sábado, 19 de outubro de 2013

Carboidratos viciam - III

Já fiz postagens prévias indicado o forte poder viciante dos carboidratos - salientando o fato de que são os únicos macronutrientes com real potencial de abuso e compulsão.

Reveja as postagens:




A notícia abaixo é mais um lembrete neste sentido:

http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2013/10/16/estudo-biscoito-recheado-oreo-tao-viciante-quanto-cocaina-512238.asp


Estudo: biscoito recheado Oreo é tão viciante quanto cocaína

Estudo conduzido por Joseph Schroeder (foto ao lado), professor de neurociência doConnecticut College, descobriu que a ingestão de biscoitos recheados da marca Oreo é capaz de ativar mais neurônios na região do cérebro associada ao prazer do que consumir drogas como cocaína.

O objetivo da pesquisa era tentar decifrar como alimentos de alto poder calórico e de alta concentração de açúcar podem viciar o consumidor. Nos testes, foram usados ratos.

"A pesquisa reforça a teoria de que alimentos calóricos e com muito açúcar estimulam o cérebro da mesma maneira que as drogas. Isso pode explicar por que algumas pessoas não conseguem resistir a esse tipo de alimento mesmo sabendo que não são saudáveis", afirmou Schroeder em nota liberada pela universidade.

O estudo constatou que as cobaias tiveram tanto prazer comendo um Oreo, considerado o "biscoito favorito dos EUA", quanto teriam se ingerissem cocaína ou morfina. Os biscoitos ativaram muitos mais neurônios do que as drogas.
Jamie Honohan, estudante envolvido no estudo, explicou o motivo da escolha da marca do biscoito:

"Escolhemos o Oreo não apenas porque ele é o biscoito preferido nos EUA e muito bem aceito pelos ratos, mas também porque sua composição bastante é semelhante a de produtos comercializados em comunidades de nível socioeconômico mais baixo".
Schroeder tem licença da U.S. Drug Enforcement Administration, agência federal americana de combate às drogas, para realizar estudos dessa natureza.
Foto: Divulgação/Connecticut College

Mensagem principal? Comida de verdade não vicia e não provoca compulsão. Alimentos processados ricos em carboidratos refinados, açúcar, ou na combinação açúcar+gordura, são desenhados especificamente para sequestrar os seus sentidos e despistar os mecanismos normais que sinalizam a saciedade. Isso, aliás, não é nem mesmo um segredo. Os fabricantes, de fato, jactam-se disso, com slogans como "é impossível comer um só". Para fins de comparação, pense em como este slogan seria inadequado para, digamos, um ovo cozido...

Hora de reler uma postagem sobre o grande John Yudkin, que discorre justamente sobre este tema: clique aqui.

83 comentários:

  1. boa tarde Doutor, fazem duas semanas que comecei o "modo de vida Paleo" e estou me sentindo muito bem. uma maneira de saber que perdi peso é quando consigo fechar a gola das camisas do trablho. rsrss
    Gostaria de tirar algumas duvidas com o Sr.:
    1º comprei antes de começar a dieta algumas frutas desidratadas (tamara, damasco, manga e abacaxi) posso comer por exemplo: uma tamara com duas castanhas do pará pela manhã?
    2º procurei em alguns site informações nutricionais sobre o côco seco e fiquei confuso: alguns dizem que tem mais de 20/100 gramas do produto outros, poucos mais de 4/100 gramas do mesmo.


    me dá uma luz sobre esses pontos!


    Parabens pelo site!

    ResponderExcluir
  2. sobre o côco: + de 20/100 gramas de carbo.

    ResponderExcluir
  3. sobre o côco: 20/100 gramas de carbo.

    ResponderExcluir
  4. Dr., também é impossível comer um só biscoitinho de queijo provolone hehehe

    ResponderExcluir
  5. Verdade:-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/10/2013 13:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Precisa subtrair as fibras. Coco pode comer à vontade.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/10/2013 12:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  7. Frutas secas não é uma boa idéia - açúcar concentrado.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/10/2013 12:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Cheguei a ver uma embalagem de tâmaras que continha xarope de milho.

    ResponderExcluir
  9. Coco seco ralado, o que acha dele? Acho que tem 10% do peso em carbs digeriveis

    ResponderExcluir
  10. Eu não era viciada, mas costumava comer o Negresco, que é parecido com o Oreo, mas lá se vão muitos anos (nunca gostei de chocolate ao leite, mas gostava das bolachas recheadas e do bolo de chocolate; acho que na verdade eu gostava da mistura trigo + açúcar + gordura "sabor" chocolate, isso sim). Com o tempo fui deixando e evitando ao máximo os industrializados, mas quando se é muito jovem é mais difícil deixar de lado certas coisas, mesmo tentando levar uma alimentação equilibrada (ainda bem que a juventude é uma doença que o tempo cura, como diz um amigo meu. he). Por isso eu evito os biscoitos, ainda que low-carbs, pois em mim causam compulsão do mesmo jeito que os feitos com trigo e açúcar, então eu preferi evitá-los para cortar o mal pela raiz. Vou deixar para comê-los eventualmente, se for o caso, quando estiver com desejo por comer alguma bobagem ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  11. Dr. Souto, tenho uma duvida, minha cunhada esta querendo iniciar a dieta low carb, mais ela esta amamentando e tem pedra na visicula, e gordura no figado agora pergunto ela poderia iniciar o low carb ?

    ResponderExcluir
  12. Coco ralado: Ok

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/10/2013 14:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  13. Deve

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/10/2013 15:38, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  14. Acho que vou imprimir esse material sobre "Carboidratos Viciam" para tê-los junto comigo, pois como é difícil convencer os demais sobre esse malefício.

    ResponderExcluir
  15. Cuidado com côco ralado adoçado. A embalagem sempre diz se é ou não é adoçado.

    ResponderExcluir
  16. Sorbitol = 50% de impacto glicêmico da sacarose, com 50% do poder adoçante do mesmo. É o poliol mais utilizado em balas.

    ResponderExcluir
  17. Claro, ela já acumulou problemas por NÃO seguir este estilo de vida. Enquanto não mudar de vida, só vai piorar.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/10/2013 18:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Dr.,
    Achei uma receita de pizza que usa 7 colheres de sopa de PIS, em substituição usei 2 1/2 colheres de sopa de farinha de linhaça, 2 1/2 colheres de sopa de albumina em pó, 2 colheres de sopa de semente de girassol, 1 ovo, 4 colheres de sopa de azeite, 3 colheres de sopa de queijo ralado, 1 colher pequena de fermento em pó e um pouquinho de água morna....
    Para "alegrar" um pouco o sábado, somente de sábado rs, é muito prejudicial? Ficou MUITO BOM!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  19. E a tamara natural e fresca, vc tem informacao sobre ela? Estou morando no Egito e essa fruta é muito comum aqui, mas ela bem madura é bem mais doce que a fruta seca e tbm é impossível comer uma só. Nao estou ingerindo, mas é uma tentacao sair na rua e ver aquelas tamaras dos deuses maravilhosas

    ResponderExcluir
  20. Faça como qualquer fruta doce. Coma de vez em quando, de sobremesa, e pouco.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/10/2013 05:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  21. mas tbm não dá pra se entupir!!! Já os biscoitos recheados...

    ResponderExcluir
  22. Dr, pode me esclarecer umas dúvidas sobre a dieta páleo?


    Eu tenho 16 anos e descobri sobre paleo/low carb no início de 2013. Fiz low carb por uns tempos, mas não me dei bem e emagreci demais, porque simplesmente não sentia fome e não conseguia atingir nem mil calorias por dia!

    Pesava 46,5kg, agora estou com menos de 40 (juro, a balança chegou a marcar inacreditáveis 36,8!) e simplesmente não consigo ganhar massa muscular, mesmo me jogando nas frutas, que antes me davam medo por causa da frutose. Puxo ferro três vezes por semana, pesado. Meu perfil lipídico é saudável e todos na minha família são "magros de ruins."

    Estou encarando páleo com uma transição lenta. Açúcar já aboli há tempos e não me faz falta alguma. Os grãos/farináceos integrais ainda não, mas consumo sempre em pouca quantidade, depois de um processo longo de fermentação e tá ficando cada vez mais raro, menos de uma vez por semana. Tenho evitado o trigo e dado preferência à aveia e ao centeio.

    Como lentilhas todos os dias, mas deixo-as de molho e cozinho lentamente para anular o ácido fítico. Tenho alergia ao leite de vaca, à carne de gado, algumas oleaginosas e à carne de porco, então minhas fontes de gordura têm sido o óleo de coco, o azeite, chocolate amargo (dois quadradinhos por dia, com 85% de cacau), gemas de ovos caipiras e peixes gordos. Tenho comido frutas à vontade, por volta de 2 ou três porções por dia, até quatro, dependendo da minha gula rs. Como muita salada também, regada com azeite.
    Primeiro, o senhor acha seguro que eu coma frutas a vontade, mesmo que sejam doces como uvas (minha paixão *-*)? São a minha única fonte de frutose e eu não bebo suco. As únicas frutas que não como são bananas, porque também me dão alergia. Por falar em alergia, minha rinite e minha sinusite sumiram depois que aboli a soja :)

    E seria uma boa ideia adicionar algum tubérculo como o inhame ou a mandioca nos dias de treino, para me ajudar a ganhar massa muscular?
    Aliás, é seguro ter uma dieta que seja "meio-termo", nem LCHF, nem LFHC, com um pouco menos de carboidrato do que a dieta ocidental e um pouco mais de gordura?

    ResponderExcluir
  23. Que tristeza, e que sacanagem fazerem isso com minhas amadas tâmaras (sem necessidade). Eu estava estranhando o sabor mega doce (eu já as achava doces antes da páleo, mas agora ainda mais) e agora sei o porquê. :/

    ResponderExcluir
  24. Nunca comi seriguela, vou atrás disso. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  25. Uma das coisas que me faz gostar um pouco daqui sao as tâmaras e queijos. Na era AT (como diz o Dr Souto antes de Taubes) eu fazia vitamina de tamaras e é maravilhosa. Eu nao gosto dela seca pq já conheci ela fresca e madura. E quando ganhava um pacotinho dela seca sempre hidratava ela antes, volta mais ou menos o sabor natural. Ela fresca e madura é suculenta e macia, doce como mel, gelada entao é irresistível. Mas prefiro nao chegar perto por enquanto, até firmar bem o paladar à nova vida sem açúcar.
    Adoro seriguela, coma uma por mim tbm :)

    ResponderExcluir
  26. Help me! Estou tentando seguir um estilo low-carb desde de fevereiro deste ano, minha dúvida é seguinte voltei a fazer musculação fazem 2 semanas acordo muito cedo às 5h40 e não tenho fome, faço um treino de 50 mim em jejum, nesse caso não seria prejudicial para saúde? Não tenho nenhum sintoma desagradável ... há mais um detalhe estou comendo no pós treino por obrigação (acho que devo) pois não sinto fome, poderia tranquilamente esperar meu belo churrasco do meio dia.
    Gostaria de informar que juntos já perdermos 14Kg, muito obrigada!
    Abraços. Daniela.

    ResponderExcluir
  27. Matéria sobre trigo na Record com a participação do Dr.
    Souto.

    http://noticias.r7.com/videos/quer-emagrecer-medico-americano-declara-guerra-ao-trigo/idmedia/52644fb00cf2385c7558eab3.html

    ResponderExcluir
  28. Olá Aninha,

    Se você não precisa emagrecer não precisa fazer LCHF, faça páleo! Não restrinja carbs! Você também tem alergia às claras de ovos?

    Leia aqui! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    ResponderExcluir
  29. Exceto pelo nutrólogo recomendando o trigo integral, até que ficou boa a matéria!

    ______
    42

    ResponderExcluir
  30. Pior, recomendando integrais!!!!! é de lascar!

    ResponderExcluir
  31. E a recomendação de omelete com aveia??? aiai...


    E hj a globo falou, no fantástico, q os carboidratos são todos açúcares! pena q colocou culpa na gordura tbm... falaram q diabéticos tem q comer (com moderação) carboidrato + proteína pra abaixar o IG... mas só de pararem de idolatrar os carboidratos, já é um começo... defender a gordura seria um passo mt grande pra tv.

    ResponderExcluir
  32. Opa, bem legal! Dr. Souto cada dia com maior exposição no cenário da saúde nacional.

    ResponderExcluir
  33. Vocês são rápidos. :) Concordo com o que todos falaram, mas o que esperar da sabedoria convencional? Até bem pouco tempo eu também pensava que substituir a farinha branca pela integral fazia bem pra minha saúde.
    Pena que deram mais espaço para os outros profissionais do que para o dr. Souto. Aliás, que pele a dele, hein?! Invejei! hehehe ;-)

    ResponderExcluir
  34. Também tenho interesse nessa questão Fernanda. Tomo há 14 anos e nunca ocorreram tantos escapes como agora que estou fazendo a dieta (dois meses).

    ResponderExcluir
  35. Não tenho não, Patrícia ^-^
    Obrigada por responder!

    ResponderExcluir
  36. Tão verdade isso! Sofro hoje um efeito assustador disso:
    Tenho feito jejum e low-carb há 1 semana todos os dias... De 16 a 34h ...

    Acontece que ontem exagerei um pouco no carboidrato, e hoje comecei um jejum de 38h. Não é que com menos de 14 horas de jejum estou sentindo EXTREMA dificuldade e fome? Enquanto nos outros dias cheguei as 34 horas com muita tranquilidade! (E olha que não comi trigo e açúcar, que são os piores).


    Isso só me mostra como é importante que eu faça as 38h para desintoxicar - e que nunca mais coma essa cocaína viciante.

    ResponderExcluir
  37. Omelete
    com aveia é um "must" entre os nutricionistas e o pessoal
    que malha forte, comem todo dia e ainda se vangloriam (mas fazem só com as
    claras -- já existe até clara pasteurizada, vendida em caixa -- a nutricionista da matéria acho que não teve tempo pra
    falar que era SEM as gemas :D). Eu sempre detestei aveia, ela nunca
    me caiu bem. Já omelete sem as gemas é a coisa mais sem graça do mundo.

    ResponderExcluir
  38. Omelete sem as gemas ñ é omelete!!! e tem um gosto horrível... vi uma receita q ainda coloca leite. parece q é pra render, como se o organismo respondesse só ao volume do prato '.'

    ResponderExcluir
  39. Só fico pensando no tanto de gases que isso deve provocar, já que eles usam várias claras e comem todo dia, até por duas vezes...
    Sem falar que é tudo diet, light e zero ou quase nada de gordura. Para untar a frigideira usam um óleo em spray (de canola, achando que estão arrasando) e ainda tiram o "excesso" com guardanapo. É muita restrição e muita loucura pra minha cabeça.

    ResponderExcluir
  40. Cromo não atrapalha

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/10/2013 00:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  41. Q isso, já vi lugares q recomendam frigideiras anti aderentes e forminhas de silicone, papel manteiga... Pq ñ pode usar nem um PINGO de azeite pra untar (já dukanianas fazerem isso). Como se diz o Doutor Souto: low carb e low fat é tirar todo e qq sabor da comida '.'

    ResponderExcluir
  42. Há controvérsias:

    http://www.theguardian.com/science/blog/2013/oct/21/oreos-addictive-cocaine


    Achei esse outro texto que traz críticas a essa pesquisa.


    Apesar de que eu mesmo acho que esses doces são bem irresistíveis, mas comparar a drogas no sentido qualitativo, ainda não me convenci.

    ResponderExcluir
  43. Correto, Sérgio. É que gosto de aproveitar uma manchete dessas para relembrar conceitos. As duas postagens anteriores sobre esse assunto são mais relevantes.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/10/2013 21:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  44. Parabéns por começar a se cuidar tão cedo! Eu também comecei mais ou menos na sua idade (com 15 anos parei de comer carne vermelha, a de porco eu nunca comi porque nunca gostei, também nunca gostei de leite), sempre fiz exercícios, mas continuei a comer trigo integral, grãos e açúcar. Nunca fui gorda, mas "ganhei" uns probleminhas de saúde por causa dessa parte ruim na alimentação. Se eu fosse você tiraria o trigo integral, por tudo o que já foi dito aqui no blog sobre os problemas causados pelo trigo. Você tem um metabolismo privilegiado, não precisa fazer redução dos carbos saudáveis nem das frutas, apenas dos carbos ruins. Acho que pode continuar a comer grãos (ainda mais fazendo do modo que você faz -- se pingar umas gotas de soro do leite ou de limão na água, ajuda ainda mais) e até arroz.

    Sobre as frutas leia aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html



    E parabéns também pelo seu português! Tem certeza que você só tem 16 anos? hehehe :)

    ResponderExcluir
  45. Você migrou da Dukan para a páleo/LCHF, não? Esses dias li um comentário aqui que resume bem as dietas low carb/low fat: dietas de campo de concentração. Ri alto!


    Eu nunca fiz dieta, pois o simples fato de ter que contar calorias ou colheradas me irritava e me causava ansiedade. Eu lia blogs e seguia perfis do pessoal marombeiro (porque eu sempre malhei), mas não conseguia seguir a dieta deles, pois já abolia tudo que é light, diet ou zero gordura (sem falar na monotonia de comer todo dia frango, batata doce, brócolis, omeletes de claras, iogurtes e tudo o mais light -- ver sobremesas de whey com aveia me causava enjoo, meu organismo não aceita nenhuma das duas coisas). Optava por comer tudo integral, mas de maneira reduzida.
    O que eu fazia quando precisava perder uns quilinhos era o óbvio: reduzir açúcar e carboidratos, mas sem medidas drásticas e sem sofrimento. Por isso digo que me encontrei na páleo/LCHF, embora com tropeços (mas me encontrei principalmente no blog, por tudo aqui exposto).

    ResponderExcluir
  46. O Dr. Atkins recomenda o Picolinato de Cromo para diminuir a vontade de doces no livro dele.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  47. São campos de concentração msm! kkkk. mais eu larguei a Dukan por pedido dos meus pais, e depois estudei e li (vi q ela era errada e ruim) e achei aqui!
    Eu sempre fui feliz com meu corpo (msm gordinha). Mas minha amiga estava com inicio de anorexia (na epoca eu ñ sabia, claro) e falei q ia comer igual ela pra provar q ela estava comendo pouco (ela ia passar a semana lá em casa). Eu comi mais q ela, óbvio, mas emagreci 3 Kg FÁCIL. Daí meio q fissurei nisso. queria sempre mais e tals... Agora vi q isso é correr atrás do rabo e q eu quero mais é saúde. Com a LCHF acabou minha compulsão (por comida e pelo corpo) e ansiedade. Estou bem melhor por dentro tbm. e eu tbm nunca segui dietas dos outros... sempre faço da minha cabeça, do jeito q acho q funciona melhor. Agora apenas leio para entender as coisas e fazer as melhores escolhas.

    ResponderExcluir
  48. Uau, 3 quilos em uma semana (tudo que eu preciso emagrecer :D). Deve ter perdido muita massa magra aí. Mas é isso, páleo/LCHF é o caminho para a saúde, quem tem um mínimo de inteligência percebe isso, e resta a cada um ir ajustando essa alimentação e novo estilo de vida ao seu corpo e suas necessidades. :)

    ResponderExcluir
  49. Nada. Na época basicamente diminui imbondos (doces, arroz...) e sempre mantenho a msm porção de carne kkkk então acho q foi tipo uma low carb inconsciente. Agora depois desses 3 Kg fiquei impaciente... até mais uns 2 Kg foi de boa, mas ai comecei a comer mais frutas, verduras e só uma porção de carne. Daí sim perdi massa magra... E as pessoas negam msm, mas um dia vão simplesmente afirmar q sempre souberam (igual o Dr. falou na nova postagem). De tanto ver a verdade da paleo sendo repetida, vão simplesmente aceitar. Mas deve demorar um pouco... a maioria aceita só assim, e ñ lendo, pesquisando e por bom senso. Como se diz dos maiores ditadores do mundo: uma mentira dita mil vezes torna-se verdade. E o msm vale pra verdades q são rebaixadas. Qm ñ pensa e só acredita nas coisas nessa base de repetição, vai ser sempre assim. Mas isso é mt de escolha msm. Mt gente prefere ñ ver a verdade, pra continuar no vício se 'controlando'. Ah, ñ desanima. Meu corpo melhorou bem embora a balança ñ mexeu. Só leva um tempo pra adaptar msm :)

    ResponderExcluir
  50. Tive que olhar no pai dos burros o significado de "Imbondos" :D. Olha que eu leio muito, mas nunca tinha visto essa palavra (parece que é típica de MG, não? um regionalismo).
    Eu também acho que a aceitação da páleo e de que a gordura não faz mal e etc ainda vai demorar, e mesmo que não demore, a indústria alimentícia e a farmacêutica não vão deixar barato.
    Verdade, é da escolha de cada um. A gente vê no nosso dia-a-dia e vê nos comentários aqui também (depois desenvolvo sobre isso. :D).


    Eu até dei uma animadinha depois daquele dia, pois meu corpo resolveu colaborar e deu uma murchada, mas é muito instável, e acredito que vai ser assim por um bom tempo. Eu não ligaria para o peso se a barriga e a celulite diminuíssem, hehe, mas a banha está toda aqui, firme e forte. É como você falou uma vez: parece que a gordura está "descendo". A minha "desceu" pra barriga e para aquela gordurinha lateral... Esse final de semana vou tentar descansar de verdade, coisa que não venho conseguindo; parece que o estresse também influencia no peso, então veremos. :)

    ResponderExcluir
  51. Não só de Minas, do centro-oeste mineiro kkk usei sem perceber, como costume. E eu e meus pais estavamos falando sobre isso: não vão deixar isso sair fácil, pq levaria a economia a uma crise enorme. Afinal, são muuuitos os produtores de soja, milho, cana, etc. É só ñ resolverem criar gados totalmente fechados e com ração, pra 'aproveitar' o lixo q cultivam...


    Ahhh, o estresse e ansiedade influenciam MUITO. Eu só melhorei o corpo depois q melhorei a ansiedade. E só melhorei a ansiedade aumentando a gordura. Fiz 24 horas SÓ com gordura. Daí sim melhorei. Tenta fazer umas 2 vezes na semana ou todo dia da janta até o almoço.. Aí de manhã o café com óleo de coco (ah, bati com mixer e aí sim, ficou delicioso!)


    Tenta dormir bem e descansar. É mais importatne q exercício (pelo menos pra mim é). E tenta acostumar com a ingestão de carbs mais baixa... uma fruta por dia depois do almoço ou com gordura junto e verduras... talvez vá diminuindo aos poucos. É bom fazer um tempo bem baixo e outro tempo médio (tipo umas 60g... vai de cada um). Daí o corpo ñ acostuma...

    ResponderExcluir
  52. Imagina, não precisa se desculpar. Foi bom porque aprendi uma nova palavra! A propósito, gosto muito do povo de Minas, e adoro o sotaque mineirim.

    Yay, bem-vinda ao fantástico mundo do café com óleo de coco (mas se bater junto com a manteiga fica muito melhor). Eu estou querendo comprar um mixer, acho que é mais prático que o liquidificador.

    Como é isso de comer gordura por 24 horas?

    Concordo com tudo o que você falou sobre os produtores.
    Dormir mal ou pouco acaba comigo, por isso também acho importante descansar (não sou nem nunca fui do tipo que dorme 5, 6 horas e fica bem; eu fico acabada); ando numa fase estressante, e a ansiedade vai lá pra cima. Haja respiração na Yoga. :D

    Bom final de semana. :)

    ResponderExcluir
  53. Eu nem percebo nosso próprio sotaque, mas eu falo BEM errado, de até meus pais me corrigirem. Vc é de onde?
    E sim, mixer é útil demais. O que tenho é um mixer da Walita 3 em 1. Daí tem o processador, o mixer e batedor de claras em neve. o mini processador é ótimo pra ralar queijo e picar cebola e etc.
    Em vez de 24 horas em jejum, fico em 24 h só com gorduras, q ñ alteram em nada o índice glicêmico. Tomo café com óleo de coco. Chatnilly, 'brigadeiro branco', etc...
    Eu tbm ñ durmo pouco. MÍNIMO de 8 horas. Mas 9, 10 horas é mt melhor =P
    Tenta relaxar e esquetnar menos a cabeça. Nem q seja jogando tudo pra cima por um dia. Faça coisas que gosta e tals.


    Bom final de semana tbm, e melhoras na ansiedade :)

    ResponderExcluir
  54. Geralmente as pessoas não percebem mesmo o próprio sotaque. Você diz que fala errado em que sentido? Na concordância? Por ex: "Nós vai, nós foi?" Mas agora o MEC liberou geral, tanto que falar "Nós pega o peixe" não é mais considerado errado (pelo MEC; para mim, é errado sim, haha). Mas você escreve corretamente, não consigo imaginá-la falando errado.
    Agora tem um tipo de fala, geralmente típico das roças e fazendas ou do interiorzão, que apesar de ser diferente da norma culta, não é considerado errado. Por exemplo: falar "fisso" em vez de fiz, "páia" em vez de palha etc. Não lembro mais, mas existe uma explicação dentro do português para isso.
    Mas uma pessoa que mora numa capital/metrópole falar errado, para mim é simplesmente errado, falta de estudo ou de vontade de aprender, mesmo que sozinha. Isso está cada vez mais comum, mesmo nas classes que têm acesso à escola. Nas redes sociais e em blogs também, a gente vê o assassinato do português todos os dias. Virou uma epidemia. Não à toa o Brasil está lá embaixo em educação.

    Eu sou do Centro-Oeste, moro em Cuiabá (a cidade mais quente do Brasil, pelo menos na opinião de quem mora aqui; a cidade é um caldeirão sempre fervente).

    Eu também preciso dormir 8 horas para me sentir uma pessoa normal. Para mim o ideal seria dormir 10 horas, mas aí teria que ir pra cama às 20h. Impossível. Mas eu tento compensar nos finais de semana. Eu acho os horários do Brasil péssimos; ter que estar nos locais de estudo ou trabalho às 7h é uma afronta, acho terrível. Nos países civilizados tudo começa às 9h. Aqui a gente tem que madrugar para cumprir horário. Acho uma agressão contra o meu organismo, que está na melhor hora do sono. E cada pessoa tem um ritmo. Umas se sentem ótimas madrugando, outras não. Eu sempre me senti mal, desanimada, sonolenta, por ter que acordar cedo (fico com dó de algumas crianças que têm que madrugar, lembro de como eu era). Verdade é que depois da páleo eu sinto mais energia, mesmo quando durmo pouco.

    O chantilly você compra aqueles que são vendidos no supermercado? Brigadeiro branco é o quê? Eu não sei se conseguiria ficar 24 horas em jejum, pois o máximo que faço são 16 horas, ainda assim, a fome vem com tudo).

    O mixer parece bem prático mesmo; se eu for comprar vai ser daquele simples, pois estou pensando em comprar uma cafeteira também. ;D

    ResponderExcluir
  55. O nome é 'variação linguística'. Assim, eu falo errado com a família, pq aqui todos falam assim (é tipo falar 'truce' em vez de trouxe e cadinho em vez de pouquinho. ocê em vez de vc. nois vai tbm eu falo mt). Agora para conversar, vender, no emprego, é português correto. Pensa alguém conversar como um advogado com a família? É tão feio e errado quanto um advogado conversar errado no tribunal. Mas acho que escrever, tem q ser certo. ñ é pq fala errado q ñ sabe escrever. isso é falta de aprender msm... e eu sou do interiorzão kkkk mas ñ falo igual passam nas novelas da Globo ¬¬' aquilo é preconceito. mineiro tem manias, mas ñ é caipira q ñ sabe falar nada certo. Eu sempre dormi cedo (quando criança, às 20h) sem meus pais mandarem. E daí acordava cedo (6 horas...) sempre. e era ótimo. Agora estou mais preguiçosa, pq tenho dormido mais tarde. Eu acredito q nosso costume q esteja errado. Pq o certo é dormir quando escurece e acordar naturalmente com a luz do sol. eu acredito q essa seja a melhor forma. maaaas cada um é de um jeito e acostuma a viver de um jeito. Chantily e bato na batedeira creme de leite gelado (se for creme de leite fresco dá certinho) ou misturo com mixer creme de leite + óleo de coco. Coloco pra gelar um pouco e depois bato na batedeira. Brigadeiro branco, o original, é manteiga + leite condensado. Eu faço manteiga + creme de leite ou leite de coco, sucralose e às vezes óleo de coco. Fica mt bom.


    Hum... expresso com manteiga deve ser MUITO bom...

    ResponderExcluir
  56. Isso, variação linguística, obrigada :D. Então, cadinho é regionalismo, ocê é contração (hoje a maioria fala apenas "cê", é a forma coloquial) e não acho que esteja errado. "Nóis foi" e "nóis vai" eu acho dose, meus ouvidos doem, rss.
    A Globo estereotipa os sotaques, é bem comum haver reclamação quando ela lança uma novela ou série de época. Como eu disse antes, eu gosto do sotaque mineiro, e gosto também das expressões mineiras, me passam uma sensação de pessoas acolhedoras, simples, diferente de alguns sotaques frios, que quando falam parece que estão brigando com a gente. Eu não acho que o caipira fale errado, ele fala de modo diferente, e se encaixa na tal variação linguística.

    Quando criança eu também dormia cedo, mas criança pre-ci-sa dormir cedo, precisa de muitas horas de sono, os pais de hoje é que permitem que elas durmam tarde. Sim, o ideal seria dormir quando escurece e acordar quando amanhece, naturalmente, sem despertador. Mas acho que isso só é possível pra quem mora em sítios e lugares muito pequenos, onde as pessoas levam um ritmo de vida mais lento, mais natural. Os "gurus" da páleo batem muito na tecla do sono, de dormir bem, de dormir horas suficientes, e estão certíssimos. O Mark Sisson fala até das luzinhas artificiais (e está certíssimo também; particularmente só durmo no escuro total, detesto qualquer tipo de luz na hora do sono).


    Não conhecia o chantilly feito desse jeito, qualquer dia vou tentar (mas jamais vou encontrar creme de leite fresco aqui, sonho meu). Expresso com manteiga E óleo de coco deve ser muito bom, hehehe (manteiga sem sal, porque com sal fica parecendo sabão. Aliás, a minha manteiga sem sal acabou e estou com dificuldade de encontrar para comprar; entrando em crise de abstinência sem manteiga no café).

    ResponderExcluir
  57. hahaha. tem um pessoal q veio de Goiás para cá, e saíram falando uai... eles ainda falam, msm morando em Goiás de novo. É contagioso, acho kkkk Eu falo MUITO sem perceber =P mas eu tbm gosto. acho hiper interessante. Custei a entender foi o tal do 'Bah...' que via na internet. Aqui ngm conhece essa expressão ñ.
    Eu concordo totalmente tbm. Já tinha ouvido falar das luzinhas q incomodam tbm, msm antes da primal. Nossa, morar na roça deve ser um sossego. Eu dormia todo fim de semana em roça. Acordava com as vacas no curral e o passarinho cantando. Daí pegava o leite ainda quente (já tentei tirar, mas sempre fracassei... é mt dificil!) da vaca. Bons tempos... mas moro agora perto de um brejo. Acredita q esses dias tinha uma sariema presa no quintal da minha casa??? E aqui é alto, murado, com cerca elétrica e td. Foi beeeem estranho. E de perto é enorme e dá até medo kkkk
    Eu tbm ñ tenho creme de leite fresco. Me sugeriram colocar um pouco de gelatina em pó pra dar consistência. Mas preferi misturar o óleo de coco, gelar um pouco e então bater na batedeira... não deve ficar tãaaao igual, mas fica bom. Eu compro uma manteiga bem natural, produtores da cidade, e só tem com sal. Mas é bem pouco e sei lá, talvez por ser natural, ñ dá gosto. Agora quando usei a da marca 'curral de minas' ficou terrível! Talvez vc teste outras marcas com (menos) sal. Pq abstinência de manteiga no café ñ é vida. haushuashasuh

    ResponderExcluir
  58. Sim Jussara, tenho 16 anos mesmo rs
    Já joguei fora o trigo que usava, tava quase vencendo e minha vontade de consumir era zero... Sobre pingar limão ou vinagre, eu faço assim mesmo, do jeito que a Pat Feldman ensina :)

    ResponderExcluir
  59. Falar "uai" é fofo, acho que é a interjeição mineira mais conhecida no Brasil. :) Eu tenho parentes em Goiás, e acho o sotaque deles parecido com o mineiro ( uma mistura de Minas com Bahia). Aliás, você conhece o ditado que diz que mineiro é o baiano cansado?
    O bah é do RS, mas acho que depende da região; tenho uns primos que moram no interior de lá e não falam tanto bah assim. rs
    Fui pesquisar a foto da seriema e ela parece uma galinha gigante. Deve ter voado para o seu quintal. Não tirou foto? :D
    Nunca curti muito gelatina, e como lia blogs de nutricionistas funcionais, eles desaconselhavam totalmente, e eu como não gostava mesmo, nunca fiz questão de comer. Ela é muito comum na Atkins, pro povo que fica doido por doce. hehehe
    Tem o ágar-ágar que é feito de algas e substitui bem a gelatina, para aqueles casos onde a receita pede a bendita, mas acho que se você conseguiu outra maneira, nem precisa.


    A manteiga feita por produtores locais deve ser muito melhor que a industrializada, e até a quantidade de sal deve ser menor, por isso você não sente o gosto dele.
    Graças aos deuses das vacas rsrs encontrei a manteiga sem sal; é que só tem nos grandes supermercados, e eu procurei apenas nos do bairro. O ruim é que não vendem em potes de 500g, só 200g em embalagem de papel. Aproveitei e fiz um pequeno estoque. :D
    Aliás, a manteiga que eu geralmente compro vem de Minas, da marca Itambé. A também mineira Aviação já foi considerada a melhor, mas agora coloca corante, uma lástima.

    ResponderExcluir
  60. Hehe, que legal! Parabéns, novamente!
    Eu aprendi no blog da Sonia Hirsch sobre deixar os grãos de molho, mas peguei o be-a-bá no blog da Pat Feldman também. Ah, eu quis dizer pingar umas gotas do soro que se separa do iogurte (quando se faz em casa). Mas acho que você entendeu. :)

    ResponderExcluir
  61. Nossa, ñ conhecia esse ditado ñ. Aqui falamos q baiano é preguiçoso. Se somos eles cansados... vamos viver dormindo kkk mas claro q isso é só um esteriotipo tbm dos baianos. E minha mãe tirou foto sim. Tem mt aqui no cerrado, só que dentro de casa é raro. E estranho. Minha gata escondeu com medo, coitada kkkk eu falo q é uma galinha top model =P
    Ela é melhor sim. E a mussarela de lá então??? delícia. Faço biscoitinhos dela, pq ñ curtimos provolone aqui em casa. Itambé é famosa até. Tem a Karinho tbm (mas na embalagem dizia ter 36g de carbs em uma colher LOOOOL). Mas a itambé é mt boa tbm. Eu já comprei dela. A q compro agora é amarelinha... ñ sei se usam corante lá tbm, oq seria uma pena. Apesar de ñ ser aqueeele amarelão, mas é mais q a itambé. Mas ela é uma delícia. Talvez vc ache. nem tem embalagem. é potinho plástico com adesivo da marca. Chama Retiro. Qm sabe ñ começam a exportar né? E eu fui fazer uma caçarola low carb pra minha mãe e ñ esperei esfriar, daí ela desmanchou... ficou tipo ambrosia. Virou base pra uma torta q coloquei ganache por cima. Ficou uma delícia e bem firme na geladeira =P Efeito óleo de coco hasuhasusah

    ResponderExcluir
  62. A explicação do ditado é que os baianos estavam migrando para São Paulo, mas se cansaram e ficaram em Minas; daí veio que "mineiro é o baiano cansado"; nada a ver com indolência. Não é só aí que falam que o baiano é preguiçoso, infelizmente, mas é um estereotipo sim, preconceito, na verdade. :/


    Eu também tenho gatos, adoro felinos! =^^=


    É fácil saber se tem corante, só olhar os ingredientes. Aqui eu já vi algumas outras marcas mineiras de queijo, mas de manteiga só a Aviação e a Itambé mesmo. Se eu encontrar eu compro para experimentar.
    Você é prendada e animada para cozinhar, eu não tenho essa animação toda. :D
    Eu vi esses dias você falando em outro post sobre nachos de queijo. Não deu tempo de parar pra perguntar, e eu não lembro onde foi. Como e com que tipo de queijo você faz? Eles substituem os nachos de milho? Eu não estou comendo queijo, mas uma vez na vida acho que não vai fazer mal.

    ResponderExcluir
  63. Entendi. ai sim faz sentido hahaha. E eu aaaamo animais. Mas felinos são mais faceis de ter em casa fechada e pequena igual a minha. pq ñ sou mt chegada naqueles cachorros miúdos (mts modificados geneticamente '.')

    O ingrediente ñ tem corante ñ, mas por ser fábrica bem caseira nem sei se posso confiar na tabela deles e nos ingredientes... Mas nem ligo, pq la é td bem natural msm.

    Eu amooo cozinhar e inventar xD Ficam deliciosos. Eu nunca comi o original, mas todo mundo q fez falo q fica melhor q o outro. E queijo, se vc comer com moderação, não atrapalha. ao menos pra mim ñ atrapalhou. No início eu tava comendo mt. Mas se vc aumenta a comida de verdade e deixa os queijos só pra sabor e tals, eles ñ afetam ñ. Msm eu q tenhp SOP. Como todo dia, mas nem é mt. Até msm pq ñ tenho fome. Mas ovos com queijo e bacon são irresistiveis *--*

    Eu peguei na net e faço com mussarela. Tem vários links, vou te mandar um: http://thehungrydudes.com/bacon-and-fried-cheese-tacos/

    Assim é o taco. Mas se vc fizer igual e só quebrar o queijo crocante, vira nachos. Eu faço com mussarela e polvilho queijo parmesão, só pra 'tapar' os buraquinhos. Depois me fala oq achou.

    ResponderExcluir
  64. Eu também amo animais, sempre tive gatos E cachorros, mas é difícil encontrar quem goste de gatos, as pessoas têm preconceito. Então quem gosta de gato tem mais o meu respeito. rs Eu brinco que eles são animais superiores, por isso não é todo mundo que sabe apreciá-los.


    Se a produção é local e pequena dificilmente colocam corante mesmo. Talvez o amarelo mais forte seja justamente por causa da produção mais próxima da artesanal.
    Queria ser sua vizinha pra comer os seus quitutes. :D


    Eu tive que retirar os laticínios porque estavam me causando acne, mas eu também tenho SOP.
    Vou tentar fazer os nachos qualquer dia, pode deixar que te falo o que achei. Obrigada pelo link da receita.
    Ovos com queijo são maravilhosos mesmo, gosto desde que era criança; o queijo e o creme de leite são ótimos com tudo, dão mais sabor aos alimentos.

    ResponderExcluir
  65. Realmente sofrem mt preconceito. Pq cachorro é fácil, agora gato vc tem q conquistar. Por ele ser mais independente, ele ñ fica fazendo gracinha pra vc. hahaha queria pessoas q seguissem a LCHF paleo aqui. Daí ficaria horas discutindo. Eu sugeri pra MUITA gente cozinhar (pq davam a desculpa de ñ seguir por falta de tempo). Mas a maioria desconversa (afinal, era só uma desculpa pra ñ mudarem. pq o bolinho cetogenico é coisa de 3 min e eles ñ fazem)
    o creme de leite eu abuso fácil. agora mussarela eu vou levando... no inicio exagerei, agora como pouco por dia... tomara q de certo pra vc.

    ResponderExcluir
  66. Penso que o preconceito contra os gatos vem desde os tempos de "caça às bruxas", sem falar que tem gente que ainda os relacionam a azar e coisas do tipo. Ignorância sem fim. São inteligentes, limpos, lindos, elegantes, independentes e têm uma flexibilidade que nem com mil anos de Yoga eu vou conseguir, hehe (tem um vídeo que está rolando na internet que mostra os gatos nas camas dos cachorros [vivem na mesma casa], é hilário! Se ainda não viu, vale a pena).
    Acho que foi a Patrícia (moderadora) que disse em algum comentário aqui que fazer páleo/LCHF dá trabalho, no sentido de que temos que escolher melhor o que vamos comer, pensar no que vamos cozinhar etc. E quem é que quer fazer isso? As pessoas querem encontrar o alimento pronto, por isso acho que a obesidade não vem só do vício no açúcar e nos carbos, mas às vezes vem da acomodação em comprar congelados e aquecer no microondas, de pedir uma pizza, ir ao restaurante por quilo e se empanturrar na comida feita no óleo de soja e nas frituras, vem do paladar infantil cultivado por anos de só querer comer açúcar, trigo e gordura (de preferência esses 3 combinados, hahaha). Mesmo comendo em restaurante por quilo, dá sim para fazer opções saudáveis, é só querer. As pessoas adoram inventar desculpas para tudo na vida.

    Eu também não tenho com quem conversar sobre a páleo/LCHF (não à toa já trocamos tantas mensagens aqui :D). Tenho uma amiga que está fazendo, mas ela segue como se seguisse uma dieta qualquer, não lê, não pesquisa, e vive furando a dieta (faz de acordo com os princípios básicos que passei pra ela). Penso que quando chegar ao peso que ela quer, vai voltar a comer como antes (ela é mega viciada em fast food, refrigerante e doces, muitos doces). Mas eu não falo nada, não vou mais me aborrecer pelos outros, "cada um sabe de si" é um dos meus lemas nesse estilo de alimentação e na vida :D.

    ResponderExcluir
  67. Faz sentido sim. No Egito eles eram sagrados... mas de lá pra cá foram só ganhando má fama. Vou procurar o vídeo. Assista esse tbm: http://www.youtube.com/watch?v=XSZMlnpsoeY e esse: http://www.youtube.com/watch?v=lFDPQ2ut9EU
    eu já vi os dois milhões de vezes! Comer no quilo é mais facil q no prato feito. e meus pais comeram PF low carb! então é só querer. mas a maioria ñ qr nem tentar. E falou td! já sofri MUITA raiva tentando abrir a cabeça dos outros. mas qm ñ qr mudar, simplesmente ñ muda.

    ResponderExcluir
  68. Os egípcios sabiam das coisas, tanto que tinham receitas maravilhosas para a pele.
    "Que dó, que dó, que dó" do gato tomando banho, hehehe. Quando eu era criança meu pai dava banho nos meus gatos, eu morria de pena, acho que vai contra a natureza deles. Agora sou eu quem cuido e eles não tomam banho jamais, só os que eles mesmos se dão; são auto-limpantes e têm um (bom) cheiro maravilhoso. A menininha é muito fofa: "Viraram só carne. Que tristeza, né?" hehe
    Sim, dá pra comer low carb até com PF, basta querer.

    ResponderExcluir
  69. A minha gata ñ sai pra rua. fico triste as vezes, pq gato é um animal q gosta de liberdade. mas na rua, sempre q ela foi, apanhou e até fecharam o rabo dela numa porta.... achei q ela ia morrer. =/ dai ela nem suja. e sim, o cheiro deles é ótimo! meu pai diz q a menininha é o lobo mal disfarçado kkkk

    ResponderExcluir
  70. A crueldade do ser humano não tem limites, e quem mais sofre são as crianças e os animais, que não sabem se defender. Gatos adoram mesmo a rua, os meus são castrados e ainda assim saem pra dar uma voltinha. Mas tem gente que cria gato em apartamento, não é o ideal, mas eles se adaptam. A menininha deve ser o lobo mal disfarçado mesmo, pois queria transformar os porquinhos em carne. ;D

    ResponderExcluir
  71. A minha é em casa msm. Daí tenho um jardim e levo ela lá pra 'passear' todo dia. Ela é mais carente q gatos comuns, mas acho q ela vive bem. Meus tios falam q ela é meio cachorro, pq corre atras da bolinha, é carente, corre atras do rabo, etc. Mas ela é muito esperta e educada. Fico boba de ver. E sim, a menininha é uma futura pessoa com vida paleo, tomara! ahsushausah

    ResponderExcluir
  72. Já tentou dar uma alimentação mais páleo para a sua gata? Para os meus eu dou um pedaço de carne/frango/peixe/fígado, o que tiver no dia (mas não todo dia) e um pouquinho de iogurte natural, eles adoram (gatos amam leite). O iogurte é melhor que o leite, pois é probiótico. O gato é mais enjoado, mas a gata gosta também de tomar ovo batido, quando faço omelete e ela está por perto dou um pouquinho pra ela. Tem gato que é meio cachorro mesmo, e vice-versa! As fêmeas geralmente são mais educadas e ótimas caçadoras.

    ResponderExcluir
  73. Poisé, a minha come é ração. Mas estou pensando em, quando acabar, dar carne (msm q seja muxiba) e adorei a ideia do iogurte!! A minha ñ come carne crua temperada. Só sem tempero ou assada... kkk é fresca. Mas comida sem ser de verdade ela ñ come ñ. Mas adora chocolate (embora odiou o branco, q foi mt doce pro paladar dela). Gostei da sua ideia. Vou tentar assim q a ração acabar.

    ResponderExcluir
  74. A carne crua eles preferem sem temperar mesmo, quanto mais roots melhor, já que são carnívoros por natureza. Mas quando já está cozida eles comem temperada mesmo. Acho melhor dar uma ração de qualidade e um pedaço de qualquer carne por dia a dar somente muxiba (tenho minhas dúvidas se um gato comeria muxiba, eles têm o paladar apurado, mas tente e depois me fale). Não é bom oferecer chocolate, pode fazer mal. Veja aqui: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/chocolate-para-pets-nem-pensar/

    E já que começamos falando dos mineiros, você já viu o documentário abaixo? Fala sobre a produção artesanal de queijo em Minas, feita com o leite cru, sem pasteurizar. Mas, infelizmente, esse tipo de queijo não pode ser vendido para fora do estado, por causa de "normas sanitárias ultrapassadas", já que como um dos entrevistados diz, queijos feitos com leite cru vindos do exterior são vendidos normalmente nos grandes supermercados.

    http://www.omineiroeoqueijo.com.br/

    ResponderExcluir
  75. Acho q preferem muxiba q ração, já q é carne tbm... só ñ é de 1ª. mas é carne. vamos ver oq ela vai adaptar ne?

    Nossa, ñ sabia disso. mas só dei pedacinhos, umas 3 vezes. mas vou parar então. Obrigada!

    Já ouvi falar de queijo artesanal, mas nunca comprei. e do queijo fresco, aquele de roça. mas tem lactose... vou procurar, talvez eu ache algum aqui e me arrisque... eu nunca gostei mt de queijo pra comer assim. gosto msm é deles derretidos com algo a mais. mas meus pais amam queijo de qq forma kkk ahh, falando nisso, prove ele no espetinho, tipo churrasco. e olha o novo tempero q aprendi: http://www.youtube.com/watch?v=Bk18jr7yKnA

    fica mt bom!

    ResponderExcluir
  76. Como eu não como carne, a muxiba me parece intragável, é uma gordura meio feia, não à toa chama muxiba, rss; então me parece que gatos não iriam gostar por terem um paladar mais refinado (os meus rejeitam até salsicha, um dos piores alimentos processados que existem) mas só você testando mesmo para saber.
    Comida páleo para gato que eu acho barata é: ovo batido (minha gata é pequena, então ela come um pires e fica satisfeita) e fígado (sete reais o quilo). Eu não como fígado, então só para os meus bichos dura bastante. Eu dou um pedaço, metade de um bife grande. Não precisa ser todo dia, mas se for dar cru, tem que congelar antes, para matar as bactérias. Carne de segunda também não é cara e rende, tem mais gordura que carne, então deve saciar mais.


    Quanto mais curado o queijo mais eu gosto, sempre fui assim; mas naquela de "não coma gordura, engorda e faz mal" eu evitava. O queijo curado artesanal, feito com leite cru, deve ser bom demais.
    Do queijo fresco, branco, eu nunca gostei muito, talvez por ter mais lactose meu organismo nunca aceitou bem (nunca gostei de leite). Mas gosto muito de queijos no geral; ele no espeto fica bom mesmo.


    Bem legal e fácil a receita do sal de bacon, para vocês aficionados por bacon. hehe :D
    Acho que se adicionar umas ervas fica melhor ainda. Eu gosto de páprica, mas em vez de colorau eu usaria cúrcuma, muito mais saudável e com diversas propriedades.

    ResponderExcluir
  77. Ah, e o cachorrinho no início do vídeo é muito amor. <3

    ResponderExcluir
  78. acho q ovo a minha ñ comeria... mas vou tentar fígado. acho q ela vai gostar! poisé, o queijo fresco tbm nunca gostei, embora eu ame leite (com toddy kkkk). Eu só bato sal grosso com bacon frito msm. De ervas eu uso geralmente em receitas com queijo. AMOOOO orégano em tudo. E alçafrão no peixe tbm fica ótimo. no mais, sou bem tradicional. alho, cebola, salsinha...

    ResponderExcluir
  79. Eu acho que sua gata vai gostar do ovo, sim, principalmente batido. Experimente. A Patrícia disse em algum comentário aqui, que dava para os dela, quando ela tinha gatos; não lembro bem, mas parece que ela dava inteiro mesmo.
    Leite com toddy, rsrs. Quando eu usava achocolatado em bolos, meu preferido era o toddy também. Mas você pode colocar cacau em pó, já experimentou? Eu detesto leite com todas as minhas forças, desse mal eu não morro. :D

    ResponderExcluir
  80. hum... vou tentar sim. vamos ver... vai q ela gosta né? ela gostou do meu bolo cetogênico hahaha
    E eu tomei leite de coco + água + cacau. ficou mt bom. mas sei la... perdi o costume já xD superei o vício haushsauhas agora é café com manteiga *--* (e olha q eu nem bebia café. ai fico com medo de soltar mt cortisol e tals)

    ResponderExcluir
  81. Sim, quanto mais destes ingredientes melhor para as grandes empresas, que cada vez lucram mais com a venda desses produtos horrorosos. E vocês acham que o presidente da Kraft Foods come essas bolachas? Com certeza não!

    ResponderExcluir