quarta-feira, 12 de março de 2014

A semana das manchetes positivas - 3 - Gordura saturada não faz mal

Esta notícia (abaixo), publicada no portal Terra, simplesmente afirma, com uma estranha naturalidade, todas as coisas que eu venho afirmando (e justificando cientificamente) desde 2011. Pois é...

Toda verdade passa por três estágios.
No primeiro, ela é ridicularizada.
No segundo, é rejeitada com violência.
No terceiro, é aceita como evidente por si própria.
Arthur Schopenhauer  Parece que, aos poucos, estamos chegando no terceiro estágio. Daqui a pouco as pessoas vão estar dizendo que "sempre souberam" que o problema não era as gorduras, e sim os carboidratos. Mas você leu primeiro aqui!

http://saude.terra.com.br/nutricao/gordura-saturada-nao-e-a-vila-para-o-coracao-diz-estudo,94cc2de2031e1410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Nutrição

atualizado às 10h39

Gordura saturada não é a vilã para o coração, diz estudo

 Foto: Getty Images Foto: Getty Images

As gorduras saturadas da manteiga, do queijo e da carne vermelha não são tão prejudiciais para o coração como se pensava até agora, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (23) na revista médica British Medical Journal.


A pesquisa foi coordenada por Aseem Malhotra, um dos cardiologistas mais prestigiados do Reino Unido e especialista do hospital universitário de Croydon, em Londres.


Em seu artigo, Malhotra afirma que o consumo de produtos com pouca gordura "paradoxalmente" aumentou o risco de ter doenças cardiovasculares.


Segundo o especialista, as pessoas consomem todo tipo de produtos desnatados pensando que são melhores para a saúde e que ajudarão a perder peso, mas que, na realidade, muitos deles contêm grandes quantidades de açúcares acrescentados.


A explicação é que a indústria alimentícia substitui as gorduras eliminadas nos alimentos por açúcares e adoçantes, já que a comida livre de gordura não é tão saborosa, acrescentou Malhotra.


No entanto, acrescenta o especialista, é necessário diferenciar as chamadas "gorduras trans" (encontradas em fast food, produtos de confeitaria e margarina), que são prejudiciais, e as gorduras do leite, do queijo e da carne, que não são ruins para a saúde.


O especialista criticou a "obsessão" médica com os níveis de colesterol, que levou milhões de pessoas a tomarem muitos remédios com estatinas para reduzir a quantidade de gorduras prejudiciais no sangue.


Para isso, o cardiologista recomenda que as pessoas com risco de sofrer doenças cardiovasculares façam uma dieta mediterrânea rica em peixes oleosos, azeite de oliva, verduras e frutos secos.


"É hora de romper o mito do papel das gorduras saturadas nas doenças do coração" que esteve presente na indicação dietética e nas recomendações nutricionais durante quase quatro décadas, afirmou Malhotra.

A teoria foi respaldada por outros especialistas como David Haslam, Chefe do Fórum Nacional sobre a Obesidade, que afirmou que a evidência científica está demonstrando atualmente que os carboidratos refinados e o açúcar são na realidade os culpados pelo aumento da gordura no sangue.

Timothy Noakes, professor de ciências do esporte e da atividade física na Universidade da Cidade do Cabo, acrescentou que "o pior erro médico de nossa época foi considerar a alta concentração de colesterol no sangue como a causa exclusiva da doença cardíaca coronária".

63 comentários:

  1. E a recomendação da dieta mediterrânea não citou "cereais integrais"...

    ResponderExcluir
  2. Sim, pq Dr Malhotra é O CARA

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 18:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  3. O CARA é brasileiro, urulogista e mora em Porto Alegre!

    ResponderExcluir
  4. Tentando fazer por aqui o que ele faz lá!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 19:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  5. Relato.
    Aprendi com o Dr Souto que:


    -Emagrecimento não se conquista com exercícios aeróbicos, mas sim com dieta (Paleo e Low Carb)
    -Saúde se conquista com Dieta (Paleo e Low Carb)
    -Massa muscular não se conquista com muito esforço (com carga na contração) mas sim na Extensão Lenta dos exercícios musculares (quando ocorrem as "micro" lesões de estiramento, e consequentemente aumento de massa muscular - Metodo Delavier de Musculação)
    -Não se adquire conhecimento pertinente sem um Profissional Competente e Muito Bem Intencionado (Dr Souto)


    Assim sendo, além de ser Muito Grato ao Dr. Souto, permanecerei conectado a este Blog, que só me acrescenta, e muito!


    Abraço Sincero, Dr. Souto,
    Bernard (MD)

    ResponderExcluir
  6. vivas! Parabéns Dr. Souto, espero vê-lo aqui em natal hein

    ResponderExcluir
  7. :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 19:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Só espera pela manchete de amanhã. Buemba-buemba!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 20:00, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  9. Caro Dr. Souto!


    No Brasil, esse mérito é seu e ninguém há de negar.
    Relato:
    Sou a prova viva disso, lembro como se fosse hoje, no mês de novembro de 2011 em seu consultório em uma consulta anual e de rotina ao Urologista, o Sr. de posse de meus exames, olhou para mim e disse "Está tudo no limite, se não mudares a maneira de te alimentar, quando voltares aqui no próximo ano, estará tomando mais de um tipo de remédio".
    Me falou sobre, metabolismo, insulina e outras coisitas mais . . ., mas que o mais importante seria que eu mudasse a minha alimentação, tirando o açucar/doce e os carboidratos refinados, principalmente o trigo, frutas com moderação e que poderia comer sem culpa, comidade de verdade e saladas verde, para que eu não tivesse medo das gorduras boas.
    Passei a praticar tais orientações e hoje tenho um novo estilo de vida, não tomo nenhum tipo de remédio, meu peso e minhas medidas voltaram ao normal, desde então passei a me sentir outra pessoa, ou seja, tenho qualidade de vida.
    A grandeza deste seu blog, é o resultado e reconhecimento do seu trabalho. Obrigado por todas estas informações e ensinamentos.
    Que Deus, lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  10. E consegue com louvor!!!

    ResponderExcluir
  11. Edis, uma de minhas primeiras cobaias :-) :-)

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 20:40, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo Dantas Barreto12 de março de 2014 21:02

    tem mais essa: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/03/mulher-de-112-anos-diz-que-gordura-de-porco-e-o-segredo-da-longevidade.html

    ResponderExcluir
  13. Patricia, onde posso encontrar a receita do yakult e do actmel? Obrigado
    Dr. Souto, a unica palavra para o sr. é OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  14. Legal, né?! Pessoal até postou lá na página do face na época em que saiu. =D


    Mas o mais curioso é: saiu exatamente a mesma coisa no site do programa Bem-Estar, mas até hoje ninguém falou nada na tv. ¬¬ hahahah


    p.s: estou adorando essa série das manchetes! =p

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Doutor! Estou fascinada e tenho estudado sobre a paleo - low carb, e estou fascinada. Passei a minha vida inteira na luta contra o sobrepeso, e cheguei a obesidade grau I. Comprei hoje meu frango, minha manteiga, minhas castanhas e comecei. Passei mal o dia todo com dores de cabeça, um pouco de enjoo e mal estar durante a noite. Comi uma pêra, e a dor de cabeça melhorou instantaneamente. Isso prova que são sintomas da abistinência da retirada dos graos, carbs refinados, açucares... certo? Tenho receio desses sintomas continuarem e me prejudicarem em seguir a dieta. Conheci a paleo com o intuito de emagrecer... mas após estudar, quero tentar aplicar como estilo de vida.Me dê uma luz, esses sintomas passam logo? Ou será que restringi além da conta os carboidratos? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  16. Vovó SEMPRE soube...

    ResponderExcluir
  17. Dr. Souto, sei que a minha pergunta não tem muito a ver com ESSA postagem em especial, mas tem muito a ver com as últimas postagens do Sr. em relação ao amido resistente. Desde janeiro desse ano, todos os dias eu tomo, em média, 500ml de Kefir de leite fermentado por 24h, batido com morangos. Desde então, meu emagrecimento deu uma turbinada ótima e meu intestino nunca mais ficou preso, sem falar no grande poder de saciedade que o Kefir me proporciona. Eu gostaria de saber se, mesmo tomando Kefir todos os dias, seria interessante complementar minha dieta com o amido resistente (pensei em bananas verdes, por exemplo), ou se isso seria desnecessário no meu caso. Muito grato desde já e parabéns pelo Blog! ele é a minha grande inspiração para difundir os preceitos paleos por onde eu vou (não consigo reter toda essa informação comigo mesmo).

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Dr Souto, obrigada pelo blog maravilhoso e que ensina tanto!!!
    Apesar de ter incluído todas as gorduras boas na alimentação aqui de casa, não usar mais nada de óleo vegetal e margarinas...Hj fiquei assustada com os exames do meu marido, Glicemia 103 ,HDL 39, Colesterol Total 269 e o pior Triglicerídeos 629, ele ainda está resistente e não parou totalmente com a farinha de trigo e açúcar, apesar de usar mais sucralose para adoçar.Ele tem 48 anos e não está muito acima dos peso, talvez uns 5 kilos. Pode-se dizer que ele tem síndrome metabólica? O que eu faço, qual sua opinião? Mais uma vez Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. Até 14 dias. É abstinência. Cura-se comendo mais SAL, mais líquido, e mais gordura.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 22:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  20. O efeito é sinérgico

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 12/03/2014 23:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  21. Ele tem síndrome metabólica grave e vc sabe exatamente o que ele deve fazer.
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/03/2014 00:01, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Carlinhos Gonçalves13 de março de 2014 06:25

    Minha interpretação atual das informações da área da saúde e treinamento passou por uma reformulação positiva após conhecer o blog e o Dr. Souto. Aproveito esse espaço para agradecer publicamente por sua iniciativa do blog e sem dúvida nenhuma pela recomendação de: "Não faça porque o Dr. Souto falou, estud!" Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Dr pela atenção, só mais uma coisa, ele está tomando Sinvastatina 40mg e Ciprofibrato 100mg, acho que com esse susto ele vai se convencer que deve mudar a alimentação de vez.....mas a medicação deve ser mantida?

    ResponderExcluir
  24. Andrei Rocha de Almeida13 de março de 2014 07:36

    Por isso que eu como minha manteiga todo feliz e sem peso na consciência...

    ResponderExcluir
  25. Considerando-se o paradigma alimentar atualmente vigente essa mesma matéria poderia ter o seguinte título: Idosa vem tentando se suicidar há 112 anos.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, Dr Souto
    Sou médico e comecei recentemente a acompanhar este blog. Sigo a dieta low-carb há 4 meses, com ótimos resultados. No entanto, tenho acompanhado amigos que estão seguindo também a dieta LCHF/Paleo, mas apresentam altos níveis de colesterol (CT 280 a 290 e LDL 180 a 220). Alguns já a algum tempo na dieta, com TGL normais, e outros que recém iniciaram e ainda estão na fase de perder bastante peso. Sabemos que há um exagero nos níveis considerados normais (valores de referência), porém gostaria de saber quanto (ou se) você considera alto algum valor de CT e LDL.
    abs e parabéns pelo blog!
    Luiz

    ResponderExcluir
  27. Maíra Rios Oliveira Paiva13 de março de 2014 09:58

    O mérito é seu Drº Souto. Me chamo Maíra, sou cirurgiã-dentista, e acompanho seu blog há aproximadamente 01 ano. Entre rascunhos para iniciar a dieta paleo, me deparei com triglicerídeos e colesterol elevados no início de fevereiro do presente ano e só então me dediquei à dieta realmente. Estou muito bem, não tenho mais azia e/ou refluxo, que apresentava constantemente e perdi 06 quilos em 01 mês. Obrigada por transmitir seus conhecimentos e horas dedicadas a estudos. A recompensa virá.

    ResponderExcluir
  28. comigo durou quase um mês...tem que resistir que passa como mágica um dia. Da um click e pronto, passou.

    ResponderExcluir
  29. Primeiramente parabéns ao Dr. Souto. É incrível como vc é a referência no Brasil...é um verdadeiro Guru. Qualquer comunidade/forum sobre paleo, seja de dieta simplesmente, seja sobre exercícios de endurance com paleo, o Dr. Souto é a "flecha a ser seguida".

    Pois bem, um desabafo...estou num platô desde dezembro de 2013. variando o peso de 78,5kg até 80,5 Kg...(medidas abdominais tampouco variam) passo uma semana inteira comendo menos de 50g de carbos e nada muda. Corto laticínios e nada...faço dia do lixo e nada...

    percebo que a variação pra cima é de glicogênio, pois quando dou uma derrapada na cervejinha a balança da uma subida...

    Tenho muita dificuldade em fazer JI pois treino pela manhã cedo..e ficar sem o café da manhã pós treino é torturante...e não consigo pular o almoço de jeito nenhum.

    tenho comido muito pouca fruta, zero de sucos, ingerido amido resistente diario, alguma coisa de iogurte caseiro e estou com a dieta bem limpa, bem primal...

    Alguma dica pra destravar esse ponteiro da balança? vou tentar batata doce no pós treino...sei lá..

    ResponderExcluir
  30. Não posso interferir na conduta médica via internet. Mas há 9 postagens sobre colesterol aqui no blog, numeradas.


    Em 13 de março de 2014 07:15, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  31. Obrigado por prestigiar.

    Me incomoda um pouco valores acima de 250.

    Dê uma olhada no pubmed: Spanish Ketogenic Mediterranean Diet, como uma alternativa para esses casos. Há também indícios de que o acréscimo de amido resistente e o aumento dos carboidratos para cerca de 100-150/d possa resolver casos como esses.


    Em 13 de março de 2014 09:47, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  32. Que legal!!

    Já conhece o trabalho do Dr. Weston A Price?


    Em 13 de março de 2014 09:58, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  33. Obrigado :-)

    Bom, se eu soubesse a chave desse problema, ganhava um nobel.

    Da uma olhada nisso: http://www.paleodiario.com/2013/10/17-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html http://www.paleodiario.com/2013/10/mais-9-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html

    Em 13 de março de 2014 10:42, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Olá Stevan,

    Ela 'anda' pelo blog ou nos arquivos do grupo do face. Aqui vai:

    O processo é o mesmo do iogurte comum. Eu uso o Actimel. Ele tem açúcar mas isso não vai fazer muita diferença porque, na fermentação todo o açúcar será consumido pelos milagrosos bichinhos! E graças a essa maravilha, teremos um Leite Fermentado SEM AÇÚCAR E COM ALTO TEOR DE GORDURA!
    Você vai precisar de:

    --2 potinhos de Actimel sem sabor
    --1 litros de leite integral
    --essência de baunilha (opcional)
    --sucralose (opcional)

    Faça assim:

    Coloque os dois litros de leite para ferver. Pra quem tem termômetro culinário, espere o leite chegar a 80º e depois espere esfriar até 40º.... pois é, gente, eu não tenho termômetro! e nem precisa viu? Aí vão as dicas:

    Coloque no fogo, espere 5 minutos e depois fique de olho! Ele NÃO pode ferver... Como o leite ferve a 100º, quando ele "quase" ferve, vai estar na temperatura boa (80º - 90º). Eu desligo o fogo quando nas bordas da panela o leite começa a formar pequenas bolhinhas de fervura. Espere uns 10 minutos, mecha o leite para igualar a temperatura e faça o "teste do dedo". Coloque o seu dedo no meio do leite. Quando conseguir ficar com ele por 5 segundos é porque a temperatura está entre 35 e 40º!

    Derrame 2 potinhos de Actimel no leite e misture BEM. Bem mesmo, já misturei mais ou menos e ficaram umas partes mais 'talhadas' que as outras. Tampe a panela e coloque no forno DESLIGADO.

    Depois de pelo menos 8 horas está pronto seu Leite Fermentado! Eu faço a noite e de manhã está pronto! Guarde potes de vidro ou plásticos na geladeira.

    Se quiser, adoce e coloque essências da sua preferência. Ele vai encorpando com o tempo, vai ficando mais grossinho. Para fazer de novo é só você guardar a 'isca' para a próxima leva. Separe 200ml desse seu leite fermentado em um pote na geladeira para repetir o mesmo processo. Ou... se esquecer de guardar a 'isca', compre outro Actimel e faça!

    ResponderExcluir
  35. Esse acima de 250 que incomoda é CT ou LDL? Grato.

    ResponderExcluir
  36. CT

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 13/03/2014 12:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  37. Dr. Souto, por outro lado achei essa manchete bem negativa. Algumas coisas até se aproveitam, mas é impressionante a quantidade de balela.

    http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/11-habitos-que-parecem-otimos-para-a-saude-mas-nao-sao

    ResponderExcluir
  38. Victor R Guglielmi13 de março de 2014 14:01

    E ta fazendo muito bem!

    ResponderExcluir
  39. Dr Souto meu nome e carme Batista comecei a dieta em dezembro de 2013.vendo um video que citava o senhor.A questao :meu colesterol sempre acima 260 o total.com tres mes de dieta repeti os exame.a glicose 89.o ldl 217.o ldl 84.trig.57.o colesterol total foi pra 312.o que o senhor mim aconselha.estou usado a banana verde 2 por dia melhorei muito do intistino.mas to preocupada com o colesterol total por favor mim ajude passo muito mau com sivastantina.ha moro no Rio de Janeiro eu i minha irmar estamos low carb com o minimo de carb. Mas ortalicia folhas frutas so limao abacante coco.O açucar i trigo ha comemos bastate gortura boa manteiga carne oleo de coco i banha.Fico grata se o senhor mim respoder.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  40. Farad Oliveira de Araujo13 de março de 2014 22:04

    Está fazendo Interval Training?

    ResponderExcluir
  41. Oi Farad...
    treino canoagem havaiana e os treinos são muito variados, desde longões à intervalados...
    Não faço mais musculação por falta de tempo, estou focando o "fora d'água" em exercícios calestênicos (com o uso do peso do corpo - barras, flexçoes, prancha, abdominal, etc...)

    ResponderExcluir
  42. Faco o meu com um potinho de actimel para 1 litro de leite! E da certo!

    ResponderExcluir
  43. Boa noite. Bem legal saber que há algo funcionando pra tanta gente. Dá até uma vontade de fazer parte desse círculo. Mas, pra mim é bastante difícil sequer pensar em começar. Sou louca por bolos. Não consigo nem me ver sem doces. Fico literalmente de mau humor. Feliz quem não liga tanto e possui tamanha disciplina.

    ResponderExcluir
  44. Claudia, eu era como vc, compulsiva ao extremo, adorava doces, chocolates, etccc

    Todos os dias a partir das 16/17hs eu queria "comer o mundo"....doces, bolos, biscoitos e só parava quando não entrava mais nada....normalmente lá pelas 23/24hs

    Depois de um tempo eu passei a comer doces, após os doces eu queria algo salgado e gorduroso, em seguida mais doces, virou um círculo vicioso.

    Depois que eu comia isso tudo sentia palpitação, ansiedade e continuava com vontade de comer mais ;0(

    Eu era diabética e cardíaca, um dia tive um trombo e realmente tive medo de morrer e resolvi mudar.

    Hoje, consegui largar os doces, as massas, por 2 meses não me atrevia a por nada doce na boca, morria de medo de voltar a compulsão.

    Agora conheço melhor meu corpo, faço escolhas saudáveis, a gordura é minha amiga, verduras, legumes e algumas frutas me sacia.

    Quando quero um docinho uso abacate, banana, coco ou batata doce (estou esperimentado outros e misturando ;0)

    Claudia, eu era como vc, imaginava e achava que não conseguiria mudar de vida, foi preciso colocar o 3° Stent (estava com 90% da artéria obstruida) para perceber que a compulsão e as escolhas erradas estavam me matando....

    Nao espere seu corpo adoecer para mudar....;0()

    Beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  45. Obrigada. Vou pensar seriamente no que vc escreveu e já vou tentar cortar pães e doces rsrs (o riso é de nervoso mesmo). Vou tentar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  46. Olá.
    Há quatro meses em LCHF (20 g de carbo / dia e 2 g de proteína
    / kg de massa magra / dia) e 16 quilos a menos (minhas calças saíram do número 50 retornando ao 40, por exemplo), resolvi introduzir diariamente iogurte caseiro (200 g) e banana verde (duas unidades) _ que de tão verdes, só se consegue cortar com a faca, para retirar a casca. Congelo a quantidade da semana e vou degelando-as na medida do uso. Pois bem, embora tenha percebido uma melhora sensível na asma e na PREVENÇÃO e RECUPERAÇÃO das contusões, a partir daí noto que paro de emagrecer. Quando deixo de consumi-los, volto a perder gordura formidavelmente. Como explicar isso?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  47. Talvez vc só consiga perder peso em cetose, e os carbs presentes no iogurte com banana estejam travando. Tente fécula de batata em água.


    Em 21 de março de 2014 17:29, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  48. Em uma resposta recente (http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/a-semana-das-manchetes-positivas-3.html#), Dr. Souto aventou a possibilidade de quem só perca peso em Cetose, ser atrapalhado pelos carbos do iogurte e da banana verde. Porém, o iogurte fermentado por três dias, praticamente não tem carbo. E a banana verde, sendo amido resistente, idem. Ou não?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  49. Isso aí


    2014-03-24 20:09 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  50. Acho que não me fiz entender, Dr. Souto. A minha dúvida é que, considerando que a banana verde e o iogurte fermentado por três dias contenham apenas carbos residuais, então por que aqui (http://lowcarb paleo.blogspot.com.br/2014/03/a-semana-das-manchetes-positivas-3.html#) você sugere que se troque ambos por fécula com água? Se o amido é resistente (não é absorvido pelo organismo) tanto faz de se é de fécula de batata, de banana verde ou de outra fonte qualquer. Ou seja, carbo nenhum será absorvido. E quanto ao carbo do iogurte, se é residual, depois de três dias fermentando, o carbo também é nenhum, ou bem próximo disso.

    ResponderExcluir
  51. Estamos falando de alimentos, não de preparações químicas padronizadas. Não há disponível no mercado uma preparação com 100% de amido resistente.

    Uma banana verde tem muito amido resistente e pouco açúcar. Uma banana um pouco menos verde tem um pouco mais de açúcar. Um pouco menos verde ainda, um pouco mais de açúcar ainda.

    Um iogurte fermentado por 36h tem pouca lactose (MAS TEM). Se for fermentado em condições sub-ótimas (temperatura acima ou abaixo do ideal), poderá ter mais. As cepas de lactobacilos variam. Algumas podem ser mais viáveis do que outras. Algumas podem tolerar pH mais baixo antes de cessarem sua reprodução, o que influenciará na quantidade residual de lactose, glicose e galactose deste iogurte - e sem uma cromatografia gasosa, como saber?

    Ou seja, não se trata de ciência exata. Se a pessoa tem tão baixa tolerância à glicose que uma banana verde (que talvez não esteja tão verde assim) com um iogurte (que talvez não esteja tão fermentado assim) lhe causa hipergrlicemia significativa, eu sugiro tentar a forma mais reprodutível e com mais amido resistente por peso: fécula de batata crua. E se não der certo, desistir, visto que o seu ecossistema particular (seu bioma intestinal) não responde de forma favorável à essa manipulação.

    Observe ainda que não podemos ter certeza se não houve exposição dos grânulos de amido dessa fécula nacional a temperaturas acima do limite ou a pressões de extrusão que os tenham convertido em amido comum - pelo menos em parte. Um efeito parcial como esse não seria detectado em uma pessoa com sensibilidade razoável à insulina, visto que a glicemia não se elevaria de forma significativa. Mas em um diabético tipo 1, por exemplo, qualquer pequena quantidade de amido comum (que para outros de nós seria irrelevante) poderia ser problemático.

    Em 25/03/14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  52. Entendido. Se estiver atrapalhando, deve ser interrompido. Ok.
    Mas, neste caso então, como cuidar da microbiota?

    ResponderExcluir
  53. Muita salada, e frutas de baixo índice glicêmico

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 25/03/2014 20:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  54. Mas em sua ‘postagem 1’ sobre microbiota, afirma que em LCHF não se consegue um bioma saudável, por mais que se ingira grande quantidade de vegetais. Sendo, portanto, indispensável o incremento da mesma. Quer seja por amido do tipo 2,3 ou 4. Mas, se por outro lado esses três tipos de amido impedem a perda de peso, o que dizer? Se não os introduz na dieta corre-se risco. Já se os insere, o risco é presente pela não perda de peso. Para onde correr, então?

    ResponderExcluir
  55. Melhor nascer em Kitava, e nunca ter maculado sua flora intestinal e seu metabolismo com a dieta ocidental. Estou buscando soluções. Penso que o AR é uma solução promissora. Mas nada vai funcionar em tudo mundo. Quem sabe um dia poderemos fazer transplante microbioma, e então sim adubá-lo com AR?
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 25/03/2014 23:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  56. Oi Dr. Souto, como tive carcinoma de hurtle me preocupo com essa questão da microbiota...se eu tomar esses probióticos que vendem em farmácia ajuda a manter uma flora intestinal mais saudável?

    ResponderExcluir
  57. Em termos de câncer, penso que o mais importante é se manter low carb, e alimentar o microbioma com AR pra ele não passar fome.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/04/2014 12:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  58. Vou tentar a banana verde batida com creme de leite fresco, então...Começo já com 2 bananas/dia ou é melhor ir gradativamente?

    ResponderExcluir
  59. vai devagar, para não ter distúrbios intestinais - a mudança da microbiota é grande.

    2014-04-02 13:52 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  60. Luiz de Gonzaga Monteiro16 de maio de 2014 12:11

    Dr. Souto, Bom dia!

    Lendo o rótulo da manteiga que eu compro ( Itacolomy sem sal) observei que consta gordura trans: 0,6 g. Tem problema?

    ResponderExcluir
  61. Luiz de Gonzaga Monteiro3 de junho de 2014 13:21

    Dr. Souto,


    Leite Ninho é low carb?

    ResponderExcluir
  62. Olá Luiz,


    Leite nenhum é Low Carb.

    ResponderExcluir