terça-feira, 20 de maio de 2014

A mudança de paradigma está chegando

O Dr. Flávio José Kanter é um cardiologista conhecido aqui em Porto Alegre. E é dele este breve texto, publicado no Jornal Zero Hora de hoje, que capta de forma sucinta e ao mesmo tempo eloquente os ventos da mudança que sopram cada dia mais fortemente. Parabéns, Dr. Kanter!

20 de maio de 2014 | N° 17802

ARTIGO

OS CORAÇÕES DOS FRANCESES

por Flavio José Kanter*

A Dra. Rita Redberg é editora do Jama, o periódico científico da Associação Médica Americana, e chefia o serviço de doenças cardiovasculares em mulheres na Universidade da Califórnia em San Francisco. Ela assinala as inconveniências do uso crescente das estatinas (drogas para baixar o colesterol). Critica os novos critérios que incluem mais pessoas no uso desses remédios. Diz que o que previne doenças cardiovasculares são mudanças no estilo de vida.

Atividade física regular é indispensável. Ingerir calorias em equilíbrio com o consumo causa menos doenças. Não há dúvida de que não fumar e controlar a pressão arterial reduz risco.

Conhecimentos científicos estão em evolução. É preciso estar atento e ter humildade para reconhecer e incorporar mudanças. Há evidências de que o maior inimigo está nos carboidratos. Gorduras podem ser ingeridas em proporção balanceada. O conteúdo calórico total da dieta em equilíbrio com o que se queima, um cálice de vinho ao dia, meia hora de caminhada ou outro exercício são novos paradigmas.

Não é preciso olhar os franceses como paradoxais. Podemos aprender o que há de bom em seus hábitos, desvendar seus segredos. Quem sabe, seja hora de entender que não é paradoxo, e sim paradigma francês?
*MÉDICO

150 comentários:

  1. Excelente!

    Depois que me contaram que os episódios do "Catalyst" sobre estatinas e colesterol foram retirados do ar, escrevi um pouco sobre o assunto:

    http://www.paleodiario.com/2014/05/fud-ratos-na-coca-cola-e-no-miojo.html


    E durante a pesquisa, esbarrei com a opinião do Dr. John Briffa sobre o caso... Recomendo a leitura!

    http://www.paleodiario.com/2014/05/documentario-australiano-questionando-o.html

    ResponderExcluir
  2. doutor solto o correto e contar os carbos totais ou so os net carbos?
    minha maior duvida nesse estilo de vida.
    e outra leite de coco ten carbo ou não?

    ResponderExcluir
  3. O correto é não contar nada: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/12/atkins-ou-nao-atkins.html http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    2014-05-20 15:17 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  4. Dr. Souto, hoje estive com meu cardiologista. Dessa vez ele mais escutou que falou.

    Confirmou tudo sobre a dieta low carb/paleo, inclusive pediu o endereço do seu blog para ter ainda mais acesso sobre o conteúdo.

    Só se preocupou com a possibilidade da baixa de vitamina D nesse meu novo estilo de vida, mas tirando isso, até os rmédios de pressão que tomo ele reduziu pela metade!

    ResponderExcluir
  5. ALELUIA!
    Não entendi a história da vit D, mas azar!


    Em 20 de maio de 2014 17:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Vinícius Petrolli20 de maio de 2014 17:32

    Boa tarde. Apenas gostaria de deixar o meu relato sobre meus 3 meses de dieta Paleo/low carb (as vezes não é tão low carb assim pois sou magro e pratico exercícios regularmente).


    Comecei a dieta inicialmente para tentar reduzir meus quadros de rinite/sinusite crônica, porém os benefícios foram muito maiores. Vajam a lista abaixo:


    - sinusite reduzida a ZERO. Rinite quase zero. Não uso mais sprays de corticoide e já não preciso mais de sorine para respirar bem a noite. Ou seja, medicamentos ZERO, mesmo com todas as mudanças de temperatura que ocorrem aqui no RS. Me tornei mais resistente aos ácaros também.
    - picos de pressão alta por stress que eu tinha acabaram.
    - melhoras no ânimo
    - redução de stress
    - pensamento/raciocínio mais claro, me tornei uma pessoa mais esperta
    - minha barriga de trigo que começava a se formar reduziu-se a ZERO.


    Minha ressalva fica em relação queijo, que eu estava consumindo a vontade, mas tive que reduzir devido a constipação.


    Atualmente meu peso é de 65kg e 1.72m de altura. No inicio meu peso era 70kg.


    Minha conclusão é de que o Glúten de fato é um veneno que só atrasou minha vida. A vida inteira sofri com rinite/sinusite. Pelo visto o sofrimento acabou.


    Vamos ver como vai ser durante o inverno rigoroso do sul. Por enquanto está excelente.

    ResponderExcluir
  7. :-))


    Em 20 de maio de 2014 17:32, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  8. Nem eu... Como muito salmão, muito queijo e muito ovo! Mas só o fato dele ter entendido, Dr. Souto, achei muito bom. Ele ficou muito interessado sobre meu novo estilo de vida.

    Na próxima consulta eu peço pra ele entrar em contato com o Sr. para incluir o nome dele como incentivador dessa dieta.

    Vi que aqui em PE não tem ninguém...

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Dr Souto.
    Como ja falei antes que eu i minhas duas irmas estas nesta dieta .A minha irmar mas velha com 66.Pediu para o senhor dar uma olhadinha nos exame dela que fez recentente depois de 3 mes de dieta data tb que parou de usar a sivastantina mas ou menos pra ser mas exata 4meses sem sivastantina.vou posta os resultados dos exames dela i por favor veja se estao bons o precisa melhorar alguns i como
    COLESTEROL TOTAL:221.
    LDL 165
    HDL 46
    VDL 10.
    TRIG 46

    UREIA 23
    ACIDO URICO 2.1
    VT "D"34
    FERRITINA 88.
    Por favor se o senhor tb conhecer algum cartiologista que apoia essa dieta em Pérnambuco ficaria grata se mim enviasse o contato els mora ls i tem um filha medica que fica preocupada com ela nessa nova dieta .ficare muita agradecids

    ResponderExcluir
  10. Amelia Schwarzeluhr20 de maio de 2014 21:05

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Cada um é cada um, sigo a páleo religiosamente desde início de março, antes já estava no low carb. Varios benefícios sim, mas minha sinusite (que meu médico chama de pansinusite) não recuou 1 cm. Mas guerra é guerra, vamos em frente! Parabens pelos resultados Vinicius!

    ResponderExcluir
  12. Vinícius Petrolli20 de maio de 2014 21:23

    Minhas sinusites pareciam ser consequência da rinite. Se eu ficava algum tempo sem controlar minha rinite com antialergicos, a rinite se tornava muito forte e a sinusite vinha em seguida. O seu caso é parecido?

    ResponderExcluir
  13. Vinícius Petrolli20 de maio de 2014 21:49

    Minha cunhada foi a uma nutricionista tradicional e comentou sobre a dieta paleo low carb. A nutricionista foi totalmente contra a paleo, disse que a dieta sobrecarregaria os rins, que quem faz essa dieta deixa de absorver nutrientes importantes.... enfim, pude perceber que a nutri transformou a dieta paleo em uma dieta hiperproteica, generalização tipica de quem não quer abrir a mente e estudar mais i assunto.

    ResponderExcluir
  14. Sim, mas tirando este aspecto, compartilho com vc dos outros benefícios.

    ResponderExcluir
  15. Vinícius Petrolli20 de maio de 2014 22:14

    Cara eu tive uma sinusite 1 mês e meio após começar a dieta. minha esposa e outras pessoas do meu convivio tiveram problema semelhante. Me curei com anti inflamatório e tomei um anti alergico (loratadina) por uns dias. Fiquei ruim por 2 semanas. No final do ciclo da doenca, saiu tanta porcaria do meu nariz que tu nao faz ideia. Antes disso eu estava muito bem da rinite. Já havia largado os anti alérgicos e afins. Fiquei um pouco desanimado nessa época. Mas agora que fechou 3 meses de dieta (sem glúten e com pouca lactose), eu estou incrivelmente bem, totalmente descongestionado e sem crises de rinite, apenas um espirro ou outro, coisa pontual. Posso te dizer que eu nunca estive tao bem em toda a minha vida sem o uso de remédios. Ja tomei algumas injeções de diprospan na vida por estar com a maldita sinusite em decorrencia da rinite severa. Vivia com meu spray budecort pra lá e pra cá. Ainda não tenho certeza do sucesso disso pois ainda não entramos no inverno severo aqui no sul, e eu estou me cuidando mais do que antes em relação ao frio e aos acaros, mas antigamente mesmo com todos os cuidados eu sempre tinha crises. Também estou evitando álcool, nem mesmo vinho eu tomo.

    Espero que tu não desista e tenha sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Olá Doutor Souto, eu sempre estou de olho aqui para aprender sobre esse estilo de vida e é a primeira vez que comento. Desde novembro iniciei a dieta Dukan. Mas, isso foi uns dois dias, porque eu acabei achando muito agressiva a idéia de só comer carne... resolvi fazer à minha moda, carne com bastante vegetais. Não sabia que estava incorporando o que é a dieta paleolítica. Foi pesquisando sobre low-carb que encontrei aqui e o Paleodiário, com os quais tenho me ajudado muito. Em 6 meses foram-se 25 kg, e estou muito feliz com isso. Mas, tenho meu amigo que também precisa emagrecer, e come praticamente igual eu como. De início perdeu 18 kg, mas há dois meses tudo estabilizou. E no último mês, enquanto perdi dois quilos e meio nesse período, ele ganhou os mesmos 2 kg. Consumimos nata, manteiga, ovos, presunto, queijo de manhã, almoçamos basicamente verduras e carnes, além de um pote de iogurte por dia e, caso bata fome ao longo do dia, enrolados de queijo com presunto. Vejo que ele acaba desanimando, e acho que ele está um pouco desacreditado de que pode emagrecer mais, e ele tem obesidade I. Como posso ajudá-lo?

    ResponderExcluir
  17. Patricia T. Vaccari Júlio20 de maio de 2014 23:11

    Sabe, precisamos ser rigorosos com a observação,dos rótulos. Existem marcas de bacon, queijo e frios que levam gluten. Principalmente queijo ralado de pacote. As vezes, pode estar ingerindo traços de gluten sem saber. Fora a soja que tb está presente em muitos alimentos ( presunto e peito de peru sempre tem).

    ResponderExcluir
  18. Farad Oliveira de Araujo20 de maio de 2014 23:48

    Dr. Souto,
    Recompilei o vídeo Catalyst (parte1) que você legendou de forma que agora pode ser assistido em tela cheia https://vimeo.com/95862717

    Eu gostaria de fazer o mesmo com a parte 2 mas está fora do ar. Veja você mesmo: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/11/colesterol-ix-documentario-australiano.html

    ResponderExcluir
  19. Lembrando que mesmo que fosse hiperproteica, ainda assim não sobrecarregaria nada. #faltaestudo

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/05/2014 21:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  20. Para mim já se vão 3 invernos sem mais nada.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/05/2014 22:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  21. Parabéns
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.in/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 20/05/2014 22:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Douglas Teócrito de Aquino21 de maio de 2014 07:55

    Incrível, incrível, incrível... mil vezes incrível... sem palavras.

    ResponderExcluir
  23. Dr. Souto, algumas perguntas:
    - o óleo de coco BABAÇU pode ser incluído na alimentação com segurança? Aqui na região do Piauí/Maranhão há muita disponibilidade do mesmo.
    - segunda pergunta: minha mãe tem estado atenta à minha alimentação e já me questiona sobre o colesterol "ruim" e para "onde" vai. Apesar das leituras dos seus artigos, ainda não consegui formar uma resposta sintetizada. Até o presente instante, ela está curiosa com tudo. (rs)

    Parabéns pelo blog. Tem sido a salvação de muita gente!!!

    ResponderExcluir
  24. Junior Valadares21 de maio de 2014 10:11

    Uma pergunta de ordem prática: o amido resistente requer ser ingerido num líquido frio. Mas se eu tomar café em seguida. que estará quente, não vai prejudicar o amido, transformando-o em comum?

    ResponderExcluir
  25. Não. A coisa não chega fervendo no estômago.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 10:11, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Farad, a parte 2 você acha no YouTube. Dá para baixar, e repostar no Vimeo... Eu até baixei ambas no final de semana passado, quando soube que a ABC ia tirar do ar - mas ainda não repostei...

    ResponderExcluir
  27. Sugira que ela troque de nutricionista, Vinícius. Confira aqui no blog do Dr. Souto se tem alguém que trabalha com paleo/LCHF na cidade dela...

    ResponderExcluir
  28. Aqui custa de R$ 8,00 a R$ 10,00. Não mais que isso! Problema é o acondicionamento. Aqui se vende em garrafas em pet.

    ResponderExcluir
  29. Olá, Isabela!


    Me mande um email para conversarmos sobre o assunto: paleodiario@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Migue Pontes o seu cardiologista é de Recife? Se for, poderia me passar o nome e contato? Comecei a fazer paleo e estou tentando começar com minha mãe, que toma muuuuuitos remédios, tem pressão alta, tem um stent na carótida, é diabética, enfim.... mas meus familiares dizem que estou ficando maluca em aconselhar minha mãe a fazer essa dieta. Por isso um aval de um médico seria sensacional . Grata

    ResponderExcluir
  31. Junior Valadares21 de maio de 2014 11:22

    Excelente. Ainda sobre o AR, que coisa é essa de intensificar os sonhos? Eu decidi repovoar meu intestino, então comecei a tomar floratil e usar AR. Passei a ter menos necessidade de dormir, aumentou minha motivação e determinação (dopamina?) e toda noite os sonhos são um espetáculo pela intensidade e, eventualmente, pela maluquice.

    ResponderExcluir
  32. Junior Valadares21 de maio de 2014 11:28

    Show de bola. Passei o link para meu filho ser seu comentário. Ele tem as mesmas alergias.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Dr. Souto. Passando para parabenizar pelo blog e pelas excelentes postagens, mas também para deixar meu relato. Estou na paleo low carb há 6 meses e nesse período foram 20 kg a menos, sem fome, sem nóia, com uma disposição incrível e com uma saúde de ferro (sumiram enxaquecas, fraquezas, tonturas, labirintite, etc.). Entretanto, os meus últimos exames de sangue mostraram Glicose em Jejum em 94, sendo que insulina em 12,5 e Hemoglobina Glicada em 5,5. Há uns dias sinto um gosto adocicado muito forte na boca, demorando pra sair (dois, três dias). Como minha família por parte de pai TODA é diabética, comecei a controlar e medir a glicose em jejum por alguns dias, sempre tem ficado em torno de 100 a 120. Já lí seus posts anteriores sobre isso, mas gostaria de saber o que pode estar acontecendo tendo em vista a insulina acima de 8 (lembro-me de uma resposta sua sobre os valores bagunçados de insulina - peguei o 8 meio como parâmetro), o gosto adocicado forte na boca (não é aquele hálito cetônico característico). Tenho também pesquisado muito sobre a paleo low carb e a endometriose (única queixa de saúde atualmente). Mas como o Sr. disse certa vez em um outro comentário sobre SOP aqui no blog: não vamos ler sobre isso, vamos escrever sobre isso!!!! Obrigada por sempre responder gentilmente às nossas dúvidas e por permitir esse espaço maravilhoso de aprendizagem, troca de experiências e de conhecimento :-)

    ResponderExcluir
  34. Quando digo contar calorias seria mantendo estilo paleo low carb, apenas pra ver se não estou abusando das leis da termodinâmica e procurando uma causa pra minha não perda de peso.

    ResponderExcluir
  35. Com certeza, Hilton! Pra mim não foi difícil a adaptação, e sei que isso é pro resto da vida. Descobri novos sabores, faço testes aqui e acolá, e meu próximo passo agora é o uso de fécula de batata. Sei dizer que não tenho mais imunidade baixa (era gripe e resfriados frequentes), as dores de cabeça de quase todos os dias sumiram (aparecem quando vou a alguma festa da família e exagero no macarrão da mamãe), e esses ganhos eu quero manter pra sempre!

    ResponderExcluir
  36. Obrigado Dr! Como moro longe da minha família, depois do natal só voltei pra minha terra na páscoa, e os "óóóhh" que ouvi quando me viam valeram demais! Se vão mudar o estilo de vida não sei, mas certeza que ganhamos novos leitores interessados!

    ResponderExcluir
  37. Alberto Americano21 de maio de 2014 12:19

    Uma perguntinha que não quer calar... Alguém que leia este site precisa de nutricionista?

    ResponderExcluir
  38. Alberto Americano21 de maio de 2014 12:21

    Hilton, se quiser, te mando os vídeos, que eu baixei. Pela pegada do documentário, eu já desconfiava que iriam sumir, hehehe....

    ResponderExcluir
  39. Olá deixa dar um pitaco, aqui. Eu diria que ou os médicos em geral se atualizam ou o "mercado" começará a selecioná-los. E que bom que seja assim.

    ResponderExcluir
  40. Pois é, mas vendo a lista aqui no blog dos médicos e nutricionistas percebi como Recife está em escassez desses profissionais, uma pena!

    ResponderExcluir
  41. Giovana Kaupe da Cruz21 de maio de 2014 13:37

    "É preciso estar atento e ter humildade para reconhecer e incorporar mudanças" é a frase que define como os profissionais da saúde deviam pensar. A ciência com certeza daria um salto! Mas a matéria toda em si é ótima!

    ResponderExcluir
  42. Vinícius, que bom que conseguiu te curar deste inferno que é a rinite. Eu também sou do Sul e portador dessa alergia. Não sabia que o glúten é responsável por isso também.


    Como você, estou me livrando aos poucos dos maus hábitos, estou largando de mão a ceva por enquanto porque contém o nosso amiguinho aquele chamado glúten e, segundo o mestre dos mestres, Dr. Souto, engorda e cria pança.
    Não sou muito chegado no vinho mas está servindo pra fazer o desmame da ceva. Gosto de canha também (destilados tipo Whisky, vodka e cachaça (de preferência de alambique e mineira). Talvez eu tenha que banir os destilados também se quiser perder peso, NÃO SEI. No meu entendimento, como os destilados não contém açúcar por conta do processo de fermentação (onde o açúcar é consumido, por isso, por exemplo, o vinho seco é "azedo") creio que não estimule a insulina como diz o Dr. Souto. Porém existem as "calorias vazias".
    Eu gostaria de saber pra onde vão essas CALORIAS VAZIAS? São utilizadas como energia, são armazenadas, o que acontece???

    ResponderExcluir
  43. Vinícius Petrolli21 de maio de 2014 14:44

    Marcus, sobre o glúten, certa vez ouvi de uma nutricionista uma explicação mais ou menos assim: qualquer inflamação não aguda no instestino (como a que o gluten e a lactose causam) faz com que o corpo se esforce para combater estas inflamações, e as vias aéreas acabam perdendo a prioridade, por isso a rinite se intensifica em pessoas propensas a tê-la.


    Sobre o álcool (e isso que escrevo é minha opinião), que eu saiba ele age como um vaso dilatador no nosso organismo. Isso só atrapalha quem tem rinite, pois as inflamações nas vias aéreas só aumenta a tal da carne esponjosa. Nesse quadro, dilatar os vasos sanguineos das vias aéreas em decorrencia do alcool só causa mais desconforto e aumenta as chances de a inflamação piorar.


    Já bebi muito, e não acredito que o álcool (mesmo o vinho em pouca quantidade) faça bem para nós, já que me parece ser algo não tolerado pelo figado. Se eu beber alguma coisa, com certeza será vinho. Dos males o menor.

    ResponderExcluir
  44. É, é o que dizem!


    Em 21 de maio de 2014 11:22, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  45. Já leu isso? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/por-que-glicemia-de-jejum-pode-aumentar.html

    Em 21 de maio de 2014 11:31, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  46. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html

    Em 21 de maio de 2014 11:49, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  47. Isso não tem preço :-)


    Em 21 de maio de 2014 12:19, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  48. Resposta, escrita em um dia muito inspirado: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html

    Em 21 de maio de 2014 14:10, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  49. Nutricionista iluminada, essa!


    Em 21 de maio de 2014 14:44, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Vinícius Petrolli21 de maio de 2014 15:20

    Pois é Dr., ainda existem alguns bons nutricionistas por ai.

    ResponderExcluir
  51. Olá, Dr. Souto! Obrigada pela resposta! Já havia lido e relido diversas vezes esse seu post! Reli a "explicação nerd" muitas vezes hehehhehe. Entretanto, ainda resta uma dúvida: como compreender esse valor de insulina: 12,5 e Hb glicada 5,5 neste contexto? (em outros momentos do dia, 1 a 2 hrs após alimentação, já bateu uma vez os 150 - mas nunca passou disso - ultimamente tem ficado em torno de 100/120 pós alimentação e 90 em jejum). Estaria então dentro do esperado considerando a resistência à insulina fisiológica? Obrigada novamente!!! =)

    ResponderExcluir
  52. Obrigado Doutor Souto!
    Queremos vê-lo mandando ver na capa da revista VEJA, Globo Repórter e no Fantástico!!!

    ResponderExcluir
  53. Vinícius Petrolli21 de maio de 2014 16:14

    Isso ai. A saúde é o que interessa. O resto não tem pressa.

    ResponderExcluir
  54. Se vc quiser combater essa resistência à insulina fisiológica, terá duas alternativas, não excludentes. 1) Amido resistente (e meça novamente após 30 dias); 2) aumentar o consumo de carbs páleo à noite para 100-150g por dia, saindo propositalmente da cetose (o que não é uma má ideia), reduzindo a circulação de FFA, e revertendo a resistência à insulina fisiológica.

    Em 21 de maio de 2014 15:52, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  55. Obrigada, Dr. Souto! Vou tentar! abç

    ResponderExcluir
  56. Muito bom! Tem um livro de uma ex-editora d uma revista conceituada (acho q do British Journal) que publicou dizendo umas verdades sobre trabalhos científicos e indústria farmacêutica. Alguém já leu? Qual o nome?

    ResponderExcluir
  57. http://www.estantevirtual.com.br/q/A-Verdade-Sobre-os-Laborat%C3%B3rios-Farmac%C3%AAuticos

    2014-05-21 17:23 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  58. Andrea, o nome dele é José Maria Pereira Gomes, ele me atende no RHP. O telefone dele é o 32315136.


    Ele está se inteirando mais sobre a dieta, mas a achou super interessante.


    Achei que ia achar um cardiologista com pedras na mão, mas foi totalmente o contrário!

    ResponderExcluir
  59. Pergunte se ele quer constar na lista do blog

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 17:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  60. Com certeza perguntarei, Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  61. Dr, tive resultados em 1 mês surpreendentes adotando o conselho do meu médico para baixar o colesterol, apenas tomar água de berinjela. Hj é praticamente só o que tomo pq é deliciosa uma vez que é feita com berinjela e metade de um limão. Ele ia receitar remédio, mas como faz a linha: a alimentação é o melhor remédio, se recusou e sugeriu. É super fácil e apesar de (confesso) não levar fé baixou o colesterol.


    abrs
    andrea

    ResponderExcluir
  62. Jonas Augusto Koehler21 de maio de 2014 20:50

    Dr. Souto (ou quem souber),

    Banha de porco comprada em supermercado, de marcas como Majestade e Seara, é saudável?

    Lembro de ter visto nas informações nutricionais de uma banha Seara uma quantidade pequena de gosduras "trans".


    Que marca você(s) compra(m)?

    ResponderExcluir
  63. Manda a receita detalhada.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 18:42, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  64. e por risso que eu pergutei sobre NET carbos

    ResponderExcluir
  65. Se for contar algo, que seja net carbs. Sugiro não contar nada e apenas usar o bom senso e o conceito de comida de verdade.

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 22:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  66. obrigado doutor e que nesse estilo de vida são muitas duvidas.e quen ja foi gordo uma ves nao quer ser mais. kkkkkk

    ResponderExcluir
  67. doutor tenho outra perguta,e normal comer gordura e ainda sentir fome?perguto isso por que fis um teste aqui,en um dia eu comi na janta 500g de abacate 15minutos depois ja tava con fome de novo,
    no outro dia comi na janta 500g de batata doce,nao senti fome por varias horas?nao entedin o povo nao dis que gordura sacia mais

    ResponderExcluir
  68. Eu estou comendo queijo tb, tem problema? Quais fontes de gordura vocês indicam???

    ResponderExcluir
  69. Pra saciar, precisa proteína. Bate 3 ovos crus com esse abacate (dica, fica bom).

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 23:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  70. Vinícius Petrolli21 de maio de 2014 23:28

    Nata tem lactose, mas acredito que muito menos que o leite. Ultimamente ando comendo muito mais nata do que queijo. Alem de nata e queijo, como castanhas, abacate, ovos, carnes gordas, azeite de oliva, etc.

    ResponderExcluir
  71. opa vou testar,ten perigo de salmonela ou nao ?

    ResponderExcluir
  72. Passa uma aguinha

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 23:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  73. não entedin doutor passar uma agua no ovo cru?kkkk

    ResponderExcluir
  74. A salmonella fica na casca

    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 21/05/2014 23:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  75. ha agora entedin obrigado doutor,entao vou lavar com detergente neutro logo.kkk

    ResponderExcluir
  76. Engraçado essa coisa dos sonhos se intensificarem, não é mesmo? Tenho feito apenas paleo, com consumo de AR de vez em quando pois muitas vezes me esqueco, mas tbm tenho sonhado todas as noites assim como vc descreve, talvez estamos tendo um sono profundo como há muito eu não tinha. Essa dieta é uma benção mesmo rs!!!!!

    ResponderExcluir
  77. Rebecca, dê uma lida aqui:

    http://www.paleodiario.com/2013/10/17-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html
    http://www.paleodiario.com/2013/10/mais-9-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html

    ResponderExcluir
  78. Eu baixei os dois do YouTube, com legendas. Estou pensando em montar um canal com todo o material de vídeo sobre LCHF que encontrar... Vamos ver se sai!

    ResponderExcluir
  79. Jonas Augusto Koehler22 de maio de 2014 09:37

    Dr. Souto (ou quem souber),

    Banha de porco comprada em supermercado é saudável?

    Num dia desses, lendo as informações nutricionais em uma banha de porco da Seara, vi que há uma quantidade pequena de gorduras "trans" nela.

    O que você recomenda? Qual marca você compra?

    Jonas

    ResponderExcluir
  80. Junior Valadares22 de maio de 2014 10:57

    O Diário Gaúcho de hoje publicou uma receita equatoriana que utiliza banana verde.

    http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/esporte/copa-2014/noticia/2014/05/para-bater-um-bolon-conheca-o-prato-tipico-que-o-equador-vai-trazer-para-viamao-4506508.html

    ResponderExcluir
  81. Michele Fernandes22 de maio de 2014 11:24

    Dr, porque os carbs precisamente a noite?

    ResponderExcluir
  82. Michele Fernandes22 de maio de 2014 11:30

    Dr, iogurte tb serve como proteína?

    ResponderExcluir
  83. http://support.huji.ac.il/HeaderMenu/campaign-priorities-2/Agriculture/Carbs_dinner_time_Madar/
    Dr. Jose Carlos Souto, M.D.
    Sent from Android phone
    Em 22/05/2014 11:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  84. Exato! Vou atrás! Só pra atualizar meu cadastro, lhe enviei meu e-mail errado, o correto é fieriluciana@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  85. Alberto Americano22 de maio de 2014 13:07

    Sugiro então em compartilhar o vídeo noutro site, pois se já tirou uma vez, o Youtube tira de novo...

    ResponderExcluir
  86. Olá Júnior,
    Podes me dizer o que este floratil? Estou tentando de tudo para melhorar minha flora...obrigada

    ResponderExcluir
  87. RuydeFreitasMartinsBarbosa22 de maio de 2014 16:19

    Prezado Dr. Souto,


    Enviei essa pergunta para a Cláudia Vilaça, mas não obtive retorno.
    O senhor poderia me ajudar, por favor?
    Como ganhar massa magra com uma alimentação low carb? É sabido que a insulina é um hormônio que promove o anabolismo natural. A dieta low carb reduz o pico de insulina.
    Desde que eu perdi a gordura indesejável, comecei a fazer um "bulk" para ganhar massa magra. Implementei bastante carbos paleo na minha dieta e consegui um resultado bem satisfatório de ganhos musculares, para alguém natural.
    Mas sobreveio os efeitos indesejados de uma dieta rica em carbos: sonolência e apatia, entre outros. Desde então estou nesse dilema, entre continuar com o bulk ou me manter "paleo", mas sem ganhar massa magra. Existem pessoas que até dizem que o low carb é catabólico, existe alguma verdade nisso?
    O senhor poderia me ajudar?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  88. limão ajuda a baixar colesterol? isso não é ruim, já que precisamos de colesterol na "tampa"?

    ResponderExcluir
  89. Oi Dr. Tenho usado bastante banha de porco para o preparo dos alimentos do dia a dia. Refogados, carnes (na panela, frango frito, etc). Antes nem pensava em fazer uma carne frita, mas como descobri que a banha é saudável tenho feito algumas vezes na semana. Acha que isso pode ser um problema? Pode interferir na perda de peso? Grata!

    ResponderExcluir
  90. Vanessa Ferreira22 de maio de 2014 18:00

    Dr Souto, parei de emagrecer e cada dia como menos, pq tenho menos fome.
    É normal? Que fazer?
    =)

    ResponderExcluir
  91. RuydeFreitasMartinsBarbosa22 de maio de 2014 18:04

    Olá, Patrícia, tudo bem?
    Até onde eu entendi o post, eu não deveria restringir os carbos paleo na minha dieta. O problema é que, depois de um tempo low carb, eu percebi que uma dieta com bastante carbos me dá sonolência e apatia, o que eu não quero mais na vida.
    Então, eu reformulo a pergunta: tem como ganhar massa muscular fazendo alimentação paleo, sem estimular o pico de insulina ( hormônio anabólico )? Ou em alguns momentos eu terei que ingerir alguns carbos ( banana no pós-treino ou batata-doce antes de dormir ) para "incentivar" a insulina a agir de forma anabólica?
    Um beijo,
    OBRIGADO,
    Ruy

    ResponderExcluir
  92. Vanessa Ferreira22 de maio de 2014 18:27

    Dr Souto, vim a agradecer esse blog maravilhoso.
    Quando penso em minhas dúvidas em relaçao a dieta, ja tem um post inteiro explicando tudo. Dr Souto, o senhor é demais!!!!!

    ResponderExcluir
  93. O doutor tinha rinite ou sinusite?
    obrigado

    ResponderExcluir
  94. Você faz páleo com ou sem laticínios? Se for com, seria bom fazer um teste e retirar. Desde antes de conhecer a páleo eu já lia sobre laticínios e sua relação de alergia com doenças terminadas em "ite".


    Gosto da abordagem dessa nutricionista:
    http://www.denisecarreiro.com.br/artigos_artigoleite.html

    ResponderExcluir
  95. Jussara, não tomo leite há pelo menos 30 anos. Não consumo yogurte. Consumo queijo, mas apenas a noite e apenas alguns dias na semana (e atualmente só queijo amarelo, antes da páleo só consumia branco). E só. Mas o próximo passo da páleo e fazer uma experiência sem o queijo, se bem que minha sinusite, acho (é achismo mesmo) que nada tem a ver com alimentação. Grato pela indicação do site!

    ResponderExcluir
  96. Ola dr. Eu consegui recentemente um pouco de kefir para fazer meu próprio Iogurte pró biótico... mas agora lendo sobre o leite a pergunta é a seguinte... tomar iogurte de kefir é recomendado ou não?

    ResponderExcluir
  97. A idéia é esta mesmo. Há 40 dias parei de perder peso e ainda tenho gordura pra queimar. Coincidência ou não, foi justamento quando passei a tomar o AR. Mas a páleo é um estilo, não uma dieta, esta é a idéia, por isso o resto vai se perdendo com o tempo, sem pressa. Importante é saber que a qualidade de vida deu um up e que up...

    ResponderExcluir
  98. Sim, virei um leitor de rótulos, eles colocam açúcar até no salame!!!!!! Esses dias eu fiu comprar o óleo de fígado de bacalhau, aquela marca conhecida e surprise!!! tem óleo de sojaaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  99. É, mesmo que sua sinusite não esteja ligada à alimentação, acho que vale fazer a experiência mesmo; se não ajudar, pelo menos não vai atrapalhar. Laticínios me dão acne, mesmo se como pouco e se for queijo amarelo (eu também não tomo leite há anos, não gosto).

    Me lembrei desse outro post da Sonia Hirsch. Se mesmo com a retirada dos laticínios não melhorar, vale a pena dar uma lida nos comentários quando você tiver um tempo:
    http://www.soniahirsch.com/2009/12/almanaque-do-banheiro-sinusite-tchau.html

    ResponderExcluir
  100. Jussara, estamos conectados numa mesma sintonia...rs primeiro vc me aconselha a cortar os laticinios, uma idéia que estou na iminencia de implementar, venho meditando sobre ela. Depois o neti. Sabe, comprei um há mais de ano, e tb um livro que explica os seus beneficios escritos por um yogue. Não usei ainda...rs tenho tentado a lavagem com soro que tem dado bons resultados, mas tenho estes dias pensado tb em implementar o neti. Se nada disse der certo, vou de auto-hemo que soube q é excelente tb...grato mais uma vez!! :)

    ResponderExcluir
  101. Bem, eu faço isso! Meu consumo de carbs é pouquíssimo e treino para hipertrofia. Não precisa exagerar nos carbs, mas um pós treino e uns paleo carbs a noite me parece uma boa ideia.

    ResponderExcluir
  102. Fermentados são bons sim Felipe. É tudo questão de experimentar. Tem pessoas que se dão muito bem, outras não.

    ResponderExcluir
  103. Oi Patricia!
    Os carbs a noite seriam só nos dias de treino também ou todos os dias?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  104. ok


    2014-05-22 11:47 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  105. http://ajpendo.physiology.org/content/293/3/E833.long

    Coingestion of carbohydrate with protein does not further augment postexercise muscle protein synthesis

    ABSTRACT

    The present study was designed to assess the impact of coingestion of various amounts of carbohydrate combined with an ample amount of protein intake on postexercise muscle protein synthesis rates. Ten healthy, fit men (20 ± 0.3 yr) were randomly assigned to three crossover experiments. After 60 min of resistance exercise, subjects consumed 0.3 g·kg−1·h−1 protein hydrolysate with 0, 0.15, or 0.6 g·kg−1·h−1 carbohydrate during a 6-h recovery period (PRO, PRO + LCHO, and PRO + HCHO, respectively). Primed, continuous infusions with L-[*ring*-13C6]phenylalanine, L-[*ring*-2H2]tyrosine, and [6,6-2H2]glucose were applied, and blood and muscle samples were collected to assess whole body protein turnover and glucose kinetics as well as protein fractional synthesis rate (FSR) in the vastus lateralis muscle over 6 h of postexercise recovery. Plasma insulin responses were significantly greater in PRO + HCHO compared with PRO + LCHO and PRO (18.4 ± 2.9 vs. 3.7 ± 0.5 and 1.5 ± 0.2 U·6 h−1·l−1, respectively, *P* < 0.001). Plasma glucose rate of appearance (Ra) and disappearance (Rd) increased over time in PRO + HCHO and PRO + LCHO, but not in PRO. Plasma glucose Ra and Rd were substantially greater in PRO + HCHO vs. both PRO and PRO + LCHO (*P* < 0.01). Whole body protein breakdown, synthesis, and oxidation rates, as well as whole body protein balance, did not differ between experiments. Mixed muscle protein FSR did not differ between treatments and averaged 0.10 ± 0.01, 0.10 ± 0.01, and 0.11 ± 0.01%/h in the PRO, PRO + LCHO, and PRO + HCHO experiments, respectively. In conclusion, coingestion of carbohydrate during recovery does not further stimulate postexercise muscle protein synthesis when ample protein is ingested.


    Em 22 de maio de 2014 16:24, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  106. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    2014-05-22 18:00 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  107. Tinha, 3 anos atrás. Não tenho mais nada.


    2014-05-22 18:59 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  108. eu tentei usar a banha. a fritura fica muito boa e seca. mas detestei o cheiro da banha. Vc não se incomodou com o cheiro?

    ResponderExcluir
  109. Não Tito. Eu moro em uma cidade do interior então encontro facilmente produtos direto dos produtores. E acho que a banha dá um sabor e um cheiro muito bom, principalmente na carne. Por isso tenho medo de estar exagerando no uso.

    ResponderExcluir
  110. RuydeFreitasMartinsBarbosa23 de maio de 2014 09:39

    Bom dia, Patrícia, tudo bem?

    Eu treino as 06 da manhã.

    Antes estava me entupindo de carbos no pré e pós treino. E durante todas as refeições do dia também.

    Que dá certo, dá ( para hipertrofia ).

    O que você acha de eu tomar uma xícara generosa de iogurte natural no pré-treino e uma banana com ovos no pós treino? Normalmente eu como a banana antes da proteína para ativar a insulina, estou fazendo corretamente?

    Qual seria uma boa quantidade de carbos paleo a noite? Umas duas batatas junto com carne estaria de bom tamanho?

    Nota: Eu como MUITO, tanto faz se estou fazendo low carb, paleo ou bulk com muitos carbos. Mas isso não faz diferença, pois sempre consigo os meus objetivos. E também porque preciso mandar muitos aminoácidos para o músculo.

    Na verdade, não vejo a hora de chegar no meu limite genético natural para me manter paleo indefinidamente, para o resto da vida.

    Um beijo e obrigado pela atenção!

    Ruy

    ResponderExcluir
  111. Bom dia!


    Moço, vc sabe que não sou profissional da área né? Estou falando do que EU faria se fosse seu caso, tá? Eu não como nada antes do treino, só café com óleo de coco. Mas eu ainda quero secar mais! Se vc sente que rende melhor mandando algo antes do treino, ótimo, mas acrescenta óleo de coco nesse iogurte que a energia fica melhor! Eu não! Em JI treino melhor.
    No pós, bate a banana + whey + ovos! Quanto de proteína vc tá ingerindo?
    Se vc não tem problemas com emagrecimento, não vejo porque restringir os carbs paleo. Mas deixa pra de noite, o soninho é certo!

    ResponderExcluir
  112. Oi Marli! Com o consumo do AR eu também tenho tido sonhos lúcidos, acho uma maravilha, e nunca dormi tão bem. Na página do Richard Nikoley (Free the Animal) li um comentário que isso acontece muito mais frequentemente com mulheres do que com homens (com o uso do AR). Interessante, não?

    ResponderExcluir
  113. RuydeFreitasMartinsBarbosa23 de maio de 2014 11:27

    Oi, Patrícia, eu sei sim que você não é profissional da área.
    Eu estou perguntando porque, quando o assunto é treino, estamos num deserto gigantesco. Se a população em geral tem resistência com gorduras saturadas, imagine o pessoal que treina. Não temos com quem conversar sobre Low Carb nem nos foruns de musculação.
    Como o título desse post diz, é uma mudança de paradigma, inclusive para o pessoal da academia.
    Seria até legal uma sugestão de postagem para o dr. Souto, um post só para o pessoal que busca a hipertrofia.
    Eu vou comprar aquele livro "Dieta TNT", me parece que ele toca nessa assunto.
    Um beijo e obrigado pela atenção.


    Ruy

    ResponderExcluir
  114. Junior Valadares23 de maio de 2014 11:31

    O que você pensa a respeito da utilização de floratil, ou algum outro remédio probiótico, no início da utilização do AR? Considerando que não existem, em tese, contra-indicações?

    ResponderExcluir
  115. RuydeFreitasMartinsBarbosa23 de maio de 2014 12:00

    Patrícia,
    Agora que vi que o dr. Souto respondeu.
    Ele fechou o assunto.
    Obrigado aos dois, vocês não tem idéia do bem que fazem na vida das pessoas.
    Beijos,

    Ruy

    ResponderExcluir
  116. gostaria muito de ver a parte 2 dublada

    ResponderExcluir
  117. gostaria muito de ver a parte 2 dublada.

    ResponderExcluir
  118. Vou dar um jeito!

    ResponderExcluir
  119. RuydeFreitasMartinsBarbosa23 de maio de 2014 16:15

    Pessoal,
    Alguém tem alguma dica para deixar o Actimel caseiro no estado líquido?
    Fiz ontem pela primeira vez e ele ficou pastoso, como se fosse um iogurte.
    Com o Yakult, se eu faço com o próprio, fica líquido, já se eu fizer com o leite fermentado da Paulista, fica pastoso. Para quem não gosta do "azedo" do iogurte natural, fica a dica desse Yakult-Iogurte, basta usar a marca Paulista.
    Mas se alguém puder me ajudar com a consistência do Actimel, eu agradeço.
    Beijos e abraços para todos.

    ResponderExcluir
  120. ne isso nao entedin

    ResponderExcluir
  121. O paradigma francês é um tanto paradoxal sim, porque os franceses fazem os doces mais maravilhosos, têm os queijos mais gordurosos, o pão francês debaixo do braço e o vinho sem o qual não há vida na França. Certo, mas eles têm o ratatouille. Eles andam. E acima de tudo, eles são os criadores e a sede da cultura da elegância. Não adianta o melhor perfume, a roupa mais bem cortada, a maquiagem mais bem feita sem elegância. D. Ines de la Fressange que o diga. E vive la France!!!

    PS.: Alimentação é CULTURAL, na minha opinião. Os mexicanos estão pagando caro pela cultura de comer sem parar que adotaram.

    ResponderExcluir
  122. Haha, legal. À primeira vista ter que tirar laticínios pode parecer assustador, mesmo que só coma um pouco de queijo, mas depois a gente se acostuma (e olha que eu estava acostumada a colocar creme de leite ou nata em tudo). Depois o próprio corpo acaba rejeitando o alimento.
    O neti parece dar resultados excelentes, pelo que li lá nos comentários, se eu fosse você tentava. Acho que a retirada dos laticínios (que ela também fala no post) + o neti deve dar um chega pra lá na sinusite. Boa sorte com os dois! :)

    ResponderExcluir
  123. Dr. Souto, ontem escutei no rádio aqui no sul de Santa Catarina uma entrevista do Dr. Lair Ribeiro falando sobre a dieta paléo, da importancia de ingerir ovos e abolir o trigo da dieta, mais um médico assim como o senhor nos guiando na direção certa

    ResponderExcluir
  124. Olá Renata, realmente muito interessante, e por que será da diferença entre os sexos? Coisas da natureza..vai entender rs. Engraçado que eu quase já não sonhava mais e agora todas as noites são com sonhos. Quando eu iria imaginar que uma mudança na dieta iria interferir tanto assim na qualidade do sono..Maravilha!!!

    ResponderExcluir
  125. Ruy, eu prefiro mais consistente! Yakult não funciona mais como isca, por isso fica líquido! Ele não fermenta mais. Se quiser mais líquido, bata no liquidificador e acrescente água se precisar.

    ResponderExcluir
  126. Souto, gostaria de saber de vc se é consumidor de queijo( amarelo) e de embutidos como mortadela e salsicha. o Consumo aumentado desses produtos atrapalham o lchf? Podem causar platô? Eu estou em um platô há 2 meses e além do normal( carne, ovos, manteiga, azeite, castanhas) como bastante esse tipo de alimento. Pode ser isso? Um abraço!!

    ResponderExcluir
  127. Olá Helio,


    pode ser que sim. Precisa testar! Tem gente que fala que queijos e creme de leite travam o emagrecimento. Castanhas tbm são complicadas dependendo da quantidade. Retire e veja o que acontece, é tudo questão de experimentação mesmo.

    ResponderExcluir
  128. Farad Oliveira de Araujo25 de maio de 2014 16:39

    Consegui.

    https://vimeo.com/96425097

    ResponderExcluir
  129. Posso divulgar os videos? Pra quem deveriam ir os creditos?

    ResponderExcluir
  130. Farad Oliveira de Araujo26 de maio de 2014 00:10

    Pode sim. Não acho que seja necessário dar créditos tendo em vista que o nome do programa está no começo e os créditos da legenda também.

    ResponderExcluir
  131. Patricia, certa vez perguntei aqui no blog porque é melhor comer carbs paleo a noite, tipo batata doce. O Dr. Souto me passou um link em inglês, eu traduzi mas não me elucidou o bastante. Você pode me ajudar? Porque devemos dar preferência pra noite ao ingerirmos carbs paleo? Desde já agradeço sua resposta!!! Abraço.

    ResponderExcluir
  132. Vou tentar explicar! Sempre entramos em cetose ao dormir, pois serão algumas horas sem nos alimentarmos. Acordamos em cetose. Se comemos algo pela manhã, esta cetose será interrompida. Mas se mantemos a alimentação LCHF durante o dia, seguimos em algum nível de cetose.
    O período noturno é quando o corpo é naturalmente mais resistente a insulina. Ajunte isto a estarmos em LCHF desde o dia anterior, o corpo estará com níveis baixos de glicogênio. Então, quando comemos carbs neste período noturno, o corpo irá estocá-los como glicogênio (e não como gordura) e ainda serão queimados pela madrugada.

    ResponderExcluir
  133. Eu também bebia tipo bicho... Não acreditava que a bebida "inchava" o cara. Que nem dizem: "Tu tá inchado da cachaça!". Agora tô pegando mais leve, a cerveja tô abolindo por causa do glúten e que cria pança como diz o Mestre. Por ora, estou no destilado e no vinho tinto SECO, como o Mestre recomenda. Mas com o tempo quero largar tudo de mão.


    PRA QUÊ BEBER? Na verdade é só o "efeito" que a gente busca, ficar "viajando na maionese".


    Foi essa mesma pergunta que me fiz quando larguei de fumar há uns 10 anos. E NUNCA mais coloquei 1 cigarro na boca. E PIOR: Se hoje sinto cheiro de cigarro me tapo de NOJO. Chega a me irritar vendo uma pessoa baforando e jogando fumaça na rua. Ainda mais se tu tá caminhando e na tua frente tem uma pessoa fumando. A fumaça toda vem na tua cara!

    ResponderExcluir
  134. Vinho é diliça!

    ResponderExcluir
  135. hehehe... Pat acho muito engraçado quando tu fala "diliça".... hehehe....

    ResponderExcluir
  136. Pat, já que tu gosta de vinhos, estamos comemorando o Dia do Vinho. Tu estás convidada!!!

    Oito municípios da Região Uva e Vinho e cinco da Campanha Gaúcha participarão das atividades, além de Porto Alegre. A programação oferece descontos na compra ou degustações nas vinícolas participantes, de 10% a 30%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, além do tradicional Workshop de Mídias Sociais.

    A abertura oficial da programação será no Centro Tecnológico da vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, nesta sexta-feira, às 18h30, com a presença do governador Tarso Genro.

    A programação completa está disponível no site www.diadovinho.com.br. Confira as atividades culturais de Bento e Garibaldi:

    ResponderExcluir
  137. Que diliçaaa! rsrsrs

    ResponderExcluir
  138. Poxa, agora entendi!!! Muitíssimo obrigada!!!

    ResponderExcluir
  139. Eu vou te confessar que tá faltando coragem pra testar esse abacate com ovo!!! eu olho, olho, guardo o ovo e fico no abacate com banana verde, morango, leite de coco e sucralose rsrsrs

    ResponderExcluir
  140. Vai por mim


    2014-06-10 11:26 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  141. Liliane Júlia Fabio Wasinski22 de junho de 2014 02:20

    Doutor, me desculpe a ignorância, mas a dieta Atkins pode influenciar na
    pressão arterial de forma significativa? Pergunto porque aferir a
    pressão em hospitais, clínicas e consultórios para mim é muito difícil.
    Tenho a chamada síndrome do jaleco branco. Entro em pânico quando nesses
    ambientes e minha pressão sobe vertiginosamente (pode chegar até a
    16/9). Em farmácias ou em casa, geralmente ela é normal, mas nem sempre,
    porque sempre fico ansiosa quando vou aferir a pressão arterial. Por
    isso gostaria de saber sobre a influência da dieta porque, no geral,
    venho me sentindo extremamente melhor em todos os sentidos. Obrigada
    desde já!

    ResponderExcluir
  142. É uma estratégia para melhorar a saúde, naturalmente a pressão melhora.
    Sent from mobile phone
    Em 22/06/2014 02:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  143. Olá Liliane,


    Paleo/LCHF sei que abaixa a pressão. Mas não sei como vc está fazendo Atikins (se come PIS, glúten, etc e com qual frequência). Como são alimentos inflamatórios, creio que são deletérios de um modo geral.

    ResponderExcluir
  144. Patrícia, eu já recebi respostas suas de alguns posts. Gostaria de perguntar se há algum repositório de todos os posts, pois existem tantos e não dá para acompanhar. Alguma Bíblia? O ideal é que tudo que fosse indicado por você e Dr. Souto fosse catalogado e assim todos pudessem consultar. Ou então, no site já tem matéria suficiente para um 1 livro ou mais. Nada mais justo retribuir a você e ao doutor por tantos conselhos sobre essa dieta. Quem vê pela primeira vez, fica perdido por haver tantas informações e tantos depoimentos.

    ResponderExcluir
  145. Olá Valdemir,

    eu não sei se tem como fazer isso que vc está falando! Sei que o disqus tem a opção de vc 'seguir' a pessoa que vc quiser. Tem isso aqui tbm: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/02/faq.html

    ResponderExcluir
  146. Olá, Patrícia! Obrigada pela resposta!! Na verdade não costumo comer nenhum tipo de farelos e sou muito restritiva a alimentos que sejam industrializados. Como pouquíssimo queijo muito raramente e o creme de leite é ainda mais raro na minha vida também, de resto não como mais nada além das carnes, ovos, legumes e verduras (de vez em quando como morangos também). Fico feliz em saber que posso me livrar de todas as coisas ruins seguindo o que me tem feito tão bem. Já perdi 25kg em quase 4 meses, nunca mais tive crises de hipoglicemia, nunca mais gastrite nervosa, minha pele melhorou, meu cabelo não cai mais, consigo me exercitar como nunca e agora, depois de tudo o que li/estou lendo aqui estou ainda mais confiante! Obrigada a você e ao Dr. Souto!

    ResponderExcluir
  147. :-)

    Sent from mobile phone
    Em 22/06/2014 16:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir