domingo, 13 de outubro de 2013

O melhor site primal/páleo/low carb - traduzido para o português

O leitor / colaborador Hilton Souza está começando a traduzir artigos selecionados do Mark's Daily Apple - o famoso site de Mark Sisson.

Marks Daily Apple

Já traduzi umas poucas postagens do Sisson (veja aqui, aqui e aqui), e só não fiz mais por falta de tempo: parabéns ao Hilton pela iniciativa!

O blog do Hilton é o Paleodiário: http://paleodiario.blogspot.com.br/

Não deixe de visitar!!

60 comentários:

  1. Parabéns ao Hilton pela iniciativa. Mark Sisson é um excelente escritor, muito didático e espirituoso.

    ResponderExcluir
  2. Já acompanho e são ótimos artigos. Obrigada por traduzir, pq o google ñ faz isso bem e eu ñ leio inglês... okay. Já disse isso antes, mas agradeço de novo.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  4. QUE MARAVIIIILHA!!!1

    ResponderExcluir
  5. Mark Sisson é uma farsa
    http://goo.gl/jhCtSf

    ResponderExcluir
  6. Mark Sisson é uma farsa!
    http://goo.gl/jhCtSf

    ResponderExcluir
  7. Mark Sisson é uma farsa!!!
    http://goo.gl/jhCtSf

    ResponderExcluir
  8. Mark Sisson é uma farsa

    ResponderExcluir
  9. Mark Sisson é uma farsa14 de outubro de 2013 00:03

    Mark Sisson é uma farsa

    ResponderExcluir
  10. Mark Sisson é uma farsa14 de outubro de 2013 00:03

    leia mais em:
    http://goo.gl/jhCtSf

    ResponderExcluir
  11. Eu uso com sal. ñ faz mt diferença. na verdade até ajuda, pq tira o gostinho 'amargo' do adoçante... mas cada um é cada um.

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Tenho um problema sério, estou muito gorda.
    Faço dietas e exercícios e demoro para emagrecer e quando emagreço acabo engordando novamente.
    Fiquei muito interessada nesse tipo de alimentação, porque o trigo me faz muito mal. Fico com o corpo inchado, dor de cabeça, falta de ânimo etc.
    Só que tem um problema...sou vegetariana.
    Não vegan, como leite e seus derivados e ovos.
    Me ajude por favor.
    Como faço?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Evite de comer as mesmas coisas (trigo, açúcar, óleos de sementes), e capriche em queijos e ovos, além obviamente dos vegetais de pouco amido. E, no seu caso, um pouco de leguminosas (feijão, lentilha) talvez seja necessário.


    Em 14 de outubro de 2013 15:40, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  14. Obrigada.
    Vou começar agora e depois te conto.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Eduardo Rasche da Motta14 de outubro de 2013 18:37

    Gostaria de anexar um pdf do Loren Cordain (um dos expoentes da dieta do paleolítico) que recebi há pouco.
    Trata dos problemas do consumo humano de solanáceas (batata, tomate, pimentas, beringela, etc.)
    Se for do interesse, por favor sugiram uma maneira de anexar, pois o texto é longo para postar aqui.
    Saudações;
    Eduardo

    ResponderExcluir
  16. Eduardo Rasche da Motta14 de outubro de 2013 18:40

    Olá.
    O ideal no caso da manteiga é consumir a versão clarificada, pois se evita a caseína e lactose, e rançifica muito menos. É facílimo de fazer. Google aí!
    Bom apetite;
    Eduardo

    ResponderExcluir
  17. Eduardo - eu não abordei este assunto pois ele, na minha experiência, é um assunto problemático para uma parcela muito pequena da população - e o blog é visitado todos os dias por quase 10 mil pessoas das quais muitas são novas, e já acham impossível parar de comer pão. Se eu levantar os problemas que 1% das pessoas poderão ter com tomates, poderia estar tornando a dieta desnecessariamente restritiva para as outras 99% que estão cogitando entrar para este estilo de vida mas ainda acham que abandonar a pizza é impensável.


    2013/10/14 Disqus

    ResponderExcluir
  18. Eduardo Rasche da Motta15 de outubro de 2013 15:35

    Certo. Estava pensando em quem está pronto para o passo além. O artigo não é de forma nenhuma uma doutrina restritiva (bem mais abrangente do que somente tomates); e dá uma bela panorâmica sobre a relação entre alguns alimentos e doenças auto-imunes e a saúde da barreira intestinal.
    Mas concordo; tb tenho esta dificuldade com a maioria dos casos.

    ResponderExcluir
  19. Dr., viu essa baboseira de estudo correlacional?
    http://oglobo.globo.com/saude/comer-diariamente-carne-processada-pode-prejudicar-fertilidade-masculina-10368788

    ResponderExcluir
  20. UMa duvida: eu estva ha 15 dias fazendo dieta com menos de 20gr de carboidrato. Fui ao nutricionista, que, além de carnes, salada, gorduras, adicionou kiwi, morango, abacate, polpa de açai, chocolate 70% e 50 gramas de aipim no almoço e na janta. Acredito que mesmo assim, continue low carb e high fat, nao é ? ou não? A minha duvida é...corro o risco de voltar a ter fome?? O que mais me impressionou nesses primeiros 15 dias foi a ausencia de fome - o dominio sobre mim mesma nesse sentido. E agora - esse medo esta me atormentando. O que acham? Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Haja...


    2013/10/15 Disqus

    ResponderExcluir
  22. Acho que você não precisa de nutricionista


    Em 15 de outubro de 2013 17:02, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  23. ai..que duvida! Vou ser sincera... o que me levou a procurar o nutri foi nao ter emagrecido NADA nos 15 dias de indução! mas confesso que um dia adicionando esses alimentos já me levaram a ter fome..coisa que nao sentia ha 15 dias...

    ResponderExcluir
  24. Nao precisa de nutricionista pq posso me virar sozinha ou pq nao devo ainda comer esses alimentos? Pelo que entendi..foram adicionados esses alimentos pq pelos exames feitos depois que comecei a induçao (glicemia 83, insulina 3,9) mostraram que nao tenho resistencia a insulina, sendo assim, posso comer carboidratos moderadamente (polpa açai, abacate, aipim (50gr), morango, kiwi. Resumindo - o fato de nao ter emagrecido nada mostra que preciso de um pouco de carboidrato.

    ResponderExcluir
  25. O abacate ok, ele tem pouco carb e muita gordura, se quiser comer o resto de vez em quando, pode, mas quanto menos carbo mais queima gordura..
    As pessoas demoram de 2 a 6 semanas para estarem cetoadaptadas comendo em media menos de 50g de carb/dia. Pode perder peso sem estar em cetose, mas demora mais!

    ResponderExcluir
  26. Olhem que legal essa materia na boa forma sobre a agua e o quanto devemos tomar por dia:
    http://boaforma.uol.com.br/noticias/bbc/2013/10/14/realmente-precisamos-tomar-dois-litros-de-agua-por-dia.htm

    ResponderExcluir
  27. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131011_dois_litros_agua_lk.shtml



    _____
    42

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Talvez este post não seja o local mais indicado¹, mas vai lá a pergunta.

    Já li diversas vezes que os energéticos industrializados não são indicados. Não vou citar marcas aqui. Contudo, gostaria de saber como promover a sensação que estas bebidas podem dar, quando estritamente (pra estudar, ou qdo precisar de maior esforço mental, etc).

    Sempre fiz uso de café, e ainda o faço. Contudo, como trabalho com informática, parece que o tempo é um inimigo, ou um constante arguilhão na carne, os prazos vezes por outra estouram. Qdo acontecia, fazia uso de energéticos (já cheguei a tomar uma caixa de "boi vermelho" em 20dias), e balinhas de açucar (jujuba, bombons, caramelos, etc) para aumentar a concentração. Assim, alguma combinação saudável recomendável para tal?

    No aguardo, obrigado.

    ¹ps.: por causa da quantidade de dúvidas que percebi nos posts, muitas vezes relacionadas ao post, outras vezes não (como esta), pergunto: Dr Souto, nunca pensou em usar um recursos de fórum no seu site? Não ficaria mais fácil das pessoas se encontrarem e ajudarem? Daí, os posts seriam "apenas" posts, e as dúvidas no fórum.

    =)

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Dr. Eu to naquela situação: TOTALMENTE PERDIDA. São muitas informações e cada uma diferente da outra... Meu objetivo é ganhar massa magra, hipertrofia muscular, mas sem ganhar gordura no abdômen! Como eu devo proceder?! To tentando não comer carbo a partir das 18:00! Isso é o certo?! Me ajude! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  30. Low carb High fat + exercicio fisico eh uma das poucas formas que conheco de perder gordura E ganhar massa magra ao mesmo tempo.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    ResponderExcluir

  31. Confira o Tweet de @JornalOGlobo: https://twitter.com/JornalOGlobo/status/390549115098394624

    ResponderExcluir
  32. Compre o livro dieta TNT

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/10/2013 23:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  33. Dr. Souto, eu preciso tirar uma dúvida com o doutor.
    Eu uso insulina 0,6 de dosagem indicada pelo meu medico. E um mês e alguns dias eu perdi 10 quilos rapidamente. E travei não perdi mas e também não ganhei. Quando conheci a dieta low-carb eu quis fazer pra ver se mexe a balança. Bom sempre a partir de dois dias tenho perda de 800 gramas, e passando os dias perco rápidamente peso. Porém o máximo que fui de dias sem carbo 0 foi semanas de (experiencia) e depois volto a comer "quase normal" pois não como pão, nem arroz,feijão, trigo a tempo antes da dieta. E levo dias pra engordar o peso meio que estabiliza, mas quando e recomeço imediatamente perco peso. Mas a pergunta nisso tudo foi que o meu médico diz que somente o uso da insulina no meu caso já é o suficiente e que fazer low-carb pode ser "prejudicial" a saúde.
    O fato que somente com a insulina em dose 0,6 meu peso estabilizou e quando eu faço com a dieta emagreço. Amanhã minha dosagem vai pra 1,2. Meu medico explicou que a insulina faz com que desinflame as celulas. Não sei explicar direito mas tem video dele e tudo mas explicando. Qualquer coisa eu posto aqui.
    Dr. a minha dúvida é continuo com a insulina e a dieta que estão tenho resultados ou não? Estou perdida nesse assunto.
    E será que aumentando essa dosagem realmente vou ter algum resultado novamente?
    E ele me receitou também, wellbutrin e égide tbm.
    Preciso perder bastante peso, já que estou em obesidade grau 2.

    Aguardo, resposta.

    ResponderExcluir
  34. Isso só poderia ser tratado em uma consulta médica. Mas insulina não desinflama nada, e o certo é comprar um glucosímetro para acompanhar a Glicemia, uma forma de saber se ainda precisa usar insulina.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/10/2013 06:28, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Dr. Souto! O Senhor viu essa decisão aqui http://www.sbpc.org.br/upload/conteudo/Documento%20Laudo%20Assinado.pdf
    O que acha? Evoluímos, estagnamos ou regredimos?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Não mudou nada. Difícil piorar quando nunca melhorou.


    2013/10/17 Disqus

    ResponderExcluir
  37. Dr. Souto, qual a sua opinião sobre o leite de soja? Pode-se tomar whey com ele? Compromete na perda de peso?

    ResponderExcluir
  38. Nunca beba isso

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/10/2013 14:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  39. Dr. Souto, preciso de uma ajuda/conselho seu. Fui diagnosticada com hipotireoidismo em 2010 e fiz uso de medicamento por um tempo. Em 2011, tive meu filho e sei lá pq eu parei, por conta própria com o remédio (realmente não me lembro pq parei). Ano passado fui a um endócrino e através dos exames ele verificou que o TSH estava controlado e como naquela época eu ainda amamentava ele não via necessidade de medicação. Em junho desse ano fui procurar outro endócrino que logo de cara me passou sibutramina com xenical e nem exame pediu. Lógico, dei tchau e bença e não voltei mais nele. Mais um vez fui em busca de outro endócrino, fiz os exames e hj levei o resultado: TSH = 7,86. A normalidade é entre 0,5 e 5,0, ou seja, está desregulada. A Dra que fui hj me disse que só começa a tratar hipo quando está acima de 10! É isso mesmo? Tem que esperar ficar pior do que já está? Quando eu descobri a hipo estava um pouco mais de 6 e fui medicada! Minha dúvida agora é se realmente não devo tomar medicamento algum, se devo procurar mais um médico... Ah, a dietinha básica da médica, são daquelas já prontas, o que detesto e cheia de coisinhas que são abomináveis. Lógico, que não vou seguí-la. Vou colocá-la abaixo para o senhor ver como são os médicos pelos quais, infelizmente, temos que nos submeter. E uma uma "dica" da médica: evitar gorduras! Sem comentários...

    Se o senhor puder, me dê uma luz! Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Desculpe, não consegui colocar o cardápio, segue agora.
    Fabiane

    ResponderExcluir
  41. Gente, que cardápio é esse? E a margarina? Não precisa ser nenhum gênio pra saber que é maléfica... Uma vez fui a uma endócrino que me passou um desses prontos também, e eu nunca segui, porque era muito pior do que a alimentação que eu levava. Guardo até hoje, de "recordação" (e nunca mais voltei nela).

    ResponderExcluir
  42. Eu creio que por uma questão ética, sem nenhum juízo de valor, esse cardápio com a referência da médica que prescreveu e sem a autorização para publicação dela será removido do post.
    Seria melhor você editar (basta dobrar a parte de cima e a de baixo da folha) o mesmo antes de digitalizar para postar aqui.


    _____
    42

    ResponderExcluir
  43. A remoção do trigo da dieta muda muito a sua concentração, a sua disposição e o seu foco nas coisas - leia Barriga de Trigo, do Dr. William Davis. Para um número menor de pessoas, que são intolerantes aos derivados de leite, a remoção concomitante destes pode produzir o mesmo efeito.

    Conforme cada um, pode levar algum tempo para o organismo se adaptar.

    Como você não mencionou se sua alimentação é LCHF e, considerando o exposto acima, talvez a necessidade de energéticos seja nula após a adaptação. Se já faz alimentação LCHF e já está adaptado, aí creio que só o Dr. Souto para lhe responder.

    _____
    42

    ResponderExcluir
  44. Poste a imagem sem o nome da medica etc, pra nao dar problemas

    ResponderExcluir
  45. Dr., existe alguma diferença entre colesterol dos adultos e de crianças de até 2 anos de idade? ou a regra é a mesma para ambos?

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Andre


    Então, estou há quase 1mes fazendo LCHF, com meta de consumo de de carbos ao máximo de 80g por dia. Estou conseguindo... as vezes chego perto deste valor qto como como abacate.


    Estou me adaptando bem com lowcarb, perdi quase 4kg em 1mes. Se é pouco ou muito, não sei. Mas, pra mim, é satisfatório, por estar emagrecendo sem passar fome.


    Contudo, venho percebendo um pequeno déficit de atenção e falta de concentração. "Talvez" seja principalmente devido à diminuição de açúcar (uma vez que fazia ingestão de energeticos e balas para ajudar). Como não sou da área de saúde, coloco o talvez entre aspas.


    Talvez (de novo) eu não esteja tão adaptado qto esperaria ou deveria. Vejamos pra frente...


    De qualquer forma, obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Procure outro. Há quem considere que precisa tratar acima de 3. maioria acima de 5. 10?? Muito alto.


    Em 17 de outubro de 2013 14:59, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  48. Em crianças, o colesterol é mais necessário ainda do que em adultos para manter a saúde. Necessário para o cérebro em formação.


    2013/10/17 Disqus

    ResponderExcluir
  49. André K, não havia me tocado nesse detalhe. Obrigada por ter apagado! Abaixo, coloco novamente sem os nomes.
    Fabiane

    ResponderExcluir
  50. Olá Berg,

    Eu estou há 70 dias e ainda sinto mudanças! Acho que quase um mês ainda pode ser pouco, tenha um pouco mais de paciência. Tem o lance dos derivados de leite também, talvez você seja sensível a isso. É tudo questão de experimentar, observar e ter paciência.

    Outras coisas interferem nisso também como sono e exercícios. Você tem dormido o suficiente? Eu ainda estou me adaptado nisso, tinha o hábito de dormir uma média de 5 horas por noite, e está difícil de mudar. Mas percebi que nos dias que consegui dormir um pouco mais houve reflexos positivos (perda) na balança em seguida, ou seja, realmente faz diferença.

    Quanto aos exercícios, recomecei recentemente e ainda estou no início, apenas caminhando. Também notei melhoras! E, sem a "musculação" ainda.

    Somos ansiosos e queremos resultados rápidos mas, a realidade e a natureza não seguem nossos desejos.



    Um abraço e boa sorte.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  51. olá Dr Souto gostaria de te fazer uma pergunta agora fugindo um pouco das dicas de dietas low carb.Após você ter se formado em medicina tendo adquirido todos os conhecimentos relativos, dentro dos seus limites, sobre a nutrição e estando apto para atuar na área em que você formou -mesmo não sendo nutricionista- é permitido ou digamos, está divulgando esses novos conhecimentos relativos a nutrição, contradizendo tudo aquilo que lhe foi ensinado na faculdade, não estaria possivelmente ferindo aqueles velhos ensinamentos adquiridos na própria faculdade. Na verdade o ponto em que quero chegar é; você se formou em uma determinada profissão adquirindo todo o conhecimento (mesmo ele sendo equivocado ou não, como já vimos referente a nutrição) e de repente entrar em contato com novos conhecimentos realmente fundados em pesquisas confiáveis -randomizadas- e passar a divulgá-las contrariando boa parte do que foi lhe ensinado.Não existe algo que possa lhe prejudicar como médico, pois se você conversar com um nutricionista ou um próprio médico digamos convencional ele praticamente vai achar loucura se você falar sobre tudo que você descobriu ,através de pesquisas, sobre a nutrição que deveria ser divulgada amplamente pela população.
    Pretendo cursar a faculdade de ED Física e depois nutrição e agora sabendo a verdade sobre a nutrição vai ser difícil ouvir tudo o que usualmente é ensinado sobre isso e não pensar sobre os erros que estão sendo repassados para nós, mas eu não posso simplesmente levantar e dizer : Ei eu não concordo com tudo isso, aprendi a verdade sobre o que deveria ser uma alimentação natural para os seres humanos e posso lhe provar através de estudos randomizados! Seria loucura, queria poder saber como eu deveria absorver esses ´´conhecimentos´´ sem estar com aqueles pensamentos (isso não deveria ser ensinado assim.)
    Desculpa pelo texto longo mas me surgiu essa grande curiosidade

    ResponderExcluir
  52. Fabiane,


    Eu não sou moderador, não fui eu que excluí a sua postagem, apenas lhe alertei que era muito provável que isso ocorresse.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  53. Maravilhado com os efeitos positivíssimos da dieta LCHF, tentei esclarecer alguns amigos OBESOS OU COM SOBREPESO a tentarem também. Não obtive sucesso. Uns não acreditam, outros tem medo de mudar. Tem os preguiçosos, para os quais continuar se envenenando é "mais prático", segundo eles. O outro grupo que recusou a tentar foi o que já apresenta problemas de saúde e segue dietas "tradicionais", comendo seu pãozinho e outros carboidratos, se empanturrando de doces, enquanto se entopem de remédios (para hipertensão, colesterol e etc.) além de se matarem em academias que de nada adiantam. Esse grupo de teimosos é o mais perigoso, pois mesmo vendo que CONTINUAM GORDOS, DOENTES E GASTANDO COM MEDICAMENTOS, insistem em dizer que o errado sou eu que pratico uma dieta estranha. Mesmo eu estando MAGRO, DISPOSTO, NÃO TOMO NEM ASPIRINA , DURMO BEM, ETC.



    Pelo jeito, será mais fácil convencer as caixas do supermercado onde compro. Elas já estão super curiosas em como estou magro comendo gordura. Como sou amigo delas, uma chegou a me perguntar se aquilo tudo era para mim. Eu disse que sim. Ela achou que eu estava brincando. "Onde já se viu carne moída de segunda emagrecer?" "E onde estava os carboidratos que nunca mais eu comprara?" ( eu me entupia de arroz integral). Chamei O fiscal do caixa que é amigO particular e elE confirmou que eu moro sozinho. Portanto, aquela gordura toda era para mim mesmo. A moça ficou abismada. Já é um começo.



    Mesmo sem querer converter estranhos, parece que são esses os mais abertos à mudanças. Os menos chegados.



    Quanto a meus amigos, sinto muito. Escolheram seguir gordos, doentes e gastando muita grana com nutricionistas, endocrinologistas e academias. Tudo sem resultado, emagrecem um pouco e voltam a engordar. Chegaram a dizer que eu também já acreditei na pirâmide tradicional e não posso criticá-los agora. Isso tudo enquanto eu me exibia sarado em uma festa e eles vestiam preto pra DISFARÇAR as rodas de trator. E nunca um velho ditado foi tão verdadeiro: O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER.


    Os mesmos culpados por me fazerem acreditar durante anos na má alimentação são os mesmos responsáveis por manter muita gente gorda, doente, teimosa e cética. Não saberia dizer o nome de cada um deles.



    Mas o nome de quem me salvou AGORA eu sei na ponta da língua: JOSÉ CARLOS SOUTO, o dono desse blog.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia Dr.
    Gostaria de fazer uma pergunta. emagreci 10 kg com reeducação alimentar convencional mas venho sentindo mt fome e quero tentar fazer essa dieta para manter meu peso, mas tenho uma dúvida. Se por acaso eu quiser voltar para a dieta convencional os efeitos serão o mesmo ao voltar ingerir carboidrato como fonte de energia?

    ResponderExcluir
  55. Fumava e tinha falta de ar; parei de fumar e melhorei. Se voltar a fumar, terei falta de ar novamente? Sim.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 30/10/2013 10:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  56. O que eu quis dizer Dr. é que eu segurando a boca eu consigo manter meu peso numa boa. mas tenho sentido mta fome. entao quero tenta essa dieta pra ver se me livro da fome. a minha pergunta é: se eu voltar para a alimentação que atualmente tenho eu ainda sim conseguirei manter meu peso mesmo sentindo fome ou se após uma mudança na fonte de energia não seria mais possível isso?

    ResponderExcluir
  57. Sempre será possível manter o peso comendo carboidratos e passando fome.
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 30/10/2013 10:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  58. É duro ter de responder o que as pessoas não querem ouvir.


    Parece o Windows: Você tem certeza de que quer apagar esse arquivo? ... Mesmo?


    ______
    42

    ResponderExcluir
  59. Adorei seu comentário, André. :) Penso que o dr Souto tem uma santa paciência, e é sempre super educado e diplomático (e tem umas tiradas que às vezes me fazem gargalhar, de tão óbvias e inteligentes que são, mas as pessoas não percebem).

    ResponderExcluir
  60. É de admirar, realmente. Tenho muito respeito e admiração por isso também.
    A minha paciência não chegaria a tanto.
    ______
    42

    ResponderExcluir