quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Blogs, muitos blogs!

Quando eu comecei, não havia quase nada em Português. O que havia era basicamente blogs de receitas Atkins, nem sempre compatíveis com os princípios de uma dieta Low Carb Páleo (por conter glúten e óleos de sementes, por exemplo).

Puxa, como as coisas mudaram! A cada semana surge um novo blog ou um novo site que aborda diferentes facetas desse estilo de vida. Quem sabe, finalmente, o Brasil esteja vendo surgir o fenômeno do crescimento de popularidade desta abordagem que começou há 10 anos nos EUA?

Meu objetivo é divulgar este tópico, com o maior embasamento científico possível. Mais importante do que EU ter algumas centenas de milhares de acessos por mês, é que o CONJUNTO dos sites e blogues em português possa ter milhões de acessos mensais - ganhando um porte que não possa ser ignorado pela mídia e, quem sabe um dia, pelas diretrizes oficiais (sonhar não paga imposto).


  • Primal Brasil

http://primalbrasil.com.br/
Site sensacional. Meu preferido em português. É, no Brasil, o que o blog do Mark Sisson é nos EUA. Sinceramente, é melhor do que o meu. Você não conhece ainda? Está esperando o quê?? Os autores são a Bruna e o Caio. E o Caio, é bom lembrar, é o autor no único livro páleo nacional (clique aqui para ler minha postagem sobre o livro):


  • Blog/Site Nutrição do Futuro
http://nutricaodofuturo.wordpress.com/
Um blog muito bem escrito, e que vai fazer você pensar.

  • Blog/Site Fat New World
http://www.fat-new-world.com/
Excelente site, diretamente de Portugal, por Sérgio Veloso, um autor com sólida formação científica - vale muito a pena conferir!

  • Blog/site do Dr. Patrick Rocha
http://drrocha.com.br/blog/
O Dr. Patrick atua em Jericoacoara e Fortaleza, e faz um belo trabalho por lá. Excelente conteúdo.

  • Blog Paleodiário
http://paleodiario.blogspot.com.br/
O excelente Hilton Souza traduz para o Português vários artigos interessantes, e o faz com muita rapidez e competência. Não deixe de ler especialmente os artigos traduzidos do http://www.marksdailyapple.com/


  • Site Emagrecerdevez.com
http://emagrecerdevez.com/
Grandes incentivadores do low carb, o Rodrigo Polesso e o Geosh fazem um excelente trabalho ao manter um site bastante profissional, com um fórum para seus leitores. Já gravei alguns podcasts a convite dessa dupla - uma experiência bem interessante. Ah, sim, e tem o Livro eletrônico do Rodrigo, disponível por lá. Quase todos os dias recebo novos leitores no meu blog, que me descobriram através do emagrecerdevez.

  • Blogs de corredores low carb
Não adianta muito perguntar para mim como se preparar para uma meia-maratona low carb - pergunte para que faz isso na prática:



O blog do professor Adolfo Neto é um MUST para quem se interessa por corrida no contexto low carb. E o Adolfo está sempre presente nas redes sociais - grande fonte de informação para vocês, corredores, que não encontram apoio nos profissionais de saúde da antiga escola (gel de açúcar, etc).
O Carlinhos, educador físico e corredor aqui de Porto Alegre, é o autor do blog acima - gente boa, com quem já tive a oportunidade de saborear um churrasco. Sabe muito sobre low carb e corrida, além de escrever bons textos sobre dieta-esporte-evolução.

Blog de corrida low carb do Augusto Verrengia, o famoso corredor retratado na reportagem da revista Runners sobre dieta low carb páleo para corredores. Está recém começando, e já está ótimo.


  • Blog da Cláudia Vilaça
http://claudiafitblog.blogspot.com.br/
Fisiculturista brasileira de 51 anos (acreditem), que obteve os resultados que vocês vêem nas fotos sem NADA de carboidrato - em dieta totalmente cetogênica. Cada vez que eu digo aqui no blog que um pouco de carboidrato no pós-treino pode ajudar a ganhar músculos, lembro da Cláudia como exemplo vivo de que isso até pode ser verdade, mas não é essencial.


  • Blog/site Mais Gordura, Menos Carboidratos
http://maisgorduramenoscarboidratos.com/
Escrito por uma sueca que mora no Brasil desde 2006, o nome do blog já diz tudo, não é mesmo! Grande quantidade de receitas - e todas as que eu olhei são compatíveis com o que apregoamos aqui. E o VISUAL das receitas é ALGO.


  • Nutri das Panelas
http://nutridaspanelas.blogspot.com.br/
Blog de receitas da Polyana Freitas. Mando todos meus pacientes para ela - preciso dizer mais?


Há outros blogs (ver na coluna da direita, ao lado), e todos os dias surgem mais. Vamos prestigiar o belo trabalho destes dedicados colegas que ajudam a divulgar estas informações em Português. Nosso mercado editorial continua sendo um deserto (com algumas poucas exceções, como essa, essa e essa), mas nossa blogosfera está viva, brilhante e efervescente.

58 comentários:

  1. Obrigada pela parte que me toca, Doutor! Agradeço também pela indicação dos outros blogs, não passa um dia sem que eu aprenda com a leitura dos inúmeros blogs e sites sobre nutrição, experiências e resultados incríveis, principalmente quando se trata de derrubar mitos e as "lições" que crescemos ouvindo como se fossem leis e dogmas religiosos (entre as quais, a necessidade absoluta de carboidratos para pensar, ter forças para levantar da cama todas as manhãs e ainda levantar uns pesos na academia).

    Hipertrofia ou ganho de massa muscular sem aumento de gordura é impossível, dizem os gurus, os entendidos, os leigos, a vizinha, a sogra, ou seja, todo mundo!

    Perder gordura e manter - ou melhor ainda, aumentar - a massa magra é inconcebível, papo de gente louca ou que funciona à base de esteróides e hormônios de tudo quanto é tipo.

    O Doutor Souto, eu e mais uma legião de pessoas pelo globo sabemos que é possível, e até mais fácil que os meios tradicionais.

    No nosso mundo NÃO EXISTE FOME NEM FALTA DE ENERGIA, ninguém precisa de termogênicos para "dar um gás" no treino nem de remédios para conter a vontade de comer doce.

    Ah, Doutor, deixe-me contar a novidade: em dieta paleo 100% natural e de baixíssimo carboidrato acabo de trazer para o Brasil mais dois títulos internacionais conquistados na World Cup 2013 e no Natural Olympia, campeonatos disputados nos EUA agora em novembro. Em setembro, já havia vencido o Forever Natural, em Las Vegas, e peguei segundo lugar no International Flex Appeal.

    Vale ressaltar que nos EUA os dias que antecedem a competição são muito mais simples para um atleta visitante low-carb; basta se esbaldar nas comidas orgânicas e fresquinhas da rede de supermercados Whole Foods - óleo de coco, manteiga orgânica, carne e frango, água alcalina -, uma beleza! Enquanto isso, os outros atletas que costumam fazer o carb-up ficam chorando a dificuldade de preparar arroz, macarrão ou cozinhar batatas.

    Abraço!
    http://claudiafitblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!!


    Em 13 de novembro de 2013 20:35, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Doutor!


    O senhor já esteve em uma dessas lojas Whole Foods nos EUA? Paraíso paleo, alimentos sem agrotóxicos, antibióticos, hormônios, trans ou geneticamente modificados, em embalagens ecofriendly e seguras (os plásticos, principalmente).


    Frutas, vegetais, carnes, nuts, cereais (para a turma do high-carb) frescos ou preparados no dia, pratos e ingredientes para saladas e sanduíches com ou sem sal, assados, cozidos, etc, ao gosto do freguês. Fora cosméticos, azeites, bebidas... Tem até ração orgânica, pena que os meus gatos têm de comer ração com soja e milho por aqui ;-)

    ResponderExcluir
  4. Não, mas ouço falar nisso o tempo todo nos podcasts que escuto!


    Em 13 de novembro de 2013 21:03, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  5. Tomara q a cada dia espalhe mais! Nem q tenhamos q vencer pela insistência! (já q as evidências ñ bastam e são até ignoradas...)

    ResponderExcluir
  6. Primal Brasil, ótimo blog, muito bem mesmo. Gosto é uma coisa pessoal, mas, dito isso,
    "Sinceramente, é melhor do que o meu."!?
    NO WAY!
    ______
    42

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Dr. e aos leitores que estão sempre em busca da melhor informação!

    ResponderExcluir
  8. Excelente divulgação, parabéns Dr. Souto!

    ResponderExcluir
  9. Olá Dr, realmente a informação está se espalhando e isso é excelente, inclusive tenho visto alusão à restrição de carboidratos em revistas mainstream, mas quase sempre também low fat. Perdi 30 quilos e agora estou mantendo há oito meses. Também tenho um site sobre alimentação low carb, visite o www.vidalowcarb.com.br

    ResponderExcluir
  10. Importância sem igual a sua, Doutor - além de traduzir textos e vídeos super relevantes, para quem quer seguir este estilo de vida, está sempre "catalogando" as informações; nos ajudando a seguir no caminho das pedras sem tantos atropelos. Grata sempre pela ajuda!

    ResponderExcluir
  11. Claudia, não sei se conhece esta ração ou mesmo se ela é tão boa quanto diz (foi dica de uma leitora daqui):
    http://www.farmina.com/?q=pt-br/content/line/natural-delicious-feline

    ResponderExcluir
  12. Muito legal! Que bom ver o conteúdo lowcarb e/ou paleo crescendo aqui no Brasil. E aqui no blog mesmo, me espanto pelos acessos crescendo exponencialmente! hahahah :)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Doutor...estou viciada no seu blog e no Primal Brasil. Estou seguindo a dieta e as mudanças já são visíveis.Gostaria de esclarecer uma dúvida: comer chocolate branco não pode na dieta?

    ResponderExcluir
  14. Chocolate branco não é chocolate, é leite com muito açúcar aromatizado com manteiga de cacau. É um doce.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/11/2013 02:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  15. E pensar que menos de 1 ano atrás, eu tinha certeza que comer carne demais me mataria cedo, e que balanço calórico era a chave para emagrecer... A informação de qualidade nos faz livres, ao menos para poder escolher com clareza!


    "A verdade é o que assombra. O descaso é o que condena. A estupidez é o que destrói." (Renato Russo)

    ResponderExcluir
  16. Faltou mencionar o Adolfo Neto!

    ResponderExcluir
  17. PUTZ - vou corrigir!!!!


    2013/11/14 Disqus

    ResponderExcluir
  18. Blog do Adolfo Neto:
    http://professoradolfo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Prezado Dr. Souto, gostaria de lhe convidar para o fórum que abri sobre o assunto:


    www.forumpaleo.com.br


    Se puder colocar no post e nos sites indicados ao lado, agradeço. Pretendo colocar vosso blog e os outros como indicados, assim que eu aprender como criar uma barra lateral no site, já que informática não é minha área.


    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Oi.
    Gostaria de agradecer sua ajuda.
    Um mês atrás pedi sua opinião, porque sou vegetariana e estava interessada na dieta primal.
    Você foi muito atencioso e me deu sua visão do que poderia ser feito.
    O melhor de tudo é que emagreci 7 quilos.
    Ainda falta muita coisa, mas adorei ter me encontrado na alimentação, finalmente.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Tomei a liberdade de fazer um comentário no meu blog, sobre sua ajuda.hehehe

    http://emagrecimentomy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Renata Ponciano Gomes Chaves14 de novembro de 2013 13:25

    Olá dr Souto. Há algum tempo conheço a Paleo, e tenho diminuido a quantidade de carbos. Não emagreci, o que perdi recuperei. Desisti. Mas a logica científica da proposta me deixou encucada. Voltei a estudar, li o Why we get fat, reli o site e vi que não estava tão paleo qto pensava. Principalmente por ingerir pouca gordura. Apesar disso já estava ingerindo sempre menos de 100g de carb. Decidi recomeçar, ingerindo mais gordura e diminuindo os carbs (paleo) para 20g em 12/11. Acordei muito fraca e trêmula e então dia 13/11 subi pra 30g, buscando menos desconforto. Hoje 14/11 acordei com o mesmo desconforto. Tomei um smoothie (do site "mais gorduras, menos carbs") de frutas vermelhas com creme de leite. Tive muito enjoo, calafrios e cheguei a vomitar. O que pode estar errado? O que posso fazer pra sentir menos desconforto? (Já perdi meio quilo, apesar disso ;))
    Desculpe o específico da msg, mas não tenho como me consultar com vc e em BH não encontro profissionais paleo...
    Att e parabéns novamente pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  23. FEITO


    2013/11/14 Disqus

    ResponderExcluir
  24. Que legal!!! Vou fazer uma postagem só para vegetarianos em BREVE


    Em 14 de novembro de 2013 11:26, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  25. Renata - procura na internet "Atkins flu". Isso vai passar, mas vc precisa consumir mais SAL e mais água. Faz uma sopa bem salgada, e me conta depois se não melhorou, ok? A boa notícia é que isso passa em poucos dias, quando seu metabolismo deixa de ser um queimador de açúcar e passa a ser um queimador de gordura.


    Em 14 de novembro de 2013 13:25, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Já estavam quase todos nos meus favoritos - e os que não estavam, agora estão!
    Mas, nunca é demais lembrar que "eu vi aqui primeiro"!!!!
    Obrigada, Dr. Souto, seu trabalho e, principalmente, a forma como você o abraçou, não tem precedentes...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Fatima Aparecida Rocha Guimara14 de novembro de 2013 19:41

    Se Deus quiser, ...logo logo vamos ter mais noticias sobre dieta páleo nas bancas de revistas...
    Isso vai ajudar também as classes mais baixas que não têm tanto acesso à internet a pensar melhor sobre alimentação...
    Na corrente por um Brasil saudável...rsrsr..

    ResponderExcluir
  28. Fatima Aparecida Rocha Guimara14 de novembro de 2013 19:44

    Hilton a exatamente um anos atras eu estava apavorada com as gorduras que o Dr. Souto mandou eu comer..rsrsrsrs...
    Hoje só agradeço a ele todos os dias...

    ResponderExcluir
  29. Fatima Aparecida Rocha Guimara14 de novembro de 2013 19:44

    Clarissa...eu também "Vi aqui primeiro"...uhauhauhau

    ResponderExcluir
  30. Fatima Aparecida Rocha Guimara14 de novembro de 2013 19:46

    Sua pressão tende a baixar porque a dieta é diurética...mas isso passa rapidinho, daqui uns dias voce vai estar super bem....

    ResponderExcluir
  31. Fatima Aparecida Rocha Guimara14 de novembro de 2013 19:49

    Magali, se a vontade de chocolate for muito grande, faça uma receitinha bem gostosa.
    02 colhres de manteiga, 02 colheres de oleo de coco, adoçante (sucralose) e 02 colheres de cacau em pó.
    Leve tudo ao fogo ou microondas somente para aquecer e misturar.
    Coloque em forminhas de gelo e leve gelar.
    Se quiser coloque coco ralado ou castanhas trituradas.
    Fica uma delicia...e não engorda..rsrsr

    ResponderExcluir
  32. Renata Ponciano Gomes Chaves14 de novembro de 2013 20:01

    A sopinha resolveu demais !Pesquisei sobre a Atkins flu e é exatamente o que estou sentindo. Recomendam sal, hidratação e "caldo de galinha". Já estou beeeem melhor. Gente este site é vida e Dr Souto é o blogueiro mais atencioso e generoso que conheço! Depois conto da ceto adaptacao. ;)

    ResponderExcluir
  33. Em um dos grupos do facebook, apareceu um post falando que Chimarrão tinha muito carbo. Pesquisei e fiquei sem saber se eram por causa de adicao de acucar, mas pelo visto o pessoal do sul toma chimarrão sem acucar. Poderiam me esclarecer??

    ResponderExcluir
  34. Chimarrão com açúcar é frescura e engorda. Chimarrão sem açúcar é coisa de macho e emagrece.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/11/2013 16:02, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  35. Olá Dr Souto!
    Quero agradecê-lo por ter me incluído na sua lista e dizer que conte comigo nesta jornada!
    :)

    ResponderExcluir
  36. Imagina, eu que agradeço!


    2013/11/16 Disqus

    ResponderExcluir
  37. obrigada! Sem chocolate branco então!

    ResponderExcluir
  38. Obrigada! Parece delicioso...vou testar depois te conto!

    ResponderExcluir
  39. Tenho outra dúvida : tomar Goji berry é bom para emagrecer mais rápido? Tem um com picolinato de cromo...

    ResponderExcluir
  40. Tenho outra dúvida: tomar goji berry emagrece mais rápido? Tem um com picolinato de cromo...

    ResponderExcluir
  41. Olá Magali.


    Nada que vc coma pode acelerar a perda de gordura. Agora, se vc capricha nas boas gorduras (óleo de coco, manteiga, banha, azeite) elas saciam, te deixam sem fome e a insulina baixa o que vai promover a queima dos estoques de gordura.

    ResponderExcluir
  42. Eu gosto muito desse autor, e especialmente do livro. Apenas acho q as pessoas precisam restringir mais os carbs até perder o peso.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/11/2013 09:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  43. Estou perdendo peso mesmo comendo arroz, feijão, farofa, tubérculos, castanhas e frutas com bx frutose, pois cortei massas, leite, açúcar e frutas muito doces... isso não é páleo.... mas é comida de verdade? ou seja, faz mal? as crianças podem comer assim?

    ResponderExcluir
  44. Se está dando certo, por favor continue. Isso aqui não é religião ;-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/11/2013 09:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  45. muito obrigado. É que, nós leigos no assunto, não sabemos o que há por trás dos alimentos. Por exemplo, o trigo e a frutose, pra mim eram coisas inofensivas, e até saudáveis, por isso tenho dúvida sobre tudo o que estou ingerindo... cada um diz uma coisa e muitas vezes os profissionais da área nos confundem cada vez mais. Obrigado mais uma vez e Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  46. Poxa vida responda a Marília Dr. Souto, o que será q acontece? Até eu desanimei com a história dela

    ResponderExcluir
  47. http://paleodiario.blogspot.com.br/2013/10/17-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html

    http://paleodiario.blogspot.com.br/2013/10/mais-9-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html

    ResponderExcluir
  48. Na embalagem da Canarias (erva padrão uruguayo PU-1 pura folha bem torrada), tem a informação que 100g de erva em infusão com 1L de água contém 20g de carboidratos. Nosso mate geralmente vai bem menos que 100g na cuia e nem toda erva é molhada, ou seja, só um superviciado em mate vai conseguir consumir 20g carbo da erva. Infelizmente a erva padrão nacional (com palito e verde) não tem tabela nutricional.

    ResponderExcluir
  49. Provavelmente tudo fibra. É um chá. É zero net carbs.


    Em 29 de junho de 2014 18:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Eu acho no meu achismo que é celulose...

    ResponderExcluir
  51. Nao encontrei no blog, a fruta goji berry é lowcarb? ajuda a emagrecer?

    ResponderExcluir
  52. Não tem no blog porque acho frescura. NADA caro e exótico ajuda a emagrecer. O que ajuda a emagrecer é ler o blog (para entender que o que importa são os efeitos da coisa na insulina) e comer um pratão de salada com azeite de oliva, queijo ralado e vinagre balsâmico, seguido de bife acebolado com ovo e couve refogada com bacon, não comer trigo, açúcar, e outros carboidratos do gênero.

    Sent from mobile phone
    Em 07/07/2014 07:38, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  53. Muito obrigada por responder tão rápido Dr. Souto, estão fazendo tanta publicidade dessa frutinha por isso perguntei.

    ResponderExcluir
  54. De uma forma geral, desconfie da publicidade. Nunca vi propaganda de brócolis.


    Em 7 de julho de 2014 11:05, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir