terça-feira, 26 de agosto de 2014

Priscila - 40 Kg com Low Carb

Depois da postagem excessivamente pesada da semana passada, segue uma postagem mais leve - bem mais leve - 40 Kg mais leve!

"Em dezembro de 2012, soube que estava com esteatose (gordura no fígado) grau 3, "devido aos meus 107 Kg aos 27 anos", e o médico queria me receitar uma medicação. Porém, eu questionei se perder peso resolveria, e ele disse que sim, mas que "5 kg não adiantariam". Como sempre estive acima do peso (tanto que nem achava alguém com 80kg gorda) e nunca tive problemas em exames de sangue e afins, não eram uma maravilha, mas ok, resolvi mudar completamente meus hábitos e perder a tal gordura no fígado sem remédios (odeio remédios).

Passei por diversas fases, primeiro troquei tudo que comia por uma versão integral (achando que era mais saudável, afinal, nos impõem isso como verdade), depois passei pela Dukan (quase, porque comia frutas), depois contei calorias até da folha de alface, não chegava a 1.300/dia e vivia com fome, pingava uma gota de azeite e passava o papel para tirar o excesso, depois, cortei o glúten, mas ainda com medo de gordura, afinal eu tinha acumulado isso em um órgão, não faria sentido consumir. Até que, há 1 ano, mais ou menos, me achei no estilo de vida LowCarb, e principalmente comendo comida de verdade. Comecei a ler seu blog e foi mais fácil, pois o glúten eu já não consumia há mais de 1 ano, mas ainda tinha a questão da gordura. Desde que eu aderi completamente o estilo LCHF, com direito ao meu querido café com manteiga e óleo de coco (que, por sinal, meu pai disse que minha avó já tomava com 2 colheres de manteiga desde pequena), já se foram mais de 20Kg. No total, com todo o processo, contabilizo mais de 40kg perdidos, mas já me desapeguei a balança e hoje conto saúde.

Meu LDL passou de 114 (em 2012) para 122. Meu HDL foi de 63 para 98. A glicose de 82 para 78. Os triglicerídeos de 157 para 82. O VLDL-Colesterol de 31 para 16. E o que me dá mais orgulho, a gordura do fígado sumiu. Independente dos números dos exames, das calças que perdi, a minha maior vitória foi ver meu fôlego voltar, ter noites completas de sono (acordada mais de 30x na noite), minha psoríase melhorou 60%, não tenho sono depois do almoço e fico disposta o dia todo.

Mais ainda, foi voltar ao meu médico e responder que "Não, eu não fiz uma redução de estômago ou tomei remédios que poderiam me enlouquecer".

Hoje, já não sinto falta alguma dos alimentos com glúten, fico horas sem comer não por privação, mas por saciedade, não conto calorias, como bacon (imagina! rs), abacate (que evitei tanto já que é uma pancada calórica), ovos (choro a cada gema que joguei fora no passado, em omeletes sonsos com claras) e assim por diante.Faço suplementação com amido resistente (já usei a banana verde e a fécula de batata) e tomo Kefir. Vou registrando - quando posso - no instagram (@priscilalopessilva).

Tudo são flores? Claro que não!!! O açúcar ainda é (e sempre foi) um vilão, mas, já não há compulsões, culpa e 1/2 pizza doce. Quando me permito, como, sem problemas "o melhor doce do universo" como o sr disse na palestra. Mas o glúten não tem vez de forma alguma. Na refeição seguinte, não tem desculpas, não tem "já que eu comi no almoço um docinho, posso comer na janta". Retomo meu estilo de vida. Venço um dia de cada vez, e se tropeço, me levanto. Acho que assim como eu me inspiro em pessoas que conseguiram não emagrecer simplesmente, mas conquistar saúde, posso dizer que encontrei a estrada a ser seguida.

Priscila Lopes"



166 comentários:

  1. Lindo mesmo :-)

    Pessoal, perguntas pra Priscila - afinal, ela obviamente sabe bastante sobre emagrecimento :-)


    2014-08-26 15:58 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr Souto!
    Faço paleo low carb high fat há seis meses e tenho tido excelentes resultados. Melhora da glicose,insulina mais baixa (já parei com Metformina que tomava para resistência) perda de peso, sono, disposição, massa muscular, tudo maravilhoso. Porém há um mês estou com queda de cabelo bastante acentuada e não sei como resolver. Fui a um médico que me receitou vitamina A e por conta própria estou tomando Pantogar há 15 dias. Estou tentando comer mais vegetais e variar, mas nada tem adiantado.

    ResponderExcluir
  3. Além de linda, esbanja simpatia!! Parabéns moça!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Priscila, que história linda!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Priscila!
    Menina linda! E que cinturinha, hein?!
    Você mostrou o que acontece quando a gente decide tomar as rédeas da nossa saúde, do nosso corpo, da nossa vida...
    Parabéns, parabéns!
    Dr. Souto, mais um excelente post!
    Não apenas pelo "caso de sucesso" que motiva, que "prova" as teorias aqui debatidas amplamente e sem receios, porque fundamentadas no conhecimento e na experiência, como também pela forma como você trabalhou o relato da Priscila, linkando cada assunto aos seus posts.
    O leitor que queira se esclarecer, compreender, experimentar, nem precisa perguntar ...
    O "mapa da mina" está aqui mesmo, nesse blog!
    Grande abraço, e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Andrei Rocha de Almeida26 de agosto de 2014 18:24

    Parabéns Priscila! Um exemplo de que tomou as rédeas da própria saúde para si.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Dr. Souto,
    Gostaria de uma opinião sua no que concerne ao consumo de carboidratos, fugindo um pouco do conceito de low carb. Qual o limite, em termos de saúde, para se ingerir carbos (claro, considerando somente os bons) por dia? Considerando-se que não tenho e nunca tive problemas com excesso de peso, glicemia, colesterol e também pratico musculação de 2 a 3 vezes na semana. E desse quantitativo possível de carbos, quantos deles poderiam
    ser das frutas? Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. 150 a 200g, com frutas e raízes à vontade dentro desses limites. Até mais, para atletas.

    Sent from mobile phone
    Em 26/08/2014 18:50, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  9. Boa noite doutor!
    Peguei meus exames dessa semana e fiquei preocupada, queria saber se pode me ajudar nas minhas dúvidas..
    Mês junho:
    Plaquetas 253.000
    Glicemia 102
    Gama GT 34
    AST/TGO 27,0
    ALT/TGP 26,0
    Prolactina 37
    Colesterol total 235 HDL 59. LDL 161 Triglicerídeos 77

    Essa semana mês agosto:
    Plaquetas 329.000
    Glicemia 87
    TGO/AST 92,8
    TGP/ALT 133,9
    Colesterol total 206,2 HDL 63 LDL123 Triglicerídeos 99,6
    Os exames foram feitos em laboratórios diferentes, voltarei no médico com os exames,mas fiquei com algumas dúvidas, se pudesse me ajudar
    Estou na dieta ha quase quatro meses, e posso dizer que nesses 20 dias que estou operada de cama,me deixou um pouco "irritada" pois fiz mamoplastia e quase não posso me mexer, acabei comendo mais carboidratos com açúcar, mas sem glúten e engordei 2kg deitada,sem academia e comendo.Vida que o colesterol melhorou,mas a gordura no figado aumentou muito,e chego a sentir enjôo depois de comer omelete com café e óleo de coco pela manhã, melhor o depois de tomar xantinon ou remédio para enxaqueca, fiz uma ultrassonografia de abdomem no mês de junho e o exame estava bom,então não tinha problema em ingerir gordura,mas as vezes sinto um gosto acido na garganta e enjôo, meu problema poderia ser relacionado a gordura?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Priscila , grande inspiração ........dr. Souto .. Há anos descobri que era portadora de ovários policísticos , o que diferentemente da SOP , não causavam androgenia nem espinhas ou oleosidade no meu rosto , somente ausência de menstruação e o mais triste de todos , a dificuldade para engravidar . Sou jovem ,23 anos e nunca consegui me adaptar ao anticoncepcionais indicados para a sop , nem aos outros devido a uma sensibilidade do meu estômago .Não menstruava há 3 anos e tinha até sintomas de menopausa .. Mas após um mês de low carb tive menstruação , normal , não intensa como eu conhecia . Os calores sumiram desinchei horrores . Caramba será que tô sonhando , ou isso tem embasamento científico?? . OBS sempre tive um peso normal .meus médicos são contra low carb .

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela conquista!!! Um verdadeiro caso de sucesso!! :)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Priscila! E obrigada por compartilhar sua história que ajudará a muitas pessoas a se conscientizarem de que é possível resgatar a saúde através da Paleo!

    ResponderExcluir
  13. Vou repetir as suas palavras: " acabei comendo mais carboidratos com açúcar, mas sem glúten e engordei 2kg deitada,sem academia e comendo"

    Sent from mobile phone
    Em 26/08/2014 19:54, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  14. http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2013/05/ovarios-policisticos-melhoram-com-low.html
    Sent from mobile phone
    Em 26/08/2014 20:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  15. Dr. Souto, agradeço muito por esse esclarecimento. Eu estava muito preocupada com uma queda enorme de minhas madeixas, achei que ia ficar careca, rsrsrs. Estou na Paleo há um ano e muito bem adaptada. Perdi peso, apesar de nunca ter estado acima do peso e fiquei curada de uma enxaqueca que me debilitava e tornava minha vida muito difícil, tratada com medicações muito fortes e com dependências gravíssimas. Procurei minha dermatologista e entrei num tratamento de suplementação com Nutri Care, Shampoo Pilexil e loção capilar, há três meses. Felizmente está acontecendo o que li acima, meus cabelos estão nascendo, e é visível, enfim eles estão voltando. Muito obrigada pelas informações, realmente Dr. Souto vc é demais. Com todas as suas orientações neste seu blog e com as ajudas dos grupos do FB, mudei minha vida. Muito, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Fico feliz :-)

    Sent from mobile phone
    Em 26/08/2014 22:16, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por responder doutor!

    ResponderExcluir
  18. Eduardo Broering Nascimento26 de agosto de 2014 23:46

    Dr. Souto, apenas por curiosidade, o pensas da homeopatia?

    ResponderExcluir
  19. Priscila, parabéns pelo sucesso, fico simplesmente encantado a cada relato de sucesso como este seu, e vamos ser feliz, pois além de perder 40k você se tornou outra pessoa e perdeu também uns 10 anos. Grande abraço e obrigado por compartilhar sua experiência e sucesso.



    ResponderExcluir
  20. Isso sim é uma conversão de vida. Meus parabéns Priscila.

    ResponderExcluir
  21. .Bom dia.

    Primeiro quero desejar parabéns à Priscila por sua conquista, é muito motivador ler histórias assim e mostrar para as pessoas que a com as informações corretas, dedicação, sim é possível chegar lá.

    Quero deixar aqui também o meu regristro, há 3 anos tinha um metabolismo baixíssimo (730 kcal), pesava mais de 100kg e ouvi de profissional que eu era um caso potencial para cirúrgia barátrica.

    Agora, 3 anos depois, 36kg e um metabolismo de 1700kcal. Com a orientação correta de exercício e dieta posso dizer que salvei minha vida.

    Atualmente quero refinar meus hábitos, por duas semanas cortei totalmente os farináceos da minha dieta, reduzi bem os carboidratos e aumentei o consumo de gordura. Tive um retorno importante, menos inchaço, saciedade e ansiedade controlados. Não me peso, aprendi a olhar os resultados no espelho.

    Mas como sou teimosa, voltei a comer a carboidratro e me fez muito mal. Dores de cabeças intensas, inchaço, náusea, e as roupas mais apertadas.

    Aprendi que não me dou bem com esse tipo de alimento, em grandes quantidades, mas tenho medo mesmo por ser corredora e meus treinos ora são volumosos (longas distâncias) ou de alta intensidade, contando também a musculação e acabo ficando na dúvida do que fazer.

    No mais, Doutor Souto, parabéns pelo seu trabalho e mais uma vez parabéns para Priscila.

    ResponderExcluir
  22. Renata, parabéns!!!! Somos "a prova" de que os conceitos "visto como certos por muitos profissionais" estão equivocados.

    ResponderExcluir
  23. Vou seguir a sugestão do Doutor Souto e farei perguntas à nossa musa lowcarb inspiradora:
    Priscila, poderia postar sugestões para o café da manhã? É para a minha esposa, que resolveu se adaptar ao nosso estilo de vida. Comigo café da manhã é simples, no máximo um café sem açúcar pela manhã, já que não sinto fome e praticamente só almoço e como algo a noite, quando raramente janto.


    Ela está tendo dificuldade porque considera ovo enjoativo e acha a alimentação muito restritiva, apesar de poder comer presunto, queijo, salame, etc... eu até entendo porque ela ainda está na fase de adaptação. O problema se torna maior porque ela é viciada em pão. Hoje me perguntou sobre cuscuz e eu a proibi veementemente (hahaha).


    Então é isso: parabéns pelo incrível resultado, muita saúde e poste suas dicas de café da manhã. Abração

    ResponderExcluir
  24. #100çaçconau... fiquei até sem palavras.


    Hoje fiz o exame de sangue após 3 meses de LCHF !!! Agora é esperar... até agora só tenho coisas boas pra dizer ! Mas semana q vem terei ainda mais evidências...

    ResponderExcluir
  25. Bife na chapa

    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 10:33, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  26. Por mim tudo bem tomar café da manhã com picanha na manteiga pois dou a mínima para a opinião de quem se prende a paradigmas. Mas ela jamais comeria carne no desjejum, doutor heheheh

    ResponderExcluir
  27. =) obrigada!!!

    ResponderExcluir
  28. Nem se for um peito de frango? Então, vai no blog nutri das panelas ou no mais gordura menos carboidratos e vê os pães falsos - melhor que nada. Ontem de manhã, comi um bife com 1 ovo no café da manhã. Apenas 5 minutos pra preparar.

    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 10:44, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  29. Vou dizer isso a ela. Só de vê-la se esforçando para não comer pão e açúcar já é uma vitória. Ela viu os meus resultados e possivelmente se interessou em não só perder peso, mas também ganhar saúde. É aquilo: liderança pelo exemplo heheheh No mais, tenho indicado o blog a várias pessoas, comentado os benefícios do ganho de saúde, disposição e principalmente falado sobre desinformação dos ditos profissionais da nutrição. Em breve espero convencê-los não só a comentar como a postar relatos de sucesso como o da Priscila. All the best, doc!

    ResponderExcluir
  30. Oi Eduardo, hoje eu já consigo "pular" o café da manhã numa boa, tomando só um café com óleo de coco e manteiga, mas há diversas opções deliciosas. Ovos na manteiga com baicon vão deixar seu dia muito mais animado. Também gosto de "muffins" só bater os ovos, colocar alguns pedaços de queijo, frango desfiado, temperinhos, e forno por 20 minutos. Outra opção é sempre um bom pedaço de queijo amarelo (evite o fresco), dá para fazer na frigideira e fica uma casquinha deliciosa. Mirtilos ou morangos com creme de leite. E assim por diante, dá para variar muito. Mas, a dica mesmo, que funcionou comigo, é café gordo. Faça da manteiga, oleo de coco, nata e creme de leite o melhor amigo do café preto. Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  31. Obrigada, Cau =)

    ResponderExcluir
  32. Oi Carlos, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  33. Obrigada, Simone! =)

    ResponderExcluir
  34. Tati, fui inspirada por muita gente também.

    ResponderExcluir
  35. Pércilla, obrigada =)

    ResponderExcluir
  36. Priscila, valeu pelas dicas. São excelentes! Agora que e a esposa aderiu ao estilo de vida, tenho de incentivá-la e ajudá-la a encontrar soluções. Muito legal a sua contribuição para o blog. Abração

    ResponderExcluir
  37. Obrigada, Andrei!

    ResponderExcluir
  38. Obrigada, Clarissa!
    As calças de cintura alta tinham que me ajudar em algo nÉ? rs

    ResponderExcluir
  39. Super obrigada, Patrícia!

    ResponderExcluir
  40. Obrigada, Nana!

    ResponderExcluir
  41. Uma xará com uma ótima história! Parabéns! Não podia pedir mais pro meu 'aniversário' de um ano de paleo xD

    ResponderExcluir
  42. Sei que não é tema do blog e talvez não queiras ou não possas responder, mas tenho uma dúvida sobre isto: é pensamento mágico porque 1) não está comprovada a relação entre um medicamento homeopático e uma cura ou melhora ou porque, 2) malgrado exista uma associação entre tomar o medicamente e melhorar - maior do que placebo, talvez? - a ciência não compreende o nexo? Vale sugerir leituras. Obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Priscila, meus parabéns, fantástico!!!!!!!!!!!

    Posso pedir umas dicas para o Dr. Souto e demais?

    Enfim, estou tentando pensar num cardápio paleo para uns amigos que farão uma travessia de montanha de uns 10 dias, levando toda a comida nas costas (são os amigos que um ano atrás me apresentaram a alimentação paleo). Tempos atrás eu saberia exatamente o que levar...comida liofilisada baseada em carboidratos, miojo, pure de batatas estantâneo, barrinhas de cereal (ECA!!!!!!!), chocolate, azeite, etc...mas agora ta mais complicado...

    refeições bem calóricas são primordiais...e leves! pois vai tudo na mochila.

    Pensei em levar óleo de côco, toicinho, manteiga...chorrizos...muito tempero, além de purê de batata instantâneo, ovos para os primeiros dias...queijo, castanhas, chocolate amargo...



    Qualquer dica é válida!

    ResponderExcluir
  44. Perguntas? Priscila, qual o seu telefone? você é casada? ;) Brincadeira. Parabéns pela força de vontade e pelos resultados. Saúde e disposição, que maravilha. Mais uma vivente melhorando a vida através da comida, mais uma pessoa-demonstração deste estilo de vida. Que legal.

    ResponderExcluir
  45. Homeopatia por definição é dar doses extremamente baixas de algum principio ativo, e tomar algumas gotas por dia.
    Veja, qualquer resultado que você tenha com ela, você também teria com um placebo.
    E como se pegasse um comprimido de aspirina, diluísse em dois litros de água e desse algumas gotas por dia para um paciente que tem enxaqueca. A quantidade de principio ativo a ser tomado seria ínfima. Você acha que o paciente deixa ou diminui a enfermidade por causa do 'remedio' em si, ou por causa do poder de sugestão que lhe foi atribuído !?
    É igual pedras , moedas da sorte... As vezes até funciona, mas não necessariamente porque ela trás sorte e sim pelo que ela representa para quem o usa.

    ResponderExcluir
  46. Porque a diluição é menor (MUITO menor) do que o número de Avogadro (nenhuma molécula original presente).

    Antes de analisar qualquer coisa, há que ponderar sobre sua plausibilidade. Rever o conceito de ciência da fada do dente: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/2014/07/karl-popper-e-fada-do-dente.html
    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 11:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  47. Na verdade, seria como diluir uma aspirina no volume de água contida em uma esfera com o raio órbita da terra e usar umas gotas da solução.

    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 11:14, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  48. Hoje pela manhã comi omelete com 2 ovos caipira, frango Vapsa, alho, banha de porco, queijo parmesão.
    Depois um café com 1 colher de sobremesa de nata, 1 colher de leite em pó.
    E... meio iogurte natural com 4 gotas de adoçante. 4g de carbo.

    Exagerei, quero ver almoçar.

    ResponderExcluir
  49. Belo café da manhã. Se eu comer isso tudo no desjejum, voltarei a fazer uma refeição somente a noite ou no dia seguinte hehehe

    ResponderExcluir
  50. ahhaha Marcio já estou fora do mercado! rs

    ResponderExcluir
  51. Xará vamos juntas!!! =)

    ResponderExcluir
  52. Tenho certeza que tudo irá melhorar!

    ResponderExcluir
  53. Nossa, emocionante mesmo! E o mais incrível é a diferença de visual que ganhou, ficou muito mais bonita!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  54. Valeu Luciano...
    Olha, acho que sem mulas e carregadores, etc, é impossível comer só comida de verdade...
    Passei os últimos quase 20 anos fazendo esse tipo de coisa a base de miojo com creme de leite e queijo ralado (isso eram os melhores dias, rs) levando tb alho, cebola , salame, etc...


    pensando bem, acho difícil escapar dessas gororobas. Vou sugerir só cortarem açúcar e trigo...

    ResponderExcluir
  55. Em 7 dias o resultado... :D

    ResponderExcluir
  56. Eduardo Broering Nascimento27 de agosto de 2014 13:16

    Dr. Souto, só por curiosidade, novamente, com relação a religião, segues a mesma linha do Dawkins?

    ResponderExcluir
  57. Eu não vejo pq numa situação como essa abrir mão de gel, por exemplo. Prático e vc vai estar em uma situação de muito esforço.
    As carnes Vapza são algo a se considerar e fazer barras de proteína em casa com whey, castanhas, óleo de coco, manteiga... podem ajudar muito e talvez elas possam ser o grande coringa.
    Se estiverem cetoadaptados essa gordura + proteína + bons carbos pode ser algo muito melhor que guloseimas com nada além de energia.

    ResponderExcluir
  58. Sabe o coco seco comprado em super/hortifruti/etc? Abra, retira a polpa densa, coloque em saquinhos zip-loc.

    ResponderExcluir
  59. Priscila que maravilhoso partilhar da sua vitória, nos como mulheres que a vida toda foi a maior da turma... Ouvir dizer "Você não é gorda, é grande" kkk Enfim, eu estou ainda mais determinada dia a dia pelo meu novo hábito de vida, vencendo grandes dificuldades - certamente olhando pra tudo o que você já ouviu, e hoje poder partilhar de 40kgs menos, muito muito mais saudável sem nada mirabolante, nada restrito, nenhum medicamento, nenhuma loucura, uauu!!
    Estou cada dia mais certa do que quero pra minha vida, saúde, alimentação de verdade - Porque no fim quem ganha somos nós. E felizmente o Dr Souto tem sido um grande "desbravador" quanto ao que publica aqui no blogger - Grata demais. O conheci através de um amigo que também faz parte da família Lowcarb, me incentivou me indicou e estou aqui pra agradecer a todas informações.

    Eu estou a um mês "cuidando da alimentação" estou na casa dos 95kgs, e espero sair de vez dos noventa... kkk A cada dia vejo o quanto essa realidade se aproxima, também quero partilhar com vocês os avanços e mais comentários.

    No mais, quero deixar forte abraço - Muita saúde!!
    Beijos.

    P.s: Sobre milho e seus derivados tem publicações a respeito? Gostaria de informações sobre, hoje mesmo eu lanchei um cuscuz com manteiga , rsss

    ResponderExcluir
  60. Dr obrigada pela atenção. E o Senhor sabe, que uma vida antes de conhecer o Lowcarb muitos erros foram cometidos, a cada novo dia as dificuldades vão se dissipando. E quanto ao doce, bom 1 mês eu vejo o quanto o meu paladar mudou, quero chegar a 100% sem açúcar... Quero vir aqui falar com vocês sobre isso. É difícil não posso negar. Adaptação, rs
    Ahh e quanto aos chocolates meio amargo e amargo?

    #Vou ler! ;D

    ResponderExcluir
  61. Eduardo Broering Nascimento27 de agosto de 2014 14:30

    Obrigado. Estou lendo "Deus, um delirio". Muito bom.

    ResponderExcluir
  62. eles são paleo, mas não cetogenicos...vou sugerir, antes de qualquer coisa, que eles entrem em cetose um mês antes. Acho que ajudará...
    A questão de fazer coisas em casa pra levar é que é fora do Brasil e chegar em aduanas com comida preparada em geral da problema. Já indiquei o Vapza.
    Luciano, deixei de consumir gel de carbos há muito tempo...sei lá...creio que sirva mais pra antes de uma largada de prova ou pra quem não tem nenhum tipo de cetoadaptação quando da aquela baixada na disposição...no meio de uma travessia longa, etc...

    ResponderExcluir
  63. é em outro pais, não da pra atravessar a fronteira com produtos frescos...

    ResponderExcluir
  64. Parabéns Priscila! Para mim é muito importante ver vitórias como a sua. Não é fácil emagrecer. Assim como você passei por várias dietas e sem sucesso , agora acredito que com a LCHF irei encontrar a minha vitória. Não é fácil principalmente por todo preconceito que enfrento por seguir esse estilo, mas tentarei continuar. Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  65. Estou muito interessada nessa questão também!! Todas as vezes que vou viajar, costumo levar comida, pois tenho doença celiaca. Porém, agora na dieta paleo, tenho tido dificuldades em escolher comidas/lanches para essas viagens de muitas trilhas e passeios pela natureza, pois fica muito mais difícil carregar e cozinhar comida de verdade. Da última vez só levei coco ralado e óleo de coco, castanhas, mas não foi suficiente. :/

    Vou acompanhar as opiniões por aqui!

    ResponderExcluir
  66. Homeopatia não é religião, não precisa acreditar. :) Pois é, se fosse efeito placebo como dizem, não funcionaria em animais e até em plantas. Mas não acho legal comparar com magia, pois as pessoas já têm uma ideia ruim e completamente equivocada sobre ela, e podem acabar confundindo.

    ResponderExcluir
  67. Depois me conta como fizeram e o que deu.
    To começando a subir uns barrancos por aqui tb.

    Abs.

    ResponderExcluir
  68. Dr eu posso afirmar que é uma alegria poder partilhar das dificuldades e você trazer aquele incentivo para continuar e não desistir. #moderação #ñbasta vou colocar espalhados por aqui, não vou esquecer mais!! #100exceção

    ResponderExcluir
  69. Oi, creio que se for algo parecido com "passeio", como coloca, umas barras feitas em casa com whey como comentei acima devem resolver.
    Já comi pele de porco frita que encontrei em barracas de pé de serra e foram ótimas.

    ResponderExcluir
  70. Priscila,
    Linda a sua evolução!! Parabens!!
    Estou compartilhando o posto num grupo low carb do FB!!

    ResponderExcluir
  71. Oi Eduardo, faça o bolinho mais fácil do mundo, que tem a receita aqui mesmo no blog. Eu já fiz várias vezes é rápido, fácil e muito gostoso.

    Fiz uma adaptação pois moro no interior de minas e não achei nata para comprar.

    Ingredientes com minhas modificações:

    - 1 ovo ( tire a pele da gema)
    - 1 colher de sopa de manteiga (derreto no micro-ondas)
    - Coco ralado (NÃO adoçado!!) +/- 4 a 5 colheres de sopa
    - Fermento
    - 2 colheres sopa de mel ( estou tentando deixar o adoçante)
    - Canela em pó a gosto.
    - 2:30 no micro-ondas e pronto...

    ResponderExcluir
  72. Oi Lilian, estou anotando todas as dicas e enviando a ela por e-mail. Valeuzão

    ResponderExcluir
  73. Eu como abacate com creme de leite e leite de coco, quando não quero carne ou ovos... Queijo com azeite tb é bom.

    ResponderExcluir
  74. Fantástico! Até o rosto ficou mais bonito!

    ResponderExcluir
  75. Entendi.


    No mais, isto funciona como lanche em qq lugar. Recomendo.

    ResponderExcluir
  76. Dr. Souto, vi aqui uma receitinha de Farinha de coco.
    Aparentemente é
    Ralar o coco -> Deixar de molho em uma água quente antes de atingir o ponto de fervura ( uns 75 graus) por uns minutos para desengordurar -> Escoar essa agua e a gordura com um pano, espremendo ou deixando o tempo e gravidade agirem, e essa agua vira um creme de leite -> Levar o que sobrou ao forno baixo(100 graus) e ir virando até ficar sequinha e com um tom dourado

    Esse alimento é ok ou ele se tornou um farinaceo com todos os problemas do mesmo !?
    Pelo que li ele é basicamente Fibras + gorduras + agua, procede !?
    E se eu aquecer ele, tipo alguma receita de forno, as fibras viram carboidratos como os amidos resistentes !?


    Obrigado =)

    ResponderExcluir
  77. Aline Keila Castro27 de agosto de 2014 16:58

    Algum post especifico sobre leite (além da lactose) ? Achei algumas informções em comentarios . Obrigado.

    ResponderExcluir
  78. Fantástico tamanha evolução. .. me da a certeza q o caminho q escolhido esta certo. .. obrigado dr pela inspiração

    ResponderExcluir
  79. Uau!!!!! Parabéns vc é um exemplo!
    Eu estou desde ontem na nova vida... e já disse não para o pastel, pão, sorvete etc, etc etc... acordei com uma disposição incrível mas agora estou com um pouco de dor de cabeça... mas vou vencer tmb!
    Dr. SOUTO, não como todas as carnes, somente peixe existe algum problema ou uma sugestão de algum tipo de peixe que me beneficiará mais?


    Obrigada por esse blog fantástico!


    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  80. Pode usar, se seu médico prescrever


    Em 27 de agosto de 2014 16:29, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  81. Comprei aquele óleo de coco e fiz tipo umas balas nas formas de fazer bombom, ai de manhã só pego uma e saio .. mais rápido que o café e tem um gosto bom, uma alternativa ai pra pessoal.

    ResponderExcluir
  82. Depois que aderia a essa dieta, não sinto a menor necessidade de tomar café da manhã. Porém, nas poucas vezes que o faço, vou no bom e velho ovos com bacon...

    ResponderExcluir
  83. Mais um pro bando. Se puder , leia tambem o 'O Gene Egoista' é tão bom quanto Deus um Delirio, também é do Dawkins.

    ResponderExcluir
  84. Muito obrigada Eva .!! Desejo tudo de bom para vc tb!

    ResponderExcluir
  85. Dr. Souto, mil perdões se isso é uma pergunta estúpida, mas só encontrei o termo "não HDL" como menção num post do blog e em comentários. Fui ao retorno da minha ginecologista hoje, e fiquei tão desnorteada com a bronca que levei que não perguntei o que significava este "não HDL" do meu perfil lipídico. Ocorre o seguinte. Sigo uma alimentação paleo há 3 meses, tenho 34 anos, faço atividade física, estou dentro do peso e percentual de gordura é 17%. Só que meu perfil lipídico horrorizou minha médica, tanto que ela queria me passar medicamento para baixa-lo:
    Colesterol total - 239
    HDL - 53
    LDL - 178
    COLESTEROL NÃO HDL - 186
    TRIGLICERIDES - 44
    Se não fosse esse colesterol não HDL, que eu não sei o que é, eu estaria tranquila, por todas as leituras que já fiz aqui e em outros artigos e livros. Poderia me esclarecer o que significa isso no exame?

    ResponderExcluir
  86. Não muda nada, mas minha análise.

    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 20:06, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  87. Ensopado com pé e pescoço de frango, moela, coração bovino e para acompanhar, uma bacia de salada com repolho, acelga, pepino, cebola, alho poró...top demais!

    ResponderExcluir
  88. Linda! parabéns Priscila, me identifiquei demais com o momento do seu texto em que você diz que se escorrega, logo recobra a postura correta e segue, um dia de cada vez, é minha filosofia também. Importante é não esquecermos de onde viemos e termos convicção de que não queremos voltar a ser como eramos antes, DE JEITO NENHUM. Parabéns de novo, vou te procurar no Insta. Beijos!

    ResponderExcluir
  89. Dr. Souto, li uma pesquisa indicando algum tipo de risco ao ingerir Espinafre devido ao Oxalato. Realmente parecia ter embasamento. Gostaria de saber se posso comer sem medo, e, se sim, em quais quantidades? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  90. http://www.marksdailyapple.com/dear-mark-strong-but-stiff-denatured-proteins-weeklong-fasting-and-oxalates/
    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 21:18, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  91. eu sempre tive minhas dificuldades em aceitar a homeopatia como ciência. sempre apostei no efeito placebo... mas já tive conhecidos que trataram com sucesso bebês e animais irracionais. uma mente consciente de um tratamento pode ser enganada pelo efeito placebo, mas o que dizer de uma mente que sequer entende o conceito de doença, muito menos o de tratamento?

    acho que a nossa incapacidade de explicar um fenômeno não invalida a existência do tal fenômeno.

    ResponderExcluir
  92. http://www.paleoforwomen.com/
    essa drª tem um foco muito interessante na questão hormonal feminina. faça suplementação de magnésio, ajuda pacas! eu estou usando ZMA, que é zinco, b12 e magnésio.

    ResponderExcluir
  93. O efeito placebo se dá através do dono. Pesquise o fenômeno Clever Hans ( http://en.m.wikipedia.org/wiki/Clever_Hans).

    Mas vou começar a deletar comentários sobre isso, pois não é esse o objetivo do blog.

    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 21:39, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  94. Eu estava pesquisando sobre suplementação e tropecei sem querer na questão do Boro. O boro faz parte da regulação de cálcio no organismo, junto com o magnésio, e li que a deficiência de boro na alimentação pode levar à artrite e osteoporose - que poderia ser revertida com certa facilidade e segurança apenas com a suplementação de boro. Dei uma lida nos estudos, e o boro seria tão tóxico quanto sal. aqui no Brasil o ministério da saúde já está banindo o acesso ao borax alegando sua toxicidade - curiosamente não bane os insetcidas de tomada, que ficam o dia todo espirrando veneno em cima de crianças e todo mundo acha lindo. Vi muita coerência em dizer que podem existir interesses escusos nesse banimento da forma mais pura e barata do boro, quando as suplementações "de laboratório" possuem boro em baixa quantidade e já ligado a outros compostos, diminuindo sua absorção. [Meu joelho está meio bichadinho (já tem tempo que tenho essa crepitação e umas dorzinhas). vou segurar as pontas pra começar a usar borax só depois de pegar uns exames demonstrando minha situação atual. e refazer os exames depois de uns 3 meses de suplementação.]

    Qual sua opinião sobre suplementação de boro?

    ResponderExcluir
  95. http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/natural/894.html

    Sent from mobile phone
    Em 27/08/2014 21:57, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  96. Dr. Souto tomar suplemento de L-arginina e L-ornitina atrapalha o processo cetogênico, já que em teoria estimulam a liberação de insulina?

    ResponderExcluir
  97. As trilhas que faço não duram tanto mas levo tapioca, batata doce, macacheira e como energético café com matenteiga, óleo de coco, requeijão ou nata e canela, coloco tudo no liquidificador com gelo e coloco na polar com um pouco de adoçante, fica uma delícia. Ademais você pode levar ainda castanhas, nozes, banana verde (amido resistente) com iogurte e canela.

    ResponderExcluir
  98. Eu também não, mas como disse, as sugestões são para outra pessoa.

    ResponderExcluir
  99. Obrigada, doutor.

    ResponderExcluir
  100. São pouquíssimos médicos que aceitam discussões sobre homeopatia; e isso que acredito que se deva ao fato de eles estarem defendendo sua profissão. Imagina se for comprovado que a homeopatia funciona e começarem a receitar plantas naturais aos pacientes? Que, além de tratarem o doente, promovem a cura definitiva da doenca? Cheguei a conclusão de que os médicos têm é medo de debater o assunto porque sabem que não podem ser placebo os inúmeros casos de cura. O importante é que haja pessoas que indiquem essa alternativa àquelas pessoas que, como eu, sofreram durante anos indo a médicos, gastando uma fortuna, e nunca conseguindo uma cura definitiva.

    ResponderExcluir
  101. E porque eu tomei aciclovir durante anos e não tive uma cura? Não teria que ter ocorrido uma "sugestão" também, já que eu estava tomando um remédio receituado por um médico conceituado? E outra, eu não acreditava em homeopatia, por isso não acredito em efeito placebo no meu caso. Eu já havia lido muito sobre homeopatia e sabia que a substância que promoveria a minha cura só estaria na "memória" da água após as inúmeras diluições. Ocorre que, depois de tomar uma dose única de um medicamento homeopático chamado sulphur, eu nunca mais tive crises de herpes. Não há explicação científica para tal, pois a Química alega que é impossível a substância promover a cura após a diluição. Ocorre que já foi comprovado que a substância fica na "memória" da água, e que é suficiente para agir 'energicamente" no corpo humano doente.

    ResponderExcluir
  102. Obrigada R.Leite e depois desse acabei encontrando mais informações, o engraçado que é viciante - informação de qualidade e colocar em pratica e assim, indicações de quem vive... e você acaba tendo certeza que o caminho esta sendo trilhado passo a passo, não dá pra acreditar no passe de magica, começar e já pensar "na linha de chegada" - nesse caso é a saúde, como diz meu amigo - Emagrecer é consequência... ;)

    ResponderExcluir
  103. É muito bom poder partilhar com vocês 'meninas, mulheres - eu estou vencendo uma postagem dia nesse blog do Dr Souto e mesmo assim, eu me amarro com os depoimentos, com as verdades de muita gente, é um prazer das novas amizades com vida saudável.
    Nunca segui nenhuma dieta, porque essas restrições excessivas e nunca fiz uso de medicação forte, estou vivendo algo novo, é habito pra vida. Que bom que vamos conhecendo outras pessoas, irmãos lows_paleo! rss
    Beijos Amanda.

    ResponderExcluir
  104. Dr. Souto, não tive tanto sucesso com a indução dos 14 dias 20g de carbo. Eliminei somente 2,5 kilos. Isso indica que sou metabolicamente resistente? Fiquei desestimulada e no sábado passado meti o pé no carbo e doce, depois me arrependi. Sabe p q ? eu fiquei mal fisicamente e não foi só culpa.Na segunda desesperadamente voltei ao LCHF, e agora não estou fazendo indução como me foi orientado. Estou me baseando nos diversos testemunhos de sucesso com emagrecimentos importantes ( acima de 20 kg), e penso que esse é o caminho.
    Agora uma pergunta: Apesar de não ser quantitativa, gostaria de saber se quando como a metade de um abacate médio, isso não vai travar o emagrecimento? Não rola a coisa de 2 colheres de sopa de abacate?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  105. Nossa Priscila! Parabéns! Adorei seu depoimento, pois percorri os mesmo caminhos que você. A única luta que tenho travado comigo mesma (atual) é com relação à compulsão por açúcar e chocolate pois, através do uso contínuo de comida de verdade (comecei esse mês), ela apareceu de forma incontestável! Tenho formiguinhas salientes!
    Mas e como você fez com relação ao doce? Passou a usar qual adoçante especial para forno e fogão?
    Uma menina do Instagram me falou sobre o xilitol, que eu nem conhecia. E sei que a indicação é stévia, mas não consigo... você usa o que?
    Agora,realmente, viver paleo é muito melhor. Liberdade! É um alívio poder colocar azeite na salada, comer abacate, creme de leite, bacon!!! As proibições eram tantas, do tamanho das frustrações!! Eu também limpava a gota do azeite com papel! :D
    Sou muito criticada pelas minhas amigas que me dizem que essa "dieta" é coisa de maluco! Elas não leram nada a respeito, não conhecem nada sobre os benefícios LCHF e falam que sou doida! rsrsrsr Tô nem aí!!! Amo comer pelinha do frango e não preciso mais fingir que não comi!
    Aliás, fui na minha endocrinologista ontem e falei pra ela sobre a Paleo achando que eu ia levar umas pauladas, mas nada! Fui explicando, ela foi ouvindo, perguntando, e disse que faz sentido! Eu ainda fiquei de mandar uns links para ela por e-mail, olha que legal!
    Um abraço bem apertado pela sua conquista!!!
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  106. Olá Someflower, que bom que alguns médicos estão abrindo seus horizontes e ao menos estão ouvindo e se interessando pelo assunto.


    Que bom seria se todos tivessem esta disposição.


    Abraço

    ResponderExcluir
  107. Pois então Carlos, fiquei realmente surpresa. No final da consulta ela só falou o seguinte:
    - "Com relação a tudo que você me disse, eu só acho que você deva tomar cuidado com..."
    Daí eu pensei: aí vem bomba! Vai falar do bacon, do colesterol que subiu, da banha! "...que você deva tomar cuidado com esse jejum prolongado, pois isso pode não ser bom para sua compulsão, pois você não pode ficar faminta."
    Eu não acreditei!!! Bom demais! Nada como ter um médico que se atualiza um pouquinho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  108. Cida Ferreira Vital28 de agosto de 2014 20:50

    Parabéns Priscila! Q bom saber q sua esteatose sumiu eu também estou com gordura no figado e 2 calculos na visicula.Estou fazendo atkins e ja vi resultados ja se foram 10k em menos de dois meses.Estou confiante.

    ResponderExcluir
  109. Cida, vamos nessa. Dê prioridade para comida de verdade :) foi assim que consegui.

    ResponderExcluir
  110. Tal como eu perdi 40 kg em 9 meses na foto eu tinha 26 anos e agora com 34 este è o resultado de uma dieta saudável equilibrada para mim hi fat é tudo de bom

    ResponderExcluir
  111. 40 kg em 9 meses e mantendo por mais de 2 anos e nunca mais contando calorias

    ResponderExcluir
  112. Parabéns! Menos de 5% das pessoas conseguem manter a perda de peso por mais de 12 meses. Mas é porque fazem restrição calórica, e não low carb. Muito bom!


    2014-08-29 1:15 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  113. Dr. Souto.


    Um café da manhã que funciona muito bem pra mim:
    200g de colhada caseira igual o Sr. ensinou. leite gordo e iogurte gordo.
    2x folhas de couve
    15g de whey protein
    100g de abacate
    Hortelã
    1x colher de sopa de leite de côco
    2x bananas da terra bem verde
    3x morangos
    1x banana nanica madura
    Água
    Sucralose
    Bate tudo e tenho uma vitamina que não muda em nada a Glicemia, pelo menos a minha.
    Abraço a todos!
    Maike

    ResponderExcluir
  114. Omelete de 5 ovos recheados com 200g de carne moída, + 1 banana de sobremesa. Coma assim só se estiver malhando viu rsrs

    ResponderExcluir
  115. É de dar água na boca. Uma dica melhor que a outra! haha

    ResponderExcluir
  116. Parabéns, viu?
    E sofri MUITO com psoríase quando criança/adolescente. Tomei um remédio q melhorou bastante, e dps que adotei LCHF melhorou o que faltava.

    ResponderExcluir
  117. Obrigada! Eu odeio remédios e nunca tive uma melhora tão significativa como essa.

    ResponderExcluir
  118. Eva, estamos juntas!!! =) Um dia de cada vez. Bjs

    ResponderExcluir
  119. \o/\o/ Isso aí!!
    Eu ainda vou te chamar algumas vezes, para sanar duvidas de vida mesmo. Obrigada pela força, apoio ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  120. Olá Priscila, primeiro queria te parabenizar pela sua mudança de vida! É uma inspiração para nós. Queria aproveitar para te fazer uma pergunta: a maior parte das pessoas que fazem a dieta LCHF se preocupa com o nível do colesterol e dos triglicerídios. No meu caso, estou com dificuldades em manter os níveis normais de vitamina D e B12. Com a alimentação LCHF houve alguma melhora no nível destes hormônios para você ou eles se mantiveram inalterados?

    ResponderExcluir
  121. Q grande exemplo priscila!!!tb to nessa luta...sua dieta é cetogênica?

    ResponderExcluir
  122. Pergunta pra ela o quanto ela variou o café da manhã nos últimos 10 anos, antes da dieta! rs

    ResponderExcluir
  123. Oi Vívian, não fico na faixa cetônica não. Meu consumo, mesmo no começo era entre 60/70g de carbo, mas nada de batata, mandioca, por opção.

    ResponderExcluir
  124. Oi Ana Claudia, eu não tenho um laudo comparativo da b12, mas no meu último exame deu 452, o ideal é acima de 300. Vou repetir tudo agora em novembro. Te informo.

    ResponderExcluir
  125. Cris, eu percebi que quanto mais longe, melhor. Antes, eu fazia alguns offs de açúcar, mas são piores, sério, o açúcar tem um poder muito forte e terrível. Fico o mais longe possível. Parece que fica mais fácil com o tempo, mas estou sempre alerta. E como tenho tido grandes enxaquecas qd consumo, lembro sempre disso antes de cair em tentação. Escorrego, mas de forma muito bem pensada. Muito mesmo.

    ResponderExcluir
  126. Tâmara, é isso mesmo. Não vale justificar um erro com outro. Caiu, levante. E faça como escolha de vida e não só até chegar ao objetivo. Lchf é a única escolha que eu poderia fazer pra vida toda, nenhuma outra seria possível. Bjos e vamos juntas. Me acha lá :) @priscilalopessilva

    ResponderExcluir
  127. Célia, tive também nos primeiros dias, passa. E o animo que vem é incrível

    ResponderExcluir
  128. Não tento convencer ninguém, e não permito que ninguém fale o que não sabe. Repetir discurso errado é sempre fácil.

    ResponderExcluir
  129. Oi Eva obrigada! Vamos juntos nessa caminhada. Não consumo milho. Nem feijão e afins... Tem post aqui sim, da uma pesquisada. Bjao

    ResponderExcluir
  130. Rogério, bom dia! Você pode contar como faz essa balinha de coco?

    ResponderExcluir
  131. Caramba! Legal demais!

    ResponderExcluir
  132. Acho que o melhor de tudo foi tomar consciência no vício. Antes da Paleo ele ficava meio mascarado, sabe? Agora não tenho dúvida que vai ficar bem menos complicado vencê-lo. Beijos grande e felicidades!

    ResponderExcluir
  133. Parabéns, Priscila!!!👏👏👏👏👏👏👏
    Dedicação sempre tem suas recompensas!!!

    ResponderExcluir
  134. Parabéns Priscila! Me surpreendo constantemente com a dieta. Impressionante!

    ResponderExcluir
  135. bom dia! comprei uma dessas formas de fazer bombom (a forma custa 0,50 cents e tem 10 espaços), comprei o óleo de coco extra virgem(na temperatura ambiente aqui é liquido), coloquei na forminha e coloquei no congelador por uns 10min ... e depois mantenho em outro potinho na geladeira .. só.

    ResponderExcluir
  136. Vou testar hj, mas vou juntar coco natural ralado com o óleo para acrescentar uma textura!

    Valeu! Abraços!

    ResponderExcluir
  137. Força de Vontade + Método correto = Sucesso :D

    ResponderExcluir
  138. Que relato maravilhoso!!!! Estava aqui em casa deprimida devido o meu peso, fui a nutricionista e a dieta que ela prescreveu fez que eu ganhasse 2 k a mais... e tenho várias crises de hipoglicemia... to cansada de fazer dietas falidas!!! Será que um estilo de vida como esse melhoraria as crises de hipoglicemia, de asma, de depressão que tenho??? Tomo remédios pra todos esses males fora os remédios de pressão, tenho 35 anos e já pareço uma idosa de tantos remédios que tenho que tomar diariamente, vou a médico regularmente e nada muda. Peço por gentileza me de uma orientação a respeito, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  139. Olá Fernanda,


    Dr. Souto me corrija se estiver enganada, mas só tem hipoglicemia quem come carboidratos. Existem relatos que indicam melhoras da depressão com LCHF. Não custa experimentar!

    ResponderExcluir
  140. Olá Patricia, boa noite!
    Vou experimentar sim, como tudo é muito novo estou pesquisando a respeito pois tenho duvidas sobre o que comer, mas já entendi que açúcar e trigo fazem mal a saúde e que a gordura não é vilã. Vou pesquisar muito nesse blog... Mas ainda não sei o que comer, por exemplo, no café da manhã...Tomara que dê certo! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  141. http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/o-que-comer-no-cafe-da-manha.html

    ResponderExcluir
  142. boa tarde, Patricia!
    Muito Obrigada pela dica, ajudou muito!!!!!! O seu apoio é maravilhoso!!! Abraços!

    ResponderExcluir
  143. Olá Fernanda. Isto pode ser diferente e pode melhorar. Para maiores chances de sucesso com a melhora na depressão, fique atenta a tudo que tenha alto impacto sobre a flora intestinal. Parece - digo, parece - haver uma associação entre uma flora equilibrada e os estados mentais. Minhas experiência própria confirma isto, além de algum estudos que mencionam a associação. De todo jeito, manter a flora equilibrada é uma ótima ideia. Duas coisas importantes para cuidar: adoçantes artificiais (se precisar, use com bastante moderação) e não descuide das fibras das hortaliças. Muita hortaliça! Com gordura (banha, manteiga, oliva), legumes ficam iguarias singulares, muito saborosas. Uma sinergia perfeita: muitos não toleram gordura e muitos não gostam de hortaliças. Juntos, fica difícil resistir. A depressão é teu ponto de Arquimedes, aqui. É ela que definirá o teu avanço: depressão = menos vontade de agir = menos vontade de cuidar da própria comida com atenção = mais comida-lixo = depressão. Estás no caminho certo. Conte conosco aqui para te ajudar.

    ResponderExcluir
  144. A propósito: Dr. Souto, tens opinião sobre a relação entre a forma das fezes como indicador de saúde? Em http://en.wikipedia.org/wiki/Bristol_stool_scale , as formas são associadas ao tempo em que transitam no cólon. Isto pode ser um indicador de qualidade da flora intestinal? Minha auto-observação ;) parece sugerir associações entre as formas observadas e os estados mentais (outra ilação, flora e estados mentais). Enfim, se tiveres e puderes compartilhar opinião a respeito (vale, sempre, sugerir leitura). Obrigado.

    ResponderExcluir
  145. Sim, sim - e não há dúvida que amido resistente ajuda a ficar em torno de 4 na escala

    Em 22 de setembro de 2014 09:12, Disqus escreveu:

    ResponderExcluir
  146. Aí pessoal, todo mundo cuidando do seu cocô, então ;) (pode falar "cocô" aqui, né? ;), desde que não seja cocô a fala). Sério: eu não tenho consumido AR deliberadamente (fécula ou banana verde). Tenho consumido bastante hortaliças e ingerido um pouco mais de frutas. Tenho preguiça de consumir AR e, também, uma certa aversão a pensar em suplementar minha comida. Modelo mental subjacente: "se eu como comida de verdade, deve me bastar". Mas talvez faça alguns testes nos próximos dias, para ver se nesse novo cenário (mais carbs paleo, muita hortaliça), melhoro a flora intestinal com AR. Vou monitorar pela tabela, então. Não se preocupem, não disponibilizarei fotos, nem sob demanda.

    ResponderExcluir
  147. rindo muito! kkkk

    ResponderExcluir
  148. Oh my god...

    Sent from mobile phone
    Em 23/09/2014 12:23, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir
  149. Olá Marcio Teixeira, Boa Tarde!
    O que você disse a respeito da flora intestinal tem muito, muito haver comigo. Tenho Sindrome do intestino inritável e também intolerancia a lactose, Vou procurar dar importancia a minha flora intestinal. Desde que vc postou seu comentário venho pesquisando sobre e peço sua opinião já agradecendo sua dica anterior, o que vc acha sobre o Kefir?
    abraços....

    ResponderExcluir
  150. Boa tarde Dr Souto!
    Realmente o AR regulariza o transito
    intestinal. Tenho um transito intestinal muito rápido, menos de 18h,
    antes da complementação com AR (uso banana verde), minhas fezes
    normalmente saiam nos tipos 5 e 6, agora normalizaram no tipo 4 e as
    vezes no 3 quando como MUITA carne.

    ResponderExcluir
  151. Olá Fernanda. Tem este posto, que é bem bom: http://chriskresser.com/9-steps-to-perfect-health-5-heal-your-gut . Eu não uso Kefir, mas o autor recomenda e tenho ouvido falar bem nos lugares onde circulo virtualmente. Uso iogurte que faço em casa, com leite de saquinho. Tem também este post aqui, que já deves ter visto: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/01/flora-intestinal-muito-alem-dos.html . Acho o cuidado com a flora intestinal realmente um ponto de alavancagem. Se alguém continua comendo comida-lixo mas aumenta a ingestão de comida amiga da flora, primeiro que tende a diminuir a comida-lixo e, depois, reforçando a flora, melhora o estado mental (mais clareza, menos picos de euforia seguidos de vales de tristeza), esta melhora colabora para cuidarmos mais da alimentação (dá vontade de fazer comida, pois temos disposição para fazer coisas!). Se a gente chega em casa cansado, triste, sem vontade de nada, como fazer aquele legume na banha maravilhoso? No melhor cenário, os embutidos entram em campo. Nos piores,... Mas se focamos na flora, alavancamos o sistema a nosso favor. Eu estava tão doente que não percebia minha depressão (um dia acordamos meio tristes, sem vontade de falar ou fazer coisas, e não há razão aparente, não há motivo aparente para estar triste, é isto que chamo de depressão, sem me preocupar com a definição médica que possa ter). Não era, em geral, nada tão grave. Mas era frequente. Continua acontecendo, cada vez mais espaçadamente, cada vez menos intenso. E tenho reparado relação com a flora, através da forma das fezes. Assim, minha experiência e observação é de relação estreita. Se não houver, o pior que pode me acontecer é melhorar a flora comendo bastante hortaliças e tomando meu iogurte, o que não é de todo ruim. Enfim, é isto. Um abraço.

    ResponderExcluir
  152. Complementando: o estudo citado e referido nesta notícia http://time.com/3108739/depression-cause-inflammation/ faz uma associação entre marcadores de inflamação e depressão. Como uma flora intestinal doente está associada a estados inflamatórios....

    ResponderExcluir
  153. Obrigada pela dica dos links...são esclarecedores, como também suas explicações!
    :) abraço.

    ResponderExcluir
  154. Dr. Souto, Bom Dia, me tira uma dúvida antiga, por favor? Para um estilo de vida low carb "forever", qual o limite de ingestão diária de carboidratos? Uns 60grs para manutenção do peso e menos para perda de peso? Obrigada, um grande beijo.

    ResponderExcluir
  155. http://www.paleodiario.com/2013/10/a-curva-de-carboidratos-do-primal.html
    2014-10-02 10:14 GMT-03:00 Disqus :

    ResponderExcluir
  156. Boa noite Dr. Souto, não sei se existe alguma correlação entre queda de cabelos e dietética. Pois a incidência de alopecia androgenética na família, vinha sofrendo com a queda acentuada de cabelo até pouco tempo atrás, depois que adotei o estilo de vida mais "paleo", por incrível que pareca, houve o retardamento na perda a níveis considerados normais à uma pessoa não portadora. Teria algo a ver ou, seria apenas uma "mera" coincidência?

    ResponderExcluir
  157. http://www.proteinpower.com/drmike/metabolism/hair-loss-and-kimkins/

    Sent from mobile phone
    Em 03/10/2014 22:31, "Disqus" escreveu:

    ResponderExcluir