terça-feira, 11 de março de 2014

A semana das manchetes positivas - 2 - Novos rótulos, novos tempos?

Continuando a série de manchetes auspiciosas, eis uma que parece realmente ser um sinal dos tempos:

EUA propõem novos rótulos que 'aceitam' gordura e 'demonizam' açúcar

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2014/03/02/eua-propoem-novos-rotulos-que-aceitam-gordura-e-demonizam-acucar.htm

A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, apresentou nesta semana uma proposta da agência americana de alimentação com novas regras para os rótulos de alimentos vendidos no país.

As novas recomendações têm de diferente o fato de não destacar tanto os males causados pela gordura, e sim de dar mais destaque a um outro ingrediente polêmico: o açúcar.

Isto reflete uma tendência crescente no debate sobre alimentação.

A proposta apresentada por Michelle Obama será colocada para debate público ao longo de 90 dias. Qualquer modificação às regras atuais só será feita depois de muitos meses. Mesmo assim, as empresas de alimentação terão dois anos para se adaptar à qualquer alteração acordada.

Vilão escondido

Cada vez mais pesquisas mostram que a gordura pode, na verdade, fazer bem para a saúde. Já o açúcar é considerado cada vez mais um vilão, e ainda por cima ele vem "escondido" na maioria dos alimentos.

Gorduras, carboidratos e proteínas são macronutrientes - a base de todos os alimentos. Carboidratos e proteínas têm quatro calorias por grama; a gordura tem nove calorias por grama.

No final do século 20, profissionais de saúde combatiam as taxas de obesidade na população, que não paravam de crescer.

"A ideia, no final da década de 1980, é que, ao cortar a godura, você estaria cortando as calorias", disse Marian Nestle, professora de nutrição e saúde pública na Universidade de Nova York.

A partir daí, as companhias de alimento passaram a promover produtos com pouca ou sem nenhuma gordura. Os consumidores, por sua vez, tentavam cortar a gordura de suas dietas.

Carboidratos

A gordura foi colocada em segundo plano na virada do século, quando os carboidratos se transformaram nos vilões de muitas dietas.

Mas, David Grotto, autor do livro Best Things You Can Eat ("As Melhores Coisas que Você Pode Comer", em tradução livre), afirma que o senso comum dos dias de hoje está deixando para trás a noção de que toda uma classe de macronutrientes é a única responsável pelo sucesso de uma dieta.

"Precisamos de carboidratos, precisamos de proteína e precisamos de gordura. Gordura, como categoria, não é ruim", disse ele, mesmo que alguns tipos de gordura, como as trans, possam ser prejudiciais.

Na verdade, as pesquisas mostram que a gordura tem um propósito importante: muitas vitaminas são solúveis em gordura, então verduras e outros alimentos ricos em nutrientes podem ser melhor aproveitados se consumidos com um pouco de gordura, para ajudar o corpo a absorver melhor os nutrientes.

"A maioria dos especialistas em nutrição agora concorda que a gordura não é o vilão, são as calorias", disse Grotto. [na verdade são os carboidratos processados e refinados]

E um dos maiores culpados no aumento das calorias nos alimentos, segundo estes especialistas, é o açúcar.

Calorias e problemas

O açúcar é um tipo de carboidrato e tem apenas quatro calorias por grama. Muitos produtos usam açúcar demais na sua composição, com o objetivo de melhorar o sabor.

O consumo do açúcar também pode levar a outros problemas.

"Sabemos que o alto consumo de açúcares está associado a uma série de riscos relativos à doença cardíaca", disse Rachel Johnson, professora de nutrição da Universidade de Vermont.

Consumir calorias do açúcar significa que não consumir outros nutrientes essenciais que poderiam ser obtidos em um petisco menos açucarado.

Também há mais risco de que os níveis de gordura no sangue aumentem. Isso provocaria inflamações e, segundo uma pesquisa recente, mortes relacionadas a doenças cardíacas.

A mesma pesquisa mostrou que o consumo de açúcar é alto nos Estados Unidos. Na verdade, mais de 70% dos americanos consomem mais açúcar do que o recomendado. O índice ideal é: apenas um décimo das calorias consumidas por dia devem vir do açúcar.

E isto ocorre pelo fato de que, enquanto todos estavam cortando as gorduras nas décadas de 1980 e 1990, o açúcar dominava lentamente a dieta americana.

As caixas de pedaços de bolo com baixo teor de gordura são um exemplo. Marian Nestle afirma que, para substituir os benefícios da gordura no sabor dos alimentos, os fabricantes aumentaram a quantidade de açúcar e as calorias.

Os novos rótulos de nutrientes anunciados por Michelle Obama visam mudar o foco de atenção, colocando em destaque a quantidade de açúcar, especialmente os açúcares adicionados aos alimentos, que representam uma das maiores ameaças.

"O açúcar que ocorre naturalmente vem junto com vitaminas, minerais e fibras", afirma Marian. "Ninguém está preocupado com a quantidade de açúcar nas frutas ou no leite. São os açúcares adicionados que diluem as vitaminas, minerais e a fibra na comida", acrescentou.

Segundo David Grotto, os consumidores devem escolher seus alimentos dando prioridade a dois critérios: o número total e a qualidade das calorias.[bobagem - a humanidade não contava calorias e era magra até que o GOVERNO decidiu mandar cortar a gordura e as pessoas trocaram por carboidratos processados].

"É (uma atitude) míope olhar apenas para um ingrediente, mas parece que nós sempre adoramos demonizar algo. Açúcar se transformou na nova gordura", acrescentou.

12 comentários:

  1. Andrei Rocha de Almeida12 de março de 2014 08:16

    Excelente, Dr. Souto. Incrível como continuam tentando contar calorias, esquecendo que o que importa é o que vc come. Saldo muito positivo positivo. E viva Michele Obama.

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  2. Ainda sobre o assunto, no The New York Times:

    The first lady, Michelle Obama, is on a campaign against obesity, urging Americans to drink more water. Former Mayor Michael R. Bloomberg tried to ban sales of giant-size high-sugar soft drinks in New York City. And this week, the Food and Drug Administration proposed new food labels that would more prominently display grams of added sugar, including the high-fructose corn syrup used in Coca-Cola.

    http://www.nytimes.com/2014/03/01/business/challenges-for-coke-to-stay-on-top.html?_r=1

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  3. Seu blog me descobstruiu totalmente , eu realmente achava que me alimentava bem! Me privava de gorduras e me entupia de carboidratos ' do bem ' e bruxarias light e diet! Shame on me kkk , obrigado por compartilhar coisas tão importantes fez td diferença em minha vida!!!

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  4. Relatos assim me fazem seguir em frente.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
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    Em 12/03/2014 11:14, "Disqus" escreveu:

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  5. "bruxarias light e diet" kkkkkkkkkkkkkk muito bom!

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  6. Kkkk e o pior caro pra caramba affff

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  7. Meu vô comia torresmo com pinga e muitaaa banha, viveu 95 anos com saúde.......vou seguir em frente....... E cada vez mais claro os efeitos, pena nao achar nata com facilidade aqui no interior de Sao Paulo, mas do resto eu e minha esposa vamos firme com ajuda do blog da polyana com as receitas......abs e parabens DR. SOuto.

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  8. http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/03/mulher-de-112-anos-diz-que-gordura-de-porco-e-o-segredo-da-longevidade.html


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  9. Eu também fugia das gorduras,dos ovos e me enchia de carboidratos,hoje nem pensar quero distância,to apanhando um pouco pra largar de vez o açùcar ,mais chego lá...

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  10. Olá, Dr. Souto. Eu perdi 12 quilos fazendo uma dieta low carb paleo. Tenho 1.55m e estou com 49 Kgs. Estou bastante satisfeita com os resultados de um modo geral, mas tenho um problema. Sempre tive o ventre e estômago um pouco proeminentes. Tenho umas gordurinhas acumuladas ali das quais que não consigo me livrar. Como eu posso conseguir que essa gordura abdominal mais rebelde vá embora? Terei que ir para a academia? :(

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  11. Se for SÓ ali, às vezes precisa de um cirurgião.


    Em 14 de março de 2014 09:34, Disqus escreveu:

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