamente não são paleo. Mas um feijão cozido, por exemplo, ou vagem...a informação nutricional de macros deles eu acho bem boa, estou errado? Teria como considerar saudável de alguma forma?

    Eu conheço mais os óleos de coco e de oliva. Tem outros que tem benefícios parecidos? (ou pelo menos não tem os malefícios do excesso de ômega-6). O que acha do óleo de linhaça? (uma vez pesquisei e vi que o ômega-3 dele era tipo 10x inferior ao do peixe...ele tem outro defeito?)



    Me considero meio ignorante no quesito paleo...lowcarb manjo mais heheh.

    ResponderExcluir
  4. kkk, que zona...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Dr. Souto


    Eu tenho uma duvida sobre o preparo dos alimentos


    Entre Azeite de oliva extra virgem, Manteiga e Óleo de coco virgem e/ou extra virgem ( qual a diferença !?)


    Sem levar em conta o preço ou custo beneficio , qual seria o mais saudável para preparo dos alimentos, frituras, grelhados e enfim...
    E porque !? Se puder fazer um ranking deles, também ajudaria bastante


    Grato,
    Mario.

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha! Love it!

    ResponderExcluir
  7. Adorei! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Dr. Souto!!!!
    Ri alto com o " provavelmente é uma pedra e esta porcaria dará cabo de ti"
    Muito bom...e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Só não vou passar pra frente pq se alguém em transição vê isso provavelmente prefere se matar doq ser páleo (minha avó msm falou 'ñ pode nem laranja e banana? ñ pode é nada. pode é morrer msm' ... fazer oq né?)

    ResponderExcluir
  10. Mas pode comer laranja :-)


    2013/9/19 Disqus

    ResponderExcluir
  11. Eu falei q no início seria melhor evitar, até a glicose abaixar. Pq ela ñ come, ela chupa. Ou seja, as fibras ficam todas lá e ela pega apenas o açúcar... E isso à tarde, estomago vazio e não é só uma... Mas sem dúvida o bom não pode ser inimigo do ótimo. Mas ela não qr tentar, pq teria q fazer um bolo pras outras pessoas e um pra ela, bla bla bla, q q eu ia comer, etc. Mas estou na esperança de aos poucos, com os outros ao redor mudando, ela tente tbm e veja os benenfícios.

    ResponderExcluir
  12. Ao experimentar minha pilcha para amanhã, tive que fazer mais um furo na guaiaca e duas pregas na bombacha. Efeito da dieta do Dr. Souto!!! Até as caixas do supermercado estão impressionadas com minha "esbelteza", já que no carrinho só passa banha, bacon, linguiça, carnes, verduras, toucinho, torresmo, ovos, potes de nata. Não acreditaram que estou comendo o que compro. Para não ficar discursando na fila do caixa, levo cartões com o endereço do blog e dou para quem mostrar curiosidade com o tema e quiser descobrir o meu "segredo" da boa forma. Um grande abraço e feliz dia do gaúcho a todos da querência.

    ResponderExcluir
  13. Arthur, nata, creme de leite (Nestlê de lata), queijos são LCHF. O Mark Sisson tem abordagem Primal que inclui os laticínios pra quem os tolera. Tem outros autores que tbm apoiam o uso de laticínios.

    Soja fermentada (boa, sem aditivos, açucar, glutamato monossódico, etc) eu uso! Não vejo problemas por ser fermentada.

    Eu não acredito que comer uma coisa que não faz bem de vez em quando seja problemático. Aliás, acho que até precisa... acho insensato buscar uma extrema purificação num mundo que NUNCA vai ser 'puro'. Tem gente que come manteiga de amendoim e inclusive amendoins, mas não é a base da alimentação. Eu as vezes uso em receitas. ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html )

    Sobre as leguminosas, parece que não tem saída! Eu já fui vegana e crudívora e pesquisa bastante pra tentar deixar as leguminosas menos nocivas pra mim...vc não faz ideia de como são as orientações pra deixar as leguminosas 'comíveis'. Ou se comia depois de alguns dias de molho ou na forma germinativa. Cada uma tem um tempo que precisa deixar de molho, trocar a água duas vezes ao dia,! Feijões leguminosas nunca me fizeram muito bem, mesmo germinados, por isso foi fácil pra mim deixar de lado.

    Óleo de linhaça nunca usei. O Dr. Souto recomenda a farinha de linhaça (de preferencia moída na hora) pra intestino preguiçoso. Como será a extração do óleo?

    ResponderExcluir
  14. Dr. Souto segue link em um site especializado em corrida que vai ao encontro do que é discutido em seu blog, com uma abordagem um pouco diferente mas vale o registro.

    http://www.webrun.com.br/h/noticias/a-promocao-da-obesidade/15079

    ResponderExcluir
  15. Muito legal o fluxograma!
    Mas Dr. Souto, me esclarece uma dúvida: pode-se fazer jejum intermitente mesmo não praticando musculação? A perda de massa magra será muito grande ou mesmo assim a perda de gordura será muito maior?
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Mas bah, gaudério velho! Vai acabar decolando uma prenda nessa fila, pilchado e mais fino que assobio de papudo!


    Em 19 de setembro de 2013 11:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  17. A perda de massa magra acontecerá com qualquer esquema de emagecimento que não seja acompanhado de musculação. Desliga esse computador e vai levantar uns pesos!


    2013/9/19 Disqus

    ResponderExcluir
  18. KKK... É verdade!! Já estou com a musculatura flexora dos quirodáctilos hipertrofiada de tanto digitar!!! KKK...
    Já passou da hora de exercitar os outros músculos.
    O mais engraçado é que pratiquei musculação 6 dias por semana durante 15 anos... E agora parece que o dia encolheu e os afazeres triplicaram (o trabalho na minha clínica, casamento, filha, etc...)!
    Um abraço e viva o nosso dia!!! ("Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra...")

    ResponderExcluir
  19. Geeente! que buniteza esses gaúchos conversando!!
    Tô istribuchando de rir! kkkk

    ResponderExcluir
  20. Arthur, e a banha?
    Eu uso assim: Para o preparo de coisas salgadas: banha (e bem de vez em quando a manteiga).
    Para o preparo de coisas doces: manteiga e óleo de coco.
    Azeite somente após o preparo.

    ResponderExcluir
  21. Fazendo bem puxado, 1x por semana basta!


    Em 19 de setembro de 2013 14:31, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Óleo de linhaça era usado como um tipo de verniz.

    Na abordagem usual aqui, a minha avó reconheceria ele como um produto para dar acabamento em madeira, não para comer.

    http://www.leroymerlin.com.br/detalhe-do-produto/-/produto/87082730

    ______
    42

    ResponderExcluir
  23. Olá, pessoal boa noite!!! Uma dúvida cruel: Como substituir o molho shoyu nas comidinhas japas?! Semana passada descobri, olhando a lista de ingredientes, q além de açúcar e soja, tem amido!!! Pior q adoro esse troço com raiz forte!!!:(... Alguma sugestão?! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi gente. Gostaria de uma indicação, por favor. Meu nome é Berg, sou paraibano, e moro no interior do meu Estado. Meu IMC é 33,7 (Obesidade). Há umas duas semanas estou tentando me reeducar aos moldes da low-carb. Estou fazendo isso gradualmente, porque sei que pra mim essa é a forma mais fácil de não desistir. Extingui refrigerantes e sucos, trocando por refrigerantes diets. Mas depois do que li e vi na midia recentemente, nem isso mais quero.

    Atualmente, troquei a maior quantidade de carb que pude. Sei que o intuito do site não é efetivamente dar receitas/cardápios, mas orientações. Minha alimentação hj se resume a bacon, ovos, leite, queijo, leite e frutas. Apesar de não ser o indicado, no almoço ainda limito a qtde de carb ingerida a 3 ou 4 colheres de arroz com feijão. E no jantar, praticamente são 400 ou 500ml de coalhada.

    Lei a respeito das dietas low-carb, paleo, atkins, dukan, aqui e em outros sites. Contudo algumas questões ainda não ficaram claras. Por exemplo, 1) frutas: o que é recomendável comer? Tenho acesso a uva, maçã, banana, manga, melancia (o que é ótimo aqui no sertão, que é quente pra caramba), maracujá e goiabada (não necessariamente na mesma ordem e em todos os dias da semana). Não tenho intolerância a nenhuma destas. Contudo, com a restrição de açúcar, o que não se recomenda neste panorama??

    2) Outra questão: leite, recomendável ou não? Algumas literaturas que li diziam que leite, por si só, não é recomendável, mas seus derivados (queijo, nata, manteiga e coalhada) não são. Por morar no interior, tenho acesso a leite "da vaca", sem passar por processos de pasteurização. Em outras palavras, não tomo leite de saco, caixinha, em pó, similares.

    3) Um terceira dúvida (me perdoem o tamanho do texto), diz respeito a lanches intermediários. O que comer? Se comer? E quando a barra de cereais, ou cereais matinais? E antes de dormir? Me agrada muito um copo de leite, ou um fruta nessas horas, mas aí voltamos recursivamente às duas questões anteriores =)

    4) Por último (enfim!!), e com relação à ingestão de líquidos com as refeições? Água especificamente! Indicado, não?

    No mais, estou me tornando um leitor consciente do site espero uma orientação da equipe. No aguardo, obg.

    ResponderExcluir
  25. Existem Shoyu sem amido, sem açúcar e sem glutamato monossódico.

    ResponderExcluir
  26. Perfeito! Estou muito feliz de ter perdido 4 quilos já em menos de um mês! Gostaria de agradecer ao Doutor Souto pelas valiosas dicas e ensinamentos! Ainda minha única falta maior é de comer um pãozinho! Mas devagar vou perdendo o interesse, ao menos com açúcar já estou assim.
    Abraço ao Doutor!

    ResponderExcluir
  27. Ai graças a Deus!!! :)...
    Pesquisando, achei esse --> http://ayumioriental.produto.rakuten.com.br/molho-de-soja-shoyu-daimaru-sem-acucar-500ml.aspx
    Bom, a soja é fermentada... mas ainda tem o milho!!! Vai ter q ser bem de vez em quando!!! :(

    Obrigada pela dica Pat!!! :)

    ResponderExcluir
  28. Tá faltando vegetais nessa sua dieta (brocolis, tomate, pepino, quiabo, alface,pimentão, cebola, etc, etc, etc…)

    Pode variar bem nas carnes também, aproveita, essa é a grande vantagem dessa dieta, existe uma quantidade infinita de combinações de carnes/ vegetais/ boas gorduras/ temperos e ervas. Não tem como ficar com tédio. Se eu fosse vc
    focava nisso carnes e vegetais.

    1) No início é legal restringir a ingestão de carboidrados (abaixo de 100g/dia é uma boa meta) e algumas frutas tem muito (particulartmente essas que você mencionou). Dê preferência para morango, côco e abacate. Melão, pessegos, maçã e pera são intermediárias em frutose. Uva, manga, melancia, banana podem ser consumidas, mas com cautela na fase inicial, já que o seu objetivo é perda de peso (uma banana pode ter 25g de carboidrato).

    Explicação completa sobre o tema frutas http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    Pra ter uma noção da quantidade de carboidratos das frutas e outrosalimentos http://www.corpoperfeito.com.br/tabeladealimentos/default.aspx


    O leite sugiro retirar no início (mesmo o natural que vc
    está bebendo), leva a liberação de quantidades importantes de insulina. derivados do leite ricos em gordura (e pobres em lactose) ok. Mas não vá fazer uma dieta a base de derivados do leite...
    No futuro, tenta reintroduzir o leite e vê a resposta. Pega esse seu leite não pasteurizado e faz iogurte grego (aprendi esses dias e é bom demais) http://www.youtube.com/watch?v=Z0Tz6NOtPvA

    Em inglês
    http://www.marksdailyapple.com/dairy-intolerance/#axzz2fO8Mq44K


    O mais legal dessa dieta é o desaparecimento da necessidade
    de lanches. Vc fica super satisfeito com 3 ou duas refeições ao dia. Até lá seu lanche pode ser... enrolado de presunto e queijo, castanhas, morangos, coco (sustenta), etc. Esquece barra de cereal, cereal matinal, etc...

    Muita água o dia inteiro, nas refeições sem exagero, ok.

    ResponderExcluir
  29. Opa Tiago.
    Obrigado pela resposta.



    Quanto as verduras, eu esqueci de mencionar (my fault!). Meu almoço é feito sim de salada crua (tomate, alface, cenoura, cebola, beterraba, couve-flor, repolho... não nessa mesma ordem, e nem sempre toda refeição, mas sempre tem alguma coisa, que é a maior qtde no meu prato), as 4colheres de arroz e feijao (separados ou como baião de dois), acrescido de azeite de oliva, carne (de sol, bisteca ou coxão mole) ou frango ou linguiça.


    Meu interesse é sim perder peso.


    Qto ao leite, a única dificuldade é deixar a coalhada, por ser fácil de fazer e barata de consumir (faço em casa, não compro industrializada). Outra dificuldade sim são as frutas, por causa do custo agregado. Mas vou tentar fazer uma adaptação.


    E qto focar numa dieta só de leite, tô fora. É mais pelo valor nutritivo que ele dá, além da sensação de saciedade.


    Vou olhar os links q vc passou.
    No mais, às ordens.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Comentei da banha ali no meio heheh, mas fiquei só no que ele perguntou pra detalhar.

    ResponderExcluir
  31. Que tal o quera?
    Agora um verso em prosa pra lembrar o tempo de trova de outrora.

    "Gaúcho anda apilchado todo cambicho por prenda, taura da querência criado nas macegas do rincão, não enjeita um enguiço e nem um fogo de chão, com mate amargo e trago esquenta a goela, com uma china pra esquentar os pelegos nas noites frias e um cusco no pé do pingo pra servir de companheiro nas camperiadas."


    Alapucha tche!

    ResponderExcluir
  32. Hilário! Pena que não traduziram tudo, e uma parte bem engraçada ficou de fora. :D

    ResponderExcluir
  33. O principal parece que vc já está fazendo (fora Trigo e acúcar). Pode ser que o consumo do arroz, feijão, frutas e batatas atrapalhem a perda de peso. Lembre-se de procurar consumir abaixo de 100g/dia de carb. Feijão tem outros problemas que não só o carboidrato (legume> anti-nutrientes). No início, retirar arroz, feijão, batata e frutas muito ricas em açúcar, no seu caso, acho uma boa, depois, a reintrodução gradual de alguns desses itens "pode"não lhe trazer problemas. Vc prefere fazer aos poucos, ok. Devagar e sempre, sem pressa, sem sofrer, vai experimentando. Mas pode ficar tranquilo, existe vida sem batata, arroz, etc... e é bem boa ... Nessa fase inicial é legar ler bastante sobre o assunto (tipo esse blog do Dr. Souto inteiro).
    Abs...

    ResponderExcluir
  34. Desculpe estar enchendo aqui de perguntas... mas minha avó ñ qr emagrecer. Só controlar a glicose. Mas odeia gordura (ela disse q ñ come costela pq aumenta a glicose '.') e tem feito bolo de fibra de soja e de trigo. Achei q seria provisório, mas parece q ñ será. Para ela q ñ qr emagrecer, substituir esses lixos por polvilho doce/azedo da roça ou farinha de mandioca seria uma boa ou aumentaria mt a glicose, já q ela já tem problemas de glicose... Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Não consigo parar de rir....tenho muitos colegas gaúchos aqui na empresa mas nunca escutei algo assim. É algum código secreto? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  36. Esse gráfico foi decisivo para eu diminuir drasticamente a ingestão de carbos.

    ResponderExcluir
  37. Estou tentando fazer a tradução!!!!...rsrsrs

    ResponderExcluir
  38. Dr. Souto, há alguma evidência que essa dieta aumenta celulite? O que se pode fazer quanto a elas?
    Em uma semana sem queijo, sem nata, sem creme de leite aumentei 1 kg, o que pode ter acontecido? Estou malhando pesado e fazendo hiit 2 x por semana. N posso achar normal ganhar 1 kg, essa semana tirei medidas e vou comparar semana q vem. Queria saber o q está acontecendo, pois depois de todas essas informações já não consigo mais ver minha vida fazendo uma dieta convencional!

    ResponderExcluir
  39. Dr. Souto, minha avó teve AVC e tem pressão alta e minha mãe a alimenta com pão, sopa, leite desnatado, arroz e feijão basicamente. Estou tentando sugerir algo mais páleo, mas minha mãe tem medo de mudar a alimentação dela devido aos problemas de saúde que ela tem (ela também não fala mais e não enxerga muito bem, apesar de estar ciente e ter excelente memória). O que o senhor sugere?

    ResponderExcluir
  40. Cadê a tecla SAP?? kkkkk

    ResponderExcluir
  41. Priscila, qualquer coisa é melhor do que soja e trigo.
    Dito isso, polvilho = amido; farinha de mandioca = amido...
    Ou seja, não tem os problemas do trigo (glutén) que alteram a permeabilidade intestinal, mas vão elevar a insulina.

    ResponderExcluir
  42. Olá!
    Encontrei o blog há pouco tempo e ainda tenho muito que ler por aqui.

    Infelizmente ainda não consegui cortar os carboidratos. Estou grávida de 10 semanas, e como sempre ocorre nas minhas gestações, tenho uma gastrite horrível, que rouba minha vida. O enjoo também me deixa totalmente indisposta para cozinhar e ter repúdio à comida que faço. Então estou me "arrastando" na cozinha, até que tudo isso passe e eu possa me dedicar à nova forma de preparar os alimentos.

    Estou lendo o livro Barriga de Trigo e lá diz que pode-se comer amendoim, desde que torrado sem nenhuma gordura. E também diz para não comer carnes curadas, inclusive o bacon, devido às químicas acrescidas no processo. Agora vejo que vc não recomenda o amendoim e recomenda o bacon. Vc tem uma abordagem diferente do Davis para estes dois alimentos?

    ResponderExcluir
  43. Ok. Obrigada. Acho q vou fazer farinha de coco. SE td der certo vou pelo mais saudável! E o amendoim? FAz mt mal? Acho a farinha dele aqui até barata...
    P.S.: O feijão tbm faz mt mal? Em pouca quantidade todo dia...

    ResponderExcluir
  44. Feijão tem lecitinas, amendoim tbm.
    Mas, teste vale testar. As vezes um pouco não vai fazer tão mal.
    Explore mais o blog!digite 'feijão' e depois 'amendoim' na ferramenta de busca do blog e veja os comentários.

    ResponderExcluir
  45. Estou fazendo isso agorinha ;) no blog e no google, junto com a palavra doutor souto. Tenho aprendido tanto nos comentário quanto aprendo nos posts. Obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Acabei de olhar e a fibra de soja q estou usando não contém glutén... ao menos é oq diz a embalagem. Vale a pena usar ou msm sem glutem é veneno empacotado?

    ResponderExcluir
  47. Vou deixar a pergunta aqui porque é o post mais recente, se alguém souber responder agradeço.

    Eu ando apresentando espinhas e não estou gostando disso, pois fiz um tratamento muito sério contra acne por 9 meses, foi muito sofrimento, e isso depois de adulta; tenho pavorrr de que elas voltem (e elas estão voltando com essa dieta). Já li por aqui que seria bom retirar laticínios e ovos. Laticínios tudo bem, acho que o queijo dá mais sabor do que saciedade, e de iogurte eu não sou grande fã, eu tomo mais pelos benefícios à flora intestinal. Mas se eu tirar o ovo vou ficar fadada a comer apenas frango (eu como peixe, mas é mais difícil encontrar, preparar, etc - não como carne vermelha, de porco , nem seus derivados). Meu intestino também não anda funcionando muito bem, talvez possa ser isso, mas não tenho certeza.


    Alguém saberia dizer o que tenho que fazer? Não pretendo parar com a dieta, mas também não quero ter espinhas depois de velha, depois de anos lutando contra e depois de tudo o que passei com o tratamento.

    ResponderExcluir
  48. O peso oscila por outros motivos. Ciclo menstrual, consumo de sal (água), peso das fezes dentro do intestino... por isso sugiro fazer médias e comparar médias (e não, não dá celulite):
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    Em 20 de setembro de 2013 09:25, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  49. Sugiro LCHF, é claro


    Em 20 de setembro de 2013 11:13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  50. O problema do bacon é o fato de ser defumado - nesse sentido, o Davis tem razão (mas o problema do bacon NÃO é a gordura nem o sal).

    Quanto ao amendoim, é o problema das lecitinas para quem tem doenças auto-imunes (busque a postagem sobre diferenças entre paleo e low carb).
    Quanto à gravidez, veja: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-dieta-e-gravidez.html

    Em 20 de setembro de 2013 13:02, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  51. Veneno de rato também não contém glúten


    2013/9/20 Disqus

    ResponderExcluir
  52. Ture completamente os laticínios, depois nos conte.
    Cordain, L. et al., 2002. Acne vulgaris: a disease of Western civilization.*Archives
    of dermatology*, 138(12), pp.1584–1590.
    Cordain, L., 2006. Dietary Implications for the Development of Acne: A Shifting Paradigm. , 1(2), pp.1–5. Available at: http://www.touchdermatology.com/articles/dietary-implications-development-acne-shifting-paradigm[Accessed September 3, 2013].
    Cordain, L., 2005. Implications for the role of diet in acne.*Seminars in cutaneous medicine and surgery*, 24(2), pp.84–91.
    Cordain, L., Eades, M.R. & Eades, M.D., 2003. Hyperinsulinemic diseases of civilization: more than just Syndrome X.*Comparative biochemistry and physiology. Part A, Molecular & integrative physiology*, 136(1), pp.95–112. Melnik, B., 2012. Dietary intervention in acne.*Dermato-endocrinology*, 4(1), pp.20–32. Available at: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3408989/[Accessed September 3, 2013].
    Melnik, B.C., John, S.M. & Schmitz, G., 2011. Over-stimulation of insulin/IGF-1 signaling by western diet may promote diseases of civilization: lessons learnt from laron syndrome.*Nutrition & Metabolism*, 8, p.41. Available at:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3141390/[Accessed September 3, 2013].



    Em 20 de setembro de 2013 15:21, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  53. Tenho duvidas, quanto à diferença da manteiga e manetiga extra sem sal, percebi que a extra é mais branquinha assemelhando à banha, a outra é mais amarelada, li no rotulo e não vi diferença. qual a melhor pra quem faz LCHF? Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. Obrigada pela paciência de sempre. Eu li que no início da dieta deve se aumentar a ingestão de sal né? E posteriormente, deve manter ou reduzir novamente?

    ResponderExcluir
  55. Tanto faz

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 17:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  56. A gosto

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/09/2013 17:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Consegui me livrar do veneno já. Tá em outro comentário oq falei para tirar o vício xD Agora só falta o tal açúcar ligth q usam no café... Mas é melhor do que o açúcar normal, pelo menos.

    ResponderExcluir
  58. Conto sim :-). Vou ler os links. Obrigadíssima, doc!

    ResponderExcluir
  59. Adoro o humor ácido do dr. Souto! \o/
    Me lembrei do povo maromba que se acha super saudável porque tirou o glúten ... mas vive postando fotos de receitas com fibra de soja nas redes sociais. :D

    ResponderExcluir
  60. Boas...


    Bem, de fato, fazem pelo menos 20dias que estou reduzindo a qtde de carbs à menos de 100. Minha meta, por hora, é menos de 80 por dia. Ja retiriei completamente arroz, feijão e derivados do leite (na sua maioria. restou somente a nata natural do leite, que misturo ao café). Das frutas, ficou o abacate. Maças, uvas, ameixas, e todo o resto, tirei. Estou sim, também, emagrecendo: teste de fita métrica e de cinto estao me dando esta conclusão.


    Resolvi me pesar depois de 10 ou 12dias (não lembro ao certo). Sei que não é o correto, que deveria me pesar todos os dias, ao acordar, depois de urinar e não ingeriri nada antes, nem água. Mas como aqui não tenho balança (e enquanto não providencio uma), é o jeito que dá. Neste tempo, perdi em média 2kg.


    Contudo, com a perca de peso, vem a flacidez abdominal (que é onde se encontra minha maior "protuberância"). Sei que este blog não tem como intuito sobre exercícios físicos. Mas nesse caso, o que juntar à dieta LCHF, para evitar ficar cheio de pelanca balançando?


    Outro fato: não tenho como ir à academia. Estou desempregado, somente estudando, terminando meu mestrado. E em virtude do desemprego, tenho que concentrar os custos com foco. Já pesquisei sobre exercicios em casa, do tipo anaerobicos, principalmente HIIT. Contudo, tenho ainda algumas dúvidas sobre estes e lowcarb.


    Algum ajuda de alguém? Alguma experiência passada?


    No aguardo! Obrigado!!
    =)

    ResponderExcluir
  61. Olá Sergio,

    qual fita está usando?

    ResponderExcluir
  62. Precisa reduzir as proteínas e aumentar a gordura (se você deseja fazer dieta cetogênica). Lembrando que páleo não cetogênico e que não precisa estar em cetose para emagrecer. Óleo de coco é outra coisa que ajuda muito.
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/10/2013 12:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  63. Ola, estou usando as tiras Optium Xceed cetona

    ResponderExcluir
  64. Já leu? http://www.carbsmart.com/10-healthy-high-fat-foods-perfect-for-nutritional-ketosis.html

    http://livinlavidalowcarb.com/blog/jimmy-moores-n1-experiments-nutritional-ketosis-day-1-30/14409

    ResponderExcluir
  65. Que marca é essa Patricia?

    ResponderExcluir
  66. Daimaru. Esse que a Daniela indicou!
    A fermentação é natural, e use bem menos do que de costume, é muito salgado.

    ResponderExcluir
  67. Dr. Souto, então pessoas que não tem doenças auto-imunes podem comer amendoim? Eu tenho comido amendoim quase todos os dias, isso pode afetar meus resultados? Vc poderia postar o link da diferença entre paleo e LCHF? Obrigada!

    ResponderExcluir
  68. Mariana, amendoins são leguminosas (tal como feijão, soja) tem lecitinas que alteram a permeabilidade intestinal. Não é bom comer todos os dias e sim esporadicamente.

    Low carb-hight fat muitas vezes não observa a qualidade dos alimentos. Por exemplo, como farelos, glúten, leguminosas que tem baixo carb. Mas fazem mal para o organismo.

    Páelo se preocupa com a qualidade dos alimentos - é a comida com a qual evoluímos.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html

    ResponderExcluir
  69. Para mim o dr. Souto é quase o dr.House, com o humor ácido que a Jussara falou, hihihihihihi. Alguém tbm acha isso?

    ResponderExcluir
  70. Mas o House era mal-humorado e ranzinza, às vezes chegava a ofender as pessoas. O dr Souto é bem humorado e não perde a ternura jamais. rs

    ResponderExcluir
  71. Patrícia Ayres e J.
    C. Souto me ajudem aqui nessa duvida... O Shoyu(açúcar ,soja ,amido)



    ,Maionese Hellmans
    (amido modificado,açúcar),Iogurte sem lactose(malto dextrina,amidos modificado),salsicha da sadia( fécula de mandioca,maltodextrina) e bacon
    da Sadia(contem açúcar)



    todos alimenos
    citados acima possuem venenos haha entretanto eles na sequencia possuem 0g de carbo,0,9g
    de carbo , 8g de carbo e 1,5g carbo e por ultimo o Bacon com 0g de carbo... sao
    alimentos que possuem uma quantidade muito baixa de carboidratos..Para estar em
    lipolise esses alimentos atrapalham? Eu devo levar em conta os
    ingredientes ou a quantidade de carboidrato???


    e a ultima duvida vamos supor que iventem um alimento X que contenha todos os ingredientes dos alimentos acima porem ele possui 0g de carbo,esse alimentos X quando ingerido dara pico de insulina??

    ResponderExcluir
  72. Concordo com vc!!na minha cabeca eu achava q nos so engordamos quando ingerimos alimentos que dao altos picos de insulina,entao um alimento que nao gera pico de insulina, mas prejudica o intestino e ainda causa inflamacao podem prejudicar a dieta no quesito de emagrecimento??


    oleo de girassol por exemplo,eh prejudicial a saude no entanto nao gera pico de insulina(0g de carbo) e gera inflamacao entao esse alimento atrapalha a dieta?


    mesma regra iria pra gordura trans??tipo eleas fazem muito mal mas nao geram pico de insulina


    quando voce falar atrapalhar a dieta vc quer dizer no emagrecimento ou em saude no geral??

    ResponderExcluir
  73. Pedro, não vejo como separar emagrecimento e saúde! Pode-se emagrecer passando fome, tomando shakes, etc, mas isso é sustentável? NÃO! Quando parar, vai engordar tudo de novo e a saúde estará péssima. Se temos um intestino permeável, estamos doentes e isso prejudica TUDO no organismo. Se afeta até o psicológico, imagine o resto!

    ResponderExcluir
  74. Sim, sim...Mas a inflamacao do intestino realmente engorda ou apenas faz mal? por exemplo nos finais de semana eu costumo comer sashimi com molho shoyu, em tese alem causar inflamacao vou estar atrapalhando a cetose ou lipolise??


    Eu etendi sua mensagem no sentido de saude, mas queria etender mais o mecanismo mesmo haha,porque o @J. C. Souto perdeu mais de 10kg bebendo coca zero direto ,que possui corante de caramelo,aspartame(que vc ja sabe soh para constar mesmo) e emagreceu da mesma maneira

    ResponderExcluir
  75. Pode ser que funcione contigo tbm! Pode ser que não! Não acho que um shoyu aos fins de semana vão te prejudicar. Mas tem pessoas que não podem com creme de leite, trava o emagrecimento. Tem outras que não podem com laticínios que trava o emagrecimento. E tem pessoas que emagrecem muito rápido, outras muito lentamente. Cada caso é um, entende?

    ResponderExcluir
  76. Pedro, meu uso pro Whey é 'recreativo', como diz o Dr. Souto! Uso com nata, com actimel caseiro, bato com banana verde. E faço musculação pra hipertrofia. Mas como ainda quero secar bastante, fico em torno de 1g de proteína por kg de peso ideal. Não sou especialista, mas penso que whey é bom pra quem procura hipertrofia e precisa bater a quantidade de proteína diária necessária.

    ResponderExcluir
  77. Oi Patrícia...


    Queria saber sobre a soja fermentada...


    Uso o missô da marca Daimaru... mesmo ela sendo fermentada vc sugere usar pouco???


    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  78. Olá Andrea,


    Soja fermentada, sem glutamato monossódico, sem corantes, sem açúcar, pode usar! Fermentados são boas opções.

    ResponderExcluir
  79. Muito Obrigada Patrícia...

    Uso o missô de marca sem glutamato monossódico, sem corantes, sem açúcar... tenho SII - constipação e o missoshiro (caldo japonês) me faz muito bem...



    Pra quem tem o mesmo problema fica a dica...

    ResponderExcluir
  80. Dois caminhos... Uma direção "Rumo a hábitos mais saudáveis" ;D

    ResponderExcluir