terça-feira, 1 de julho de 2014

O açúcar e o seu cérebro

Comer pouco açúcar não afeta negativamente o seu cérebro (pelo contrário); já comer muito...

Veja aqui, aqui, e o vídeo abaixo:


34 comentários:

  1. Dr. Souto, se o consumo de mel ficar dentro de 50g de carbo diário (mel, nozes e vegetais), você percebe problemas no consumo diário dessa delícia da natureza (consumo junto com gordura de óleo de coco e leite de coco).

    ResponderExcluir
  2. Acho que é aceitável, se não travar o emagrecimento nem alterar Hb glicada e triglicerídeos. Mas é sempre bom lembrar que mel é açúcar. Aquele que está no açucareiro veio da natureza também.


    2014-07-01 21:57 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  3. A parte de repetir as mesmas refeições e a queda de dopamina é interessante.
    Então seria bom ficar variando as refeições? Semanalmente talvez?

    ResponderExcluir
  4. Ou comer a mesma coisa pra enjoar e comer menos ;-)


    2014-07-01 23:39 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  5. Fábio Alvarenga2 de julho de 2014 00:42

    Esta questão de começar a liberar os carbs para mim é complicada. Eu nunca estive acima do peso, entrei no lowcarb/paleo a 8 meses, por questão de saúde, mas me considero um viciado em carbs ainda em tratamento. A pouco comecei a liberar os carbs seguros e percebi que a compulsão acompanhada de ansiedade por comida começou a voltar. Já fazia um bom tempo que eu havia parado de abrir a geladeira ou os armários "só para ver o que tem". Nesta semana me peguei fazendo isso. Essa medida do que pode e do que não pode que me intriga. Quando eu fazia very lowcarb não tinha este problema, nem dava bola para alimentos doces/carbs. Passava indiferente pelos "quindins da vida". Agora é complicado, tenho que fazer um grande esforço.

    ResponderExcluir
  6. esse é um dos motivos pelos quais prefiro very low carb

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Fábio, existe uma grande diferença entre "comida paleo" e "estilo de vida paleo". Comida paleo pode engordar, viver um estilo de vida paleolítica, não.
    E acho que é isso o que nos atrai à dieta paleolítica: o comportamento típico do homem primitivo: movimento e contato com a natureza, comida de verdade e o respeito à disponibilidade natural dos alimentos.
    Acho que o grande problema para o homem moderno se adaptar à dieta paleolítica é que ele vive inserido numa cultura desfavorável a uma vida mais natural, conforme a sua natureza, e que isso tenha norteado boa parte de sua dieta desde os primeiros dias de sua vida. Difícil mudar de uma hora pra outra.
    Acho que uma intervenção VLC é a melhor forma de refazer o caminho, até que o organismo reprograme e restabeleça suas antigas preferências e prioridades, sobretudo no paladar.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Souto, medi a glicose 1h após a ingestão do bolo páleo e estava em 88.

    ResponderExcluir
  9. Amém

    Sent from mobile phone
    Em 03/07/2014 16:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Gostaria muito de saber qual a porcentagem que devo seguir. ..carbos proteinas e gorduras...comecei com a atkins...mas tenho me interessado muito pela paleo...agradeço desde já

    ResponderExcluir
  11. Se seu objetivo for emagrecimento, sugiro ficar abaixo de 70g de carbs. O resto, é comer comida de verdade, sem medo da gordura natural dos alimentos.
    Sent from mobile phone
    Em 06/07/2014 01:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  12. http://www.rgnutrinacozinha.com.br/tablet/tabela-medida.php

    ResponderExcluir
  13. Passa pra gente a receita desse bolo paleo :-)

    ResponderExcluir
  14. http://primalbrasil.com.br/bolo-de-coco-paleo/



    O bicho é MUITO gostoso!

    ResponderExcluir
  15. Dr souto, tenho 25 anos, e desde os 17 ate os 23 engordava 10kg por ano. Depois de conhecer o sr e seus conhecimentos, ja perdi 34kg (pesava 126, hoje 92) e minha numeracao caiu de 56 para 44. Muito obrigado por mudar minha vida dr!!!

    Agora vem as duvidas: Tenho uma dificuldade genetica, que eh subir meu hdl para 50 (normalmente eh 25 a 35). Alem disso, Oleo de coco pode ficar em contato com luz? Ovo frito na manteiga tem gordura trans? Por motivos de forca maior, nao posso comer comida de verdade pos treino de musculacao as 5 da tarde. Portanto, gostaria de saber se tomo so proteina ou proteina + dextrose: a intenção eh perda de gordura e aumento da massa muscular.

    Dr, nossa meta eh chegar aos 75kg! Digo nossa meta pois sem o sr eu nao vou chegar la! Forca para o sr continuar motivado a mudar a vida de tanta gente, como a minha!!!

    Saudacoes de fortaleza/ce!

    ResponderExcluir
  16. Uau!!

    Gordura de coco é saturada, não estraga, não oxida nem solta as tiras.
    O que provoca gordura trans são óleos de sementes.

    Pode usar whey, mas sem maltodextrina, essa maltodextrina prejudica o emagrecimento e é desnecessária.

    Sent from mobile phone
    Em 10/07/2014 11:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  17. Que Deus lhe abencoe mais ainda!!!

    ResponderExcluir
  18. "não solta as tiras." hahahaha...

    ResponderExcluir
  19. Uma dica: antes de usar whey dá uma olhada nos vídeos do canal do Félix Bonfim no youtube.

    ResponderExcluir
  20. Isso já tem que ter uma certa idade pra entender, Lister :-)


    2014-07-11 10:26 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  21. Sim, é verdade...Eu sou do tempo que havaianas era calçado de pobre... hehehe

    ResponderExcluir
  22. Opa lister

    O felix eh muito gente boa!!! Ajuda muito a gente! Eu so tomo a vp2, que foi a melhor delas! Eh 39 dolares no iherb. E a receita esta taxando em 50 reais ultimamente (aqui em fortaleza)

    ResponderExcluir
  23. Dr Souto eu ainda não consegui me livrar do sabor adocicado, principalmente quando tomo minha vitamina de abacate com banana verde, chá, etc...eu estava pesquisando numa alternativa mais saudável ao adoçante e achei várias matérias sobre yacon syrup, não consegui colar o artigo, mas de acordo com o que li o IG é 1! Durante a adaptação seria uma alternativa interessante? Poderia usá-lá no lugar do adoçante, já que me parece menos prejudicial? Alguma consideração? Seu tempo é precioso, se algum colaborador puder ajudar, muito obrigada :-)

    ResponderExcluir
  24. O índice glicêmico é baixo porque é frutose. Sim, tem fructooligossacarídeos (bom), mas é frutose (péssimo). Aplica-se a mesma lógica que para açúcar de coco: http://authoritynutrition.com/coconut-sugar/
    Sent from mobile phone
    Em 18/07/2014 11:53, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  25. A inocente aqui já estava ficando feliz... Ô dificuldade tirar esse sweet taste da minha vida.... Obrigada por esclarecer:-)

    ResponderExcluir
  26. Dr. Souto, fico aqui lendo as perguntas e respostas, tentando entender.... mas é difícil porque sou leiga e novata nesse assunto e vcs falam por código e sigas e em inglês... aí fica bem complicado, né ? Preciso perder 15 quilos pelo menos e estou apenas comendo menos e evitando aquilo que com certeza eu sei que engorda, só isso. Não sei nada sobre índice glicêmico, glicose, very low carb, paleo, maltodextrina, etc... será que tenho que fazer uma faculdade pra emagrecer ?? Ou será que tudo isso pode se tronar mais "acessível" para essa pobre ignorante aqui. .... grata.

    ResponderExcluir
  27. Comece por aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/dieta-paleolitica.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

    Especialmente, leia essa:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/01/reflexoes-sobre-postagem-anterior.html

    é S.I.M.P.L.E.S.

    ResponderExcluir
  28. Se fizer faculdade, engorda, pois vão ensinar a comer pão preto com margarina e sucrilhos com leite desnatado.


    Em 22 de julho de 2014 16:59, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  29. Dr. Souto iniciei a Paleo a 2 semanas e ja perdi peso e me sinto muito melhor. Faltam 7kg para atingir minha meta e não pretende sair nunca mais desse tipo de alimentação. Porem tenho uma dúvida, comer 1 banana, 2 colheres de tapioca e queijos amarelos todos os dias podem dificultar meu emagrecimento? E quando eu acabar comendo um pedaço de bolo em um aniversário(muito esporádico) devo fazer algo diferente na alimentação depois ou só seguir normal? Como sou iniciante surgem muitas duvidas e vejo que o Dr é muito atencioso com todos aqui no blog e isso nos ajuda muito! Parabéns.

    ResponderExcluir
  30. Dr. souto, como vai? Sou seguidora do estilo de vida Atkins ( fase Ppc) e uma grande admiradora do seu trabalho. Minha dúvida é, o que o Sr. Pensa a respeito do Kefir? Tenho sérios problemas de constipação, já tentei de tudo, inclusive a receita de abacate batido com linhaça, por isso penso em começar a consumir Kefir. Mas tenho medo de influenciar a minha perda de peso. O que o sr. Me recomenda?

    ResponderExcluir
  31. Kefir é uma boa.

    Se não resolver, vamos para as fibras sintéticas: Fiber Mais 2 colheres de sopa Benefiber 1 colher, à noite


    2014-08-26 15:19 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir