quinta-feira, 17 de novembro de 2016

David Ludwig e o livro Always Hungry - Harvard low carb, high fat

Acaba de ser lançado no Brasil o livro Always Hungry, do Dr. David Ludwig - traduzido em tempo recorde com o título de Emagreça sem Fome:


Trata-se de leitura obrigatória, especialmente por seu sumário da evidência científica, em linguagem clara e acessível.

Eis o vídeo de apresentação do livro:

Eu já havia escrito sobre este livro por ocasião de seu lançamento em inglês, e reproduzo abaixo os meus comentários de então:

Já acompanho as publicações de David Ludwig há muito tempo.


Dr. David Ludwig
Ludwig é professor de pediatria na escola de medicina de Harvard, e professor de nutrição na escola de saúde pública daquela mesma instituição. Ele é o fundador de um centro de estudos da obesidade no Children's Hospital de Harvard, tem mais de 150 estudos peer reviewed publicados, uma quantidade impressionantes dos quais no New England Journal of Medicine e no JAMA, dois dos mais importantes e influentes periódicos médicos do mundo. Ou seja, David Ludwig não é o seu típico autor de livros de dieta. Ludwig é um cientista respeitado, e diretor de um dos mais antigos centros de pesquisa e tratamento de obesidade dos EUA, em Harvard.

Por que estou enfatizando tanto o pedigree do Dr. Ludwig? Em seu novo livro, Always Hungry, Ludwig não diz quase nada de novo em relação ao que Gary Taubes já dizia em sua opus magna, Good Calories, Bad Calories. Mas Taubes é um jornalista. Ludwig, bem, Ludwig é Ludwig, o famoso pesquisador em obesidade, de Harvard. Ter alguém dessa envergadura dando total apoio à restrição de carboidratos, e não de calorias e gordura, como intervenção preferencial no manejo da obesidade, sobrepeso, síndrome metabólica e diabetes é simplesmente maravilhoso. Já falei aqui sobre a irrelevância da falácia de autoridade - não importa se Taubes é jornalista, o que importa é a lógica cartesiana e a qualidade de suas referências bibliográficas peer reviewed. Mas o MUNDO se importa com credenciais, e ter alguém do gabarito de Ludwig defendendo a abordagem low carb é, sim, uma grande vitória.

O livro é dividido em duas partes. A parte inicial é a ciência. É simplesmente espetacular. Escrita clara, referências bibliográficas maravilhosas (muitas oriundas de estudos do próprio autor).

Para se ter uma ideia da qualidade da argumentação científica de Ludwig, clique aqui.

Já a dieta recomendada pelo autor tem fases, e a última fase é bem diferente do que eu sugeriria (muitos grãos integrais para o meu gosto). Ainda assim, trata-se de uma vitória para o campo low carb, e um livro cuja leitura vale muito a pena, e um excelente presente a ser dado para aqueles profissionais de saúde que precisam ler algo escrito por uma autoridade inconteste (não há nada mais mainstream do que um médico, professor de nutrição de Harvard, que publica no JAMA e no New England).


Nenhum comentário:

Postar um comentário