A reportagem a seguir, da BBC, deixa isso bem claro. No texto, várias afirmações são feitas baseadas nas evidências científicas recentes no que diz respeito ao fato de que a gordura da dieta não deve ser temida (extensamente abordadas aqui no blog). Tais afirmações foram marcadas por mim em VERDE. Há ainda umas poucas frases que representam medos ancestrais residuais, deixados pela lenda urbana da epidemiologia dos anos 1960-70. Estas frases, que entram em contradição com outras partes da própria reportagem, estão salientadas em VERMELHO.
Comer mais gordura pode ser bom para a saúde
- Há 4 horas

Ao contrário do que diz o senso comum e os conselhos de muitos médicos dos últimos anos, comer mais gordura pode ser benéfico para a saúde.
Diversos estudos recentes apontam para o fato de que certos tipos de gorduras – e não todos - podem sair da lista de "vilões", seja para quem quer emagrecer ou evitar problemas cardíacos, afirma o médico Michael Mosley, que apresenta o programa da BBC Trust me, I'm a Doctor (Confie em mim, eu sou médico, em tradução livre).
"Essas pesquisas são o tipo de notícia que faz com quem você queira jogar na pia aquele leite desnatado que você usa no seu cappuccino", diz Mosley.
Se a crença era a de que gorduras saturadas criavam coágulos nas artérias e engordavam, novas evidências mostram que consumi-las pode, na verdade, ajudar a perder peso e ser benéfico para o coração.
No início do ano, por exemplo, um estudo liderado pela British Heart Foundation causou polêmica. Cientistas de Oxford, Cambrige e Harvard, entre outros, examinaram a ligação entre o consumo de gordura saturada e doenças cardíacas.
Apesar de analisar o resultado de quase 80 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas, eles não encontraram evidências convincentes de que comer gorduras saturadas implicava em um maior risco de problemas cardíacos.
Mais do que isso, quando analisaram os testes sanguíneos, eles descobriram que altos níveis de gorduras saturadas estão associados com menor risco de doenças coronárias. E isso é válido especialmente ao tipo de gordura saturada encontrada no leite e outros laticínios (veja aqui e aqui), conhecido como "ácido margárico".
A pesquisa provocou desconfiança por parte de alguns especialistas, que temem que o resultado possa confundir as pessoas e que passe não uma mensagem de que é ok consumir mais de algumas outras formas de gordura, mas sim de que é ok comer muito mais gordura saturadas até em doces.
E isso é preocupante, segundo eles, porque é sabido que os altíssimos níveis de obesidade no mundo vem sendo inflamado por petiscos como muffins, bolos e salgadinhos, todos com altos índices de gordura, açúcar e caloria.
Professora Kay-Tee Khaw, de Departamente de Saúde Pública da Universidade Cambridge, foi enfática ao dizer que a pesquisa não é uma licença para se encher de junk food. Mas ela concordou que os resultados tornam o cenário nutricional mais complicado.
"É complicado no sentido de que algumas comidas que têm muita gorduras saturadas parecem reduzir doenças cardíacas."
Segundo ela, há fortes evidências de que comer oleaginosas algumas vezes por semana reduz o risco de males do coração, apesar de conterem gorduras saturadas e insaturadas. A pesquisadora afirma ainda que as provas disso são menos fortes em relação a laticínios, e vê poucos problemas no consumo de manteiga e leite.
Mas, deixando de lado as questões cardíacas, de qualquer jeito, gorduras são ruins porque engordam, certo? Não necessariamente.
Um estudo recente produzido pelo Scandinavian Journal of Primary Health Care, intitulado "Alto consumo de gordura de laticínios ligado a menos obesidade" questiona essa relação.
No estudo, pesquisadores analisaram 1.589 suecos por 12 anos. Os que seguiram uma dieta baixa em gorduras – cortando manteiga, leite desnatado e cremes – tinham mais tendência a terem excesso de peso na região abdominal do que os que consumiam manteiga, leite A e creme de leite.
Uma das razões para isso pode ser o fato de que consumir gordura faz a pessoa se saciar rapidamente, então, quando ela é cortada da dieta, o que se faz é substituir (conscientemente ou não) calorias com outros alimentos. E frequentemtente essa substituição vem em forma de carboidratos como pão branco e massas.
Calorias
O que se está concluindo até o momento é que não está liberado comer frituras ou colocar creme em tudo, porque mesmo o coração não sendo prejudicado pelo consume de gorduras, já está provado que ele é sim afetado por uma alta ingestão de calorias. (CONTRADITÓRIO COM O PARÁGRAFO ANTERIOR --> CONSUMIR A GORDURA É JUSTAMENTE UMA FORMA DE COMER MENOS CALORIAS ESPONTANEAMENTE).
"Acredito que a maioria das gorduras saturadas, especialmente a de alimentos processados, não são saudáveis", disse Michael Mosley. (ISTO ENTRA EM CONTRADIÇÃO FRONTAL COM A EVIDÊNCIA CIENTÍFICA CITADA NO PRÓPRIO TEXTO: "Apesar de analisar o resultado de quase 80 estudos envolvendo mais de meio milhão de pessoas, eles não encontraram evidências convincentes de que comer gorduras saturadas implicava em um maior risco de problemas cardíacos.") "Mas eu voltei a consumir manteiga, iogurte grego e leite semidesnatado, além de estar comendo muito mais castanhas, nozes, peixes e vegetais".
(SEMI-desnatado??? - parece que alguns preconceitos são difíceis de vencer, mesmo... No próprio texto, mais uma vez, se lê: Os que seguiram uma dieta baixa em gorduras – cortando manteiga, leite desnatado e cremes – tinham mais tendência a terem excesso de peso na região abdominal do que os que consumiam manteiga, leite A e creme de leite.
Então, este foi o texto da BBC, completamente inimaginável em 2011, e hoje essas coisas são ditas com naturalidade. Sinal dos tempos.
A seguir, uma reportagem da Revista Exame, citando o professor Adolfo Neto, autor de conhecido blog de Corrida Low Carb:
A seguir, uma reportagem da Revista Exame, citando o professor Adolfo Neto, autor de conhecido blog de Corrida Low Carb:
Vale a pena embarcar na Dieta Paleolítica?
Stock Xchng

Dieta: muitos especialistas criticam o baixíssimo teor de carboidrato de versão mais radical da dieta
Kelly Bastone, da Runners
São Paulo - Se uma dieta prometesse ajudá-lo a emagrecer e a sentir-se cheio de energia, além de prevenir gripes e resfriados, você a seguiria? E se você tivesse que abrir mão de comer massas, biscoitos, aveia?
Esses alimentos repletos de energia podem compor a base da alimentação de muitos corredores, mas estão entre as restrições na dieta páleo ou paleolítica, também conhecida como dieta das cavernas.
Ela defende um modelo de alimentação baseado na dieta dos seres humanos pré-históricos — sendo que a linha low carb (ou seja, com baixo teor de carboidrato) é a que vem tendo mais sucesso, e justamente entre atletas. Mas será que ela serve para você?
"A páleo tem vários pontos positivos", diz Heather Mangieri, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics, dos Estados Unidos. O programa exclui alimentos processados e açúcares refinados e dá ênfase a vegetais, frutas, castanhas e carne de animais alimentados com capim. Até aí, tudo bem.
"Sabemos que as dietas ricas em frutas e vegetais combatem as doenças cardíacas e alguns tipos de câncer", diz Heather. A carne de animais alimentados com capim tem proporção de gordura mais saudável que a de animais alimentados com grãos, e toda carne fornece aminoácidos que aceleram a recuperação.
Poucos meses após a adoção de uma dieta páleo, o ultracorredor americano Timothy Olson estabeleceu um novo recorde na Western States, ultramaratona de 100 milhas [160 km]. "Minhas pernas ficam menos inchadas após corridas longas. E consigo retomar um ritmo forte antes do que conseguia quando não seguia a dieta páleo", declarou Olson.
Mas a versão mais radical da páleo também elimina grãos e leguminosas (duas fontes importantes de carboidratos), bem como laticínios, álcool, sal e óleos vegetais. Protagonistas da páleo, como o pesquisador Loren Cordain, coautor do livro The Paleo Diet for Athletes ("A dieta páleo para atletas", em tradução livre), dizem que esses alimentos elevam os níveis de ácido do organismo e liberam minerais dos ossos.
Cordain cita substâncias existentes nesses alimentos (fitatos nos grãos integrais e lectinas nos feijões) que inibem a absorção de nutrientes. Mas Heather discorda: "A perda de nutrientes é mínima e não parece causar deficiências". Ela aponta para as populações do Mediterrâneo, que desfrutam de longevidade e poucas doenças crônicas com uma dieta rica em grãos e leguminosas.
A ênfase da dieta em comer carne em grandes quantidades (esta ênfase não existe em páleo, isso é um ERRO) também é preocupante, segundo Matt Fitzgerald, nutricionista esportivo certificado, treinador de corrida e autor do livro Diet Cults ("Os cultos às dietas"). Um estudo de 2012 feito pela Harvard School of Public Health (EUA) constatou que quanto mais carne vermelha as pessoas consomem, maior a taxa de mortalidade (não procede, leia aqui). "Gostaria de incentivar os corredores interessados na dieta páleo a comer mais peixe e frango e menos carne vermelha — e o mínimo possível de carnes processadas."
Embora a dieta páleo ofereça benefícios potenciais à saúde, muitos especialistas criticam o baixíssimo teor de carboidrato de sua versão mais radical. Mas, segundo Joe Friel, treinador de resistência e coautor de The Paleo Diet for Athletes, os carboidratos liberados na páleo, que incluem frutas e alguns tubérculos, podem abastecer um atleta adequadamente antes da corrida.
Porém, ele observa, "esses alimentos têm o índice glicêmico baixo demais para repor o glicogênio, durante e após o exercício, tão rapidamente quanto a maioria dos atletas gostaria". Timothy Olson, que venceu a prova Western States, precisou inserir mais carboidratos durante as corridas para evitar a exaustão nas provas de resistência. Ele tentou mel, tâmaras e frutas secas (que não são permitidas na páleo) e, finalmente, descobriu que os géis energéticos funcionavam melhor para ele (lembrando que ele correu 160 Km, e não 5 ou 10 km).
Para a reposição durante e depois dos treinos, Friel recomenda aos corredores tentar carboidratos não páleo, como bebidas esportivas, pães, arroz e batatas — mas evitar esses alimentos em outros momentos. A páleo requer boa dose de disciplina. "Ela bate de frente com a vida no mundo real", diz Heather Mangieri, alertando que as restrições da dieta, por vezes, podem levar ao hábito de fazer jejum para em seguida comer sem freios. "Algumas pessoas acabam consumindo em excesso os alimentos que haviam negado a si mesmas antes."
Outros corredores acabam adaptando o plano original. "Sigo a linha páleo que acredita que, para pessoas sem problemas de saúde como diabetes, os carboidratos têm seu papel. Então, incluí na dieta algumas fontes consagradas como arroz, batata-doce e até a normal, além de frutas como morango, maçã e uva-passa. Mas eu evito açúcar, trigo e outros cereais com glúten. Já corria antes da páleo low carb, mas, depois dela, saí de 4h03 na maratona para 3h52", diz o professor universitário Adolfo Neto, de 42 anos.
Essa reeducação pode ser o bem mais valioso oferecido pela dieta páleo. Eliminar grãos, feijões e laticínios fará você se sentir melhor? Talvez sim, talvez não. Mas, se aventurar-se na dieta for o impulso para você cortar açúcares refinados, álcool em excesso e todo tipo de junk food, então é algo que vale a pena considerar.
Rolei com "this is not FDA approved!" hahaha
ResponderExcluirO South Park foi SENSACIONAL, hehe
ResponderExcluirExcelente!!
ResponderExcluirCara, eu há devo ter assistido umas 6 vezes.
ResponderExcluir"Turn the pyramid upside down"
"But sir, that would put butter and cheese on the top!"
"Just DO IT!"
Sent from mobile phone
Em 16/10/2014 23:19, "Disqus" escreveu:
Olá Dr Souto e colaboradores!
ResponderExcluirEstou na dieta há 47 dias , com perda de peso e medidas pouco significativas, porém com a compulsão alimentar controlada!
No artido do dr Adolfo fala na prevenção de gripes e resfriados. Mas eu estou há 2 semanas com uma gripe que não se resolve, ontem tive que apelar para os remédios. Será que organismo sofre algum tipo de stress devido à mudança na alimentação? Porque, além da gripe, ainda não sinto toda aquela energia e disposição que vejo nos relatos aqui? O que será que tem de errado comigo??
Um vírus.
ResponderExcluirEm 17 de outubro de 2014 08:06, Disqus escreveu:
obrigada pela resposta dr, o sr tem muita paciência com essas nossas dúvidas! É que eu achava que a dieta me daria imediatamente imunidade.....rsrs, pura ansiedade de gordo!
ResponderExcluirE agora as "otoridades" se matando pra reverter aquilo que disseram por TRINTA anos, tentando fazer a gente engolir que não era nada daquilo... eu me divirto. :3
ResponderExcluiradorei os tabletes de manteiga no palito!
ResponderExcluirSerá que corro risco de vida se mandar para alguns professores? hehehehe
ResponderExcluirQuem sabe o cara mude de ideia quando descobrir que, segundo o South Park, seu pinto poderá saí voando com o consumo de glúten ;-)
ResponderExcluir2014-10-17 9:53 GMT-03:00 Disqus :
vou arriscar! kkk
ResponderExcluirfanfarrão dos fanfarrões, esse souto... hahaha
ResponderExcluirSemana passada eu tive uma dor de barriga bizonhíssima, por conta de carne contaminada vinda de uma rede de hipermercados (tinha um buraco na embalagem que eu achei que tinha sido na hora de tirar ou colocar no congelador). Fiquei 3 ou 4 dias com uma dor de estômago terribulosa - no 1º dia não tive fome mas mesmo assim empurrei uns leites fermentados e gelatina. Nos dias que se seguiram, tosda vez que eu comia qualquer coisa com o mínimo de açucar a dor voltava que nem um treco do mal, aí cortei de vez. Mas passou em alguns dias, só perdi 1 aula de artes marciais.
Mas quando voltei, fiquei sabendo de um dos alunos que também teve a mesma coisa e ficou 1 semana e meia ACABADO, perdeu 3kg da desidratação (e o menino já era magrinho, coitado)
e voltou todo capenga.
[Bônus: fui num pronto-socorro porquê precisava de atestado, o médico DETERMINOU que eu tinha gastrite e queria que eu fizesse uma endoscopia pra CONFIRMAR minha gastrite. mesmo com eu falando que meu esposo também comeu a mesma coisa que eu e também passou mal. . Fugi de lá sem nem tomar os remédios, resolvi em casa com alguns buscopans e bastante hidratação. cruzes. frase do médico: "TODO MUNDO tem gastrite, é que às vezes comemos alguma coisa que ataca."]
É isso aí. Páleo não nos torna imortais ou invulneráveis. Apenas nos torna mais saudáveis.
ResponderExcluirEm 17 de outubro de 2014 10:29, Disqus escreveu:
Dr. Souto, resolvi entra na faixa preta da Páleo. Cortei o adoçante depois que li aquela matéria com os últimos resultados para a sucralose e sacarina.
ResponderExcluirHoje me alimento basicamente disto: carnes (de qualquer tipo), azeite, saladas, iogurte natural (caseiro), café com creme de leite fresco, castanhas-do-Pará, abacate puro, ovos cozidos + sal, manteiga, batata doce, mandioca, inhame, queijo mussarela, e às vezes, uma ou duas colheres de arroz e feijão no almoço. De líquido só bebo água ou café.
O feijão deveria ser eliminado?
Estou comendo poucas frutas, morango, banana ou maçã de vez em nunca! Eu deveria aumentar o consumo de frutas?
Muito bom. Quanto ao feijão, penso que se vc não tem problemas de autoimunidade, tudo bem comer de vez em quando. Quanto a frutas, depende de seus objetivos. Perda de peso? Faça mais low carb. Saúde / manutenção de peso? Pode comer mais frutas.
ResponderExcluirEm 17 de outubro de 2014 11:03, Disqus escreveu:
Obrigado!
ResponderExcluirFico com medo de zerar os carbs e por isso, um dia sim e outro não eu coloco as duas colheres (uma de arroz e outra de feijão) no prato do almoço.
Eu já imaginei um queijo coalho, kkkkk
ResponderExcluirOlá Sérgio,
ResponderExcluirFeijão? depende! Tem problemas auto-imunes? Melhor evitar.
Prepara adequadamente? Deixe de molho de um dia pro outro e cozinhe por pelo menos 15 min na panela de pressão.
Frutas? incluiria abacate e coco. Penso que não precisa aumentar.
Mas Dr... você já é Mago! ;)
ResponderExcluirNesses casos, o vírus bate e volta :-P
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 17/10/2014 11:57, "Disqus" escreveu:
Cara, South Park sempre fudido, sou muito fã... "that's his dick flying off"....kkk
ResponderExcluirDoutor, ja que voce é urologista uma pergunta, uma pessoa que tem HPV, verrugas aparecem na sua região genital devido a baixa imunidade, com a paleo melhoramos isso? se não tivermos contato com outra pessoa infectada, ficamos livres das verrugas? Quando saem as verrugas devemos cauteriza-las(retira-las)? ou podemos viver com elas?
Outra duvida, sobre o estudo randomizado, eles fazem com pessoas por sei la 8 a 12 anos, como podemos ter certeza se estas pessoas irão de fato seguir as dietas corretamente?
1) verrugas são páleo.
ResponderExcluir2) nos randomizados, há encontros periódicos com nutricionistas para manter viva a chama da intervenção. Mas é óbvio que a adesão vai caindo com o tempo.
Sent from mobile phone
Em 17/10/2014 12:19, "Disqus" escreveu:
Duas outras citações geniais. Chamar a pirâmide de coisa velha e citar o projeto My Plate da primeira dama. Para outsiders não deve ter tido muita graça. Já para nós, entusiastas...
ResponderExcluir- Pyramid? That's ancient stuff you're talking about. Are you sure?
- Sir, we've abandoned the pyramid when Michelle Obama got involved.
*pesquisa no google "verrugas hpv"*
ResponderExcluir*se enrola em posição fetal e tem pesadelos pelo resto da vida*
õ_____õ
Ótimo Dr! Gratíssima!
ResponderExcluirNão consegui baixar o vídeo, aparece a seguinte mensagem:
ResponderExcluirEpa!
Este vídeo ainda não foi processado.
Bom então posso considerar que já comecei ninja? Nunca usei adoçantes e eliminei açúcar (aqueles que eu conhecia) há uns 5 anos. Estou há quase dois meses fazendo low carb paleo e desinchei muito logo nas primeiras semanas. Depois começou a ficar mais lento (tenho 47 anos) Também por causa da artrite não consumo leguminosas e grãos. Estou começando a entender porque era compulsiva e não conseguia emagrecer. Meu professor na academia vem testando (sem me confessar) aumentando minhas cargas pra ver se eu desmaio sem carboidratos, kkk. Mas ao contrário, termino minhas aulas sem aquela exaustão de antes e bem disposta pra trabalhar o dia todo! Meu último exame de sangue não acusou nenhuma alteração de FAN, etc então resolvi parar de tomar hidroxicloroquina porque o médico mandou continuar por mais seis meses. Faço mal? Detalhe que em quase dois meses diminui seis quilos, mesmo só buscando uma melhor qualidade de vida! Muito obrigada Dr. Souto, Patrícia e a todos!
ResponderExcluirBoa tarde Doutor Souto.... Sensacional o episódio 2 da 18 temporada de South Park que aliás sou fã de carteirinha!!! Levando em conta que o bom não é inimigo do ótimo e estou largando a coca zero tenho uma dúvida, a água com gás é muito prejudicial à saude? Tenho tomado no almoço e na janta com meio limão espremido. Estou fazendo está transição para só tomar água narural no futuro. Obrigado pela atenção (estou indo para os 15 kilos perdidos em 4 meses!!!! :)
ResponderExcluirClica em BAIXAR, não executar
ResponderExcluir2014-10-17 14:02 GMT-03:00 Disqus :
Nenhum prejuízo
ResponderExcluirEm 17 de outubro de 2014 15:16, Disqus escreveu:
Ninja!
ResponderExcluirEm 17 de outubro de 2014 14:44, Disqus escreveu:
Tenho em mãos os resultados mãos recentes da minha mãe: colesterol total 249mg/l, colesterol hdl 45mg/l, triglicerides 461mg/l (!!!) e o ldl tem um * no lugar dos valores apurados (!!!!). Isso porque eu falei Pra ela parar com o trigo e agora o padrão é uma pratada de biscoito já no café da manhã. Veia teimosa. Tô com ela esperando Pra entrar no cardiologista, vamos ver se eu consigo tentar primeiro Uma abordagem sem remédios -_____-
ResponderExcluirObrigado pela resposta, Patrícia! O feijão eu como nos self-services mesmo. Então deve ser arriscado, não?
ResponderExcluir30 dias de low carb, triglicerídeos abaixo de 100.
ResponderExcluirEm 17 de outubro de 2014 15:34, Disqus escreveu:
De vez em quando, não vejo problemas.
ResponderExcluir:)
ResponderExcluirtb estou na água com gás e limão espremido. Eventualmente uma coca zero ou uma h2o de limão. (aquarius tem sacarina).
ResponderExcluirClarice não foi só você que ficou fora dos resultados esperados seguindo o novo habito alimentar. Tenha por certo que você não é a estranha da vez, segui o habito novo por 04 meses a única coisa que tive foram -2kg.. Que depois oscilou; Por fim tive uma reação alérgica com a ingestão de ovos (porque foi a única coisa que comi mais vezes, de diferente). Não estou triste porque esse habito não deu certo pra mim. Pelo contrário, descobri coisas boas... Vou apostar na reeducação alimentar, claro que não voltarei a comer o famoso pãozinho...
ResponderExcluirEntão pode acontecer as exceções... Acho que você não pode é ter muita certeza dos resultados dos outros consigo. Vale sim, estudar sobre o que esta sendo expresso aqui e comprovado pelos artigos.. E ir prestando atenção ao que acontece com você. Vai trocando ideia com o pessoal aqui, que todos são atenciosos.
Ao Dr Souto agradeço e coração mas eu ainda estou na lista das pessoas que não tiveram êxito lowcarb 100%, estou estudando mais afundo e escolhendo sempre os "alimentos de verdade". Longe de mim #fastfood
Pra compatilhar. Mudei meu estilo de vida pra low carb paleo a aproximadamente 2 anos. No meio do ano passado minha mãe (70 anos) começou a passar mal com problemas de pressão. Passou, depois de algumas adaptações, a tomar 3 comprimidos diários. Em outubro passou mal novamente e numa emergência medica disseram que ela estava com a glicemia muito alta e talvez entrasse em coma. Procurou endócrino e passou então a tomar mais dois comprimidos ao dia para diabetes. Começo de novembro ela me perguntou como era mesmo a minha dieta...Expliquei por cima, resumindo que devia abrir mão de açucar e farinha de trigo. Ele assim fez imediatamente. 2 semanas depois foi parar numa emergencia a noite, com queda de pressao. Procurou no dia seguinte o cardiologista que retirou o remedio de hipertensao, rapidamente ele percebeu que ela tinha mudado a dieta e que essa era a causa. Passaram-se mais umas duas semanas, foi parar no hospital de novo com hipoglicemia desta vez, no dia seguinte foi ao endócrino que retirou o remedio da diabetes. Estou resumindo um pouco este segundo item, porque o medico demorou um pouquinho pra entender hehehe. Resultado final, hoje ela pesa 13 kg a menos. Lembrando que ela NÃO era obesa, estava com sobrepeso. Está sem tomar remédios a quase um ano. Funciona ou não a dieta? Isso que eu não expliquei nada no nível de detalhe que se discute aqui...
ResponderExcluirDr Souto ou Patricia. Visito diariamente o blog, entre outros sobre o estilo de vida Paleo e Low Carb, já os escrevi essa semana, mas infelizmente continuo cheia de dúvidas, visto que em minha cidade não existe nenhum profissional da área que possa me orientar quanto essa nova alimentação que já adotei há quase um mês. Acredito que esteja fazendo algo de errado, pois fiz o corte total de açúcar, trigo, farinhas, doces, bebidas, refrigerantes, tudo que é proibido não faço uso, nem em eventuais "jacadas", me alimento basicamente de ovos, abacate, morango, coco, carnes, muita salada e muita água e chás naturais, mas infelizmente os ponteiros da balança ainda não mudaram em nada, inclusive tenho me sentido bastante inchada, mas alguns bons sintomas já apareceram, como maior disposição, falta de fome, nada de ansiedade e muita energia. Essa semana fiz meu primeiro jejum de 24 horas e foi muito facil, não tive dificuldade alguma, inclusive fiz um treino de musculação com intensidade média por 35 minutos e me senti muito bem. Existe alguma informação ou alteração que devo fazer para assim alcançar meus tão sonhados resultados? Me desculpe ser tão repetitiva e longa, mas somente aqui posso tirar minhas dúvidas que insistem em existir.
ResponderExcluirExcelente post, dr. Souto! Mas vamos as dúvidas que não calam kkkk em paleo não há ênfase em ser altamente proteica, mas e se for? Algum problema? O quanto seria MUITA proteína? Até porque os inuítes sobrevivem apenas de carne de caça, pergunto isso porque sinto que a proteína me sacia tanto quanto as gorduras. Ainda sobre proteínas, antes de aderir a uma alimentação com comida de verdade consultei-me com uma nutricionista que ficou horrorizada por eu comer bife com ovo (famoso bife à cavalo) e disse que de jeito nenhum pode misturar dois tipo diferentes de proteína em uma mesma refeição, tem alguma coerência científica isso? Me aproveitando mais um pouquinho rs, dr Souto, emagrecer por outra dieta qualquer e manter o peso com paleo lchf é uma alternativa viável?
ResponderExcluirPatrícia, em um post antigo você havia comentado em uma resposta que comprava nata no mercado Zaffari, é aquele que tem dentro do shopping Bourbon ali na Pompeia? :)
ResponderExcluirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-como-comer-mais.html
ResponderExcluirEssa de não poder misturar é GROTESCA, não dá pra acreditar no nível sub-comadre dessa nutri.
Sim, dá pra emagrecer com uma dieta maluca e depois manter com páleo low carb.
Em 17 de outubro de 2014 18:10, Disqus escreveu:
é
ResponderExcluir2014-10-17 18:11 GMT-03:00 Disqus :
Obrigada, dr Souto! Essa nutricionista tinha umas regras meio esquisitas mesmo :)
ResponderExcluirDr, falando nisso, das frutas, eu tenho sentido q qquer qtidade de flruras q eu como (mais banana, q eu amo) me afeta demais... SEMPRE sinto os sintomas de hipoglicemia começando...
ResponderExcluirQuais exames eu devo pedir pro endocrinologista para saber se vai td bem?
Sim, muito bom, há uma postagem sobre isso noutro blog que eu sigo
ResponderExcluirhttp://realfoodforager.com/wheres-the-fat/
Noticia fresquinha (pelo menos aqui nos sabemos que faz muito mal): http://doutorjairo.blogosfera.uol.com.br/2014/10/17/estudo-associa-consumo-de-refrigerante-com-acucar-ao-envelhecimento/
ResponderExcluirVerrugas sao paleo?!?
ResponderExcluirBoiei legal! Entendi necas de pitibiriba!
Boa Noite Dr. Souto. É aceitãvel o consumo diário de 30gr de manteiga verdadeira e 40ml de óleo de coco. Obrigado pela atenção.
ResponderExcluirEla saiu de lá com um "Não tem mais jeito, tome esse lipless e vá procurar um nutricionista. Corte massas, carne vermelha, doces e gordura". Perguntei se era possível uma intervenção só dietaria e a resposta foi negativa. Da última vez que eu estive lá eu não conhecia paleo e a recomendação foi "faça dieta"... Só. Consegui combinar com a véa 5 meses de paleo lowcarb pra ver se as coisas melhoram antes de usar um lipowathever aí da vida.
ResponderExcluirNenhum. Sente-se bem. Como como Homo sapiens, e seja feliz.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 17/10/2014 18:21, "Disqus" escreveu:
Foi uma piada. Verrugas, parasitas, esse tipo de coisa, evoluíram junto com o ser humano. Já estavam junto conosco há muitos milhares de anos. Comer como se comia no paleolítico não vai te livrar verrugas, pois elas TAMBÉM são páleo ;-)
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 17/10/2014 20:36, "Disqus" escreveu:
E por que não?
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 17/10/2014 20:48, "Disqus" escreveu:
Faça isto Patricia, imprimo tudo e levo ao medico qdo ele chega com aquele blablabla de evitar gorduras, carnes vermelhas etc...
ResponderExcluir...e digo: emagreci 20 kilos comendo ovos a vontade, margarina, torresmo, banha de porco, comida de verdade
ResponderExcluirKkkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirMuito bom!!!
A margarina deve ir pro lixo
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 17/10/2014 21:19, "Disqus" escreveu:
thais eu tamben ja aconteceu comigo umas duas vezes mais comigo foi com as uvas eu chepei um cacho de uva não passou nen 5 minutos me deu um negocio que quase desmaio a vista quis escurecer mais foi rapido tipo ums 10 a 15 segundos ai passou mais depois disso fiquei preocupado imagina ai a pessoa na moto nunha BR ai acontece isso,deus me livre
ResponderExcluireu axo que depois que o corpo da pessoa se acostuma com low carb,o organismo da pessoa fica sensivel a qualquer tipo de açucar,penso eu que seja isso
ResponderExcluirQue pode ser consumido eu sei, mas fico comedo de pecar pelo excesso.
ResponderExcluirai, Eva, eu queria tanto ser um case de sucesso, kkkk. Ví a lowcarb como uma luz no fim do túnel, sempre fui magra, mas agora estou com 20 kg acima do peso e já tentei de tudo para emagrecer e sem sucesso! Mas vou prosseguir na lowcarb pela saúde mesmo e ir tentando descobrir o que está travando meu emagrecimento. Obrigada pelo apoio!
ResponderExcluirEu defino excesso retrospectivamente. Se eu continuo comendo e mantenho meu peso e saúde, por definição não é excesso. É assim que cada um depois descobre seu limite pessoal carbs. Vale para o resto também.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 17/10/2014 21:39, "Disqus" escreveu:
Queria desde já' parabeniza'-los, a si e a todos os que cooperam para manter este blog!
ResponderExcluirEntrei na dieta paleo em fevereiro, precisamente porque descobri este blog e achei-o maravilhoso. Não por uma questão de peso, mas sim de saúde. Sempre fui apologista de manter uma mente sã num corpo são. E identifiquei-me imenso com esta dieta. Entretanto, comecei a fazer levantamento de pesos para ganhar massa magra (peso), visto que estava abaixo do meu peso ideal.
Coincidentemente ou não surgiram dois problemas, e como me sinto bem na dieta não queria de forma alguma deixa'-la. O primeiro, foi logo apo's uns três meses comecei a ficar com imensa celulite, algo que ate' a data não era notório. E sempre achei que com a paleo deveria diminuir e não aumentar. E o segundo, esse que de facto e' que me preocupa. De ha' dois meses para cá' desenvolvi hemorroidas, algo que nunca tive na minha vida. Eu bebo imensa água diariamente e consumo gordura, ou seja, não corto na gordura da comida, e acrescento óleo de coco, abacate, queijo, ovos, nozes, bacon...pensei em acrescentar algumas gorduras insolúveis, mas isso vai contra os princípios da paleo. Por isso, gostava muito de ter a vossa opinião.
Cumprimentos.
Quanto à celulite, não sei lhe dizer, já ouvi melhoras (várias) e pioras (poucas) relatadas aqui. Quanto a hemorroidas, pode ter sido coincidência (sim, há coisas que ocorrem independentemente do que comemos) ou pode estar associado a constipação.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 18/10/2014 08:54, "Disqus" escreveu:
E' possível. Mas a minha, constipação, esta' associada 'a dieta pois nunca tive qualquer problema antes. Sera' que posso alterar alguma coisa para a melhorar a flora intestinal?
ResponderExcluirPrezados Dr. Souto e ativistas paleo, Iniciei a dieta paleo-LCHF em janeiro deste ano, ocasião em que fiz um exame de sangue onde meus níveis HDL/Colesterol total e Triglicerídeos/HDL deram alterados, além do TGP estar elevado e a glicose em 94. Meus exames desse mês mostraram uma melhora nesses índices, indo todos para o ideal, exceto a glicose, que apesar de estar dentro do valor de referência (75 a 99 mg/dL) baixou apenas para 92. A pergunta é: deveria ter baixado mais ou esse índice da glicose é normal mesmo para a páleo LCHF? Estou seguindo a alimentação com bastante disciplina. Emagreci cerca de 10Kg chegando ao meu "set point" (1,84m, 84,5kg).
ResponderExcluirObrigado.
Está ótimo.
ResponderExcluirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/09/por-que-glicemia-de-jejum-pode-aumentar.html
Sent from mobile phone
Em 18/10/2014 10:07, "Disqus" escreveu:
Sim, nesse caso muita salada, iogurte com linhaça, probióticos, fibras como inulina, tudo é válido.
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 18/10/2014 09:52, "Disqus" escreveu:
Obrigado!!
ResponderExcluirSabes se saiu a legenda em pt-br do Carb-loaded?
Obrigadíssima pela ajuda Dr.Souto. Sem duvida que este blog mudou a minha vida, e de muita gente.
ResponderExcluirFelicidades :)
Ola R.leite, voce comeu a carne crua?
ResponderExcluirPatricia, não sou o Dr nem a Patricia haha mas talvez possa ajudar, passei por isso no primeiro mes tambem... a balança se mexeu quando reduzi um pouco as proteinas e aumentei as gorduras ( os carbs ja estavam baixos), pois no primeiro mês eu ainda tinha medinho da gordura e acabava comendo muita proteina... Enfim... acho que o fundamental é ur fazendo tentativas até ver as respostas do teu corpo... Outra coisa, tu faz musculação, entao talvez a fita metrica seja um parametro melhor que a balança...
ResponderExcluirOnde escrevi margarina leia-se manteiga, errei na hora da digitação ou fui traída pelo corretor de texto!?
ResponderExcluirOnde escrevi margarina leia-se manteiga, errei na hora da digitação ou fui traída pelo corretor de texto!? Margarina never more
ResponderExcluirKKKKKKK
ResponderExcluirUfa, ja tava pensando que o dr estava sugerindo para cultivar verrugas....
Brincadeirinha, rss rss
e mesmo kkk
ResponderExcluirLinhaça semente ou farelo ? E o probiótico diariamente ? Por quanto tempo ? Obrigado.
ResponderExcluirParece que falta é paciência... um mês é pouquíssimo tempo.
ResponderExcluirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html
http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html
http://www.paleodiario.com/2014/02/carboidratos-gentis-para-gaba-cortisol.html
ResponderExcluirhttp://www.paleodiario.com/2014/04/a-fisiologia-da-perda-de-peso-para.html
http://www.paleodiario.com/2014/04/a-fisiologia-da-perda-de-peso-para_23.html
http://www.paleodiario.com/2014/08/perda-de-peso-para-mulheres-parte-i.html
http://www.paleodiario.com/2014/08/perda-de-peso-para-mulheres-parte-ii.html
Olá Leandra tudo bem? Te agradeço a atenção em me responder, só queria tirar uma dúvida, quais gorduras deveria aumentar e quais quantidades? Pois realmente meus carbos são bem baixos e pratico atividade física de 3 a 4x por semana, Muito obrigada pela ajuda.
ResponderExcluirOi Patricia tudo bem? Na verdade não acredito que seja falta de paciência, o que me preocupa é que vejo pessoas com o mesmo tempo que eu na mesma dieta e com resultados excelentes, pessoas até com tempo menor, por isso o receio de estar fazendo algo errado, mas vou reler estes Links que me mandou, pode me ajudar, Te agradeço a atenção novamente.
ResponderExcluirhttp://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/11/expectativas-versus-realidade.html http://www.paleodiario.com/2013/10/17-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html http://www.paleodiario.com/2013/10/mais-9-razoes-pelas-quais-voce-nao-esta.html
ResponderExcluirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/01/sobre-galgos-e-bassets.html
Em 20 de outubro de 2014 10:08, Disqus escreveu:
Fiz um hamburguer talvez não tenha assado o suficiente pra matar seja lá o que estivesse lá.
ResponderExcluirMinha mãe sempre me disse pra fritar carne moída muuuuito bem, de um jeito que eu até achava exagerado (sem queimar, sem tostar, mas por um tempo que eu considerava maior que o necessário). Aí agora que eu fiquei grandinha, né, fui fazer do meu jeito porquê já sou adulta, moro sozinha e fico achando que sou gente, né. Aí como me acho muito inteligentona não fiz do jeito que a mãe manda e me fodi.
Quase 30 anos e ainda me ferrando por desobedecer a mãe... pqp.
Na verdade eu gostaria e muito que desse certo, o que vou fazer daqui pra frente "não vou jogar nenhuma das informações que adquiri com o Dr Souto e os demais com seus depoimentos" aqui neste blog. Querendo ou não estamos em busca de saúde, de melhorar não é piorar a situação. Estou diante de uma novidade, vou apostar mais tempo com a alimentação saudável. Aqui foi tudo bem explicadinho... Só que diante do que houve comigo, vou apostar mais alto - vou experimentar. E vou dividir as dúvidas por aqui também. Acho que é valido perguntar pra quem sabe... Neste caso o próprio Dr que mesmo com o seu tempo de 24hrs consegue nos ajudar como pode. É compreensível ter muitas duvidas, ter muitas expectativas, a gente só deseja e espera o melhor.
ResponderExcluirClarice, boa sorte pra você. Acredito que vale tentarmos deixar o "errado" de lado e partir pro "certo".
=)
com certeza, Eva, boa sorte para nós! =)
ResponderExcluirNível sub-comadre!!! kkkkkkk
ResponderExcluireu e a Pati somos quase comadres!!!! e suas tietes!
Essa me lembrou da minha infância, quando a gente ouvia que não podia misturar melancia com leite pois podia dar "congestão", e até levar à morte :-)
ResponderExcluir2014-10-21 11:43 GMT-02:00 Disqus :
;)
ResponderExcluirOi Clarice, comigo está acontecendo exatamente o mesmo: 42 dias na paleo lchf , poucos kg a menos, falta de energia e imunidade baixa. Tô achando q s os laticínios. Mas acho q vai ser difícil manter a dieta se tirar o queijo, principalmente. Tbem vi a luz no fim do túnel com esse estilo de vida. Mad acho q n devemos desistir.
ResponderExcluirOi Márcia, eu tbém to achando que são os laticínios....mas não vivo sem queijo! Vou tentar restringir os laticínios, consumir dia sim, dia não, começando hj.Não vamos desistir não, vamos nos adaptar!
ResponderExcluirPratoes de salada com azeite de oliva, abacate, " bulletproof coffee" - o café com mantiga e óleo de coco - procura a receita no youtube =)... assim que aumentei as minhas gorduras...
ResponderExcluirAh, podia? Não dava "congestÃ"? ;)
ResponderExcluir:-)
ResponderExcluirSent from mobile phone
Em 22/10/2014 13:37, "Disqus" escreveu:
Noooossa Marcio! Lembrei da minha vó! kkkk
ResponderExcluirManga com leite era certo de dar congestã!!!
Mais uma excelente postagem! Acho que a mensagem principal que fica é: Adaptação!
ResponderExcluirConsumir muita gordura ou não, comer carne vermelha duas, três ou até mesmo cinco vezes na semana, cortar os carboidratos quase a zero ou não, nada disso é uma regra fixa, nada disso deve ser visto como o 11º mandamento.
Dependendo da individualidade de cada pessoa, isso pode ser manipulado a adaptado de forma a se encaixar no estilo de vida de cada um.
Having Trouble FOLLOWING with the Paleo Diet?
ResponderExcluirWant to eat healthy tasty recipes TONIGHT?
Download your awesome Paleo Hacks Cookbook.