A jornalista Patrícia Julianelli está de parabéns pela qualidade do texto produzido. Recomendo a todos que adquiram a revista, que já está nas bancas.
***ATUALIZAÇÃO 21/10/2013***
A partir de hoje, já tenho autorização para oferecer a íntegra do artigo - clique aqui.

1a página da reportagem:
Em tempo - reportagem da Record sobre o livro barriga de trigo:
A despeito da ênfase errônea em farinhas igualmente ricas em carboidratos e a da afirmação (da qual discordo) de que trigo integral é um alimento saudável (cigarro com filtro é melhor do que cigarro sem filtro, mas isso não torna cigarro com filtro um produto "saudável"), ao menos serviu para divulgar o livro e o assunto.
Poucas reportagens foram tão boas quanto essa. Recomendo também!
ResponderExcluirDr. Souto,
ResponderExcluirO sr. indica fazer o dia do lixo quantas vezes no mês?
Um abraço!
Uma filosofia de vida iniciando sua propagação mundial, informação é tudo!
ResponderExcluirParabéns caríssimo Dr. J.C. Souto, Excelente Blog. (adepto desde o dia 09/09/13, e muito satisfeito).
Comprem, comprem! Mandem e-mails, elogiem!
ResponderExcluirFicou muuuutio boa!
Muito bacana mesmo. Acho que a melhor matéria sobre o assunto até agora para a grande massa. Não vejo a hora de chegar a minha revista. A Patrícia Julianelli manda muito bem!
ResponderExcluirA revista só vou ver quando voltar pra civilização (dentro de uma semana). Mas fiquei muito satisfeito com a palestra de novembro no Rio!! Como está o cronograma Dr. Souto, vai pra mais algum lugar? de onde surgiu essa oportunidade? Muito bacana ver isso acontecendo no Brasil, agora é pra ficar!!!
ResponderExcluirPS: aposto que o milhão sai dentro de 24hs
Acho que a mensagem vai se propagar entre os corredores. E se corredor pode viver sem carbs, qualquer um pode!!!!
ResponderExcluirBoa Noite Dr. Souto.
ResponderExcluirSabe-se que a conquista do PRIMEIRO MILHÃO, representa não somente uma conquista, mas sim o MARCO: de outros e maiores Milhões, em conquistas, reconhecimento, etc.
Faço questão de te escrever e te Parabenizar, ser o primeiro a te cumprimentar, minutos antes deste Momento, para que a minha gratidão possa fazer parte deste seu Primeiro Milhão.
Quanto à mim, conquistei o meu Milhâo, antes do senhor (me desculpe): Milhão em Saúde e Bem estar, com a dieta e filosofia de vida Paleo (com seu Blog, com Art de Vany, com Willians Davis, com Adam Campbell & Jeff Volek, Arthur Gumz, Patricia Ayres, e tantas outras pessoas tão bem intencionadas e voltadas para o Bem Comum, para com a dieta Paleo.)
Meus sinceros agradecimentos e Felicitações.
Muito Cordialmente,
Bernard (MD)
Nunca. Mas pode ser útil para algumas pessoas um dia de carbos páleo liberados por semana.
ResponderExcluir2013/9/27 Disqus
Bernard, sempre cortês e engajado!
ResponderExcluirEm 27 de setembro de 2013 21:39, Disqus escreveu:
A ideia e toda a preparação do evento em seus mínimos detalhes são do Felipe Barroso.
ResponderExcluir2013/9/27 Disqus
Dr. Souto,
ResponderExcluirSempre Gentil, Atencioso e Solícito!
Poxa... Muito feliz com tamanha propagação. Já li o da MH ano passado, e agora a RW, que geralmente prega os "bê-a-ba" das dietas com carb complexos antes e simples + proteína depois dos treinos vai ter que se virar nos 30 para não deixar milhares de leitores coma pulga atrás da orelha com uma dieta que é tão ímpar e que rende resultados tão bons quanto e as vezes melhores que a que eles vendem em toda revista.
ResponderExcluirE, talvez pela primeira vez na história das capas do referido periódico, alguém que não pisa de calcanhar!
ResponderExcluirDr. Souto, parabéns por mais esta conquista!
ResponderExcluirHavia cancelado minha assinatura da RW pois eles só escreviam baseado na antiga pirâmide alimentar. Mas este exemplar com certeza vou comprar pra dar de presente para alguns amigos corredores!!
Legal a reportagem. É bom que a mensagem vá sendo disseminada. Uma pena que na mesma edição tem uma reportagem sobre carbos que ensina até a fazer churrasco de milho.
ResponderExcluirIsso mesmo, Estevao! Eu mesmo já corro sem carbs, com o mesmo desempenho de antes, desde julho passado. Inclusive costumo correr sempre em jejum, seja pela manhã ou no fim da tarde. Essa matéria vai dar o que falar entre os corredores, principalmente entre aqueles que acreditam cegamente na famigerada pirâmide alimentar propagada pelo governo.
ResponderExcluircheguei tarde...fui o 1,000,006
ResponderExcluirparabéns pelo milhão!
Opa!! 1.000.010!!
ResponderExcluirParabéns Dr. Souto, rumo aos 10.000.000!!!
(no ritmo que a coisa vai... mais uns 2 meses e chega lá!!)
Parabéns pelo milhão!
ResponderExcluirSou eternamente grato pela'pílula vermelha' da nossa medicina.
Forte abraço Souto!
Uau, achei que seria no domingo!
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 28/09/2013 14:12, "Disqus" escreveu:
Não, foi muito rápido! Parabéns, continua que está tomando as proporções que precisamos pra transformar a realidade em outra bem melhor!
ResponderExcluirParabéns! De Porto Alegre para o Brasil, daqui a pouco do Brasil para o mundo! ;-) E parabéns pelo milhão também. Merecido!
ResponderExcluirO que acha de prebioticos e probioticos? Recomenda algum?
ResponderExcluirDr Souto estou com uma dúvida que surgiu em um dos vídeos que assiti recomendado por você.Foi dito que elevar a temperatura da manteiga pode não ser benéfico quanto ela consumida em seu estado natural, isso é verdade? há alguma mudança na sua estrutura que possa prejudicar a dieta? Eu por exemplo faço omelete ou frito carne na manteiga pois o óleo de côco onde eu moro têm um preço um pouco salgadjo o.E a farinha de linhaça pode estar substituindo a farinha de trigo em fazer por exemplo pão de queijo ou esses tipos de comidas mais práticas para o cotidiano?, igualmente a farinha de côco e a farinha de amêndoas esta com um preço absurdo por aqui! Abraços!
ResponderExcluirProbiatop, Lactofos
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 28/09/2013 16:14, "Disqus" escreveu:
manteiga é ok pra cozinhar (gordura saturada não reage com calor).
ResponderExcluirreitas etc... http://nutridaspanelas.blogspot.com.br/2013/09/caldinha-de-cacau.html
Camila, experimente banha!
ResponderExcluirParabéns pelo Milhão! !!!!!!!!!
ResponderExcluirUm excelente probiótico para fazer iogurte em casa é Kefir. Para saber mais sobre esse grupo de bactérias e leveduras maravilhosas visite a página do kefir brasil ou kefir alimento probiótico. O Sr. conhece e concorda comigo Dr. Souto?
ResponderExcluirConcordo, por tudo que já li. Mas não conheço pessoalmente. Nos conte detalhes!
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 30/09/2013 06:47, "Disqus" escreveu:
Sou assinante e já li a reportagem. Ficou realmente muito boa. Destacaria o Nelton Araújo, ótimo exemplo de corredor low carber.
ResponderExcluirParabens, Dr. Souto! li a reportagem e fiquei cada vez mais orgulhoso desse profissional e humano que és! E parabéns pelo primeiro milhão de acessos. Isso é fruto da sua competência e também humildade (por não achar que sabe tudo da área de saúde e correr atrás de informações de verdade)...
ResponderExcluirParabéns e obrigada Dr. Souto por compartilhar tantos ensinamentos ajudando assim a melhorar a saúde de tantas pessoas!
ResponderExcluirAbraços.
Eu já tomei o Vital Plex, mas custa por volta de cem reais uma embalagem com 30 cápsulas. Agora vou experimentar o Probiatop, que o dr. Souto citou. E pensar que nos EUA eles custam uma merreca. Eu tive que retirar o iogurte da minha dieta, do contrário não iria gastar com probióticos, não. :/
ResponderExcluirMas Patrícia a alguma mudança na estrutura das substâncias da manteiga em alta temperatura que possa prejudicar a dieta?! Realmente gordura saturada não reage com calor, penso também pela sua estabilidade de saturação, espero que não!!!
ResponderExcluirEstou quase morrendo de ansiedade! Vocês acreditam que a revista só chega aqui no Nordeste cerca de uma semana após o lançamento dela no Sul e Sudeste! Verdadeiro absurdo!
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirDr Souto pesquisando
no google o seu blog e amei. Então resolvi marcar uma consulta com a Dra Polyana nutricionista, é comecei a Dieta Low-Carb e Paleolítica:
Em um mês perdi 3 quilo. O melhor de tudo isso e as alergias que foram embora.Sofria de alergia desde criança tomava muito corticoide. Hoje com 43 anos e trinta, quilos acima do peso não quero mais saber dos carboidratos, pois tenho que perder esse excesso,
com urgência Dr só que agora fechou o segundo mês e não mais emagreci o que pode estar acontecendo? Tirando esse fato estou me sentindo muito bem com energia e disposição.
Atenciosamente,
Sirlei Blanco
Dr. Souto, achei um erro de grafia na reportagem, p. 69, logo uma linha acima do tópico Corrida Low Carb, dizendo que "o corpo produz glicose a partir de outros micronutrientes" (e não macro). O problema foi que ao final da frase diz algo como "- diz Souto". Apenas pra deixar vc sabendo..
ResponderExcluirTirando isso, adorei a reportagem, foi bastante fiel ao conceito low carb paleo, e principalmente: deu direito de resposta as afirmações dos outros profissionais.
É, esse passou mesmo
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 10/10/2013 20:26, "Disqus" escreveu:
Minha experiência como corredora:
ResponderExcluirHá 4 semanas com low carb e domingo fiz uma corrida de 10k. Terminei com mt energia.
Enfim, não morri por falta dele..pelo contrário.. Agora que sei o que é ter saúde.
Mas senti fadiga muscular ( isquitiobiais). Acredito que seja por falta de musculação. Estou certa?
Obrigada doctor e cia!!!
Muito bom, Viviane!
ResponderExcluirVá em http://carlinhostreinamento.blogspot.com.br/ e pergunte ao Carlinhos, que é corredor low carb e professor de educação física - pessoa mais indicada do que eu para lhe responder.
Em 11 de outubro de 2013 02:09, Disqus escreveu:
Dr. Souto, sou seguidora fiel do blog que conheci em um grupo no facebook. Eu passei a não me sentir mais sozinha quando digo que não preciso, necessariamente, comer de 3 em 3 ou comer cargo antes de treinar. O fator de ser jornalista sempre complicou minha escolha low cara. Já ouvi muito: você uma menina esclarecida, entrando nessa moda. No entanto as pessoas esquecem que, justamente pelo fato de ser esclarecida como dizem eu futuco, pesquiso, não ouço apenas uma opinião, su curiosa ao extremo. De janeiro até agora já se foram 28kg, tenho 29 anos, aumentei muti minha massa magra com musculação e treino funcional intercalado, e nao precisei ficar comendo pra nao perder massa magra. Cada organismo reage de uma forma as inúmeras dietas que existem por ai. Mas passei os últimos 4 anos entrando e saindo de endo e nutricionistas e nada deu certo. Quando segui sozinha o que investiguei na net, acompanhando tbm com exames periódicos, eu eliminei 28kg, ou seja, nossos profissionais precisam se atualizar urgentemente. Obrigada por esse espaço.
ResponderExcluirObrigada, doutor!
ResponderExcluirpor favor me ajudem, estou tendo muitas espinhas com a dieta o que que eu posso fazer agradeco desde ja
ResponderExcluirMeu depoimento de hoje, faço a dieta há 5 dias, e melhorei na ansiedade de comer guloseimas, aliás, elas nem existem mais. A minha pele também não está mais oleosa quando se passa o dedo, o que é muito bom. Fui à academia ontem e estava com muita energia!
ResponderExcluirOi Dr. Souto
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de agradecer pelo excelente trabalho e informações que o senhor tem nos oferecido.
E eu gostaria de uma opinião sua.
Eu comecei a dieta paleo a +- 10 dias, e foi impressionante como as coisas mudaram (e rápido). Antigamente eu tinha uma dor/dureza nas juntas, nos ombros, falta de energia, etc. E lá pelo 3º dia de dieta é como se aquelas coisas nunca tiveram existido antes. Foi impressionante. E também estou perdendo peso (não tão rápido, mas estou).
Minha dúvida é a seguinte: às vezes, quando eu faço algumas refeicoes muito "pesadas" em gordura (ou gordura saturada), eu sinto uma quentura percorrendo meu corpo, é como se meu sangue esquentasse e eu pudesse sentir ele 'percorrendo' minhas veias.
A primeira vez que isso aconteceu eu fiquei extremamente assustado, achando que ia ter um enfarte ou que minhas veias/arterias estavam entupindo ou algo assim. Daí, com medo, eu resolvi cortar os 'excessos'. Cortei o bacon da alimentacao, passei a focar mais em gorduras 'boas', nao comer mais a gordura da carne (visto que eu iria 'compensar' comendo outros tipos de gordura) e "secar" aquela gordura que vem pingando.
Mas hoje, na minha refeicao mais "light", aconteceu a mesma coisa de novo, só que não tão intensamente. Essa 'quentura nas veias' acontece logo após a refeicao e passa +- uns 15 a 30 min depois.
Ó, um exemplo da minha refeicao de hoje que me deu isso:
3 ovos, fritos na manteiga,
1 bife gordo (mas nao comi as gorduras)
1/2 tomate
3 folhas de alface
3 fatias de queijo
E tudo isso regado com bastanteee azeite de oliva extra virgem.
Essa 'quentura' seria algo normal, ou é algo que eu deveria me preocupar? Ou eu devo cortar alguma coisa mais da minha alimentacao ou reduzir/maneirar um pouco na gordura? (Obs.: Tenho 27 anos e pratico atividades físicas regularmente)
Muito obrigado, []'s
Tem que cortar apenas a ansiedade - você está fazendo uma dieta MAIS saudável do que antes, não menos.
ResponderExcluirEm 21 de outubro de 2013 22:45, Disqus escreveu:
Só não entendi por que a soja (na matéria da Runner's) foi colocada na lista dos "com moderação" e não na dos "proibidos". Bola fora total.
ResponderExcluirBom dia Dr. Souto
ResponderExcluirPrimeiro gostaria que soubesse a reviravolta em meu modo de pensar e o interesse em saber sempre mais a respeito da páleo. Ainda não li a repostagem pois estou sem óculos e as letras ficam desfocadas se aumnento o texto. Só quando for para casa. Gostaria de uma orientação: hoje é meu 14º dia de indução Atkins. Ocorre que sinto muita fraqueza, principalmente na parte da manhã e no final da tarde, que me impedem de me exercitar (em casa mesmo) ou sair para uma caminhada. Minha alimentação tem sido: CM-café batido com óleo de coco e manteiga. Almoço: proteína, um pedaço pequeno de carne, frango ou peixe + salada de alface (4 folhas) ou pepino (umas seis rodelas). Jantar: repito o almoço mas bem pouquinho pois
não sinto fome. Estou em cetose. Será que meu corpo ainda não está
cetoadaptado e por esta razão me sinto fraca? Sou gastroplstizada já faz 10 anos. Como posso melhorar isso?
Agradeço se puder responder. Um abraço e parabésn pelo blog e pelo milhão.
a soja é altamente inflamatória para o nosso organismo, segundo entendimento do público que aqui frequenta
ResponderExcluirOlá Eliana,
ResponderExcluirSobre Atkins ( http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html ).
A fraqueza é normal até se adaptar, mas pelo que percebi do que descreveu da sua alimentação, tem poucas gorduras (manteiga, óleo de coco, azeite, banha). Experimente repetir a receita de café batido com óleo de coco e manteiga antes de se exercitar. É um ótimo pré-treino!
Excelente Dr!! Adorei os rebates com a nutricionista a favor dos carbs!!
ResponderExcluirComo já dizia Aristóteles - "Excelência não é um ato, e sim, um hábito". Vamos para os 2.000.000 Dr.!!! :-D
Adicionaria uns ovos mexidos com manteiga ao café da manhã...comendo-se tão pouco pela manhã, senão a fome, a fraqueza cobra seu preço no resto do dia...
ResponderExcluirBoa tarde, Dr. Souto
ResponderExcluirVeja essa matéria do Bem Estar sobre Gordura Saturada!
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/gordura-saturada-nao-e-a-vila-para-o-coracao-diz-estudo.html
Abraço e parabéns mais uma vez pelo excelente blog!
Boa noite Dr. É verdade que a medida que nosso corpo se acostuma a um determinando tipo de atividade físico/motora, menos gasto energético o mesmo terá para realizar a mesma?
ResponderExcluirSim. Fica mais eficiente
ResponderExcluirDr. Jose Carlos Souto, M.D.
Sent from Android phone
Em 23/10/2013 23:24, "Disqus" escreveu:
Me tirem uma duvida, é possível o organismo ficar resistente e a dieta nao funcionar mais na pessoa que ainda dieta toda semana? E quando sai entra no carboidrato e engorda tudo outra vez? E possível a dieta nao funcionar mais com essa pessoa (que sou eu.. Rs)
ResponderExcluirAcho que tem mais a ver com tirar o carboidrato do que a farinha em si.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirPara perder peso, estando em cetose, é mais interessante comer mais gorduras e consequentemente mais calorias ou diminuir gorduras e também as calorias? Isso imaginando consumo normal de proteínas, dois bifes por dia, já que muita proteína vira glicose... Obrigada!
Do que adianta o Bem Estar divulgar essa materia sobre a gordura saturada se na mesma semana se contradiz colocando artigo incentivando a consumir "margarina e pão integral" para baixar o colesterol ruim???
ResponderExcluirIsso é uma prova real de que a própria mídia de massa está desnorteada. Sabe que tem comprovações cientificas que induz aos beneficios de uma dieta low carb/paleo, mas continua a ir na divulgação do que vai de acordo com o "senso comum". Assim não dá. Ao inves de manter seu papel de fomentar a busca pela verdade, acaba confundindo ainda mais o leitor, mantendo-o no mesmo lugar,bombardeado pelas inverdades cada vez mais sem nexo.
Ta aí a matéria. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/08/colesterol-e-essencial-ao-corpo-mas-excesso-de-gordura-causa-doencas.html
Não se ligue muito em contagem de calorias,Vanessa. TAmbem tinha essa paranoia rsrs. No entanto, a gordura e as proteínas proporcionam mais saciedade, assim você vai sentir fome só depois de mto tempo e, consequentemente, consumirá menos calorias. Por isso costumo dizer que é realmente um estilo de vida focado no qualitativo e não quantitativo. É focar em gordura,protéina e mtas folhas e legumes. Fiz o teste comendo uma semana no almoço salada ,azeite , legumes no vapor e carne (sem se preocupar em tirar gordura), revezei maminha,picanha,linguiça,salmão,atum. E no café da manha sempre dois ovos mexidos na manteiga. E na outra semana o almoço era feijao com arroz integral ou macarrao sem gluten e no cafe torrada integral com queijo cottage. Me senti BEM MAIS saciada e obtive perda de medidas na semana dos ovos e gordura com salada. em 4 dias comendo assim vc ja vai notar menos fome,tenha a certeza. e lanches nao largo meus pistaches e amendoas ehehhe. bjs
ResponderExcluirconcordo com vcs. bola fora total! de soja só consumo o molho shoyu, em dias que como sashimi apenas. O tofu tentei várias vezes,mas não me agrada.rs
ResponderExcluirNossa imprensa não tem uma linha editorial - publicam qualquer coisa,
ResponderExcluirEm 12 de novembro de 2013 03:54, Disqus escreveu:
A mídia de massa tem uma linha editorial - publica qualquer coisa, que venda. Ou seja, qualquer coisa!
ResponderExcluir;)
______
42
Muito obrigada pela resposta!
ResponderExcluirO que me intriga é eu estar adapatada à dieta, completei agora 47 dias. Nao tenho fome, come gorduras (manteiga, carne gorda, nata, abacate) e carboidrato apenas de salada e legumes. Para ter certeza que as calorias diminuiram, tambem faço contagem, e minha média é de 1500 cal. Faço atividade fisica..e tenho 17 kg para emagrecer. E nesses 47 dias emagreci 1,5kg. Com todo esse deficit, fazendo inclusive alguns dias de jejum..achava que poderia ter perdidio um pouco mais. Não quero emagrecimento rápido...mas para essa ingestao e nivel de atividade, achava que pelo menos no inicio da dieta perderia 1kg por semana... Entao acho um pouco estranho... Foi ai que comecei a pensar nessa questao..comer ainda menos ajudaria?
Essa edição foi uma das últimas da minha assinatura e acabei não abrindo na época, descobri essa matéria recentemente e achei bastante interessante. Parabéns!
ResponderExcluir