segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Novos blogs

Com muita satisfação, divulgo mais dois novos blogs:

1) Ciência da Nutrição (cienciadanutricao.blogspot.com.br/)
Escrito pelo nutricionista João Gabriel Marques, é um blog dedicado à Nutrição Baseada em Evidências. Altíssimo nível científico. Não deixem de ler!

2) Fitness By Nutrition (www.fitnessbynutrition.com.br), escrito pela Rafaela Peter, Health Coach brasileira que reside nos EUA. O blog tem receitas e tradução de artigos para o português. Confira.

97 comentários:

  1. Ótimas dicas Dr. Souto! Muito bom ter mais gente falando sobre o assunto, principalmente os profissionais da área... Eu não sou profissional de saúde, mas fiz um blog pra falar da minha experiência de perda de mais de 20kg depois de anos de insucesso e também para tentar passar de uma forma fácil e simplificada esse estilo de alimentação para maior quantidade possível de pessoas. Tento utilizar uma linguagem bem fácil e elementos visualmente agradáveis para chamar atenção das pessoas que muitas vezes tem certo preconceito se forem apresentadas diretamente a dieta como sendo dos "homens das cavernas". Aproveito pra divulgar meu blog aqui e dizer que uma das maiores fontes de inspiração para dar inicio ao projeto com certeza foram os excelentes artigos aqui apresentados... Embora comente pouco por aqui sou fã de carteirinha do blog! heheh

    Segue o link do meu site: http://obesoemagrece.com/

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Tognola Montes de Oca18 de fevereiro de 2014 07:18

    Ótimas dicas!


    Enquanto isso tem gente praticamente se matando pra perder uns quilos.


    http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/02/mulher-toma-shake-por-8-meses-e-perde-movimento-das-pernas-no-es.html



    Se soubessem como pode ser simples e pouco sacrificante ir para o peso ideal!


    1 mês de LCHF e 7 kg a menos!


    Obrigado Dr. Souto!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, ótima citação! Pensei a mesma coisa quando li a matéria sobre essa pobre moça...

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas dicas, Dr. Souto! Acompanho seu site diariamente e só tenho elogios à forma como você demonstra e comprova teorias.


    Tenho seguido há cerca de um ano muitos preceitos da Dieta Primal e são notáveis as melhorias de saúde pelas quais tenho passado. Isto sem contar a questão estética, com 8kg perdidos. Nunca achei que fosse ser tão fácil abandonar paixões antigas como pão e massas e abraçar com vontade verduras e legumes, que vieram em conjunto com muita carne e ovos!


    Agora meu objetivo é convencer familiares e amigos a seguir este caminho que tão bem tem me feito. Uma irmã já foi convertida e a outra está em processo. Até meus pais reduziram fortemente o consumo de trigo, doces e processados...

    ResponderExcluir
  5. Blogs devidamente incluídos no meu Feedly. Obrigado Dr. Souto!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, ótimas dicas Dr. Souto!!

    ResponderExcluir
  7. Blog fantástico. Já beneficiou e com verdade científica (o que é mais importante) muitíssimas pessoas em suas lutas contra a obesidade e a favor da saúde. Porém acredito que também mereça atenção aqueles que que aumentar o peso (em massa magra é claro!). Acho que assim seria mais um passo importante nos nossos objetivos, pois demorei a me interessar por esse estilo justamente por achar que sua única fosse função fosse a redução do peso corporal. Desde já grato a atenção dada. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Dr. Souto, existe alguma cientificidade na informação de que a batata doce reduziria/controlaria os níveis de glicose? Não vejo nexo nisso, afinal de contas é carboidrato. Por isso gostaria da sua opinião ou indicação de algum estudo que indique ou negue tal afirmação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Aumenta a glicose, e não é pouco. Basta olhar o índice glicêmico dela. Aliás, basta testar em si mesmo com um glucosímetro (minha glicemia foi de 85 para 160 em 60 minutos após 300g de batata doce pura em jejum). Se eu fosse diabético, teria ido a uns 300 ou mais. Mandar diabético comer batata doce é uma péssima ideia, ao menos até que ele tenha normalizado após um período de LCHF

    Agora, isso MUDA se for com bastante gordura junto, por exemplo, ou se for com amido resistente junto.

    2014-02-18 14:13 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  10. Agradeço pela pronta atenção.

    ResponderExcluir
  11. Dr. Souto. uma sugestão de post: densidade de nutrientes dos alimentos.
    É falado aqui e ali em alguns posts em blogs brasileiros, mas nenhuma explicação mais "densa" (trocadilho brabo). Que tal?

    ResponderExcluir
  12. Alguém quer legendar? http://www.youtube.com/watch?v=HwbY12qZcF4

    2014-02-18 15:20 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  13. Vocês já leram o que contém as rações de cães e gatos? É de cair o queixo e explica porque vemos tanto gato e cachorro gordo por aí.

    Ração de gato, marca famosa: "Farinha de carne e ossos, farinha de subprodutos de frango, glúten de
    milho, quirera de arroz, milho integral moído, gordura de frango,
    gordura bovina, farinha de trigo, taurina, metionina, palatabilizante,
    vitaminas ( A, B1, B2, B6, B12, D3, E, K3, ácido fólico, niacina,
    biotina, cloreto de colina, ácido pantotênico), minerais (cloreto de
    sódio (sal comum), cloreto de potássio, óxido de zinco), antioxidante,
    corantes"

    Ração de cão, marca famosa:" Farinha de Carne e Ossos, Farinha de Subprodutos de Frango, Milho
    Integral Moído*, Quirera de Arroz, Glúten de Milho*, Gordura Animal,
    Farelo de Trigo, Farelo de Milho*, Cenoura, Espinafre, Palatabilizante,
    Vitaminas (A, D, E, B1, B2, B6, B12, Cloreto de Colina, Biotina, Ácido
    Fólico, Ácido Pantotênico, Niacina), Minerais (Iodato de Cálcio, Sulfato
    de Cobre, Sulfato de Ferro, Cloreto de Sódio (sal comum), Óxido de
    Zinco, Cloreto de Potássio, Selênio), Antioxidante, Corantes.

    Eventual substitutivo: sorgo integral moído. "

    Vocês conseguem imaginar um lobo na floresta comendo espinafre? E uma onça comendo milho?

    ResponderExcluir
  14. Ou uma pessoa comendo trigo?

    Em 18/02/14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  15. Dr. Souto, até o Dr. Oz se rendeu! A noticia está na capa da Examiner e nas chamadas do site do Dr. Oz. Será que agora vai???
    http://www.doctoroz.com/episode/your-personal-paleo-code-diet-lose-weight-and-get-healthy-life?video_id=3217269778001

    ResponderExcluir
  16. Acho que meu comentario anterior foi apagado por ter um link... a ferramenta do blogger deve ter um bloqueio? Enfim... Vim feliz divulgar que até o Dr. Oz se rendeu a dieta paleo! Está na capa da Examiner e no site do proprio Dr.Oz, episodio do dia 17/02. Ele fala que é umas das dietas mais eficientes e rapidas para a perda de peso. Sera que agora vai? Saimos do status "modinha" e seremos levados a serio?

    ResponderExcluir
  17. É, eu vi EURO:-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 18/02/2014 21:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  18. Perfeita colocação haha

    ResponderExcluir
  19. Bom dia !

    Patricia e Dr. Souto!

    Dá uma olhada na pagina do G1

    http://epoca.globo.com/vida/vida-util/saude-e-bem-estar/noticia/2014/02/bdieta-paleoliticab-volta-aos-alimentos-do-homem-das-cavernas.html

    ResponderExcluir
  20. Bom saber que saiu na íntegra!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/02/2014 08:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  21. mais aquele papo que o atkins morreu de infarto em 2002.

    ResponderExcluir
  22. e pediram opinião do sempre presente Márcio Atala...que no programa bota a galera pra passar fome por três meses e mantém o corpo de todos sob estresse pela prática de diversos esportes distintos...todos emagrecem...depois engordam, claro...

    ResponderExcluir
  23. Dr. Souto, se puder me esclarecer, existe algum fundamento de que café depois do almoço possa atrapalhar a absorção dos nutrientes da comida? Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. A maioria das pessoas tem excesso de ferro, e não falta. Para quem tem anemia por deficiência de ferro (vegetarianos, por exemplo), é ruim.

    2014-02-19 14:07 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  25. record 19/02/2014, 17:00 programa "além do peso" (acho), crucificando a exclusão do carboidrato e a nutricionista falando que é ERRADO fazer isso. rs.

    ResponderExcluir
  26. Doutor Souto, procurei bastante no seu blog mas não achei nada falando sobre o adoçante Linea, o pessoal aqui em casa tem costume de usá-lo. Eu sei que em geral é melhor ficar sem adoçante, mas enquanto não acostumamos o uso dele traz algum maleficio a dieta?

    ResponderExcluir
  27. Oi Dr. Souto, primeiramente muito obrigada pela indicação do meu blog!! Uma pergunta que recebo muito é a respeito do jejum interminente para as pessoas que não malham, os benefícios seriam os mesmos do que as pessoas que malham? Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. De nada. São os mesmos. Musculação tem o objetivo de evitar a perda de músculo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/02/2014 18:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  29. Linea Sucralose: Sucralose - Sintetizada em 1976 a partir da sacarose, a qual é quimicamente modificada com o acréscimo de átomos de cloro, dando origem a um composto 600 vezes mais doce do que o açúcar; como não pode ser metabolizado, é considerado não calórico. É talvez o adoçante artificial não-calórico considerado mais seguro. O fato de não apresentar gosto amargo, e de ser estável a altas temperaturas (permitindo seu uso no preparo de receitas) o tornou muito popular. A maior parte é excretada nas fezes. Um estudo em ratos (empregando uma dose 10 a 100x superior à recomendada para seres humanos) provocou uma redução de 50% da flora intestinal dos animais, levantando a possibilidade de que possa provocar alterações indesejáveis desta flora em humanos, o que não foi demonstrado até o momento.
    MINHA IMPRESSÃO: se puder viver sem, melhor. Mas certamente é MENOS tóxica do que o açúcar. O fato de ser um composto mais novo preocupa um pouco, no sentido de poder avaliar as consequências de seu consumo no longo prazo.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    ______
    42

    ResponderExcluir
  30. Eu uso sucralose!

    ResponderExcluir
  31. Bom saber, evitava ao máximo consumo de café perto das refeições. Agora posso tomar meu café com nata sem culpa. :D

    ResponderExcluir
  32. Dr. Souto ,

    De um tempo para cá , começaram a falar que pessoas com Hipotiroidismo não devem manter uma dieta muito baixa em Carboidratos... Gostaria de saber se é verdade e qual o motivo. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  33. A conversão de T4 em T3 pode diminuir, e o TRH também em very low carb. Apenas coma paleo, com umas frutas e raízes, e problema resolvido.


    2014-02-20 8:44 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  34. Fiquei com dúvida em uma questão só.

    Grande parte das receitas do Fitness By Nutrition (Site todo lindo, foto das receitas perfeitas) levam mel ou maple syrup, no fim não são tão ruins como açúcar?

    ResponderExcluir
  35. Eu queria tanto alimentar meus gatos com alimentação natural. Gatos são carnívoros estritos, como podem essas rações?

    Até que entrei em contato com a veterinária do site cachorro verde (muito legal o site) e ela mesma me desestimulou. O problema com gatos é que por incrível que pareça, se eles cresceram comendo ração é provável que não aceite carnes. Ou peixes, mesmo frescos e naturais.

    Gato deve ser o animal mais chato com comida que existe. Eles chegam a morrer de fome (desenvolvem anorexia) mesmo com comida disponível, se não for algo que queiram comer.

    Então se você tem um gatinho, vale à pena ir a um bom veterinário e programar uma alimentação natural desde filhote, porque com certeza é mais saudável!

    ResponderExcluir
  36. Páleo não é necessariamente low carb. Se as quantidades de açúcar são pequenas, é muito melhor do que as alternativas não-páleo (farinha de trigo, 10x mais açúcar).

    Mas eu não recomendaria parts quem está precisando de VERY LOW CARB.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/02/2014 11:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  37. Carol, como o Dr. Souto falou, pra quem precisa de very low carbs estas receitas não são recomendadas. Na maioria das vezes as minhas receitas que uso mel ou maple syrup é pra aquela hora que bate um desejo de comer doce ou um day off mas sem ter que enfiar o pé na jaca com açúcar refinado, adoçante e farinha de trigo. É lógico que estas receitas não são pra ser comida todos os dias. Além que os dois ingredientes não são calorias vazias, elas tem um benefício (Talvez o Dr. Souto poderia falar sobre elas um pouco mais) pra saúde. E obrigada pelos elogios :)

    ResponderExcluir
  38. Complementando e salientando - no dia-a-dia, é pra comer coisas que precisam ser mortas - plantas e bichos. Essas receitas deliciosas e rebuscadas são para momentos especiais com a pessoa amada ou para aplacar desejos alimentares inconfessáveis. Porque nem só de bife com ovo vive o homem ;-)

    Em 20/02/14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  39. Concordo plenamente Dr. Souto!!! :)

    ResponderExcluir
  40. Concordo com vocês =) Salvei todas as receitas aqui. Coloquei como coringa para "encontros com a família", Afinal, familiares sempre tem preconceito contra comidas mais saudáveis, quem sabe assim consigo começar a convencê-los? ;)
    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  41. Desde que comecei LCHF ñ tenho tido mais as fatídicas azias, q me incomodavam tanto... Eu achava q teria algo a ver com gorduras, mas como tenho comido bastante coisas com gorduras boas e nada de azia, tenho impressão de que tem td a ver com a nova "dieta" estou certa?
    Tenho dúvidas ato ao sal tb... Se eu usar sal grosso de churrasco moído é melhor q sal de cozinha comum? Ou dá no mesmo?

    ResponderExcluir
  42. Oi Thais,

    Nada de azia "dieta" estou certa?

    Sim esta certa, com pouco mais de três dias uma dieta sem os
    carboidratos refinados tem este bom efeito e muitos mais no decorrer da vida.

    Quanto ao sal veja se estes estudos dos links abaixo podem te
    ajudar quanto a importância deste elemento, o sal grosso de churrasco não é ruim muito melhor que o refinado, o problema que eu vejo e é uma opinião pessoal é a obrigatoriedade de ter que acrescentar o iodo, que é uma “coisa” boa quando
    natural; se você tiver facilidade de adquirir um sal importado como do Himalaia, Hawaii, Sal Azul da Pérsia, etc. seria ótimo.

    http://www.westonaprice.org/vitamins-and-minerals/salt-and-our-health

    http://www.westonaprice.org/vitamins-and-minerals/the-salt-of-the-earth

    ResponderExcluir
  43. Adorei os blogs! Bom saber que tem tanta gente divulgando saúde...Dr. li no site primalbrasil sobre antinutrientes. Lá citaram tomate,beringela e pimentão. Não deveria comer estes alimentos? E o que o sr. me diz da pipoca?

    ResponderExcluir
  44. Farad Oliveira de Araujo21 de fevereiro de 2014 02:35

    Doutor Souto,
    Acredito que alguns VR's utilizados pelos laboratórios de exames não são um bom ponto de referência para quem faz paleo. (Mostrei meus exames para uma amiga médica e ela apontou vários problemas). O que acha de um post sobre Valores de Referencia dos exames de laboratório para quem faz paleo?

    ResponderExcluir
  45. Dê um exemplo

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/02/2014 02:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  46. Dr. Souto as gelatinas zero da Royal antes vinham no rótulo tudo 0g de carb agora aparecem com 0,5g a cada 2,8g de produto... Consumo muitaaa gelatina inclusive com creme de leite. Devo buscar outra marca que seja totalmente zero carb como a Royal antiga? Esses carbs atrapalham? Na parte de cima o novo rótulo da Gelatina Royal.

    ResponderExcluir
  47. Olá. Gostaria de saber se há uma tabela de referencia para "analise" dos exames básicos ( HDL, LDL, HB hemoglobina, etc.) para aqueles que estão iniciando no LCHF se nortearem. Afinal de contas, depois de tudo que tenho acompanhado a respeito desse estilo de vida, as tabelas referenciais "atuais" que acompanham os exames não são compatíveis, correto? Abçs a todos!

    ResponderExcluir
  48. Materia da CBN sobre alimentação Paleolitica - participação do Dr. Souto?

    http://www.cbnfoz.com.br/editorial/saude/18022014-92755-dieta-paleolitica-a-volta-aos-alimentos-do-homem-das-cavernas

    no fim tem o relato de uma pessoa que nao conseguiu seguir a alimentação...se ela conhecer o blog...tudo estaria resolvido...mas é mais facil falar que nao deu certo....

    ResponderExcluir
  49. Farad Oliveira de Araujo21 de fevereiro de 2014 13:19

    Vou citar o exemplo do meu último exame:

    HOMA IR 3,42
    VR: Até 2,7

    HOMA BETA 253
    VR: 167 até 175
    (GLICEMIA 86 mg)

    CORPOS CETONICOS: 150/mg
    VR: Negativo

    Acido úrico 11.4
    VR: 3,5 até 7,2

    OBS.: Misteriosamente meu HDL caiu para 33

    ResponderExcluir
  50. Agora imagine alimentar um Dogue Alemão só com carne.... Afff

    ResponderExcluir
  51. olhe os componentes, veja se tem maltodextrina.

    leia: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    ResponderExcluir
  52. Nem tinha perguntado e já encontrei a resposta, obrigada, doutor! Realmente para quem tem hipotireoidismo é muito complicado conseguir informações suficientes sobre como proceder com a alimentação. Eu ainda quero perder uns 10kg de massa gorda mas fico com medo de me jogar numa dieta very low carb justamente por causa da tireóide.

    ResponderExcluir
  53. Ainda com um pouco de resistência à insulina (quanto deu a insulina??); ácido úrico alto. Gostaria de ver como fica depois de uns 2 meses com amido resistente...


    2014-02-21 13:19 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  54. É a reportagem da revista Época


    2014-02-21 12:28 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  55. Patrícia você chamando a atenção fui verificar, depois de ter comprado um monte da marca Royal... :-(

    Royal ->

    INGREDIENTES: GELATINA,MALTODEXTRINA,SAL,REGULADOR DE ACIDEZ CITRATO DE SÓDIO, ACIDULANTE ÁCIDO FUMÁRICO, AROMATIZANTE,EDULCORANTES ARTIFICIAIS:CICLAMATO DE SÓDIO,ASPARTAME,SACARINA SÓDICA E CESULFAME DE POTÁSSIO E CORANTES ARTIFICIAIS. NÃO CONTÉM GLÚTEN

    Lowçucar ->

    Gelatina; Sal; Acidulante Ácido Fumárico; Aroma Idêntico ao Natural de Morango; Edulcorantes Artificiais Aspartame e Acesulfame de Potássio; Estabilizante Citrato de Sódio; Corantes Artificiais Vermelho Bordeaux e Amarelo Crepúsculo.

    Então nesse aspecto, não devo consumir as gelatinas Royal??? As Lowçucar o que acha???

    ResponderExcluir
  56. Farad Oliveira de Araujo21 de fevereiro de 2014 15:42

    Então vou começar a fazer uso regular da fécula de batata. Depois posto os resultados.
    Porque o VR dos corpos cetônicos é NEGATIVO?

    ResponderExcluir
  57. Não sei dizer Pedro, precisa ler a composição. Escolha uma sem maltodextrina/maltitol.

    ResponderExcluir
  58. quem disse que é só com carne? alimentação natural fica mais ou menos o mesmo preço que uma ração de boa qualidade. agroa realmente fica bem caro se você alimenta com uma dessas rações estupidamente baratas, que são praticamente papelão flavorizado.

    ResponderExcluir
  59. O melhor é comer plantas e bichos, que não têm rótulos. Bata morangos com iogurte natural no liquidificador


    Em 21 de fevereiro de 2014 15:28, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  60. Pipoca é milho e milho é semente/grão. Milho está (infelizmente - eu adoro milho) fora da dieta.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  61. Também adoro pipoca e evito, mas de vez em quando precisamos dar "diversão" para o cérebro ahauhauhauahuaha

    ResponderExcluir
  62. Farad Oliveira de Araujo22 de fevereiro de 2014 01:20

    Respondendo: INSULINA BASAL 16.1 uUI/mL

    ResponderExcluir
  63. Ideal é menos de 8. Agora, pode ser ser que estivesse 40 antes de vc iniciar
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/02/2014 01:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  64. Bom dia Dr. Souto

    Mediante uma postagem no facebook, fui direcionado a uma entrevista sua, na qual fez um comentário sobre very low carb e hipotireoidismo.

    "Essa é uma pergunta complicada, os autores se dividem. Eu estou começando a me convencer que dietas very low carb a longo prazo podem sim produzir hipotireoidismo. Este é mais um motivo para incentivar a alimentação Paleo com na faixa dos 100 (até 150) gramas de carboidratos. O que acontece é que a conversão do hormônio inativo, que é o T4, ao hormônio ativo, que é o T3, se dá nas células periféricas do corpo sob a influencia da insulina. Então é necessário uma pequena quantidade de insulina para isso. O hipotálamo pode interpretar um very low carb muito prolongado como uma situação de starvation, ou seja, situação de fome extrema. E isso pode fazer com que o hipotálamo diminua a produção do TRH, e portanto vai estimular menos a tireóide e produzir o hipotireoidismo."

    Como o Sr. disse, os autores se dividem. O Dr. Broda Barnes orienta os pacientes com hipotireoidismo a consumir 30net/dia.

    A questão é a seguinte: no individuo cetoadaptado o hipotálamo mesmo assim interpreta o estado do organismo como starvation?

    Outra questão é sobre a "doença hipotireoismo", causada pelo déficit de ingesta de iodo ou por doença auto-imune (Hashimoto) e a síndrome do doente eutireoidiano (mecanismo de defesa, o que encaixa no quadro de very low carb).

    No caso de síndrome do doente eutireoidiano fica o impasse de tratar ou não , tendo em vista ser um mecanismo de defesa.

    http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2883

    ResponderExcluir
  65. http://chriskresser.com/thyroid

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/02/2014 09:45, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  66. Obrigado pelo link, vou acessá-lo. Já conversamos outrora e me disse que eu não precisava estar tão low carb. O fato é que já me habituei com os baixos carboidratos e fico pensando como atingir os 100g/dia. Como muitas folhas e vegetais mais "sólidos" apenas tomate, abobrinha.
    Frutas não tenho ingerido.
    Navegando pela net, vi em um fórum uma possível elevação do LDL às custas da dieta very low carb a longo prazo, devido a ação do hipotireoidismo. Isso me chamou a atenção, pois enganosamente podemos correlacionar esse aumento com a ingestão de gordura.

    ResponderExcluir
  67. Tenho comido em torno de 100g de carbs. Isso inclui arroz parboilizado à noite (mais amido resistente do que os outros), frutas de sobremesa e batata doce de vez em quando. Tudo isso suplementando com amido resistente (sobre o qual escreverei no carnaval, mas que reduz o impacto glicêmico das coisas e aumenta a sensibilidade à insulina). Perdi 2 Kg...

    VLC cada vez mais me parece uma estratégia terapêutica para DM e SM, ou para o tiro inicial em quem vem de dieta-padrão, mas talvez real não seja o ideal para o longo prazo.

    Não me entenda mal: fazer Atkins a vida inteira é muito mais saudável do que dieta ocidental padrão (95% das pessoas). Mas eu acho que paleo com carbs paleo é melhor ainda. E mais gostoso.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/02/2014 10:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  68. Pensei nas frutas de sobremesa. Morango/maça com gordura. Óleo de coco com maça picada. Aqui no RJ não encontramos nata, e quanto ao creme de leite receio enjoar do mesmo se for consumir com frutas diariamente.
    Arroz me dá azia (tendo RGE). Inclusive depois que iniciei a dieta meus sintomas gástricos desapareceram.

    ResponderExcluir
  69. Fasigual

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/02/2014 11:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  70. Dr., o que o sr. me diz de tomate,beringela e pimentão?

    ResponderExcluir
  71. Ficam ótimos refogados todos juntos na manteiga, com alho, cebola, orégano e queijo ralado.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 23/02/2014 12:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde!Amanhã começa minhas aulas na UFRGS e como a maioria dos alunos, utilizo o RU pois tenho que almoçar todos os dias lá, eu sei que a carne é feita com óleo de soja mas tentaria manter a dieta comendo a carne geralmente gorda com a salada, isso vai me prejudicar muito nos resultados da dieta? Seria apenas nessa refeição que eu estaria ingerindo o óleo de soja e me ajuda muito almoçar lá pelo valor!

    ResponderExcluir
  73. Não, Riana. O ótimo não pode ser o inimigo do bom. Carne feita na soja é melhor do que soja no lugar da carne ;-)


    Em 23 de fevereiro de 2014 17:43, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  74. Mas esse amido do arroz parbolizado tem algum efeito significativo no corpo. Levando em conta que é aquecido em altas temperaturas durante o cozimento?

    ResponderExcluir
  75. É outro tipo de amido resistente, que se forma no processo (amido resistente reverso)


    Em 23 de fevereiro de 2014 19:37, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  76. Eu alimento a minha cadela com carne crua, ela ama... Não tem cheiro de cachorro e tb não vou nunca ao veterinário porque ela esta super saudável!! A energia dela dobrou. Ela tem 7 anos e é pitbull, ela come bem e não é baratinho mas pelo menos não gasto $$$ com veterinário ou tratamentos

    ResponderExcluir
  77. Ok, :-) vou ler á respeito, mas pra quem faz low carb melhor a fécula né? Não vejo a hora de vc escrever sobre isso no blog. Li muitos artigos em diferentes sites a acabei optando pela fécula de batata. Estou suplementando há 3 dias. Pelo menos houve uma melhora no processo digestivo, pois tenho prisão de ventre desde sempre. Então duas evacuacões em 3 dias é incrível. Mesmo quando comia um prato enorme de mingau de aveia no café da manhã e tomava 3 litros de água por dia eu já tinha o problema. Considero minha prisão de ventre crônica e já cheguei á tomar laxantes, talvez isso tenha até pirado o quadro, hoje eu reconheco. Sei que os benefícios do amido vão além disso, por isso vou continuar suplementand.

    ResponderExcluir
  78. *piorado o quadro

    ResponderExcluir
  79. É que a aveia mandava o açúcar direto pro seu sangue, nada chegava ao cólon. Já a fécula vai TODA para as bactérias do cólon, nada para o sangue (basta não aquecer, é claro).


    Em 24 de fevereiro de 2014 08:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  80. Fantástico! Todos os nutricionistas deveriam saber disso, aliás todo mundo... :-)

    ResponderExcluir
  81. Dr Souto, quanto de arroz o Sr come? =P
    Quanto tempo antes de dormir? Mistura com gorduras? Pois a insulina compete com o GH não é mesmo?

    ResponderExcluir
  82. Dr. tenho uma dúvida. gosto de castanha de caju. As vezes não encontro a castanha natural. Focando na questão do emagrecimento, as castanhas de caju torradas e salgadas poderiam ser consumidas (apesar de saber que elas são torradas com óleos vegetais)?

    ResponderExcluir
  83. Umas duas colheres de sopa, na janta, às vezes

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/02/2014 11:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  84. Olá Tatiana,
    se for esporadicamente não vejo problemas. Afinal, esta não é a base da sua alimentação, certo?

    ResponderExcluir
  85. Doc, não consigo tomar a banana verde, mesmo batida com uma banana madura o gosto trava. E isso porque bati apenas meia banana verde de fritar. Com iogurte acho que ficaria pior, pois não gosto de iogurte, não é sempre que me cai bem.
    Posso usar o polvilho ou a tapioca? (li em algum lugar que a goma de tapioca também serve). Aqui não encontro a fécula.

    ResponderExcluir
  86. Pode

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/02/2014 14:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  87. O polvilho azedo seria amido resistente capaz de não aumentar a glicemia? Então eu que estou em processo de hipertrofia muscular poderia comer pão de queijo? :D

    ResponderExcluir
  88. Pode comer, mas não terá amido resistente. Tem que comer o polvilho CRU, misturado com iogurte, etc.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/02/2014 21:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Se não precisar aquecer/cozinhar, use polvilho doce.

    Em 25/02/14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  90. Olá Mariana,


    Dieta do trigo??


    O amido de milho deve ser para engrossar certo? Pode tentar a mandioca cozida. Mas se precisa emagrecer, melhor não exagerar.

    ResponderExcluir
  91. Olá Patricia,


    Dieta do trigo rs quis dizer sigo o plano alimentar do livro "barriga de trigo."
    Sim, para engrossar. COmo eu só conheço o amido de milho que é usado pra isso, não sei qual seria a outra opção. Gelatina natural nao sei se serve.

    ResponderExcluir
  92. essa é a receita

    http://www.gulosoesaudavel.com.br/2012/08/14/cream-cheese-caseiro/

    ResponderExcluir
  93. Amelia Schwarzeluhr3 de março de 2014 14:26

    adoooooooooooro batata doce com canela!

    ResponderExcluir
  94. Show de bola Victor! Já solicitei participação... =)

    ResponderExcluir
  95. Victor R Guglielmi29 de março de 2014 10:07

    Vlw... #tamujuntos

    ResponderExcluir