segunda-feira, 31 de março de 2014

Novo blog - Paleo Odisseia - e PESQUISA sobre o perfil dos seguidores Páleo / Low Carb

Um novo blog, de um frequente colaborador, Arthur Gumz:


O Arthur legendou alguns vídeos sensacionais com Jeff Volek e Stephen Phinney (os mais proeminentes cientistas do mundo low carb) - não deixe de assistir.

**** XXX ****

Outro grande colaborador, Hilton Sousa (www.paleodiario.com), me pediu para divulgar sua interessante pesquisa sobre o perfil dos seguidores do estilo de vida páleo / low-carb. Quanto mais pessoas participarem, mais representativa a pesquisa será. Participe, leva apenas alguns minutos!

http://www.paleodiario.com/p/dados-atualizados-semanalmente-ultima.html

63 comentários:

  1. Legal!
    já coloquei meus dados na pesquisa do Hilton Sousa.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da pesquisa tb. Boa idéia do Hilton!

    ResponderExcluir
  3. Dr. Souto,


    Meio off-topic, fui consultar o link do "Desabafos de uma paleolítica", recomendado na lista ao lado e a resposta foi:
    "O blog foi removido
    Desculpe, o blog em desabafosdeumapaleolitica.blogspot.com foi removido. Esse endereço não está disponível para novos blogs."



    Não sei se é apenas temporário.


    ______
    42

    ResponderExcluir
  4. Vou remover então

    2014-03-31 13:54 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  5. Dr. Souto, não sei se o senhor já leu um documento publicado pela AACC analisando o livro Wheat Belly. Envio o link caso tenha interesse. http://www.aaccnet.org/publications/plexus/cfw/pastissues/2012/OpenDocuments/CFW-57-4-0177.pdf

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Arthur!!!

    vou ver os videos depois com calma

    ResponderExcluir
  7. Ótimos sites. Acabei de fazer a pesquisa.
    Verei os vídeos depois.. parecem interessantes.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá, Doutor! Peço permissão para falar sobre minha, ainda recente, experiência da paleo dieta aqui. Perdoe-me por ser um pouco longo.

    Faz duas semanas que tenho ensaiado para começar esta dieta, só que sempre acabo esbarrando nos carboidratos outra vez. Fica especialmente complicado porque moro com minha mãe e ela compra para ela pão, sorvete, maria-mole e outras guloseimas da qual é difícil resistir. Sem falar que ela fica super-magoada quando eu recuso a macarronada de domingo ou afirmo que não vou comer arroz... coisas de mãe!

    No entanto HOJE decidi que ia, de qualquer maneira, ia começar a dieta paleo! (ou seja, comecei a dieta faz pouco mais de doze horas no momento que escrevo isto...)

    Eis o café da manhã: omelete com tomate e cebola e suco de uva tinto (sim, eu sei que ainda possui alguns carboidratos, mas...). Depois fui dar uma corridinha ao ar livre e fazer uns 15 minutos de musculação na academia aqui do meu condomínio.

    Almoço: um restinho de frango cozido e sardinha ao molho de tomate. E às quatro da tarde, batendo a fome mais uma vez, decidi: 'vou matá-la de vez!' Fui até o açougue e comprei três bifes de colchão duro com uma capinha de gordura. Assei-os na chapa com manteiga aviação (esta manteiga é boa?) e comi com mais um pouco de tomate de cebola.

    E agora vem a surpresa ... depois que eu comi os bifes, duas coisas aconteceram:

    Primeiro, fiquei com vontade de fazer TUDO. Vontade de sair na rua e correr mais uns dez quilômetros! - e olha que nesta hora do dia é quando quero mais sentar num sofá e assistir tevê.

    Segundo, dez minutos depois de comer os bifes eu comecei a sentir fome de novo!

    Mas aí pensei "Não é possível! não dá para uma pessoa ainda estar com fome depois de comer três bifes!" então comecei a pensar em comer mais um ovo... mas isso não me apeteceu. Eu não queria ovo, nem linguiça,. nem nada. E então veio na minha cabeça um bom sonho de padaria...

    É isto! O que eu estava sentindo naquele momento não era 'fome' era VONTADE de comer carboidratos, os quais eu quase não comi nada o dia inteiro! Uma sensação estranha: sinto que meu estômago está satisfeitíssimo no momento que vos escrevo (são seis da tarde) mas ao mesmo tempo quero colocar um doce na boca!

    Enfim descobri a diferença! - e agora vem o pulo do gato: será que vou consegui resistir a esta 'vontade de comer'?!? O que me aconselha para tentar matar esta vontade, doutor?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Coma algo bem gorduroso, como linguiças. Não evite gorduras, e se está comendo pouca gordura, acrescente. É só jogar manteiga / azeite / óleo de coco / bacon em tudo.

    De uma forma ou de outra é normal essa forte "vontade" nos primeiros dias, basta insistir que ela some.

    ResponderExcluir
  10. Espero que gostem do vídeos :D

    Respondi o questionário do Hilton e o internacional que ele dispõe no site. Muito legal ter um database disso!

    ResponderExcluir
  11. Gostando demais!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Ótimos vídeos!

    ResponderExcluir
  13. Ola dr... não sei se o sr jah falou sobre a dieta GAPS para autistas... vi que eh uma dieta muito parecida com paleo e que pode mudar o quadro de autismo da "água para o vinho"... achei incrível a historia da Dra. Natasha Campbell-McBride que desenvolveu a dieta GAPS e é muito difícil achar materias e artigos em português sobre isso... ha muitas famílias que tem filhos autistas e deveriam conhecer essa dieta pois a melhora nos quadros dos pacientes eh incrível... se o sr puder achar mais coisas sobre a dieta GAPS e divulgar seria muito legal... até pq ela eh muito semelhante a paleo .

    ResponderExcluir
  14. Coloquei um link para o seu blog no Paleodiário. Obrigado pelos vídeos!

    ResponderExcluir
  15. Se tiver essa "fome", coma gorduras. Com o tempo, o seu estômago vai aprender a diferenciar a fome real da vontade de comer - e a compulsão por carbs vai diminuir...

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar sim - vê se o Hilton não quer traduzir algo


    Em 1 de abril de 2014 01:57, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  17. Olá Dr estou começando a dieta mas fico com a vista embaçada e uma fraqueza sempre a tarde oque estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
  18. Leonardo Azevedo1 de abril de 2014 14:37

    sobre sua relação com a sua mãe, alimentos da casa, etc...deve ser complicado quando não é vc mesmo quem decide o que entra na geladeira...mas vai tentando. aos poucos sua mae entende ou se acostuma.


    Sobre essa fissura, é assim mesmo...eu sofri PRA CARAMBA nas três primeiras semanas, mas passa. É como se ligasse uma chave...click...passaa vontade de comer carboidratos.


    Não tome suco de uva menina!!!!!!!!!! é muito muito muito carboidrato...vai dificultar bastante sua cetoadaptação...resista nesse momento com todas as suas forças às sucos, frutas e cabs em geral.

    ResponderExcluir
  19. Dr. Eu ouvi uma nutricionista falando que muito tempo fazendo a Dieta Paleo pode causar uma sobrecarga renal pelo consumo excessivo de proteínas. Você acha q isso pode acontecer? Se sim, quais os riscos?

    ResponderExcluir
  20. Leonardo Azevedo1 de abril de 2014 14:43

    só um depoimento...confirmando que a auto experimentação é tudo!
    comecei a dieta ano passado, em agosto, creio...até dezembro fui de 88kg pra 78,5kg.
    Subi pra 80, 81 depois das festas...depois voltou rapidamente aos 79/80, numa variação incrível...que ia dos 78,5 aos 80,5 e fiquei assim nesse platô por meses por mais que eu cortasse carbs, laticionios, malhasse, etc...


    Então....introduzi carboidratos paleo..batata doce pela noite / treino pela manhã /batata doce no pós...e o peso voltou a baixar...no fim de semana estava em 78.5...ai......... bebi um monte de cerveja, comi um sorvete (estava sem comer desde dezembro!!!!!!!!!!!) e pimba...hj pela manhã pesei 77,8kg.


    Vai se entender o corpo...

    ResponderExcluir
  21. A dieta paleo não é hiperproteica e esta nutricionista está repetindo um clichê

    http://lowcarb-paleo.blogspot.fr/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html

    ResponderExcluir
  22. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/05/dieta-e-perigosa-para-os-rins.html
    2014-04-01 14:42 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  23. Hoje, meu segundo dia de Paleodieta, resolvi comprar uns morangos desidratados porque no blog o senhor disse que morangos são bons.

    Mas não sei... achei eles tão doces... e vi que uma quantidade de 100 gr de morangos desidratados tem Carboidratos 24g. Será que é melhor parar de come-los?

    ResponderExcluir
  24. Gustavo Borgonovi1 de abril de 2014 16:21

    Vc tá fazendo ciclagem de carboidratos... ajuda tanto no emagrecimento quanto no ganho de massa muscular ;)

    ResponderExcluir
  25. Olá Jussara,

    Melhor coisa pra matar essa vontade são as boas gorduras: azeite, abacate, coco, óleo de coco, manteiga, banha...Tome café com manteiga. Conhece a receita? http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/08/o-cafe-que-mata-fome.html

    CAFÉ (OU CHÁ) COM MANTEIGA

    1 xícara grande de café ou chá (pronto ou pode fazer com o solúvel)

    ¼ de um tablete de manteiga (sem sal ou com sal,vai do gosto)

    Adoçante a gosto (ou não! Tem quem prefira sem.)

    Bata no liquidificador ou mixer. Se precisar, aqueça de novo no micro.

    Agora vai da sua criatividade e paladar! Pode adicionar:

    Essências
    Creme de leite (Nestlê de lata)
    Creme de leite fresco ou batido - chantilly
    Nata
    Cacau (no mínimo 70%)
    Óleo de coco
    Leite de coco
    Canela

    ResponderExcluir
  26. Obrigado, e sem problemas! :)

    ResponderExcluir
  27. pelo que estava lendo no livro barriga de trigo que chegou hj, estou passando mal por causa da abstinencia acredito eu nao consigo ver algumas letras ate e alterno entre bem estar e mal estar se o dr puder me dar dicas como passar essa fase.

    ResponderExcluir
  28. Daniel Henriques1 de abril de 2014 18:26

    Frutas tem que ser naturais, frutas secas por não terem água acabam concentrando bem mais carboidratos, principalmente porque é bem mais fácil comer 10 morangos secos do que 10 morangos naturais.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Dr. Souto. Acompanho o blog faz algum tempo e já estou 2 meses na Paleo, tendo perdido 4kg até agora, e gostando muito do novo estilo de vida. O Sr. está de parabéns pelo fantástico trabalho.


    Contribuindo... não sei se a galera já está sabendo mas vi no jornaleiro hoje que saiu uma reportagem sobre a "dieta das cavernas" na revista Corpo a Corpo. Li a reportagem, gostei, é aderente ao que é paleo, inclusive obtiveram apoio de uma nutricionista. Foi uma leitura diagonal mas deu pra ver que foi muito superficial a abordagem da revista sem polemizar e sem falar de saúde, focando no suposto emagrecimento de 12 kg em 30 dias (conforme capa) e dando um cardápio.


    Não tenho acesso ao conteúdo digital, mas o link é esse http://assine.ibanca.com.br/vitrine/feminina/corpo-a-corpo-2.html



    Abraços e vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  30. Morangos in natura:
    http://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/2460



    Prefira comida de verdade, não processada. O morango é composto por 91% de água, como o Daniel bem disse. Já o morango seco é quase 50% açúcar.

    ResponderExcluir
  31. Rob Ribeiro Souza1 de abril de 2014 21:27

    Dr.Souto,fale mais sobre as células adiposas.É verdade q elas são praticamente eternas.Não a modo de se livrar delas a não ser com remoção fisica(cirurgia)?

    ResponderExcluir
  32. É. Melhor não formá-las. Quando engordamos, elas se multiplicam. Quando emagrecemos, elas apenas murcham. Melhor evitar o ioiô.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 01/04/2014 21:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  33. adorei este site! valeu!

    ResponderExcluir
  34. hmmm, então é melhor esquecer as frutinhas secas

    ResponderExcluir
  35. Mais sal, mais água e mais paciência! 15 dias e já estará melhor. Lembre-se das boas gorduras, dão energia e saciam.


    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/09/obrigado-ao-leitor-fabio-mossmann-por.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/08/doce-vicio-reportagem-sobre-acucar-na.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/09/obrigado-ao-leitor-fabio-mossmann-por.html

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/06/se-voce-ainda-duvida-que-carboidratos.html

    http://www.paleodiario.com/2014/02/a-gripe-low-carb.html

    ResponderExcluir
  36. Teresa Cavalcanti2 de abril de 2014 06:35

    Dr. Souto, o senhor não chegou a divulgar o último podcast que participou (n°12) no blog emagrecerdevez.com, chegou??

    Para quem não viu ainda:
    http://emagrecerdevez.com/podcast-012-um-nova-forma-de-emagrecer-e-ficar-mais-saudavel



    ps: com participação da Patrícia (:

    ResponderExcluir
  37. Bah, esqueci!

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/04/2014 06:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  38. Dr. Souto, tenho uma dúvida.
    Pesquisando e vendo toda essa discussão a respeito de Carboidratos, encontrei lugares falando a respeito de carboidratos líquidos (carboidratos efetivos), onde você subtrai do total de carboidratos que constam na informação nutricional o total de fibras, resultando, dessa forma, no valor REAL de carbos "ruins" consumidos. Inclusive no FatSecret tem a opção se exibir os carbo líquidos, que é exatamente essa diferença (carbos - fibras).
    Essa informação é correta?

    ResponderExcluir
  39. É correta sim. Tem que descontar a fibra.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/04/2014 12:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  40. Cilene de Freitas Pinheiro2 de abril de 2014 12:50

    Gente, só queria deixar meu feliz testemunho de um obesa que há três dias não sabe o que é fome :)


    Comecei na segunda-feira e ontem, na terça, já não consegui comer meu almoço inteiro - simplesmente não descia. E olha que não era muito - três pedacinhos bem inhos de frango, brócolis e abóbora (sei que ela tem índice glicêmico alto, mas tinha em casa e só eu como e não ia jogar fora :P) - tudo frito na manteiga e regado a óleo de azeite. Fora que fui almoçar apenas para preencher o 'horário de almoço' do trabalho, porque não estava com fome! Os dois ovos fritos na manteiga AND queijo de manteiga de manhã me sustentam que é uma beleza!


    Cara, isso pra uma pessoa obesa, viciada completa em carboidratos, que não deixava comida no prato nem por decreto... Eu tive vontade de gritar de alegria, sério mesmo. Eu costumava fazer almoços enooooormes, cheios de arroz, feijão, macarrão, beterraba, batata... Sem nenhuma gordura, fora a da carne. E duas horas depois estava cheia de fome.


    Já perdi 1,3 kg. Sei que é água, mas tenho muita retenção de líquido mesmo então que ótimo!


    Obrigada a todos e todas que comentam, pois tenho lido e aprendido muito com vocês. Em especial ao dr Souto!

    ResponderExcluir
  41. Muito obrigado Dr. Souto!
    Facilita muito nas contagens!

    ResponderExcluir
  42. Cilene, agora é só questão de tempo.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/04/2014 12:51, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  43. Terceiro dia da dieta e eis que vem o desafio: vou sair com um paquera hoje e vou ter que deixar a cerveja de lado, hehehe!


    Mas Caldo de Mocotó e suco de laranja tá liberado?

    ResponderExcluir
  44. Suco de frutas não.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/04/2014 13:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  45. Dr. Souto, minha dúvida não tem a ver com o post, mas preciso da sua ajuda. Fiz alguns exames para fazer uma cirurgia odontológica que farei na sexta e as minhas plaquetas estão baixas (98.000). É a primeira vez que isso acontece. Não tive nenhum tipo de infecção, até porque, depois da páleo não sei o que é doença, mas esse resultado me perturbou. A coagulação está normal e as demais taxas também. Devo investir em algum tipo de alimento para elevar as plaquetas ao nível normal?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Deve repetir o exame, antes de mais nada

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 02/04/2014 13:32, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  47. Ok, muito obrigada pela rápida resposta. Farei isso!

    ResponderExcluir
  48. Prezado Dr. Souto, o senhor poderia me dar uma hipótese do que pode significar o resultado da minha curva glicêmica e da curva de insulina? (Jejum de 10 horas. Estou em paleo/lowcarb há 4 meses)
    Pergunto, pois sempre que como um pouco de carboidratos (arroz, batata, aipim) fico ansiosa e logo com fome, mas se como mais gordura, tendo a ter fraqueza e tontura. Estou entre a cruz e a espada...

    Curva Glicêmica

    Glicemia basal...........: 91,0 mg/dL
    Glicemia 30 minutos..: 181,0 mg/dL
    Glicemia 60 minutos..: 195,0 mg/dL
    Glicemia 120 minutos: 108,0 mg/dL
    Glicemia 180 minutos: 84,0 mg/dL

    Curva de Insulina

    Insulina (Jejum)............: 2,7 ulU/m
    Insulina (Após 30 min)...: 12,3 ulU/m
    Insulina (Após 60 min)...: 35,0 ulU/m
    Insulina(Após 120 min)...: 37,8 ulU/m
    Insulina(Após 180 min)...: 14,2 ulU/m



    Abraços e muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  49. Lê essas duas postagens: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/por-que-glicemia-de-jejum-pode-aumentar.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/flora-intestinal-3-amido-resistente.html
    Nesta última postagem chamo atenção dessa passagem:
    2) Steve Cooksey, do blog www.diabetes-warrior.net, um diabético
    tipo 2 que entrou em remissão com low carb, relata seu experimento n=1 com amido resistente. Sua glicemia de jejum caiu sensivelmente durante a suplementação. Isso me faz pensar que os níveis mais elevados de glicose em jejum observados em algumas pessoas que fazem low carb cetogênico possam ser não apenas uma fenômeno fisiológico, como escrevi nesta postagem, mas talvez reflitam alterações reversíveis da flora intestinal. Sua tolerância aos carboidratos aumentou dramaticamente: antes, comer uma batata assada levava sua glicemia a níveis muito elevados (264 mg/dl); agora, suplementando com amido resistente, os níveis ficam em 160!

    2014-04-02 16:40 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  50. Dr. Souto, estou na paleo há 2 meses, sempre fui magra e não entrei na dieta para perder peso, apenas por ser saudável. Notei melhoras na saúde; disposição, cabelo, pele, não tenho mais aquela fome de leão a cada 2 horas... mas agora sinto muito mais vontade de comer doce do que antes. Isso é normal? Ou será que eu deveria comer mais carboidratos do que estou comendo?

    ResponderExcluir
  51. A gente sai do vício, mas o vício não sai da gente... Pra mim, levou mais de ano.

    2014-04-02 17:30 GMT-03:00, Disqus :

    ResponderExcluir
  52. Dr., que alívio ao ler novamente as postagens recomendadas. Passei a comer banana verde, mas ainda não consigo todos os dias. Logo transformo isso em hábito.
    Muito obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  53. Estes 2 posts traduzidos pelo Hilton podem lhe interessar:
    http://www.paleodiario.com/2014/02/carboidratos-gentis-para-gaba-cortisol.html
    http://www.paleodiario.com/2014/02/carboidratos-gentis-para-gaba-cortisol.html



    ______
    42

    ResponderExcluir
  54. Ótima indicação, André. Obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Amelia Schwarzeluhr3 de abril de 2014 11:43

    Pura verdade

    ResponderExcluir
  56. Amelia Schwarzeluhr3 de abril de 2014 14:03

    Hoje eu fiz minha proteína do almoço com óleo de coco! Quero sentir esse prazer de saciedade que ainda não tive. Acredito mesmo, pelos depoimentos que leio, que é falta de gordura em minha alimentação. Pela manhã fiz meus ovos na manteiga também! Beijo

    ResponderExcluir
  57. Gente qual a opinião de vocês sobre esse site?


    http://emagrecacominformacao.org.br. associação brasileira para estudo da obesidade e da síndrome metabólica

    ResponderExcluir
  58. Desculpe, não consegui criar um comentário. Gostaria de saber po que está dieta me deixa tão enjoada. É normal? Achei que fosse melhorar com o tempo, mas não foi muito. Tentei tomar óleo de coco como pré treino, achei que fosse desmaiar na academia. Obrigada.

    ResponderExcluir
  59. Quanto tempo de dieta?

    ResponderExcluir
  60. Quase três meses, quero ganhar massa então uso bastante óleo de coco e azeite, sinto mais enjoo a noite.

    ResponderExcluir
  61. Estou seguindo o estilo paleo há uns dias, mas toda vez que como gordura me dá uma dor abdominal do lado esquerdo um pouco abaixo das costelas que tá me preocupando. Por que será?! Devo parar?! Será que estou fazendo algo errado?! Alguém sabe me dizer se é normal??

    ResponderExcluir
  62. Vá devagar

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 25/04/2014 21:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir