sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A restrição de carboidratos como estratégia inicial do controle do diabetes

Recentemente foi publicado um vasto artigo de revisão na revista Nutrition, cujo título é: "Restrição de carboidratos na dieta como a primeira abordagem no manejo do diabetes: revisão crítica e base de evidências"


O artigo é subscrito por 26 autores, dos dois lados do atlântico, representando diversas instituições acadêmicas internacionais.

Este artigo precisa ser lido por TODOS os profissionais que lidam com diabetes. Se você é médico ou nutricionista, leia o original. Se você é paciente, imprima o artigo e dê para o seu médico. O original pode ser obtido clicando aqui.

O artigo elenca 12 motivos científicos pelos quais não resta mais dúvida de que a dieta low carb deve ser, em 2014, o tratamento padrão, default, a abordagem inicial para esta doença. Para isso, reúne 99 referência bibliográficas.

Trataremos de cada um dos motivos pelos quais low carb é uma abordagem superior em postagens individuais - sim, DOZE postagens. Por hora, vamos apenas deixar claras as definições adotadas pelos autores:


  • Very low-carbohydrate ketogenic diet (VLCKD): dieta de "muito baixo carboidrato, cetogênica" --> 20-50 g de carboidratos ao dia, ou menos de 10% de uma dieta de 2000 kcal/dia, mesmo que não produza cetose (basta ser cetogênica na maioria das pessoas);
  • Low carbohydrate diet (LOW CARB): Menos de 130 de carboidratos ao dia ou menos de 26% das calorias diária;
  • A Sociedade Americana de Diabetes (American Diabetes Association - ADA) define 130 g/d como o MÍNIMO recomendado para diabéticos (o que é totalmente bizarro);
  • Dieta de Carboidratos Moderados: 26 - 45% das calorias;
  • O limite superior do consumo de carboidratos pela população antes do início da epidemia de obesidade: 43%.
  • Dieta de ALTO CARBOIDRATO: mais do que 45%. O alvo RECOMENDADO pela Sociedade Americana de Diabetes (ADA) nos seus websites (bizarro é pouco para descrever isso).
Nos próximos dias (na medida da minha disponibilidade de tempo), farei uma postagem para cada um dos DOZE motivos pelos quais low carb é uma abordagem superior, do ponto de vista científico, e baseado em evidências.

36 comentários:

  1. que maravilha!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Estou ansiosa para cada postagem dos doze motivos!

    ResponderExcluir
  3. Entre a very low carb e low carb, quais as diferenças de indicações? Alguma é superior?


    Ou é apenas uma questão de individualidade e cada pessoa vai se ajustar melhor a uma?

    ResponderExcluir
  4. Low carb não é só pra diabéticos.... Low carb é vida.

    ResponderExcluir
  5. O artigo é muito bom mesmo. Revisão bem feita pelos autores. Colegas endocrinologistas, rendam-se!

    ResponderExcluir
  6. Andrei Rocha de Almeida30 de agosto de 2014 08:51

    A seguir cenas dos próximos 12 capítulos. ..

    ResponderExcluir
  7. Resistance is futile.

    Souto, aka The Borg

    Sent from mobile phone
    Em 30/08/2014 08:26, "Disqus" escreveu:

    [image: Disqus] Settings
    A new comment was posted on Dieta Low-Carb e Paleolítica ------------------------------
    *André
    Prudente*
    O artigo é muito bom mesmo. Revisão bem feita pelos autores. Colegas endocrinologistas, rendam-se!

    7:26 a.m., Saturday Aug. 30
    * Reply to André Prudente *
    Moderate this comment by email

    Email address: *andreprud@hotmail.com* | IP address: 201.73.190.93

    Reply to this email with “Delete”, “Approve”, or “Spam”, or moderate from the *Disqus moderation panel* .

    ------------------------------

    You're receiving this message because you're signed up to receive notifications about activity on threads authored by jcsouto.

    You can unsubscribe from emails about activity on threads authored by jcsouto by replying to this email with "unsubscribe" or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings .
    [image: Disqus]

    ResponderExcluir
  8. Muito bom saber dessa nova mudança de diretriz quanto ao diabetes Dr Souto, perdi meu pai a alguns anos para esta doença... antes de sonhar com dieta low carb/paleo... se soubesse de tudo que sei hoje poderia ter ajudado ele, inclusive estava vendo no youtube o canal porta dos fundos e eles fizeram um vídeo sobre diabetes para conscientização da diabetes e tudo o mais, vou ver se passo o link dessa postagem no canal dele pra ver se ajuda a divulgar =)

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, não houve NENHUMA mudança nas diretrizes. Este artigo apenas mostra o quão erradas as diretrizes estão. Todos os profissionais de saúde continuarão ainda por vários anos aprendendo a dar pão com suco para diabéticos. Se eu conseguir contribuir, um pouco que seja, para encurtar a duração dessa idade das trevas, terei cumprido meu objetivo.

    Sent from mobile phone
    Em 30/08/2014 11:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  10. Será que se eu chamar esses doze motivos de "Doze Mandamentos para o Diabético" eu consigo convencer o meu avô diabético a parar de comer duas bananas e três laranjas após um almoço cheio de arroz, feijão e macarrão? Espero que sim! Aguardando os doze posts! Obrigada, dr. Souto, pela disposição em divulgar informação de excelente qualidade. :)

    ResponderExcluir
  11. Dr. posso eu frito o bacon na frigideira apenas com a gordura que vai saindo dele mesmo, posso usar esta gordura que sobra na frigideira pra fritar ovos? Desde ja obrigado Dr. o senhor é uma lenda viva.

    ResponderExcluir
  12. Sim!

    Sent from mobile phone
    Em 30/08/2014 12:29, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  13. Movimento tá crescendo

    http://esporte.uol.com.br/basquete/ultimas-noticias/2014/08/30/dieta-das-cavernas-secou-astros-da-nba-e-e-moda-entre-famosos-entenda.htm

    ResponderExcluir
  14. Dr. Souto, estou seguindo sua dieta zero carb há 5 dias. Estou me sentindo tão bem que até parece que meu corpo não está sentindo nada de diferente. Faz sentido isto? Abs

    ResponderExcluir
  15. Dr Souto e amigos, tenho esse mesmo problema com a minha mae, ja falei sobre carbs o famoso pao integral, amigos ja ouviram a frase "profeta de casa" uma amiga diabetica aconselha, pra ela comer pao itegral pois comsome a 15 anos e diz minha medica e "otima' glicose 300...

    ResponderExcluir
  16. Vamos esperar . Assim como foi com o colesterol que deu muito assunto . Estou esperando ansiosamente .

    ResponderExcluir
  17. Paleo/LCHF não é zero carb, são os bons carboidratos - de comida de verdade! Faz muito sentido vc se sentir bem com comida de verdade!

    ResponderExcluir
  18. Dia desses tive acabei devolvendo o dinheiro da paciente no início da consulta. Quando percebi, pela quantidade de caretas que ela fazia, nos 10 primeiros minutos de consulta, que ela não seguiria as orientações nem se amarrada, falei que não tinha como a ajudar e disse para seguir o que ela estava fazendo com o endócrino dela (pão integral, suco de frutas, arroz integral, metformina, contagem de calorias, fome…). Não se pode ganhar sempre.

    ResponderExcluir
  19. Sim, para algumas pessoas é melhor metformina com rosuvastatina do que nada.
    Sent from mobile phone
    Em 30/08/2014 21:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  20. Quando o preço da manteiga, carnes , ovos e afins, começarem a subir, poderemos supor um crescimento expressivo.

    ResponderExcluir
  21. http://mobile.bloomberg.com/news/2014-07-23/butter-surges-to-16-year-high-as-u-s-exports-cut-reserve.html
    Lá fora já está acontecendo

    Sent from mobile phone
    Em 31/08/2014 10:07, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Erik sua atitude é totalmente fora do padrão atual, onde a grande maioria dos profissionais só pensam no lucro acima de tudo, minha filha está fazendo cusinho para med e pelo que conheço dela se tornará uma médica com princípios igual a vocês. Grande abraço

    ResponderExcluir
  23. Eu não teria devolvido nada.

    Se eu tenho a convicção do que estou indicando é o correto, não teria porque devolver o pagamento por um serviço honesto, que esta sendo julgado por um leigo pretensioso.

    ResponderExcluir
  24. Ok! I surrender. Kirk

    ResponderExcluir
  25. Victor R Guglielmi31 de agosto de 2014 14:29

    Tenho certeza q vc vai conseguir!

    ResponderExcluir
  26. Dr. Souto >>, Minha vida se dividiu em "antes" e "depois" de conhecer vosso blog,___Conhecer as verdades acerca da verdadeira nutrição foi uma benção e hoje eu as replico p/ todos que tenho contato,___Perdi 9 kg / 6 meses ganhando energia e disposição, mudando só a alimentação e ainda estou só no começo.___ Fui diagnosticado com DM2 (glicemia 128, 132) e depois do início da dieta (abandonei o glifage) a glicemia veio p/ próximo de 99 (107, 96, 109, etc) , e nesta semana eu farei por conta exame de Hemoglobina Glicada, para saber se nos últimos 03 meses a glicemia está dentro dos padrões.___ Dr. Souto, estou no caminho certo ??? ## Em tempo = não consegui visualizar o que está abaixo da linha onde consta "The Borg".
    Abraços. Célio Americana-SP

    ResponderExcluir
  27. Evidente que está no cominho certo!

    http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Borg_(Star_Trek)

    Sent from mobile phone
    Em 31/08/2014 15:36, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  28. Me equivoquei ao falar das diretrizes. ... mas mudando a mente das pessoas já é um bom começo. .. até por que as diretrizes parecem ser feitas por um grupo influente que mais parecem jogar com interesses do que estabeler uma relação com a saúde. .. kkkk sei lá. .. só de ler e pesquisar fica evidente que há uma grande "teoria da conspiração" =)

    ResponderExcluir
  29. Por isso chamo Associação dos Diabéticos Mal Informados! Qual é o objetivo dessas associações? Reduzir a população da terra?
    Vamos levar as informações publicadas aqui (nestes artigos) para o máximo de profissionais possível!

    ResponderExcluir
  30. Opa Uma endocrino!!! Ando enlouquecido atrás de uma endócrino pediatra para minha filha de 12 anos que siga a linha Páleo, seria muita sorte minha se você fosse de Brasília né? mas conhece alguém por aqui que eu possa procurar? Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  31. Talvez não seja o caso de procurar em endocrino. Veja na lista os médicos que atendem em BSB http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/04/lista-de-profissionais-de-saude-paleo.html

    ResponderExcluir
  32. Eu consulto com o Erik, mas no caso da minha filha preciso de endócrino mesmo Patrícia, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Rumo aos 4 milhões de acessos!
    Com o auxílio dos neandertais,
    disseminaremos o conteúdo deste blog subversivo.

    ResponderExcluir
  34. Cristiana Lo Russo2 de setembro de 2014 11:10

    Bom dia Dr souto ,estou na low carb há 26 dias e não emagreço .Na verdade perdi 2cm de cintura ,está bom?

    ResponderExcluir
  35. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html

    2014-09-02 11:10 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir