domingo, 23 de agosto de 2015

Palestra de Robert Lustig com legendas

Já aludi ao Dr. Lustig, endocrinologista pediátrico da Universidade da Califórnia, aqui no blog várias vezes.

Seu livro, Fat Chance, recebeu sua própria postagem.

Mas o que lançou Lustig para a popularidade na internet foi uma palestra sua, com mais de uma hora de duração, explicando de que forma o açúcar leva à obesidade, diabetes e síndrome metabólica.

Agora, em um admirável esforço, o vídeo foi integralmente legendado por Danilo Ferreira, do site Comida de Verdade.

A postagem original do Danilo está aqui, e reproduzo o texto dele, abaixo:

Açúcar: uma verdade amarga
Simplesmente a melhor palestra sobre açúcar que já vi na vida. Aliás, sobre o açúcar em geral e também sobre High Fructose Corn Syrup – HFCS (que no Brasil é apresentado nas listas de ingredientes de alimentos processados como “Xarope de Frutose de Milho”) que é a sua versão mais perigosa, justamente por não ser percebida como açúcar.
A primeira vez que assisti a esta palestra inteira (sim, já assisti 3 vezes) fiquei com um incômodo: como ela está totalmente em inglês, muita gente não vai poder aproveitar toda essa riqueza de conteúdo, explicada didaticamente.

Comecei imediatamente a procurar uma forma de traduzí-la e de colocar legendas. O Hilton, do PaleoDiario, deu uma mão, indicando uma ferramenta que faz justamente isso: o Amara.org. Depois de 8 meses traduzindo o vídeo pouco a pouco, aqui está o resultado. Espero que gostem!

Dr Robert Lustig explica o lado sombrio do açúcar:

(P.S.: a palestra e as legendas só começam após 1 minuto de vídeo)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário