quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Sucesso em Família



Não são apenas as doenças que são contagiosas. A saúde também!

O que se segue é o incrível relato de uma leitora do blog, com 19 anos, que mudou não apenas a sua vida, mas a de muitas pessoas, para melhor - BEM melhor. O relato é rico em detalhes, e cobre muitos dos assuntos que já foram abordados aqui no blog. Entre eles:


  • Ovários policísticos melhoram com low carb (clique aqui);
  • A maior eficácia de restrição de carboidratos (LCHF) sem restrição calórica voluntária em relação a dietas de baixa gordura (low fat, high carb) com restrição calórica imposta (clique aqui, aqui e aqui);
  • A melhora dos fatores de risco cardiovascular com low carb (clique aqui e aqui);
  • A melhora a esteatose (gordura no fígado) com LCHF (clique aqui);
  • A melhora do diabetes com low carb (clique aqui);
  • A melhora de alergias e doenças inflamatórias (postagem a ser escrita, mas tema abordado com frequência nos comentários)
  • A prática de atividade física com restrição de carboidratos, acompanhado de ganho de massa muscular (clique aqui, aqui e aqui);
  • A diferente resposta das pessoas à dieta, com grandes perdas de peso em alguns casos, e não em outros - mas sempre com melhora da qualidade de vida (clique aqui);
  • A sustentabilidade do estilo de vida no longo prazo, pois não implica em fome e privação.
Vamos então, ao relato:

"Como prometido a um tempo atrás, vim dar 'meu testemunho' aqui... desde nova (12 anos) minha menstruação era desregulada. No início, me falavam que era normal e que regularia com o tempo. Bem... 3 anos depois, persistia o mesmo problema. Ficava semanas seguidas menstruada (meus pais tinham até medo de que eu ficasse anêmica), ou então, meses sem menstruar. Com 15 anos, o diagnóstico: SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP - leia aqui). Algo hereditário que melhoraria (mas jamais acabaria) com anti-concepcional e exercícios (e eu sempre fui bem ativa). Foi o que fiz. Quando ficava um tempo sem o anti-concepcional, os sintomas voltavam rápido. Enfim, encontrei o blog. Encontrei visões diferentes e alguém disposto a ajudar, argumentando com evidências científicas. E com paciência para responder perguntas!"

"Eu passei por muita restrição calórica e, sem anti-concepcional, simplesmente não menstruava. Comecei a LCHF (dieta Low Carb, High Fat: baixo carboidrato, e mais gordura). Com um mês de dieta larguei o anti-concepcional. No mês seguinte, exatos 26 dias, a menstruação desceu sozinha! Mais 26 dias depois e ela estava ali de novo. Durando 4 dias no máximo. Enfim... nenhum sintoma, me sinto melhor e sem medicamento. E é uma CURA, pois tratei a causa do problema (insulina elevada, resistência à insulina), e não as consequências! (veja aqui)."

"Os triglicerídeos do meu pai baixaram de 400~500 para 150. Perdeu 12Kg, e a gota nunca mais deu sinal (e ele tem comida bastante carne!)."

"Minha mãe, por sua vez, perdeu 5Kg e as dores lombares sumiram. Sem contar parentes e amigos que melhoraram... Minha avó baixou a glicose em 2 semanas (e não continuou apenas porque não quis...). Enfim, só tenho a agradecer e desejar tudo de bom. Que o blog prospere e se espalhe, junto com a paleo. Que sem dúvida é o caminho para a saúde e bem-estar. Obrigada Dr. Souto e todos colaboradores daqui e dos grupos do face. Fizeram mais uma família feliz e saudável!"

"A minha mãe sempre foi magra quando jovem. Mas quando eu estava com uns 10 anos (9 anos atrás) ela começou a engordar (subiu uns 10Kg). E há cerca de 3 anos descobriu que também tinha SOP. Com LCHF/paleo (e ela sempre dá umas escapadinhas em carbs paleo-compatíveis), ela voltou ao peso que tinha quando se casou (e o mesmo aconteceu o meu pai). E ela largou o anticoncepcional junto comigo, e a menstruação dela também normalizou em apenas um mês, e os sintomas de TPM diminuíram drasticamente."

"Meu pai tinha gordura no fígado (clique aqui), que no exame feito 2 meses após o início da dieta, já havia sumido. O colesterol total meu e da minha mãe está em 220~230 (o que é ótimo para mulheres, né?)(sim, clique aqui), onde o HDL é ~75. Todo tipo de dor (nas costas, pernas, etc...) sumiu. Alergias, sinusite e etc., não dão sinal a tempos. E minha mãe era MUITO alérgica (até desodorante e perfume faziam ela chorar, literalmente); a mão do meu pai antes sempre descascava. Não mais. Unhas mais fortes. Pele melhor. Disposição, lá no céu! Dor de cabeça? Não lembramos mais o que é."

"Meu pai vinha de 'dieta de nutricionista', como diz ele (ou seja, dieta de baixa gordura e alto carboidrato, rica em grãos). Estava estagnado há tempos... aliás, estava engordando (mesmo indo na academia, com muito sacrifício. pois não tinha força ou disposição. Ele praticamente se arrastava. E, se fazia esteira antes da musculação, no 1º exercício já desistia e ia embora por causa da fraqueza. E o humor dele... péssimo. Com o nutricionista ele perdeu 5 Kg (entre perder e ganhar... de 99Kg para 94Kg em uns 6 meses... chegou a 92, mas o peso subia de novo - dá pra ter uma ideia de como ele deve ter perdido massa magra né?). Com a LCHF, em 2 meses: 82Kg. Ultimamente, se mantem em 80, 81... mas a cintura continua diminuindo. E teve um ganho espetacular de massa magra (uns 4 ~5 Kg em 2 meses) e força. (clique aqui se você ainda acha que precisa muitos carboidratos para se exercitar)."

"Eu vinha de restrição calórica forte, e com a LCHF, apesar de não ter emagrecido, não preciso mais me privar, recuperei a auto-estima, o bom humor e minha compulsão alimentar simplesmente sumiu. Além disso, minha atenção, concentração e absorção de conteúdos, nos estudos, melhorou muito também"

Depois deste relato incrível, pedi à nossa leitora que solicitasse a seus pais um relato de próprio punho. Eis o relato do PAI:
ANTES

ANTES


"101?!?! Por que começar assim? Foi de onde comecei, com tentativas frustadas para perder peso; remédios, exercícios, nutricionistas - estratégias que, inicialmente, mostravam-se eficazes. Mas depois de um tempo, pouco tempo, o que eu tinha perdido voltava em dobro, além de não voltar sozinho. Pois, junto com os quilos de gordura, voltavam a frustração e tristeza de ser obeso, a vergonha e constrangimento de chegar em lojas e não conseguir uma camisa ou calça que servisse. Até que..."

"Bem, no dia 8 de setembro de 2013, comecei o que chamávamos (eu e minha filha) de teste ou oportunidade para as dicas do Dr. Souto. Estando com 96Kg, resolvi atender ao pedido de minha filha e aderi a este estilo de vida; talvez por estar saindo de uma dieta de baixa caloria (sentia fome e indisposição), o primeiro fato que me chamou atenção foi não sentir fome e nem preguiça. Achei ótimo. Só duvidei que perderia peso daquela forma. Sorte minha, eu estava enganado. Comprei uma balança e acompanhei minha trajetória de volta ao que eu não tinha mais esperança, nem sonhava. Pesar 80Kg. Mas, em pouco mais de 2 meses, estava eu, renovando meu guarda-roupa. Como me fez bem doar aquelas camisas XGG, calças 46, e sair pra comprar camisas M e calças 38/40 - uh-hu!!!"


DEPOIS

DEPOIS
"Espera ai!!! Claro que me preocupei com a nossa saúde (minha esposa e filha também estavam se alimentando como eu). Então disse a elas: "Ótimo, perdemos peso. E a saúde? Como está? Fomos os três, fazer um check up. E os resultados foram melhores que o primeiro resultado (o que é a regra, como o leitor pode conferir aqui). Eu já tinha percebido que minhas mãos tinham parado de descascar. Que os meus pés tinham parado de doer. Que a mancha na minha visão tinha sumido. Ácido úrico em níveis desejáveis. Triglicerídeos e colesterol em níveis aceitáveis. Eu tinha gordura no fígado. Tinha. Meus exames deram todos ótimos e em perfeita ordem. Ainda farei outro check-up dentro de mais uns meses, mas acredito que só tenha a melhorar."

"Prezado leitor, se dê uma oportunidade. Não somente para chegar ao seu peso ideal, mas para viver de forma saudável. Com uma boa auto-estima e sem abrir mão de uma vida social."

"Agradeço pois, a Deus em primeiro lugar, ao Dr. Souto por ter compartilhado esta "boa nova", à minha filha e esposa por terem se desdobrado em me apoiar até aqui. Que Deus nos abençoe, a todos nós. Obrigado e se dê uma chance!"
E eis o relato da MÃE:
"Aderi a este estilo de vido porque minha filha me pediu para ajudar meu marido, já obeso, a emagrecer. Pensei: "Vou me alimentar assim somente uma semana, porque desde quando comer gordura emagrece?" Depois de uma semana, adivinhem... tinha perdido 1 Kg e aumentado a disposição. Então, continuei."
ANTES

"Venho me alimentando assim desde 08/09/13. Pesava 55 Kg nos meus 1,55 m de altura. Hoje, estou com 50 Kg. Minha barriguinha acabou. As vezes falo que fiz uma 'lipo' sem ir ao médico."

"Tinha ovários policísticos. Tinha. Pois acabou. Meu humor melhorou, a TPM também. Assim como a minha pele e cabelo. Minha auto estima aumentou."


DEPOIS

"Para você que está questionando se tenta ou não esta dieta, dê uma chance a você mesmo. E acredite, você é capaz. E não vai morrer de fome. Pelo contrário, vai emagrecer comendo muito bem."

"Obrigada à Deus, ao Dr. Souto e a minha filha, por ter encontrado este estilo de vida. Hoje me sinto muito mais feliz."

236 comentários:

  1. Dr. Souto, as postagens não estão chegando no e-mail... houve alguma alteração? devo cadastrar meu e-mail novamente? att.

    ResponderExcluir
  2. Ei! Sou a garota de 19 anos citada acima ;) Espero q este relato sirva de incentivo para muita gente! Q todos possam perceber q mudar de vida e melhorar a saúde é basicamente questão de escolha. A dificuldade que um tem, todos tem. É só uma questão de prioridades... E a minha foi a família e fico mt feliz e agradeço a Deus q tenha funcionado. Então se vc tem medo ou 'preguiça', se desafie nem q seja por 30 dias e veja a mágica acontecer =P


    Mais uma vez, obrigada à todos os colaboradores do blog e da paleo em geral (em outros blogs, grupos, etc...) e ao Dr. Souto. Vcs literalmente mudam vidas xD

    ResponderExcluir
  3. Magnífico. A verdade está aí. Aprendemos com Hegel e Kant que a realidade depende de nossas interpretações... balela... nada mais fictício. Sem reconhecermos a verdade como tal, presente nas evidências, diretas ou indiretas, ficamos cegos, sem noção até do óbvio. Parabéns Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  4. É de arrepiar!!!!! Sensacional.. Parabéns a família!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelas conquistas!! Sensacional!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos parabéns e obrigada pela ajuda nessas conquistas!

    ResponderExcluir
  7. Cutucando vespeiro...
    Me lembrou Ayn Rand em uma crítica ao sistema kantiano. Mas fatos
    são fatos, queiram as vespas ou não.

    ResponderExcluir
  8. Fantastico! Parabens a familia! A Priscila podia postar como são as refeiçoes diarias dela né?! :-)
    Pergunta para o Dr Souto: cetose prolongada pode ser prejudicial para autoimunidade?

    ResponderExcluir
  9. Dizem que sim. Tenho minhas dúvidas. Mas acho q o ideal no longo prazo não é cetose eterna.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/02/2014 21:42, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. minhas refeições diárias variam mt... as dos meus pais são mais fáceis:
    de manhã, mussarela + café e as vezes bolo LCHF.
    almoço, carne ou omelete + vegetais (depois um pouco de chocolate amargo derretido misturado com creme de leite)
    lanche da tarde, requeijão em barra + café (as vezes, bem as vezes, pão de queijo)
    janta, abacate+creme de leite ou sanduíche sem pão ou pizza LCHF, ou almoço esquentado... vareia xD qq dúvida é só me falar!

    ResponderExcluir
  11. Sensacional. No que tange a mim, iniciei a mudança do estilo de vida em 21/10/13. De lá para cá foram menos 22kg. Sempre tive enxaqueca. Na segunda semana eu já não sabia mais o que era dor de cabeça. Sem contar na disposição nas alturas e aumento do poder de concentração. Assim como o pai da Priscila, vi sumirem os descamamentos em minhas mãos. Pretendo fazer meus exames após 6 meses dessa minha nova vida, o que vai ocorrer na segunda metade de abril/14. Parabéns e obrigado, Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  12. Dr. tenho uma dúvida a respeito do pré e pós treino! Pratico musculação e como sou nova na Pale, ainda não sei bem o que comer antes e depois do treino. Mais ou menos 1 hr antes tenho comido algum carbo natural + gordura. Dias de treino de inferiores que são mais intensos, como aproximadamente 30g de batata doce e azeite, queijo.. Alguma gordura. E quando são treinos superiores como alguma fruta de baixo IG e as vezes banana (sempre das pequenas rs) e também com alguma gordura. No pós eu suplemento com whey isolado, zero carbo e 1 hr depois (ou mais, depende da fome) como carbo de legumes+ salada+ proteina de alguma carne + gordura (ovo, azeite, oleo de coco..) Gostaria de saber se estou fazendo certo. Tenho como objetivo a definição muscular, não quero hipertrofiar mais. Gosto de um corpo mais sequinho, devo consumir uma quantidade certa de gorduras e proteinas pra esse objetivo ou posso continuar nesse caminho e comendo dependendo do tamanho da fome?? Outra coisa, sabemos que amendoim não é paleo, mas achei uma pasta de amendoim integral que é zero carbo. De vez em quando não tem problema né? Rs ja tive que cortar muitos alimentos por causa do glúten e sempre amei amendoim, desde muito novinha! Ultima duvida, juro! Tenho sofrido de intestino preguiçoso.. Alguma dica pra mudar isso? Comi gluten no sabado, tive uma crise de diarreia e agora meu intestino ta suuuuuper devagar, o que ta me deixando inchada!

    ResponderExcluir
  13. Olá Letícia,


    se está funcionando assim pra vc, não vejo porque alterar.
    Mas, pra quem ainda precisa perder muita gordura é melhor não abusar nos carbs. Tente apenas óleo de coco no pré treino.
    Mulher hipertrofiar é super difícil, não se preocupe com isso e pegue pesado!
    Amendoim é mais complicado para quem tem problemas autoimunes, fora isso de vez em quando não fará mal.
    Para o intestino, abacate todos os dias, aumente a ingestão de gorduras, sal e água, yakult (feito em casa).

    ResponderExcluir
  14. Olá. Quero muito migrar para este estilo de alimentação. Na verdade, iniciei, mas sucumbi após 13/14 dias. Minha grande dificuldade tem sido ficar enjoada do que se pode comer, principalmente dos ovos. Por favor, alguém pode me dar dicas de como driblar esta dificuldade? Que alimentos permitidos em LCHF não costumam enjoar tanto?

    ResponderExcluir
  15. Difícil enjoar comendo carnes bovina e suína, aves e peixes, à vontade e acompanhado de saladas que podem ter seus ingredientes variados conforme sua imaginação.

    ResponderExcluir
  16. Patrícia, adoro amendoim. Como posso saber se eu tenho algum problema autoimune? Grato.

    ResponderExcluir
  17. Ricardo Tognola Montes de Oca13 de fevereiro de 2014 10:33

    Fernanda, comer ovos não é obrigatório. É uma dentre as várias opções que você tem de alimentação. Eu estou a menos de um mês neste estilo de vida e estou longe de enjoar. Meu usual é comer meio prato de salada, de preferência verde, com uma boa quantidade de azeite de oliva e a outra metade do prato com carne. Carne esta que pode ser ovo, mas pode não ser. Ontem mesmo jantei as 22 hs salada de alface, tomate e cebola com frango desfiado refogado, algumas fatias de presunto picadinhas, cheiro verde e pimenta do reino, tudo regado a azeite de oliva. São 10 da manhã e eu estou tranquilo em JI sem fome apenas bebendo água e café sem açucar.


    Enfim... o ovo é opcional. Não precisa comer 20 ovos por dia. =)

    ResponderExcluir
  18. Já que o assunto é Família, o Ministério da Saúde colocou em consulta pública o Guia Alimentar para a População Brasileira, eventuais sugestões poderão ser encaminhadas ao Ministério da Saúde no prazo de até 90 (noventa) dias a contar da data de publicação(06/02/14).

    Link Diário Oficial: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2014/cop0004_06_02_2014.html

    Link consulta pública: http://200.214.130.94/CONSULTAPUBLICA/INDEX.PHP?modulo=display&template=no&sub=dsp_consulta_arquivo&documento=5428

    link documento PDF com o texto do Guia: http://goo.gl/r2VuNx

    Olha um trecho do documento: "As carnes de boi e de porco (e as de cabrito e cordeiro) são excelentes fontes de proteína de alta qualidade e são muitas densas em micronutrientes, especialmente ferro, zinco e vitamina B12. Porém, tendem a ser ricas em gorduras, em especial gorduras saturadas, que aumentam o risco de doenças do coração e de várias outras doenças crônicas. Além disso, há evidências convincentes de que o consumo excessivo de carnes vermelhas pode aumentar o risco de câncer de intestino."

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda

    :-) Quando eu enjoei dos ovos de galinha minha saída foi os
    de codorna cozido “mastigava um e quase engolia os 9 restantes” é uma proteína boa e barata dependendo da região em que você vive.

    Eu acredito que o enjoou com o tempo devem normalizar são as
    heranças dos carboidratos refinados a meu ver.

    Cinco ovinhos do pássaro equivalem a um de galinha. Contudo,
    a mesma quantidade de ovos de codorna possui mais colesterol do que o ovo de galinha. Enquanto, 50 gramas de ovos codorna contam com 284 mg de colesterol, 50 gramas de ovos de galinha possuem 178 mg.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns a família toda, relatos emocionantes!
    Eu já havia citado aqui antes que minhas tendinites simplesmente sumiram com lowcarb, porém, lendo o relato do descascamento das mãos notei também que minha desidrose (bolhas que aparecem nas mãos e pés), como também a rosácea (doenças ainda sem causas definidas) simplesmente não tem incomodado mais! Aliás, eu já havia me esquecido delas!!!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns a essa família! Me reconheci no relato do pai, pois durante muito tempo fui refém da dieta da pirâmide e esteiras. Sofri muito para me manter em forma, passando fome e ficando exausto em academias. Isso tudo terminou assim que em agosto de 2013 conheci o blog do Dr. Souto. São seis meses de felicidade plena. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Patricia, problema autoimune seria o que? Intolerancias? Pq tenho tido crises muuuito fortes quando como glúten, minha pele ta parecendo de criança com catapora! Fora o inchaço, a distenção abdominal, as dores de cabeça.. Mas essa pasta que achei é gluten free, e como já cortei a maior parte dos alimentos que comia, penso em comer algumas coisas fora da paleo mas que não tem gluten e são low carbs, pra não surtar pq tá difícil viu? Fora meus pais que falam que eu não como mais nada, que vão me internar kk Abacate não consigo comer, deixei de comprar pq sempre que compro acaba estragando. Não sei o que acontece, mas sempre que tento comer, vomito! Eu comia todo santo dia, amava ele batido com leite, mas certo dia eu fui comer e passei muuuuito mal. Depois disso, é só colocar ele perto da boca que me da ânsia e minha boca nem abre :|

    ResponderExcluir
  23. Priscila fiquei muito feliz pelo seu resultado, é realmente muito estimulante! Estou tentando aderir a esse estilo vida essa semana, e não estou tendo dificuldades! Mas estou com algumas dúvidas em relação ao queijo e a nata, vcs comem sempre? Tem restrição? Pq apesar de matar minha fome com carne e ovos estou sempre colocando queijo na comida, carne e omelete, e de manhã tomo café com nata. Tem algum problema? obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Sim autoimune é intolerância. Acne, por exemplo, é uma reação inflamatória do seu corpo principalmente ao glúten.

    Sua dieta está ótima agora só ter paciência, muito parecida com a minha o que difere é que eu como 1 abacate por dia (1/2 de manhã e 1/2 antes de dormir) e não como batata doce.


    Leite de coco caseiro também ótimo! Tomo uns 2 copos por dia. 1 de manhã e 1 pré treino.

    Eu suplemento com whey protein pós treino. Não consigo comer 2g de proteína por KG do meu peso.

    ResponderExcluir
  25. A lista de o que vc pode comer é quase infinita!

    da uma olhada aqui numa lista traduzida do primal blueprint:

    http://vidaprimal.wordpress.com/2011/03/22/lista-de-compras-primal/



    se vc é quem faz as compras pra sua casa ou mesmo se come diariamente em comoda a quilo, as opções são inesgotáveis...


    deixa eu lembrar o que eu comi ontem e hj...


    café da manhã: ovos com queijo grana padano e alho poró, mais iogurte caseiro e mirtilos e castanhas +café preto.


    Acabei de almoçar num retaurante a quilo:
    salada variada, bacalhau e um pedaço de cupim


    Jantei ontem um frango assado no molho de limão e alho e tomates também assados e depois regados no azeite de oliva.


    Olha, nem sei como te aconselhar o que comer, pois é tanta coisa! caramba...
    de manhã vc pode comer abacate e carne moida...
    abacate batido com côco
    saladas e verduras da noite anterior e uma carne..
    omeletes com tudo que vc possa imaginar...




    Queijos gordos e variados também são uma ótima pedida.


    Muitas vezes já jantei apenas queijo (uma boa variedade) e castanhas. com Um azeite jogado por cima...


    aspargos, alcachofras, peixes, ovos, carne de porco, frutos do mar infinitos...


    caramba, ovo é apenas uma pequena parte desse tipo de alimentação.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, Priscila, a você e aos seus pais. As transformações na saúde, e por consequência na qualidade de vida compensam todo o resto, e o fato de você ainda não ter emagrecido acho que é questão de tempo (e de acrescentar uns gentle carbs à dieta -- não podia perder a oportunidade. :D).

    ResponderExcluir
  27. Entendi, brigadão! Eu não quero nem posso emagrecer mais, 56kg pra uma pessoa de 18 anos, com 1,63 de altura e que pratica treinos intensos, creio que ja esteja bom! Rs A batata eu como mas é raro, nessa semana que to super mal do intestino e muito inchada, não to comendo. Tenho tentado comer mais fibras, ja que não preciso mais emagrecer não to ficando muito paranoica com carbos. Ontem mesmo foram quase 30g. To comendo mamão com oleo de coco e alguma oleaginosa. Muito brócolis, folhas bem verdes, farinha de linhaça dourada (a que eu uso da Vitao, a cada colher de sopa tem 2,5 de gordura, 0,4 de carbos e 6g de fibras! Ta funcionando melhor hj meu intestino! Hahhaha obg por responder!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns, Priscila! O mais legal de tudo foi você compartilhar essas suas descobertas com a sua família. =)


    Gostaria de te fazer uma pergunta. Aqueles efeitos dos ovários policísticos sumiram? (oleosidade na pele, quantidade de pelos, etc)


    Eu também tenho ovários policísticos, e tomo anticoncepcional desde os 16 anos (tenho 25). Comecei a mudar minha alimentação há algumas semanas, mas tenho medo de emagrecer, então mantenho uma quantidade de carbs não-refinados, mas a possibilidade de curar o SOP é muito tentadora...

    ResponderExcluir
  29. Bem só posso dizer que os maiores patricionadores do nosso "desgoverno" é o agronegócio. Atualmente grãos dão mais lucros.
    O governo (não simpatizo com partido nenhum) tem interesse econômico e não na saúde das pessoas. FATO!

    “Forbes” americana divulga lista dos políticos mais ricos do Brasil:

    Blairo Borges Maggi – US$ 960 milhões: o homem mais poderoso da agricultura no Brasil, Maggi já recebeu o prêmio “Motosserra de Ouro” do Greenpeace em 2005, quando ele era o governador do Mato Grosso. Hoje, ele é senador pelo mesmo estado, e um dos proprietários do Grupo André Maggi, maior produtor de soja do mundo.

    Otaviano Olavo Pivetta – US$ 100 milhões: prefeito de Lucas do Rio Verde, uma pequena cidade do Mato Grosso, Pivetta foi eleito para seu segundo mandato em 2012. Após a eleição, foi acusado de compra de votos durante a sua campanha, mas inocentado de todas as acusações pelo Tribunal Superior Eleitoral do Brasil no ano passado. Pivetta é o maior acionista individual na capital aberto Vanguarda Agro, um dos maiores produtores de grãos do Brasil.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada! Tbm acho q é o tempo e vou colocar os carbs sim hahaha nem q seja pra provar q vc esta errada (tomara q ñ! e eu acho q ñ tbm hahaha). Já vi q de toda forma vc vai vencer por insistência e tem bons argumentos xD - eu tbm ñ perderia a oportunidade hahaha

    ResponderExcluir
  31. Se vc ñ qr emagrecer ñ tem pq tirar carbs paleo. Nos links falam justamente isso. Sobre mulheres e carbs paleo e como as vezes, esse é o melhor caminho para elas. Inclusive sobre a SOP. Dê uma olhada sim xD

    ResponderExcluir
  32. Ricardo Tognola Montes de Oca13 de fevereiro de 2014 16:41

    Também tenho evidências convincentes de que há vida fora da Terra. Não consigo provar para vocês agora, mas as evidências são ó!

    ResponderExcluir
  33. Nossa, realmente existem mais coisas escondidas do que imaginamos rs Eu não uso a farinha de linhaça como fonte de omega 3, uso como fonte de fibras e pra fazer receitas de pães, bolos low carb. É aquilo, não posso ser 100% paleo pq to a pouco tempo, to começando e pq ainda moro com meus pais. Não posso passar por cima da palavra deles e pra eles, tirar tantas coisas é errado. Eu vou driblando, explicando.. E como eu ja havia dito, precisei cortar muitos alimentos pelo glúten, são poucos que ainda posso comer. Então por enquanto, vou continuar comendo pasta de amendoim com muita moderação qnd der vontade, vou continuar usando linhaça em receitas moderadamente.. Eu quero viver em e

    ResponderExcluir
  34. Olhe os blogs de receitas no canto lateral direito da sua tela

    2014-02-13 9:36 GMT-02:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigada Priscila!! Por enquanto vou permanecer os queijos e nata pra me acostumar com a dieta, e futuramente eu faço o teste de tirá-los pra ver como meu corpo reage. E outra pergunta, vi em um comentário seu que seus pais comem pão de quejo, seria o convencional ou alguma receitinha paleo??

    ResponderExcluir
  36. agora q já ñ querem mais emagrecer, como o pão de queijo é feito com ingredientes paleo (polvilho vem da mandioca) as vezes eles comem sim. ñ é low carb, mas é paleo.mas tem q ser as vezes e de preferencia com recheio ou com um bolo LCHF, pro IG ñ ser mt alto.

    eu tenho mts receitas doces paleo LCHF. salgadas, infelizmente ñ acertei mts... mas os blogs de receitas no canto direito no final desse blog, podem te ajudar. tbm tem esse: http://diaadialowcarb.com.br/

    o nutri das panelas e mais gordura menos carboidrato são mt bons tbm!

    ResponderExcluir
  37. Arya, dá uma lida nisso aqui: http://www.paleodiario.com/2014/02/carboidratos-gentis-para-gaba-cortisol.html

    ResponderExcluir
  38. A minha desidrose não se curou, mas melhorou muito... Fiz inclusive o whole 30 (1 mês sem laticínios e oleaginosas), e ainda assim a danada não morreu. Mas que está MUITO melhor, não há dúvida.

    ResponderExcluir
  39. Olá, Fernanda.

    É tudo questão de perspectiva... Muita gente me diz que a dieta é "restritiva", que "não pode comer nada". Mas na verdade elas estão é sentindo falta das 736 formas de se preparar trigo... Trigo assado, trigo cozido, trigo frito. E com muito açúcar e gordura vegetal hidrogenada, sempre.

    Pão francês, brioche, pão de ló, pão sovado, pão de forma, pão, pão, pão - todos são fundamentalmente a mesma coisa...

    Como é que podem dizer que comer bacon, ovos cozidos, omeletes, paninis, bolinhos, abacate, coco, um belo bife, pode ser "repetitivo" ?

    Abraçe a mudança! Nas palavras do Yamamoto Tsunetomo:


    "Há algo a ser aprendido com uma tempestade. Quando confrontado com uma chuva repentina, você tenta não se molhar e corre pela rua. Ao fazer coisas tais como passar sob as marquises das casas, ainda assim você se molha. Quando você decide o que fazer desde o início, você não vai ser surpreendido - embora fique molhado da mesma maneira. Esse conhecimento se estende a todas as coisas".

    ResponderExcluir
  40. Bem às vezes, é verdade :-D

    ResponderExcluir
  41. Sim, ótimo você está certa, dieta paleo sem neuras. Só postei o artigo da linhaça pois achei interessante.

    ResponderExcluir
  42. Não, muito obrigada pela informação, nunca é demais! Gosto de saber o que realmento to comendo, é muitissimo importante saber! Valeu :DD

    ResponderExcluir
  43. Uau!!! Que sucesso!! Um super parabéns a esta família!

    ResponderExcluir
  44. Seria interessante alguém com disponibilidade e talento tecnológico para cuidar desses assuntos técnicos. Como exemplo, para quem está começando agora, a caixa de busca estar quebrada é uma mão fora da roda.

    ResponderExcluir
  45. Letícia, eu li um post muito legal esses dias no blog do Mark Sisson. Se você souber inglês, dá uma lida. O autor fala algo bem interessante: "be consistent and gradual" ou "seja consistente/condizente e gradual".

    http://www.marksdailyapple.com/the-power-of-gradual-and-consistent/#axzz2tFx8qAJK

    Vá fazendo as mudanças as poucos, sem se estressar com isso. Stress também não faz bem. Se puder, dê uma lida na trajetória do médico Peter Attia, ele conta como foi aos poucos modificando sua dieta, pois apesar de se exercitar de 3-4 horas por dia, e se alimentar "saudável" (grãos integrais, tudo sem gordura), ele era gordo.

    http://eatingacademy.com/how-i-lost-weight

    ResponderExcluir
  46. Caros,
    O meu colesterol total está em 299, mas meu HDL em 74 e os triglicerídeos
    em 82. Todos os demais indicadores estão dentro dos padrões ótimos
    de referência. Faço exercícios calistênicos com regularidade e
    estou magro e bem disposto como nunca, mas o como médico que
    solicitou os exames me prescreveu medicação (Atorvastatina). Fiquei
    apreensivo...

    ResponderExcluir
  47. Fernanda, em relação aos ovos, acredito que o problema é mudar radicalmente. Eu não mudei radical porque morria de medo do colesterol hehe mas depois de tanto amolar o dr. Souto e a Patrícia sobre quantos ovos se podia comer, eu fui relaxando e obedecendo a vontade do meu corpo. Olha como foi minha evolução:


    1° mês: 1 ovo no café da manhã, dia sim, dia não. Panqueca/pão low carb nos dias alternados (tem MUITA receita no google). Confesso que às vezes comia panqueca a semana quase toda hehe Mas pelo menos é feita com ovo e queijo/farinha de castanha, então tranqs.


    2° mês: 2 ovos no café da manhã, dia sim, dia não. Panqueca/pão low carb nos dias alternados. No primeiro mês eu comia bastante queijo e embutidos para complementar 1 só ovo, a partir do segundo mês fui sentindo mais vontade de ovo e menos de embutidos e queijo.


    3° mês: ovos durante a semana, variava de 1 a 2, obedecendo o apetite. No fim de semana eu comia panqueca low carb, geralmente doce com frutinhas vermelhas e chocolate amargo derretido (:


    4° mês: meu apetite por ovo ficou gigantesco! Como estava terminando meu tcc, estava comendo mais nessa época, então tinha dias que eu comia 3 ou 4 ovos no café da manhã! E já estava sem nenhum medo do colesterol!!


    Ultimamente, com a adoção do jejum, até passo um dia ou dois sem comer ovos, porque pulo o café da manhã, como carne no almoço e apenas uma vitamina de abacate no jantar. Mas estou tão acostumada com ovo que sinto muita falta quando não como.


    Costumo brincar com a minha mãe que agora eu rezo "o ovo nosso de cada dia nos dais hoje". Mas veja bem, eu deixei meu corpo se acostumar e pedir mais. Se você tentar colocar garganta abaixo 2,3 ovos cheios fritos na banha ou manteiga e ainda salpicar uma colher de azeite por cima é pedir para ficar enjoada por uma semana pelo menos. Dai tempo ao tempo!

    ResponderExcluir
  48. Ah vou ler sim, obrigada!! :D

    ResponderExcluir
  49. Adorei ve a Priscila Amaral TODA TRABALHADA nas explicações LCHF-PALEO para externar sua vitoriosa experiência familiar com essa dieta. Confesso que estou passando pela experiência ha 46 dias e so pra reforçar o cöro e aumentar ainda mais a haste dessa bandeira quero dizer aos interessados=as que LCHF também melhora consideravelmente os sintomas da ENDOMETRIOSE. Pensem numa mulher que foi encaminhada, por seu ginecologista, para implante hormonal intradermico na Bahia (se não me engano com Dr Elcimar Coutinho)como sendo a ultima e única solução pro meu caso: Essa mulher sou EU. Assim como me nego a fazer a bariátrica para emagrecer, me neguei a esse tipo de manipulação hormonal para "acabar" com a endometriose. Entao, ... dai vem o Dr Souto com esse montão de colaboradores que explicam, traduzem, opinam, orientam os leitores ... e, numa formula simplista de apenas tirar o açúcar e os carbos e comer comida de verdade, acabam fornecendo o método de cura. Agora, pensem numa mulher que nem se entortou de dor em cima de uma cama durante o período menstrual dela depois de 30 dias de dieta LCHF ,,, sou Eu. Nem precisei sair de Manaus pra Bahia, gastar uma fortuna de passagem, hotel, consulta, implante, etc. Assim como a Priscila, tmbem to muito Feliz. So queria pedir ao Dr. Souto que me mostre onde posso ler sobre a relação entre essa dieta e a endometriose, além do mais agradecer por tudo.

    ResponderExcluir
  50. Parabéns mesmo! Muito bom ter conseguido levar a familia pra esse lado.

    Quando li as primeiras linhas ja pensei ser vc, acho dificil terem muitas outras jovens ex-SOP, e tao ativas no blog/face rsrs. Espero poder usar seu testemunho p/ ajudar minha irma, que apresenta SOP, e motivar ela ao lowcarb / paleo :)

    ResponderExcluir
  51. Vc não vai ler sobre isso; vai escrever.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/02/2014 04:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  52. Infelizmente meu paladar não se anima a comer carne com abacate de manhã, muitos queijos, muitas gorduras. Eu passo mal, fico extremamente enjoada com as gorduras em geral. Não como em self service, mas numa cantina que a única opção que tenho é pedir o PF sem arroz e feijão, aí vem uma saladinha pequena e um frango grelhado esturricado ou um bife bem ruim (pq as outras opções de carne são frango, o tal bife e peixe empanados e é melhor ficar com o frango grelhado, então).
    O que eu tava tentando saber é se tem algum alimento que CORTA o enjoo, pra eu poder cair de boca em gorduras como a maioria faz e ficar numa boa, será que tem?

    ResponderExcluir
  53. Gostei da sua estratégia, Teresa. Eu comecei tentando comer uma omelete de 3 ou 2 ovos pela manhã, com medo de ficar com fome na rua e não ter o que eu posso comer e sucumbir em carbs ou frutas (que tem na cantina). Adaptação e calma.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  54. Para quem precisa ficar abaixo de 50 gramas de carboidrato por dia as opções de saladas são poucas, praticamente só folhas ou estou errada? Leio tantas coisas e tantas vezes as pessoas dizendo que este ou aquele vegetal tem muitos carbs que a cabeça fica confusa.

    ResponderExcluir
  55. Obrigada! hahaha fico feliz de ser reconhecida xD

    E tomara q a ajude e a motive! Se ela tem SOP, ela sabe o quanto vale a pena se privar de algumas coisas só pra se ver livre dela (e seus sintomas) e do seu 'tratamento', com anticoncepcionais (veneno pro corpo feminino).

    Aconselho passar pra ela os mesmos blogs que passei ali em cima, são focados na paleo para mulheres e seus hormonios:

    http://www.paleoforwomen.com/

    http://paleopepper.com/

    http://www.larabriden.com/



    Se ela tiver qualquer dúvida, pode falar pra ela cv cmg tbm xD Boa sorte o/

    ResponderExcluir
  56. Coma salada à vontade e sem medo, o quanto quiser.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/02/2014 09:12, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Olá Edmar.
    Já leu?
    Como surgiu a ideia de que colesterol pudesse ser algo ruim: uma combinação de má ciência básica e de um estudo epidemiológico mal feito da década de 1950.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-i.html

    Até 1957 nem mesmo a Associação Americana de Cardiologia estava convencida de que se deveria mudar a dieta das pessoas por causa de colesterol. No entanto, apenas 4 anos após, a maré começava a mudar, por motivos políticos, e não científicos.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-ii.html

    Detalhamento dos grandes estudos prospectivos e randomizados que demonstraram que reduzir a gordura na dieta não tem NENHUM impacto na mortalidade em homens e mulheres. Além disso, que estudos epidemiológico mais bem feitos sugerem que quanto maior o consumo de gordura per capita, menor a incidência de doenças cardiovasculares.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/06/colesterol-iii.html

    Porque o colesterol é um marcador de risco sofrível, porque a redução de colesterol não traz benefício para a maior parte das pessoas, como a indústria manipula as estatísticas para nos convencer de que intervenções que têm o potencial de ajudar apenas 1 em cada 250 pessoas seriam "essenciais", e como modificações de estilo de vida podem ter impacto superior ao das drogas, sem o custo e efeitos colaterais.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/colesterol-iv.html

    Como o reducionismo feriu de morte o pensamento científico, levando-nos à crença ingênua de que podemos efetivamente dominar a complexa teia de causas e efeitos que compõem sistemas infinitamente complexos como o organismo humano. E
    citamos o ilustrativo exemplo da droga torcetrapib, que aumentava o HDL (colesterol "bom") e diminuía o LDL colesterol "ruim"). E, no entanto, os pacientes morreram MAIS com esta droga - estes exames de sangue são apenas isso: exames de sangue, e o que queremos é viver mais e MELHOR, e não apenas mudar os números impressos no papel, apenas para morrermos com resultados "normais".

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/colesterol-v-causa-e-efeito-versus.html

    Na postagem denominada Conflitos de Interesse, abordamos o grau extremo com que os vultuosos interesses financeiros contaminam de forma decisiva (e infundada) as diretrizes que estabelecem que o colesterol "normal" seja abaixo de 200 e o LDL abaixo de 130 (ou 100, ou mesmo 70 como se fala agora!).

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/conflitos-de-interesse.html

    Vídeo curto para salientar que não existe correlação entre os níveis de colesterol e doença cardiovascular em nível populacional (diversos países).

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/08/colesterol-iv-nao-ha-correlacao.html

    Com este vídeo, além das demais postagens da série, eu penso que 95% de todas as dúvidas relacionadas a esse tópico estarão sanadas.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/colesterol-vii-video-legendado-sobre.html

    ResponderExcluir
  58. Assim facilita! Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Acho que tem que evitar apenas a batata comum inglesa. Algumas coisas como mandioca, batata doce, cenoura, mandioquinha, comer mas não em muita quantidade. E folhas, verduras, pode comer à vontade. Comer frutas como sobremesa e escolher as que tem menos açúcar, mas se a pessoa gostar pode às vezes comer uma banana ou manga. Tudo depende dos objetivos de cada um, se quer perder peso rápido, restringe bem os carbs. Se já está perto do peso desejado, pode liberar um pouco mais os carbs. Só o fato de eliminar completamente produtos derivados de trigo, açúcar, óleos de sementes, produtos industrializados, processados, e refinados isso já faz a grande diferença.

    ResponderExcluir
  60. UAU! Parabéns! Incrível relato tbm... e acredito q lendo sobre a dieta em si, vc vai conseguir ligá-la a endometriose!

    Mas te recomendo os msm blogs q recomendei acima, q trabalham especificadamente para mulheres:

    http://www.paleoforwomen.com/

    http://www.larabriden.com/

    o Hilton já até traduziu um artigo desse último:

    http://www.paleodiario.com/2014/02/carboidratos-gentis-para-gaba-cortisol.html



    Espero q ajude e parabéns msm!

    ResponderExcluir
  61. Eu não restringiria cenoura nem tomate, atualmente.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/02/2014 09:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  62. Beterraba é permitido na paleo?! fiquei na dúvida porque me lembrei que antes da cana - e ainda tem - era utilizado o açucar de beterraba, então pensei será que estou fazendo o correto em consumir beterraba?1 existe alguma restrição para verduras?

    ResponderExcluir
  63. A nossa beterraba roxa é permitida sim. A que é usada para fazer açúcar é um outro tipo, acho que até incomum no Brasil.

    ResponderExcluir
  64. Site da boa forma passa dieta low carb??!!Detalhe, não tem nada de Low Carb!!Só usaram o nome, e desinformaram ainda mais as pessoas!!

    http://boaforma.abril.com.br/dieta/dietas-de-emergencia/dieta-low-carb-488621.shtml

    ResponderExcluir
  65. Muito Obrigado Marcelo! Uma outra dúvida, a maionese industrial é permitida, se não me engano é usada óleo vegetal, claro que posso usar maionese caseira feita com azeite mas na falta de tempo para fazê-la vale uma hellmann's?

    ResponderExcluir
  66. oi!


    talvez a solução seja trazer comida de casa...

    ResponderExcluir
  67. Maionese industrial não é permitida. Não vai influenciar na perda de peso, mas como é feita com óleo se sementes, está associada a inflamações, faz mal à saúde. E tome cuidado que a Hellmans lançou uma "maionese de azeite", que de azeite mesmo não tem nada.

    ResponderExcluir
  68. Fernanda, neste blog tem uma lista de profissionais, incluindo nutricionistas, se eu fosse você consultaria um. Tem um livro baixo carboidrato que tem bastante receitas boas para café, almoço, lanche e jantar, eu sempre utilizo quando estou sem inspiração. Tem o blog da Maria Alm, chamado mais gordura, menos carboidrato que também é ótimo para pegar receitas. E não desista!!

    ResponderExcluir
  69. Bom dia a todos. Sou mais um seguidor do site e espero em breve estar colhendo os frutos dessa mudança de hábito. Comecei em Janeiro e já perdi alguns quilos. Apesar de estar dentro do peso sempre tive problemas para controlar o Triglicerídeos. Isso é hereditário pois meu Pai tem o mesmo problema e é diabético. Acabei chegando aqui pois não estava aguentando a fraqueza provocada pelos fibratos e queria fazer uma mudança de vida. No final do mês irei fazer exames e posto aqui.

    ResponderExcluir
  70. Dr. Souto, confesso que ainda não tinha exposto nada pra esse oceano de gente sobre minha experiência com LCHF-PALEO porque estava esperando acontecer o primeiro objetivo, achava eu que era o principal - O EMAGRECIMENTO - pasmada estou! na pele senti que não ~e a chegada dessa caminhada que vai me trazer felicidade (o emagrecimento) e que ~e no desenrolar do caminhar (cumprimento das regras e princípios) que vc vai, consequente e paulatinamente sentindo essa felicidade. O senhor acredita que, mesmo eu não diminuindo quase nada pela balanca, senti as consequências da revolução dentro de mim. Melhoras em tudo e o melhor pra mim foi a melhora dos horríveis sintomas da endometriose. Em outra ocasião escreverei mais sobre minha experiência ok.

    ResponderExcluir
  71. É esse o espírito

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/02/2014 11:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  72. Dr, por favor, uma dúvida... Minha mãe tem 63 anos. É diabética desde que 92, com o tempo ficou hipertensa, aquela coisa toda... Diabética tipo II (usa metiformina), operada da coluna (não pode fazer exercícios, apenas pilates leve) e com bastante sobrepeso. A partir de 2011 o colesterol dela começou a aumentar. E já começou a usar estatina (nesse período, baixou). Como teve muito efeito colateral, parou. Ano passado estava alto ainda. Agora, com 4 meses de LCHF, Total 333 (HDL 57, LDL 258 !!!, trigl 89).

    Nesse caso o sr. falaria em genotipagem do gene APO-E4 e ecodoppler das carótidas? Ou acha que 333 não é tão alto assim? A proporção HDL/LDL tá 4,52. MUITO obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  73. Oi Patricia Ayres, tudo bem. Sou nova por aqui, mas, o pouco que cascaviei foi suficiente para admirar a forma que vc se prontifica para explicar e expor teu conhecimento sobre o assunto LCHF, dai eu tava matutando sobre endometriose e sua melhora com a dieta LC. Claro e evidente que não sei discorrer cientificamente nada sobre esse assunto, so sei da minha experiência, mas, meu pedido pra vc ~e o seguinte: Dã pra vc explicar e expor, assim como vc fez com Edmar, sobre teu conhecimento em relação a endometriose e a dieta LCHF, please! Desde já agradecida.

    ResponderExcluir
  74. Eu derivaria a maior parte da gordura de azeite de oliva e óleo de coco, a maior parte das proteínas de peixe, e faria low carb logo, visto que o risco de DM e síndrome metabólica são muito maiores do que colesterol elevado em mulheres idosas.

    http://publicationslist.org/data/pv1peguj/ref-28/SKMD%20and%20MS.pdf

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    [image: Disqus] Settings
    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica ------------------------------ *Juliana*
    Dr, por favor, uma dúvida... Minha mãe tem 63 anos. É diabética desde que 92, com o tempo ficou hipertensa, aquela coisa toda... Diabética tipo II (usa metiformina), operada da coluna (não pode fazer exercícios, apenas pilates leve) e com bastante sobrepeso. A partir de 2011 o colesterol dela começou a aumentar. E já começou a usar estatina (nesse período, baixou). Como teve muito efeito colateral, parou. Ano passado estava alto ainda. Agora, com 4 meses de LCHF, Total 333 (HDL 57, LDL 258 !!!, trigl 89).
    Nesse caso o sr. falaria em genotipagem do gene APO-E4 e ecodoppler das carótidas? Ou acha que 333 não é tão alto assim? A proporção HDL/LDL tá 4,52. MUITO obrigada pela atenção!

    9:47 a.m., Friday Feb. 14
    * Reply to Juliana * Moderate this comment by email

    Email address: *jw.protese@gmail.com* | IP address: 179.159.46.69

    Reply to this email with "Delete", "Approve", or "Spam", or moderate from the *Disqus moderation panel*.


    ------------------------------

    You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about activity on threads authored by jcsouto.

    You can unsubscribe from emails about activity on threads authored by jcsouto by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings.

    [image: Disqus]

    ResponderExcluir
  75. Ok, Obrigada querida.

    ResponderExcluir
  76. Muito obrigada como sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  77. Elane,

    Também não sei discorrer cientificamente! O que aprendi foi aqui com o Dr. Souto e lendo, pesquisando sempre.

    Eu não consigo ver uma doença que seja isolada de vários outros fatores. Se alguém tem endometriose, esta é a ponta do iceberg... Provavelmente estará acima do peso, síndrome metabólica, intestino inflamado, problemas autoimunes, etc.


    Até onde compreendo, um dos principais agravantes da endometriose é o quando se tem excesso de estrogênio - é ele que encorpa o endométrio. Assim, se os níveis de estrogênio estão altos ele estimula o crescimento do endométirio muito mais do que precisa.

    E como o corpo produz excesso de estrogênio? Excesso de peso, síndrome metabólica e possivelmente, por consumir demasiados xeno e fitoestrógenos (soja, sementes).

    http://www.paleoforwomen.com/auotimmunity-hormone-imbalance-and-inflammation-endometriosis-as-the-standard-american-diet-triple-threat/

    http://www.paleoforwomen.com/phytoestrogens-estrogens-and-estrogen-receptors/

    Ainda tem a questão da IGF-1. "Algumas
    pessoas, no entanto, são muito sensíveis às elevações de IGF-1 (Insulin-like gowth factor 1) que os laticínios induzem. O IGF-1 é uma fator de crescimento, útil para mamíferos em crescimento, mas não tão útil assim para adultos. Especialmente em patologias nas quais o IGF-1 está etiologicamente envolvido (ovários policísticos, espinhas, etc), pode haver grande benefício de eliminar os laticínios. Mais uma vez, isso não tem nada a com intolerância à lactose, que é uma incapacidade de digerir a lactose em glicose e galactose, levando à fermentação da mesma no intestino com consequentes distúrbios DIGESTIVOS (gases, cólicas, diarreias). A quantidade mínima de lactose que resta em queijos, por exemplo, não costuma ser um problema para pessoas com intolerância à lactose, exceto para aqueles casos mais extremos. Já para as pessoas que têm espinhas, PCOS ou dificuldade de perder peso, a restrição de laticínios (mesmo aqueles fermentados, já que aqui a lactose não é o problema) pode ajudar bastante, juntamente com uma dia páleo low carb."

    ResponderExcluir
  78. O que corta meu enjoo? água bem gelada, ou com gás, ou com
    limão.

    Olha, 100g de alface tem 1,7g carbos. Meu conselho: abuse de todas as folhas e pegue um ou outro vegetal, vai variando.

    Sugestão: se necessário for, pro bem da tua dieta, compre ou tres potes de vidro, e leve comida de casa. Em um, carne, no maior, salada, no outro, algum vegetal. Leve os temperos em algum vidrinho com tampa, pode ser naqueles de papinha de bebe daquela marca que engana crianças e pais kkkk
    Esquenta a carne (deve haver microondas, nada é perfeito) e sirva num prato com o restante.
    Fiz isso durante um ano trabalhando num órgao publico. Nenhum constrangimento pela marmita valeu quanto quanto evitar a comida horrorosa que eles serviam, e eu ainda nao era paleo/lchf.
    Salada fica fresca se bem lavada e escorrida, aguenta bem na geladeira por um dia.

    ADORO esta lista da UNICAMP, que é bem famosa, a TACO, tudo considerando 100g do alimento.
    http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf



    Eu fiz uma lista fácil pra me servir de guia de cardápio em dias corridos.

    OPÇÕES

    CAFÉ DA MANHÃ:
    ÁGUA MORNA COM LIMÃO EM JEJUM 06H30
    SUCO VERDE COM COLÁGENO
    OMELETE
    OVOS
    CAFÉ
    BULLETCOFFEE
    ÓLEO DE COCO
    LEITE DE COCO COM WHEY
    LEITE DE COCO COM FRUTA
    LEITE DE COCO PURO
    ABACATE (com canela ou maracujá ou limão ou frutas vermelhas ou creme de leite)

    ALMOÇO:
    CARNE
    SALADAS
    VEGETAIS

    LANCHE
    NOZES
    ÓLEO DE COCO
    COCO RALADO
    FLAN DE COCO RALADO (COCO + LEITE DE COCO +
    GELATINA)

    JANTA
    SALADA
    CARNE
    SOPA
    LEITE DE COCO COM WHEY
    LEITE DE COCO COM FRUTA
    IOGURTE NATURAL COM FRUTA
    OVO
    OMELETE
    ABACATE
    ATUM

    ResponderExcluir
  79. Criei um monstro!


    Em 14 de fevereiro de 2014 15:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  80. Amei tudo o que li sobre
    essa família, me emocionou muito mesmo e olha que sempre leio todos os textos e todos os comentarios, mas poucas vezes comento aqui!

    A minha mae comecou a comer paleo por influencia minha, eu mandei as minhas fotos pra ela e ela ficou super contente em ver que emagreci 8 kg (84 a 76 kg em 4 meses e sem academia, mas ainda falta emagrecer mais), ela é bem baixinha e tava bastante gordinha e tomando insulina de injecao e eu nem sabia o que era isso, aprendi tudo aqui, mas já abandonou a insulina, o médico dela que a atende no hospital da UNICAMP disse que nao sabe o que ela fez (eu acho que ele sabe sim), mas que os exames estao normais.

    Como eu moro na Argentina (aqui foi onde eu acabei por engordar mais, fui de 70 a 86 kg comendo milanesas, pizzas, pastas, café com leite e muito acucar, medialunas, chocolate e muita batata frita basicamente), nao consigo influenciar o resto da familia ainda, quase todos os meus irmaos mais velhos sao obesos (somos seis) e acham que estao no caminho certo, mas qdo for ao Brasil em maio quero só ver o povo de queixo caído com o meu novo eu e nao me refiro só ao corpo nao, ainda que uma imagem vale mais que mil palavras, mas falo da nova pessoa que sou, com mais disposicao, com outros sonhos e projetos nos quais o "comer em excesso" já nao entram. Foi difícil conver o meu marido que é argentino
    (leia-se cabeca dura), que mesmo vendo resultados em mim e na minha disposicao de quem antes nao caminhava uma quadra sequer e agora caminha a qualquer lugar. Como a base da dieta aqui é trigo puro e ele é magro aos 35 anos, ele achava que nao precisava deixar o trigo, mas qdo deixou pra me seguir, sentiu diferenca na disposicao e algumas alergias que tinha, foi só aí que ele admitiu gostar da dieta e sempre me pede que cozinhemos paleo/lowcarb (ele é Chef).
    Ahh e a minha ultima recente descoberta: aqui crema de leche significa NATA e tem de montao todas com minimo 40% gordura! Descobri só pq me disseram a frase "a nata da nata" (la cream de la cream)... é tonto, eu sei, mas eu nao sabia!

    Eu me emociono porque essa dieta nao muda só o corpo, ela muda a tua forma de ver as coisas, tira a ansiedade, te alimenta super bien... Ela muda vida!

    Obrigada Dr. Souto e todos os que o ajudam aqui no blog, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, sinto nos teus textos e nos guest posts a preocupacao em transmitir a verdade nos detalhes mais inimagináveis. Te mando um super abrazo e desejo tudo de bom pra ti e tua familia!

    ResponderExcluir
  81. kkkkkkkkkk - Puxa! e eu achei que tava indo bem! kkkkk Monstro???? kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  82. :-) :-) :-)


    Em 14 de fevereiro de 2014 16:02, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  83. Imagina quando terminar a nutrição?!? Muito bom, Patrícia!


    2014-02-14 16:12 GMT-02:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  84. Aprendo com o melhor! ;)

    ResponderExcluir
  85. Pode passar como é a sua alimentação, se come queijo, oque come no café da manhã, quais sobremesas prepara. Se toma muita água, come muita carne, ou mais saladas ... etc. Pode me passar?E parabéns pelos resultados!!

    ResponderExcluir
  86. uai... como qualquer paleolítico, a minha base é verdura e carne. Como mt abacate tbm. meus pais comem muito, MUITO, queijo e requeijão. Eu tenho evitado... Bebo mt água. Preparo um bolo mt bom e tbm derreto chocolate amargo (>70%) e misturo com creme de leite e levo pra gelar. às vezes tbm como uma fruta... e de lanche gosto de torresmo (pele de porco... pururuca) e as vezes, castanhas. maaaaaas isso é mt individual e cada um é afetado de um jeito. vc precisa testar pra saber qual seu 'cardápio' ideal xD
    já leu os outros posts do blog? os princípios da dieta?

    ResponderExcluir
  87. Incrível o seu relato, ainda mais tendo conseguido resultados com apenas um mês. Eu não tenho endometriose (e não simpatizo com os métodos do Elsimar Coutinho, que trabalham contra os hormônios da mulher), mas tenho cólicas de rolar no chão, e somente agora no 5º mês de páleo é que elas diminuíram, estou ainda na batalha. Então seu caso é realmente espetacular. Parabéns!

    ResponderExcluir
  88. Patrícia Ayres e J. C. Souto

    Tudo bem?? Eu estou malhando pesado ultimamente e estou querendo reduzir gordura corporal(mais a região abdominal) e já estou fazendo a dieta Paleo(apesar de quebrado ela umas 8 vezes porque conheci na véspera do natal então complicou) mas independente disso é passado :)


    ( tive vários resultados como refluxo redução a sensação de inchaço,emagreci também uns 3 kg de gordura).

    Eu venho tomando um whey hidrolisado da dymatize Iso 100(o da figura) pós treino e apenas um medidor sempre pós treino.

    tenho 1,80 Cm de altura e peso atualmente 78,5Kg

    Eu vi em outros posts do Dr Jose souto que as pessoas deveriam ter foco em emagrecer primeiramente ou aumentar a massa magra, também falou q uma ingestão alta de proteína poderia dar pico insulina(seria bom para não catabolizar). Então eu gostaria saber se essa ingestão desse whey poderia interferir na minha "perda de barriga de trigo rs"?


    Porque venho aumentado a massa magra e a gordura abdominal vem diminuindo aos poucos :) Mas não sei se esse é o caminho certo(resumindo quem quer emagrecer no estilo dieta paleo pode tomar whey após a musculação intensa???)


    Tipo se eu tirasse o whey teria resultado muito mais eficiente na perda de barriga?? mas entretanto, não iria conseguir aumentar a massa magra)..fiz essa pergunta pra vc Patricia que é professora e achei q Dr poderia me ajudar também!!



    Porque não estou sobrepeso mas fico meio perdido não sei oq faço!!! Porque na verdade eu quero os dois ao mesmo tempo,mas eu não preciso perder 20 a 30kg porque ai faria sentindo em primeiro emagrecer esse excesso e depois pensar em aumentar a massa magra!


    aguardo retorno, desculpem eu falo bastante mesmo

    ResponderExcluir
  89. Olá, Doutor Souto!
    Gostaria de saber se posso indicar essa dieta para meu pai, pois estou na dúvida. Essa semana ele fez alguns exames e foi detectado que ele estava com o fígado inchado e com pedras vesícula. Além disso ele está obeso com 109kg.
    Comentei com ele a respeito da paleolítica mas ele tem medo de passar fome, de cortar o feijão, arroz e de receio de comer gorduras saudáveis.

    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  90. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/12/o-figado.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/12/a-vesicula.html

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 14/02/2014 20:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  91. hahaha eu tô seguindo sim! Só q estou indo aos poucos. Grandes mudanças ñ podem ser de uma vez... e vc sabe melhor q ngm q as coisas cmg são devagaaaar... e falar q o Hilton esta no lado feminino da força acho q ñ vai agradar ele mt ñ hahaha e é o melhor seguir o 'perco o amigo mais ñ perco a piada' =P

    ResponderExcluir
  92. Agora só falta meu pai aceitar a fazer.
    Quando conseguir trarei a resposta.
    Obrigada, Doutor!

    ResponderExcluir
  93. Parabéns Priscila! Fiquei muito feliz com seu depoimento e dos seus familiares!

    ResponderExcluir
  94. sei q sim, mas ñ deixou de parecer ambíguo hahaha

    ResponderExcluir
  95. Vc tbm tem um relato incrível né? Parabéns por sua família tbm! E sim, ela muda vida! Tomara q vcs melhorem cada vez mais e um dia compartilhem sua história com a gente em um post tbm! Abraços!

    ResponderExcluir
  96. Parabéns Priscila à você e sua família. E que vocês tenham cada vez mias mais qualidade de vida e menos peso.

    ResponderExcluir
  97. Aiiii Pri, que legal!! Acompanho sua luta no grupo..fico feliz por vc.. de coração..e agradeço todas as dicas que me deu...parabéns pelos seus pais!! alias, seu pai ta gatão..rss..

    ResponderExcluir
  98. Se está funcionando seria bom alguém retirar esse aviso lá no topo. ;)

    ResponderExcluir
  99. Ok, ALGUÉM acabou de tirar :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/02/2014 05:10, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Haha, alguém era algum dos moderadores. Obrigada!

    ResponderExcluir
  101. No blog, só mexo eu!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/02/2014 09:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  102. Ah sim, eu achava que os moderadores poderiam ter acesso a mudar coisas desse tipo. Desculpe então ter te chamado de alguém Dr. Souto. :-D

    ResponderExcluir
  103. Mas eu sou alguém! :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/02/2014 09:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  104. Olá Pedro,

    Não sou professora! Aprendi sobre Paleo/LCHF aqui, com o Dr. Souto, estudando, pesquisando... Mas, vou tentar te ajudar!

    Veja bem, não tem como afirmar que vc vai perder mais barriga se fizer isso ou aquilo. Cada pessoa reage de um jeito. Se você vem conseguindo os resultados que quer, continue!

    Adotamos o whey na paleo pq é um bom suplemento - misturado com nata fica uma delícia! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    Sobre exercícios físicos: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/07/exercicio-e-emagrecimento.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/exercicio-sim-mas-nao-o-que-lhe.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/por-que-o-exercicio-fisico-tambem-nao.html

    Sobre furar a dieta: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

    Importante ler! http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    ResponderExcluir
  105. Correção....Ex-gorda!

    ResponderExcluir
  106. Doutor Souto, primeiramente muito obrigada pelo trabalho, pois assim como muitas pessoas estou vivendo um novo estilo de vida, apesar de ser muito criticada por todos estou me sentindo muito bem! Mas estou com algumas dúvidas, comprei bastante castanha de caju e amêndoas (não quer dizer que estou comendo mto, como de vez em quando, mas fiz algumas receitas com farinha de amêndoas e adorei!), mas quando fui comprar li o rótulo e percebi que elas são compostas por gordura vegetal, tem algum problema? outra dúvida, estou na primeira semana da dieta, seria prejudicial iniciar o JI?? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  107. Espere 2 semanas para JI.

    O ideal são castanhas cruas ou em óleo páleo (achei uma feita em manteiga de cacau - divina, mas custa MUITO caro). Coma essas q vc tem, e no futuro compre cruas a granel

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 15/02/2014 12:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  108. Ei patricia obrigado pelas respostas!!eu ja tinha lido mais aagora lendo denovo percebi oque poderia dar um up na minha redução de gordura corporal..

    O treino estilo Hitt..

    Um grande erro q eu vinha cometendo era nao fazer nada de aerobico itenso..agora vou começar a adicionar aos poucos..

    Só que como voce falou q cada um tinha q conhecer ser seu corpo..pelo oq eu vinha lendo nao consegui achar a formula ideal e pelo oq eu etendi o hitt nao pode ser feito nos dias de musculação??

    Agora me compliquei porque eu malho 3x na semana devido a correria e gostaria de saber se no final de do treino poderia correr 20 minutos intercalando (

    15 segundos: exercício de alta intensidade

    60 segundos: descanso ou exercício de baixa intensidade

    Repetir por mais 10 vezes, seguido por uma explosão final de alta intensidade de 15 segundos.
    Tempo total: 14 minutos)



    oq me diz?? queria poder pesquisar mais..porem estou tentando medicina e fica complicado ler varios artigos tem muitas coisas para estudar por isso recorri a voces que mais conhecimento do q eu sobre o assunto

    ResponderExcluir
  109. O nome da loja é Empório Bendito Grão!

    :-) Bem quem leu barriga de trigo sabe que este nome atualmente
    deveria ser outro:

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

    Minha dica e para o Óleo de Coco extra virgem que esta
    custando R$ 12,90 para 500ml

    Endereço: Rua Santa Rosa, 141 – Brás São Paulo eles tem
    outra loja em Moema:

    De segunda à sexta das 8:00 às 17:00.

    Sábados das 8:00 às 14:00.

    E por “incresa que parivel os brimos” abrem domingo das 8:00
    às 14:00 horas.

    :-) embora seja muito simples fazer em casa; bem higiênica a
    “chupada do tilzinho” nos 8 minutos ai do filme.

    Pembuatan Virgin Coconut Oil

    http://www.youtube.com/watch?v=DXHdv41ydf0

    ResponderExcluir
  110. Edmar,
    Comigo aconteceu o mesmo! Tb fiquei apreensivo e minha médica queria por que queria que eu tomasse Livalo (pitavastatina)!

    O que fiz? Baseado em várias opiniões e relatos (inclusive do próprio blog!), comecei a ingerir mais gorduras saudáveis (manteiga, azeite de oliva, banha de porco, óleo de coco, abacate, etc) e acrescentei 3 colheres de fécula de batata ao kefir que tomo diariamente.
    Resultados: o colesterol total baixou de 316 (!!!) para 206, o triglicerídeos e o HDL mantiveram-se estáveis (85 e 61, respectivamente) e o peso diminuiu de 66kg para 64kg (tenho apenas 1,68m...).
    Minha médica parabenizou-me pelos resultados e comentou o ótimo efeito da estatina (se ela souber que eu não tomei nenhum comprimido, vai me matar, he he he).
    Apesar disso, lembre-se que o colesterol é altamente benéfico e necessário para o organismo, não se preocupe tanto com ele. Leia o livro "Colestherol Clarity", de Jimmy Moore (eu o li indicado pelo Dr. Souto), para tirar de vez suas dúvidas e o medo do colesterol.
    Espero ter ajudado. Veja o resultado do exame mais recente:

    ResponderExcluir
  111. Edmar,
    Comigo aconteceu o mesmo! Tb fiquei apreensivo e minha médica queria por que queria que eu tomasse Livalo (pitavastatina)!

    O que fiz? Baseado em várias opiniões e relatos (inclusive do próprio blog!), comecei a ingerir mais gorduras saudáveis (manteiga, azeite de oliva, banha de porco, óleo de coco, abacate, etc) e acrescentei 3 colheres de fécula de batata ao kefir que tomo diariamente.
    Resultados: o colesterol total baixou de 316 (!!!) para 206, o triglicerídeos e o HDL mantiveram-se estáveis (85 e 61, respectivamente) e o peso diminuiu de 66kg para 64kg (tenho apenas 1,68m...).
    Minha médica parabenizou-me pelos resultados e comentou o ótimo efeito da estatina (se ela souber que eu não tomei nenhum comprimido, vai me matar, he he he).
    Apesar disso, lembre-se que o colesterol é altamente benéfico e necessário para o organismo, não se preocupe tanto com ele. Leia o livro "Colestherol Clarity", de Jimmy Moore (eu o li indicado pelo Dr. Souto), para tirar de vez suas dúvidas e o medo do colesterol.
    Espero ter ajudado. Veja o resultado do exame mais recente:

    ResponderExcluir
  112. Muito bom. Eu estou acumulando observações sobre o amido resistente e dislipidemia. Uma coisa que pode ajudar, tanto quanto a fécula, é banana verde.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/02/2014 09:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  113. Consumo excessivo de proteína prejudica os rins ?

    “ Que fique bem claro: proteína demais não faz mal a ninguém... organismo saudável se adapta bem ao trabalho extra... Quando
    você consome mais proteínas, o organismo se adapta ao trabalho extra, sem prejuízo para o órgão.”

    Fonte: http://super.abril.com.br/alimentacao/consumo-excessivo-proteina-prejudica-rins-622320.shtml

    Considero a nossa dieta não como hiperproteica, e sim como de altos níveis de gordura. Algumas pessoas me questionaram se não estava a um longo período sem comer carboidratos, se eu tinha certeza do que estava fazendo.

    Veio-me um flash de consciência: não estou comendo proteínas a níveis estratosféricos, se for comparar com a dieta da pirâmide alimentar padrão. Não sou nefropata. Enriqueci o consumo de gorduras. Além disso, consumir carboidratos além do que estou consumindo não vai proteger meu corpo contra as alegadas patologias associadas a dieta low carb. Em que os carboidratos em excesso iriam me favorecer, além de elevar meus picos de insulina?

    ResponderExcluir
  114. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 16/02/2014 11:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  115. Vou imprimir esse link pra ficar "armado", sempre que os leigos ficarem questionando a dieta.
    Em tempo: Estou com uma paciente em potencial - minha esposa - com sobrepeso. Farei as medidas corporais, além de solicitar os exames de sangue pertinentes. Depois de três meses de dieta refarei os exames e com certeza esfregarei na cara de muita gente! ;)

    ResponderExcluir
  116. Hoje na churrascaria, dr. Souto, o que eu mais vi foram os pratos lotados de arroz, feijão, farofa, purê, banana empanada e etc e as pessoas pedindo os cortes mais magros de carne.


    Enquanto isso, o garçom logo aprendeu que eu e meu irmão queríamos sempre os cortes mais gordos e levemente mal passados (: Fizemos 19 horas de jejum antes de ir, o resultado foi uma hora se esbanjando em carne. Um verdadeiro buffet paleolítico. E ainda provei javali pela primeira vez =P ps. que a melhor picanha hoje foi a gaúcha (:

    ResponderExcluir
  117. comprei a ´fecula tem dois dias q uso.. e dois dias atrás eu comi banana verde tirada do pé. e o intestino funcionou, rs

    ResponderExcluir
  118. Parecido comigo. Eu tinha coleção de análgésicos na mochila. Ibuprofeno, Dipirona, Ácido Acetil Salicílico, Paracetamol. Eu tinha todos e sempre tinha que renovar o estoque. Agora todos estão com prazo de validade vencidos. Caixas fechadas, lacradas, sendo jogadas fora.
    Já as pessoas que conheço que foram para o lado da dieta vegetariana continuam com enxaquecas.

    ResponderExcluir
  119. Faço HIIT (máximo 2x semana) antes do treino. 30 seg de alta intensidade e 1 min descanso até 15 min. Pra mim funciona!

    ResponderExcluir
  120. Dr. li num perfil do Instagram que seria bom treinar musculação ou um aerobio intenso em jejum logo no dia seguinte do refeed, pela manhã. Qual sua opinião sobre isso? Na postagem dizia que fazendo isso, esgotaria o estoque de glicogênio. Eu sei que não tem nada a ver com o post, mas preciso muito tirar essa duvida. Acabei de fazer uma refeição refeed sem glúten pela primeira vez, vou respeitar meu corpo ja que ele desenvolveu intolerancia. Mas com açúcar e carboidratos. Comi nutella com sorvete, tava com muuita vontade! (Procurei um sorvete light que não tinha glúten, sei que não devo optar por produtos lights, mas acho que é menos ruim do que ingerir glúten rs). Fiquei feliz pq a tempos não comia fora da dieta e ficava me sentindo mal, inchada e com coceiras pelo corpo, com dores de cabeça e consciencia pesada. Comi besteira mas to tranquila pq não ingeri gluten, espero que isso ajude eu acordar menos inchada também rs aguardo sua resposta pois pretendo tentar treinar em jejum, ou no máximo com café + oleo de coco.

    ResponderExcluir
  121. É uma estratégia. Leia o Carb Backloading do Kiefer.

    Mas tenho minhas dúvidas de que comer isso vá lhe fazer sentir bem. ..
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 17/02/2014 01:01, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  122. Olá, vejo que muita gente relata que não tem mais dores de cabeça, mas desde que eu começei a lchf eu começei ter dor, não sei se é exatamente por causa da alimentação, mas antes eu não tinha diariamente dores como agora, começei suplementar com eletrolitros pois li que poderiam ser a causa da dor de cabeça em uma dieta low carb, elas pararam por pouco tempo mais ainda continuam, aguem pode me ajudar? faço lchf a quase 3 meses, fora as dores de cabeça tudo é mil maravilhas :)

    ResponderExcluir
  123. Ricardo Tognola Montes de Oca17 de fevereiro de 2014 11:16

    Pessoal, hoje me fizeram uma pergunta até interessante.
    Me perguntaram se é verdade o mito o que dizem sobre certos alimentos como a carne de porco, peixes e ovos pode atrapalhar o processo de cicatrização. Existe comprovação científica sobre isso?

    ResponderExcluir
  124. mais sal e mais água.

    ResponderExcluir
  125. Quais são os carboidratos considerados páleos?

    ResponderExcluir
  126. Bom dia estou entrando hj no blog pela primeira vez, preciso emagrecer 30 kgs, estou confiante.

    ResponderExcluir
  127. Ah ja estou seguindo uma dieta de proteinas, Dr Atkins e Emagrecer de vez e Dukan, ja emagreci 7 kgs ai me informaram este blog, me disseram que é o melhor lugar com informações importantes e sem termos que ficar pagando para emagrecer, adorei!!

    ResponderExcluir
  128. eu bebo bastante agua e acredito que como bastante sal, não sei ... mas sempre que tenho dores de cabeça beber bastante agua me ajuda muito, é estranho porque eu já bebo bastante agua ao longo do dia uns 2 ou 3 litros... kkk talvez eu tenha que beber MAIS ainda! obrigada pela resposta

    ResponderExcluir
  129. qual quer um que não é industrializado ! :) qual quer um que seja de verdade! nasce, cresce e morre...

    ResponderExcluir
  130. ah.. grãos e leguminosas (arroz, feijão, soja..) não sao paleo, acho que tem bastante coisa sobre isso aqui no blog :)

    ResponderExcluir
  131. Moro na Alemanha e aqui o tratamento padrao para estateose é cortar carboidratos da dieta.

    ResponderExcluir
  132. Elane, sou mais um feliz caso de redução drástica nos efeitos da endometriose. Além das dores terem desaparecido por completo durante a menstruação, fiz meus exames em dezembro e não há nada mais no meu útero e ovários. Está tudo limpinho e sem vestígios da doença. Menstruação regular e sem excessos. Há 5 anos precisei fazer uma cirurgia e nos exames posteriores a ela, sempre haviam focos ainda que pequenos. Hoje estou livre desse mal! Estou há 8 meses comendo paleo (inclusive tubérculos) e nunca me senti tão bem, sem alergias respiratórias ou alimentares, sem inchaço, compulsão, indisposição e sem dores. Nada como comer aquilo que fomos feitos para comer! Nosso corpo agradece!

    ResponderExcluir
  133. 2 ou 3l creio eu seja a ingestão mínima...tenta um pouco mais.

    ResponderExcluir
  134. frutas com pouco açúcar (bagas, morango, mirtilos), batata doce, inhame, cenoura e verduras em geral.

    ResponderExcluir
  135. Edina,

    Sim, é o melhor site brasileiro sobre nutrição. Deve ler todos os artigos do site e sobre emagrecer 30kg pense em médio - longo prazo tipo 1-2 anos. Os primeiros KGs são os mais fáceis depois seu corpo irá "defender" o peso. Sugiro ler esse artigo do site: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html



    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  136. Eu bebo quando tenho sede, assim como me alimento quando tenho fome. Respeitando sempre a sensibilidade do corpo. Até mesmo água em excesso faz mal.

    Sobre o sal. É muito importante para o corpo, porém aquilo que chamam de sal refinado de mesa não é sal e sim um produto químico. Procure sal de verdade: sal rosa do himalaia, flor do sal, sal marinho.



    Talvez você esteja dormindo mal, com stress. Talvez aumentar um pouco o consumo de carboidrato paleo para testar.

    ResponderExcluir
  137. Então, eu bebo quando tenho sede, assim como me alimento quando tenho fome. Respeitando sempre a sensibilidade do corpo. Até mesmo água em excesso faz mal.

    Sobre o sal. É muito importante para o corpo, porém aquilo que chamam de sal refinado de mesa não é sal e sim um produto químico. Procure sal de verdade: sal rosa do himalaia, flor do sal, sal marinho.

    Talvez você esteja dormindo mal, com stress. Talvez aumentar um pouco o consumo de carboidrato paleo para testar.

    ResponderExcluir
  138. O quanto seria muita proteína para você?

    ResponderExcluir
  139. Acho que essa quantidade é boa para o verão e se a pessoa está praticando algum esporte.

    Veja:

    Pergunta: Para uma hidratação correta, é preciso ingerir 2 litros de água, ou oito copos, por dia?

    Resposta: -O que se sabe: a recomendação de 2 litros de água por dia não tem nenhum fundamento científico. E não há prova nenhuma de que a ingestão abundante de água seja benéfica – pelo contrário. "Muita água faz mal ao organismo", diz o nefrologista Elias David-Neto, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em demasia, ela sobrecarrega os rins e causa a eliminação excessiva de sais minerais, principalmente sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio orgânico. Recomenda-se beber líquidos no mesmo volume de calorias consumidas. Para uma dieta de 1 200 calorias, 1,2 litro de água. "Não precisamos de mais água do que a sede solicita", afirma. É preferível tomar pequenas doses ao longo do dia a ingerir uma grande quantidade de uma vez. E deve-se lembrar que os alimentos também ajudam na hidratação.

    Acho que essa frase resumi tudo: Não precisamos de mais água do que a sede solicita

    ResponderExcluir
  140. O povo alemão é realmente espetacular. Sem mais comentários....

    ResponderExcluir
  141. Segue:


    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    ResponderExcluir
  142. Hummm deu até vontade de ir na churrascaria.....

    ResponderExcluir
  143. Ah sim, eu uso sal do himalaia :)
    E tenho muita sede, não tomo água tentando ''empurrar pra dentro''...


    Já estou com dor de cabeça denovo :(

    ResponderExcluir
  144. Ahhh e sobre o stress, talvez.. Eu sou muito ansiosa :( e estou sempre esperando por algo ansiosamente afff todo dia, sempre alguma coisa, pelo menos nao desconto na comida como fazia antes...

    ResponderExcluir
  145. Olá Dr. Souto,

    Gostei muito do post que você colocou com a hipótese da densidade dos carboidratos. Me pareceu encaixar bem com o que sabemos de deita paleo.

    Estou fazendo um teste pessoal deixando um pouco de lado o índice glicêmico e pensando mais na densidade. Nesse caso, as frutas ficam liberadas e eu vou substituir a batata doce por batata inglesa. Sem grãos e sem açúcar refinado.

    Faço musculação a alguns anos já e acredito que isso vai influenciar um pouco, mas quero conferir dentro de uns 2 meses se eu vou começar a ganhar gordura desenfreado ou se irá pra hipertrofia.

    Mas fico com uma dúvida, como fica a questão de densidade de carboidratos no leite? Ou Iogurte natural? Sei que é açucar e o índice glicêmico é alto, mas como o intestino irá reagir? (não tenho intolerância a lactose, a questão aqui é puramente índice glicêmico x densidade)

    E outra coisa que eu penso relacionada a densidade são as proteínas. As carnes, no geral, são 20% proteína. Um valor de teto muito parecido com os vegetais permitidos na dieta paleo. Será um padrão ideal para a absorção do intestino? O que me leva a questionar o suplemente Whey Protein, que é de 80% pra mais de proteínas. Será que isso não faz mal a microbiótica intestinal?

    E uma última dúvida doutor, uma dieta low carb pode ter dentro de 50g a 150g de carboidratos por dia. Mas isso se refere ao alimento todo ou só a quantidade de carb? Batata doce por exemplo são apenas 20% de carboidratos, para se atingir 100g seria necessario meio kilo de batata por dia! Isso realmente é low carb?

    Agradeço muito se puder responder Dr., valeu.

    ResponderExcluir
  146. Então Dr. fiz o treino somente com o café e não tive nenhum problema. Eu sei que muitos que fazem a paleo não querem e não sentem necessidade de comer porcaria vez ou outra, mas eu ainda sinto e gosto! Faço aquele 80/20. Não quero, pelo menos por enquanto, seguir a paleo 100%. Se fazendo 80/20 meus pais e meu namorado já pegam no meu pé, me chamam de ET, imagina se eu for 100% rs. Infelizmente eu ainda adoro um sorvetinho misturado com nutella, um bolo recheado (fiz um paleo maravilhoso esses dias, próximo refeed vai ser bolo paleo com nutella, meu namorado adorou e pediu pra fazer denovo!), também adoro a comida da minha mãe! O purê de batata dela é de outro mundo, o feijão preto então.. Por isso eu sigo 80/20. Estar em low carb e ter tido de cortar o glúten e o leite já foi demais pra mim, fora que emagrecer está longe dos meus planos atuais. Já perdi 34kg! Obg, vou procurar e ler com atenção!

    ResponderExcluir
  147. Dr., boa tarde!
    Sou adepta a dieta lowcarb-paleo e sigo o seu blog regularmente.
    Estava conversando com uma colega de trabalho sobre a dieta e ela me questionou se há melhora no quadro de endometriose e nas possibilidades de engravidar, se há melhora somente nos sintomas (cólicas, enjoo e problemas gastrointestinais) ou se há algum relato no aumento de chances para engravidar? Ela está a bastante tempo tentando e houve muitas restrições alimentares de açucares, gorduras e álcool... Ela seguindo a dieta páleo, irá ajudá-la?
    Grata pela atenção.

    Carolina.

    ResponderExcluir
  148. Também uso o sal do himalaia, é mais caro porém rende bem. E investir na saúde não tem preço. Óleo de coco sim tem preço pornográfico aqui no Brasil que é grande produtor.

    Bem, não sou muito conhecedor de dor de cabeça. O único motivo que me dá dor de cabeça é dormir pouco algumas noites seguidas.

    Uma vez eu li esse artigo do site "paleo for women", veja se ajuda: http://www.paleoforwomen.com/headaches-explained-explored-and-hacked-a-million-times-more-effectively-than-with-drugs/

    ResponderExcluir
  149. Eu tenho uma teoria...Tipo eu "acho". Quando consumimos mais carboidratos, especialmente doces e chocolate, ativamos áreas do cérebro que é relacionado ao prazer. Talvez a falta "desse barato" faça o cérebro "reclamar" em forma de dor.


    Tipo eu fui no sábado para um casamento e ontem , domingo, teve uma festa de aniversário. Comi um pedaço de bolo em cada dia. Sim, vivemos numa sociedade e as vezes precisamos sair da rotina alimentar para não ser o anti-social. Resultado hoje após almoçar me deu uma vontade louca de comer um doce - fazia muito tempo que não dava essa vontade. Açúcar refinado realmente é igual droga - te vicia igualzinho!

    ResponderExcluir
  150. Boa noite! Meu nome é Isabel e vivo em Portugal e por aqui nunca ouvi falar de dieta paleolítico.
    Cheguei até vós não como a maioria das pessoas mas sim depois de varias pesquisa na net sobre o Drº Aktins , dieta esta recomendada por a minha cardiologista. Já li dois livros da dieta aktins .E por ultimo alguns sobre esta famosa dieta do paleolítico( ou se preferirem estilo de vida), mas só os que consigo encontrar por aqui. Vou resumir um pouco da minha história. Tenho 47 anos. e a 4 anos foi- me diagnosticado um cancro nos intestinos. Na Altura pesava 104 kg depois de 3 operações e vários tratamentos fiquei com 80 kg, e uma ileostumia durante 2 anos. Passado este tempo de recuperação e de ter entrado na menopausa( fiz histerectomia total na operação,porque o temor já estava avançado) fui ganhado peso e em Junho de 2013 eu já tinha 98 kg e todos os problemas que o excesso de peso e as outras complicações atrasadas me têm trazido,colesterol alto( que pelo que tenho lido por aqui não é assim tão lobo mau), tensão alta, bla,bla, enfim o que os médicos nos querem fazer acreditar. Depois da consulta de cardiologia e de pensar que tinha que travar este peso, comecei a seguir o que lia no livro do DRº Aktins. Hoje peso 91 kg mas a balança teima em não sair o mesmo sitio. Há bem pouco tempo descobri o site do Dr Souto que sigo religiosamente, estou lendo todos os comentários aqui publicados, vejo receitas nos sites que vou descobrindo por aqui, enfim fiquei fã. Como disse têm sido muito difícil porque nem tudo posso comer, queijo, manteiga, natas, enchidos, nem pensar, verduras não podem ser todas nem todos os dias, o que os médicos me mandam comer é o que não devia comer, massa, arroz, batatas, pão, etc. Não sei se vou viver muitos ou poucos anos mas os que cá andar gostaria de ser um pouco mais magra e mais saudável, se é que eu ainda posso ter uma vida saudável. Sei que fui abençoada por Deus ao ter uma nova oportunidade de vida, vou agarrar-me a ela com unhas e dentes! Drº Souto aguardo qualquer tipo de comentário da sua parte, mesmo que seja mau eu vou ficar feliz por saber que leu. A todas as pessoas que por aqui passam o meu bem haja se tiverem a paciência de ler um pouco da minha história. Vou ficar por aqui que o desabafo já vai sendo longo. Obrigado Drº por dedicar um pouco da sua atenção a minha mensagem. Bem haja para si e todo o sucesso do mundo.Isabel Cruz

    ResponderExcluir
  151. Rs...Não querendo ser chato, mas como te informei sobre a linhaça você precisa saber sobre sorvete.

    Sorvete (que 101% da pessoas gostam, inclusive eu!) é carregado de gordura vegetal hidrogenada (gordura trans).

    A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha etc. Como não existe gordura no mundo vegetal - somente óleos - foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida. Aí começa o problema.

    Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio -daí, o nome hidrogenada- com alta pressão e alta temperatura, e o resultado não seria bem visto -e muito menos comido- por ninguém. Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.



    GORDURA TRANS = anti-nutriente. Um anti-nutriente não apenas é vazio de nutriente como "rouba" nutrientes do seu corpo.


    Se você aprendeu que margarina faz mal, então saiba que o sorvete de massa é irmão da margarina.


    Não, vou dizer que eu nunca tomo sorvete de massa, mas se eu estou em uma festa eu evito ou tomo muito pouco para fazer o "social".

    ResponderExcluir
  152. Após 60 dias de super lowcarb, tentei experimentar os carbs páleos tipo batata doce e mandioca por dois dias. Resultado: meu corpo REJEITOU os carboidratos! Isso mesmo! Me senti inchado e depressivo. Após consumir os carbs, parecia que faltava algo. Era a bendita gordura saturada, a qual meu corpo havia já se acostumado. Retornei para a super lowcarb e desinchei na hora e o humor melhorou. Parece que houve uma reprogramação no meu DNA para que eu aproveitasse melhor a gordura e agora uma vez acostumado, meu ser clama por gordura saturada. Não faço força, apenas deixo que minha fome me conduza. Chego a devorar bacon cru para não desperdiçar a gordura. Ao retornar para super lowcarb, minha barriga desinchou imediatamente. Pelo visto, os carboidratos para mim são completamente desnecessários. Estou ABISMADO! Posso parecer radical, mas não deixa de ser maravilhoso usar esse novo combustível eficiente chamado gordura animal. Minha dieta se resume a carnes muito gordas, pelancas, bacon, linguiças coloniais, enfim, somente gordura animal "pesada". Não sinto qualquer vontade de comer nada mais. É muito incrível. Nem estou acreditando! Isso é a prova de que os carbs são opcionais mesmo. Não estou com falta de vitaminas, nem sinal de escorbuto, nada. Somente uma felicidade alimentar nunca dantes experimentada. Não recomendo que ninguém seja tão radical quanto eu estou sendo, mas estou achando super legal me testar e ver até onde consigo ir. E pelo visto, posso ir longe... Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  153. Ah, e também fui a um bar com música ao vivo e não me envergonhei de pedir uma porção de bacon cru para comer de palitinho. As pessoas ao redor olharam com cara de nojo para mim enquanto comiam seus pastéis gigantes imersos em óleo de soja (cancerígeno) e eu ia devorando meu bacon cru diante de seus olhares surpresos. Acho que não entendiam como um cara sarado pode devorar tanta gordura saturada. Ouvi um senhora da mesa ao lado cochichar para a amiga: "ELE DEVE TER METABOLISMO ACELERADO". Olhei para ela e disparei: Não tenho, apenas li o blog do Dr. Souto. Quer o endereço? E dei e elas que se virem. O velho ditado diz: O sol nasce para todos, a sombra para quem merece. Nesse caso, a sombra vem para quem acredita e prova a si mesmo que o que é dito aqui nesse blog não é invenção, mas sim verdade.

    ResponderExcluir
  154. Você não come saladas verdes? Nenhuma fruta, tipo abacate ou coco?

    ResponderExcluir
  155. O Dr Souto não tem necessidade de provar nada a ninguém. A boa vontade dele não merece isso. A cada um que lê o que ele publica, que teste pra valer! Ele não precisa provar pra Globo, pra CNN, pra BBC. Nós, seus leitores, somos seus emissários. São nossos exemplos que mudarão o mundo. Ou parte dele. Mesmo assim, é lucro! Não material, mas porque adoeceremos menos e tenho certeza absoluta que se o que ele escreve aqui servir para salvar alguns, já terá valido a pena. Porque eu não quero enfrentar o SUS! Souto que me livre!

    ResponderExcluir
  156. Mauricio, não me preocupo com proteínas. Minha preocupação é com os carboidratos. Como proteína, gordura, sem olhar quantidade e níveis calóricos. Os carbs é que estão bem restritos (somente salada de folhas variadas, abobrinha, tomates no almoço e jantar).
    Essa pergunta que você fez deve ser direcionada aos leigos em low carb.

    ResponderExcluir
  157. Wagner,


    Qual a marca do óleo de coco?

    ResponderExcluir
  158. Olá Vitor,

    Leite é bem diferente de iogurte. No iogurte o açúcar foi consumido no processo de fermentação. Alimentos fermentados são comprovadamente benéficos à flora intestinal. Também a gordura do leite é muito saudável, rica em minerais e vitaminas, em especial a vit K2. Dito isso, somos os únicos mamíferos que depois de adultos, continuamos tomando leite...

    Considere a quantidade de carboidrato presente nos alimentos. 100g de batata doce tem em média 20g de carbs.

    ResponderExcluir
  159. Olá Carolina,

    Veja este comentário: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/02/sucesso-em-familia.html#comment-1244440235 "Eu não consigo ver uma doença que seja isolada de vários outros fatores. Se alguém tem endometriose, esta é a ponta do iceberg... Provavelmente estará acima do peso, síndrome metabólica, intestino inflamado, problemas autoimunes, etc.

    Até onde compreendo, um dos principais agravantes da endometriose é o quando se tem excesso de estrogênio - é ele que encorpa o endométrio. Assim, se os níveis de estrogênio estão altos ele estimula o crescimento do endométirio muito mais do que precisa.

    E como o corpo produz excesso de estrogênio? Excesso de peso, síndrome metabólica e possivelmente, por consumir demasiados xeno e fitoestrógenos (soja, sementes)

    http://www.paleoforwomen.com/phytoestrogens-estrogens-and-estrogen-receptors/

    http://www.paleoforwomen.com/auotimmunity-hormone-imbalance-and-inflammation-endometriosis-as-the-standard-american-diet-triple-threat/

    Ainda tem
    a questão da IGF-1. "Algumas pessoas, no entanto, são muito sensíveis às elevações de IGF-1 (Insulin-like gowth factor 1) que os laticínios induzem. O IGF-1 é uma fator de crescimento, útil para mamíferos em crescimento, mas não tão útil assim para adultos. Especialmente em patologias nas quais o IGF-1 está etiologicamente envolvido (ovários policísticos, espinhas, etc), pode haver grande benefício de eliminar os laticínios. Mais uma vez, isso não tem nada a com intolerância à lactose, que é uma incapacidade de digerir a lactose em glicose e galactose, levando à fermentação da mesma no intestino com consequentes distúrbios DIGESTIVOS (gases, cólicas, diarreias). A quantidade mínima de lactose que resta em queijos, por exemplo, não costuma ser um problema para pessoas com intolerância à lactose, exceto para aqueles casos mais extremos. Já para as pessoas que têm espinhas, PCOS ou dificuldade de perder peso, a restrição de laticínios (mesmo aqueles fermentados, já que aqui a lactose não é o problema) pode ajudar bastante, juntamente com uma dia páleo low carb."

    ResponderExcluir
  160. Maurício, esta teoria não é teoria, nem é sua! Pode ter certeza que carboidratos viciam como drogas.

    "Nosso organismo se VICIA em açúcar e carboidrato tal qual droga pesada. Sentir -se mal por um período é normal. É como se fosse uma síndrome de abstinência. "O glúten parcialmente digerido produz peptídeos denominados de "exorfinas", um estimulante dos
    receptores opioides no cérebro, ASSIM COMO HEROÍNA. Estas exorfinas aumentam a fome e levam a um verdadeiro VÍCIO no consumo de produtos derivados do trigo. O simples bloqueio farmacológico das exorfinas já leva a um consumo de 400 calorias diárias a menos. Ou seja, o trigo é um poderoso estimulante do apetite."
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/09/obrigado-ao-leitor-fabio-mossmann-por.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/06/se-voce-ainda-duvida-que-carboidratos.html


    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/10/carboidratos-viciam-iii.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/trigo-nosso-maior-inimigo.html

    ResponderExcluir
  161. Além do (excelente) blog q a Patrícia indicou, tbm te indico este: http://www.larabriden.com/
    Boa sorte pra sua amiga, tomara q ajude!

    ResponderExcluir
  162. Isabel, se vc chegou até aqui, é porque tem vontade de aprender e coragem para mudar. Parabéns! Já pode se considerar uma vitoriosa!
    Tenha calma. Paleo/LCHF é um caminho de autoconhecimento. O emagrecimento pode ser lendo, mas saudável e prazeroso.

    ResponderExcluir
  163. Certo vou comprar 1 unidade para testar. Copra é a marca que "domina" o mercado nacional com mais concorrentes o preço tende a diminuir.


    Óleo de coco tem preço pornográfico no Brasil. Absurdo!

    ResponderExcluir
  164. Deve ser porque não tem coco neste país :-)

    2014-02-18 14:25 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  165. Thais Cristine Kurose18 de fevereiro de 2014 17:57

    Comprei uns dias atrás sorvete da Haagen Daz, ele tem açucar, porém n tem gordura vegetal hidrogenada, é à base de creme de leite e óleo de coco!!!
    Acho q para comer no dia dos carb lixo é menos pior q os q são à base de gordura vegetal, não?

    ResponderExcluir
  166. Sim conheço e já tomei. Sorvete caro e gostoso (em termos de sabor pra mim é o melhor), mas.....

    Alguns ingredientes do dito cujo,sabor chocolate Belga:

    - ÓLEO VEGETAL

    - ÓLEO DE ALGODÃO

    - EMULSIFICANTE LECITINA DE SOJA (gordura extraída da soja)

    - Leite DESNATADO



    Resumindo: consuma esse "pecado" com moderação ahauhauahuahauha

    ResponderExcluir
  167. Depende do sabor. O de morango é super tranquilo, o pior ingrediente é o açúcar, mas está quase em último lugar na lista, ou seja, não tem tanto assim. Mas nem acho a Häagen Dazs tudo isso, pra falar a verdade.

    ResponderExcluir
  168. Jussara,


    Sobre sorvete, principalmente o de massa, ainda acho que é melhor "pecar" com moderação. ;)


    Eu tento tomar um açaí, mesmo sabendo que o vendido aqui em SP já vem adulterado com xarope de guaraná para ficar doce. Aí coloco uns pedaços de morango fica ótimo.

    ResponderExcluir
  169. Eu só pequei com sorvete duas vezes, porque adoro um sorvete artesanal de castanha-do-pará aqui da minha cidade, mas paguei caro por duas semanas, acho que o fígado sentiu, ou o estômago, não sei. Também ganhei um resfriado de brinde.
    Agora em janeiro, na viagem de férias, também tomei uns de fruta, mas foi mais tranquilo, talvez por não conterem leite; só achei super doce.
    Também nas férias andei tomando açaí, porque tinha de graça na pousada :D, mas como também estava super doce, certamente tinha xarope. Mas normalmente nem sinto vontade, não. :)

    ResponderExcluir
  170. Bem, quem aqui não "peca" que atire a primeira pedra! ahauhuauah ...Principalmente em eventos sociais.


    Importante é manter a dieta paleo na maior parte do tempo e quando "pecar" fazer com moderação. :)

    ResponderExcluir
  171. Ei entao,quando vc me falou que fazia antes ate achei estranho..fiquei pensando ueh porque sera q ela faz antes?/ nao iria atrapalhar o treino da musculacao nao?? pois bem fui conversar com um professor da academia q etende bastante e ele me explicou q se eu quero reduzir minha taxa de gordura eu deveria fazer antes da musculacao pois pos a musculacao o hiit nao iria ter o mesmo desempenho.. eh esse o motivo o qual vc faz antes tambem??

    ResponderExcluir
  172. Esse é o cookies n cream.... O pior mesmo é o acucar ;)

    ResponderExcluir
  173. Tenho diabetes tipo 2 há 6 anos, há três semanas descobri o blog e li tudo com muita atenção. Já passei por vários endocrinologistas, sempre fazendo uso de medicação ( todas as possíveis) e dieta clássica para diabéticos: pão integral, carne, frutas, etc. Bem, minha diabetes sempre descompensada, em jejum não baixava de 200mg/dl, após almoço ia beirando os 400mg/dl e por ai ia levando a vida, até que ano passado a médica adicionou insulina detemir no meu tratamento, 10 UI em jejum e 14UI a noite. Comecei a fazer a dieta paleo há 2 semanas, foi dificil, mas estou mantendo, minha taxa de glicemia em jejum baixou para 150mg/dl, perdi 2 quilos, a noite estou tomando somente 10UI de insulina agora e pelo que vejo a tendência e baixar cada vez mais. Não estou mais usando insulina ultra rápida nas refeições, não tenho mais sono durante o dia, minha disposição mudou, o cansaço foi embora. Vc não tem fome entre as refeições, é incrível. Daqui há 1 mês vou fazer novos exames de sangue e vou postar no blog. Agradeço ao Dr. Souto por esse maravilhoso blog.

    ResponderExcluir
  174. Muito bom!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 19/02/2014 10:38, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  175. Exatamente, não é todo dia que eu tomo sorvete rs Obrigada pelas informações :DD

    ResponderExcluir
  176. Olá Dr Souto ! Vamos a uma pergunta bem direta . Vivo com esta maldita luta contra a balança há uns 16 anos . Não sei se sofro de síndrome metabólica , só sei que quando eu chego a um nível bem magro eu engordo. Tenho compulsão alimentar , há uns 2 anos eu resolvi cortar açucar, doces , biscoitos recheado , mantendo uma alimentação a base de frutas , pão integral ( que hoje em dia eu sei que não tem nada de integral ) 2 fatias por dia , biscoito agua e sal e o único grão qeu eu comia era , grão de bico , cortei arroz , feijão e pânico de gordura . Perdi 45 quilos . Minha pergunta . tenho síndrome metabólica , tenho resistência a insulina ? meus exames

    HEMOGLOBINA GLICADA (HbA1c)

    : 4,9 % Hb Total

    GLICOSE

    : 79 mg/dL

    TRIGLICERIDEOS

    : 36 mg/dL

    COLESTEROL - LDL

    : 67 mg/dL

    COLESTEROL - HDL

    : 71 mg/dL





    Só me responde uma coisa . Porque será que engordo do nada . vem uam fome loucaaaaaaaa , algo a ver com hormônios .


    Vou ser sincero , minha dieta foi super LOW fat , sempre tive medo da gordura , mas eu fiquei loucooooo , raciocínio lento , só fazia M &*( trocava as coisas , não lembrava de coisas recentes mas eu fiquei magroooo igual a um cabide . da calça 48 a 40 tendo que usar cinto .

    ResponderExcluir
  177. Seus exames estão ótimos, não há nada sugestivo de síndrome metabólica. Se vc ficar longe dos carbs, a chance de compulsão diminuirá muito. E podendo comer mais gordura, quando houver compulsão, vc poderá comer coisas deliciosas sem carbs.

    Em 19/02/14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  178. Obrigado pela resposta . Pergunto isso porque eu já fui muitooooo gordo . e todas as vezes que tinha compulsão e jogava a dieta pro espaço era sempre com carboidrato no meio e sempre quando eu já estava muito magro , por isso perguntei sobre os hormônios . leptina ... Eu nessa ultima dieta , perdi peso sem malhar pois não posso devido a uma lesão . Infelizmente tenho ansiedade ao extremo , veio a compulsão mas não engordei como engordava das outras vezes . Eu tenho uma tolerância boa pra carbos , eu acho . mas como disse sempre qu estou magro , digo muito magro vem a fome . quer saber quantos quilos eu perdi quando eu adotei uma alimentação sem carboidratos , apenas o que citei acima na msg ? 45 quilos , fui de 120 a 75 tenho 191 , ou seja fiquei um bambu . Mas esse lance da compulsão tem muito da minha personalidade . Eu concordo com o senhor quando diz que isso é um vicio . quando eu resolvi tirar , eu experimentei uma crise de abstinência , mas eu como falei , sou exagerado e resolvi cortar tudo logo de uma vez , mas depois a fome passou por um tempo , minha imunidade melhorou , não tinha mais acne , mancha na pele , sinusite , resfriado , não tomo antibióticos , nada . Eu vou ler o livro Wheat belly . e procurar uma medica aqui no Rj que possa me auxiliar no cardápio pois eu ainda sou daqueles que adotam uma dieta LOW fat , talvez por isso os problemas de memória , concentração e nervosismo que uma dieta traz . Eu devoro seu site pra ler e entender sobre a gordura , confesso ainda o receio da gordura . pra terminar , eu vivia num efeito sanfona , minha 1 dieta eu tinha 16 anos e pesava 160 quilos e cheguei a menos de 80 , depois vivia na sanfona , gordo , magro , nunca consegui ficar mais ou menos , sempre no extremo e a base de muita corrida , vivia pra malhar , mas depois de uma lesão tive que parar de correr e cheguei aos 120 , e digo e repito , só cheguei aos 75 diminuindo esse veneno chamado carboidrato . Um dia eu ainda vou retirar ele por completo . Foi o tempo que mais mantive meu peso e digo todas as vezes que tive compulsão , sempre , empre tinha relação com carboidratos . Eu engordei com essa compulsão , mas não como antigamente . Ainda estou descontando no pão , maldito pão . Obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  179. Jussara, espero ser não ser apenas um espetáculo, mas um verdadeiro MILAGRE, pois não aguentava mais tanto sofrimento ... vamos ver no próximo ciclo ... depois te conto, ok. Abrc.

    ResponderExcluir
  180. Kel, esse ~e o milagre que quero pra mim. Como estou no comecinho ainda não posso relatar a eficácia, como disse pra Jussara, vamos ver no próximo ciclo, ok. Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  181. Bonita história Isabel!
    Concordo com a Patrícia, siga em frente com calma e vá se testando. Somos todos diferentes, para alguns é mais rápido, para outros mais lento. No meu caso a ansiedade foi a maior dificuldade no início, eu não perdi peso rápido como via em muitos comentários e ficava um pouco frustrado, procurando explicações mil... tudo tem seu tempo e mais lentamente perdi o peso conforme eu esperava. Hoje quase nem me peso mais. Na verdade nem ligo mais para o peso, o bem estar é tão grande que o resto... bem, o resto virou realmente o resto!
    Siga firme e colha os benefícios. Tenha paciência e perseverança. Leia, se informe e decida por você mesma o que deve fazer parte da sua dieta e o que não deve.
    ______
    42

    ResponderExcluir
  182. http://www.paleodiario.com/2014/02/a-gripe-low-carb.html
    ______
    42

    ResponderExcluir
  183. "preço pornográfico"
    Concordo em gênero, número e grau!
    ______
    42

    ResponderExcluir
  184. Dr Souto,tenho 1.70 , 53 kgs e pretendo fazer academia 3x na semana,qual dieta seria mais benéfica para mim para ganhar músculos e que me auxiliasse no crescimento,low carb ou paleo?
    Tenho 16 anos,pergunto isso pois penso que os carbs paleo podem me atrapalhar na liberação de GH(hormônio do crescimento).


    Abraço.

    ResponderExcluir
  185. Olá Luiz,

    vc se encaixa em um desses casos! http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

    ResponderExcluir
  186. Experiência pessoal na dieta low carb:
    Estou na dieta há 2 meses...faço artes marcias (muay thai e jiu-jitsu).
    Café da manhã café turbo+ omelete de 2 ovos.
    Almoço: salada verde ( variando de acordo com os dias: alface, almeirão, couve) com tomate e/ou abobrinha + carnes com gordura.
    Pré treino e pós treino: óleo de coco.
    Jantar: idem do almoço.

    Nunca tive problemas com carbs baixos. A única alteração foi em relação ao meu ritmo intestinal, que regularizou-se espontaneamente .
    Treino intensamente sem baixa de performance.

    Resumindo: MUITO SATISFEITO!

    ResponderExcluir
  187. Oi Patrícia,vejo que me encaixo no caso do Neymar,mas quando disse crescimento,quis dizer crescimento em altura.
    Queria saber se daria para manter uma dieta para crescimento muscular e em altura,ou teria que ter uma coisa para depois ter outra.


    Abraço.

    ResponderExcluir
  188. Dr, adoro quiabo e lembrei agora que ele tem umas sementinhas dentro (umas bolinhas brancas). Existem alguma restricao ao consumo de quiabo?

    Tatiana Carli
    (taticarli@gmail.com)
    Enviado via iPhone

    ResponderExcluir
  189. Fui fazer hiit em jejum quase desmaei,porque sera??estou induzido na dieta ha 3 meses e nunca tive isso antes?? nunca mais faco hiit em jejum

    ResponderExcluir
  190. Dr. Souto estou na dieta low carb a bastante tempo e já perdi mais de 23kg me sinto super bem, mais agora estou muito interessado em também incluir o consumo de azeite extra virgem 2 colheres em jejum, visando o emagrecimento abdominal mais gostaria de saber a sua opinião.

    ResponderExcluir
  191. Auto-conhecimento

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 24/02/2014 18:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir