Dieta da moda? Uma moda que já dura 150 anos.

Acho engraçado quando dizem que a restrição de carboidratos é uma coisa da moda.


O primeiro livro de dieta para perda de peso de que sem tem notícia foi escrito em 1863 por William Banting. Quem leu Good Calories, Bad Calories, de Gary Taubes, deve lembrar da primeira linha daquele livro de mais de 640 páginas: “William banting was a fat man” (William Banting era um homem gordo).

Banting era um agente funerário inglês que não parava de engordar. Ele relata todo seu sofrimento, e todas dietas de fome e os exercícios que de nada adiantavam, até que seu otorrinolaringologista receitou-lhe uma dieta low carb:

“(…) Os itens dos quais eu deveria me abster tanto quanto possível eram: pão, leite, açúcar, cerveja e batatas, que até então tinham sido os principais elementos da minha existência.(…) Estes alimentos, disse meu excelente médico, contém amido e “matéria açucarada”, tendem a produzir gordura, e devem ser evitados completamente.”

O livro de Banting, Carta sobre a Corpulência, Endereçada ao Público, foi traduzido em sua totalidade pelo Hilton Sousa, e pode ser comprado por R$ 15,00, clicando na imagem abaixo.

O Dr. Atkins, quando escreveu seu livro em 1972, não foi um pioneiro. Ele havia lido um espetacular artigo do Dr. Pennington, publicado em 1953 no American Journal of Clinical Nutrition, denominado “O tratamento da Obesidade com Dietas Caloricamente Irrestritas“, que indicava a restrição de carboidratos. o Dr. Atkins tratou a sua própria obesidade com sucesso, e começou a tratar seus pacientes – e o resto é história.

Então, o que existe é uma tradição de mais de 150 anos do uso terapêutico da restrição de carboidratos no manejo do sobrepeso e obesidade, que foi interrompida na década de 70 pela nova dieta da moda, a dieta low fat, que resistiu por 4 décadas até morrer em 2014. A ÚNICA DIETA DA MODA FOI A DIETA LOW FAT.

Semana passada recebi uma dica sensacional de uma leitora: um vídeo de 1958, do British Pathé, uma empresa que fazia clipes jornalísticos que passavam no cinema antes dos filmes (os mais velhos lembrarão do equivalente brasileiro, o Canal 100). Neste clipe, gravado 14 anos antes de Robert Atkins escrever seu primeiro livro, está tudo ali: low carb, dieta de nossos ancestrais, jejum… Olhem só:

Clique em CC, acima, para ver as legendas em português

Low carb é uma estratégia utilizada desde o século 19 no tratamento da obesidade, cuja eficácia tem sido demonstrada por dezenas de ensaios clínicos randomizados. Já low fat, por outro lado, é uma MODA, que surgiu nos anos 1970 (uma moda extremamente recente, portanto!), e cuja eficácia nunca fora comprovada, cuja aplicação em larga escala teve efeitos populacionais desastrosos, e que mostra-se inferior a TODAS as outras estratégias de dieta (metanálise – veja aqui).

E então, quem é que faz dieta da moda?

Área de Membros Ciência Low-Carb

Acesso a conteúdo
premium exclusivo