segunda-feira, 14 de julho de 2014

Robb Wolf, Loren Cordain e Taubes em espanhol

O Português, como sabemos, é um deserto editorial. Afora livros de autoajuda, pouca coisa chega às nossas prateleiras. Além, é claro, das matérias das revistas nacionais, escritas por jornalistas que não são do ramo, entrevistando "especialistas" que também só leram o pouco que por aqui se divulga.

Das dezenas de livros sobre low carb e páleo, apenas DOIS ganharam versão em português: Barriga de Trigo e a Dieta da Mente. Os melhores livros permanecem em inglês.

Durante o Império Romano, todos tinham que falar latim. Hoje, sugiro que aprendam inglês, se não quiserem ficar COMPLETAMENTE à margem. Não é justo, mas é uma realidade.

Mas há uma esperança (obrigado ao leitor Alessandro Amaral pela dica): edições em espanhol. Para quem ainda não domina o inglês, seguem algumas sugestões:

Eis a versão em espanhol do Paleo Solution, de Robb Wolf (clique nas imagens para comprar):




O Paleo Diet, de Loren Cordain, também está disponível:



O New Atkins for a New You, que é a dieta Atkins atualizada por 3 grandes autores:




Até mesmo o livro Why We Get Fat, de Gary Taubes, o livro que me fez começar a estudar o assunto e me estimulou a escrever esse blog, existe em espanhol (embora não para Kindle, e precise ser comprado na Amazon espanhola - clique aqui ou na imagem abaixo):



Então, enquanto você se matricula no inglês, vá lendo esses títulos em espanhol. Bem melhor do que aguardar por versões nacionais que, infelizmente, talvez nunca venham.

Se você encontrar algum outro livro importante em espanhol, me avise para que eu possa atualizar a lista.

336 comentários:

  1. Eu acho que é um efeito realimentado. Temos pouco hábito de comprar livros, então são lançados poucos livros em PT-BR, então compramos pouco, então... :-(

    ResponderExcluir
  2. Patricia T. Vaccari Júlio14 de julho de 2014 18:36

    Outro dia estava na Megastore da Saraiva que abriu aqui na minha cidade em abril e fiquei espantada ao ver que nenhum dos livros de psicologia aborda o tratamento via dieta para casos de depressão, ansiedade, TDAH, DDA e Autismo. Livros sobre a Paleo...juro que fui procurar, mas não havia nenhum. Aí, mês passado, na secao de Nutrição, encontrei finalmente algo próximo, que é "O Perigo do Gluten". Fiquei lendo lá, em pé mesmo...kkk e me divertindo com tudo o que lia. Parece ser um bom livro, e como não sou da área medica, a mim da impressão de um livro mais técnico.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Souto, admiro muito seu trabalho e empenho para nos fornecer conteúdo de qualidade, e ficaria agradecido se você respondesse algo que vem me incomodando muito ultimamente. Uma médica me informou que um Dr. chamado Dr. Apkins conduziu um estudo com várias pessoas induzindo a dieta Paleo aos mesmos e que os mesmos morreram de doenças como infracto, artéria entupida e etc.

    Andei pesquisando e achei alguns artigos na internet, o que me preocupou mais ainda, seguem os artigos:

    http://www.atkinsexposed.org/atkins/1/Atkins.htm
    https://www.womenshealthletter.com/Health-Alert-Archive/View-Archive/2051/Did-the-Atkins-Diet-Kill-Dr-Atkins.htm
    http://www.abc.net.au/health/thepulse/stories/2006/03/23/1598167.htm



    Ficaria agradecido se você confirmasse para mim se a informação é verídica ou não. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Andrei Rocha de Almeida14 de julho de 2014 19:49

    Rodrigo,
    eu li o primeiro link e tem muita bobagem escrita lá. Uma dieta low carb pode ser a mais nutricionalmente rica e densa. Verduras e frutas low carb devem fazer parte da dieta, juntamente com carnes (riquíssimas em minerais e vitaminas), ovos e gorduras, que são essenciais para absorção das vitaminas a, d, e, k, além de garantir o bom funcionamento das membranas celulares.
    Agora te garanto que pão, macarrão, cereais cobertos de açúcar, massas em geral são apenas calorias vazias. Pouquíssimos nutrientes.
    Dependendo do seu objetivo e da sua intolerância à glicose e resistência insulínica, aí vc pode acrescentar raízes e frutas com mais carboidratos.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Souto, costumo tomar muito café, todos os dias, não sou muito fã de café puro, comecei a usar nata e não consigo nem pensar em usar leite novamente, minha dúvida é, tomar umas 4 xícaras de café com nata pode prejudicar a perda de peso? Estou há quase 3 meses e perdi mais de 30 Kg. Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  6. Bom, obviamente não está te atrapalhando! :-)

    Sent from mobile phone
    Em 14/07/2014 21:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  7. Caraca!!! 30 kg em 3 meses. Que maravilha!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Patricia, ainda faltam uns bons 20 Kg, mas aos poucos eu chego lá.

    ResponderExcluir
  9. Dr. Souto, tenho os dois primeiros livros em espanhol em pdf. Os livros completos, eu imprimi e encadernei e ficou ótimo. Será que conseguimos disponibilizar estes livros em algum link gratuito para o pessoal que quiser baixar ? Eu posso enviar para o e-mail de quem souber como fazer isso.

    ResponderExcluir
  10. Não quero distribuir material pirata nas postagens. Mas se quiser colocar o link nos comentários, pode colocar.

    Sent from mobile phone
    Em 14/07/2014 23:05, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de dizer ao Dr. Souto que a dieta não viola as leis da termodinâmica. Os profissionais da nutrição deveriam fazer uma revisão sobre como realmente funciona o ciclo de energia do nosso corpo, avaliar com mais rigor científico o consumo dos alimentos.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Souto,
    Comecei a acompanhar o blog esta semana e já mudei um pouco a minha alimentação.
    Faz uma semana que retirei o glúten e comecei a usar alimentos que não estava acostumada: óleo de coco, manteiga, carne de vaca e porco, castanha de baru, iogurte natural com polpa desidratada de morango, sal do himalaia, leite de coco. E continuo com algumas coisas que já estava acostumada: ovos, tapioca, queijo, legumes, verduras, frutas, castanhas, cacau 70%, creme de leite, frango, peixe.
    A partir dessa semana comecei a ter dores de cabeça, um pouco de tontura, prisão de ventre e fico "lembrando da comida".
    Gostaria muito de continuar e me adaptar a dieta Paleo. Você poderia me esclarecer se estes sintomas são normais no começo da dieta?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Achei um link na internet para baixar gratis o livro em formato PDF Good Calories, bad Calories do Gary Taubes ( em ingles ) segue o link : http://www.4shared.com/office/EbvVzcjKba/Good_Calories_Bad_Calories_-_G.htm

    ResponderExcluir
  14. Edmar Ferreira Jr15 de julho de 2014 02:38

    Patricia, O livro "A dieta da mente", do Dr. David Perlmutter, trata exatamente do assunto.

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr, tenho tentado adicionar um pouco de safe starch na minha dieta depois de reler o PHD, comi uma batata em um dia e batata doce em outro, ambas recheadas com requeijao e bacon,280g crua, pequena, dando assim, pelo cronometer entre 70 e 90g de net carbs. No entanto fiquei muito cheio a noite, acordei diversas vezes durante o sono, a digestão pareceu muito lenta (comi as 20h, dormi as 23h). Isso acabou me desanimando um pouco dos starches, mas seria apenas uma fase de adaptação e seria saudável esperar e acrescentar esses starches na dieta a noite?
    Tomo ja regularmente fecula de batata e magnesio a noite, e ja devo ter uma media de 40 a 60g de net carbs sem acrescentar starches, vindo de verduras e de alguma pequena porção de abobora ou algo com amido se almoçar em restaurantes.
    Seria realmente benéfico aguardar essa adaptação a um pouco de starch, evitar a deficiência de glicose como dizem os jaminets?

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que temos que ouvir o nosso corpo.


    Em 15 de julho de 2014 08:34, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  17. Comecei há apenas oito dias e não senti esses desconfortos. Logo seu organismo se limpa, você se acostuma ao novo estilo de alimentação e atingirá seu objetivo. O que tenho lido dos demais leitores é: PERSISTA.

    ResponderExcluir
  18. Com certeza chegará lá! Se eu perder 30kg em três meses, ficarei numa felicidade sem tamanho. Sucesso e parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Tive um pouco de dor de cabeça e tontura. Quanto a lembrar de comida, nas primeiras semanas comi LCHF como se precisasse da mesma quantidade de comida que antes. Enfim, após 10 dias não senti mais nada; mas só após a 3a semana consegui voltar à atividade física digamos mais pesada.

    ResponderExcluir
  20. Curso gratuito de ingles pela internet:
    https://www.duolingo.com/

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Eduardo, tenho certeza que atingirá seu objetivo!

    ResponderExcluir
  22. Oi Roger,
    Também não estou conseguindo ir na academia.
    Mas vou continuar tentando, acredito que vá passar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Obrigada Eduardo.
    Vou persistir sim.

    ResponderExcluir
  24. DEU NO TERRA

    Ovo afasta mau humor: veja alimentos que ajudam e atrapalham

    Segundo pesquisa, poucos brasileiros ligam alimentação à alteração de humor, mas cardápio aumenta e diminui raiva e ansiedade - Por Aline Lacerda

    Trânsito, contas no fim do mês e vizinho barulhento dão mau humor em qualquer um. Mas sabia que fritura, fast food e gordura demais também influenciam o estado de espírito? Uma pesquisa recente mostrou como o brasileiro liga o bem-estar à alimentação. Mesmo entre as pessoas que consideram ter uma alimentação balanceada, 34% relacionaram o mau humor aos hábitos alimentares. Já entre os entrevistados que disseram comer de maneira errada, o número sobe para 45%.

    Entre as pessoas que sentem irritação com frequência, 64% se alimentam de fast food ao menos duas vezes na semana, 61% não bebem dois litros de água diários e 58% não costumam comer produtos integrais mais de três vezes na semana. O levantamento foi feito com 500 homens e mulheres de mais de 18 anos via internet, pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) em parceria com o multivitamínico Centrum.

    “Alimentação desequilibrada causa alteração nas funções metabólicas e hormonais e isso afeta o humor e causa irritação”, afirma Dr. Rogério Padovan, especialista em medicina esportiva e nutrologia pela USP. Ele explica que o efeito de certos alimentos no corpo são os responsáveis pelo desconforto. Eleger cardápios e dietas radicais que excluem grupos alimentares, como as que proíbem o consumo de carboidrato, por exemplo, alteram demais o metabolismo e rebaixam os níveis de energia, fazendo com que as pessoas experimentam eventuais momentos de fúria.

    Além destes efeitos, o consumo exagerado de gordura reduz ainda os níveis de triptofano, precursor da serotonina, neurotransmissor do bem-estar. “Os alimentos ricos em gordura saturada e trans, como os industrializados, geram um estado de inflamação, liberando moléculas que vão reduzir a atividade do triptofano e podem reforçar alterações de humor”, explica a nutricionista funcional Juliana Bueno.

    Como grande influenciador do humor, o cardápio não é só um dos responsáveis pela ansiedade, há comidas que agem também na hora de levantar o astral. “O ansiolítico mais vendido no mundo é chocolate”, diz Dr. Rogério Padovan. Além do cacau, banana e ovo também são alimentos ricos em triptofano.

    Nesse mesmo time, opções de vitaminas e minerais também cooperam para ter uma vida mais feliz: magnésio, selênio, complexo B e vitamina C estão entre elas. “Estes alimentos devem fazer parte da rotina da pessoa para que este distúrbio no humor não ocorra, mas se consumido de forma pontual também já atua”, comenta a nutricionista.

    Mas a busca pelo prazer imediato que alguns alimentos (como cacau) causam pode os transformar em vilões, quando passam a ser um dos responsáveis pela obesidade e dificuldade de perda de peso. “Alguns alimentos vão aliviar, mas não tirar a ansiedade. Não dá para ficar estressado e comer chocolate toda hora, vai acabar comendo demais e ficar obeso”, explica Dr. Rogério.

    Além da sobremesa, as massas também causam um efeito parecido no corpo. Os alimentos ricos em carboidrato refinado - como arroz branco, macarrão, pão francês – provocam o aumento da insulina, o que faz com que o triptofano chegue intensamente ao cérebro. “No início é bom, mas logo ela começa a faltar e a pessoa tende a comer outra porção deste mesmo alimento na busca de prazer. Isso gera piores alterações bioquímicas e fica cada vez mais distante o objetivo de aumentar o bem-estar de forma mais duradoura”, afirma a nutricionista.


    PS: Tenho postado essas matérias que encontro aqui no blog pra dar uma movimentada nos comentários e para o Doutor Souto comentar se houver algo interessante.

    FONTE: http://saude.terra.com.br/nutricao/ovo-afasta-mau-humor-veja-alimentos-que-ajudam-e-atrapalham,cd3df116b1127410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

    ResponderExcluir
  25. 90% bobagem...

    As pessoas não são viciadas em cacau, são viciadas em DOCES sabor cacau (tipo menos de 25% cacau). E se a pessoa for de fato viciada em CACAU, sem açúcar, irá melhorar sua saúde e emagrecer. Mas, obviamente, para entender isso, precisa primeiro se desligar do paradigma das calorias.


    Em 15 de julho de 2014 14:50, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Alexandre de Oliveira15 de julho de 2014 14:56

    adorei a ideia d trocar a língua oficial tupinikim para tupi guarany. creio q faria um bem enorme ao entendimento nacional

    ResponderExcluir
  27. Meu amigo cursa Química e está fazendo uma matéria de Nutrição. Encaminhei o link do blog a ele e ele já o repassou para a Nutricionista-Professora. Espero que venham a agregar às discussões de alto nível do blog. Minha intenção é colaborar, trazer novos adeptos interessados em alimentação de verdade, sem porcarias (ou pelo menos comendo o mínimo delas). Até breve.

    ResponderExcluir
  28. Se os problemas psicológicos fossem resolvidos com dieta, nutricionista e nutrólogo "curariam" depressão, esquizofrenia, etc. Quem come muito carboidrato em forma de pão, bolo, biscoito, comumente é mais ansioso, mas a ansiedade de quem sofre de síndrome do pânico não é determinada pela dieta, e sim por uma complicação em sua vida de relações.

    ResponderExcluir
  29. Boa é a propaganda do Baton Garoto, se gabando por ter adicionado mais "leite" ao "chocolate". Acho que nem manteiga de cacau aquela porcaria tem.

    ResponderExcluir
  30. Dr. Souto, tenho uma curiosidade: não é o meu caso mas aquelas pessoas que são naturalmente magras, que comem de tudo e não engordam nem quando querem ganhar um pouco de peso, essas pessoas fazendo dieta low carb, como reagiriam (ou como reagem, se for indicado)?
    Obrigado, abraço

    ResponderExcluir
  31. Em geral perdem uns 2 ou 3 kg e estabilizam. Mas essas pessoas podem fazer páleo não-low carb.

    Sent from mobile phone
    Em 16/07/2014 00:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  32. Exatamente o que aconteceu comigo, fui de 67 a 65 kg, meus pais idem. Com a diferença que meus pais não passam mais mal nem tem digestão ruim com carnes gordurosas, nem dor de cabeça. Eu não tenho mais sonolência durante o dia, não tenho mais ressaca quando bebo, se antes de dormir como 3 ovos. Não me lembro de ter me adoentado nesses ultimos 7 meses. Dentre outras melhorias.

    ResponderExcluir
  33. De fato, a melhora na qualidade de vida é o que mais conta.

    Sent from mobile phone
    Em 16/07/2014 08:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  34. Com certeza, já convenci completamente pelo menos meia dúzia parentes a virarem paleo integral, e outra meia dúzia a fazerem a maior parte do tempo, mas não cheguei a falar com eles da perda de peso, acabo achando secundário em relação a saude geral e não lembro de falar.

    ResponderExcluir
  35. Alberto Americano16 de julho de 2014 12:07

    Caro Dr. Souto,
    No meu caso, sempre fui chocólatra. Hoje, na minha dieta cetogênica, só como chocolate 85% de cacau. Quando como-o, fico tão fissurado como sempre fui, tenho que me segurar para não destruir um tablete inteiro de 200g numa só bocada...

    ResponderExcluir
  36. Experimenta um dia o 100%, estou há um mês tentando terminar uma barra de 100g ;-)

    Sent from mobile phone
    Em 16/07/2014 12:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  37. o negocio é aprender ingles kkkkkk
    eu li o paleo solution, achei fan-tas-ti-co!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. eu ainda to no 70%...no começo nem o 70% nao ia....esses dias consegui apreciar um 85%...aos poucos estou melhorando :)

    ResponderExcluir
  39. Hehe. O meu 100% está abandonado. Já o 90% da Lindt (que não vendem no Brasil) é muito bom, mas passa por um "processamento alcalino", para reduzir a acidez, e pelo que pude entender isso acaba reduzindo os polifenóis e antioxidantes. Estou esperando chegar o 99% que encomendei, que não sofre esse processo. Acredito ser a melhor opção (exceto pelo preço).

    ResponderExcluir
  40. Hoje tem o Primal Connection, do Mark Sisson, por US$ 0.99 na Amazon:
    http://www.amazon.com/gp/product/B00AM5XKPA/ref=as_li_tl?ie=UTF8&camp=1789&creative=390957&creativeASIN=B00AM5XKPA&linkCode=as2&tag=marsdaiapp07-20&linkId=KS5EFYWXFHKWEDC2

    ResponderExcluir
  41. Alguém me sabe dizer se o livro, A dieta da mente existe em Portugal? No caso do livro da barriga de trigo aqui em Portugal o nome é um pouco diferente ( Sem trigo e sem barriga). Aguardo uma resposta.
    Bem haja para todos

    ResponderExcluir
  42. Dr. Souto e amigos, comecei a ler o livro do Dr. Loren Cordain, que é citado neste post. SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!! SERÁ QUE EU ENTENDI TUDO ERRADO??? Ele fala para não comer mais de 6 ovos por semana e ainda fala que o ovo aumenta o colesterol ( E qual o problema do colesterol ???? ), ele fala para evitar BACON ( qual o problema do bacon ??? ), ele condena manteiga e nata ( já sabia dessa postura radical do Loren Cordain quanto a derivados do leite ) isso eu até posso aceitar, mas o que mais me intriga é a insistência dele eu só indicar carnes magras, ele disse que os animais do paleolítico eram carne de caça e eram muito mais magros que os animais atuais ( Isso faz todo o sentido ) e APENAS RECOMENDA CARNES MAGRAS, mas a dieta não é LCHF ( Low carb, hight fat ) ?? E qual o problema da gordura???? Mas eu fechei o livro na página que ele indica o OLÉO DE CANOLA como melhor que o Azeite de oliva extra-virgem. Gente oléo de canola é um VENENO !!!!! Se você tem em casa, dê para seu inimigo mas não consuma. Dr. Souto, este livro não pode confundir mais do que informar?? Pelo menos a mim me deixou bem confuso, acho que entendi tudo errado até aqui e faço muita coisa ao contrário do Dr. Loren Cordain, rs Por favor, socorro gente!!! Alguém já leu????

    ResponderExcluir
  43. É simples: sempre que houver discordância entre o que eu falo e o Cordain, é porque o Cordain está errado ;-)

    Esse livro é antigo, tem quase 15 anos. Ele já mudou de opinião em muitas dessas coisas.

    Você terá que aprender a ler diferentes autores e tirar o que interessa, eles frequentemente se contradizem, a vida é assim mesmo.

    Sent from mobile phone
    Em 16/07/2014 21:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  44. Dr. Souto, obrigado pela rápida resposta. Já estava ficando doido com tudo que li no livro do Cordain, rs


    Isso dos autores se contradizerem realmente é complicado. Estava lendo um livro ótimo aqui ( ATENÇÃO PESSOAL ESTE LIVRO TEM EM PORTUGUES ) chamado " LEITE: Alimento ou veneno?? " em que o autor discorre sobre todos os malefícios do leite para a saúde, chegando a o comparar com veneno e o livro é muito bom, exceto pelas partes que ele comenta sobre gorduras e colesterol, rs. Tirando isso o livro é bom e recomendo.


    Dr. Souto, tem que sair logo um livro seu, todo o material deste blog já daria um excelente livro!! Abs

    ResponderExcluir
  45. Um dia eu faço :-)

    Sent from mobile phone
    Em 16/07/2014 21:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  46. mas como nutricionistas e nutrologos curariam isso se os protocolos que eles seguem acabam causando justamente essas doenças? não com o protocolo atualmente seguido.

    E sim, há muitos relatos e até estudos sobre doenças neurológicas sendo tratadas (e revertidas) com alimentação. Não é descartando a necessidade da medicação e do acompanhamento psicológico, mas conversar e se entupir de sossega-leão também não fazem mágica, se você não der um jeito na raiz do problema...

    ResponderExcluir
  47. É verdade. Comprei o livro Barriga de trigo com esse título. Não achei aqui ainda o Dieta da Mente, mas assim que chegar ao Brasil vou procurá-lo.

    ResponderExcluir
  48. Você está querendo dizer que depressão, esquizofrenia e síndrome do pânico são doenças neurológicas? Você poderia me indicar os estudos randomizados que mostram que isso é um fato e, também, as pesquisas que apresentam a dieta como a determinante para a resolução dessas complicações?

    ResponderExcluir
  49. Não há nada randomizado. Mas há algumas coisas interessantes...

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3321471/
    http://evolutionarypsychiatry.blogspot.com/2012/10/ketogenic-diets-and-bipolar-disorder.html http://www.examiner.com/article/low-carb-ketogenic-weight-loss-diet-may-ease-depression-and-bipolar-disorder
    http://www.nutritionandmetabolism.com/content/6/1/10

    Sent from mobile phone
    Em 17/07/2014 08:03, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  50. Olá Dr. Souto,

    Meu nome é Jéssica, tenho 23 anos, tenho diabetes tipo 1 há 7 anos. Recentemente me interessei pela dieta Paleo e iniciei, porém posteriormente descobri um problema na vesícula (colecistite) e intolerância a lactose e clara de ovo.

    Pessoas com vesícula doente podem fazer a dieta paleo? Estou em dúvida, pois segundo meu gastro eu não devo comer NENHUM tipo de gordura.

    Como tenho intolerâncias, se eu pudesse comer gordura, focaria em azeites, óleo de coco, abatate, etc… seria possível mesmo sem a vesicula desempenhando sua função corretamente?

    O gastro disse que não poderia, já minha nutricionista mencionou que algumas gorduras são digeridas no intestino e não utilizam a vesícula mas não entendi direito a explicação dela, o sr. sabe sobre isso?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  51. lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/12/a-vesicula.html

    Sent from mobile phone
    Em 17/07/2014 09:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  52. Entendo sua colocação Sergio! Sou praticante de musculação e nessa área eles abominam dietas low carb! Um dos caras mais coerentes sobre diversos assuntos controvérsos sobre musculação disse isso: "Existe a ideia errada de que na dieta cetogênica a ingestão de calorias não tem nenhuma influência. Como em todos os outros casos, a queima de gordura, mesmo no estado cetogênico, requer um balanço energético negativo e você precisa consumir sempre menos calorias do que aquelas que o corpo gasta." http://fitseven.com.br/emagrecer-rapido/todo-sobre-dietas/dieta-cetogenica E não adianta, mostrei o estudo do inglês que comeu 5 mil calorias de gordura e proteina e não engordou como a calculadora de calorias previu pra alguns amigos afirmaram que ele engordou sim! "Ele perdeu quilos de glicogênio muscular e depois passou a engordar, mas como foi só por 21 dias, não deu tempo de perceber uma diferença drástica".. Não adianta mostrar estudos, e este lindo blog do Dr. Souto. Se a pessoa não abrir a cabeça pra novas opiniões nunca vai evoluir. E vc tem toda razão, tem alguns livros/artigos que só serve pra confundir mesmo.

    ResponderExcluir
  53. Eu também concordo que precisa balanço calórico negativo. Apenas afirmo que há uma perda líquida de 300 calorias dissipadas como calor em low carb, e que a fome se reduz espontaneamente, levando ao déficit calórico sem esforço.
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/03/documentario-da-bbc-sobre-dieta-atkins.html
    Sent from mobile phone
    Em 17/07/2014 09:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  54. Dr. Obrigada por responder! Mas como explicar o emagrecimento de pessoas que hoje comem mais, (e melhor) como eu com a dieta cetogênica? Eu fazia uma dieta de 1500 calorias contadas, pesava tudo o que comia e estagnei no peso. Passei pra cetogênica comendo 2 mil calorias (morrendo de medo, claro), de pura carne e queijos, que adoro, e baixei 3 quilos e tbm reduzi medidas. Sempre achei que fosse por causa da cetose..

    ResponderExcluir
  55. Ok. Também vou indicar algumas bibliografias para “alimentar”
    o debate sobre o assunto.

    O Paciente Psiquiátrico – J. H. Van Den Berg

    Esquizofrenia: O Símbolo Sagrado da Psiquiatria – Thomas S. Szasz

    A Fabricação da Loucura – Thomas S. Szasz

    O Mito da Doença Mental – Thomas S. Szasz

    O Idiota da Família – Jean-Paul Sartre

    Razão e Violência – R. D. Laing e D. G. Cooper

    Necessidade/Escassez e Síndrome do Pânico - http://nuca.org.br/Textos/Congresso/Necessidade%20%20Escassez%20e%20S%EDndrome%20do%20P%E2nico-1.pdf

    Sexualidade, Família e Complicações Psicológicas - http://nuca.org.br/Textos/Sexualidade,%20familia%20e%20complicacoes%20psicologicas%20-%20Caso%20concluido.pdf

    Tratamento Interdisciplinar, Demarcação Diagnóstica e Psiquiatrização - http://nuca.org.br/Textos/Tratamento%20Interdisciplinar,%20Demarcacao%20Diagnostica%20e%20Psiquiatrizacao.pdf

    Abuso Sexual, Homossexualidade, HIV E Suicídio - http://nuca.org.br/Textos/Congresso/Abusosexual.pdf

    ResponderExcluir
  56. A energia não se cria e não se destrói. O que as pessoas não entendem é que se você precisa 2000 e comer 1500, vai gastar 1500 e se sentir um lixo, e não gastar 2000 e emagrecer. Leia o texto que mandei.

    Sent from mobile phone
    Em 17/07/2014 10:10, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  57. Ana, em nenhum momento estou dizendo que as doenças psiquiátricas são de causa exclusiva nutricional ou que dieta resolverá tudo. É apenas para você ver que há estudos nesse sentido.

    Sent from mobile phone
    Em 17/07/2014 10:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  58. Dr. Souto, estou há quase três meses me alimentando Paleo/LCHF. Já deixei para trás uns 16 kilos!!
    Porém ontem estava me sentindo meio mal e vi que minha glicemia estava em 65mg. Hipoglicemia existe ainda para quem está adaptado?

    ResponderExcluir
  59. Oi Dr. Não tinha visto o link, agora entendi. Texto incrível! Realmente, comendo 1500 cal. de mt carbo, prot. e quase nada de gordura, me deixava um lixo mesmo, irritada e até meio neurótica com a dieta ás vezes e sem energia para os treinos até chegar no platô. Agora comendo 2 mil cal. de gordura e proteina, deu mtt mais gás pra me exercitar, então acho que dessa forma aumentou meu déficit, causando o emagrecimento, e de forma bem mais prazerosa, sem fome e sem irritação. Tks Doc!

    ResponderExcluir
  60. Comprei o meu semana passada na Saraiva, assim como o Barriga de Trigo, que estou lendo primeiro. Abs

    ResponderExcluir
  61. Correto

    Sent from mobile phone
    Em 17/07/2014 11:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  62. Isabel, me parece que em Portugal chama-se Cérebro de Farinha!

    ResponderExcluir
  63. Alberto Americano17 de julho de 2014 12:31

    Eu já comi alguns Lindt 99% e é de amarrar a boca mesmo, de tão amargo. Eu lembro da vendedora, num aeroporto nos EUA: quando ela viu eu pegando 4 barras, ela perguntou se eu já tinha experimentado, porque ela recomendava eu comprar um só, neste caso - menos chocolate indo para o lixo! Eu acho que ele passa do ponto. 85 a 90% para mim já basta. rsrsrs

    ResponderExcluir
  64. Minha preocupação, Dr. Souto, é que quando se trata de Psicologia, as pessoas que não tem acesso ao conhecimento costumam fazer confusão sobre as determinantes de uma complicação psicológica e quais os métodos existentes para resolver estes problemas. Eu quis apenas aproveitar o debate para tentar esclarecer melhor sobre o tema.

    Agradeço pela sua intervenção e deixo registrado que admiro muito o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  65. Concordo plenamente com o Sergio Monteiro.

    Este blog é uma fonte valiosa de informações, em diversas áreas ligadas a fisiologia humana, e desde o seu inicio, teve algumas pequenas mudanças em suas diretrizes, que levam ao leigo , e sobretudo , ao novo leitor, uma certa confusão. É muito fácil perceber isto nas próprias perguntas formuladas por alguns.

    Bem, como o sr. , Dr. Souto, é o catalisador e interpretador dos inúmeros estudos existentes, por sua inteligência e formação e também, pela coragem com que aborda o assunto, indo contra colegas inclusive, acredito ser um dos poucos profissionais em nosso país, capaz de elaborar um livro , condensando todo este emaranhado de informações pertinentes, em uma linguagem de fácil entendimento para leigos e em nossa amada língua tupiniquim.

    Vamos lá Dr. , só pelo número de visualizações e frequência deste blog, já dá pra ter uma ideia do enorme sucesso que um livro destes teria.

    Sinceramente, sem "puxa-saquismos" e "fanatismos" !

    ResponderExcluir
  66. Carlos Correa filho17 de julho de 2014 14:07

    Dr
    poderia emitir sua opinião sobre Liraglutida?
    Estou usando há duas semanas, com baixa das taxas de glicose e emagrecimento à razão de quase 1Kg \ semana neste período.

    ResponderExcluir
  67. Carlos Correa filho17 de julho de 2014 14:11

    Dr
    Penso que emagrecer não tem muito a ver com Psicologia, pois há muitas Psicologas gordas; da mesma forma, se ginastica emagrece porquê há tantos Carteiros obesos e até mesmo Prof de Ed Física?
    Tentei um pouco de tudo a vida inteira e estou certo de que o caminho é via Low Carb.

    ResponderExcluir
  68. Sim, o Victosa emagrece, mas custa caro (como você sabe), e é injetável. Páleo é mais barato, saudável, baixa a glicose, é delicioso, e é via oral. Quanto ao longo prazo, páleo é uma SOLUÇÃO, como nenhum medicamento jamais será. Mas fico feliz com seus resultados. Apenas sugiro que os alie com páleo low carb, para não ganhar o peso de volta quando parar com o Victosa.
    Como reflexão, deixo aqui o seguinte pensamento: diabetes e excesso de peso não são causados por uma DEFICIÊNCIA de Liraglutida.


    Em 17 de julho de 2014 14:07, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  69. Obrigado Guilherme! Já procurei na NET e encontrei. Mas não consigo perceber porque nundam o nome dos livros?
    Mais uma vez obrigado

    ResponderExcluir
  70. Oi, Alberto. Estava falando do Lindt 99% mesmo. Mas ainda não provei.
    E depois do seu relato, fiquei feliz em ter encomendado apenas 1, hehe

    ResponderExcluir
  71. Eu tiro sarro da propaganda toda vez q vejo.. digo: como se adicionar leite fosse vantajoso... kkkk

    ResponderExcluir
  72. Eu compro sempre o Lindt 90 % (100g), mas só dura cerca de 4 dias.
    Costumo comer junto com castanhas do pará, e é uma das coisas mais
    gostosas de toda minha dieta. Também coloco um quadradinho ou dois
    no café com natas... fica uma delícia. Café com chocolate.

    ResponderExcluir
  73. Olá Leandro,


    parece uma boa receita pra quem curte uma pizza! :)

    ResponderExcluir
  74. Dr., estou fazendo a dieta há exatamente 2 semanas, mas fiquei com algumas dúvidas, espero que possa me ajudar. Faço parte da ~odiada~ minoria dos "magros de ruim" (rs). Tenho 1,72cm, comecei a dieta com 57,6kg e agora estou com 55kg. Sempre tive dificuldade para engordar, mesmo comendo todas as porcarias possíveis (comia chocolate diariamente, muita pizza, pão na chapa com manteiga, industrializados, frituras, etc). Comecei a pesquisar sobre dietas sem glúten, pois tenho enxaqueca, cansaço e sonolência frequentes e vi que essa dieta pode ajudar a aliviar esses sintomas. Assim, cheguei ao seu blog. Li várias postagens, incluindo os comentários. Li também o Barriga de Trigo. Mesmo assim, algumas dúvidas persistem, uma vez que a maioria dos textos é voltada para aqueles que querem perder uma quantidade considerável de peso.

    Apesar de ser magra, graças à minha dieta, "esculpi" uma belíssima mini-barriga de trigo (hehe). Achava que com a mudança da dieta essa barriga tenderia a "secar". Já perdi 2,6 Kg, mas a barriga permanece (embora tenha perdido 1cm na cintura).

    Minha primeira dúvida é: devo continuar a dieta low carb para ver se a barriga diminui (e tento ganhar massa muscular depois com musculação) OU posso inserir mais carboidratos para parar de perder peso? Nesse último caso, ainda há chance de a barriga diminuir (só comendo coisas saudáveis, ainda que com mais carboidratos)? [Sobre minha dieta: no momento, como basicamente ovos, carnes, creme de leite, nata, azeite de oliva, óleo de coco, abobrinha, alface, tomate, cenoura, berinjela, castanhas, iogurte natural e queijos; quanto às frutas, só estou consumindo mamão, morango, maçã, kiwi e abacate. Não estou comendo inhame, mandioca, batata-doce, tapioca, nada disso]

    A outra dúvida é em relação aos exercícios: não ficou claro para mim se o HIIT é só para quem quer perder peso. Eu posso fazer esse treino visando ganhar massa muscular? Se não puder, qual o treino indicado, musculação convencional?

    PS: em posts mais antigos, vi que o pessoal de Salvador não estava encontrando nata. Se ainda tiver algum soteropolitano tristemente desnatado, aviso que encontrei nata na Perini que fica na área externa do Shopping Barra.

    Abs

    ResponderExcluir
  75. Também estou lendo barriga de trigo primeiro e estou gostando muito. Explica muito bem essa coisa do vicio do trigo. Também achei muito interessante o capítulo que fala sobre as alterações mentais causadas pelo gluten, sem contar as doenças relacionadas a ingestão do mesmo. Muito esclarecedor, embora já tenha lido esse assunto aqui no blog.

    ResponderExcluir
  76. Amanda, em duas semanas, a perda foi de glicogênio e água. Siga nos moldes que está fazendo, e creio que conseguirá seu objetivo.

    Sent from mobile phone
    Em 17/07/2014 23:41, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  77. Ainda não cheguei nesse capítulo, estou lendo bem devagar por falta de tempo e para apreender a maior parte das informações. A "desconstrução" do trigo é um assunto impressionante.

    ResponderExcluir
  78. Olha, pizza é algo que gosto muito. Mas já aconteceu de eu ir à pizzaria comprar para esposa e filho e optar por churrasquinho enquanto a massa era assada. Valeu por postar.

    ResponderExcluir
  79. Olá Ana. Há estudos relacionando dieta e psique (sistema nervoso principalmente, e relacionando com a flora intestinal). Comida-lixo, ao que parece, pode sim deprimir, trazes ansiedade, etc. Não sei avaliar o grau de evidência, mas já há correlações. Dando uma googleada, se encontra. Além disto, autismo já é tratado com dieta cetogênica. Meu relato, e talvez de muitas outras pessoas por aqui, é de que a dieta alterou, e muito, minha percepção do mundo, minha psique. Assim, eu incluiria a dieta, sim, entre fatores determinantes de uma psique saudável.

    ResponderExcluir
  80. Verdade Márcio, MUITAS pessoas tratam fatores depressivos com dieta cetogênica. Muda completamente o nosso humor!

    ResponderExcluir
  81. Um dúvida, quando a gente reintroduz os carboidratos, tipo aipim, arroz, batata... qual a quantia por refeição para que não haja um pico de insulina? 100-150gr por dia? Mas quanto por refeição pra uma pessoa que não possui sindrme metabolica? Sei que isso varia de pessoa pra pessoa e que o ideal é usar o medidor de glicose... mas há alguma recomendação geral?

    ResponderExcluir
  82. Ilca, parece que é ficar em torno de 100g. Mas como isso é muito individual e vc não vai medir, um bom parâmetro pode ser a fome. Se exagerar nos carbs, vai ter fome. Ajuda tbm concentrar os carbs na refeição noturna.

    ResponderExcluir
  83. Olá Patrícia, poderia me explicar o pq de ser melhor concentrar os carbs no jantar?

    ResponderExcluir
  84. 4 dias é uma ótima marca!

    Sent from mobile phone
    Em 18/07/2014 12:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  85. Nelson, pela manhã estamos em cetose, acordamos em cetose. Se comemos carbs pela manhã, interrompemos essa cetose (haverá pico de insulina). Se permanecemos em LC, permanecemos tbm em cetose, queimando gordura durante o dia. À noite o corpo é naturalmente mais resistente a insulina, por isso os carbs consumidos a noite ajudarão a repor o glicogênio, ao invés de serem estocados como gordura.

    ResponderExcluir
  86. Obrigada, Doutor!
    E quanto aos exercícios, devo fazer musculação normal?

    ResponderExcluir
  87. Interessante, obrigado pela resposta Patricia :)
    Apenas mais uma dúvida, caso haja ingestão de carboidratos durante o periodo da noite ainda assim podemos acordar em cetose? Pergunto isto pq sempre leva um periodo de 1-2 semanas para voltar a ficar em cetose sempre que faço refeed...

    ResponderExcluir
  88. Oleosidade do meu rosto diminuiu drasticamente nesses onze dias de low-carb paleo.

    ResponderExcluir
  89. O capítulo "desconstruindo o trigo" é excelente.

    ResponderExcluir
  90. Uma dica. Derrete essa barra de 100% e mistura com um pouco creme de leite fresco. Coloca pra gelar e pegar firmeza depois faz bolinhas. Passa essas bolinhas em farinha de nozes. Vira uma trufa MARAVILHOSA. =)

    ResponderExcluir
  91. Gente, esse óleo que saí do bacon qdo eu frito, posso usar pra cozinhar? Fico um pouco receosa pq o bacon que eu encontro aqui é aquele industrializado, de supermercado, com o rótulo cheioooo de ingredientes.

    ResponderExcluir
  92. Experimente picar um repolho bem fininho, e refogar na gordura do bacon. Fica inacreditavelmente delicioso.

    Sent from mobile phone
    Em 18/07/2014 19:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  93. Obrigada, vou experimentar!

    ResponderExcluir
  94. eu fis isso com a gordura que saiu da sobrecoxa do frango que fritei mais sen la eu comi mas fiquei meio assin tipo comedo meio preocupado fiquei pensando um bucadu de coisa negativa

    ResponderExcluir
  95. Medo? Do quê? Do frango? Mas ele é um bicho! Seres humanos comem bichos, sempre comeram.

    Sent from mobile phone
    Em 18/07/2014 19:24, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  96. e que eu sou meio doido doutor as vezes axo que vou morrer por que tou fazendo essa dieta

    ResponderExcluir
  97. Nelson, aí carece uma medição melhor pra entender qual sua tolerância com carbs. Carboidratos devem sempre ser moderados se o objetivo é emagrecimento! Mas, via de regra, sempre acordamos em cetose, mesmo que leve. O período de jejum durante o sono faz isso.

    ResponderExcluir
  98. As vezes me sentia mal tbm, uma tremedeira, estômago enjoado, pensava que era hipoglicemia. Comprei um glucosímetro e descobri que não era. Li aqui uma vez uma dica de aumentar o sal. Aumentei e nunca mais passei mal.

    ResponderExcluir
  99. Perfeito, Taís.

    Sent from mobile phone
    Em 18/07/2014 20:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  100. Acho que já postaram aqui... Dieta da Mente, em PT-BR, Epub:


    http://minhateca.com.br/dommarco/Documentos/Books+*40metro+1/305+Epub/A+dieta+da+mente+-+David+Perlmutter,27825745.epub

    ResponderExcluir
  101. Doutor Souto... existe algum exame que mede as subfrações do LDL, as partículas densas e as leves?? Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  102. Não no Brasil. Mas, como regra, uma relação triglicerídeos/HDL < 2 indica partículas grandes (bom).

    Sent from mobile phone
    Em 19/07/2014 12:15, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  103. e por que hoje en dia e tanta propraganda de dieta low carb,pricipalmente livros gordura não fas vc gordura,i não sei o que,i bla bla bla.mas nenhun livro fala da lei da termodinamica kkkkkkkk por que sera ?

    ResponderExcluir
  104. Claro que os livros falam.

    Compra esses dois:
    http://www.amazon.com/gp/aw/d/1453843612?pc_redir=1405491677&robot_redir=1 http://www.amazon.com/gp/aw/d/B00DB3A27E?pc_redir=1405491071&robot_redir=1
    Esse último está 99 centavos hoje !!!

    Sent from mobile phone
    Em 19/07/2014 18:21, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  105. Dr. Souto sigo a dieta paleo low carb a sete meses, fiz exames de sangue e meu colesterol total deu 335 o ldl 180 estou apavorada pra mostrar esses exames para o médico, tenho 28 anos isso eh preocupante? Vou ter que tomar remédio para baixar esse colesterol? Vi que mesmo o colesterol bom não deve ficar tão alto assim! Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  106. Depende. E o HDL, como está?

    Leia as 9 postagens sobre colesterol

    Depois leia isso: http://authoritynutrition.com/low-carb-diets-and-cholesterol/

    Sent from mobile phone
    Em 20/07/2014 12:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  107. Esta 140 e o triglicerides 41

    ResponderExcluir
  108. Nesse caso, eu ficaria com teus exames pra mim, de tão bons.

    Sent from mobile phone
    Em 20/07/2014 13:09, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  109. realmente hdl a 140,falando nisso doutor existe algun metodo para aumentar o HDL

    ResponderExcluir
  110. Gordura saturada

    Sent from mobile phone
    Em 20/07/2014 14:34, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  111. Acredito que precise melhorar minha flora intestinal... Vcs acreditam que a medicacao Sim Fort possa me ajudar?
    Faço dieta desde os 15 anos, hoje tenho 26, sempre tomando lacantes, xenical (orlistat), comendo muito mal...
    15http://www.vitafor.com.br/produto/nome/simfort-30

    ResponderExcluir
  112. Que tal experimentar o kefir? É natural e lhe trará muitos benefícios, além de conter aproximadamente 57 tipos de micro-organismos (contra apenas 5 do Sim Fort) e é muito mais barato!
    E não se esqueça de alimentar sua flora intestinal com banana verde e/ou fécula de batata.

    Flora intestinal:
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/01/flora-intestinal-muito-alem-dos.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/02/flora-intestinal-2.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/flora-intestinal-3-amido-resistente.html
    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2014/03/flora-intestinal-3-amido-resistente_2.html

    Kefir (em Português):
    http://kefirbrasil.com/kefir-para-que-serve/
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir
    http://www.kefir.com.br/o-que-e.html
    http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/

    Kefir (em Inglês):
    http://chriskresser.com/kefir-the-not-quite-paleo-superfood
    http://crohnsend.com/2012/10/kefir-101/

    ResponderExcluir
  113. doutor solto eu tenho uma perguta o queijo ele sendo ben gordo ele ainda da pico de insulina ou não ? porque eu notei que ten uns queijos que ten carboidratos e outros não ten

    ResponderExcluir
  114. Aline Keila Castro21 de julho de 2014 09:20

    os transtornos psicológicos são, geralmente, multifatoriais , assim como o tratamento !!! E alimentação é válida SIM !!! Concordo com vc Marcio !

    ResponderExcluir
  115. Aline Keila Castro21 de julho de 2014 09:24

    Coma apenas o recheio da pizza e despreze a massa !!!

    ResponderExcluir
  116. Muito obrigada pela ajuda! Já vou tratar de colocar minha flora intestinal em dia!
    Tudo de bom p vc!! Abraço

    ResponderExcluir
  117. Olá Jose,


    quanto mais gordura mais seguros. Escolha os mais gordurosos e com menos carbs.

    ResponderExcluir
  118. Obrigado Doutor e Taís, vou seguir as orientações! Só mais uma dúvida: Meu filho de 5 anos é intolerante à lactose e não consome nada de leite. Estou oferecendo manteiga no lugar de margarinas sem leite.. tem lactose na manteiga?
    As vezes ele reclama de dores na canela, joelho, etc... mesmo não sendo celíaco ele pode ter alguma sensibilidade ao gluten por conta da IL?

    ResponderExcluir
  119. obrigado patricia

    ResponderExcluir
  120. Os celíacos podem ter reação cruzada com a caseína do leite. Manteiga não tem lactose, mas tem um pouco de caseína. Solução? Ghee.


    Em 21 de julho de 2014 13:10, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  121. Estou tendo ótimos resultados com o Bola... pelo menos as marcas q consumo dizem "Não contém" na linha de carb.
    E sinceramente... acompanhando um salame italiano ou um lombinho... hummm

    ResponderExcluir
  122. Ontem me deu vontade de comer batata doce... cara... eu detonei !
    Comi a rodos fritinha na banha !!!
    MAS de ontem pra hj perdi 300g... será q se sustenta a perda de peso ?

    Qto a perder refeição, já fiz uns dias de JI 24h e bastava tomar água uma ou outra vez que nem parecia q estava sem comer.

    ResponderExcluir
  123. é isso: comer quando tiver fome! ontem quis comer torta e um hotdog porque estava em uma festa julina... mas estou me sentindo muito bem hoje, inteiramente de volta ao estilo low-carb hight fat!

    ResponderExcluir
  124. As 2 vezes q saí, não obtive "retardos" na perda de peso. Mas ontem tava muito bom pq era batata doce, q é mais gostoso q a batata normal !!!

    ResponderExcluir
  125. ele não é céliaco... pode ser sensível ao gluten.

    ResponderExcluir
  126. MARCOS DE SOUZA DA SILVA FILHO21 de julho de 2014 17:15

    É bem legal como esse estilo de vida muda seus gostos...um dia desses estava voltando do trabalho e pensando o que faria para acompanhar minha proteína e morri de vontade ao pensar em uma berinjela picadinha com pimenta vermelha! Aqui em casa, até quem não segue HCHF pirou na combinação! Maravilha!

    ResponderExcluir
  127. Eu tinha lido mal. Não, intolerância à lactose não tem relação com intolerância à caseína - coisas diferentes.


    2014-07-21 16:49 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  128. Andrei Rocha de Almeida21 de julho de 2014 19:10

    Dr. Souto, o que vc acha da relação ApoB/ApoA-I?

    ResponderExcluir
  129. Andrei Rocha de Almeida21 de julho de 2014 19:11

    Show de bola!

    ResponderExcluir
  130. Útil

    Sent from mobile phone
    Em 21/07/2014 19:10, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  131. doutor solto eu comecei a fazer crossfit,aqui aonde moro ten na academia,so que ten um poren muitos falão dessa doença

    rabdomiólise,que ten haver com exercicio intenso,e tamben fala que ten haver com a dieta que envolve lipidios e cetose,ai eu fiquei meio confuso,dis que morre milhares de pessoas todos os anos por causa dessa doença e tal,

    outro dia eu fis um hit intenso la na academia ai quando fui urinar saiu um pouco escuro a urina,e dis que urina escura ten haver com essa doença
    rabdomiólise,mas so notei escura uma ves,ai não notei mais,ai entrei no site do dr mercola ai ta la falando desse assunto ai fiquei mais preocupado ainda

    ResponderExcluir
  132. Rabdomiólise não tem NADA a ver com dieta, e sim com um nível insano e bizarro de exercício além do limite físico pessoa.

    Sent from mobile phone
    Em 21/07/2014 22:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  133. i o pior que sou ativo de mais doutor e crossfit,musculação,e hit,e tudu isso pra quen ta en cetose não sei como meu corpo aguenta

    ResponderExcluir
  134. Farad Oliveira de Araujo21 de julho de 2014 22:59

    Dr. Souto,
    quando tiver um tempinho, gostaria muito que emitisse opinião sobre esse post recente do nosso já conhecido fat-new-world. Desde já agradeço.

    Parte1 - www.fat-new-world.com/2014/05/caso-de-estudo-low-carb-prolongado-e.html

    Parte 2 - www.fat-new-world.com/2014/05/low-carb-e-perfil-de-distribuicao-de.html

    ResponderExcluir
  135. É uma abordagem do tipo Perfect Heath Diet. Exceto a aveia, que não indicaria.

    Sent from mobile phone
    Em 21/07/2014 22:59, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  136. Farad Oliveira de Araujo21 de julho de 2014 23:24

    Eu penso que dieta muito personalizada não faz sentido. O esquimós tem todos a mesma dieta e todos são saudáveis...

    ResponderExcluir
  137. Farad Oliveira de Araujo21 de julho de 2014 23:34

    Então o Sr. acredita que testes de DNA podem ser úteis para indicar a composição da dieta ideal para cada indivíduo?

    ResponderExcluir
  138. Farad Oliveira de Araujo21 de julho de 2014 23:38

    Acredito que não é o seu caso. Entendo que deveria ser preocupação de maratonistas, triatletas, iron man e etc...

    ResponderExcluir
  139. Talvez um dia. No momento, basta fazer auto-experimentação.

    Sent from mobile phone
    Em 21/07/2014 23:35, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  140. José, tente não pensar tanto tanto na dieta...

    http://www.paleodiario.com/2014/07/o-teste-do-marshmallow.html

    ResponderExcluir
  141. Quando a gente casa descobre que tudo tem a ver com psicologia... :-)

    ResponderExcluir
  142. vou fazer essa pra família (eu sou da família) :-)

    ResponderExcluir
  143. Um mistério: antes, quando colocava duas colheres de sopa de óleo de coco e uma colher de manteiga na caneca de café, sentia enjoo depois de alguns minutos. Parei com isso. Hoje coloco meia colher de óleo de coco e um pouco de manteiga (o "bão" não pode se intrigar com o "arretado", como diz o Dr. Souto)...e, graças a Deus, não sinto mais nada.
    O curioso da história é que às vezes como dois pedaços de barriga de rabicó à pururuca com duas dúzias de coraçõezinhos de frango e muito azeite, e nada de tontura... não dá pra entender um "trem" desse?

    ResponderExcluir
  144. Obrigado Doutor!

    ResponderExcluir
  145. Patricia T. Vaccari Júlio22 de julho de 2014 11:21

    Esse não tinha lá na prateleira...e esta semana voltei lá pra saber se a Saraiva vendia esse livro. Havia 3 no estoque...mas não estavam à vista.

    ResponderExcluir
  146. Dr. gostaria de saber sua opinião a respeito do hábito de tomar Tererê diariamente. Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  147. E claro, sobre o Tererê, se ele é bom ou ruim para a nossa saúde. Novamente obrigado.

    ResponderExcluir
  148. Sem açúcar? Sem problemas.


    2014-07-22 15:08 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  149. Chás de uma forma geral são bons


    2014-07-22 15:09 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  150. MARCOS DE SOUZA DA SILVA FILHO22 de julho de 2014 16:12

    Estou entrando na quarta semana da dieta. E me surgiu uma dúvida: pode-se consumir amendoim (torrado e descascado em casa, sem capa de farinha ou açúcar) entre as castanhas permitidas? Agradeço a resposta!

    ResponderExcluir
  151. Olá Marcos,


    amendoim não é uma castanha, é uma leguminosa, por isso consumida com cautela. Se vc não tem problemas auto-imunes é se ele não for a base da sua alimentação, ok. Mas castanhas, amêndoas, nozes são melhores!

    ResponderExcluir
  152. Se está dando certo, ok

    Sent from mobile phone
    Em 22/07/2014 21:30, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  153. Dr. Souto, já chegou a ver esse vídeo do Dr. Karter !?

    https://www.youtube.com/watch?v=_2aMXY6qVu0

    E no meio sobre a falta de bom autores falando em português, aqui está um falando do colesterol, síntese do mesmo no figado sob estimulo de carboidratos , processo de formação das placas que entopem veias, estatinas e muito mais...
    E com certeza ele leu o seu Blog, ou pelo menos as mesmas fontes que o Sr., porque tá igualzinho, tem até umas expressões e formas de linguagem que já li aqui escrito, só faltou o 'Bom não pode ser inimigo do ótimo' rs.

    Acho que vale até uma publicação...

    ResponderExcluir
  154. Quando der, vou assistir

    Sent from mobile phone
    Em 23/07/2014 00:55, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  155. MARCOS DE SOUZA DA SILVA FILHO23 de julho de 2014 08:28

    Bom saber, Patrícia! Vou evitar! Agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
  156. Bom dia Dr Souto! Há alguns dias descobri a dieta Paleolítica, ouvi um podcast seu no Mojo Já e dps de ler muito seu blog resolvi seguir a dieta, iniciando há 3 dias apenas. Ocorre que no primeiro dia fiquei muito bem, no segundo senti fome (acho que fiz algo errado) e hoje, estou passando mal, quase como se estivesse com enxaqueca! Pra não tomar remédio, hoje não resisti e um suco de melão (fruta+agua) e comi ovos mexidos na manteiga pra ver se melhorava, mas não melhorei ainda. É normal sentir-se mal? O que posso fazer? Desde já, obrigada por compartilhar tantas informações esclarecedoras!

    ResponderExcluir
  157. Dr. Souto, preciso de sua ajuda. Estou na dieta há exatamente 3 meses, seguindo-a corretamente. Tenho 29 anos, emagreci cerca de 8 kilos e acho que ja estou perto do meu peso ideal. Porem, recebi o resultado dos exames e fiquei sem entender: Colesterol total=216, LDL=142, HDL=41,8, Triglicerideos=373 !! Alem disso: Prot. C Reat. Ultra Sensivel=2,24, Acido urico=8,3, T4=1,12, TSH=5,42. Fiz um checkup completo, todo o resto deu OK. Urina acusou corpos cetonicos. O que devo fazer ?? Muito obrigado, dr.

    ResponderExcluir
  158. Mais SAL (bem mais sal) e mais água é a melhor coisa para combater esse mal estar (que é normal no início). Para fome, basta comer.


    Em 23 de julho de 2014 10:02, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  159. A não ser que seus triglicerídeos antes da dieta fossem acima de 1000, algo está muito errado, ou o laboratório, ou a dieta.


    Em 23 de julho de 2014 19:15, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  160. Dr. Souto, por favor me responda! li o blog e estou animadissima para iniciar a low carb paleo. No entanto, semana passada tive crise de gastrite, daquela de morrer de dor e sentir queimar o estomago. Minha biopsia da endoscopia deu "gastrite não erosiva, refluxo, hernia de hiato e alguns pólipos. O gastro passou 30 dias de Nexium(omeprazol), mas nao comprei e nem queria tomar, pois desde domingo estou sem sentir nada , to na low carb e low fat. Quero e preciso muito perder 10kg , mas pesquisando sobre gastrite diz q a gordura é a vilã, pois demora pra ser metabolizada e isso irrita o estomago e tal. Enfim, a low carb low fat é recomendada para o meu caso? tenho mto medo de incluir azeite, picanha, bacon, ovos com gema e piorar a situação. Aguardo retorno e agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  161. Ah! outra coisa Dr! Ja me convencj que o gluten não presta e eliminei de vez. Mas e qt a lactose? ta a maior onda de lactose inflama o organismo ate pra quem n apresenta a intolerancia. E vejo q o sr recomenda queijos e iogurtes. Fico confusa qt a isso, pois os iogurtes sem lactose q compro dizem: cuidado diabeticos, contém glicose e galactose. Impacta na insulina? e sua opinião sobre Aerobicos em jejum?! Aguardo ansiosamente.

    ResponderExcluir
  162. Obrigado, dr. Souto. Nao creio que esteja fazendo algo errado, a ponto de apresentar esta taxa. É possivel que eu tenha uma intolerancia muito grande aos carbs? Vou tentar cortar até os poucos morangos que como, e refazer os exames em outro lab. Obrigado!

    ResponderExcluir
  163. Mas agora nas lojas tipo Mundo Verde ja existe avei sem gluten. É uma boa na low carb paleo?! Ajuda por conter fibras? Fico com receio. Ah dr! e pra prisao de ventre q vejo pessoas aqui relatando, posso tomar aquele natural sem açúcar q eh de ameixa e sene, a geleia Naturetti?medo de ficar constipada. meu intestino nao é solto.

    ResponderExcluir
  164. E aquela dieta do sangue positivo? Tenho sangue O e li o livro. Deu q nao reaje bem a trigo e se da bem com proteínas e realmente uma epoca que fiz atkins emagrecj bem.

    ResponderExcluir
  165. Qd li aqui no blog entendi que pra o jejum funcionar na perda de peso sem perda de massa magra tem q fszer musculacao. É isso gente?!

    ResponderExcluir
  166. Mas amo ricota e queijo coalho. Nao pode , Patricia?! Sera q atrapalha? e o polenguinho as vezes eh pratico pra levar na bolsa. Posso comer ou so pode amarelo? e queijo manteiga? vejo o povo no jnstagram emagrecendk tirando lactose, mas n consigo low carb sem queijo

    ResponderExcluir
  167. Produto feito na Alemanha que estou usando para secar a barriga... muito eficaz:

    http://www.amazon.de/Saunatuch-Frottee-Baumwolle-500g-Handtuch/dp/B00KX92WHM/ref=sr_1_68?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1406199191&sr=1-68

    ResponderExcluir
  168. Juliana, o q tenho feito é fazer o exercício (HIIT ou musculação) em Jejum... e logo depois ingerir alguma coisa ! Confesso que tenho q aumentar a ingestão de ptn após o exercício pq já li sobre isso... só q o meu combo iogurte, canela, cacau e coco tá ganhando disparado !

    ResponderExcluir
  169. Low carb é a cura pro teu caso

    Sent from mobile phone
    Em 24/07/2014 05:42, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  170. Se for natural e integral, impacta pouco na insulina, pois a quantidade de carbos residuais é pequena.

    Sent from mobile phone
    Em 24/07/2014 05:48, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  171. Sem glúten, mas CHEIA de carbo, aveia é mega-high-carb.

    Quer fibra? Couve, espinafre, repolho...

    Sent from mobile phone
    Em 24/07/2014 06:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  172. Base científica zero

    Sent from mobile phone
    Em 24/07/2014 06:04, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  173. Pra manter massa muscular precisa musculação, com qualquer estratégia de perda peso.

    Sent from mobile phone
    Em 24/07/2014 06:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  174. Queijo não tem lactose em quantidade significativa, exceto os brancos, que têm um pouco mais.

    Sent from mobile phone
    Em 24/07/2014 06:08, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  175. julyfrct ferreira24 de julho de 2014 09:50

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1979945?mi=VITRINECHAORDIC_ultimatebuy_product_1979945


    Este livro é bom?

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/452434



    Este não é o novo livro da dieta atkins?

    ResponderExcluir
  176. Juliana, Polenguinho é prático, mas é processado, tem muitos aditivos. Há opções melhores: Às vezes minhas crianças levam cubos de queijos de vários tipos: provolone, gouda, reino, com frutas, castanhas e nozes na lancheira. Uma vez ou outra levo para o trabalho um mix de cubos de queijos gordos variados com nozes. É bem prático.
    "Não consigo" é uma expressão que costumeiramente nos arrependemos de dizer quando nosso organismo começa a mudar...
    Eu não conseguia tomar café sem açúcar, agora tomo todos os dias.
    Não conseguia viver sem pão...
    Não conseguia viver sem doce...
    Agora, é tudo passado, graças a Deus.
    E o bom de tudo isso é que não é pesado, é uma diliça, como diz a Patrícia.

    ResponderExcluir
  177. Lister, vamos fazer aqui e patentear! kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  178. ótima ideia... ;-)

    ResponderExcluir
  179. O primeiro não conheço. O segundo é o livro do próprio Dr Atkins.

    Sent from mobile phone
    Em 24/07/2014 09:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  180. TENHO MUITO PROBLEMA COM SAL ....E ESSE SAL DO HIMALAIA É BOM?
    ONDE ACHO?????????

    ResponderExcluir
  181. SERIA HÁBITO OU PODER AQUISITIVO ??????????????

    ResponderExcluir
  182. Acho que é um pouco das duas coisas. Realmente, livros no Brasil são caros (como eu disse antes, é um ciclo vicioso), mas por outro lado as pessoas relutam muito em pagar por conhecimento. Todo mundo adora ler blogs, mas poucos pagariam pela mesma informação. "De graça é mais gostoso".


    Já organizei e fiz palestras sobre dieta paleo, e sei bem como é :-D

    ResponderExcluir
  183. VOU FAZER MEUS EXAMES AGORA E VER O QUE MUDOU ...
    VOLTO PARA DIZER. OK

    ResponderExcluir
  184. Miguel, dá uma lida aqui: http://authoritynutrition.com/low-carb-diets-and-cholesterol/
    Todos os meus níveis de colesterol dispararam após 5 meses de páleo-lowcarb (menos o HDL).
    Até refiz os exames pra descartar erro do laboratório.
    Não acredito que o problema seja alimentação, então deve ser genético mesmo. Ainda estou esperando alguns resultados para decidir com o cardiologista o que fazer.
    Se tiver alguma alteração, por favor me deixe saber. Abraço.

    ResponderExcluir
  185. Dr., há algum exame que possa indicar se estamos ingerindo carboidratos sem saber? Quero dizer, cetonas na urina atestam que a quantidade de carboidratos nos últimos dias tem sido baixa? Ou talvez insulina basal, hemoglobina glicada?

    ResponderExcluir
  186. muito boa :-)


    2014-07-24 10:20 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  187. Que tipo de problema com sal???


    Em 24 de julho de 2014 13:47, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  188. Hábito. As pessoas gastam em cerveja, todas as semanas, o preço de um livro.

    2014-07-24 13:52 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  189. Cetonas no sangue.


    Em 24 de julho de 2014 14:09, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  190. http://www.paleodiario.com/2014/02/a-gripe-low-carb.html

    ResponderExcluir
  191. Eu tenho experimentado com WD (warrior diet, ou "dieta do guerreiro" - 1 refeição por dia, e exercícios em jejum). Até o momento, só tenho elogios a fazer: http://www.paleodiario.com/search/label/dieta%20do%20guerreiro

    ResponderExcluir
  192. Luana, seu HDL é o sonho da galera :-)

    http://www.paleodiario.com/2014/07/calculador-de-risco.html

    ResponderExcluir
  193. Hilton, eu me adaptei de tal forma à dieta low-carb que consigo fazer uma refeição ao dia sem dificuldade. Durante três dias consecutivos somente almocei e volte a almoçar somente no dia seguinte. Nos intervalos bebi bastante água. Já posso me considerar um guerreiro? Não tenho feito musculação, mas estou caminhando bastante. Estou até pensando em comprar halteres de 10kg para começar a "brincar" em casa.

    ResponderExcluir
  194. doutor solto eu tava olhando a dieta da zona que alguns atletas crossfit seguen,meu deus que coisa chata ta contando bloco,e comer de tantas en tantas horas,não eu axo que não consigo fazer isso mais não,o professor la da academia crossfit pergutou se eu tava fazendo a dieta ja ?eu disse claro faço paleo low carb e so como quando tenho fome kkkkkkk,ele ficou olhando assin pra min,e perguntou se eu tava seguindo o esquema dos blocos da dieta da zona ?ai eu disse não kkkkkk eu como ate saciar e pronto,ai ele perguntou sen contar nada e sen pesar nada na balança? ai eu disse sim sen nada disso,faço um prato com vegetais proteina e gordura,e como ate saciar,kkkkkkkk ai ele disse meu deus kkkkk

    ResponderExcluir
  195. Oi, Edigar. Muito obrigado pela indicação do texto. O texto, pelo que entendi, se concentra mais no LDL e no HDL. Se o LDL está muito mais alto que o normal acho que essas recomendações resolveriam. Porém, o que fazer a respeito dos triglicerídeos, que deveriam baixar com a restrição de açucar e carbs ? Alguma idéia ? Estou realmente sem entender nada... vou repetir os exames nos próximos dias e posto aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  196. Repete o exame, deve estar errado. Triglicerídeos sempre baixam em low carb.


    Em 24 de julho de 2014 15:51, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  197. Obrigada pela resposta Dr! Hoje já coloquei mais sal na comida e não tive o mal estar de ontem. Porém, sigo tudo certo e ainda estou me sentindo muito indisposta enquanto todos relatam que com a dieta passam a ficar mais dispostos. É normal? Cada um reage de uma forma, certo? Espero que passe logo...estou resistindo na dieta porque acredito que vou melhorar!
    Até mais :)

    ResponderExcluir
  198. Pois é, sobre triglicerídeos especificamente não encontrei nada. "Pior" que mesmo hipercolesterolemia familiar parece não afetar os triglicerídeos, sobrando mesmo apenas a dieta como causa.
    Aí nos olham desconfiados, achando que estamos ingerindo doces escondidos, hehe.
    Mas penso que uma dieta errada, com carbs ocultos, não resultaria em cetose e perda acentuada de peso.
    Volto ao médico semana que vem, e se tiver algo que possa ajudar, posto aqui.

    ResponderExcluir