quarta-feira, 2 de julho de 2014

Karl Popper e a fada do dente


“Never let the truth get in the way of a good story.”
― Mark Twain

"He uses statistics as a drunken man uses lamp-posts...for support rather than illumination."
―Andrew Lang (1844-1912) Scottish poet, novelist and literary critic

Eis que recebo a seguinte pergunta de uma leitora do blog:
"Estava lendo um livro (não diretamente relacionado à alimentação) e me deparei com este trecho: "David Cummings e sua equipe mostraram que proteína e açúcar suprimem a grelina, provocando uma rápida diminuição de 70% no hormônio da fome, enquanto a gordura faz os níveis de grelina caírem mais lentamente e apenas cerca de 50%. Os pesquisadores sugerem que essa fraca supressão da grelina por alimentos altamente gordurosos pode ser um dos mecanismos que determinam o aumento de peso causado por dietas com elevados teores de gordura." (Jennifer Ackerman, A melhor hora pra você). Essa pesquisa tem algum fundamento? Não me pareceu coerente o açúcar reduzir o hormônio da fome a níveis menores do que a gordura, que nos deixa saciados por muito mais tempo."

Isso me lembrou, imediatamente, do conceito de "ciência da fada do dente", de Harriet Hall:
"You could measure how much money the Tooth Fairy leaves under the pillow, whether she leaves more cash for the first or last tooth, whether the payoff is greater if you leave the tooth in a plastic baggie versus wrapped in Kleenex. You can get all kinds of good data that is reproducible and statistically significant. Yes, you have learned something. But you haven’t learned what you think you’ve learned, because you haven’t bothered to establish whether the Tooth Fairy really exists."
Tradução livre: "Você poderia medir quanto dinheiro a fada do dente deixa em baixo do travesseiro, se ela deixa mais dinheiro para o primeiro ou para o último dente perdido, se a recompensa é maior para o dente deixado em um saquinho plástico ou enrolado em um guardanapo. Você pode conseguir montes de dados, reprodutíveis e estatisticamente significativos. Sim, você aprendeu algo. Mas você não aprendeu aquilo que você acha que aprendeu, pois você não se preocupou em estabelecer se a fada do dente realmente existe".

Antes de analisar todos os dados sobre a fada do dente, não custa verificar PRIMEIRO se ela EXISTE.

Você pode medir a grelina após o consumo de carboidratos, proteína e gordura para ver por que uma dieta com mais gordura engorda. Mas ANTES, convém verificar SE uma dieta com gordura engorda!!! O que os DADOS, a REALIDADE, enfim, essas coisas inconvenientes dizem?

Para entender a magnitude das evidências empíricas que demonstram a realidade de que dietas LCHF emagrecem, em média, o DOBRO do que as dietas de baixa caloria e baixa gordura, clique aqui (mais detalhes aqui), ou aqui.

Ou seja, o autor que nossa leitora transcreveu exemplifica de forma, digamos, pitoresca, um caso EXEMPLAR de ciência da fada do dente: explicações complexas para um fenômeno fictício.

“Never let the truth get in the way of a good story.”
― Mark Twain
Adaptado à nossa situação, a sarcástica citação de Mark Twain seria o equivalente a dizer: "jamais deixe que meros fatos atrapalhem a sua bela teoria"

Karl Popper, o grande filósofo da ciência, explica a relação entre os fatos empíricos e as nossas teorias. Conforma a Wikipedia:

"Popper argumentou que a teoria científica será sempre conjectural e provisória. Não é possível confirmar a veracidade de uma teoria pela simples constatação de que os resultados de uma previsão efetuada com base naquela teoria se verificaram. Essa teoria deverá gozar apenas do estatuto de uma teoria não (ou ainda não) contrariada pelos fatos.
O que a experiência e as observações do mundo real podem e devem tentar fazer é encontrar provas da falsidade daquela teoria. Este processo de confronto da teoria com as observações poderá provar a falsidade da teoria em análise. Nesse caso há que eliminar essa teoria que se provou falsa e procurar uma outra teoria para explicar o fenômeno em análise. (Ver Falseabilidade). Em outras palavras, uma teoria científica pode ser falsificada por uma única observação negativa, mas nenhuma quantidade de observações positivas poderá garantir que a veracidade de uma teoria científica seja eterna e imutável."

Já analisamos a pergunta da leitora à luz da "ciência da fada do dente". Vamos rever à luz de Karl Popper:

1) Os autores postulam que as diferentes alterações na grelina provocadas por carboidratos, proteínas e gorduras explicam o fato de que dietas de alta gordura produzem ganho de peso.
2) no "confronto da teoria com observações", observa-se que um dos postulados (as alterações diferenciais de grelina) é empiricamente correta (ao menos por hora), mas que as pessoas que consomem dietas ricas em gordura e pobres em carboidratos são, em média, mais MAGRAS do que as demais, em TODOS os estudos que já foram conduzidos sobre o assunto.
3) Então, nas palavras de Popper, "Neste processo de confronto da teoria com as observações poder-se-á provar a falsidade da teoria em análise. Nesse caso há que eliminar essa teoria que se provou falsa e procurar uma outra teoria para explicar o fenômeno em análise".

É assim que a ciência funciona. Os fatos têm precedência. O resto, é teoria da fada do dente.

Certa feita escrevi uma dessas postagens inspiradas, cuja leitura recomendo como tratamento da insônia: Ptolomeu, os epiciclos e as calorias. A postagem ilustra bem o tema de que hora tratamos.

***

O PARADOXO DOS CAMUNDONGOS GORDOS

Recebi este email de outra leitora:
"Dr. Souto, estou fazendo um curso sobre Síndrome Metabólica e foi falado que a gordura saturada aumenta a resistência à insulina (spoiler alert: não é verdade - ver no final dessa postagem). Vi um artigo da Unicamp dizendo que a gordura saturada provoca uma inflamação do hipotálamo levando a resistência à insulina, por liberar citocinas inflamatórias. Estou bem insegura quanto ao consumo desta gordura depois de ter acesso a estas informações."
Na verdade, esse é apenas UM email, mas eu devo ter recebido uns dez emails semelhantes. O motivo de tantos emails é um estudo, conduzido em camundongos.

Minha resposta foi:

"Dois problemas. 1) camundongos são animais muito diferentes de nós no que diz respeito à dieta. Eles, por exemplo, são adaptados justamente a comer aquilo a que nós não somos: grãos!! Lembre-se, eles são ROEDORES, seres que efetivamente conseguem comer sementes sem processá-las antes. E eles NÃO são carnívoros, de modo que dar bastante gordura animal para um ser cuja dieta básica é grãos e vegetais pode não ser uma boa, pelo MESMO motivo que dar muitos grãos e pouca gordura animal para um ser humano também não faz sentido. 2) O coordenador do estudo já parte de uma premissa completamente errada: "É sabido que quem ingere muita gordura ganha peso". É sabido por QUEM, cara-pálida?? Me mostre UM estudo em humanos em que isso tenha sido demonstrado. TODOS os estudos demonstram o OPOSTO. Se você já parte da conclusão, é fácil montar experimentos que confirmem sua hipótese. O processo científico é feito ao contrário. Parte-se de uma hipótese, e monta-se um experimento para tentar provar que a hipótese é falsa. Se a hipótese sobreviver, ela fica mais forte. Procure no blog os estudos que realmente importam, os prospetivos randomizados feitos em humanos. Compre os livros do Taubes, e você encontrará DEZENAS de estudos em camundongos que contradizem este aí. E ONDE ESTÁ o braço de dieta com mais gordura e menos carboidrato? Pois há estudos em roedores mostrando benefícios de uma dieta com menos carbs. E a dieta que mais engorda e vicia os bichos... adivinhou, é a com alto açúcar, e Yudkin já havia estudado isso na década de 50. Mas se você parte do PRINCÍPIO que as gorduras saturadas são más, e desenha seu experimento para testar apenas isso, você achará o que quer achar. Se sua única ferramenta é um martelo, tudo é prego."
Nesta postagem (http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/12/o-figado.html), há um outro detalhe - o tipo de dieta de alta gordura que engorda roedores é uma dieta inflamatória, pelo tipo de gordura utilizada e por ser nutricionalmente deficiente:

"Uma coisa que confunde quem é novo na área é o seguinte: embora todos os estudos em roedores mostrem que reduzir os carboidratos e/ou aumentar as proteínas seja benéfico para o fígado (e para os rins, e para a síndrome metabólica), há vários estudos em roedores nos quais uma dieta de alta gordura INDUZ esteatose, resistência à insulina e até mesmo obesidade. Isso contrasta radicalmente com os efeitos das mesmas dietas LCHF em humanos. Se, por um lado, é verdade que roedores têm uma dieta natural muito diferente da nossa (grãos, por exemplo, fazem parte da dieta normal destes animais, que são virtualmente herbívoros na natureza, não tendo evoluído comendo carne gorda portanto), por outro lado é importante saber que as dietas que são fornecidas aos animais de laboratório são dietas sintéticas comercialmente disponíveis. Uma dieta de alta gordura para camundongos, por exemplo, não é feita com manteiga de vacas alimentadas com pasto e ovos de galinhas caipira. Isto fica bem demonstrado neste fascinante estudo no qual os pesquisadores descobriram que dietas de alta gordura, baixa proteína e baixíssimo carboidrato produzem acúmulo de gordura no fígado de roedores. Aumentar a quantidade de proteínas na dieta protege o fígado até certo ponto, mas o que realmente faz diferença é a presença ou ausência de COLINA na dieta. A colina está normalmente presente nas dietas LCHF de humanos, pois faz parte da gordura animal oriunda de comida de verdade, mas está AUSENTE das dietas LCHF sintéticas oferecidas aos roedores. Esta dieta deficiente em colina provoca disfunção das mitocôndrias, que perdem a capacidade de oxidar adequadamente as gorduras, levando à acumulação das mesmas nas células hepáticas (e isso é agravado pela deficiência de proteínas na dieta). A reintrodução da colina na dieta dos roedores eliminou o efeito deletério da dieta LCHF sobre o fígado dos roedores. (Schugar, R.C. et al., 2013. Role of Choline Deficiency in the Fatty Liver Phenotype of Mice Fed a Low Protein, Very Low Carbohydrate Ketogenic Diet. PLoS ONE, 8(8), p.e74806. Available at:http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0074806). Ou seja, não era a gordura na dieta dos animais que lhes prejudicava, mas a ausência de colina (que, na comida de verdade, estaria presente). E quais as maiores fonte de colina na dieta humana? Ovos (gema!) e carnes gordas.

Outro detalhe importante é que óleos poliinsaturados ômega-6 são especialmente eficazes em produzir o acúmulo de gordura no fígado e consequente resistência à insulina. Sabedores desse fato, pesquisadores induziram disfunção hepática em ratos associando álcool e óleo de milho em suas dietas. Quando o óleo de milho foi substituído por gordura saturada, o fígado dos animais melhorou (Zhong, W. et al., 2013. Dietary fat sources differentially modulate intestinal barrier and hepatic inflammation in alcohol-induced liver injury in rats.American journal of physiology. Gastrointestinal and liver physiology, 305(12), pp.G919–932.)
Os autores salientam que as gorduras poliinsaturadas (óleos extraídos de sementes) são frágeis, oxidam-se facilmente, o que aumenta muito os danos oxidativos. Já as gorduras saturadas, especialmente as de cadeia média (óleo de coco por exemplo), são muito mais estáveis, reduzindo o stress oxidativo."
Ok, eu sei que a explicação foi comprida. A versão curta, à luz da "ciência da fada do dente" seria a seguinte:

1) Camundongos que comem gordura saturada engordam;
2) Pessoas que comem gordura (saturada ou não), emagrecem;
3) Isso não significa que, a partir da publicação desse estudo, as pessoas que comem gordura saturada passarão a engordar. Isso significa que pessoas não são camundongos.

Numa análise Popperiana, o raciocínio seria:

 - Hipótese 1: gordura saturada produz inflamação no hipotálamo de ratos que os levam a engordar
 - Hipótese 2: o mesmo ocorrerá com seres humanos
-> experimento conduzido em camundongos deu suporte (não refutou) a hipótese 1
-> experimentos (DEZENAS) conduzidos em seres humanos REFUTAM a hipótese 2.
-> resultado: é necessário reanalisar a teoria para sabermos onde erramos (camundongos são herbívoros, a ração comercial é feita com óleos refinados e é deficiente em colina, etc), e postularmos novas hipóteses (tais como a desse artigo) a serem testadas em futuros experimentos.

***
Bônus

Para quem teve paciência de ler até aqui, segue um rápido presente: artigo clássico, de 2003, prospectivo e randomizado, publicado no New England Journal of Medicine:




Traduzindo: "...os pacientes em dieta low carb tiveram o maior AUMENTO da sensibilidade à insulina do que aqueles em dieta de baixa gordura (aumento de 6% na sensibilidade à insulina em low carb versus aumento de 3% da RESISTÊNCIA à insulina na dieta de baixa gordura)".

Mas o pessoal da UNICAMP disse que a gordura saturada aumenta a resistência à insulina... Bem, está na hora de chamar a fada do dente!

201 comentários:

  1. Boa, Souto! Eu nem discuto mais... rs Me alimento com bastante gorduras (saturadas então, nem se fala) há quase dois anos (me sinto super bem e exames tudo ok). Há dois meses, aumentei muito o consumo de carboidratos (legumes/ verduras/ banana após o treino/ batata doce/ aipim/ tapioca) para "acelerar" o ganho de "massa muscular", e para a minha surpresa, estou ganhando músculos (bem devagar, pode ser por causa que eu não gosto de dormir rs), meu peso continua a mesma coisa e a minha definição muscular não mudou quase nada! Detalhe, eu não diminuí a quantidade de gorduras. É FANTÁSTICO! Claro, me alimento quando sinto fome e só paro de comer quando eu não tenho mais fome, simples assim! ;) Tenho de duas a três refeições por dia. Musculação full body, 2 ou 3x na semana, 30min a 1h no máximo.


    Comecei a alimentação porque meu foco foi e sempre será ajudar as pessoas que querem emagrecer. Na época eu também era, vamos fizer assim, um "pré-diabético" e "pré-hipertenso". Hoje estou curado.


    Tinha muitas espinhas, cabelo bastante ressecado e coceira após o banho durante A MINHA VIDA TODA (gastando rios de dinheiro para curar tudo isso, que médico nenhum conseguiu curar), e hoje, não tenho mais NADA.


    Eu era o rei das lesões... sempre arrebentava os tendões ou estirava algum músculo treinando na musculação ou corrida, e hoje, também não tenho mais nada, mesmo treinando em um nível de alta intensidade.


    Minha barriga era gigante, mesmo sendo magro.. e hoje tanquinho hehehe


    Vivia gripado e resfriado...


    Comecei com lowcarb, e depois de 1 ano mais ou menos fui transformando para paleo.


    Hoje eu faço paleo de segunda a sábado, e lowcarb aos domingos.


    Grande abraço,
    Professor Rodrigo Claudio.

    ResponderExcluir
  2. jamais deixe que meros fatos atrapalhem a sua bela teoria

    Lembrei na hora de uma postagem de uma nutricionista comentando sobre alimentação com base no Ph do sangue rs. Genial essa frase

    ResponderExcluir
  3. Espetacular

    Sent from mobile phone
    Em 02/07/2014 03:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  4. A tirada da Ciência da Fada do Dente é boa hein? É bem mais fácil acreditar, do que pesquisar e ter certeza disso. Mas sabe como é, as pessoas tem preguiça de ler, mesmo que seja para o bem delas. Filosofei com o que você disse sobre a dieta sintética dos ratos... Se for parar para pensar, muitas pessoas só fazem dietas sintéticas e genéticamente modificadas, tem a saúde debilitada e se entopem de medicamentos que servem para amenizar cada efeito colateral causado pelo alimento e pelos próprios medicamentos. Adorei essa postagem!

    ResponderExcluir
  5. É incrível a dificuldade que o pessoal tem de entender que os fatos têm precedência sobre as teorias, não é mesmo?

    É como discutir a aerodinâmica de porcos, sem antes se dar ao trabalho checar, no mundo real, se porcos voam afinal.

    Sent from mobile phone
    Em 02/07/2014 08:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  6. LIVRO tum tum tum (3x) !!!

    ResponderExcluir
  7. Já fui do meio acadêmico e tenho artigos publicados em revistas internacionais (Bioinformática); presenciei em muito como são os processos de aceite, revisão por pares etc. E perdi a conta de quantas modificações precisamos fazer para o artigo ser aceito. O processo é sério mas já presenciei muitos equívocos (pelo menos na minha área).

    Para mim, de fato, o que existe é uma força (enorme) para que aquilo que foi tão defendido por gerações seja verdade; gostei da colocação: "Se você já parte da conclusão, é fácil montar experimentos que confirmem sua hipótese.". Sem contar que acredito (adoro uma teoria da conspiração) que há um esforço intenso das indústrias de agronegócios e farmacêuticas para perpetuar esta fantasia.

    O que posso, de fato, dizer não é o que tenho lido ou visto mas VIVIDO. Completei minha 7a semana LCHF e, mesmo PARADO nas primeiras 5 semanas (somente há 2 venho treinando HIIT 2x/semana), obtive algo que jamais pensei ser possível:

    - Perdi pra mais de 12kgs desde o início (nunca fui de me pesar mas eu estava pra perto de uns 117..120, hj 105Kg);

    - Nas últimas 3 semanas tenho perdido mais ou menos 1Kg por semana MAS parece muito mais... tenho feito buracos no meu cinto... já foram 4 até agora... cada um com pelo menos 2cm. NENHUMA roupa está legal em mim... tenho q usar cinto direto... até as bermudas q não davam em mim estão sambando (e só ficam com cinto);


    - Meu corpo está se definindo só com flexão e ponte (2x/semana) e HIIT (tb 2x/semana);

    - Tenho comido sem restrições (se bem que surpreendentemente tenho pulado o café da manhã cerca de 4x a 6x na semana) e ultimamente tenho feito JI 24h 2x na semana (no dia do HIIT). Li sobre exercícios e jejum e achei que ia ser interessante tentar; estou adorando os efeitos;

    - Perdi completamente a compulsão... quer dizer... qdo tem um churrasco no fim de semana como até entupir... carne, coração, linguiça e frango tudo misturado com viagrete (baste ter da JOGO DA SELEÇÃO); Nas primeiras 6 semanas comia demais (LCHF) e comecei a perceber que estava saciado já no final do 1o prato; hj tenho comido com menos frequência o 2o prato.

    - Açúcar não me apatece mais... tenho desejo zero até pelo famoso pudim de leite condensado, uma sobremesa que me acompanha(va) há mais de 20 anos;

    - Voltei ao meu padrão universitário onde dormia só de 6h a 7h por noite e nunca me senti tão bem. Acordo não só disposto mas com uma postura bem diferente dos últimos anos;

    - Tenho uma filha de 9 anos que volta e meia SE CANSA de tanto que brinco com ela... a menina pede arrego, fica toda suada etc;

    - Na parte mais "adulta" da vida de casado, onde havia apenas um encontro diário, agora é normal pelo menos 2 ao dia (a esposa está fazendo LCHF tb). Tenho lido em outras fontes sobre aumento de libido, e desempenho sexual, advindos desse estilo LCHF de vida. Inclusive acho que o Dr. Souto poderia escrever um post sobre isso não ?

    No meu experimento que é A MINHA VIDA, só tenho boas coisas a falar sobre tudo isso; ainda que sejam APENAS 7 semanas.

    A minha meta é baixar dos 100Kg, peso q tenho DESDE meus 15 anos. Hj tenho 40 anos e meço 1,83m, tenho estrutura larga e não acredito que os 85kg (pelo IMC recalculado) seja uma meta interessante pq vou parecer doente... adoro ler sobre a "expectativa x realidade".

    Há ainda a parte cognitiva, onde estou mais do que acelerado... tenho lido mais de 3 artigos científicos por dia (todos relacionados a esta mudança de paradigma LCHF) e há 1 semana abri o que tenho feito para a família e amigos; muitos tem me perguntado o que tem acontecido cmg q a cada dia aparento estar melhor etc.


    Em breve (mais umas 5 semanas) quero comparar os meus exames de sangue com os dos últimos 8 anos. Pq dos problemas alérgicos acredito já estar totalmente livre (era normal ter sinusite e tomar antiobióticos umas 3x no ano); estou esperando pela primavera, qdo costumo ter muitos problemas !!!


    Acho que escrevi demais...

    ResponderExcluir
  8. Inspirador Rodrigo ! Com menos de 2 meses já percebi tanta coisa boa me acontecendo...

    ResponderExcluir
  9. Excelente postagem como sempre Dr.
    Sempre recomendo o seu blog e comento sobre suas postagens com todos que conheço, realmente ótimo.
    Tenho um questionamento não necessariamente ligado a alimentação, acompanho as vezes o blog gettingstronger.org pois gosto de algumas coisas relacionadas a psicologia e filosofia que são postadas lá, como por exemplo teorias relacionadas ao stress hormético, e já há 2 meses tenho seguido diariamente a rotina de banhos gelados.
    O sr. tem alguma opinião em relação a isso? Parece ter bons benefícios em termos de saúde, embora eu use primariamente pelos benefícios psicológicos que já sinto.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  10. Parece ter fundamento. Mas eu gosto de banhos mornos, especialmente quando está menos de 10 graus lá fora.

    Sent from mobile phone
    Em 02/07/2014 11:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  11. Ótimo.


    No meu caso não me preocupo tanto já que no RJ estamos com mais de 20 graus mesmo no inverno.

    ResponderExcluir
  12. Humilha, vai

    Sent from mobile phone
    Em 02/07/2014 11:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  13. Jairo, eu tomo banho gelado SEMPRE após atividade física. Como pratico esporte de contato (Futebol Americano e Rugby), não há nada melhor; até esquecendo de alongar a dor/estresse pós-treino é zero. Só não tenho cacife pra montar uma banheira e entrar "no gelo", como alguns clubes europeus tem praticado desde que o Rugby se tornou mais profissional há cerca de 20 anos.

    Há muito tempo, mais de 25 anos atrás, pratiquei um banho intervalado com a minha família; era um banho em 7 fases 30'' fria, 30'' quente, abrindo e fechando com água fria. Não lembro exatamente pq paramos mas não durou muito.

    Minha filha tem alergia e desde que a obriguei a tomar banho frio pararam as tosses, coriza e desconfortos na hora de dormir. Fico com pena mas até ela percebe que tem dormido com mais qualidade... e olha q a baixinha só tem 9 anos !

    Qto ao blog, já tá na fila de leitura !

    ResponderExcluir
  14. e isso que eu tava pensando lowcarb eu axo maravilhoso so que pra quen pratica esportes i e ben ativo eu axo que pode sim comer mais carbos sen problema nenhun e as gorduras continuaren,o povo do interior era assin comia de tudu e eles erão todos fortes e dispostos trabalhavão o dia todo no solquente,sen reclamar.

    ResponderExcluir
  15. doutor solto o senhor sabe de algum alimento que tenha bastante calcio e magnesio ?eu tava olhando a semente de chia so que ten carbo demais nela.

    ResponderExcluir
  16. Que texto legal.

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha ler isso!!

    ResponderExcluir
  18. agora morri de inveja...

    ResponderExcluir
  19. Yassu Dr Souto! Estou teclando diretamente de Creta (férias). Pode me usar como cobaia :p. De tanto comer yogurt grego com 10% de gordura no café da manhã, carnes de carneiro e de porco super gordas regadas com muito azeite de oliva, azeitonas da região e muito ovo mexido acompanhado de zaziki, estou voltando para casa um verdadeiro palito :D. As comidas são deliciosas e tão coloridas, que diriam que engordam só de olhar. Mas não vejo nada de mais em berinjelas, abobrinhas, tomates e pimentões recheados com muito queijo fetta (de cabra). Kalyspera!

    ResponderExcluir
  20. Queijos, iogurtes, laticínios.

    ResponderExcluir
  21. Rogerio Ferreira2 de julho de 2014 14:52

    A imprensa está se rendendo ao assunto mesmo este mês:


    ISTOÉ: A BATALHA DO GLÚTEN
    http://www.istoe.com.br/reportagens/370163_A+BATALHA+DO+GLUTEN


    SUPERINTERESSANTE: O PERIGO DO GLÚTEN
    http://super.abril.com.br/ipad/

    ResponderExcluir
  22. mas patricia eu queria um negocio que não viesse tanto do leite ate porque minha irmã tamben fas a dieta mas ela ten intolerancia a lactose

    ResponderExcluir
  23. Doutor Souto,


    Sempre brilhante em seus posts. Já pensou em escrever um livro? Sei que é uma tarefa que demanda muito tempo mas se você compilar todo o material deste blog já há suficiente para um belo livro :)))


    Abs

    ResponderExcluir
  24. e tem gente que ainda acha que isso é alimento!


    Pão é achado preservado depois de passar 118 anos dentro de órgão em igreja
    http://noticias.uol.com.br/tabloide/ultimas-noticias/tabloideanas/2014/07/01/pao-e-achado-preservado-depois-de-passar-118-anos-dentro-de-orgao-em-igreja.htm

    ResponderExcluir
  25. Dr Souto, desculpe se a minha pergunta já foi respondida anteriormente, mas ainda não consegui ler tudo. A minha dúvida é: Na dieta paleo low carb existe o "dia do lixo"? Se sim, este seria com qualquer tipo de alimento (incluindo os industrializados)?

    ResponderExcluir
  26. Fui indicado a esse blog pela academia que comecei a uma semana durante a avaliação. Nesta mesma avaliação ele constatou que minha P.A. Estava em 15/8 e me recomendou ir ao cardiologista. Consulta marcada, porém iniciei a LCHF. Incrivelmente como minha disposição aumentou. Acordo cedo, faço meu café da manhã e, sem esforço algum, 4 Kg menos e pressão travada em 12/8!! Realmente me espantei com a eficiência da saciedade. Tou no começo, mas, para nós High Fat (Rss), um começo desse é SUPER animador.

    ResponderExcluir
  27. Dr Souto hoje em dia se prova o que quiser com a utilização da estatística. Por isso é muito dificil se chegar a uma conclusão clara sobre quem está correto. Dieta Alimentar virou praticamente uma religião!

    Virou crença!

    Vejo isso inclusive nos blogs e grupos LCHF.
    Existem muitas dietas completamente opostas a LCHF, como por exemplo a 80/10/10 do Dr. Douglas Graham que aparentemente traz sucessos maravilhosos aos seus seguidores.

    O negócio é fazer o que acaba fazendo bem pra você!

    No meu caso LCHF funciona, mas não sei se a longo prazo isso vai ser verdade! é uma experiência de uma vida! Por isso o grande fator religioso nisso tudo.

    um abraço

    ResponderExcluir
  28. Vinícius Petrolli2 de julho de 2014 17:32

    Dr. Souto, faz sentido afirmar que precisamos de menos vitamina C no organismo quando estamos em cetose, consumindo quantidade minima de carboidratos?

    ResponderExcluir
  29. Excelente leitura! Popper é maravilhoso, né?! Tenho a seguinte inquietação: quero introduzir carnes numa dieta crudívora frugivorista (muuuuitos vegetais e FRUTAS, tudo cru). Minha questão é essa: é muita fruta! Acho maravilhoso, mas tenho medo de juntar com o ''fat high'' da paleo e dá uma bomba explosiva! Temo prejudicar a saúde e a silhueta - quero dar uma secada - , mas sou uma apaixonada pelo crudivorismo, e noto melhoras lindas, corpo e mente. O que o senhor me sugere? Estou confusa, pq é muita fruta! rsrs

    ResponderExcluir
  30. eu mi lembro que antes eu fis um teste eu fis lowcarb de segunda a sexta com recarga de carbos nos finais de semana,so que nessas recargas eu amanhecia com o corpo muito quente e meio inchado,ai eu parei de fazer essas recarga,mas meu corpo amanhecia pegando fogo pricipalmente na parte da barriga kkkkkkk eu la sei o que era

    ResponderExcluir
  31. lucianocastro51 .2 de julho de 2014 18:36

    Pratico dieta com restricao de carbs desde janeiro. Em maio atingi 15 kg de reducao, hj engordei um pouquinho e estou com 13 kg a menos (esse clima de copa da mta fome rsrs e eu adoro cerveja e alguns tira gostos com carb). Ha alguna dias eu estava num evento familiar e siversas pessoas ficaram impressionadas com minha aparencia bem mais magra. Uma delas, medica, foi mais inquisitiva. Ao contar q restrinjo carbs: "vc esta comendo mais bacon, ovos, carne para substituir?". Respondi q sim, e comecei a falar de muitas horas estudando um blog muito completo, escrito por um Medico muito esclarecido e q se baseia em dados cientificos, etc. Ela disse, enfatica: "COMER CARNE EM DEMASIA PROVOCA CANCER! Isto esta comprovado ha muitos anos!!" Aí eu.... pedi licenca para ir ao banheiro e fui para outra mesa kkk. Vejam, estou emagrecendo e me sinto muito bem com essa restricao de carbohidratos. Confesso q as vezes fico com um pouco de ha duvidas quanto aos efeitos a longo prazo desta minha dieta (ex minha mulher coeta a gordura do bife dela e da pra mim rs), mas cada post q eu leio aqui me da mais confianca. Meus reconhecimentos ao JC Souto pelo trabalho. Abs a todos

    ResponderExcluir
  32. Quer ver um pouco de religião na dieta? Coloca no google: 80/10/10 vs paleo. Tem profetas dos dois lados. hahahah

    ResponderExcluir
  33. Tarsila, compre esse livro: http://www.amazon.com/gp/aw/d/0984755128?pc_redir=1404190001&robot_redir=1
    Leia esse artigo: http://www.marksdailyapple.com/nutritional-cures-for-damaged-teeth/

    Eu respeito a sua opção, mas NÃO recomendo. E, se for fazer High carb, não deve fazer High fat.

    Mais uma vez, leia o livro da Denise Minger.

    Sent from mobile phone
    Em 02/07/2014 18:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Mais uma vez, estou falando de estudos prospectivos e randomizados.

    Sent from mobile phone
    Em 02/07/2014 18:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  35. Sei disso, mas você fez a lição de casa e se baseou na ciência. A maioria acredita e segue como religião. É interessante o comportamento humano. :)

    ResponderExcluir
  36. eu sempre procuro partir da ideia que "é a prática que explica a teoria, e não o contrário". Estou na lowcarb há dois meses e simplesmente perdi 7 quilos, aliás cheguei ao peso que eu me propunha e me sinto muito bem. E estou me sentindo melhor ainda como já disse aqui depois que passei a consumir óleo de coco e até azeite de dendê diariamente. Estou impressionado com o óleo de coco, de como melhora a cognição, a memória, e a energia. Sigo com lowcarb, com minhas três colheres de sopa de óleo de coco diárias, meus dendês e nunca me senti tão bem.
    Avante, Dr. Souto!

    ResponderExcluir
  37. Achei um agnóstico:
    http://www.amazon.com/gp/product/1605985600/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=390957&creativeASIN=1605985600&linkCode=as2&tag=dotcom2000&linkId=RDH2DOLRTULWUEE3

    :-)

    http://www.examiner.com/article/delving-into-diet-cults-guru-explores-weight-loss-plans-from-low-carb-to-paleo

    ResponderExcluir
  38. Daniel Henriques2 de julho de 2014 19:15

    Esses estudos dos camundongos parecem clarividência, hahaha.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia,
    uma colher de açúcar aparentemente possui 22g de carbs.
    Minha dúvida é, uma vez que for dissolvido em água quente para fazer café, ainda assim, 1 colher de açúcar realmente são 22g de carbs? Muito alto.

    ResponderExcluir
  40. Obrigado pelo ótimo artigo
    Muito bom. Direto, claro e lúdico.
    Estou a pouco tempo acompanhado este blog e cada dia fico mais impressionado e confuso...pois parece que tenho que reaprender a "andar de bicicleta", ou seja reaprender a comer.
    Vejo o mesmo fenomeno que ocorre no mundo dos remédios/farmaceuticos, onde os grandes impérios (as indústrias) fazem de tudo para fazer com que a "verdade" deles sejam a verdade e boa, como vem acontecendo também e, agora para mim, mais claramente na nutrição.
    Segue alguns links, somente como analogia e informação sobre o tema da industria farmaceutica tentando inventar a verdade...inclusive é constantemente temas de filmes..."o fugitivo", "jardineiro fiel", "obrigado por fumar", etc.
    http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=resultados-pesquisas-medicas-inconsistentes&id=9712&nl=nlds

    http://outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/como-a-industria-farmaceutica-manipula-testes-de-medicamentos/

    http://outraspalavras.net/destaques/industria-farmaceutica-mentiras-e-muito-dinheiro/

    Abs, Marcelo

    ResponderExcluir
  41. :-)

    Minha agnóstica preferida: http://www.amazon.com/Death-Food-Pyramid-Politics-Interests/dp/0984755128

    2014-07-02 19:11 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  42. 1 colher de chá são cerca de 5g, 1 colher de sopa são cerca de 15g. E, obviamente, continuarão a ser 15g a não que ultrapassem o horizonte dos eventos.


    2014-07-02 19:31 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  43. Compre, leia: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1912416/a-verdade-sobre-os-laboratorios-farmaceuticos/

    Em 2 de julho de 2014 20:04, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  44. Obrigado mais uma vez. Com certeza lerei o livro e fará parte da minha lista de livros importantes.
    Acredito muito que estamos na verdadeira era do capitalismo selvagem, onde o capital está acima de tudo (etica, honra, cultura, vida, etc) e que os impérios não são mais os tradicionais e sim um conglomerado de indústrias gigantescas manipulando o mundo (farmaceutica, petroleo, alimentacao, financeira, midia, etc). No nosso caso, vide Monsanto, coca-cola, nestle, etc...eles estão comprando os reservatórios de agua doce do mundo. Agua é primordial em qualquer dieta :-). Desculpe pelo longo desabafo!

    ResponderExcluir
  45. Dr. Souto cada dia fico mais seu fã, Muito boa matéria, acredito ser bem esta a ideia, quando se acredita em uma tese não é criada a imparcialidade para analise de todos os elementos envolvidos na pesquisa.
    Estou a 40 dias lowcarb e agora estou me sentindo com sono, pois não estou tendo uma noite tranquila de sono e ando meio sem energia, tenho 1,65 hoje com 66k após perder 3,6k com a lowcarb e agora deu uma estacionada, faço musculação na 2a feira, terça jogo futebol, quarta musculação, descanso na quinta e musculação na sexta, sábado e domingo só descanso. o senhor poderia me dar um auxilio sobre o que pode estar acontecendo? Desde já agradeço vossa costumeira paciência e presteza em nos responder.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  46. http://www.jornalciencia.com/saude/mente/3212-carboidratos-apodrecem-seu-cerebro-sao-assassinos-cerebrais-silenciosos-afirma-neurologista

    Tirando o titulo sensacionalista , a matéria fala com uma naturalidade que até mesmo assusta. Imagine isso a 5 anos atras. :O

    “Devemos ingerir 75% de gordura em nossa dieta, manter a taxa de proteínas em 20% e ingerir apenas 5% de carboidratos”, afirmou.

    ResponderExcluir
  47. Faça um teste: 1 colher de chá de mel, cheia, antes de dormir.


    Em 2 de julho de 2014 21:52, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  48. Olá Carlos,


    40 dias não é muito tempo. Tenha paciência, emagrecimento não é linear, vc pode 'estacionar' várias vezes ainda. Afinal, são muitas coisas pro corpo se readaptar.
    Dito isso, experimente deixar seus carbs para o período da noite. Toma algum suplemento?

    ResponderExcluir
  49. Não é mesmo?


    Em 2 de julho de 2014 22:30, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Dr. Souto obrigado pela resposta vou providenciar a compra para tentar.

    ResponderExcluir
  51. Patricia, obrigado pelo retorno, tomo whey protein após os treinos de musculação e tomo um multivitamínico e minerais da SMS e também complexo B - Beneroc da roche, vale salientar que comecei a me sentir assim esta semana, hoje nem fui a academia pelo desanimo, fiz alguns exercícios em casa mesmo a HIIT e mesmo assim suplementei com whey 30g. agradeço sua ajuda.

    ResponderExcluir
  52. Fenomenal! A sua história tem que ser publicada para inspirar outros!

    ResponderExcluir
  53. Também já faz tempo que não gripo. Esse ano, experimentei ficar sem a vacina - até o momento, nada. Vamos ver ano que vem :-)

    ResponderExcluir
  54. http://www.paleodiario.com/2014/04/metodo-cientifico-x-metodo-que-se-usa.html :-(

    ResponderExcluir
  55. "O benefício da dúvida" !

    ResponderExcluir
  56. Boa

    Sent from mobile phone
    Em 02/07/2014 23:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Mas que relato excelente esse!
    E tem que mesmo ser publicado não so pra inspirar os outros, como também pra reforçar ainda mais a idéia de que gorduras não é prejudicial.

    ResponderExcluir
  58. antes de fazer paleo lowcarb eu ate pensei en fazer uma dieta assin,crudívora frugivorista
    so que eu vin tanto beneficio na paleo que eu desisti kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  59. Boa noite Dr.,

    Excelente post!!!
    A dúvida minha é a respeito da dieta paleo para pessoas que possuem problemas renais, como rins policísticos. Descobri a doença recentemente e herdei de minha mãe que é renal crônica, faz hemodialise há 10 anos.
    Como está em fase inicial e realizo acompanhamento está tudo tranquilo. Sei que preciso controlar a pressão arterial e pelo que parece a ingestão de proteínas em excesso. Mas como a dieta paleo pode me ajudar a prolongar o bom funcionamento dos meus rins? Possuo 27 anos e tenho uma vida sem fumo e alcool.

    Desde já agradeço a atenção!

    Sds.

    ResponderExcluir
  60. esse negocio de cansaço e sen sono fazendo paleo,pode ser varias coisas uma delas e o sal,
    o sal e bixu doido mesmo,se come pouco fas mal se come muito fas mal,o bixu frechado não sabe o que quer kkkkk,tenta uns amidos resistentes de noite pra ver se melhora o sono,ten gente que dis que depois de comer amido resistente,sonha que e uma beleza,parece que ta no paraiso kkkkk

    ResponderExcluir
  61. Pois é, Doutor, quando o Pinóquio ganha vida, tudo o que ele faz em sua existência é plausível. Mas como ele ganhou vida?


    Enquanto isso a revista Mundo Estranho desta semana publicou uma coisa interessante sobre a gordura do leite: melhor o leite integral que o sem gordura, pois as vitaminas.... são lipossolúveis.... ora não me diga. : - )

    ResponderExcluir
  62. Dr. Souto, sigo o estilo por saúde, e não para perda de peso (somente 1 ou 2 quilos para manutenção). Tenho tipo longilíneo. Pratico JI pois acredito nos benefícios e me sinto bem. Porém, comecei a praticar a musculação pela manhã. Tem problema em permanecer em jejum após umas 3 ou 4 horas após a musculação? Esteticamente meu objetivo é perder um pouco de BF, baixar o %BF, ter um visual atlético (pelo menos um pouco, rsrs). Minha dúvida, JI, muita gordura e 1g de prot. por kg de peso corporal é uma boa abordagem? Grata

    ResponderExcluir
  63. Problema nenhum

    Sent from mobile phone
    Em 03/07/2014 07:20, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  64. Tenho feito há 2 semanas JI 2x na semana; janto e só janto novamente no dia seguinte. No dia em JI, na hora do almoço faço Musculação primal (flexão, prancha e agachamento simples) e HIIT (10 tiros de 20'' com 60'' de descanso). Fico umas 5h..6h pós treino só com água; e me sinto muito bem.
    Pelo menos pra mim funciona !!!

    ResponderExcluir
  65. Ufa... não estou sozinho nessa !!! Para mim é tão óbvio... temos tantos filmes que falam sobre uma sociedade distópica, facilmente absorta a tudo, manipulada facilmente por poucas grandes corporações.
    Antigamente eu via o Jornal da Band e depois via o Jornal Nacional, só para comparar como as notícias eram apresentadas... mas infelizmente hj tá tudo igual !!!
    E não acredito ser um desabafo... está mais para um "spoiler" sobre para onde estamos caminhando...

    ResponderExcluir
  66. Dr. Souto. Vi seu vídeo sobre glúten no "MojoJa#9 Podcast" e ao mesmo tempo que fiquei extasiado com tanta informação útil também virei seu fã. O sr. detém um conhecimento fantástico sobre Paleo/LCHF e acho que deveria fazer mais vídeos informativos como por exemplo LCHF/Musculação. Falando nisso, rsrs, por favor, me ajude com minha questão: Recorri ao estilo Paleo há 2 meses e há 1 mês estou tentando me manter em cetose consumindo diariamente abaixo de 20g carbs e cerca de 175g de gordura e 125g de proteína. Já perdi 6,3 kg e cerca de 7 cm a menos no abdome. Agora me empolguei e comecei a praticar musculação 5x/semana para ganhar massa magra e, como quero uma boa definição corporal, ou seja, reduzir o % de gordura para 14%, estou fazendo exercícios de alta intensidade por 20 min pela manhã e uns 20 min esteira à tarde. Qual é o melhor caminho para que eu consiga realizar meu objetivo? Me ajude sobre os melhores alimentos possíveis para ganhar massa magra sem engordar (gordura) e se suplementos como albumina e creatina podem me ajudar ou não. Ah, e por quanto tempo posso me manter em cetose? Grande abraço e sucesso cada vez maior e muito obrigado mais uma vez por compartilhar tanto conhecimento conosco!

    ResponderExcluir
  67. Não sou especialista em medicina esportiva, mas vou te dar a minha opinião
    1) O treino deve ser suficientemente intenso (poucas repetições, mais carga) para que seja inviável fazer mais do que 2x por semana
    2) Não fazer HIIT no mesmo dia que a musculação. O HIIT deve ser de tal intensidade a ponto de ser feito 1x por semana (se for possível fazer no dia seguinte, a intensidade não foi alta)
    3) Leia o livro The Calorie Myth, do Jonathan Baylor
    4) Caso não leia inglês, vá de Dieta TNT


    Em 3 de julho de 2014 09:00, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  68. Roger, isso é fantástico. Aconteceu uma coisa muito interessante comigo. Pode ser bem insignificante e não ter relação nenhuma com a dieta, mas chamou a minha atenção: No passado, quando eu sofria um corte, era muito normal a demora pra estancar..., lavava, colocava remédio e até curativo... cortar o queixo ou o lóbulo da orelha com a lâmina, então... às vezes chegava no trabalho ainda com o sangue minando... Ontem cortei o dedo e o sangue escorreu. O corte foi profundo e rasgado... coloquei o dedo na torneira e qual não foi a minha surpresa quando fui pegar o álcool quando vi no corte o sangue grudado, como se fosse do dia anterior. Sei que não me tornei nenhum Wolverine, mas antigamente quando a lâmina de barbear escorregava, ficava um tempão sem vestir a camisa, pra evitar manchá-la... outro dia só tive tempo de escolher a camisa... o sangue já estava pregado... muito bom ser paleo, dispensei o band aid. :-)

    ResponderExcluir
  69. Muito obrigado pela resposta. Vou inteirar-me sobre essa dieta TNT.
    Ah, uma dúvida: estou fazendo um quadro comparativo e gostaria de saber, assim, por alto, quantos gramas te seu bolo de caneca? Abraços Dr., valeu!

    ResponderExcluir
  70. Que INVEJA2! :-)

    ResponderExcluir
  71. Vinícius Petrolli3 de julho de 2014 11:15

    Olá Dr. Souto.

    Eu nasci com intolerância ao leite de vaca (acredito que era intolerância a lactose). Quando meus pais descobriram, fizeram um tratamento de dessensibilização comigo (uma gota de leite na 1ª semana, 2 gotas na 2ª, e assim por diante, acho que foi assim). Em teoria eu melhorei, sempre tomei leite de vaca por toda a minha vida e nunca tive maiores problemas.

    Porem agora, consumindo nata (com morangos, no bolinho que o Sr. receitou, percebo que estou tendo alguns problemas de intestino (dor de barriga excessiva quando vou aos pés, dificuldade de digestão, etc.). Isso pode ser sintoma de intolerância a lactose novamente?

    No inicio da dieta (há mais de 4 meses), eu praticamente não consumia leite e seus derivados. Tentei consumir queijo mas como me sentia muito constipado, eu parei. Voltei a comer derivados do leite (nata) há 1 mês atrás, quando descobri a receita do bolinho de coco. Foi quando comecei a perceber estes problemas de intestino. será que pelo fato de eu ter ficado 3 meses sem o leite e seus derivados, meu organismo pode ter reduzido e não retomado a produção de lactase na mesma quantidade?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  72. Bom, faz tempo que não escrevo aqui....mais um excelente tópico daqueles pra mostrar pros ainda "cegos" com o que nos é vendido.
    Bom, este mês faz 01 ano de LCHF sendo 6 meses com acompanhamento do Luiz Sergio; nutricionista que peguei da lista do Dr Souto; (o qual optei consultar com o intuito de sair do platô e melhorar a parte funcional do organismo....e recomendo!), neste período total foram 19 kilos, (cintura de 110 para 93cm), muito mais disposição, músculos crescendo, medidas diminuindo, e o mais importante....mais de 4 meses sem nenhum sinal da desidrose ns mãos e pés e de rosácea no rosto (dois tipos de dermatites muito incômodas), fora outros muitos benefícios
    Mas o que vou relatar está relacionado a outras coisas que muitas vezes somos "obrigados" a consumir. Fiz uma cirurgia na ultima sexta-feria na qual obviamente me foi receitado antibiótico e antiinflamatório e o resultado.......fraqueza, desânimo, desregulagem intestinal e estomacal, volta da desidrose e o aparecimento de uma dermatite horrorosa no rosco e outras partes do corpo (que de acordo com o dermatologista foi efeito ao antiinflamatório), resultado: cortisona e antihistamínicos para evitar que a dermatite se prolongue e que ainda não sei qual serão os efeitos (mas não espero nada bom..rsrsrs)
    Isso mostra como um organismo regulado, com imunidade alta pode sofrer com um simples antiinflamatório (que talvez no meu caso nem fosse necessário)
    Agora só me resta correr para o nutricionista e regular tudo de novo!!!!

    ResponderExcluir
  73. Ontem li um artigo do Mark e estou começando a pensar em registrar tudo o que estou fazendo... e o que tem acontecido comigo. Sabe, volta e meia ficamos surpresos com coisas que nos acontecem, e o problema é que por não atentarmos perdemos estes pequenos detalhes.
    Uma das coisas que me chamou atenção qdo li o q te ocorreu foi que sempre fui um ávido leitor. Já fui acadêmico, professor etc. Lia fácil por cerca de 2h por dia há uns 15..20 anos atrás. Nestas últimas 2 semanas (depois que me adaptei a este novo estilo de vida) comecei a devorar artigos e livros com tanta voracidade quando antes (talvez até mais).
    Outra coisa que notei (mas confesso que estou empolgado com tudo que me está acontecendo e ainda não sei se é realmente o que está acontecendo) é que eu faço Sudoku nível Avançado todo dia, pelo menos uns 2, no celular e estou (no último mês) fazendo em tempos iguais ou menores que o nível anterior: o difícil.
    Também percebi um aumento significativo no desempenho no trabalho (resolvendo questões com mais rapidez); sou analista de sistemas.

    ResponderExcluir
  74. Marcos, o que você relata é para se pensar muito; afinal, a dieta normal "recomendada" nos torna constantemente "inflamados" não é mesmo ?
    O que mais me maravilha é perceber como o corpo reage BEM quando estamos vivendo (não apenas nos alimentando) de verdade.

    ResponderExcluir
  75. Meus amigos estão super curiosos; mais até que minha família.

    ResponderExcluir
  76. E eu TODOS OS DIAS do resto da minha vida !

    ResponderExcluir
  77. Carlos Chapinotti3 de julho de 2014 11:52

    Meus parabéns, fazer furos no cinto é a glória.

    ResponderExcluir
  78. E as 2 bermudas Taco que ganhei em março e não cabiam ? Usei menos de 2 semanas... agora só com cinto... :D

    ResponderExcluir
  79. Sei que o Dr. Souto é muito cauteloso em atribuir essas coisas à dieta. Ele é um cientista.... mas como sou apenas um burocrata que tem fé, e nada tenho com o CRM (controle regional de médicos), pra mim todas as melhoras que eu e minha família temos tido são fruto da dieta low-carb + paleo e o Dr. Souto é um dos principais responsáveis por essas melhoras. :-)

    ResponderExcluir
  80. Fico honrado em contribuir :-)

    Sent from mobile phone
    Em 03/07/2014 13:13, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  81. Dr. como não sou seu paciente, só posso retribuir tudo isso com minhas orações... e se o senhor vier algum dia a Fortaleza e precisar de alguma ajuda... é só mandar.

    ResponderExcluir
  82. Lendo a ISTO É dessa semana, deparei-me com a seguinte frase:
    "Outra
    ponderação contra a dieta é que ela priva o organismo de uma boa parte de
    carboidratos, fonte importante de energia. Sem ela, o corpo pode acabar
    recorrendo às fontes da gordura e da proteína para obter o combustível de que
    necessita. “Quebrar a proteína da gordura, por exemplo, para transformá-la em
    energia tem um custo alto para o organismo”, afirma o pediatra Mauro Fisberg,
    de São Paulo, também especialista em nutrição. Há um gasto metabólico
    desnecessário aplicado para essa função."
    Isso tem sentido? O que seria esse "alto custo" para o organismo?
    Grato

    ResponderExcluir
  83. Vinícius Petrolli3 de julho de 2014 16:27

    Acho que o que eu posso ter tido quando recém nascido alergia a proteína do leite, que permite fazer a dessensibilização.

    ResponderExcluir
  84. Orações e Carioquismo à sua disposição tb doutor !!!

    ResponderExcluir
  85. Muito obrigado Dr. pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  86. Eu me sinto bem também, só com receio de perder massa magra. Como o Dr. Souto falou que está tudo ok...vou fazer...:-)

    ResponderExcluir
  87. Dr Souto, realizo a dieta Pale LCHF desde dezembro. Antes disso realizei a dieta Dukan em todas as etapas. Desde que comecei a Paleo aumentei meu peso, o que, no início não foi muito problemático pois estava com um peso e percentual de gordura muito baixos. O que está me preocupando é que eu não paro de ganhar peso e já passei de 47kg para 53kg. Eu meço 1,53 e meu BF é 12%. Nesse último mês decidi não mais contar calorias, nem me preocupar com as porções, reduzir mais ainda os carbs e aumentar a gordura. Resultado: Mais dois quilos. Estou errando em algum ponto e não sei o que é... Gostaria de ajuda pois está sendo muito frustrante me privar de algumas coisas, como frutas e feijão, e mesmo assim não ver resultado... Muito obrigada pela atenção e presteza de sempre!

    ResponderExcluir
  88. Talvez vc devesse voltar a fazer o que estava dando certo.

    Ou então poste aqui o que você anda comendo, que a Patrícia vai fazer a análise.

    Sent from mobile phone
    Em 03/07/2014 19:58, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Amelia Schwarzeluhr3 de julho de 2014 21:21

    Eu também super melhorei! Meu nariz era sempre entupido e vivia com dor de garganta, após mudar meu estilo de vida para LCHF, nunca mais tive estes sintomas! Além de estar MAGRA! Amoooooooo o Dr. Souto. Obrigada!

    ResponderExcluir
  90. Amelia Schwarzeluhr3 de julho de 2014 21:34

    eu faço JI das 20:00 ate ao meio dia, do outro dia. tá bom assim Dr?

    ResponderExcluir
  91. Amelia Schwarzeluhr3 de julho de 2014 21:42

    eu como osso de galinha quando estão meio "molinhos" , pode ser ??

    ResponderExcluir
  92. tbm faço isso!! é tutano! Diliça!

    ResponderExcluir
  93. Camila R Marquetto Saikoski3 de julho de 2014 22:07

    eu já tinha lido algo sobre isso e achei muito interessante e plausível..!

    ResponderExcluir
  94. Karine, eu passei por isso, eu vinha de uma dieta de restrição calórica e estava extremamente magro, parecia um palito, tipo um vegan. Ganhei 8kg com dieta páleo, a grande parte de músculos. É nítida a diferença. Consigo emagrecer de novo abusando do alface e restringindo caloria (principalmente gordura), mas a saúde piora (na escala Bristol Stool deixo de ser 4 e passo para 2, fico resfriado, entre outras coisas) e perco massa magra no processo.

    ResponderExcluir
  95. Hoje estou mais ativo e começarei a utilizar o meu conforme instrução do DR. Souto e também fécula de batata espero que melhore, obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  96. Luiz de Gonzaga Monteiro4 de julho de 2014 10:46

    Dr. Souto, bom dia!

    Lendo outros sites paleo, o Dr. Dayspring falou que uma dieta cetogênica por muito tempo e uma perda de peso muito acentuada em pouco tempo produzem corpos cetônicos em excesso interferindo na síntese do colesterol criando um desequilíbrio e podendo aumentar muito os níveis de colesterol. Que depois de algum tempo tende a estabilizar .. O que o sr. acha?

    ResponderExcluir
  97. Sim, às vezes acontece

    Sent from mobile phone
    Em 04/07/2014 10:47, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  98. Olá Roger. Sobre os livros, compartilho da mesma experiência: leio muito, vários livros juntos, sem cansar. Espetáculo.

    ResponderExcluir
  99. dr Souto estou muito desanimada, pois ha´ mais de tres meses que meu peso e minhas medidas estao estagnadas.Faço tudo certo,so no começo perdi uns 2 kgs e nada mais. Ja´ mudei va´rias vezes a alimentaçao e nada,o que fazer, nao quero desistir, pois me sinto muito bem comendo esses tipos de alimentos.

    ResponderExcluir
  100. patricia , A paleo não exclui os laticínios ?

    ResponderExcluir
  101. O senhor não acha que existe um grande problema em relação ao low carb paleo . Eu por exemplo , acho que muitas pessoas confundem o low carb e high fat e o paleo . Quero dizer , na palo vc pode comer frutas , ai a pessoa vai lá e come frutas , vai juntando os carbs .... faz um high fat entope de gordura . Acaba virando uma confusão . Patricia e souto , vcs não acham que essa liberdade na gordura leva a uma alimentação fora do normal ? É muito complexo esse lance das frutas e muitas pessoas acabam fazendo errado . creio que as pessoas que fazem low carb high fat tem que reintroduzir frutas aos poucos e se não tolerar , consumir muito pouco .

    ResponderExcluir
  102. Eu vinha de dieta cara com restrição de besteira , mas comia pão , frutas e grãos , e low fat , sabe o que isso me trouxe ? cansaço , mas minha saúde melhorou , eu não tinha resfriados , aliás não tenho há anos . Desde que cortei doces e só mantinha esta porcaria do pão , mas fazia errado brother , comia igual mulher , tinha medo , tudo light . Dai dei um basta . Aderi a este estilo , cortei tudo mesmo , não ganhe peso , perd , não abuso da gordura como mandam ainda , pois fui obeso e estou aos poucos , mas cara , meus exames de sangue gritam por saúde e até o Souto falou que muitos pagariam pra ter um exame igual ao meu . na minha antiga dieta não tinha problemas com frutas , mas vivia com fome , problemas de mente , esquecer as coisas , isso foi o ponto fraco . Agora que eu como meus omeletes regado no azeite , minha carne vermelha , meu frango sem a pele , mas a salada temperada no azeite , meu abacate , cortei beterraba e cenoura e só saldão com carne e azeitona , ah já estou usando manteiga pra fazer omeletes . Minha saúde agradece , meu cérebro idem , cortei a lactose , queijo branco , mas eu gosto , as vezes vou lá e tiro uma fatia e como . Mas os grãos , pão , biscoito cream cracker , margarina light e qualquer produto light estão vetados .

    ResponderExcluir
  103. patricia vc sabe se existe o pdf do barriga de trigo , grain brain e acho que aqui no blog tinha o Why do we get fat , se tiver tem como me marcar ? tanta coisa pra ler e não me perder numa ilha de informações

    ResponderExcluir
  104. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html http://www.paleodiario.com/2013/10/17-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html http://www.paleodiario.com/2013/10/mais-9-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html
    Sent from mobile phone
    Em 04/07/2014 23:47, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  105. Classicamente, sim. Mas minha versão (mais próxima da primal), não.

    Sent from mobile phone
    Em 05/07/2014 00:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  106. Sim, as pessoas fazem confusão. Faço o que posso para explicar as coisas no blog. Pior, diferentes pessoas precisam de diferentes soluções.

    Sent from mobile phone
    Em 05/07/2014 01:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  107. Leandro, veja o podcast desta semana no Mojoja. Ele fala sobre ganho de massa e Carb back loading. Muito interessante. Abçs.

    ResponderExcluir
  108. Aqui o link: http://www.mojoja.com/blog/2014/6/29/mojoja14-carb-backloading

    ResponderExcluir
  109. Carlos... Está consumindo uma boa quantidade de gorduras? Eu tinha um pouco de medo da gordura no inicio e as vezes me sentia assim também. Mas depois me livrei desse medo bobo e aumentei o consumo de gordura.. principalmente de óleo de coco. Fiquei bem mais disposta!!

    ResponderExcluir
  110. Quando alguém (mais íntimo) faz um comentário desses eu mando os links do blog do dr Souto pelo whatsapp pra eles lerem. Se eu não tiver intimidade ...eu nem discuto só lamento. A maior prova de que funciona somos nós mesmos ...emagrecemos e estamos bem dispostos e saudáveis. Isso vale muito mais do que mil palavras e algumas discussões. Não é verdade?

    ResponderExcluir
  111. Patricia, muito obrigado pela atenção e dica. Vou lá agora! Valeu! Abraços.

    ResponderExcluir
  112. A minha dieta de restrição calórica era low carb também, zero de grãos, açúcar e óleos refinados.

    ResponderExcluir
  113. Olá Dr Souto. Faz meses que não comento por aqui, mas continuo firme na LCHF. Mudei para a regiao metropolitana de Porto Alegre em março deste ano após uma oferta de trabalho. Estou causando espanto em meus colegas de trabalho, com minhas marmitas cheias de bacon, ovos, torresmo e carnes gordas. Meu corpo não adquiriu nenhum quilo extra e adquiri resistência para jornadas de até doze horas sem intervalo. Meus colegas acham que vou infartar a qualquer momento de tanta gordura animal que mando pra dentro, mas são eles que teimam em permanecer no trigo os mais obesos e doentes. Tem que ver a cara deles quando abro uma vasilha repleta de bacon. Acho que a teimosia mais forte do
    que a realidade na cara deles. E como me adaptei bem a super low carb, o espanto é maior ainda. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  114. Patrícia, novamente obrigado pela resposta, cheguei em casa hoje e fui fazer uma receita de óleo de coco feito em casa e agora que liguei o computador vi sua resposta falando da gordura e do óleo de coco, isso não é coincidência é, rsrsr? Esta receita caseira é boa e saldável não é? valeu pela ajuda, percebi mais cansaço quando comecei fazer a dieta TNT para ganho de massa muscular, onde existe a ingestão de carbos ante e depois dos exercícios, acredito que seja o meu corpo tendo efeito colateral do carbo simples. kkkk. Isto é possível? Abraço

    ResponderExcluir
  115. Tem anos que eu não tomo vacina, desde criança hehehe

    ResponderExcluir
  116. Então vc estava a beira da anorexia . gente ! engraçado a minha era Low fat , low carb , mas comia frutas , graos , e pão integral e produtos ight , mas eu sou um homem alto que precisa nutrir este corpo . Fiquei igual a essas modelos , eu adorava e adoro , pois tenho Horrorrrrrrr a gordura , mas cara , hj faço paelo low carb , frutas eu seleciono , e sabe , Eu falei um dia pro dr souto , eu sei o meu limite . Eu não poderei ser igual ao outro que vai comer x de gordura e calorias porque eu tenho todo um histórico de obesidade , mas uma coisa te falo . Não asso fome , estou mais saudável do que nunca e acredite , eu se fizer um jejum intermitente . Nossa ! é queda de peso certa . Nem posso fazer . Eu quero ter saúde , ser feliz , viver de bom humor e não aquela pessoa insuportável e com fome de dieta que vc sabe que vive né ?

    ResponderExcluir
  117. Olá ! Vc já tentou ler isto ? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html


    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html





    Querida , as vezes , vc precisa s saber o que vc anda fazendo , eu volto a dizer , não sei se vc sofre muito pra perder peso , mas lendo o que vc falou ai em cima , poxa ! vc escreveu do feijão , das frutas e outras coisas . Saiba que esse estilo de vida que quer seguir não é dukan que tira e depois coloca de novo , Ninguém tira algo nocivo da sua vida e depois coloca de novo . Frutas na paleo são recomendas e liberadas sim , mas pra a algumas pessoas na hora de perder peso não são boas . Tudo é uma questão de ver . Até vc chegar ao seu peso , corte , mas será que vc não está sabotando ? Olha ! Não estou te criticando não , vivo nesta loucura de dietas desde aos 1 anos , já chame o souto de maluco antes de aderir a dieta umas mil vezes , kkkkkkkkkkkkk Hj eu agradeço a ele . Dr souto é um fofo e educado ao extremo , mas temos que ser honesto com a dieta . O souto quer é mostrar que todo mundo tem que se cuidar . já leu este blog todo ?

    ResponderExcluir
  118. A minha dieta também era assim Luiz. Dormia e acordava pensando em que comer e não comer... Na verdade, não havia muita coisa permitida e o que podia comer era tão "sem graça" que até desanimava... Preciso reencontrar o equilíbrio da minha alimentação...

    ResponderExcluir
  119. Poxa, acertei na mosca. Achei que eu podia estar falando abobrinha. Vamos lá: 12% de BF é um índice relativamente baixo, ainda mais para mulheres. Não se preocupe muito com IMC, eu tenho 1,75m e 76kg, IMC>25, mas estou em perfeita forma física. E ainda melhor: perfeita saúde.
    Você consegue atingir índices menores de IMC fazendo uma dieta low everything, mas você precisa(expectativa x realidade) ou mesmo consegue(sustentabilidade a longo prazo)? Não tem notado melhoras pontuais na saúde ou ganho de massa magra?

    ResponderExcluir
  120. minha última vacina foi anti tétano no quartel.... adeus agulha.

    ResponderExcluir
  121. pois eu quero é me livrar do calor... queria morar no Alasca.

    ResponderExcluir
  122. Dieta da Mente em epub/mobi se ajudar. http://goo.gl/QTeJqA

    ResponderExcluir
  123. Stella Stalleikem10 de julho de 2014 15:28

    Excelente post! Sou nutricionista e seguidora do seu blog. Parabéns pla qualidade das informações aqui disponibilizadas!

    ResponderExcluir
  124. Obrigado! Já está na lista de profissionais?


    2014-07-10 15:28 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  125. Já eu detesto frio. Como é que está a temperatura aí este mês? Pretendo viajar por uma semana agora em julho, e um dos poucos lugares com sol nesta época é o Ceará. Será que pego calor mesmo? Já conheço, mas a outra opção seria as dunas do Maranhão, só que aí é perrengue demais, quero algo mais tranks.

    ResponderExcluir
  126. Lençóis maranhenses é um bom programa.
    Aqui está fazendo sol, mas não está muito quente, pra quem é daqui... mas à medida que o ano vai terminando, o tempo vai esquentando. Uma boa coisa é a brisa.
    Se vier pra Fortaleza só peço que tenha muito cuidado, aqui funciona o seguinte princípio: a polícia é "opressora" e o bandido, "vítima da sociedade". Fique esperta.
    ;-)

    ResponderExcluir
  127. É verdade, mas não quero ir para Lençóis agora porque exige muita logística e eu quero algo mais relax, sem tanto deslocamento e planejamento. Eu moro no Centro-Oeste e estou acostumada com calor forte, só que sem direito à brisa do mar. :/ Obrigada pela dica, se eu for pro Ceará vou ficar em Fortaleza só se for para pernoite, justamente para evitar ficar tomando medidas de segurança. Já basta a insegurança que a gente vive aqui no dia-a-dia, por isso para passear prefiro ir para lugares menores. Infelizmente, nas capitais do Brasil a sensação de insegurança é geral.

    ResponderExcluir
  128. Lamento também informar que, com raras exceções, o interior do Estado do Ceará é território sem lei. O narcotráfico é intenso. Morei alguns anos no interior e a situação é caótica.

    Só para ilustrar o que eu disse acima:

    Na cidade de Juazeiro do Norte um taxista foi abordado por um marginal. De imediato, o motorista começou a gritar e aí a polícia veio e prendeu o bandido.

    No dia seguinte, embora a folha corrida do bandido fosse extensa, a justiça local o soltou... resultado previsível: o bandido foi ao ponto de táxi e executou aquele pai de família.

    Já fui policial e sei do que estou falando:

    Foi-se o tempo em que a lei estava do nosso lado: http://direito-vivo.jusbrasil.com.br/noticias/2767627/nova-lei-de-prisoes-entra-em-vigor-e-gera-debate

    ResponderExcluir
  129. É triste. Infelizmente a bandidagem corre solta no Brasil em boa parte porque não há punição, nossas leis são frouxas (já vi um promotor falando isso), como prova a matéria nesse link. Mas cidades praianas e pequenas geralmente são tranquilas, até hoje pelo menos não tive problema, inclusive este ano viajei na alta temporada e foi tudo certo. Infelizmente a gente se sente mais seguro quando viaja pra fora, mas não quero que a violência me impeça de viajar pelo Brasilzão também, que é lindo demais. :)

    ResponderExcluir
  130. Bem... depois de colocar os avisos de cautela... confirmo que viajar com a família pro litoral é uma das melhores opções para refaze-se e estreitar os laços. Seja bem vinda ao Ceará, Terra do Padim Ciço e do Gonzagão. :-)

    ResponderExcluir
  131. Obrigada, eu sou apaixonada pelo mar, talvez por morar muito longe dele. Podexá que eu sempre viajo "ligada", morando no Brasil não tem como relaxar completamente em relação à violência, ainda mais sendo mulher. Sim, viva, Fagner, e viva, Gonzaga! Gonzagão não era do Ceará mas é nordestino, brasileiro e nos ensinou como é que se dança o baião ;).

    ResponderExcluir
  132. E como se toca uma sanfona! Isso sim é "legado"...

    ResponderExcluir
  133. Pois é... eu mencionei o Gonzagão no meu texto original, depois lembrei... vixi, ele não é do Ceará não e troquei pelo Fagner... ehehehe

    ResponderExcluir
  134. Hehehe, tá tranks. Fizeram um filme sobre ele esses tempos, acho que pelo centenário de seu nascimento; se ainda não viu, recomendo, história de vida muito rica.

    ResponderExcluir
  135. está na lista. :-)

    ResponderExcluir
  136. Colegas, ontem quis matar uma antiga vontade de comer salame (não comia há mtos anos)... Escolhi um e prossegui minhas compras no mercado. Chegando em casa, ao verificar o rótulo... Para minha surpresa, tinha açúcar nos ingredientes (Sadia)!!

    Dai resolvi olhar todas as carnes que tinha em casa e descobri que até a linguiça tinha um pouquinho de carboidrato!

    É meus caros, mta atenção... A gente compra carne (tudo bem que são embutidos bem dos industrializados) e tá comprando fontes ruins de carboidrato!! kkk

    ResponderExcluir
  137. Só um detalhe, Maiza: é pouco, quase nada. Todo mundo no mundo low carb defende comer moranguinhos ou chocolate 85%. Esses alimentos têm açúcar (1g por morango no caso, e 4,8g por 25g de chocolate 85% da marca Lindt, por exemplo). Já no salame, é tão pouco que é arredondado para zero na tabela nutricional (ou seja, é menos de 0,5g por porção). Isso me lembra pessoas que queriam parar de tomar remédio para pressão pois descobriram que tinha amido no comprimido. Se um comprimido pesa, digamos, 0,5g e se ele fosse PURO amido, precisaria tomar 40 comprimidos para chegar em 20g de carboidratos por dia, que é a quantidade que o Dr. Atkins sugere para a fase de indução de sua dieta cetogênica. Lembrando que a maioria das dietas abaixo de 40-50g tendem a ser cetogênicas. Deve ser humanamente impossível comer 50g de carboidratos na forma de salame.

    Em outras palavras - PODE COMER. Que graça tem fazer dieta low carb se você não pode comer salame com um cabernet e ainda por cima impressionar sua amiga (que só come torradinha integral) emagrecendo ao mesmo tempo?


    Em 23 de julho de 2014 07:55, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  138. Fico feliz com sua resposta, Dr.
    Em minha vasta experiencia em dietas fracassadas eu sempre fui muito "oito ou oitenta"... Estou tão contente com o bem estar que a Páleo está me proporcionando que tenho muito medo de "estragar tudo" por ainda estar na fase de ceto adaptação.
    A ressalva para fazer o post é que existem diversas marcas de salames e linguiças que não possuem o bendito açúcar/carboidratos (fui verificar, kkk).
    Obrigada por ser o responsável por essa mudança na minha vida, seu trabalho é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  139. ;-) Parte do caminho para o sucesso é não se estressar - o ótimo não deve ser o inimigo do bom.


    Em 23 de julho de 2014 08:38, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  140. Aline Oliveira Gouvêa24 de julho de 2014 15:08

    Boa Tarde,
    Alguém pode me ajudar como e onde eu encontro nos comentários a opinião do Dr. Souto sobre uma boa análise clínica? tenho meus resultados e gostaria de comparar com a opinião dele! Me recordo de ler comentário do Sr. Dr Souto sobre o que seria ideal, mas agora não encontro. Obrigada

    ResponderExcluir
  141. Colegas, estou com um nó na cabeça... Me ajude quem souber responder, por favor!
    Não sou fa de salmão... Mas, como tb não era de saladas e agora estou comendo bonitinho todos os dias... Cogitei comer o bendito, mas na minha cidade (interior de SP) custa preço de ouro! Decidi suplementar. Comprei um frasco intitulado "Omega 3" que possui 1,1 de gordura monoinsaturada e 0,9 poliinsaturada por dose... Qdo percebi que uma dessas era omega 6 decidi parar, por que independente de qual é o 6 ou 3 ai o balanço não está legal (não quero suplementar omega 6 pelo amor de deus kkk)!


    O omega 3 é a gordura poliinsaturada ou a monoinsaturada? Pesquisei e em lugares diferentes achei respostas diferentes :(


    Alguém pode me recomendar uma marca de omega 3 que contenha apenas Omega 3?!

    ResponderExcluir
  142. Olá Maiza,


    não precisa ser salmão, que tal sardinhas ou outros peixes?

    ResponderExcluir
  143. Boa noite Dr. Souto,
    Tenho lido sempre o blog, e estou na dieta ha quase três meses,mas as vezes,perdia para a banana ou um pedaço de doce a noite,agora voltei a fazer a dieta certinha e aumentei a ingestão de gordura para diminuir a vontade de doce,mas estou sentindo dores no coração como se tivesse uma pedra em cima apertando e as gosto da gordura fica na garganta,isso é normal? Procurei pra ver se tem alguma reação adversa,mas não achei..poderia me orientar algum post sobre isso? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  144. Obrigada pela paciência, Dr!

    ResponderExcluir
  145. Única coisa comprovada para HF são estatinas.

    Sent from mobile phone
    Em 28/07/2014 20:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  146. Só agora que você descobriu que a sabedoria convencional em nutrição está equivocada???? Este blog inteiro serve para explicar o porquê.


    Em 29 de julho de 2014 08:24, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  147. Eu estudo muito e acredito que Harvard está errada sim!
    Quando o nome Harvard entra na jogada a gente fica assustado.
    Mas logo fica em paz porque sabe que está no caminho certo.
    O Sr. me ajuda muito!
    Abração e obrigado

    ResponderExcluir
  148. Já tinha lido o artigo e confere!
    Obrigado Dr. Souto.
    Ah, mais uma pergunta que não tem nada com Harvard, ok!
    Faço dieta cetogênica treino musculação em cetose, pedalo em cetose. durmo em cetose, acordo em cetose.
    Resumindo sou a cetose em pessoa.
    Meu intestino está bem lento,
    Posso comer Whey Protein 1 dose 27g com 2x bananas bem verdes? Segunda Quarta e Sexta? Será que libera o intestino, e pelo que estudei não muda minha cetose porque é amido resistente, estou correto?
    Abraço

    ResponderExcluir
  149. Acho que ajudaria muito. E eu começaria com uma banana verde, e esperaria o intestino acostumar.


    Em 29 de julho de 2014 09:41, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  150. Dr. Souto,
    Vou fazer como foi recomendado e depois mando notícias.
    Mais uma vez obrigado pela ajuda.
    Abraço
    Maike

    ResponderExcluir
  151. Dr. Souto,
    Aquela pasta de amendoim para diabéticos sem açucar pode ser consumida? Ela vai me tirar da cetose?
    O que não pode comer é o amendoim torrado é isso?
    Pelo que vi, tem um pouco de carboidrato.
    Me ajude por favor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  152. luciana mantoanelli29 de julho de 2014 17:39

    Cada corpo é um corpo, mas gostaria de uma opinião.

    Estou há dois meses no estilo low carb e tenho lido muito a respeito.

    Estou muito além do peso ideal e depois do low carb não emagreci nem 1 kg, mas as medidas estão diminuindo e meus exames estão cada vez melhores. Tenho que me preocupar com o peso da balança?

    No primeiro mês estava entre 20/25gr de carbo e hoje em dia entre 40/50. Minha cintura diminuiu 10 cm e meu triglicerides de 660 para 132.



    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  153. Olá Maike,


    amendoim é uma leguminosa e portanto, não é Paleo. Tanto faz se é torrado ou em pasta. Tem pouco carboidrato sim! Mas, se vc não tem problemas auto-imunes e isso não for a base da sua alimentação, ok. Melhor ainda são as castanhas, amêndoas e nozes.

    ResponderExcluir
  154. Olá Luciana,


    as vezes costuma demorar mesmo pra balança se mexer, mas não se preocupe! Se está ganhando em saúde isso é o mais importante, vc verá que o peso será consequência.

    ResponderExcluir
  155. Obrigado,
    Então, não tenho problema nenhum, minha preocupação é se a pasta de amendoim não vai prejudicar o meu estado Cetogênico.
    Acredito que se comer pouco só pra matar a vontade não vai trazer grandes problemas, eu acho! Rs
    Só isso!
    Aguardo a ajuda de vcs
    Abraço

    ResponderExcluir
  156. luciana mantoanelli30 de julho de 2014 09:27

    Obrigada Patrícia!
    Não quero encanar, só achei estranho, pois ouvimos tantas histórias de pesos perdidos. Mas estou feliz sim com a minha vitória, afinal a saúde deve vir em primeiro lugar.

    ResponderExcluir
  157. Os sucessos são públicos, os insucesso privados. É da natureza humana.
    Sent from mobile phone
    Em 30/07/2014 09:27, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  158. Mike, não vejo motivos pra você se preocupar com isso, a não ser que meça sua cetose. Tem poucos carbs mesmo, não creio que atrapalhe.

    ResponderExcluir
  159. Vou comer e depois testar a Cetose.
    Obrigado pela ajuda.
    Maike

    ResponderExcluir
  160. Patrícia!
    Será que pode me ajudar de novo? Rs.
    Tenho que consumir 75g de proteína por dia 1g por kilo de peso.
    Sendo assim posso comer 4 ovos por dia e um bife de 150 gramas de carne que tem em média 7g de proteína a cada 30g.
    Pois a dieta é cetogênica!!
    Bom,minha pergunta é:
    Como vou comer a banana verde crua sem colocar whey protein? Se eu comer mais proteína meu fígado vai produzir glicose.
    Ouvi dizer que até o adoçante Stévia altera a insulina.
    Como vou adoçar a coisa?? Sucralose seria melhor?
    Tenta me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  161. Dr. Souto,
    Será que pode me dar uma dica?
    Estou preocupado com os adoçantes Stévia que tem maltodextrina e Sucralose.
    Já li que o adoçante ajuda a estimular a insulina, isso é verdade?
    Só uso 1g de adoçante pra colocar na batida que o Sr. me ensinou de banana verde.
    O resto do dia não uso adoçante nenhum!!
    Devo tomar sem adoçante ? Só lebrando que não posso sair da Cetose.
    Abraço

    ResponderExcluir
  162. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html


    Em 31 de julho de 2014 08:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  163. Dr. Souto,
    Meu corpo trabalha em Cetose, quanto de magnésio devo consumir por dia?
    Existe alguma literatura que me diga quanto devo tomar?
    Altura x peso = a tanto de magnésio??
    Aguardo
    Abraço

    ResponderExcluir
  164. Não, tudo isso é chute. Como magnésio não é tóxico, não tem problema consumir 2 comprimidos de 200mg de óxido de magnésio.


    2014-07-31 16:48 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  165. Dr. Só pra eu não fazer errado,
    São 2x compridos de óxido de magnésio de 200mg cada total 400mg por dia.
    Está correto?
    To comendo a banana verde, funciona mesmo kk
    Abraço

    ResponderExcluir
  166. Isso!
    banana verde funciona

    ResponderExcluir
  167. é


    2014-07-31 17:30 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  168. Legal,
    Vou pedir pra fazer na manipulação os 400mg diário
    Obrigado

    ResponderExcluir
  169. Obrigado Dr.
    Equanto durmo sinto muita cãibra, não senti antes... ao me esticar, será falta de potássio? Tem alguma relação?
    Abraço

    ResponderExcluir
  170. Ou magnésio.


    2014-08-01 8:22 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  171. Dr.
    O óxido d e magnésio toma todo dia pelo resto da vida? Ou toma por um período?

    Desculpe fazer tanta s perguntas Rs.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  172. Pode usar sempre - mas sem dúvida no início, quando a baixa de insulina produz perda de água e eletrólitos (o motivo da sua cãibra), é importante.

    2014-08-01 8:47 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  173. Dr. Souto,
    Por eu estar sempre em Cetose, de onde eu posso tirar o potássio?
    A banana verde que o Sr. recomendou tem bastante potássio? Ou o Sr. conhece outra fonte sem alterar a cetose?
    Abraço

    ResponderExcluir
  174. Abacate tem 3 vezes mais potássio do que banana; como você sabe que está em cetose?


    2014-08-01 11:06 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  175. Dr. Souto,
    Então não é falta d e potássio e sim magnésio, por que como abacate todos os dias.
    Com relação a Cetose eu tenho o aparelhinho que mede Glicose e Cetose no sangue.
    Tiras Optium B - Ketone.
    Segunda começo com o magnésio.
    Obrigado
    Abração

    ResponderExcluir
  176. Ah tá


    2014-08-01 11:55 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  177. Patrícia,
    Posso te fazer uma pergunta?
    Fico em Cetose o tempo todo.
    Treino musculação 3x na semana
    Pedalo 3x na semana.
    Meu cortisol sobe nos treinos, pois é bem forte o treinamento.
    Meu peso parou em 75.3 kilos e não cai por nada.
    Me peso todo dia somo tudo no final da semana e divido por 7.
    E mesmo assim o peso platô não muda.
    Não consigo me exercitar mais e se comer carboidrato aí que a coisa vai piorar.
    Será que pode me ajudar? Já que vc também fica em estado de Cetose?
    Se conseguir me ajudar vou ficar muito grato.
    Abraço
    Maike

    ResponderExcluir
  178. Dr. Souto,

    Fiz essa pergunta a Patrícia, e se o Sr. também conseguir me ajudar agradeço muito.
    Abraço

    Patrícia,
    Posso te fazer uma pergunta?
    Fico em Cetose o tempo todo.
    Treino musculação 3x na semana
    Pedalo 3x na semana.
    Meu cortisol sobe nos treinos, pois é bem forte o treinamento.
    Meu peso parou em 75.3 kilos e não cai por nada.
    Me peso todo dia somo tudo no final da semana e divido por 7.
    E mesmo assim o peso platô não muda.
    Não consigo me exercitar mais e se comer carboidrato aí que a coisa vai piorar.
    Será que pode me ajudar? Já que vc também fica em estado de Cetose?
    Se conseguir me ajudar vou ficar muito grato.
    Abraço
    Maike

    ResponderExcluir
  179. Olá Maike,


    Como você controla sua cetose? Quanto tempo faz LCHF/Paleo?
    Veja, não é preciso estar em cetose para emagrecer e cetose também não é garantia de emagrecimento mais rápido.
    Depois que emagrecemos um tanto é natural que o ritmo diminua. Você sabe seu percentual de gordura? Você deve estar 'trocando' gordura por músculos, o que significa que pode não perder peso, mas sua composição corporal está diferente.

    ResponderExcluir
  180. Oi Patrícia,
    Obrigado pela resposta.
    Então, eu controlo com o aparelho que mede pelo sangue ( tiras ).
    LCHF estou a 4 mêses e em Cetose também.
    Vou conversar com a nutricionista para ela tirar minhas medidas e ver a % de gordura. ( Não é alta não )
    Eu também estou achando que estou trocando gordura por músculo, só que no meu esporte.
    Ciclismo, músculo de mais atrapalha ( Peso )
    Então vou ter que ver se controlo os treinos de musculação para ganhar força sem ganhar muito músculo.
    ( Resistência não hipertrofia )
    Assim que eu conseguir os dados posso enviar para você?
    Abraço
    Maike

    ResponderExcluir
  181. coloque aqui pra gente ver!

    ResponderExcluir
  182. Dr. Souto,
    Qual o melhor horário para tomar o óxido de magnésio 400mg diário ? Pode ser depois do jantar?
    Abraço

    ResponderExcluir
  183. À noite. Pode sim

    Sent from mobile phone
    Em 04/08/2014 15:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  184. Dr. Souto!
    Se eu comer todo dia a banana verde, eu preciso gastar uma fortuna de probióticos R$ 700.00 por mês???
    Será que a banana verde faz um trabalho legal?
    O que o Sr. acha?
    Abraço

    ResponderExcluir
  185. Gasta esse dinheiro em comida de boa procedência, criatura! Nem há comprovação em nada disso (probióticos ou banana verde), então, fica com a bana, que tem preço de banana.


    2014-08-05 8:55 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  186. ;-)


    2014-08-05 10:35 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  187. Dr. Souto,
    É com muita alegria que venho comunicar os meus resultados.
    Tomando a vitamina de banana verde
    57g de proteína por dia.
    26.52 g de Carboidrato por dia.
    Glicemia antes do almoço 81
    CETOSE 2.2 mmol/L
    Era tudo que eu queria!!!
    To tomando o óxido de magnésio 400mg toda noite depois do jantar.
    O intestino está um relógio.
    Muito, mas muito obrigado Dr. pela suas dicas e ajuda.
    A Patricia também me ajudou, obrigado Patrícia!!
    Abraço a todos.
    Maike

    ResponderExcluir
  188. Que ótimo Maike!

    ResponderExcluir
  189. Dr, Souto,
    Minha esposa está para ter bebê...
    Ela já segue uma dieta razoável, está deixando o pão e etc
    Para o bebê, o leite de vaca que a mãe toma ou come seus derivados menos a manteiga.Mais embutidos...
    Vai dar cólica no bebê, quando ela amamentar ?
    O Sr. conhece alguma literatura que fale sobre qual a melhor alimentação para a mãe no período de amamentação?
    Abraço

    ResponderExcluir
  190. Páleo não low carb

    Sent from mobile phone
    Em 07/08/2014 08:01, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  191. hahahahha ADOREI =)


    além de aprender muita ciencia contigo, aprendi a ter muito mais bom senso e coerencia!


    TKS DOCTOR!!!!

    ResponderExcluir
  192. Tive q mudar todo o guarda-roupa... estou usando G... ñ uso isso desde meus 13 anos... haauhauhauahauhauhauh


    Dá pra ver q estou PULANDO aqui ? :P

    ResponderExcluir
  193. Estou contando aos poucos no blog: http://vida-lowcarb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir