segunda-feira, 28 de julho de 2014

Novo livro - Keto Clarity

É difícil explicar a importância de Jimmy Moore no mundo low carb. Jimmy, aos 32 anos de idade, pesava 185 Kg. Já tinha tentado dietas low fat e de baixa caloria sem sucesso. Foi quando lhe deram de presente o livro do Dr. Atkins. Um ano depois, Jimmy havia perdido 80 kg, e deixado de usar várias medicações - uma experiência que MUITOS leitores deste blog conhecem de perto.



Isso já faz 10 anos. Jimmy Moore decidiu divulgar sua experiência para o mundo através de um blog, que tornou-se referência para todos no mundo low carb, o Livin' la Vida Low-Carb. Estamos falando de uma era anterior à das redes sociais, quando blogs ainda eram coisas muito novas. Jimmy foi um pioneiro. Logo veio o Podcast Livin' la Vida Low-Carb, no qual Jimmy entrevistou, no decorrer desses anos, todo mundo (eu disse TODO MUNDO) na esfera low carb e páleo (e também pessoas que discordam frontalmente disso tudo, o que mostra que trata-se de pessoa de mente admiravelmente aberta). No dia de hoje, Jimmy tem uma biblioteca de inacreditáveis 847 entrevistas, todas disponíveis em áudio (e que aumenta a cada semana). É uma obra inestimável.

Com toda a estatura que adquiriu no meio low-carb, Jimmy segue sendo uma pessoa extremamente humilde e acessível, que responde à totalidade dos emails (e em poucos segundos, não sei como consegue!). Abaixo, um vídeo onde se percebe sua simpatia característica:

Vídeo gravado pelo Rodrigo Kherlakian do videocast MojoJá 
O Rodrigo é nosso Jimmy Moore brasileiro)

Foi com muita satisfação que tive a grata surpresa de ser contatado por Jimmy Moore para receber - em primeira mão - uma cópia de seu mais novo livro: Keto Clarity, que ainda está para ser lançado no próximo dia 05 de agosto de 2014. Jimmy valeu-se daquilo que tem de melhor - CONTATO com TODOS os mais importantes autores do mundo páleo/low carb - para escrever o livro definitivo sobre dieta cetogênica.

Veja, eu já disse aqui no blog e repito que não é necessário fazer uma dieta cetogênica para perder peso. Dito isso, há situações nas quais essa abordagem é muito interessante - diabetes tipo 2, síndrome metabólica severa, obesidade, epilepsia, entre outras. E se você pretende embarcar nessa experiência, esse é o livro:



Escrito juntamente com o Dr. Eric Westman, professor da Duke University, Keto Clarity: Your Definitive Guide to the Benefits of a Low-Carb, High-Fat Diet conta com a colaboração de diversos autores, entre eles William Davis, Nora Gedgaudas, Ben Greenfield, John Kiefer, Bill Lagakos, David Perlmutter, Ron Rosendale, Terry Wahls, entre outros.

O livro explica o que é a cetose e sua diferença com a cetoacidose, explica como proceder para montar sua estratégia alimentar, como medir a cetose no sangue, etc., em DETALHES.

Alguns pontos altos são as listas, em forma de perguntas e repostas (FAQ's):

-> Porque você não está conseguindo ficar em cetose (e o que fazer para resolver)?
-> Lista de críticas à dieta cetogênica (e respostas cientificamente embasadas);
-> 3 capítulos muitos bons, divididos em: 1) ciência sólida para indicar dieta cetogênica,  2) áreas em que há boa evidência e 3) áreas em que há novas evidências de que talvez haja benefício (um dos raros livros que diferencia claramente o que está estabelecido, e o que ainda especulativo).

Aproveite ainda para conhecer o Cholesterol Clarity, o livro, no mesmo formato, que desmistifica as questões relacionadas ao colesterol:

222 comentários:

  1. Leia a postagem anterior: claro que não! Se o livro não saiu ainda nem nos EUA (recebi antes do lançamento, que será semana que vem), imagina em português. Como 95% dos livros, provavelmente jamais será traduzido.

    Sent from mobile phone
    Em 29/07/2014 00:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  2. Maravilha. Tenho muita curiosidade sobre uma abordagem atualizada da dieta cetogênica. Pena que vou ter que ler com o dicionário do lado. Deveríamos criar uma editora pra traduzir essas coisas...

    ResponderExcluir
  3. Não tem jeito Lister... é estudar MESMO !!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida que não consigo elucidar bem... qual a carga de carboidrato para se atingir cetose ? Os carbs precisam estar em menos de 20g/dia ?
    Pergunto isso pq volta e meia como abaixo disso, mas geralmente fico entre 25..35g de carbs líquido.
    Estou me sentindo ótimo assim e nem fico na neura de entrar em cetose, mas não consigo me certificar destes números.

    ResponderExcluir
  5. Varia de pessoa para pessoa. Se quiser saber, MESMO, vai precisar medir o b-OH-butirato no sangue


    Em 29 de julho de 2014 10:13, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  6. Verdade. Há tempos veio atualizando meu inglês, graças ao Dr. Souto.

    ResponderExcluir
  7. Acho q no fundo eu já sabia... mas é q é tão melhor nos atermos a um número "mágico" não é mesmo ? O jeito será medir isso E a glicose no caso do AR tb !!!

    ResponderExcluir
  8. No livro acima, o autor comenta que a maioria das pessoas começa a entrar em cetose nutricional (b-OH-butirato acima de 0,5 mmol) com menos de 40g de carbs e proteína moderada, mas que atletas magros conseguem com até 100g de carbs, e pessoas com problemas metabólicos pode ter que ficar abaixo de 20g.

    Em 29 de julho de 2014 10:21, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  9. Colegas, li que "a cafeína pode aumentar a liberação de insulina"... Alguém sabe me dizer se esse dado é venéreo?

    ResponderExcluir
  10. Se é venéreo eu não sei, mas não é relevante para perda de peso :-)

    Todos os estudos atuais demonstram que cafeína aumenta (bem pouco, é verdade) a queima de gordura.


    2014-07-29 10:39 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  11. Então da-lhe café, adoro!!
    Obrigada Dr Souto!

    ResponderExcluir
  12. Para mim então babou pq estou primando por 1,5g de ptn/dia !
    Estou fazendo todo dia alguma coisa (menos Domingo): HIIT, movimentos primais e levantamento de peso.
    Percebi que os músculos definiram muito com essa faixa de ptn, q as medidas diminuem mas o peso deu uma aliviada... quero acreditar q estou trocando gordura por músculo... aos olhos parece.
    Eu sei... eu sei... tenho q fazer uma medição de gordura corporal... :D
    Mas estou AMANDO esse lance todo !
    Em poucos dias espero atingir o peso q eu tinha com 15 anos - 100Kg !!!

    ResponderExcluir
  13. Taí algo q acho q nunca vou tomar... não suporto nem o cheiro !!! :D

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Dr. Souto. Li estudo realizado com homens por período de 30 dias com alimentação sem glúten sugerindo redução das bactérias benéficas intestinais. Procede tal informação? Qual seria a justificativa para isso?

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19445821

    ResponderExcluir
  15. Se está tudo indo bem, pra que medir cetose ou gordura corporal? Seja feliz :-)


    Em 29 de julho de 2014 10:57, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  16. Eles não fizeram páleo, substituíram dieta ocidental (podre) padrão por dieta ocidental padrão + junk food sem glúten (pão sem glúten cheio de amido e de proteína de soja, etc).


    2014-07-29 11:02 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  17. Aline Bezerra Coronel29 de julho de 2014 11:24

    bom dia Dr Souto ! A minha pergunta não é relacionada a esse assunto ,mas como não encontrei sobre o assunto na pesquisa então o jeito é perguntar aqui :D ... bom eu trato hipotireoidismo a 15 anos , sou obesa e estou com colesterol alto , quero emagrecer e ficar com a saúde em dia. Estou querendo aderir a dieta paleo - low carb ... tem alguma contra indicação no meu caso ?. A 2 meses fui a nutricionista e tal ela me passou aquele receita chata de dieta com tudo q a dieta low não recomenda e exercícios e passei esses 2 meses sofrendo e consegui eliminar 3 kgs .... tá sendo muito dificil p mim ... preciso d sua opinião .. abraço desde fortaleza e espero q logo logo o senhor faça uma de suas palestra aqui na cidade e tbm apareça algum medico aqui q entenda do assunto.

    ResponderExcluir
  18. Páleo low carb


    Em 29 de julho de 2014 11:24, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  19. Aline Bezerra Coronel29 de julho de 2014 11:39

    :P ;D obg

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Dr Souto!


    Tenho 35 anos e no início desse ano eu abracei completamente a dieta/estilo de vida paleo e estou bem satisfeito com os resultados e melhorias no meu bem-estar e saúde. No entanto eu reparei duas coisas curiosas que começaram a acontecer e creio estarem associadas à dieta:


    1ª Tenho percebido que o meu processo de cicatrização está muito mais lento que o "normal" (antes da dieta). Tive uma pequena escoriação na mão e as marcas dela permanecem mesmo 2 meses após o acontecido. Quando se está em um processo de cicatrização causado por uma tatuagem ou algo semelhante, normalmente se recomenda evitar comidas gordurosas, existe mesmo essa relação, isso procede?


    2ª Com uma frequência de aproximadamente uma vez por mês eu tenho experimentado episódios de forte dor estomacal, como se fosse uma azia ou queimação bem intensa (coisa que eu nunca tive antes na vida). Existe alguma relação?


    Obrigado pelo ótimo trabalho aqui no Blog!

    ResponderExcluir
  21. Dr. Souto, receber o livro em primeira mão, é um grande reconhecimento ao seu trabalho e ao tanto que você tem impactado vidas! Parabéns! e... já estou muito curiosa pra ler o livro!!

    ResponderExcluir
  22. Só aguardar agora. O pessoal gostaria que o livro fosse traduzido, infelizmente, o português tranformou-se em uma lingua morta. Let's to learn inglish folks!

    ResponderExcluir
  23. ...Pode não acreditar mas me sinto orgulhoso por vc. Meus sinceros PARABÉNS. Que honra.

    ResponderExcluir
  24. ;-)

    Sent from mobile phone
    Em 29/07/2014 12:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  25. Só descobri que era viciado em café quando passei a tomar sem açúcar e sem adoçante. É ruim, mas quando acordo penso logo na caneca cheia fumegando... hehehe

    ResponderExcluir
  26. Christian, dá uma olhada nesse texto:

    http://www.paleodiario.com/2014/07/os-perigos-de-uma-dieta-sem-gluten.html

    ResponderExcluir
  27. Olá pessoal, gostaria de colocar que também tenho tido um problema semelhante ao Alexandre. Estou na dieta há uns 5 meses e venho tenho episódios mais freqüentes (3x/mês em média) de má digestão, eructações acompanhados de uma dor de cabeça bem chata. Só resolve com algum antiacido ou inibidor de bomba. Já tive esses episódios antes da dieta, mas eles têm sido mais freqüentes agora, ainda não consegui relacionar com algum alimento específico.

    ResponderExcluir
  28. Ah, também gostaria de deixar um breve depoimento. Descobri o site pesquisando sobre dieta e SOP e fiquei muito curiosa em testar. Sempre sofri com sobrepeso, ciclos desreguladissimos (passava meses sem menstruar), espinhas no rosto e nas costas, oleosidade na pele e cabelos e muita cólica menstrual. Como tenho planos de engravidar, comecei a dieta bem antes de parar a pílula. Quando parei, tive um ciclo de 36 dias, nenhuma cólica, e nenhuma espinha até agora! No momento estou na expectativa de outra menstruação ou de um sonhado POSITIVO! O engraçado é que em qualquer das situações eu fico feliz, pois vejo meu corpo funcionando como nunca havia visto. O emagrecimento de foi de uns 5 kg no total, e há algum tempo estabilizei, não perco mais nada...
    Ah, só pra constar, sou nutricionista, e depois de passar pelas gigantes quebras de paradigmas, hoje sou entusiasta desse estilo de vida. Estava afastada da atividade clínica, mas essa novidade está me motivando a voltar a ajudar as pessoas.
    Parabéns ao Dr Souto e à toda sua equipe!

    ResponderExcluir
  29. Genial

    Sent from mobile phone
    Em 29/07/2014 13:17, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  30. Pois é. Além disso, o próprio estudo em si utilizou um n muito pequeno (10 indivíduos), e por um período muito curto (30 dias), pois há um necessidade de adaptação fisiológica natural ao mudar-se a dieta. Dito isso, penso que o valor de tal estudo tem utilidade prática somente para indivíduos celíacos que comumente tentam manter uma dieta ocidental padrão (podre), somente cortando alimentos com glúten (trigo, cevada, aveia) e recorrendo a produtos também terríveis metabolicamente, com inclusão de outros amidos refinados com índice glicêmico altíssimo também!!! Resolvem-se os sintomas da doença celíaca mas continua sacrificando a saúde como um todo!!!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Valeu Lister!! Muito elucidativo o texto indicado!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. que ruim nada!!!!!!!!!!!!


    muitos anos antes da "paleo" eu ja tomava sem açúcar...as vezes me servem aqui no trabalho, por engano, uma xícara com adoçante...é quase um choque! tenta beber com adoçante agora...cara, é muito muito muito muito ruim mesmo!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Dr.! E que história fantástica a do Jimmy Moore. Abs.

    ResponderExcluir
  34. Dr. Souto, parabéns por receber reconhecimento até mesmo em escala internacional! Espero que seja um excelente livro! É graças a pessoas como vocês que pouco a pouco, caminhamos para fora da idade das trevas no mundo da saúde e do emagrecimento!


    Bem, eu encontrei uma informação um tanto interessante neste site falando a respeito de HIIT:
    http://dramatic-weight-losss.blogspot.com.br/2013/01/the-top-high-intensity-swimming-routine.html


    Então gostaria de perguntar o que o senhor acha a respeito. Isso de combinar exercícios HIIT com o enfadonho cardio de estado regular para libertar e em seguida queimar gordura procede? Gracas a seu excelente post sobre exercícios, eu sei que exercícios longos além de tediosos, podem acabar fazendo mais mal do que bem, mas achei um pouco intrigante a ideia deste site, então resolvi perguntar a respeito para o expert. :)

    ResponderExcluir
  35. Não sei o que achar, pois ao contrário do meu blog, este não tem referências bibliográficas. O papel e os blogs aceitam qualquer coisa. Precisaria ver um estudo comparando, de forma prospectiva e randomizada, essa abordagem com apenas HIIT.


    Em 29 de julho de 2014 14:14, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  36. Dr Souto, adotei um estilo de vida low carb - paleo há pouco tempo e já tenho visto melhoras interessantes em relação à saúde e ao meu sobrepeso. Entretanto, sofro com dermatites atópicas e eczema seborréico desde os oito anos de idade (atualmente tenho vinte); ambas doenças autoimunes; e especificamente as eczemas são relacionadas ao excesso de oleosidade (segundo os dermatologistas). Tendo em vista que em uma dieta LCHF há o aumento da ingestão de boas gorduras, teria como a dieta em si gerar um efeito agravante nesses distúrbios de pele? A dieta pode melhorá-los? Já encontrei relatos de melhoras nos sintomas de psoríase, que também é autoimune, mas ainda não achei nada sobre eczemas e dermatites.

    ResponderExcluir
  37. Mario, entre em contato com o Carlinhos do blog http://www.carlinhostreinamento.blogspot.com.br/; ele tem bastante embasamento a respeito do HIIT e talvez possa ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  38. Alexandre, procure um nutricionista que adote este estilo de alimentação....neste mesmo blog tem a lista de profissionais indicados pelo Dr Souto que podem auxiliá-lo. Eu por exemplo me consulto com o Nutricionista Luiz Sergio e tenho tido ótimos resultados.....abraço

    ResponderExcluir
  39. Leonardo, você é faixa preta, eu ainda sou neófito. Com adoçante eu já tomei algumas vezes e, de fato, é puro gosto de remédio, mas um capuccino com açúcar ainda me deixa com água na boca... hehehe.

    ResponderExcluir
  40. Alexandre, no que diz respeito às cicatrizações, acho que não tem relação pois comigo aconteceu o contrário. Com relação à gordura, é bom ir começando devagar, até que o organismo se adapte. De qualquer modo é bom procurar um médico se o incômodo é recorrente.

    ResponderExcluir
  41. Tem razão; uma das coisas que mais gosto nos posts do Mark's Daily Apple, e dos posts no seu blog, é que tudo é sempre acompanhado de links para estudos e afins. Realmente no papel, o que é falado, muitas vezes faz sentido; até as palavras e os ensinamentos tão“ heart healthy” de Keys, mas no mundo real, acaba sendo um desastre.
    Pessoalmente, olhando rapidamente o texto, pareceu fazer sentido, mas se não estiver realmente certo, deve resultar só num bom exercício (HIIT) seguido de um mal e enfadonho exercício, que parece já ter provado bastante não que não vale a pena, comparado com ou uma boa atividade física diária, ou o HIIT.


    Eu não sei se tenho condições ainda, mas planejo experimentar o HIIT num futuro próximo, assim que sentir que melhorei o suficiente. Mas como sinto muito calor, e minha mobilidade fica bem melhor na piscina, planejo tentar fazer exercícios HIIT de natação e afins.

    ResponderExcluir
  42. OK, vou ver se tento. Obrigado. :)

    ResponderExcluir
  43. Dr. Souto

    Sei que não é o assunto, e não sei se alguém já postou esse novo link, mas como procurei muito esse video legendado e não tinha achado, vou replicar o link aqui. o Video é o FAT HEAD LEGENGADO. Faço questão, pois juntamente com o seu blog foi o video que mudou a minha vida. Os 20 kg que perdi em 5 meses se tornou o menor dos benefícios da minha vida.



    Obrigado Dr. Souto. Tento passar o máximo pra frente, pra continuar o seu trabalho.
    Parabéns pelo reconhecimento


    Segue link:

    http://www.youtube.com/watch?v=Fqn-Xe_2iCw



    Obrigado!
    Att
    Victor Luiz

    ResponderExcluir
  44. olá Alexandre,


    procure um médico, nada do que vc relatou é associado à Paleo.

    ResponderExcluir
  45. Fenomenal, Paula! Aprender com a própria dor é sempre triste, mas geralmente quando aprendemos mais.

    http://www.paleodiario.com/2014/07/tratamento-para-4-tipos-de-sindrome-de.html
    http://www.paleodiario.com/2014/04/a-surpreendente-verdade-sobre-sindrome.html

    ResponderExcluir
  46. Comigo também, as unhas e cabelos começaram a crescer em taxa muito maior. Pequenos ferimentos cicatrizam bem mais rápido. Em breve, vou ter garras de adamantium.

    ResponderExcluir
  47. Você está fazendo uso de AR ? Eu tive uma experiência desagradável com bananas verdes - bastante dor de estômago. Acabei me decidindo por batatas-doces, cozidas e geladas, como fonte de (pouco) AR.

    ResponderExcluir
  48. http://www.paleodiario.com/2014/07/os-perigos-de-uma-dieta-sem-gluten.html

    ResponderExcluir
  49. Eu nunca tomei café sob forma de bebida - acho fedido também. Mas tenho feito cada vez mais bolinhos cetogênicos com café solúvel, e também fat bombs (coco + café é perfeito)

    http://www.paleodiario.com/2014/06/coco-cafe.html

    ResponderExcluir
  50. Tive a oportunidade de vivenciar a disponibilidade dele na semana passada. Na Amazon como está em pré pedido apenas, mandei um tweet a ele perguntando se haveria opção para Kindle (ebook) pq moro no Brasil! Além dele me responder que sairia sim a versão eletrônica do livro ainda no mesmo mês de lançamento, ainda disse que iria me avisar! haha. Agradeci e ele ainda respondeu de novo com um sorriso! :D
    Realmente é de impressionar!

    Abraço e espero seus comentários do livro porque vejo muitos autores falando bem de Cetose por um tempo mas nunca vi uma explicação do pq não por muuuuito tempo, sendo que há uma corrente considerável já com Blogs, canais no youtube (e agora livro) sobre o assunto de se manter em Cetose. Só vi uma vez o Mark Sisson dizendo que muito baixo carbo pode evitar de comer vegetais importantes, mas não que haja problema na cetose em si por muito tempo bioquimicamente falando!

    Teco Mendes - Meu Blog => sendopaleo.com

    ResponderExcluir
  51. Eu até toparia um trabalho como tradutor de livros, mas alguém ia ter que pagar as minhas contas.

    ResponderExcluir
  52. Pergunta rápida nada a ver com a postagem: Adoçantes comuns como zero cal, magro (acho que são sacarina sódica) pode, caso o objetivo seja emagrecimento? Costumo colocar umas 5 gotas pra adoçar o abacate...

    ResponderExcluir
  53. http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/02/adocantes-e-rotulos.html

    Sent from mobile phone
    Em 29/07/2014 19:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  54. Tenho algumas perguntinhas que surgiram a partir da leitura de alguns comentários aqui no blog:
    1) Para quem já é magro e não tem tendência a engordar, a quantidade de carboidratos PALEO é livre/ilimitada ou existe uma quantidade máxima (ou mesmo uma proporção em relação às gorduras e proteínas)?
    2) Li uma vez que o Dr. escreveu "high fat + high carb = horror" (rs). Percebe-se que é o mesmo entendimento defendido nos livros Dieta da Mente e Barriga de Trigo. Contudo, voltando ao caso dos que não fazem a dieta para emagrecer, isso também é aplicável? (na verdade, essa pergunta meio que se mistura com a primeira). O que eu quero saber é se eu posso comer muitos carboidratos (frutas, batata-doce, inhame, mel, etc), mantendo o consumo de gorduras (manteiga, creme de leite, queijos, etc), sem que isso seja prejudicial à saúde.
    3) Confesso que ainda não me tornei muito fã das gorduras paleo (banha, óleo de coco, etc), por isso acabo consumindo mais laticínios. O uso diário (e talvez excessivo) de creme de leite, requeijão, iogurte natural e queijos como mussarela, minas frescal e cheddar é algo errado sob o ponto de vista dessa dieta? [inclusive se aliado ao consumo de mais carboidratos]
    4) Nesse tempo de experiência, o primeiro benefício que senti foi a TOTAL AUSÊNCIA DA SONOLÊNCIA que sentia durante o dia todo, independentemente da quantidade de horas que eu dormisse (\o/). Contudo, nos últimos dois dias, senti dor de cabeça. Esperava que a retirada do glúten fosse resolver isso. Li que os laticínios podem ser a causa de enxaqueca. Nesse caso, eu posso usar a biomassa de banana verde como substitutivo ou eu estaria incluindo muito mais carboidratos?


    [peço desculpas pelo excesso de perguntas, mas é que ainda tenho muitas dúvidas por estar no começo da dieta e pelo fato de a maioria dos textos estarem voltados para quem quer perder peso]

    ResponderExcluir
  55. Crescimento de cabelos é ótimo. O meu tá ralinho hehehe

    ResponderExcluir
  56. Pelo que já li aqui, adoçante serve como transição do açúcar para zero-açúcar. Estou gostando da sucralose, realmente não tem gosto. Mas quero cortá-la e reduzir frutas ao máximo. Se bem que já estou satisfeito com o início: 5kg em menos de um mês de low-carb.

    ResponderExcluir
  57. Doutor, tenho lido sobre o IG dos mais variados alimentos e por isso pergunto (ao senhor ou a qualquer outro leitor mais bem informado): Qual a quantidade de açúcar faz com que a insulina suba?

    ResponderExcluir
  58. os vegetais que mais ten IG são os amidos e as frutas

    ResponderExcluir
  59. Dr. Souto gostaria de esclarecer algumas duvidas com relação a oleoginosas. Devo ou não coloca-las de molho antes de consumir?

    ResponderExcluir
  60. se vc fizer altocarbo e altofat ai vc vai engordar e muito,vc ten que escolher ou um ou outro,altocarbo so ten um poren vc vai sentir mais fome,por risso os caras de academia comen de 3 en 3 horas,porque eles so comen carboidratos e proteinas magras,ja quen fas altofat não sente tanta fome,não precisa tar nessa regra de 3 en 3 horas

    ResponderExcluir
  61. Amanda, é preciso entender que carbs paleo são diferentes dos carboidratos comuns. Para quem não precisa ganhar massa muscular, não quer emagrecer, raízes e frutas estão liberados, assim como as boas gorduras.
    Se você não tem problemas com laticínios, não há motivos pra não consumi-los. Se foi somente nos dois últimos dias que sentiu enxaqueca, pode não ser problemas com laticínios. Mas fique atenta a composição de determinados queijos, por exemplo como o cheddar. Já vi no rótulo de algum desses coisas muito bizarras....

    ResponderExcluir
  62. Isso é bem individual e teria que medir pra saber qual a sua sensibilidade. Mas... se tem problemas para emagrecer, não arrisque!

    ResponderExcluir
  63. Parabéns! E não se preocupe tanto com adoçantes. Você verá que o paladar muda muito e a necessidade dele tbm.

    ResponderExcluir
  64. Sim, muda. Já tomo um cafezinho sem açúcar. Até arrisquei a limonada, mas esta é mais difícil de encarar sem sucralose. Vamos dar tempo ao tempo.

    ResponderExcluir
  65. Eu uso batata-doce gelada também. Mas também uso a fécula de batata e as bananas verdes... Sempre que vou comer fico pensando.... o que vou dar pras minhas bactérias hoje? hehehe...

    ResponderExcluir
  66. Quando como menos gordura sinto que minha pele fica mais seca e meus cabelos e unhas parecem crescer menos... num contexto de baixo carboidrato, descartada a hipótese de uma maldição genética (hehe), para cabelo ralo talvez seja interessante ver se a ingestão de gorduras saudáveis está num nível que dê vazão às exigências do seu metabolismo. :-)

    ResponderExcluir
  67. Se vc se mantiver abaixo de 50g/d, vai bem.

    Sent from mobile phone
    Em 29/07/2014 21:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  68. Não vejo necessidade

    Sent from mobile phone
    Em 29/07/2014 22:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  69. Concordo. Para pessoas naturalmente magras, a combinação de carbs PÁLEO e gordura não é o problema. O problema é a combinação de carbos ruins (açúcar, farinha) com gorduras.

    Sent from mobile phone
    Em 29/07/2014 23:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  70. Não, não. Ainda não fui tão fundo assim, risos. AR me pareceu ser muito trabalhoso (a farinha de batata importada que o Dr. Souto falou) ou de gosto ruim (caso da banana verde) pra eu incluir na dieta.

    ResponderExcluir
  71. Olá dr. Souto. Qual o nome do arquivo em que os cientistas injetaram marcadores inflamatórios em ratos e os mesmos ganharam peso? Nome ou link... estou gravando um video para postar no Youtube e estou precisando ler ele.
    Continue com o seu glorioso trabalho.

    ResponderExcluir
  72. Olha a postagem da flora intestinal 2, lá tem o link

    Sent from mobile phone
    Em 30/07/2014 12:26, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  73. Nossa senhora, quer dizer que eu posso comer tudo isso junto e misturado? *-*
    Então agora fico mais despreocupada. Pensei que podia estar fugindo dos "mandamentos" da dieta. =P (e prejudicando a saúde)
    Vou dar uma olhada na composição do cheddar, não tinha prestado atenção. Só
    inseri, pq disseram que era um dos queijos mais gordurosos, mas nem tinha o hábito de consumi-lo na verdade.
    Muito obrigada pela resposta!

    ResponderExcluir
  74. Nunca comi Cheddar de verdade no Brasil. Aqui, só achei na forma de queijo processado, que é um eufemismo para plástico.


    Em 30 de julho de 2014 12:53, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  75. estava conversando num fórum de lutas que participo (o cara é adepto de low carb e é médico), numa área sobre alimentação (tem um tópico lá sobre paleo), e surgiu essa conversa:

    O Phinney e o Volek em seus livros (The Art and Science of Low Carbohydrate Living e The Art and Science of Low Carbohydrate Performance) recomendam expressamente que o consumo de carboidratos não fique na faixa de50-150 gramas de carboidratos/dia - ou se come menos de 50 ou mais de 150 gramas. A razão, justificam eles, é que quando se come mais de 50 gramas de carboidratos/dia o organismo não consegue se cetoadaptar plenamente. Consequentemente, os níveis de corpos cetônicos não atingem concentrações adequadas para suprir o cérebro em todas as situações. Se a pessoa é sedentária isso provavelmente não terá repercussão. Mas se ela se exercita, os músculos e o cérebro vão competir pelo pouco carboidrato que é ingerido na dieta, levando a um crash energético. Se a ingestão fica abaixo de 50 gramas isso não ocorre, pois os corpos cetônicos estarão em quantidade alta o suficiente para suprir o cérebro. Da mesma maneira, se a ingestão fica acima de 150 gramas, há carboidrato suficiente para os músculos e o cérebro.
    No meu caso, ingerindo menos de 20 gramas por dia, meus níveis de beta-hidroxibutirato ficaram em 2,09 mmol/L (o que daria um total de corpos cetõnicos de aproximadamente 3 mmol/L, somando-se o aceto-acetato), o que é mais do que suficiente para suprir o cérebro".

    "Muito bom Sieger, nunca tinha pensando por este lado....me ajuda numa questão se possível. algumas dúvidas que nunca consegui sanar...

    Pratico um esporte que é de resistência e ao mesmo tempo possui muitos picos de explosão. Canoa havaiana, onde há a largada numa pressão total e tiros, ultrapassagens e, ao mesmo tempo, momentos em que se mantém a velocidade, mas sempre na pressão por assim dizer. Estando eu ceto adaptado e com minha carga de glicogênio alta (devido a um carb back loading por exemplo), meu corpo vai saber usar essas duas energias concomitantemente? glicogênio para os esforços rápidos e pesados e as cetonas para a resistência?

    Outra questão...que meio a cabeça após este post...

    Já fui de comer muito poucos carbs líquidos e estava ceto adaptado certamente...hj em dia como alguns carbs, como batata doce, frutas, algo de arroz no sushi, cerveja esporadicamente, etc, enfim, carbs seguros na concepção paleo(menos a cerva rs). Imagino não estar mais ceto adaptado, contudo alguns dos "sintomas" da ceto adaptação continuam: ótimo controle do apetite, prática de jejum de ate 20h com facilidade e plena capacidade de me exercitar em jejum, sem comprometimento da performance. Essa adaptação persiste mesmo eu não estando ceto adaptado, ou eu AINDA estou ceto adapatado, mesmo como a ingestão de alguns carbs?

    poderia me dar uma luz sobre isso?"





    O escrito entre aspas é o que questionei...alguém poderia me dar uma luz sobre isso: Dr. Souto? é meio complicado e talvez preciosismo meu querer saber, masssss.....

    ResponderExcluir
  76. e porque os carboidrato fas isso pricipalmente os de indice glicemico mais altos,aumenta a fome,tenho colegas de academia que leva ate as comidas nunhas vasilhas para academia,kkkkkkkk,e o basico dos basicos eles comen aveia,batata,clara de ovo,e peito de frango seco,kkkkk daqui a 3 horas ja tão con fome de novo kkkkkkkk,eu ja fis dieta assin de baixa gordura,emagrecer emagreci claro mais tinha que comer assin de 3 en 3 horas,quando dava a hora não tinha jeito eu tinha que comer

    ResponderExcluir
  77. Lister é questão de acostumar o paladar...sério.


    hj o chocolate 85% pra mim é doce. Como 100% e acho bom, sério

    ResponderExcluir
  78. Eu já penso que o paladar muda porque o cérebro 'desvicia'!
    Chocolate 100% com bacon é diliça!!!

    ResponderExcluir
  79. Obrigada, Patrícia! Li a postagem do Dr. sobre paleo e autoimunidade. Também vi que ele sugere em alguns casos restringir o consumo de laticínios. Você acredita que possa ser um aspecto a considerar no meu caso?

    ResponderExcluir
  80. Só retirando pra ver. Não tem como saber se não testar pelo menos por 30 dias. Já retirou completamente o glúten?

    ResponderExcluir
  81. No começo foi meio difícil retirar tudo o que tinha glúten, mas acredito que agora estou realmente livre dele. Mas talvez tenha glúten escondido, vou olhar com mais cuidado! Vale o teste!

    ResponderExcluir
  82. Na minha ignorância, nem sabia que existia cheddar "não processado" hahaha
    Acho que vou tirar da dieta então. Vou ficar com a mussarela e um queijo coalho de vez em quando =)

    ResponderExcluir
  83. boa. quando eu começar a comer inhame, colocarei uma manteiguinha então ^^ (tô tacando manteiga em tudo agora. rs)

    ResponderExcluir
  84. Leonardo - eu já li os livros e na época pensei a mesma coisa. Mas hoje não penso mais, por experiência própria e de pacientes. Acho que é um contínuo, e o corpo é flex e lida bem com o que se lhe oferece. http://www.paleodiario.com/2013/10/a-curva-de-carboidratos-do-primal.html

    Em 30 de julho de 2014 14:17, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  85. Na minha opinião a gordura na dieta não tem nada a ver com isso, e a ênfase deve ser em páleo auto-imune (sem glúten, sem coisas que crescem em vagens, e possivelmente sem laticínios)


    Em 30 de julho de 2014 15:28, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  86. Boa noite, Dr
    Gostaria de saber sobre os queijos. Entendi que os processados não são boas opções, mas e os tipo coalho e parmesão, por exemplo.
    Ainda quero perder peso então..são opções na dieta LCHF?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  87. Aline Keila Castro30 de julho de 2014 21:05

    Interessante Jose Felipe , vou dar uma xeretada !

    ResponderExcluir
  88. Mário, às vezes temos que cuidar pra não nos perdemos em detalhes, certo?
    Não me preocupo muito com isso, a não ser em consumos elevados (farinha de amêndoas...).

    Olha isso: http://chriskresser.com/another-reason-you-shouldnt-go-nuts-on-nuts

    Sent from mobile phone
    Em 30/07/2014 20:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  89. Aline Keila Castro30 de julho de 2014 21:17

    Caramba Leonardo, tenho exatamente a mesma dúvida que você ... que apesar de consumir algum carb e não estar em cetose plena (já estive e depois que sai como é mais dificil voltar :( ), tenho os "sintomas" de cetose !

    ResponderExcluir
  90. Aline Keila Castro30 de julho de 2014 21:23

    Sucralose ou Xilitol são os adoçantes indicados

    ResponderExcluir
  91. Aline Keila Castro30 de julho de 2014 21:24

    E como muda ...

    ResponderExcluir
  92. Aline Keila Castro30 de julho de 2014 21:27

    Opinião de mulher : unhas , cabelos e pele nunca estiveram tão lindos !

    ResponderExcluir
  93. Dr. meu almoço e janta estão muito repetitivos, eu como carne (frito na manteiga, quando não assada), omelete (frito na manteiga), salada, e as vezes batata-doce. Poderia dar alguma sugestão pra variar um pouco? Obrigado.

    ResponderExcluir
  94. Lado direto do blog, lista de blogues de receitas

    Sent from mobile phone
    Em 30/07/2014 23:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  95. Gustavo Borgonovi31 de julho de 2014 00:11

    Até daqui uma horinha o Cholesterol Clarity versão Kindle (1h horário de Brasília - meia-noite EUA), por 1 dólar (R$ 2, 21):

    http://www.amazon.com.br/Cholesterol-Clarity-What-Wrong-Numbers-ebook/dp/B00ESMDGE8/ref=tmm_kin_swatch_0?_encoding=UTF8&sr=&qid=



    Tem tb o da Denise Minger, Death By Food Pyramid, mas esse eu já tinha ;)

    ResponderExcluir
  96. Com relação ao chocolate, eu como também 100%... 100% da barra... não deixo sobrar nada.... hehehe
    Mas, falando sério, já me acostumei aos 70%, meus filhos também. Antes uma barra dessas durava muito tempo na geladeira, hoje é devorada no mesmo dia... vou mudar de fase e comprar 80%... heheh
    Você tem razão quanto ao paladar. Antes eu comia chocolate comum e achava delicioso. Hoje quando como um pedaço fico enjoado de tão doce que é.

    ResponderExcluir
  97. com sucralose líquida funciona?

    ResponderExcluir
  98. ok, vou tentar... obg

    ResponderExcluir
  99. Bom dia. Estou com uma dúvida. Comprei o glucosímetro e gostaria de saber qual a média do valor ideal esperado na medição antes e após as refeições. Obrigada

    ResponderExcluir
  100. Funciona


    2014-07-31 8:21 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  101. Perfeito, Mário. Eu ouvi esse podcast também, e desmistifica bastante a coisa. Farinha de coco é, na minha opinião, o substituto ideal. Você tem tudo que precisa para ter sucesso: cérebro ;-)



    Em 31 de julho de 2014 08:47, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  102. Antes, menos de 95. Após, não deve subir mais do que 20 pontos em MÉDIA.

    2014-07-31 9:53 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  103. luciana mantoanelli31 de julho de 2014 10:49

    Dr Souto, bom dia!
    Já ouvi seus videocast sobre o mal do glúten. Mas a curiosidade me consome. Qual a diferença entre a farinha de trigo, farinha glúten e o glúten puro? Qual seria o pior em termos de glúten?

    ResponderExcluir
  104. Hitler, Gobels ou Mengele, por que eu deveria escolher?

    Sent from mobile phone
    Em 31/07/2014 10:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  105. luciana mantoanelli31 de julho de 2014 11:22

    Rsss quase imaginei uma resposta sua assim, mas só perguntei a título de curiosidade.

    ResponderExcluir
  106. Quase falei um palavrão aqui.. rsrsrs essa é uma grande dúvida que me ocorre.

    - Até que ponto meu corpo consegue ficar ceto adaptado, eu fazendo a adição gradativa de carbos paleos?

    - Quando prático o dia lixo, algo que deu muito certo pra mim... Quando
    retorno a dieta se inicia novamente o processo pra entrar cetose? Ou o corpo consegue mantes esse estado?

    ( lembrandro que o meu objetivo principal é a perda de peso )

    Dr. Souto? Patrícia? Alguém?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  107. GÊNIO! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  108. luciana mantoanelli31 de julho de 2014 14:29

    Acredito que não há mal em ter informação. Não ia escolher entre os 3, e sim saber a diferença.

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde, Dr.
    Gostaria de saber se uma colher de farinha de linhaça por dia pode ser consumida?
    Gostaria de fazer um pãozinho lowcarb e substituir o farelo de aveia pela farinha de linhaça.
    Lembrando que ainda quero perder peso e isso não seria feito todos os dias, mas apenas nas vezes em que a vontade de comer algo que lembre um pão bater forte haha
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  110. Olá Pedro,

    a lesão no ombro te impede de treinar o resto do corpo? Penso que isso pode ser ajustado!

    HDL de 100 - parabéns!! Que lindo!

    Bom, na minha experiência, pra ficar mais satisfeito melhor apostar nas boas gorduras (óleo de coco, bacon, abacate, manteiga, azeite, banha), do que arriscar a comer mais carbs. ( http://www.paleodiario.com/2013/10/a-curva-de-carboidratos-do-primal.html ).

    A quantidade de carbs que toleramos sem engordar e/ou desencadear a fome, é individual. Precisa testar! O link acima fornece uma média.

    Será que a irritação, falta de paciência, etc não é por falta de atividade física? Os sintomas que vc descreve eu sentia quando comia carbs!

    Não precisa nem DEVE restringir o sal, ele é muito importante pra quem faz paleo: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/05/o-sal.html

    não vejo motivos pra se preocupar com ingestão de água. Vamos ao banheiro quando sentimos vontade, comemos quando temos fome e bebemos quando temos sede! sobre água; http://chriskresser.com/hydration-101-how-much-water-do-you-really-need

    ResponderExcluir
  111. Melhor que a linhaça é a farinha de coco, ou mesmo o coco ralado fino. Aveia não é uma boa opção. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/09/o-bolinho-mais-facil-do-mundo.html

    ResponderExcluir
  112. luciana mantoanelli31 de julho de 2014 17:30

    Obrigada!
    A úlitma por hoje juro. Eu tenho hipotireoidismo.Low carb ajuda?

    ResponderExcluir
  113. Sim!! Paleo restrita (zero glúten, zero leguminosas = soja/lentinha/feijão/amendoim, sem óleos de sementes).

    ResponderExcluir
  114. Obrigada, Patricia.
    Alinhaça ajuda muitono funcionamento do meu intestino e, mesmo sabendo que há opções melhores, sera que estaria quebrando muito se usasse uma colher as vezes?
    Grata!

    ResponderExcluir
  115. 100% ? Nunca vi. o máximo que achei foi 85%. Tem site ou lugar onde possa achar?

    ResponderExcluir
  116. Vixi... tem que pesquisar! Lindt tem 100%

    ResponderExcluir
  117. Não recomendo, em termos de paladar, mais do que 95%

    Sent from mobile phone
    Em 31/07/2014 18:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  118. Olá Patrícia. Agradeço, desde já, a resposta e todos os links facultados.

    Relativamente ao treino, há sempre possibilidade de ajuste, mas a intensidade faz falta, e a alteração do ritmo interfere brutalmente.

    Relativamente ao que disse, imaginemos:

    Se eu comer, no pequeno almoço (café da manhã), 2 ovos mexidos e amêndoas, mantendo o registo low-carb ao longo do dia, sinto-me irritado, impaciente, desatento, distraído. (Acontecia ainda quando treinava).

    Se, por outro lado, ingerir 60g de aveia (cereal ocasional que vou ingerindo), passo o dia super bem disposto, divertido, e sem grandes pressões. Daí ter questionado.

    Quanto à água, se não me "obrigar" a bebê-la, apresento imediatamente sintomatologia de desidratação, como urina bastante escura, com odor intenso. Atendendo ao aporte de proteína que tenho, também é conveniente que o balanço hídrico seja ajustado. O problema é que a sede não aparece.

    É complicado este dilema Patrícia, confesso.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  119. por experiencia propria que tou tendo tamben creio que low carb tipo cetogenica não combina com alta intensidade,ainda mais todo dia,da pra viver low carb cetogenica? da sim,
    da pra fazer exercicio todo dia? da sim so que alta intensidade não,passei dois dias sen fazer exercicio de alta intesidade mi sentia ben e energetico, fui fazer hoje de novo ja tou tipo fadigado,me esqueço das coisas e da sono tipo meu corpo dizendo cara vai durmir

    ResponderExcluir
  120. Venerável José Carlos Souto e demais irmãos, consegui uma adepta para a seita paleo mas ela ainda tem vergonha de postar questionamentos aqui. Ela está sentindo dores de cabeça Há dois ou três dias, ou seja, desde o início dessa dieta esotérica. O que pode ser feito para reverter esse quadro e fazer com que a nossa irmã se mantenha firme no propósito de comer como uma neandertal? Amplexos.

    ResponderExcluir
  121. um sacrifício ao deus afogado. tem que ser um uncórnio garanhão, caçado com as próprias unhas dela e abatido com o próprio chifre.

    ResponderExcluir
  122. uai, se te faz bem... tudo o que dizem que é bom ou ruim tem que testar pra ver como funciona contigo.

    ResponderExcluir
  123. rapaz eduardo pergutou un negocio e tu ven com um poema desses kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  124. Obrigado pela força, Dr. Souto! Estou tentando fazer o que posso para evoluir, paleo style. :)

    ResponderExcluir
  125. Aline Oliveira Gouvêa31 de julho de 2014 23:57

    Sofrendo para encontrar um substituto aos adoçantes... deparei com um comentário sobre o Xylitol (otimo substituto) com alguns contras (não cristaliza por isso nada de caldas e não dissolve bem em líquidos), mas estava a procura para receitas como suspiro rsssss. Encontrei 2 sites no Brasil (o preço é um horror) mas para quem utiliza ocasionalmente fica a dica.

    http://essentialnutrition.com.br/xylitol-pote-com-300g-51

    http://www.pharmaciahahnemann.com.br/xylitol-adocante-natural-1kg-p53

    ResponderExcluir
  126. Aline Oliveira Gouvêa31 de julho de 2014 23:59

    Para os interessados http://xylitol.com.br/

    ResponderExcluir
  127. stevia ja tentou ?

    ResponderExcluir
  128. Aline Oliveira Gouvêa1 de agosto de 2014 00:08

    Não, rss etou com receio pq Dr. Souto e outras pessoas já sito que tem um sabor amargo?!
    Vc consome? da para substituir receitas que vão ao forno?
    Obg

    ResponderExcluir
  129. Aline Oliveira Gouvêa1 de agosto de 2014 00:09

    Tb tive esses e outros sintomas! levei 1 semana... aguenta firme ;)

    ResponderExcluir
  130. realmentestevia não e muito doce não e um pouco amargo,eu uso ele,porque e considerado o mais seguro de todos sen efeitos colaterais

    ResponderExcluir
  131. diga a ela pra aumentar o sal e comer figado de frango ou de boi duas vezes por semana

    ResponderExcluir
  132. i quer melhor?pra min si tiver frango e ovo e a manteiga tou feito kkkkkkkk salada um pouquinho aqui un pouquinho acular e pronto,essas comidas não dão fome mesmo,pricipalmente um omelete ben feito,e fazer o bulletproff o famoso café con manteiga,se vc tolerar queijos coloque queijo no omelete ai ja era kkkkkkk

    ResponderExcluir
  133. Olá José.

    De facto sinto bastante cansaço, ESQUEÇO tudo também e, outra coisa interessante, é mesmo o raciocínio. Ou seja... Imagine que estou a ler um texto... Assim que leio, parece que me esqueço do que já li para trás... Tipo memória de peixe... Isso faz imensa confusão.

    ResponderExcluir
  134. Lembrando que boa parte desse blogue foi escrita em cetose, ou seja, na atrapalha a cognição após a ADAPTAÇÃO.

    Sent from mobile phone
    Em 01/08/2014 06:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  135. Sim Dr. Souto, compreendo. Neste momento não chego à cetose, mas sinto, sinceramente, que me vou muito a baixo se prolongar a cetose por muito tempo.

    Quanto ao esquecimento constante (tenho de usar o telefone com memos) e à incapacidade de reter o que leio, que poderá estar implicado?

    ResponderExcluir
  136. Já tem mais de 6 semanas?

    Sent from mobile phone
    Em 01/08/2014 07:10, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  137. A cetose? Neste momento não estou em cetose. Quando fiz, estive 12 semanas (3 meses) contando que estive mais 4 meses de low carb. No entanto, consumia quantidades astronómicas de carne (2 bifes de 500g de vitela por dia, por exemplo) ou de peixe. Bastantes vegetais, é certo, mas na altura, treinava bastante e nem por isso me sentia mal. Depois fiz umas análises, em que me assustou o facto de ter o CT a 298, (HDL 100 / LDL 173) e triglicéridos a 125. A Creatinina pregou-me um susto, também, estando a 1.37.

    Se está a perguntar em relação à sintomatologia, sim, essa já tem mais de 6 semanas...

    ResponderExcluir
  138. Bem, eu acho que devemos ouvir o corpo. Se você não se sente bem, deveria aumentar os carbos pata entre 100 e 150g/d.

    P.S.: em cetose provavelmente nunca esteve, pois é necessário moderar proteína para isso.

    Sent from mobile phone
    Em 01/08/2014 07:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  139. Com esta quantidade de proteína, o mais certo era o organismo recorrer constantemente à neoglicogénese, pela degradação proteica, não será Dr. Souto?

    ResponderExcluir
  140. Sim.

    1) Ninguém pode dizer que está em cetose sem medir beta-hidroxi-butirato no sangue - apenas restringir carboidratos não é nenhuma garantia.
    2) Para estar em cetose, precisa restringir os carboidratos - mas o tamanho da restrição varia de pessoa para pessoa (menos de 50, menos de 20g, etc) 3) É difícil entrar em cetose sem restringir as proteínas abaixo de 1,5g por Kg de peso ideal (pois o excesso de gliconeogênese bloqueia o processo)
    Sempre lembrando que não é necessário estar em cetose para emagrecer - são apenas considerações para deixar as coisas mais claras.


    Em 1 de agosto de 2014 07:54, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  141. Compreendo Dr. Souto...

    A questão é que, de outra forma, não conseguia saciar a fome.
    Com mais carbs, pela maior resposta insulinémica, consigo potenciar uma maior saciação e uma maior saciedade. Talvez seja esse o ponto.

    Ainda assim, integrando a aveia no regime, utilizo-a apenas antes e depois do treino, juntamente com fontes de proteína. Quanto ao restante dia, é baseado em Proteína, Gordura e Vegetais.

    No fundo, com 100-150g de hidratos, penso estabilizar. Em relação à proteína, costumo manter sempre os 2g/kg/dia. Com 150g de carbs, talvez baixe, instintivamente, para 1.5g/kg/dia.

    P.S.: Na altura da restrição severa de carbs, cheguei a alcançar 3.8g/kg/dia de proteína.

    ResponderExcluir
  142. Já passei as dicas a ela. O principal conselho é "hang in there" - aguentar firme! valeu

    ResponderExcluir
  143. Dr. Souto e demais companheiros de jornada:

    Venho aqui compartilhar com vcs a minha felicidade: Menos 7 kgs e 13 cm de abdomem em 26 dias de lchf (pratico muay thai 5x por semana tambem)! Muito mais disposição, sono regulou, gases foram embora...

    Não sinto falta de nada, como coisas deliciosas! As vezes quando estou saboreando uns 4 ovos fritos com manteiga, com bacon e queijo eu me faço a seguinte pergunta: Isso é dieta aonde, gente?! kkkkkkkkkk

    Esse estilo de vida pra mim está sendo libertador! Não consigo fazer mais do que duas refeições por dia. Café da manhã e almoço ou as vezes só o almoço. Não sinto fome, até sinto mas nao é aqueeeela fome de ter que parar e comer um prato de comida, como um rolinho de queijo e presunto e resolvo isso.

    A vontade que eu tenho é espalhar isso pro mundo mas as poucas pessoas a quem eu contei sobre a paleo me chamaram de louca e disseram que estou com artérias entupidas e vou morrer de infarto! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  144. Mande uma foto de biquini pra elas


    Em 1 de agosto de 2014 11:46, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  145. O Sr tbm não vale nada hein Doutor! kkkkkkkk
    Beijo no ombro pro recalque :*

    ResponderExcluir
  146. Boa tarde amigos! Alguem alem de mim, come carne vermelha diariamente?! Dr Souto, existe algum problema nesse habito? Seria interessante variar? Frango, peixe, etc

    ResponderExcluir
  147. Alguém, além de mim, NÃO come carne vermelha diariamente?


    2014-08-01 12:07 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  148. Eu como.


    2014-08-01 12:07 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  149. Gustavo Borgonovi1 de agosto de 2014 13:15

    Médico me mandou comer duas vezes por semana... eu tô seguindo mais ou menos, como duas vezes... por dia :D

    Mas agora uma pergunta, Dr. Souto - o médico que me recomendou isso é um gastro, com o qual trato uma colite leve, já quase curada. Além de ter citado a já manjada história de "proteína sobrecarrega os rins" e de ter me pedido um ultrassom dos mesmos - o qual vou fazer, até pra provar que isso é balela - ele disse que carne vermelha piora a colite. Existe alguma base científica pra isso?

    ResponderExcluir
  150. Gustavo Borgonovi1 de agosto de 2014 13:23

    Game of Paleo Thrones...hehe. Mas acho que só quem segue uma dieta paleo ali seriam os Selvagens, não? :D

    ResponderExcluir
  151. Desconheço. Se houver, gostaria de receber a referência do pubmed.

    Sent from mobile phone
    Em 01/08/2014 13:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  152. o negocio e o seguite pedro não so emagrece en cetose não,como o doutor disse,se não ti fas ben siga outro caminho,se vc gosta de carne pode comer sua carne se vc gosta de carbos pode comer seus carbos o negocio na dieta paleo e não ter fome, e ser felis,se vc ten constante fome e ta se estressando com comida não vejo como isso pode dar certo a longo prazo,

    ResponderExcluir
  153. Boa Tarde Dr Souto,

    Muito legal a iniciativa desse livro! Com certeza vou ler!
    E Parabéns pelo reconhecimento do seu trabalho que é realmente muito bom!

    Agora, se não for abuso da minha parte gostaria de tirar uma dúvida.
    Essa semana passada precisei me consultar numa emergência, e a médica pediu o PCR ultra sensível, não me lembro de outro médico ter pedido esse exame, como sou de Goiás primeiro diagnóstico, suspeita de dengue porque aqui está com surto.
    Bom pelos valores de referência, estava bem acima, 46,00 eu fiquei assustada, mas a médica não demonstrou nenhuma preocupação excepcional, a não ser a afirmação que realmente tinha grandes chances de ser dengue.
    Como era suspeita de dengue, precisei voltar dois dias depois e repetir os exames, não era dengue, e a pcr continuava la em 44,00. Como havia feito exame de urina também, acabei sendo diagnosticada com infeção de urina.
    Ai como boa curiosa que sou, comecei a pesquisar sobre PCR ultra sensível e aqui estou!
    Com medo!!
    Devo repetir esse exame agora pra saber se baixou? depois que tomei os antibióticos receitados para infeção de urina?
    Vi que em alguns casos esse exame pode ser indicador de arterosclerose, até que ponto devo me preocupar com isso??
    Acho que essa dúvida pode servir para outros leitores que assim como eu abrem os exames e procuram no google hehehehehe

    Desculpe o tamanho do texto!

    Att,

    Ju.

    ResponderExcluir
  154. Pessoal, faço low carb há um tempo e o hj fiz um exame de glicemia às 9h deu 72. Eu estava em jejum a 14h pois minha ultima refeição foram linguiças, ovos e meio abacate às 20h de ontem. Este resultado glicemico está bom nestas condições?

    ResponderExcluir
  155. Esse valor é infecção. É natural que esteja alto, você estava tão mal (com gripe ou seja lá o que for) a ponto de buscar atendimento numa emergência. PCR para cardiovascular só vale na ausência de qualquer infecção.


    Em 1 de agosto de 2014 14:10, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  156. Sim, claro - esse é o objetivo.


    2014-08-01 14:41 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  157. Aline Keila Castro1 de agosto de 2014 15:05

    Sucralose ! Tem liquido, em sachê e até culinário ! Bom custo x beneficio e fácil de achar !!! Eu uso da marca Linea .

    ResponderExcluir
  158. Aline Keila Castro1 de agosto de 2014 15:10

    Olá Eduardo, são sintomas normais e super comuns no início, como se fosse uma "abstinência" em relação ao carboidrato ! Aumentar a ingestão de água , se for o caso de incomodo persisitente nada que um analgésico comum não resolva.
    Alguns "irmãos"( vou nessa onde de seita kkk) mantêm esses sintomas por ate 2 a 3 semanas .
    Felizmente qdo sua amiga se surpreender com os benefícios nem vai lembrar ter passado por isso !

    ResponderExcluir
  159. Aline Keila Castro1 de agosto de 2014 15:20

    Estou com vc Jose Felipe, hoje OVOS e MANTEIGA são como eram ARROZ e FEIJÃO pra mim kkkkk

    ResponderExcluir
  160. essa tonteira e normal eu mi lembro que saia ate zonzo da academia kkkkkkk

    ResponderExcluir
  161. Aline Keila Castro1 de agosto de 2014 15:24

    100% da barra , foi ótimo !!!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  162. Síndrome da Abstinência. Vamos aguardar, irmã. Obrigado.

    ResponderExcluir
  163. feijão ten mais de 1 ano que não como pelo menos os caras da academia acertão nisso,os mitos da academia e so en querer restrigir as gorduras naturais dos alimentos

    ResponderExcluir
  164. Gustavo, eu tinha uma coisa que achava que era colite, ao menos foi o que o médico disse que era ante todos os sintomas que apresentava (não quis fazer o exame invasivo que ele pediu). Tinha crises de tempos em tempos. Tomei medicação para colite e o quadro melhorou, mas nunca fiquei bom de vez. Depois que larguei a porcariada e mesmo comendo muito mais carne que antes (tinha medo de problemas nos rins também) não tive mais crises.

    ResponderExcluir
  165. Com certeza é bom variar o cardápio, pois às vezes o peixe ou o frango estão em promoção. ;-)

    ResponderExcluir
  166. Sucralose em sachê pura?? Acho que não tem não... cada sachê pode chegar até a 0,8g de carbs. Tem lactose e outras coisinhas...

    ResponderExcluir
  167. Como tooooodo dia!

    ResponderExcluir
  168. Conversa recente com uma tia:
    - você está mais magro, está fazendo dieta?
    - sim...
    - Mas nem parece... está tão corado... está suplementando vitamina?
    - Na verdade estou comendo mais carne.
    - Eu preciso de uma dieta assim... mas o médico me proibiu de fazer.
    - O meu também!

    ResponderExcluir
  169. eu tive tontura, dor de cabeça, sonolência e constipação. Mas tudo superado sem abandonar a dieta.

    ResponderExcluir
  170. 70% eu achei bem tranquilo. Diria bem gostoso. 85% deu uma amargada, acho que é o meu limite.

    ResponderExcluir
  171. Já antecipadamente, me desculpando pela pergunta, faço a pergunta talvez, mais "brasileirística" de todas:
    Dr, podes tu, escanear o livro e disponibiliza-lo em formato PDF? Dificuldades "brasileiras" fazem recorrer a isto.

    ResponderExcluir
  172. doutor solto o que que vai acontecer com esse cara depois de uma refeição dessas ? https://www.youtube.com/watch?v=5WmQzSs34DE

    ResponderExcluir
  173. Não, eu estaria traindo a confiança dele, que me mandou o livro.

    Sent from mobile phone
    Em 01/08/2014 19:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  174. Caro Dr. SOUTO e AMIGOS do blog,

    Hoje completo cinco dias que iniciei minha dieta Low Carb.
    Estou sentindo há dois dias um zumbido no ouvido juntamente com uma leve dor de cabeça.
    O Dr. Souto me orientou que aumentasse a quantidade de sal e bebesse mais líquido.
    Estou fazendo aos poucos...
    Mas... como sou Hipertenso (uso micardis 80mg) fiquei assustado com o sal. Tornei a buscar o apoio do Dr. Souto (via email) mas ele sugeriu que postasse essas colocações no blog. Aqui estou eu fazendo...
    1) Muitos sentem zumbido no ouvido? Dores de cabeça?
    2) Fiquei assustado com o aumento do sal porque na minha mente o zumbido era decorrente da presença dele e não da falta.

    Sei que são duvidas de um principiante... mas são extremamente sisnceras.

    Abraço Dr. Souto e Amigos do blog

    ResponderExcluir
  175. olá Marcelo,


    já leu? http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/05/o-sal.html

    ResponderExcluir
  176. A farinha de Castanha de Caju para massas de panini e pizza também é segura? Em qual quantidade? Até mais! Obrigado!

    ResponderExcluir
  177. Olá Diego,


    melhor mesmo é a farinha de coco e até mesmo o coco ralado bem fininho. Mas se for com moderação, ok! Pense na quantidade de comeria de castanhas normalmente e o que isso seria em termos da farinha.

    ResponderExcluir
  178. nesta semana mudo para 85%... do contrário vou ter que comprar mais chocolate. O amargor do cacau é um freio natural contra a gula... hehehehe...

    ResponderExcluir
  179. Oi Patrícia!
    Obrigado pela indicação do blog. Inclusive já tinha lido e procurado nos comentários algumas considerações semelhantes as minhas (zumbido no ouvido) que inclusive continuo sentindo ainda neste momento, apesar de já estar comendo comida salgada e ingerindo muita água... muita mesmo...

    Sempre bebi muito café (8, 9...10) cafezinhos por dia. Estou suspeitando se não poderia ser decorrente dessa abstinência, pois desde 2f, dia 28, que não faço uso de açúcar, carb e café. Estou com dúvidas... várias interrogações...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  180. Café à vontade

    Sent from mobile phone
    Em 02/08/2014 12:25, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  181. Então pode ser essa abstinência do café que pode estar causando esses zumbidos?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  182. É possível engordar numa dieta cetogênica? Depois que comecei a aplicar as dietas sugeridas neste blog e, tendo emagrecido demais (eu já era magro, mas barrigudinho), me vejo incluindo carboidratos a mais para, justamente, não emagrecer. Fica a questão, pra mim. Seria possível eu bloquear este emagrecimento sem ter que atacar uma pizza de vez em quando? Não que eu esteja reclamando, mas e se eu não incluísse o carboidrato, teria como eu engordar sem comer açúcares? O esquimó consegue engordar??? Ouvi dizer que é bom ter um pouco de gordura pois é para onde vão as toxinas que ingerimos. Não sei se isso procede...

    ResponderExcluir
  183. Essa história das toxinas é bobagem (quem lida com elas é o fígado e os rins). Não é fácil, mas dá pra engordar com dieta cetogênica, basta comer muito. Mas é mais fácil com carbos páleo, que não vão te fazer mal.

    Sent from mobile phone
    Em 02/08/2014 16:49, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  184. Essa resposta veio muito rápido.... Eu me sinto até meio malandro por ter todas essas respostas de graça...eheh.

    ResponderExcluir
  185. Helio Flores Filho3 de agosto de 2014 20:00

    Pessoal, alguém poderia me indicar algum suplemento que daria disposição ao acordar? Sei que o Dr. Souto não recomenda suplementos, afinal a própria dieta daria conta de tudo. Mas nesses quase 90 dias em que mudei a alimentação, obtive vários dos benefícios que todo mundo conhece, mas não consegui voltar a levantar cedo pra atividades físicas. Costumava fazer (funcional + natação) pela manhã, acordando entre 5:30 e 6hs. Nos primeiros 10 a 15 dias sem carboidratos, meu sintoma maior foi de não conseguir levantar nesse horário, com sensação de ter tomado um relaxante muscular potente. Depois acredito ter normalizado, mas apesar de acordar cedo, simplesmente não há vontade, disposição pra sair de casa.

    Queria saber se há algo que posso tomar na noite anterior, porque realizar os treinos após o trabalho tem sido um sacrifício, principalmente porque uma de minhas ocupações é trabalhar em caixa de banco e quando saio de lá, vontade é só de ir pra casa descansar. E os exercícios pela manhã ajudam bastante a tolerar esse trabalho, além de serem obrigatórios pra mim por conta de uma protusão discal na lombar.

    Em tempo: antes de dormir, tenho tomado óxido de magnésio, dica que pesquei do Dr. Souto pra uma outra pessoa. Estava com muitas caimbras na panturrilha e ajudou bastante (mas ainda tenho umas "ameaças" de caimbra, ou ao menos algo parecido com, ou como um estiramento, na parte posterior das coxas - fisioterapeuta acredita estar relacionado com a protusão). Nao sei se tem relação, mas foi quando comecei também a ter maior disposição ao acordar. Só que infelizmente ainda não é o suficiente...

    ResponderExcluir
  186. Olá Helio,


    já experimentou café com óleo de coco e/ou manteiga? Precisa bater no mixer ou no liquidificador. Mas funciona muito bem como pré treino e 'energético'.
    Quando ao óxido de magnésio, pode aumentar a dosagem se ainda sente cãibras.

    ResponderExcluir
  187. Helio Flores Filho3 de agosto de 2014 21:10

    Oi, Patrícia

    Nunca tomei café na vida! Mas tenho pensado em acrescentar na dieta, depois de ler as sugestões por aqui. Não sei se vou gostar e terei que fazer mais fraco, já que nas vezes que tomei tylenol com cafeína tinha picos de ansiedade, mas tentarei :)
    O problema é que seria um energético pra aumentar disposição durante o treino, enquanto minha falta de energia é pra levantar da cama mesmo. Se eu conseguir levantar pro café, capaz de tomar e voltar a deitar rsrs. O que eu tenho achado estranho, porque só leio as pessoas comentando como estão mais bem dispostas após a mudança alimentar...

    Sobre o óxido de magnésio, tomo 2 cápsulas de 200mg. Acho que começarei a tomar 3. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  188. Rogério, falando sério... se o seu receio é por causa da carne, então não se preocupe. Variar é muito bom, mas não porque carne vermelha todos os dias vá fazer mal. Pode comer até sentir-se saciado. Agora, se você faz jejum, melhor ainda. Nem tudo o que há na carne é bom... aliás, em qualquer carne... abster-se intervaladamente não é interessante apenas para quem quer emagrecer, mas também para manter a saúde.

    ResponderExcluir
  189. Helio Flores Filho4 de agosto de 2014 13:52

    A filha de uma amiga, 18 anos de idade, descobriu no mês passado que tem diabetes tipo 1. Fiz uma pesquisa no blog e obviamente cortar o glúten apareceu como algo a ser feito o mais rápido possível. Mas e a retirada dos carboidratos pode ser feita também? Deve? Pergunto porque diariamente ha aplicação de insulina e variações na glicemia, com muitos altos e baixos (me disse que quando cai, precisa comer algo doce imediatamente). O acompanhamento medico é padrão, explica o básico e aquelas sugestões de alimentação integral, etc., então sugeri a leitura do blog. Mas surgiu essa duvida em relação ao corte de carboidratos e se os benefícios são os mesmos nesse caso.

    ResponderExcluir
  190. Hélio, vc está em cetose? eu comeria carbs pela noite como experiência.

    ResponderExcluir
  191. já pensou em se consular com um otorrino? pode simplesmente ser coincidência e vc está com alguma coisa no ouvido mesmo

    ResponderExcluir
  192. Cortar carboidratos é essencial, mas isso precisa ser feito com acompanhamento médico para reduzir a insulina junto.

    É completamente indispensável pata ela ler esse livro: http://www.amazon.com/gp/aw/d/0316182699?pc_redir=1406967863&robot_redir=1
    Sent from mobile phone
    Em 04/08/2014 13:52, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  193. Helio Flores Filho4 de agosto de 2014 20:45

    Oi, Leonardo

    Acredito que sim, pela redução de carbs, que certamente ficou abaixo dos 50g diários. Não sei se serve como indicador, mas já até treinei e nadei em jejum, sem problemas. Nunca busquei confirmar a cetose pensando no que já li por aqui: ta dando certo a maioria das coisas, então não vou ficar preocupado com isso, com peso, ou controle de gramas do que estou comendo.

    Esses carbs a noite seriam mais recomendados pra quem esta em cetose?

    ResponderExcluir
  194. Helio Flores Filho4 de agosto de 2014 20:51

    Eu já tinha visto essa recomendação de livro em outro post, mas infelizmente tem aquela barreira do idioma... de qualquer forma, passei a dica.

    O acompanhamento médico pode ser outro problema, caso o profissional não concorde com a mudança alimentar. Desconheço quem siga paleo ou lowcarb por aqui, é torcer por uma mente aberta...

    ResponderExcluir
  195. Helio Flores Filho4 de agosto de 2014 23:24

    Aproveitando, Dr. Souto, seria possível uma explicação rápida do porque ela ter quedas drásticas de glicemia, mesmo comendo carbs o dia todo (a fome ou compulsão por comida aumentou, aliás), enquanto uma pessoa saudável pode cortar totalmente o consumo e não ter problemas de hipoglicemia?

    ResponderExcluir